AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO
AS PALAVRAS
A melhor informação é aquela que está
disponível no momento certo, com o maior grau de precisão possível...De nada
adiantam informações ricas e detalhadas, com um grau de certeza quase absoluto,
se só estãso disponíveis no dia seguinte, dois meses depois ou um ano mais
tarde. Ou chegar no aeroporto sem ter esquecido nada, horas depois que o último
avião oportunidade de mercado já decolou.” (Francisco Alberto Madia
de Souza)
BRIGA NO ESTÁDIO: NISSAN
DEIXA O VASCO DA GAMA
O Vasco sofreu mais um duro golpe no dia 16/12. Por meio de uma
nota oficial, a Nissan anunciou que rompeu seu contrato de patrocínio com o clube.
A
alegação da montadora japonesa é que o recente caso de violência envolvendo a
torcida cruz-maltina no jogo diante do Atlético-PR, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em Joinville (SC), “É incompatível com os valores e
princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo mundo”.
A
parceria entre Vasco e Nissan havia sido iniciada em julho de 2013 e tinha
previsão de duração de quatro anos.
O presidente do Vasco
da Gama, Roberto Dinamite apresentando a nova camisa do Vasco em julho de 2013
quando da assinatura do contrato de patrocínio da Nissan (Foto:
Divulgação/Vasco da Gama).
O
Vasco receberia R$ 7 milhões por ano pelo contrato. Então, deixará de embolsar
R$ 21 milhões até 2017. A marca é estampada na parte de trás da camisa do time
de futebol, em uniformes de esportes olímpicos e nas sedes do clube.
“Não
vejo fundamento jurídico para que o contrato seja rompido. A responsabilidade
da segurança do jogo não era do Vasco. E apesar de alguns indivíduos terem se
envolvido na briga, eles não representam o Vasco”, afirmou Gustavo Pinheiro, diretor jurídico do Vasco.
Mais
cedo, a diretoria recebeu a notícia de que o presidente do STJD, Flavio Zveiter, rejeitou pela
segunda vez o recurso para obter os pontos por meio de impugnação da partida
contra o Furacão e manteve o rebaixamento do clube para a Série B sem haver
julgamento. Em ação paralela, ainda houve a perda de oito mandos de campo e
multa de R$ 80 mil.
Polêmica
Recente e Crítica do Governador
Em
novembro, houve polêmica envolvendo uma suposta opinião do diretor
Murilo Moreno em uma palestra. De acordo com o jornal “Monitor Mercantil”, ele
afirmou que seria “melhor ainda” se o Vasco caísse pelo destaque de um grande
na Série B e também por dar à empresa o status de patrocinador
do acesso. A declaração foi negada pela montadora, e o clube tentou minimizar.
Quem
aproximou as partes foi o governador Sérgio Cabral, torcedor cruz-maltino, que esteve em contato direto com os
representantes no ano passado sobre a inauguração da fábrica da montadora no
Estado.
Cabral,
no entanto, não está nada satisfeito com a diretoria do Vasco e alfinetou Roberto Dinamite esta semana ao dizer que “São necessários 350 quilos de
dinamite para derrubar uma parede, enquanto bastou um “Dinamite” para derrubar
um time inteiro”. O político fez a analogia logo após uma implosão para abrir
um túnel na obra da Linha 4 do metrô. (Promoview)
N.
do E.: Tenho comentado, insistemtemente,
sobre a necessidade de o marketing esportivo deixar de sere apenas de negócio, para se tornar também
social.
“Isso
não rende dinheiro”, tenho ouvido. Não rende mas conserva, se quisermos ficar
no caso da Nissan.
Mas
vou adiante para afirmar: rende sim, na medida que o marketing social
contriubvui – e muito para a paz no estádio..
Outro
dia, o jornal Valor Econômico publicou matéria sob o título
Violência
põe
em risco
o
avanço do
marketing
e reproduz as declarações de Ricardo
Hinrichsen, diretor de negócios da consultoria esportiva CSM Brasil:
“A
violências torna as empresas mais reticentes”, disse ele. “O patrocínio é um
investimento. Quanto maior o risco, maior é o retorno qweue se exige. Se a
percepção de risco para as empresas aumenta, o valor percebido pelo patrocínio
cai”.
Na
mesma matéria, as seguintes declarações do gerente de crédito do Itaú BBA,
Cesar Grafietti:
“Não
me surpreenderias se alguns patrocínios não fossem renovados, se víssemos
empresas não querendo veicular o nome ao esporte... “Muitos clubes passaram boa
parte do ano semn contrato de pastrocínio, e acho que é a tendência pasra
2014.”
“...
Quando a Inglaterra tirou a violências do futebol, criou a liga mais forte do
mundo. Isso tem a ver com a capacidade
de astrairme manter as ordem., Onestádio deve sere ums vitrine.”
Mas,a
julgar pelas declarações de Marcos Alvito, um estudioso do modelo de
policiamento naquele país, a situação é tão tranquila por lá.
“A
polícia inglesa trata cada jogo como uma tragédia em potencial”, disse ele à
Folha de S. Paulo. “Os estádios têm um
corredor de ambulância para dar acesso ao hospital. O perímetro ao redor fica
interditado. Existe um sistema de câmerca com monitoramento de remédio,
polícia, bombeiro.”
Tradução:
ajudou, mas não resolveu.
Como
não vai resolver por aqui.
A
não ser que clubes e entidades coloquem o marketing social em ação.
EM
FRENTE AO SHOPPING BEIRA-MAR, EM FLORIANÓPOLIS, VOCÊ É PROIBIDO DE ESTACIONAR:
SE INSISTIR, ENFRENTA AS GROSSERIAS DOS MOTORIDSTAS DE TAXCI OU AS MULTAS DOS
GUARDAS. MAIS ADIANTE, NA MESMA RUA, EM FRENTE AO EMPÓRIO BOCAIUVA, TAMBÉM É
PROBIDO, MAS VOCÊ PODE ESTACIONAR TRANQUILAMENTE.
MÍDIA TRADICIONAL ESTÁ
APOSTANDO NO LIVE MARKETING
Já há algum tempo,
a mídia tradicional tem feito uso das ferramentas de live marketing para apresentar sua grade de programação,
ou, simplesmente para estar mais próxima de seu público. Em 2013, houve um
aumento dessas ações.
Promoview quis saber um pouco mais sobre o porquê
isso aconteceu, e bateu um papo com Michelle Reffo, gerente de Marketing do Grupo RIC Paraná, que se destacou
esse ano na realização de ações de marketing
promocional.
Graduada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em
Marketing e Comércio Exterior, Michelle possui ampla experiência na área de
comunicação, nos segmentos de entretenimento, educacional, alimentício,
hoteleiro, automobilístico e varejo.
Atuou em agências de publicidade como Elétrica, G/PAC
Comunicação Integrada, CCZ e Bronx. Em sua vivência fora do Brasil, trabalhou
na Euro RSCG em Nova Iorque, atuando junto à conta da Coca-Cola. Confira o que
ela tem a declarar:
Promoview: A Record
foi uma das primeiras emissoras de TV a fazer uso do live marketing para ativar
uma programação, quando do lançamento do programa A Fazenda. Como você analisa
essa questão?
Michelle Reffo: Todas as
ferramentas são eficazes para gerar experiências com a marca. Trabalhando de
forma off-line, junto ao público, temos uma resposta
imediata do nível de engajamento. Já programas como a Fazenda, nos auxiliam a
entender melhor o comportamento e tendências do nosso público.
Promoview: A
RICTV Paraná também tem feito uso das ferramentas do marketing promocional para
se aproximar do seu público. Por quê?
Michelle Reffo: A RICTV quer
estar cada vez mais próxima da população, de todas as classes, e por isso busca
estar presente no dia a dia das pessoas nas diversas formas possíveis.
O uso das
ferramentas de marketing promocional tem nos auxiliado nessa questão e cumprido
seu papel. É diretriz do Grupo RIC focar os trabalhos com enfoque regional, e ofeedback só
se tem quando se conversa direto com quem recebe as informações direto das
plataformas.
A RICTV e o Portal
RIC Mais mantém ações específicas com a comunidade, e a aceitação do público
tem sido positiva.
Promoview: No que o
live marketing auxilia a mídia tradicional?
Michelle Reffo: O live marketing
é uma ferramenta que tem um contato pessoal e direto com o consumidor, gera experiência,
consolida a percepção positiva da marca. Ela auxilia a mídia tradicional a
reforçar as mensagens que estão sendo divulgadas nos canais tradicionais de
mídia.
Promoview: A
Arena Mundo RIC é um exemplo clássico de live marketing. Qual o retorno desse
tipo de ação a curto prazo?
Michelle Reffo: Hoje a Arena
Mundo RIC é o principal evento do verão e conquistou seu espaço de interação
com os veranistas no Paraná. É uma ação de referência que reforça a marca e
busca conquistar a preferência com o público por meio de ações interativas em
um momento de descontração.
Promoview: Como o público vê as
ações de marketing promocional sendo feitas por uma emissora de televisão?
Michelle Reffo: Toda campanha de
marketing tem que primar pela qualidade e o segmento de live marketing evoluiu
muito, a ponto desses fornecedores serem grandes especialistas no contato
pessoal com o consumidor.
A marca de uma
emissora de TV prima por essa qualidade e tem um feedback positivo das ações, por elas serem
criativas, inovadoras e trazerem o telespectador para próximo da TV.
Promoview: Qual a
maior dificuldade encontrada no momento da execução de uma ação de live
marketing?
Michelle Reffo: A grande equação
do segmento é achar o equilíbrio para o telespectador – ser agradável e não
invasivo para que a experiência seja positiva e gere buzz.
Promoview: A Copa do
Mundo e as Olimpíadas no Brasil significam a possibilidade de expansão do setor
promocional? Qual é a sua previsão para estes importantes eventos?
Michelle Reffo: Como as atenções
estarão voltadas quase que exclusivamente para a TV em função desses grandes
eventos esportivos, vamos nos movimentar e inovar muito para atrair esses
telespectadores com a nossa programação local e nacional.
Iremos promover ações, promoções e entretenimento
diversificados para impactar o maior número possível de pessoas. Teremos um
mote muito amplo para criar ações e impactar o público de diversas formas e
faremos isso com inteligência e ousadia.
Promoview: A comunicação
integrada é uma saída para conquistar novos públicos?
Michelle Reffo: Sim. Cada vez
mais o Grupo RIC tem utilizado suas multiplataformas para levar informações a
todos os públicos, assim como as diversas ferramentas do marketing, assessoria
de imprensa, a publicidade tradicional, e projetos específicos, como o Impar,
um projeto realizado em parceria com o Ibope
Inteligência, que avalia as marcas preferidas dos
paranaenses em cerca de 50 categorias de produtos e serviços em diferentes
regiões do Estado, finalizando com eventos presenciais de premiação e
integração entre os principais executivos do mercado. (Promoview)
agora é a hora: ou o prefeito veta as emendas que desfiguraram o cidade
limpa ou permite que florianópolis continue emporcalhada.
RANKING DAS MELHORES AGÊNCIAS PROMO 2013
DIvulgado
o ranking das Melhores Agências de Marketing
Promocional 2013. É a primeira vez na história do live
marketing promocional brasileiro que um ranking é
apresentado junto com a tradicional relação publicada pelo Promoview com
as empresas que são reconhecidas pelos leitores e anunciantes do site.
A fase de indicações para as Melhores Agências Promo 2013 foi realizada entre agosto e outubro de
2013. Os convites foram feitos por e-mail para
uma lista restrita da base de leitores, parceiros e anunciantes do Promoview.
Toda interação foi por meio das redes sociais do
site.
Promoview Completa Sete Anos Reconhecendo as Agências Promo
Brasileiras
O e-mail convite
orientou sobre os critérios que os participantes deveriam usar ao fazerem
sua indicação, baseados nas seguintes premissas:
. Agências que inovaram, tanto na gestão
quanto em ações ou posturas;
. Agências que se posicionaram em defesa
do mercado promo com atitudes ou trabalhos;
. Agências que tiveram trabalhos
relevantes, tanto do ponto de vista criativo, mas também do ponto de vista de
complexidade de produção e execução e que foram muito comentados e lidos
em posts de sites especializados;
. Agências cujos profissionais agregaram
valor ao mercado promo, tanto pelo trabalho desenvolvido nelas, quanto pelos
posicionamentos de defesa desse mercado;
. Agências que, em 2013, investiram na
busca de qualificação e de ampliação de suas expertises para
atender ao cliente, dentro do novo escopo de comunicação que se delineou, onde
o marketing
promocional é
destaque.
Número de Agências Listadas Diminui a Cada Ano
O reconhecimento das Melhores Agências Promo iniciou em 2010. Naquele ano, 1.143 agências foram reconhecidas e
participaram da lista.
“Uma vez listada, a agência passa a ser
monitorada pelo nosso sistema. Caso não responda às nossas solicitações
periódicas ou tenha encerrado as atividades, é automaticamente excluída da
pesquisa do ano seguinte.
Estamos mais criteriosos a cada ano”,
esclarece Josiane Ramos, da área de
conteúdo e negócios do Promoview.
Por isso, em 2011 – primeiro ano em que foram enviados certificados - o
número de agências reconhecidas foi de 862.
Já em 2012,
apenas 586 agências estiveram na
lista. Todas receberam o Certificado que Promoview envia como cortesia e
efetivo reconhecimento.
Em 2013, o número
caiu para 421 agências de todas as regiões brasileiras,
resultado das2.230 respostas recebidas.
O ranking
Os participantes fizeram suas indicações
por meio de um formulário eletrônico. Cada participante teve direito a um
voto. As agências foram rankeadas pelo
número de indicações para a pergunta:
Qual agência você indica para o planejamento,
criação e realização de uma ação de marketing promocional ou live marketing?
Confira o Ranking Promoview 2013
31 indicações:
Ogilvy
| Aktuell | Banco de Eventos | NewStyle | Bullet | Tudo
30 indicações:
Netza
| b!ferraz | XYZ Live
29 indicações:
Mood |
Leo Burnet | A VERA! | Innova AATB | Dream Factory
28 indicações:
F/Nazca
S&S | JWT | Playcorp | Mark Up
27 indicações:
The
Marketing Store Worldwide | Ponto de Criação | Rock | TV1 | Momentum |
AlmapBBDO
26 indicações:
Figer360
| Fagga | Latin Promo
24 indicações:
Guia
Mkt | Fox Promo | Koch Tavares
23 indicações:
Samba
| P&G
22 indicações:
Duplo
| In loco Promo | The Group | Agência Um
21 indicações:
Plural
| Agência Hands | Esfera
20 indicações:
Out
Promo | Dabster | Marketing Vision | Future Group | Grupo Adma Eventos
19 indicações:
Biruta
| Promocenter | Duetto | Zed Promo
Umbigo
do Mundo | Zaag | Ampla
17 indicações:
Open
and Partners | Larrat | Estalo | Arandas | Dia
15 indicações
Saraguato
| Giacometti | D| Mattos
14 indicações:
Conceito
| WOW
13 indicações:
Genericka
| P7 Promo | 3Promo | ZeroTres | VZA
12 indicações:
Rio
360 | J Chebly | Mazah | Ciagroup | Propague Promo
11 indicações:
MC4X |
Zicard | Flap
10 indicações:
Mix
Marketing Eventos | Up Line | Monumenta | Event Art
9 indicações:
Maracatu
Promo | Marcativa | Promovisão | Toledo | Top 10
8 indicações:
Canal
MP | Liga de Marketing | Infinito Promo | Up Time | PH2 | VC2 Promo
7 indicações:
Cia de
Ideias | Mash Up | Hot Shop Group | MB Produções | Digaí | Pimenta | Atomo
6 indicações:
Clubbe
TGT | I9 | Hype| Fell’in | Agência Etna
5 indicações:
Grupo
Projeto 6 em 1 | Cobram | Invent Promo | Arqtual
4 indicações:
Integra
| Case Marketing | MR Group | Agogô | Acerte no Alvo | OC Promo | Camarote
Marketing | Yes Promoções | Plah
3 indicações:
Onze
MC | Virgula Promo | Nó Promocional | Promocenter | FOR US | RH Fácil | Impact
| Tween | Marprom | Scalinatta | Dahas | Sisters | Avantgarde | Help
Conceitual | Etc&Tal | Do Brasil
2 indicações:
Orango
| Vitamina/A | Ativa Eventos | Atak Eventos | Agência Divina | Free Space |
COMMKT | J. Cocco | Nosso Time | Jokerman | Made in Brazil | Eventual | AS
Promo | Kissus | Inpromo | Ioio Promo | Endereço Certo | Lâmpada Soluções |
Storck | Louder Promo | Mandala Promo | Locus | New Quality | Office Brasil |
Garrido | CC&M | Isto é Promo | New Way | Nucleo 3 | Red Action | Manga |
Fermento Promo | RTM Marketing | Promo+Plus | Viu MKT | Maria do Brasil |
Fabrica 2 | Santa Promo
1 indicação:
.K
Comunicação | 22 Marketing e Eventos | 2D Eventos | 3 Active | 30hs Eventos |
3C’s | 8 Bisz | ABL | Absoluta Promo | Acesso Promo | ACP Arquitetura de
Eventos | Adrenalina | Adventure Planet | Adviser Eventos | Agência Estima |
Agência Nube | Agência Sólida | Agência Zape | Aloha Rio | AMAZON RH | Amazônia
Eventos | Anima Eventos | Antares | Aplauso | Apoio Promocional | Araponga
Comunicação | Arcos Comunicação | Armazém de Ideias | Artecom | Artmais
Marketing e Eventos | A-Sim | Asli Produções | Atabaq | Atenas Comunicação |
Atitude Marketing Promocional | Ativação | Zape Mkt Promocional | Atmosfera
360º | Atual Publicidade | Auguri Promoções | B1 Comunicação e Marketing | B4 |
Back Stage | Baladeira Inovações | Bananas Eventos | Bastidores | BB7 Marketing
| Befit Comunicação | Benza Promoção e Eventos | Boa Imagem | Briefing
Marketing Promocional | Bumerangue Comunicação | Bureau de Eventos | C&M
Congresses and Meetings | Cake Marketing e Enretenimento| Capacitá | Caras e
Bocas Eventos | Cia Promo | Cintia Promoções | CL Promotion | Classe A | Col
Assessoria | Concept Promoções | Conception | Conexão Marketing | Connect Promo
| Contato Promo | Criação Eventos | Criativa | Cross Promoções e Eventos
| Cuca Nova | D Marketing | DCM | Deiéfe Marketing e Eventos | Dimension |
Dinâmica | Directa Mkt Direto & Eventos | DNA Marketing Estratégico | Don
Comunicação | Dot Promo | DPE | DR Promocell | DS2 | Eco eventos | Eficaz |
Epromo | Estela Kurth | Eventik | Expomídia | Fino Trato | Firma | Foco eventos
| Full Promo | Gerencial Brasil | Gig Eventos | Sportion | Grupo Celere | Grupo
Doca8 | Grupo Ideia | Guará Promoções | Guaxe Produções | H2O | Cia Herbet
Tropiano | I9 Inteligência | Ícone Comunicação | Z Projetos Especiais | Link
Eventos | LM Corporate | Lugar Eventos | Luz Promocoes | M2A | Magis
Promoções E Eventos | Maianga Produções | Mais Promoções e Eventos | Marka
Fidelização | Markab | Marketando | Marketing House | Matriz Brasil | Maxxi Comunicação
& Eventos | MC7 Mkt Promocional | MCM Eventos | MDR Promoções | ME
Promocoes | Mecânica de Produção | Mega Comunicação | Mega Eventos | Mello e
Madruga Soluções de Marketing | Mercado Jovem | Merchan Brasil | Beats | Midas
Eventos e Promoções | Mister Promo | MIT Ideias | Mix Alternativo | MK3 Promo |
Moda Promoções | Modelo Eventos | Mondana | Motiva Marketing | Multinational |
MV Promo | N&N | Nação Promo | New Eventum | Next Produções | Nossa
Promoções | Nova Job | Novità | Novo Stillo | NPN | O Ar da Graça | Oba
Promoções | On Target | One Promoções | One Stop – RJ | Onix Eventos&
Promoções | Open Brasil | OSC RJ | Owl Produções e Eventos | Paluana | Panda |
Pepper | Personalle Eventos | PHD Comunicação | Plan It | Plano | Plano
interativo | Play Eventos | Pleiade Eventos | Plenitude | Por traz das ideias |
Premium Mkt Promocional | Preview Eventos | Prime Produção e Eventos |
Principio Comunicação | Pro Target | Prommo Comunicação | Promo Grape | Promo
Work | Promoarte | Promobox | Promogrape | Promonove | Promos Soluções |
Promouisis Promoções e Eventos | Próximo – Mkt Promo | PS21 Produções e Eventos
| QI Agência | RCL Platz | Regional Promo | Result | RIP Marketing | Rock It |
Santo de Casa | Endomarketing | Scandi | Sellout Promoções | Set Agency | Show
Up | Smart promo | Societá | Soma Promo | Spazio Ideia | Sportion Marketing
& Esporte | Stillo Eventos | Stock Casting | StraubDesign | Stylo Promoções
| Super Produções | Superpromo | Target Marketing Promocional | Tátil | Tekoare
| Tendência | TH Comunicação | Tom Comunicação | Top Promoções | Top Sul
Promoções e Serviços | Top Target | Toti Promo | Trupe Promoção | Uni 3 | Up
Promo | Valor Humano | VIP Promoções | Vision Mais | Vitrine Marketing | Vocêvê
Comunicação 360° | Voga Mkt Promocional | Welcome Marketing Service | Wit | WOW
sensory | Wunderman Agência | Yes Agência | Icontent | Ideia 3 | Ideia
Marketing e Eventos | Illimitato Ações Promocionais | Imax Eventos | Impacto |
Incentive Premier | Infox | Interact | Inventa Eventos | IS! Marketing |
Izidoro Comunicação | JMD | JPL Trade Marketing | Know Ledge | Licor Promoções
e Eventos | Linha Mestra
A
DECORAÇÃO DE NATAL DO BEIRAMAR SHOPPING DESTE
ANO ESTÁ DANDO UM BANHO NA CONCORRÊNCIA.
CIRCULANDO NA INTERNET
9 coisas que irão desaparecer no tempo
de nossas vidas
Interessante notar
... Se essas mudanças são boas ou más depende em parte de como nós nos
adaptamos a elas. Mas, estejamos prontos ou não, aqui elas vêm ...
1. O Correio
Prepare-se
para imaginar um mundo sem Correios. Eles estão afundando tanto em
problemas financeiros que provavelmente não há maneira de sustentá-los a longo
prazo. E-mail, FedEx, DHL e UPS têm praticamente dizimado a receita mínima
necessária para manter os Correios vivos. A maioria do que você recebe pelo
correio todos os dias é ”lixo” e contas.
2. O cheque
A
Grã-Bretanha já está preparando o terreno para acabar com o cheque até 2018. O
processamento de cheques custa bilhões de dólares por ano ao sistema
financeiro. Cartões plásticos e transações on-line vão levar à eventual
extinção do cheque. Isto joga direto para a morte dos Correios. Se você nunca
pagar suas contas pelo correio e nunca receber os boletos pelo correio, os
Correios absolutamente estarão fora do negócio.
3. The Newspaper (o jornal)
A
geração mais jovem simplesmente não lê jornal. Eles certamente não assinam um
jornal impresso que lhes seja entregue. Isso pode acontecer como foi com o
leiteiro e o tintureiro. Quanto a ler o jornal on-line, prepare-se para pagar
por isso. O aumento dos dispositivos móveis de Internet e e-readers tem
motivado todos os jornais e editoras de revistas para formar alianças.
Eles reuniram-se com a Apple, Amazon, e as grandes empresas de telefonia
celular para desenvolver um modelo de serviços de assinatura paga.
4. O livro
Você
diz que nunca vai desistir do livro físico que você segura em sua mão e vira as
páginas. Eu disse a mesma coisa sobre o download de música do iTunes. Eu queria
que meu CD tivesse cópia impressa.
Mas eu
rapidamente mudei de ideia quando eu descobri que eu poderia obter álbuns pela
metade do preço sem sair de casa para conseguir a última música. A mesma coisa
vai acontecer com os livros.
Você
pode navegar em uma livraria on-line e até mesmo ler um capítulo
pré-visualizado antes de comprar. E o preço é menos da metade de um livro real.
E pensar na conveniência!
Uma vez
que você começar movendo os dedos na tela em vez do livro, você vai se achar
perdido na história, e não pode esperar para ver o que acontece a seguir, e
você se esquece de que está segurando um gadget em vez de um livro.
5. O
telefone fixo
A menos que você tenha
uma família grande e faz muitas chamadas locais, você não precisa mais do
telefone fixo. A maioria das pessoas o mantém simplesmente porque sempre o
tiveram. Mas você está pagando encargos duplos para este serviço. Todas as
empresas de telefonia celular permitem chamar os clientes do mesmo
provedor de celular sem nenhum custo adicional.
6. Music (música)
Esta
é uma das partes mais tristes da história da mudança. A indústria da música
está morrendo uma morte lenta. Não apenas por causa de downloads ilegais.
É a
falta de oportunidade para a nova música inovadora chegar às pessoas que
gostariam de ouvi-la. A ganância e a corrupção é o problema. As gravadoras e os
conglomerados de rádio estão simplesmente se auto-destruindo.
Mais de
40% das músicas compradas hoje são "Itens de Catálogos", o que
significa a música tradicional com a qual o público está familiarizado.
Os mais
antigos artistas consagrados. Isto também é verdade no circuito de concertos ao
vivo. Para explorar este tema fascinante e perturbador ainda, confira o livro,
"Appetite for Self-Destruction", de Steve Knopper, e o documentário
em vídeo, "Antes que a música morra."
7. Televisão
As
rendas das redes tem caído drasticamente. Não apenas por causa da economia. As
pessoas estão assistindo TV e filmes transmitidos a partir de seus
computadores. E elas estão jogando e fazendo muitas outras coisas que ocupam o
tempo que costumava ser gasto assistindo TV.
Shows
de horário nobre degeneraram abaixo do menor denominador comum. Taxas de TV a
cabo estão subindo rapidamente e os comerciais rodam a cada 4 minutos e 30
segundos.
Eu digo
boa viagem para a maior parte de tudo isso. É hora das companhias de
cabo serem postas para fora de nossa miséria. Deixem as pessoas escolher o
que querem assistir on-line e através de Netflix.
8. As coisas que você possui
Muitos dos bens que
usamos e possuimos nós não poderemos realmente possui-los no futuro . Eles podem simplesmente residir na nuvem .
Hoje o
seu computador tem um disco rígido e armazena suas fotos, músicas, filmes e
documentos. O software está em um CD ou DVD, e você sempre pode reinstalá-lo se
for necessário. Mas tudo isso está mudando.
Apple,
Microsoft e Google estão terminando seus últimos "serviços em nuvem".
Isso significa que quando você ligar o computador, a Internet vai ser
incorporada ao sistema operacional.
Assim,
o Windows, o Google, e o Mac OS serão vinculados diretamente para a Internet.
Se você clicar em um ícone, ele vai abrir algo na nuvem Internet. Se você salvar
alguma coisa, ela será salva para a nuvem. E você pode pagar uma taxa de
assinatura mensal para o provedor de nuvem.
Neste
mundo virtual, você pode acessar a sua música ou os seus livros, ou qualquer
coisa do gênero a partir de qualquer computador portátil ou dispositivo
portátil. Essa é a boa notícia.
Mas, se
você realmente possui alguma dessas "coisas" tudo será capaz de
desaparecer a qualquer momento em um grande "Puf ". Será que a
maioria das coisas em nossas vidas é descartável e caprichosa? Isso faz você
querer correr para o armário e retirar o álbum de fotos, pegar um livro da
prateleira, ou abrir uma caixa de CD e apertar a inserção.
9.
Privacidade
Se já houve um
conceito que podemos olhar para trás com nostalgia, seria privacidade. Isso
acabou. Ele se foi há muito tempo de qualquer maneira. Há câmeras na rua, na
maior parte dos edifícios, e até mesmo em seu computador e celular.
Mas você pode ter
certeza que 24 horas por dia, 7 dias na semana, "Eles" sabem quem
você é e onde você está, até as coordenadas GPS, e o Google Street View.
Se você comprar alguma
coisa, o seu hábito é colocado em um zilhão de perfis e os seus anúncios serão
alterados para refletirem os hábitos. Eles vão tentar levá-lo a comprar algo
mais. Uma e outra vez.
Tudo o que tivermos perdido e que não pode ser alterado são "Memórias" ....
E então, provavelmente, o Alzheimer vai tirar
isso de você também!
Tudo o que tivermos perdido e que não pode ser alterado são "Memórias" ....
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