(Fontes: Jaqueline Frederes, Nathalia Barbosa e Priscilla Natale | Ketchum Estratégia | Portal da Propaganda) - Se os internautas pudessem dar um presente de Natal aos brasileiros, 30% dariam o fim da violência nas cidades do País.
É o que
mostra uma pesquisa realizada pelo painel online CONECTAí, (www.conecta-i.com). Entre os presentes mais citados também aparecem um novo
governo, mais hospitais públicos e mais escolas e universidades.
Por outro
lado, um dos presentes menos populares é a conquista da Copa do Mundo de 2014:
apenas 1% dos internautas daria esse presente aos brasileiros.
Assim como na pesquisa do ano passado, 54% vão comprar presentes para seus pais, 48% para o companheiro, 36% para os filhos e 34% para si próprios. Os que não pretendem dar presente somam 10%.
Roupas (48%), brinquedos (32%), cosméticos/perfumes (25%), acessórios de vestuário (23%) e calçados (20%) serão os presentes mais comprados neste Natal. Só 7% pensam em comprar eletrônicos portáteis.
A pesquisa também aponta que, em média, os internautas vão gastar R$446,00 com presentes de Natal. Do total desembolsado com presentes, 40% serão gastos em lojas de rua, 31% em shoppings e 29% em compras pela internet. Os shoppings são mais populares no Norte e Nordeste, enquanto nas outras regiões predominam as lojas da rua.
Se pudessem escolher três presentes para receber no Natal, 33% dos internautas brasileiros gostariam de ganhar roupas, principalmente as mulheres e os jovens de até 29 anos; 22% escolheriam um celular, sobretudo jovens de até 20 anos; 19% optariam por calçados e 18% por livros e revistas. Já se a empresa na qual trabalham fosse o Papai Noel, 28% pediriam um aumento de salário, 14% pediriam distribuição dos lucros e 11% uma promoção. E para os chefes, uma boa notícia: apenas 1% indica preferir um novo chefe.
Natal brasileiro
Assim como na pesquisa do ano passado, 54% vão comprar presentes para seus pais, 48% para o companheiro, 36% para os filhos e 34% para si próprios. Os que não pretendem dar presente somam 10%.
Roupas (48%), brinquedos (32%), cosméticos/perfumes (25%), acessórios de vestuário (23%) e calçados (20%) serão os presentes mais comprados neste Natal. Só 7% pensam em comprar eletrônicos portáteis.
A pesquisa também aponta que, em média, os internautas vão gastar R$446,00 com presentes de Natal. Do total desembolsado com presentes, 40% serão gastos em lojas de rua, 31% em shoppings e 29% em compras pela internet. Os shoppings são mais populares no Norte e Nordeste, enquanto nas outras regiões predominam as lojas da rua.
Se pudessem escolher três presentes para receber no Natal, 33% dos internautas brasileiros gostariam de ganhar roupas, principalmente as mulheres e os jovens de até 29 anos; 22% escolheriam um celular, sobretudo jovens de até 20 anos; 19% optariam por calçados e 18% por livros e revistas. Já se a empresa na qual trabalham fosse o Papai Noel, 28% pediriam um aumento de salário, 14% pediriam distribuição dos lucros e 11% uma promoção. E para os chefes, uma boa notícia: apenas 1% indica preferir um novo chefe.
Natal brasileiro
Os brasileiros adoram o
Natal. Em uma escala de 0 a 10, metade dos internautas dão nota 10 quando
perguntados se gostam de Natal, elevando a média geral para 8,1.
Quando questionados se Natal e Papai Noel são conceitos europeus e norte-americanos, que não têm nada a ver com o Brasil, mais da metade (53%) dos internautas discorda, mas para 44% a decoração deveria ser adaptada ao clima tropical do País.
De acordo com o estudo, 58% consideram o Natal uma data para se passar com a família e 55% acreditam que as pessoas ainda se lembram do sentido religioso. No entanto, 51% acham a data comercial, sendo que 70% creem que o comércio começou a explorar a data muito cedo neste ano.
Ceia
Quando questionados se Natal e Papai Noel são conceitos europeus e norte-americanos, que não têm nada a ver com o Brasil, mais da metade (53%) dos internautas discorda, mas para 44% a decoração deveria ser adaptada ao clima tropical do País.
De acordo com o estudo, 58% consideram o Natal uma data para se passar com a família e 55% acreditam que as pessoas ainda se lembram do sentido religioso. No entanto, 51% acham a data comercial, sendo que 70% creem que o comércio começou a explorar a data muito cedo neste ano.
Ceia
Os
alimentos essenciais que não podem faltar em uma ceia de Natal são panetone,
citado por 56%, peru (48%), chester (29%) e arroz (26%). Para beber, não pode
faltar vinho, mencionado por 42%, seguido de espumante (20%) e refrigerante
(14%). Apenas 5% citam cerveja.
2014
2014
No top três dos
objetivos para próximo ano, 34% dos internautas desejam investir nos estudos,
principalmente pessoas entre 16 e 29 anos, mesmo percentual dos que
também querem cuidar melhor da saúde e do bem-estar. Investir na carreira é o
desejo de 23% e procurar novos desafios profissionais é o objetivo de 20%.
Comprar uma casa e se divertir mais também aparecem entre os mais citados, com 19% cada. Parar de fumar ou de beber, dedicar mais tempo aos amigos e trabalhar menos para ganhar qualidade de vida são menos citados com, respetivamente, 1%, 5% e 11% das menções.
Essas informações foram coletadas junto a 1.800 internautas integrantes do painel CONECTAí, em todo país, entre 1º e 10 de dezembro de 2013.
Comprar uma casa e se divertir mais também aparecem entre os mais citados, com 19% cada. Parar de fumar ou de beber, dedicar mais tempo aos amigos e trabalhar menos para ganhar qualidade de vida são menos citados com, respetivamente, 1%, 5% e 11% das menções.
Essas informações foram coletadas junto a 1.800 internautas integrantes do painel CONECTAí, em todo país, entre 1º e 10 de dezembro de 2013.
OU VOCÊ TEM UMA
ESTRATRÉGIA...
Ou você tem uma estratégia ou é parte
da estratégia de alguém." (Alvin Toffler). Ao me deparar com essa citação,
do renomado cientista-futurista Alvin Toffler, não pude evitar a vontade de
falar sobre a necessidade que temos de estratégias para o futuro.
E quando me refiro ao futuro, não
estou falando de algo distante de 2013, pelo contrário: pensei exatamente em
falar de 2015. Isso mesmo: 2015! Pois às vésperas de 2014 (afinal estamos em
novembro), no penúltimo mês do ano, chego à conclusão de que já estamos (todos)
estrategicamente preparados para 2014.
Calma: vou explicar. Como trafego
muito pelo mercado publicitário, constatei que as empresas, em pleno novembro
de 2013, já estão com os seus budgets fechados, os acordos operacionais, no
mínimo, alinhavados e as perspectivas de crescimento desenhadas de formas mais
precisas.
Em síntese: as estratégias de atuação
para 2014 já foram completamente definidas. Isso não quer dizer que não podem
ser mudadas ou mesmo ajustadas, contudo o cenário planejado no meio empresarial
confere materialidade ao que Toffler afirmou: “ou você tem uma estratégia ou é
parte da estratégia de alguém".
Dito isso afirmo sem medo de errar
que, definitivamente, o mercado publicitário não quer fazer parte da estratégia
de ninguém, até mesmo porque as estratégias dos “outros” (normalmente
concorrentes) representam crescimento de mercado para os “estratégicos”, em
detrimento da “retração” para os que se tranformaram em “parte da estratégia
deles”.
Não obstante, como aqui me espelhei
no “futurista Toffler” (que também afirmou que “o futuro é construído pelas
nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia
todos os outros”), fui adiante e observei os meus amigos e conhecidos.
O que vi foi unânime: os planos para
2014 estão consolidados. As férias e os feriados já estão agendados, os
ingressos para a Copa já foram comprados, os pacotes de viagem para o Carnaval
e o São João já estão fechados e um dos amigos (mais “intrépido”) está com o
casamento acordado e pago (até mesmo porque, hoje em dia, só os loucos não começam
a pagar bem antes).
Agora o leitor deve estar se
perguntando: o que tudo isso tem a ver com a mídia e as estratégias dos
negócios publicitários? Ou ainda: aonde ele quer chegar para falar de 2015?
Novamente eu recorro a Alvin Toffler,
que teve a ousadia de “prever” que o mundo ia ser controlado por computadores,
num momento em que ninguém ouvia falar sequer de “bytes”, imagine de “internet”
ou “mobile”. Toffler nasceu em 1928, mas isso não o impediu de antecipar
aspectos da revolução digital e tecnológica, que assistimos hoje.
Ou ainda: não o limitou na abordagem
da aceleração do ritmo de vida nas sociedades e da transformação nas
comunicações, apontando para a busca de micro nichos em substituição aos
mercados de massa.
Por isso, espelhado nele, também ouso
pensar estrategicamente no futuro e convido você a fazer o mesmo. Como disse no
começo do texto: não num futuro distante, mas em 2015, pois 2014 já parece
estar planejado por todos!
Penso em 2015, enquanto faço planos,
analiso o mercado, acompanho as manifestações que podem se transformar em
tendências, contabilizo os ganhos e as perdas nos negócios midiáticos para
promover ajustes no ano que se inicia daqui a pouco. A ideia agora é preparar o
terreno para 2015.
E a minha motivação para 2014, 2015,
2016... é simplesmente a apropriação da frase de Toffler: “Ou você tem uma
estratégia ou é parte da estratégia de alguém."
“Em 1965, num artigo publicado na
revista Horizon, inventei a expressão ‘choque do futuro’ para descrever a
tensão arrasadora e a desorientação que causamos aos indivíduos ao submetê-los
a excessiva mudança num espaço de tempo demasiado curto.” (TOFFLER - Choque do futuro, 1970, p.
8).(Artigo encaminhado ao Adnews
por Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos MediaCT)
CONCORRÊNCIA DE ANO NOVO
Fiquei pensando o que seria um grande presente para nossas agências live. E depois de muito
pensar, imaginei como seria se fosse feita uma concorrência legítima, lícita e
transparente, onde todas elas ganhassem.
Então, vamos lá fazer uma concorrência-presente de Ano Novo pra
você promocitário. Concorrência bonita e honesta.
Briefing
Criar um evento, uma festa para comemorar um mercado emergente de gente qualificada e
decente, que acredita em si mesma e luta dia-a-dia para ser reconhecida como
profissionais de Comunicação estratégicos. Gente bonita e alegre, que leva
emoção e deixa lembranças vivas nos corações e mentes de quem interessa.
O tema é vivo como essa gente, é o live marketing e todas as suas nuances e ferramentas.
Local
Onde houver gente, andando, cantando, dançando, aprendendo e ensinando,
comemorando e premiando, vivendo, recebendo e deixando marcas, ávidas pela
verdade e aptas a sentirem e vivenciarem momentos especiais.
Salas, campos, ruas, quadras, centros
de convenções, clubes, casas de festas, pátios e horizontes.
Montes, praias, esquinas, cinemas e até
oficinas.
Onde gente se encontra, onde gente é a
razão de ser.
Budget
O que for necessário para que o objetivo seja atingido. Não convocamos
ladrões, muito menos amadores. Queremos profissionais que façam o que queremos,
queremos mais.
Não venham os que dão menos.
Queremos planilhas abertas, assim como
seus corações, em contrapartida diremos o que temos sem enganações. Compras e
suprimentos entendem que a marca é o mais importante, pois todos os seus
funcionários entendem de marketing um monte. Analisam pelo exequível e não
exploram ninguém. Entendem que o que se cobra é compatível com o que se tem.
Não pensamos em preço, porque não
queremos pagar o preço alto da incompetência de quem se engana querendo
enganar.
Portanto, tragam o melhor que possam
nos entregar.
Outros
O contrato é de um ano, renovável por mais um, para quem se destacar e
mostrar que é capaz de nos entregar o que queremos, ou mais.
Um cronograma é bem-vindo, estratégias
também, mostre que pensou em nós, que não nos trouxe algo que apresenta a todos
na esperança de que um aprove. Inove, mas não ouse entender inovação como
“porralouquice” ou ideias que não se podem colocar em prática.
Não me venham com caixas, muito menos com as frases feitas. Nós já
ouvimos todas. Caixas estão na moda, mas não têm o tamanho das nossas
necessidades. Voe, viaje, mas pegue sua passagem nos nossos valores, na nossa
missão, na nossa visão futura, no nosso briefing, no que queremos.
Pergunte mais, ouça mais, fale menos.
Nos surpreenda nos detalhes, nos mostre coragem, nos deixe marcas como queremos
que deixem em nossos consumidores.
Queremos verdades, porque colocaremos
todas as verdades abertas: todos saberão quais e quantas agências participarão
da concorrência, nada a esconder, a resposta a um será dada a todos, nada a
esconder, agências de amigos, parentes e parceiros não poderão concorrer, a
lisura é um valor a defender, nada a esconder, todos mostrarão seus trabalhos
no mesmo dia e no final, questão decidida, todos poderão ver quem ganhou e
diremos porque, nada a esconder, também diremos a cada agência a razão que nos
fez escolher aquela outra e o que ela precisa melhorar para as próximas vezes.
NADA A ESCONDER!
Chamaremos três agências por vez, mais
que isso é uma insensatez. Respeitamos o trabalho de vocês e por isso vamos
remunerar, mesmo quem não ganhar, como um valor justo, apenas por participar.
Afinal, você gastou tempo, gente e dinheiro para nos honrar.
Pagaremos em 30 dias, nem mais nem
menos. Inclusive, os valores mais altos, decorrentes do nosso interesse, serão
antecipados. Achamos justo, uma vez que não queremos que a agência pague por
uma coisa que é nossa, um evento que é nosso, mesmo porque queremos exigir
algumas coisas e não teríamos moral para fazê-lo se a agência fosse uma espécie
de banco que nos emprestasse a juros zero.
Isso não. Se não temos verba, não
fazemos concorrência. Nossa empresa é maior que a agência e não é correto, nem
ético, explorar a vantagem do tamanho para impor condições. Isso é coisa de
gente sem noção, cafajestes mesmo, e a nossa empresa não tem esse tipo de
gente.
O vencedor será avaliado e terá um
tempo para se adequar. Não toleraremos indiferença, descaso ou falta de
comprometimento. Por isso, teremos um profissional sênior, com formação adequada
em Marketing ou Comunicação para nos representar.
Ele será afável, mas duro,
compreensível com o que merecer compreensão e intransigente quando às
necessidades de nossa empresa não forem atendidas, ou quando perceber que não
está sendo tratado da forma devida.
Não se preocupe. Ele será uma pessoa
educada, lúcida e imparcial. Jamais um imbecil ou débil mental que, por força
de sua boçalidade, humilhe pessoas ou aproveite a fragilidade da agência para
mostrar algo que nunca teve: moral.
O resultado será dado na hora, sem essa
de deixar para depois. Decidimos no dia com quem tem que decidir. Na nossa
empresa, não temos essa história de marcar para amanhã o que podemos, e
devemos, fazer hoje.
Entendemos que prazos confortáveis melhoram os trabalhos apresentados,
por isso, temos um cronograma de eventos e não damos briefings com
prazos menores que dez dias para serem entregues. Não brincamos com nossas
marcas e produtos, também não brincamos com nossos fornecedores e nossas
agências.
No entanto, no dia e hora marcados, a
agência deve apresentar o trabalho. Não damos prazo extra, nem beneficiamos
ninguém, nem no prazo, nem na informação.
Aguardamos todos no dia 1º de janeiro
de 2014. (Tony Coelho, no Promoview)
MOTIVAÇÕES DOS BRASILEIROS EM RELAÇÃO
À COPA DO MUNDO
Para as marcas a Copa não é só euforia. Nesta altura, o mais importante é descobrir as melhores e mais certeiras oportunidades de posicionamento e de comunicação.
A Ipsos
Marketing – área especializada no entendimento de mercado, marca e inovação –
acaba de lançar o Estudo de Segmentação das Motivações da Copa no Brasil, que
utilizou a exclusiva ferramenta Censydiam, responsável por decifrar as
motivações dos consumidores e ajuda os clientes a alavancarem os negócios. O
levantamento veio para mostrar e entender as motivações dos brasileiros em
relação ao evento, que deve movimentar bilhões de reais no Brasil.
Faltam
praticamente seis meses para o início da Copa e, com seu início, vem a
ansiedade em compreender como será este grande evento no país.
“Conhecer essas motivações e como elas estão
de acordo com o padrão do torcedor abrirá oportunidades para as empresas
ajustarem suas estratégias de marcas durante a ocasião. A Copa está chegando,
mas as pesquisas têm colocado em discussão algumas grandes verdades coletivas”,
reflete a diretora da Ipsos Marketing, Leda Kayano.
Uma delas
é que apesar do brasileiro ser apaixonado por futebol, apenas 14% pretende ir
aos estádios. A pesquisa revela também que a Copa é uma excelente oportunidade
para o país se destacar, mostrar para o mundo que é capaz de vencer, de ser
hexacampeão em casa e provar sua superioridade no futebol.
“O
brasileiro está muito confiante e acha que é uma oportunidade de provar que tem
capacidade para sediar um evento mundial deste porte. E, ainda, acredita que
este será um momento dos brasileiros estarem juntos na mesma corrente e
vibração torcendo pela Seleção, dessa vez na nossa casa”, complementa a
executiva.
Com a
chegada de grandes eventos ao país, explica Leda, é necessário entender quais
as motivações humanas essenciais do consumidor que gar antirão a conexão de uma
determinada marca ao evento. “Identificamos que para uma porcentagem
significativa de brasileiros, a Copa é motivo de crítica e apreensão, não
apenas de festa, em recorrência das manifestações ocorridas na Copa das
Confederações. Grandes players já estão usando as motivações positivas para
comunicar com os seus diversos públicos. E, apesar da ansiedade que toma conta,
ainda há tempo de realizar ajustes finos na comunicação e pensar em ações
táticas e assertivas. Os investimentos foram altos e o principal objetivo é
acertar na decisão.”
Com o
Estudo da Ipsos, é possível definir ações táticas ao longo dos próximos meses e
mostrar as oportunidades de entender as motivações dos brasileiros.
Assim, as
marcas podem encontrar ocasiões para se diferenciar da concorrência focando em
segmentos não explorados na comunicação.
Além
disso, a Ipsos Marketing oferece suporte para onde as marcas devem alocar seus
investimentos, como identificar oportunidades em te rmos de comunicação,
promoções, lançamentos, edições especiais e garantir a conexão verdadeira no
momento em que o evento acontece.
Seguem alguns
resultados do Estudo Sindicalizado – Copa do Mundo.
– 14% dos
entrevistados pretendem comprar ingresso para assistir algum jogo do Brasil;
– 79% quer acompanhar os jogos em casa com a família;
– 52% tem grande interesse em assistir ao maior número de jogos possíveis;
– Mesmo após o período das manifestações que aconteceram em junho deste ano, 75% das pessoas são a favor da realização da Copa do Mundo no país e apenas 16% são contra;
– O sentimento de extravasar/euforia motiva apenas um quinto da população. (Fonte: Bruna Pires e Gabryel Strauch | Comunicação | Portal da Propaganda)
– 79% quer acompanhar os jogos em casa com a família;
– 52% tem grande interesse em assistir ao maior número de jogos possíveis;
– Mesmo após o período das manifestações que aconteceram em junho deste ano, 75% das pessoas são a favor da realização da Copa do Mundo no país e apenas 16% são contra;
– O sentimento de extravasar/euforia motiva apenas um quinto da população. (Fonte: Bruna Pires e Gabryel Strauch | Comunicação | Portal da Propaganda)
ANÚNCIOS:
QUEM ASSISTE, GANHA
Os novos anúncios em vídeo do
Facebook já estão movimentando a concorrência. O app de mensagens Line decidiu
ir além, e ao invés de apenas mostrar anúncios em vídeo na interface do
usuário, o serviço também pagará a quem assistir aos clipes.
A empresa anunciou hoje (20), o novo
sistema chamado “Line free coin”. Ele estará disponível para os usuários do
Android em sete países asiáticos a partir de janeiro. Pessoas do Japão, Taiwan,
Hong Kong, Tailândia, Indonésia, Malásia e Singapura receberão Line Coins por
assistir comerciais veiculados no programa. Ainda não há informações sobre a
quantia que será paga.
A tática pode ser uma maneira de
mudar a visão dos usuários perante as ações promocionais – que são incômodas
para a maioria. Segundo um porta-voz da empresa, o recurso é uma nova maneira
das marcas promoverem-se, dando aos usuários a chance de ganhar dinheiro
virtual e gastar em pacotes de stickers, jogos e outros conteúdos digitais. (Com informações do site thenextweb Redação Adnews)
POR
UM 2014 CHEIO DE AÇÕES AO VIVO!
Com uma taxa de crescimento entre 3 e 9% ao ano,
o marketing promocionalvem crescendo e, consequentemente,
tendo um aumento do número de agências especializadas nesse segmento.
Um dos motivos
para esse crescimento, é que este segmento da comunicação é uma das
melhores ferramentas para o aumento das vendas e crescimento de uma
empresa, já que suas ações possibilitam direcionamento a um público específico,
tornando-se, assim, uma das estratégias mais lucrativas e eficientes do
marketing.
“O
marketing promocional não é somente uma extensão do marketing, é o combustível
que dá energia a ele. É a ativação, é a realidade ao vivo. Por esse motivo, o
mercado tem cada vem mais investido em pesquisa e planejamento para
potencializar as ações e o investimento”, diz Fabiana
Schaeffer, sócia-diretora da Netza.
E, esse ano,
que está quase terminando, trouxe mudanças significativas e com certeza um
grande crescimento para nós que fazemos parte desse mercado. Entre muitas
coisas, houve uma mudança no termo “marketing promocional” para “live
marketing”: uma nova maneira para denominar esse segmento.
“Olhamos
nossa especialidade como a união de atividades de marketing que consigam
provocar interlocução entre marcas, produtos e pessoas, por meio de sensações
como o olhar e o olfato”, afirma Marcelo
Lenhard, da agência Hands.
Diante dessa mudança, tivemos o primeiro Congresso de Live Marketing, que reuniu agências,
fornecedores e anunciantes no World
Trade Center, em São
Paulo. Organizado pela Ampro, o evento contou com representantes de todo o
Brasil.
O movimento fez
com que dezenas de agências mudassem suas logomarcas
Congresso de Live Marketing (Foto:
Divulgação/Ampro).
Além disso, os profissionais
brasileiros foram para terras portuguesas espalhar a força do live
marketing. Afinal, notícia boa tem que correr o mundo! Tony Coelho,
juntamente comAriane Feijó,
palestrou no IADE –
Creative University, em Lisboa,
Portugal.
Lá, eles falaram sobre a LifeTime,
empresa portuguesa de live marketing que começou a atuar no Brasil em parceria
com a Innova,
sobre a mudança de “marketing promocional’ para “live marketing” e sobre o
mercado brasileiro de promocitários.
Se em 2013 foi agitado, no ano que vem será bem
mais. O Brasil será
o centro das atenções e das ações de live marketing, já que vai sediar a Copa do Mundo .
“Por
questões óbvias tende a ser um primeiro semestre bastante movimentado, afinal o
tema “Copa” estará presente muito forte junto às marcas patrocinadoras em
ativações, eventos, promoções e experiências de marca, o que consequentemente
também exige que as concorrentes se movimentem independente do tema, com isso
entendo que até julho teremos um mercado muito aquecido. Agora fica a grande
dúvida: e pós-julho?”, questiona Rodrigo
Rivellino, da Aktuell Mix.
“Sinceramente é
algo que vai depender muito mais dos resultados da Copa, do momento da economia
do Brasil e do mundo do que qualquer outra previsão.De qualquer forma, estamos
projetando crescer pelo menos 20% em 2014″, finaliza.
O mesmo
questionamento foi feito por Claudio Xavier.
” Os clientes
multinacionais têm sofrido, até porque, a situação macroeconômica tanto aqui,
quanto lá fora, não é nada boa, a gente não tem perspectivas próximas de que as
coisas vão mudar, e, apesar do advento da Copa das Confederações, e já vivendo
o clima de Copa do Mundo, 2013 não foi um ano que a gente esperava.
Para o multi
premiado diretor de marketing promocional estes eventos minimizam o
efeito disso mas permanece a incerteza pós copa. ”
A Olimpíada tem
o mesmo potencial de uma Copa ou será um evento mais regionalizado,
centralizado na cidade do Rio de Janeiro? Então eu acho que, por conta da Copa,
compensamos o ano que, certamente seria mais difícil, e, em 2014, com a
realização da Copa do Mundo, daremos sequência nisso, mas, a preocupação é com
o que acontecerá um pouquinho mais pra frente”, completa Claudio.
Fabiana Schaeffer, da Netza, compartilha do mesmo pensamento: “A Copa
do Mundo, assim como todo grande evento, como o Rock
in Rio e as Olimpíadas,
movimentam a economia de tudo ao seu redor, abrindo oportunidades importantes
para comunicação com o público, aumentando a demanda de serviços da agência”,
diz.
Questionada
sobre as expectativas para o ano que vem, ela disse que a agência espera o
melhor: “As marcas contarão ainda mais com as ações de live marketing como um
componente importante de seus planos de marketing em 2014. Temos uma
expectativa de crescimento de 25% para 2014 e, para o próximo ano, nosso foco
será em aumento de pesquisas para que nossos projetos sejam cada vez mais inteligentes,
criativos e com resultados para o cliente”, reforça.
“Alguns estudos
mostraram que em 2013 houve destinação de verba das empresas para a promoção em
torno de 33%, e a tendência é de aumentar esse número para o próximo ano”,
conclui Fabiana.
Wagner Zaratin,
da Figer 360, diz que agências criativas sempre entenderão
uma Copa do Mundocomo
grande oportunidade de bons negócios.
“Eu acredito
que 2014 será um ano muito melhor que 2013, não só pelos eventos que teremos
como Copa do Mundo, mas por que 2013 já foi uma ano de retração e as marcas
precisam estar próximas do consumidor”, conclui.
A Figer
360, que é conhecida pela “comunicação sem
limites”, em 2014 passa a defender a proposta de ser uma empresa que entende o
relacionamento entre marcas e vai mudar o slogan para: “Por
uma vida mais ao vivo”.
E live
marketing é isso. É
proximidade, novidade, experiência ao vivo. É entender o público e suas necessidades
e achar uma forma de impactá-lo e envolvê-lo de uma forma inesquecível. Nada de
mesmices, pois encantar o cliente é essencial.
Esperamos que 2014 seja repleto de ações legais,
experiências de marca, agências ousando e tendo ideias maravilhosas. E não
esqueçam: as melhores ações saem aqui noPromoview!
PROJETOS PARA FIOCRUZ E FIRJA
A produtora Folguedo chega ao fim de 2013 com muito trabalho. Está apresentando seu novo site e entregando dois projetos a clientes: a exposição “Dengue” para a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, que será aberta em janeiro de 2014, e o evento de lançamento de um livro para a Firjan, realizado em dezembro. Criada em 2005, a Folguedo também está investindo na atualização da estratégia da sua marca.
“Nosso site foi todo reformulado,
agora está integrado às mídias sociais e disponível para acesso pelos novos
gadgets, como tablets e smartphones. Além disso, também estamos com nova
logomarca, que representa o momento atual da empresa”, explica Claudia,
diretora de arte, que foi cenógrafa da TV Globo por 23 anos e divide a
sociedade da produtora com Leo Bungarten, Juliana Câmara e Jean Carneiro.
“Dengue é a quarta exposição que a Folguedo realiza para a Fiocruz e reflete a sintonia que a produtora já alcançou nos trabalhos que desenvolve para a instituição. Ao propor esse projeto, a Folguedo tinha o objetivo de trabalhar o conteúdo científico da Fiocruz de uma maneira impactante e capaz de envolver o público no tema. A mostra tem cerca de 200 metros quadrados.
“Dengue é a quarta exposição que a Folguedo realiza para a Fiocruz e reflete a sintonia que a produtora já alcançou nos trabalhos que desenvolve para a instituição. Ao propor esse projeto, a Folguedo tinha o objetivo de trabalhar o conteúdo científico da Fiocruz de uma maneira impactante e capaz de envolver o público no tema. A mostra tem cerca de 200 metros quadrados.
Interativa, colorida e com muitas
ilustrações, a exposição tem um mosquito gigante logo na entrada, no módulo que
fala sobre o vetor da Dengue. Em seguida, a mostra apresenta o vírus, a doença
e a pesquisa em painéis multimídia e um vídeo. No fim, um quintal cenográfico
traz o jogo dos erros no combate ao mosquito. Desta forma, apesar da gravidade
do assunto, a Folguedo aborda o tema de forma lúdica e divertida.
Como a exposição foi concebida para
ser itinerante, a produtora criou uma estrutura metálica, resistente, e que já
traz a iluminação embu tida, facilitando a montagem em diferentes lugares.
A Folguedo já desenvolveu diversos projetos para a Firjan, todos após participação em concorrências. O primeiro, em 2005, foi particularmente desafiador: montar um espaço de 1.200 metros quadrados, sendo 600 metros quadrados de área construída, no prédio secular da Bolsa de Comércio de Paris, durante o Ano do Brasil na França. Esse trabalho envolveu cenografia, design, iluminação, produção e edição de vídeo.
O lançamento do livro Seu conto
é a nossa história tem solenidade na Associação Brasileira de Letras (ABL)
seguida por coquetel na Firjan. O livro foi escrito por crianças de comunidades
pacificadas onde o Programa SESI Cidadania desenvolve trabalhos de educação,
saúde, esporte, lazer e cultura.
Para o projeto, a Folguedo criou um
ambiente que remete ao universo infanto-juvenil, com bolas, pipa e muita cor,
utilizando desenhos do livro, de forma a deixar os jovens autores bem à vontade
no espaço, já que eles autografam os livros no evento.
A Folguedo (www.folguedo.com.br) é uma produtora de criação e desenvolvimento de projetos culturais e corporativos, com expertise em cenografia, que já criou e executou centenas de projetos no Brasil e no exterior. Seus trabalhos apresentam ao público o desejo do cliente com um olhar artístico, proporcionando uma nova abordagem ao evento institucional.
Os quatro sócios são Claudia
Alencar, que trabalhou como cenógrafa titular da Rede Globo em minisséries,
novelas e shows como Hilda Furacão, Quinto dos Infernos, Pavarotti etc; Leo
Bungarten, arquiteto e cenógrafo com atuação em teatro e responsável pelo
planejamento dos projetos; Juliana Câmara, arquiteta com experiência em
cenografia e arquitetura; e Jean Carneiro, cenógrafo com expertise em
publicidade, shows, TV e vídeos em geral.
Entre outros trabalhos, a produtora
realizou a Expo Memoria l S11D da Vale em Canaã dos Carajás (PA), na área da
Floresta Amazônica; a Expo Evolução e Natureza Tropical para a Fiocruz, no
Museu da Vida (RJ); a exposição no Casa Cor 2012 sobre os diversos períodos do
prédio histórico onde foi realizado o evento (Casa do Estudante), no Rio de
Janeiro; a campanha de endomarketing na portaria do edifício matriz da Souza
Cruz, no Rio de Janeiro (RJ); a festa de lançamento da restauração do Edifício
Serrador, transformado pelo Windsor Offices em um edifício de escritórios
classe A.
Além dos já citados, os principais
clientes da Folguedo são Amil, Casa da Ciência - UFRJ, Centro Nacional de
Folclore e Cultura Popular, Embratel, Etna, Jack Morton, O Dia, Petrobras, Rede
Globo, Sebrae, Sesc, Souza Cruz e Sul América.
IBM DIVULGA OITAVA EDIÇÃO DO “5 IN 5″
A IBM divulga a oitava edição do IBM 5 in 5,
lista que apresenta cinco inovações que têm potencial de mudar o modo como as
pessoas trabalham, vivem e interagem nos próximos cinco anos.
Neste ano, o levantamento destaca as possibilidades que se
abrirão com a nova era de sistemas cognitivos, na qual as máquinas irão
aprender, raciocinar e interagir conosco de uma forma mais natural e
personalizada.
Segundo Fabio Gandour, cientista chefe
da IBM Brasil, nós aprendemos e
sabemos mais do que qualquer outra geração e, ainda assim, lutamos para nos
manter informados com esta enxurrada de dados cada vez mais complexa. “Ao criar
uma tecnologia que é concebida para aprender e melhorar o nosso conhecimento,
nasce uma nova era de progresso para a sociedade”, analisa.
O IBM 5 in 5 é baseado
nas tendências de mercado e da sociedade, bem como em tecnologias emergentes
dos laboratórios de pesquisa da IBM presentes no mundo. Confira abaixo as cinco
inovações apontadas pela companhia.
A Sala de Aula
Aprenderá Sobre Cada Aluno
A sala de aula do futuro vai fornecer aos educadores as ferramentas necessárias para aprender sobre todos os alunos de maneira individualizada, proporcionando-lhes um currículo adaptado desde o jardim de infância até o ensino médio, chegando até a fase de ingressar no mercado de trabalho.
A sala de aula do futuro vai fornecer aos educadores as ferramentas necessárias para aprender sobre todos os alunos de maneira individualizada, proporcionando-lhes um currículo adaptado desde o jardim de infância até o ensino médio, chegando até a fase de ingressar no mercado de trabalho.
Nos próximos cinco anos, a sala de aula vai aprender sobre
cada aluno, utilizando dados longitudinais, como os resultados dos testes,
assiduidade e comportamento do aluno em plataformas de e-learning, não apenas
levando em consideração testes de aptidão.
Um sistema alimentado por análises sofisticadas, baseado em
computação na nuvem, permitirá aos professores identificar os estudantes com
maior dificuldade de aprendizado, decifrar seus obstáculos e sugerir medidas
para ajudá-los a superarem esses desafios. (Promoview)
PARA
MUDAR A COR DO SMARTPHONE
Como o mercado de comunicação já
sabe, o meio impresso sofreu duros golpes com o avanço das mídias digitais.
Para se manter vivo, e mostrar que ainda pode ser uma mídia importante, tanto
para os seus leitores como para os anunciantes, o papel precisa se reinventar.
A criatividade é a arma contra todo obstáculo nesse sentido. A Motorola
desenvolveu uma solução interessante para promover o seu novo Moto X.
O anúncio foi publicado em 150 mil
edições da revista Wired de Nova York e Chicago. O mais incrível é que a peça
permite que os leitores mudem a cor do aparelho que está impresso na página, a
partir de botões inseridos no rodapé.
O recurso reproduz o site MotoMaker,
feito para navegar nas opções personalizáveis do aparelho, e só é possível por
conta de LEDs e baterias ultra-finas inseridas na revista. A criação é da
agência Digitas.
O impacto visual parece incrível, mas
a imprensa americana ainda discute o custo-benefício da a
ção, que certamente requer um
investimento bem mais alto que o convencional para o meio impresso. Chamou
especialmente a atenção dos especialistas americanos o fato de não haver nenhum
QR Code no anúncio, geralmente um recurso muito usado para potencializar
anúncios em papel. (Redação Adnews Com informações do Mashable)
TODO MUNDO NA MESMA BOLA?
(Por Wagner Zaratin- Acho
curioso, e ao mesmo tempo triste, esse mundo dos negócios. Imagine você, que
ano que vem teremos a Copa do Mundo,
onde todos os patrocinadores da Fifa têm toda uma blindagem (justa), por
conta do enorme investimento que já fizeram e vem fazendo.
E aí, temos todos os outros tantosplayers do
mercado de diferentes segmentos que não fizeram esse grandioso investimento, e
tentam de todas as maneiras “jogar esse jogo”, custe o que custar.
A pergunta que todos os gestores deveriam estar
se fazendo é: “Será que o futebol é imprescindível para a minha marca?”.
Se a resposta for sim, acho que você está um pouco atrasado! Se for não, um
mundo de oportunidades se abre, pois a Copa acontecerá
por 30 dias e só lá no meio do ano.
Claro que
existe um pré e um pós, e eles não deveriam ser ignorados. Mas o pré, sentimos,
está bastante acanhado e o pós vai depender do durante, ou seja, sobram aí 11
meses que para o bem dos seus negócios, deveriam ser trabalhados – com
planejamento, estratégia e uma visão sensata do cenário de 2014.
Cadê aqueles
que durante meses e anos apostaram na música, na arte, no entretenimento?
Com certeza,
2014 é ano de grandes oportunidades, até porque algumas marcas que estão entre
esses ‘Fifa Partners’, e que também costumam competir no mercado de música,
arte e entretenimento, não terão mais grana ou terão muito menos “bala” do que
em épocas normais – e uma coisa é certa, o consumidor continua querendo boas
experiências.
O consumidor
continua desejando ser ouvido, impactado e tocado pela sua marca – ao vivo.
Será que uma
experiência concentrada em 30 dias, num cenário de guerra de marcas digna do
varejo, é toda a estratégia e visibilidade que você precisa?
Bom, vamos ver
como vai seguir o jogo…. (Walter
Zatin, sócio diretor diretor da 3600
JORNALISATA
GANHA DESCONTO NO CEASA
A educação financeira e o combate à fraude são duas
grandes preocupações da Serasa. Para multiplicar as informações sobre cuidados
e serviços que contribuem para o consumidor ter uma vida financeira mais
saudável, a Serasa conta com a parceria dos profissionais da imprensa.
“Os
jornalistas são nossa ponte na divulgação de informações relevantes para o
cenário econômico porque entendem o serviço de utilidade pública que prestamos
à população”, diz a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian,
Maria Zanforlin.
Para prestigiar esses profissionais, a Serasa– em
parceria com o site Comunique-se – oferecerá um desconto de 42,5% aos
jornalistas e executivos de comunicação que adquirirem o MeProteja. Trata-se de
um produto que avisa, por e-mail e mensagem no celular (SMS), toda vez que o
CPF for utilizado para compras, empréstimos ou abertura de empresa.
Um alerta também é gerado quando o titular do
documento estiver prestes a ser negativado ou ao sair do cadastro de
inadimplência. O MeProteja ainda informa a relação dos números de telefone fixo
cadastrados com aquele CPF.
“É a segurança do nome limpo 24 horas porque dá
condições de o consumidor agir proativamente, caso seja avisado e não reconheça
aquela movimentação”, diz Zanforlim. “Com o desconto especial, o jornalista
poderá avaliar os benefícios do MeProteja na prática e começar 2014 com mais
tranquilidade.”
O procedimento para obter o benefício é simples: o
jornalista acessa a página do Comunique-se http://portal.comunique-se.com.br/ e
adquire o serviço por meio de um cadastramento. O monitoramento do CPF é
imediatamente ativado. (Redação
Adnews)
DEZ MANDAMENTOS PARA 2014
(Por Fernando Guntovitch,
presidente da The Group Comunicação\Worldwide Partmers) - Com a
proximidade do final do ano, é comum começar os planos para o ano seguinte,
afinal, ano novo, vida nova. A expectativa é grande para 2014, com aCopa
do Mundo acontecendo aqui no Brasil,. Com certeza
será um ano diferente, especialmente para o mercado de live marketing. Oportunidades não faltarão.
Com o mercado
cada vez mais competitivo, cresce a necessidade de as empresas se destacarem
perante seus concorrentes, fortalecer sua marca, apresentar uma proposta
diferente de negócio e marcar seu gol.
E partindo da
premissa de que quem não é visto não é lembrado, ou seja, as marcas necessitam
oferecer experiências. É necessário expandir os horizontes e sair da zona de
conforto.
Pensando nesse
cenário, e como ano novo é sinônimo de lista, seguem dez mandamentos para
ajudar no planejamento de 2014:
1.
Duvide, pergunte a si mesmo se algo não pode ser feito de outra maneira;
2. Tenha
coragem para fazer algo diferente;
3. Ouse mais,
use em seus projetos novas tecnologias, novas abordagens, novos meios;
4. Inove mais,
não tenha medo de se arriscar;
5. Acredite nas
suas ideias;
6. Engaje o
consumidor;
7. Compartilhe
as ideias;
8.
Diferencie-se dos seus concorrentes;
9.
Reivente, não faça mais do mesmo, faça de um jeito diferente, mude a
abordagem;
10. Por último,
mas não menos importante, seja feliz!
Resumindo, fuja
do lugar comum, arrisque, ouse, tenha coragem, e, principalmente, corra atrás
de seus objetivos. Pode ser clichê, mas se você não for em busca dos seus
sonhos, ninguém o fará por você.
CELULAR É
CARREGADO QUANDO A PESSOA CORRE
Estudantes da Northwestern University criaram
um aparelho que transforma a energia do exercício físico em energia para a
bateria de celulares. Chamado de “myPower”, o aparelho captura a energia
cinética obtida em 45 minutos de corrida e transforma em energia suficiente
para manter o smartphone funcionando por oito horas.
Além de ajudar a manter a
forma e a carregar o celular, o myPower também é um produto “verde”. De acordo
com os estudantes, o carregador pode reduzir a emissão de dióxido de carbono
por telefones, que é de aproximadamente cinco milhões de toneladas métricas por
ano.
Segundo o site inhabit, a novidade
ainda está em processo de desenvolvimento e deverá custar cerca de US$ 60.(Promoview)
APOIO À REALIZAÇÃO DE
REPORTAGENS INDEPENDENTES
O quinto
Chamado Público do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura tem inscrições abertas
para projetos de reportagens documentais, que serão exibidas no programa “Sala
de Notícias”. Podem ser inscritos trabalhos de produções independentes, de universidades e outras instituições.
Serão selecionados 35 projetos, a serem
realizados em horários coordenados pela emissora. Desde 2011, a iniciativa já
promoveu quase 200 produções inéditas.
As
inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro de 2014. Confira mais
informações pelo site do Canal Futura.
CONCURSO DE JORNALISMO PREMIA REPORTAGENS SOBRE MOBILIDADE
Abertas as inscrições
para o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, concurso de reportagens relacionadas à tecnologia da
mobilidade terrestre, aeroespacial e naval. Podem ser inscritos trabalhos
publicados no Brasil, em mídia impressa e online, entre 1 de março de 2013 e 22
de março de 2014.
O autor da matéria vencedora receberá o prêmio de R$ 7
mil, e a competição terá duas menções honrosas, cujos premiados receberão R$ 2
mil. Cada participante pode inscrever quantos trabalhos quiser.
As inscrições podem ser
feitas até 28 de março de 2014. Confira mais informações no site do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.
CONCURSO LITERÁRIO SOBRE LOGOSOFIA PREMIA
UNIVERSITÁRIOS
A Fundação Logosófica tem inscrições abertas para umconcurso literário voltado ao público universitário. O
vencedor da competição levará um carro 0 km de prêmio, o segundo lugar ficará
com um MacBook e o terceiro, com uma bicicleta elétrica. Quem ficar do quarto
ao décimo colocados ganhará um iPad.
Os candidatos
deverão enviar uma redação de uma página sobre o que extraíram do livro
“Logosofia Ciência e Método”, de Carlos Bernardo González Pecotche. O objetivo
do concurso é divulgar a logosofia, uma escola desenvolvida para que o
indivíduo obtenha o auto-aperfeiçoamento por meio de um processo de evolução
consciente.
As inscrições podem ser feitas até 24 de maio de 2014,
pelo site do Prêmio Literário de Logosofia.
R$
30 MIL DE PREMIO EM CONCURSO DE LITERATURA
A 10ª edição do Prêmio Barco a Bapor de literaturainfanto-juvenil
está com inscrições abertas até 30 de janeiro de 2014.
Com o objetivo de
incentivar a produção literária e revelar novos autores, o prêmio surgiu na
Espanha há mais de trinta anos.
Os originais
inscritos serão avaliados por uma equipe formada por profissionais da área. Na
primeira etapa, serão selecionados os dez finalistas. O vencedor ganhará R$ 30
mil, como adiantamento de direitos autorais, e terá seu trabalho publicado por
Edições SM na coleção Barco a Vapor.
Mais informações e inscrições no site do prêmio.
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