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sábado, 26 de maio de 2012

R$ 236 BILHÕES EM ALIMENTOS E ARTIGOS DE LIMPEZA!

O Pyxis Consumo, ferramenta que gera estimativas de potencial de consumo para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos, revela que cada brasileiro irá gastar em média R$ 1.450,84 com alimentos e artigos de limpeza este ano. A soma nacional deve atingir R$236,58 bilhões, com destaque para as carnes, aves e derivados, que devem movimentar R$72,40 bilhões. Em 2011, a expectativa era de gastos no valor R$205,27 bilhões, com uma média per capita de R$1.259,85.


Responsável pela maior parte dos domicílios (52,38%), a classe C tem o maior potencial de consumo de alimentos e artigos de limpeza, com R$103,8 e R$6,53 bilhões, respectivamente. Em porcentagem, esta classe responde por 46,91% do consumo de alimentos e 42,67% dos artigos de limpeza. Já a classe A, responsável apenas por 2,6% das casas, deve gastar R$15,55 bilhões com alimentação e R$1,47 bilhões com limpeza. Essa despesa é quase a mesma que terão as classes D e E, que correspondem a uma fatia muito maior de mercado, com 20,58% das residências.



Consumo por região



Na divisão por região, o Sudeste corresponde a quase metade do potencial de consumo nacional desses itens (48%), porém o maior consumo per capita será na região Sul, onde cada pessoa gastará R$1.559,24 com alimentos, contra R$1.131,70 do Nordeste.

O cruzamento de dados por região e classe social mostra que a classe C do Sudeste tem o maior potencial de consumo de alimentos, com R$48,56 bilhões. Já para artigos de limpeza, a classe B dessa região deverá consumir R$3,18 bilhões. A classe DE do Centro-Oeste tem o menor potencial de consumo nessas categorias, com R$1,83 bilhão em alimentação e R$110 milhões em limpeza.



A estimativa para os gastos com alimentos e material de limpeza incluem número de domicílios em área urbana e potencial de consumo per capita, por cidade, por região e por classe social.



Produtos relacionados



A relação dos produtos de limpeza levantados pela pesquisa inclui água sanitária, limpadores concentrados, palha de aço, esponjas, sacos de lixo, pano de lixo, vassoura, pá, rodo, desinfetantes, inseticidas, aromatizadores, algodão para limpeza, descartáveis em geral, sabão (em pó, pedra e liquido) etc.



Já a lista de alimentos acompanhados reúne grãos, massas, temperos, óleos, sal, açúcar, farinha, molhos, conservas, carnes e peixes em conserva, doces em geral, mistura para bolo, sobremesas geladas, sorvetes, leite, queijos, margarina, bebida láctea, chantilly, leite em pó, iogurtes, cereais, aveia, chocolate em pó, pão, biscoito, bolos prontos, café, chá, salgadinhos, carne vermelha fresca, peixe e frutos do mar, aves, frutas, legumes, verduras, temperos frescos, frios e embutidos, cestas de natal, cestas básicas, produtos regionais e produtos sazonais como cestas de Natal, entre outros.



Sobre o Pyxis Consumo

O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre 21 setores disponibilizados, quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e 50 grupos de produtos.

Sobre o Ibope Inteligência



O Ibope Inteligência é uma organização do Grupo Ibope que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. (Fontes: Rose Guirro, Ana Paula Stroher, Danielle Lima e Rose Guirro – Ketchum Estratégia
Sérgio Toledo e Taís Bahov – Comunicação Institucional Ibope
Portal da Propaganda)

A PERIGOSA ZONA DO CONFORTO

Um dos publicitários mais conhecidos e premiados do mundo, Nizan Guanaes abriu o ciclo de palestras motivacionais da Apas 2012 falando sobre o tema Sonhar Pequeno dá o Mesmo Trabalho que Sonhar Grande.

Segundo Nizan, "o lugar mais desconfortável é o topo", sendo este, justamente, o maior desafio do indivíduo que tem de sonhar grande para sair de sua zona de conforto. “Costumo dizer que se você só fizer o que você gosta, nunca vai fazer o que quer. Eu era o criativo mais premiado do Brasil, mas sai da minha zona de conforto para abrir minha própria agência”, rememorou.

Em tom animado e divertido, o cenário atual brasileiro também foi destaque na palestra do empresário. Para ele, o Brasil atua hoje como protagonista entre grandes nações e, cada vez mais, o trabalho em equipe assim como o planejamento são fundamentais para o sucesso das empresas. “O sonho é o que cria valor para a companhia. Ele precisa ser planejado, ter estratégia. Com a inteligência compartilhada é que temos resultados”.

E como todo bom ícone que se preza, Nizan Guanes não perdeu a deixa de afirmar que é “brahmeiro” ao cavar boa oportunidade para apresentar um comercial da marca de cerveja atendida pela agência Africa ao ilustrar, com pertinência, sua conferência. (Fontes: Ana Paula Parolo
Approach Portal da Propagfanda)

BOLSAS NA ALEMANHA

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançou três editais para seleção de bolsas de estudos em três de seus programas: Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschulwinterkurs), Políticas Públicas e Boa Governança (PPGG, na sigla em inglês) e Pós-graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento (Aufbau).

Há, ainda, vagas no programa Ciência sem Fronteiras destinadas a brasileiros interessados em realizar doutorado e pós-doutorado na Alemanha. Detalhes: www.daad.org.br

SITE COM PREVISÕES SOBRE CLIMA

No início de maio, um novo serviço sobre clima passou a ser oferecido pelo portal Business Caipira – A economia do interior, em parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Bauru (SP).

No site, os usuários podem acompanhar em tempo real e diário o clima em território paulista, acessando opções diferenciadas de prevenção, beneficiando as empresas que precisam tomar decisões operacionais mais urgentes. Detalhes: www.businesscaipira.com.br

SIMPÓSIO O BRINQUEDO E A ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E FAMÍLIA

O 2º Simpósio o Brinquedo e a Assistência de Enfermagem à Criança e sua Família e o 3º Workshop Brincando com a Criança: Estratégia Integradora da Assistência de Enfermagem serão realizados entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo. Tema centra: O brinquedo/brinquedo terapêutico no cuidado à criança e à família: desafios da prática, do ensino e da pesquisa. Detalhes: www.proex.unifesp.br/eventos/eventos12/gebrinq

O CONSUMIDOR E A SAÚDE

71% dos brasileiros se preocupam em ter uma alimentação saudável e 77% afirmam estar mais conscientes sobre o valor nutricional dos alimentos. É o que indica o estudo global “My body, myself, our problem: Health and wellness in modern times (“Meu corpo, eu mesmo, nosso problema: Saúde e bem-estar nos tempos modernos”, em tradução livre), realizado pela Euro RSCG Worldwide em parceria com o instituto Market Probe International.

O estudo aborda tópicos como percepção do novo consumidor em relação à saúde, noções de alimentação, senso de controle de doenças e a influência dos hábitos e da alimentação para manutenção da boa saúde. “Existe uma mudança em relação à percepção quanto à saúde e ao bem-estar. No Brasil, por exemplo, 66% dos entrevistados consideram que pensamentos positivos podem ajudar a curar uma pessoa. Esse número é ainda mais expressivo na Índia, com 88%, e muito menor na França, com 39%. Ou ainda, 51% da amostra brasileira confia que a indústria é capaz de produzir alimentos saudáveis, contra apenas 39% na média mundial”, exemplifica Maurício Kato, ceo da Euro RSCG São Paulo.

Foram pesquisados 7.213 adultos de 19 países ao redor do mundo, representando uma população combinada de 3,6 bilhões. (Propmark)

DESCOBERTA OBRA RELIGIOSA

(ZENIT.org) - Pesquisadores do Centro de Arte da Época Moderna (CAEM) da Universidade de Lérida (UdL), Espanha, descobriram um quadro do pintor valenciano Joaquín Sorolla, intitulado Estudo de Cristo e datado em 1883, nos primeiros anos de formação do artista.

Segundo a UdL, é uma tela de especial singularidade, dotada de muita força, de temática pouco desenvolvida depois da sua juventude e de alto valor artístico. O quadro retrata Cristo na cruz.

Os especialistas do CAEM, liderados pelo catedrático de História da Arte Ximo Company, analisaram a obra com estudos técnicos de fluorescência e luz ultravioleta e com refletografias digitais através de infravermelhos e radiografias. Todas as provas evidenciaram a originalidade da obra, sem fragmentações nem superexposição. A tela mede 97x62 centímetros e tem uma assinatura ilegível.

A obra estava documentada no catálogo A vida e a obra de Joaquín Sorolla, elaborado por Bernardino de Pantorba em 1953, no capítulo sobre quadros em mãos de particulares ou de paradeiro desconhecido. Segundo Company, a obra é de qualidade extrema e teria sido feita na etapa de Sorolla como assistente e iluminador do estúdio de fotografia de Antonio García, que mais tarde seria seu sogro.

“Pertence à época mais acadêmica, antes que ele soltasse o próprio traço”, explicou o catedrático. “A pincelada, a preparação da tela e a gama cromática coincidem com as que o criador valenciano usou nos anos de juventude”, completou. “É uma pincelada valente, atrevida, solta, que já dá certa clareza sobre o estilo que ele adotaria”.

Segundo a UdL, a descoberta abre a porta para novas pesquisas sobre uma etapa desconhecida do pintor, um dos mais aclamados da transição de séculos entre o XIX e o XX.

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