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domingo, 2 de fevereiro de 2014

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA

AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

AS PALAVRAS

“As melhores ferramentas de Inteligência Competitiva contemplam três blocos distintos: o chamado Módulo Empresa, onde se trabalham todas as informações que se encontram dentro da Empresa por diferentes razões; o Módulo Tendências, onde se monitora diuturnamente o ambiente externo na tentativa de se identificar, a tempo, futuros e prováveis Efeitos Borboleta; e o Módulo Cliente, também conhecido como Módulo Mercado, onde se acompanha, colocando-se literalmente na pele dos Clientes, a performance da Empresa e de seus principais concorrentes.” (Madia)

ENQUANTO O PREFEITO VACILA, E O
O CIDADE LIMPA NÃO SAI, CONTINUAM EMPORCALHANDO FLORIANÓPOLIS

CALENDÁRIO PROMOCIONAL DE FEVEREIRO

. HOJE  -Super Bowl – em Nova Jersey 

. Dia 14 – Facebook – rede social chega aos 10 anos 

. Dias 7 e 8 – Festival Planeta Atlântica, no Rio Grande  
                      do Sul

. Dias 7  a 23 – XXIII Jogos Olímpicos de Inverno, em
                         Sóchi, Rússia

. Dias 9 a 12 – KidScreen Summit – maior evento
                        Mundial da indústria de entretenimento
                         Infantil, em Nova York

Dia 15 – Luta de UFC em Santa Catarina abre o
               calendário do ano

Dia 28 – iF Design Awards, em Munique, Alemanha

Dia 28 – 11º. News York Times

Dias 28 a 3 de março – Travel Show  

QUANDO AS RELAÇÕES SE DETERIORAM

1.  Um casal viajava de carro na rodovia dos Bandeirantes a 100 km/h. O marido dirigia.

A esposa falou:

- Querido, nós estamos casados ha 15 anos, mas eu quero o divorcio.

O marido nada disse e aumentou a velocidade para 120 km/h. A esposa continuou:

- Eu não quero que você peca para mudar de idéia, eu estou tendo um caso com o seu melhor amigo e que é muito melhor na nossa cama.

O marido calado, aumentou a velocidade para 130 km/h. Ela continuou:

- Eu quero a casa.

 O marido aumenta a velocidade para 140 km/h. Ela continuou:

 - Eu quero ficar com as crianças.

O marido aumenta a velocidade para 150 km/h

 Ela completa:

- Eu quero o carro, a conta-corrente, todos os cartões de credito.

 O marido calado, aumenta a velocidade para 160 km/h. Ela então pergunta: -

E você, tem alguma que coisa que vai querer?

Ele responde:

- Não, eu tenho tudo que poderia querer.

- O que você tem? pergunta a mulher.

O marido responde, alguns segundos antes de ir contra a mureta:

- O air bag,  que você se esqueceu de pedir.”

2.   José Augusto Nascimento eRobert Lauterborn identificam, no memorável livro Os 4 Es de Marketing e Branding que lançaram em 2007, problemas que causam perda de dinheiro e induzem as empresas a investirem de modo errado:

a.    Marketing com ênfase em aspectos puramente estéticos;
b.   Falta de processo interno de planejamento com a cooperação de especialistas;
c.    Engessamento Estético do Marketing via Design Corporativo;
d.   Curto-prazismo em Vendas e Marketing;
e.    Avaliação de serviços de propaganda com base em critérios antiquados de premiação ou em criatividade.
f.     Imitacionismo na propaganda das marcas dentro da mesma categoria.
g.   Mudancite em Marketing, Design de Marca ou Logotipo e Propaganda.
h.   Medo ou visão estreita sobre inovação no setor, versus inovação na Empresa.

i.      Visões divergentes sobre Marketing nos vários escalões de gestão das Empresas, com CEOs, diretores e gerentes pensando e agindo cada um por si, de modo desconexo, sem harmonia, sem sinergia e sem programas integrados.

Se você me permite, eu acrescentaria um item, que tem muito a ver com o item b da relação elaborada pelos autores: em uma atividade como a nossa, onde quase sempre as coisas andam com os nervos na flor da pele, é muito importante s figura de um tertius. De alguém em que ambos os lados confiem, cuja opinião, comprovadamente abalisada, seja respeitada.

3.  São conclusões importantes, sobretudo porque são de dois experts de  reconhecido conhecimento. E que devem ser amplamente discutidas pelas Empresas, sobretudo  quando se trata do relacionamento entre Cliente e Agência.

Quando isso não acontece, pequenos incidentes, naturais no negócio vão surgindo, mas se não percebidos, discutidos e analisados, vão respingando gotejando um veneno que em determinando momento explode com um pedido de divórcio.

Que volta e meia oorre  quando uma delicada operação é desenvolvida a todo vapor. É nessa hora que um quase sempre injusto  pedido de divórcio ocorre, quase sempre pelo Cliente. Para evitar erros nessa hora, existe o tertius. Que deve ser ouvido antes que a Agências – ou o Cliente  enfie os chifres no muro, na esperança de que o outro não tenha ir bag.

A QUESTÃO DAS FARMÁCIAS

Segundo a Folha de S. Paulo, ao contrário do que determina a lei no. 5.991/73, cerca de metade das 97 mil farmácias e drogarias do país funcionam sem um farmacêutico em tempo integral. Em 10% delas a ausência desse profissional é crônica.

Na década de 50, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de S. Paulo, presidido pelo dr. Maurício Rodrigues Alves, cachoeirense que nem eu, começou dura batalha para que os farmacêuticos tivessem esse privilégio.

Na qualidade de assessor de imprensa do Sindicato, criei um house organ através do qual fustigávamos constantemente os responsáveis pelo status quo da época.  Foi uma bela e vitoriosa luta.

O SHOW DA VVOA

A VVOA continua dando uma aula de marketing e comunicação para os concorrentes. Domingo passado deu mais uma aula, ao publicar anúncio de cinco páginas, de lançamento do Simphonia Woa.

Enquanto isso, no mesmo dia, a W|k dava um vexame, em um anúncio de página inteira, cujo texto é impossível de ler.

POR FALAR NISSO...

... a coisa está feia na mídia impressa.

De um lado, a incompetência do marketing. De outro, anúncios borrados, tipos mal escolhidos e ilegíveis, layouts horríveis.

Exempolos: anúncios da Mercedes Benz homenageando S. Paulo; anúncio da Prefeitura Municipal de Palhoça, de uma página com text invisível; anúncio vermelho da agência paulista de publicidade Archote, terrível; e vai por aí afora.

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