Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

COMISSÃO APROVA TESE COMPLIANCES

O painel liderado pelo Marketing Promocional catalisou atenções na abertura do V Congresso Brasileiro de Comunicação, no WTC, segunda feira. O mercado de marketing promocional e eventos está na ordem do dia e o projeto com as novas orientações para o segmento deve dar o tom das discussões nos próximos meses.

José Victor Oliva abriu os trabalhos apresentando a proposta de criação de normas que padronizem a atuação das agências de mar-keting promocional. O grupo de trabalho envolvido no tema vem chamando tais resoluções de “compliances” (conformidades, em inglês). A meta é propor e, após o V Congresso, ampliar e implementar regras que tornem o negócio do marketing promocional mais rentável e profissionalizado.

A aprovação, que ainda vai passar pelo congresso hoje, abre uma agenda de discussões que deverá ter seu ponto alto no Congresso Brasileiro de Marketing Promocional, marcado para 2013.

“Nosso mercado não ousa, é difícil discutir e definir teses importantes”, declarou Oliva, que afirmou buscar inspiração na forte união das agências de publicidade, por meio da Abap. “Temos de captar a cultura de outras categorias que vão bem.”

Cases e Informações Estratégicas Marcaram Encontro

Após apresentação da tese, a portuguesa Madalena Torres, executiva do Banco Espírito Santo mostrou o exemplo da mobilização do país lusitano pela Euro 2004. Mesmo confundindo Ronaldo com Romário, ela arrancou aplausos da plateia apresentando os filmes e estratégias que fizeram do evento uma importante plataforma de turismo para o país.

Isso pode Arnaldo?

O meme criado por Galvão Bueno nas interações com o comentarista Arnaldo Cesar Coelho durante as transmissões de futebol cabem sob medida para as considerações que Marcelo Pinto, diretor da Globo Esportes fez durante a explanação mais produtiva do painel, onde explicou longa e detalhadamente o que agências e anunciantes poderão ou não fazer em termos de ativações em 2014.

Cercadas de restrições, visando proteger os contratos milionários de patrocínio à Copa, as orientações chegam ao nível de exibição de sinal em bares, restaurantes e locais de acesso público. Isso porque é da Globo o sinal oficial de vídeo da Copa de 2014 e qualquer ação só poderá usar este sinal com as caracterizações de abertura, intervalo e encerramento. Entretanto o executivo garantiu que Band e ESPN transmitirão o evento e que mais emissoras ainda poderão entrar até 14.

Finalmente Pinto respondeu a pergunta feita em 2010 pelo Promoview sobre quem vai fiscalizar o uso indevido do sinal da Globo em milhares de estabelecimentos pelo País. “É humanamente impossível controlar zilhões de locais”, disse, completando que marcas que não são concorrentes dos patrocinadores oficiais poderão ativar nestes locais ou nas Fan Fest não oficiais, desde que obtenham autorização oficial da Fifa, a cargo da Globo. A taxa cobrada será destinada para obras sociais no Brasil.

Com isso, segundo Marcelo Pinto, “Abrem-se inúmeras oportunidades de faturamento para agências durante o evento”, ressaltando o legado proporcionado “O alto padrão dos estádios pós-Copa abrirá uma nova era para ativações no País.”

Ronaldo Fenômeno se queixa do faturamento

A participação mais esperada ficou para o final. Depois de aguardar pacientemente por mais de uma hora, Ronaldo reiterou seu otimismo em relação à Copa, sem esconder a preocupação com o atraso nas obras.

Mesmo sem emitir uma opinião técnica sobre a tese, ele encantou os presentes. Logo no início de seu discurso, falando sobre sua empresa 9ine, o ex craque reconheceu que “hoje trabalho muito mais e ganho muito menos. Isso é fato. Melhor ganhar pouco do que não ganhar nada!”, arrancando aplausos da platéia.

Ele demonstrou apreensão quando falou sobre as obras para o evento. “Existe uma onda negativa de notícias sobre a Copa. Mas isso só vai mudar com o tempo, com as obras entregues e cumprimento das promessas dos governos, que nos prometeram entregar todos os projetos de infra-estrutura a tempo”, afirmou o ex-jogador. “Essas incertezas atrapalham . Mas vejo com esperança essa questão e acredito que tudo vai dar certo, até porque o Brasil nunca falhou e grandes eventos”, completou.

Ronaldo alertou também para a necessidade de que os estádios tragam um legado para o povo. Citando os estádios de Brasília e Cuiabá, ele afirmou que, por não pussuírem um time de grande repercussão, que atue pela primeira divisão do campeonato brasileiros, esses locais precisam encontrar espaço com shows e outros eventos para se pagarem.

Durante a seção de perguntas, Ronaldo se deparou com mais uma incômoda confusão, quando foi questionado sobre seu envolvimento com Ricardo Teixeira e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o ex camisa 9, a ordem é fugir de qualquer relação com o cartola, ex presidente da entidade e, constantemente, questionado sobre sua postura administrativa.

“Tem que ficar muito claro qual é o meu papel, acho que está claro, faço parte do Conselho do Comitê Organizador Local, sem remuneração financeira, estou doando minha imagem, meu tempo, algo para o meu País, para meu povo, esperando que seja recompensando com um evento vitorioso, bem feito”, avisou o ex atacante.

Articulação Busca Valorizar Empresas de Marketing Promocional

Festividades a parte, a proposta levada ao V Congresso prevê, como consequência natural dessas normas, a criação de algum mecanismo de fiscalização que zele pelo respeito às regras. A ideia é fazer com que, a partir da sua aprovação, as agências adotem as práticas e mostrem aos clientes o saldo positivo que isso trará para ambas as partes.

Ao final, em declaração exclusiva ao Promoview, Victor Oliva mostrou-se satisfeito. “Produzimos o painel com a maior audiência do dia. Cercamo-nos de craques e este é o segredo. Colocar à sua volta pessoas com grande capacidade. Agora vamos em busca da excelência para as agências que prestam serviços promocionais“, concluiu.

CRIIATIVIDADE E SUCESSO

(Texto de Keila Guimarães) - A criatividade mágica precisa dar espaço àquela eficaz, associada à estratégia e ao resultado, defendeu a mesa "Criatividade e Sucesso", coordenada por Alexandre Gama, da Neogama/BBH na manhã desta terça-feira (29), durante o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. O painel reuniu para debate o artista plástico Vik Muniz, o chef Alex Atala e Cláudio Santos, vice-presidente comercial e de marketing da Geo Eventos. "A criatividade não pode ser encarada com romantismo, a la 'Mad Men'", disse Gama, citando a série norte-americana de Matthew Weiner. "Ela é o eixo da indústria da comunicação, é um insumo, precisa ser valorizada, trabalhada", reforçou.

A proposta central da comissão é que o mercado evolua da criatividade original para a eficaz, criando um produto estratégico. "Criar é uma atividade especializada, técnica e altamente profissional. A estratégia é que leva ao sucesso", disse. Um dos pontos críticos para o painel é o descompasso entre criação de ideias e a compra do insumo. Uma das recomendações da mesa é que as organizações setoriais Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) estabeleçam uma agenda comum que envolva treinamento do lado do mercado anunciante para formar profissionais com preparo adequado para aprovar ideias nos setores de comunicação.

A comissão também propôs a incorporação da disciplina "Criatividade" na grade curricular das universidades de comunicação. "Embora ela não seja algo que possa ser aprendida como elemento de formação, é necessário que seja ministrada como elemento básico de informação", descreve trecho da tese desenvolvida. A equação custo x benefício também foi abordada pela mesa, que acredita que o valor da criatividade vem sendo tratada de forma "inadequada e predatória". As mesas de compra dos anunciantes também foi alvo de críticas (leia aqui). "Precisamos montar uma mesa de vendas", argumentou Gama.

Ideia comercial

Recentemente eleito dono do quarto melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant, o badalado chef Alex Atala destacou que seu trabalho precisa do fator utilidade para ter aprovação do cliente. "Crio com técnica. Tento me colocar como quem recebe aquele sabor. Numa cadeia de produção, em um caos organizado que é a cozinha de restaurante, descobrimos que uma equipe trabalhando com ordem é muito importante", disse.

Vik Muniz defendeu a arte com preço. "Quer ofender um artista? Chame-o de comercial. Mas qual artista não é comercial?", questionou. "É bom que arte seja cara. Se fosse barata, as pessoas jogavam fora. O cara pensa 'imagine, paguei uma nota nisso, vou guardar'", brincou.

BRAZILIAM FILM FESTIVAL

Entre os dias 6 e 10 de junho, Los Angeles será o palco do Hollywood Brazilian Film Festival. O festival tem como objetivo mostrar o talento do cinema independente brasileiro ao mercado internacional, viabilizando e promovendo um intercâmbio entre as produções, na terra da mais famosa indústria do cinema mundial.

Idealizado por Talize Sayegh, brasileira radicada nos Estados Unidos há 23 anos, o Hollywood Brazilian Film Festival mostra aos produtores norte-americanos o momento de crescimento pelo qual passa o cinema brasileiro.

O evento de abertura se dará no Egyptian Theater e será marcado pela premiação, seguida de uma grande festa, o Red Carpet, do qual os jornalistas credenciados poderão participar.

O longa Heleno, o príncipe maldito, estreado no Brasil no mês de março, é um dos destaques do festival. Distribuido pela New Film em New York e dirigido por José Henrique Fonseca, o filme retrata a história de Heleno de Freitas, atacante do Botafogo que marcou história no futebol brasileiro nos anos de 1940.

Nessa quarta edição do HBRFest, o diretor artístico Sandro Fiorin está de volta e traz em seu currículo a fundação da FiGa Films, em Los Angeles , iniciada em meados de janeiro de 2006, que tem o objetivo de distribuir o conteúdo Latino Americano no mundo inteiro.

Os veículos interessados em cobrir o evento, devem ter sucursais em Los Angeles. Para se credenciar é preciso enviar, por e-mail, seus dados completos: nome, RG e telefone (fixo e celular). O prazo máximo para envio das informações é o dia 4 de Junho, segunda -feira, até às 18:00, para os emails:
rennie.paro@v2comunicacao. com.br
gabriele.bortolucci@v2comunicacao.com.br katia.amorim@v2comunicacao.com.br (Fontes: Katia Amorim
V2 Comunicação Portal da Propaganda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário