Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

35% DOS BRASILEIROS SE ACHAM ESCRAVOS


(Fontes: Nathalia Barbosa, Priscilla Natale e Rose Guirro | Ketchum Estratégia | Portl da Propaganda) - Você se sente escravo do tempo? Gostaria que o dia tivesse mais que 24 horas? Compraria mais horas para o seu dia? Para 35% dos brasileiros a resposta é sim e o resultado é ainda mais crítico entre os homens na faixa etária entre 35 e 64 anos, que estão menos satisfeitos com a forma que gastam o seu tempo.

O resultado compõe um levantamento inédito realizado pelo Ibope Inteligência, que analisou pela primeira vez como os brasileiros fazem uso e se relacionam com o tempo, a partir de uma visão 360 graus (quantitativa e qualitativa) de um tema que interfere em todas as dimensões da vida humana.



“Com base na intimidade que temos com o comportamento dos brasileiros, queremos ajudar nossos clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus consumidores, cidadãos e sociedade em geral, e essa pesquisa sobre o tempo é uma das nossas iniciativas nesse sentido”, declara Silvia Cervellini, diretora executiva de negócios do IbopeInteligência.



A pesquisa integrou diversas abordagens qualitativas e quantitativas e constatou que as dimensões de passado, presente e futuro se sobrepõem, identificando uma lógica “presentista”, que reforça a teoria do filósofo francês Gilles Lipovetsky sobre o tema.




Por meio do painel online CONECTAí, foram propostas dez situações do dia a dia para que os internautas brasileiros fizessem escolhas entre diferentes experiências – atendimento humano ou eletrônico, ambiente, experimentação de produto, aconselhamento, marca reconhecida etc – e os tempos gastos  para cada situação. Um padrão ficou evidente: a tão falada escassez de tempo é relativa.




Entre os resultados, foi observado que as mulheres se dispõem a gastar até 50 minutos a mais para ter a experiência da aplicação da maquiagem por uma profissional em loja especializada, mas só 10 minutos a mais se puderem apenas experimentar elas mesmas a maquiagem na loja.

No caso de exame médico preventivo de baixa complexidade em um laboratório, homens e mulheres gastariam até 1 hora 10 minutos a mais para fazer em laboratório conhecido e bem recomendado, em vez de um laboratório muito próximo e eficiente, mas desconhecido.



Em relação à alimentação fora de casa, sozinho, em um dia útil, brasileiros gastam até 1 hora a mais para ter “comida caseira”. E quando vão fazer uma refeição com a família ou amigos no final de semana, a tendência é se permitirem gastar até 2 horas a mais (além das 2 horas básicas esperadas) se o local tiver diversão/distração/mordomia para crianças, mesmo entre quem não tem filhos.

E o “cineminha” com filhos, amigos ou companheiro no final de semana? Para assistir ao filme no shopping que já costumam frequentar, podem gastar até 1 hora e 40 minutos a mais, em vez de irem a um cinema de rua ou um shopping center bem próximo, mas que não costumam frequentar.




As marcas que ficam na memória




A pesquisa nacional domiciliar consultou os brasileiros quanto às marcas e produtos do passado que gostariam de trazer para o presente, além das que eles usam hoje e querem levar para o futuro.

Apenas metade dos brasileiros cita marcas que quer levar para o futuro e das mais de 500 marcas mencionadas, somente essas 17 aparecem com pelo menos 1% (em ordem alfabética): Adidas, Avon, Boticário, Brahma, Coca-Cola, Fiat, Havaianas, Natura, Nestlé, Nike, Nokia, Omo, Samsung, Skol, Sony, Volkswagen e Ypê. Todas, como se vê, fazem parte do dia a dia do brasileiro.



Brasileiros realtime




O levantamento verificou que há uma necessidade de que tudo e todos estejam  disponíveis em um sistema 24 X 7 e simultâneo. Tudo o que seja lento ou atrasado, que represente espera, está em desacordo com o tempo pós-moderno.

No entanto, o brasileiro não quer necessariamente que todas as atividades tenham um caráter instantâneo: ao contrário, quanto melhor a experiência, mais querem prolongá-la. Para unir todas essas experiências ao mesmo tempo, é preciso ter um perfil realtime.



Ainda na mostra domiciliar, as atividades do último dia útil e do último dia de folga do entrevistado foram lembradas, sendo que todos foram estimulados a falar do que tivessem feito simultaneamente.

Considerando certa resistência em assumir a falta de concentração no trabalho ou no estudo, a pesquisa verificou 22% de brasileiros que declaram realizar alguma atividade simultaneamente com outra em seu dia a dia como, por exemplo, utilizar a TV e a internet juntos, TV e rádio, rádio e internet etc.



Dia típico



O estudo também analisou um dia útil típico na vida do brasileiro e descobriu que começa entre 6 e 7 da manhã e acaba por volta das 22 horas, incluindo cerca de 40 minutos de deslocamentos ao longo do dia.

Quando questionados se e quanto pagariam por uma hora a mais no dia, apenas 1/3 dos brasileiros demonstraram interesse na compra, sendo que o valor seria, em média, R$50,00 em um dia útil. Mas os homens tenderiam a pagar R$85,00 por uma hora a mais em um dia de folga.



10 anos mais jovem?




Outro aspecto analisado foi se as pessoas se sentem mais jovens ou mais velhas considerando sua própria idade. O resultado é um retrato da “juvenilização” da sociedade, pois a maioria dos brasileiros (65%) considera-se 10 anos mais jovem.



O estudo Jogo do Tempo foi realizado durante o ano de 2013 e contou com a participação de clientes do Ibope Inteligência em sua concepção e discussão de resultados.

O estudo se baseou em análises antroposemióticas sobre o tempo, realizou 16 vivências etnográficas com moradores de capitais e cidades do interior do país, quatro tríades geracionais e 10 entrevistas em profundidade com especialistas nas áreas da saúde e bem estar, tecnologia da informação, urbanismo e mobilidade, espiritualidade, psicologia e sociologia.

Por meio do Bus (
www.ibope.com.br/bus/) também foi realizada uma pesquisa quantitativa de 2.002 entrevistas pessoais com homens e mulheres a partir dos 16 anos em todas as classes socioeconômicas, em 143 munícipios brasileiros de todas as regiões.

Além disso, cerca 1.100 internautas membros do painel online CONECTAí (br.conecta-i.com) também participaram do estudo, mediante entrevistas via web.

CONGRESSO MUNDIAL DE TURISMO SERÁ EM PORTUGAL


 

Portugal vai ser o anfitrião doCongresso Mundial de Turismo(World Food Travel Summit), no Estoril (Cascais), de 08 a 11/04/2015. Espera-se mais de 500 participantes de todo o mundo.

A riqueza e variedade gastronômicas, aliadas à história e cultura da cozinha portuguesa, contribuíram para que a candidatura do país fosse aceita e fizesse de Portugal a sede da próxima edição do evento.

A edição de 2015 será a terceira do evento bienal que este ano decorreu em Gotemburgo (Suécia), no mês de setembro.

O objetivo do World Food Travel Summit é criar um espaço de diálogo e troca de conhecimentos sobre as tendências em turismo de gastronomia. Pretende ainda apoiar a indústria a inovar nos seus modelos e processos de negócio e a desenvolver networking, fomentando novas parcerias e negócios.

 

O Congresso Mundial de Turismo de Culinária, originalmente designado World Food Travel Summit, é uma iniciativa da World Food Travel Association (WFTA), uma associação mundial que integra uma rede de mais de 16 mil associados de vários países. (Promoview)

 

EL PAÍS E O VAZIO JORNALÍSTICO

A chegada do diário espanhol El País ao Brasil, em sua versão em língua portuguesa, vem em boa hora, ao menos para o jornal espanhol. 

El País chega num momento em que a mídia brasileira passa por um processo de desconfiança, em outras palavras, a mídia está desacreditada de ambos os lados; a esquerda acusa a grande mídia de ser uma espécie de PIG (Partido da Imprensa Golpista), que encobre crimes e malversações da “direita”, ou seja, do PSDB e aliados, que faria cobertura acima do tom e com avidez desnecessária de tudo relacionado ao PT e seus aliados, ao passo que a “mídia alternativa” e os chamados “blogs progressistas” são considerados chapa-branca e em grande parte são financiados direta ou indiretamente pelo PT.

Cabe notar que a “grande mídia” também é em grande parte financiada pelo PT, via governo federal através da Secom, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, mas não se vê alinhamento ideológico vindo deste financiamento – pelo contrário.

El País chega com prestígio internacional e é conhecido por sua posição mais de centro-esquerda. Chegou agradando, com entrevista com Dilma Rousseff e matérias que muitos consideraram instigantes.

Sem dúvida uma primeira olhada ao novo El País em português deixa transparecer um tom mais cordial com o governo, pese a crítica contundente de sua colunista Eliane Brum, já famosa por não colocar panos quentes em questões sensíveis, mas apesar disso parece praticar um jornalismo mais centrado e menos enviesado e mesmo descarado – ou abertamente fantasioso, como no caso da revista Veja, que abandonou o jornalismo há alguns anos.

Consequências e danos

Em outras palavras, de início El País parece ter uma posição menos conflituosa e não bate de frente com o governo federal e com o PT, concentrando-se mais em, talvez, fazer jornalismo.

É esperar o passar das semanas para ter uma ideia concreta final de como se comportará o editorial. O fato de o jornal ter origem estrangeira talvez facilite uma maior independência dos meios empresariais/financiadores brasileiros, o que pode também garantir maior isenção jornalística.

El País chega, ainda, em um momento pré-eleitoral crucial; mensaleiros presos ou em vias de serem presos, período de análises dos protestos de junho e subsequentes, discussão sobre o possível julgamento do Mensalão Tucano e, mais recentemente, a descoberta de 450 quilos de cocaína em helicóptero de aliado próximo do candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves.

Este caso em particular ajuda a entender por que muitos receberam com entusiasmo o “novo ar” no jornalismo, dado que o caso do helicóptero apreendido com 450 kg de cocaína pela Polícia Federal, pertencente ao deputado Gustavo Perrella, filho do senador mineiro Zezé Perrella, tem sido sistematicamente ignorado pela mídia tradicional; um caso que pode trazer consequências e danos a clãs políticos poderosos no mundo político.

Comportamento observado

Por que o silêncio da mídia? É algo que poucos entendem e abre-se um espaço para novas mídias investigarem. À “esquerda”, além do chapa-branquismo tradicional e da fixação em livrar membros do PT da cadeia por corrupção, há ainda a disputa interna entre, por exemplo, Paulo Henrique Amorim e seu blog Conversa Afiada e o noticioso virtual Brasil 247, com trocas de acusações mútuas em claro prejuízo ao jornalismo de verdade.

Além, claro, da nuvem que paira sobre as cabeças de muitos blogueiros progressistas, que é a suspeita de financiamento não declarado por parte do PT e do governo indo além da mera simpatia ideológica.

Enfim, El País nem precisa fazer muito, basta fazer jornalismo sério, já que o jornalismo brasileiro a cada dia fica mais parecido com mero pastelão. Não faltam espaços para novas mídias ocuparem em meio ao quase deserto jornalístico tradicional brasileiro, ligado a interesses patrimonialistas, empresariais e partidários.

O interessante é que, na Espanha, o El País é conhecido como um jornal de centro-esquerda, mas que adota posições extremamente conservadoras quando o assunto é o movimento nacionalista do País Basco ou da Catalunha.

Adota por vezes posição semelhante à dos fascistas do Partido Popular, ou seja, à direita do espectro político. Resta saber como se comportará ao tratar de temas tão diversos quanto os que apresenta o panorama político brasileiro. (Artigo de Raphael Tsavkko Garcia, mestre em Comunicação e doutorando em Direitos Humanos, publicado originalmente no Observatório de Imprensa E NO Adnews)

HISTÓRIA QUE A MÍDIA FAZ, CONTA OU NÃO CONTA?

Pesquisadores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina reúnem-se em Florianópolis para refletir, discutir e analisar o comportamento da mídia durante o regime militar imposto ao país em 1964.

A História que a Mídia faz Conta ou não Conta é o tema central do 5º Encontro Regional Sul de Pesquisadores em História da Mídia, que ocorrerá em   Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina, nos dias 27 e 28 de março de 2014 quando se completam 50 anos do golpe militar do Brasil.

O evento tem o apoio do Departamento de Jornalismo da UFSC, graduação e pós-graduação; da Associação Catarinense de Imprensa, do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Santa Catarina e Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) e conta com a coordenação das professoras Cárlida Emerin e Rita Paulino.

A proposta do evento é poder contar com o testemunho e a reflexão de pessoas importantes para o meio da comunicação que vivenciaram intensamente este período.(Caros Ouvintes)

 

SAIU A LISTA DOS VEÍCULOS MAIS ADMIRADOS


 


Globo, Veja, Estadão, GNT, CBN e Google formam o time dos veículos campeões em prestígio junto ao mercado publicitário, de acordo com a mais recente edição da pesquisa Veículos Mais Admirados, realizada pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para o Meio & Mensagem

 

O resultado é medido por meio do Índice de Prestígio da Marca (IPM), uma metodologia criada pelo Grupo Troiano. É com base neste índice que os veículos, dentro de seus respectivos meios, são rankeados.


Os resultados de 2013 refletem a opinião de 888 profissionais do mercado publicitário, que responderam a um questionário online.

 

Os participantes avaliaram os veículos em seis atributos: conteúdo editorial ou de programação, atendimento comercial, credibilidade, eficácia, inovação e ética. Anteriormente, eram pesquisados nove atributos. A mudança foi implementada para facilitar a participação dos entrevistados.


As alterações não permitem que se faça uma comparação automática com os resultados de 2013, embora apontem na mesma linha “Os resultados atuais estão em linha com a série histórica”, explica Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding.


Um dos destaques desta rodada é a Globo, que ampliou ainda mais a distância entre seus concorrentes e registra o maior IPM de todos os veículos pesquisados

Outro destaque é no meio internet, com a ascensão do Twitter ao quarto lugar e a confirmação de Facebook e YouTube na segunda e terceira posições. Os três foram incluídos pela primeira vez em 2012 na lista dos veículos pesquisados e já estrearam no topo, deixando para trás players tradicionais como UOL, Terra, Globo.com, MSN e Yahoo.

 

Leia a íntegra desta matéria na edição 1588, de 02 de dezembro, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.

 

TIM DEU SOPA PARA O AZAR


As redes sociais são como facas de dois gumes para as marcas. A sua velocidade e poder de penetração podem promover rapidamente uma boa ideia, assim como podem transformar um post inadequado em uma piada que circula na mesma frenética rapidez da web.

No último dia 29, a marca Tim, através de seu perfil no Facebook, teve a iniciativa de levar um pouco de cultura para os seus seguidores. Acontece que o tiro saiu pela culatra.

A mensagem, acompanhada de uma versão do quadro O viajante sobre o mar de névoa, de Caspar David Friedrich, dizia: “E se os smartphones existissem há mais de 200 anos? Foi o que imaginou o ilustrador Kim Dong-Kyu ao criar imagens de consagrados quadros da pintura com um toque de modernidade”.

Acontece, que como toda operadora que se preze, com o sistema de telecomunicações brasileiro ainda precisando de alguns ajustes, a marca recebe inúmeras reclamações diariamente. Os usuários ironizaram a imagem dizendo que a pessoa da imagem chegou até o topo da montanha para tentar encontrar o sinal da Tim.

Mensagens do tipo “Tem que subir na montanha mesmo pra pegar sinal”, “Sinal, cadê você? Estou perdido nesse fim de mundo” ou “Esse KimDong-Kyu é foda, conseguiu transmitir na pintura como se fazia há 200 anos  para procurar o sinal da Tim... E  até hoje é assim...”, podem ser encontradas nos comentários da imagem. (Redação Adnews)

CONAR PUNE A CLARO

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou a suspensão da veiculação do comercial “Trote” da operadora Claro, em que o ex-jogador Ronaldo passa trotes ao jogador Neymar.

 

A campanha foi considerada pelo órgão como deseducativa ao estimular a pratica de trotes. Esta foi a segunda vez que o comercial foi julgado. A ação divulga a promoção sobre as ligações ilimitadas do serviço fixo da Claro e está sendo veiculada desde julho deste ano.

 

Além disso, na última reunião realizada em São Paulo na semana passada, o conselho do Conar decidiu pela alteração de mais três campanhas: Nutrilatina Laboratórios - 10 Motivos para emagrecer com Diet Shake; Arte Nativa Produtos Naturais - Você precisa de energia e Vivo - TV Fibra.

 

II CONFIBERCOM ABRIU INSCRIÇÕES

A Universidade do Minho (Portugal) informa que o formulário de inscrição para o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, o Confibercom, está disponível até o dia 20 de dezembro.

 

O processo é feito online e só é válido quando confirmado o pagamento. Vale lembrar que todos os autores de propostas têm que proceder à respectiva inscrição.

 

Aliás, o processo de avaliação de propostas submetidas ao Confibercom está concluído e todos os autores foram notificados da avaliação por e-mail.

 

Da chamada de trabalhos resultaram quase 1.200 submissões registradas, sendo mais de metade do Brasil, seguido de Portugal, Espanha, México, Venezuela, Colômbia, Argentina e Itália, num total de 20 países de origem.

 

Jornalismo e Comunicação e Educação são os dois grupos temáticos que receberam mais submissões, cada um com mais de uma centena de propostas de trabalho.

 

O II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana é organizado pelo CECS e acontecerá de 13 a 16 de abril de 2014, na Universidade do Minho (Braga), Portugal.

 


 

INDÚSTRIA INVESTE EM INOVAÇÃO, DESIGN E MODA

No evento de encerramento do Santa Catarina Moda e Cultura  2013 no Stage Music Park, em Florianópolis, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, salientou que a indústria catarinense está investindo cada vez mais na inovação, no design e na moda.
Por isso, afirmou, Santa Catarina se destaca em nível nacional. Ele classificou o SCMC como uma vitrine do que o Estado tem de melhor em design e moda.
"Como podemos ver, estamos muito bem representados. O empresário quer inovar, investe em inovação e o resultado é esse que vemos hoje. A FIESC apoia e continuará incentivando o empresário que investe em inovação e design", destacou o presidente da federação durante o SCMC Resort Culture Club.

Além do apoio institucional, por meio da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda, a FIESC participa do SCMC com estudantes do SENAI, que realizaram trabalhos em parceria com seis empresas: Marisol (unidade de Jaraguá do Sul), Daniela Tombini (Criciúma), Kyly (Joinville), além de Oceano, Hering e Dalila Têxtil, com a unidade de Blumenau.

O SENAI participa do SCMC desde o princípio do movimento, há oito anos. O Santa Catarina Moda e Cultura nasceu em 2005 a partir da inquietação de um grupo de empresários da região do Vale do Itajaí que, analisando a realidade do mercado catarinense, entendeu que o Estado sempre foi reconhecido nacionalmente por sua qualidade produtiva e variedade de produção têxtil, contudo, precisava de uma transformação para que passasse a entregar produtos com inovação e design.
A interação com as instituições de ensino para buscar, capacitar e formar novos profissionais no Estado tornou-se um forte objetivo do SCMC.

Hoepcke

No evento deste sábado, Côrte homenageou a Hoepcke pelos 100 anos de existência. "FIESC tem muito orgulho de uma empresa catarinense completar 100 anos de história. Fato para poucos", afirmou, ao entregar uma homenagem à empresária Sílvia Hoepcke da Silva.
 
Parceria com a Fundação Victor Civita
A Federação das Indústrias de Santa Catarina  assinou termo de cooperação técnica com a Fundação Victor Civita. A parceria vai ampliar pesquisas na área educacional em Santa Catarina por meio do Movimento A Indústria pela Educação.

Além de estabelecer intercâmbio entre as entidades em assuntos relacionados à educação básica, continuada e profissionalizante, a aliança promoverá o compartilhamento de conhecimentos e a transferência de experiências.
A Fundação Victor Civita vai disponibilizar informações, pesquisas, estudos e demais mecanismos que aprimorem ações de melhoria da qualidade da educação.

O Movimento A Indústria pela Educação estimula o setor industrial a promover o acesso ao ensino com a ampliação da oferta de serviços educacionais. Até 2014, as entidades que compõem a Federação - SESI, SENAI e IEL, realizarão mais de 823 mil matrículas em cursos de educação básica, continuada, profissionalizante, executiva, além de capacitações e estágios.
"Elegemos a educação como nossa bandeira e, com isso, a responsabilidade de contribuir com a mudança desta realidade, com o esforço de todos. Dessa forma, elevaremos a competitividade e a produtividade na indústria. Tenho certeza de que estamos criando um novo País", avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Criada em 1985 pelo empresário que dá nome à entidade, a Fundação Victor Civita realiza uma série de atividades que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, produzindo conteúdo que auxilie na capacitação e valorização de professores e gestores e influencie políticas públicas.
Civita criou a Fundação com o propósito de lutar por um País onde não faltassem escolas, bons professores, incentivo ao trabalho docente e materiais de apoio às práticas pedagógicas.

"É com grande satisfação que a Fundação Victor Civita firma a parceria com a FIESC. Acreditamos que a iniciativa é um passo importante para o contínuo aprimoramento da qualificação dos educadores de Santa Catarina e uma grande contribuição para a evolução da Educação Básica Brasileira", afirma Angela Dannemann, diretora-executiva da Fundação.
(Fonte: Fiesc)

APPLE ADQUIRE STARTUP TOPSY

 
A Apple adquiriu a startup de pesquisa de mídia social e análise Topsy. A compra é considerada incomum, pois a aquisição não se trata de uma empresa especializada em hardware.
Segundo informações divulgadas pela Reuters, a Apple confirmou a informação, mas não explicou a intenção da compra. De acordo com apuração do The Wall Street Journal, o valor da aquisição foi superior a U$$ 200 milhões.
A fabricante de aparelhos da Califórnia já direcionou seus esforços em mídias digitais quando lançou o Ping, compartilhamento de música em rede social, integrado ao iTunes. O serviço não teve boa repercussão e foi encerrado.(Meio&Mensagem)

 


PEARSON ADQUIRE DONA DA WIZARD E YÁZIG

 

Em 2012, Grupo Multi, dono da Wizard, teve lucro de R$ 130 milhõesCrédito: Reprodução
A empresa britânica de educação e mídia Pearson anunciou nesta terça-feira, 3, a aquisição de 100% do Grupo Multi, dono de três das marcas mais relevantes dentre as escolas que ofertam cursos de inglês no Brasil - Wizard, Yázigi e Skill.
 
Em comunicado oficial, o grupo europeu informou ter adquirido por R 1,7 bilhão os 78% da rede brasileira que pertenciam à família Martins e as demais ações em mãos do fundo de investimento Kinea.
 
A Pearson assumirá também dívidas de R$ 250 milhões do Multi, que atende mais de 800 mil alunos nas 2.600 escolas franquiadas com suas bandeiras de ensino.
 
No Brasil, a Pearson é dona do sistema de ensino COC. A aquisição foi feita em agosto de 2010 e demandou investimentos de R$ 888 milhões. Entre ativos internacionais, os britânicos têm sob controle o jornal Financial Times e a editora Penguin Books.
 
Na área de ensino de inglês, a Pearson afirma ter aproximadamente 600 mil alunos aprendendo em uma rede de 600 escolas, entre unidades próprias e franquias, nos países em que atua.
 
A companhia diz que a aquisição está alinhada com a estratégia de concentrar investimentos em mercados emergentes.
 
O valor do mercado para o ensino da língua inglesa no Brasil foi avaliado pela Pearson em R$ 7,3 bilhões, com um total de quase três milhões de alunos matriculados em cursos.
 
O baixo índice médio de fluência do brasileiro em inglês e o aumento da demanda dos setores de turismo, hotelaria e serviços por profissionais que falem a língua reforçam o potencial do mercado brasileiro, de acordo com o comunicado da Pearson.
 
A negociação ainda precisa ser aprovada pelas autoridades reguladoras do País. Em 2012, o Grupo Multi registrou um lucro operacional de R$130 milhões.  (Meio&Mensagem)
 
ATITUDES PARA NÃO TOMAR NO SEU E-COMMERCE

Entender o que se pode ou não fazer no e-commerce é muito importante para evitar gafes e dores de cabeça com o progresso do negócio. Dessa forma, confira neste artigo, exatamente o que NÃO fazer para que sua loja virtual seja bem sucedida.

Não pense apenas em vendas. Preocupar-se apenas com as vendas e não estabelecer uma marca forte no mercado é deixar de conquistar clientes, mantendo somente consumidores esporádicos. Por isso, investir na reputação e reconhecimento da marca são estratégias fundamentais para o sucesso de seu negócio.

Não ignore a necessidade de diferenciais. Contentar-se com o básico, não garantirá clientes frequentes, nem satisfeitos. Tudo que for possível realizar para que seu e-commerce se destaque entre os demais, se torna uma oportunidade de ampliar suas negociações e cair nas graças do público.

Não subestime atualizações do mercado. Se você não acha necessário preocupar-se com as novidades que surgem em seu segmento e entre seus consumidores, há grandes chances de ser deixado para trás. Por isso, tenha os olhos atentos no mercado e mantenha sua loja atualizada.

Não mantenha atendentes mal treinados. Sua loja virtual tem profissionais mal treinados atendendo aos consumidores? Cuidado! Você está correndo um grande perigo de estragar seus investimentos.

Uma equipe despreparada pode arruinar o atendimento, a reputação e eliminar sua loja das opções confiáveis diante de potenciais clientes. Por isso, treine seus colaboradores.

Você tem praticado algumas das más atitudes apresentadas? Pense bem; todas elas devem ser abandonadas para que seu negócio conquiste o sucesso! (Artigo de Felipe Martins, publicado originalmente no Administradores.com e no Adnews. Felipe é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais)

EDITAL PÚBLICO PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS

 

A Editora da Universidade Federal de Roraima lançou

edital para a seleção de artigos científicos que serão publicados em obras com temáticas voltadas para questões que envolvam multiculturalismo, identidade e

transdisciplinaridade, educação e interdisciplinaridade, políticas públicas, desenvolvimento e tecnologias apropriadas, meio ambiente e saúde, direito e cidadania, ciência e tecnologia na Amazônia e pesquisa e inovação tecnológicas na região, a serem editadas e publicadas pela EdUFRR.

 

Os autores poderão se inscrever com até 02 (dois) artigos científicos, em língua portuguesa.Inscrições abertas até 10 de janeiro de 2014.

 

YAHOO DIVULGA AS MAIS FALADAS


O Yahoo Brasil revela hoje sua tradicional lista das notícias que foram destaque em 2013. A retrospectiva do ano, que foi marcado pelos protestos políticos em diversas cidades brasileiras, mostra que os temas sociais e policiais dominaram os cliques do portal.

Relacionados na lista entre as principais manchetes do ano estão o acidente com o ciclista na Avenida Paulista, em São Paulo, o atentado na maratona de Boston, as condenações do mensalão, o caso da família Pesseghini e as denúncias de espionagem feitas pelo governo dos Estados Unidos. A eleição do papa Francisco, após a renúncia do Bento XVI, também chamou a atenção dos leitores.

"Nossa lista aponta os destaques do time editorial do Yahoo Brasil, com os melhores e piores momentos entre as principais notícias de 2013", afirma André Izay, Diretor Geral do Yahoo! Brasil. "Esses são os fatos que marcaram o público no Brasil e no mundo, em todas as editorias do nosso portal".

Em sua 12ª edição, a lista traz os 10 assuntos que marcaram o dia a dia dos usuários durante os últimos meses e ganharam destaque na cobertura editorial do Yahoo Brasil. Ainda nesta semana, o Yahoo também divulgará os termos mais buscados de 2013.

 Confira as notícias do ano do Yahoo Brasil:

 Tragédia Santa Maria

Renúncia do papa Bento 16/ Escolha do papa Francisco

Atentados em Boston

Acidende com cilcista na Avenida Paulista

Estupros van e ônibus (Rio)

Protestos pelo Brasil

Denúncias de espionagem dos EUA

Caso Pesseghini

Condenações do mensalão

Tufão nas Filipinas (Redação Adnews)

 

CONFIRMADA A BIENAL INTERNACIONAL DA BAHIA


 

A Bienal da Bahia vai acontecer entre os dias 29 de maio e 04 de setembro de 2001, em Salvador. O anúncio foi feito pelo secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, no Museu de Arte Moderna (MAM).

 

A Bienal Internacional da Bahia foi criada por decreto em 2009. Durante cem dias o evento vai apresentar exposições e atividades educativas na Capital e do Interior. A última Bienal de Arte da Bahia foi realizada há mais de quarenta anos, em 1968. A nova Bienal substitui o Salão da Bahia, organizado pelo MAM.

Durante quase três meses, o MAM promoveu eventos que tinha como objetivo, discutir modelos e histórias das bienais internacionais de arte. A proposta era solidificar a Bienal Internacional da Arte da Bahia.

PESQUISA SOBRE O USO DE SMARTPHONES

A AG2 Publicis Modem, agência webnative do Grupo Publicis no Brasil, divulgou o resultado de um levantamento sobre a utilização de smartphones feita com sua rede de conexões de clientes, parceiros e pessoas que curtem a fanpage da empresa no Facebook.

A pesquisa tem o objetivo de apresentar ao mercado uma amostra dos hábitos de utilização do produto e do acesso aos aplicativos pelos usuários.

“Esse levantamento dá uma excelente visão sobre como atuar digitalmente no segmento mobile para nossos clientes. A pesquisa nos orienta também sobre as melhores práticas e campanhas mais direcionadas, sempre pensando na melhor maneira de nossos clientes e parceiros acompanharem a preferência e hábitos dos consumidores”, analisa Luciana Bazanella, Diretora de Planejamento da AG2 Publicis Modem.

As cinco funcionalidades dos smartphones mais ativas são: ligações, redes sociais, mensagem via app, SMS e despertador.

Dentre o top 5 dos aplicativos mais utilizados, o ranking indica, na sequência, Instagram, Facebook Messenger, Whatsapp, Facebook e Foursquare. Já na lista dos três jogos mais populares estão Candy Crush , Angry Birds e Cut the Rope.
Outros dados interessantes da pesquisa: 61% dos usuários de smartphones utilizam o aparelho menos de 1 minuto depois de acordarem e somente 10% demora mais de meia hora para isso; 78% dos donos desses aparelhos não usam apps pagos; 43% mexem no celular enquanto assistem televisão e 70% ficam na cama enquanto usam o aparelho. (Redação Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário