No entanto, algumas inovações mostraram que vieram
para ficar, e a tendência é que sejam usadas fortemente em 2014. É o caso
das tecnologias de monitoramento e redes sociais.
Ao mesmo tempo, alguns movimentos internacionais
começam a ter mais força no Brasil já que a infraestrutura da tecnologia
necessária para decolarem está chegando ao País.
Estamos falando de Programmatic Trading, Native
Advertising e Self-Publishing, tecnologias que já estão sendo fortemente
aplicadas nos Estados Unidos e deverão ter uma presença muito maior no mercado
brasileiro no ano que vem.
Assim, considerando este trajeto, podemos dizer que
teremos cinco macro tendências na área de Marketing Digital para Brasil no Novo
Ano. São elas:
1) Programmatic Trading
Em 2014, os sistemas assumirão gradativamente o
papel do profissional de mídia. Os algoritmos irão comprar e distribuir a
campanha de marketing digital de acordo com a movimentação do público-alvo,
melhorando a efetividade dos resultados e reduzindo os custos. Isto é o
Programmatic Trading e já é uma realidade
2) Native Advertising
Native Advertising é uma metodologia para campanhas
de marketing que baseia o desenvolvimento de campanhas num formato
personalizado, de acordo com o contexto de navegação e de interesse do
consumidor. Atualmente, já existem vários sistemas que monitoram o
comportamento do cliente.
Estes dados deverão ser utilizados com maior
profundidade pelas agências de marketing digital para personalizar suas
campanhas, de acordo com desejos e necessidades do cliente potencial.
3) Self-Publishing
Estamos vivendo a era do "Self".
Inicialmente, era somente o "Selfie" proporcionados pelo Instagram e
Facebook, com a publicação de fotos sobre o "eu" e "minhas"
ações no mundo. No entanto, o que está surgindo agora é a tecnologia que
permite às pessoas serem seus próprios publishers.
Muitas empresas estão investindo em plataformas e
aplicativos para que as pessoas escrevam seu proprio conteúdo e publiquem. É o
caso do Apple iBooks Author, do Calibre E-Book, do clickz.com, do LibreOffice, dobr.blurb.com. Existe até uma rede social para
composição colaborativa de e-books, o Widbook, que foi desenvolvida por
brasileiros.
A tendência é que em 2014 as pessoas passem a usar
muito mais estes recursos, inclusive com certa enfase para troca de
conhecimento colaborativo.
4) Monitoramento e BI (Business Intelligence)
Com a importância que as redes sociais assumiram na
vida das pessoas no Brasil, em um País que está entre os maiores em números de
usuários de Facebook e internet, o monitoramento será cada dia mais valorizado.
Por isso, a tendência é que as tecnologias de
monitoramento tornem-se cada vez mais eficiente e passem a oferecer não só
resultados de campanhas e lançamentos para o meio digital, como também,
insights cada vez maiores sobre como personalizar o marketing digital e atender
melhor os clientes.
5) Redes Sociais e SCRM (Social Customer
Relationship Management)
As empresas parecem ter atingido um nível de
maturidade sobre o poder das Redes Sociais e o seu potencial para melhorar a
comunicação com o cliente, a comunicação interna e a colaboração entre
funcionários dentro das empresas, valorizar o marketing e potencializar a
comunicação de campanhas, entre outros.
Em 2014, mais empresas utilizarão as informações
das redes sociais para melhorar seus serviços e produtos, interagindo e produzindo
conteúdos de forma colaborativa. (Artigo encaminhado ao Adnews por Caio Soldi, CEO da agência de planejamento
digital CVS, agência associada da APADi (Associação Paulista das Agências
Digitais) e é especialista em Marketing Digital)
FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL
(Postado por Adriano Foss) - Depois de conversarmos bastante sobre público-alvo
e a criação do seu Cli-Per, vamos dar início a conversa sobre planejamento de
Marketing Digital. Nesta etapa, vou levar em paralelo fundamentos do Marketing
Tradicional, por um simples motivo que já vou explicar.
Não existe “Marketing Digital”!
Mas antes de
iniciarmos, aconselho você a ler também os últimos artigos onde falamos sobre
público-alvo. Porém, não se preocupe você pode ler depois sem problemas que não
prejudicará seu entendimento, mas somará consideravelmente:
Retomando: Não existe Marketing Digital!
Como
vocês já devem ter lido por aí e é a grande verdade, o que existe é Marketing.
Essa diferença entre o tradicional e o digital se dá pela rápida ascensão das
ferramentas e dispositivos digitais, que em tão pouco tempo, revolucionaram
todas as formas de comunicação conhecidas.
Por isso,
que quando falamos sobre conceitos e fundamentos de Marketing, precisamos
dividir a conversa nessas duas sessões. Todos os fundamentos do Marketing
tradicional que conhecemos, foram firmados mediante a um relacionamento
construído entre empresa e cliente, quase que a distância.
Mesmo as
estratégias de marketing direto e de marketing de relacionamento, não contavam
com a figura do “Prosumer”, ou do Consumidor que produz conteúdo.
Até bem
pouco tempo, não existiam veículos onde o consumidor pudesse reagir e expressar
suas opiniões sobre qualquer acontecimento, assim, de pronto.
E não só
responder a empresa, mas responder publicamente, em ambientes com tamanho poder
de amplificação de ruído, onde qualquer impacto mais forte de reclamação, bem
fundamentada, pudesse ter o poder de afundar uma marca e/ou negócio.
Hoje, o
consumidor não é mais apenas o agente passivo da publicidade, aquele que vê e
cala. E não é mesmo!
Pré-Requisitos para o Marketing Digital
Para começarmos a falar de Marketing
Digital é imprescindível que passemos a respeitar, esse ser inteligente,
poderoso e comunicativo, chamado consumidor.
E o termo é bem esse, respeitar! Sim,
porque muita gente já quebrou a cara, achando que ia entrar na internet com
propagandas mentirosas, com serviços falhos e nenhuma disposição empreendedora,
para oferecer uma boa experiência de compra a seus clientes, e simplesmente,
foram ignorados pelo público.
Por que estou sendo tão duro? Por que
o meu trabalho, como consultor de Marketing e Marketing Digital, é fazer a
ponte entre empresas e seus clientes. E não adianta gente, gravem isso:
Um Marketing bom, não corrige
uma Empresa ruim!
Para fazer Marketing Digital e obter
bons resultados é primordial iniciar com verdade e muita, muita boa vontade!
O segundo passo, é entender que a
internet não é uma mídia! Você não vai entrar gritando aos quatro ventos:
Promoção! Compre aqui! Minha empresa é a melhor! …
A Internet é um grande ambiente. Um
ambiente virtual, onde há espaço para tudo, entretenimento, conversa, publicidade,
conhecimento, cultura, lazer etc.
Em cada site, blog, mídia ou rede
social, existem pessoas, e essas pessoas estão se relacionando com outras em
busca de satisfazer os seus próprios interesses.
Logo, o seu papel como empreendedor
que está iniciando seu planejamento de Marketing Digital, além de Respeitar,
que foi nosso passo número um, agora é Observar e procurar entender como essas
“tribos” se comportam e se relacionam em cada ambiente.
No próximo artigo, falarei sobre as
primeiras etapas de um Planejamento de Marketing Digital.
E nós também seguiremos colocando
estacas, tratando sobre outros fundamentos para um bom trabalho de Marketing
Digital, para que, sempre que necessário você possa rever cada um desses
pilares, a fim de alinhar suas estratégias e até mesmo reajustar algum dos seus
passos.
DONA DO ROLLING STONE
COMPRA OPERAÇÃO DA ABRIL RADIODIFUSÃO
O presidente
da Abril S/A, Fábio Colletti Barbosa, anunciou, em comunicado ao mercado,
a venda da operação da Abril Radiodifusão para o Grupo Spring, que
publica no Brasil as revistas Rolling Stone e AméricaEconomia. No texto, a
Abril informa que a transação "está sujeita às aprovações prévias do
Ministério das Comunicações e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade)".
A
negociação inclui uma concessão em TV aberta, espaço que a Abril mantinha com a
MTV, que migrou para a TV paga em outubro deste ano, que passou para a TV
Ideal, com programação sobre carreira e negócios. A Abril não informou
oficialmente os valores da negociação e nem os ativos envolvidos.
Resta
saber se a Spring vai usar também a marca Rolling Stone para ocupar a lacuna
deixada pela MTV, com a saída de um canal sobre música da TV aberta. (Redação Adnews)
DA
CRIAÇÃO DO LÍDER AO LÍDER CRIADOR
O líder já nasce pronto ou pode ser desenvolvido? Como se forma um
líder? É possível transformar pessoas comuns em líderes? Certamente você já
ouviu ou mesmo fez estas e outras perguntas sobre liderança e a criação do
líder.
Primeiramente é preciso entender o que é liderança. Na mais exata explicação é a capacidade de liderar, que significa chefiar, governar, dirigir, orientar, estar a frente.
Primeiramente é preciso entender o que é liderança. Na mais exata explicação é a capacidade de liderar, que significa chefiar, governar, dirigir, orientar, estar a frente.
Conseqüentemente, líder é aquele que lidera, conduz, que mostra os
caminhos e por isso sempre está na frente dos demais. É também aquele que
estimula os indivíduos a persistirem na busca de melhores resultados num
ambiente de riscos, incertezas e desafios.
Para Megginson, Mosley e Pietri, “liderança é um processo de influenciar
as atividades individuais e grupais, no estabelecimento e atingimento de
metas”. Warren Bennis afirma: “liderança é como a beleza: difícil de definir,
mas fácil de reconhecer”.
Os estudos do comportamento humano comprovam que a liderança é uma habilidade inerente aos seres humanos.
Os estudos do comportamento humano comprovam que a liderança é uma habilidade inerente aos seres humanos.
Ou seja, todos nascemos com a mesma capacidade de liderar. O que vai
transformar pessoas comuns em líderes de fato é a associação de diversos
fatores, entre eles: o ambiente em que foi criado; estímulos que recebeu
durante toda a vida; experiências bem e mal sucedidas; necessidades supridas ou
suprimidas; treinamento e conhecimentos adquiridos; entre outros.
Nos últimos anos a essência do papel do líder vem sendo amplamente discutida e questionada. Afinal, qual posicionamento deve ter o líder diante deste cenário de riscos, incertezas e desafios? Como deverá agir?
De certo seu papel deverá ser o de líder criador. Criador de novos cenários onde o sucesso tem lugar garantido.
Nos últimos anos a essência do papel do líder vem sendo amplamente discutida e questionada. Afinal, qual posicionamento deve ter o líder diante deste cenário de riscos, incertezas e desafios? Como deverá agir?
De certo seu papel deverá ser o de líder criador. Criador de novos cenários onde o sucesso tem lugar garantido.
Criador de novas relações onde o respeito a diversidade será a pedra
fundamental.
Criador de novos líderes que o sucedam.
Criador de oportunidades para si mesmo, seus seguidores, clientes e
fornecedores. Criador de cidadãos éticos e comprometidos com resultados
efetivos.
Para assumir este novo papel é necessária uma revisão na postura atual daqueles que ocupam as funções de liderança nas empresas e nos governos.
Para assumir este novo papel é necessária uma revisão na postura atual daqueles que ocupam as funções de liderança nas empresas e nos governos.
É preciso desempregar os profissionais e governantes que ocupam a
posição, mas não agem como verdadeiros líderes.
Precisa-se de gente com coragem para assumir uma postura de dianteira,
com iniciativa para assumir os riscos, mas também o senso de acabativa para
corrigir o percurso e chegar até a linha final.
É necessário demitir as pessoas que atrasam a evolução dos negócios por
causa de interesses pessoais ou medo de perder seu lugar e os benefícios que
conquistou.
Para ser um líder criador deste novo tempo é preciso ter formação sólida em ética, respeito e integridade. Reunir doses generosas de curiosidade e paixão pelo que faz.
Para ser um líder criador deste novo tempo é preciso ter formação sólida em ética, respeito e integridade. Reunir doses generosas de curiosidade e paixão pelo que faz.
Possuir foco nos resultados e nas pessoas, sabendo equilibrar as
necessidades da empresa e dos funcionários.
Também é necessário ter capacidade acima da média para saber ouvir, para
se colocar no lugar do outro e de gerar confiança.
Para completar é necessário que tenha coragem para assumir os riscos e
os erros que ele próprio poderá cometer e sua equipe também.
As pessoas mais comuns que já conheci possuem muitas destas características. São fortes candidatas a tornarem-se líderes criadores, independentemente de cargos ou títulos.
As pessoas mais comuns que já conheci possuem muitas destas características. São fortes candidatas a tornarem-se líderes criadores, independentemente de cargos ou títulos.
Simplesmente porque assumem uma posição. Nas organizações muitas vezes
são confundidas como funcionários problema, pois desafiam o marasmo e a
burocracia.
O líder criador pode incomodar, mas ele incomoda aqueles que, na
contramão do desenvolvimento, buscam somente resultados imediatos e para seu
próprio benefício.
A complexidade do comportamento humano e das estruturas organizacionais é o maior desafio para sair do paradigma atual e atingir novas formas de gerir pessoas.
A complexidade do comportamento humano e das estruturas organizacionais é o maior desafio para sair do paradigma atual e atingir novas formas de gerir pessoas.
O modelo conhecido de liderança, onde manda quem pode e obedece quem tem
juízo, ainda é forte em culturas acometidas pelo medo do sucesso, baixo
progresso econômico e reduzida formação escolar e investimento em capacitação e
treinamento de pessoas. Será que conhecemos algum lugar assim?
Talvez ainda demore mais alguns anos, ou quem sabe décadas, para que possamos finalmente ter mais organizações onde suas lideranças efetivamente atuem como se espera: como líderes criadores.
Talvez ainda demore mais alguns anos, ou quem sabe décadas, para que possamos finalmente ter mais organizações onde suas lideranças efetivamente atuem como se espera: como líderes criadores.
A capacitação e conscientização das pessoas, são fortes aliados para a
melhoria no nível de liderança de nossos gestores.
Certamente que não podemos generalizar, mas o caminho para a mudança passa pela coragem de empresários, políticos, funcionários, gestores e consultores de difundir e cobrar esta postura e atitude de liderança efetiva, ainda que sejamos os únicos. (Por Rogerio Martins, Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante. Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona Consultoria e Eventos. Autor do livro Reflexões do Mundo Corporativo. Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
Certamente que não podemos generalizar, mas o caminho para a mudança passa pela coragem de empresários, políticos, funcionários, gestores e consultores de difundir e cobrar esta postura e atitude de liderança efetiva, ainda que sejamos os únicos. (Por Rogerio Martins, Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante. Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona Consultoria e Eventos. Autor do livro Reflexões do Mundo Corporativo. Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
ERA UMA VEZ AS GRANDES
AGÊNCIAS BRASILEIRAS DE PUBLICIDADE
Há 20 anos, as agências de propaganda multinacionais só
atendiam alguns clientes internacionais, como Chevrolet, Coca Cola, Ford, entre
outros. A partir de 1994, o Governo Federal abriu as portas para que as
agências multinacionais passassem a fazer campanhas para os órgãos públicos e
estatais.
Com isso, grandes contas publicitárias como Caixa, Petrobras, Banco do
Brasil e até mesmo o Banco Central, passaram a ser atendidas por agências
multinacionais que só estavam aqui, repito, para atender seus clientes
internacionais.
Uma boa parte das agências brasileiras, grandes e médias, passou a ser
comprada ou se associou às multinacionais. Resultado: hoje só existe no País
uma agência brasileira de grande porte. As outras que resistem são: seis
agências médias e milhares de pequenas.
Isto acontece porque o Brasil permite o que quase todos os países do
mundo não permitem: que seus Governos e suas contas estatais sejam atendidas
por agências estrangeiras.
É possível o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregar uma
conta de publicidade para uma agência brasileira? Definitivamente não! Aqui
acontece exatamente o contrário. As agências americanas e europeias deitam e
rolam com as contas do Governo.
E ganham muito! Ganham porque já têm pessoal para atender às contas
internacionais e o que vier é lucro. E, sinceramente, não fazem um trabalho com
a mesma qualidade que oferecem lá fora.
Acompanhei isto de perto quando, há oito anos, dividia uma grande conta
com uma enorme agência multinacional. Em determinado instante, o cliente
decidiu fazer concorrência entre a minha agência e a multinacional. Job por
job. Conclusão: de doze jobs vencemos onze.
Podemos até ter trabalhado muito bem, mas o que pesou mesmo é que esta
agência estava muito mais preocupada com seus clientes internacionais.
Por que isto acontece no Brasil? Porque a publicidade perdeu seus
grandes líderes que construíram as grandes agências e nem imaginavam a presença
das multinacionais atendendo o Governo. Gente como Geraldo Alonso e Mauro
Salles, concorrentes pesados, que se uniam para defender as agências
brasileiras.
Hoje, a publicidade brasileira não tem líder. Os que eu
esperava que se tornassem líderes não resistiram ao canto da sereia das
multinacionais e se associaram a elas.
Há, sim, lideres do empreendedorismo publicitário, como é o caso do
Nizan Guanaes. Nossa maior entidade, a ABAP, é uma Associação Brasileira de Agências
de Publicidade aberta às agências nacionais e estrangeiras.
O que mais me estranha nesta abertura do Governo brasileiro para as
agências multinacionais é que isto vem crescendo e ainda não caiu a ficha de
que o lucro é enviado para fora e que as que atendem Banco do Brasil e Caixa,
no acerto final, fazem os depósitos em bancos onde estão suas matrizes.
Isto seria muito simples de se resolver. Basta colocar no edital da
licitação a exigência de que as participantes tenham maioria de capital brasileiro.
Simples. Como devem ser as soluções corretas. (Escrito por Agnelo Pacheco. Publicitário,
começou a carreira no início da década de 1970, montou a própria agência em
1985 e conquistou, entre outros, os prêmios Clio Awards de New York da
Propaganda Brasileira, Leão de Ouro do Festival de Cannes e foi eleito o
Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas).
TWITTER
LANÇA ANALYTICS PARA ANUNCIANTES
O Twitter anunciou nesta
quarta-feira (dia 18) o lançamento do seu Analytics para acompanhamento
de métricas de companhas. O recurso que já está disponível globalmente para os
anunciantes do microblogging, possibilita aos usuários a medição e elaboração
de relatórios de Tweets pagos
Segundo o Gerente de Produto do Twitter, Abhishek
Shrivastava, a plataforma vem testando o recurso há alguns meses e diz
ter resultados expressivos. Um anunciante foi capaz de impulsionar as compras
com uma redução de CPA (custo por aquisição) em 65%.
A ferramenta permite acompanhar os tweets
promovidos em tempo real, incluindo dados sobre impressões, cliques, retweets,
replies e seguidores.
Para Rafael Brito, especialista em Social Media da
Goomark, agência de Comunicação e Marketing para pequenas e médias empresas
(PMEs), o recurso disponível agora pelo Twitter poderia ser acompanhado através
de outras ferramentas.
“Outras
ferramentas já mensuravam algumas métricas das nossas campanhas no Twitter,
porem nós sentíamos falta de uma ferramenta oficial do Twitter que mensurasse
todos os dados ”, explica Brito. (Redação Adnews)
ARTIGOS
DA COPA SERÃO VENDIDOS EM QUIOSQUES
Os produtos da Copa do Mundo de 14não serão comercializados apenas em lojas
especializadas físicas e virtuais. Responsável pelo licenciamento dos artigos,
a Globo Marcas,
braço comercial da Rede Globo, anunciou a venda dos mesmos também em
quiosques.
“A Copa do Mundo é um evento que vai mobilizar o
País inteiro. A gente entende que o quiosque é uma maneira de pulverizar a
venda de produtos oficiais”, afirmou José
Luiz Bartolo, diretor da Globo Marcas.
Típicos de
shoppings e áreas de grande circulação de pessoas, os quiosques serão
instalados em locais estratégicos das principais cidades brasileiras. A ideia é
que sejam 60 a 80 unidades (6 m² cada). (Promoview)
500
MILHAS DE INTERLAGOS COM NOVA DATA EM 2014
A 500 Milhas de Interlagos, uma das provas mais mais
tradicionais do motociclismo no Brasil, anunciou uma nova data em 2014. A 17ª
edição do campeonato de motovelocidade, que reúne os melhores pilotos
brasileiros e equipes da atualidade, acontecerá nos dias 07, 08 e 09
de fevereiro, no Autódromo
José Carlos Pace, em São Paulo.
Com apoio da Federação
Paulista de Motociclismo, a 500 Milhas
de Interlagos 2014 já definiu alguns parceiros para realização do campeonato,
como equipe médica e ambulância (JP Salva), cronometragem, direção de prova
(Gilson Romani Filho), sinalização e resgate (Speed Fever) e promoção
(OutPromo).
Preocupada com a segurança e integridade física dos
participantes, a organização terá na prova o Airfence, “barreiras de ar”
homologadas pela FIM (Federação
Internacional de Motociclismo), que são
utilizadas nas principais competições do motociclismo mundial, como MotoGP e
Mundial de SuperBike.
Recentemente adquirida por empresários, a 500 Milhas de Interlagos 2014 está sob o comando de Terlange Souza, sócio em várias empresas de
turismo e eventos, e por Danilo Andric, piloto profissional e que atua no ramo
de comércio de motocicletas, equipamentos e acessórios.
LEITOR
PODE CRIAR SUA PRÓPRIA RETROSPECTIVA
Neste final de ano, o jornal O GLOBO permitirá que
o leitor faça sua própria retrospectiva do ano. O aplicativo Retrospectiva 2013
feita por você, que está sendo lançado pelo jornal O GLOBO, vai dar às pessoas
a oportunidade de contar a sua história do ano, com os fatos marcantes segundo
sua própria opinião.
A ação segue o conceito que já vem sendo trabalhado
desde o lançamento do produto Acervo O GLOBO: A história do Rio, do Brasil
e do mundo. A sua história. A criação é da DM9Rio.
Através de um aplicativo no Facebook do jornal O
GLOBO (aqui) será possível escolher as capas mais marcantes
de cada mês na opinião de cada leitor e, ainda, acrescentar uma frase de até
140 caracteres para resumir o ano.
Com essas informações, o aplicativo montará um
vídeo para ser publicado na timeline dos usuários e compartilhado com os
amigos.
No fim do ano, o jornal O GLOBO vai veicular um
anúncio-retrospectiva com as capas mais marcantes do ano na opinião dos
leitores do jornal. (Redação Adnews)
GOLDEN FOUR ASICS TEM DATAS
CONFIRMADAS
Indo para seu quarto ano, a Golden
Four Asics confirma as datas e
praças em que serão realizadas as provas em 2014. Assim como neste ano, Porto
Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF) recebem as
meias-maratonas.
A Golden
Four Asics são meias maratonas
puras, planas, com percursos voltados para performance. Em 2012, a cidade de
Porto Alegre recebeu pela primeira o evento e contou com ativação de diversas
marcas.
A corrida será
na distância de 21km somente na individual masculino e feminino e separada por
largadas, Elite A Feminino e Masculino e Geral Amador.
As datas:
Porto Alegre –
23/03.
Rio de Janeiro – 06/04.
São Paulo – 03/08.
Brasília – 09/11.
Rio de Janeiro – 06/04.
São Paulo – 03/08.
Brasília – 09/11.
MANDELA
NAS REDES SOCIAIS
No dia 5 de dezembro, morreu o ícone da luta por
Direitos Humanos Nelson Mandela. A notícia, que foi assunto em todo o mundo,
gerou grande repercussão nas redes sociais no Brasil.
A empresa R18 - especializada em social data
analysis – publicou um infográfico com as informações que acompanhou no Twitter
do dia 5 ao dia 11 de dezembro. Neste período 70.928 usuários comentaram sobre
o tema em seus 101.300 posts, alcançando em média 349.219.920 pessoas.
Também foram levantados dados a respeito do sexo e
região dos autores dos posts, principais temas relacionados e momentos de maior
repercussão na web. (Redação Adnews)
IBM
DIVULGA OITAVA EDIÇÃO DO 5 IN 5
A IBM divulga a oitava edição do IBM 5 in 5,
lista que apresenta cinco inovações que têm potencial de mudar o modo como as
pessoas trabalham, vivem e interagem nos próximos cinco anos.
Neste
ano, o levantamento destaca as possibilidades que se abrirão com a nova era de
sistemas cognitivos, na qual as máquinas irão aprender, raciocinar e interagir
conosco de uma forma mais natural e personalizada.
Segundo Fabio Gandour, cientista chefe da IBM Brasil, nós aprendemos e sabemos mais do que
qualquer outra geração e, ainda assim, lutamos para nos manter informados com
esta enxurrada de dados cada vez mais complexa.
“Ao criar uma tecnologia que é
concebida para aprender e melhorar o nosso conhecimento, nasce uma nova era de
progresso para a sociedade”, analisa.
O IBM 5 in 5 é baseado nas tendências de
mercado e da sociedade, bem como em tecnologias emergentes dos laboratórios de
pesquisa da IBM presentes no mundo. Confira abaixo as cinco inovações apontadas
pela companhia.
A Sala de Aula Aprenderá Sobre Cada Aluno
A sala de aula do futuro vai fornecer aos educadores as ferramentas necessárias para aprender sobre todos os alunos de maneira individualizada, proporcionando-lhes um currículo adaptado desde o jardim de infância até o ensino médio, chegando até a fase de ingressar no mercado de trabalho.
A sala de aula do futuro vai fornecer aos educadores as ferramentas necessárias para aprender sobre todos os alunos de maneira individualizada, proporcionando-lhes um currículo adaptado desde o jardim de infância até o ensino médio, chegando até a fase de ingressar no mercado de trabalho.
Nos
próximos cinco anos, a sala de aula vai aprender sobre cada aluno, utilizando
dados longitudinais, como os resultados dos testes, assiduidade e comportamento
do aluno em plataformas de e-learning, não apenas levando em consideração
testes de aptidão.
Um
sistema alimentado por análises sofisticadas, baseado em computação na nuvem,
permitirá aos professores identificar os estudantes com maior dificuldade de
aprendizado, decifrar seus obstáculos e sugerir medidas para ajudá-los a
superarem esses desafios. (Promoview)
FESTA POMERANA COMEMORA NOVA EDIÇÃO
A organização da 31ª Festa Pomerana famílias, autoridades,
patrocinadores e pessoas ligadas ao evento para lançar oficialmente a edição de
2014.
Em sua fala, o presidente da Comissão Central Organizadora da 31ª Festa
Pomerana,Marcos Küster, destacou a importância de cada cidadão pomerodense que direta ou
indiretamente contribui para que o evento se realize todos os anos.
“Graças às nossas famílias, que
recepcionam sempre tão bem os visitantes, temos uma das mais significativas
festas de celebração das tradições germânicas do País”, apontou.
Além das três gerações da realeza
da 31ª Festa Pomerana, as pessoas que este ano estampam o cartaz oficial
também foram convidadas especiais do evento.
A 31ª Festa Pomerana acontecerá entre 10 a 21 de janeiro do ano
que está chegando. (Promoview)
Festa alemã sem chope não existe,
concordam? Na 31ª Festa Pomerana, estaremos bem servidos da bebida
que embala todos os brindes acompanhados de Prosit!
Em 2014 serão seis marcas da bebida na festa: Germânia (São Paulo),
Antartica (São Paulo), Schornstein (Pomerode), Wunder Bier (Blumenau), Heimat
(Indaial) e, pela primeira vez, os chopes da alemã Weihenstephan, a cervejaria
mais antiga do mundo em atividade.
A 31ª Festa Pomerana ocorrerá
de 10 a 21 de janeiro, no Pavilhão de Eventos de Pomerode (SC). O principal
diferencial do evento, que foi o pioneiro na celebração da cultura trazida
pelos colonizadores, é a valorização do público local, que, além de festejar,
ainda trabalha para levar adiante algumas tradições.
Esse foi o principal mote do cartaz
desenvolvido pela Penso Comunicação, a agência oficial da festa.
Nas fotos, os modelos profissionais foram substituídos por personagens que
ajudam a cumprir a missão de disseminar as tradições germânicas.
É o caso de Hannalora Dalke, que há 25 anos participa da festa e comanda
o fogão à lenha de onde saem cerca de 7 mil cucas e pães para turistas e
visitantes a cada edição do evento. A rainha da festa, Michele Daiane Utech,
também aparece no material. Também aparecem dançarinos dos grupos
folclóricos que se apresentam durante a festa e o maestro da Banda Municipal
Die Originalen Rega Bläeser, que participa dos desfiles diariamente.
SISTEMA TRANSFORMA
BICICLETA COMUM EM ELÉTRICA
O Instituto
de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em
parceria com a cidade de Copenhagem, desenvolveu um sistema que transforma uma bicicleta
comum em um modelo elétrico.
A novidade é instalada em uma roda traseira de
bicicleta, com pneu fabricado pela Superpodestrian, conectada via wireless a
umsmartphone que transmite informações sobre velocidade e batimento
cardíaco.
Movida por uma
bateria de lítio, a invenção chamada de “Copenhagen Wheel” armazena energia
gerada pelas pedaladas do atleta.
Sensores
detectam a inclinação e a força exercida nos pedais, e, quando o ciclista
precisa de ajuda, o sistema é acionado automaticamente.
A roda elétrica está sendo comercializada por
US$ 700 no superpedestrian.com. Veja
mais detalhes no vídeo abaixo:
EMPRESAS PODEM SE
BENEFICIAR DO PRÓ-EMPREGO ASTÉ 2015
Atendendo ao pleito de entidades como o Sintex – Sindicato das
Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário e a Fiesc – Federação das
Indústrias do Estado de Santa Catarina, o Governo do Estado prorrogou até o dia
1º de janeiro de 2015 a suspensão das restrições às compras internas com
diferimento do ICMS para os beneficiários do Programa Pró-Emprego.
As alterações constam no Decreto 1.916/2013, de 12 de dezembro de 2013.
Anteriormente, o Decreto 1.089/2012 estabelecia que a partir de 1º Janeiro de 2014, as empresas catarinenses somente poderiam efetuar as aquisições internas previstas no programa, com os tratamentos tributários diferenciados do Pró-Emprego, se suas exportações correspondessem a, no mínimo, 20% de seu faturamento e se possuíssem crédito acumulado em função das suas exportações.
Sobre o Pró-Emprego
O Programa Pró-Emprego foi instituído pela Lei nº 13.992, de 15 de fevereiro de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 105, de 14 de março de 2007.
Tem como objetivo a geração de emprego e renda no território catarinense
por meio de tratamento tributário diferenciado do ICMS, destinando-se a
incentivar empreendimentos considerados de relevante interesse sócio-econômico
situados neste Estado ou que nele venham a instalar-se.
ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI DE COTAS
TRABALHISTAS
A Ampro (Associação de Marketing
Promocional) organizará no primeiro semestre de 2014 workshops para esclarecer
aos seus associados as exigências da lei 8.213/91, a chamada Lei de Cotas, que
prevê a reserva de vagas para pessoas com deficiência em empresas com mais de
cem funcionários.
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