Na hora de procurar métodos para aprender línguas estrangeiras, muitos brasileiros recorrem a redes sociais de ensino de idiomas. Hoje, Livemocha, Busuu, Italki e Lang-8 são as mais conhecidas. Todas elas têm funcionamento parecido: um usuário se cadastra gratuitamente no site e pode ensinar seu idioma nativo a outro usuário que deseja aprendê-lo.
No entanto, não bastam novas ferramentas para aprender uma língua estrangeira. Para Vera Menezes, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o segredo de um bom desempenho nesse tipo de aprendizado é a motivação pessoal.
"Um curso online exige mais autonomia e mais disciplina. Em função disso, muitas pessoas podem desistir, principalmente aquelas que acreditam no mito de que o professor é que é responsável pela sua aprendizagem. O aluno deve ter disciplina, planejar seu tempo de estudo e ir além do curso, procurando outras formas de usar a língua para ler, ouvir, escrever e falar".
Nesse ponto, Vera reconhece o diferencial da web. "Ninguém aprende uma língua apenas com atividades pedagógica. É preciso também usar essa língua em contextos reais tais como, ler, ouvir música, interagir com pessoas, assistir filmes.”
“Nesse sentido, a web trouxe muitas possibilidades de práticas sociais da linguagem. O quer precisa mudar é a mentalidade do aprendiz. Ele precisa entender que as possibilidades de ter experiências com a língua estão ao seu redor e que cabe a ele vivê-las".
Dicas da escola Saint George International para turbinar o aprendizado de idiomas:
Aprenda todos os dias
Mesmo quando você estiver cansado, faça algum aprendizado, mesmo por cinco ou dez minutos. Nunca perca a chance de aumentar seu conhecimento. Use-o, ou perca! Prática leva à perfeição.
Esteja motivado
Qual é seu objetivo? Sempre pense no seu objetivo. Você está aprendendo porque quer alcançar algo. Quando chegar lá, sua vida será melhor. Lembre-se sempre disso, mesmo quando for difícil.
Grave novo vocabulário
Para realmente aprender uma nova palavra, você tem que se lembrar disso seis vezes, por horas, dias e semanas. Escreva todas as suas novas palavras em um caderno que você possa sempre carregar. Ou guarde gravações em seu celular - ele está sempre com você, não é?
Leia, leia e leia
Leia (na língua estrangeira) coisas que você gosta, nada tedioso. Repare nos padrões gramaticais e no vocabulário. Quanto mais você ler, mas rápido você progride -- simples assim.
Seja forte
Não se preocupe com erros pequenos! Ninguém se importa. Quando você aprende um novo vocabulário ou gramática, use isso o quanto antes. Se você não estiver 100% certo, alguém o corrigirá. Desafie a si mesmo.
Use a tecnologia
Ouça podcasts de nativos. Faça testes online checando seu nível de conhecimento. Leia notícias, assista a vídeos e use games no idioma que você deseja aprender. Comente em artigos e interaja em blogs. Grave sua pronúncia em programas de software livre. (UOL Educação)
DIGIGAL E MÓBILE DEVEM CRESCER EM 2014
As previsões para os investimentos em
publicidade para 2014 mostram visões diferentes, mas todas apontam para o
crescimento das áreas de digital e mobile. Empresas ligadas aos maiores grupos
de comunicação do mundo divulgaram novos relatórios que apontam para o aumento
da verba investida nesses segmentos no ano que vem.
A ZenithOptimedia, do
Publicis, prevê um crescimento de 5,3% nos investimentos para o ano que vem,
pontuando como oportunidade eventos como as eleições americanas e a Copa do
Mundo Fifa.
A publicidade na internet
ganhará força, chegando a representar 26,6% dos gastos globais em 2016 contra
os 20,6% que representam hoje. Esse crescimento será liderado pela área de
mobile, que expandirá a uma taxa de 50% ao ano durante esse período.
Já a Magna Global, parte do
Interpublic, prevê um crescimento de 6,5%, com boa parte associada ao digital.
A GroupM, do WPP, por sua vez, reduziu a previsão para uma expansão de 4,6%.
Atualmente, a publicidade
mobile representa 2,7% do total global. Até 2016, porém, a expectativa é que
essa participação quase triplique, chegando a 7,7%, quando o segmento
ultrapassará meios tradicionais como revistas, outdoors e rádio.
"A tecnologia móvel
está criando novas oportunidades para que os profissionais do marketing se conectem
com seus consumidores", disse Steve King, chefe-executivo da Zenith.
"Combinado aos
mercados emergentes e dinâmicos, esse processo vai criar condições para um
aumento estável no investimento publicitário pelos próximos três anos",
concluiu.
A Zenith afirmou que a área de mobile
responderá por 36% dos gastos adicionais nos próximos três anos, à frente da
televisão. A empresa completou dizendo que "é a primeira vez nos últimos
20 anos que uma nova plataforma está expandindo o consumo de mídia sem canibalizar
qualquer outra plataforma". (Propmark)
CUIDADO, O FBI ESPIAR
VOCÊ
É melhor desconectar sua webcam. O motivo? De acordo com um ex-diretor
do FBI, a Agência Federal de Investigação norte-americana pode ligar a câmera
do computador de uma pessoa sem que ela perceba. Marcus Thomas ressaltou, em
entrevista ao Washington Post, que o órgão tem utilizado essa técnica de
espionagem há alguns anos.
O método dribla a burocracia do país e faz com que os investigadores
não precisem conseguir um mandado judicial para espionar certos usuários.
A pescaria é feita com métodos como o pishing, ou seja, e-mails com os
famosos clique aqui ou abra o boleto. A técnica, porém, é usada com moderação,
segundo fontes ouvidas pelo Post.
Segundo Thomas, o artifício já foi usado em casos de terrorismo e
investigações criminais. (Via UOL, Redação
Adnews)
INSCRIÇÕES
PARA VAGAS DE GRADUAÇÃO NA EUROPA
Estudantes de graduação nas áreas de educação, engenharia e tecnologia e de doutorado em engenharia e tecnologia podem se inscrever, até 14 de fevereiro, no programa Brasil Erasmus Mundus.
O programa é formado por nove instituições europeias e 11 universidades brasileiras com o objetivo de promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores.
São ofertadas bolsas de estudo em universidades da França, Alemanha, Portugal, Grécia, Espanha, Luxemburgo, Romênia, Eslováquia e Itália. Para a graduação, o valor da bolsa é de 1.000 euros e para doutorado é de 1.500 euros mensais. Além disso, os selecionados receberão auxílio-mobilidade, seguro-saúde e recursos para pagamento das taxas da universidade.
Para se candidatar, é preciso ter nacionalidade brasileira e não pode ter exercido qualquer atividade de estudo ou trabalho em países europeus durantes 12 meses nos últimos cinco anos. O inscrito deve ser fluente no idioma do país onde está a instituição de destino a que se candidatar.
Guia do candidato
Este documento contém informações detalhadas sobre o procedimento de candidatura. Aconselhamos que o leia cuidadosamente antes de começar a preencher o formulário de candidatura.
Formulário de Candidatura
Esse formulário foi criado para ser um método fácil e simples de preparar a candidatura, permitindo que você inclua gradualmente os detalhes e as informações necessárias.
Você deverá iniciar o Formulário de Candidatura definindo o NOME DE USUÁRIO e a SENHA. Desde o início, você deverá escolher o tipo de bolsa de estudos para o qual deseja receber o apoio do Programa.
O Formulário de Candidatura poderá ser preenchido em inglês e, excepcionalmente, em português.
Antes de começar a preencher o Formulário de Candidatura, você deverá verificar se possui todos os certificados e habilidades linguísticas necessárias para participar do(s) programa(s) desejado(s). Também é recomendável ler as Diretrizes para os candidatos e as Perguntas Frequentes antes de começar.
Se um candidato enviar mais de uma candidatura, o sistema automaticamente considerará a mais recente.
Quem pode se candidatar?
Para serem considerados elegíveis para se candidatar a uma bolsa de estudos do IBRASIL, os participantes deverão atender a um conjunto de requisitos mínimos.
Critérios
gerais para todos os tipos de mobilidade:
Estudantes europeus:
- Devem ser cidadãos
de um dos países europeus elegíveis;
- Devem ter
conhecimentos suficientes do idioma dos cursos ou de um dos idiomas
falados nos países anfitriões;
- Os estudantes de
graduação deverão ter concluído com êxito pelo menos um ano de estudos em
nível universitário/de Ensino Superior;
Estudantes do Brasil:
- Devem ter
nacionalidade brasileira;
- Não devem ter
residido ou realizado sua atividade principal (estudos, trabalho etc.),
por mais do que um total de 12 meses nos últimos cinco anos, em algum dos
países europeus elegíveis no momento do envio da candidatura para a
parceria;
- Não devem ter
recebido a bolsa de estudos do Erasmus Mundus no passado para o mesmo tipo
de mobilidade;
- Os estudantes de
graduação deverão ter concluído com êxito pelo menos um ano de estudos em
nível universitário/de Ensino Superior;
- Devem ter
conhecimentos suficientes do idioma dos cursos ou de um dos idiomas
falados nos países anfitriões;
- Devem respeitar os
critérios específicos e adicionais aplicáveis a cada tipo de mobilidade
(graduação, doutorado, pós-doutorado, equipe administrativa e acadêmica).
Critérios
específicos para cada tipo de mobilidade:
- Estudantes
de graduação
Os estudantes de graduação deverão ter concluído com êxito pelo menos um ano de estudos na instituição do país de origem. - Estudantes
de doutorado
Os estudantes de doutorado que se candidatam a uma bolsa de estudos de mobilidade deverão estar matriculados em um curso de doutorado em uma instituição brasileira/ europeai - Estudantes
de pós-doutorado
Candidatos de pós-doutorado devem ter obtido o seu doutoramento nos últimos dois anos e devem ter o apoio de uma instituição brasileira para realizar mobilidade de pós-doutorado - Equipe
acadêmica e administrativa
Os candidatos da equipe deverão trabalhar em tempo intergral em uma das universidades parceiras.
É importante mencionar que, além desses critérios, poderão haver outros definidos internamente por cada instituição parceira do Projeto. Portanto, os candidatos deverão garantir que entraram em contato com a pessoa de contato da instituição para saber sobre os critérios de elegibilidade específicos estabelecidos pela instituição de origem (se aplicável) ou pela(s) instituição(ões) de destino para a(s) qual(is) desejam se candidatar.
Definição de Grupo de Destino:
Dependendo de suas características, todos os candidatos se enquadram em um dos três Grupos de Destino estabelecidos pela Comissão Europeia para o Programa Erasmus Mundus – Ação 2. Cada um dos Grupos de Destino possui diferentes tipos de bolsa de estudo de mobilidade disponíveis.
Grupo
de Destino 1:
|
Grupo de Destino 2:
|
Grupo de Destino 3:
1.
Pessoas
na situação de refugiado ou beneficiárias de asilo (internacional ou de
acordo com a legislação nacional de um dos países europeus de destino); ou
2.
Pessoas
que comprovadamente foram expulsas de forma não justificada da universidade
por motivos raciais, étnicos, religiosos, políticos, relacionados ao gênero
sexual ou à orientação sexual; ou
3.
Pessoas
que pertencem a uma população indígena abrangida por uma política nacional
específica ou deslocados internos.
|
Mais informações no site do programa. (UOL Educação)
COMO (NÃO) ESPANTAR CLIENTES
Desde
o início dos anos 1990, o varejo tem colocado o atendimento a clientes como
foco principal das atenções. Não que no passado isso não fosse importante, mas
com a concorrência mais fraca e a demanda reprimida, a qualidade no atendimento
acabava sendo relegada a um segundo plano.
Nos
dias atuais, a maioria dos varejistas já entende que satisfazer plenamente o
cliente não é apenas uma estratégia de diferenciação, mas de sobrevivência.
Porém, ainda existe uma distância entre o que sabemos que deve ser feito e o
que acabamos encontrando nas lojas.
Administrar uma empresa
varejista tornou-se uma atividade de grande técnica, talento e dedicação. As
tomadas de decisão são contínuas e envolvem conhecimento de áreas bastante
diferentes e complexas como a gestão de compras e estoques, marketing e vendas,
além de recursos humanos, ou financeiros, só para citar as mais importantes.
Num ambiente com tantas
variáveis a serem analisadas, os pequenos detalhes do atendimento na loja
acabam passando despercebidos.
São eles que poderão
fazer a diferença no futuro, uma vez que o investimento para trazer o
consumidor até a loja pela primeira vez é, muitas vezes, maior do que converter
um visitante em cliente freqüente.
Existem diversas razões
para que um comprador em potencial não venha a tornar-se cliente fiel. Nesse
artigo vou tratar apenas das atitudes da força de vendas que os espantam, às
vezes para sempre.
As falhas no atendimento
já começam pelo descuido dos vendedores ao abordar o cliente, muitas vezes
fazendo as "desgastadas" perguntas do tipo "Posso te
ajudar?", antes mesmo que o consumidor tenha tido tempo de receber as
informações visuais contidas nas vitrines ou no interior da loja.
O processo de compra
possui uma importante fase de absorção de informações por todos os sentidos
humanos - visão, audição, tato, olfato e paladar (as duas últimas
principalmente para alimentação) - que não deve ser perturbada.
Quando um cliente está
em frente a uma vitrine, ou entra num estabelecimento, ele recebe uma forte
carga de informações visuais (modelos, cores, design, preço, combinações) e
auditivas (música ambiente, ruídos) que serão processadas e analisadas.
Esta etapa da compra
demora apenas alguns segundos, porém é muito importante que não ocorram
interferências, como por exemplo, uma pergunta inoportuna feita pelo vendedor.
Existe o momento mais
adequado para a abordagem. Porém, não existe um cálculo preciso de quando ele
ocorre, uma vez que lidamos com pessoas diferentes. O que podemos afirmar é que
sempre ocorrerá uma janela para a abordagem ideal ao cliente.
Para saber a hora certa
do "ataque", o vendedor deve observar os olhos do cliente e procurar
sinais indicando que eles fixaram um alvo ou que perderam o interesse nos
produtos. Nesse exato momento a janela se abre e a abordagem deve ser feita,
senão ela se fechará e o cliente reiniciará a busca de informações.
Após uma abordagem bem
sucedida, ou quando o cliente busca espontaneamente o atendimento, um outro
grupo de falhas pode ocorrer. Aquelas relacionadas com a apresentação pessoal e
a postura da equipe de vendas, é um exemplo.
Entre as mais abominadas
destacam-se: fumar ou cheirar a cigarro, suor em excesso, mascar chicletes ou
comer algo. Também o desleixo com a própria aparência: barba, cabelos,
maquiagem, roupa, etc., e a comunicação corporal: caminhar e cumprimentar com
preguiça, manter os ombros caídos, permanecer sentado ou encostado em algo.
Expressão enfadonha também é indesejável. Precisamos sempre estar atentos, pois
o corpo diz muito a nosso respeito!
O modo de falar do
vendedor é muito importante. Repetidos erros de português, gírias, tratamentos
pessoais forçados ou termos técnicos em excesso acabam "ofendendo" a
capacidade intelectual do cliente.
Outra questão, é o
quanto ou sobre o que falar. A época do vendedor que fala muito já acabou,
muito embora ainda possamos encontrar alguns "ladrões de tempo" pelas
lojas.
O cliente, na maioria
das vezes, tem pressa, ou tem algo mais importante para fazer do que ouvir
estórias e mais estórias. Assim a recomendação é: pergunte e ouça mais, fale o
menos possível, forneça apenas a informação necessária para uma boa compra e
jamais entre em assuntos pessoais ou polêmicos, mesmo que o cliente peça. A
loja é um lugar de negócios, não um ponto de encontro.
O bom vendedor procura
agir de forma natural, transmitindo segurança e tranqüilidade ao comprador. O
diálogo com o cliente deve ser agradável durante toda a compra, sendo
imprescindível que a equipe de atendimento, desde o vendedor até o caixa, dê
atenção, olhe nos olhos, e evite ser lacônica, mecânica ou repetitiva.
Como é impossível
identificar quem se tornará ou não um cliente habitual da loja, trate todos da
mesma forma. Ainda é comum certa discriminação por parte da equipe seja pela
aparência do consumidor ou mesmo pelo objetivo da visita.
Por exemplo, ainda é
comum recebermos uma atenção menor quando vamos trocar uma mercadoria. Mal
sabem os vendedores que as trocas são grandes oportunidades de novas vendas ou
de conquistar a fidelidade dos compradores.
Vale lembrar aqui, que
trocas devem ser feitas nas condições previstas por lei, isto é, qualquer dia
do mês ou da semana. Assim as abomináveis placas "Não Fazemos Trocas nos
Finais de Semana" além de espantarem os clientes (até potenciais clientes),
ainda estão contrariando o Código de Defesa do Consumidor.
Os vendedores devem
ainda tomar muito cuidado com as promessas que fazem aos clientes. Uma pequena
falta ou esquecimento pode transformar um cliente fiel, num inimigo. Para isso,
recomenda-se o uso de uma agenda e do cadastro de clientes, onde são agendados
os futuros contatos, bem como um histórico do relacionamento.
Para finalizar, ainda
existem duas atitudes que realmente irritam os clientes. A primeira delas é o
vendedor não fornecer com segurança as informações necessárias para o
fechamento do negócio, como, por exemplo, não possuir uma tabela de preços
atualizada ou uma calculadora para calcular com precisão uma prestação. A
outra, é ser totalmente inflexível quando houver insistência que ele consulte o
gerente ou o proprietário da loja sobre uma proposta ou informação.
O empresário preocupado
e focado na redução das atitudes negativas, que geram perdas diárias de
clientes, estará mais preparado para enfrentar os grandes desafios
proporcionados pelo varejo nos próximos anos. (Por Gustavo Carrer I. Azevedo, Consultor do
Sebrae-SP. Fonte: Site SEBRAE-SP)
TOP
MARKETING PROFESSORS ON TWITTER
hese are the top 100 marketing professors around the world who 1) provide useful content, 2) consistently engage with their followers, 3) truly "get it" when it comes to the best ways to use Twitter and other forms of social media, and 4) were active on Twitter as of December 9, 2013. These professors have been selected using a proprietary algorithm that I developed while writing my latest book and continue to refine.
This list is organized by number of followers (in descending order). You can also follow these professors using Chris Herbert's Twitter list.
Please let me know if we have missed any professor who is actively teaching marketing courses at an accredited university. After the review and confirmation process, he/she may be added to this list, which is updated regularly.
Please also visit our other "Top Twitter" lists: Top CMOs and Top Marketing Book Authors. Enjoy!
- #1: Glen Gilmore
Adjunct Professor at Rutgers University
www.Twitter.com/GlenGilmore - #2: Andrés Silva
Arancibia
Professor at the Universidad Andrés Bello
www.Twitter.com/AndresSilvaA - #3: Mark Schaefer
Adjunct Professor at Rutgers University
www.Twitter.com/MarkWSchaefer - #4: Dr. Gary Schirr
Assistant Professor at Radford University
www.Twitter.com/ProfessorGary - #5: Roberto Arancibia
Professor at the Universidad UNIACC, the Universidad del Pacífico, and the Universidad Mayor
www.Twitter.com/RobertoA - #6: Patrick Strother
Visiting Associate Professor at the University of Minnesota
www.Twitter.com/PatrickStrother - #7: Dr. Steve Greene
Professor at Oral Roberts University
www.Twitter.com/DrSteveGreene - #8: Miguel Angel Trabado
Associate Professor at the ESERP School of Business
www.Twitter.com/MATrabado - #9: Shashi Bellamkonda
Adjunct Professor at Georgetown University
www.Twitter.com/ShashiB - #10: Dr. Luc Dupont
Professor at the University of Ottawa
www.Twitter.com/LucDupont - #11: Deirdre Breakenridge
Adjunct Professor at New York University
www.Twitter.com/DBreakenridge - #12: Gil Giardelli
Professor at the Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo
www.Twitter.com/GilGiardelli - #13: Dr. Jennifer Aaker
Professor at Stanford University
www.Twitter.com/Aaker - #14: Dr. William Ward
Professor at Syracuse University
www.Twitter.com/Dr4Ward - #15: Berenice Ring
Professor at Fundação Getulio Vargas
www.Twitter.com/BereniceRing - #16: Mike Johansson
Visiting Professor at the Rochester Institute of Technology
www.Twitter.com/MikeJNY - #17: Kerry Gorgone
Professor at Full Sail University
www.Twitter.com/KerryGorgone - #18: Kit Yarrow
Professor at Golden Gate University
www.Twitter.com/GenBuy - #19: Dr. Bang Nucleon
Professor at Oxford Brookes University
www.Twitter.com/ProfBangNguyen - #20: Dr. Tracy Tuten
Associate Professor at East Carolina University
www.Twitter.com/Brandacity - #21: Beverly Macy
Professor at the University of California at Los Angeles
www.Twitter.com/BeverlyMacy - #22: Dr. Joe Bob Hester
Associate Professor at the University of North Carolina
www.Twitter.com/JoeBobHester - #23: Lauri Harrison
Adjunct Professor at Columbia University
www.Twitter.com/LHarrison - #24: Dr. David Aaker
Professor Emeritus at the University of California at Berkeley
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Professor at Seneca College
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Professor at Seneca College
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Associate Professor at Howard University
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Adjunct Professor at Northeastern University
www.Twitter.com/UsefulArts - #29: Rachel Brockway
Adjunct Professor at Arizona State University and Grand Canyon University
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Professor at the University of Massachusetts at Dartmouth
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Professor at Boston College
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Adjunct Professor at Rutgers University
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Professor at New York University
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Professor at the University of Northern Colorado
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Professor at Southern New Hampshire University and Emerson College
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Assistant Professor at Texas Tech University
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Professor at Católica de Santa Catarina e a PUCPR
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Associate Professor at Oklahoma State University
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Assistant Professor at the University of Delaware
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Associate Professor at Rutgers Business School
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Professor at Full Sail University
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Assistant Professor at Ryerson University
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Professor at Algonquin College
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Assistant Professor at the University of Texas
www.Twitter.com/AngelineClose - #93: Timi Cornell
Professor at Full Sail University
www.Twitter.com/TimiCornell - #94: Dr. Laura Bright
Assistant Professor at Texas Christian University
www.Twitter.com/LBright - #95: Dr. Raymond Fisk
Professor at Texas State University
www.Twitter.com/RayFiskTX - #96: Dr. Akon Ekpo
Assistant Professor at the University of Illinois at Chicago
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Associate Professor at the Université de Strasbourg
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Assistant Professor at Ryerson University
www.Twitter.com/LSRohani - #99: John Benavidez
Professor at the University of New Mexico
www.Twitter.com/ProfBenavidez - #100: Michael Czinkota
Professor at Georgetown University
www.Twitter.com/MichaelCzinkota
COMERCIAL É BANIDO DA TV
A ACMA, órgão que regula a publicidade na Austrália, baniu da
televisão um comercial criado pela Gorilla para a marca de preservativos Four
Seasons por considerar o filme impróprio. A produção mostra um casal
"testando" os vários tamanhos da camisinha na farmácia, mas sem
mostrar qualquer parte íntima.
Segundo o código da ACMA, não é
permitido mostrar o uso de produtos ligados ao sexo em comerciais de televisão.
Apesar da proibição na TV, o filme foi publicado pelo anunciante em seu canal
oficial doYouTube, onde já soma quase 1,5 milhão de
visualizações. (Propmark)
LEILÃO DA FAIXA DE 700 MHZ VAI DEMORAR
A realização da licitação da faixa de 700 MHz no primeiro
semestre de 2014 depende de várias definições de ordem técnica, política e
jurídica.
O tema tem sido pauta de diversas reuniões e comissões do
Congresso Nacional que tem acompanhado o assunto de perto, uma vez que o Brasil
adotou o sistema nipônico de utilização da faixa espectral, no qual subfaixas
da DTV (TV Digital) se intercala com o SMP (Serviço Móvel Privativo).
Na camada técnica, testes de convivência entre ambas as
tecnologias começaram no último dia 02 de dezembro, segundo informação da
Telesintese, e a partir dos resultados dos testes, um relatório de boas
práticas de mitigações de interferências prejudiciais entre um serviço e outro
será produzido.
Tal documento, de cunho estritamente técnico, servirá de
base para a elaboração do edital do leilão que passará por consultas públicas.
Segundo a resolução 625 da Anatel, que trata da destinação
da faixa de 700 mhz para a televisão digital, serviço móvel privativo, defesa,
segurança pública e infraestrutura, os custos decorrentes da "limpeza do
espectro" serão atribuídos às operadoras vencedoras do leilão.
O termo desta "limpeza” é uma alusão à desativação
dos serviços de TV analógica, que deverão ser assumidos pelos interessados na
faixa. Antes de se ter o resultado dos testes, não dá pra se ter uma ideia de
quanto custará o processo de "switch off", mudança de tecnologia analógica
para digital.
Paralelamente ao assunto, tramita no Congresso Nacional o
projeto de lei sobre o marco civil da internet, que poderá afetar diretamente
como o serviço deve ser comercializado no futuro.
Enquanto não houver uma definição clara desses assuntos,
as operadoras tendem a ter muita cautela quanto ao leilão por não saberem ao
certo quanto vale a faixa, não obstante ao grande interesse na obtenção dos
direitos de uso.
O processo de convergência digital tem diminuído muito a
participação das TV's abertas no que tange a audiência do público em geral.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a TV aberta está
extinta, sendo os conteúdos hoje entregues por TV's a cabo. Outros serviços
como Netflix, além de agências digitais de notícias, têm ganhado muitos
adeptos, principalmente entre os mais jovens.
Embora a TV aberta ainda seja a mais abrangente aqui no
Brasil em termos de audiência, é certo que a convergência digital, cedo ou
tarde, diminuirá seu share.
Sendo a TV aberta uma mídia formadora de opinião em
âmbito local e nacional, a discussão ganhou um contorno político por razões
elementares ao processo de acesso e manutenção do poder político.
Uma vez concluídos os testes de mitigação das
interferências prejudiciais entre os serviços - que tem como data final abril
de 2014 - haverá uma consulta pública para aprovação dos termos técnicos do
regulamento e, após a publicação da norma técnica o edital de licitação da
faixa será submetido aos ritos.
O tempo desvanecerá todas essas dúvidas que são
relativamente comuns quando os assuntos são novas tecnologias. De todas as
dimensões da questão, as mais fáceis de resolver são as de ordem técnica.
Ao governo brasileiro e suas instituições, cabe muita
sobriedade na condução do processo para que o consumidor não acabe pagando a
conta da "limpeza do espectro". (Por
Dane Avanzi, no Adnews)
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Depois de vencer a Palma de Ouro no Festival de
Cannes e o diretor levar o prêmio Fipresci (The International Federation of
Film Critics), AZUL É A COR MAIS QUENTE é aclamado e
apontado pelos principais críticos como o Melhor Filme de 2013.
O site New York Film Critics Circle, que reúne os
principais críticos de jornais e revistas semanais, indicou a obra como
Melhor Filme Estrangeiro do ano. Já na 39ª edição do LAFCA (Los Angeles Film
Critics Association Awards), o filme também levou os prêmios de melhor filme
estrangeiro e o de Melhor Atriz, para Adèle Exarchopoulos.
Adaptação da história em quadrinhos homônima,
escrita e desenhada por Julie Maroh, AZUL É A COR MAIS QUENTE
é considerada umas das melhores histórias de amor de todos os tempos. O filme
foi presenteado com a interpretação visceral da jovem Adèle Exarchopoulos, de
apenas 19 anos, que traz beleza e delicadeza aos conflitos pelos quais sua personagem
passa ao descobrir sua primeira paixão.
Questionado sobre sua relação com o roteiro da
produção, Kechiche admite ter passado por sua cabeça que Adèle, personagem de
15 anos que descobre o sentido de uma relação nos braços de outra garota,
esteja para ele como Antoine Doinel está para François Truffaut. Para o
diretor, Adèle é uma heroína por reunir a solidão e dor - sentimentos nem
sempre dimensionados ou expressados da melhor forma e comuns a todos pelo menos uma vez na vida – com a
capacidade de seguir em frente no momento em que a vida dá continuidade ao
seu curso.
Sinopse
Aos 15 anos, Adèle não tem duvidas de que garotas
saem com garotos. Sua vida muda para sempre ao conhecer Emma, uma jovem de
cabelos azuis, que a permitirá conhecer novos desejos e se conhecer como
mulher e adulta. Diante disso, Adele cresce, procura-se, perde-se,
encontra-se...
Ficha Técnica
Título original: La Vie d’Adèle – chapitre 1 & 2
Elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim
Kechiouche, Jérémie Laheurte, Catherine Salée.
Direção: Abdellatif Kechiche
Roteiro: Abdellatif Kechiche e Ghalia Lacroix
Produção: França
Fotografia: Sofian El Fani
Edição: Ghalia Lacroix, Albertine Lastera, Jean-
Marie Lengelle e Camille Toubkis.
Gênero: Drama/Romance
País: França
Ano: 2013
COR
Tempo: 179 min.
Classificação: a verificar.
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AS PERSPECTIVAS
PARA O MERCADO DE REDES SEM FIO
A Ruckus
Wireless, Inc.
revela as principais tendências de Wi-Fi para 2014 nos setores corporativos e
de operadoras. O ritmo acelerado de dispositivos móveis irá continuar.
Empresas de
diferentes setores necessitam proporcionar um desempenho sem fio confiável e
consistente para os seus funcionários e clientes.
Operadoras e
provedores de serviços precisam construir uma infraestrutura Wi-Fi forte não só
para diminuir o congestionamento da rede, mas também para capacitá-los para
proporcionar uma experiência Wi-Fi rápida, confiável e abrangente para os
assinantes.
O
Brasil chegou a seis mil hotspots Wi-Fi públicos em outubro, de acordo com
dados publicados pela Teleco. Atualmente, 795 municípios brasileiros têm acesso
Wi-Fi disponível para a população, inclusive em áreas rurais. O número total de
hotspots no Brasil atingiu a marca de 67.953.
Estas
são as perspectivas da Ruckus Wireless para 2014:
Principais
tendências de Wi-Fi: previsões 2014 para o setor corporativo
1.
A adoção dos pontos de acesso (APs) 802.11ac vai aumentar, impulsionada
principalmente por mais dispositivos habilitados para 802.11ac, e também por
conta da oferta de APs 802.11ac 2x2 de menor custo pelos fornecedores.
2.
As soluções em nuvem para gestão e serviços Wi-Fi continuarão a fornecer
tecnologia 'fora de alcance' para as PMEs.
3.
Análise de localização com base em Wi-Fi vai desempenhar um papel maior para as
organizações aumentando a inteligência de negócios, a definição de políticas de
segurança e a melhoria da experiência Wi-Fi gratuita do cliente/usuário.
4.
As estatísticas irão tornar-se mais importantes, especificamente para
correlacionar muitos pontos de dados de clientes (locais, aplicativos, tipo de
dispositivo, tendências, etc.)
5.
Vamos ver uma continuação da adoção e integração de soluções BYOD e
gerenciamento de dispositivos.
6.
Hotspot 2.0 vai ter tração na empresa como mais um meio para fornecer acesso
Wi-Fi.
7.
As mídias sociais (Facebook , Google+), como credenciais de ingresso para
acesso Wi-Fi, serão difundidas entre as organizações que fornecem o acesso a
visitantes.
Principais
tendências de Wi-Fi: previsões para provedores de serviço/ operadoras
1.
Os consórcios de roaming Hotspot 2.0, em grande escala, se tornarão uma
realidade. Eles irão permitir a conectividade automática e segura de redes
Wi-Fi com dezenas de milhares de parceiros de roaming e milhões de APs. A
maioria desses parceiros serão locais públicos que têm amplas implementações de
Wi-Fi no interior.
2.
As empresas continuam a olhar para serviços de Wi-Fi gerenciados e para
resolução de problemas com a complexidade da rede, novos serviços e uma
escassez de competências em muitas empresas de TI.
3.
Os serviços baseados em localização irão tornar-se uma parte rentável de
serviços gerenciados.
4.
Handoff Wi-Fi simples vai se tornar uma realidade com tecnologias como 802.11r
e 802.11k fazendo seu caminho para dispositivos móveis e APs.
5.
MSOs de cabo em todo o mundo vão continuar a adotar, de forma agressiva, a
tecnologia Wi -Fi, como forma de afastar o excesso de construtores, adicionar
ao seu pacote de serviços e pegar as melhores localizações. Isso também irá
definir o cenário para as relações com MNOs em roaming no futuro.
6.
O trabalho continua na convergência de Wi-Fi e pequenas células LTE, mas as
células pequenas são improváveis de surgir em grande número antes de 2015.
7.
Sistemas de gerenciamento de Wi-Fi de operadoras começarão a chegar à
infraestrutura de rede Wi-Fi de classe de operadora.
8.
O trabalho prosseguirá em soluções relacionadas a políticas, que ajudarão
smartphones a selecionar entre Wi-Fi e conectividade celular. Esta é uma
questão complexa e que não será resolvida por mais alguns anos.
9.
A tecnologia 802.11ac continua a fazer incursões, com passo para frente
realmente convincente vindo com multi-usuário MIMO em Wave 2. Isso permitirá
que os pontos de acesso falem com até 4 smartphones de único fluxo ao mesmo
tempo.
10.
Não importa quanto a capacidade da rede é colocada no lugar por meio de uma
combinação de celular e Wi-Fi, nunca será o suficiente. Mais espectro e ideias
de compartilhamento do espectro são necessários, junto com cada vez maior
densificação da rede.
Os
usuários precisam se conectar em qualquer lugar, a qualquer hora e a tecnologia
Wi-Fi pode ajudar a tornar isso possível de uma forma custo/efetiva. Detalhes: http://www.ruckuswireless.com.
BRAZTOA DIVULGA CALENDÁRIO DE ENCONTROS
COMERCIAIS
A Braztoa definiu
o calendário dos Encontros Comerciais de 2014 e abriu as inscrições para a sétima edição
do Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa, que acontece em 18/03, na Firjan, Rio de Janeiro. Os agentes de viagens podem se inscrever gratuitamente no portal da entidade.
Serão
disponibilizados dois roteiros de Caravanas Rodoviárias. O primeiro partirá de
Juiz de Fora (MG), passando também por Três Rios (RJ) e Petrópolis (RJ).
Já o segundo
roteiro sairá de Resende (RJ) e passará por Barra Mansa (RJ) e Volta Redonda
(RJ). Haverá ainda três roteiros de traslados (somente retorno do evento), com
saídas às 19h30, em frente à Firjan com destino a Zona Sul (Copacabana, Leblon
e Barra da Tijuca), a Niterói (São Gonçalo e Icaraí) e a Nova Iguaçu.
Confira a agenda dos Encontros Comercial Braztoa em 2014:
7º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa
Local: Firjan – Av. Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro (RJ).
Data e Horário: 18/03, das 12h às 18h30.
7º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa
Local: Firjan – Av. Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro (RJ).
Data e Horário: 18/03, das 12h às 18h30.
5º Encontro Comercial Porto Alegre – Braztoa e
Ugart
Local: Hotel São Rafael – Centro de Eventos – Porto Alegre (RS).
Data e Horário: 09 e 10/04, das 13h às 19h.
WTM Latin America e 41º Encontro Comercial Braztoa
Local Transamérica Expo Center – São Paulo (SP).
Data e Horário: 23 e 24/04, das 12h às 20h, e 25 de abril, das 12h às 18h.
Local: Hotel São Rafael – Centro de Eventos – Porto Alegre (RS).
Data e Horário: 09 e 10/04, das 13h às 19h.
WTM Latin America e 41º Encontro Comercial Braztoa
Local Transamérica Expo Center – São Paulo (SP).
Data e Horário: 23 e 24/04, das 12h às 20h, e 25 de abril, das 12h às 18h.
42ª Abav e 42º Encontro Comercial Braztoa
Local: Anhembi – São Paulo (SP)
Data e Horário: de 24 a 28/09
Dia 24 (abertura oficial do evento);
Dias 25 e 26 – das 10h às 19h (apenas dos profissionais do setor);
Dia 27 – das 10h às 15h (apenas profissionais) e das 15h às 19h (também ao público geral);
Dia 28 – das 10h às 19h (profissionais e público em geral).(Promoview)
Local: Anhembi – São Paulo (SP)
Data e Horário: de 24 a 28/09
Dia 24 (abertura oficial do evento);
Dias 25 e 26 – das 10h às 19h (apenas dos profissionais do setor);
Dia 27 – das 10h às 15h (apenas profissionais) e das 15h às 19h (também ao público geral);
Dia 28 – das 10h às 19h (profissionais e público em geral).(Promoview)
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