Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

COMISSÃO APROVA TESE COMPLIANCES

O painel liderado pelo Marketing Promocional catalisou atenções na abertura do V Congresso Brasileiro de Comunicação, no WTC, segunda feira. O mercado de marketing promocional e eventos está na ordem do dia e o projeto com as novas orientações para o segmento deve dar o tom das discussões nos próximos meses.

José Victor Oliva abriu os trabalhos apresentando a proposta de criação de normas que padronizem a atuação das agências de mar-keting promocional. O grupo de trabalho envolvido no tema vem chamando tais resoluções de “compliances” (conformidades, em inglês). A meta é propor e, após o V Congresso, ampliar e implementar regras que tornem o negócio do marketing promocional mais rentável e profissionalizado.

A aprovação, que ainda vai passar pelo congresso hoje, abre uma agenda de discussões que deverá ter seu ponto alto no Congresso Brasileiro de Marketing Promocional, marcado para 2013.

“Nosso mercado não ousa, é difícil discutir e definir teses importantes”, declarou Oliva, que afirmou buscar inspiração na forte união das agências de publicidade, por meio da Abap. “Temos de captar a cultura de outras categorias que vão bem.”

Cases e Informações Estratégicas Marcaram Encontro

Após apresentação da tese, a portuguesa Madalena Torres, executiva do Banco Espírito Santo mostrou o exemplo da mobilização do país lusitano pela Euro 2004. Mesmo confundindo Ronaldo com Romário, ela arrancou aplausos da plateia apresentando os filmes e estratégias que fizeram do evento uma importante plataforma de turismo para o país.

Isso pode Arnaldo?

O meme criado por Galvão Bueno nas interações com o comentarista Arnaldo Cesar Coelho durante as transmissões de futebol cabem sob medida para as considerações que Marcelo Pinto, diretor da Globo Esportes fez durante a explanação mais produtiva do painel, onde explicou longa e detalhadamente o que agências e anunciantes poderão ou não fazer em termos de ativações em 2014.

Cercadas de restrições, visando proteger os contratos milionários de patrocínio à Copa, as orientações chegam ao nível de exibição de sinal em bares, restaurantes e locais de acesso público. Isso porque é da Globo o sinal oficial de vídeo da Copa de 2014 e qualquer ação só poderá usar este sinal com as caracterizações de abertura, intervalo e encerramento. Entretanto o executivo garantiu que Band e ESPN transmitirão o evento e que mais emissoras ainda poderão entrar até 14.

Finalmente Pinto respondeu a pergunta feita em 2010 pelo Promoview sobre quem vai fiscalizar o uso indevido do sinal da Globo em milhares de estabelecimentos pelo País. “É humanamente impossível controlar zilhões de locais”, disse, completando que marcas que não são concorrentes dos patrocinadores oficiais poderão ativar nestes locais ou nas Fan Fest não oficiais, desde que obtenham autorização oficial da Fifa, a cargo da Globo. A taxa cobrada será destinada para obras sociais no Brasil.

Com isso, segundo Marcelo Pinto, “Abrem-se inúmeras oportunidades de faturamento para agências durante o evento”, ressaltando o legado proporcionado “O alto padrão dos estádios pós-Copa abrirá uma nova era para ativações no País.”

Ronaldo Fenômeno se queixa do faturamento

A participação mais esperada ficou para o final. Depois de aguardar pacientemente por mais de uma hora, Ronaldo reiterou seu otimismo em relação à Copa, sem esconder a preocupação com o atraso nas obras.

Mesmo sem emitir uma opinião técnica sobre a tese, ele encantou os presentes. Logo no início de seu discurso, falando sobre sua empresa 9ine, o ex craque reconheceu que “hoje trabalho muito mais e ganho muito menos. Isso é fato. Melhor ganhar pouco do que não ganhar nada!”, arrancando aplausos da platéia.

Ele demonstrou apreensão quando falou sobre as obras para o evento. “Existe uma onda negativa de notícias sobre a Copa. Mas isso só vai mudar com o tempo, com as obras entregues e cumprimento das promessas dos governos, que nos prometeram entregar todos os projetos de infra-estrutura a tempo”, afirmou o ex-jogador. “Essas incertezas atrapalham . Mas vejo com esperança essa questão e acredito que tudo vai dar certo, até porque o Brasil nunca falhou e grandes eventos”, completou.

Ronaldo alertou também para a necessidade de que os estádios tragam um legado para o povo. Citando os estádios de Brasília e Cuiabá, ele afirmou que, por não pussuírem um time de grande repercussão, que atue pela primeira divisão do campeonato brasileiros, esses locais precisam encontrar espaço com shows e outros eventos para se pagarem.

Durante a seção de perguntas, Ronaldo se deparou com mais uma incômoda confusão, quando foi questionado sobre seu envolvimento com Ricardo Teixeira e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o ex camisa 9, a ordem é fugir de qualquer relação com o cartola, ex presidente da entidade e, constantemente, questionado sobre sua postura administrativa.

“Tem que ficar muito claro qual é o meu papel, acho que está claro, faço parte do Conselho do Comitê Organizador Local, sem remuneração financeira, estou doando minha imagem, meu tempo, algo para o meu País, para meu povo, esperando que seja recompensando com um evento vitorioso, bem feito”, avisou o ex atacante.

Articulação Busca Valorizar Empresas de Marketing Promocional

Festividades a parte, a proposta levada ao V Congresso prevê, como consequência natural dessas normas, a criação de algum mecanismo de fiscalização que zele pelo respeito às regras. A ideia é fazer com que, a partir da sua aprovação, as agências adotem as práticas e mostrem aos clientes o saldo positivo que isso trará para ambas as partes.

Ao final, em declaração exclusiva ao Promoview, Victor Oliva mostrou-se satisfeito. “Produzimos o painel com a maior audiência do dia. Cercamo-nos de craques e este é o segredo. Colocar à sua volta pessoas com grande capacidade. Agora vamos em busca da excelência para as agências que prestam serviços promocionais“, concluiu.

CRIIATIVIDADE E SUCESSO

(Texto de Keila Guimarães) - A criatividade mágica precisa dar espaço àquela eficaz, associada à estratégia e ao resultado, defendeu a mesa "Criatividade e Sucesso", coordenada por Alexandre Gama, da Neogama/BBH na manhã desta terça-feira (29), durante o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. O painel reuniu para debate o artista plástico Vik Muniz, o chef Alex Atala e Cláudio Santos, vice-presidente comercial e de marketing da Geo Eventos. "A criatividade não pode ser encarada com romantismo, a la 'Mad Men'", disse Gama, citando a série norte-americana de Matthew Weiner. "Ela é o eixo da indústria da comunicação, é um insumo, precisa ser valorizada, trabalhada", reforçou.

A proposta central da comissão é que o mercado evolua da criatividade original para a eficaz, criando um produto estratégico. "Criar é uma atividade especializada, técnica e altamente profissional. A estratégia é que leva ao sucesso", disse. Um dos pontos críticos para o painel é o descompasso entre criação de ideias e a compra do insumo. Uma das recomendações da mesa é que as organizações setoriais Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) estabeleçam uma agenda comum que envolva treinamento do lado do mercado anunciante para formar profissionais com preparo adequado para aprovar ideias nos setores de comunicação.

A comissão também propôs a incorporação da disciplina "Criatividade" na grade curricular das universidades de comunicação. "Embora ela não seja algo que possa ser aprendida como elemento de formação, é necessário que seja ministrada como elemento básico de informação", descreve trecho da tese desenvolvida. A equação custo x benefício também foi abordada pela mesa, que acredita que o valor da criatividade vem sendo tratada de forma "inadequada e predatória". As mesas de compra dos anunciantes também foi alvo de críticas (leia aqui). "Precisamos montar uma mesa de vendas", argumentou Gama.

Ideia comercial

Recentemente eleito dono do quarto melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant, o badalado chef Alex Atala destacou que seu trabalho precisa do fator utilidade para ter aprovação do cliente. "Crio com técnica. Tento me colocar como quem recebe aquele sabor. Numa cadeia de produção, em um caos organizado que é a cozinha de restaurante, descobrimos que uma equipe trabalhando com ordem é muito importante", disse.

Vik Muniz defendeu a arte com preço. "Quer ofender um artista? Chame-o de comercial. Mas qual artista não é comercial?", questionou. "É bom que arte seja cara. Se fosse barata, as pessoas jogavam fora. O cara pensa 'imagine, paguei uma nota nisso, vou guardar'", brincou.

BRAZILIAM FILM FESTIVAL

Entre os dias 6 e 10 de junho, Los Angeles será o palco do Hollywood Brazilian Film Festival. O festival tem como objetivo mostrar o talento do cinema independente brasileiro ao mercado internacional, viabilizando e promovendo um intercâmbio entre as produções, na terra da mais famosa indústria do cinema mundial.

Idealizado por Talize Sayegh, brasileira radicada nos Estados Unidos há 23 anos, o Hollywood Brazilian Film Festival mostra aos produtores norte-americanos o momento de crescimento pelo qual passa o cinema brasileiro.

O evento de abertura se dará no Egyptian Theater e será marcado pela premiação, seguida de uma grande festa, o Red Carpet, do qual os jornalistas credenciados poderão participar.

O longa Heleno, o príncipe maldito, estreado no Brasil no mês de março, é um dos destaques do festival. Distribuido pela New Film em New York e dirigido por José Henrique Fonseca, o filme retrata a história de Heleno de Freitas, atacante do Botafogo que marcou história no futebol brasileiro nos anos de 1940.

Nessa quarta edição do HBRFest, o diretor artístico Sandro Fiorin está de volta e traz em seu currículo a fundação da FiGa Films, em Los Angeles , iniciada em meados de janeiro de 2006, que tem o objetivo de distribuir o conteúdo Latino Americano no mundo inteiro.

Os veículos interessados em cobrir o evento, devem ter sucursais em Los Angeles. Para se credenciar é preciso enviar, por e-mail, seus dados completos: nome, RG e telefone (fixo e celular). O prazo máximo para envio das informações é o dia 4 de Junho, segunda -feira, até às 18:00, para os emails:
rennie.paro@v2comunicacao. com.br
gabriele.bortolucci@v2comunicacao.com.br katia.amorim@v2comunicacao.com.br (Fontes: Katia Amorim
V2 Comunicação Portal da Propaganda)

Continue lendo...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O PREÇO DA SUA IMAGEM

O direito digital e a preocupação que dele decorre uma vez mais habita o cotidiano brasileiro. Agora se torna rotineiro invadir a privacidade das pessoas, seja em seu próprio telefone ou em seu correio eletrônico. O objetivo é obter algum fato ou ato que constranja o invadido a ponto de que o invasor tenha uma vantagem ilícita. Foi assim com uma atriz de renome nacional ao ter fotos íntimas subtraídas ilicitamente por um hacker. O objetivo do hacker era a extorsão econômica sob a ameaça de divulgação das fotos em caso de descumprimento. Ora, agora a vida privada virou caso de barganha? Se não me derem tanto em dinheiro sua credibilidade estará reduzida a pó. Se assim o for então, a eficácia da Constituição Federal que protege a honra, a imagem, a vida privada e a intimidade, inclusive das comunicações (art. 5, X e XII) se esvaiu.




E assim, pessoas de bem se vêem reféns de pessoas inescrupulosas! A nossa legislação, bem como os meios protetivos atinentes ao direito digital ainda são muito frágeis. É mais simples para um criminoso migrar de servidor em servidor e encobrir seus rastros do que a polícia conseguir rastrear com eficiência o seu endereço IP, a única forma de tentar atrelar o acesso a um usuário e, por conseguinte, localizar o infrator.



A atriz é apenas mais um caso de invasão da vida privada. No cenário internacional, casos assim são frequentes com invasão de contas em redes sociais, microblogs e até mesmo o telefone celular de personalidades, tudo em busca de “evidências comprometedoras”. O resultado invariavelmente é o mesmo: a rápida circulação das fotos na internet com a exposição indevida da vida da pessoa invadida. O remédio jurídico é a busca por uma medida restritiva aos sites que divulgam ilicitamente as imagens sob pena de multa diária em caso de descumprimento.



No entanto, a contramedida não possui o mesmo peso ou tampouco efeito do dano produzido. Conter o vazamento das imagens não inibirá a exibição de sua vida privada, apenas limitará as proporções, porém, a exposição não autorizada lá estará, por curto espaço de tempo ou não. A carreira, a boa imagem construída ao longo do tempo pode simplesmente se esvair na velocidade de um clique.



A verdade é que o mundo virtual possui muito mais perigos do que nós usuários podemos prever ou imaginar, por isso alguns cuidados básicos podem representar a linha fina entre a proteção ou a invasão de seus dados por terceiros mal intencionados.


As tentativas dessas invasões afloram diuturnamente, seja através de envio de e-mails com alertas de atualização de senhas, mudança de cadastro em instituição financeira, até mesmo promocionais com companhias aéreas ou instituições públicas, como falsas intimações da justiça, problemas com o fisco, dentre outras artimanhas. O objetivo é efetivar o acesso, via vírus, à vida pessoal do usuário que, em caso de desatenção ao ser vitima de tal golpe, poderá ter um prejuízo econômico e também da sua imagem.



Assim, modifique usualmente suas senhas de acesso a e-mails, contas virtuais, tome cuidado ao comprar em sites eletrônicos e não abra e-mails de desconhecidos. O caso da atriz é somente mais um no trágico cotidiano que nos transforma em reféns de pessoas que têm uma gama de possibilidade eletrônicas para a prática de crimes virtuais contra os cidadãos de bem que sequer imaginam o perigo que correm com um simples clique indevido ou uma senha de fácil lembrança.



Nossa Constituição inicia a proteção do direito digital, porém, não é suficiente. Já é hora de leis mais eficazes que protejam nossa intimidade e vida privada. A população não pode ser refém de uma meia dúzia de desocupados que tem como objetivo apenas extorquir e buscar vantagens ilícitas. Nossa intimidade, vida privada, honra e imagem não podem ficar expostos como estão. Que o Congresso adote medidas compatíveis para assegurar a devida proteção à sociedade. O mundo virtual deve ser encarado com seriedade e penalizado com rigor, não se pode mais ter a ilusão de que tudo é diversão, pois os crimes virtuais não causam acidentes, mas sim incidentes de grandes proporções a custos muitas vezes altos demais. (Antônio Gonçalves, advogado criminalista, pós-graduado em Direito Penal – Teoria dos Delitos (Universidade de Salamanca – Espanha). Doutor em Filosofia do Direito pela PUC-SP. É especialista em Direito Penal Empresarial Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal); em Criminologia Internacional: ênfase em Novas armas contra o terrorismo pelo Istituto Superiore Internazionale di Scienze Criminali, Siracusa (Itália). Fundador da banca Antonio Gonçalves Advogados Associados, é autor, co-autor e coordenador de diversas obras, entre elas, Quando os avanços parecem retrocessos – Um estudo comparativo do Código Civil de 2002 e do Código Penal com os grandes Códigos da História (Manole, 2007) no Portal da Propaganda).



PLATAFORMA PARA CELULAR

Fazer compra via celular começa a virar realidade também no Brasil. O site de comércio eletrônico do Walmart, por exemplo, inova e lança plataforma mobile (m-commerce), amigável e de fácil navegação. Assim como o e-commerce do Walmart nos Estados Unidos, a subsidiária brasileira aposta em ações diferenciadas para a iniciativa, em parceria com a VTEX e Fingertips, empresa do Grupo.Mobi. O www.walmart.com.br já pode ser acessado por qualquer smartphone.

A nova plataforma apresenta estratégias diferenciadas para os usuários, como a facilidade de navegação – o sistema de busca, por exemplo, é igual ao da loja virtual tradicional. Um dos destaques do m-commerce é a recuperação do carrinho de compras – quando o cliente interrompe o processo, ele recebe um e-mail que resgata os itens selecionados e avisa que a compra não foi finalizada.

Um dos parceiros do Walmart para o mobile-commerce é o Grupo.Mobi, maior empresa de marketing e publicidade móvel na América Latina, que desenvolveu a parte de usabilidade e design do projeto.

O usuário poderá navegar pelo mobile site . Além disso, o m-site segue as recomendações das melhores práticas de mobile commerce, que visam a melhor experiência possível ao usuário, independente do tipo da interface que ele utilizar.

Trata-se de um site com template específico para browser mobile, resultando na facilidade de interação na plataforma, com interface extremamente amigável e organizada em categorias, o que leva a uma ótima experiência de navegação. O template móvel é utilizado por 95% dos usuários que acessam a partir de dispositivos mobile. (Fontes: Thamiris Barbosa da Silva
NB Press Comunicação
Portal da Propaganda)

LIBERDADE. VAMOS LUTAR POR ELA

(Gisele Centenaro no Portal da Propaganda) - Se é emblemático o fato de 38 entidades terem se unido para dar corpo ao V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, com pontuado por Luiz Lara (Lew'Lara\TBWA), também é emblemática, para denotar a maturidade do setor, a constatação de que este foi um grande discurso de abertura proferido pelo presidente de um evento de tamanha relevância para o País. Absolutamente contundentes, as ideais alinhavadas pelo presidente nacional da Abap constituíram-se de argumentos suficientemente lícitos e convincentes para atestar que essa indústria vive o momento da interdependência irrestrita de todas as disciplinas que a compõem para dar origem a uma comunicação criativa, integrada e eficaz, na era contemporânea do capitalismo de valor compartilhado. “Juntos podemos fazer mais”, sentenciou o publicitário, ao salientar que o futuro é para ser criado, e não apenas previsto, confusão decorrente de uma certa atitude passiva, submissa e até míope em face das rodas do destino.


Obviamente, o objetivo da primeira premissa de Lara era fazer um claro convite à plateia de cerca de 1.350 participantes à mobilização, mas não sem antes estimular a autoestima de todo o setor, o que fez ao ressaltar que todos os presentes eram importantes “investidores” da confiança de uma nação, ao gerar empregos, impostos, avanços tecnológicos, desenvolvimento comercial, econômico, educacional, enfim, ao contribuir com cada etapa de crescimento de suas comunidades, grupos e, consequentemente, de todo o Brasil.


“Vamos fazer acontecer. Vamos fazer a diferença. Não vamos nos apegar e nos perder em discussões tacanhas durante a realização deste congresso”, alertou Lara, logo em seguida citando a ética de responsabilidade de Max Weber: “A ética de responsabilidade tem a ver com a pluralidade, com o convívio social. O IVC, a Lei 4.680, o Conar, a Lei 12.232 com a criação do Cenp são conquistas dos congressos anteriores. Hoje, o mundo não mais se divide em vantagens comparativas, mas sim em vantagens competitivas. E é nesse ambiente que temos de continuar convivendo, pela ética da responsabilidade, em busca de novas conquistas. Proponho que juntos criemos, portanto, o novo. O novo que surpreenda, que encante, que atraia, ainda que não leve à igualdade, sob a ótica das vantagens competitivas. Maquiavel já dizia que o virtù é qualidade dos homens de mais caráter que os faz mais fortes para enfrentar e solucionar problemas.”


O presidente do congresso também assinalou que os representantes da indústria da comunicação se uniam no evento para ter um diálogo produtivo e direto com a sociedade, reafirmando seu compromisso cabal com os direitos do cidadão e frisando, neste ponto de seu discurso, a criação da Frente Parlamentar de Comunicação Social, coordenada pelo deputado Milton Monti, durante a realização do IV Congresso, em 2008. Eis porque, segundo Lara, os 13 paines do congresso de 2012 estão alicerçados por dois grandes pilares: liberdade e meritocracia.


“Por meio da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão comercial, todo cidadão vive mais bem informado. E melhor informado, o cidadão tem condições de tomar melhores atitudes, de fazer melhores escolhas. Por sua vez, todo produto que possa ser legalmente produzido e comercializado tem o direito de ser livremente comunicado de modo que se exerça a liberdade de expressão comercial, a liberdade de transmissão de informação e que se possa estimular a competitividade e, consequentemente, estimular mercados. Quem não acredita na liberdade não respeita a meritocracia. Se há liberdade, há direito ao mérito. Por isso, que vençam sempre as melhores ideias. Que vençam sempre os melhores talentos. Para que possamos estruturar nossos sistemas de governanças saudáveis, englobando nossas diferenças. A igualdade plena é medíocre”, finalizou Luiz Lara, chamando ao palco, na sequência, o Prêmio Nobel a Paz Desmond Mpilo Tutu, cuja apresentação se sustentou pelo espírito da "força da palavra".


“O preço da liberdade é a eterna vigilância”, repetiu, mais uma vez e fraternalmente, o arcebispo, em sua breve conferência, na qual rememorou a trajetória do Brasil em seus avanços nas lutas pelos Direitos Humanos até enveredar pelas reivindicações dos profissionais e das mídias publicitárias para se manterem livres no mundo ocidental pelas vias da auto regulamentação.

Conforme registrou Tutu, a teoria chave dessa reivindicação se concentra nos investimentos necessários para fomentar a liberdade de imprensa, por meio da qual, obviamente, se denuncia, ainda, as atrocidades verificadas pelo Planeta em todos os campos da convivência humana, inclusive concernentes ao meio ambiente.

Sim, é verdade, a imprensa deve ser livre, concorda Tutu, assim como deve ser livre o acesso dos cidadãos a todo tipo de informação que circula pelo mundo. Há o lado negativo… Bem, as palavras do arcebispo: “Eu não tenho dúvidas de que os brasileiros têm capacidade para mudar as negatividades, para transformar o acesso ao negativo em acesso ao positivo. Liberdade. Lutem por ela.”

Continue lendo...

terça-feira, 29 de maio de 2012

IAB BRASIL ANALISA BRASILEIROS NA INTERNET

O IAB (INTERACTIVE ADVERTISING BUREAU) BRASIL E A COMSCORE DIVULGARAM ESTUDO QUE VISA ENTENDER MELHOR O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DE INTERNET NO PAÍS. O TÍTULO DO TRABALHO, COMO 80 MILHÕES DE BRASILEIROS ACESSAM A INTERNET NO BRASIL, JÁ MOSTRA A INTENSÃO DA PESQUISA, QUE APONTA A INTERNET COMO A ATIVIDADE PREFERIDA POR TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS, DE RENDA, GÊNERO E REGIÃO QUANDO SE TEM POUCO TEMPO LIVRE.

O ESTUDO, QUE ENTREVISTOU 2.075 USUÁRIOS A PARTIR DE 15 ANOS, SENDO 51% HOMENS E 49% MULHERES, REVELA QUE 40% DOS ENTREVISTADOS PASSAM AO MENOS DUAS HORAS POR DIA NAVEGANDO NA INTERNET POR MEIO DE VÁRIOS DISPOSITIVOS, ENQUANTO APENAS 25% USAM A WEB AO MESMO TEMPO EM QUE ASSISTEM TV, O FAMOSO “SECOND SCREEN". TODOS OS DADOS CONFIRMAM A EXPANSÃO DO MERCADO, QUE TENDE A SE ACENTUAR COM AS INICIATIVAS DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO A BANDA LARGA E TAMBÉM AO AUMENTO DA BASE INSTALADA DE SMARTPHONES. ESTAMOS APENAS NO LIMIAR DE UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO”, AFIRMOU FABIO COELHO, PRESIDENTE DO IAB BRASIL.

EM CASA, A INTERNET É SEMPRE A MÍDIA MAIS ACESSADA, SENDO 89% NO PERÍODO DA MANHÃ, 78% À NOITE E 73% EM OUTROS MOMENTOS DO DIA. DA MESMA FORMA, A WEB É A MÍDIA MAIS UTILIZADA EM TODOS OS DEMAIS LUGARES E SITUAÇÕES DE UM DIA TÍPICO: 60% NO TRABALHO; 52% NA CASA DE AMIGOS OU FAMILIARES; 44% NA ESCOLA; 44% EM RESTAURANTES E CAFÉS; 43% EM REUNIÃO COM AMIGOS E 34% EM SHOPPINGS.

A MAIOR PARTE DOS USUÁRIOS (62%) ACESSA A INTERNET POR MAIS DE UMA FERRAMENTA. A FAIXA MAIS CONECTADA É DOS JOVENS ADULTOS, ONDE 23% USAM A INTERNET POR MAIS DE QUATRO CANAIS. EMBORA TABLETS (16%), SMARTPHONES (40%) E NOTEBOOKS (59%) ESTEJAM EM ASCENSÃO, QUEM AINDA DOMINA O USO DA WEB SÃO OS DESKTOPS (79%). CONSOLES DE VIDEOGAME (12%), IPOD (10%) E OUTROS DISPOSITIVOS (2%) VEM EM SEGUIDA.

PUBLICIDADE

EM GERAL, A AUDIÊNCIA ONLINE NO BRASIL É CONSIDERAVELMENTE ABERTA E RECEPTIVA À PUBLICIDADE DIGITAL, CONSIDERANDO-A COMO A MAIS CRIATIVA (49%), RICA EM CONTEÚDO (48%), EVIDENTE (40%), CRÍVEL (37%) E MENOS INCÔMODA (36%). A WEB AINDA FUNCIONA COMO FERRAMENTA DE PESQUISA PARA 65% DOS USUÁRIOS QUE RESPONDERAM QUE BUSCAM E COMPARAM PREÇOS DE PRODUTOS QUE QUEREM COMPRAR OFFLINE. “FICA CLARO QUE O BRASILEIRO CONECTADO É BASTANTE RECEPTIVO À PUBLICIDADE NA WEB, CONSIDERANDO-A CRÍVEL, POUCO INTRUSIVA E MUITO CRIATIVA, ALÉM DE CONSIDERAR A INTERNET COMO PRINCIPAL FONTE DE PESQUISAS PARA DECISÕES DE COMPRAS, SEJA ONLINE OU NAS LOJAS FÍSICAS”, COMPLETOU COELHO.

MANO CONVOCA PARA PELADA

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Mano Menezes, vai escalar um time composto por 12 usuários da fan page da marca para integrar a seleção Amigos do Guaraná Antarctica e participar de uma partida contra um time de futebol profissional.

A iniciativa faz parte da comemoração da conquista de cinco milhões de fãs na fan page da marca, e que mantém Guaraná Antarctica como a maior marca brasileira no Facebook.

“Guaraná Antarctica aposta numa relação de proximidade com os jovens e busca levar os valores da marca para o dia-a-dia de suas ações. Queremos levar a energia contagiante do Guaraná Antarctica para os consumidores, e nada melhor do que fazer isso unindo essa energia com a paixão de todo brasileiro; o futebol, esporte que a marca apoia há mais de 20 anos. A ação é mais uma iniciativa da marca para apoiar a nova geração do futebol brasileiro” afirma Thiago Zanettini, diretor de marketing da marca.

Para participar da ação promocional que vai formar a seleção Amigos do Guaraná Antarctica, é preciso se inscrever na fan page até o dia hoje.. “O concurso é uma ótima oportunidade para os atletas amadores enviarem seus vídeos e serem notados por uma autoridade no assunto , como o Mano Menezes”, completa Zanettini.

Em agosto de 2011, Guaraná Antarctica foi a primeira marca brasileira a atingir um milhão de fãs na rede social e agora consolida o ineditismo e pioneirismo com a conquista de cinco milhões de usuários, população maior que de muitos países, demonstrando que a marca tem uma nação formando sua legião de fãs .

A inovação em ações promocionais no ambiente digital, que é característico da marca, é evidenciado na aposta em uma série de outras ativações ao longo do ano, como a produção de webseries, transmissões de eventos ao vivo pela fan page e concursos culturais no Twitter, Youtube e Facebook.

O foco da marca em se aproximar de seu público por meio das redes sociais tem gerado resultados significantes para a sua plataforma digital. Nos últimos seis meses ela cresceu 206% na rede social, com elevados índices de engajamento que chegaram a mais de 30%. A Espalhe Marketing de Guerrilha é responsável pela ativação e manutenção de Guaraná Antarctica nas redes sociais e a DM9DDB pela mídia. (Promoview)

PROGRAMA PRIMEIROS PROJETOS TEM NOVA CHAMADA

A FAPESP, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lança nova chamada do Programa Primeiros Projetos.

Pesquisadores que tenham obtido seu título de doutor ou qualificação equivalente há não mais que dez anos são convidados a apresentar propostas de instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo às quais estão vinculados.

Detalhes: www.fapesp.br/6969.

PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

A Capes aprovou a criação de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais stricto sensu pela Unesp, campus de Sorocaba. Detalhes: www.unesp.br/noticia.php?artigo=8383.

QUANDO A HOLOGRAFIA QUER SE TORNAR ROTINA

Primeiro foi a projeção 3D do rapper não vivo Tupak Shakur no Festival de Coachella que gerou um tremendo buzz e foi precursora de uma série de outras atuações do gênero já anunciadas. Agora tá aí de novo a holografia, querendo entrar no nosso dia-a-dia.

Um grupo de estudantes do Human Media Lab., da Universidade de Queens, no Canadá, está tornando realidade as videoconferências holográficas. O dispositivo desenvolvido, Telehuman, permite-nos ver o nosso interlocutor em tamanho real e as câmeras 3D nos dão uma imagem o mais fidedigna possível, permitindo até rodarmos 360º em volta da pessoa e vê-la de costas.

O Bodypod é uma projecção que usa a tecnologia Kinect, da Microsoft, e que permite que o usuário explore a anatomia do corpo humano, só com um gesto que retira camadas de pele ou com uma frase de ordem do tipo ‘Mostre seu coração’.

O Skype que se cuide, e as aulas de anatomia tal como as conhecemos, também. (Promoview)

OLHARES MÚLTIPLOS

O evento Olhares Múltiplos, realizado pela Univali, está com inscrições abertas. Em sua segunda edição, do evento trará palestrantes importantes na área da comunicação e marketing. Acontecerá dias nos dias 29,30 e 31 nos campi Itajaí, Balneário Camboriú e Unidade Ilha.

Entre os palestrantes mais esperados está o jornalista Caco Barcellos, conhecido pelas suas reportagens investigativas e de foco social. Também são destaques João Paulo Cavalcanti, publicitário e sócio fundador da BOX 1824, empresa que faz pesquisa de mercado; Martha Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers e autora do best-seller Marketing na Era Digital; Gil Giardelli, especialista em Cultura Digital e CEO da empresa de tendências Gaia Creative; e Christian Barbosa, especialista em produtividade e gerenciamento de tempo e sócio-fundador da Triad Consulting e Blue Agle.

A temática central do evento será Transformação Social, e norteará cinco arenas de discussão, sendo elas: criatividade, tecnologia, tendências, mercado e social. Por meio de palestras, workshops, mini-cursos, painéis e conferências, o público terá contato com profissionais de destaque no mercado de trabalho e acesso ao aprendizado prático, voltado inclusive para as novidades da comunicação digital.

Detalhes: (47)3341-7543 e  (47)9919-9088, em Itajaí, com Emiliana da Silva Campos Souza; (47)9156-7320, em Balneário Camboriú, com Camila Uberto
(47)9931-4475, em Florianópolis, com Fabiana Panosso.

INVESTIGAÇÕES NO VATICANO

(Antonio Gaspari no ZENIT.org) - Sobre os acontecimentos relacionados à prisão de Paolo Gabriele, o ajudante de quarto do Papa que teria roubado e copiado documentos reservados, Padre Federico Lombardi explicou que até o momento não existem outros suspeitos. O acusado disse que vai colaborar e a Santa Sé "não tem intenção de se deixar condicionar pela pressão da mídia".

Durante uma entrevista que foi realizada na sala de imprensa do Vaticano nesta tarde, padre Lombardi explicou que o ajudante de quarto do Pontífice, Paolo Gabriele, foi preso “porque foi encontrado em posse de documentos confidenciais."

Sobre novas possíveis prisões, o Padre Lombardi: "desmentiu, na forma mais radical," que exista um cardeal "italiano ou não italiano" que seja "particularmente suspeito" pelos responsáveis do inquérito que investigam o vazamento de documentos confidenciais.

Isso, porém, não significa que as investigações não continuarão. De fato, a comissão de cardeais, criada ad hoc pelo Papa, presidida pelo Cardeal Julian Herranz e composta pelos cardeais Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi, está ouvindo “várias pessoas, incluindo cardeais responsáveis por vários Departamentos da Cúria".

Continue lendo...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A JUSTIÇA E O MARKETING

Entre os muitos óbices para o desenvolvimento do Brasil, de longe, o maior de todos, é o MARCO REGULATÓRIO. Desde a Constituição, passando pelos diferentes Códigos, mais legislação específica de cada setor, assunto, atividade, mais normas, mais regulamentos, mais e principalmente os códigos de processos e todas as procrastinações possíveis e inimagináveis, existem infinitas razões para recomendar às pessoas de bom senso e melhor juízo que não empreendam no Brasil, que não invistam no Brasil. Mas, como somos habitados e admirados por malucos e masoquistas, muitos insistem em enfrentar todos esses desafios e empreender.

No passado, existia alguma esperança na JUSTIÇA. Mesmo com o pior dos labirintos que é nosso MARCO REGULATÓRIO, acreditava-se que a JUSTIÇA DO BRASIL poderia atenuar em muito toda a esquizofrenia de nossas leis. E essa ilusão perdurou até os anos 1950. E, desde então, tão ou pior que o MARCO REGULATÓRIO, a JUSTIÇA que o faria cumprir e não o faz porque preguiçosa, corporativista, privilegiada, mais recentemente desonesta, e nas últimas semanas, barraqueira. Isso mesmo, e confirmando uma das leis de Morfo, o alternativo do Murphy, “de onde mais se espera mais vai se continuar esperando”. Confirmando o reeditado “quem espera nunca alcança”.

O MARKETING, ideologia das empresas modernas a partir de 1954, para cumprir seu papel de garantir o crescimento permanente e sustentável de produtos e empresas, a construção e fortalecimento de marcas, carece de um MARCO REGULATÓRIO que ofereça as condições mínimas de segurança, para um ambiente de negócios amigável e consistente. E como isso não existe, a decorrência perversa e natural é agregar desvantagens competitivas a todas as empresas que empreendem em nosso país, conscientes dos riscos presentes em todas as suas iniciativas e movimentos.

As poucas esperanças que existiam de avançarmos um mínimo nessa direção se desvaneceram no mês de abril de 2012, por ocasião da troca da presidência do STF – Supremo Tribunal Federal. Um tiroteio de palavras entre seus juízes caracterizou ser aquele lugar uma praça das piores práticas, com o prevalecimento de barganhas, imposições, tirania, violação às normas, racismo, bullying, e de tudo o mais que se possa imaginar. De certa forma evidenciando-se as mazelas, influências, e terríveis compromissos assumidos nos momentos de escolha dos novos Ministros.



Assim, e se o MARKETING de qualidade pressupõe um mínimo de confiança nas leis, normas e regulamentos que emprestam consistência legal ao planejamento e ações decorrentes, no Brasil, e para os teimosos e masoquistas que insistirem em empreender, a certeza de sempre se caminhar a meia luz em algumas situações, e sem luz nenhuma na maioria delas. Enfrentando riscos e obstáculos de toda a natureza, e mais que preparado para descobrir, depois de todos os resultados alcançados, que por alguma razão absurda, perderam o valor. Se não é zero, a garantia de se fazer negócios no Brasil é próxima de. (MadiamundoMarketing)

ZERO HORA LANÇA REVISTA E LIVRO

O Donna, tradicional caderno de Zero Hora, encartando nas edições de domingo do jornal completa 30 anos e será transformado em revista. A publicação traz capa couche e novos conteúdos exclusivos sobre moda, beleza, comportamento, música, além de entrevistas e crônicas.

Com o objetivo de comunicar a repaginação do produto e o lançamento da sua edição para tablet, Zero Hora, em parceria com a Escala, lançou e está distribuindo um livro contendo peculiaridades e curiosidades sobre os hábitos, manias e o cotidiano das mulheres do Rio Grande do Sul. Intitulado Coisas que você precisa saber sobre a Mulher Gaúcha, o encarte traz um conteúdo proprietário, que só poderia ser criado por um veiculo como o Donna, que há mais de 30 anos conversa e tem intimidade com este público específico.

MAIS PRESSÃO SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e o Instituto Alana enviaram, carta a autoridades do governo e a parlamentares a fim de ressaltar a importância de que sejam levadas em consideração as recomendações da Opas Organização Pan-Americana de Saúde sobre a promoção e a publicidade de alimentos e bebidas não-alcoólicas para crianças, conforme documento lançado em abril.

"Como meta de diminuir o risco à saúde, o documento lista ações concretas a serem adotadas pelo Estado, para consolidar uma política regulatória e não mais voluntária, que reduza a exposição de crianças à publicidade de alimentos com elevado teor de gordura, açúcar ou sal, de forma a garantir a segurança e a saúde desse público vulnerável, assim como determina o Código de Defesa do Consumidor", salienta a advogada do Idec, Mariana Ferraz.

A primeira das 13 principais recomendações da Opas estabelece que o Ministério da Saúde, por meio de seus órgãos institucionais, assuma a responsabilidade pelo processo de regulação da promoção e da publicidade de alimentos. “Esse ponto fortalece iniciativas como a Resolução nº 24 da Anvisa, de 2010, que determina que a publicidade de alimentos com alto teor de sódio, gorduras e açúcar seja acompanhada de alertas para possíveis riscos à saúde no caso de consumo excessivo”, diz Isabella Henriques, diretora de defesa do Instituto Alana. Hoje, a norma encontra-se suspensa por decisão da Justiça para empresas associadas a algumas entidades, como a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Desde 2005, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil como um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Idec e Alana aguardam manifestação das autoridades sobre as providências que serão tomadas.

CONTRA A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

(Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) – Uma molécula desenvolvida por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade de São Paulo (USP) se mostrou capaz de estabilizar e até mesmo reverter o processo degenerativo observado na insuficiência cardíaca. O mal é caracterizado pela incapacidade do coração em bombear sangue adequadamente e leva à morte 70% dos afetados nos primeiros cinco anos.

Os resultados dos testes pré-clínicos com a molécula batizada de βIIV5-3 foram divulgados na revista PLoS One. A pesquisa faz parte do pós-doutorado de Julio Cesar Batista Ferreira, com Bolsa da FAPESP.

“A insuficiência cardíaca é o resultado final comum de diferentes doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e hipertensão arterial. Depois que o problema se instala, a sobrevida do paciente costuma ser relativamente curta, mesmo com a ajuda de todos os fármacos do mercado”, disse Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Ainda durante o doutorado, realizado na Escola de Educação Física e Esporte da USP sob orientação da professora Patricia Chakur Brum, Ferreira encontrou evidências de que uma proteína chamada PKCβII ("protein kinase C isoform βII") poderia ser a vilã por trás do processo que leva à insuficiência cardíaca.

Para testar sua hipótese, decidiu criar uma molécula capaz de inibir a ação dessa proteína nas células do coração. O trabalho foi feito em colaboração com a pesquisadora Daria Mochly-Rosen, da Escola de Medicina de Stanford.

“O βIIV5-3 é uma combinação de seis aminoácidos ligados a uma molécula carreadora, capaz de atravessar a membrana celular. Esse princípio ativo inibe a interação da proteína com seu receptor”, disse Ferreira.

Para chegar a essa combinação, os cientistas usaram programas de computador capazes de alinhar duas proteínas e apontar semelhanças e diferenças estruturais, completou. “Isso permite escolher regiões específicas de interação entre essas proteínas.”

A equipe então testou a molécula em dois modelos animais. No primeiro, um grupo de ratos passou por uma cirurgia para obstruir uma artéria coronária e induzir o infarto. Cerca de um mês depois, os animais apresentaram sinais de insuficiência cardíaca. Metade foi tratada com o βIIV5-3 por seis semanas e a outra metade recebeu placebo.

“Após as seis semanas, a função cardíaca havia melhorado cerca de duas vezes nos animais tratados com o βIIV5-3, quando comparada ao grupo controle. Além disso, a mortalidade caiu de 35% para 3%”, contou Ferreira.

O segundo experimento foi feito com ratos que apresentavam grande sensibilidade ao sódio. Com seis semanas de vida, os animais foram submetidos a uma dieta rica em sal e, logo em seguida, desenvolveram hipertensão. Quando completaram 11 semanas, já estavam com sinais de insuficiência cardíaca e passaram a receber o tratamento ou o placebo.

A função cardíaca dos animais que receberam o βIIV5-3 melhorou duas vezes em relação ao grupo controle e, nesse caso, ficou igual à de ratos sem insuficiência cardíaca. Já a mortalidade caiu de 50% para 0%.

“Mesmo após o término do tratamento os animais que receberam o βIIV5-3 apresentaram reduzida mortalidade quando comparados ao grupo placebo”, comemorou o pesquisador.

Para provar que também em humanos a PKCβII desempenha papel decisivo no agravamento da insuficiência cardíaca, os pesquisadores avaliaram amostras de biópsia cardíacas de portadores desse problema.

“A relação foi clara: quanto mais altos eram os níveis de PKCβII, pior era a função cardíaca dos pacientes”, contou Ferreira. Essa etapa da pesquisa teve a participação de Berta Napchan Boer e Max Grinberg, ambos do Instituto do Coração (Incor) da USP.

O próximo passo foi entender por que a proteína PKCβII é deletéria ao músculo cardíaco. Para isso, os pesquisadores realizaram uma série de experimentos in vitro com a proteína isolada e com culturas de células cardíacas de ratos.

“Descobrimos que a PKCβII desregula o controle de qualidade das proteínas dentro das células cardíacas. Ela se liga ao proteassomo, um complexo intracelular que elimina as proteínas oxidadas, e impede que ele funcione adequadamente”, explicou Ferreira.

Para piorar, o coração com insuficiência torna-se um ambiente pró-oxidante, ou seja, no qual está favorecida a produção de radicais livres e outras substâncias tóxicas que danificam as proteínas e outras macromoléculas da célula.

“Como há aumento na produção de proteínas oxidadas e o controle de qualidade está desregulado, elas começam a se acumular e a impedir que as células cardíacas contraiam de forma apropriada. Com o tempo, o coração vai deixando de bater adequadamente e as células começam a morrer”.

Nos experimentos feitos com ratos, a molécula desenvolvida se mostrou capaz de reativar o sistema de controle de qualidade nas células cardíacas. As proteínas oxidadas voltaram a ser eliminadas pelo proteassomo e o processo degenerativo foi interrompido.

Antes de testar o candidato a fármaco em seres humanos, os pesquisadores pretendem realizar outra rodada de ensaios pré-clínicos com animais de maior porte, possivelmente porcos.

A molécula já foi bem-sucedida nos testes de toxicidade realizados em animais. Se tudo correr bem, dentro de aproximadamente sete anos saberemos com certeza se ela poderá se tornar um medicamento.

O artigo Protein Quality Control Disruption by PKCβII in Heart Failure; Rescue by the Selective PKCβII Inhibitor, βIIV5-3 (doi:10.1371/journal.pone.0033175), pode ser lido no www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0033175.

Continue lendo...

domingo, 27 de maio de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA

Auditoria da Comunicação


REVELAÇÃO

Raí, aquele grande jogador de futebol, está se tornando um grande apresentador de TV. O desempenho dele no comercial da Caixa é muito bom.

GOLAÇO DA ESPM

A ESPM fechou acordo com a Columbia Graduate School of Journalism, a mais importante do mundo. A o primeiro fruto já apareceu: av

Ersão brasileira da Columbia Journalism Revew, chamada Revista de Jornalismo ESPM. Li de ponta a ponta. E aprendi muito.

CITROEN

Muito bom o comercial da Citroen que está sendo veiculado agora.

PÃO DE AÇÚCAR

Beleza de campanha ele botou no ar.

A FRASE

“Ideia dita uma vez só morre idética.” (Nelson Rodrigues)

DESFILE DE MEDIOCRIDADES

Alguns péssimos anúncios que estão rolando por aí:

HIDRAFIL

Tíulo:

80%

das mulheres

confirmam:

Hidrafil

Anti-Aging

devolve firmeza

para a pele em

2 semanas.

Layoutzinho sem vergonha!

ALFAPARF

Título:

A alta

MODA é...

CABELOS PERFEITOS,

TRATADOS EC SUPERBONITOS!

BRILHANTES, MACIOS,

HIDRATADOS, NUTRIDOS

E RESISTENTES.

Cruz credo!

BRASKEM

Título:

PROJETO

SUSTEN

TA

BILI

DADE

DESMATANDO AS

MELHORES AÇÕES

PELO PLANETA.

Um show de mediocridade.

DOVE

Título:

NOVO DOVE PÓS PROGRESSIVO APRESENTA:

CONSULTORAS DE CABELO DOVE.

Título ruim, layout péssimo.

Continue lendo...

sábado, 26 de maio de 2012

R$ 236 BILHÕES EM ALIMENTOS E ARTIGOS DE LIMPEZA!

O Pyxis Consumo, ferramenta que gera estimativas de potencial de consumo para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos, revela que cada brasileiro irá gastar em média R$ 1.450,84 com alimentos e artigos de limpeza este ano. A soma nacional deve atingir R$236,58 bilhões, com destaque para as carnes, aves e derivados, que devem movimentar R$72,40 bilhões. Em 2011, a expectativa era de gastos no valor R$205,27 bilhões, com uma média per capita de R$1.259,85.


Responsável pela maior parte dos domicílios (52,38%), a classe C tem o maior potencial de consumo de alimentos e artigos de limpeza, com R$103,8 e R$6,53 bilhões, respectivamente. Em porcentagem, esta classe responde por 46,91% do consumo de alimentos e 42,67% dos artigos de limpeza. Já a classe A, responsável apenas por 2,6% das casas, deve gastar R$15,55 bilhões com alimentação e R$1,47 bilhões com limpeza. Essa despesa é quase a mesma que terão as classes D e E, que correspondem a uma fatia muito maior de mercado, com 20,58% das residências.



Consumo por região



Na divisão por região, o Sudeste corresponde a quase metade do potencial de consumo nacional desses itens (48%), porém o maior consumo per capita será na região Sul, onde cada pessoa gastará R$1.559,24 com alimentos, contra R$1.131,70 do Nordeste.

O cruzamento de dados por região e classe social mostra que a classe C do Sudeste tem o maior potencial de consumo de alimentos, com R$48,56 bilhões. Já para artigos de limpeza, a classe B dessa região deverá consumir R$3,18 bilhões. A classe DE do Centro-Oeste tem o menor potencial de consumo nessas categorias, com R$1,83 bilhão em alimentação e R$110 milhões em limpeza.



A estimativa para os gastos com alimentos e material de limpeza incluem número de domicílios em área urbana e potencial de consumo per capita, por cidade, por região e por classe social.



Produtos relacionados



A relação dos produtos de limpeza levantados pela pesquisa inclui água sanitária, limpadores concentrados, palha de aço, esponjas, sacos de lixo, pano de lixo, vassoura, pá, rodo, desinfetantes, inseticidas, aromatizadores, algodão para limpeza, descartáveis em geral, sabão (em pó, pedra e liquido) etc.



Já a lista de alimentos acompanhados reúne grãos, massas, temperos, óleos, sal, açúcar, farinha, molhos, conservas, carnes e peixes em conserva, doces em geral, mistura para bolo, sobremesas geladas, sorvetes, leite, queijos, margarina, bebida láctea, chantilly, leite em pó, iogurtes, cereais, aveia, chocolate em pó, pão, biscoito, bolos prontos, café, chá, salgadinhos, carne vermelha fresca, peixe e frutos do mar, aves, frutas, legumes, verduras, temperos frescos, frios e embutidos, cestas de natal, cestas básicas, produtos regionais e produtos sazonais como cestas de Natal, entre outros.



Sobre o Pyxis Consumo

O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre 21 setores disponibilizados, quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e 50 grupos de produtos.

Sobre o Ibope Inteligência



O Ibope Inteligência é uma organização do Grupo Ibope que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. (Fontes: Rose Guirro, Ana Paula Stroher, Danielle Lima e Rose Guirro – Ketchum Estratégia
Sérgio Toledo e Taís Bahov – Comunicação Institucional Ibope
Portal da Propaganda)

A PERIGOSA ZONA DO CONFORTO

Um dos publicitários mais conhecidos e premiados do mundo, Nizan Guanaes abriu o ciclo de palestras motivacionais da Apas 2012 falando sobre o tema Sonhar Pequeno dá o Mesmo Trabalho que Sonhar Grande.

Segundo Nizan, "o lugar mais desconfortável é o topo", sendo este, justamente, o maior desafio do indivíduo que tem de sonhar grande para sair de sua zona de conforto. “Costumo dizer que se você só fizer o que você gosta, nunca vai fazer o que quer. Eu era o criativo mais premiado do Brasil, mas sai da minha zona de conforto para abrir minha própria agência”, rememorou.

Em tom animado e divertido, o cenário atual brasileiro também foi destaque na palestra do empresário. Para ele, o Brasil atua hoje como protagonista entre grandes nações e, cada vez mais, o trabalho em equipe assim como o planejamento são fundamentais para o sucesso das empresas. “O sonho é o que cria valor para a companhia. Ele precisa ser planejado, ter estratégia. Com a inteligência compartilhada é que temos resultados”.

E como todo bom ícone que se preza, Nizan Guanes não perdeu a deixa de afirmar que é “brahmeiro” ao cavar boa oportunidade para apresentar um comercial da marca de cerveja atendida pela agência Africa ao ilustrar, com pertinência, sua conferência. (Fontes: Ana Paula Parolo
Approach Portal da Propagfanda)

BOLSAS NA ALEMANHA

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançou três editais para seleção de bolsas de estudos em três de seus programas: Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschulwinterkurs), Políticas Públicas e Boa Governança (PPGG, na sigla em inglês) e Pós-graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento (Aufbau).

Há, ainda, vagas no programa Ciência sem Fronteiras destinadas a brasileiros interessados em realizar doutorado e pós-doutorado na Alemanha. Detalhes: www.daad.org.br

SITE COM PREVISÕES SOBRE CLIMA

No início de maio, um novo serviço sobre clima passou a ser oferecido pelo portal Business Caipira – A economia do interior, em parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Bauru (SP).

No site, os usuários podem acompanhar em tempo real e diário o clima em território paulista, acessando opções diferenciadas de prevenção, beneficiando as empresas que precisam tomar decisões operacionais mais urgentes. Detalhes: www.businesscaipira.com.br

SIMPÓSIO O BRINQUEDO E A ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E FAMÍLIA

O 2º Simpósio o Brinquedo e a Assistência de Enfermagem à Criança e sua Família e o 3º Workshop Brincando com a Criança: Estratégia Integradora da Assistência de Enfermagem serão realizados entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo. Tema centra: O brinquedo/brinquedo terapêutico no cuidado à criança e à família: desafios da prática, do ensino e da pesquisa. Detalhes: www.proex.unifesp.br/eventos/eventos12/gebrinq

O CONSUMIDOR E A SAÚDE

71% dos brasileiros se preocupam em ter uma alimentação saudável e 77% afirmam estar mais conscientes sobre o valor nutricional dos alimentos. É o que indica o estudo global “My body, myself, our problem: Health and wellness in modern times (“Meu corpo, eu mesmo, nosso problema: Saúde e bem-estar nos tempos modernos”, em tradução livre), realizado pela Euro RSCG Worldwide em parceria com o instituto Market Probe International.

O estudo aborda tópicos como percepção do novo consumidor em relação à saúde, noções de alimentação, senso de controle de doenças e a influência dos hábitos e da alimentação para manutenção da boa saúde. “Existe uma mudança em relação à percepção quanto à saúde e ao bem-estar. No Brasil, por exemplo, 66% dos entrevistados consideram que pensamentos positivos podem ajudar a curar uma pessoa. Esse número é ainda mais expressivo na Índia, com 88%, e muito menor na França, com 39%. Ou ainda, 51% da amostra brasileira confia que a indústria é capaz de produzir alimentos saudáveis, contra apenas 39% na média mundial”, exemplifica Maurício Kato, ceo da Euro RSCG São Paulo.

Foram pesquisados 7.213 adultos de 19 países ao redor do mundo, representando uma população combinada de 3,6 bilhões. (Propmark)

DESCOBERTA OBRA RELIGIOSA

(ZENIT.org) - Pesquisadores do Centro de Arte da Época Moderna (CAEM) da Universidade de Lérida (UdL), Espanha, descobriram um quadro do pintor valenciano Joaquín Sorolla, intitulado Estudo de Cristo e datado em 1883, nos primeiros anos de formação do artista.

Segundo a UdL, é uma tela de especial singularidade, dotada de muita força, de temática pouco desenvolvida depois da sua juventude e de alto valor artístico. O quadro retrata Cristo na cruz.

Os especialistas do CAEM, liderados pelo catedrático de História da Arte Ximo Company, analisaram a obra com estudos técnicos de fluorescência e luz ultravioleta e com refletografias digitais através de infravermelhos e radiografias. Todas as provas evidenciaram a originalidade da obra, sem fragmentações nem superexposição. A tela mede 97x62 centímetros e tem uma assinatura ilegível.

A obra estava documentada no catálogo A vida e a obra de Joaquín Sorolla, elaborado por Bernardino de Pantorba em 1953, no capítulo sobre quadros em mãos de particulares ou de paradeiro desconhecido. Segundo Company, a obra é de qualidade extrema e teria sido feita na etapa de Sorolla como assistente e iluminador do estúdio de fotografia de Antonio García, que mais tarde seria seu sogro.

“Pertence à época mais acadêmica, antes que ele soltasse o próprio traço”, explicou o catedrático. “A pincelada, a preparação da tela e a gama cromática coincidem com as que o criador valenciano usou nos anos de juventude”, completou. “É uma pincelada valente, atrevida, solta, que já dá certa clareza sobre o estilo que ele adotaria”.

Segundo a UdL, a descoberta abre a porta para novas pesquisas sobre uma etapa desconhecida do pintor, um dos mais aclamados da transição de séculos entre o XIX e o XX.

Continue lendo...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

REMUNERAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SUSTENTABILIDADE

Estudo desenvolvido com exclusividade para a Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, pela Deloitte, revela que 26% das empresas pesquisadas pretende ampliar o quadro de funcionários da área de sustentabilidade para o ano de 2012 e 74% manterá a quantidade de empregados na área. Além disso, 65% das empresas possuem estagiários dedicados exclusivamente para a área de sustentabilidade, sendo em média dois estagiários por empresa e todas possuem uma área específica ligada a Sustentabilidade.


Estes foram alguns dos resultados da primeira pesquisa já realizada com profissionais da área, sobre o tema. Para o levantamento, foram comparados os cargos que atuam a maior parte do tempo (mais de 70%) em atividades diretamente relacionadas à Sustentabilidade como Responsabilidade Social e Ambiental, Cidadania Corporativa, Responsabilidade Corp orativa, Investimento Social Privado ou similar.

Para Marcus Nakagawa, presidente da Abraps, “esta pesquisa é fundamental para mostrar o efetivo crescimento deste tema nas empresas e a extrema importância de se ter profissionais de sustentabilidade capacitados e fortalecidos internamente”.

Para o estudo, que retrata o que vem ocorrendo no mercado com relação aos aspectos de salários e benefícios, as empresas pesquisadas foram selecionadas previamente pela Abraps, em função de sua atuação nos assuntos de sustentabilidade.

Participaram do levantamento profissionais de cargos como diretor/superintendente, gerente, coordenador/supervisor, analista sênior, analista pleno e analista júnior. Os valores de salário base (nominal mensal, utilizado para efeito de registros legais) variam entre R$2.796,00 e R$ 25.149,00 (valores sem os benefícios).

Entre os benefícios, todas as empresas oferecem seguro de vida, previdência privada, empréstimos, assistência odontológica e ass istência médico-hospitalar. Porém, existem outros como automóvel, auxílio ótica, auxílio educação, auxílio farmácia, creche, entre outros, oferecidos por algumas das pesquisadas.

Outro destaque do estudo Abraps/Deloitte é o nível de maturidade da empresa, conceito desenvolvido especialmente para esta pesquisa pelos dois parceiros, classificado em "Líder", "Maduro" e "Em desenvolvimento". O levantamento apontou que a maioria das empresas encontra-se em fase avançada em relação às práticas de sustentabilidade, pois estão posicionadas entre o nível "Líder" (17%) ou "Maduro" (52%), sendo o restante (31%) "Em Desenvolvimento".

“Estes resultados vão ajudar a orientar as empresas que possuem a área ou querem entender um pouco mais sobre o processo de maturidade em sustentabilidade”, declara Fábio Mandarano, gerente de Capital Humano e responsável pela pesquisa. (Fontes: Fran Oliveira – Oficina da Comunicação Integrada
Carla Marcondes, Renata Nichols e Sandro Pontes – In Press Porter Novelli
Portal da Propaganda)

A INTERNET EM TODAS AS EMPRESAS

Praticamente todas as empresas com dez ou mais funcionários no Brasil possuem computadores e acesso à internet (99% e 98% respectivamente). Os dados estão na 7ª pesquisa TIC Empresas 2011, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A pesquisa destaca também o aumento em índices como a posse de rede LAN com fio e sem fio, que alcançaram, respectivamente, 88% e 68% das empresas. O índice de proporção de empresas cujos funcionários têm acesso remoto ao sistema de computadores chegou a 46%. Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com 5,6 mil empresas.

Desde 2005, as atividades que utilizam Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) mais realizadas nas empresas analisadas são “enviar e receber e-mails” (99% delas declararam ter realizado esta atividade em 2011), “buscar informações sobre produtos ou serviços” (92%) e “outras buscas de informação e atividades de pesquisa” (84%).

“O cenário econômico brasileiro favorável parece ter contribuído para o crescimento regular da infraestrutura tecnológica das empresas brasileiras”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Outras atividades seguem estagnadas e são realizadas em menor proporção, como monitoramento de mercado (59%), uso de mensagens instantâneas (55%), recrutamento de pessoas (39%). O uso de conferência por vídeo via internet (24%) e a entrega de produtos on-line (13%) são realizados por um pequeno grupo de empresas.

De acordo com a pesquisa, 60% das empresas possuem um site ou página na internet e quase a totalidade dessas empresas (93%) os utiliza para oferecer informações institucionais. Detalhes: www.cetic.br

IAB RASIL REALIZA O MOBILI\ZE-SE JÁ

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) promoverá, em 5 de junho, no Leopolldo Itaim, em São Paulo, o evento “Mobile-se Já!, que tem como objetivo discutir as vantagens de se investir em mobile. Durante o encontro, serão realizadas palestras de Peter Fernandez, presidente do Comitê de Mobile do IAB Brasil e diretor de publicidade móvel do Google; Fabio Rowinksi, presidente do Comitê de Search e diretor de operações da iProspect; Samantha Jones, head de Novas Mídias do UOL; André Fatala, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Magazine Luiza; Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes; Marcelo Castelo, sócio-fundador da F.biz; Matias Atwell, diretor de mobile do Terra para América Latina; e Igor Faletski, ceo e co-fundador do Mobify. (Propmark)

ANSIOLÍTICOS, UM PERIGO

(Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) – A maioria das mulheres que fazem uso indevido de ansiolíticos compra os medicamentos com receita médica, mas apesar de serem acompanhadas por um profissional de saúde não recebem orientação adequada sobre os riscos do uso prolongado desse tipo de droga.

As conclusões estão em um artigo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva por pesquisadores da Unifesp.

O estudo qualitativo, financiado pela FAPESP e coordenado por Ana Regina Noto, entrevistou 33 mulheres entre 18 e 60 anos com o objetivo de compreender os padrões de uso indevido de benzodiazepínicos.

Essa classe de medicamentos – da qual fazem parte o Rivotril, o Dormonid e o Alprazolam – é indicada principalmente para tratar quadros de ansiedade e insônia. Seu uso por mais de quatro semanas, contudo, não é recomendado pelo risco de desenvolvimento de dependência.

No estudo da Unifesp, foram definidos como uso indevido os casos de pacientes que compraram o medicamento sem prescrição médica ou que consumiram a droga em quantidades ou prazos superiores ao recomendado.

“Levantamentos epidemiológicos têm indicado com frequência o uso abusivo de benzodiazepínicos e decidimos investigar esse fenômeno com mais profundidade. Optamos pelas mulheres porque é a população que esses estudos apontam como a de maior consumo”, contou Ana Regina.

Das 33 mulheres entrevistadas, 24 disseram receber acompanhamento médico e 30 afirmaram comprar o medicamento com receita apropriada. No entanto, apenas cinco entrevistadas souberam mencionar as principais orientações que devem ser dadas sobre o consumo de benzodiazepínicos: não usar em associação com o álcool, não dirigir sob o efeito da droga e o risco de dependência associado ao uso prolongado.

“Os benzodiazepínicos são drogas depressoras do sistema nervoso central e, se consumidas com álcool, esse efeito é potencializado. Isso diminui a coordenação motora e aumenta as chances de a paciente se envolver em vários tipos de acidente. É uma importante causa de queda entre os idosos”, afirmou a pesquisadora.

A maioria das entrevistadas afirmou usar a droga por períodos superiores ao recomendado. O tempo mencionado variou entre 50 dias e 37 anos, sendo que a mediana foi de sete anos. Apesar disso, apenas 16 mulheres reconheceram ser dependentes e a maioria afirmou que prefere assumir os riscos do uso crônico para manter os benefícios proporcionados pela droga.

“Alguns estudos sugerem que o uso de benzodiazepínicos ao longo de muitos anos pode trazer prejuízos cognitivos, afetando principalmente a memória. Mas a dependência em si já é um grande problema, pois faz com que a paciente perca sua autonomia e a capacidade de controlar seu próprio comportamento”, disse Ana Regina.

No artigo, algumas pacientes relatam sentir desespero e angústia ao perceber que os comprimidos estão acabando e ao pensar que teriam de ficar sem o medicamento. Dizem ainda sentir irritação e dificuldade para dormir quando estão sem a droga.

Segundo Ana Regina, a maioria das pesquisas científicas tem como tema o consumo de drogas ilegais, como crack, cocaína e maconha, mas também é preciso dar atenção ao uso de psicotrópicos vendidos na forma de medicamentos.

“O uso abusivo desse tipo de droga não é tão valorizado na sociedade, mas acontece. Os dependentes existem e não são identificados. Há subnotificação”, afirmou.

O relato das pacientes indica também que uma parcela dos médicos tem consciência do uso abusivo e facilita o acesso ao medicamento. “Nós tínhamos uma hipótese de que essas mulheres adquiriam os medicamentos de forma clandestina, mas não foi o observado. A maioria passa por um médico e consegue a receita”, disse a pesquisadora.

As pacientes, completou, desenvolvem estratégias ao longo do tempo para garantir o acesso à droga. “Vão mudando de médico ou já procuram um profissional que elas sabem que vai prescrever o medicamento. Elas vão aprendendo a fazer a queixa. Já sabem que com um determinado discurso vão conseguir a receita.”

Quando questionados sobre por que continuam prescrevendo a droga nesses casos, contou a pesquisadora, os médicos afirmam não existir alternativas na rede pública de saúde para lidar com a ansiedade e a insônia de suas pacientes.

“Seria preciso proporcionar acesso a atividades como ioga, meditação e outras técnicas de relaxamento. Além disso, é necessário conscientizar os médicos para que possam orientar adequadamente as pacientes.”

O artigo Contextos e padrões do uso indevido de benzodiazepínicos entre mulheres é resultado do projeto de mestrado de Ana Rosa Lins de Souza, bolsista da FAPESP e orientanda de Ana Regina. Detalhes: www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=9703.

BBC HD CHEGA AO BRASIL

A BBC Worldwide Channels anuncia que lançou um canal no Brasil em parceria com a NET Serviços. A BBC HD está disponível para os assinantes do pacote Top HD da NET no canal 531. Este acordo também oferece o serviço VOD (video on demand) que fornecerá conteúdo da BBC Entertainment e do canal pré-escolar, CBeebies. (Fontes: Caroline Bianco e Gabryel Strauch
Nova Comunicação Portal da Propaganda)

Continue lendo...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

REDES SOCIAIS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Use a rede a seu favor. Essa tem sido a máxima da maioria das empresas que procuram criar estratégias de marketing por meio das redes sociais para alcançar novos clientes e fornecedores ou mesmo fidelizar os antigos.

Para as pequenas e médias empresas, as mídias sociais representam uma grande chance. Na rede o tamanho é relativo. Marcas pequenas podem concorrer com gigantes. Depende, na verdade, mais delas próprias e de suas estratégias.

“Hoje ter seguidores no Twitter, ‘amigos’ no Facebook e qualquer tipo de relacionamento com seu público é um verdadeiro patrimônio”, afirma a diretora da Fabrika de Eventos, Claudia Caplan. Segunda ela, é possível sim, alavancar vendas ou fidelizar clientes por intermédio das mídias sociais usando a fotografia mas, para isso, a empresa deve incorporar estratégias.

Pensando nesta necessidade do mercado a empresa Fabrika de Eventos que é especializada em fazer produtos fotográficos com a foto do cliente em eventos corporativos, agora também coloca as fotos nas mídias sociais e expande o alcance do seu evento.

Em tempo real, durante o evento a foto é feita na hora, além de ser entregue em mãos para cada pessoa, também pode ir direto para o Facebook, Twitter, ou o próprio blog do cliente. Uma forma de conectar o seu evento com seus convidados e estabelecer um vinculo de amizade com eles. (Promoview)

ONDE O VIN JAUNE É ESTRELA

Compondo uma espécie de santuário ao lado da porta da adega, junto a duas preciosas garrafas de vinho vazias, está um dos meus primeiros livros sobre o assunto, comprado em 1975. Sem luxo - quase formato de bolso -, mas bem abrangente, o "Guide du Vin", de Raymond Dumay, me permitiu ter uma visão mais ampla sobre esse universo maravilhoso, além de fazer um apanhado das regiões vinícolas da França. Foi direto na veia. Mais do que paixão, vinho virou obsessão.

Algumas passagens do livro chamaram minha atenção. Entre elas, uma sequência de curiosidades sobre o Jura, pequena e quase desconhecida região entre a Borgonha e a Suíça. Começava por ser a terra natal de dois dos personagens que mais marcaram a história da vitivinicultura atual e o nde ambos fizeram experiências: o cientista Louis Pasteur, que, por volta de 1870, decifrou o processo fermentação, fenômeno até ali tido como espontâneo; e Alexis Millardet, botânico que criou o método de utilizar porta-enxertos de videiras americanas para eliminar os problemas causados pela filoxera, que quase dizimou os vinhedos europeus na segunda metade do século XIX.

Em termos de vinho propriamente dito, o Jura tem muito a oferecer e o capítulo do livro referente à região me prendeu. Em especial quando citou o termo "vin jaune". Vin Jaune? Sabendo que existe vinho tinto, rosé e branco, pode parecer excesso de zelo alguém designar um vinho como "vin jaune", ou, traduzindo, vinho amarelo. Afinal, todo branco é, de certa forma, amarelo. Acontece que não é preciosismo. Vin jaune existe, tem vida própria e é inusitado em todos os sentidos.

Tem a ver, em parte, com a savagnin, única uva utilizada na sua composição e nativa do lugar. O que o vin jaune tem de mais original, contudo, é seu processo de elaboração, que contradiz todas as regras da enologia. Vinificado de maneira tradicional, o vinho é em seguida colocado em pequenos barris de carvalho por seis anos e três meses, no mínimo.

O barril não é preenchido integralmente e o vazio vai aumentando durante o tempo à medida que o líquido evapora. O vinho, inclusive, nunca é passado para outra barrica nem o nível é completado. O que em qualquer outro lugar viraria vinagre, no Jura resulta num vinho único e excepcional. A explicação está no véu que se forma na superfície do líquido e o protege do contato direto com o oxigênio, não permitindo que se deteriore.

Essa proteção é uma cultura de leveduras específicas, um capricho da natureza que também ocorre na região de Jerez, no sul da Espanha. Ao contrário dos jerez, no entanto, o vin jaune não recebe adição de álcool, mantendo-se com sua graduação natural, ao redor de 14 graus. Ele ganha aromas ricos e exóticos: frutas secas, curry, champignons silvestres, sutis frutas brancas e casca de laranja, além de mais cremosidade e presença em boca, o que lhe confere bom potencial para se harmonizar à mesa. Entre outras opções clássicas de compatibilização estão foie gras, queijo comté ou gruyère suíço, bisques, pratos com curry e, em particular e por definição, o coq au vin jaune et aux morilles, especialidade local, no qual, em vez de se utilizar vinho tinto na preparação, leva vin jaune.

Outra característica da especialidade do Jura é sua grande longevidade. (Leia mais em valor.com.br/cultura)

Tendo em vista que o fenômeno do véu no interior das barricas depende de condições propícias, sujeitas sempre a variações climáticas, é de se supor que haja certa irregularidade em sua formação. Com efeito, há anos em que ele não ocorre por completo, como em 2001, quando praticamente não houve vin jaune, e casos, bem frequentes, em que a proteção não se forma em alguns dos barris, obrigando o produtor a perder parte da produção. Tudo isso, mais a perda por evaporação, reduz bastante a oferta desse precioso vinho do Jura. A propósito, a perda por evaporação - em torno de 40% ao longo dos seis anos e três meses - é o que está por trás do estranho volume de 62 cl da garrafa especial, com formato mais baixo, chamada "clavelin", que caracteriza os vin jaune.

Entre as quatro A.O.C.s autorizadas a produzir vin jaune, Côtes du Jura, Arbois, L'Etoile e Château Chalon, há certo consenso que esta última reúne potencial para produzir os melhores. Fui ao Jura várias vezes, a última delas agora, em abril, num roteiro mais abrangente e profundo, não se limitando aos vin jaune e aos notáveis brancos elaborados com savagnin, rótulos que sempre persegui (e vou continuar perseguindo). Desta feita descobri belos chardonnays com personalidade própria, minerais e originais - diferentes da Borgonha e de qualquer lugar onde a casta merece citação e por preços ainda acessíveis.

Nenhum produtor apresenta uma gama tão ampla, consistente e com alto padrão qualitativo como Stéphane Tissot, que começou a participar mais ativamente da vinícola familiar - ainda mantém o nome dos pais André e Mireille Tissot (não confundir com a Jacques Tissot, vários degraus abaixo) -, em meados dos anos 1990. Contrariando conselhos de muitos, converteu tudo dentro dos preceitos biodinâmicos, foi buscar novas áreas e implantou novos vinhedos em terroirs diferenciados - seu Clos de la Tour de Curon, chardonnay plantado em 2002, é um primor - e conduz o Domaine com incrível rigor nos detalhes. Quando nos recebeu, perguntou quanto tempo dispúnhamos. Era para poder mostrar as vinhas, degustar das diferentes barricas e provar os vinhos já engarrafados. Foram mais de três horas, e 35 garrafas diferentes. É distribuído no Brasil pela De La Croix, www.delacroixvinhos.com.br.

Sem a mesma dimensão, em termos de vinhedos e de oferta de rótulos, cabe sempre destacar o recluso, mas brilhante, Jean Macle, produtor mais emblemático do Jura, que não arreda pé de suas instalações situadas numa rua estreita dentro de Château Chalon. Não é necessário. O segredo do extremo refinamento e pureza de seus vinhos está sensibilidade e experiência que ele carrega - herdada por seu filho Laurent, que hoje comanda a propriedade -, e o fato de seus (dois) vinhos refinadíssimos procederem de vinhedos excepcionais situados nas encostas íngremes que margeiam o vilarejo (encravado no alto de um penhasco). As poucas garrafas disponíveis no Brasil chegam pela Casa do Porto, www.casadoportovinhos.com.br.

Outros nomes que merecem destaque e valem a visita são o simplório (a pessoa, não os vinhos) Jacques Puffeney; Domaine Ganevat, que ganhou lugar de honra na região após Jean-François deixar seu trabalho na Borgonha e assumir a vinícola familiar; Domaine Pignier, já na sétima geração, ocupando uma magnífica e bem preservada propriedade que pertencia aos monges da Ordem dos Cartuxos; e o Domaine Labet, com rótulos requintados. Nenhum destes está no Brasil, mas os consumidores brasileiros podem começar a conhecer melhor os vinhos do Jura com os bons exemplares dos domaines Rolet (Decanter), Geneletti e Château d'Arlay (ambos da Franco Suissa). Viagem rumo ao paraíso. (jorge.lucki@valor.com.br – no Valor Econômico)

EVENTO DE MMA SHOOTO BRASIL CHEGA A SÃO PAULO

Sucesso consolidado no Rio de Janeiro, o Shooto Brasil, um dos maiores eventos de MMA do País, chega a São Paulo para uma estreia de peso no Ginásio do Morumbi. Com organização da agência Boldness, em parceria com o treinador e empresário André Pederneiras, o evento acontecerá dia 17 de julho, e promete marcar o calendário esportivo da cidade, além de empolgar os fãs de luta.

Com estrutura para 2.500 pessoas, a etapa paulista do Shooto será transmitida ao vivo pelo canal Combate e terá como embaixador o lutador José Aldo, atual campeão do UFC na categoria peso pena.

Sendo o MMA o esporte que mais cresce no País e a Boldness uma agência focada em antecipar tendências, o Shooto São Paulo vem para colocar a capital no calendário oficial do esporte e com isso gerar inúmeras possibilidades de negócio, movimentando cotas de patrocínio, eventos paralelos, muita mídia e visibilidade.(Promoview)

FÓRUM DEEBATERÁ AGENDA CIENTÍFICA

(Texto de Fábio de Castro, distribuído pela Agência FAPESP) – A comunidade científica internacional já definiu que, depois da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), será preciso estabelecer uma agenda de pesquisa e tecnologia e inaugurar uma nova relação entre ciência e sociedade.

O caminho para isso será pavimentado na semana que antecede a RIO+20, no Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development”, que será realizado entre os dias 11 e 15 de junho, também no Rio de Janeiro.

O fórum reunirá alguns dos principais cientistas e formuladores de políticas públicas com o objetivo de explorar o papel-chave da ciência interdisciplinar e inovadora na transição para o desenvolvimento sustentável, para a economia verde e para a erradicação da pobreza – as questões centrais que serão discutidas na RIO+20, entre 20 e 22 de junho.

Além de discutir como a ciência poderia servir melhor a sociedade, fornecendo o conhecimento necessário para enfrentar o desafio do desenvolvimento sustentável, o fórum também deverá debater como garantir a sustentabilidade econômica e o bem-estar humano em um contexto de rápidas mudanças ambientais e sociais.

Outro eixo central do fórum será a discussão sobre como equilibrar a segurança alimentar e energética em um mundo em crescimento econômico e populacional, sem esgotar os recursos naturais, nem ultrapassar os limites planetários. Detalhes: www.icsu.org/rio20/science-and-technology-forum.

EM CASO DE EMERGÊNCIA, COMA O LIVRO

A Land Rover fez uma ação promocional para os seus clientes aventureiros. Os carros da marca sobrevivem a tudo no deserto, mas nós, enquanto seres humanos, nos deparamos com algumas dificuldades perante esse ambiente austero.

Então, a marca elaborou um guia de sobrevivência no deserto, se inspirando no deserto da Arábia. Os criativos pesquisaram todos os animais e plantas que podem ser encontrados no local e o que se pode fazer com eles para sobreviver, se for preciso.

Mas a promoção tem um twist delicioso. O livrinho pode ser comido, em caso de emergência. Os criativos garantem que tem o mesmo valor nutricional que um hambúrguer com queijo. Só é possível que não tenha o mesmo sabor. E daí…(Promoview)



Continue lendo...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DIALOGAR COM A CLASSE C NÃO É FÁCIL

Conversar e se conectar com classes emergentes, e em meio à imensidão de ofertas e excesso de estímulos que o mercado oferece. Essa é a diretriz que rege as ações de marketing de algumas marcas. Consumidores de classes menos favorecidas ganharam um poder de compra que nunca tiveram nos últimos anos. E os anunciantes logicamente passam a olhar para esse segmento de mercado com muito apetite. Redes de lojas como Casas Bahia, Marabraz, Lojas CEM, Pão de Açúcar e Magazine Luiza constroem posicionamentos e promessas de marca assentadas na classe C e na conquista da felicidade. Comprar é prazer, e eu consumo para buscar a felicidade.



Cada um com sua estratégia de conexão com a classe C. Boa parte dessas marcas usam slogans que remetem à felicidade, como por exemplo: “Vem ser feliz”, “Lugar de gente feliz”, entre outros. Já a equipe das Lojas Pernambucanas montou um hotsite de Luan Santana. A própria inauguração do Shopping Mais Largo 13, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, é a tentativa assumida de se construir centros de consumo destinados a esse segmento de mercado. Lá instalam-se lojas que possuem um posicionamento de marca claramente focado a classe C, marcas como Marisa, Giraffas, Habib’s e O Boticário estão lá com suas lojas lindas, iluminadas e convidativas ao consumo. Afinal, comprar é gostoso sim.

Recentemente parei para escutar no rádio do meu carro a Nativa FM, emissora mais ouvida de São Paulo. Entre uma música ou outra de Zezé di Camargo e Luciano, ou Paula Fernandes, entra um spot da Anhanguera Educacional com um texto mais ou menos assim: “Você quer viajar pela empresa? Você quer liderar equipes? Conheça a Pós-Graduação da Anhanguera, parcelas que cabem no seu bolso, etc. etc. etc.”. Oras, eu me pergunto: desde quando viajar pela empresa e liderar equipes é sinônimo de sucesso profisssional? Pelo visto, a Anhanguera entende que isso sim são metas almejadas por seus potenciais alunos.

O grande desafio é dialogar sem esteriotipar. As telenovelas da Rede Globo Avenida Brasil e Cheias de Charme estão hoje tentando criar níveis de conexão com esse público. A primeira, por meio de personagens como Leleco (interpretado por Marcos Caruso) ou Tufão (papel de Murilo Benício), busca recriar trejeitos, comportamentos culturais e hábitos do consumo que permeiam o cotidiano da classe C. A telenovela das sete coloca como protagonistas da trama empregadas domésticas de uma forma muito esteriotipada, com roupas extravagantes, fãs de artistas midiáticos, usando gírias, ditando moda e compartilhando fotos de galãs pelo celular pré-pago.

Por mais que se façam pesquisa focus group com pessoas da classe C para entender a fundo como se comportam e como agem, os diretores de criação, redatores e planners das agências de publicidade geralmente são pessoas muito distantes economicamente dessas classes da base da pirâmide.

E como então se conectar sem esteriotipar? Esse é o novo desafio. E na minha visão, ninguém ainda conseguiu dialogar com a classe C de uma forma honesta. Ficam exagerando em clichês, em fotos de banco de imagem e em formatos enlatados de comunicação. Nesse sentido, parece que conversar com pessoas de classe AAA é mais fácil.

Por fim, e para literalmente fechar esse artigo com chave de ouro, trago à tona a nova campanha da rede de supermercados DIA que está entendendo que pessoas de classe C tem aspirações se ser rica como a socialite Val Marchiori, uma das protagonistas do reality show Mulheres ricas. A campanha foi criada pela Z+ em parceria com a Media Contacts. O plano de comunicação da marca inclui três filmes, anúncios, além de peças para a web e de merchandising (promoção no ponto de venda). O mote da campanha tenta reforçar os três pilares da marca: “preço baixo, proximidade e marca própria” e são apresentados por Val em situações do seu dia-a-dia. Ela explica porque não faz suas compras na rede, pois, o que mais gosta é gastar. Em campanhas milionárias como essa, a marca DIA corre o risco de se desconectar da classe que deseja atingir. Sem dizer que uma das peças ficou muito parecida com a campanha da SKY com Gisele Bündchen. Ou seja, propaganda grátis para a SKY, e o diretor de marketing deles agradece. Que loucura! (Marcos Hiller, coordenador do MBA Gestão de Marcas (Branding) da Trevisan Escola de Negócios (@marcoshiller), no Portal da Propaganda).

INTERAÇÕES SOCIAIS E MUDANÇAS GRAMATICAIS

(Texto Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) – Poderia um indivíduo adulto mudar sua gramática ao longo da vida? Para responder a essa pergunta, a professora Maria Célia Lima-Hernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP), deu início à pesquisa que resultou no livro Indivíduo, Sociedade e Língua – Cara, tipo assim, fala sério!.

Recém-lançada pela Edusp, com auxílio da FAPESP, a obra é uma versão revista da tese de doutorado defendida por Lima-Hernandes em 2005, no Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp.

A autora investiga se um mesmo grupo de pessoas poderia ter sua gramática alterada em um espaço de 20 anos. Quatro palavras de base comparativa – “como”, “igual”, “feito” e “tipo” – foram escolhidas para testar a hipótese de que contatos sociais mais extensos desencadeariam mudanças na gramática da língua falada por adultos independentemente da idade, do sexo ou do grau de escolaridade.

“A teoria até então predominante na sociolinguística era a de que as mudanças na gramática seriam resultado da rebeldia adolescente. Os jovens, por acharem os pais caretas, procurariam usos inovadores para as palavras. Isso foi recentemente questionado por William Labov, professor da Universidade da Pensilvânia e precursor da Sociolinguística Quantitativa”, disse Lima-Hernandes.

Já para a corrente teórica liderada pelo linguista e filósofo Noam Chomsky, é a criança a força transformadora da língua. “A criança interpretaria as construções de um modo diferente produzindo uma nova gramática", explicou Lima-Hernandes.

Mas, nas pesquisas que realizou antes mesmo de dar início ao doutorado, a autora encontrou evidências de mudanças linguísticas na idade adulta em várias línguas do mundo.

A confirmação veio quando comparou entrevistas de um grupo de 36 moradores do subúrbio do Rio de Janeiro que, 20 anos antes, haviam sido objeto de estudo do grupo de sua orientadora, Maria Luiza Braga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lima-Hernandes observou inicialmente que usos inovadores da palavra “tipo” podiam ter sua incorporação na fala relacionada ao tipo de vida social que os falantes desenvolviam.

“Algumas pessoas simplesmente haviam parado de usar a palavra “tipo” ou só a usavam em suas categorias e funções normatizadas. Essas eram as que mantinham um círculo social restrito. Já as que tinham contato com pessoas de diferentes idades e participavam de nichos sociais variados usavam todos os tipos de “tipo”, ou seja, acompanharam a evolução da língua mesmo na idade adulta”, disse.

Por meio da análise de documentos históricos que datam do século 13 ao século 20, Lima-Hernandes resgatou também a trajetória de evolução das palavras “como”, “igual”, “feito” e “tipo”, mostrando os diferentes usos que surgiram com o passar dos anos.

“É possível perceber que a mudança no uso das palavras não vai em qualquer direção, não é aberta à criatividade aleatória como se pensa, mas respeita princípios cognitivos. O novo uso tem de estar ligado, de alguma forma, ao seu traço etimológico resiliente, ainda que os falantes não tenham a mínima consciência disso”, disse. Detalhes: www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=413216

1º. FESTIVAL DE CONTEÚDO DIGITAL

De 15 a 18 de outubro, a Universidade de Lima (Peru) e a Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação Social (FELAFACS) realizam a primeira edição do Festival Universitário Latino-Americano de Conteúdo Digital. O encontro é voltado para estudantes de diversas faculdades de comunicação na América Latina.O Festival acontece dentro do XIV Encontro de Faculdades de Comunicação Social – Comunicação e Indústria Digital: Tendências, Cenários e Oportunidades. Os interessados podem enviar seus trabalhos até 15 de julho. Detalhes: http://felafacs2012.pe/felafacs.nsf/Festival.

A HISTÓRIA DO JORNALISMO

José Marques de Melo, acaba de lançar a obra História do Jornalismo – Itinerário crítico, mosaico contextual. O livro é da Editora Paulus (http://www.paulus.com.br/). Na obra, Marques de Melo analisa os processos, as conjunturas e os narradores do jornalismo.

De acordo com o autor, o livro procura situar os futuros praticantes do ofício diante dos acontecimentos que marcaram o desenvolvimento das rotinas de produção, estimulando as novas gerações a registrar com fidedignidade os fatos de interesse público, contextualizando-os no tempo e no espaço.

OS DESAFIOS DA PESQUISA EM JORNALISMO

Professores do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão lançaram a obra Desafios da Pesquisa em Jornalismo.

O livro é uma coletânea com quinze artigos, organizada pelos professores Francisco Gonçalves da Conceição, Joanita Mota de Ataíde e Roseane Arcanjo Pinheiro. Detalhes: http://www.fapema.br/site/.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS

A Embrapa Meio Ambiente realizará, nos dias 12 a 14 de junho, um workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários. Detalhes: www.cnpma.embrapa.br/climapest/workshop.html.

WORKSHOP ENSAIO SENSUAL

Entre os dias 25 e 27, o Centro Europeu promoverá o workshop de fotografia Ensaio Sensual, que será comandado pela fotógrafa Fernanda Preto. As atividades serão realizadas em Morretes, no litoral paranaense, e as inscrições estão abertas para todos os interessados em adquirir conhecimentos no segmento. Detalhes: www.centroeuropeu.com.br e www.fernandapreto.com.

CARTILHA EDUCATIVA PARA RIO+20

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) produziram uma cartilha educativa, intitulada O futuro que queremos – economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

Voltada ao público em geral, a publicação apresenta os conceitos de economia verde e sustentabilidade e a importância da erradicação da pobreza, que são temas que serão discutidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

A cartilha está disponível para download em versão para internet em www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf. O arquivo digital com resolução para impressão pode ser solicitado pelo e-mail maira.morais@inpe.br.

Continue lendo...

terça-feira, 22 de maio de 2012

VI SEMINÁRIO GLOBO INTERCOM

Estão abertas até o dia 31 as inscrições para o “VI Seminário Temático Globo/Intercom”, que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), na Central Globo de Produções, o Projac. O evento este ano abordará o tema “Esportes na Idade Mídia: diversão, informação e educação”, o mesmo escolhido para o Congresso Nacional da Intercom.

Em sua sexta edição, o Seminário Temático Globo Intercom é resultado de uma parceria entre a entidade e a Globo Universidade, que integra a Academia e os profissionais da Rede Globo de Televisão. Os interessados devem ser sócios da Intercom, estar com o pagamento das anuidades em dia até o ano de 2011 e não ter participado dos seminários anteriores.

Para participar da seleção às 20 vagas, os associados devem enviar a ficha de inscrição disponível no site da Intercom e um texto de no máximo dez laudas sobre a pesquisa que desenvolvem na área da comunicação. Após a realização do seminário, os textos selecionados poderão ser editados e publicados eletronicamente.

A organização prevê o primeiro e quarto dias para deslocamento dos participantes e o segundo e terceiro para as atividades do Seminário, que serão realizadas na sede da emissora, no Jardim Botânico. Não haverá apresentação dos textos durante o seminário.

O Programa Globo Universidade oferece aos participantes: passagem aérea, traslado no Rio, hospedagem e alimentação. A Intercom fornecerá Certificado de Estudos Avançados. O comitê de seleção dos candidatos está constituído pelos seguintes membros: Marialva Barbosa e Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, respectivamente vice-presidente e diretora cultural da Intercom.

Mais informações na Intercom Estação Brigadeiro, com Jovina Fonseca, pelo e-mail bibliocom@intercom.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (11) 3892-7558.

PROGRAMA DE BIOSIESEL AINDA NÃO ATINGIU META SOCIAL

(Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) – Desde que foi lançado, em 2004, o Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel (PNPB) ampliou significativamente o mercado para esse biocombustível no país. Mas a iniciativa do governo federal ainda não conseguiu cumprir uma de suas principais metas: promover o desenvolvimento regional em áreas carentes por meio da inclusão de agricultores familiares na cadeia produtiva.

A conclusão é da pesquisa "Análise de competitividade da cadeia produtiva de biodiesel no Brasil", coordenada por Mario Otavio Batalha na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e financiada pela FAPESP.

“A produção do biodiesel é mais cara que a do diesel comum e, ainda hoje, não é sustentável do ponto de vista econômico. A grande justificativa para o PNPB foi esse viés social”, afirmou Batalha.

Por essa razão, completou, o programa buscou incentivar a produção do biocombustível a partir de diversas oleaginosas, especialmente a mamona no Nordeste e o dendê no Norte.

Também foram criados mecanismos para favorecer a inclusão do pequeno agricultor, como o Selo Combustível Social. Essa acreditação é concedida a produtores que compram matéria-prima diretamente da agricultura familiar em quantidades predeterminadas pelo governo. Isso lhes garante benefícios fiscais e o direito de participar dos maiores lotes para venda de biodiesel nos leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural eBiocombustível.

Mas, ao longo dos anos, a soja foi se revelando a matéria-prima mais competitiva do mercado, contou o pesquisador. Atualmente, 80% do biodiesel no país deriva desse grão. “Os produtores de soja podem até ser pequenos, mas são altamente treinados e organizados em cooperativas. É uma cultura madura no país”, disse Batalha.

Segundo ele, os incentivos fiscais dados aos produtores de biodiesel não cobrem, muitas vezes, os custos de comprar matéria-prima da agricultura familiar no interior do Norte e Nordeste.

“A escala de produção é pequena, a qualidade é ruim, há restrições tecnológicas, manejo inadequado e alta sazonalidade. Além disso, as famílias ficam dispersas, o que aumenta muito o gasto com transporte e favorece a atuação de atravessadores”, disse.

Há ainda casos em que os próprios agricultores não se interessam em fechar o negócio. “É mais vantajoso vender um litro de óleo de mamona para a indústria ricinoquímica – que utiliza a oleaginosa para produzir lubrificantes, cosméticos e alimentos – que para os produtores de biodiesel. O agricultor pode ser pobre, mas não é bobo. Vai vender para quem pagar mais”, afirmou.

No caso do dendê, a grande concorrente é a indústria de alimentos, que usa o óleo de palma em diversos produtos. “A produção, que ainda é pequena, precisa se expandir muito e vender o excedente para a produção de combustível. Isso resolveria o problema de abastecimento de combustível nas comunidades isoladas da região Norte”, disse o pesquisador.

Além dos incentivos fiscais, o PNPB criou outros mecanismos para estimular o mercado de biocombustíveis. Por meio da Lei nº 11.097, de 2005, tornou-se obrigatória a adição de um porcentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel vendido no país. Em 2008, o teor mínimo era 2% e, hoje, é 5%. Isso criou uma demanda sustentada anual de 2,5 milhões de litros e fez o setor avançar rapidamente.

“As empresas já possuem capacidade superior a 5 milhões de litros por ano, o que permitiria dobrar a porcentagem obrigatória estipulada. Mas isso exigiria adaptações no motor dos veículos, o que seria inviável”, explicou Batalha.

Na opinião do pesquisador, para que o PNPB realmente cumpra seu papel social, é preciso diversificar as matérias-primas usadas na produção de biodiesel.

“A soja está mais concentrada no Sul e Sudeste. Para atingir o pequeno agricultor da Bahia, tem que ser usada a mamona. Na Amazônia, pode ser o dendê. Temos de investigar qual é a oleaginosa mais adequada em cada região”, destacou.

O monopólio da soja teria desvantagem também do ponto de vista econômico, pois o custo de produção do combustível fica sujeito à variação de preço do grão no mercado internacional.

Segundo a pesquisa, esforços têm sido feitos para reverter o quadro. O número de famílias integradas à cadeia produtiva do biodiesel vem crescendo desde 2009, em boa medida graças à entrada da Petrobras no setor. A conclusão, no entanto, é que no curto e médio prazo a soja deve continuar a ser a principal matéria-prima usada no país.

Os resultados da investigação deram origem à tese de doutorado "Competitividade da produção de biodiesel no Brasil: a inserção e os impactos da agricultura familiar", realizada por Aldara da Silva Cesar com Bolsa da FAPESP.

Renderam também artigos em revistas no Brasil e exterior e o livro Biodiesel de mamona no Brasil: realidades e perspectivas, publicado pela editora Lambert.

LIVRO

O semanário de língua alemã Brasil Post é hoje a publicação mais importante neste idioma no Brasil. Publicado há 62 anos em São Paulo, conta com leitores em todo o território brasileiro, bem como no exterior.

Nos últimos 15 anos, o jornalista Eckhard E. Kupfer, Diretor do Instituto Martius-Staden, vem escrevendo matérias para este jornal, abordando temas no âmbito político, econômico, social, cultural e esportivo. Muitas dessas matérias apareceram como artigo principal, na primeira página. No decorrer do tempo, foram mais de 700 matérias publicadas. Dessas, 140, das mais significativas, foram agora selecionadas e juntadas num livro, sob o título "Weltgeschichten" ("Histórias do Mundo", em tradução literal),

Contém matérias sobre o Brasil, a América Latina, os Estados Unidos, a Europa, a Alemanha, o mundo, a economia e finanças, sobre sociedade e meio ambiente, ciências e futuro, cultura e esporte. O autor aborda acontecimentos do dia a dia, sobre escândalos e tragédias, assim como sobre eventos esportivos, além de reflexões culturais.



Ao longo de 361 páginas, o livro reproduz trechos da história recente, na perspectiva de um jornalista engajado, em uma linguagem acessível e, por vezes, até polêmica. O livro pode ser encomendado na Livraria Revisal Brooklin Ltda. Rua José dos Santos jr. 68 04645-011 São PauloTel.: (11) 533 6469 E-mail: pedidosrevisal@ig.com.br Preço: R$ 35,00.

Eckhard E. Kupfer é também comentarista do programa radiofônico semanal "A Hora Alemã Intercomunitária - AHAI/Die deutsche Stunde der Gemeinden). Seus qualificados comentários podem ser acompanhados em Colunistas >>> Eckhard E. Kupfer, no endereço www.brasilalemanha.com.br e no bloco 06 do Programa AHAI.


RASTROS DO POVO PESCADO NO IGARAPÉ

Quando em julho de 1962 o jovem historiador Sílvio Coelho dos Santos viajou para o território Ticuna em uma expedição arriscada pelo alto rio Solimões, tinha o desafio de agregar experiência prática à sua formação teórica como antropólogo. Ao chegar ao município de Benjamim Constant, ao lado da colega Cecília Maria Helm e do etnólogo Roberto Cardoso de Oliveira, que o orientava na pesquisa, encontrou um povo massacrado pelo avanço violento dos seringueiros e madeireiros sobre suas terras após o boom da exploração da borracha. Desfigurado pelo álcool e pela miséria, os Ticuna lutavam para perpetuar a prática de suas tradições. Mas o pesquisador também encontrou um grupo de riqueza cultural fascinante, que organiza todos os seres vivos, inclusive os humanos, em duas grandes linhagens, a das aves e a das plantas, e cujas máscaras, desenhos e pinturas ganhariam, por sua força e originalidade, fama internacional. Muito além da prestação de contas de um trabalho acadêmico exploratório, a coleção de objetos etnográficos e os registros de campo inéditos deixados pelo antropólogo representam a retribuição emocionada de um jovem de 24 anos ao povo pacífico, mas não passivo, que o acolheu por três meses e o fez selar o pacto de toda uma vida em defesa dos povos indígenas brasileiros.

Desde a vivência com os Ticuna (Túkuna, na grafia original) até o dia de sua morte, em outubro de 2008, de câncer, Sílvio Coelho dos Santos dedicaria sua inteligência e energia física à compreensão do modo de ser índio. O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) apresentou ao público a coleção com 53 objetos recolhidos entre os Ticuna e os registros de campo, compostos por 135 diapositivos (slides) e dois diários produzidos pelo antropólogo catarinense no coração da selva amazônica.

Continue lendo...