(Fontes: Nathalia
Barbosa, Priscilla Natale e Rose Guirro | Ketchum Estratégia | Portl da
Propaganda) - Você se sente escravo do
tempo? Gostaria que o dia tivesse mais que 24 horas? Compraria mais horas para
o seu dia? Para 35% dos brasileiros a resposta é sim e o resultado é ainda mais
crítico entre os homens na faixa etária entre 35 e 64 anos, que estão menos
satisfeitos com a forma que gastam o seu tempo.
O resultado
compõe um levantamento inédito realizado pelo Ibope Inteligência, que analisou
pela primeira vez como os brasileiros fazem uso e se relacionam com o tempo, a
partir de uma visão 360 graus (quantitativa e qualitativa) de um tema que
interfere em todas as dimensões da vida humana.
“Com base na intimidade que temos com o comportamento dos brasileiros, queremos ajudar nossos clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus consumidores, cidadãos e sociedade em geral, e essa pesquisa sobre o tempo é uma das nossas iniciativas nesse sentido”, declara Silvia Cervellini, diretora executiva de negócios do IbopeInteligência.
A pesquisa integrou diversas abordagens qualitativas e quantitativas e constatou que as dimensões de passado, presente e futuro se sobrepõem, identificando uma lógica “presentista”, que reforça a teoria do filósofo francês Gilles Lipovetsky sobre o tema.
Por meio do painel online CONECTAí, foram propostas dez situações do dia a dia para que os internautas brasileiros fizessem escolhas entre diferentes experiências – atendimento humano ou eletrônico, ambiente, experimentação de produto, aconselhamento, marca reconhecida etc – e os tempos gastos para cada situação. Um padrão ficou evidente: a tão falada escassez de tempo é relativa.
Entre os resultados, foi observado que as mulheres se dispõem a gastar até 50 minutos a mais para ter a experiência da aplicação da maquiagem por uma profissional em loja especializada, mas só 10 minutos a mais se puderem apenas experimentar elas mesmas a maquiagem na loja.
“Com base na intimidade que temos com o comportamento dos brasileiros, queremos ajudar nossos clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus consumidores, cidadãos e sociedade em geral, e essa pesquisa sobre o tempo é uma das nossas iniciativas nesse sentido”, declara Silvia Cervellini, diretora executiva de negócios do IbopeInteligência.
A pesquisa integrou diversas abordagens qualitativas e quantitativas e constatou que as dimensões de passado, presente e futuro se sobrepõem, identificando uma lógica “presentista”, que reforça a teoria do filósofo francês Gilles Lipovetsky sobre o tema.
Por meio do painel online CONECTAí, foram propostas dez situações do dia a dia para que os internautas brasileiros fizessem escolhas entre diferentes experiências – atendimento humano ou eletrônico, ambiente, experimentação de produto, aconselhamento, marca reconhecida etc – e os tempos gastos para cada situação. Um padrão ficou evidente: a tão falada escassez de tempo é relativa.
Entre os resultados, foi observado que as mulheres se dispõem a gastar até 50 minutos a mais para ter a experiência da aplicação da maquiagem por uma profissional em loja especializada, mas só 10 minutos a mais se puderem apenas experimentar elas mesmas a maquiagem na loja.
No caso de
exame médico preventivo de baixa complexidade em um laboratório, homens e
mulheres gastariam até 1 hora 10 minutos a mais para fazer em laboratório
conhecido e bem recomendado, em vez de um laboratório muito próximo e
eficiente, mas desconhecido.
Em relação à alimentação fora de casa, sozinho, em um dia útil, brasileiros gastam até 1 hora a mais para ter “comida caseira”. E quando vão fazer uma refeição com a família ou amigos no final de semana, a tendência é se permitirem gastar até 2 horas a mais (além das 2 horas básicas esperadas) se o local tiver diversão/distração/mordomia para crianças, mesmo entre quem não tem filhos.
E o “cineminha” com filhos, amigos ou companheiro no final de semana? Para assistir ao filme no shopping que já costumam frequentar, podem gastar até 1 hora e 40 minutos a mais, em vez de irem a um cinema de rua ou um shopping center bem próximo, mas que não costumam frequentar.
As marcas que ficam na memória
A pesquisa nacional domiciliar consultou os brasileiros quanto às marcas e produtos do passado que gostariam de trazer para o presente, além das que eles usam hoje e querem levar para o futuro.
Em relação à alimentação fora de casa, sozinho, em um dia útil, brasileiros gastam até 1 hora a mais para ter “comida caseira”. E quando vão fazer uma refeição com a família ou amigos no final de semana, a tendência é se permitirem gastar até 2 horas a mais (além das 2 horas básicas esperadas) se o local tiver diversão/distração/mordomia para crianças, mesmo entre quem não tem filhos.
E o “cineminha” com filhos, amigos ou companheiro no final de semana? Para assistir ao filme no shopping que já costumam frequentar, podem gastar até 1 hora e 40 minutos a mais, em vez de irem a um cinema de rua ou um shopping center bem próximo, mas que não costumam frequentar.
As marcas que ficam na memória
A pesquisa nacional domiciliar consultou os brasileiros quanto às marcas e produtos do passado que gostariam de trazer para o presente, além das que eles usam hoje e querem levar para o futuro.
Apenas
metade dos brasileiros cita marcas que quer levar para o futuro e das mais de
500 marcas mencionadas, somente essas 17 aparecem com pelo menos 1% (em ordem
alfabética): Adidas, Avon, Boticário, Brahma, Coca-Cola, Fiat, Havaianas,
Natura, Nestlé, Nike, Nokia, Omo, Samsung, Skol, Sony, Volkswagen e Ypê. Todas,
como se vê, fazem parte do dia a dia do brasileiro.
Brasileiros realtime
O levantamento verificou que há uma necessidade de que tudo e todos estejam disponíveis em um sistema 24 X 7 e simultâneo. Tudo o que seja lento ou atrasado, que represente espera, está em desacordo com o tempo pós-moderno.
Brasileiros realtime
O levantamento verificou que há uma necessidade de que tudo e todos estejam disponíveis em um sistema 24 X 7 e simultâneo. Tudo o que seja lento ou atrasado, que represente espera, está em desacordo com o tempo pós-moderno.
No entanto,
o brasileiro não quer necessariamente que todas as atividades tenham um caráter
instantâneo: ao contrário, quanto melhor a experiência, mais querem
prolongá-la. Para unir todas essas experiências ao mesmo tempo, é preciso ter
um perfil realtime.
Ainda na mostra domiciliar, as atividades do último dia útil e do último dia de folga do entrevistado foram lembradas, sendo que todos foram estimulados a falar do que tivessem feito simultaneamente.
Ainda na mostra domiciliar, as atividades do último dia útil e do último dia de folga do entrevistado foram lembradas, sendo que todos foram estimulados a falar do que tivessem feito simultaneamente.
Considerando
certa resistência em assumir a falta de concentração no trabalho ou no estudo,
a pesquisa verificou 22% de brasileiros que declaram realizar alguma atividade
simultaneamente com outra em seu dia a dia como, por exemplo, utilizar a TV e a
internet juntos, TV e rádio, rádio e internet etc.
Dia típico
O estudo também analisou um dia útil típico na vida do brasileiro e descobriu que começa entre 6 e 7 da manhã e acaba por volta das 22 horas, incluindo cerca de 40 minutos de deslocamentos ao longo do dia.
Dia típico
O estudo também analisou um dia útil típico na vida do brasileiro e descobriu que começa entre 6 e 7 da manhã e acaba por volta das 22 horas, incluindo cerca de 40 minutos de deslocamentos ao longo do dia.
Quando
questionados se e quanto pagariam por uma hora a mais no dia, apenas 1/3 dos
brasileiros demonstraram interesse na compra, sendo que o valor seria, em
média, R$50,00 em um dia útil. Mas os homens tenderiam a pagar R$85,00 por uma
hora a mais em um dia de folga.
10 anos mais jovem?
Outro aspecto analisado foi se as pessoas se sentem mais jovens ou mais velhas considerando sua própria idade. O resultado é um retrato da “juvenilização” da sociedade, pois a maioria dos brasileiros (65%) considera-se 10 anos mais jovem.
O estudo Jogo do Tempo foi realizado durante o ano de 2013 e contou com a participação de clientes do Ibope Inteligência em sua concepção e discussão de resultados.
10 anos mais jovem?
Outro aspecto analisado foi se as pessoas se sentem mais jovens ou mais velhas considerando sua própria idade. O resultado é um retrato da “juvenilização” da sociedade, pois a maioria dos brasileiros (65%) considera-se 10 anos mais jovem.
O estudo Jogo do Tempo foi realizado durante o ano de 2013 e contou com a participação de clientes do Ibope Inteligência em sua concepção e discussão de resultados.
O estudo se
baseou em análises antroposemióticas sobre o tempo, realizou 16 vivências
etnográficas com moradores de capitais e cidades do interior do país, quatro
tríades geracionais e 10 entrevistas em profundidade com especialistas nas
áreas da saúde e bem estar, tecnologia da informação, urbanismo e mobilidade,
espiritualidade, psicologia e sociologia.
Por meio do Bus (www.ibope.com.br/bus/) também foi realizada uma pesquisa quantitativa de 2.002 entrevistas pessoais com homens e mulheres a partir dos 16 anos em todas as classes socioeconômicas, em 143 munícipios brasileiros de todas as regiões.
Por meio do Bus (www.ibope.com.br/bus/) também foi realizada uma pesquisa quantitativa de 2.002 entrevistas pessoais com homens e mulheres a partir dos 16 anos em todas as classes socioeconômicas, em 143 munícipios brasileiros de todas as regiões.
Além disso,
cerca 1.100 internautas membros do painel online CONECTAí (br.conecta-i.com)
também participaram do estudo, mediante entrevistas via web.
CONGRESSO MUNDIAL DE TURISMO SERÁ EM PORTUGAL
Portugal vai ser o anfitrião doCongresso Mundial de
Turismo(World Food Travel Summit), no Estoril (Cascais), de 08 a
11/04/2015. Espera-se mais de 500 participantes de todo o mundo.
A riqueza e variedade gastronômicas, aliadas à história e
cultura da cozinha portuguesa, contribuíram para que a candidatura do país
fosse aceita e fizesse de Portugal a sede da próxima edição do evento.
A edição de 2015 será a terceira do evento bienal que este
ano decorreu em Gotemburgo (Suécia), no mês de setembro.
O objetivo do World Food Travel
Summit é criar um espaço
de diálogo e troca de conhecimentos sobre as tendências em turismo de
gastronomia. Pretende ainda apoiar a indústria a inovar nos seus modelos e
processos de negócio e a desenvolver networking, fomentando novas parcerias e negócios.
O Congresso Mundial de
Turismo de Culinária, originalmente designado World Food Travel
Summit, é uma iniciativa da World Food Travel
Association (WFTA), uma
associação mundial que integra uma rede de mais de 16 mil associados de vários
países. (Promoview)
EL
PAÍS E O VAZIO JORNALÍSTICO
A chegada do diário espanhol El País ao Brasil, em sua versão
em língua portuguesa, vem em boa hora, ao menos para o jornal espanhol.
El País chega num momento em que a mídia brasileira passa por um
processo de desconfiança, em outras palavras, a mídia está desacreditada de
ambos os lados; a esquerda acusa a grande mídia de ser uma espécie de PIG
(Partido da Imprensa Golpista), que encobre crimes e malversações da “direita”,
ou seja, do PSDB e aliados, que faria cobertura acima do tom e com avidez
desnecessária de tudo relacionado ao PT e seus aliados, ao passo que a “mídia
alternativa” e os chamados “blogs progressistas” são considerados chapa-branca
e em grande parte são financiados direta ou indiretamente pelo PT.
Cabe notar que a “grande mídia” também é em grande parte financiada
pelo PT, via governo federal através da Secom, a Secretaria de Comunicação da
Presidência da República, mas não se vê alinhamento ideológico vindo deste
financiamento – pelo contrário.
El País chega com prestígio internacional e é conhecido por sua
posição mais de centro-esquerda. Chegou agradando, com entrevista com Dilma
Rousseff e matérias que muitos consideraram instigantes.
Sem dúvida uma primeira olhada ao novo El País em português
deixa transparecer um tom mais cordial com o governo, pese a crítica
contundente de sua colunista Eliane Brum, já famosa por não colocar panos
quentes em questões sensíveis, mas apesar disso parece praticar um jornalismo
mais centrado e menos enviesado e mesmo descarado – ou abertamente fantasioso,
como no caso da revista Veja, que abandonou o jornalismo há alguns anos.
Consequências e danos
Em outras palavras, de início El País parece ter uma posição
menos conflituosa e não bate de frente com o governo federal e com o PT,
concentrando-se mais em, talvez, fazer jornalismo.
É esperar o passar das semanas para ter uma ideia concreta final de
como se comportará o editorial. O fato de o jornal ter origem estrangeira
talvez facilite uma maior independência dos meios empresariais/financiadores
brasileiros, o que pode também garantir maior isenção jornalística.
El País chega, ainda, em um momento pré-eleitoral crucial;
mensaleiros presos ou em vias de serem presos, período de análises dos protestos
de junho e subsequentes, discussão sobre o possível julgamento do Mensalão
Tucano e, mais recentemente, a descoberta de 450 quilos de cocaína em
helicóptero de aliado próximo do candidato do PSDB à presidência da República,
Aécio Neves.
Este caso em particular ajuda a entender por que muitos receberam com
entusiasmo o “novo ar” no jornalismo, dado que o caso do helicóptero apreendido
com 450 kg de cocaína pela Polícia Federal, pertencente ao deputado Gustavo
Perrella, filho do senador mineiro Zezé Perrella, tem sido sistematicamente
ignorado pela mídia tradicional; um caso que pode trazer consequências e danos
a clãs políticos poderosos no mundo político.
Comportamento observado
Por que o silêncio da mídia? É algo que poucos entendem e abre-se um
espaço para novas mídias investigarem. À “esquerda”, além do chapa-branquismo
tradicional e da fixação em livrar membros do PT da cadeia por corrupção, há
ainda a disputa interna entre, por exemplo, Paulo Henrique Amorim e seu blog
Conversa Afiada e o noticioso virtual Brasil 247, com trocas de acusações
mútuas em claro prejuízo ao jornalismo de verdade.
Além, claro, da nuvem que paira sobre as cabeças de muitos blogueiros
progressistas, que é a suspeita de financiamento não declarado por parte do PT
e do governo indo além da mera simpatia ideológica.
Enfim, El País nem precisa fazer muito, basta fazer
jornalismo sério, já que o jornalismo brasileiro a cada dia fica mais parecido
com mero pastelão. Não faltam espaços para novas mídias ocuparem em meio ao
quase deserto jornalístico tradicional brasileiro, ligado a interesses
patrimonialistas, empresariais e partidários.
O interessante é que, na Espanha, o El País é conhecido como
um jornal de centro-esquerda, mas que adota posições extremamente conservadoras
quando o assunto é o movimento nacionalista do País Basco ou da Catalunha.
Adota por vezes posição semelhante à dos fascistas do Partido Popular,
ou seja, à direita do espectro político. Resta saber como se comportará ao
tratar de temas tão diversos quanto os que apresenta o panorama político
brasileiro. (Artigo de Raphael Tsavkko Garcia,
mestre em Comunicação e doutorando em Direitos Humanos, publicado originalmente
no Observatório de Imprensa E NO Adnews)
HISTÓRIA
QUE A MÍDIA FAZ, CONTA OU NÃO CONTA?
Pesquisadores
do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina reúnem-se em Florianópolis para
refletir, discutir e analisar o comportamento da mídia durante o regime militar
imposto ao país em 1964.
A História que a Mídia faz Conta ou não Conta é o
tema central do 5º Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia,
que ocorrerá em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa
Catarina, nos dias 27 e 28 de março de 2014 quando se completam 50 anos do
golpe militar do Brasil.
O evento tem o apoio do Departamento de Jornalismo
da UFSC, graduação e pós-graduação; da Associação Catarinense de Imprensa, do
Sindicato dos Jornalistas do Estado de Santa Catarina e Fundação de Amparo à
Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) e conta
com a coordenação das professoras Cárlida Emerin e Rita Paulino.
A proposta do evento é poder contar com o
testemunho e a reflexão de pessoas importantes para o meio da comunicação que
vivenciaram intensamente este período.(Caros
Ouvintes)
SAIU A LISTA DOS VEÍCULOS
MAIS ADMIRADOS
Globo,
Veja, Estadão, GNT, CBN e Google formam o time dos veículos campeões em
prestígio junto ao mercado publicitário, de acordo com a mais recente edição da
pesquisa Veículos Mais Admirados, realizada pelo Grupo
Troiano de Branding com exclusividade para o Meio & Mensagem.
O resultado
é medido por meio do Índice de Prestígio da Marca (IPM), uma metodologia criada
pelo Grupo Troiano. É com base neste índice que os veículos, dentro de seus respectivos
meios, são rankeados.
Os resultados de 2013 refletem a opinião de 888 profissionais do mercado publicitário, que responderam a um questionário online.
Os
participantes avaliaram os veículos em seis atributos: conteúdo editorial ou de
programação, atendimento comercial, credibilidade, eficácia, inovação e ética.
Anteriormente, eram pesquisados nove atributos. A mudança foi implementada para
facilitar a participação dos entrevistados.
As alterações não permitem que se faça uma comparação automática com os resultados de 2013, embora apontem na mesma linha “Os resultados atuais estão em linha com a série histórica”, explica Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding.
Um dos destaques desta rodada é a Globo, que ampliou ainda mais a distância entre seus concorrentes e registra o maior IPM de todos os veículos pesquisados
Outro
destaque é no meio internet, com a ascensão do Twitter ao quarto lugar e a
confirmação de Facebook e YouTube na segunda e terceira posições. Os três foram
incluídos pela primeira vez em 2012 na lista dos veículos pesquisados e já
estrearam no topo, deixando para trás players tradicionais como UOL, Terra,
Globo.com, MSN e Yahoo.
Leia
a íntegra desta matéria na edição 1588, de 02 de dezembro, exclusivamente para
assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para
tablets Apple e Android.
TIM DEU SOPA PARA O
AZAR
As redes sociais são como facas de dois gumes para as
marcas. A sua velocidade e poder de penetração podem promover rapidamente uma
boa ideia, assim como podem transformar um post inadequado em uma piada que
circula na mesma frenética rapidez da web.
No último dia 29, a marca Tim, através de seu perfil no
Facebook, teve a iniciativa de levar um pouco de cultura para os seus
seguidores. Acontece que o tiro saiu pela culatra.
A mensagem, acompanhada de uma versão do quadro O viajante sobre o mar de névoa,
de Caspar David Friedrich, dizia: “E se os smartphones existissem há mais
de 200 anos? Foi o que imaginou o ilustrador Kim Dong-Kyu ao criar imagens de
consagrados quadros da pintura com um toque de modernidade”.
Acontece, que como toda operadora que se preze, com o
sistema de telecomunicações brasileiro ainda precisando de alguns ajustes, a
marca recebe inúmeras reclamações diariamente. Os usuários ironizaram a imagem
dizendo que a pessoa da imagem chegou até o topo da montanha para tentar
encontrar o sinal da Tim.
Mensagens do tipo “Tem que subir na montanha mesmo pra
pegar sinal”, “Sinal, cadê você? Estou perdido nesse fim de mundo” ou “Esse
KimDong-Kyu é foda, conseguiu transmitir na pintura como se fazia há 200 anos
para procurar o sinal da Tim... E até hoje é assim...”, podem ser
encontradas nos comentários da imagem. (Redação Adnews)
CONAR PUNE A CLARO
O Conar (Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou a suspensão da
veiculação do comercial “Trote” da operadora Claro, em que o ex-jogador Ronaldo
passa trotes ao jogador Neymar.
A campanha foi
considerada pelo órgão como deseducativa ao estimular a pratica de
trotes. Esta foi a segunda vez que o comercial foi julgado. A ação divulga
a promoção sobre as ligações ilimitadas do serviço fixo da
Claro e está sendo veiculada desde julho deste ano.
Além disso, na última
reunião realizada em São Paulo na semana passada, o conselho do Conar decidiu
pela alteração de mais três campanhas: Nutrilatina Laboratórios - 10 Motivos
para emagrecer com Diet Shake; Arte Nativa Produtos Naturais - Você precisa de
energia e Vivo - TV Fibra.
II CONFIBERCOM ABRIU INSCRIÇÕES
A
Universidade do Minho (Portugal) informa que o formulário de inscrição para o
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, o Confibercom, está
disponível até o dia 20 de dezembro.
O
processo é feito online e só é válido quando confirmado o pagamento. Vale
lembrar que todos os autores de propostas têm que proceder à respectiva
inscrição.
Aliás, o
processo de avaliação de propostas submetidas ao Confibercom está concluído e
todos os autores foram notificados da avaliação por e-mail.
Da
chamada de trabalhos resultaram quase 1.200 submissões registradas, sendo mais
de metade do Brasil, seguido de Portugal, Espanha, México, Venezuela, Colômbia,
Argentina e Itália, num total de 20 países de origem.
Jornalismo
e Comunicação e Educação são os dois grupos temáticos que receberam mais
submissões, cada um com mais de uma centena de propostas de trabalho.
O II
Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana é organizado pelo CECS e
acontecerá de 13 a 16 de abril de 2014, na Universidade do Minho (Braga),
Portugal.
INDÚSTRIA INVESTE EM INOVAÇÃO,
DESIGN E MODA
No evento de encerramento do Santa Catarina Moda e Cultura 2013 no Stage Music Park, em Florianópolis, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, salientou que a indústria catarinense está investindo cada vez mais na inovação, no design e na moda.
Por isso,
afirmou, Santa Catarina se destaca em nível nacional. Ele classificou o SCMC
como uma vitrine do que o Estado tem de melhor em design e moda.
"Como
podemos ver, estamos muito bem representados. O empresário quer inovar,
investe em inovação e o resultado é esse que vemos hoje. A FIESC apoia e
continuará incentivando o empresário que investe em inovação e design",
destacou o presidente da federação durante o SCMC Resort Culture Club.
Além do apoio institucional, por meio da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda, a FIESC participa do SCMC com estudantes do SENAI, que realizaram trabalhos em parceria com seis empresas: Marisol (unidade de Jaraguá do Sul), Daniela Tombini (Criciúma), Kyly (Joinville), além de Oceano, Hering e Dalila Têxtil, com a unidade de Blumenau. O SENAI participa do SCMC desde o princípio do movimento, há oito anos. O Santa Catarina Moda e Cultura nasceu em 2005 a partir da inquietação de um grupo de empresários da região do Vale do Itajaí que, analisando a realidade do mercado catarinense, entendeu que o Estado sempre foi reconhecido nacionalmente por sua qualidade produtiva e variedade de produção têxtil, contudo, precisava de uma transformação para que passasse a entregar produtos com inovação e design.
A interação com
as instituições de ensino para buscar, capacitar e formar novos profissionais
no Estado tornou-se um forte objetivo do SCMC.
Hoepcke No evento deste sábado, Côrte homenageou a Hoepcke pelos 100 anos de existência. "FIESC tem muito orgulho de uma empresa catarinense completar 100 anos de história. Fato para poucos", afirmou, ao entregar uma homenagem à empresária Sílvia Hoepcke da Silva.
APPLE
ADQUIRE STARTUP TOPSY
A Apple adquiriu a startup de pesquisa de mídia
social e análise Topsy. A compra é considerada incomum, pois a aquisição não
se trata de uma empresa especializada em hardware.
Segundo informações divulgadas pela Reuters, a Apple
confirmou a informação, mas não explicou a intenção da compra. De acordo com
apuração do The Wall Street Journal, o valor da aquisição foi superior a U$$
200 milhões.
A fabricante de aparelhos da Califórnia já
direcionou seus esforços em mídias digitais quando lançou o Ping,
compartilhamento de música em rede social, integrado ao iTunes. O
serviço não teve boa repercussão e foi encerrado.(Meio&Mensagem)
|
Entender o que se pode ou não fazer no e-commerce é
muito importante para evitar gafes e dores de cabeça com o progresso do
negócio. Dessa forma, confira neste artigo, exatamente o que NÃO fazer para que
sua loja virtual seja bem sucedida.
Não pense apenas em vendas. Preocupar-se apenas com as vendas
e não estabelecer uma marca forte no mercado é deixar de conquistar clientes,
mantendo somente consumidores esporádicos. Por isso, investir na reputação e
reconhecimento da marca são estratégias fundamentais para o sucesso de seu
negócio.
Não ignore a necessidade de diferenciais. Contentar-se com o básico,
não garantirá clientes frequentes, nem satisfeitos. Tudo que for possível
realizar para que seu e-commerce se destaque entre os demais, se torna uma
oportunidade de ampliar suas negociações e cair nas graças do público.
Não subestime atualizações do mercado. Se você não acha necessário
preocupar-se com as novidades que surgem em seu segmento e entre seus
consumidores, há grandes chances de ser deixado para trás. Por isso, tenha os
olhos atentos no mercado e mantenha sua loja atualizada.
Não mantenha atendentes mal treinados. Sua loja virtual tem
profissionais mal treinados atendendo aos consumidores? Cuidado! Você está
correndo um grande perigo de estragar seus investimentos.
Uma equipe despreparada pode arruinar o
atendimento, a reputação e eliminar sua loja das opções confiáveis diante de
potenciais clientes. Por isso, treine seus colaboradores.
Você tem praticado algumas das más atitudes
apresentadas? Pense bem; todas elas devem ser abandonadas para que seu negócio
conquiste o sucesso! (Artigo de Felipe Martins, publicado originalmente
no Administradores.com e no Adnews. Felipe é fundador e presidente da empresa
Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas
virtuais)
EDITAL PÚBLICO
PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS
A Editora da Universidade Federal
de Roraima lançou
edital para a seleção de artigos
científicos que serão publicados em obras com temáticas voltadas para questões
que envolvam multiculturalismo, identidade e
transdisciplinaridade, educação e
interdisciplinaridade, políticas públicas, desenvolvimento e tecnologias
apropriadas, meio ambiente e saúde, direito e cidadania, ciência e tecnologia
na Amazônia e pesquisa e inovação tecnológicas na região, a serem editadas e
publicadas pela EdUFRR.
Os autores poderão se inscrever
com até 02 (dois) artigos científicos, em língua portuguesa.Inscrições abertas até
10 de janeiro de 2014.
YAHOO DIVULGA AS
MAIS FALADAS
O Yahoo Brasil revela hoje sua tradicional lista das
notícias que foram destaque em 2013. A retrospectiva do ano, que foi marcado
pelos protestos políticos em diversas cidades brasileiras, mostra que os temas
sociais e policiais dominaram os cliques do portal.
Relacionados na lista entre as principais manchetes do
ano estão o acidente com o ciclista na Avenida Paulista, em São Paulo, o
atentado na maratona de Boston, as condenações do mensalão, o caso da família
Pesseghini e as denúncias de espionagem feitas pelo governo dos Estados Unidos.
A eleição do papa Francisco, após a renúncia do Bento XVI, também chamou a
atenção dos leitores.
"Nossa lista aponta os destaques do time
editorial do Yahoo Brasil, com os melhores e piores momentos entre as
principais notícias de 2013", afirma André Izay, Diretor Geral do Yahoo!
Brasil. "Esses são os fatos que marcaram o público no Brasil e no mundo,
em todas as editorias do nosso portal".
Em sua 12ª edição, a lista traz os 10 assuntos que
marcaram o dia a dia dos usuários durante os últimos meses e ganharam destaque
na cobertura editorial do Yahoo Brasil. Ainda nesta semana, o Yahoo também
divulgará os termos mais buscados de 2013.
Confira as notícias do ano do Yahoo
Brasil:
Tragédia Santa Maria
Renúncia do papa Bento 16/ Escolha do papa Francisco
Atentados em Boston
Acidende com cilcista na Avenida Paulista
Estupros van e ônibus (Rio)
Protestos pelo Brasil
Denúncias de espionagem dos EUA
Caso Pesseghini
Condenações do mensalão
Tufão nas Filipinas (Redação Adnews)
CONFIRMADA A BIENAL
INTERNACIONAL DA BAHIA
A Bienal da Bahia vai acontecer entre os dias 29
de maio e 04 de setembro de 2001, em Salvador. O anúncio foi feito pelo secretário de Cultura
do Estado, Albino Rubim, no Museu de Arte Moderna (MAM).
A Bienal Internacional da Bahia foi criada por decreto em 2009. Durante
cem dias o evento vai
apresentar exposições e atividades educativas na Capital e do Interior. A
última Bienal de Arte da Bahia foi realizada há mais de quarenta anos, em 1968.
A nova Bienal substitui o Salão da Bahia, organizado pelo MAM.
Durante
quase três meses, o MAM promoveu eventos que tinha como objetivo, discutir
modelos e histórias das bienais internacionais de arte. A proposta era
solidificar a Bienal Internacional da Arte da Bahia.
PESQUISA
SOBRE O USO DE SMARTPHONES
A AG2 Publicis Modem, agência webnative do Grupo Publicis
no Brasil, divulgou o resultado de um levantamento sobre a utilização de
smartphones feita com sua rede de conexões de clientes, parceiros e pessoas que
curtem a fanpage da empresa no Facebook.
A pesquisa tem o objetivo de apresentar ao mercado uma
amostra dos hábitos de utilização do produto e do acesso aos aplicativos pelos
usuários.
“Esse levantamento dá uma excelente visão sobre como
atuar digitalmente no segmento mobile para nossos clientes. A pesquisa nos
orienta também sobre as melhores práticas e campanhas mais direcionadas, sempre
pensando na melhor maneira de nossos clientes e parceiros acompanharem a
preferência e hábitos dos consumidores”, analisa Luciana Bazanella, Diretora de
Planejamento da AG2 Publicis Modem.
As cinco funcionalidades dos smartphones mais ativas são:
ligações, redes sociais, mensagem via app, SMS e despertador.
Dentre o top 5 dos aplicativos mais utilizados, o ranking
indica, na sequência, Instagram, Facebook Messenger, Whatsapp, Facebook e
Foursquare. Já na lista dos três jogos mais populares estão Candy Crush , Angry
Birds e Cut the Rope.
Outros dados interessantes
da pesquisa: 61% dos usuários de smartphones utilizam o aparelho menos de 1
minuto depois de acordarem e somente 10% demora mais de meia hora para isso;
78% dos donos desses aparelhos não usam apps pagos; 43% mexem no celular
enquanto assistem televisão e 70% ficam na cama enquanto usam o aparelho. (Redação Adnews
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