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quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO


O Tribunal de Contas de Santa Catarina sediará segunda-feira que vem, evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção. O evento é uma promoção do TCE/SC, da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina (CGU/SC), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa. As inscrições, gratuita, devem ser feitas pelo site do Tribunal de Contas (www.tce.sc.gov.br) até o domingo.

O combate à corrupção e a atuação dos entes e órgãos públicos de controle, das esferas estadual e federal, é o tema principal do encontro que será realizado no auditório do TCE/SC.

Na programação, conferências, palestras, assinaturas de acordos conjuntos e lançamento de selo alusivo à data, pelos Correios (Quadro 1). Logo após a abertura, marcada para as 14 horas, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Salomão Ribas Junior, fará a conferência com o tema “Corrupção: o quê e como”, a partir das 14h15.
O diretor de Controle da Administração Estadual do TCE/SC, Névelis Scheffer Simão, apresentará os termos do acordo conjunto entre o Tribunal, a CGU/SC, o MPF/SC e o MPSC, contendo orientações aos municípios de Santa Catarina sobre a Lei de Acesso à Informação.

As recomendações são voltadas para a implantação e adequação dos portais de transparência e do serviço de informações ao cidadão, os procedimentos para o acesso à informação, os procedimentos recursais e os procedimentos necessários à apuração de responsabilidades e aplicações de sanções administrativas.
Além dos representantes do TCE/SC, o evento terá a participação do procurador-geral de Justiça Lio Marcos Marin, do promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, e do coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social, Edward Lucio Vieira Borba, como palestrantes (Quadro 2).
Detalhes:
icon@tce.sc.gov.br e  (48) 3221-3890.
Histórico

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.


Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.
Programação
13:00 - Credenciamento
14:00 - Solenidade de Abertura
14:15 - Conferência: "Corrupção: o quê e como" - conselheiro Salomão Ribas Junior (TCE/SC).
15:00 - Conferência: "A atuação do MP/SC na defesa da moralidade pública" - Lio Marcos Marin, procurador-geral de Justiça (MPSC).
15:30 - Lançamento de Selo alusivo ao "Dia internacional contra a corrupção" pelos Correios.
16:00 - Apresentação e assinatura de Acordo Conjunto entre o TCE/SC, a CGU/SC, o MPF/SC e o MP/SC contendo orientações sobre o cumprimento, pelos Municípios de Santa Catarina, da Lei de Acesso à Informação - Névelis Scheffer Simão (DCE – TCE/SC).
16:30 - Intervalo
16:50 Palestra: "O que você tem a ver com a corrupção?: conquistas e perspectivas internacionais" – Affonso Ghizzo Neto, promotor de Jusitiça (MPSC)
17:20 - Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Florianópolis: Planejamento e Ações para 2014 - Reforma Política e Educação.
17:35 - Assinatura de Termo de Cooperação da Campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" entre MPSC e Associação Catarinense de Medicina.
17:50 - Palestra: "10 anos da Controladoria-Geral da União" - Edward Lucio Vieira Borba, coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social.
18:30 - Encerramento .

QUANDO MENOS JÁ É MAIS
Tenho acompanhado várias criticas em torno do mercado gastronômico especialmente nesse último ano.
Falam do preço absurdo dos restaurantes principalmente no eixo Rio - São Paulo, falam das premiações marmelada que protegem certos “grupinhos” de chefs e respectivos estabelecimentos, falam  do grande marketing por trás desse mercado deixando a entender que há muito gato por lebre, falam das tais técnicas e de como elas tornaram o ato de comer algo tão complicado, falam dos tais menu degustação, falam dos chefs, sua humildade ou arrogância, falam do instagram (fotografar ou não fotografar eis a questão)  e falam de tantas outras coisas.
Acho tudo positivo porque levanta-se questões e o consumidor pode pensar mais.
Mas talvez porque eu trabalhe no backstage dessa área e talvez porque tenha experiência de 17 anos no mercado de beleza no Brasil eu tenha uma outra visão de tudo isso.
Sei da história de outro profissional,  tipo Laurent Suaudeau, chamado Jacques Goossens, assim como outro chamado Richard Metairon, franceses também,  que começaram o mercado de beleza no Brasil a duras penas, sendo precursores de muito do que conhecemos hoje pelas mãos de Wanderley Nunes, Celso Kamura, Marco Atonio de Biaggi... os tais Alex Atala, Jefferson Rueda da área de beleza, sabem?
Pois eles, os da beleza, também foram muito criticados. Não tinha menu degustação mas tinha todo tipo de técnica de coloração, processo químico, corte e finalização... mas não era cópia dos fulanos da Europa? Bom mas e eles não eram europeus?
Foram anos do que eu classificaria como serviço “over”, ora no preço, ora na apresentação dos penteados, das cores dos cabelos, dos desfiles e eventos surreais,  em cada estabelecimento uma surpresa, não havia padrão, não havia protocolo, não havia união de classe e, que coincidência, a profissão nem era reconhecida.

E os críticos, os jurados das premiações, a mídia, os consumidores simplesmente criticavam!
Mas e a gastronomia?
Ela passa exatamente por esse momento. De movimento social mesmo, de descobertas, de muito aprendizado ainda que através de erros.
Momento onde é preciso ser over, ter muitas possibilidades para que possamos depois filtrar e escolher o que melhor representa e se adequa ao nosso Brasil, que aliás hoje é o mercado número um do mundo na área de cosmético capilar graças aos tão antigamente criticados.
E assim esperamos que seja daqui a alguns anos na área de gastronomia. Porque ser esse tipo de número um gera muito desenvolvimento e só há ganhos.
No decorrer de minha história na área de beleza tive oportunidades incríveis de conviver e agradecer a tantos profissionais além desses citados... Claus Borges, Mario Merlino, Luciana Rosa, Robin Garcia, Carlos Carrasco, Henrique Mello, Max Weber... aproveito para começar a agradecer aos profissionais da área gastronomica, a TODOS, que já escrevem essa história no Brasil da qual, que privilégio, eu faço parte. (Artigo encaminhado ao Adnews por Vivianne Veloso, diretora de Marketing do Grupo ZWILLING no Brasil há cerca de 6 anos)
GOOGLE FACILITA BUSCA POR VOZ

A busca por voz do Google já é conhecida pelos internautas, porém agora ele está ainda mais assertiva e prática. Não será mais necessário clicar no microfone ao lado da barra de pesquisas para iniciar a busca.  Ao invés disso, a empresa disponibilizou uma extensão para o Chrome que permite às pessoas dizerem "OK, Google" para ativar o modo de entrada por voz.
A extensão pode ser útil para muitas coisas como gravar um lembrete, converter unidades, traduzir palavras e definir um temporizador, porém a novidade ainda está em fase de testes e funciona somente em inglês.
O recurso está disponível no Chrome OS, Android , iOS e Chrome. Para utiliza-lo é preciso instalar a extensão e autorizar o uso do microfone. (Redação Adnews)
CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

(Texto de Washington Castilhos, distribuído pela Agência FAPESP) – Os países da América Latina e do Caribe alcançaram significativo crescimento econômico nos últimos anos, conseguiram reduzir suas taxas de desemprego e de pobreza e melhoraram a distribuição de renda.
Mas o progresso trouxe desafios: apesar da formação de diversas megalópoles, os países da região registram desigualdades sociais, vulnerabilidades a desastres naturais, têm poucas empresas líderes mundialmente, possuem sistemas de educação deficientes e contam com um número reduzido de pesquisadores.
O Brasil, por exemplo, tem 1,2 pesquisadores para cada mil habitantes e um déficit de 20 mil engenheiros a cada ano.
Ainda que sejam produtores de commodities, esses países têm baixa participação na produção de produtos em nível mundial.

Além disso, apesar de ricos em recursos naturais, apresentam pouca diversificação na matriz energética.
Esses são alguns desafios a serem enfrentados por meio de uma grande cooperação internacional, prevista na Declaração da América Latina e do Caribe, documento elaborado a partir de uma série de reuniões realizadas desde 2009 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com as principais instituições científicas e tecnológicas brasileiras e governos da América Latina e do Caribe, e que será apresentado no 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC), evento que reúne cerca de 700 cientistas de todo o mundo no Rio de Janeiro.
Entre as propostas do documento estão a criação de laboratórios avançados para uso compartilhado pelos países da região, o fomento ao uso racional dos recursos naturais e das fontes renováveis de energia, o fortalecimento do ensino da ciência em todos os níveis, a promoção da igualdade de gênero – visando ao aumento da participação das mulheres na ciência – e o desenvolvimento de pesquisas científicas avançadas.
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global é o tema que conduzirá os debates do Fórum Mundial da Ciência, que pela primeira vez será realizado fora de seu país sede, a Hungria.
“A realização do Fórum no Brasil representa um marco histórico, porque, ao mesmo tempo em que reafirma a posição do país no cenário internacional, destaca a posição da comunidade científica da região.
O tema escolhido tem a ver com o ponto de vista que o Brasil tem difundido mundialmente: o da sustentabilidade com inclusão social”, afirmou o presidente da ABC, Jacob Palis, à Agência FAPESP.
“A ideia desta edição do evento é mostrar o que a ciência tem feito nesse sentido. É preciso corrigir assimetrias, uma vez que é difícil progredir de forma sustentável deixando um grande número de pessoas de fora desse progresso. Sem a erradicação da pobreza, não alcançaremos o desenvolvimento sustentável”, disse.
O Fórum discutirá temas como a integridade científica e ética na ciência, a educação em ciência e engenharia, o papel da ciência para a inovação, a desigualdade como barreira para a sustentabilidade global, a ciência para os recursos naturais, o desafio médico para a terceira idade, a biodiversidade da Amazônia, a ciência dos oceanos, entre outros.
A FAPESP será representada no evento por Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente da Fundação e professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Encontros preparatórios

Antes de sediar o 6º Fórum Mundial de Ciência, o Brasil realizou sete encontros preparatórios ao longo do último ano: em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. A FAPESP sediou, de 29 a 31 de agosto de 2012, o primeiro dos encontros.
O resultados dos encontros está resumido no documento “Ciência para o desenvolvimento sustentável global: a contribuição do Brasil”, que apresenta, com uma série de recomendações, a posição da comunidade científica brasileira perante o Fórum.
Entre as recomendações estão a inclusão social como imperativo ético da ciência; a valorização dos professores e o incentivo para seu aperfeiçoamento, aliados a uma infraestrutura adequada, especialmente no setor público; o aperfeiçoamento do ensino da ciência; o desenvolvimento de ações para mitigação das causas das mudanças climáticas e da vulnerabilidade de países menos desenvolvidos; o incentivo à colaboração regional, nos âmbitos científico e político, dos países amazônicos, visando à substituição de processos econômicos convencionais de exploração da floresta por processos inovadores que propiciem a inclusão social, a geração de renda e a sustentabilidade; e o estímulo à pesquisa de remédios para doenças que afligem as regiões menos ricas do planeta.
A integra do documento está disponível no
www.confap.org.br/wp-content/uploads/2013/11/contrib-brasil-fmc.pdf.
“Os encontros foram realizados para reverberar o Fórum Mundial da Ciência em todo o país e mobilizar a comunidade científica brasileira”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader, durante a apresentação da síntese do documento no seminário “Brasil, Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, realizado na semana passada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a partir de uma cooperação do MCTI com a SBPC, o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) e a ABC, entre outras instituições.
“O documento gerado nos encontros preparatórios vai ao encontro da Declaração da América Latina e do Caribe no sentido de problematizar por que a América Latina e Caribe não conseguem harmonizar políticas de Estado e a cooperação científica entre seus países”, disse Nader.
“Ou passamos a nos olhar como um grupo de uma só proposta ou a nossa ciência continuará a ser menor, quando comparada com a ciência desenvolvida no hemisfério Norte. Hoje não se diz mais ‘ciência feita no Brasil’, mas sim, ciência feita no mundo e, em especial, na América Latina”, disse Nader.
O Fórum Mundial de Ciência 2013 é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a Unesco, o International Council for Science (ICSU), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), a European Academies Science Advisory Council (EASAC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a American Association for the Advancement of Science (AAAS). O Fórum tem a missão de promover o debate entre a comunidade científica e a sociedade.
Desde sua primeira reunião, em 2003, o Fórum foi realizado a cada dois anos em Budapeste. De agora em diante, a cada dois anos, a Hungria alternará a realização com outros países. Detalhes: www.sciforum.hu.

TV MEXICANA COMPRA TIME DEE FUTEBOL


A TV Azteca, segunda maior emissora de TV do México, acabou de se tornar dona do Atlas de Guadalajara, time da primeira divisão do futebol do País, fundado há 97 anos. De acordo com informações dos veículos esportivos, o valor da negociação foi de US$ 38,3 milhões.

Com isso, a emissora de TV passa a deter o controle de dois clubes do futebol do País. Há algum tempo, a Azteca também comprou o Monarca Morelias, outro clube do País. O presidente do Atlas de Guadalajara teria disso que, por unanimidade, os associados ativos optaram por repassar os direitos do clube à rede de televisão.

A negociação transfere à TV Azteca todos os direitos da marca Atlas, bem como as ações que o clube possui de seu estádio, o Jalisco. Futebol e TV A associação das emissoras de TV com o futebol mexicano já se tornaram algo comum naquele país.

Principal concorrente da Azteca, a Televisa – a maior rede da nação – também é dona de dois times mexicanos: o América e o Necaxa. A emissora também é proprietária do estádio Azteca. (Meio&Mensagem)

AS MARCAS BRASILEIRAS MAIS VALIOSAS


O Itaú segue como a marca mais valiosa do Brasil. O valor? R$ 19,3 bilhões. O banco ocupa a primeira colocação no ranking Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas desde 2001. Completam o top 5 da edição 2013 Bradesco, Banco do Brasil, Skol e Petrobras.

Apesar de não haver variação significativa no valor total do portfólio das 25 marcas, neste ano houve uma perda acumulada de R$ 5,5 bilhões entre as cinco primeiras. As novas entrantes e as marcas de maior crescimento do ranking são as responsáveis por equilibrar essa balança e diminuir a concentração de valor no top 5.

Em relação ao estudo de 2012, a maioria das marcas teve crescimento, sendo que a 25ª colocada neste ano entrou no ranking com R$ 294 milhões, um valor significativamente superior ao ano anterior [quando a vigésima quinta marca valia R$ 250 milhões], seguindo a tendência de que está cada vez mais difícil estar entre as marcas brasileiras mais valiosas.

Variedade também é uma tendência na tabela das 25 marcas. O ranking deste ano conta com importantes representantes nacionais da moda, tecnologia e do setor de seguros, aumentando a diversidade e relevância do estudo.

A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, publica o relatório das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente. Criadora da metodologia de avaliação financeira de marcas – e primeira a receber o certificado ISO 10668 –, analisa as diferentes maneiras pelas quais uma marca impacta uma organização, desde sua influência sobre os resultados financeiros até a satisfação das expectativas dos clientes.

As 25 marcas mais valiosas do Brasil:

Posição Marca Setor Valor da marca (R$ milhões) Variação
1 Itaú Serviços Financeiros 19.329 -13%
2 Bradesco Serviços Financeiros 14.085 -7%
3 Banco do Brasil Serviços Financeiros 11.839 -4%
4 Skol Bebidas Bebidas 9.399 11%
5 Petrobras Distribuição 8.736 -18%
6 Natura Bens de Consumo 7.455 2%
7 Brahma Bebidas 7.201 42%
8 Antarctica Bebidas 3.134 29%
9 Vivo Telecomunicações 2.632 24%
10 BTG Pactual Serviços Financeiros 1.924 Nova
11 Cielo Meios de Pagamento 1.172 35%
12 Casas Bahia Varejo 993 42%
13 Renner Vestuário 842 -10%
14 Lojas Americanas Varejo 757 14%
15 Caixa Serviços Financeiros 702 3%
16 Oi Telecomunicações 699 19%
17 Extra Varejo 621 6%
18 Hering Vestuário 616 58%
19 Ipiranga Distribuição 607 Nova
20 Porto Seguro Serviços Financeiros 475 Nova
21 Totvs Tecnologia 382 29%
22 Havaianas Vestuário 375 23%
23 Pão de Açúcar Varejo 347 1%
24 Ponto Frio Varejo 346 28%
25 Arezzo Vestuário 294 Nova
(Redação Adnews)

NOVO PORTAL TEM RECURSOS PARA VETERINÁRIOS
A Saúde Animal da Bayer HealthCare acaba de lançar o Bayer Vet (www.bayervet.com.br) seu novo portal de relacionamento com médicos veterinários e estudantes da área. 

O Bayer Vet possui funcionalidades que visam atualizar e facilitar o dia a dia dos profissionais especializados em saúde animal, por meio de ferramentas e conteúdos exclusivos como tabelas de referências, dicas de publicações científicas, informações sobre as linhas de produtos da empresa, artigos focados na gestão de carreira, agenda de eventos e dados importantes sobre o universo médico veterinário.

“Sabemos que os veterinários têm uma rotina agitada e sobra pouco tempo para buscar informação. Então nossa proposta foi reunir temas e ferramentas muito relevantes para o desenvolvimento desses profissionais em uma única plataforma”, afirma Roberta Paiva, responsável pela comunicação digital da área de Animais de Companhia da Saúde Animal da Bayer HealthCare.
Na seção Target, é possível encontrar o Guia de Referência Antimicrobiana para Tratamento Eficaz, um material amplo sobre estratégia de dosagem para melhorar a eficácia, reduzir os efeitos colaterais e o surgimento de resistência antimicrobiana durante o tratamento de diversos tipos de infecções em cães e gatos. 

Já em Material de apoio, várias categorias auxiliam o médico veterinário em suas rotinas como a Anatomia em 3D do gato e do cão, em que é possível ver em 360 graus o sistema digestório, aparelho circulatório, sistema esquelético, sistema urinário e sistema reprodutor desses animais de estimação.

Em Compêndio Veterinário, a Saúde Animal da Bayer listou os principais medicamentos fabricados pelos 30 maiores laboratórios veterinários com presença em território nacional.

Outros links como Guia de exames, Tabela de referência de doses, Tabela de doses de emergência e Valores hematológicos de referência, são guias auxiliares para serem usados pelos profissionais em seus consultórios.
O portal Bayer Vet também oferece informativos em Gestão de Carreiras, uma seção específica que reúne desde dicas importantes para organizar o consultório a temas relacionados ao desenvolvimento pessoal como a construção de credibilidade, motivação e qualidade de vida, entre outros.

Um bom profissional também precisa estar atento aos congressos e cursos da área veterinária, por isso, o link Agenda traz uma seleção com as datas e locais de realização dos principais eventos do Brasil e do mundo.

Os veterinários que desejarem adquirir produtos da Bayer ou buscar por uma consultoria sobre as linhas do portfólio da empresa na área de Animais de Companhia, Aves e Suínos e Bovinos, podem consultar no site, na seção Onde comprar, qual o distribuidor mais próximo ao seu endereço.  Endereço:
www.bayervet.com.br.

MAIS UM BOOM LUCRATIVO NAS MÍDIAS SOCIAIS


E enfim, começou. No mês passado começamos a ser impactados por mídia dentro do Instagram, que já se consolidou como favorita entre os usuários das redes sociais, e comprova os dados de diversos estudos que dizem que a nossa atenção na internet móvel é de no máximo 7 segundos.
Claro que a propaganda patrocinada (como o instagram gosta de chamar essa mídia) ainda está em fase de maturação e os executivos da empresa não disponibilizaram ainda dados mais efetivos da campanha inicial nos EUA, como o ROI ou o número de usuários da rede que gostaram ou rejeitaram a nova ação.
O que sabemos é que muitos internautas não aceitaram este tipo de atividade dentro dos seus perfis no Instagram, denunciando a publicação.
Entretanto, quando a publicidade patrocinada também foi adotada pelo Facebook houve a mesma insatisfação, porém a poeira baixou e a propaganda continua lá, sendo que cada vez mais e mais empresas percebem a importância em investir em publicidade nas mídias sociais, ou seja, o mesmo tende a acontecer com a queridinha da Internet móvel.
O que os executivos do Instagram nos dizem é que os anúncios poderão aparecer em fotos ou vídeos no feed dos usuários, claro que a ideia é ganhar dinheiro com essa rede gratuita que há pouco foi comprada pelo Facebook, e consequentemente, maximizar os lucros.
Acredito no potencial do mercado e me arrisco a dizer que o retorno sobre esse investimento deve ultrapassar o ROI do Facebook com facilidade.
 O que sabemos (via Business Insider) é que dentro das primeiras 18 horas da primeira postagem o anúncio da Michael Kors (marca de luxo e queridíssima no Instagram) gerou 218 mil likes (370% a mais que um post comum); 4,4 milhões de impressões e 33 mil novos seguidores para a marca.
Se formos levar em consideração os comentários, 20 % foram negativos e 1% refletiu em interesse de compra do produto.
Acredito que os números referentes ao interesse de compra devem crescer à medida que os usuários passem a seguir a marca e assim que os comentários os levem para as lojas dos produtos, ou seja, é um investimento em médio prazo.
Claro que há muito ainda para ver nesta nova modalidade de mídia patrocinada. Até porque é preciso identificar padrões, desenvolver campanhas criativas e que atinjam o público-alvo, avaliar resultados e muitos outros pontos a ser considerado na hora de investir em publicidade nas redes sociais, mas confesso, as expectativas são ótimas e estou muito ansiosa para saber até aonde as nossas redes sociais podem levar a nossa publicidade digital.
Vamos aproveitar! (Artigo encaminhado por Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA.
NEUROMARKETING STARTUP AVALIARÁ COMERCIAIS

Projeto é intitulado Brain (abreviação para Brazilian Investigation in Neuromarketing)Crédito: Sxc

Startup com sede no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e residente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, a Forebrain realizará, em dezembro, estudo para avaliar comerciais veiculados na TV brasileira, a partir de metodologias neurocientíficas aplicadas ao marketing.

Intitulado Brain (abreviação para Brazilian Investigation in Neuromarketing), o projeto verificará o nível de atenção, motivação e memória provocada nos espectadores, o grau de visualização de marca e produto e os momentos de maior engajamento para avaliar a eficácia dos filmes na comunicação com os consumidores.
O resultado final será revelado em janeiro de 2014.  (Meio&Mensgem)

2014, O ANO QUE NÃO VAI COMEÇAR

E chegamos ao final do ano. Especialmente entre os meses de novembro e dezembro, é comum ouvir em ambientes empresariais que o “ano já acabou” e nada mais será decidido ou realizado até 31 de dezembro.

Projetos e decisões tornam-se lentos, ao passo que expressões como “agora entramos em época de Natal” ou protelações como “vamos discutir isso em janeiro” travam o restante dos dias do ano.
Esses, acabam sendo dedicados à arrumação de gavetas e ao encerramento daquilo que era importante no início do ano, porém, tornou-se urgente nessa época, tamanha protelação. O negócio é correr com aquilo que realmente não tem mais como adiar e... esperar o próximo grande evento.



Sem perceber, reforçamos ainda mais a cultura da procrastinação, perpetuando crenças limitadoras relacionadas ao uso inteligente do tempo que, na prática, trava as rodas da empresa.

“Tem sido assim e assim será”, podem pensar aqueles que já se acomodaram dentro dessa perspectiva. Porém, no próximo ano, o campo da decisão e o da ação correm o risco de, literalmente, passar em branco.



Um ano emblemático para o Brasil



Como todos sabem 2014 será um ano de grandes eventos no País. Profissionais e empresas precisam promover em seus planejamentos estratégicos uma reflexão acerca do risco que corremos – em pequenas e grandes escalas, na vida pessoal ou profissional – adiando decisões importantes e apenas administrando a rotina, a ordem do dia, até que a nuvem de eventos se dissipe.



Como dito, muitos já adiam diversos “inícios” para depois das festas de fim de ano, pela crença apresentada no começo deste texto.
Num exercício de imaginação, vamos nos projetar a um futuro breve, colocando-nos em meados do mês de janeiro de 2014. Tão logo passam as festas, incorporamos uma nova crença neste período, para justificar a falta de mobilização e de competividade, que sempre nos coloca abaixo de outras nações.
Trata-se de uma crença forte, que se transforma em pensamentos e sentimentos que, por sua vez, se materializam em comportamentos e atitudes: a crença que, “no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval”. Em 2014, isso significa começar o ano no dia 6 de março, logo após a quarta-feira de cinzas. Até lá a locomotiva terá andado com as rodas presas, e 1/4 do ano foi adiado a essa altura.


A Copa do Mundo é nossa. O tempo? Depende.



Vamos agora até meados de março, pós carnaval. Dali a três meses, no dia 12 de junho, tem início um dos nossos grandes – e politicamente controversos – eventos esportivos de escala global tão aguardados pelo País: a Copa do Mundo.
Mais uma vez, corremos o risco de colocarmos as barbas da ação de molho. Puxe pela memória e você se lembrará de já ter ouvido alguém, há quatro, oito ou doze anos atrás, dizer que “em época de Copa do Mundo” tudo fica parado, até que alguma seleção levante o caneco.



Se nas edições anteriores já parou, nessa que acontecerá no quintal de casa, a procrastinação tende a ser um pouco maior. Se tudo correr bem e a Seleção Brasileira for à final, sagrando-se campeã no jogo previsto para ocorrer em 13 de julho, considere que o restante do mês será dedicado à comemoração. Acabamos de matar 2/4 do ano.



Urna não é penico. Tempo também não.



Ufa! Até que enfim chegamos em agosto e, agora, parece que a coisa vai andar. Mas, peraí... tem algo chegando logo ali... você provavelmente não sabia, mas desde o dia 6 de julho, ainda durante a Copa do Mundo, a propaganda eleitoral já estava permitida, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Provavelmente um ou outro candidato já terá dado as caras localmente com sua campanha, que ganha força a partir do horário eleitoral gratuito no rádio e televisão, previsto para meados de agosto.



Durante 45 dias não se falará de outra coisa. E, mesmo que entre a situação e a oposição não haja qualquer espaço para diálogos propositivos, em uma coisa todos concordam: a de que "em ano eleitoral, o País para". Afinal, é melhor ver o que vai acontecer, para só depois começar a decidir e a empreender novos projetos e ideias.
Como de praxe, o primeiro turno das eleições acontecerá no mês de outubro, precisamente no dia 4. O cenário é de disputa, logo a definição acontecerá apenas no dia 26 de outubro, quando ocorre o segundo turno.
Eleições finalizadas, dirigentes definidos e, até que enfim, podemos começar a trabalhar, pois afinal, acabamos de matar 3/4 do ano.
Feliz ano novo. Este não, o outro.



Calma lá! Já estamos em novembro! Os mais atentos perceberam que na calada de setembro, os panetones já começaram a ganhar as prateleiras dos supermercados.
De onde estamos agora, nessa viagem no tempo, já dá para avistar o Natal vindo logo ali. Chegamos ao fim do ano e, como sabemos, “agora entramos em época de Natal” e “é melhor deixar as novas ações para janeiro”.

De adiamento em adiamento, sem perceber, matamos um ano, sempre com a justificativa do “vamos aguardar o próximo evento”. Sendo empreendedor ou executivo, é preciso estar atento a esse traço cultural, que tanto trava nossa produtividade.
É preciso planejamento estratégico, visão antecipada, calendários e cronogramas apertados, planos de contingência e muita, mas muita vontade de fazer o ano valer a pena nos meses não contemplados pelos eventos.



Caso não consigamos reverter isso, só nos resta desejar um Feliz 2015. E que, ao menos nos intervalos dos eventos de 2014, reflitamos pesadamente sobre isso.

 (Texto de Eduardo Zugaib (falecom@eduardozugaib.com.br), escritor, profissional de comunicação e marketing, professor de pós-graduação, palestrante motivacional e comportamental. Ministra treinamentos nas áreas de Desenvolvimento Humano e Performance Organizacional (www.eduardozugaib.com.br). No Portal da Propaganda.
O artigo foi encaminhado por Danielle Keslarek, da +PLUS Comunicação).



RIO, A CIDADE MAIS INTELIGENTE DO MUNDO

O Rio de Janeiro foi vencedor do prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2013, durante a terceira edição do congresso Smart City Expo World, em Barcelona. A escolha concorreu com 200 cidades de 35 países.
Na final do prêmio concorriam com o Rio: Buenos Aires, Berlim, Taoyuan, Copenhague e Sabadella. Os critérios considerados foram a inovação, o impacto e a viabilidade dos projetos. A escolha pela cidade brasileira, anunciada no dia 21/11 foi unânime.
O júri, composto por sete membros, levou em conta a aposta do governo em “uma mudança de modelo e uma transformação radical”. Também foi avaliado o início de um projeto a longo prazo para transformar a cidade em uma referência inteligente no Hemisfério Sul.
Os fatores que conquistaram o prêmio foram os programas do Centro de Operações do Rio, a central telefônica 1746 e o Porto Maravilha. O Rio de Janeiro é a primeira cidade Sul-americana a conseguir o primeiro lugar.
O evento reúne representantes de centenas de cidades e diversos países, além de empresas privadas, gestores públicos e especialistas, que debatem as soluções para melhoria da qualidade de vida nas metrópoles.
O secretário-chefe da Casa Civil do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho, junto com o vice-prefeito Adilson Pires, recebeu o troféu do vice-prefeito de Barcelona, Antoni Vives. (Tony Ramos, no Promoview)

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