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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O FACEBOOK VAI DOMINAR O MUNDO?

Tudo indica que sim. O crescimento da rede social de Mark Zuckerberg nos últimos anos é surpreendente: já tem mais de 1,2 bilhão de usuários e é a mais popular em ao menos 127 países. No Brasil ultrapassa 76 milhões de usuários - estamos atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Os números sugerem que a América Latina - com cerca de 200 milhões de usuários ou 18% da base global - é uma região de acelerado crescimento para a companhia de Menlo Park, Califórnia.

Todos os dias, 61,4% dos usuários ativos mensais nos três maiores mercados da região conectam-se à rede social. Isso representa uma audiência de 47 milhões de brasileiros, 28 milhões de mexicanos e 14 milhões de argentinos.

Em termos de construção de marca para os clientes, isso tem uma relevância enorme já que não há outro meio que tenha essa capacidade de chegar a tanta gente em um só dia. Nem mesmo a televisão.

É, o mundo está mudando... E as pessoas também. Durante muito tempo as relações aconteciam de forma linear, baseada nos meios de comunicação, principalmente rádio e TV.

Hoje, a grande massa de informação consumida linearmente passou a ser trocada de forma matemática, com base no conhecimento das multidões, por meio dos buscadores.

Ainda assim, os comportamentos no mundo não mudaram. As pessoas continuam casando, tendo filhos, querendo ser felizes, querendo se engajar em causas nobres. O que mudou foi a maneira como contam as novidades sobre elas para os amigos.

Tudo vai para a internet, um espaço democrático, onde todos têm o direito de se manifestar. Ali é possível assumir quem somos, o que pensamos, o que gostamos, sem medo. Isso faz com que a Internet seja construída com base na relação real dos amigos na Internet. E a opinião sincera de um amigo vale muito!

Quem ainda não entende muito bem esta relação são as empresas - algumas ainda tropeçam na divulgação de suas marcas. Pensam que basta apenas marcar presença nas redes sociais, sem estratégia.

É um engano que pode custar caro para muitas marcas. É preciso que as empresas e organizações façam a si mesmas duas perguntas, antes de inovar e postar em suas páginas no Facebook: Por que isso é importante? Por que precisa ser compartilhado?

Um bom exemplo de campanha digital no Facebook, para um público segmentado, desenvolvida pela Talk2 foi para a Imaginarium, que culminou com mais de 600 mil fãs.

 A empresa queria construir uma presença digital que fizesse jus ao esmero encontrado nos seus produtos e buscou na web um meio de fortalecer esse branding irreverente.

Uma estratégia, um plano de marketing digital com público, missão, metas e linguagem a ser adotada, surpreendeu: centenas de milhares de fãs fortaleceram a marca e a Imaginarium ficou gigante no mundo digital.

É isso que acontece quando as marcas entendem o que deve e o que não deve ser feito nas redes sociais. Pensando nisso, a empresa Talk2, que pertence ao DOT digital group, lança um eBook sobre como potencializar comercialmente o uso do Facebook http://materiais.talk2.com.br/facebook_estrategico, mostrando o que é importante nessa relação empresa/consumidor.

O conteúdo vai auxiliar as organizações a conhecer melhor seus negócios e questionar a maneira como estão lidando com os clientes, fornecedores, funcionários e acionistas. (Por Luiz Alberto Ferla, presidente do DOT digital group (Knowtec, Talk2, TechFront, DDBR, KeepingUp, IEA, SocialBase, Suite Plus) e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes)

APRENDA A USAR O FACEBOOK


(Por Estela Vanella Naime)  - De acordo com dados divulgados no segundo semestre de 2013, o Facebook ultrapassa a marca de 76 milhões de usuários no Brasil.


Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. São 47 milhões de pessoas que acessam diariamente a rede social de Mark Zuckerberg. Uma rede desse tamanho não deve ser totalmente ignorada. Mas será que todo seu potencial é explorado aqui no Brasil?


Diante dessa abrangência do Facebook é extremamente importante que as marcas que desejam firmar uma presença digital consolidada levem em consideração a potência dessa rede social.

A lógica do Facebook é a de que as empresas não possuem amigos, mas sim fãs – que se afeiçoam pela marca ou apreciam o produto. Essa opção possibilita uma série de benefícios quando comparada aos perfis: anúncios, aplicativos, customização, lançamento de produtos, eventos para promoções, etc.

A atuação de uma empresa no Facebook depende do objetivo que cada empreendedor tem ao investir no ambiente digital. Por isso, é essencial que haja um planejamento prévio com metas, indicando objetivos mensuráveis.

Para tanto, a Talk2, empresa da holding DOT digital group, lança um e-book que traz dicas essenciais para que empresas foquem melhor os esforços de comunicação.

“Observamos que muitas marcas se deixam levar pelo buzz e criam páginas no Facebook apenas para ocupar espaço, sem estratégia - o que é uma perda de tempo e energia. Para ajudar essas empresas a enxergarem as potencialidades e as limitações do Facebook como plataforma, criamos esse material educativo e totalmente gratuito”, destaca Luiz Alberto Ferla, presidente do DOT digital group.

Com o e-book, as empresas apredenderão como se beneficiar dos recursos oferecidos pelo Facebook. O material traz opções de como construir uma estratégia consolidada e por que uma empresa deve ter uma página nessa rede social, assim como as dificuldades de se criar comunidades no Facebook e orientações sobre a postura ideal de uma marca na plataforma.

Além disso, o material destaca o potencial das empresas business to business em uma estratégia digital e explica por que as marcas devem investir em monitoramento.

O material completo pode ser acessado gratuitamente pelo site: http://materiais.talk2.com.br/facebook_estrategico

Esse é o quarto material lançado pela Talk2 nessa linha. O primeiro trouxe o passo a passo para criar uma estratégia digital; o segundo foi direcionado ao comércio varejista; e o terceiro destacava ações para uma boa política de acompanhamento de mídias sociais.

A Talk (www.talk2.com.br), uma empresa do DOT digital group, oferece estratégias de comunicação digital completas e personalizadas aos seus clientes.

Com experiência no mercado corporativo, instituições públicas e privadas do Brasil, a empresa realiza planejamento, análise, monitoramento, gestão de redes sociais, presença digital, SEO, mídia, conteúdo, constrói portais e cria aplicativos

TWITTER É PARA OS MAIS NOVOS. FACE É PARA TODAS AS IDADES


Comparado com LinkedIn e Twiiter, o Facebook ainda é mais popular, diz pesquisa realizada pela Statista, no último mês de outubro.

Usuários da rede social são bastante variados quando se fala em faixa etária. No Twitter, o público está mais dividido: metade dos visitantes únicos do microblog em outubro tinha menos de 35 anos.

No entanto, é a preferência de um público mais maduro, com mais de 44 anos. Já no LinkedIn, uma rede mais séria por se tratar de um espaço para contatos profissionais, dois terços dos usuários têm mais de 35. (Proxxima)

PORQUE OS VÍDEOS ONLINE IMPULSIONAM AUDIÊNCIA E VENDAS

O investimento das marcas em marketing de vídeos online ainda é bastante reticente. No entanto, o comportamento dos consumidores indica que os anunciantes deveriam repensar essa estratégia.

Em um único dia, cerca de 75 milhões de pessoas assistem a um vídeo online e 40 bilhões de vídeo são veiculados em streaming a cada mês. De acordo com a Forrester Research, esses números devem aumentar ainda mais. A boa notícia para os anunciantes é que não é tarde. Com investimento e marketing correto, é possível extrair o máximo dos vídeos na web, desde que ele esteja integrado com o marketing e o processo de vendas da empresa.


O infográfico  – compilado pela Multi Vision Digital a partir de dados da Cisco Networking - mostra que 52% dos consumidores afirmam que assistir a um vídeo os deixa mais confiantes para decisões de compra.

DICAS PARA NÃO COMPROMETER A AUDIÇÃO

Os brasileiros já estão em contagem regressiva para o Natal e, principalmente, para as comemorações de Ano Novo. Apesar da alegria neste período, é preciso ter alguns cuidados com a audição devido ao intenso volume das músicas e dos fogos de artifício que fazem parte das celebrações.

O barulho emitido pelos artefatos podem atingir mais de 120 decibels (dB), sendo que o limite seguro de exposição aos sons recomendado por especialistas é de 85 dB. Quando a quantidade recomendada ultrapassa esse limite, há risco de perda auditiva e, em alguns casos, a situação se torna irreversível.

A exposição a esse tipo de poluição sonora pode ocasionar consequências severas à qualidade de vida da população, afetando a saúde do indivíduo e suas relações sociais.

“Os sintomas são diversos, como sensação de pressão nos ouvidos, zumbido, dificuldade para ouvir, tontura, irritabilidade, sensação de ouvido tampado, pressão e estalos no ouvido”, explica Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil.

Caso um ou mais sintomas permaneçam, mesmo após o término da festa, a pessoa deve procurar um médico otorrinolaringologista para realizar uma avaliação.

Vale ressaltar que se o indivíduo já tem predisposição a desenvolver uma perda auditiva ou se, no dia a dia, está exposto ao ruído intenso de forma consistente, ele terá maior probabilidade de desenvolver uma perda auditiva e, portanto, deve ser ainda mais cauteloso.

Veja quais são os mitos e verdades sobre o tema:

1.   A proximidade no momento do disparo dos fogos de artifício pode prejudicar o sistema auditivo?

Verdade. Quanto mais próxima a pessoa estiver dos fogos maior a probabilidade de provocar danos à audição. Deve-se ter muito atenção e cautela para aquele que solta os fogos e também para aqueles que estão próximos.

2.   Sons que atingem 120 decibels (dB) são saudáveis à audição?

Mito. O limite considerado tolerável à audição é no máximo 85 dB, para oito horas de exposição. Se o som ultrapassar esse limite, a audição pode ser comprometida. A relação tempo de exposição e intensidade sonora também deve sempre ser levada em consideração.

3.   Shows durante esses períodos também podem afetar a audição de alguma forma?

Verdade. Ao frequentar as festas, bailes ou eventos de Natal e Ano Novo, evite ficar muito próximo às caixas de som, conjuntos musicais nos clubes e no local da queima de fogos. Além disso, preocupe-se com o tempo de exposição ao som intenso durante muitas horas.

4.   O uso de rojões pode prejudicar a audição?

Verdade. Em épocas festivas soltar rojões pode causar diversos danos, principalmente, se a distância recomendada na embalagem do produto não for respeitada, pois o estouro próximo aos ouvidos prejudica o sistema auditivo.

5.   Não é necessário fazer exame para detectar a perda auditiva?

Mito. Em alguns casos, o médico otorrinolaringologista detecta o problema durante a consulta, mas é necessário realizar o exame audiométrico para ter o diagnóstico concreto. Exames complementares também podem ser necessários para um diagnóstico adequado.

6.   O tratamento consiste no uso do aparelho auditivo?

Verdade. Após a perda auditiva ser constatada por meio do teste audiométrico, um dos tratamentos mais indicados, para a maioria dos casos, é o uso de aparelhos auditivos.

7.   Apenas idosos perdem a audição ao decorrer da vida.

Mito. A perda da audição na terceira idade, chamada cientificamente de presbiacusia, é muito comum, pois o sistema auditivo tem sua função alterada com o processo de envelhecimento.

No entanto, não existe faixa etária para se ter um problema auditivo, já que diversas são as causas dessa deficiência e não apenas a presbiacusia. Qualquer indivíduo que convive com sons intensos diariamente, por exemplo, está suscetível a comprometer sua audição.

8.   A perda auditiva é reversível?

Mito. Quando é diagnosticado que o paciente comprometeu as estruturas internas do ouvido o quadro infelizmente é irreversível. (Fonte: Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom)

AS TECNOLOGIAS INOVADORAS DO BEM QUE MARCARAM ESTE ANO

A tecnologia avança em um ritmo tão acelerado que daqui pouco tempo, seu novo smartphone comprado no último mês se tornará obsoleto. À medida em que dispositivos móveis evoluem na velocidade da luz, existem mentes focadas em outro tipo de tecnologia, aquela que pode transformar o mundo em um lugar melhor.

Veja as 10 melhores inovações tecnológicas de 2013:


1. O hambúrguer de laboratório
Para o desenvolvimento do hambúrguer sem carne, foi necessário desembolsar US$ 330.000, mas graças a um grande investimento de Sergey Brin, co-fundador do Google, o mundo foi apresentado ao primeiro hambúrguer criado em laboratório do mundo.



2. Google Glass ajuda deficientes físicos


Tammie Van Sant ficou paralisada em um acidente há cerca de 20 anos. Testou várias funcionalidades para tentar realizar algumas tarefas sozinha, mas nenhum funcionou. Até que este ano a californiana ingressou no programa Google Glass Explorer, e os óculos do Google mudaram sua vida. Com o produto, ela consegue navegar na internet, fazer ligações e tirar fotos sem precisar do auxílio de outras pessoas.


3. Camisinha de tendão de carne bovina
A popular camisinha é um jeito barato e confiável se evitar uma gravidez indesejada e transmissões de doença. O problema é que homens preferem não usá-la alegando perda de prazer. Então, a Bill & Melinda Gates Foundation investiu US$ 1 milhão para criar um preservativo cujo uso é imperceptível. A perfeita camisinha seria uma replica da pele humana feita a partir de tendões de animais.



4. Cartões de débito para refugiados da Síria
Em vez de distribuir vouchers que dão direito a porções de comida, a UM World Food Programme decidiu distribuir cartões de débito pré-pagos para refugiados sírios vivendo no Líbano. Os cartões são aceitos em mais 300 lojas daquele País, que decidiram participar da iniciativa.



5. Fogão limpo
Um fogão que funciona à base de combustível limpo está ajudando a diminuir o desmatamento na Zâmbia. O fogão acende por meio de projéteis bio-degradáveis, e poderia contribuir para a eliminação de fogões à base de carvão e, consequentemente, impedir a perda anual de 600.000 acres de florestas.


7.   Luz solar nas favelas
A vida nas favelas, onde mais de 60% de população urbana da África vive, é frequentemente limitada em recursos e sem higiene. Equipado com painéis solares, o iShack melhora as condições de moradia dos habitantes, oferecendo energia limpa.

O telhado da invenção, além de iluminar o interior do ambiente, coleta água da chuva. As janelas otimizam a circulação do ar e a parede traseira é feita de argila para regular temperaturas. Cada unidade está à venda por US$ 660.

8.   Crescimento de plantações aceleradas

A startup israelense Kaiima utiliza multiplicação de genoma para aumentar a produção das plantações, melhorar a eficiência da água e fortalecer as plantas. Isso tudo significa uma só coisa: mais comida para um planeta no qual muitos passam fome. A demanda da agricultura cresceu 90% nos últimos 30 anos, bem como a chamada agritech. Com o serviço, a Kaiima mostra que que indústria agritech poderá representar uma importante fonte de lucro.


8. O capacete de bicicleta invisível que vira airbag
Apostamos que você nunca viu um capacete de bicicletas que pode ser usado em volta do pescoço. Mas é exatamente isso que o Hövding é: um discreto capacete usado no pescoço que infla como um airbag em caso de acidente.



9. Colher que reduz o tremor em pessoas com Parkinson
Uma nova colher do Lift Labs facilitou as refeições de pessoas que sofrem da doença de Parkinson. A colher reduz em até 70% os tremores das mãos, o que ajuda os indivíduos a comerem sozinhos.



10. Drones monitoram caçadores ilegais
A caça não é um problema recente e a reserva queniana Ol Pejeta pode ter encontrado uam solução para os maus-tratos aos animais, principalmente rinocerontes e elefantes. Os drones poderão monitorar os locais com uma perspectiva mais abrangente e diária.
(Proxxima)

O  QUE ESPERAR DA MÍDIA DISPLAY E DO MARKETING EM TEMPO REAL


(Por MARCELO SANT’IAGO, sócio da M'Break Comunicação e colunista de ProXXIma ) - Permita-me iniciar este artigo com uma breve história.

Em 2008, quando era diretor geral da MídiaClick (atual iProspect), ocorreu-me a seguinte ideia: “e se consolidarmos toda compra de mídia em ad networks e vendemos isso como um pacote para nossos clientes, gerenciando e otimizando as campanhas em tempo real, assim como fazemos com links patrocinados?”.


E assim foi: lançamos o PPG – Plano de Performance Garantida. Ao realizar pesquisas no exterior em busca de benchmarks foi que descobri as DSPs e trading desks. Desde então tenho dedicado muito do meu tempo a estudar e entender esta parte de nossa indústria.

O fato é que as ad networks, apesar de grande presença no nosso Lumascape brasileiro, sempre foram o patinho feio da publicidade online brasileira, graças principalmente ao nosso modelo de negócio baseado em BV.


Esse modelo gera uma grande concentração de investimentos em poucos veículos – no caso da internet os portais- e acaba limitando o poder de fogo de quem possui conteúdo mais segmentado e menor audiência.

O primeiro – e ainda o único - a quebrar essa hegemonia foi o Google e seus links patrocinados. Nos últimos anos, as campanhas em mecanismo de busca (leia-se Google, que detém mais de 90% do segmento) abocanham, segundo estudo do IAB, mais de 50% das verbas e não há sinal de que isso vá mudar.

O crescimento do faturamento do meio internet tem sido alvo de críticas recentes tanto do presidente do IAB, quanto do próprio diretor geral da ProXXIma, Pyr Marcondes, que recentemente escreveu
um provocante artigo sobre o tema. Pyr diz em seu texto:

 “O modelão que funcionou tão bem por mais de uma década, basicamente a versão digital do modelão da mídia tradicional de sempre, começou a fazer água.” Pois bem: acredito que o marketing em tempo real pode ajudar a reequilibrar esta balança e promover o crescimento do faturamento. E, sem dúvida, ele é uma novidade que não segue o “modelão da mídia tradicional”. Daí tanta resistência por parte das agências e dos veículos.

Nos últimos 24 meses, com ênfase em 2013, as maiores empresas do segmento dos EUA e Europa aportaram por aqui, iniciaram suas operações e o interesse não para de crescer.


Porém, não podemos esconder o sol com a peneira: este ainda é um segmento novo e o que mais precisamos é de esforços de educação para mostrar que há uma alternativa viável e efetiva à compra de mídia tradicional. Acredito também que não haverá espaço para todas as empresas que aqui não param de chegar.

O Google já demonstrou que tem poder suficiente para vencer sozinho e está consolidado como a segunda maior empresa de mídia do Brasil, atrás apenas das organizações Globo. Mas nem todo mundo tem este mesmo poder de fogo, não é verdade?

Na minha opinião, se formos traçar um raio-X do nosso mercado, podemos dizer que:

- Boa parte das DSPs estão operando no Brasil pura e simplesmente em um modelo de arbitragem, que não é saudável nem sustentável. É preciso agregar inteligência e não apenas ser mais um elo da cadeia a comer a verba. Esta tem sido a principal queixa das agências.

- As trading desks deverão inicialmente estar concentradas dentro das agências que possuem contas de varejo. A curva de adoção deve ser muito parecida como foi a de links patrocinados.

- Retargeting é um modelo difícil de ser vendido de forma independente, também por causa do modelo de negócio. A norma vigente diz que o faturamento do veículo deve ser contra o anunciante e não contra a empresa.


É preciso buscar saídas criativas, dentro das normas do CENP e do ordenamento jurídico do país. A Criteo domina este mercado no Brasil e há pouco espaço para outro, já que até o Google vem sofrendo com o crescimento dos franceses.

- Ad networks precisam provar seu valor na entrega de resultados, pois sua posição está sendo ocupada pelas DSPs. E precisam provar aos editores que ainda são uma boa opção para mover inventário, pois eles estão correndo para as ad exchanges.

- Os portais (que tem boa parte do seu inventário vindo de sites-parceiros) e grandes editores devem olhar mais de perto o modelo de private exchange baseado em tecnologia das SSPs.


Afinal, a vida deles não está fácil, basta olhar para os números do Intermeios, que tem a maioria de seus dados oriundos dos grandes portais: ali a internet só perdeu participação nos último relatórios, enquanto que Google, Facebook e empresas de tecnologia de publicidade, que não declaram seus números ao Intermeios, não param de crescer.

- As ad exchanges e SSPs precisam encontrar o equilíbrio entre inventário internacional e local para atrair mais compradores. Nestes dois segmentos, o Google tem presença muito forte.


Mas a FBX, ad exchange do Facebook, vem crescendo muito e DSPs como a Triggit, cujo faturamento já chega a algumas dezenas de milhões no Brasil segundo dizem por aí, tem se beneficiado disso para consolidar sua operação brasileira.

- A vida das DMPs não anda fácil: tem muita gente chamando as informações geradas por um ad server e campanhas com duas ou três linhas criativas diferentes de big data. Que piada! A Navegg, empresa brasileira, segue liderando este mercado, apesar dos concorrentes internacionais.

- Em resumo: sem uma operação local, que além de tecnologia ofereça serviços, será difícil para as empresas internacionais vencerem neste mercado.

2013 foi um ano bastante movimentado. Hoje muita gente fala em programmatic buying e RTB, todavia constantemente tratando-os como se fossem sinônimos, o que não é correto.


Programmatic buying é a compra de mídia feita através de plataformas de tecnologia, sem a necessidade de relacionamento interpessoal ( telefonemas, almoços, fax, e-mails etc entre agência e veículos). Mas nem toda compra “programática” é feita em tempo real.

Quando é, aí sim utilizamos o real time bidding para transacionar inventários. Esta confusão apenas reforça a necessidade de se investir em educação para que os conceitos, os modelos de negócio e seus benefícios sejam melhor compreendidos. Alô, IAB!

Sem dúvida há espaço para mais novidades e oportunidades, haja visto o Brasil ainda estar engatinhando em conceitos como native ads e marketing mix modelling.

O ano de 2014 será bem movimentado, porém complicado, pois teremos Carnaval apenas em março, logo em seguida a Copa do Mundo e as eleições no segundo semestre; não vai ser fácil bater as metas comerciais com tantas interrupções, por mais que se espere um aumento em investimentos.


De qualquer forma, 2014 deverá ser o divisor de águas para o mercado de mídia display e marketing em tempo real. Acredito que, ao final dele, teremos mais claro que serão os vencedores e vencidos no longo prazo. Por isso, não há momento mais excitante para se trabalhar nesta indústria!

PERDAS VISUAIS EM FRENTISTAS DE POSTOS DE GASSOLINA

(Texto de Karina Toledo, disrtribuído pela Agência FAPESP) Os frentistas de postos de combustível podem estar com a visão em risco pela exposição aos solventes existentes na gasolina.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) observou perdas visuais significativas – principalmente relacionadas à capacidade de discriminar cores – em um grupo de 25 trabalhadores. Eles foram avaliados por meio de uma nova metodologia capaz de detectar problemas que passam despercebidos em exames oftalmológicos convencionais.

O estudo foi realizado no âmbito de um Projeto Temático coordenado pela professora Dora Selma Fix Ventura, do Instituto de Psicologia da USP.

“Avaliamos a capacidade de discriminar cores e contrastes e fazemos medidas de campo visual por meio de testes psicofísicos computadorizados. A atividade elétrica da retina também é medida com um exame não invasivo, o eletrorretinograma, que consiste na colocação de um eletrodo no olho para medir a resposta elétrica da retina a um determinado estímulo visual”, contou Ventura.

Os testes também já foram aplicados em pacientes que sofreram exposição ao mercúrio e em portadores de doenças como diabetes, glaucoma, Parkinson, esclerose múltipla, autismo, distrofia muscular de Duchenne e neuropatia óptica hereditária de Leber – uma patologia genética que costuma causar perda súbita de visão.

A pesquisa com o grupo de frentistas da capital foi realizada durante o mestrado de Thiago Leiros Costa, bolsista da FAPESP, e os resultados foram publicados na revista PLoS One.

“Esses trabalhadores têm contato diário com solventes da gasolina, como benzeno, tolueno e xileno, e não há um controle normativo forte. Há estudos que estabelecem limites de segurança para a exposição a solventes, mas de forma isolada. Não há parâmetros de segurança para a exposição à mistura de substâncias presentes na gasolina e praticamente ninguém faz uso de equipamentos de proteção individual”, disse Costa.

Os voluntários passaram por exames oftalmológicos que descartaram qualquer alteração estrutural na córnea, no cristalino ou no fundo do olho.

Ainda assim, o desempenho dos frentistas nos testes psicofísicos foi significativamente inferior quando comparado ao do grupo controle.

A hipótese dos pesquisadores é que o impacto na visão seja decorrente do dano neurológico causado pelas substâncias tóxicas do combustível, absorvidas principalmente pelas mucosas da boca e do nariz.

“Encontramos alterações em todos os testes de visão de cores e de contrastes. Foi uma perda difusa de sensibilidade visual e isso sugere que foram afetados diferentes níveis de processamento do córtex visual”, contou Costa.

Em quatro dos frentistas testados, a perda de sensibilidade para cores foi tão significativa que os pesquisadores precisaram realizar um exame genético para descartar a possibilidade de daltonismo congênito.

“Todos os voluntários trabalhavam em postos controlados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e, em princípio, deveriam estar de acordo com as normas de segurança. Isso sugere que, atualmente, o trabalho de frentista não é tão seguro quanto o proposto. Se os solventes estão de fato afetando o cérebro, não é apenas a visão que está sendo comprometida”, avaliou Costa.

O pesquisador destacou ainda outras categorias de trabalhadores que podem sofrer perdas visuais pela exposição crônica a solventes orgânicos, como funcionários da indústria gráfica e de tintas.

Mercúrio

A investigação conduzida por Costa foi um desdobramento de um trabalho anterior feito com trabalhadores expostos ao mercúrio durante o mestrado de Mirella Telles Salgueiro Barboni, também com Bolsa da FAPESP.

“Existe um grupo de pacientes acompanhado no Hospital das Clínicas da USP que sofreu exposição ocupacional ao vapor de mercúrio, a maioria em fábricas de lâmpadas fluorescentes. Eles apresentam diversos prejuízos neuropsicológicos e problemas de memória e atenção. Nós queríamos saber se a visão também havia sido afetada”, contou Barboni.

Estudos anteriores feitos no Japão, disse a pesquisadora, haviam mostrado que a intoxicação por mercúrio pode causar uma constrição no campo visual, ou seja, diminuir a visão periférica. O grupo da USP decidiu então usar a nova metodologia para descobrir se poderia haver danos também na região central da retina.

“Apresentávamos pequenos discos de luz cada vez mais fracos sobre um fundo iluminado. Queríamos medir qual era a menor intensidade de luz que o voluntário conseguia enxergar nas diferentes regiões do campo visual. Em seguida, fazíamos o eletrorretinograma”, contou Barboni.

Os resultados mostraram que a visão central também estava bastante prejudicada no grupo de 35 pacientes estudados. Segundo a pesquisadora, todos tiveram desempenho significativamente inferior ao do grupo controle em todos os testes.

“Com base nos resultados do grupo controle, composto por pessoas saudáveis, nós criamos faixas de normalidade. Nas regiões mais periféricas do campo visual, 71% dos expostos ao mercúrio tiveram resultado abaixo do limite inferior normal, ou seja, de cada dez voluntários, sete não tinham nem sequer o pior desempenho do grupo controle. Na região central, o índice ficou em torno de 25%”, explicou a pesquisadora.

Os resultados da pesquisa foram divulgados em artigo publicado na revista Environmental Research.

A visão de cores e de contrastes foi avaliada durante os projetos de mestrado de Claudia Feitosa-Santana e Marcos Lago, respectivamente, que também observaram perdas significativas.

“Se considerarmos os vários parâmetros da nossa imagem visual – cor, discriminação de bordas, de contrastes de claro escuro ou de cores –, todos estavam prejudicados nos pacientes expostos ao mercúrio. A imagem para esses sujeitos não é a mesma que para uma pessoa não contaminada”, disse Barboni.

No entanto, todos os 35 pacientes foram considerados normais do ponto de vista clínico oftalmológico e apenas aqueles com os piores resultados apresentavam alguma queixa visual prévia. “Acreditamos que, ao longo de 10 ou 15 anos de exposição, a perda foi acontecendo de forma gradativa e o organismo foi se acostumando”, disse Barboni.

Retinopatia diabética

O mesmo foi observado no grupo de voluntários diabéticos avaliados durante o mestrado e odoutorado de Mirella Gualtieri – ambos com Bolsa da FAPESP.

“Avaliamos cerca de 40 diabéticos que estavam com a doença sob controle e sem qualquer diagnóstico de problema oftalmológico. Era aquele tipo de paciente que deixa o médico feliz, achando que sua visão está normal, mas, ao medir a visão de cores, de contraste e a resposta elétrica da retina, encontramos alterações sérias em cerca de metade deles”, contou Gualtieri.

Durante seu mestrado, Gualtieri tentou verificar se as perdas visuais poderiam estar ligadas à idade, ao tempo de doença, ou ao tipo de controle da glicemia realizado, mas não encontrou correlação.

Já no doutorado, verificou que os pacientes com pior desempenho nos testes psicofísicos também apresentavam fatores de risco genéticos para desenvolver retinopatia diabética – doença que causa proliferação anormal de vasos na retina e pode levar à cegueira.

“Trabalhos anteriores haviam mostrado que portadores de determinados polimorfismos em um gene chamado de eritropoietina ou EPO [responsável pela fabricação do hormônio de mesmo nome] apresentam maior propensão a desenvolver retinopatia diabética”, contou Gualtieri.

Se a relação ficar comprovada, avaliou a pesquisadora, a realização dos testes psicofísicos e eletrofisiológicos na fase inicial da diabetes poderá ajudar a triar os pacientes com maior risco de desenvolver retinopatia. “Estudos epidemiológicos indicam que nesses casos, mais do que nunca, é preciso um controle muito rígido da glicemia”, disse Gualtieri.

“O que estamos buscando são indicadores precoces que auxiliem no monitoramento da doença. A avaliação de funções visuais com esses testes também poderia ser útil para a detecção precoce de perdas neurais em diversas enfermidades neurológicas ou que afetam a retina”, afirmou Ventura. 
 

LANÇADO BLOG DE CIÊNCIAS HUMANAS


(Texto de Elton Alisson, dsistrribuído pela Agência FAPESP) Os pesquisadores e editores de revistas de Ciências Humanas no Brasil têm agora um espaço na internet para divulgar notícias, press releases, entrevistas, resumos e comentários sobre artigos publicados em periódicos científicos da área, indexados na SciELO Brasil. Trata-se do Blog SciELO em Perspectiva – Humanas.

Criado por iniciativa da Rede SciELO – Scientific Eletronic Library Online –, o blog foi lançado durante a conferência de comemoração dos 15 anos do programa, criado pela FAPESP e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

O objetivo do blog é disseminar os resultados de pesquisas publicadas nos periódicos da coleção da SciELO Brasil na internet, incluindo redes sociais, ressaltam os idealizadores.

“A ideia é que ele seja um espaço não só para dar visibilidade às produções e periódicos em Ciências Humanas indexados na coleção da SciELO Brasil, mas também compartilhar nossos trabalhos e possibilitar uma interação maior dos pesquisadores da área”, disse Teresa Cristina Rego, professora da Faculdade de Educação da USP e representante titular dos editores da área de Ciências Humanas do comitê consultivo da SciELO, durante a apresentação do blog.

De acordo com Teresa, a ideia de desenvolver o blog surgiu em um encontro realizado em junho, em São Paulo, com o intuito de estabelecer uma rede mais interativa entre os editores de publicações na área de Humanidades, indexadas na base da SciELO Brasil.

A partir de então, foi feita uma consulta aos editores que integram a Rede SciELO na área de Humanas sobre o que achavam da ideia, em qual idioma o blog deveria ser escrito e quais as seções o blog deveria ter, entre outras questões.

Com base nos resultados da consulta, ele foi lançado em português e hospedado no SciELO em Perspectiva. “Fizemos a primeira solicitação de materiais aos editores de Humanas e obtivemos um retorno de 44 mensagens, que alimentaram a primeira versão do blog”, contou Teresa.

Submissão de contribuições

Os materiais submetidos à publicação são avaliados por um comitê editorial. Composto inicialmente por sete integrantes – dentre eles Teresa –, o comitê editorial do blog deverá ser progressivamente ampliado, reunindo mais editores de periódicos de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes da coleção SciELO Brasil.

“O blog representa um esforço incremental ao realizado por muitas revistas científicas da área de Ciências Humanas no Brasil, que já possuem perfis no Facebook e Twitter, além de websites bastante dinâmicos”, disse Antônio Carlos Moraes Lessa, editor da Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI), publicada pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e indexada na base da SciELO Brasil, durante o evento.

“Ele deverá colocar a produção das revistas científicas da área de Humanas no país em perspectiva, incrementando o trabalho de divulgação na internet que algumas delas já fazem individualmente com grande competência”, afirmou Lessa.

O blog está aberto à colaboração de autores, editores e equipe editorial dos periódico da SciELO Brasil. As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail blog.humanas@scielo.org. 

OPORTUNIDADES

. Estágio de pesquisa em Portugal - A Cátedra Jaime Cortesão, órgão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, selecionarão cinco pesquisadores para receber bolsas de estudo, com duração máxima de dois meses.


A oportunidade é destinada a alunos de pós-graduação do Brasil (em nível de mestrado ou doutorado) que tenham interesse em realizar pesquisas em arquivos, bibliotecas ou centros de memória e documentação em Portugal.

Os selecionados receberão auxílio de € 700 por mês para custear a permanência no país. As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte serão de responsabilidade dos candidatos.

Para participar da seleção, o candidato deve apresentar o projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado, o plano de trabalho em Portugal com definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador, carta-convite de um pesquisador em Portugal, duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil, comprovação de inscrição em programa de pós-graduação e histórico escolar da graduação.

Com base na documentação enviada, os candidatos selecionados serão convocados para uma entrevista.

As inscrições até o dia 20 de dezembro pelo http://cjc.fflch.usp.br/edital_bolsas_2014 

 

. Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), está com inscrições abertas, até 20 de janeiro, para a 4ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.


O evento busca incentivar professores e estudantes de graduação e pós-graduação a desenvolver projetos inovadores direcionados à sustentabilidade e sensibilizar a comunidade empresarial.

Nesta edição do prêmio, além das categorias Empresa, Órgão Público e Academia, os candidatos podem enviar projetos na categoria Reportagem Jornalística. O vencedor de cada uma das categorias receberá um título de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil.

A avaliação dos projetos e a escolha dos vencedores serão baseadas nos seguintes critérios: inovação, relevância para o negócio, relevância para as demais partes interessadas, amplitude, resultado e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os “16 Princípios do Varejo Responsável”, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral.

A premiação agora passa a ser anual e com abrangência nacional.

A FecomercioSP é uma entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços, responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


LIVROS

. Conteúdos auxiliam alunos e professores no processo de aprendizagem e ensino - A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, lança os livros 4LTR ESTAT e 4LTR MKTG, da coleção 4LTR Press. Com novos exemplos, conteúdos atualizados e contínuos recursos on-line de excelência que são disponibilizados por meio do apoio digital Trilha, que oferece diferenciais como e-Book, flashcards, quizzes, jogos, slides em PowerPoint, cartões de revisão e acompanhamento do professor. Além disso, os livros da 4LTR contribuem para a melhora da retenção e desempenho dos estudantes em sala de aula, e tudo isso a um preço atrativo para o mercado.

Devido ao modelo convencional sofrer reformulações e dificultar o aprendizado dos estudantes com o desenvolvimento de diversas atividades simultâneas, a administração do tempo se tornou um desafio cada vez maior. Para aprimorar essa aprendizagem e ensino, a Cengage Learning oferece materiais da coleção 4LTR Press, pois a metodologia empregada nos livros se aplica consistentemente por meio de todas as soluções oferecidas de maneira eficaz para os estudantes.

Os materiais são diferenciados e combinam o que tem de melhor na área da educação, como autores experientes, abordagem concisa, porém completa e soluções de aprendizagem criadas para o estudante contemporâneo, conforme a necessidade de alunos e professores da atualidade.

O primeiro título de 4LTR foi lançado em 2007 e vendeu mais de 60 mil exemplares nos Estados Unidos (EUA).Desde então, já teve mais de 70 soluções aplicadas em mais de 2 mil escolas. Os livros são desenvolvidos com a participação direta de estudantes e o retorno faz com que seja possível a inclusão de materiais que sejam cada vez mais úteis na aprendizagem dos alunos.

Fundador do EMCANTAR lança livro com CD e DVD na próxima semana  - O grupo EMCANTAR realiza o lançamento do primeiro livro de seu fundador, Marco Aurélio Querubim. Intitulado ENTREDENTES: uma filosofia do óbvio, produto é composto por um livro, um CD com 18 trilhas inéditas e um DVD com 11 videopoemas.  ENTREDENTES é uma obra que foi construída ao longo dos últimos anos, paralelamente aos outros projetos do EMCANTAR. É um trabalho com enfoque na ludicidade da palavra como objeto sonoro, visual e impregnado de possibilidades, de significados  muitas vezes óbvios o bastante para passarem despercebidos”, resume o autor.

Além das criações próprias, Marco Aurélio musicou o poema “Círculo Vicioso”, de Machado de Assis, que aparece entre as trilhas e os videopoemas.

A obra contou ainda com participação de Enzo Banzo e Carlim Ribeiro na produção musical das trilhas; Guilherme Lopes na direção dos videopoemas; e Eduardo Bernardt no design gráfico do livro. “O CD apresenta pequenas cápsulas sonoras avivadas pelas vozes do grupo EMCANTAR. Já os videopoemas reúnem poemas, trilhas e animações em 2D e 3D. No livro, a forma gráfica dos poemas trata a palavra como imagem, num flerte com as artes visuais”, explica Querubim.

Videopoemas e trilhas estão no  www.entredentes.com.br. Para mais informações, ou ainda para adquirir este e outros produtos do EMCANTAR, acesse www.emcantar.org


. Em parceria com UNESCO, Renato Brito lança livro em Uberlândia (MG) -Uberlândia (MG)  receberá este mês o lançamento do livro “Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola diferente do comum”, do autor Renato Brito.


Lançado oficialmente em Brasília no último dia 18/11, a publicação, que faz parte da coleção Educação, Juventude e Sociedade, chega à cidade no dia 29/11 e, em outras capitais brasileiras, nos próximos meses.

O livro é resultado da parceria do escritor, Renato Brito, com Unesco e Editora Liber. Em Uberlândia, conta também com apoio da Universidade Federal de Uberlândia, através da Eseba – Escola de Educação Básica, onde o autor estudou por vários anos.

Sobre o livro

Ao descrever resultados de estudos, “Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola diferente do comum” pretende despertar para espaços de encantamento, de aprendizagem efetiva e de referenciais de um estilo de gestão capaz de transformar. “Compartilhar as ideias contidas neste livro com a comunidade educacional e torná-las mais um feixe de luz na questão da efetividade da gestão escolar constitui a superação de um importante desafio”, afirma Brito.

Com prefácio de Luiz Síveres - Diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), a publicação conta com comentários de Célio da Cunha - Assessor Especial da Unesco no Brasil por vários anos e, atualmente, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB; Luiz Cláudio Costa – Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP; e Clotilde Maria Korndorfer – Pesquisadora Visitante da University of Reading – Inglaterra (1998) e, atualmente, Pró Reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão do Centro Universitário do Triângulo.

COMO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTÁ A SERVIÇO DAS EMPRESAS


 “Na realidade pós-moderna tempo é dinheiro, logo, empregá-lo de forma pouco estratégica pode significar prejuízos reais às empresas”, a observação é do diretor comercial da Aptus Tecnologia de Informação, com sede em São Paulo e Campinas, Sandro Vertoni.

Sejam organizações iniciais ou já consolidadas no Mercado a necessidade em compreender melhor o tempo investido nas atividades das unidades institucionais acompanha as tendências tecnológicas mundo afora. Vertoni lembra: “uma gama de tecnologia de ponta - convencionais e atuais, tais como as móveis, estão ao alcance das mãos de boa parte dos empreendedores: computadores sofisticados, mega servidores, smartphones, tablets cheios de habilidades interativas; possiblidades em diferentes plataformas e interfaces”.

Mas, a questão é: como e quando combiná-la com dispositivos, softwares e soluções adequadas aos tramites das empresas? É possível, através destas soluções, poupar o tempo precioso e otimizar as tarefas e processos?

Antes do mais, seja estrategista!

Compreender exatamente todos os processos da sua empresa, tanto no âmbito administrativo, quanto produtivo, para inserir soluções de TI, pode e deve ser minucioso.

É preciso identificar, por exemplo, quais processos “não móveis” existentes na instituição poderiam ser transformados em processos móveis, ou serem atualizados a partir do auxílio dos dispositivos tecnológicos e softwares.

Fazer esta análise torna-se primordial para traçar um planejamento estratégico que alinhe investimentos e tarefas e o ideal é contratar a avalição de profissionais específicos da área.

Sistemas pra quê?

Se as expectativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação forem cumpridas, somente o mercado brasileiro de software crescerá 400% nos próximos 10 anos.

Acredita-se que o país poderá tornar-se um dos cinco principais centros de TI, até 2022. Entre os âmbitos, processos e departamentos que são otimizados através da Tecnologia da Informação estão as soluções mais convencionais, implantadas para: gestão de materiais, gerenciamento de produção, controle de qualidade, requisição de produtos, cotação por fornecedores/produtos, pedido de compras, estoque, contas a receber/pagar, controle bancário, fluxo de caixa, controle de importações/exportações, entre outros. Porém, há soluções e estratégias extras, veja exemplos abaixo:

Vendas gerenciadas em tempo real

Há soluções que aperfeiçoam o tempo e a eficiência dos pedidos de vendas de indústrias e serviços. Se a empresa dispõe de várias unidades, por exemplo, como franquias ou grandes grupos, invista em soluções e softwares que permitam gerar pedidos diretamente através de dispositivos móveis, com resultados possíveis de serem operados, em tempo real, tanto pelos representantes quanto pela equipe administrativa afixada nas unidades.

Para este âmbito há soluções capazes de aumentar a força das vendas, atualizar, com rapidez, os cadastros de clientes, controlar pedidos e a situação de fornecedores, além de gerar e mensurar resultados e manter a integração comunicacional dos principais profissionais deste setor.

Controle de gastos com serviços de telefonia

Softwares capazes de obter análises periódicas e completas sobre os gastos com estes serviços poderão identificar e corrigir irregularidades de contrato, promover maior economia e agilidade nas operações.

Com soluções deste porte é possível saber, por exemplo, como e com qual finalidade estão sendo utilizadas as linhas corporativas, mensurar um parâmetro abrangente de quanto as operadoras contratadas estão cobrando pelos serviços prestados e se as cobranças estão de acordo com o contrato firmado, além de conscientizar sua equipe para o uso racional dos aparelhos e reduzir gastos sem comprometer a produtividade.

Controle de gastos com viagens corporativas

Com o aumento significativo de eventos, convenções, visitas aos clientes e viagens corporativas gerais, empresas brasileiras precisam de métodos que organizem assertivamente os gastos gerados por seus colaboradores a partir da utilização de serviços de estadas, alimentação, taxis, entre outros.

Há soluções que estão além das sedes organizacionais das empresas contratantes e podem ser acessadas tanto através de desktops quanto por dispositivos móveis.

A ferramenta permite a importação de faturas dos gastos com hotéis, refeições, passagens aéreas entre outras despesas provenientes das viagens corporativas e proporciona precisão de informações em tempo real, remetidos a um ambiente controlado, automatizado e com capacidade para ser auditado. (por Estela Vanella Naime)


1º MUSEU DE CERA SACRO DO BRASIL

Nova Trento, um dos principais destinos turísticos religiosos do país se prepara para lançar ao público o primeiro Museu de Cera Sacro do Brasil. Localizado dentro do Bondinhos Aéreos Parque Colina, será inaugurado no próximo sábado, 14, às 09 horas.

A expectativa é que em seu primeiro dia de funcionamento cerca de 1000 fiéis se encantem com a primeira estátua em exposição: a do então Papa João Paulo II. A imagem de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, será a próxima a integrar o acervo do museu. 

 

Desenvolvido ao estilo dos famosos museus de cera europeus e norte-americanos, será um espaço voltado para fiéis e preservação da memória de importantes personalidades católicas. As imagens de cera são réplicas perfeitas em todos os aspectos, desde os fios de cabelo, olhos, detalhes no rosto além das vestimentas e acessórios.

 “Queremos que os fieis católicos e visitantes em geral possam se sentir mais próximos dessas personalidades tão importantes na história religiosa. Para inaugurar o Museu Sacro consideramos o Papa João Paulo II já que foi ele que beatificou e canonizou Santa Paulina, a primeira Santa brasileira. Durante a visita as pessoas também poderão conhecer mais as suas histórias, o trabalho, o exemplo e dedicação em vida,” comentam os sócios proprietários do parque Aristides dos Santos Júnior e Juliana Tedesco dos Santos.

 Durante toda a visita estará disponível no local um fotógrafo profissional para registrar o encontro dos fiéis com as figuras religiosas expostas.  Os visitantes que desejarem poderão levar suas fotos já reveladas para casa como lembrança. O valor por esse serviço será pago a parte.

 “O museu é um projeto de longo prazo, por isso pretendemos definir em breve quais serão as próximas que vão integrar o acervo futuramente”, explica Aristides dos Santos Júnior.

 As peças são produzidas especialmente para o Museu em um ateliê especializado nos Estados Unidos que reproduz personagens para outros grandes museus do mundo, incluindo as estátuas expostas no Museu Dreamland em Gramado. Detalhes: www.parquecolina.com.br

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