AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO
AS
PALAVRAS
“As
melhores ferramentas de Inteligência Competitiva contemplam três blocos
distintos: o chamado Módulo Empresa, onde se trabalham todas as informações que
se encontram dentro da Empresa por diferentes razões; o Módulo Tendências, onde
se monitora diuturnamente o ambiente externo na tentativa de se identificar, a
tempo, futuros e prováveis Efeitos Borboleta; e o Módulo Cliente, também
conhecido como Módulo Mercado, onde se acompanha, colocando-se literalmente na
pele dos Clientes, a performance da Empresa e de seus principais concorrentes.”
(Madia)
ENQUANTO O PREFEITO VACILA, E O
O CIDADE LIMPA NÃO SAI, CONTINUAM EMPORCALHANDO FLORIANÓPOLIS
CALENDÁRIO
PROMOCIONAL DE FEVEREIRO
. HOJE -Super Bowl – em Nova Jersey
.
Dia 14 – Facebook – rede social chega aos 10 anos
.
Dias 7 e 8 – Festival Planeta Atlântica, no Rio Grande
do Sul
.
Dias 7 a 23 – XXIII Jogos Olímpicos de
Inverno, em
Sóchi, Rússia
.
Dias 9 a 12 – KidScreen Summit – maior evento
Mundial da indústria de
entretenimento
Infantil, em Nova York
Dia
15 – Luta de UFC em Santa Catarina abre o
calendário do ano
Dia
28 – iF Design Awards, em Munique, Alemanha
Dia
28 – 11º. News York Times
Dias
28 a 3 de março – Travel Show
QUANDO
AS RELAÇÕES SE DETERIORAM
1. Um casal viajava de carro na rodovia dos
Bandeirantes a 100 km/h. O marido dirigia.
A
esposa falou:
- Querido, nós estamos casados ha 15 anos, mas
eu quero o divorcio.
O
marido nada disse e aumentou a velocidade para 120 km/h. A esposa continuou:
- Eu não quero que você peca para mudar de
idéia, eu estou tendo um caso com o seu melhor amigo e que é muito melhor na
nossa cama.
O
marido calado, aumentou a velocidade para 130 km/h. Ela continuou:
- Eu quero a casa.
O marido aumenta a velocidade para 140 km/h.
Ela continuou:
- Eu
quero ficar com as crianças.
O
marido aumenta a velocidade para 150 km/h
Ela completa:
- Eu quero o carro, a conta-corrente, todos os
cartões de credito.
O marido calado, aumenta a velocidade para 160
km/h. Ela então pergunta: -
E você, tem alguma que coisa que vai querer?
Ele
responde:
- Não, eu tenho tudo que poderia querer.
- O que você tem? pergunta a mulher.
O
marido responde, alguns segundos antes de ir contra a mureta:
- O air bag, que você se esqueceu de pedir.”
2. José Augusto Nascimento eRobert Lauterborn identificam, no
memorável livro Os 4 Es de Marketing e Branding que lançaram em 2007, problemas
que causam perda de dinheiro e induzem as empresas a investirem de modo errado:
a. Marketing
com ênfase em aspectos puramente estéticos;
b. Falta
de processo interno de planejamento com a cooperação de especialistas;
c. Engessamento
Estético do Marketing via Design Corporativo;
d. Curto-prazismo
em Vendas e Marketing;
e. Avaliação
de serviços de propaganda com base em critérios antiquados de premiação ou em
criatividade.
f. Imitacionismo
na propaganda das marcas dentro da mesma categoria.
g. Mudancite
em Marketing, Design de Marca ou Logotipo e Propaganda.
h. Medo
ou visão estreita sobre inovação no setor, versus inovação na Empresa.
i. Visões
divergentes sobre Marketing nos vários escalões de gestão das Empresas, com
CEOs, diretores e gerentes pensando e agindo cada um por si, de modo desconexo,
sem harmonia, sem sinergia e sem programas integrados.
Se você me permite, eu
acrescentaria um item, que tem muito a ver com o item b da relação elaborada
pelos autores: em uma atividade como a nossa, onde quase sempre as coisas andam
com os nervos na flor da pele, é muito importante s figura de um tertius. De
alguém em que ambos os lados confiem, cuja opinião, comprovadamente abalisada,
seja respeitada.
3. São
conclusões importantes, sobretudo porque são de dois experts de reconhecido conhecimento. E que devem ser
amplamente discutidas pelas Empresas, sobretudo
quando se trata do relacionamento entre Cliente e Agência.
Quando isso não acontece, pequenos
incidentes, naturais no negócio vão surgindo, mas se não percebidos, discutidos
e analisados, vão respingando gotejando um veneno que em determinando momento
explode com um pedido de divórcio.
Que volta e meia oorre quando uma delicada operação é desenvolvida a
todo vapor. É nessa hora que um quase sempre injusto pedido de divórcio ocorre, quase sempre pelo
Cliente. Para evitar erros nessa hora, existe o tertius. Que deve ser ouvido
antes que a Agências – ou o Cliente
enfie os chifres no muro, na esperança de que o outro não tenha ir bag.
A
QUESTÃO DAS FARMÁCIAS
Segundo a Folha de S. Paulo, ao
contrário do que determina a lei no. 5.991/73, cerca de metade das 97 mil
farmácias e drogarias do país funcionam sem um farmacêutico em tempo integral.
Em 10% delas a ausência desse profissional é crônica.
Na década de 50, o Sindicato dos
Farmacêuticos do Estado de S. Paulo, presidido pelo dr. Maurício Rodrigues
Alves, cachoeirense que nem eu, começou dura batalha para que os farmacêuticos
tivessem esse privilégio.
Na qualidade de assessor de
imprensa do Sindicato, criei um house organ através do qual fustigávamos
constantemente os responsáveis pelo status quo da época. Foi uma bela e vitoriosa luta.
O
SHOW DA VVOA
A
VVOA continua dando uma aula de marketing e comunicação
para os concorrentes. Domingo
passado deu mais uma aula, ao publicar anúncio de cinco páginas, de lançamento
do Simphonia Woa.
Enquanto isso, no mesmo dia, a W|k
dava um vexame, em um anúncio de página inteira, cujo texto é impossível de
ler.
POR
FALAR NISSO...
...
a coisa está feia na mídia impressa.
De um lado, a incompetência do
marketing. De outro, anúncios borrados, tipos mal escolhidos e ilegíveis,
layouts horríveis.
Exempolos: anúncios da Mercedes
Benz homenageando S. Paulo; anúncio da Prefeitura Municipal de Palhoça, de uma
página com text invisível; anúncio vermelho da agência paulista de publicidade
Archote, terrível; e vai por aí afora.
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