O final do ano chegou, e como de costume, inicia-se a época de
reavaliar os acontecimentos anuais com as famosas retrospectivas. Com este
intuito, a Microsoft Brasil preparou uma lista com os destaques do site de
busca Bing nos últimos 12 meses, no país.
A atriz Bruna Marquezine foi a celebridade mais procurada. Já o
namorado da atriz, o jogador Neymar ficou com a posição de segundo atleta mais
buscado, precedido somente pelo ex-jogador Ronaldo.
Na área de tecnologia, o Facebook foi a plataforma de rede social mais
buscada. O Orkut ficou em segundo lugar, seguido do Google+ em terceiro no
ranking.
A marca que dominou a cabeça dos brasileiros em 2013 foi Marc Jacobs. A
Nike ficou na segunda posição, seguida por SPFW e Victoria’s Secret,
respectivamente no terceiro e quarto lugares.
Veja a lista completa:
Personalidade
1 – Bruna Marquezine
2 – Paula Fernandes
3 – Scheila Carvalho
4 – Lady Gaga
5 – Anitta
6 – Nanda Costa
7 – Luan Santana
8 – MC Daleste
9 – Juju Salimeni
10 – Nicole Bahls
Os times de futebol mais buscados
1 – São Paulo
2 – Palmeiras
3 – Corinthians
4 – Santos
5 – Grêmio
6 – Vasco
7 – Fluminense
8 – Atlético- MG
9 – Botafogo
10 – Coritiba
As estrelas mais procuradas do esporte
1 – Ronaldo
2 – Neymar
3 – Emerson Sheik
4 – Alexandre Pato
5 – Jose Aldo
6 – Roberto Carlos
7 – Cesar Cielo
8 – Ronaldinho Gaúcho
9 – Anderson Silva
10 – Vitor Belfort
Mais buscados da música
1 – Show das Poderosas
2 – Te Esperando
3 – Vagalumes
4 – Gangnam Style
5 – Amor de Chocolate
Cantores mais buscados
1 – Paula Fernandes
2 – Lady Gaga
3 – Anitta
4 – Luan Santana
5 – MC Daleste
6 – Justin Bieber
7 – Beyonce
8 – Naldo
9 – Katy Perry
10 – Claudia Leitte
Mais buscados em tecnologia
1 – Facebook
2 – Orkut
3 – Google+
4 – Twitter
5 – Instagram
Mais buscados no mundo da moda
1 – Marc Jacobs
2 – Nike
3 – SPFW
4 – Victoria’s Secret
5 – Minas Trend
Os destinos mais buscados
Destinos domésticos
1 – Bahia
2 – São Paulo
3 – Rio de Janeiro
4 – Curitiba
5 – Lima
6 – Fortaleza
7 – Salvador
8 – Recife
9 – Porto Alegre
10 – Rio Grande do Sul
Destinos internacionais
1 – Barcelona, Espanha
2 – Orlando, Flórida
3 – Londres, Reino Unido
4 – Boston, Estados Unidos
5 – Itália (Redação
Adnews)
BRASILEIRO SE ENDIVIDA
PARA ESTUDAR
O brasileiro se endividou
não apenas para comprar geladeira, fogão e carro zero, mas também para estudar.
Dívidas com faculdade, escola e cursos aparecem na segunda posição no ranking
dos gastos que levaram ao endividamento, revela uma pesquisa nacional sobre
emprego temporário neste final de ano.
Realizada pela Vagas,
empresa de tecnologia especializada em recrutamento eletrônico, a enquete
consultou cerca de 1.400 currículos entre a última semana de outubro e a
primeira semana de novembro e constatou que 22% dos candidatos que pretendem
obter renda extra com emprego temporário este ano querem pagar dívidas.
Destes, 59% apontaram o
cartão de crédito como motivo do endividamento, seguido pelo gasto com estudo,
com 28% das respostas. O endividamento com mensalidade de escola, faculdade e
curso está à frente até do cheque especial, do carnê e dos financiamentos para
compra do carro zero e da casa.
"O peso da dívida com
estudo surpreendeu", diz Fabíola Lago, coordenadora da pesquisa. Ela
explica que pela primeira vez neste ano procurou-se saber a razão do
endividamento dos candidatos a uma vaga de trabalho temporário.
No entanto, observa, por
meio de outras pesquisas do mercado, o cartão de crédito sempre foi o principal
foco de endividamento. A pesquisa mostra que o cartão continua sendo o vilão e
apareceu no estudo como importante fator de endividamento.
Outro resultado que
reforça as indicações de que a educação ganhou relevância entre os gastos que
levaram às dívidas é que 61% dos endividados têm formação superior cursando ou
interrompida, 35% têm 1.º ou 2.º graus completos ou incompletos e 5%, curso
profissionalizante. "A parcela de endividados com ensino superior completo
é muito pequena", diz Fabíola.
O avanço da demanda por
educação fica nítido no Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério
da Educação. No fim de 2012, havia no País 7 milhões de alunos matriculados em
curso superior, a maioria (73%) em redes particulares de ensino.
É quase duas vezes e meia
o contingente registrado em 2001, quando 3 milhões de pessoas estavam nessa
condição. Só de 2011 para 2012, o número de ingressantes nas instituições de
educação superior cresceu 17,1%. Nos últimos dez anos, a taxa média anual de
ingressos foi de 8,4%.
"A nova classe média
ampliou a demanda por educação porque está pensando no futuro", afirma
Alexandre Pierantoni, sócio da PwC Brasil e líder na área de private equity e
educação. Ele observa que cursos de graduação, pós-graduação e de línguas são
objetos de demanda da classe emergente, além de outros produtos e serviços
básicos.
A maior procura por
educação também aumentou o interesse de investidores e provocou uma onda de
fusões e aquisições no setor, observa Pierantoni. Entre 2007 e junho deste ano,
foram fechados 156 negócios no setor.
O primeiro movimento foi
de transações entre grupos ligados ao ensino universitário. O próximo movimento
de fusões deve se concentrar no ensino médio e fundamental,
Também para Fabíola, da
Vagas, a maior procura por educação faz parte do boom de consumo de tudo que
houve no País: turismo, eletrodomésticos, carros, por exemplo. "O Brasil
tem uma classe emergente que está consumindo mais, inclusive com mais
oportunidade de cursar nível superior", observa.
É que o brasileiro da nova
classe média vê a despesa com educação não como um gasto, mas um investimento,
explica Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisas Data Popular,
voltado para as classes emergentes. Isso significa que esse desembolso é
encarado por essa classe como uma possibilidade de melhoria do padrão de vida
no futuro.
Com base em dados
coletados em pesquisas feitas pelo Data Popular e combinados com informações da
Pnad e da POF, ambas pesquisas do IBGE, Meirelles calcula que os brasileiros
desembolsaram R$ 75 bilhões este ano com educação, cifra 5,6% maior em relação
a 2012.
Meirelles destaca que o
Sudeste responde por mais da metade do gasto (53%). Mas o Nordeste, onde
movimento de migração social foi intenso, vem em segundo lugar, com 18% do
total, e à frente do Sul (15%). (Fonte: Estadão)
EVENTOS
COMEMORAM 50 ANOS DO MUSTANG
A Ford anunciou dois grandes eventos para marcar os 50 anos
do Ford Mustang, o esportivo-ícone da indústria automobilística.
Em parceria com o Mustang Clube da América, vai realizar
megaencontros simultâneos, de 16 a 20/04/14, nos autódromos deCharlotte e Las Vegas, dois
dos mais importantes dos Estados Unidos.
Esses eventos prometem
estar entre os maiores do setor nos últimos anos. Abertos ao público, os
dois circuitos serão preparados para receber entusiastas de todo o mundo
na comemoração.
“Trabalhando
junto com a Ford, queremos fazer da comemoração oficial de 50 anos do Mustang
um megaevento automobilístico”, diz Ronald Bramlett, diretor-executivo do Mustang
Clube da América.
Os organizadores esperam
milhares de fãs desse carro emblemático para compartilhar a sua história
pessoal com o Mustang. “Nos dois locais, haverá momentos memoráveis para todos
que amam os Mustangs, modernos ou antigos”, afirma Bramlett.
Nove Milhões de Mustangs
Com mais de nove milhões de unidades vendidas desde o
lançamento, o “pony car” é um dos maiores sucessos da história da Ford. Um aspecto chave para isso é sempre ter sido
oferecido em várias configurações para atrair diferentes tipos de clientes.
No próximo dia 05/12, a Ford vai apresentar a sexta geração do Mustang, em
eventos simultâneos em seis cidades de quatro continentes.
Desde que foi lançado na Feira Internacional de Nova
York, em 1964, o Ford Mustang tornou-se uma parte importante da
cultura popular mundial. Ele soma mais de três mil aparições em filmes e na TV,
além de centenas de músicas. Com quase 5,5 milhões de fãs, também é o carro
mais popular no Facebook.
Dupla Comemoração
A comemoração de 50 anos do Mustang terá a exposição
de modelos de todas as épocas, de 1964 até hoje, incluindo versões de mais de
600 cv que aceleram a mais de 320 km/h, além de inúmeras personalizações.
“Os fãs do Mustang estão
entre os mais apaixonados do mundo”, diz Steven Ling, gerente de Marketing de
Carros da Ford. “Esses dois eventos são realmente para eles. Estamos orgulhosos
de fazer parte dessa celebração de um carro que frequentemente é chamado de
‘alma’ da Ford.”
Agenda
A agenda dos eventos começa no dia 16/04, com
exposições e vendas. No dia 17/04, data oficial do aniversário, o Mustang Clube da América promove uma festa com direito a bolo e
“parabéns a você”, exposições, provas de volta mais rápida e atrações
interativas.
A partir de 18/04, o
evento terá uma série de competições, corridas e arrancadas, jantares e shows.
O dia 20/04 é reservado para desfiles, fotos e cerimônias de encerramento.
A comemoração poderá ser acompanhada por um site especial e pelo site do Mustang Clube da América. O Mustang Clube da América também vai organizar grupos de viagem
de proprietários do veículo para os eventos.(Promoview)
A The Heart
Corporation estreia seu primeiro trabalho para a Playboy, conta conquistada
recentemente pela agência.
A campanha,
resultado de seis meses de trabalho, apresenta o novo posicionamento da marca
no país. Desenvolvido pela Touch Branding, após pesquisas realizadas com o
público-alvo da publicação, o conceito “O homem nasceu pra ser livre” buscará
maior aproximação com o leitor, além de fortalecer o título da Editora Abril
junto ao mercado.
A
campanha, iniciada com um teaser nas revistas Playboy e Veja de novembro,
trazia imagens que remetem a cenas históricas, como soldados que vencem uma
batalha e hasteiam sua bandeira, assinadas pelo novo conceito.
“Depois de
pesquisas realizadas com o público masculino, observamos que a grande angústia
do homem moderno é o fenômeno da ‘masculinidade sufocada’.
Foi então que
nasceu o conceito, 'O homem nasceu pra ser livre', o que não significa,
necessariamente, sair por aí com quantas mulheres quiser, mas sim dar vazão ao
que é essencial e inevitável ao homem: a liberdade! E é claro que isso inclui
mulheres”, conta Ricardo Sapiro, sócio da Touch Branding.
Em uma
edição histórica, a Playboy de dezembro trará aos leitores a “Constituição do
Homem Livre”, um manifesto criado pela The Heart Corporation e que reúne
desejos, regras e assuntos que mais interessam ao universo masculino.
Nela constam
princípios como: “Adoramos ver uma bela bunda passar”, “Com a mão também é gol”
e "Tudo o que coçar deve ser coçado", entre outros. Nos próprios
anúncios, no site e nas páginas da revista nas redes sociais haverá ainda
espaço para que o leitor complemente, escrevendo suas próprias regras e
vontades.
"O
mundo de hoje, politicamente correto, não combina com o espírito libertário,
provocador e masculino da Playboy. O movimento da campanha recupera a essência
do homem e da marca em todas a suas dimensões, como comportamento, cultura,
viagens, estilo, política, humor e mulheres, mulheres e mulheres", comenta
Paulo Camossa, Diretor Geral de Marketing da Unidade Segmentadas da Editora
Abril.
Para o
sócio e diretor de criação da The Heart Corporation, Valmir Leite, mudar o
posicionamento de uma marca como a Playboy foi um grande desafio. “Criamos a
‘Constituição do Homem Livre’, expondo um monte de verdades que nunca são ditas
abertamente pelos homens. Ver que isso resultou em uma edição histórica da
revista é um orgulho para todos da agência”, revela o criativo.
Na web
serão realizadas diversas ações interativas, bem como mídia display em formato
de banners animados, intervenções em portais de revistas femininas e ações nas
redes sociais Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr.
Ainda como parte
da nova comunicação, a agência colocará no ar o aplicativo “Homens Livres”,
ferramenta que trará a versão online da “Constituição do Homem Livre”, com o
objetivo de divulgar em tempo real o conteúdo compartilhado pelos usuários,
assim como as fotos enviadas por eles. (Redação Adnews)
SONY CRIA PERUCA INTELIGENTE
A Sony quer levar o conceito de dispositivos
‘vestíveis’ para outro nível. A gigante está preparando uma peruca inteligente,
a SmartWig.
O dispositivo ainda está em fase
experimental, segundo confirmou uma fonte à Efe. A tal peruca irá cobrir pelo menos uma parte da
cabeça do usuário e contará com sensores de entrada de dados, uma unidade de
processamento e uma interface para se comunicar, segundo detalha a patente
apresentada pela companhia nos Estados Unidos.
Todos os
mecanismos estarão escondidos dentro da peruca e permitirão várias
funcionalidades por meio do uso de pequenos motores de vibração em cada uma das
suas partes, que permitirão transmitir, por exemplo, coordenadas GPS de um
destino estabelecido antes em um computador.
O objeto
também irá ajudar a medir a pressão sanguínea do usuário, o que abre a
possibilidade de oferecer aplicações de controle de saúde. (Promoview)
AS FUNÇÕES DO MONITORAMENTO DE
MÍDIAS SOCIAIS
(POSTADO POR GABRIEL
ISHIDA no Scup Ideas) - O monitoramento em mídias sociais não serve apenas
para gestão de crise, atendimento e diagnóstico de marca. Essas três funções
são importantes, mas o monitoramento pode ir muito além disso. Vamos ver como?
Ao contrário do que muita gente pensa, o monitoramento
em mídias sociais não serve apenas para gestão
de crise, atendimento e diagnóstico
de marca.
Essas três funções são importantes, mas o
monitoramento pode ir além disso e servir para atender desde necessidades
específicas do marketing até o setor de pesquisa e desenvolvimento de uma
organização.
Por exemplo, o monitoramento pode servir de parâmetro
para analisar uma campanha de
marketing, tanto on quanto off-line. Os dados podem revelar pontos
positivos e negativos, além de indicar aprendizados para futuras ações.
Além disso, para a área de marketing, o monitoramento
pode também servir para ficar
de olho em concorrentes e potenciais marcas que
podem ameaçar seus negócios e preparar as estratégias para enfrentar possíveis
obstáculos.
Outra função do monitoramento é o de pesquisa e netnografia. Tanto o
marketing quanto o setor de P&D podem usar as descobertas para desenvolver
novas ações, criar e melhorar produtos.
Além disso, informações para o setor de logísticapodem ser
encontradas no monitoramento, já que os usuários podem reclamar sobre falta de
unidades de lojas ou produtos da marca, além de atrasos e problemas em entregas
de produtos.
O setor de relações públicas de uma organização pode
usar o monitoramento paramapear perfis de relevância para a marca, não apenas considerando
volume de seguidores ou fãs, mas também nível de conhecimento sobre o mercado
ou se esses perfis podem influenciar em decisões dos consumidores.
A organização, tendo essas informações, pode realizar
ações de relacionamento com esses perfis para trazê-los para mais perto da
marca.
Essas são apenas algumas funções que o monitoramento
pode exercer, já que as mídias sociais são uma fonte de dados que podem conter
diversas informações para o uso estratégico da marca. Basta ter um objetivo bem
claro e profissionais competentes para extrair o melhor do monitoramento.
IMPRESSORA 3D
PRODUZ OBJETOS MULTICOLORIDOS
A televisão já
foi preto e branca. A fotografia e o cinema também. Agora chegou a vez da
impressão 3D, com o lançamento da ProJet 4500, impressora 3D que faz algo que
outras não fazem.
Alguns
modelos já oferecem múltiplas opções de cores, mas só podem imprimir uma de
cada vez. Além disso, as matérias-primas não podem ser misturadas para produzir
diferentes cores, diferentemente da ProJet 4500.
De acordo
com o Gizmodo Brasil, a ProJet 4500 produz peças coloridas semirrígidas de
plástico, e traz uma gradação entre as várias cores.
(Redação Adnews)
PARA
TER UM CALL ACTION EFICIENTE NO SEU SITE
|
Um call to action (CTA) eficiente é um dos
componentes mais importantes da otimização do site ou da página de entrada,
porque é o que comunica ao visitante exatamente que ação tomar quando visitar
o seu site. Então, como você pode criar um bom CTA? Conheça algumas
dicas para aproveitar seu site. Comece com a ação correta O que você quer que novos visitantes façam quando estão no seu site ou na sua página de entrada? Você quer que eles entrem em contato por telefone, por e-mail, cliquem em um link de uma página de oferta ou se inscrevam para receber um orçamento? Escolha o que é mais importante nessa interação do site com visitantes e foque no seu call to action. Por exemplo, muitas empresas de pequeno porte usam os telefonemas como seu principal CTA. Não deixe o CTA confuso com diversas solicitações aos visitantes. Em vez disso, comece determinando seu principal objetivo para os novos visitantes e crie seu CTA em torno dessa mensagem. Planeje para ter funcionalidade e formato Dependendo da ação que você quer que os visitantes tomem, um call to action pode ter muitas formas diferentes. Pode ser um call-out com o texto enfatizando um número de telefone ou um formulário. Outra sugestão é utilizar uma frase em um botão que leva os visitantes para outra página ou abre um e-mail para iniciar o contato. Independente da escolha para o call to action, certifique-se de planejar a funcionalidade para ter a certeza de escolher para o formato e design apropriado para cada tipo de atividade. Mantenha o call to action curto e simples O CTA não é o lugar para ser inteligente, enigmático ou prolixo. Em vez disso, seja direto. Ao produzir conteúdo para o call to action, comece a frase com um verbo ativo. Use, por exemplo, termos como Ligue", “Consiga”, “Discuta" ou "Entre em contato". Certifique-se de que a frase do call to action faça sentido no contexto da página, mantendo-o sempre simples e objetivo. Alguns exemplos de frases para CTAs incluem: • Ligue agora • Fale Conosco • Obtenha um orçamento Enfatize a importância do CTA Seu call to action deve ser um componentes mais visíveis e enfatizados da sua página inicial ou página de entrada. Ele deve estar no topo da página de modo para que seja uma das primeiras coisas que internauta vê. Outras ideias para ajudar a destacar seu call to action: • Incorporando um design atraente que complementa o seu website; • Usar uma cor que contraste com o fundo para atrair a atenção; • Faça o call to action do tamanho suficiente para se destacar como importante, mantendo-o, claro, proporcional à página • Use fontes legíveis e fáceis de ler. Seja consistente É uma ótima ideia incluir um componente de design no call to action principal no cabeçalho para todas as páginas do seu site. Dessa forma, os visitantes sempre conseguem encontrar seu call to action principal em qualquer página do site. É importante manter o seu CTA consistente, tanto na redação, ação e design. A repetição pode ser uma ótima maneira de reforçar a sua mensagem e pode ajudar a aumentar as conversões em todo o site. Próximos passos: otimizar seu site & Landing Pages (páginas de entrada) Um call to action eficaz é fundamental para ajudar a impulsionar as conversões do seu site. Mas apenas isso não é suficiente! É importante otimizar seu site e páginas de entrada para conversões tendo certeza de que você está fazendo tudo para converter mais leads em clientes. (Por José Geraldo Coscelli, presidente da ReachLocal para América Latina. A ReachLocal é líder mundial em soluções tecnológicas de marketing online, busca e rastreamento de clientes via internet.
MUDA TUDO NO
E-COMMERCE BRASILEIRO
Chegamos ao fim de mais um ano brilhante para o
e-commerce brasileiro. Números não faltam para comprovar isso. Crescimento de
29% em relação ao ano anterior, vendas estimadas em R$ 31 bilhões (3% do
faturamento do varejo) e 4 milhões de brasileiros realizaram uma nova compra
na internet neste ano**.
Para aumentar ainda mais o otimismo em relação ao
canal, surge uma tendência que deve mudar (mais uma vez) a dinâmica do
e-commerce e impactar toda a cadeia de uma maneira única: a entrega do
produto ao consumidor no mesmo dia da compra.
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com
o tema, pode-se questionar, por que, algo que não parece nada disruptivo,
tampouco com teor inovador baixo, pode impactar tanto um segmento repleto de
novidades e de modismos tecnológicos?
A primeira parte desta resposta vem do alto apelo
que a entrega no mesmo dia pode ter aos novos consumidores do e-commerce.
Apesar de o Brasil ter 100 milhões de usuários conectados à internet (quinta
maior população online do mundo), somente 42 milhões já fizeram alguma compra
on-line.
Isso se deve tanto ao medo de fraudes, que, vem
diminuindo consistentemente devido ao bom trabalho de empresas “vigilantes”
do consumidor, como Reclame Aqui e Ebit, quanto à insegurança em relação ao
nível de serviços das lojas online – e é aí que a entrega no mesmo dia muda
tudo.
A conta é extremamente simples. Dado que a internet
costuma entregar os melhores preços dos produtos e a comodidade de receber em
casa, uma das únicas variáveis que jogava contra o canal era o tempo de
espera para o consumidor ter o produto em suas mãos.
Logo, com a entrega praticamente online, o apelo do
canal passa a abranger muito mais potenciais compradores. Se, neste ano
entraram 4 milhões de consumidores, pode-se presumir que, com esta vantagem o
numero de novos consumidores quando isso for implementado será bem maior –
talvez 2014 poderemos comemorar 8 milhões de novos usuários online...
Além dos consumidores, beneficiados com uma entrega
mais rápida, existem diversos outros segmentos impactados, que merecem uma
reflexão para analisar quão grande será o impacto desta mudança.
O primeiro segmento é o de algumas indústrias
atualmente incipientes no mundo online, que passam a ser extremamente
significativas com a possibilidade de entregas no mesmo dia.
Exemplos desta necessidade são: o segmento
farmacêutico – o consumidor não pode esperar mais do que algumas horas para
consumir alguns remédios, o segmento de bens de consumo (supermercados
online) e até o segmento de alta renda – como jóias – que lidam com um
consumidor superexigente – que demanda uma entrega “Premium”.
Outro segmento é o setor logístico, que deverá
passar por uma revolução para se adaptar a esta nova realidade. O marasmo de
entregas em 72 horas acabou. Quem conseguir concretizar a façanha de entrega
no mesmo dia a um custo acessível deverá ser dominante nos próximos anos.
Novas modalidades de entrega podem e devem ser mais utilizadas.
O atual predomínio de entregas dos produtos feitas
pelo correio pode ser impactado - seja pelo segmento já hiper demandado de
motoboys nas capitais, ou até por bicicletas para entregas de curta
distância. Um velho clichê deverá prevalecer no segmento logístico: não
sobrevive o maior, mas sim o mais rápido.
Também vale ponderar fortes mudanças sobre o setor
de armazenamento de produtos. Se antes um grande depósito servia para
simplificar o mercado brasileiro, agora as empresas terão que ficar mais
próximas dos seus consumidores. Isso necessariamente significa vários
centros de distribuição espalhados pelo país e, como consequência negativa,
mais custos.
Outro impacto positivo é que se abre uma janela para
novos empreendedores criarem soluções brasileiras para problemas específicos
de nosso país.
No mercado americano, em regiões onde os varejistas
não conseguiam
entregar na velocidade que o consumidor desejava, criaram-se
os famosos lockers (armários) para depositar mercadorias e o consumidor, com
uma senha, retirar.
Solução que dificilmente será replicada para todo o
mercado brasileiro pela questão de segurança. Basta saber quem será o futuro
milionário que irá bolar uma solução para algo complexo e necessário como
isto.
Por fim, a questão que deixa todos que trabalham
neste setor de cabelo em pé: como surfar uma onda inevitável, com grande
apelo ao consumidor, mas que trará ainda mais despesas a um canal que já
conhecido por ter baixíssima rentabilidade?
Em minha opinião, somente os
grandes, os inovadores e, principalmente, os grandes inovadores sobreviverão.
(Artigo
encaminhado ao Adnews por Beni Harari, 32 anos, trabalhou em Marketing e em Vendas na Sony e na Samsung e
atualmente é Diretor de Ecommerce da Allied) **Fonte:
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
LANÇADO CALENDÁRIO DIGITAL
DE NATAL
O Grupo Porto Bay Hotels & Resorts
lançou neste final de semana um Calendário Digital de Natal. A campanha
do grupo hoteleiro vai até ao dia 24 de dezembro e tem como suporte o
microsite www.christmas.portobay.com.
A campanha será também dinamizada através das principais redes sociais onde o
grupo está presente como o Facebook e Twitter.
Tal como um calendário tradicional, todos
os dias é possível abrir uma nova janela, numa contagem progressiva até à véspera
de Natal. Cada janela apresenta surpresas, dicas ou desafios relacionados com
a época e com as tradições dos destinos onde o grupo hoteleiro está presente.
Em algumas janelas do calendário encontram-se ofertas associadas às unidades
hoteleiras em Portugal e no Brasil, entre as quais upgrade, créditos de
consumo, descontos na tarifa e até uma noite gratuita. Para mais informações
acesse www.portobay.com.br
BLACK FRIDAY
SUPEROU EXPECTATIVAS
Apesar do grande número de reclamações, a edição de
2013 da Black Friday superou as expectativas para o e-commerce. Com um
aumento nominal de 217% no faturamento em relação à última edição, a ação de
vendas quebrou recordes este ano.
Segundo a E-bit, empresa especializada em informações
do e-commerce, as vendas relacionadas ao evento movimentaram em torno de R$
770 milhões, no Brasil.
A estimativa feita no começo de novembro, era de que
o dia inteiro faturasse R$ 390 milhões para o comércio eletrônico, mas, às
17h, esse número já tinha sido atingido.
Porém, de acordo com o site Reclame Aqui, o dia que
teve 1,950 milhão de pedidos feitos via internet no Brasil, teve também 8 mil
reclamações recebidas. Entre as principais queixas estavam: o difícil acesso
aos sites das empresas, a impossibilidade de concluir as compras e os falsos
descontos. (Redação
Adnews,
com informações
do site Estadão)
|
REVOLTAS
SILENCIOSAS
(Texto de
José Tadeu Arantes, distribuído pelaAgência FAPESP – “A vida não é o que os olhos veem, mas o que a alma guarda”: esta
frase, escrita quase em tom de desabafo por Lúcio Cardoso, bem poderia ser
considerada um resumo ultraconcentrado da visão que orientou sua produção
literária – uma produção adiante de seu tempo e, por isso, nem sempre bem
compreendida.
Estreando
no romance durante a década de 1930, quando a literatura brasileira estava
fortemente polarizada entre “regionalistas” e “intimistas”, o futuro autor de Crônica da Casa Assassinada(1959)
transcendeu essa dicotomia redutora e, com isso, foi recebido com estranhamento
por uns e outros.
Sua
obra, que explorou com sutileza o mundo interior das personagens, alcançou o
universal a partir do particular e compôs um aguçado painel das relações
sociais a partir dos conflitos individuais.
A
figura da mulher ou, melhor dizendo, a centralidade do feminino, a um só tempo
enigma e resposta, constituiu a marca característica e o fio condutor dessa
obra, tão original na cena literária brasileira de seu tempo.
Tal
é a opinião sustentada por Elizabeth Cardoso no livroFeminilidade e
transgressão: uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, publicado com o apoio da FAPESP.
Elizabeth,
que, a despeito do sobrenome, não tem parentesco com Lúcio Cardoso, é
escritora, tradutora e crítica literária, pós-doutoranda no Programa de
Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.
Seu
livro, que concentra o foco na obra em prosa do autor, resultou de pesquisa de
doutorado realizada no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada
da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São
Paulo (FFLCH-USP), com bolsa da FAPESP.
“Das
67 personagens significativas da obra em prosa de Lúcio Cardoso, 33 são
mulheres”, informou Elizabeth à Agência FAPESP. Tal dado, puramente
quantitativo, já diz muito sobre a peculiaridade do autor. Pois ele produziu
sua obra nas décadas de 1930, 1940 e 1950, em um Brasil ainda arraigadamente
patriarcal.
Para
efeito de comparação, considere-se a pesquisa com 258 romances brasileiros,
publicados entre os anos 1990 e 2004, realizada por Regina Dalcastagnè,
professora da Universidade de Brasília (UnB). Nessa vasta amostragem de textos
que vieram a público após a chamada revolução sexual e o movimento feminista,
foram contabilizados 62,7% de personagens do sexo masculino e 37,8% do sexo
feminino.
Mais
relevante do que o dado quantitativo, porém, é o diferencial qualitativo desse
olhar focado no feminino. “A figura feminina insuflou a tendência das criaturas
de Lúcio aos diálogos internos, pautados pelas dúvidas ontológicas, e ao
silêncio”, escreveu Elizabeth.
Segundo
a pesquisadora, essa “outra forma de escrever”, fora dos padrões estritos do que
se considerava realismo na época, pede também outros caminhos de leitura. Por
isso, ela recorreu, em seu trabalho, ao repertório da psicanálise, notadamente
a Freud e Lacan, para se aproximar dessa obra que ainda desafia a crítica.
“Dando
continuidade às reflexões iniciadas por Freud, Lacan concluiu que não há
definição para as mulheres enquanto grupo. Elas só podem ser pensadas uma a
uma.
Daí
sua famosa afirmação: ‘a mulher não existe’. Isto é: não existe um significante
do sexo feminino no inconsciente. Ao contrário dos homens, que se definem pelo
falo, as mulheres não podem ser reunidas e limitadas em uma imagem ou
conceito”, afirmou Elizabeth.
“Por
outros caminhos, Lúcio também deparou com esse feminino que escapa às
definições. Constantemente, suas personagens perguntam: ‘O que é uma mulher?’,
‘O que essa mulher quer?’.
Esse
enigma traz uma espécie de ameaça, pois as pessoas não sabem o que esperar da
feminilidade. Por isso, eu coloquei esses dois saberes, o da literatura e o da
psicanálise para dialogar, buscando o benefício da leitura da obra literária e
não a confirmação ou exemplificação da teoria psicanalítica”, prosseguiu a
pesquisadora.
“Essa
definição do feminino que sempre escapa é marcante na obra do Lúcio e culmina
em Crônica da Casa Assassinada,
quando ele apresenta vários narradores, todos com a pretensão de definir Nina,
e todos falham”, comentou Elizabeth.
“Tal
característica já aparece com muita força nos livros anteriores, como Mãos Vazias (1938), Inácio (1944) e outros, nos quais as
personagens femininas parecem resistir à pretensa onisciência do narrador,
permanecendo donas de seus segredos e revelando-se na indefinição.”
Mas
esse caráter misterioso e indefinível não valeria também para o masculino?
Elizabeth admitiu que também se fez esta pergunta, reconhecendo que qualquer
indivíduo é irredutível a uma definição. Mas argumentou que, na obra de Lúcio
Cardoso, a complexidade, a indefinição, o saber que escapa estão associados
predominantemente ao feminino.
“É
nesse aspecto que a literatura intimista de Lúcio se torna também uma
literatura social. Pois seu narrador faz questão de apresentar o homem, a
figura central da ordem patriarcal, com uma platitude, uma trivialidade, uma
mediocridade extremas, em contraponto a um feminino altamente complexo.
É
esse contraponto que justifica uma leitura diferente daquela que usualmente foi
feita da obra de Lúcio, percebendo nela toda uma dimensão de crítica social.”
Isso
fica muito claro, em Crônica
da Casa Assassinada, no cotejo das trajetórias de Ana e Nina. “São duas
mulheres muito diferentes, mas com um destino parecido, de submissão, de
sujeição. E ambas não aceitam as regras sociais que lhes foram impostas.
Cada
uma transgride, ao seu modo, essa ordem masculina, condensada principalmente na
figura de Demétrio Meneses, que é o chefe da família. Elas são antagonistas,
mas com vários pontos em comum, como, por exemplo, o fato de serem encaradas
pelos Meneses como objetos”, afirmou Elizabeth.
“É
muito marcante o trecho em que a Ana rememora como, desde menina, foi formatada
para se casar com um Meneses, para ser Ana Meneses. E Nina é a mulher objeto
clássica, que a família quer dispor como um prêmio, como se ela, com sua
beleza, com seu charme, pudesse fazer rebrilhar o prestígio que os Meneses
tiveram no passado. Mas, em dado momento, elas percebem que não querem só isso,
que querem mais. E então acontece toda a trama do romance”.
Assim
como ocorria com as mulheres reais de seu tempo, no entanto, constrangidas
pelos papéis a elas impostos pela ordem patriarcal, e só em casos muito
excepcionais sendo capazes de transcender as limitações dessa ordem, as
personagens femininas de Lúcio Cardoso protagonizam revoltas silenciosas,
fadadas, de certo modo, ao desastre.
“Elas
não conseguem se alçar a uma condição de independência, de superação, de
autorrealização. A revolta, como regra, ocorre dentro dos limites do lar. E sua
linha de chegada é o incesto, a loucura, a morte”, explicou a pesquisadora.
Uma
questão que não está no livro, mas vem à mente após sua leitura, é se essas
personagens ainda são atuais no contexto da sociedade brasileira desta segunda
década do século XXI.
“O
grande tema de Lúcio é a liberdade, ou a privação dela se preferirmos. Ele
elegeu a feminilidade como emblema dessa situação. No entanto, isso diz
respeito às mulheres e aos homens. Ter seus desejos negados, sua vida roubada,
seu destino interrompido gera sofrimento ao sujeito masculino e feminino. Lúcio
é um mestre ao delinear essas questões humanas e elas, ao que parece, não
perderão a atualidade jamais”, concluiu Elizabeth. Detalhes: www.editorahumanitas.com.br/detalhesLaSQL.php?cod=732
3th INTRERNATIONAL C OURSE ON COMPARATIVE
PHYCOLOGY OF RESPIRATION
Os aspectos fundamentais da função respiratória
em diversos tipos de animais serão discutidos na terceira edição do
International Course on Comparative Physiology of Respiration, que ocorrerá
entre os dias 9 e 13 na Unesp, campus de
Jaboticabal.
Professores do Brasil e do exterior apresentarão
suas pesquisas no campo da fisiologia comparada da respiração. A programação do
evento inclui aulas teóricas e atividades práticas, voltadas preferencialmente
a alunos de pós-graduação.
As inscrições podem ser feitas pelos e-mails das
organizadoras: Luciane Gargaglioni (lucihel@fcav.unesp.br), Kênia Bícego (keniacb@yahoo.com.br) ou Cleo
Alcântara Leite (cleo.leite@gmail.com). Detalhes:
http://www.inctfiscomp.com.br/noticias.html
O
LIVRE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO
O diretor-geral do
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Alberto
Aragão de Carvalho Filho, representará o Brasil na conferência internacional
“An Open World: Science, Technology and Society in the Light of Niels Bohr's
Thoughts ”, que ocorre entre os dias 4 e 6 na Universidade de Copenhague, Dinamarca.
O evento reunirá
pesquisadores e tomadores de decisão de vários países para discutir de que
forma o livre acesso à informação e a cooperação científica podem auxiliar no
gerenciamento de problemas globais.
As sessões plenárias
da conferência serão divididas em cinco grandes temas: Tecnologias militares do
amanhã; Novas ameaças e oportunidades globais; Política e Economia face a Novas
Tecnologias; Cientistas e Política e Internet – Uma infraestrutura global
livre?.
O resultado dessa
reunião dará origem a uma carta aberta à Organização das Nações Unidas (ONU),
defendendo o conceito de mundo aberto como solução aos desafios contemporâneos
em bioética, economia, política, clima, guerras e tecnologia da informação.
Essa nova carta
reforça a atitude do físico dinamarquês Niels Bohr, que em 1950 encaminhou uma
carta à ONU defendendo o compartilhamento de conhecimento e da cooperação
internacional.
A conferência ainda
terá a participação de Jimmy Wales, fundador do Wikipedia; de Yukiya Amano,
diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica; de Rolf
Dieter-Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear; e
de Alain Aspect, físico ganhador da Unesco Bohr Medal, entre outros.
A próxima edição do
encontro, em 2016, será realizada no Brasil. Detalhes: http://bohr-conference2013.ku.dk/
RESPONSIBLE INNOVATION AND
THE GOVERNANCE OF SOCIALLY CONTROVERSIAL TECHNOLOGIES
O programa FAPESP-British
Council Researcher Links promove, entre os dias 19 e 21 de
março de 2014, o workshop Responsible Innovation and the Governance of Socially
Controversial Technologies.
O workshop será
coordenado pelo professor Phil Macnaghten, da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp) e da Durham University, do Reino Unido, e por Jack Stilgoe, da
University College London (UCL).
O evento é voltado a
pesquisadores em início de carreira da Grã-Bretanha ou do Estado de São Paulo e
será realizado na Unicamp. Todas as despesas de viagem e acomodações serão
cobertas pelo programa.
Os organizadores
estão especialmente interessados em utilizar a oportunidade para formar elos de
pesquisa entre a Grã-Bretanha e o Brasil, para ampliar a colaboração e
desenvolver novas redes sustentáveis. O objetivo é promover o debate sobre como
fomentar a pesquisa colaborativa sobre a governança socialmente responsável de
pesquisa e inovação.
Transgênicos,
biocombustíveis, exploração do pré-sal e tecnologias voltadas à mudança
climática estão entre os focos de pesquisa que deverão ser temas de discussões.
As inscrições vão até
hoje. Formulários e dúvidas referentes ao programa, devem ser enviados aos
professores Macnaghten (pmmacnaghten@durham.ac.uk) e Stilgoe (j.stilgoe@ucl.ac.uk). Detalhes: http://www.britishcouncil.org/brasil-educacao-researcher-links-fapesp.htm
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