Quando se fala em marketing pessoal, muitas vezes
nos vem à cabeça a ideia de consultores especializados dizendo como devemos nos
vestir ou nos portar, de um culto à imagem que não raro substitui o
conteúdo pela forma, de um mundo ilusório no qual parecer é ser.
No entanto, o que proponho é bem diferente disso.
Vivemos em um mundo no qual a interação com as outras pessoas é fundamental.
Quando mais bem-sucedida for essa interação, maiores são nossas chances de
ascender profissionalmente e de conquistar nossos sonhos e metas. E essa
interação passa pela percepção que os outros têm de nós.
Você é seu próprio outdoor, ou não. Um antigo ditado nos diz que
"quem não é visto, não é lembrado". O certo seria dizer que nem todos
que são vistos são lembrados. Se não causar uma impressão favorável, forte e
duradoura, mesmo sendo visto, dificilmente você será lembrado.
Causar impressão não é obra do acaso. Há todo um trabalho que deve ser
feito para que sua imagem reflita o seu potencial e capacidade. Trata-se de uma
ferramenta poderosa, especialmente para as vendas.
E estamos sempre vendendo alguma coisa: vendemos produtos, vendemos
serviços, vendemos a ideia de que somos a pessoa certa para determinada função,
que merecemos ser promovidos, que podemos dar conta do recado, que nossos
negócios merecem a confiança do público, que somos dignos de crédito, que vale
a pena investir em nós e por aí a fora. O problema é que existem milhões de
pessoas fazendo exatamente a mesma coisa. Para se destacar no meio da multidão
é preciso explorar aquilo que torna você único e diferente.
Eis aqui um bom ponto de partida. Você sabe qual é o seu diferencial?
Seu trabalho pode ser igual ou similar ao de milhares de outros profissionais.
Contudo, o se jeito de realizá-lo é só seu. Cabe a você anunciar isso e criar
sua marca registrada, aquilo que faz com que, em meio a uma concorrência
extremamente competitiva e acirrada, os seus serviços sejam lembrados e
solicitados não só por clientes fiéis, mas também por outros aos quais você foi
recomendado.
Essa é uma das características do bom marketing pessoal, o efeito
cascata. Se o marketing for bem feito, não existe desperdício. Uma única pessoa
que fique bem impressionada com você irá indica-lo a várias outras - mesmo que
ela própria não use os seus serviços. Por isso, não caia na ilusão de pensar
que não vale a pena investir em fulano ou beltrano "porque eles não vão
comprar nada mesmo". ( Jussier Ramalho, primeiro no ranking de palestrantes e autor do livro Você
é a sua melhor Marca. No Adnews)
A REINVENÇÃO DA PROPAGANDA
(Por Julio Zaguini, Diretor
de Agências do Google. No Proxxima)
- O verdadeiro poder da
tecnologia em um ambiente como o nosso é o de potencializar os mais brilhantes
insights para muito além das fronteiras que até poucos anos atrás nos limitavam
Em junho, milhares de pessoas beijaram telas de computadores e de smartphones
Desenhada a partir do desafio de criar uma ligação emocional entre uma das marcas mais sofisticadas e o novo consumidor hiperconectado, a campanha resultou - em apenas 10 dias - em mais de 250 mil buscas pela marca Burberry, com mensagens seladas por beijos enviados de mais de 13 mil cidades do mundo inteiro.
A campanha da Burberry é apenas um exemplo de como a evolução da tecnologia dos meios tem aberto o leque de possibilidades para atingirmos os consumidores de uma nova geração, com novos hábitos de consumo e novas formas de acessar conhecimento.
É prova de que, além de ser necessário, é possível pensar diferente na criação para atingir o consumidor que mudou também a forma que interage com as marcas. Mesmo com uma tela fria é possível desenvolver interações extremamente pessoais. De fato, muito mais pessoais do que jamais foi possível com um anúncio impresso numa página de revista, ou transmitido pela televisão.
O que a multiplicação das possibilidades e métodos de comunicação promovida pelo desenvolvimento de novas tecnologias digitais requer, sim, é um enorme esforço do ecossistema publicitário, no mundo inteiro, na capacitação necessária para a abertura desta caixa de ferramenta para os criativos.
Para lançar os beijos eletrônicos da Burberry pelos quase 500 milhões de quilômetros viajados nos primeiros 10 dias da campanha, foi necessário para a equipe de criação conhecimento de API's de mapas, mídias sociais, mídias móveis, além de HTML5, WebGL, CSS3 e outras tecnologias que ainda não existiam quando eu cursei universidade, mas hoje são essenciais para destrancar o infinito potencial de ações de marketing inovadoras que o consumidor hiperconectado requer de nós.
As agências do Brasil estão entre as mais criativas (e premiadas) do mundo. O verdadeiro poder da tecnologia em um ambiente como o nosso é o de potencializar os mais brilhantes insights para muito além das fronteiras que até poucos anos atrás nos limitavam.
A campanha Retratos da Beleza
As marcas, as empresas, e também as agências de publicidade do mundo estão se reinventando para dar as respostas necessárias aos novos desafios emergentes no mundo digital.
As agências estão, de fato, em uma posição privilegiada em termos do que podem oferecer para seus clientes, que precisam de novos road-maps que indiquem e iluminem este novo rumo da publicidade num mundo que mudou para sempre. Se antes, a tecnologia estava aquém da criatividade, hoje ela está na frente, permitindo o impossível.
Nunca houve tanta informação ao nosso alcance para facilitar o desenvolvimento de relacionamentos diretos entre a marca e o consumidor.
Pesquisas sobre o comportamento multi-telas dos consumidores e ferramentas como o Google Analytics, são capazes de empoderar o desenvolvimento de estratégias das marcas, nos permitindo maximizar o conhecimento sobre tendências de consumo como nunca antes foi possível.
Iniciativas como a da Burberry e da Dove permitem acompanhar o passo do consumidor em direção à marca, testando a eficácia de seus criativos. Por meio das novas ferramentas digitais, agências podem ajudar marcas a estabelecer um relacionamento muito mais interativo com o consumidor. E o consumidor que está interagindo com a marca é um consumidor engajado.
Na vanguarda da criação, as agências do Brasil ainda têm um grande caminho pela frente no desenvolvimento do talento tecnológico que será capaz de potencializar todas estas novas oportunidades. Mas desde já, estamos vendo grandes exemplos inspirarem a indústria como um todo a olhar para o digital em toda sua beleza
AS 20 EMPRESAS BRASILEIRAS MAIS DESEJADAS
O LinkedIn divulgou na quinta-feira, 24, a edição brasileira 2013 do “Most inDemand Employers” – ranking da rede social que mapeia as interações dos usuários dentro da plataforma para descobrir as companhias preferidas dos profissionais no País.
O estudo leva em consideração o comportamento dos mais de 230 milhões de membros do LinkedIn. Nesta semana, a rede social também anunciou possui mais de 15 milhões de usuários.
O ranking:
1 Vale
2 Natura
3 TAM
4 AmBev
5 Petrobras
6 Odebrecht
7 Gerdau
8 Unilever
9 Whirlpool Latin America
10 Nestlé S.A.
11 Grupo Camargo Corrêa
12 HP
13 Johnson & Johnson
14 Microsoft
15 Accenture
16 General Motors
17 Itaú Unibanco
18 Andrade Gutierrez S.A.
19 PepsiCo
20 IBM (Proxxima)
SUA MARCA
JÁ ESTÁ APROVEITANDO A NOVA TIMELINE DO TWITTER?
Esta semana, o Twitter anunciou mudanças que objetivam valorizar vídeos
e fotos na timeline do microblog. O feed da rede social vai ficar mais parecido
com Instagram e Facebook, por exemplo. Sua marca já está aproveitando a
novidade?
A intenção do microblog é que o usuário não precise deixar a timeline
para responder, dar rt ou curtir um tweet. Ou seja, as empresas que estiverem
por lá devem optar pela postagem exclusiva de conteúdo nas ferramentas do
próprio Twitter. Significa que uma foto postada no pic.twitter.com, por
exemplo, terá, possivelmente, mais impacto que uma imagem linkada do Instagram.
Como analisa o BuzzFeed, parece que as redes sociais buscam o feed perfeito
para que o usuário não queira sair dele. Nessa missão, elas se inspiram umas
nas outras. O Twitter, por exemplo, mudou o botão "favorito" para
"curtir". O Facebook e o Instagram implementaram as hashtags.
Agora é a vez do microblog apelar mais para as imagens. Alguns dos
maiores momentos da rede social envolvem fotos. Por exemplo, o tweet mais
retransmitido de 2012: “Mais quatro anos".
Quando o assunto são as marcas, quem já está aproveitando a novidade é a
marca de biscoitos Oreo. Visite o perfil aqui.
(Redação
Adnews)
AFINAL, QUEM CRIA PODE DESCRIAR? ATENDER E
PLANEJAR?
Nesses poucos longos anos em que trabalho com Comunicação,
em especial os anos que passei emPublicidade, conheci gente
interessante, inteligente, criativa, genial e geniosa, gente de todos os
matizes. Fiz amigos e vi inimigos de si mesmos, em todas as áreas, na busca da
confirmação de seus egos.
Mas, quase sempre, no inexplicável e injustificável histórico
e conceitual confronto entre Criação e Atendimento, percebia uma certa vantagem
(hierárquica, numérica e sagaz) do pessoal da Criação nas
justificativas, ponderações e decisões que permeavam os conflitos.
Quando, por acaso, pegos por argumentação inconteste de
alguém do Atendimento(mas só daquele alguém que fazia mais do que
levar e trazer briefings e layouts), reagiam com ferocidade e insensibilidade,
tentando minimizar a “vitória efêmera”. Saíam da Terra e usavam a frase mortal
e decisória, ainda que não pronunciada: quem manda aqui é a Criação…
Da série de situações e
humilhações presenciadas, a ideia de que a força das palavras, tão bem usadas
por eles, trazia, no seu bojo, algo de místico e sobrenatural, levou-me a
raciocinar e escrever, ainda que metaforicamente, esse texto, quando percebo
que o Atendimento/Planejamento anda esquecido nas agências – embora, nos dias
atuais, sua presença e importância nas agências seja incontestável.
Cheguei à conclusão de que
há em todo criativo um certo quê de criador, e, talvez, seja exatamente por
isso que pequena – mas significativa – parcela destes ainda não consiga,
humanamente, conviver com esse dom e sinta-se um semideus, e, como tal, cego às
humanas necessidades.
Donos de inegável talento,
com o passar do tempo, alguns deles transformaram-se em insensíveis seres
diante das ponderações e necessidades dos simples mortais, principalmente os do
Atendimento (pragmáticos, realistas e antenados ao tempo presente),
desconhecendo o talento deles, não dando créditos, consideração ou respeito ao
seu trabalho.
Chegaram ao ponto de,
criadores que são, extinguirem suas atividades, declarando com voz de dragão:
“Desfaça-se o Atendimento!”. E tantas agências sumiram na poeira dessa
declaração.
Insensíveis e, às vezes,
arrogantes, coisas típicas dos (semi)deuses, trafegam no limiar entre o amor, o
respeito e o ódio daqueles que os cercam. No seu “Olimpo”, não vislumbraram a
passagem do tempo terreno, ou, quem sabe, viajaram além do seu tempo, criando,
recriando, copiando ou inventando o óbvio.
Esquecendo-se de que para
uma Comunicação, cada vez mais estratégica, planejar e atender bem é
fundamental.
Não existiriam os Leões e
os Colunistas sem prévio Planejamento de inscrições. Certo?
Grandes agências dependem
de bons criativos, sem dúvida, mas não só deles. Alguém tem que fazer as
compras, produzir, atender e planejar. Bons criativos têm, obrigatoriamente,
que ter talento. O talento pode até ser dom divino, mas não é exclusivo da
Criação.
Pela lógica cega de alguns criativos-deuses, os criadores
criaram os criadores e, assim sendo, o mundo é uma agência de marketing
promocional que tem fracassado na venda, tem problemas no Atendimento,
não consegue produzir nada, mas cria que é uma beleza.
No dia do Apocalipse, no encontro dos deuses, submetidos ao
chefe, quando da remissão de todos os males, só os verdadeiros talentos vão
ganhar o Gran Prix. Ou seja, aqueles que melhor atenderam e
planejaram o futuro de suas criações, nesse sentido, dirão: “Faça-se o
Atendimento e o Planejamento!” E eles se farão. (Tony Coelho, no Promoview)
A PUBLICIDADE É UMA BANDA DE ROCK (OU UMA RODA DE SAMBA0
(ANDRÉ FELIX, diretor da área de convergência digital da Mood, no Proxxima) - Foi-se o tempo que a palavra digital era traduzida em novidade, desconhecido, ousado. Hoje, o mesmo termo dá a sensação de obviedade. Eis aqui uma bomba, meu caro: se você não romper barreiras, o mundo vai passar por cima. Foi assim com o teatro quando surgiu o cinema, com o jornal quando surgiu a internet. Não sumiram, continuaram alí, cativando um público fiel, mas reinventaram-se. Ai, se não tivessem feito isso. Ai se continuassem com aquela mesma forma quadrada e tradicional demais.
O digital é isso. A busca por inovações com foco em identificar as tecnologias disruptivas que estão mudando a conexão entre marcas e consumidores, desenvolvendo estratégias centradas no consumidor com foco na geração de conteúdos relevantes. Hoje, os formatos criados suprem a necessidade do consumidor, que clama por interação, por interatividade.
Mas, o que vemos atualmente é que existe uma nova força no mundo da comunicação: o da experiência. O fã de qualquer marca precisa sentir, precisa ter o “feeling”, precisa tocar, deitar, colar, abraçar. Ah, precisa estar junto. Emocionar, conectar, converter. Isso resume.
A área de convergência (oi?) traz isso que estou dizendo. Vai além do digital, mas não chega a ser algo desconhecido. O termo pode causar estranheza, mas nada mais é do que aplicar o digital em peças off-line, em formatos tradicionais. Dar graça ao simples. Movimento ao estático. Tato e cheiro ao imóvel.
Vamos exemplificar para deixar mais claro: o Smartphone é um bom modelo de negócios que mostra esta convergência. O celular era um aparelho que tinha a única obrigação de ligar e receber ligação. Já existia a interação entre duas pessoas.
Aí veio o advento da internet e a tecnologia (santa tecnologia) abriu a possibilidade. Um objeto que não era virtual passa a permitir que com um único toque na tela o mundo conecte-se. É a tendência do mercado, junto com a internet das coisas, a tecnologia vestível, a tecnologia previsível, o reconhecimento biométrico, vídeos. Ah, isso agora. Talvez até a publicação do artigo, daqui uma ou duas semanas, novas tecnologias já estejam por aí e tudo que estou escrevendo caia por terra.
Este é um exemplo, entre tantos outros possíveis. As agências de publicidade dividem-se entre as online, off-line e as ‘integradas’, que prestam os dois serviços, na maioria das vezes separadamente. Analisam a necessidade do cliente e propõe soluções baseadas no objetivo de negócios e na estratégia de comunicação.
A proposta da convergência digital é justamente tornar as soluções híbridas, ou seja, entregar ao off-line a experiência do virtual. Um toque que seja. Proporcionar ao consumidor uma nova forma de enxergar a publicidade, de sentir a marca.
É enriquecer um comercial de TV com hashtag e desenvolver a dinâmica da primeira tela com a segunda tela dentro dos novos hábitos de consumo desse meio, é aplicar em um MUB uma tela de Led que envie informações a uma central, é colocar no outdoor uma projeção que seja percebida de formas diferentes dependendo de onde é vista. Enfim, é dar ao público da marca a possibilidade de ser co-autor daquela ideia, participando ativamente da criação.
Cases de sucesso não dependem apenas da criatividade e da aposta das marcas em inovação, mas, sobretudo em formas inéditas de interação com os consumidores, que respondem positivamente aos projetos de marketing das companhias. A forma para conectar uma marca com o consumidor não mudou, mas a forma como isso se materializa é muito diferente e, nesse momento, precisamos entender as tecnologias para que haja a convergência ideal em cada ponto de contato dentro da jornada deste público.
O mundo da comunicação não para e, em minha opinião, a única coisa que é realmente certa é: o consumidor tem que ser para sempre co-autor das iniciativas, para que sinta a marca, acredite em seu valor, dissemine as informações e torne-se embaixador de ideias. E isso só acontece quando efetivamente sentem o que está sendo passado. Interação é mais do que nunca necessário. A marca que fala sem se preocupar se está sendo ouvida, ou tenta impor discursos à audiência, corre o risco de ficar falando sozinha.
5 DICAS
PARA VOCÊ PREPARAR SUA PROMOÇÃO DE FIM DE ANO
Com a chegada do final do ano e Natal cresce a quantidade de promoções e
concursos aliados a campanhas e venda de produtos. Entretanto, desenvolver uma
ação como essa sem gerar problemas ou reclamações exige atenção por parte de
agências e anunciantes.
Desenvolver promoções e concursos não é tão complicado quanto parece,
desde que exista uma boa comunicação entre todos os envolvidos – diferentes
departamentos dentro de uma agência e, claro, o cliente.
Para auxiliar os profissionais que estão desenvolvendo as ações de final
de ano, o Adnews exibe abaixo 5 dicas desenvolvidas pelo IAB Brasil e a
advogada especializada em direito digital, Flávia Penido:
1 - Entenda o que será desenvolvido
Parece básico, mas existem diferenças nos tipos de promoções e isso
precisa estar claro para todos os envolvidos desde o tem início do processo de
criação. É importante entender se uma determinada mecânica promocional
precisará de autorização ou não, pois essa necessidade irá envolver não só
outros departamentos da agência como também alguns departamentos do cliente
(principalmente o contábil).
Conhecer todo o processo e suas exigências economiza tempo que,
sabidamente, é material escasso em agências de publicidade. De nada adianta
criar uma ação brilhante se não há tempo hábil para implementá-la. É possível
determinar se será necessário ou não aprovar a ação com a Caixa Econômica
seguindo as dicas deste guia, também elaborado pelo IAB Brasil com auxilio da
advogada Flávia Penido. Clique aqui para acessá-lo.
2 - Qual o alcance da promoção?
A promoção tem alcance nacional? Então não se esqueça de considerar o
frete para envio do brinde ou mesmo o deslocamento do vencedor, caso ele tenha
que buscar o que ganhou. Incluir esses detalhes no projeto da ação evita
constrangimentos e custos adicionais à campanha.
Além disso, é preciso estar ciente de que quando transporte e viagens
estão incluídos no prêmio é necessário que a empresa promotora providencie um
documento chamado “carta de compromisso” garantindo que irá providenciar o
transporte e especificando as condições para isso. Este documento é
providenciado pelo advogado responsável por obter a autorização.
Outro detalhe importante, é que a legislação obriga a entrega do prêmio
em no máximo 30 dias contados da data de apuração (art. 5° Decreto 70951/72).
Essa logística deve ser considerada, pois dependendo do lugar em que o vencedor
se encontre a entrega do prêmio pode ser custosa.
3 - Fique atento aos prazos
Organizar uma planilha com todos os prazos, com informações sobre o que
pode ser alterado no meio do caminho e o que não pode ser alterado depois do
início é essencial para a aprovação de uma promoção.
O procedimento para conseguir a autorização não é difícil, é bom que
isso fique claro. No entanto, é burocrático e exige uma grande cooperação entre
os vários departamentos da agência, cliente e advogado. Uma curiosidade: no
momento em que se inicia o levantamento de documentação, normalmente, problemas
internos do cliente e da agência vão surgir atravancando o processo.
Uma empresa organizada é capaz de providenciar os documentos em 2, 3
dias no máximo, enquanto outras demoram 15 ou 20.
Conhecer o cliente também ajuda na hora de pensar em uma ação, pois os
prazos para providenciar os documentos devem ser computados no fluxograma e
tais prazos podem inviabilizar ou não o projeto. Para facilitar, segue um
fluxograma do processo de autorização na Caixa Econômica:
A agência terá mais trabalho na fase anterior ao envio de documentos,
uma vez que precisará providenciar as telas de mecânica (o que implica em sua
aprovação com o cliente), definir datas, prêmios e outros detalhes presentes no
Regulamento e no Plano de Operação.
Essa fase de preparação de documentos é importantíssima, pois o envio da
documentação completa acelera a concessão da autorização e evita pedido de
complementações por parte da Caixa Econômica Federal.
Importante: É possível fazer modificações no Plano de Operação, desde
que sejam solicitadas antes da divulgação e início da promoção. Segundo a
Portaria 41/2008, os dados que podem ser alterados são “período da promoção,
modificação da premiação, adesão de pessoas jurídicas, no caso de promoções
coletivas, e outros, a critério do órgão autorizador”.
Já depois que a promoção tiver começado, a mesma Portaria autoriza
análise de modificações quanto ao “término da promoção ou da apuração, da data
limite para recebimento de cartas/cupons alteração de marca ou modelo da
premiação, do local de apuração, dos meios de divulgação, do local de entrega
dos prêmios e do aumento do valor da premiação”.
4 - Seja claro com o consumidor
Para elaborar o regulamento das promoções é necessário ser o mais claro
possível, sem deixar margem para interpretações ambíguas. O material deve ter
algumas cláusulas obrigatórias por lei que precisam constar, obrigatoriamente,
no Plano de Operação e Regulamento. Entre os exemplos, a necessidade de entrega
do prêmio em 30 dias, proibição de se converter o prêmio em dinheiro, cláusulas
isentando de responsabilidade as redes sociais onde a promoção será realizada.
Também são informações imprescindíveis os critérios de desclassificação,
exigências para recebimento do prêmio e como será a premiação em casos de
desclassificação. Além dessas, avisar que a obtenção de passaportes para
viagens ao exterior não é responsabilidade da empresa promotora ou que menores
não receberão o prêmio sem assinatura do responsável, precisam estar entre as
cláusulas.
Sobre os critérios de desclassificação, é importante que estejam
cobertas as fraudes eletrônicas ou invasões de “promonautas”.
Outro cuidado importante é com relação ao prêmio. Poucos sabem, mas,
para premiar alguém, é necessário, antes de tudo, adquirir o produto. Compre o
prêmio (carro, casa, viagem, etc) e só então anuncie a promoção. Isso
porque, pela legislação, antes da apuração do resultado deve-se comprovar a
propriedade do bem.
Quando este bem é da empresa promotora, o departamento contábil saberá
providenciar o documento hábil para a comprovação. Em casos como viagens e
deslocamentos como parte do prêmio é necessário assinar a Carta de Compromisso
(art. 48 da Portaria 41/2008).
5 - Encontre os sorteados
Para evitar problemas depois da realização dos sorteios, vale o esforço
de tentar fazer sorteios intermediários e contratar pessoas para verificar as
informações dos concorrentes antes do sorteio final. Isso porque, caso o
sorteado não compareça para retirar o prêmio no prazo estabelecido, o valor
deverá ser repassado integralmente ao Governo Federal.
Além disso, para promoções em que as mecânicas implicam em concurso e
sorteio com necessidade da presença do participante, ou mesmo a participação
deste em um evento final, é prudente verificar os cadastros dos participantes
antes do sorteio final.
Outras recomendações e lembretes importantes
- Não é exigência prevista em Lei, mas a Caixa Econômica solicita o
envio das mecânicas para análise da autorização. Elas devem ser enviadas
juntamente com os demais documentos.
- Outra exigência da Caixa Econômica: para as promoções realizadas em
redes sociais, a empresa promotora precisa ter um plano de contingência, onde
os dados do concurso estejam preservados em caso de queda do servidor. No Plano
de Operação deve constar esta declaração, informando ainda a empresa promotora
quais são os meios que estão sendo utilizados para preservar os dados.
- A Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Acompanhamento Econômico
autorizam que se faça um pedido único para microcampanhas: dentro do período de
um ano, desde que não haja interrupção entre as datas é possível que a
empresa promotora solicite autorização para ações da mesma empresa. Em alguns
casos específicos, dependendo do perfil do cliente e da mecânica adotada esta
opção pode ser muito interessante.
- O processo de autorização não acaba com a sua obtenção e sim com a
homologação da prestação da contas. Assim, podemos imaginar dois momentos no
tempo onde a agência precisará atuar em conjunto com os advogados: na fase que
antecede o envio de documentos e na fase de prestação de contas, que se inicia
após o decurso do prazo para retirada do prêmio.
Como o prazo de prescrição é de 180 dias, isso significa que seis meses
após a apuração providências deverão ser tomadas visando enviar documentos para
a Caixa Econômica (pagamento de Imposto de Renda, recolhimento de prêmio
prescrito etc).
- Tanto a Caixa Econômica quanto a Secretaria de Acompanhamento
Econômico são muito acessíveis para solucionar as dúvidas quanto à necessidade
ou não de autorização e os processos estão sendo autorizados rapidamente. Em
uma média de 20-25 dias pode-se obter a autorização, em alguns casos o prazo
pode até ser menor. (Redação
Adnews)
COMUNICAÇÃO
INTEGRADA DE MARKETING É TEMA DE ENCONTRO
A ABA Rio realizará dia 5,
noCentro de Convenções do BarraShopping,
Rio de Janeiro, o VII Fórum de
Comunicação Integrada de Marketing.
O evento vai analisar a crescente necessidade e os muitos desafios para se
estabelecer um processo de comunicação integrada de marketing, maximizando o
emprego de suas diversas ferramentas.
Além de
apresentar diversos casos de sucesso na área, o encontro abordará tanto a
gestão desse processo pelo cliente, quanto os aspectos envolvidos em
planejamento, criação, produção e execução.
O Fórum contará com a palestra de Mariana
Lellis, coordenadora de marketing do Rock in Rio, que fará um grande balanço do que foi a
edição deste ano do evento. O encontro terá também uma apresentação do
vice-presidente da ABA-Rio,
Rafael Sampaio,
que vai apresentar os grandes cases de sucesso de Cannes 2013
e que falam sobre a comunicação integrada de marketing.
Por fim, um
painel de debate encerrará o evento e vai falar das dificuldades, dar dicas e
debater a importância da gestão orquestrada de comunicação integrada de
marketing para o sucesso das organizações.
Entre os demais destaques estão as participações
dos sócios-diretores da Staff Brasil,
Duda Moncalvo e Paulo Castro; do presidente da Dainet,
Toninho Rosa; do diretor geral da Novaes
& Cia-Soluções de Mídia, Luiz Fernando
Novaes; do superintendente de marketing da Unimed
Rio, Mauro Madruga; da gerente de comunicação e Eventos
Dufry do Brasil, Alessandra
Jacob; da diretora criativa da Zanna
Sound, Zanna Lopes.
O evento é
direcionado a gestores de marketing, comunicação e propaganda, bem como a
profissionais que desejam conhecer as necessidades e os desafios de um sistema
de comunicação integrada de marketing para construir e manter marcas fortes.
(Promoview)
FACEBOOK
PLANEJA RASTREAR MOVIMENTOS DO MOUSE
O Facebook terá, em breve, uma nova ferramenta para controlar o
comportamento de seus usuários. A empresa planeja utilizar um software que pode
rastrear os movimentos exatos feitos por um mouse e calcular quanto tempo um
cursor foca determinada parte do site.
Em uma entrevista para o Wall Street Journal, o analista chefe do
Facebook, Ken Rudin, afirmou que os testes do programa estão em andamento e a
empresa saberá dentro de meses se faz sentido incorporar a nova tecnologia ao
negócio.
Atualmente, a rede social coleta dois tipos de dados: demográficos, que
documentam a vida de um usuário além da rede, como onde mora ou trabalha e
comportamentais, que acumulam informações sobre as preferências de cada pessoa,
como o que ela “curte”. Com o novo programa, será possível a rede controlar as
interações de usuário com seu conteúdo em tempo real, aumentando a abrangência
dos dados comportamentais. (Redação
Adnews via Gizmodo)
A
NOVA UTILIDADE DO VIAGRA
(Texto
de Karina Toledo disrtribuído pela Agência FAPESP) –
Um dos possíveis efeitos adversos de drogas contra a disfunção erétil é o
priapismo – ereção dolorosa e prolongada que pode causar danos irreversíveis ao
tecido peniano.
Um estudo
realizado no âmbito de um Projeto
Temático em andamento na Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp) mostrou que, no caso de pacientes com anemia falciforme, por
mais contraditório que possa parecer a princípio, medicamentos como o Viagra
(citrato de sidenafila) podem ser uma boa opção para tratar o problema.
“O
priapismo é uma complicação comum entre homens com anemia falciforme, mas o
mecanismo que leva ao problema ainda não está bem esclarecido. Já se sabe que
esses pacientes apresentam no sangue uma quantidade menor de óxido nítrico, que
é um agente vasodilatador e o principal mediador da ereção peniana.
O esperado,
portanto, seria uma maior dificuldade de ereção”, explicou Carla Penteado,
coautora de um artigo sobre o tema publicado no The Journal of Sexual Medicine.
Mas um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a enzima
fosfodiesterase tipo 5, responsável pela degradação do óxido nítrico e por
restaurar o processo de ereção peniana, também está diminuída em
camundongos geneticamente modificados para desenvolver uma condição muito
semelhante à anemia falciforme.
“Isso
sugere que, embora esses pacientes tenham uma menor biodisponibilidade de óxido
nítrico, a degradação desse agente vasodilatador também é menor e, portanto,
sua concentração no sangue e nos tecidos acaba ficando alta o suficiente para
prolongar a ereção peniana, levando ao priapismo”, explicou Penteado.
Posteriormente,
investigações conduzidas por Mário Angelo Claudino e Edson Antunes, do Departamento
de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, mostraram que a
via de sinalização do óxido nítrico está aumentada na musculatura lisa do corpo
cavernoso de camundongos transgênicos para anemia falciforme.
De acordo
com Penteado, esses resultados sugerem que drogas capazes de intervir na via de
sinalização do óxido nítrico, como o Viagra, podem ajudar a prevenir o
priapismo em pacientes com anemia falciforme. O diferencial é a dosagem da
droga usada, no caso, com outro objetivo. “Uma das propostas é usar o Viagra,
mas de maneira crônica e em quantidade bem menor do que a indicada para o
tratamento da impotência sexual”, disse.
Segundo a
pesquisadora, há trabalhos na literatura científica que sugerem que
medicamentos como o Viagra, usados de maneira contínua, podem restabelecer os
níveis da enzima responsável pela degradação do óxido nítrico.
“Isso ainda
não está muito claro, mas existem estudos clínicos em andamento nos Estados
Unidos com pacientes falciformes avaliando os efeitos do Viagra e drogas
similares no tratamento do priapismo recorrente ou stuttering”, contou.
Novas
perspectivas
Outras
descobertas realizadas no âmbito do Projeto Temático, coordenado por Fernando
Ferreira Costa, do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp,
estão abrindo novas perspectivas para o tratamento da anemia falciforme e de
suas complicações – que afetam cerca de 50 mil pessoas no Brasil.
Comum em
populações afrodescendentes, a doença é causada por uma alteração genética na
hemoglobina, proteína presente nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) que
ajuda no transporte do oxigênio.
A mutação
faz com que as hemácias assumam a forma de foice depois que o oxigênio é
liberado aos tecidos. Em baixas tensões de oxigênio, as células se tornam
deformadas, rígidas e propensas a se agregar, ou seja, a formar uma massa
celular que adere ao endotélio e dificulta a circulação sanguínea – processo
conhecido como vaso-oclusão.
Além de
inflamação crônica, a vaso-oclusão pode causar necrose em vários tecidos e
crises de dor intensa. É comum o aparecimento de úlceras nas pernas,
descolamento de retina, acidente vascular cerebral, infartos, insuficiência
renal e pulmonar. A doença também compromete os ossos, as articulações e tende
a se agravar com o passar dos anos, reduzindo a expectativa de vida dos
portadores.
Atualmente,
a hidroxiureia é uma das drogas mais usadas no tratamento da anemia falciforme
por ser capaz de aumentar a produção de outro tipo de hemoglobina, conhecida
como hemoglobina fetal (mais presente no período de vida uterina). Altos níveis
de hemoglobina fetal diminuem a polimerização das hemácias defeituosas e
reduzem o risco de vaso-oclusão.
O
medicamento, normalmente, é usado de forma crônica pelos doentes, mas em uma
das linhas de pesquisa do Temático coordenada pela pesquisadora Nicola Amanda
Conran Zorzetto, do Hemocentro da Unicamp, os cientistas mostraram que a droga
também ajuda a aliviar sintomas da fase aguda da doença, atualmente sem opção
terapêutica (leia mais emhttp://agencia.fapesp.br/16356).
Em outro
trabalho desenvolvido durante o pós-doutorado de Flávia Cristine Mascia Lopes,
comBolsa da FAPESP) e supervisão de Conran, os cientistas
mostraram que determinados fatores presentes no plasma de pacientes falciformes
têm ação pró-angiogênica, ou seja, estimulam a formação de novos vasos
sanguíneos.
De acordo
com a pesquisadora, essa é possivelmente a causa de algumas complicações da
doença, como a hipertensão pulmonar e a síndrome de moyamoya – caracterizada
pela formação de vasos sanguíneos anormais no cérebro.
“Foram
medidos 15 diferentes fatores relacionados à angiogênese no sangue e vimos que
sete estavam alterados no caso de pacientes falciformes. Alguns fatores
antiangiogênicos estavam inibidos”, contou Conran.
Lopes então
tratou uma cultura de células endoteliais com plasma de pacientes saudáveis e
de portadores de anemia falciforme e verificou que no segundo grupo houve maior
formação das estruturas responsáveis por formar a camada interna dos vasos
capilares.
“A pesquisa
também mostrou, pela primeira vez, que a hidroxiureia pode ser um inibidor de
angiogênese, pois os fatores sanguíneos que estimulam a formação de vasos
estavam diminuídos no plasma de pacientes falciformes que recebiam essa droga.
No momento, estamos tentando confirmar essa hipótese por meio de testes com
camundongos transgênicos”, disse Conran.
Durante o
doutorado de Renata Proença Pereira, também com Bolsa da FAPESP) e orientação de Conran, o grupo
descobriu que as plaquetas de pacientes falciformes possuem uma maior capacidade
de aderir às células endoteliais, favorecendo o processo de vaso-oclusão.
“Nossos
dados sugerem que a adesão das plaquetas ao endotélio ativa a produção de
moléculas que favorecem a adesão das células brancas e vermelhas à parede
vascular, além de estimular a produção de moléculas pró-inflamatórias. Isso nos
mostra que as plaquetas podem ser um alvo terapêutico. Se conseguirmos achar
uma droga capaz de diminuir o número de plaquetas nos pacientes ou a adesão
plaquetária, talvez possamos evitar a vaso-oclusão”, avaliou Conran.
Em outro
trabalho desenvolvido em parceria com pesquisadores da Faculdade de Ciências
Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista em Araraquara (FACFAr-Unesp),
os pesquisadores testaram um novo medicamento que une os benefícios da
hidroxiureia e os efeitos anti-inflamatórios da talidomida – sem apresentar os
efeitos adversos das drogas originais (leia mais em http://agencia.fapesp.br/17725).
Denominado
Lapdesf1, o medicamento mostrou bom resultados em testes com animais. Os
pesquisadores buscam agora uma parceria com a indústria farmacêutica para
testá-lo em humanos.
Talassemia
Outra
doença hereditária que atinge os glóbulos vermelhos e também foi foco do
Projeto Temático é a talassemia, bem mais rara no Brasil do que a anemia
falciforme e mais prevalente entre descendentes de povos da região do
mediterrâneo.
“A
hemoglobina é formada por cadeias de uma proteína chamada globina. Existe a
cadeia alfa e a cadeia beta. Na talassemia, a produção de uma dessas cadeias de
hemoglobina está diminuída ou totalmente bloqueada, levando a um quadro de
anemia que pode ser leve e assintomático, intermediário ou muito grave e
dependente de constantes transfusões sanguíneas”, explicou Ferreira Costa, coordenador
do Temático.
Um possível
tratamento para as formas mais graves dessa doença, segundo Ferreira Costa, é
incrementar a produção de hemoglobina fetal. “Se conseguirmos descobrir os
mecanismos genéticos que levam às alterações denominadas persistências
hereditárias da hemoglobina fetal, podemos no futuro encontrar novas formas de
tratar os doentes graves”, disse.
UMA VISITA À ARTE ITALIANA
(Texto de Márcio Ferrari, da Revista
Pesquisa FAPESP) – Uma das mais importantes coleções de arte
italiana da primeira metade do século XX – certamente a mais importante em
continente americano – se encontra em São Paulo. É bem conhecida historicamente
por ter sido um dos núcleos fundadores do acervo do Museu de Arte Contemporânea
da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Mas agora,
ao ser exposta no marco das comemorações dos 50 anos da instituição, aparece
reorganizada e reavaliada, graças ao trabalho Obras
italianas das coleções Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado, de
Ana Gonçalves Magalhães, docente e curadora da Divisão de Pesquisa em Arte,
Teoria e Crítica do museu.
Ao
recuperar os rastros da história da coleção, o estudo chegou a conclusões que
valorizaram sua representatividade em escala internacional, com repercussão
entre pesquisadores da Itália. Além disso, traz a público detalhes sobre o
ambiente da arte moderna brasileira.
“É um
conjunto fascinante, não só pela qualidade das obras, mas porque de muitas
delas, na Itália, se haviam perdido os vestígios”, diz Paolo Rusconi,
historiador da arte e professor da Universitá degli Studi di Milano (Unimi), na
Itália. Rusconi foi o interlocutor italiano no acordo de cooperação entre
o MAC e a Unimi que visa ao estudo do modernismo brasileiro e, junto com Ana
Magalhães, organizou um seminário em abril sobre o tema em São Paulo.
A exposição Classicismo, realismo, vanguarda:
pintura italiana do entreguerras, que resultou da pesquisa, compreende as
71 pinturas da coleção, mais 10 de artistas brasileiros (entre eles Candido
Portinari e Alberto Guignard) que dialogaram com seus contemporâneos italianos.
Foi
inaugurada em 31 de agosto na nova sede do MAC e fica até julho de 2014. Entre
os artistas italianos há grandes nomes, como Giorgio de Chirico, Giorgio
Morandi, Carlo Carrà e Amedeo Modigliani, este presente com seu único
autorretrato conhecido, uma obra tão célebre que foi deslocada para outra
exposição em cartaz, O agora e
o antes: uma síntese do acervo do MAC USP.
O projeto
original da curadora Ana Magalhães era reavaliar a catalogação do conjunto de
obras, para permitir, entre outras coisas, sua publicação em ambiente virtual
(em construção no site do museu). “Mas, durante a pesquisa”, diz ela, “ficou
claro que conhecíamos muito pouco da coleção, excetuadas algumas obras mais
famosas.”
O principal
mito derrubado foi a noção, amplamente difundida, de que as coleções Matarazzo
se formaram de acordo com o gosto pessoal do mecenas, sem critério estético ou
histórico. “Foi um acervo adquirido por intermediários de Francisco [Ciccillo]
Matarazzo Sobrinho na Europa, para o antigo Museu de Arte Moderna, num
intervalo de 10 meses entre 1946 e 1947, mesma época em que se constituía
também uma coleção francesa”, diz a pesquisadora.
“O acervo
revela uma atenção às principais tendências da época, com destaque para a
vertente do Novecento italiano. Dá para contar a história da arte italiana na
primeira metade do século através da coleção.” Ao mesmo tempo, segundo ela, o
estudo mostrou que o ambiente artístico brasileiro não se encontrava em estado
de atraso e descompasso com a Europa.
Pelo
contrário, o que a equipe da curadora encontrou foi uma “intensa troca” entre o
modernismo paulista e o italiano. Nesse cenário se destaca a figura do teórico
e artista plástico brasileiro Paulo Rossi Osir.
“No fundo é ele, sua obra e sua biblioteca que
iluminam essa coleção”, conta ela. Osir viajava sempre à Europa e era dono de
uma biblioteca sobre arte moderna que tem alguns de seus livros expostos junto
à coleção Ciccillo-Yolanda.
As investigações
sobre as aquisições levaram à descoberta do engajamento, na
Europa, de nomes como o do galerista veneziano Carlo Cardazzo e de Pietro Maria
Bardi. Este último viria a ser o curador do futuro Museu de Arte de São Paulo
(Masp).
Leia a
reportagem completa no http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/10/17/modernidade-intercontinental
OPORTUNIDADES
. Saúde Pública da USP abre processo seletivo para
aprimoramento profissional - A Faculdade de Saúde
Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) está com inscrições abertas, para o processo seletivo que visa preencher
vagas para o Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde em seis
áreas.
As vagas
são para Direito Sanitário e Advocacia em Saúde; Entomologia Médica e
Soroepidemiologia; Psicologia em Unidade Básica de Saúde; Nutrição em Saúde
Pública; Nutrição Clínica; e Laboratório de Saúde Pública.
A carga
horária é de 40 horas semanais – 80% do tempo é destinado a atividades práticas
e 20%, a teóricas. Com exceção do programa da área de Psicologia em Unidade
Básica de Saúde – com dois anos de duração –, os demais duram um ano.
A
Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) fixou em R$ 1.044,70 o valor
da bolsa de estudo; o número de bolsas autorizadas, no entanto, será divulgado
depois, em edital complementar.
O processo
de seleção inclui a realização de prova escrita, entrevista e análise de
currículo. Somente os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a 7 na
prova escrita passam para a fase seguinte.
As
inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no Serviço de Alunos da
Faculdade de Saúde Pública, que fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo.
EVENTOS
. Encontro
com Especialistas do A.C. Camargo Cancer Center – O A.C. Camargo
Cancer Center promove, no dia 5 de novembro, o evento Encontro com
Especialistas, com foco no câncer de próstata. Oncologistas, urologistas e uma
equipe interdisciplinar estarão presentes para esclarecer as dúvidas dos
participantes e abordar assuntos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao
tratamento da doença.
Para
participar do encontro, é necessário confirmar presença pelo e-mail
encontro@accamargo.org.br ou pelo telefone (11) 2189-5770. Aos que não puderem
comparecer, a equipe responderá as perguntas enviadas pelos perfis oficiais das
redes sociais.
O A.C.
Camargo Cancer Center também promove, no dia 10 de novembro, a 3ª Corrida e
Caminhada – Saúde do Homem, com o propósito de mostrar os benefícios da
combinação entre alimentação equilibrada e prática de atividade física na
prevenção do câncer em geral.
Os
interessados em participar podem optar pelas distâncias de 5 ou 10 quilômetros.
A corrida será realizada na Universidade de São Paulo (USP) e as inscrições
podem ser feitas até 1º de novembro (ou enquanto houver vagas). Detalhes: www.accamargo.org.br/noticias/em-evento-gratuito-com-foco-no-cancer-de-prostata-especialistas-esclarecem-duvidas-sobre-prevencao-diagnostico-terapias-e-reabilitacao-pos-tratamento/357/
. Ciclo de Conferências Saúde, Ciência e
Democracia – O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar
em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus da
Baixada Santista, está com inscrições abertas, até 5 de novembro, para o Ciclo
de Conferências Saúde, Ciência e Democracia, que ocorrerá sempre às
quartas-feiras até a primeira semana de dezembro.
O encontro tem como proposta discutir a relação entre saúde,
ciência e sociedade nas decisões científicas e apresentar temas atuais que
envolvam governança e políticas públicas e sociais.
Os professores Sérgio Rego e Alda Lacerda, da Fundação Oswaldo
Cruz (Fiocruz), Sueli Dallari, da Universidade de São Paulo (USP), e Sandra
Caponi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são os convidados do
evento.
Detalhes: www.proex.unifesp.br/eventos/eventos13/saude_cienc_demo/ ou (13) 3878-3774.
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