Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A INTERNET DAS COISAS


Quando você ouve a palavra Internet, qual a primeira imagem que vem na sua cabeça? 99% das pessoas pensariam em navegação por websites com os mais diversos conteúdos disponíveis na grande rede de computadores.

Felizmente, esse tipo de pensamento já é passado. A resposta mais correta atualmente seria: uma grande rede virtual conectando pessoas, coisas e tudo que possa ser colado a uma etiqueta eletrônica (tag).

Essa conectividade de tudo é conhecida como Internet das Coisas. Não é um equipamento, nem um software.

A Internet das coisas é uma tecnologia que está sendo desenvolvida para que os objetos do nosso dia-a-dia sejam criados em ambientes inteligentes, facilitando a vida das pessoas.

Esse sistema conecta à Internet diversos objetos, não somente os computadores, notebooks, tablets ou celulares, mas também as televisões, geladeiras, automóveis, entre outras coisas.

Se você ainda não tinha ouvido falar sobre isso, é bom se acostumar, porque o assunto deve inundar nossas vidas em pouco tempo, a começar pela própria internet como a conhecemos hoje. 

Hoje já temos carros conectados, que podem ser guiados sem a necessidade de um motorista. As geladeiras já estão conectadas na Internet, permitindo inclusive ser identificado automaticamente quais os alimentos que estão faltando e criar uma lista de compras, sem a necessidade do usuário sequer ter alguma interação.

Arrisco a dizer que muito em breve, sua geladeira poderá acessar o site do supermercado e fazer as compras por você, sem precisar sair de casa.

A Internet das coisas nasceu no laboratório Auto-ID do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e se refere ao conceito de identificação por RFID (Radio-Frequency IDentification) e marcação de objetos do mundo físico.

O RFID é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

Uma etiqueta (ou tag) RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, entre outros.

Um estudo da empresa americana Cisco Systems mostra que, atualmente, já existem mais objetos conectados à Internet do que pessoas no mundo. Em 2020, 50 bilhões de coisas estarão conectadas à Internet. Em uma década, empresas e consumidores terão visto US$ 14,4 trilhões circularem por causa desta nova era, segundo previsão da empresa.

Rob Lloyd, presidente de vendas e desenvolvimento da Cisco Systems, declarou em uma conferência em março deste ano que 99% dos eletrônicos do mundo estão desconectados da internet.

Por isso, o próximo passo é a Internet das coisas, em que esses dispositivos poderão ser postos online. Os setores de fabricação, público, energia, utilidades, saúde, finanças, seguros, transporte e distribuição serão os primeiros a se movimentar neste sentido, na visão da Cisco.

Uma startup holandesa, a Sparked, colocou sensores com wireless no gado. Assim, quando um animal está doente ou quando uma vaca está grávida, os sensores avisam o fazendeiro.

Algumas marcas já usam a Internet das Coisas para se manter na lembrança de seus consumidores. É o caso da água Bonafont, que criou a geladeira que twitta quando o usuário abre o eletrodoméstico para beber água.

Segundo o vídeo da marca sobre a geladeira, “Bebemos menos água do que deveríamos. Embora o mínimo indicado seja o consumo de dois litros de água por dia, cada brasileiro toma, em média, 1,2 litros diários. A razão é muito simples: ninguém se lembra de beber água. Principalmente durante o expediente de trabalho”.

A ideia da empresa é que os usuários do Twitter se lembrem de beber água ao ver as publicações, ficando cientes do consumo mínimo.

Elise Ackerman, colunista da Forbes, recentemente cogitou a ideia de que uma startup de internet das coisas poderia ser a próxima Microsoft. Sarah Rotman Epps, analista da Forrester, escreveu em seu blog sobre o papel que as tecnologias vestíveis, proeminentes do segmento da internet das coisas, desempenharão no futuro da computação pessoal.

A empresa de consultoria Gartner mencionou a internet das coisas entre as Top 10 tendências de estratégia tecnológica para 2013, afirmando que mais de 30 bilhões de objetos serão conectados até 2020.

Segundo o Gartner, a Internet das coisas vai apoiar fortemente a TI, principalmente no Brasil, onde há mais de 260 milhões de celulares ativos.

De acordo com uma pesquisa global da consultoria, hoje, mais de 50% das conexões de internet são para conectar coisas. Em 2011, foram 15 bilhões de conexões permanentes e 50 bilhões esporádicas. A previsão do Gartner é de que esses números cresçam dez vezes até 2020.

Isso é apenas o inicio de um ciclo de renovação tecnológica que nos auxiliará na otimização de nossas tarefas consideradas básicas e simples.

Bem vindo à internet das coisas, bem vindo ao novo mundo onde a internet começa dar vida aos mais simples aparelhos que fazem parte do nosso cotidiano.(Por Erick Pedretti Nobre - especialista em segurança da informação, gerenciamento, wireless, e Account Manager da empresa CYLK. No Adnews)

 

CRIATIVIDADE E CAPACIDADE ESTRATÉGICA




“Criatividade e capacidade estratégica são os critérios determinantes para a seleção de uma agência de publicidade”, segundo pesquisa AgencyScope, do Grupo Consultores.


Graziela Di Giorgi, consultora do Grupo Consultores, apresentará a pesquisa, que é realizada a cada dois anos em 10 países, a partir de entrevistas com 300 líderes de marketing de cada mercado e com profissionais das agências.

 

O resultado mostra as principais práticas do mercado em relação à remuneração, integração, demandas e desafios, na visão dos principais anunciantes do País – sejam multinacionais ou empresas nacionais.


Alguns dados:


– 74% dos clientes realizam a concorrência como método de seleção de agência.




– A duração da relação com as agências de publicidade vem crescendo ao longo do tempo.




– 83% dos clientes se disseram satisfeitos com suas agências e 9% dos clientes disseram que gostariam de mudar sua agência de publicidade em um futuro próximo.
Fontes: Flávia Nakamura | Comunicação Corporativa NBS | Portal da Propaganda)

 

17 COMERCIAIS PROMOVERÃO O BRASIL


Os olhos do mundo se voltaram para a Costa do Sauípe (BA)  quando a FIFA realizou o sorteio das chaves que definiram os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

 

Para aproveitar a audiência global estimada em 2 bilhões de pessoas, com imagens geradas pela TV Globo para 193 países, o Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR) lançou uma campanha criada pela Neogama/BBH para celebrar a oportunidade que torcedores das principais seleções terão em conhecer o Brasil.

 

São 17 filmes veiculados em trinta países participantes da Copa instantes após a definição de onde cada uma das 32 seleções fará sua estreia. É o primeiro trabalho da agência presidida por Alexandre Gama para a Embratur desde que o contrato foi assinado em outubro.

 

Cada filme destacará os principais atributos das doze cidades-sede do Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que poderão ser conhecidos pelos torcedores das seleções que estreiam em cada uma delas.

 

Com o mote Sorte Sua, os filmes contam com a narrativa de um estrangeiro que trocou seu país de origem pelo Brasil.

 

Eles enaltecem as experiências a serem vivenciadas em cada cidade-sede falando português sem perder seu sotaque de estrangeiro, acompanhando legendas que traduzem os depoimentos.

 

Ao final de cada filme, o estrangeiro aparece e diz ao espectador, desta vez em sua língua natal, que quem está recomendando o Brasil não é um brasileiro, mas sim um patrício seu.

 

"O filme associa duas estratégias que estamos valorizando na política promocional da Embratur: a comunicação digital e a vivência", explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

 

"A comunicação digital pelo fato de que um terço dos turistas que nos visitam escolhem seu destino com base em informações da internet e a vivência porque traz a sensação de estar naquele local, o que agrega um valor único a nosso produto turístico."

 

Alemanha, Argentina, Colômbia, Chile, EUA, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai – países considerados estratégicos para Embratur – terão filmes exclusivos sobre cada cidade-sede.

 

Um 17º filme com atributos de todas as cidades-sede será veiculado nos demais dezoito países participantes da Copa, com exceção do Irã, onde a mídia online não é permitida.

 

“Queremos aproveitar este momento em que o mundo inteiro estará assistindo ao sorteio para convidar torcedores desses países a vivenciar experiências únicas nas cidades onde suas seleções vão jogar. Mostraremos a eles que são pessoas de sorte por ter a chance de conhecer esses locais, com o testemunho de seus concidadãos”, diz Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur.

 

As trilhas de cada filme foram da violada de Porto Alegre ao maracatu de Recife e são uma amostra da diversidade musical brasileira para o mundo inteiro.

 

Para tornar a campanha viável tecnicamente, cada um dos treze depoimentos de estrangeiros fez locuções sobre uma das cidades-sede ao longo das últimas semanas.

 

Logo após o sorteio da FIFA, terá início a veiculação com as versões “contempladas”, mostrando os estrangeiros residentes no Brasil falando sobre as principais atrações da cidade em que sua seleção natal fará a estreia na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Todos os treze filmes terão um minuto, com produção assinada pela Primitivo Filmes.

 

 “O maior desafio criativo dessa campanha foi desenvolver uma solução tática para o fato de não sabermos do resultado do sorteio. Por isso, fizemos um cruzamento de ideias em que cada torcedor estrangeiro valorizasse as atrações das cidades em que sua seleção poderia jogar”, explica Alexandre Gama, CEO da Neogama/BBH e WCCO da BBH.

 

Com a definição do sorteio, o cada um dos torcedores ficou encarregado de celebrar as belezas das seguintes cidades-sede, sendo alguns deles falarão sobre duas cidades:

 

Torcedor alemão – Salvador

Torcedor argentino – Rio de Janeiro 

Torcedor colombiano – Belo Horizonte e Brasília

Torcedor chileno – Cuiabá e São Paulo

Torcedor espanhol – Curitiba 

Torcedor francês – Porto Alegre

Torcedor inglês – Manaus e São Paulo

Torcedor italiano – Manaus

Torcedor japonês – Recife

Torcedor mexicano – Natal

Torcedor norte-americano – Natal  

Torcedor português – Salvador

Torcedor uruguaio – Fortaleza 

 

Uma equipe do Google, que foi postada dentro da Neogama/BBH no dia do sorteio, para dar apoio logístico no disparo das ações nos mercados considerados mais importantes para a promoção do turismo brasileiro no exterior.

 

Para gerar buzz adicional mundo afora, a campanha terá ainda o reforço de celebridades brasileiras residentes no exterior com legiões de seguidores no Twitter, como o craque Daniel Alves (Barcelona) na Espanha, Luiz Gustavo (Bayern de Munique), o automobilista Tony Kanaan, nos EUA; e o argentino Hérnan Barcos (Palmeiras), que postarão os filmes para seus seguidores.

 

As cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 são Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Natal e Cuiabá.

 

A Copa do Mundo acontece no próximo ano entre os dias 12 de junho e 13 de julho. A expectativa da Embratur é que 600 mil turistas estrangeiros visitem o Brasil durante o período da Copa do Mundo da FIFA de 2014. (Redação Adnews)

 

UMA NOVA CERVEJA NO PEDAÇO

 

Bohemia, a primeira cerveja do Brasil e líder do mercado premium, lança mais uma novidade – Bohemia Royale – uma edição especial desenvolvida pelo mestre cervejeiro da marca e produzida exclusivamente na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo.

Royale é uma releitura da clássica receita da primeira cerveja tipo Amber Lager do mundo, nascida em Viena, na Áustria, em 1841 – mesmo ano que Dom Pedro II assumia seu dever no trono real do Brasil.

 

Servida fresca em chopeira, tem uma coloração castanho avermelhada com notas marcantes de maltes torrados e levemente adocicada. Possui um aroma de lúpulo herbal e notas cítricas. Seu amargor é sofisticado e balanceado.


“Nós, na Cervejaria Bohemia, sempre buscamos novidades para surpreender o consumidor prem ium brasileiro. Desde 2002, quando começamos a ampliar nosso portfólio com o lançamento de Bohemia Escura, foram sete estilos diferentes inspirados nas melhores escolas cervejeiras do mundo, como a alemã, a belga e a tcheca, ampliando o conhecimento e a experiência do nosso consumidor”, conta Nilson Kalili, gerente de marketing de Bohemia.


O mestre cervejeiro de Bohemia ressalta que Royale pode ser harmonizada com carnes vermelhas, pratos apimentados e massas feitas com molho pesto, além de acompanhar muito bem sobremesas caramelizadas, mousse de avelã e creme brulée.


Os consumidores poderão provar a novidade com exclusividade na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, e no bar Original, em São Paulo. (FonteS: Tatiana Katibian | In Press Porter Novelli | Portal da Propaganda)   

 

UMA PLATAFORMA PARA DISCUTIR INOVAÇÃO
Inovação é a pauta do momento para o jornalista Gilberto Dimenstein. Ele desenvolveu uma plataforma digital, prevista para ser lançada no começo do próximo ano,  que vai produzir notícias sobre produtos e serviços, dentro e fora do Brasil, que pensem de forma criativa e inovadora.
O projeto tem tudo a ver o histórico do jornalista, que fez parte da incubadora de projetos sociais de Harvard, onde teve o apoio do Media Lab, do MIT.
Foi assim que ele conseguiu conceber o Catraca Livre, escolhido, no início deste mês, por um júri formado por especialistas em comunicação da Oxford University, Financial Times e BBC, uma das 100 mais inspiradoras inovações digitais com impacto social no mundo. Neste ano, Catraca também virou estudo de caso da Escola de Negócios de Harvard.
Em destaque, na nova plataforma, estarão as “tecnologias sociais”, inovações cujo impacto interfere positivamente na vida das pessoas.
O símbolo já está definido, é uma biruta, o instrumento que segue o caminho dos ventos. Hospedado  no portal Catraca Livre, o projeto vai aprofundar as notícias da coluna Capital Humano, divulgado diariamente na CBN, sempre com foco enraizado em conceitos como educação e inovação.
Evidentemente, Dimenstein também vai aproveitar o seu envolvimento e proximidade com projetos sociais para poder informar, com antecedência, tudo sobre inovações comunitárias.
Para que isso seja possível, o jornalista vai formar um conselho editorial com representantes de diferentes áreas de inovação. “Minha paixão profissional é a engenhosidade voltada para solucionar desafios sociais”, afirma Dimenstein. (Redação Adnews) 
 

 

JOHNSON & JOHNSON PRONTA PARA A COPA


A Johnson & Johnson, patrocinadora oficial e exclusiva da área de cuidados com a saúde da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, amplia sua plataforma Carinho inspira carinho, a primeira campanha institucional da empresa no Brasil, durante o período que antecede um dos maiores eventos esportivos do mundo.

 

Depois do sucesso de suas ações durante a Copa das Confederações da Fifa 2013, a companhia expande suas iniciativas para interagir diretamente com os torcedores e manter seu apoio aos voluntários e equipes médicas da Fifa durante o torneio.

 

Mais informações sobre todas as iniciativas serão divulgadas no lançamento oficial do programa, em fevereiro de 2014.


A plataforma Carinho inspira carinho é baseada na crença da Johnson & Johnson de que todos têm o poder de realizar atos extraordinários por meio do carinho, para cuidar da saúde e bem-estar dos outros, especialmente quando são guiados por seus sentimentos.

 

Com o patrocínio, a companhia tem a possibilidade de se comunicar com milhões de pessoas acerca da importância do carinho e seu poder de inspirar e transformar o mundo em um lugar melhor.


"O carinho e o cuidado com as pessoas estão no DNA da Johnson & Johnson desde a sua fundação, há 125 anos. Por meio do patrocínio à Copa do Mundo da Fifa, queremos inspirar as pessoas a realizarem pequenos e grandes atos de carinho”, explicita Holly Means, vice-presidente de corporate equity da Johnson & Johnson.

 

"O patrocínio da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014™ é uma oportunidade única para a Johnson & Johnson promover e fomentar um estilo de vida saudável e fazer a diferença em comunidades e vidas de muitas pessoas em todo o mundo", afirma a executiva.




A Johnson & Johnson manterá o apoio aos voluntários e equipes médicas da Fifa antes e durante o torneio, oferecendo uniformes médicos , treinamento, exames de saúde e outros recursos para apoiá-los nos cuidados com os  visitantes, torcedores e jogadores do evento.


Uma das principais iniciativas da companhia é o programa Campeões de carinho, que reconhece funcionários, consumidores, profissionais da saúde e voluntários da Fifa por seus atos extraordinários de carinho.


"Depois dos resultados positivos da Copa das Confederações da Fifa 2013, estamos prontos para espalhar a nossa mensagem de carinho por todo o Brasil no maior e mais importante evento de futebol do mundo", salienta Ricardo Wolff, diretor de marketing institucional da Johnson & Johnson no Brasil.


Antes mesmo do pontapé inicial da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, a Johnson & Johnson amplia sua presença nas plataformas digitais, interagindo com torcedores do Brasil e dos EUA e disseminando sua mensagem sobre a importância do carinho e seu poder de mudar o mundo. (Fonte: Elisabete Lima – Matter, Inc |Portal da Propaganda))

 

O ANO EM QUE A MÍDIA CAIU NAS TROLLAGENS

O trote ou a pegadinha, que na linguagem da internet ganhou a apropriação do termo “troll”, pode ser algo divertido para muita gente. O problema é que essa prática saiu dos quadros de televisão e rádio e invadiu a mídia para “enganar” o jornalismo e criar “virais publicitários” ou mesmo sacanear grandes veículos apenas pelo prazer de “trollar” mesmo.

A propaganda, rápida na capacidade de absorver linguagens e formatos em evidência, gostou da brincadeira e resolveu colocar os criativos para trabalhar nesse aspecto. Não à toa, nesse ano surgiram alguns “virais” de tirar o fôlego e sacudir a cabeça da grande mídia, Chiquinho Scarpa que o diga. O milionário conseguiu uma trollagem mundial com o suposto enterro de sua Bentley e atraiu os holofotes para uma grande campanha de doação de órgãos.  

Parece mesmo que 2013 foi o ano das enganações, mas  a trollagem banalizada traz duas reflexões essenciais. A primeira delas pode se ater a necessidade da mídia em rever os seus processos de apuração, que devem se tornar ainda mais rigorosos ao atestar a veracidade dos fatos, mesmo com a velocidade alucinante da internet.

O segundo ponto é o seguinte: será que para a propaganda essa fórmula pode ser perecível? Num dado momento as pessoas não vão se tornar cada vez mais céticas? Vale o debate. Abaixo alguns dos casos mais famosos de 2013:

Chiquinho Scarpa

O mundo caiu sobre a cabeça do empresário Chiquinho Scarpa quando ele anunciou que iria enterrar o seu estimado veículo Bentley Continental, avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão.

O assunto ganhou inúmeros jornais e até mesmo repercussão internacional. Teve até mesmo canal da TV aberta brasileira “transmitindo” o enterro. Entretanto, com todos os holofotes da mídia em sua direção, Chiquinho Scarpa revelou a verdade: a iniciativa fazia parte de uma ação para promover a doação de órgãos.

''Rejeitada do ABC"

No mês de junho, um vídeo que se espalhou pela internet mostrava uma noiva, que preparou uma grande surpresa para pedir o seu noivo em casamento, mas sofreu uma decepção e foi rejeitada publicamente. O viral foi criado por um restaurante buffet de Santo André (SP), junto com a agência Find Out e foi postado no blog "Morri de Sunga Branca". 

Tubby – Cid

Depois de muito rebuliço, juiz proibindo, mulheres reclamando, artigos reflexivos publicados em grandes revistas, entre outros tipos de repercussão, os idealizadores doTubby, aplicativo que supostamente permitiria que homens avaliassem mulheres, revelaram, em vídeo publicado na semana passada, que se tratava de um fake (veja aqui).

A tal pegadinha teve como objetivo passar uma mensagem sobre os aspectos sexistas, machistas, heteronormativos e cruéis que um app como o Tubby poderia promover.  Vale lembrar que o blogueiro Mauricio Cid, do Não Salvo, um dos que ajudaram na trollada, já enganou muita gente em outras ocasiões, como quando "matou" o Sr Barriga em um post do Twitter.

Mr Manson e o rei do Camarote

Quem não se lembra da matéria da Vejinha nesse ano sobre “Os 10 mandamentos do Rei do Camarote”? A reportagem era real, mas um expert na arte da trollagem, Mr. Manson, antigo proprietário do site Cocadaboa, fez boa parte da mídia acreditar que o milionário Alexander de Almeida era um personagem para enganar a revista.

O Pânico também tentou dar uma de “pai da criança”, mas foi traído pela própria velocidade da internet. Antes da matéria no programa, a própria Veja mostrou provas sobre a veracidade da matéria.

Felipe Neto e o fim da Parafernalha

Em uma noite de  quarta-feira  o ator, comediante e empresário Felipe Neto, um dos maiores nomes brasileiros na produção de conteúdo para internet, postou um vídeo no Youtube anunciando o fim de seu canal Parafernalha 

A notícia foi publicada no Adnews e se espalhou na web. Público e imprensa ficaram atônitos, já que o canal criado por Felipe tem uma legião com 4 milhões de assinantes e mais de 246 milhões de visualizações. 

Entretanto, em entrevista exclusiva para o Adnews, o próprio Felipe revelou a verdade: o Parafernalha estava apenas se reinventando.

O caso Enem

Aconteceu durante o ENEM 2013. Uma notícia tratava do "atrapalhado" Leonardo Sodré. Provando que não há limites para a brincadeira, o rapaz resolveu postar uma foto de um cartão resposta em seu perfil do Instagram. A imagem que correu a internet brasileira exibia um comentário de um estudante.

O uso das hashtags fora do contexto já era meio suspeito. O problema é que alguns blogs reproduziram a imagem como se fosse verdade. Mais tarde, o garoto utilizou o mesmo perfil para explicar que tudo foi premeditado

Outras fotos mostravam o próprio MEC respondendo aos usuários na rede social de fotografias, algo que também não é oficial, já que o ministério não possui perfil por lá.

Outro caso foi do estudante Flávio Renato de Queiroz, 20, que, aparentemente chegou atrasado para fazer a prova e fez um escândalo nos portões do colégio, atraindo a atenção da imprensa. Na verdade, o rapaz queria chacotear uma universidade rival. (Por Renato Rogenski) 

FIAT LANÇA NOVO PORTAL


A Fiat lança uma versão de seu portal (www.fiat.com.br), que visa qualificar cada vez mais a experiência online de seus consumidores. Diante das novas maneiras de navegação, a montadora apresenta um canal que alia a relevância de conteúdo e personalização.

Hoje são mais de 6 milhões de acessos mensais no portal, considerado várias vezes o melhor do segmento em premiações. A análise qualitativa e quantitativa desse volume de visitas foi um ponto de partida para levantar insights para as mudanças.


O projeto de reformulação do portal da empresa foi liderado pela AgênciaClick Isobar e contou com mais de 90 pessoas envolvidas, em um trabalho que durou cerca de um ano. Para a Fiat, a nova plataforma está preparada para avanços tecnológicos dos próximos cinco anos, confirmando o compromisso da empresa com a inovação.


O novo endereço virtual foi desenvolvido levando em c onta três pilares de análise: as preferências do consumidor, o device utilizado para navegação e o agrupamento de conteúdo.

 

O primeiro deles analisa o comportamento do usuário, que perpassa desde dados demográficos até preferências de consumo, fazendo com que a oferta de conteúdo seja personalizada em diferentes acessos.

A Fiat também percebeu que o número de acessos via mobile vem em uma curva crescente, e hoje representa 15% do volume total.  

 

Com isso, o site terá versões diferentes para cada tipo de navegação, com uma organização prioritária de conteúdos mais adequados para serem consumidos por meio de cada dispositivo.

 

O portal mobile, por exemplo, terá um conteúdo resumido para que as pessoas possam acessar em telas menores e em momentos distintos, mantendo a qualidade da informação.


O novo portal também conta com uma teia de informações que intercone cta assuntos diretamente relacionados, oferecendo diversas combinações de conteúdo ao usuário, de acordo com suas preferências.

 

“A importância de uma experiência online para nossos consumidores é evidente. Mais de 70% deles chegam às concessionárias após ter navegado no nosso portal. Com isso, queremos qualificar essa experiência, investindo nas nossas plataformas digitais”, afirma João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat.


O lançamento também traz novidades para o Monte Seu Carro. No novo site, o usuário poderá combinar os itens do carro da maneira que preferir, a partir de qualquer detalhe do carro, sem depender de seu conhecimento sobre as versões dos modelos. A ferramenta tem, em média, 1 milhão de carros montados por mês e a expectativa com a mudança é que este número aumente.


Pioneirismo digital


O novo portal da Fiat é lançado pouco após outros novos investimentos da fabricante na área digital. Em outubro, a Fiat lançou a Live Store (www.fiat.com.br/livestore), uma iniciativa pioneira no mercado automotivo que visa auxiliar o processo de decisão de compra, por meio de um atendimento online, em realtime, para apresentar alguns produtos da gama.

“O novo portal e a Fiat Live Store contribuem para o processo de humanização da internet e para aproximar ainda mais as pessoas da marca e dos produtos.

 

A interação é uma característica forte da comunicação da Fiat, e, agora, levamos isto ao extremos nas novas plataformas digitais da montadora”, salienta Fred Saldanha, CCO da AgênciaClick Isobar.


Em agosto, outra aposta da montadora foi a reformulação do site Fiat Fashion (www.fiatfashion.com.br), que conta com um e-commerce completo de toda a linha Fiat Fashion e Fiat Toys, lançado em outubro de 2011.

 

O site passou por uma reestruturação de layout c om novo design, mais moderno e clean, facilitando ainda mais os steps de compra on-line, e agora também tem um blog com conteúdos exclusivos para falar de moda, cultura, design, comportamento e gastronomia.

 

A venda on-line no site Fiat Fashion vem acompanhando o crescimento do comércio eletrônico no Brasil. No primeiro semestre, as vendas representaram um aumento de 6,10%, em relação a 2012. (Fontes: Larissa Del Rey, Marília Borges e Rangel Vilas Boas | MSLGROUP Espalhe | Portal da Propaganda)

 

PRODUTOS QUE O MERCADO MATOU

O mercado de tecnologia coloca milhares de novos produtos nas prateleiras das lojas todos os anos. Entretanto, como em todo ecossistema de qualquer segmento, enquanto uns chegam, outros se vão. Abaixo uma lista dos produtos que o mercado matou em 2013. Confira

HTC First (também conhecido como o Facebook Phone)
O HTC First foi anunciado como o primeiro “Facebook Phone”, mas as vendas não foram tão boas quanto o pessoal da HTC e da rede social Facebook queriam. Foi um dos ciclos de vida mais curtos no universo dos smartphones, desde o fracasso do Microsoft Kin.

iPhone 5
Em setembro de 2013, a Apple lançou não um, mas dois novos dispositivos iPhone: O iPhone 5S e o iPhone 5C. Além de sua carenagem colorida, o iPhone 5C é uma espécie de iPhone 5 com câmera frontal melhorada. O lançamento matou o aparelho que já estava no mercado e a Apple removeu o iPhone 5 das prateleiras. Curiosamente o iPhone 4S ainda é comercializado.

Winamp
Antes do iTunes, houve o Winamp, um leitor de música digital. Para aqueles que vivenciaram o Napster, o Winamp foi a primeira jukebox, graças à sua capacidade de reproduzir arquivos MP3 e personalizar sua interface com skins.

Google Checkout
Em 2006, o Google lançou o Google Checkout como uma tentativa de competir com o PayPal no mundo de pagamentos e transações online.  Apesar do nome do Google, o serviço nunca ganhou força generalizada fora de ofertas relacionadas com o próprio Google. O gigante das buscas não foi capaz de encontrar uma maneira de realmente ter sucesso no mundo dos pagamentos e o serviço ficou apenas disponível no Google Play.

Google Reader
Em março de 2013, o Google anunciou que estava 
matando o Google Reader, o leitor de RSS mais popular do mundo. Embora o Google tenha citado a "falta de interesse geral" em manter o Google Reader por aí, a morte do produto abriu mercado para alguns serviços similares, como o Feedly.

MySpace clássico
Em junho de 2013, o MySpace revelou seu 
relançamento. O novo MySpace tem um grande foco em música e não se parece quase nada com a rede social que foi ativamente usada em meados dos anos 2000.

Infelizmente, quando o novo MySpace fez sua estreia oficial, também fez com que todo o conteúdo do MySpace antigo deixasse de existir. Isso significa que fotos, entradas de blog, comentários e mensagens publicadas antes de junho 2013 fossem apagadas da web. (Redação Adnews
com informações do Mashable) 

A PRESENÇA SOCIAL DAS MARCAS NO BRASIL

 

Realizado no Rio de Janeiro o Clinton Global Initiative (CGI), o primeiro realizado na América Latina. A essência do encontro, segundo discursou o ex-presidente americano Bill Clinton foi analisar e discutir os desafios coletivos e levar empresas e organizações a se comprometerem a fazer algo a respeito.

 

O CGI é uma das ações da Fundação Clinton – de Bill, Hillary & Chelsea Clinton – realizada desde 2005, promovendo encontros entre chefes de estado, CEOs, diretores de ONGs e filantropos para criar e implementar saídas para grandes questões do mundo.

 

Clinton anunciou o primeiro compromisso coletivo, firmado por Mike Parker, CEO da Nike, com o projeto Desenhado para o Movimento (Designed to Move), que inclui o aporte de US$ 16 milhões para uma agenda de ações junto com outras nove empresas/instituições para  o desenvolvimento do esporte e o suporte ao ensino da educação física em escolas brasileiras.

 

O anúncio foi feito junto a algumas personalidades como Celso Athaíde, da Cufa (Central Única de Favelas); Maristela Baioni, do PNUD (Programa das Nações Unidara o Desenvolvimento); Indio da Costa, secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; Suzana Moreira, Instituto Bola pra Frente, entre outros.

 

Vários projetos de introdução e aprimoramento do esporte na vida de jovens brasileiros também estão programados.

 

As demais empresas/instituições, além da Nike, que assinam o compromisso são Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil, Instituto Bola pra Frente, BMZ (Bundesministerium fúr wirtschaftliche Zusammenarbeit), Cufa, Caixa, Inter-American Development Bank (IDB), Natura, Secretaria Municial de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. 

 

O anúncio foi feito junto representantes de várias delas como Celso Athaíde, da Cufa (Central Única de Favelas); Maristela Baioni, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); Indio da Costa, secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; Suzana Moreira, Instituto Bola pra Frente, entre outros.

 

Como parte do evento, Chelsea Clinton, vice-presidente da Clinton Foundation e filha de Bill Clinton, organizou no domingo  o Dia de Ação da Clinton Foundation, reunindo um grande grupo de pessoas para um dia de voluntariado.

 

Desde o lançamento da Clinton Global Initiative em 2005, os membros da CGI já fizeram 616 compromissos em todo o mundo que impactam diretamente a região da América Latina.

 

Mais de 250 desses compromissos foram criados especificamente para melhorar vidas na América Latina e têm orçamento estimado de US$ 4,6 bilhões de dólares (cálculo quando plenamente financiados e implementados). Na CGI América Latina os participantes farão novos Compromissos para Ação para avançar na resolução dos desafios já criados e de novos.

 

Coletivo

 

A Coca-Cola e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) anunciaram durante o Clinton Global Initiative Latin America (CGI) um aporte de US$ 16 milhões – cerca de R$ 36 milhões – para a expansão da plataforma Coletivo Coca-Cola, que existe desde 2009.

 

Para o BID, o aporte se encaixa em uma de suas principais plataformas de atuação, que é a inserção de jovens na sociedade.

 

O Coletivo é um projeto já forte realizado pela Coca-Cola, voltado para oferecer oportunidades econômicas para mulheres empreendedoras e jovens em comunidades de baixa renda, atuando em parceria com instituições locais para oferecer treinamento empresarial e capacitação profissional, empoderamento comunitário e acesso a mercados.

 

Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, explica que a ampliação da parceria com o BID é uma garantia para subir o patamar de qualidade dos processos do projeto.

 

O compromisso com o BID está firmado até 2016. "Na primeira fase vamos focar em três áreas principalmente: Coletivo Varejo, Coletivo Reciclagem e Coletivo Empreendedorismo. Essas são as principais áreas que pretendemos aperfeiçoar num primeiro momento. Com a ajuda do BID, vamos subir de patamar", disse, destacando ainda que, entre os objetivos, está levar o projeto para outros três países da América Latina, que não estão ainda definidos.

 

Uma equipe formada pelo Fumin (Fundo Multilateral de Investimentos), que faz parte do BID, e pelo Instituto Coca-Cola Brasil, irá trabalhar em conjunto para fomentar a formação profissional de jovens, ajudar mulheres a expandir negócios e fortalecer cooperativas de reciclagem.

O novo modelo será implementado, de forma experimental, nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, que tem a Coca-Cola como patrocinadora.

Até o momento, o Coletivo conta com 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas.

 

A expansão da plataforma é um passo decisivo para atingir a meta global “5by20”, que pretende empoderar economicamente cinco milhões de mulheres em toda a cadeia de valor da empresa até 2020. O Brasil é um dos quatro países líderes a adotar a iniciativa, ao lado da Índia, África do Sul e Filipinas, e é considerado uma referência no empoderamento econômico na América Latina. (Propmark)

SBT E TWITTER SÃO PARCEIROS AGORA

Agora,  os fãs do Domingo Legal e das Chiquititas têm acesso aos melhores momentos dos seus programas favoritos no Twitter, graças a uma nova parceria Twitter Amplify entre SBT e Jequiti.

 O Twitter Amplify é um programa de publicidade que combina o poder da televisão com o poder da Internet, para ajudar as marcas alcançarem novos públicos e se tornarem parte da conversa social, onde quer que ela aconteça.

Como parte da campanha, o SBT vai tweetar dois vídeos por dia dos melhores momentos do "Domingo Legal" e das "Chiquititas", a partir da sua conta no Twitter, @SBTonline. Com Tweets Promovidos deste conteúdo pela Jequiti @Jequiti, a empresa de cosméticos irá interagir com os fãs dos programas com base nos seus interesses, Tweets e outras informações públicas disponíveis na rede. O conteúdo da marca Jequiti também aparecerá por 5 segundos antes de cada vídeo do SBT.  

A Jequiti Cosméticos é a primeira marca a participar com o SBT de uma campanha Twitter Amplify, no entanto, a emissora já está negociando novas parcerias com marcas interessadas na oportunidade.

"Temos um enorme potencial para o engajamento nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, estamos sempre presentes entre os trending topics no mundo todo e em todo o país.

Estamos aproveitando este sucesso para lançar esta novidade para os anunciantes, e estamos abertos para criar e explorar este espaço com conteúdos que já são um sucesso na nossa programação", afirma Diego Felice, gerente de Novas Mídias do SBT.  (Redação Adnews)

DRONES PARA ENTREGAR ENCOMENDAS

 

As formas de entregas para pequenas encomendas, por meio dos correios oumotoboys, podem ganhar em breve uma concorrência que vem do céu e que não é humana.

 

Essa inovação foi trazida pela Amazon, que promete, até 2015, levar seus produtos até a casa dos clientes por meio de pequenas aeronaves não tripuladas, chamadas de drones.

 

O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, conhecido por fazer grandes apostas no mundo da inovação, anunciou pessoalmente essa novidade em entrevista coletiva, nosEstados Unidos.

 

O serviço, chamado Amazon Prime Ar, está programado para lançamento em algum momento de 2015, dependendo da aprovação da Administração Federal de Aviação dos EUA.

 

Um vídeo de como o serviço irá funcionar já foi postado no YouTube, mostrando o caminho do pacote desde a retirada do chão do armazém até a casa do cliente . A ideia é fazer com que o drone entregue as encomendas cerca de 30 minutos após o cliente clicar no botão “comprar” na Amazon.com. (Promoview)

 

COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE PROPAGANDA GLOBAL

O ano de 2013 já está a poucos dias de seu fim. Depois de um balanço do cenário, o mercado publicitário já quer saber quais são as principais projeções, tendências, desafios e expectativas para 2014. Com base em dados do grupo ZenithOptimedia, e uma reportagem do Advertising Age, o Adnews compilou dez informações que podem ser essenciais sobre o mercado global de propaganda para 2014. Olha só:

Investimentos globais sobem
A projeção do estudo diz que os gastos com publicidade no mundo todo devem subir cerca de 5,3% em 2014 e aproximadamente e 5,8% em 2015 e 2016, contra um aumento mais tímido, de apenas 3,6% em 2013.

Gasto global bateu recorde
Pela primeira vez na história os gastos globais com propaganda ultrapassaram o montante de US$ 500 bilhões. Isso significa algo em torno de US$ 90 para cada pessoa que vive nos mercados monitorados pelo estudo.

Estados Unidos ainda se recupera da recessão
Os gastos com publicidade nos Estados Unidos ainda estão abaixo dos padrões atingidos antes da recessão. Em 2013, o investimento em propaganda no país não vai ultrapassar os US$ 178 bilhões de 2007 (recorde). Mesmo assim, a ZenithOptimedia prevê um aumento de 4,7% em 2014, o maior crescimento desde 2004. A empresa espera um aumento de 4,6% em 2015 e 4,1% em 2016.

Internet se consolida na vice-liderança
Em 2013 a internet passou os jornais e se tornou a segunda maior mídia em gastos com publicidade em todo o mundo, ficando atrás apenas da televisão. A web agora captura um em cada cinco dólares investidos em anúncio no mundo todo.

Todas as regiões estão crescendo
América Latina é a região que mais cresce em gastos com publicidade desde 2010 e deve manter essa posição de liderança até 2016.

Além disso, o crescimento da América Latina vai acelerar a cada ano a partir de 2013 (8,1%) até 2016 (12,7%). Na Ásia, o crescimento deve ser em torno de 6% a 7%, na Europa os números ainda são modestos com os reflexos da recessão, 1,9% em 2014 e 2,3% em 2015 e 2016, mas apresenta um cenário positivo, já que registrou queda em 2012 e 2013.

O mercado chinês continua aquecido
Na China, o gasto com publicidade vai continuar crescendo na faixa de 10% a cada ano a partir de 2012 até 2016. O País já representa o terceiro maior mercado em investimentos publicitários, atrás apenas de EUA e Japão. Além disso, em 2013, a China teve o maior crescimento entre as 10 maiores mercados de propaganda no mundo. 

O Bloco BRIC está em ascensão
Até 2015 a Rússia vai se tornar um dos 10 maiores mercados de publicidade e se junta ao grupo que já conta com China e Brasil. Na Índia, atualmente o 14º maior mercado em investimento com publicidade, o gasto deve crescer 39% em 2016 versus 2013, fazendo também do país um top 10 dos investimentos.

Nos EUA, 41 dos 100 maiores anunciantes globais
A Europa é a sede de 36 e a Ásia de 23. Entre as 100 empresas do ranking, seis delas não figuravam na lista de 2012: France's Orange, Vodafone, PSA Peugeot Citroën, Renault, Carrefour e Hong Kong Hutchison Whampoa.

Gasto dos anunciantes de tecnologia sobe
O grupo de anunciantes de eletro e tecnologia, de maneira geral, representa a categoria com maior crescimento na lista dos 100 maiores, com um aumento de 9,6% nos investimentos com propaganda. Destaque para a Samsung, que elevou seu gasto em 55,1%, o maior avanço entre os maiores anunciantes.

Cuidados pessoais é a categoria que mais investe
A categoria de cuidados pessoais é a que mais aposta em propaganda em todo o mundo. Ela representa ¼ dos investimentos dentro do cenário dos 100 maiores anunciantes segundo o estudo da ZenithOptimedia. Não à toa, os três maiores anunciantes globais pertencem ao segmento: Procter, Unilever e L'Oréal.
(Redação Adnews
Com informações da Advertising Age)

STARTUP FAZ CLIENTES COMEREM FOTOS

 

É muito comum ver usuários do Instagram tirarem fotos da refeição que comeram no almoço ou daquela sobremesa diferente.

 

Mas uma startup inglesa inverteu essa lógica, e permite que os clientes comam suas próprias fotos.

 

As imagens são selecionadas pelo usuários e são estampadas em doces de marshmallow. A ideia foi desenvolvida junto com a Mint Digital. Para fazer a compra, os usuários devem se cadastrar e fazer login no site da Boomf usando a conta do Instagram.

Eles então selecionam até nove fotos para serem estampadas sobre o doce. O site da empresa dá dicas de qual foto fica bem no marshmallow.

Uma caixa de 4cm x 4cm com os docinhos personalizados é então entregue pelo correio. Caso o usuário deseje, pode tirar foto da novidade e também postar no Instagram, só para não perder o costume.

Cada caixa com nove doces custa 12 libras e a Boomf entrega em vários países da Europa e América do Norte. (Promoview)

INTERNET, A SEGUNDA MÍDIA MAIS IMPORTATE DO MUNDO

A agência ZenithOptimedia - ligada ao grupo Publicis WorldWide - publicou, hoje (9), um estudo sobre os investimentos globais em mídia.A pesquisa revelou que a internet assumiu o posto de 2ª mídia global mais importante, precedida apenas pela televisão.

A TV detém 40,2% do dinheiro investido na publicidade global em 2013, enquanto a internet possui 20,26%. Porém, a tendência prevista é que a mídia digital conquiste mais terreno e detenha uma fatia de 26,6% em 2016.

A publicidade mundial deverá faturar no total US$ 532 bilhões, até o final de 2013. Este valor representa um crescimento de 3,6% em relação ao ano passado e irá superar pela primeira vez a casa dos US$ 500 bilhões. Segundo a ZenithOptimedia, as taxas de crescimento a partir de 2014 vão voltar ao patamar de 2007 (5,4%) antes da crise econômica global. (Com informações do site idgnow
Redação Adnews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário