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domingo, 16 de fevereiro de 2014

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA


AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

AS PALAVRAS

“1. O que as pessoas nas Empresas imaginam conhecer sobre o  Cliente e o Mercado provavelmente estás mais errado do que certo.”

2. “O que um Cliente compra raramente é o que uma Empresa pensa estar lhe vendendo.”

3. “E, por decorrência, os produtos e serviços que a Empresa define como concorrentes não o são necessariamente.”

4. “Aquilo que a  Empresa imagina ser o aspecto mais importante de um produto geralmente não tem a menor importância para o Cliente.”

5. “A racionalidade dos Clientes sempre é diferente da das Empresas fabricantes, ainda que na aparência possam se assemelhar.”

6. “Nenhum produto ou Empresa isoladamente tem a menor importância para o mercado.”

7. “O Cliente não é quem compra; é quem toma a decisão de comprar.” (Peter Drucker)

OS PREMIADOS PELO COLUNISTAS

Desessete profissionais de marketing e comunicação – das áreas de marketing, publicidade e jornalismo especializado – reuniram-se ontem, em S. Paulo, para eleger os melhores trabalhos realizados por agências e anunciantes brasileiros.

O júri, presidido por Armando Ferrentini, formado por Adonis Alonso (blog do Adonis), Ana Paula Jung (Propmark-RS), Antoninho Rossini (Rede Bandeirantes), Antonio Correa (Salles Chemistri), Carlos André Eyer (NBS – área técnica), Dan Zacchinelli (Filadéçfia), Daniel Milani Dotoli (jornal Propmark), Elóy Simões (Latin Partners), Fernando Vasconcelos (blog do Fernando Vasconcelos), João Faria (Agência Cidadã), Karas Novas (jornal Propmark), Kike Borell (Heads), Luís Claudio Salvestroni (Agência3), Marcelo Queiroz (jornal Propmark), Pedro Yves (Revista Propaganda), Rodrigo Pinto (Paim) e Sílvia Dias de Souza (Espaço de Marketing), concedeu os seguintes prêmios:

Agência do Ano: Ogilvy Brasil

Publicitário do Ano: Marcello Serpa (AlmapBBDO)

Profissional de Propaganda do Ano: Marco Versolatto

Anunciante do Ano: Unilever

Veículo Impresso do Ano: Veja

Veículo Eletrônico do Ano: Youtube

Empresa de Mídia Exterior do Ano: Optima
 Grande Prêmio de Filme: Série Novo Fusca (AlmapBBDO)

Grande Prêmio de Rádio: Transmissão feita para você (DM9, para o Banco Itaú)

Grande Prêmio de Mídia Impressa: Última Edição do NP (Agência Click  Isobar para Europa Filmes)

Grande Prêmio de Mídia Alternativa: Catraca da Boa (AlmapBBDO para Ambev)

Grande Prêmio de Mídia Digital: Sun Alarm (Agência Click Isobar para Nívea)

Grande Prêmio de Case e Mídias Integradas Retratos da Real Beleza (Ogilvy Brasil para Unilever)

Medalhas:

Filmes

Categoria Institucional ou Corporativo
Ouro: Retratos da Real Beleza (Ogilvy Brasil para Unilever)
Rádio

Categoria Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde
Ouro: Série Ou (Borghi\Lowe para Boehringher Ingelheim)

Mídia Impressa

Categoria Institucional ou Corporativo
Ouro: Série Você não é um croqui (Revolution Brasil para Star Models)

Mídia Exterior

Categoria Produtos e Serviços Comunitários
Ouro: Violência (Staff Brasil para Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro)

Mídia Alternativa

Categoria Cultura e Educação
Ouro: Guerrrilla Mic (Artplan para Estácio)

Mídia Digital

Categoria Produtos e Serviços Comunitários
Ouro: Tweet Censurado (DM9 Rio para Anistia Internacional)

Categoria Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
Ouro: Clássicas por trás dos Clássicos (Artplan, para Orquestra Sinfônica Brasileira)  

Cases e Mídias Integradas

Ouro: Vem pra Rua (Leo Burnett Taylor Made, para Fiat)
Produtos e Serviços Comunitários

Ouro: Torcedores Imortais (Ogilvy Brasil, para Sport Club Recife)

Apresentações Especiais

Melhor aproveitamento de Patrocínio

Ouro: Telejornais no Escuro (Master Roma Waitteman, para Copel)
Melhor aproveitamento de Mídia Impressa

Ouro: Amplificador (JWT para Coca-Cola)
Ação de Comunicação em Rede Social

Ouro: Clássica por trás dos Clássicos (Artplan para Orquestra Sinfônica Brasileira)

Área Técnica

 Roteiro de Filme
Ouro: Elvis is Death (Loducca para MTV Brasil)

Direção de Filme
Ouro: Vila (DM9DDB para Tock&Stock)

Produção de Filme
Ouro: Vem pra Rua (Leo Burnett Tailor Made para Fiat)

DIÁLOGO

“Por que você não liga esse celular?”

“Eu ligo.”

“Por que eu não consigo falar com você?”

“Por que eu só ligo quando quero.”

“Você está errado. Tem de manter sempre ligado.”

“Diz uma coisa: de quem é o celular?”

“É seu.”

“Quem paga as ligações?”

“Você.”

“Então, por que você quer mandar nele?”

ESTADÃO, AGORA AGRESSIVO

O Jornal O Estado de S. Paulo publicou anúncio página dupla com o título
“Mais leitores e mais barato que o Valor”

Apanhado de surpresa, a gente pensa, em um primeiro momento que ele se refere a Valor no sentido de valorização da imagem.

Aí, quando lê no texto:

“(O Estadão é) Líder em circulação. 3,7 vezes o número de exemplares do Valor Econômico.”

Direto no fígado do concorrente.

BRILHANTE!

Todo mundo com algum envolvimento em comunicação deveria ler e reler o texto do anúncio que a Artplan veiculou segunda-feira, 10, nos principais jornais de S. Paulo. O título:

São Paulo
não precisa de
mais uma agência
de propaganda.
Então, por que
a Artplan?

O texto que se segue é um primor. Uma aula para todos nós.

PORQUE NÃO

Em compensação, a Skin mostrou, esta semana que perdeu definitivamente o rumo. A campanha Porque Sim é lamentável. Coisa de quem não tem o que dizer.

ENTÃO, CADÊ?

A Wkimóveis publicou um anúncio com o título

“A WK Imóveis faz você amar, viver e curtir, pois sabe onde seu coração está.”

Como ela sabe?


Duvido que alguém – a não ser, provavelmente,  o pessoal da Wkimóveis – porque o texto é simplesmente ilegível.

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