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TAMBÉM:
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Uma Agenda repleta de eventos
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Mobiliário Urbano em Curitiba
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Financiamento do Ensino Superior enfrenta desafios
. No Brasil, a
tecnologia que permite anunciar em vídeo online e em tempo real
. Terra personalizaará conteúdo e publicidade
.
Oportunidade
INOVAÇÃO, BRANDING E RECRUTAMENTO COM HACKATHONS
Antes que você se pergunte “mas o que é um Hackathon?”,
eu explico:
Hackathon vem da combinação de dois termos:
· Hacker:
que na verdade não tem nada a ver com alguém que se utiliza de vulnerabilidades
de programas e sistemas operacionais para invadir computadores, roubar senhas
ou coisas do tipo, mas tem sim a ver com uma programação exploratória e
divertida.
E quando esses programadores se juntam em algum lugar
para virar a noite programando (às vezes dias), aí entra o segundo termo:
·
Marathon: jornada longa ou maratona na busca por um objetivo (sem maiores explicações
aqui).
Resumindo: “Hackathons são eventos onde programadores se
encontram para uma maratona de programação colaborativa”.
Melhorou?
Um hackathon pode durar um dia, um final de semana, ou
até combinar desafios ou competições e durarem meses.
O ambiente é sempre descontraído, o público, jovem, e a
comida, a que puder ser saboreada ao mesmo tempo em que se programa sobre
o teclado.
Ok, mas a essa altura você deve estar pensando que isso
só se aplica a empresas como Facebook ou Google e só funciona em ambientes como
o Vale do Silício na Califórnia.
Aí é que você se engana, pois embora esses eventos sejam
sim, uma “febre” nos Estados Unidos, eles vêm se tornando cada vez mais
populares no Brasil também.
Então, por que fazer um hackathon?
É possível dizer que existem pelo menos três principais
motivos:
1) Inovação e teste de
produtos e conceitos:
Muitas empresas buscam obter feedback e otimizar seus
produtos ou mesmo testar a viabilidade de novos conceitos.
Elas incentivam a experiência e interagem com os
desenvolvedores enquanto eles integram e usam os produtos.
Um bom exemplo foi o “Glass Foundry”, promovido pelo
Google em fevereiro de 2013. A proposta era utilizar o conjunto de ferramentas
para desenvolvedores (SDK) e a API disponibilizada pelo Google na busca de
novos usos para o Google Glass.
O resultado foi impressionante: aproximadamente 80 novas
possibilidades em dois dias. Parece que deu certo!
A Sensedia,
a Sendgrid e a aceleradora de empresas 21212 organizaram um Hackday em setembro
no Rio de Janeiro. Algumas APIs foram expostas, os participantes se
organizaram em equipes e apresentaram, no final, suas ideias inovadoras com
protótipos muito interessantes.
2) Fortalecimento de marca:
Branding:
Sim, algumas empresas investem muitos recursos nesse tipo
de evento e, com certeza, não é sem motivo.
Muitas delas querem, principalmente, ampliar seu “share
of mind”, tornando sua marca ou produto mais conhecido (especialmente entre os
desenvolvedores) e aguçar a percepção de valor dos mesmos.
O objetivo é que os desenvolvedores se lembrem dessas
marcas, queiram trabalhar com elas desenvolvendo aplicativos e usando suas APIs
e associem tal marca a uma experiência única e, porque não, sensacional!
No último hackathon promovido pela Salesforce, a empresa
forneceu acesso a informações que não são usualmente abertas – demonstrando
confiança nos desenvolvedores - e ainda deu um prêmio de US$ 1 milhão para os
ganhadores.
Com um prêmio assim fica difícil não ficar de olho nessa
empresa, concorda?
3) Atração e recrutamento
de talentos (os melhores, por favor):
Recrutar os melhores talentos é um desafio e tanto.
Quando o assunto envolve tecnologia, análise de
currículos recheados de siglas e entrevistas passam longe de ser suficientes
para descobrir se a aposta em determinado candidato é certeira.
Bom, e por que não fazer um teste “on the fly” com ele e
verificar se, no final do processo, ele conseguiu efetivamente entregar
resultados surpreendentes?
Foi assim que a CI&T, uma das maiores empresas
brasileiras de tecnologia, realizou o seu processo seletivo para o programa de
estágio 2014. Uma forma inovadora de buscar talentos, alinhada ao estilo e aos
produtos da empresa.
Em 2013, muitos hackathons aconteceram no mercado
brasileiro, não só de grandes empresas como Google, Evernote, Sendgrid e
Mercado Livre, mas também de empresas menores e, surpreendentemente, órgãos
governamentais como a Secretaria de Transporte de São Paulo (SPTrans), a Câmara
dos Deputados e a Prefeitura de Belo Horizonte – imagino que inspirados pelo
caso sensacional da Prefeitura de Nova York.
O momento de adotar um hackathon como parte de uma
estratégia maior depende de algumas questões que as empresas precisam ter em
mente para não saírem frustradas dessa experiência.
Por exemplo, um hackathon precisa ser bem pensado para
atingir seus objetivos.
A atratividade e a divulgação do evento são partes
fundamentais para que seja um sucesso. Independente do seu objetivo é
importante ter um background técnico bem estruturado com informações
disponibilizadas da forma correta (preferencialmente através de APIs), um local
apropriado (um ambiente “cool” cai muito bem), conexão rápida com a internet é
fundamental e não se pode esquecer o “combustível”: pizza e energético são
quase que obrigatórios nessas maratonas.
Uma última dica: procure parceiros que tenham experiência
com hackathons ou que gerem atratividade para os desenvolvedores: empresas com
marcas reconhecidas e especialistas técnicos são sempre boas pedidas.
Agora só falta organizar o seu.
CAMPANHA
ESTAMPA MOBILIÁRIO URBANO EM
CURITIBA
Trocar comportamentos
pessimistas por iniciativas positivas é principal intenção das mensagens
estampadas em painéis dispostos nas ruas de Curitiba.
As mensagens fazem
parte da Campanha 5 Minutos, eu medito, promovida pela ONG internacional Mãos
sem Fronteiras e veiculada de forma voluntária pela Favretto Painéis –
proprietária dos pontos de divulgação de mobiliário urbano.
Criada pela TheGetz, a campanha mostra nos
painéis palavras chaves cujo o início é escondido com um balão azul (símbolo da
campanha), dando outro sentido.
Dessa forma, reclame vira ame, infeliz sem o sufixo
in, fica feliz, e correria, sem as duas primeiras sílabas, fica
ria. Todas elas são acompanhadas da frase: “meditar muda sua vida”,
com chamada para o site da campanha eumedito.org
O objetivo é chamar a atenção do curitibano
para a importância e os benefícios da meditação no seu dia-a-dia e mostrar como
ela pode mudar comportamentos e trazer bem-estar e qualidade de vida com a
prática constante.
“Conhecemos o projeto e iniciamos o exercício da
meditação diariamente, por cinco minutos. Logo em seguida, a minha sócia, que
usava medicamento para dor, não sentiu mais necessidade.
A experiência pessoal é que nos levou a acreditar
na campanha e fazer essa parceria que com certeza terá longa duração”, explica
Janete Favretto, sócia da empresa de painéis.
Além das principais avenidas de Curitiba, a
campanha está divulgada nos painéis instalados na rodovia BR-277, que liga
Curitiba ao litoral paranaense, e BR-376, que liga Curitiba a Santa Catarina.
A Campanha “5 Minutos,
eu medito” é uma inciativa da ONG internacional Mãos sem Fronteiras, que
realizará no dia 5 de abril o Encontro Mundial de Meditação pela Paz.
A campanha tem a adesão
voluntária da agência TheGetz, dos publicitários Maurício Ramos e Luciane
Vanzella, da RIC (afiliada da Rede Record no Paraná), Deiró Filmes, que está
desenvolvendo o filme institucional da campanha, da Favretto, que veiculou os
painéis, da livraria do Chaim, e da produtora de vídeos Pamka.
A campanha conta ainda
com o apoio do cantor Tiago Iorc. Ela já foi lançada em São Paulo e em São
Luís, no Maranhão. Em fevereiro será lançada em Brasilia e em março no Rio de
Janeiro.
AGENDA DE EVENTOS
.
EVENTOS CORPORATIVOS APRESENTAM BONS RESULTADOS - Pesquisa realizada pela Ivani Rossi Conhecimento Aplicado a Negócios
revelou que o orçamento em eventos
corporativos em 2013 deve chegar a aproximadamente R$ 23
milhões.
As empresas de diferentes setores apostam
na estratégia como forma de apresentarem produtos, fidelizarem clientes e
valorizarem os funcionários em eventos de confraternização.
O estudo ainda apontou que, em média, cada
empresa promove até 58eventos anuais, como congressos, feiras de
negócios e confraternizações.
A diretora comercial da Rede Tauá de
Hotéis e Resorts, Lizete Ribeiro, conta que a procura por eventos empresarias cresceu cerca de 60% no último ano, com a
realização de congressos, palestras, convenções, eventos comemorativos.
“Cada vez
mais as empresas e organizações querem promover seus eventos em locais com
infraestrutura, qualidade de atendimento e ambiente agradável. A opção por
resorts e hotéis cresce, justamente, por agregar esses diferencias e
benefícios”, declara Lizete. (Promoview)
. CÂMARA BRASIL-ALEMANHA PROMOVE SEMINÁRIO
EM SÃO PAULO - A Câmara Brasil-Alemanha realiza, no dia 05/02, o seminário
“Imigração: Novos Procedimentos e Pesquisa de Avaliação”, no escritório Souza,
Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, em São Paulo.
O evento contará com as palestras “Novos
procedimentos para solicitação de autorização de trabalho a estrangeiro no
Brasil” e “Atratividade, Facilidade no Processo Imigratório e Intercâmbio de
Talentos: Objetivos da Pesquisa Inédita de Imigração no Brasil e Exterior”.
O levantamento “Contratação de mão de obra estrangeira no Brasil:
uma análise da experiência das empresas brasileiras” começou a ser produzido no
final do ano passado, com o objetivo de identificar os entraves encontrados
pelas empresas ao contratarem imigrantes para trabalhar no País.
A pesquisa é realizada pela Emdoc, consultoria especializada em
serviços de mobilidade global, a pedido da Secretaria de Assuntos Estratégicos
da Presidência da República (SAE/PR). (Promoview)
MTUR INVESTE NAS SERRAS GAÚCHAS E
CATARINENSES - O Ministério do Turismo assinou um contrato no valor de
R$ 1 milhão para conhecer melhor o turismo na região das serras gaúcha e
catarinense.
O termo permitirá a elaboração de um plano
estratégico com diagnóstico e proposta operacional para o desenvolvimento da
região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolve Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O recurso é
proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por
meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e parte da política de
gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de
desenvolvimento regional.
“O
diagnóstico da região e suas potencialidades é essencial para a implantação de
ações de políticas públicas que visem o desenvolvimento do turismo e da
economia da região, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, diz o
secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.
O
responsável pela execução do plano será o consórcio nacional formado pelas
empresas Petrochi Consultoria e Moving Consultoria. As empresas terão até
setembro para fazer o estudo que irá orientar investimentos de poder público
federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada do setor.
Entre os
resultados que o plano deve trazer estão a análise do mercado turístico da
região, perfil, gasto médio e permanência média do turista, tendências de
comportamento dos visitantes, número de empregos gerados, número de
estabelecimentos e capacidade, entre outros.
A análise
também deverá trazer linhas de produtos potenciais, como atrativos naturais ou
patrimoniais pouco conhecidos, equipamentos e instalações necessárias,
infraestrutura básica, serviços gerais, além de um diagnóstico estratégico e um
planejamento operacional.
A
importância do turismo para a região serrana catarinense é inegável, segundo o
secretário de estado de Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina, Valdir
Walendowsky.
“O cenário
inclui paisagem de pinheiros, campos com gado, pomares e grande cânions. A
formulação desse plano, sem dúvida, vai contribuir para ampliar e qualificar a
região, que já figura como um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, diz
Valdir.
De acordo com a secretária de Turismo do
Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, com o trabalho finalizado será possível
traçar estratégias conjuntas para a consolidação dos Aparados da Serra e dos
municípios ao seu redor como um destino turístico de competitividade mundial,
ancorado pelas suas belezas naturais, hospitalidade serrana e tradição.
O estudo
engloba 14 municípios do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes; Cambará do
Sul; Bom Jesus; Jaquirana; São Francisco de Paula; Canela; Gramado; Nova
Petrópolis; Caxias do Sul; Antonio Prado; Flores da Cunha; Farroupilha; Bento
Gonçalves e Garibaldi. Além de Bom Jardim da Serra; São Joaquim; Lages e
Urubici, em Santa Catarina. (Promoview)
. BTL: A FEIRA DE TURISMO DOS DESTINOS DE LÍNGUA PORTUGUESA- Dando continuidade ao
posicionamento iniciado com a edição de 2012, a BTL 2014pretende reforçar a sua imagem de “feira de turismo dos
destinos de língua portuguesa”, o que vai fazer por intermédio de diversas iniciativas.
Neste âmbito, vai realizar-se logo no
primeiro dia de feira dia 12 de março, o I Fórum Empresarial de Turismo de
Países de Língua Oficial Portuguesa, reforçado com o I Fórum de Governantes de
Turismo de Países de Língua Oficial Portuguesa no dia 13 de março, esta última
iniciativa sob os cuidados da Organização Mundial de Turismo.
A edição deste ano da BTL vai também
apostar no programa de hosted buyers que
vai ser reforçado. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a APAVT, a TAP
e o Turismo de Portugal, visa a intensificação de negócios na área da Meeting Industry.
“Queremos
atrair os buyers internacionais com a promessa que aqui, em Lisboa, podem tomar
conhecimento com a oferta relevante dos Países de Língua Oficial Portuguesa e
fazer os seus negócios”, afirma a propósito Fátima Vila Maior, diretora de área
de feiras. (Promoview)
. SIX SIGMA BRASIL DISCUTIRÁ ÁREA PÚBLICA E PRIVADA -
Em 2014, o público de Gestão, Gerenciamento de Projetos, Processos e
Qualidade poderá contar com a presença confirmada de grandes nomes de mercado e
ter contato com um grande diferencial, a convergência entre os profissionais da
área pública e privada.
O congresso,
em sua sexta edição, tornou-se o maior e mais qualificado evento internacional
do setor de gestão pública e privada do primeiro semestre do ano, com o
objetivo de reunir as forças do mercado, proporcionando às empresas e aos
profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o
desenvolvimento de negócios, de relacionamento e de conhecimento.
Para trocar informações sobre as melhores
práticas de mercado no sexto Congresso Internacional SIX Sigma
Brasil, que
ocorre nos dias em 21 e 22 de maio, no Centro Universitário Senac, em São
Paulo, Célio Fernando Bozola, engenheiro da USP e atual presidente da Companhia
de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), é o mais novo confirmado para o tradicional summit que já faz parte da agenda
oficial da cidade.
Bozola junta-se em 2014 aos demais
palestrantes confirmados para o evento, como Ozires Silva, Christian Barbosa
(TriadPS), Carlos Alberto de Souza (Cemig), Marcio Abraham (Setec), Andre
Ricardi (Senac), Alberto Pezeiro (Seta), Wandreza Ferreira (Nextel), Luis Oliveira
(Otima), entre outros importantes nomes.
O evento representa a oportunidade para quem deseja se
desenvolver na carreira e se atualizar com tudo o que está acontecendo no mundo
relacionado ao tema.
Networking,cases, experiências, conhecimentos, trocas de informação
e um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios é o que reúne o
Congresso SIX Sigma Brasil. Mais
informações e reservas no portal do evento. (Promoview)
. SAP FÓRUM BRASIL COM FOCO NA COPA DO
MUNDO - O SAP Fórum Brasil 2014 é o principal evento de negócios e tecnologia da América Latina, que ocorre entre os dias 11 a 13 de
fevereiro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Serão mais de 500 sessões distribuídas em seis
espaços diferentes, divididos por áreas de negócios, tecnologias emergentes,
pequenas e médias empresas, entre outros temas.
Conteúdo
§ Sessões
para diferentes indústrias, como Serviços Financeiros, Utilities, Produtos
de Consumo, Agronegócio, Setor Público, Manufatura, Varejo, Telecom, Óleo e Gás
e Mineração.
§ Sessões
para profissionais de Marketing e Vendas, Recursos Humanos, Compras,
Finanças, Operações e Logística e TI.
§ Casos
de sucesso e demonstrações de soluções de mobilidade, computação em nuvem,
análise de dados e processamento de informações em tempo real com a
plataforma SAP Hana
§ Keynotes
e headliners explorando temas de Inovação, Tendências e Liderança
§ Conteúdo
focado para Pequenas e Médias Empresas
§ Sessões
com conteúdo exclusivo para desenvolvedores
Esportes
Em ano de Copa do Mundo no Brasil, o SAP Fórum terá uma área especial em
que serão exibidos vídeos e demonstrações de como a tecnologia SAP já está
revolucionando o futebol e ajudando alguns times a melhorar o acompanhamento e
a performance dos atletas e a experiência dos fãs nas arenas esportivas.
Palestrantes/Porta-vozes
§ Para
o Congresso de abertura, está confirmada a presença do economista e escritor do
livro O Valor do Amanhã, Eduardo Gianetti
§ Outros
importantes nomes do mercado que também estarão no evento: o
economista Mailson da Nóbrega, o neurocientista brasileiro Miguel
Nicolelis, Walter Longo, presidente da agência Grey Brasil, Alex Szapiro,
presidente da Amazon no Brasil
§ A
presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, também estará no evento, assim
como Diego Dzodan, presidente da SAP SoLA (região sul da América Latina)
§ Entre
outras dezenas de convidados e executivos locais, regionais e globais da SAP. (Promoview)
. MARK ZUCKERBERG SERÁ UM DOS ORADORES
DO MWC - O Mobile World Congress 2014 vai decorrer entre os dias 24 e
27/02, na cidade de Barcelona e vai apresentar todos os gigantes do setor da
mobilidade.
Além de Mark Zuckerberg, os CEO
da IBM e da AT&T, Virginia Rometty e Randall Stephenson,
respetivamente, também vão marcar presença no evento, sendo alguns dos
principais oradores.
Zuckerberg vai realizar o keynote inaugural da iniciativa. A presença do
fundador da rede social mostra a relevância crítica que os dispositivos móveis possuem
no futuro do Facebook.
Jan Koum, CEO do WhatApp, Lance Howarth,
CEO da Raspberry Pi Foundation, Sirgoo Lee, Co-CEO da Kakao Corp e Kaoru Kato,
CEO da NTT DoCoMo serão outras presenças do evento.
Os
responsáveis pelo MWC 2014 revelaram que o CEO do Facebook vai dar destaque a
temas como o acesso global à Internet. A palestra de Mark Zuckerberg está
agendada para o dia 24/02. (Promoview)
. 3º Seminário Internacional: Infância e Relações Étnico-Raciais - O grupo de pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação
infantil: políticas e práticas da diferença” e o curso de especialização em
Educação Infantil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promovem, de
17 a 19 de março, o 3º Seminário Internacional: Infância e relações
étnico-raciais, em São Carlos.
O
evento tem como objetivo promover debates com pesquisadores brasileiros e
estrangeiros sobre questões e pesquisas ligadas à sociologia da infância e à
educação infantil.
O
professor Pap Ndiaye, da Université Sciences Po, da França, apresentará na conferência
de abertura a palestra O pensamento e a condição negra.
Véronique
Francis, professora de Ciências da Educação da Université d'Orléans, também da
França, participará da mesa de debates sobre o tema Representações raciais na
literatura infantil francesa.
As
inscrições podem ser feitas pela internet até 3 de março. Aos que desejarem
submeter trabalhos para apresentação, o prazo de envio vai até o dia 24 de
fevereiro.
.
11º Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo - A Sociedade Paulista de Diabetes e Metabolismo promove, entre os dias 15
e 17 de maio, o 11º Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo, que será
realizado na cidade do Guarujá, no litoral paulista.
Profissionais
da área da saúde interessados em diabetes mellitus e alunos de graduação e
pós-graduação são convidados a participar das discussões sobre resultados de
pesquisas recentes e inéditas e estimulados a trocar experiências que
contribuam para o tratamento da doença.
O
congresso reserva espaço para a apresentação de trabalhos em forma de pôster.
Os interessados devem enviar os resumos, que podem ser em inglês ou em
português, até 20 de março.
A
data máxima para as inscrições on-line é 8 de maio, mas, para obter desconto na
taxa, a inscrição deve ser feita até 20 de março.
O
evento será no Casa Grande Hotel, que fica na Avenida Miguel Stéfano, 1001, no
Guarujá (SP).
.
Workshop de Tecnologia em Mecanização Agrícola de Botucatu – Alunos de graduação,
de pós-graduação e professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de
Botucatu realizam, nos dias 3 e 4 de abril, o Workshop de Tecnologia em
Mecanização Agrícola.
O
evento terá palestras e dinâmicas com temas direcionados ao aperfeiçoamento e à
atualização dos conhecimentos sobre tecnologias disponíveis e desenvolvidas na
área de mecanização agrícola.
José
Paulo Molin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da
Universidade de São Paulo (USP), ministrará a palestra “Mecanização de
Precisão” e Ulisses Antuniassi, da Unesp de Botucatu, falará sobre “Inovações
em Tecnologia de Aplicação”.
As
inscrições com desconto na taxa podem ser feitas pela internet até 15 de março.
O
local do encontro será o auditório “Paulo Rodolfo Leopoldo”, da Faculdade de
Ciências Agronômicas da Unesp, que fica na Fazenda Experimental Lageado, em
Botucatu (SP).
. Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Médica – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia, no dia 22 de fevereiro, o
Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
A reunião é destinada
a docentes, estudantes e residentes da área médica e terá como tema “Saúde
mental do estudante e residente, assédio e violência na escola médica”.
A programação inclui
palestras dos professores Marco Akerman, da Faculdade de Medicina do ABC
(FMABC), de Santo André; Maria Cristina Pereira Lima, da Universidade Estadual
Paulista (Unesp) de Botucatu; e Patrícia Tempski, da Universidade de São Paulo
(USP).
A FCM/Unicamp fica na
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em
Campinas (SP).
FFLCH
discute os 50 anos do golpe de 1964 – Marcando os 50 anos
do início do último regime autoritário no Brasil, a Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) promove, nos
meses de março e setembro, o ciclos de debates FFLCH discute os 50 anos do
golpe de 1964.
Os
ciclos são organizados por diferentes departamentos e têm como proposta
discutir o tema sob diversos ângulos.
Nos
dias 19 e 20 de março, o Departamento de Ciência Política, o Centro de Estudos
da Democracia Contemporânea (Cedec) e o Centro de Estudos dos Direitos da
Cidadania (Cenedic) participam de discussões com o tema Colapso do populismo?.
Entre
os conferencistas estrangeiros, Alex Keyssar, da Harvard University, proferirá
a palestra O debate histórico contemporâneo sobre o populismo nos EUA.
Francisco
de Oliveira (USP), Francisco Weffort (USP), Marcelo Ridenti (Universidade
Estadual de Campinas) e Wanderley Guilherme dos Santos (Universidade Estadual
do Rio de Janeiro) debaterão A crise do populismo vista meio século depois.
No
período de 24 a 27 de março, integrantes do Departamento de História da USP, da
Escola de Artes e Ciências Humanas da USP, da Brown University, dos Estados
Unidos, e da Associação Nacional de Pesquisadores de Histórias das Américas
(ANPLHAC) debaterão O golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina.
O
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas abordará O golpe de 1964 e a
literatura brasileira entre 17 e 19 de setembro.
Todos
os debates são gratuitos e abertos aos interessados, sem necessidade de
inscrição.
FINANCIAMENTO
DO ENSINO SUPERIOR ENFRENTA DESAFIOS
(Texto de
Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP)
O
financiamento do sistema de ensino superior no Estado de São Paulo enfrenta
três grandes desafios, de acordo com Carlos Antonio Luque, professor da
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de
São Paulo (USP).
O
primeiro é a disputa por recursos com outros setores também prioritários para o
Estado, como saúde, transporte e segurança pública.
O
segundo, situado dentro do próprio setor educacional, está relacionado à
competição por recursos com o ensino básico.
O
terceiro desafio está no próprio cerne do sistema de ensino superior paulista e
se refere à pressão pela expansão do número de vagas nas universidades públicas
paulistas, afirmou Luque em palestra
proferida no dia 23 de janeiro no simpósio Excellence in Higher Education.
Realizado
pela FAPESP em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o encontro
teve como objetivo debater os determinantes da excelência no ensino superior no
Brasil e formular recomendações que poderão embasar políticas públicas.
“Esses
três desafios tornam bastante complexa a definição orçamentária e o
financiamento do sistema de educação superior de São Paulo e de outros estados
brasileiros”, disse Luque.
De
acordo com o pesquisador, que foi secretário adjunto da Secretaria de Economia
e Planejamento do Estado de São Paulo de 1995 a 2005, apesar do reconhecimento
da importância do investimento público em educação, o setor compete diretamente
e, muitas vezes, leva desvantagem na disputa por recursos com outros setores na
definição de orçamento de Estados e municípios do país.
“Há
setores, como o de segurança pública, cujos gastos são normalmente corretivos
(ou seja, não resolvem as causas primárias dos problemas) que acabam ganhando
um caráter emergencial e são priorizados na definição de orçamentos públicos no
Brasil e, eventualmente, em outros países”, afirmou o pesquisador, que é diretor-presidente
da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A
fim de preservar e assegurar recursos para a educação nas definições
orçamentárias, a Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu que o governo
federal deve aplicar 25% de sua receita líquida de impostos no setor como um
todo – incluindo ensino básico e superior –, disse Luque.
O
exemplo foi seguido na esfera estadual em São Paulo, que também estabeleceu em
um dos artigos de sua Constituição que o governo paulista deve aplicar, no mínimo,
30% de sua receita líquida de impostos na área educacional.
Outros
setores também pleitearam e obtiveram o benefício, chamado vinculação
orçamentária. O setor da saúde, por exemplo, conseguiu assegurar 12% da receita
líquida de impostos para financiar suas ações, exemplificou Luque.
“De
cada R$ 1 arrecadado pelo governo do Estado de São Paulo hoje na forma de ICMS
[Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], aproximadamente R$
0,60 [60%] já está destinado a essas vinculações orçamentárias”, detalhou
Luque.
“O
que resta de liberdade orçamentária ao Estado são R$ 0,40 de cada R$ 1
arrecadado.”
Dessa
forma, se por um lado a vinculação orçamentária protegeu o investimento público
em educação, por outro limitou o financiamento no setor, que tem de disputar
recursos com outros que não possuem vinculação orçamentária, avaliou Luque.
“O
que acontece é que o patamar mínimo de 30% de investimento da receita líquida
de imposto arrecadado pela Estado para a educação acaba tornando-se o limite
máximo”, explicou.
“Para
sair do patamar de 30% e caminhar para 30,1% ou 30,2%, por exemplo, é muito
difícil.”
Outro
problema gerado pela vinculação orçamentária que começou a ser discutido pelos
gestores dos recursos públicos nos últimos anos, de acordo com Luque, é que há
uma percepção de que ela cristaliza prioridades.
Para
atingir o mínimo de 30% de aplicação da receita líquida de impostos arrecadados
pelo governo estadual em educação e 12% na área da saúde, por exemplo, não raro
são apoiados projetos que, juntos, atingem esse patamar de financiamento, mas
não são prioritários, apontou o pesquisador.
A
fim de tentar corrigir essas distorções nas definições orçamentárias, nos
últimos anos começou-se a discutir nos âmbitos federal e estadual a
desvinculação orçamentária.
“Há
uma discussão de que é necessário fazer a desvinculação de recursos”, disse
Luque. “O governo federal há alguns anos tomou essa medida em relação ao uso
dos recursos da União para ter maior liberdade de execução orçamentária.”
Concorrência
com a educação básica
O
sistema público de ensino superior também disputa recursos dentro do próprio
setor educacional com o ensino básico, disse Luque.
Em
1996, começou-se a discutir no Brasil a necessidade de proteger os
investimentos públicos no ensino fundamental. Para atingir esse objetivo, foi
criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e
Valorização do Magistério (Fundef).
A
medida estabeleceu que, do total de 30% da receita líquida de impostos que os
Estados devem aplicar na área educacional, 15% devem ser destinados à educação
básica.
Em
2006, com a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e
de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), esse patamar foi elevado
para 20%. Com isso, 10% ou menos do total da arrecadação tributária estadual
são aplicados no ensino superior, destacou Luque.
“No
caso de São Paulo, há uma lei ordinária, enviada anualmente para aprovação na
Assembleia Legislativa, que faz a vinculação dos recursos das universidades e
estabelece que o Estado deverá repassar, no mínimo, o equivalente a 9,57% de
sua receita do ICMS para as instituições públicas de ensino superior
paulistas”, disse.
“Ao
somar os 20% dos recursos públicos que devem ser destinados para a educação
básica com os 9,57% que precisam ser alocados na educação superior, o patamar
de 30% de investimento público total em educação já se esgotou”, disse Luque.
A
demanda pelo aumento do número de vagas no sistema de ensino público superior
paulista pode causar o acirramento da disputa por recursos do setor com o
ensino básico e fazer com que haja uma pressão para elevar o patamar de
investimentos do Estado em educação, avaliou o pesquisador.
“Dependendo
de como evoluir a economia do Estado de São Paulo e, consequentemente, a arrecadação
do ICMS, a disputa por recursos entre o ensino superior e a educação
básica pode gerar uma discussão de que o atual patamar de 30% de investimentos
no setor é insuficiente”, disse.
“A
questão será se o Estado aumentará seus investimentos no setor acima desse
limite de 30% ou internalizará uma pressão entre educação básica e ensino
superior”, apontou Luque.
Se
a economia do Estado crescer e, por conseguinte, aumentar a arrecadação de ICMS
do Estado, essa disputa por recursos entre educação básica e o ensino superior
tende a ser amenizada, segundo Luque. Caso contrário, deve tornar-se mais
acirrada.
NO BRASIL, A TECNOLOGIA QUE PERMITE ANUNCIAR EM VÍDEO
ONLINE E EM TEMPO REAL
A empresa francesa DynAdmic, especializada na compra e
venda de espaço publicitário em vídeos online, está trazendo ao mercado
brasileiro uma tecnologia que permite fazer anúncios em tempo real nesse tipo
de mídia.
De acordo com a própria empresa, o recurso oferece maior
precisão na hora de selecionar a audiência além de inventário de vídeos de
qualidade premium.
Ainda segundo a DynAdmic, a novidade promete impulsionar
o mercado de publicidade em vídeos online no Brasil, aumentando o retorno sobre
investimento em campanhas, além de garantir a presença das marcas em vídeos de
qualidade que não utilizam cookies e preservam a imagem das empresas nos
anúncios.
“Antes do desenvolvimento da tecnologia DynAdmic, só era
possível selecionar audiência com base no descritivo da páginas e metadados dos
vídeos (títulos, resumos e tags) ou em cookies (rastreamento de dados das
pesquisas orgânicas e comportamento do cliente).”
“Trazemos uma nova prática ao mercado, uma seleção a
partir do conteúdo do vídeo em si e não em descritivos das páginas onde os
vídeos foram postados, ou seja, o interesse real dos consumidores”, afirma Lara
Krumholz, general manager da DynAdmic no Brasil.
A solução foi testada nos mercados francês e
norte-americano por marcas como Nissan, Audi, BMW, Total e Nívea, acaba de render
à DynAdmic o prêmio Best Start-up (escolhida entre 60 empresas) pela tecnologia
mais inovadora e sua contribuição à indústria publicitária, no Cristal Festival
2013, na França, em dezembro último.
Um dos principais diferenciais é que o anúncio entra no
ar no exato instante em que a pessoa está assistindo ao vídeo online, em tempo
real.
Além disso, a empresa é detentora de tecnologia
proprietária de reconhecimento de áudio, que identifica vozes e sons dos vídeos
e analisa semântica e linguisticamente o conteúdo.
Com isso, a tecnologia classifica o conteúdo em
diferentes categorias e bloqueia vídeos potencialmente nocivos às marcas, tais
como os de violência ou pornografia, além de vídeos amadores e de má qualidade.
A aposta no mercado brasileiro é apoiada por diversos
indicadores do potencial deste segmento no País.
“O Brasil é hoje o segundo maior mercado de vídeo online
depois dos Estados Unidos em número de visitantes únicos no Youtube e um dos
cinco maiores mercados em receita.”
“O Ibope Media aponta que existem hoje no Brasil, cerca
de 105,1 milhões de pessoas com acesso a internet tornando o país o quinto país
mais conectado do mundo e o terceiro em quantidade de usuários ativos (76
milhões), ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão”.
O consumo de vídeo no Brasil cresceu 18% em 2012
comparado ao ano anterior (dados Comscore) e a publicidade digital cresceu 32%
em 2013 (dados do Interactive Advertising Bureau)”, comenta Lara.
Os clientes DynAdmic são agências de comunicação que
efetuam a compra de mídia online para marcas. A seleção da audiência pode ser
feita por diferentes categorias, entre elas por interesse (bem estar, fitness,
auto, música, news, etc.), palavras-chave, ou critérios específicos, tais como
idioma, geolocalização, dispositivo (celular, PC, Mac, tablet, etc.), tipo de
navegador (explorer, firefox, google chrome), horário de difusão, tempo de
duração do vídeo, tamanho e qualidade de resolução.(Redação Adnews)
TERRA PERSONALIZARÁ
CONTEÚDO E PUBLICIDADE
A partir
de 31 de março, entra no ar o Novo Terra, totalmente reformulado e com um
modelo diferente que promete mexer com o mercado, como a entrega de páginas com
conteúdo e publicidade personalizados para cada usuário.
Isso
significa que cada visitante terá sua própria home com conteúdos de interesse
relacionados e anúncios diferentes, de acordo com suas preferências, que serão
rastreados e sendo refinados cada vez mais com o passar do tempo. A previsão
inicial é entregar 100 milhões de páginas personalizadas por dia.
Com o novo posicionamento “Terra, onde
você está”, a versão reformulada do portal será lançada no Brasil, Estados
Unidos e México, três dos principais mercados para a empresa de mídia que
pertence ao Grupo Telefônica, e está criando altas expectativas.
“Quisemos ser diferentes dos
concorrentes. Estou muito confiante no projeto. O Terra tem um DNA de inovação
muito forte, completa 15 anos em 2014 e assim como fizemos ao longo desse
tempo, tínhamos que mudar.
A expectativa é de um crescimento de 20%
no faturamento global de publicidade este ano, acima do que vínhamos crescendo
nos últimos anos”, afirma Paulo Castro, CEO global do Terra.
Segundo o executivo, o investimento no projeto – que começou há
cerca de um ano – é de US$ 100 milhões e envolveu mais de 150 profissionais.
Castro acrescenta que a receptividade do mercado tem sido muito boa.
Uma das novidades é que a publicidade, além de ser
personalizada, não terá espaço fixo no portal.
“O objetivo é explorar mais o conhecimento da nossa audiência e
buscar entregar mais conteúdo e propaganda que sejam relevantes aos nossos
usuários”, destaca Castro.
De acordo com dados do comScore, o Terra
tem hoje 95 milhões de visitantes únicos por mês. O faturamento global
declarado é de 300 milhões de euros. (Propmark)
OPORTUNIDADE
Engenharia
Elétrica da Fatec busca professor assistente
Reabertas,
até 5 de fevereiro, as inscrições para o concurso da Faculdade de Tecnologia de
São Paulo (Fatec) que visa preencher uma vaga de professor assistente na área
de Engenharia Elétrica.
O
docente selecionado será contratado por tempo indeterminado, sob regime da CLT
e com valor de hora/aula de R$ 26,66. A atribuição da carga horária será de
nove horas/aula semanais, sendo seis em sala de aula e três para atividades
extraclasse.
O
professor ministrará a disciplina “Dispositivos semicondutores” e deve possuir
graduação e/ou pós-graduação nessa área. Entre os assuntos relacionados ao
programa estão: materiais semicondutores intrínsecos e extrínsecos, efeitos da
temperatura e luz na geração de portadores livres e transistor bipolar de
junção e suas curvas características.
Os
candidatos serão submetidos a exames de conhecimento específico, didático e de
memorial circunstanciado e deverão atender a convocação, comparecendo ao local
da prova pelo menos 15 minutos antes do horário marcado.
O
candidato aprovado será classificado de acordo com a avaliação individual, pela
média aritmética simples (média final) das notas a ele atribuídas no conjunto
dos exames, consideradas até duas casas decimais.
As
inscrições podem ser feitas na Assistência Técnica para Assuntos Docentes da Fatec,
que fica na Avenida Tiradentes, 615, em São Paulo.
TWITTER E GFK FAZEM PARCERIA
Twitter e GfK anunciam uma parceria para
introduzir o GfK Twitter TV Ratings nos mercados de Alemanha, Áustria e
Holanda.
O novo serviço vai fornecer insights
sobre a frequência e alcance dos posts de usuários do Twitter relacionados a
programas de televisão e campanhas publicitárias. Com o GfK Twitter TV Ratings,
a GfK será capaz de fornecer dados sobre a frequência e o alcance dos posts
relacionados a atrações específicas.
“Estamos muito satisfeitos com esta
parceria com o Twitter. Estamos apenas no início da transformação digital dos
meios de comunicação e o Twitter tem provado ser o 'Social Soundtrack’ de fatos
ao vivo e na televisão.
Avaliamos a interação entre os
diferentes meios de comunicação particularmente interessante e estamos
trabalhando para fornecer insights sobre os efeitos do cross-media ao lado de
nosso novo parceiro inovador, o Twitter”, afirma Matthias Hartmann, CEO da GfK.
(Propmark)
BRASIL
POST ESTREIA COM TEMAS POLÊMICOS
A versão brasileira do Huffington Post estreou na internet brasileira. O site foi lançado em
parceria com o Grupo Abril, que será o responsável pelo conteúdo.
A primeira chamada de capa já dá o aperitivo do que deve
ser a cobertura do título no País. “#vempraurna - "O local para protestar é a
urna".
A página principal ainda traz uma entrevista com o
presidente do TSE, Marco Aurélio Mello e outro texto sobre eleições e a
influência da web nas urnas.
Outro destaque de capa é o artigo da fundadora do
veículo, a grega Arianna Huffington, que veio ao Brasil participar do
lançamento da plataforma.
“Os brasileiros são sociáveis por natureza, na rede e
fora dela, fato que faz do Brasil o lugar perfeito para o Huffington Post
ampliar sua plataforma, que tem tudo a ver com iniciar conversas e promover
engajamentos.”
“Com seus mais de 100 milhões de
internautas --
número que faz dele o quinto maior público do mundo -- e com 50 milhões de
smartphones, o Brasil é
um país tão hiperconectado quanto qualquer outro no mundo”, comentou.
Arianna também apresentou o viés de conteúdo que o Brasil
Post pretende imprimir.
“Por meio de um misto de reportagens originais e a
abertura de nossa plataforma de blogs para vozes tanto novas quanto conhecidas,
vamos não apenas contar as histórias das notícias e dos fatos que moldam o
Brasil, mas também captar o espírito de seu povo.”
“Com o lançamento de novas edições internacionais -- o
Brasil é o décimo país em que estamos presentes --, descobrimos quão ansiosos
estão nossos leitores em todo o mundo para saber sobre as vidas e tradições das
populações de outros países”. (Redação Adnews)
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