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sábado, 7 de dezembro de 2013

OS MAIS BUSCADOS NO BING EM 2013


O final do ano chegou, e como de costume, inicia-se a época de reavaliar os acontecimentos anuais com as famosas retrospectivas. Com este intuito, a Microsoft Brasil preparou uma lista com os destaques do site de busca Bing nos últimos 12 meses, no país.


A atriz Bruna Marquezine foi a celebridade mais procurada. Já o namorado da atriz, o jogador Neymar ficou com a posição de segundo atleta mais buscado, precedido somente pelo ex-jogador Ronaldo.

Na área de tecnologia, o Facebook foi a plataforma de rede social mais buscada. O Orkut ficou em segundo lugar, seguido do Google+ em terceiro no ranking.

A marca que dominou a cabeça dos brasileiros em 2013 foi Marc Jacobs. A Nike ficou na segunda posição, seguida por SPFW e Victoria’s Secret, respectivamente no terceiro e quarto lugares.

 

Veja a lista completa:

Personalidade

1 – Bruna Marquezine

2 – Paula Fernandes

3 – Scheila Carvalho

4 – Lady Gaga

5 – Anitta

6 – Nanda Costa

7 – Luan Santana

8 – MC Daleste

9 – Juju Salimeni

10 – Nicole Bahls

Os times de futebol mais buscados

1 – São Paulo

2 – Palmeiras

3 – Corinthians

4 – Santos

5 – Grêmio

6 – Vasco

7 – Fluminense

8 – Atlético- MG

9 – Botafogo

10 – Coritiba

As estrelas mais procuradas do esporte

1 – Ronaldo

2 – Neymar

3 – Emerson Sheik

4 – Alexandre Pato

5 – Jose Aldo

6 – Roberto Carlos

7 – Cesar Cielo

8 – Ronaldinho Gaúcho

9 – Anderson Silva

10 – Vitor Belfort

Mais buscados da música

1 – Show das Poderosas

2 – Te Esperando

3 – Vagalumes

4 – Gangnam Style

5 – Amor de Chocolate

Cantores mais buscados

1 – Paula Fernandes

2 – Lady Gaga

3 – Anitta

4 – Luan Santana

5 – MC Daleste

6 – Justin Bieber

7 – Beyonce

8 – Naldo

9 – Katy Perry

10 – Claudia Leitte

Mais buscados em tecnologia

1 – Facebook

2 – Orkut

3 – Google+

4 – Twitter

5 – Instagram

Mais buscados no mundo da moda

1 – Marc Jacobs

2 – Nike

3 – SPFW

4 – Victoria’s Secret

5 – Minas Trend

Os destinos mais buscados

Destinos domésticos

1 – Bahia

2 – São Paulo

3 – Rio de Janeiro

4 – Curitiba

5 – Lima

6 – Fortaleza

7 – Salvador

8 – Recife

9 – Porto Alegre

10 – Rio Grande do Sul

Destinos internacionais

1 – Barcelona, Espanha

2 – Orlando, Flórida

3 – Londres, Reino Unido

4 – Boston, Estados Unidos

5 – Itália (Redação Adnews)

BRASILEIRO SE ENDIVIDA PARA ESTUDAR


 

O brasileiro se endividou não apenas para comprar geladeira, fogão e carro zero, mas também para estudar. Dívidas com faculdade, escola e cursos aparecem na segunda posição no ranking dos gastos que levaram ao endividamento, revela uma pesquisa nacional sobre emprego temporário neste final de ano.

Realizada pela Vagas, empresa de tecnologia especializada em recrutamento eletrônico, a enquete consultou cerca de 1.400 currículos entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro e constatou que 22% dos candidatos que pretendem obter renda extra com emprego temporário este ano querem pagar dívidas.

Destes, 59% apontaram o cartão de crédito como motivo do endividamento, seguido pelo gasto com estudo, com 28% das respostas. O endividamento com mensalidade de escola, faculdade e curso está à frente até do cheque especial, do carnê e dos financiamentos para compra do carro zero e da casa.

"O peso da dívida com estudo surpreendeu", diz Fabíola Lago, coordenadora da pesquisa. Ela explica que pela primeira vez neste ano procurou-se saber a razão do endividamento dos candidatos a uma vaga de trabalho temporário.

No entanto, observa, por meio de outras pesquisas do mercado, o cartão de crédito sempre foi o principal foco de endividamento. A pesquisa mostra que o cartão continua sendo o vilão e apareceu no estudo como importante fator de endividamento.

Outro resultado que reforça as indicações de que a educação ganhou relevância entre os gastos que levaram às dívidas é que 61% dos endividados têm formação superior cursando ou interrompida, 35% têm 1.º ou 2.º graus completos ou incompletos e 5%, curso profissionalizante. "A parcela de endividados com ensino superior completo é muito pequena", diz Fabíola.

O avanço da demanda por educação fica nítido no Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação. No fim de 2012, havia no País 7 milhões de alunos matriculados em curso superior, a maioria (73%) em redes particulares de ensino.

É quase duas vezes e meia o contingente registrado em 2001, quando 3 milhões de pessoas estavam nessa condição. Só de 2011 para 2012, o número de ingressantes nas instituições de educação superior cresceu 17,1%. Nos últimos dez anos, a taxa média anual de ingressos foi de 8,4%.

"A nova classe média ampliou a demanda por educação porque está pensando no futuro", afirma Alexandre Pierantoni, sócio da PwC Brasil e líder na área de private equity e educação. Ele observa que cursos de graduação, pós-graduação e de línguas são objetos de demanda da classe emergente, além de outros produtos e serviços básicos.

A maior procura por educação também aumentou o interesse de investidores e provocou uma onda de fusões e aquisições no setor, observa Pierantoni. Entre 2007 e junho deste ano, foram fechados 156 negócios no setor.

O primeiro movimento foi de transações entre grupos ligados ao ensino universitário. O próximo movimento de fusões deve se concentrar no ensino médio e fundamental,

Também para Fabíola, da Vagas, a maior procura por educação faz parte do boom de consumo de tudo que houve no País: turismo, eletrodomésticos, carros, por exemplo. "O Brasil tem uma classe emergente que está consumindo mais, inclusive com mais oportunidade de cursar nível superior", observa.

É que o brasileiro da nova classe média vê a despesa com educação não como um gasto, mas um investimento, explica Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisas Data Popular, voltado para as classes emergentes. Isso significa que esse desembolso é encarado por essa classe como uma possibilidade de melhoria do padrão de vida no futuro.

Com base em dados coletados em pesquisas feitas pelo Data Popular e combinados com informações da Pnad e da POF, ambas pesquisas do IBGE, Meirelles calcula que os brasileiros desembolsaram R$ 75 bilhões este ano com educação, cifra 5,6% maior em relação a 2012.

Meirelles destaca que o Sudeste responde por mais da metade do gasto (53%). Mas o Nordeste, onde movimento de migração social foi intenso, vem em segundo lugar, com 18% do total, e à frente do Sul (15%). (Fonte: Estadão)

EVENTOS COMEMORAM 50 ANOS DO MUSTANG


 

A Ford anunciou dois grandes eventos para marcar os 50 anos do Ford Mustang, o esportivo-ícone da indústria automobilística. Em parceria com o Mustang Clube da América, vai realizar megaencontros simultâneos, de 16 a 20/04/14, nos autódromos deCharlotte e Las Vegas, dois dos mais importantes dos Estados Unidos.

Esses eventos prometem estar entre os maiores do setor nos últimos anos. Abertos ao público, os dois circuitos serão preparados para receber entusiastas de todo o mundo na comemoração.

 “Trabalhando junto com a Ford, queremos fazer da comemoração oficial de 50 anos do Mustang um megaevento automobilístico”, diz Ronald Bramlett, diretor-executivo do Mustang Clube da América.

Os organizadores esperam milhares de fãs desse carro emblemático para compartilhar a sua história pessoal com o Mustang. “Nos dois locais, haverá momentos memoráveis para todos que amam os Mustangs, modernos ou antigos”, afirma Bramlett.

Nove Milhões de Mustangs

 

Com mais de nove milhões de unidades vendidas desde o lançamento, o “pony car” é um dos maiores sucessos da história da Ford. Um aspecto chave para isso é sempre ter sido oferecido em várias configurações para atrair diferentes tipos de clientes.

 

No próximo dia 05/12, a Ford vai apresentar a sexta geração do Mustang, em eventos simultâneos em seis cidades de quatro continentes.

 

Desde que foi lançado na Feira Internacional de Nova York, em 1964, o Ford Mustang tornou-se uma parte importante da cultura popular mundial. Ele soma mais de três mil aparições em filmes e na TV, além de centenas de músicas. Com quase 5,5 milhões de fãs, também é o carro mais popular no Facebook.

 

Dupla Comemoração

 

A comemoração de 50 anos do Mustang terá a exposição de modelos de todas as épocas, de 1964 até hoje, incluindo versões de mais de 600 cv que aceleram a mais de 320 km/h, além de inúmeras personalizações.

“Os fãs do Mustang estão entre os mais apaixonados do mundo”, diz Steven Ling, gerente de Marketing de Carros da Ford. “Esses dois eventos são realmente para eles. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa celebração de um carro que frequentemente é chamado de ‘alma’ da Ford.”

Agenda

 

A agenda dos eventos começa no dia 16/04, com exposições e vendas. No dia 17/04, data oficial do aniversário, o Mustang Clube da América promove uma festa com direito a bolo e “parabéns a você”, exposições, provas de volta mais rápida e atrações interativas.

A partir de 18/04, o evento terá uma série de competições, corridas e arrancadas, jantares e shows. O dia 20/04 é reservado para desfiles, fotos e cerimônias de encerramento.

A comemoração poderá ser acompanhada por um site especial e pelo site do Mustang Clube da América. O Mustang Clube da América também vai organizar grupos de viagem de proprietários do veículo para os eventos.(Promoview)

 “O HOMEM NASCEU PARA SER LIVRE”

A The Heart Corporation estreia seu primeiro trabalho para a Playboy, conta conquistada recentemente pela agência.

A campanha, resultado de seis meses de trabalho, apresenta o novo posicionamento da marca no país. Desenvolvido pela Touch Branding, após pesquisas realizadas com o público-alvo da publicação, o conceito “O homem nasceu pra ser livre” buscará maior aproximação com o leitor, além de fortalecer o título da Editora Abril junto ao mercado.

 A campanha, iniciada com um teaser nas revistas Playboy e Veja de novembro, trazia imagens que remetem a cenas históricas, como soldados que vencem uma batalha e hasteiam sua bandeira, assinadas pelo novo conceito.

“Depois de pesquisas realizadas com o público masculino, observamos que a grande angústia do homem moderno é o fenômeno da ‘masculinidade sufocada’.

Foi então que nasceu o conceito, 'O homem nasceu pra ser livre', o que não significa, necessariamente, sair por aí com quantas mulheres quiser, mas sim dar vazão ao que é essencial e inevitável ao homem: a liberdade! E é claro que isso inclui mulheres”, conta Ricardo Sapiro, sócio da Touch Branding.

 Em uma edição histórica, a Playboy de dezembro trará aos leitores a “Constituição do Homem Livre”, um manifesto criado pela The Heart Corporation e que reúne desejos, regras e assuntos que mais interessam ao universo masculino.

Nela constam princípios como: “Adoramos ver uma bela bunda passar”, “Com a mão também é gol” e "Tudo o que coçar deve ser coçado", entre outros. Nos próprios anúncios, no site e nas páginas da revista nas redes sociais haverá ainda espaço para que o leitor complemente, escrevendo suas próprias regras e vontades.

 "O mundo de hoje, politicamente correto, não combina com o espírito libertário, provocador e masculino da Playboy. O movimento da campanha recupera a essência do homem e da marca em todas a suas dimensões, como comportamento, cultura, viagens, estilo, política, humor e mulheres, mulheres e mulheres", comenta Paulo Camossa, Diretor Geral de Marketing da Unidade Segmentadas da Editora Abril.

 Para o sócio e diretor de criação da The Heart Corporation, Valmir Leite, mudar o posicionamento de uma marca como a Playboy foi um grande desafio. “Criamos a ‘Constituição do Homem Livre’, expondo um monte de verdades que nunca são ditas abertamente pelos homens. Ver que isso resultou em uma edição histórica da revista é um orgulho para todos da agência”, revela o criativo.

 Na web serão realizadas diversas ações interativas, bem como mídia display em formato de banners animados, intervenções em portais de revistas femininas e ações nas redes sociais Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr.

Ainda como parte da nova comunicação, a agência colocará no ar o aplicativo “Homens Livres”, ferramenta que trará a versão online da “Constituição do Homem Livre”, com o objetivo de divulgar em tempo real o conteúdo compartilhado pelos usuários, assim como as fotos enviadas por eles. (Redação Adnews)

SONY CRIA PERUCA INTELIGENTE


 

A Sony quer levar o conceito de dispositivos ‘vestíveis’ para outro nível. A gigante está preparando uma peruca inteligente, a SmartWig.

 

O dispositivo ainda está em fase experimental, segundo confirmou uma fonte à Efe.  A tal peruca irá cobrir pelo menos uma parte da cabeça do usuário e contará com sensores de entrada de dados, uma unidade de processamento e uma interface para se comunicar, segundo detalha a patente apresentada pela companhia nos Estados Unidos.

Todos os mecanismos estarão escondidos dentro da peruca e permitirão várias funcionalidades por meio do uso de pequenos motores de vibração em cada uma das suas partes, que permitirão transmitir, por exemplo, coordenadas GPS de um destino estabelecido antes em um computador.

O objeto também irá ajudar a medir a pressão sanguínea do usuário, o que abre a possibilidade de oferecer aplicações de controle de saúde. (Promoview)

AS FUNÇÕES DO MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS


 

(POSTADO POR GABRIEL ISHIDA no Scup Ideas) - O monitoramento em mídias sociais não serve apenas para gestão de crise, atendimento e diagnóstico de marca. Essas três funções são importantes, mas o monitoramento pode ir muito além disso. Vamos ver como?

Ao contrário do que muita gente pensa, o monitoramento em mídias sociais não serve apenas para gestão de crise, atendimento e diagnóstico de marca.

Essas três funções são importantes, mas o monitoramento pode ir além disso e servir para atender desde necessidades específicas do marketing até o setor de pesquisa e desenvolvimento de uma organização.

Por exemplo, o monitoramento pode servir de parâmetro para analisar uma campanha de marketing, tanto on quanto off-line. Os dados podem revelar pontos positivos e negativos, além de indicar aprendizados para futuras ações.

Além disso, para a área de marketing, o monitoramento pode também servir para ficar de olho em concorrentes e potenciais marcas que podem ameaçar seus negócios e preparar as estratégias para enfrentar possíveis obstáculos.

Outra função do monitoramento é o de pesquisa e netnografia. Tanto o marketing quanto o setor de P&D podem usar as descobertas para desenvolver novas ações, criar e melhorar produtos.

Além disso, informações para o setor de logísticapodem ser encontradas no monitoramento, já que os usuários podem reclamar sobre falta de unidades de lojas ou produtos da marca, além de atrasos e problemas em entregas de produtos.

O setor de relações públicas de uma organização pode usar o monitoramento paramapear perfis de relevância para a marca, não apenas considerando volume de seguidores ou fãs, mas também nível de conhecimento sobre o mercado ou se esses perfis podem influenciar em decisões dos consumidores.

A organização, tendo essas informações, pode realizar ações de relacionamento com esses perfis para trazê-los para mais perto da marca.

Essas são apenas algumas funções que o monitoramento pode exercer, já que as mídias sociais são uma fonte de dados que podem conter diversas informações para o uso estratégico da marca. Basta ter um objetivo bem claro e profissionais competentes para extrair o melhor do monitoramento.

IMPRESSORA 3D PRODUZ OBJETOS MULTICOLORIDOS


A televisão já foi preto e branca. A fotografia e o cinema também. Agora chegou a vez da impressão 3D, com o lançamento da ProJet 4500, impressora 3D que faz algo que outras não fazem.

 Alguns modelos já oferecem múltiplas opções de cores, mas só podem imprimir uma de cada vez. Além disso, as matérias-primas não podem ser misturadas para produzir diferentes cores, diferentemente da ProJet 4500.

 De acordo com o Gizmodo Brasil, a ProJet 4500 produz peças coloridas semirrígidas de plástico, e traz uma gradação entre as várias cores. (Redação Adnews)

PARA TER UM CALL ACTION EFICIENTE NO SEU SITE
Um call to action (CTA) eficiente é um dos componentes mais importantes da otimização do site ou da página de entrada, porque é o que comunica ao visitante exatamente que ação tomar quando visitar o seu site. Então, como você pode criar um bom CTA?  Conheça algumas dicas para aproveitar seu site.

Comece com a ação correta

O que você quer que novos visitantes façam quando estão no seu site ou na sua página de entrada? Você quer que eles entrem em contato por telefone, por e-mail, cliquem em um link de uma página de oferta ou se inscrevam para receber um orçamento?

Escolha o que é mais importante nessa interação do site com visitantes e foque no seu call to action. Por exemplo, muitas empresas de pequeno porte usam os telefonemas como seu principal CTA.

Não deixe o CTA confuso com diversas solicitações aos visitantes. Em vez disso, comece determinando seu principal objetivo para os novos visitantes e crie seu CTA em torno dessa mensagem.

Planeje para ter funcionalidade e formato

Dependendo da ação que você quer que os visitantes tomem, um call to action pode ter muitas formas diferentes. Pode ser um call-out com o texto enfatizando um número de telefone ou um formulário.    

Outra sugestão é utilizar uma frase em um botão que leva os visitantes para outra página ou abre um e-mail para iniciar o contato.

Independente da escolha para o call to action, certifique-se de planejar a funcionalidade para ter a certeza de escolher para o formato e design apropriado para cada tipo de atividade.

Mantenha o call to action curto e simples

O CTA não é o lugar para ser inteligente, enigmático ou prolixo. Em vez disso, seja direto. Ao produzir conteúdo para o call to action, comece a frase com um verbo ativo. Use, por exemplo, termos como
Ligue", “Consiga”, “Discuta" ou "Entre em contato". Certifique-se de que a frase do call to action faça sentido no contexto da página, mantendo-o sempre simples e objetivo.

Alguns exemplos de frases para CTAs incluem:

• Ligue agora
• Fale Conosco
• Obtenha um orçamento
Enfatize a importância do CTA

Seu call to action deve ser um componentes mais visíveis e enfatizados da sua página inicial ou página de entrada. Ele deve estar no topo da página de modo para que seja uma das primeiras coisas que internauta vê.

Outras ideias para ajudar a destacar seu call to action:

• Incorporando um design atraente que complementa o seu website;
• Usar uma cor que contraste com o fundo para atrair a atenção;
• Faça o call to action do tamanho suficiente para se destacar como importante, mantendo-o, claro, proporcional à página
• Use fontes legíveis e fáceis de ler.

Seja consistente

É uma ótima ideia incluir um componente de design no call to action principal no cabeçalho para todas as páginas do seu site. Dessa forma, os visitantes sempre conseguem encontrar seu call to action principal em qualquer página do site.

É importante manter o seu CTA consistente, tanto na redação, ação e design. A repetição pode ser uma ótima maneira de reforçar a sua mensagem e pode ajudar a aumentar as conversões em todo o site.

Próximos passos: otimizar seu site & Landing Pages (páginas de entrada)

Um call to action eficaz é fundamental para ajudar a impulsionar as conversões do seu site. Mas apenas isso não é suficiente! É importante otimizar seu site e páginas de entrada para conversões tendo certeza de que você está fazendo tudo para converter mais leads em clientes. (Por José Geraldo Coscelli,  presidente da ReachLocal para América Latina. A ReachLocal é  líder mundial em soluções tecnológicas de marketing online, busca e rastreamento de clientes via internet.

MUDA TUDO NO E-COMMERCE BRASILEIRO

Chegamos ao fim de mais um ano brilhante para o e-commerce brasileiro. Números não faltam para comprovar isso. Crescimento de 29% em relação ao ano anterior, vendas estimadas em R$ 31 bilhões (3% do faturamento do varejo) e 4 milhões de brasileiros realizaram uma nova compra na internet neste ano**.
 
Para aumentar ainda mais o otimismo em relação ao canal, surge uma tendência que deve mudar (mais uma vez) a dinâmica do e-commerce e impactar toda a cadeia de uma maneira única: a entrega do produto ao consumidor no mesmo dia da compra.
 
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o tema, pode-se questionar, por que, algo que não parece nada disruptivo, tampouco com teor inovador baixo, pode impactar tanto um segmento repleto de novidades e de modismos tecnológicos?  
 
A primeira parte desta resposta vem do alto apelo que a entrega no mesmo dia pode ter aos novos consumidores do e-commerce. Apesar de o Brasil ter 100 milhões de usuários conectados à internet (quinta maior população online do mundo), somente 42 milhões já fizeram alguma compra on-line.
 
Isso se deve tanto ao medo de fraudes, que, vem diminuindo consistentemente devido ao bom trabalho de empresas “vigilantes” do consumidor, como Reclame Aqui e Ebit, quanto à insegurança em relação ao nível de serviços das lojas online – e é aí que a entrega no mesmo dia muda tudo.
 
A conta é extremamente simples. Dado que a internet costuma entregar os melhores preços dos produtos e a comodidade de receber em casa, uma das únicas variáveis que jogava contra o canal era o tempo de espera para o consumidor ter o produto em suas mãos.
 
Logo, com a entrega praticamente online, o apelo do canal passa a abranger muito mais potenciais compradores.  Se, neste ano entraram 4 milhões de consumidores, pode-se presumir que, com esta vantagem o numero de novos consumidores quando isso for implementado será bem maior – talvez 2014 poderemos comemorar 8 milhões de novos usuários online...
 
Além dos consumidores, beneficiados com uma entrega mais rápida, existem diversos outros segmentos impactados, que merecem uma reflexão para analisar quão grande será o impacto desta mudança.
 
O primeiro segmento é o de algumas indústrias atualmente incipientes no mundo online, que passam a ser extremamente significativas com a possibilidade de entregas no mesmo dia.
 
Exemplos desta necessidade são: o segmento farmacêutico – o consumidor não pode esperar mais do que algumas horas para consumir alguns remédios, o segmento de bens de consumo (supermercados online) e até o segmento de alta renda – como jóias – que lidam com um consumidor superexigente – que demanda uma entrega “Premium”.
 
Outro segmento é o setor logístico, que deverá passar por uma revolução para se adaptar a esta nova realidade. O marasmo de entregas em 72 horas acabou. Quem conseguir concretizar a façanha de entrega no mesmo dia a um custo acessível deverá ser dominante nos próximos anos. Novas modalidades de entrega podem e devem ser mais utilizadas.
 
O atual predomínio de entregas dos produtos feitas pelo correio pode ser impactado - seja pelo segmento já hiper demandado de motoboys nas capitais, ou até por bicicletas para entregas de curta distância. Um velho clichê deverá prevalecer no segmento logístico: não sobrevive o maior, mas sim o mais rápido.
 
Também vale ponderar fortes mudanças sobre o setor de armazenamento de produtos. Se antes um grande depósito servia para simplificar o mercado brasileiro, agora as empresas terão que ficar mais próximas dos seus consumidores.  Isso necessariamente significa vários centros de distribuição espalhados pelo país e, como consequência negativa, mais custos.
 
Outro impacto positivo é que se abre uma janela para novos empreendedores criarem soluções brasileiras para problemas específicos de nosso país.
 
No mercado americano, em regiões onde os varejistas não conseguiam
entregar na velocidade que o consumidor desejava, criaram-se os famosos lockers (armários) para depositar mercadorias e o consumidor, com uma senha, retirar.
 
Solução que dificilmente será replicada para todo o mercado brasileiro pela questão de segurança. Basta saber quem será o futuro milionário que irá bolar uma solução para algo complexo e necessário como isto.
 
Por fim, a questão que deixa todos que trabalham neste setor de cabelo em pé: como surfar uma onda inevitável, com grande apelo ao consumidor, mas que trará ainda mais despesas a um canal que já conhecido por ter baixíssima rentabilidade?
 
Em minha opinião, somente os grandes, os inovadores e, principalmente, os grandes inovadores sobreviverão. (Artigo encaminhado ao Adnews por Beni Harari, 32 anos, trabalhou em Marketing e em Vendas na Sony e na Samsung e atualmente é Diretor de Ecommerce da Allied) **Fonte: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
 
LANÇADO CALENDÁRIO DIGITAL DE NATAL
O Grupo Porto Bay Hotels & Resorts lançou neste final de semana  um Calendário Digital de Natal. A campanha do grupo hoteleiro vai até ao dia 24 de dezembro e tem como suporte o microsite www.christmas.portobay.com. A campanha será também dinamizada através das principais redes sociais onde o grupo está presente como o Facebook e Twitter.
 
Tal como um calendário tradicional, todos os dias é possível abrir uma nova janela, numa contagem progressiva até à véspera de Natal. Cada janela apresenta surpresas, dicas ou desafios relacionados com a época e com as tradições dos destinos onde o grupo hoteleiro está presente. Em algumas janelas do calendário encontram-se ofertas associadas às unidades hoteleiras em Portugal e no Brasil, entre as quais upgrade, créditos de consumo, descontos na tarifa e até uma noite gratuita. Para mais informações acesse www.portobay.com.br
 

BLACK FRIDAY SUPEROU EXPECTATIVAS

Apesar do grande número de reclamações, a edição de 2013 da Black Friday superou as expectativas para o e-commerce. Com um aumento nominal de 217% no faturamento em relação à última edição, a ação de vendas quebrou recordes este ano.
 
Segundo a E-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, as vendas relacionadas ao evento movimentaram em torno de R$ 770 milhões, no Brasil.
 
A estimativa feita no começo de novembro, era de que o dia inteiro faturasse R$ 390 milhões para o comércio eletrônico, mas, às 17h, esse número já tinha sido atingido.
 
Porém, de acordo com o site Reclame Aqui, o dia que teve 1,950 milhão de pedidos feitos via internet no Brasil, teve também 8 mil reclamações recebidas. Entre as principais queixas estavam: o difícil acesso aos sites das empresas, a impossibilidade de concluir as compras e os falsos descontos. (Redação Adnews, com informações do site Estadão)

REVOLTAS SILENCIOSAS

 (Texto de José Tadeu Arantes, distribuído pelaAgência FAPESP “A vida não é o que os olhos veem, mas o que a alma guarda”: esta frase, escrita quase em tom de desabafo por Lúcio Cardoso, bem poderia ser considerada um resumo ultraconcentrado da visão que orientou sua produção literária – uma produção adiante de seu tempo e, por isso, nem sempre bem compreendida.

Estreando no romance durante a década de 1930, quando a literatura brasileira estava fortemente polarizada entre “regionalistas” e “intimistas”, o futuro autor de Crônica da Casa Assassinada(1959) transcendeu essa dicotomia redutora e, com isso, foi recebido com estranhamento por uns e outros.

Sua obra, que explorou com sutileza o mundo interior das personagens, alcançou o universal a partir do particular e compôs um aguçado painel das relações sociais a partir dos conflitos individuais.

A figura da mulher ou, melhor dizendo, a centralidade do feminino, a um só tempo enigma e resposta, constituiu a marca característica e o fio condutor dessa obra, tão original na cena literária brasileira de seu tempo.

Tal é a opinião sustentada por Elizabeth Cardoso no livroFeminilidade e transgressão: uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, publicado com o apoio da FAPESP.

Elizabeth, que, a despeito do sobrenome, não tem parentesco com Lúcio Cardoso, é escritora, tradutora e crítica literária, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

Seu livro, que concentra o foco na obra em prosa do autor, resultou de pesquisa de doutorado realizada no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com bolsa da FAPESP.

“Das 67 personagens significativas da obra em prosa de Lúcio Cardoso, 33 são mulheres”, informou Elizabeth à Agência FAPESP. Tal dado, puramente quantitativo, já diz muito sobre a peculiaridade do autor. Pois ele produziu sua obra nas décadas de 1930, 1940 e 1950, em um Brasil ainda arraigadamente patriarcal.

Para efeito de comparação, considere-se a pesquisa com 258 romances brasileiros, publicados entre os anos 1990 e 2004, realizada por Regina Dalcastagnè, professora da Universidade de Brasília (UnB). Nessa vasta amostragem de textos que vieram a público após a chamada revolução sexual e o movimento feminista, foram contabilizados 62,7% de personagens do sexo masculino e 37,8% do sexo feminino.

Mais relevante do que o dado quantitativo, porém, é o diferencial qualitativo desse olhar focado no feminino. “A figura feminina insuflou a tendência das criaturas de Lúcio aos diálogos internos, pautados pelas dúvidas ontológicas, e ao silêncio”, escreveu Elizabeth.

Segundo a pesquisadora, essa “outra forma de escrever”, fora dos padrões estritos do que se considerava realismo na época, pede também outros caminhos de leitura. Por isso, ela recorreu, em seu trabalho, ao repertório da psicanálise, notadamente a Freud e Lacan, para se aproximar dessa obra que ainda desafia a crítica.

“Dando continuidade às reflexões iniciadas por Freud, Lacan concluiu que não há definição para as mulheres enquanto grupo. Elas só podem ser pensadas uma a uma.

Daí sua famosa afirmação: ‘a mulher não existe’. Isto é: não existe um significante do sexo feminino no inconsciente. Ao contrário dos homens, que se definem pelo falo, as mulheres não podem ser reunidas e limitadas em uma imagem ou conceito”, afirmou Elizabeth.

“Por outros caminhos, Lúcio também deparou com esse feminino que escapa às definições. Constantemente, suas personagens perguntam: ‘O que é uma mulher?’, ‘O que essa mulher quer?’.

Esse enigma traz uma espécie de ameaça, pois as pessoas não sabem o que esperar da feminilidade. Por isso, eu coloquei esses dois saberes, o da literatura e o da psicanálise para dialogar, buscando o benefício da leitura da obra literária e não a confirmação ou exemplificação da teoria psicanalítica”, prosseguiu a pesquisadora.

“Essa definição do feminino que sempre escapa é marcante na obra do Lúcio e culmina em Crônica da Casa Assassinada, quando ele apresenta vários narradores, todos com a pretensão de definir Nina, e todos falham”, comentou Elizabeth.

“Tal característica já aparece com muita força nos livros anteriores, como Mãos Vazias (1938), Inácio (1944) e outros, nos quais as personagens femininas parecem resistir à pretensa onisciência do narrador, permanecendo donas de seus segredos e revelando-se na indefinição.”

Mas esse caráter misterioso e indefinível não valeria também para o masculino? Elizabeth admitiu que também se fez esta pergunta, reconhecendo que qualquer indivíduo é irredutível a uma definição. Mas argumentou que, na obra de Lúcio Cardoso, a complexidade, a indefinição, o saber que escapa estão associados predominantemente ao feminino.

“É nesse aspecto que a literatura intimista de Lúcio se torna também uma literatura social. Pois seu narrador faz questão de apresentar o homem, a figura central da ordem patriarcal, com uma platitude, uma trivialidade, uma mediocridade extremas, em contraponto a um feminino altamente complexo.

É esse contraponto que justifica uma leitura diferente daquela que usualmente foi feita da obra de Lúcio, percebendo nela toda uma dimensão de crítica social.”

Isso fica muito claro, em Crônica da Casa Assassinada, no cotejo das trajetórias de Ana e Nina. “São duas mulheres muito diferentes, mas com um destino parecido, de submissão, de sujeição. E ambas não aceitam as regras sociais que lhes foram impostas.

Cada uma transgride, ao seu modo, essa ordem masculina, condensada principalmente na figura de Demétrio Meneses, que é o chefe da família. Elas são antagonistas, mas com vários pontos em comum, como, por exemplo, o fato de serem encaradas pelos Meneses como objetos”, afirmou Elizabeth.

“É muito marcante o trecho em que a Ana rememora como, desde menina, foi formatada para se casar com um Meneses, para ser Ana Meneses. E Nina é a mulher objeto clássica, que a família quer dispor como um prêmio, como se ela, com sua beleza, com seu charme, pudesse fazer rebrilhar o prestígio que os Meneses tiveram no passado. Mas, em dado momento, elas percebem que não querem só isso, que querem mais. E então acontece toda a trama do romance”.

Assim como ocorria com as mulheres reais de seu tempo, no entanto, constrangidas pelos papéis a elas impostos pela ordem patriarcal, e só em casos muito excepcionais sendo capazes de transcender as limitações dessa ordem, as personagens femininas de Lúcio Cardoso protagonizam revoltas silenciosas, fadadas, de certo modo, ao desastre.

“Elas não conseguem se alçar a uma condição de independência, de superação, de autorrealização. A revolta, como regra, ocorre dentro dos limites do lar. E sua linha de chegada é o incesto, a loucura, a morte”, explicou a pesquisadora.

Uma questão que não está no livro, mas vem à mente após sua leitura, é se essas personagens ainda são atuais no contexto da sociedade brasileira desta segunda década do século XXI.

“O grande tema de Lúcio é a liberdade, ou a privação dela se preferirmos. Ele elegeu a feminilidade como emblema dessa situação. No entanto, isso diz respeito às mulheres e aos homens. Ter seus desejos negados, sua vida roubada, seu destino interrompido gera sofrimento ao sujeito masculino e feminino. Lúcio é um mestre ao delinear essas questões humanas e elas, ao que parece, não perderão a atualidade jamais”, concluiu Elizabeth. Detalhes:  www.editorahumanitas.com.br/detalhesLaSQL.php?cod=732 

3th INTRERNATIONAL C OURSE ON COMPARATIVE PHYCOLOGY OF RESPIRATION

Os aspectos fundamentais da função respiratória em diversos tipos de animais serão discutidos na terceira edição do International Course on Comparative Physiology of Respiration, que ocorrerá entre os dias 9 e 13  na Unesp, campus de Jaboticabal.

Professores do Brasil e do exterior apresentarão suas pesquisas no campo da fisiologia comparada da respiração. A programação do evento inclui aulas teóricas e atividades práticas, voltadas preferencialmente a alunos de pós-graduação.

As inscrições podem ser feitas pelos e-mails das organizadoras: Luciane Gargaglioni (lucihel@fcav.unesp.br), Kênia Bícego (keniacb@yahoo.com.br) ou Cleo Alcântara Leite (cleo.leite@gmail.com). Detalhes: http://www.inctfiscomp.com.br/noticias.html 
 

 O LIVRE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

 O diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, representará o Brasil na conferência internacional “An Open World: Science, Technology and Society in the Light of Niels Bohr's Thoughts ”, que ocorre entre os dias 4 e 6 na Universidade de Copenhague, Dinamarca.

O evento reunirá pesquisadores e tomadores de decisão de vários países para discutir de que forma o livre acesso à informação e a cooperação científica podem auxiliar no gerenciamento de problemas globais.

As sessões plenárias da conferência serão divididas em cinco grandes temas: Tecnologias militares do amanhã; Novas ameaças e oportunidades globais; Política e Economia face a Novas Tecnologias; Cientistas e Política e Internet – Uma infraestrutura global livre?.

O resultado dessa reunião dará origem a uma carta aberta à Organização das Nações Unidas (ONU), defendendo o conceito de mundo aberto como solução aos desafios contemporâneos em bioética, economia, política, clima, guerras e tecnologia da informação.

Essa nova carta reforça a atitude do físico dinamarquês Niels Bohr, que em 1950 encaminhou uma carta à ONU defendendo o compartilhamento de conhecimento e da cooperação internacional.

A conferência ainda terá a participação de Jimmy Wales, fundador do Wikipedia; de Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica; de Rolf Dieter-Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear; e de Alain Aspect, físico ganhador da Unesco Bohr Medal, entre outros.

A próxima edição do encontro, em 2016, será realizada no Brasil. Detalhes: http://bohr-conference2013.ku.dk/

RESPONSIBLE INNOVATION AND THE GOVERNANCE OF SOCIALLY CONTROVERSIAL TECHNOLOGIES

O programa FAPESP-British Council Researcher Links promove, entre os dias 19 e 21 de março de 2014, o workshop Responsible Innovation and the Governance of Socially Controversial Technologies.

O workshop será coordenado pelo professor Phil Macnaghten, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Durham University, do Reino Unido, e por Jack Stilgoe, da University College London (UCL).

O evento é voltado a pesquisadores em início de carreira da Grã-Bretanha ou do Estado de São Paulo e será realizado na Unicamp. Todas as despesas de viagem e acomodações serão cobertas pelo programa.

Os organizadores estão especialmente interessados em utilizar a oportunidade para formar elos de pesquisa entre a Grã-Bretanha e o Brasil, para ampliar a colaboração e desenvolver novas redes sustentáveis. O objetivo é promover o debate sobre como fomentar a pesquisa colaborativa sobre a governança socialmente responsável de pesquisa e inovação.

Transgênicos, biocombustíveis, exploração do pré-sal e tecnologias voltadas à mudança climática estão entre os focos de pesquisa que deverão ser temas de discussões.

As inscrições vão até hoje. Formulários e dúvidas referentes ao programa, devem ser enviados aos professores Macnaghten (pmmacnaghten@durham.ac.uk) e Stilgoe (j.stilgoe@ucl.ac.uk). Detalhes: http://www.britishcouncil.org/brasil-educacao-researcher-links-fapesp.htm 
 

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