Os números
sugerem que a América Latina - com cerca de 200 milhões de usuários ou 18% da
base global - é uma região de acelerado crescimento para a companhia de Menlo
Park, Califórnia.
Todos os
dias, 61,4% dos usuários ativos mensais nos três maiores mercados da região
conectam-se à rede social. Isso representa uma audiência de 47 milhões de
brasileiros, 28 milhões de mexicanos e 14 milhões de argentinos.
Em termos
de construção de marca para os clientes, isso tem uma relevância enorme já que
não há outro meio que tenha essa capacidade de chegar a tanta gente em um só
dia. Nem mesmo a televisão.
É, o mundo
está mudando... E as pessoas também. Durante muito tempo as relações aconteciam
de forma linear, baseada nos meios de comunicação, principalmente rádio e TV.
Hoje, a
grande massa de informação consumida linearmente passou a ser trocada de forma
matemática, com base no conhecimento das multidões, por meio dos buscadores.
Ainda
assim, os comportamentos no mundo não mudaram. As pessoas continuam casando,
tendo filhos, querendo ser felizes, querendo se engajar em causas nobres. O que
mudou foi a maneira como contam as novidades sobre elas para os amigos.
Tudo vai
para a internet, um espaço democrático, onde todos têm o direito de se
manifestar. Ali é possível assumir quem somos, o que pensamos, o que gostamos,
sem medo. Isso faz com que a Internet seja construída com base na relação real
dos amigos na Internet. E a opinião sincera de um amigo vale muito!
Quem ainda
não entende muito bem esta relação são as empresas - algumas ainda tropeçam na
divulgação de suas marcas. Pensam que basta apenas marcar presença nas redes
sociais, sem estratégia.
É um engano
que pode custar caro para muitas marcas. É preciso que as empresas e
organizações façam a si mesmas duas perguntas, antes de inovar e postar em suas páginas no
Facebook: Por que isso é importante? Por que precisa ser compartilhado?
Um bom
exemplo de campanha digital no Facebook, para um público segmentado,
desenvolvida pela Talk2 foi para a Imaginarium, que culminou com mais de 600
mil fãs.
A empresa queria construir uma presença
digital que fizesse jus ao esmero encontrado nos seus produtos e buscou na web
um meio de fortalecer esse branding irreverente.
Uma
estratégia, um plano de marketing digital com público, missão, metas e linguagem
a ser adotada, surpreendeu: centenas de milhares de fãs fortaleceram a marca e
a Imaginarium ficou gigante no mundo digital.
É isso que
acontece quando as marcas entendem o que deve e o que não deve ser feito nas
redes sociais. Pensando nisso, a empresa Talk2, que pertence ao DOT digital
group, lança um eBook sobre como potencializar comercialmente o uso do Facebook
http://materiais.talk2.com.br/facebook_estrategico,
mostrando o que é importante nessa relação empresa/consumidor.
O conteúdo
vai auxiliar as organizações a conhecer melhor seus negócios e questionar a
maneira como estão lidando com os clientes, fornecedores, funcionários e
acionistas. (Por
Luiz Alberto Ferla,
presidente do DOT digital group (Knowtec, Talk2, TechFront, DDBR, KeepingUp,
IEA, SocialBase, Suite Plus) e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes)
APRENDA A USAR O
FACEBOOK
(Por Estela
Vanella Naime) - De acordo com dados divulgados no segundo semestre de 2013, o
Facebook ultrapassa a marca de 76 milhões de usuários no Brasil.
Ficamos atrás apenas dos
Estados Unidos e da Índia. São 47 milhões de pessoas que acessam diariamente a
rede social de Mark Zuckerberg. Uma rede desse tamanho não deve ser totalmente
ignorada. Mas será que todo seu potencial é explorado aqui no Brasil?
Diante
dessa abrangência do Facebook é extremamente importante que as marcas que
desejam firmar uma presença digital consolidada levem em consideração a
potência dessa rede social.
A lógica do
Facebook é a de que as empresas não possuem amigos, mas sim fãs – que se
afeiçoam pela marca ou apreciam o produto. Essa opção possibilita uma série de
benefícios quando comparada aos perfis: anúncios, aplicativos, customização,
lançamento de produtos, eventos para promoções, etc.
A atuação
de uma empresa no Facebook depende do objetivo que cada empreendedor tem ao
investir no ambiente digital. Por isso, é essencial que haja um planejamento
prévio com metas, indicando objetivos mensuráveis.
Para tanto,
a Talk2, empresa da holding DOT digital group, lança um e-book que traz dicas
essenciais para que empresas foquem melhor os esforços de comunicação.
“Observamos
que muitas marcas se deixam levar pelo buzz e criam páginas no Facebook apenas
para ocupar espaço, sem estratégia - o que é uma perda de tempo e energia. Para
ajudar essas empresas a enxergarem as potencialidades e as limitações do
Facebook como plataforma, criamos esse material educativo e totalmente
gratuito”, destaca Luiz Alberto Ferla, presidente do DOT digital group.
Com o
e-book, as empresas apredenderão como se beneficiar dos recursos oferecidos
pelo Facebook. O material traz opções de como construir uma estratégia
consolidada e por que uma empresa deve ter uma página nessa rede social, assim
como as dificuldades de se criar comunidades no Facebook e orientações sobre a
postura ideal de uma marca na plataforma.
Além disso,
o material destaca o potencial das empresas business to business em uma
estratégia digital e explica por que as marcas devem investir em monitoramento.
O material
completo pode ser acessado gratuitamente pelo site: http://materiais.talk2.com.br/facebook_estrategico
Esse é o
quarto material lançado pela Talk2 nessa linha. O primeiro trouxe o passo a
passo para criar uma estratégia digital; o segundo foi direcionado ao comércio
varejista; e o terceiro destacava ações para uma boa política de acompanhamento
de mídias sociais.
A Talk (www.talk2.com.br),
uma empresa do DOT digital group, oferece estratégias de comunicação digital
completas e personalizadas aos seus clientes.
Com
experiência no mercado corporativo, instituições públicas e privadas do Brasil,
a empresa realiza planejamento, análise, monitoramento, gestão de redes
sociais, presença digital, SEO, mídia, conteúdo, constrói portais e cria
aplicativos
TWITTER É PARA OS MAIS NOVOS. FACE É PARA TODAS AS IDADES
Comparado com LinkedIn e Twiiter, o Facebook ainda é mais popular, diz pesquisa realizada pela Statista, no último mês de outubro.
Usuários da rede social são bastante variados quando se fala em faixa etária. No Twitter, o público está mais dividido: metade dos visitantes únicos do microblog em outubro tinha menos de 35 anos.
No entanto, é a preferência de um público mais maduro, com mais de 44 anos. Já no LinkedIn, uma rede mais séria por se tratar de um espaço para contatos profissionais, dois terços dos usuários têm mais de 35. (Proxxima)
PORQUE
OS VÍDEOS ONLINE IMPULSIONAM AUDIÊNCIA E VENDAS
O investimento das marcas em marketing de vídeos online ainda é bastante reticente. No entanto, o comportamento dos consumidores indica que os anunciantes deveriam repensar essa estratégia.
Em um único dia, cerca de 75 milhões de pessoas assistem a um vídeo online e 40 bilhões de vídeo são veiculados em streaming a cada mês. De acordo com a Forrester Research, esses números devem aumentar ainda mais. A boa notícia para os anunciantes é que não é tarde. Com investimento e marketing correto, é possível extrair o máximo dos vídeos na web, desde que ele esteja integrado com o marketing e o processo de vendas da empresa.
O infográfico – compilado pela Multi Vision Digital a partir de dados da Cisco Networking - mostra que 52% dos consumidores afirmam que assistir a um vídeo os deixa mais confiantes para decisões de compra.
DICAS PARA NÃO COMPROMETER A AUDIÇÃO
Os
brasileiros já estão em contagem regressiva para o Natal e, principalmente,
para as comemorações de Ano Novo. Apesar da alegria neste período, é preciso
ter alguns cuidados com a audição devido ao intenso volume das músicas e dos
fogos de artifício que fazem parte das celebrações.
O
barulho emitido pelos artefatos podem atingir mais de 120 decibels (dB), sendo
que o limite seguro de exposição aos sons recomendado por especialistas é de 85
dB. Quando a quantidade recomendada ultrapassa esse limite, há risco de perda
auditiva e, em alguns casos, a situação se torna irreversível.
A
exposição a esse tipo de poluição sonora pode ocasionar consequências severas à
qualidade de vida da população, afetando a saúde do indivíduo e suas relações
sociais.
“Os
sintomas são diversos, como sensação de pressão nos ouvidos, zumbido,
dificuldade para ouvir, tontura, irritabilidade, sensação de ouvido tampado,
pressão e estalos no ouvido”, explica Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo
Microsom, uma das mais
conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil.
Caso um
ou mais sintomas permaneçam, mesmo após o término da festa, a pessoa deve
procurar um médico otorrinolaringologista para realizar uma avaliação.
Vale
ressaltar que se o indivíduo já tem predisposição a desenvolver uma perda
auditiva ou se, no dia a dia, está exposto ao ruído intenso de forma
consistente, ele terá maior probabilidade de desenvolver uma perda auditiva e,
portanto, deve ser ainda mais cauteloso.
Veja quais
são os mitos e verdades sobre o tema:
1. A
proximidade no momento do disparo dos fogos de artifício pode prejudicar o
sistema auditivo?
Verdade. Quanto mais próxima a pessoa estiver dos fogos maior a
probabilidade de provocar danos à audição. Deve-se ter muito atenção e cautela
para aquele que solta os fogos e também para aqueles que estão próximos.
2. Sons
que atingem 120 decibels (dB) são saudáveis à audição?
Mito. O limite considerado tolerável à audição é no máximo 85 dB,
para oito horas de exposição. Se o som ultrapassar esse limite, a audição pode
ser comprometida. A relação tempo de exposição e intensidade sonora também deve
sempre ser levada em consideração.
3. Shows
durante esses períodos também podem afetar a audição de alguma forma?
Verdade. Ao frequentar as festas, bailes ou eventos de Natal e Ano
Novo, evite ficar muito próximo às caixas de som, conjuntos musicais nos clubes
e no local da queima de fogos. Além disso, preocupe-se com o tempo de exposição
ao som intenso durante muitas horas.
4. O
uso de rojões pode prejudicar a audição?
Verdade. Em épocas festivas soltar rojões pode causar diversos
danos, principalmente, se a distância recomendada na embalagem do produto não
for respeitada, pois o estouro próximo aos ouvidos prejudica o sistema
auditivo.
5. Não
é necessário fazer exame para detectar a perda auditiva?
Mito. Em alguns casos, o médico otorrinolaringologista detecta o
problema durante a consulta, mas é necessário realizar o exame audiométrico
para ter o diagnóstico concreto. Exames complementares também podem ser
necessários para um diagnóstico adequado.
6. O
tratamento consiste no uso do aparelho auditivo?
Verdade. Após a perda auditiva ser constatada por meio do teste
audiométrico, um dos tratamentos mais indicados, para a maioria dos casos, é o
uso de aparelhos auditivos.
7. Apenas
idosos perdem a audição ao decorrer da vida.
Mito. A perda da audição na terceira idade, chamada
cientificamente de presbiacusia, é muito comum, pois o sistema auditivo tem sua
função alterada com o processo de envelhecimento.
No entanto, não existe faixa etária para se ter um problema
auditivo, já que diversas são as causas dessa deficiência e não apenas a
presbiacusia. Qualquer indivíduo que convive com sons intensos diariamente, por
exemplo, está suscetível a comprometer sua audição.
8. A
perda auditiva é reversível?
Mito. Quando é diagnosticado que o paciente comprometeu as
estruturas internas do ouvido o quadro infelizmente é irreversível. (Fonte: Maria do
Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom)
AS
TECNOLOGIAS INOVADORAS DO BEM QUE MARCARAM ESTE ANO
A tecnologia avança em um ritmo tão acelerado que daqui pouco tempo, seu novo smartphone comprado no último mês se tornará obsoleto. À medida em que dispositivos móveis evoluem na velocidade da luz, existem mentes focadas em outro tipo de tecnologia, aquela que pode transformar o mundo em um lugar melhor.
Veja as 10 melhores inovações tecnológicas de 2013:
1. O hambúrguer de laboratório
Para o desenvolvimento do hambúrguer sem carne, foi necessário desembolsar US$ 330.000, mas graças a um grande investimento de Sergey Brin, co-fundador do Google, o mundo foi apresentado ao primeiro hambúrguer criado em laboratório do mundo.
2. Google Glass ajuda deficientes físicos
Tammie Van Sant ficou paralisada em um acidente há cerca de 20 anos. Testou várias funcionalidades para tentar realizar algumas tarefas sozinha, mas nenhum funcionou. Até que este ano a californiana ingressou no programa Google Glass Explorer, e os óculos do Google mudaram sua vida. Com o produto, ela consegue navegar na internet, fazer ligações e tirar fotos sem precisar do auxílio de outras pessoas.
3. Camisinha de tendão de carne bovina
A popular camisinha é um jeito barato e confiável se evitar uma gravidez indesejada e transmissões de doença. O problema é que homens preferem não usá-la alegando perda de prazer. Então, a Bill & Melinda Gates Foundation investiu US$ 1 milhão para criar um preservativo cujo uso é imperceptível. A perfeita camisinha seria uma replica da pele humana feita a partir de tendões de animais.
4. Cartões de débito para refugiados da Síria
Em vez de distribuir vouchers que dão direito a porções de comida, a UM World Food Programme decidiu distribuir cartões de débito pré-pagos para refugiados sírios vivendo no Líbano. Os cartões são aceitos em mais 300 lojas daquele País, que decidiram participar da iniciativa.
5. Fogão limpo
Um fogão que funciona à base de combustível limpo está ajudando a diminuir o desmatamento na Zâmbia. O fogão acende por meio de projéteis bio-degradáveis, e poderia contribuir para a eliminação de fogões à base de carvão e, consequentemente, impedir a perda anual de 600.000 acres de florestas.
7.
Luz solar
nas favelas
A vida nas favelas, onde mais de 60% de população urbana da África vive, é frequentemente limitada em recursos e sem higiene. Equipado com painéis solares, o iShack melhora as condições de moradia dos habitantes, oferecendo energia limpa.
A vida nas favelas, onde mais de 60% de população urbana da África vive, é frequentemente limitada em recursos e sem higiene. Equipado com painéis solares, o iShack melhora as condições de moradia dos habitantes, oferecendo energia limpa.
O telhado da
invenção, além de iluminar o interior do ambiente, coleta água da chuva. As
janelas otimizam a circulação do ar e a parede traseira é feita de argila para
regular temperaturas. Cada unidade está à venda por US$ 660.
8.
Crescimento
de plantações aceleradas
A startup
israelense Kaiima utiliza multiplicação de genoma para aumentar a produção das
plantações, melhorar a eficiência da água e fortalecer as plantas. Isso tudo
significa uma só coisa: mais comida para um planeta no qual muitos passam fome.
A demanda da agricultura cresceu 90% nos últimos 30 anos, bem como a chamada
agritech. Com o serviço, a Kaiima mostra que que indústria agritech poderá
representar uma importante fonte de lucro.
8. O capacete de bicicleta invisível que vira airbag
Apostamos que você nunca viu um capacete de bicicletas que pode ser usado em volta do pescoço. Mas é exatamente isso que o Hövding é: um discreto capacete usado no pescoço que infla como um airbag em caso de acidente.
9. Colher que reduz o tremor em pessoas com Parkinson
Uma nova colher do Lift Labs facilitou as refeições de pessoas que sofrem da doença de Parkinson. A colher reduz em até 70% os tremores das mãos, o que ajuda os indivíduos a comerem sozinhos.
10. Drones monitoram caçadores ilegais
A caça não é um problema recente e a reserva queniana Ol Pejeta pode ter encontrado uam solução para os maus-tratos aos animais, principalmente rinocerontes e elefantes. Os drones poderão monitorar os locais com uma perspectiva mais abrangente e diária. (Proxxima)
O QUE ESPERAR DA MÍDIA DISPLAY E DO MARKETING EM
TEMPO REAL
(Por MARCELO SANT’IAGO, sócio da M'Break Comunicação e colunista de ProXXIma ) - Permita-me iniciar este artigo com uma breve história.
Em 2008, quando era diretor geral da MídiaClick (atual iProspect), ocorreu-me a seguinte ideia: “e se consolidarmos toda compra de mídia em ad networks e vendemos isso como um pacote para nossos clientes, gerenciando e otimizando as campanhas em tempo real, assim como fazemos com links patrocinados?”.
E assim foi: lançamos o PPG – Plano de Performance Garantida. Ao realizar pesquisas no exterior em busca de benchmarks foi que descobri as DSPs e trading desks. Desde então tenho dedicado muito do meu tempo a estudar e entender esta parte de nossa indústria.
O fato é que as ad networks, apesar de grande presença no nosso Lumascape brasileiro, sempre foram o patinho feio da publicidade online brasileira, graças principalmente ao nosso modelo de negócio baseado em BV.
Esse modelo gera uma grande concentração de investimentos em poucos veículos – no caso da internet os portais- e acaba limitando o poder de fogo de quem possui conteúdo mais segmentado e menor audiência.
O primeiro – e ainda o único - a quebrar essa hegemonia foi o Google e seus links patrocinados. Nos últimos anos, as campanhas em mecanismo de busca (leia-se Google, que detém mais de 90% do segmento) abocanham, segundo estudo do IAB, mais de 50% das verbas e não há sinal de que isso vá mudar.
O crescimento do faturamento do meio internet tem sido alvo de críticas recentes tanto do presidente do IAB, quanto do próprio diretor geral da ProXXIma, Pyr Marcondes, que recentemente escreveu um provocante artigo sobre o tema. Pyr diz em seu texto:
“O modelão que funcionou tão bem por mais de uma década, basicamente a versão digital do modelão da mídia tradicional de sempre, começou a fazer água.” Pois bem: acredito que o marketing em tempo real pode ajudar a reequilibrar esta balança e promover o crescimento do faturamento. E, sem dúvida, ele é uma novidade que não segue o “modelão da mídia tradicional”. Daí tanta resistência por parte das agências e dos veículos.
Nos últimos 24 meses, com ênfase em 2013, as maiores empresas do segmento dos EUA e Europa aportaram por aqui, iniciaram suas operações e o interesse não para de crescer.
Porém, não podemos esconder o sol com a peneira: este ainda é um segmento novo e o que mais precisamos é de esforços de educação para mostrar que há uma alternativa viável e efetiva à compra de mídia tradicional. Acredito também que não haverá espaço para todas as empresas que aqui não param de chegar.
O Google já demonstrou que tem poder suficiente para vencer sozinho e está consolidado como a segunda maior empresa de mídia do Brasil, atrás apenas das organizações Globo. Mas nem todo mundo tem este mesmo poder de fogo, não é verdade?
Na minha opinião, se formos traçar um raio-X do nosso mercado, podemos dizer que:
- Boa parte das DSPs estão operando no Brasil pura e simplesmente em um modelo de arbitragem, que não é saudável nem sustentável. É preciso agregar inteligência e não apenas ser mais um elo da cadeia a comer a verba. Esta tem sido a principal queixa das agências.
- As trading desks deverão inicialmente estar concentradas dentro das agências que possuem contas de varejo. A curva de adoção deve ser muito parecida como foi a de links patrocinados.
- Retargeting é um modelo difícil de ser vendido de forma independente, também por causa do modelo de negócio. A norma vigente diz que o faturamento do veículo deve ser contra o anunciante e não contra a empresa.
É preciso buscar saídas criativas, dentro das normas do CENP e do ordenamento jurídico do país. A Criteo domina este mercado no Brasil e há pouco espaço para outro, já que até o Google vem sofrendo com o crescimento dos franceses.
- Ad networks precisam provar seu valor na entrega de resultados, pois sua posição está sendo ocupada pelas DSPs. E precisam provar aos editores que ainda são uma boa opção para mover inventário, pois eles estão correndo para as ad exchanges.
- Os portais (que tem boa parte do seu inventário vindo de sites-parceiros) e grandes editores devem olhar mais de perto o modelo de private exchange baseado em tecnologia das SSPs.
Afinal, a vida deles não está fácil, basta olhar para os números do Intermeios, que tem a maioria de seus dados oriundos dos grandes portais: ali a internet só perdeu participação nos último relatórios, enquanto que Google, Facebook e empresas de tecnologia de publicidade, que não declaram seus números ao Intermeios, não param de crescer.
- As ad exchanges e SSPs precisam encontrar o equilíbrio entre inventário internacional e local para atrair mais compradores. Nestes dois segmentos, o Google tem presença muito forte.
Mas a FBX, ad exchange do Facebook, vem crescendo muito e DSPs como a Triggit, cujo faturamento já chega a algumas dezenas de milhões no Brasil segundo dizem por aí, tem se beneficiado disso para consolidar sua operação brasileira.
- A vida das DMPs não anda fácil: tem muita gente chamando as informações geradas por um ad server e campanhas com duas ou três linhas criativas diferentes de big data. Que piada! A Navegg, empresa brasileira, segue liderando este mercado, apesar dos concorrentes internacionais.
- Em resumo: sem uma operação local, que além de tecnologia ofereça serviços, será difícil para as empresas internacionais vencerem neste mercado.
2013 foi um ano bastante movimentado. Hoje muita gente fala em programmatic buying e RTB, todavia constantemente tratando-os como se fossem sinônimos, o que não é correto.
Programmatic buying é a compra de mídia feita através de plataformas de tecnologia, sem a necessidade de relacionamento interpessoal ( telefonemas, almoços, fax, e-mails etc entre agência e veículos). Mas nem toda compra “programática” é feita em tempo real.
Quando é, aí sim utilizamos o real time bidding para transacionar inventários. Esta confusão apenas reforça a necessidade de se investir em educação para que os conceitos, os modelos de negócio e seus benefícios sejam melhor compreendidos. Alô, IAB!
Sem dúvida há espaço para mais novidades e oportunidades, haja visto o Brasil ainda estar engatinhando em conceitos como native ads e marketing mix modelling.
O ano de 2014 será bem movimentado, porém complicado, pois teremos Carnaval apenas em março, logo em seguida a Copa do Mundo e as eleições no segundo semestre; não vai ser fácil bater as metas comerciais com tantas interrupções, por mais que se espere um aumento em investimentos.
De qualquer forma, 2014 deverá ser o divisor de águas para o mercado de mídia display e marketing em tempo real. Acredito que, ao final dele, teremos mais claro que serão os vencedores e vencidos no longo prazo. Por isso, não há momento mais excitante para se trabalhar nesta indústria!
PERDAS VISUAIS EM FRENTISTAS DE POSTOS DE GASSOLINA
(Texto de Karina Toledo, disrtribuído pela Agência FAPESP) –
Os frentistas de postos de combustível podem estar com a visão em risco
pela exposição aos solventes existentes na gasolina.
Uma pesquisa da
Universidade de São Paulo (USP) observou perdas visuais significativas –
principalmente relacionadas à capacidade de discriminar cores – em um grupo de
25 trabalhadores. Eles foram avaliados por meio de uma nova metodologia capaz
de detectar problemas que passam despercebidos em exames oftalmológicos
convencionais.
O estudo foi
realizado no âmbito de um Projeto Temático coordenado pela professora Dora Selma Fix
Ventura, do Instituto de Psicologia da USP.
“Avaliamos a capacidade
de discriminar cores e contrastes e fazemos medidas de campo visual por meio de
testes psicofísicos computadorizados. A atividade elétrica da retina também é
medida com um exame não invasivo, o eletrorretinograma, que consiste na
colocação de um eletrodo no olho para medir a resposta elétrica da retina a um
determinado estímulo visual”, contou Ventura.
Os testes também já
foram aplicados em pacientes que sofreram exposição ao mercúrio e em portadores
de doenças como diabetes, glaucoma, Parkinson, esclerose múltipla, autismo,
distrofia muscular de Duchenne e neuropatia óptica hereditária de Leber – uma
patologia genética que costuma causar perda súbita de visão.
A pesquisa com o
grupo de frentistas da capital foi realizada durante o mestrado de Thiago Leiros Costa, bolsista da FAPESP, e os resultados foram publicados na revista PLoS One.
“Esses trabalhadores
têm contato diário com solventes da gasolina, como benzeno, tolueno e xileno, e
não há um controle normativo forte. Há estudos que estabelecem limites de
segurança para a exposição a solventes, mas de forma isolada. Não há parâmetros
de segurança para a exposição à mistura de substâncias presentes na gasolina e
praticamente ninguém faz uso de equipamentos de proteção individual”, disse
Costa.
Os voluntários
passaram por exames oftalmológicos que descartaram qualquer alteração
estrutural na córnea, no cristalino ou no fundo do olho.
Ainda assim, o
desempenho dos frentistas nos testes psicofísicos foi significativamente
inferior quando comparado ao do grupo controle.
A hipótese dos
pesquisadores é que o impacto na visão seja decorrente do dano neurológico
causado pelas substâncias tóxicas do combustível, absorvidas principalmente
pelas mucosas da boca e do nariz.
“Encontramos
alterações em todos os testes de visão de cores e de contrastes. Foi uma perda
difusa de sensibilidade visual e isso sugere que foram afetados diferentes
níveis de processamento do córtex visual”, contou Costa.
Em quatro dos
frentistas testados, a perda de sensibilidade para cores foi tão significativa
que os pesquisadores precisaram realizar um exame genético para descartar a
possibilidade de daltonismo congênito.
“Todos os voluntários
trabalhavam em postos controlados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e, em
princípio, deveriam estar de acordo com as normas de segurança. Isso sugere
que, atualmente, o trabalho de frentista não é tão seguro quanto o proposto. Se
os solventes estão de fato afetando o cérebro, não é apenas a visão que está
sendo comprometida”, avaliou Costa.
O pesquisador
destacou ainda outras categorias de trabalhadores que podem sofrer perdas
visuais pela exposição crônica a solventes orgânicos, como funcionários da
indústria gráfica e de tintas.
Mercúrio
A investigação
conduzida por Costa foi um desdobramento de um trabalho anterior feito com
trabalhadores expostos ao mercúrio durante o mestrado de Mirella Telles Salgueiro Barboni, também com Bolsa da FAPESP.
“Existe um grupo de
pacientes acompanhado no Hospital das Clínicas da USP que sofreu exposição
ocupacional ao vapor de mercúrio, a maioria em fábricas de lâmpadas
fluorescentes. Eles apresentam diversos prejuízos neuropsicológicos e problemas
de memória e atenção. Nós queríamos saber se a visão também havia sido
afetada”, contou Barboni.
Estudos anteriores
feitos no Japão, disse a pesquisadora, haviam mostrado que a intoxicação por
mercúrio pode causar uma constrição no campo visual, ou seja, diminuir a visão
periférica. O grupo da USP decidiu então usar a nova metodologia para descobrir
se poderia haver danos também na região central da retina.
“Apresentávamos
pequenos discos de luz cada vez mais fracos sobre um fundo iluminado. Queríamos
medir qual era a menor intensidade de luz que o voluntário conseguia enxergar
nas diferentes regiões do campo visual. Em seguida, fazíamos o
eletrorretinograma”, contou Barboni.
Os resultados
mostraram que a visão central também estava bastante prejudicada no grupo de 35
pacientes estudados. Segundo a pesquisadora, todos tiveram desempenho
significativamente inferior ao do grupo controle em todos os testes.
“Com base nos
resultados do grupo controle, composto por pessoas saudáveis, nós criamos
faixas de normalidade. Nas regiões mais periféricas do campo visual, 71% dos
expostos ao mercúrio tiveram resultado abaixo do limite inferior normal, ou
seja, de cada dez voluntários, sete não tinham nem sequer o pior desempenho do
grupo controle. Na região central, o índice ficou em torno de 25%”, explicou a
pesquisadora.
A visão de cores e de
contrastes foi avaliada durante os projetos de mestrado de Claudia Feitosa-Santana e Marcos Lago,
respectivamente, que também observaram perdas significativas.
“Se considerarmos os
vários parâmetros da nossa imagem visual – cor, discriminação de bordas, de
contrastes de claro escuro ou de cores –, todos estavam prejudicados nos
pacientes expostos ao mercúrio. A imagem para esses sujeitos não é a mesma que
para uma pessoa não contaminada”, disse Barboni.
No entanto, todos os
35 pacientes foram considerados normais do ponto de vista clínico oftalmológico
e apenas aqueles com os piores resultados apresentavam alguma queixa visual
prévia. “Acreditamos que, ao longo de 10 ou 15 anos de exposição, a perda foi
acontecendo de forma gradativa e o organismo foi se acostumando”, disse
Barboni.
Retinopatia diabética
O mesmo foi observado
no grupo de voluntários diabéticos avaliados durante o mestrado e odoutorado de Mirella Gualtieri – ambos com Bolsa da FAPESP.
“Avaliamos cerca de
40 diabéticos que estavam com a doença sob controle e sem qualquer diagnóstico
de problema oftalmológico. Era aquele tipo de paciente que deixa o médico
feliz, achando que sua visão está normal, mas, ao medir a visão de cores, de
contraste e a resposta elétrica da retina, encontramos alterações sérias em
cerca de metade deles”, contou Gualtieri.
Durante seu mestrado,
Gualtieri tentou verificar se as perdas visuais poderiam estar ligadas à idade,
ao tempo de doença, ou ao tipo de controle da glicemia realizado, mas não
encontrou correlação.
Já no doutorado,
verificou que os pacientes com pior desempenho nos testes psicofísicos também
apresentavam fatores de risco genéticos para desenvolver retinopatia diabética
– doença que causa proliferação anormal de vasos na retina e pode levar à
cegueira.
“Trabalhos anteriores
haviam mostrado que portadores de determinados polimorfismos em um gene chamado
de eritropoietina ou EPO [responsável pela fabricação do hormônio de
mesmo nome] apresentam maior propensão a desenvolver retinopatia
diabética”, contou Gualtieri.
Se a relação ficar
comprovada, avaliou a pesquisadora, a realização dos testes psicofísicos e
eletrofisiológicos na fase inicial da diabetes poderá ajudar a triar os
pacientes com maior risco de desenvolver retinopatia. “Estudos epidemiológicos
indicam que nesses casos, mais do que nunca, é preciso um controle muito rígido
da glicemia”, disse Gualtieri.
“O que estamos buscando são indicadores
precoces que auxiliem no monitoramento da doença. A avaliação de funções
visuais com esses testes também poderia ser útil para a detecção precoce de
perdas neurais em diversas enfermidades neurológicas ou que afetam a retina”,
afirmou Ventura.
LANÇADO
BLOG DE CIÊNCIAS HUMANAS
(Texto de Elton Alisson, dsistrribuído pela Agência
FAPESP) – Os pesquisadores e editores de revistas de Ciências Humanas
no Brasil têm agora um espaço na internet para divulgar notícias, press releases, entrevistas,
resumos e comentários sobre artigos publicados em periódicos científicos da
área, indexados na SciELO Brasil. Trata-se do Blog SciELO em Perspectiva – Humanas.
Criado
por iniciativa da Rede SciELO – Scientific Eletronic Library Online –, o blog
foi lançado durante a conferência de comemoração dos 15 anos do programa, criado pela FAPESP e o Centro
Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).
O
objetivo do blog é disseminar os resultados de pesquisas publicadas nos
periódicos da coleção da SciELO Brasil na internet, incluindo redes sociais,
ressaltam os idealizadores.
“A
ideia é que ele seja um espaço não só para dar visibilidade às produções e
periódicos em Ciências Humanas indexados na coleção da SciELO Brasil, mas
também compartilhar nossos trabalhos e possibilitar uma interação maior dos
pesquisadores da área”, disse Teresa Cristina Rego, professora da Faculdade de
Educação da USP e representante titular dos editores da área de Ciências
Humanas do comitê consultivo da SciELO, durante a apresentação do blog.
De
acordo com Teresa, a ideia de desenvolver o blog surgiu em um encontro
realizado em junho, em São Paulo, com o intuito de estabelecer uma rede mais
interativa entre os editores de publicações na área de Humanidades, indexadas
na base da SciELO Brasil.
A
partir de então, foi feita uma consulta aos editores que integram a Rede SciELO
na área de Humanas sobre o que achavam da ideia, em qual idioma o blog deveria
ser escrito e quais as seções o blog deveria ter, entre outras questões.
Com
base nos resultados da consulta, ele foi lançado em português e hospedado no SciELO em
Perspectiva. “Fizemos a primeira solicitação de materiais aos
editores de Humanas e obtivemos um retorno de 44 mensagens, que alimentaram a
primeira versão do blog”, contou Teresa.
Submissão
de contribuições
Os
materiais submetidos à publicação são avaliados por um comitê editorial.
Composto inicialmente por sete integrantes – dentre eles Teresa –, o comitê
editorial do blog deverá ser progressivamente ampliado, reunindo mais editores
de periódicos de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística,
Letras e Artes da coleção SciELO Brasil.
“O
blog representa um esforço incremental ao realizado por muitas revistas
científicas da área de Ciências Humanas no Brasil, que já possuem perfis no
Facebook e Twitter, além de websites bastante dinâmicos”, disse Antônio Carlos
Moraes Lessa, editor da Revista Brasileira
de Política Internacional (RBPI), publicada pelo Instituto
Brasileiro de Relações Internacionais e indexada na base da SciELO Brasil,
durante o evento.
“Ele
deverá colocar a produção das revistas científicas da área de Humanas no país
em perspectiva, incrementando o trabalho de divulgação na internet que algumas
delas já fazem individualmente com grande competência”, afirmou Lessa.
O
blog está aberto à colaboração de autores, editores e equipe editorial dos
periódico da SciELO Brasil. As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail blog.humanas@scielo.org.
OPORTUNIDADES
.
Estágio de pesquisa em Portugal - A Cátedra Jaime Cortesão,
órgão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de
São Paulo (FFLCH/USP), com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e
da Língua, de Portugal, selecionarão cinco pesquisadores para receber bolsas de
estudo, com duração máxima de dois meses.
A
oportunidade é destinada a alunos de pós-graduação do Brasil (em nível de
mestrado ou doutorado) que tenham interesse em realizar pesquisas em arquivos,
bibliotecas ou centros de memória e documentação em Portugal.
Os
selecionados receberão auxílio de € 700 por mês para custear a permanência no
país. As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte serão de
responsabilidade dos candidatos.
Para
participar da seleção, o candidato deve apresentar o projeto de pesquisa
original do mestrado ou doutorado, o plano de trabalho em Portugal com
definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador,
carta-convite de um pesquisador em Portugal, duas cartas de recomendação de
pesquisadores reconhecidos no Brasil, comprovação de inscrição em programa de
pós-graduação e histórico escolar da graduação.
Com
base na documentação enviada, os candidatos selecionados serão convocados para
uma entrevista.
.
Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom
Cabral (FDC), está com inscrições abertas, até 20 de janeiro, para a 4ª edição
do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.
O
evento busca incentivar professores e estudantes de graduação e pós-graduação a
desenvolver projetos inovadores direcionados à sustentabilidade e sensibilizar
a comunidade empresarial.
Nesta
edição do prêmio, além das categorias Empresa, Órgão Público e Academia, os
candidatos podem enviar projetos na categoria Reportagem Jornalística. O
vencedor de cada uma das categorias receberá um título de capitalização ou
previdência no valor de R$ 15 mil.
A
avaliação dos projetos e a escolha dos vencedores serão baseadas nos seguintes
critérios: inovação, relevância para o negócio, relevância para as demais
partes interessadas, amplitude, resultado e nível de atendimento de um ou mais
itens que compõem os “16 Princípios do Varejo Responsável”, estabelecidos pela
Fundação Dom Cabral.
A
premiação agora passa a ser anual e com abrangência nacional.
A
FecomercioSP é uma entidade sindical paulista dos setores de comércio e
serviços, responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio
(Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
LIVROS
. Conteúdos
auxiliam alunos e professores no processo de aprendizagem e ensino - A Cengage Learning, líder em soluções
integradas de aprendizagem, lança os livros 4LTR ESTAT e 4LTR MKTG, da coleção
4LTR Press. Com novos exemplos, conteúdos atualizados e contínuos recursos
on-line de excelência que são disponibilizados por meio do apoio digital
Trilha, que oferece diferenciais como e-Book, flashcards, quizzes, jogos,
slides em PowerPoint, cartões de revisão e acompanhamento do professor. Além
disso, os livros da 4LTR contribuem para a melhora da retenção e desempenho dos
estudantes em sala de aula, e tudo isso a um preço atrativo para o mercado.
Devido ao modelo convencional sofrer reformulações e
dificultar o aprendizado dos estudantes com o desenvolvimento de diversas
atividades simultâneas, a administração do tempo se tornou um desafio cada vez
maior. Para aprimorar essa aprendizagem e ensino, a Cengage Learning oferece
materiais da coleção 4LTR Press, pois a metodologia empregada nos livros se
aplica consistentemente por meio de todas as soluções oferecidas de maneira
eficaz para os estudantes.
Os materiais são diferenciados e combinam o que tem de melhor
na área da educação, como autores experientes, abordagem concisa, porém
completa e soluções de aprendizagem criadas para o estudante contemporâneo,
conforme a necessidade de alunos e professores da atualidade.
O primeiro título de 4LTR foi lançado em 2007 e vendeu mais
de 60 mil exemplares nos Estados Unidos (EUA).Desde então, já teve mais de 70
soluções aplicadas em mais de 2 mil escolas. Os livros são desenvolvidos com a
participação direta de estudantes e o retorno faz com que seja possível a
inclusão de materiais que sejam cada vez mais úteis na aprendizagem dos alunos.
Fundador
do EMCANTAR lança livro com CD e DVD na próxima semana - O
grupo EMCANTAR realiza o lançamento do primeiro livro de seu fundador, Marco
Aurélio Querubim. Intitulado ENTREDENTES: uma filosofia do óbvio, produto é
composto por um livro, um CD com 18 trilhas inéditas e um DVD com 11
videopoemas. ENTREDENTES é uma obra que
foi construída ao longo dos últimos anos, paralelamente aos outros projetos do
EMCANTAR. É um trabalho com enfoque na ludicidade da palavra como objeto
sonoro, visual e impregnado de possibilidades, de significados muitas vezes óbvios o bastante para passarem
despercebidos”, resume o autor.
Além das
criações próprias, Marco Aurélio musicou o poema “Círculo Vicioso”, de Machado
de Assis, que aparece entre as trilhas e os videopoemas.
A obra
contou ainda com participação de Enzo Banzo e Carlim Ribeiro na produção
musical das trilhas; Guilherme Lopes na direção dos videopoemas; e Eduardo
Bernardt no design gráfico do livro. “O CD apresenta pequenas cápsulas sonoras
avivadas pelas vozes do grupo EMCANTAR. Já os videopoemas reúnem poemas,
trilhas e animações em 2D e 3D. No livro, a forma gráfica dos poemas trata a
palavra como imagem, num flerte com as artes visuais”, explica Querubim.
Videopoemas
e trilhas estão no www.entredentes.com.br. Para mais informações,
ou ainda para adquirir este e outros produtos do EMCANTAR, acesse
www.emcantar.org
. Em parceria com UNESCO, Renato Brito
lança livro em Uberlândia (MG) -Uberlândia
(MG) receberá este mês o lançamento do
livro “Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola
diferente do comum”, do autor Renato Brito.
Lançado
oficialmente em Brasília no último dia 18/11, a publicação, que faz parte da
coleção Educação, Juventude e Sociedade, chega à cidade no dia 29/11 e, em
outras capitais brasileiras, nos próximos meses.
O livro é
resultado da parceria do escritor, Renato Brito, com Unesco e Editora Liber. Em
Uberlândia, conta também com apoio da Universidade Federal de Uberlândia,
através da Eseba – Escola de Educação Básica, onde o autor estudou por vários
anos.
Sobre o
livro
Ao descrever
resultados de estudos, “Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a
construção de uma escola diferente do comum” pretende despertar para espaços de
encantamento, de aprendizagem efetiva e de referenciais de um estilo de gestão
capaz de transformar. “Compartilhar as ideias contidas neste livro com a
comunidade educacional e torná-las mais um feixe de luz na questão da
efetividade da gestão escolar constitui a superação de um importante desafio”,
afirma Brito.
Com
prefácio de Luiz Síveres - Diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em
Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), a publicação conta com
comentários de Célio da Cunha - Assessor Especial da Unesco no Brasil por
vários anos e, atualmente, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em
Educação da UCB; Luiz Cláudio Costa – Presidente do Instituto de Estudos e
Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP; e Clotilde Maria Korndorfer –
Pesquisadora Visitante da University of Reading – Inglaterra (1998) e,
atualmente, Pró Reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão do Centro
Universitário do Triângulo.
COMO A TECNOLOGIA
DA INFORMAÇÃO ESTÁ A SERVIÇO DAS EMPRESAS
“Na realidade pós-moderna tempo é dinheiro,
logo, empregá-lo de forma pouco estratégica pode significar prejuízos reais às
empresas”, a observação é do diretor comercial da Aptus Tecnologia de
Informação, com sede em São Paulo e Campinas, Sandro Vertoni.
Sejam
organizações iniciais ou já consolidadas no Mercado a necessidade em
compreender melhor o tempo investido nas atividades das unidades institucionais
acompanha as tendências tecnológicas mundo afora. Vertoni lembra: “uma gama de
tecnologia de ponta - convencionais e atuais, tais como as móveis, estão ao
alcance das mãos de boa parte dos empreendedores: computadores sofisticados,
mega servidores, smartphones, tablets cheios de habilidades interativas;
possiblidades em diferentes plataformas e interfaces”.
Mas, a questão é: como
e quando combiná-la com dispositivos, softwares e soluções adequadas aos
tramites das empresas? É possível, através destas soluções, poupar o tempo
precioso e otimizar as tarefas e processos?
Antes do mais, seja estrategista!
Compreender exatamente todos os processos da sua empresa, tanto no âmbito administrativo, quanto produtivo, para inserir soluções de TI, pode e deve ser minucioso.
Antes do mais, seja estrategista!
Compreender exatamente todos os processos da sua empresa, tanto no âmbito administrativo, quanto produtivo, para inserir soluções de TI, pode e deve ser minucioso.
É preciso identificar,
por exemplo, quais processos “não móveis” existentes na instituição poderiam
ser transformados em processos móveis, ou serem atualizados a partir do auxílio
dos dispositivos tecnológicos e softwares.
Fazer esta análise
torna-se primordial para traçar um planejamento estratégico que alinhe
investimentos e tarefas e o ideal é contratar a avalição de profissionais
específicos da área.
Sistemas pra quê?
Se as expectativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação forem cumpridas, somente o mercado brasileiro de software crescerá 400% nos próximos 10 anos.
Sistemas pra quê?
Se as expectativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação forem cumpridas, somente o mercado brasileiro de software crescerá 400% nos próximos 10 anos.
Acredita-se que o país
poderá tornar-se um dos cinco principais centros de TI, até 2022. Entre os
âmbitos, processos e departamentos que são otimizados através da Tecnologia da Informação
estão as soluções mais convencionais, implantadas para: gestão de materiais,
gerenciamento de produção, controle de qualidade, requisição de produtos,
cotação por fornecedores/produtos, pedido de compras, estoque, contas a
receber/pagar, controle bancário, fluxo de caixa, controle de
importações/exportações, entre outros. Porém, há soluções e estratégias extras,
veja exemplos abaixo:
Vendas gerenciadas em tempo real
Há soluções que aperfeiçoam o tempo e a eficiência dos pedidos de vendas de indústrias e serviços. Se a empresa dispõe de várias unidades, por exemplo, como franquias ou grandes grupos, invista em soluções e softwares que permitam gerar pedidos diretamente através de dispositivos móveis, com resultados possíveis de serem operados, em tempo real, tanto pelos representantes quanto pela equipe administrativa afixada nas unidades.
Vendas gerenciadas em tempo real
Há soluções que aperfeiçoam o tempo e a eficiência dos pedidos de vendas de indústrias e serviços. Se a empresa dispõe de várias unidades, por exemplo, como franquias ou grandes grupos, invista em soluções e softwares que permitam gerar pedidos diretamente através de dispositivos móveis, com resultados possíveis de serem operados, em tempo real, tanto pelos representantes quanto pela equipe administrativa afixada nas unidades.
Para este âmbito há
soluções capazes de aumentar a força das vendas, atualizar, com rapidez, os
cadastros de clientes, controlar pedidos e a situação de fornecedores, além de
gerar e mensurar resultados e manter a integração comunicacional dos principais
profissionais deste setor.
Controle de gastos com serviços de telefonia
Softwares capazes de obter análises periódicas e completas sobre os gastos com estes serviços poderão identificar e corrigir irregularidades de contrato, promover maior economia e agilidade nas operações.
Controle de gastos com serviços de telefonia
Softwares capazes de obter análises periódicas e completas sobre os gastos com estes serviços poderão identificar e corrigir irregularidades de contrato, promover maior economia e agilidade nas operações.
Com soluções deste
porte é possível saber, por exemplo, como e com qual finalidade estão sendo
utilizadas as linhas corporativas, mensurar um parâmetro abrangente de quanto
as operadoras contratadas estão cobrando pelos serviços prestados e se as
cobranças estão de acordo com o contrato firmado, além de conscientizar sua
equipe para o uso racional dos aparelhos e reduzir gastos sem comprometer a
produtividade.
Controle de gastos com viagens corporativas
Com o aumento significativo de eventos, convenções, visitas aos clientes e viagens corporativas gerais, empresas brasileiras precisam de métodos que organizem assertivamente os gastos gerados por seus colaboradores a partir da utilização de serviços de estadas, alimentação, taxis, entre outros.
Controle de gastos com viagens corporativas
Com o aumento significativo de eventos, convenções, visitas aos clientes e viagens corporativas gerais, empresas brasileiras precisam de métodos que organizem assertivamente os gastos gerados por seus colaboradores a partir da utilização de serviços de estadas, alimentação, taxis, entre outros.
Há soluções que estão
além das sedes organizacionais das empresas contratantes e podem ser acessadas
tanto através de desktops quanto por dispositivos móveis.
A ferramenta permite a importação
de faturas dos gastos com hotéis, refeições, passagens aéreas entre outras
despesas provenientes das viagens corporativas e proporciona precisão de
informações em tempo real, remetidos a um ambiente controlado, automatizado e
com capacidade para ser auditado. (por Estela
Vanella Naime)
1º MUSEU DE CERA SACRO DO
BRASIL
Nova Trento, um dos principais destinos
turísticos religiosos do país se prepara para lançar ao público o primeiro
Museu de Cera Sacro do Brasil. Localizado dentro do Bondinhos Aéreos Parque
Colina, será inaugurado no próximo sábado, 14, às 09 horas.
A expectativa é que em seu primeiro dia
de funcionamento cerca de 1000 fiéis se encantem com a primeira estátua em
exposição: a do então Papa João Paulo II. A imagem de Santa Paulina, a primeira
santa brasileira, será a próxima a integrar o acervo do museu.
Desenvolvido ao estilo dos famosos
museus de cera europeus e norte-americanos, será um espaço voltado para fiéis e
preservação da memória de importantes personalidades católicas. As imagens de
cera são réplicas perfeitas em todos os aspectos, desde os fios de cabelo,
olhos, detalhes no rosto além das vestimentas e acessórios.
“Queremos que os fieis católicos e
visitantes em geral possam se sentir mais próximos dessas personalidades tão
importantes na história religiosa. Para inaugurar o Museu Sacro consideramos o
Papa João Paulo II já que foi ele que beatificou e canonizou Santa Paulina, a
primeira Santa brasileira. Durante a visita as pessoas também poderão conhecer
mais as suas histórias, o trabalho, o exemplo e dedicação em vida,” comentam os
sócios proprietários do parque Aristides dos Santos Júnior e Juliana Tedesco
dos Santos.
Durante toda a visita estará
disponível no local um fotógrafo profissional para registrar o encontro dos
fiéis com as figuras religiosas expostas. Os visitantes que desejarem
poderão levar suas fotos já reveladas para casa como lembrança. O valor por
esse serviço será pago a parte.
“O museu é um projeto de longo
prazo, por isso pretendemos definir em breve quais serão as próximas que vão
integrar o acervo futuramente”, explica Aristides dos Santos Júnior.
As peças são produzidas
especialmente para o Museu em um ateliê especializado nos Estados Unidos que
reproduz personagens para outros grandes museus do mundo, incluindo as estátuas
expostas no Museu Dreamland em Gramado. Detalhes:
www.parquecolina.com.br
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