O uso adequado do conhecimento é o principal diferencial competitivo no
atual mercado, altamente competitivo e recheado de inovações. Quem possui
conhecimento tem os recursos essenciais para provocar mudanças organizacionais
que geram vantagens competitivas em relação à
concorrência.
Vivemos na era da informação e da interconexão, nesse contexto não cabe
mais o modelo de estruturas organizacionais engessadas que não permitem
mudanças sob o pretexto de experiências que deram certo no passado.
Uma organização que não é capaz de aprender está destinada ao fracasso
.Transformar o conhecimento adquirido através da experiência cotidiana
(erros/acertos) em atitudes é uma habilidade que deve ser trabalhada
constantemente, é um exercício diário.
O mercado assume a seguinte configuração: cada vez mais aberto, sem
fronteiras ou barreiras, interconectado, munido de aparato tecnológico.
As organizações veem-se obrigadas a desenvolver processos de
administração mais eficientes, apoiados na transformação das informações em
conhecimento e consequentemente em aprendizado catalizador de mudanças
estratégicas.
Além disso, de nada adiantará
obter as informações se as empresas não souberem como utilizá-las para
conseguir vantagens competitivas em relação a seus concorrentes, o que
significaria ter armas poderosas e não saber como usá-las.
Segundo Chiavenato (2009, p.122) “as pessoas transformam a informação
em conhecimento”. Informação pode ser compreendida como a divulgação de algum
fato, porém o conhecimento se dá através de um juízo e opinião com base em
estudos sobre a mesma divulgação.
Drucker (1995) afirma que na “sociedade do conhecimento” os
tradicionais fatores de produção como o trabalho, capital e a terra tornam-se secundários
e o conhecimento torna-se o recurso mais importante.
De acordo com Choo (2003, p.30) o conhecimento reside na mente dos
indivíduos. No entanto, exige uma conversão e um compartilhamento a fim de se
consolidar como conhecimento.
A criação de significados se dá a partir da interpretação do ambiente,
permitindo aos membros compreender melhor as mudanças e seu significado, com
isso conquistam uma maior segurança e visão estratégica.
Dessa forma, será necessário o desenvolvimento de sistemas de informação
e de redes de relacionamento que levem em consideração o poderoso recurso
chamado capital intelectual (pessoas não são substituíveis, são únicas).
A integração dos recursos disponibilizados através da transformação da
informação em conhecimento, que gera aprendizado transformador, é um alicerce
que apoia os processos decisórios, evitando erros e atrasos nas decisões
estratégicas.
Conhecer os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as tecnologias
desenvolvidas constantemente e as demais forças do mercado será essencial para
a sobrevivência e crescimento organizacional.Conhecimento é poder. (Por
Fabricio Augusto, Via Administradores no Adbews)
UM DOS MELHORES GANES DO ANO
O
Letroca (www.letroca-game.com),
jogo mobile de palavras que já conquistou quase meio milhão de usuários no
mundo, foi indicado como um dos melhores jogos do ano pela Apple, em mais de 15
países.
Desenvolvido
pela Fanatee, empresa brasileira de games, e lançado neste ano, o Letroca
estreou no cenário de games com versões em 3 línguas e já conta com jogadores
em 130 países diferentes.
As
versões da App Store de países como Argentina, México, Peru e Chile também
indicam o Letroca na retrospectiva de apps de mais sucesso em 2013.
O
Letroca é um jogo de palavras que já conta com mais de 70% de sua audiência
vinda de fora do Brasil.
O
jogo é uma criação da Fanatee, estúdio de games que recentemente lançou o
Missing Link, inaugurando uma nova categoria no mercado mundial de jogos. Entre
os criadores do Letroca está Rogerio Silberberg, criador do Fulano.com.br e um
dos precursores do entretenimento digital no Brasil.
O
game está disponível em iPads, iPhones, smartphones e tablets Android, assim
como na web (www.letroca-game.com)
e no Facebook (https://apps.facebook.com/letroca/).
O jogo tem uma mecânica simples, na qual os usuários têm de formar palavras com
letras pré-determinadas pelo sistema, e reúne jogadores de todas as idades. Há
registros de escolas utilizando o Letroca como ferramenta
de desenvolvimento de vocabulário, promovendo competições entre alunos.
“Estrategicamente, é
uma importante conquista para nós, já que apenas um seleto grupo de apps são
escolhidos pela equipe da Apple a cada ano. Também estamos felizes em ver o
Letroca crescer globalmente, tendo o reconhecimento em vários países da América
Latina”, afirma Anthony Eigier, sócio-diretor da Fanatee.
De acordo com a própria equipe da App Store, “esta coleção celebra os apps que mais se destacaram, os mais inovadores e
divertidos de 2013.”
Sobre
a Fanatee
A
Fanatee é uma empresa de games fundada em julho de 2013, utilizando-se da
experiência de seus fundadores em diversas áreas de atuação. Rogerio Silberberg
foi fundador do Fulano.com.br, popular site de entretenimento dos anos 2000,
além das agências F.biz e Blinks. Anthony Eigier e Cesar Mufarej são
co-fundadores da Tree Labs, primeira aceleradora digital de São Paulo e trazem
conhecimentos no desenvolvimento de negócios digitais. Jayme Cavalcanti,
fundador da 14bits, traz a expertise de produção de games. Bruno Golombek
formado em 2012 pela The Wharton School em finanças e empreendedorismo
completa o quadro de founders.
MARKETING:
OPORTUNIDADES QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER!
Ter um bom marketing em seu e-commerce é cuidar
para que ele esteja sempre em dia com a imagem, relacionamento com os clientes
e, também, posicionamento e estratégias de vendas. Com isso, é importante ter
tato para detectar os principais momentos de agir e qual é a melhor maneira
para isso.
As oportunidades são constantes e, muitas vezes, basta apenas observar seus clientes. Veja como melhorar suas ações baseando-se em cada período do dia:
Dia
Entre o período da manhã e tarde, a maioria das pessoas está trabalhando em seus notebooks ou desktops. Sendo assim, direcione e-mails marketing com imagens grandes, boas para este tipo de dispositivo, e use o remarketing para sites de notícia e outros portais bem acessados por seu público-alvo.
Fim da tarde e início da noite
Neste momento, as pessoas estão se deslocando para suas casas, faculdade ou parando para um lanche ou jantar. Ou seja, provavelmente estarão conectadas em seus smartphones e, por isso, será interessante mandar e-mails marketing amigáveis para este tipo de tela e apostar também em anúncios via SMS.
Noite
É durante a noite que suas chances de conversão são maiores. Seus clientes viram seus anúncios durante o dia e poderá comprar o produto desejado em sua casa. Considere boas promoções neste período para potencializar ainda mais as vendas.
Não esqueça também de se programar para os fins de semana, em que as pessoas têm mais tempo para pesquisar e finalizar suas compras, e para as oportunidades sazonais. Você leva em conta o comportamento de seus clientes para planejar suas campanhas? É hora de começar! Boas vendas! (Artigo encaminhado ao Adnews por Felipe Martins, profissional com mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore)
As oportunidades são constantes e, muitas vezes, basta apenas observar seus clientes. Veja como melhorar suas ações baseando-se em cada período do dia:
Dia
Entre o período da manhã e tarde, a maioria das pessoas está trabalhando em seus notebooks ou desktops. Sendo assim, direcione e-mails marketing com imagens grandes, boas para este tipo de dispositivo, e use o remarketing para sites de notícia e outros portais bem acessados por seu público-alvo.
Fim da tarde e início da noite
Neste momento, as pessoas estão se deslocando para suas casas, faculdade ou parando para um lanche ou jantar. Ou seja, provavelmente estarão conectadas em seus smartphones e, por isso, será interessante mandar e-mails marketing amigáveis para este tipo de tela e apostar também em anúncios via SMS.
Noite
É durante a noite que suas chances de conversão são maiores. Seus clientes viram seus anúncios durante o dia e poderá comprar o produto desejado em sua casa. Considere boas promoções neste período para potencializar ainda mais as vendas.
Não esqueça também de se programar para os fins de semana, em que as pessoas têm mais tempo para pesquisar e finalizar suas compras, e para as oportunidades sazonais. Você leva em conta o comportamento de seus clientes para planejar suas campanhas? É hora de começar! Boas vendas! (Artigo encaminhado ao Adnews por Felipe Martins, profissional com mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore)
CONRESSOS PREFOSTS EM 2014
Março/2014
Dia
19 - 7ª Mobile Intelligence 2.0 - São Paulo (http://corpbusiness.com.br/evento/mobile_intelligence/ )
Dia
26 - 5ª RH: Gestão Inovadora Organizacional - São Paulo (http://corpbusiness.com.br/evento/rh_gestao_inovadora/)
Abril/2014
Maio/2014
Dia
22 - 4ª Internal Communications Summit - São Paulo (http://corpbusiness.com.br/evento/internal_communications/)
Junho/2014
Dia
11 - 7ª Crédito & Cobrança - São Paulo ( http://corpbusiness.com.br/evento/credito_cobranca/)
Dia
20 - 5ª Talent Management Strategie Conference - São Paulo
( http://www.corpbusiness.com.br/evento/talent_management/)
Dia
27 - Strategic Sourcing - Compras estratégicas
Setembro/2014
Dia
10 - 4ª Remuneração Estratégica & Benefícios - São Paulo (http://corpbusiness.com.br/evento/remuneracao_beneficios/)
Dias
17 e 18 - 7ª Mobile Payment Summit - São Paulo (http://corpbusiness.com.br/evento/mobile_payment/)
Outubro/2014
Dia
15 - Expatriados Summit - São Paulo
Dia
22 - Lean Seis Sigma Performance - São Paulo
Novembro/2014
Dia
12 - 5ª Riscos e Fraudes Corporativos - São Paulo
Dia
13 - 5ª MoneyTech Summit- São Paulo
Dezembro/2014
Dia
03 e 04 - 7ª Universidade Corporativa - São Paulo
PARA
AGENDAR POSTS NO FIM DO ANO
O ano de 2013 está próximo do fim. A maioria das agências
terá férias coletivas ou dias sem expediente. Mas o que fazer com perfil de seu
cliente? Com o crescimento dos dispositivos móveis, os internautas estarão com
seus smartphones nas viradas de Natal e Fim de ano, desejando boas festas aos
seus pares.
Para ajudar as marcas neste período, o Adnews resolveu
selecionar algumas ferramentas que possibilitam o agendamento de posts.
Twitter, Instagram, Facebook e Tumblr possuem a opção de
agendamento. Os dois últimos oferecem a possibilidade na própria plataforma. Já
com o microblog e com a rede de fotografias, é preciso utilizar ferramentas de
terceiros.
Veja a lista abaixo e, caso conheça mais serviços
interessantes para agendamento de posts, não deixe de comentar.
Veja:
Facebook
A maior rede social do mundo permite que o administrador
de uma página agende o post na própria fanpage. É simples, basta clicar no relógio
abaixo do campo de postagem. São, basicamente, dois passos.
Tumblr
O Tumblr, assim como o Facebook, também fornece a
possibilidade de agendamento na própria plataforma. A programação também é
simples. Ao criar uma nova postagem, clique na seta ao lado de Publicar e
escolha a opção Publicar em... no menu.
No campo abaixo, digite quando você deseja que sua
postagem seja publicada. Você pode digitar um dia da semana e um horário (em
inglês). Por exemplo: next Tuesday, 10am.
Você pode digitar uma data e horário específicos (no
formato americano). Por exemplo: "mm/dd/aaaa 12:34 a.m.". Clique em
Programar postagem.
Instagram
Muitos se perguntam se no Instagram é possível agendar
posts. Sim, mas não diretamente por meio do app, como no caso do Facebook e Tumblr.
É preciso utilizar o site Posts.so. Ele agenda as publicações, além de
permmitir uploads via web, sem a necessidade do aplicativo no mobile.
O serviço é cobrado, mas há um trial de 14 dias para
testes. Por ser um app de terceiros, o próprio Instagram pode decidir excluir
suas fotos sem aviso prévio. Tome cuidado e teste antes de utilizá-lo. A dica é do pessoal
do Media Education e do Ian Black, da New Vegas.
Twitter
Há alguns serviços de agendamento de tweets, mas o mais
confiável e utilizado no universo social media é o TweetDeck. Aliás, a
ferramenta é uma mão na roda para quem precisa gerenciar mais de uma conta
simultaneamente.
Para agendar, basta clicar no botão Schedule Tweet e
escolher o melhor horário. (Redação Adnews)
COMO
RELACIONAR ESTUDANTES E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
A boa convivência da família com o seu pet é fundamental para inserir o
animal na rotina diária de sua nova casa.
Para desmitificar alguns temas como a impossibilidade de se ter um cão
ou gato quando há crianças pequenas ou grávidas na residência, a Saúde Animal,
unidade de negócios da Bayer HealthCare, lançou o projeto educacional Mais
Amigos da Turma Bayer, que consiste na realização de eventos em escolas
públicas e particulares para o reforço da importância desse vínculo entre o
homem e o animal.
Realizado em parceria com a empresa Cão Cidadão, comandada por Alexandre
Rossi, também conhecido como Dr. Pet, e com a Academia Brasileira de Formação
em Agility (ABRAFA), de Betina Correia, o Mais Amigos já levou uma série de
atividades a 28 unidades escolares localizadas em São Paulo, Campinas e
arredores da capital e Grande São Paulo, além da ONG Casa do Zezinho.
Com foco em crianças de 6 a 10 anos, o projeto as conscientiza sobre a
posse responsável, o bem-estar dos animais, as regras de boa convivência e a
prevenção de doenças de maneira divertida e dinâmica.
As visitas contam ainda com brincadeiras com os cães que compõem a Turma
da Bayer, apresentações de teatro e demonstração de agility, atividade
educativa esportiva que aumenta o companheirismo entre o cão e seu dono.
"Desenvolvemos um conteúdo especial, todo ilustrado, que descreve
desde a chegada do animal na casa, a familiarização da criança com o cão, os
cuidados diários, até explicações sobre prevenção de possíveis acidentes",
afirma Ana Lucia Rivera, gerente de produtos da linha de Animais de Companhia
da Saúde Animal.
Ao final das atividades, os pais ainda recebem um kit especial do
projeto contendo o guia Crianças + Pets – Como aproveitar o melhor dessa
relação, um manual com artigos assinados por renomados especialistas como o Dr.
José Bento de Souza, ginecologista e obstetra; Alexandre Rossi e Thais
Oliveira, ambos da Cão Cidadão; Luciana Issa, pedagoga especializada em
psicopedagogia e diretora do IBETAA; Dra. Regina Maria Rodrigues, pediatra, e
Karen Zoreck, médica veterinária e coordenadora técnica da Saúde Animal da
Bayer HealthCare.
“Há diversos estudos que comprovam os benefícios de se possuir um animal
de estimação, por isso incentivamos as famílias a terem o prazer de desfrutar
dessa relação de uma forma segura e tranquila”, finaliza Ana Lucia.
Solicite o seu exemplar
O convívio com animais é muito benéfico em todas as fases da vida. Para
manter uma relação segura, basta que sejam observados alguns cuidados básicos
com o pet como a vacinação, a vermifugação e as consultas periódicas ao veterinário.
Essas informações e outras dicas comportamentais podem ser conferidas no
Guia Crianças + Pets – Como aproveitar o melhor dessa relação, que pode ser
solicitado gratuitamente, em formato digital, pelo e-mail bayerpet@bayerhealthcare.com.
AS CAMPANHAS MAIS POLÊMICAS DO ANO
Quando agências e anunciantes pensam
a ideia de uma campanha, certamente um dos maiores objetivos é que o trabalho
seja amplamente repercutido e comentado. Mas é claro, sempre pelo viés
positivo, o que nem sempre acontece.
Por ousadia, gafe ou infelicidade,
algumas peças e campanhas acabam ficando conhecidas e discutidas por seu alto
grau de polêmica, na maioria das vezes algo bem embaraçoso para as marcas.
Neste quesito, o ano de 2013 foi
recheado. Escorregões em grafias, excesso de sensualidade, frases impensadas e
“zoação” além dos limites deram as caras nessa retrospectiva. Confira:
Marisa – Uma grafia errada
Uma das gafes mais comentadas de 2013 foi a frase estampada em uma camiseta do catálogo infanto-juvenil da Marisa: great rapers tonight.
A tradução literal é algo como grandes
estupradores hoje à noite. Possivelmente o estilista quis usar a palavra
rappers, mas o tiro saiu pela culatra.
Através de comunicado oficial, a
Marisa se pronunciou sobre o caso: "Em relação à camiseta com erro de grafia
que pode levar ao entendimento de uma frase ofensiva na língua inglesa, a
Marisa informa que determinou a retirada imediata de todas as peças das lojas
da marca".
Ha'aretz – Sexo para explicar um
jornal
O jornal israelense Ha'aretz criou
uma campanha que mostra um casal durante uma relação sexual, enquanto o homem
explica as qualidades da publicação. O objetivo do vídeo é explicar porque a
leitura pode ser considerada tão prazerosa. Se a estratégia era chocar o
público, o tiro parece ter sido certeiro.
Hyundai – Tentativa de
suicídio
O filme exibe um senhor entrando em seu automóvel. Em outro take, uma mangueira ligando o escapamento à janela do carro é exibida presa por fitas, enquanto o protagonista do vídeo entra no veículo.
Com os olhos marejados, o homem
parece estar prestes a morrer intoxicado por monóxido de carbono, porém, o fim
do comercial mostra que, graças ao novo Hyundai ix35 e sua tecnologia especial,
o carro emite apenas água na atmosfera,
Mercedes – Atropelando Adolf
Hitler
Estudantes alemães de cinema criaram
um comercial falso da montadora Mercedes-Benz. O que chama a atenção no vídeo é
que ele exibe um modelo da montadora alemã atropelando um jovem Adolf Hitler.
Os cineastas responsáveis disseram que queriam ressaltar a tecnologia do carro,
imaginando como seria se as máquinas tivessem almas.
Funk na Mercedes?
Novamente a Mercedes. Funks que
são Hits, como o “passinho do volante do tal trecho Ah, Lelek, Lek, Lek se
popularizam com muita velocidade.
A montadora alemã utilizou exatamente
essa música para explicar algumas das tecnologias de um de seus modelos. O
publicou estranhou, grande parte por não conseguir imaginar a associação entre
um funk e o target do Novo Classe A da Mercedes-Benz.
Courofino – Criança
erotizada
A linha entre a ousadia e a falta de
bom senso pode ser muito tênue na publicidade. Uma campanha, criada pela marca
Courofino para o Dia das Crianças, gerou enorme polêmica na internet. A
empresa, que comercializa artigos de couro, postou três peças com uma criança
maquiada, utilizando acessórios de adultos e fazendo poses sensuais.
Evidentemente o publicou reclamou e o Conar recebeu uma enxurrada de denuncias.
Fiat – Berlusconi e as garotas no
porta-malas
A JWT de Nova Déli, na Índia, criou
uma série de anúncios compostos pela frase Deixe suas preocupações para trás
para promover o porta-malas do Ford Figo.
Uma das peças exibe a figura do
ex-político e empresário italiano Silvio Berlusconi com suas amantes amarradas
e localizadas no porta-malas do carro. A filial indiana da montadora emitiu
pedindo desculpas, dizendo que o anúncio ainda não estava aprovado.
Ministério da Saúde - Eu sou feliz
sendo prostituta
O dia 2 de junho ficou instituído
como o Dia Internacional das Prostitutas. Aproveitando a oportunidade, o Ministério da Saúde lançou nas redes sociais uma campanha para promover o uso da camisinha e o respeito a todas
as pessoas que viraram profissionais do sexo.
Numa iniciativa ousada, entre as
peças e vídeos que compõem a campanha, uma imagem divulgada pelo Governo Federal contém a frase: Eu sou feliz sendo prostituta e gerou polêmica.
O Ministério tirou rapidamente a peça do ar.
Home Depot – Peça racista?
Racismo é sempre uma polêmica e
quando a rede varejista Home Depot perguntou no tweet abaixo qual baterista não
era parecido com os outros, muitos entenderam a imagem e a pergunta como
racista, já que o macaco está ao lado de dois negros. A empresa pediu desculpas
e dispensou sua agência de mídia social.
Pepsi – Voodoo de Cristiano Ronaldo
As seleções da Suécia e de Portugal
decidiram na repescagem uma vaga para a Copa do Mundo de 2014. O time de
Cristiano Ronaldo levou a melhor, mas anúncios da Pepsi veiculados no Facebook
sueco da marca torceram contra o resultado. (Redação Adnews)
LULU, AGORA SÓ PARA HOMENS CADASTRADOS
Depois de gerar muita polêmica sobre
os limites de privacidade, os criadores do Lulu tomaram uma decisão e
resolveram mudar um pouco o sistema do aplicativo.
Agora o app exibe somente avaliações
de usuários que se cadastraram no serviço. Antes disso, o serviço mostrava
automaticamente a imagem e o perfil de todos os homens, amigos da usuária,
cadastrados no Facebook.
A ideia dessa mudança é fazer com que
apenas "homens abertos a receberem avaliações na rede social" fiquem
visíveis no aplicativo.
Questionada se a mudança na rede
social tem relação com a ameaça de processo de alguns usuários, Deborah
Singer, diretora de marketing do Lulu, informou que ainda não teve nenhum
veredicto contra o aplicativo. Além disso, reforçou que o serviço cumpre as
leis locais e que os homens poderiam se "descadastrar" para sair do
sistema de avaliação.(Redação Adnews, com informações
do UOL)
IPSOS AUMENTA COBERTURA DE ESTUDO SOBRE CONSUMO
IPSOS AUMENTA COBERTURA DE ESTUDO SOBRE CONSUMO
Em janeiro de 2014, os Estudos Marplan EGM (Estudo Geral de
Meios) serão lançados com muitas novidades. A Ipsos, referência mundial em
pesquisa de mercado e interpretação de dados, que faz a pesquisa, anuncia o
lançamento de um produto mais original e exclusivo com três grandes
diferenciais para o mercado: o aumento da cobertura incluindo regiões
importantes do Brasil, a simplificação e o ganho de tempo para a leitura dos
números.
Além de ampliar a cobertura, que vai passar de 13 para 22
mercados, incluindo o Nordeste, por exemplo, que ganha mais atenção, a faixa
etária também foi ampliada de 10 a 60 anos para zero a 60 anos.
Haverá também a simplificação da ferramenta que virá unificada e
a prestação de consultoria para aplicação das informações. “O estudo será o
mais completo do Brasil”, diz Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media
CT.
Oliveira comenta que a pesquisa ficará mais completa porque vai
representar um universo de 80 milhões de brasileiros, enquanto antes era de 50
milhões.
Como é um estudo contínuo, os relatórios serão mensais e não
mais trimestrais como eram antes. Também será estudado o comportamento das
pessoas quando estão conectadas através da pesquisa EGM Online. O mercado de
luxo é outro ponto abordado e como os meios de comunicação estão na vida das
pessoas é também tema do estudo.
“Procuramos atender as várias demandas de mercado, trazendo um
olhar diferenciado para entender diversos setores. Também vamos prestar um
serviço de consultoria para auxiliar no que fazer com a informação, pois só ter
a informação não basta. É preciso saber usá-la”, conta Diego.
“Com o serviço de consultoria que vamos prestar, vamos trabalhar
em conjunto com o cliente de forma personalizada. Vamos poder cruzar os dados e
escolher os melhores meios para indicar aos clientes”, adianta.
De acordo com Mauricio Duarte, diretor-geral da Ipsos Media CT,
área responsável pelos Estudos Marplan EGM, com as inovações o usuário terá
maior facilidade no entendimento das informações e poderá traçar um perfil do
consumidor de mercado a mercado, entender o tipo de consumidor por região e
aferir atitudes e comportamentos específicos.
LIÇÃO EM CLIENTE VIRA CASE DE SOCIAL MÍDIA
Uma velha máxima nos campos dos negócios, administração e
marketing costumava dizer que “o cliente tem sempre razão”. Correto? Nem
sempre. A estratégia é arriscada, mas dar uma lição de moral no cliente também
pode ter uma repercussão positiva. Como? Uma pequena empresa fabricante de
squeezes personalizados, chamada Liberty Bottleworks, tem um case interessante
e que está dando o que falar nas redes sociais dos Estados Unidos.
Na conversa original, que foi removida pela fanpage da
companhia, um cliente mal-humorado postava seguidas mensagens dizendo que não
obtinha respostas da empresa no momento em que ele gostaria (era um sábado).
Foi então que o próprio co-fundador da empresa, Ryan Clark, resolveu entrar em
cena.
Em um dos trechos Ryan disse: "Recebemos suas
inúmeras mensagens de voz e e-mails. A responsabilidade é minha, mas nossa
equipe de atendimento ao cliente não vai ajudá-lo nos fins de semana. Seu
correio de voz afirmou ‘estamos no período de férias e você deveria estar
trabalhando’ e seu e-mail disse ‘em vez de fazer meus cartões de Natal e
aproveitar o espírito do feriado, eu estava lidando com isso’. Talvez você
precise passar um pouco mais de tempo abraçando o espírito do
feriado. Meus funcionários estavam em casa com suas famílias fazendo seus
cartões, biscoitos, etc. Familiares em primeiro lugar, produtos em
segundo".
Depois que o diálogo caiu nas redes sociais e nos sites
americanos, a fanpage da Liberty Bottleworks ganhou uma legião de fãs, todos
simpatizantes da filosofia “familiares em primeiro lugar, produtos em
segundo". Ryan Clark disse ao canal de TV americano Kima-TV (afiliada da
CBS), que as vendas quase dobraram depois da resposta ao post do cliente, sem
contar os milhares de likes no Facebook e o espantoso crescimento no site da
empresa. (Redação
Adnews, com
informações do Adweek)
JAPONESES CRIAM CÓPIA DO
IPHONE
Nada de chineses. Dessa vez quem resolveu lançar um xing-ling
do iPhone foram os japoneses da Iosys. O aparelho imita descaradamente as cores
do iPhone 5C, mas com uma grande diferença: o produto roda Android 4.2 e não no
iOS.
O aparelho tem as mesmas opções de cores do
"rival" da Apple: verde, azul, amarelo, rosa e branco. As semelhanças
não param por aí.
Os controles de volume e bloqueio foram inseridos no
mesmo lugar onde estão localizados os do iPhone 5C. O aparelho tem um display
de 4 polegadas, assim como o do dispositivo da Apple, mas com uma resolução de
854x480 – muito menor que a tela Retina.
Em pré-encomenda pelo custo de ¥ 15.490 (aqui) -- no Brasil, custaria, aproximadamente, R$ 350 - o
smartphone é equipado com processador é um MTK6572 dual-core, com 4 GB de
armazenamento e 512 MB de RAM. A novidade será oficialmente lançada no dia 20
de dezembro.(Via TecMundo, Redação Adnews)
FAVELAS CARIOCAS TÊM VISIBILIDADE NO TÁ NO MAPA!
As
favelas brasileiras aparecem nas plantas digitais metropolitanas apenas como um
espaço em branco. São áreas completamente invisíveis no mundo digital.
A partir deste cenário de
invisibilidade digital, o Grupo Cultural AfroReggaeimplementou o projeto Tá no
Mapa!.
Trata-se de um conjunto de
ações que permite a identificação destes locais e a visibilidade destas áreas,
na prática, destacando pontos comerciais e de serviços, fazendo com que esses
locais passem a ser vistos na internet. A iniciativa garante, além de cidadania
digital, dignidade aos moradores da comunidade.
A
comunidade Parada de Lucas, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, com
cerca de 20 mil moradores, é a primeira a ter o projeto digital implementado. O
objetivo é que ele seja expandido para outras favelas e áreas de cidades
brasileiras que hoje não têm reconhecimento oficial.
Mais
amplo, o projeto incide diretamente na vida cotidiana das pessoas, promovendo
cidadania e facilitando a possibilidade do crescimento do mercado local e de
acesso aos serviços públicos.
Sem
fazer parte do mapa da cidade, cidadãos que vivem nestes locais têm
dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de contar com direitos básicos, como
saneamento, energia elétrica, água, entrega de gás e de até mesmo,
correspondências.
José Júnior, coordenador executivo e
líder do AfroReggae, destaca o protagonismo social dos jovens
da comunidade:
“Esse
projeto está sendo tocado por nós com muito carinho. Nossa vocação sempre foi a
de dar condições de uma vida nova para as crianças das comunidades em que
atuamos. Pode parecer pouco para quem já acha banal a relação com as redes
sociais com a web. Mas para essas crianças, isso significa um resgate de
identidade. Elas não crescerão à margem deste novo mundo. Uma vida melhor num
mundo melhor”, afirma.
“Não
tem motivo para estas comunidades continuarem sendo manchas brancas em qualquer
que seja o mapa, metafórico ou não”, completa José Júnior. (Propmark)
CRESCE O MERCADO DA TV PAGA
Assim como aconteceu com outros segmentos, o mercado de
TV por assinatura pegou carona no crescimento da classe C e aumentou a sua
penetração nos últimos anos. Em 2012, por exemplo, esse número chegou a 28% de
acordo com estudo do anuário Mídia Dados 2013.
Com isso, os anunciantes demonstram cada vez mais
interesse nessa mídia em ascensão. No Brasil, as considerações em torno da TV a
cabo, estão em processo de mudança. “O mercado começa a entender um pouco mais.
Hoje, em cada três
domicílios do país, um tem o equipamento instalado”, afirmou Roberto
Nascimento, VP de publicidade da Discovery Networks.
Apesar de existir uma maior percepção dos anunciantes,
ainda há um longo percurso pela frente e consequentemente um grande trabalho de
promoção para ser feito. “É preciso demonstrar tecnicamente para o anunciante o
que representa essa virada.”
Segundo Roberto, o mais importante para a empresa agora,
além de apresentar novidades na programação, é o trabalho de conscientização do
meio e de apresentação de resultados. “Fazemos pesquisas para entender a
audiência, os novos resultados e para demonstrar, de maneira consolidada,
razões para que o mercado mantenha seu investimento.”
A nova audiência, conquistada pela TV paga, representa
também um novo perfil de consumidor. Com isso, categorias de varejo que não
costumavam investir na mídia passam a se interessar.
“Somente este ano a Discovery conquistou mais de 100
novos anunciantes”, falou Elizângela Mariani, diretora comercial da empresa.
Além disso, a Discovery planeja um forte investimento na área de branded
entertainment para 2014. O objetivo é oferecer mais alternativas ao mercado e
ampliar a cobertura da programação, com a expansão do conteúdo para todas as
plataformas (digital, licenciamento, evento).
A TV paga, e como consequência os canais da Discovery,
agora enfrentam novos desafios referente a TV sobre demanda. Recentemente, uma coluna do jornal Folha de São Paulo, noticiou
que o canal Discovery Kids rejeitou um anunciante de conteúdo infantil sob
demanda, a mesma nota considerou a negativa como uma reação da empresa contra a
concorrência.
Ao ser questionado sobre o assunto, Roberto disse
considerar o conteúdo "on demand", um concorrente como qualquer outra
mídia. O anúncio da marca não foi aceito, pois grande parte do filme mostra
conteúdos próprios do canal. “A propaganda não convida o telespectador a
acessar o novo site, mas o incentiva a assistir a mesma programação em outra
mídia.” (Giovanna
Moderiano)
MANIFESTAÇÕES
AFASTARAM ANUNCIANTES
O presidente da ABAP, Associação Brasileira de Agências
de Publicidade, Orlando Marques, informou que setor deve fechar 2013 com um
crescimento de 5%, inferior ao esperado.
De acordo com Marques, entre as principais razões para
esse número está a onda de manifestações do meio do ano, "que acabaram
afastando os anunciantes". Ainda assim, ele lembrou que os mercados
regionais, principalmente do Nordeste, registram performances melhores que os
do Sul e Sudeste.
O presidente ainda declarou que as perspectivas para o
ano de 2014 também não são excessivamente otimistas. "A previsão de
baixo crescimento do PIB no próximo ano não nos autoriza a esperar um grande
desempenho", diz Marques.
A exemplo do que se verifica neste ano, as oportunidades
"regionais é que vão fazer a diferença". Dentre os desafios a serem
enfrentados em 2014, o presidente da ABAP destaca a adequação às
multiplataformas, a aproximação com as mídias digitais e seus principais
agentes e a necessidade de as agências conhecerem cada vez mais e melhor os
seus consumidores.
Outro destaque da reunião foi a apresentação da pesquisa
Publicidade Infantil no Conar - um manual para evitar os erros mais comuns na
propaganda dirigida às crianças, elaborada pela Medialogue por
solicitação da ABAP, cuja realização teve apoio do Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O estudo - realizado entre 22 de outubro e 13 de novembro
- analisou quase 300 campanhas julgadas entre 2006 e 2013 e mostra os
principais motivos das denúncias de publicidade irregular, os tipos de anúncios
e as frases a serem evitadas e quem responde pelo maior número de denúncias. O
estudo foi entregue pelo presidente da ABAP, Orlando Marques, ao presidente do
Conar, Gilberto Leifert.
"A ideia do estudo é contribuir com um verdadeiro
manual para que a publicidade possa evitar os erros já conhecidos e consiga
encontrar a melhor forma de falar com as crianças", diz Marques. Para ele,
"é preciso fazer propaganda com cada vez mais cuidado, fiscalizar e punir
os excessos". Portanto, garante, "este trabalho revela o quanto a
publicidade e a sociedade avançaram neste tema". (Redação Adnews)
ALEMANHA CONSTRUIRÁ ALOJAMENTO PARA A COPA DO
MUNDO
A Federação Alemã de Futebol(DFB)
construirá seu próprio alojamento para a Copa do Mundo de 14, segundo informações publicadas
no jornal “Bild” em sua edição do dia 13 de dezembro.
De acordo com o jornal, os
responsáveis da seleção alemã não estavam satisfeitos com nenhum dos hotéis
próximos às sedes onde terão que jogar, por isso, optaram pelo projeto de
construir, na cidade de Santo André, na Bahia, um complexo de 13 casas
para os jogadores e o corpo técnico.
A um quilômetro de distância
haverá um campo de treinamento, o centro de imprensa da DFB e outras
instalações. Para chegar ao local onde se pensa em construir o alojamento
alemão é preciso atravessar o Rio João de Tiba com
uma balsa. O projeto, segundo o jornal, será financiado em parte por
patrocinadores da DFB.
A
15 de quilômetros do local há um aeroporto de onde os alemães voarão para as
sedes das partidas na primeira fase, que são Salvador (BA), a 400 quilômetros,
Recife (PE), a 1.050 quilômetros, e Fortaleza (CE), a 1.400 quilômetros.
A distância com relação ao Rio de Janeiro,
onde será disputada a final, é de 850 quilômetros.
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