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sábado, 1 de fevereiro de 2014

INOVAÇÃO, BRANDING E RECRUTAMENTO COM HACKATHONS


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INOVAÇÃO, BRANDING E RECRUTAMENTO COM HACKATHONS

(Artigo encaminhado AO aDNEWS por Kleber Bacili, CEO da Sensedia)

Antes que você se pergunte “mas o que é um Hackathon?”, eu explico:

Hackathon vem da combinação de dois termos:

·         Hacker: que na verdade não tem nada a ver com alguém que se utiliza de vulnerabilidades de programas e sistemas operacionais para invadir computadores, roubar senhas ou coisas do tipo, mas tem sim a ver com uma programação exploratória e divertida.

E quando esses programadores se juntam em algum lugar para virar a noite programando (às vezes dias), aí entra o segundo termo:

·         Marathon: jornada longa ou maratona na busca por um objetivo (sem maiores explicações aqui).

Resumindo: “Hackathons são eventos onde programadores se encontram para uma maratona de programação colaborativa”. 

Melhorou?

Um hackathon pode durar um dia, um final de semana, ou até combinar desafios ou competições e durarem meses.

O ambiente é sempre descontraído, o público, jovem, e a comida, a que  puder ser saboreada ao mesmo tempo em que se programa sobre o teclado.

Ok, mas a essa altura você deve estar pensando que isso só se aplica a empresas como Facebook ou Google e só funciona em ambientes como o Vale do Silício na Califórnia.

Aí é que você se engana, pois embora esses eventos sejam sim, uma “febre” nos Estados Unidos, eles vêm se tornando cada vez mais populares no Brasil também.

Então, por que fazer um hackathon?

É possível dizer que existem pelo menos três principais motivos:

1)      Inovação e teste de produtos e conceitos:

Muitas empresas buscam obter feedback e otimizar seus produtos ou mesmo testar a viabilidade de novos conceitos.

Elas incentivam a experiência e interagem com os desenvolvedores enquanto eles integram e usam os produtos.

Um bom exemplo foi o “Glass Foundry”, promovido pelo Google em fevereiro de 2013. A proposta era utilizar o conjunto de ferramentas para desenvolvedores (SDK) e a API disponibilizada pelo Google na busca de novos usos para o Google Glass.

O resultado foi impressionante: aproximadamente 80 novas possibilidades em dois dias. Parece que deu certo!

A Sensedia, a Sendgrid e a aceleradora de empresas 21212 organizaram um Hackday em setembro no Rio de Janeiro. Algumas APIs foram  expostas, os participantes se organizaram em equipes e apresentaram, no final, suas ideias inovadoras com protótipos muito interessantes.

2)      Fortalecimento de marca: Branding:

Sim, algumas empresas investem muitos recursos nesse tipo de evento e, com certeza, não é sem motivo.

Muitas delas querem, principalmente, ampliar seu “share of mind”, tornando sua marca ou produto mais conhecido (especialmente entre os desenvolvedores) e aguçar a percepção de valor dos mesmos.

O objetivo é que os desenvolvedores se lembrem dessas marcas, queiram trabalhar com elas desenvolvendo aplicativos e usando suas APIs e associem tal marca a uma experiência única e, porque não, sensacional!

No último hackathon promovido pela Salesforce, a empresa forneceu acesso a informações que não são usualmente abertas – demonstrando confiança nos desenvolvedores - e ainda deu um prêmio de US$ 1 milhão para os ganhadores.

Com um prêmio assim fica difícil não ficar de olho nessa empresa, concorda?

3)      Atração e recrutamento de talentos (os melhores, por favor):

Recrutar os melhores talentos é um desafio e tanto.

Quando o assunto envolve tecnologia, análise de currículos recheados de siglas e entrevistas passam longe de ser suficientes para descobrir se a aposta em determinado candidato é certeira.

Bom, e por que não fazer um teste “on the fly” com ele e verificar se, no final do processo, ele conseguiu efetivamente entregar resultados surpreendentes?

Foi assim que a CI&T, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia, realizou o seu processo seletivo para o programa de estágio 2014. Uma forma inovadora de buscar talentos, alinhada ao estilo e aos produtos da empresa.

Em 2013, muitos hackathons aconteceram no mercado brasileiro, não só de grandes empresas como Google, Evernote, Sendgrid e Mercado Livre, mas também de empresas menores e, surpreendentemente, órgãos governamentais como a Secretaria de Transporte de São Paulo (SPTrans), a Câmara dos Deputados e a Prefeitura de Belo Horizonte – imagino que inspirados pelo caso sensacional da Prefeitura de Nova York.

O momento de adotar um hackathon como parte de uma estratégia maior depende de algumas questões que as empresas precisam ter em mente para não saírem frustradas dessa experiência.

Por exemplo, um hackathon precisa ser bem pensado para atingir seus objetivos. 

A atratividade e a divulgação do evento são partes fundamentais para que seja um sucesso. Independente do seu objetivo é importante ter um background técnico bem estruturado com informações disponibilizadas da forma correta (preferencialmente através de APIs), um local apropriado (um ambiente “cool” cai muito bem), conexão rápida com a internet é fundamental e não se pode esquecer o “combustível”: pizza e energético são quase que obrigatórios nessas maratonas.

Uma última dica: procure parceiros que tenham experiência com hackathons ou que gerem atratividade para os desenvolvedores: empresas com marcas reconhecidas e especialistas técnicos são sempre boas pedidas.

Agora só falta organizar o seu.

CAMPANHA ESTAMPA MOBILIÁRIO URBANO EM 
CURITIBA

Trocar comportamentos pessimistas por iniciativas positivas é principal intenção das mensagens estampadas em painéis dispostos nas ruas de Curitiba.

As mensagens fazem parte da Campanha 5 Minutos, eu medito, promovida pela ONG internacional Mãos sem Fronteiras e veiculada de forma voluntária pela Favretto Painéis – proprietária dos pontos de divulgação de mobiliário urbano.

Criada pela TheGetz, a campanha mostra nos painéis palavras chaves cujo o início é escondido com um balão azul (símbolo da campanha), dando outro sentido.

Dessa forma, reclame vira ame, infeliz sem o sufixo in, fica feliz, e correria, sem as duas primeiras sílabas, fica ria.  Todas elas são acompanhadas da frase: “meditar muda sua vida”, com chamada para o site da campanha eumedito.org

 O objetivo é chamar a atenção do curitibano para a importância e os benefícios da meditação no seu dia-a-dia e mostrar como ela pode mudar comportamentos e trazer bem-estar e qualidade de vida com a prática constante.

“Conhecemos o projeto e iniciamos o exercício da meditação diariamente, por cinco minutos. Logo em seguida, a minha sócia, que usava medicamento para dor, não sentiu mais necessidade.
A experiência pessoal é que nos levou a acreditar na campanha e fazer essa parceria que com certeza terá longa duração”, explica Janete Favretto, sócia da empresa de painéis.

Além das principais avenidas de Curitiba, a campanha está divulgada nos painéis instalados na rodovia BR-277, que liga Curitiba ao litoral paranaense, e BR-376, que liga Curitiba a Santa Catarina.

A Campanha “5 Minutos, eu medito” é uma inciativa da ONG internacional Mãos sem Fronteiras, que realizará no dia 5 de abril o Encontro Mundial de Meditação pela Paz.

A campanha tem a adesão voluntária da agência TheGetz,  dos publicitários Maurício Ramos e Luciane Vanzella, da RIC (afiliada da Rede Record no Paraná), Deiró Filmes, que está desenvolvendo o filme institucional da campanha, da Favretto, que veiculou os painéis, da livraria do Chaim, e da produtora de vídeos Pamka.

A campanha conta ainda com o apoio do cantor Tiago Iorc. Ela já foi lançada em São Paulo e em São Luís, no Maranhão. Em fevereiro será lançada em Brasilia e em março no Rio de Janeiro.

AGENDA DE EVENTOS

. EVENTOS CORPORATIVOS APRESENTAM BONS RESULTADOS - Pesquisa realizada pela Ivani Rossi Conhecimento Aplicado a Negócios revelou que o orçamento em eventos corporativos em 2013 deve chegar a aproximadamente R$ 23 milhões.

 

As empresas de diferentes setores apostam na estratégia como forma de apresentarem produtos, fidelizarem clientes e valorizarem os funcionários em eventos de confraternização.

O estudo ainda apontou que, em média, cada empresa promove até 58eventos anuais, como congressos, feiras de negócios e confraternizações.

A diretora comercial da Rede Tauá de Hotéis e Resorts, Lizete Ribeiro, conta que a procura por eventos empresarias cresceu cerca de 60% no último ano, com a realização de congressos, palestras, convenções, eventos comemorativos.
“Cada vez mais as empresas e organizações querem promover seus eventos em locais com infraestrutura, qualidade de atendimento e ambiente agradável. A opção por resorts e hotéis cresce, justamente, por agregar esses diferencias e benefícios”, declara Lizete. (Promoview)
 . CÂMARA BRASIL-ALEMANHA PROMOVE SEMINÁRIO EM SÃO PAULO - A Câmara Brasil-Alemanha realiza, no dia 05/02, o seminário “Imigração: Novos Procedimentos e Pesquisa de Avaliação”, no escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, em São Paulo.
O evento contará com as palestras “Novos procedimentos para solicitação de autorização de trabalho a estrangeiro no Brasil” e “Atratividade, Facilidade no Processo Imigratório e Intercâmbio de Talentos: Objetivos da Pesquisa Inédita de Imigração no Brasil e Exterior”.
O levantamento “Contratação de mão de obra estrangeira no Brasil: uma análise da experiência das empresas brasileiras” começou a ser produzido no final do ano passado, com o objetivo de identificar os entraves encontrados pelas empresas ao contratarem imigrantes para trabalhar no País.
A pesquisa é realizada pela Emdoc, consultoria especializada em serviços de mobilidade global, a pedido da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR). (Promoview)

MTUR INVESTE NAS SERRAS GAÚCHAS E CATARINENSES - O Ministério do Turismo assinou um contrato no valor de R$ 1 milhão para conhecer melhor o turismo na região das serras gaúcha e catarinense.


O termo permitirá a elaboração de um plano estratégico com diagnóstico e proposta operacional para o desenvolvimento da região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolve Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e parte da política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de desenvolvimento regional.
 “O diagnóstico da região e suas potencialidades é essencial para a implantação de ações de políticas públicas que visem o desenvolvimento do turismo e da economia da região, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, diz o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.
O responsável pela execução do plano será o consórcio nacional formado pelas empresas Petrochi Consultoria e Moving Consultoria. As empresas terão até setembro para fazer o estudo que irá orientar investimentos de poder público federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada do setor.
Entre os resultados que o plano deve trazer estão a análise do mercado turístico da região, perfil, gasto médio e permanência média do turista, tendências de comportamento dos visitantes, número de empregos gerados, número de estabelecimentos e capacidade, entre outros.
A análise também deverá trazer linhas de produtos potenciais, como atrativos naturais ou patrimoniais pouco conhecidos, equipamentos e instalações necessárias, infraestrutura básica, serviços gerais, além de um diagnóstico estratégico e um planejamento operacional.
A importância do turismo para a região serrana catarinense é inegável, segundo o secretário de estado de Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky.
“O cenário inclui paisagem de pinheiros, campos com gado, pomares e grande cânions. A formulação desse plano, sem dúvida, vai contribuir para ampliar e qualificar a região, que já figura como um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, diz Valdir.
De acordo com a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, com o trabalho finalizado será possível traçar estratégias conjuntas para a consolidação dos Aparados da Serra e dos municípios ao seu redor como um destino turístico de competitividade mundial, ancorado pelas suas belezas naturais, hospitalidade serrana e tradição.
O estudo engloba 14 municípios do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes; Cambará do Sul; Bom Jesus; Jaquirana; São Francisco de Paula; Canela; Gramado; Nova Petrópolis; Caxias do Sul; Antonio Prado; Flores da Cunha; Farroupilha; Bento Gonçalves e Garibaldi. Além de Bom Jardim da Serra; São Joaquim; Lages e Urubici, em Santa Catarina. (Promoview)

. BTL: A FEIRA DE TURISMO DOS DESTINOS DE LÍNGUA PORTUGUESA- Dando continuidade ao posicionamento iniciado com a edição de 2012, a BTL 2014pretende reforçar a sua imagem de “feira de turismo dos destinos de língua portuguesa”, o que vai fazer por intermédio de diversas iniciativas.


Neste âmbito, vai realizar-se logo no primeiro dia de feira dia 12 de março, o I Fórum Empresarial de Turismo de Países de Língua Oficial Portuguesa, reforçado com o I Fórum de Governantes de Turismo de Países de Língua Oficial Portuguesa no dia 13 de março, esta última iniciativa sob os cuidados da Organização Mundial de Turismo.

A edição deste ano da BTL vai também apostar no programa de hosted buyers que vai ser reforçado. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a APAVT, a TAP e o Turismo de Portugal, visa a intensificação de negócios na área da Meeting Industry.
“Queremos atrair os buyers internacionais com a promessa que aqui, em Lisboa, podem tomar conhecimento com a oferta relevante dos Países de Língua Oficial Portuguesa e fazer os seus negócios”, afirma a propósito Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras. (Promoview)

. SIX SIGMA BRASIL DISCUTIRÁ ÁREA PÚBLICA E PRIVADA - Em 2014, o público de Gestão, Gerenciamento de Projetos, Processos e Qualidade poderá contar com a presença confirmada de grandes nomes de mercado e ter contato com um grande diferencial, a convergência entre os profissionais da área pública e privada.

O congresso, em sua sexta edição, tornou-se o maior e mais qualificado evento internacional do setor de gestão pública e privada do primeiro semestre do ano, com o objetivo de reunir as forças do mercado, proporcionando às empresas e aos profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o desenvolvimento de negócios, de relacionamento e de conhecimento.
Para trocar informações sobre as melhores práticas de mercado no sexto Congresso Internacional SIX Sigma Brasil, que ocorre nos dias em 21 e 22 de maio, no Centro Universitário Senac, em São Paulo, Célio Fernando Bozola, engenheiro da USP e atual presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), é o mais novo confirmado para o tradicional summit que já faz parte da agenda oficial da cidade.

Bozola junta-se em 2014 aos demais palestrantes confirmados para o evento, como Ozires Silva, Christian Barbosa (TriadPS), Carlos Alberto de Souza (Cemig), Marcio Abraham (Setec), Andre Ricardi (Senac), Alberto Pezeiro (Seta), Wandreza Ferreira (Nextel), Luis Oliveira (Otima), entre outros importantes nomes.

O evento representa a oportunidade para quem deseja se desenvolver na carreira e se atualizar com tudo o que está acontecendo no mundo relacionado ao tema. 

Networking,cases, experiências, conhecimentos, trocas de informação e um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios é o que reúne o Congresso SIX Sigma Brasil. Mais informações e reservas no portal do evento. (Promoview)

. SAP FÓRUM BRASIL COM FOCO NA COPA DO MUNDO - O SAP Fórum Brasil 2014 é o principal evento de negócios e tecnologia da América Latina, que ocorre entre os dias 11 a 13 de fevereiro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

 

Serão mais de 500 sessões distribuídas em seis espaços diferentes, divididos por áreas de negócios, tecnologias emergentes, pequenas e médias empresas, entre outros temas.


Conteúdo

§  Sessões para diferentes indústrias, como Serviços Financeiros, Utilities, Produtos de Consumo, Agronegócio, Setor Público, Manufatura, Varejo, Telecom, Óleo e Gás e Mineração.

§  Sessões para profissionais de Marketing e Vendas, Recursos Humanos, Compras, Finanças, Operações e Logística e TI.

§  Casos de sucesso e demonstrações de soluções de mobilidade, computação em nuvem, análise de dados e processamento de informações em tempo real com a plataforma SAP Hana

§  Keynotes e headliners explorando temas de Inovação, Tendências e Liderança

§  Conteúdo focado para Pequenas e Médias Empresas

§  Sessões com conteúdo exclusivo para desenvolvedores

Esportes

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, o SAP Fórum terá uma área especial em que serão exibidos vídeos e demonstrações de como a tecnologia SAP já está revolucionando o futebol e ajudando alguns times a melhorar o acompanhamento e a performance dos atletas e a experiência dos fãs nas arenas esportivas.

Palestrantes/Porta-vozes

§  Para o Congresso de abertura, está confirmada a presença do economista e escritor do livro O Valor do Amanhã, Eduardo Gianetti

§  Outros importantes nomes do mercado que também estarão no evento: o economista Mailson da Nóbrega, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, Walter Longo, presidente da agência Grey Brasil, Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil

§  A presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, também estará no evento, assim como Diego Dzodan, presidente da SAP SoLA (região sul da América Latina)

§  Entre outras dezenas de convidados e executivos locais, regionais e globais da SAP. (Promoview)

. MARK ZUCKERBERG SERÁ UM DOS ORADORES DO MWC - O Mobile World Congress 2014 vai decorrer entre os dias 24 e 27/02, na cidade de Barcelona e vai apresentar todos os gigantes do setor da mobilidade.

 

Além de Mark Zuckerberg, os CEO da IBM e da AT&T, Virginia Rometty e Randall Stephenson, respetivamente, também vão marcar presença no evento, sendo alguns dos principais oradores.


Zuckerberg vai realizar o keynote inaugural da iniciativa. A presença do fundador da rede social mostra a relevância crítica que os dispositivos móveis possuem no futuro do Facebook.
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Jan Koum, CEO do WhatApp, Lance Howarth, CEO da Raspberry Pi Foundation, Sirgoo Lee, Co-CEO da Kakao Corp e Kaoru Kato, CEO da NTT DoCoMo serão outras presenças do evento.
Os responsáveis pelo MWC 2014 revelaram que o CEO do Facebook vai dar destaque a temas como o acesso global à Internet. A palestra de Mark Zuckerberg está agendada para o dia 24/02. (Promoview)

. 3º Seminário Internacional: Infância e Relações Étnico-Raciais - O grupo de pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença” e o curso de especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promovem, de 17 a 19 de março, o 3º Seminário Internacional: Infância e relações étnico-raciais, em São Carlos.

O evento tem como objetivo promover debates com pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre questões e pesquisas ligadas à sociologia da infância e à educação infantil.
O professor Pap Ndiaye, da Université Sciences Po, da França, apresentará na conferência de abertura a palestra O pensamento e a condição negra.
Véronique Francis, professora de Ciências da Educação da Université d'Orléans, também da França, participará da mesa de debates sobre o tema Representações raciais na literatura infantil francesa.
As inscrições podem ser feitas pela internet até 3 de março. Aos que desejarem submeter trabalhos para apresentação, o prazo de envio vai até o dia 24 de fevereiro.

. 11º Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo - A Sociedade Paulista de Diabetes e Metabolismo promove, entre os dias 15 e 17 de maio, o 11º Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo, que será realizado na cidade do Guarujá, no litoral paulista.

Profissionais da área da saúde interessados em diabetes mellitus e alunos de graduação e pós-graduação são convidados a participar das discussões sobre resultados de pesquisas recentes e inéditas e estimulados a trocar experiências que contribuam para o tratamento da doença.
O congresso reserva espaço para a apresentação de trabalhos em forma de pôster. Os interessados devem enviar os resumos, que podem ser em inglês ou em português, até 20 de março.
A data máxima para as inscrições on-line é 8 de maio, mas, para obter desconto na taxa, a inscrição deve ser feita até 20 de março.
O evento será no Casa Grande Hotel, que fica na Avenida Miguel Stéfano, 1001, no Guarujá (SP).

. Workshop de Tecnologia em Mecanização Agrícola de Botucatu Alunos de graduação, de pós-graduação e professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu realizam, nos dias 3 e 4 de abril, o Workshop de Tecnologia em Mecanização Agrícola.

O evento terá palestras e dinâmicas com temas direcionados ao aperfeiçoamento e à atualização dos conhecimentos sobre tecnologias disponíveis e desenvolvidas na área de mecanização agrícola.
José Paulo Molin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), ministrará a palestra “Mecanização de Precisão” e Ulisses Antuniassi, da Unesp de Botucatu, falará sobre “Inovações em Tecnologia de Aplicação”.
As inscrições com desconto na taxa podem ser feitas pela internet até 15 de março.
O local do encontro será o auditório “Paulo Rodolfo Leopoldo”, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, que fica na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP).
. Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Médica  – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia, no dia 22 de fevereiro, o Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
A reunião é destinada a docentes, estudantes e residentes da área médica e terá como tema “Saúde mental do estudante e residente, assédio e violência na escola médica”.
A programação inclui palestras dos professores Marco Akerman, da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André; Maria Cristina Pereira Lima, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu; e Patrícia Tempski, da Universidade de São Paulo (USP).
A FCM/Unicamp fica na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas (SP).
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FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964 Marcando os 50 anos do início do último regime autoritário no Brasil, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) promove, nos meses de março e setembro, o ciclos de debates FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964.

Os ciclos são organizados por diferentes departamentos e têm como proposta discutir o tema sob diversos ângulos.
Nos dias 19 e 20 de março, o Departamento de Ciência Política, o Centro de Estudos da Democracia Contemporânea (Cedec) e o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) participam de discussões com o tema Colapso do populismo?.
Entre os conferencistas estrangeiros, Alex Keyssar, da Harvard University, proferirá a palestra O debate histórico contemporâneo sobre o populismo nos EUA.
Francisco de Oliveira (USP), Francisco Weffort (USP), Marcelo Ridenti (Universidade Estadual de Campinas) e Wanderley Guilherme dos Santos (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) debaterão A crise do populismo vista meio século depois.
No período de 24 a 27 de março, integrantes do Departamento de História da USP, da Escola de Artes e Ciências Humanas da USP, da Brown University, dos Estados Unidos, e da Associação Nacional de Pesquisadores de Histórias das Américas (ANPLHAC) debaterão O golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina.
O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas abordará O golpe de 1964 e a literatura brasileira entre 17 e 19 de setembro.
Todos os debates são gratuitos e abertos aos interessados, sem necessidade de inscrição.

FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR ENFRENTA DESAFIOS
(Texto de Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP)
O financiamento do sistema de ensino superior no Estado de São Paulo enfrenta três grandes desafios, de acordo com Carlos Antonio Luque, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
O primeiro é a disputa por recursos com outros setores também prioritários para o Estado, como saúde, transporte e segurança pública.
O segundo, situado dentro do próprio setor educacional, está relacionado à competição por recursos com o ensino básico.
O terceiro desafio está no próprio cerne do sistema de ensino superior paulista e se refere à pressão pela expansão do número de vagas nas universidades públicas paulistas, afirmou Luque em palestra proferida no dia 23 de janeiro no simpósio Excellence in Higher Education.
Realizado pela FAPESP em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o encontro teve como objetivo debater os determinantes da excelência no ensino superior no Brasil e formular recomendações que poderão embasar políticas públicas.
“Esses três desafios tornam bastante complexa a definição orçamentária e o financiamento do sistema de educação superior de São Paulo e de outros estados brasileiros”, disse Luque.
De acordo com o pesquisador, que foi secretário adjunto da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo de 1995 a 2005, apesar do reconhecimento da importância do investimento público em educação, o setor compete diretamente e, muitas vezes, leva desvantagem na disputa por recursos com outros setores na definição de orçamento de Estados e municípios do país.
“Há setores, como o de segurança pública, cujos gastos são normalmente corretivos (ou seja, não resolvem as causas primárias dos problemas) que acabam ganhando um caráter emergencial e são priorizados na definição de orçamentos públicos no Brasil e, eventualmente, em outros países”, afirmou o pesquisador, que é diretor-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A fim de preservar e assegurar recursos para a educação nas definições orçamentárias, a Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu que o governo federal deve aplicar 25% de sua receita líquida de impostos no setor como um todo – incluindo ensino básico e superior –, disse Luque.
O exemplo foi seguido na esfera estadual em São Paulo, que também estabeleceu em um dos artigos de sua Constituição que o governo paulista deve aplicar, no mínimo, 30% de sua receita líquida de impostos na área educacional.
Outros setores também pleitearam e obtiveram o benefício, chamado vinculação orçamentária. O setor da saúde, por exemplo, conseguiu assegurar 12% da receita líquida de impostos para financiar suas ações, exemplificou Luque.
“De cada R$ 1 arrecadado pelo governo do Estado de São Paulo hoje na forma de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], aproximadamente R$ 0,60 [60%] já está destinado a essas vinculações orçamentárias”, detalhou Luque.
“O que resta de liberdade orçamentária ao Estado são R$ 0,40 de cada R$ 1 arrecadado.”
Dessa forma, se por um lado a vinculação orçamentária protegeu o investimento público em educação, por outro limitou o financiamento no setor, que tem de disputar recursos com outros que não possuem vinculação orçamentária, avaliou Luque.
“O que acontece é que o patamar mínimo de 30% de investimento da receita líquida de imposto arrecadado pela Estado para a educação acaba tornando-se o limite máximo”, explicou.
“Para sair do patamar de 30% e caminhar para 30,1% ou 30,2%, por exemplo, é muito difícil.”
Outro problema gerado pela vinculação orçamentária que começou a ser discutido pelos gestores dos recursos públicos nos últimos anos, de acordo com Luque, é que há uma percepção de que ela cristaliza prioridades.
Para atingir o mínimo de 30% de aplicação da receita líquida de impostos arrecadados pelo governo estadual em educação e 12% na área da saúde, por exemplo, não raro são apoiados projetos que, juntos, atingem esse patamar de financiamento, mas não são prioritários, apontou o pesquisador.
A fim de tentar corrigir essas distorções nas definições orçamentárias, nos últimos anos começou-se a discutir nos âmbitos federal e estadual a desvinculação orçamentária.
“Há uma discussão de que é necessário fazer a desvinculação de recursos”, disse Luque. “O governo federal há alguns anos tomou essa medida em relação ao uso dos recursos da União para ter maior liberdade de execução orçamentária.”
Concorrência com a educação básica
O sistema público de ensino superior também disputa recursos dentro do próprio setor educacional com o ensino básico, disse Luque.
Em 1996, começou-se a discutir no Brasil a necessidade de proteger os investimentos públicos no ensino fundamental. Para atingir esse objetivo, foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).
A medida estabeleceu que, do total de 30% da receita líquida de impostos que os Estados devem aplicar na área educacional, 15% devem ser destinados à educação básica.
Em 2006, com a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), esse patamar foi elevado para 20%. Com isso, 10% ou menos do total da arrecadação tributária estadual são aplicados no ensino superior, destacou Luque.
“No caso de São Paulo, há uma lei ordinária, enviada anualmente para aprovação na Assembleia Legislativa, que faz a vinculação dos recursos das universidades e estabelece que o Estado deverá repassar, no mínimo, o equivalente a 9,57% de sua receita do ICMS para as instituições públicas de ensino superior paulistas”, disse.
“Ao somar os 20% dos recursos públicos que devem ser destinados para a educação básica com os 9,57% que precisam ser alocados na educação superior, o patamar de 30% de investimento público total em educação já se esgotou”, disse Luque.
A demanda pelo aumento do número de vagas no sistema de ensino público superior paulista pode causar o acirramento da disputa por recursos do setor com o ensino básico e fazer com que haja uma pressão para elevar o patamar de investimentos do Estado em educação, avaliou o pesquisador.
“Dependendo de como evoluir a economia do Estado de São Paulo e, consequentemente, a arrecadação do ICMS, a disputa por recursos entre o ensino superior e a educação básica pode gerar uma discussão de que o atual patamar de 30% de investimentos no setor é insuficiente”, disse.
“A questão será se o Estado aumentará seus investimentos no setor acima desse limite de 30% ou internalizará uma pressão entre educação básica e ensino superior”, apontou Luque.
Se a economia do Estado crescer e, por conseguinte, aumentar a arrecadação de ICMS do Estado, essa disputa por recursos entre educação básica e o ensino superior tende a ser amenizada, segundo Luque. Caso contrário, deve tornar-se mais acirrada. 
 

NO BRASIL, A TECNOLOGIA QUE PERMITE ANUNCIAR EM VÍDEO ONLINE E EM TEMPO REAL


A empresa francesa DynAdmic, especializada na compra e venda de espaço publicitário em vídeos online, está trazendo ao mercado brasileiro uma tecnologia que permite fazer anúncios em tempo real nesse tipo de mídia.

De acordo com a própria empresa, o recurso oferece maior precisão na hora de selecionar a audiência além de inventário de vídeos de qualidade premium.

Ainda segundo a DynAdmic, a novidade promete impulsionar o mercado de publicidade em vídeos online no Brasil, aumentando o retorno sobre investimento em campanhas, além de garantir a presença das marcas em vídeos de qualidade que não utilizam cookies e preservam a imagem das empresas nos anúncios.

“Antes do desenvolvimento da tecnologia DynAdmic, só era possível selecionar audiência com base no descritivo da páginas e metadados dos vídeos (títulos, resumos e tags) ou em cookies (rastreamento de dados das pesquisas orgânicas e comportamento do cliente).”

“Trazemos uma nova prática ao mercado, uma seleção a partir do conteúdo do vídeo em si e não em descritivos das páginas onde os vídeos foram postados, ou seja, o interesse real dos consumidores”, afirma Lara Krumholz, general manager da DynAdmic no Brasil.

A solução foi testada nos mercados francês e norte-americano por marcas como Nissan, Audi, BMW, Total e Nívea, acaba de render à DynAdmic o prêmio Best Start-up (escolhida entre 60 empresas) pela tecnologia mais inovadora e sua contribuição à indústria publicitária, no Cristal Festival 2013, na França, em dezembro último.

Um dos principais diferenciais é que o anúncio entra no ar no exato instante em que a pessoa está assistindo ao vídeo online, em tempo real.

Além disso, a empresa é detentora de tecnologia proprietária de reconhecimento de áudio, que identifica vozes e sons dos vídeos e analisa semântica e linguisticamente o conteúdo.  

Com isso, a tecnologia classifica o conteúdo em diferentes categorias e bloqueia vídeos potencialmente nocivos às marcas, tais como os de violência ou pornografia, além de vídeos amadores e de má qualidade.

A aposta no mercado brasileiro é apoiada por diversos indicadores do potencial deste segmento no País.

“O Brasil é hoje o segundo maior mercado de vídeo online depois dos Estados Unidos em número de visitantes únicos no Youtube e um dos cinco maiores mercados em receita.”

“O Ibope Media aponta que existem hoje no Brasil, cerca de 105,1 milhões de pessoas com acesso a internet tornando o país o quinto país mais conectado do mundo e o terceiro em quantidade de usuários ativos (76 milhões), ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão”.

O consumo de vídeo no Brasil cresceu 18% em 2012 comparado ao ano anterior (dados Comscore) e a publicidade digital cresceu 32% em 2013 (dados do Interactive Advertising Bureau)”, comenta Lara.

Os clientes DynAdmic são agências de comunicação que efetuam a compra de mídia online para marcas. A seleção da audiência pode ser feita por diferentes categorias, entre elas por interesse (bem estar, fitness, auto, música, news, etc.), palavras-chave, ou critérios específicos, tais como idioma, geolocalização, dispositivo (celular, PC, Mac, tablet, etc.), tipo de navegador (explorer, firefox, google chrome), horário de difusão, tempo de duração do vídeo, tamanho e qualidade de resolução.(Redação Adnews)


TERRA PERSONALIZARÁ CONTEÚDO E PUBLICIDADE


A partir de 31 de março, entra no ar o Novo Terra, totalmente reformulado e com um modelo diferente que promete mexer com o mercado, como a entrega de páginas com conteúdo e publicidade personalizados para cada usuário.
Isso significa que cada visitante terá sua própria home com conteúdos de interesse relacionados e anúncios diferentes, de acordo com suas preferências, que serão rastreados e sendo refinados cada vez mais com o passar do tempo. A previsão inicial é entregar 100 milhões de páginas personalizadas por dia.
Com o novo posicionamento “Terra, onde você está”, a versão reformulada do portal será lançada no Brasil, Estados Unidos e México, três dos principais mercados para a empresa de mídia que pertence ao Grupo Telefônica, e está criando altas expectativas.

“Quisemos ser diferentes dos concorrentes. Estou muito confiante no projeto. O Terra tem um DNA de inovação muito forte, completa 15 anos em 2014 e assim como fizemos ao longo desse tempo, tínhamos que mudar.

A expectativa é de um crescimento de 20% no faturamento global de publicidade este ano, acima do que vínhamos crescendo nos últimos anos”, afirma Paulo Castro, CEO global do Terra.

Segundo o executivo, o investimento no projeto – que começou há cerca de um ano – é de US$ 100 milhões e envolveu mais de 150 profissionais. Castro acrescenta que a receptividade do mercado tem sido muito boa.
Uma das novidades é que a publicidade, além de ser personalizada, não terá espaço fixo no portal.
“O objetivo é explorar mais o conhecimento da nossa audiência e buscar entregar mais conteúdo e propaganda que sejam relevantes aos nossos usuários”, destaca Castro.
De acordo com dados do comScore, o Terra tem hoje 95 milhões de visitantes únicos por mês. O faturamento global declarado é de 300 milhões de euros. (Propmark)

OPORTUNIDADE

Engenharia Elétrica da Fatec busca professor assistente

Reabertas, até 5 de fevereiro, as inscrições para o concurso da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) que visa preencher uma vaga de professor assistente na área de Engenharia Elétrica.
O docente selecionado será contratado por tempo indeterminado, sob regime da CLT e com valor de hora/aula de R$ 26,66. A atribuição da carga horária será de nove horas/aula semanais, sendo seis em sala de aula e três para atividades extraclasse.
O professor ministrará a disciplina “Dispositivos semicondutores” e deve possuir graduação e/ou pós-graduação nessa área. Entre os assuntos relacionados ao programa estão: materiais semicondutores intrínsecos e extrínsecos, efeitos da temperatura e luz na geração de portadores livres e transistor bipolar de junção e suas curvas características.
Os candidatos serão submetidos a exames de conhecimento específico, didático e de memorial circunstanciado e deverão atender a convocação, comparecendo ao local da prova pelo menos 15 minutos antes do horário marcado.
O candidato aprovado será classificado de acordo com a avaliação individual, pela média aritmética simples (média final) das notas a ele atribuídas no conjunto dos exames, consideradas até duas casas decimais.
As inscrições podem ser feitas na Assistência Técnica para Assuntos Docentes da Fatec, que fica na Avenida Tiradentes, 615, em São Paulo.


TWITTER E GFK FAZEM PARCERIA

 

Twitter e GfK anunciam uma parceria para introduzir o GfK Twitter TV Ratings nos mercados de Alemanha, Áustria e Holanda.

O novo serviço vai fornecer insights sobre a frequência e alcance dos posts de usuários do Twitter relacionados a programas de televisão e campanhas publicitárias. Com o GfK Twitter TV Ratings, a GfK será capaz de fornecer dados sobre a frequência e o alcance dos posts relacionados a atrações específicas.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com o Twitter. Estamos apenas no início da transformação digital dos meios de comunicação e o Twitter tem provado ser o 'Social Soundtrack’ de fatos ao vivo e na televisão.

Avaliamos a interação entre os diferentes meios de comunicação particularmente interessante e estamos trabalhando para fornecer insights sobre os efeitos do cross-media ao lado de nosso novo parceiro inovador, o Twitter”, afirma Matthias Hartmann, CEO da GfK. (Propmark)

BRASIL POST ESTREIA COM TEMAS POLÊMICOS

A versão brasileira do Huffington Post estreou  na internet brasileira. O site foi lançado em parceria com o Grupo Abril, que será o responsável pelo conteúdo.

A primeira chamada de capa já dá o aperitivo do que deve ser a cobertura do título no País. “#vempraurna - "O local para protestar é a urna".

A página principal ainda traz uma entrevista com o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello e outro texto sobre eleições e a influência da web nas urnas.

Outro destaque de capa é o artigo da fundadora do veículo, a grega Arianna Huffington, que veio ao Brasil participar do lançamento da plataforma.

“Os brasileiros são sociáveis por natureza, na rede e fora dela, fato que faz do Brasil o lugar perfeito para o Huffington Post ampliar sua plataforma, que tem tudo a ver com iniciar conversas e promover engajamentos.”

“Com seus mais de 100 milhões de internautas -- número que faz dele o quinto maior público do mundo -- e com 50 milhões de smartphones, o Brasil é um país tão hiperconectado quanto qualquer outro no mundo”, comentou.

Arianna também apresentou o viés de conteúdo que o Brasil Post pretende imprimir.

“Por meio de um misto de reportagens originais e a abertura de nossa plataforma de blogs para vozes tanto novas quanto conhecidas, vamos não apenas contar as histórias das notícias e dos fatos que moldam o Brasil, mas também captar o espírito de seu povo.”


“Com o lançamento de novas edições internacionais -- o Brasil é o décimo país em que estamos presentes --, descobrimos quão ansiosos estão nossos leitores em todo o mundo para saber sobre as vidas e tradições das populações de outros países”. (Redação Adnews)

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