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terça-feira, 5 de novembro de 2013

VOCÊ É SUA MELHOR MARCA


 

Quando se fala em marketing pessoal, muitas vezes nos vem à cabeça a ideia de consultores especializados dizendo como devemos nos vestir ou nos portar, de um culto à imagem  que não raro substitui o conteúdo pela forma, de um mundo ilusório no qual parecer é ser.

No entanto, o que proponho é bem diferente disso. Vivemos em um mundo no qual a interação com as outras pessoas é fundamental. Quando mais bem-sucedida for essa interação, maiores são nossas chances de ascender profissionalmente e de conquistar nossos sonhos e metas. E essa interação passa pela percepção que os outros têm de nós.

Você é seu próprio outdoor, ou não. Um antigo ditado nos diz que "quem não é visto, não é lembrado". O certo seria dizer que nem todos que são vistos são lembrados. Se não causar uma impressão favorável, forte e duradoura, mesmo sendo visto, dificilmente você será lembrado.

Causar impressão não é obra do acaso. Há todo um trabalho que deve ser feito para que sua imagem reflita o seu potencial e capacidade. Trata-se de uma ferramenta poderosa, especialmente para as vendas.

E estamos sempre vendendo alguma coisa: vendemos produtos, vendemos serviços, vendemos a ideia de que somos a pessoa certa para determinada função, que merecemos ser promovidos, que podemos dar conta do recado, que nossos negócios merecem a confiança do público, que somos dignos de crédito, que vale a pena investir em nós e por aí a fora. O problema é que existem milhões de pessoas fazendo exatamente a mesma coisa. Para se destacar no meio da multidão é preciso explorar aquilo que torna você único e diferente.

Eis aqui um bom ponto de partida. Você sabe qual é o seu diferencial? Seu trabalho pode ser igual ou similar ao de milhares de outros profissionais. Contudo, o se jeito de realizá-lo é só seu. Cabe a você anunciar isso e criar sua marca registrada, aquilo que faz com que, em meio a uma concorrência extremamente competitiva e acirrada, os seus serviços sejam lembrados e solicitados não só por clientes fiéis, mas também por outros aos quais você foi recomendado.

Essa é uma das características do bom marketing pessoal, o efeito cascata. Se o marketing for bem feito, não existe desperdício. Uma única pessoa que fique bem impressionada com você irá indica-lo a várias outras - mesmo que ela própria não use os seus serviços. Por isso, não caia na ilusão de pensar que não vale a pena investir em fulano ou beltrano "porque eles não vão comprar nada mesmo". ( Jussier Ramalho, primeiro no ranking de palestrantes e autor do livro Você é a sua melhor Marca. No Adnews)

A REINVENÇÃO DA PROPAGANDA


(Por Julio Zaguini, Diretor de Agências do Google. No Proxxima)
 
- O verdadeiro poder da tecnologia em um ambiente como o nosso é o de potencializar os mais brilhantes insights para muito além das fronteiras que até poucos anos atrás nos limitavam


Em junho, milhares de pessoas beijaram telas de computadores e de smartphones , induzidas por uma inovadora campanha da icônica marca inglesa Burberry. Capturada pelo Chrome, a imagem dos lábios, como num beijo, selava mensagens de amor enviadas para qualquer um com um endereço eletrônico.

Desenhada a partir do desafio de criar uma ligação emocional entre uma das marcas mais sofisticadas e o novo consumidor hiperconectado, a campanha resultou - em apenas 10 dias - em mais de 250 mil buscas pela marca Burberry, com mensagens seladas por beijos enviados de mais de 13 mil cidades do mundo inteiro.

A campanha da Burberry é apenas um exemplo de como a evolução da tecnologia dos meios tem aberto o leque de possibilidades para atingirmos os consumidores de uma nova geração, com novos hábitos de consumo e novas formas de acessar conhecimento.


É prova de que, além de ser necessário, é possível pensar diferente na criação para atingir o consumidor que mudou também a forma que interage com as marcas. Mesmo com uma tela fria é possível desenvolver interações extremamente pessoais. De fato, muito mais pessoais do que jamais foi possível com um anúncio impresso numa página de revista, ou transmitido pela televisão.

O que a multiplicação das possibilidades e métodos de comunicação promovida pelo desenvolvimento de novas tecnologias digitais requer, sim, é um enorme esforço do ecossistema publicitário, no mundo inteiro, na capacitação necessária para a abertura desta caixa de ferramenta para os criativos.

Para lançar os beijos eletrônicos da Burberry pelos quase 500 milhões de quilômetros viajados nos primeiros 10 dias da campanha, foi necessário para a equipe de criação conhecimento de API's de mapas, mídias sociais, mídias móveis, além de HTML5, WebGL, CSS3 e outras tecnologias que ainda não existiam quando eu cursei universidade, mas hoje são essenciais para destrancar o infinito potencial de ações de marketing inovadoras que o consumidor hiperconectado requer de nós.

As agências do Brasil estão entre as mais criativas (e premiadas) do mundo. O verdadeiro poder da tecnologia em um ambiente como o nosso é o de potencializar os mais brilhantes insights para muito além das fronteiras que até poucos anos atrás nos limitavam.


A campanha Retratos da Beleza da Dove desenvolvida pela Ogilvy no Brasil é talvez o exemplo mais conhecido na memória recente de uma campanha que rompeu todas as barreiras da imaginação - não apenas com a forma que tratou o conteúdo. Mas, especialmente, em termos de alcance e resultado obtido.

As marcas, as empresas, e também as agências de publicidade do mundo estão se reinventando para dar as respostas necessárias aos novos desafios emergentes no mundo digital.


As agências estão, de fato, em uma posição privilegiada em termos do que podem oferecer para seus clientes, que precisam de novos road-maps que indiquem e iluminem este novo rumo da publicidade num mundo que mudou para sempre. Se antes, a tecnologia estava aquém da criatividade, hoje ela está na frente, permitindo o impossível.

Nunca houve tanta informação ao nosso alcance para facilitar o desenvolvimento de relacionamentos diretos entre a marca e o consumidor.


Pesquisas sobre o comportamento multi-telas dos consumidores e ferramentas como o Google Analytics, são capazes de empoderar o desenvolvimento de estratégias das marcas, nos permitindo maximizar o conhecimento sobre tendências de consumo como nunca antes foi possível.

Iniciativas como a da Burberry e da Dove permitem acompanhar o passo do consumidor em direção à marca, testando a eficácia de seus criativos. Por meio das novas ferramentas digitais, agências podem ajudar marcas a estabelecer um relacionamento muito mais interativo com o consumidor. E o consumidor que está interagindo com a marca é um consumidor engajado.

Na vanguarda da criação, as agências do Brasil ainda têm um grande caminho pela frente no desenvolvimento do talento tecnológico que será capaz de potencializar todas estas novas oportunidades. Mas desde já, estamos vendo grandes exemplos inspirarem a indústria como um todo a olhar para o digital em toda sua
beleza de possibilidades.

 

AS 20 EMPRESAS BRASILEIRAS MAIS DESEJADAS


O LinkedIn divulgou na quinta-feira, 24, a edição brasileira 2013 do “Most inDemand Employers” – ranking da rede social que mapeia as interações dos usuários dentro da plataforma para descobrir as companhias preferidas dos profissionais no País.

O estudo leva em consideração o comportamento dos mais de 230 milhões de membros do LinkedIn. Nesta semana, a rede social também anunciou possui mais de 15 milhões de usuários.

O ranking:

1 Vale
2 Natura
3 TAM
4 AmBev
5 Petrobras
6 Odebrecht
7 Gerdau
8 Unilever
9 Whirlpool Latin America
10 Nestlé S.A.
11 Grupo Camargo Corrêa
12 HP
13 Johnson & Johnson
14 Microsoft
15 Accenture
16 General Motors
17 Itaú Unibanco
18 Andrade Gutierrez S.A.
19 PepsiCo
20 IBM
(Proxxima)

SUA MARCA JÁ ESTÁ APROVEITANDO A NOVA TIMELINE DO TWITTER?

Esta semana, o Twitter anunciou mudanças que objetivam valorizar vídeos e fotos na timeline do microblog. O feed da rede social vai ficar mais parecido com Instagram e Facebook, por exemplo. Sua marca já está aproveitando a novidade?

A intenção do microblog é que o usuário não precise deixar a timeline para responder, dar rt ou curtir um tweet. Ou seja, as empresas que estiverem por lá devem optar pela postagem exclusiva de conteúdo nas ferramentas do próprio Twitter. Significa que uma foto postada no pic.twitter.com, por exemplo, terá, possivelmente, mais impacto que uma imagem linkada do Instagram.

Como analisa o BuzzFeed, parece que as redes sociais buscam o feed perfeito para que o usuário não queira sair dele. Nessa missão, elas se inspiram umas nas outras. O Twitter, por exemplo, mudou o botão "favorito" para "curtir". O Facebook e o Instagram implementaram as hashtags.

Agora é a vez do microblog apelar mais para as imagens. Alguns dos maiores momentos da rede social envolvem fotos. Por exemplo, o tweet mais retransmitido de 2012: “Mais quatro anos".

Quando o assunto são as marcas, quem já está aproveitando a novidade é a marca de biscoitos Oreo. Visite o perfil aqui. (Redação Adnews)

AFINAL, QUEM CRIA PODE DESCRIAR? ATENDER E PLANEJAR?

 

Nesses poucos longos anos em que trabalho com Comunicação, em especial os anos que passei emPublicidade, conheci gente interessante, inteligente, criativa, genial e geniosa, gente de todos os matizes. Fiz amigos e vi inimigos de si mesmos, em todas as áreas, na busca da confirmação de seus egos.

 

Mas, quase sempre, no inexplicável e injustificável histórico e conceitual confronto entre Criação e Atendimento, percebia uma certa vantagem (hierárquica, numérica e sagaz) do pessoal da Criação nas justificativas, ponderações e decisões que permeavam os conflitos.

 

Quando, por acaso, pegos por argumentação inconteste de alguém do Atendimento(mas só daquele alguém que fazia mais do que levar e trazer briefings e layouts), reagiam com ferocidade e insensibilidade, tentando minimizar a “vitória efêmera”. Saíam da Terra e usavam a frase mortal e decisória, ainda que não pronunciada: quem manda aqui é a Criação…

Da série de situações e humilhações presenciadas, a ideia de que a força das palavras, tão bem usadas por eles, trazia, no seu bojo, algo de místico e sobrenatural, levou-me a raciocinar e escrever, ainda que metaforicamente, esse texto, quando percebo que o Atendimento/Planejamento anda esquecido nas agências – embora, nos dias atuais, sua presença e importância nas agências seja incontestável.

Cheguei à conclusão de que há em todo criativo um certo quê de criador, e, talvez, seja exatamente por isso que pequena – mas significativa – parcela destes ainda não consiga, humanamente, conviver com esse dom e sinta-se um semideus, e, como tal, cego às humanas necessidades.

Donos de inegável talento, com o passar do tempo, alguns deles transformaram-se em insensíveis seres diante das ponderações e necessidades dos simples mortais, principalmente os do Atendimento (pragmáticos, realistas e antenados ao tempo presente), desconhecendo o talento deles, não dando créditos, consideração ou respeito ao seu trabalho.

Chegaram ao ponto de, criadores que são, extinguirem suas atividades, declarando com voz de dragão: “Desfaça-se o Atendimento!”. E tantas agências sumiram na poeira dessa declaração.

Insensíveis e, às vezes, arrogantes, coisas típicas dos (semi)deuses, trafegam no limiar entre o amor, o respeito e o ódio daqueles que os cercam. No seu “Olimpo”, não vislumbraram a passagem do tempo terreno, ou, quem sabe, viajaram além do seu tempo, criando, recriando, copiando ou inventando o óbvio.

Esquecendo-se de que para uma Comunicação, cada vez mais estratégica, planejar e atender bem é fundamental.

Não existiriam os Leões e os Colunistas sem prévio Planejamento de inscrições. Certo?

Grandes agências dependem de bons criativos, sem dúvida, mas não só deles. Alguém tem que fazer as compras, produzir, atender e planejar. Bons criativos têm, obrigatoriamente, que ter talento. O talento pode até ser dom divino, mas não é exclusivo da Criação.

Pela lógica cega de alguns criativos-deuses, os criadores criaram os criadores e, assim sendo, o mundo é uma agência de marketing promocional que tem fracassado na venda, tem problemas no Atendimento, não consegue produzir nada, mas cria que é uma beleza.

 

No dia do Apocalipse, no encontro dos deuses, submetidos ao chefe, quando da remissão de todos os males, só os verdadeiros talentos vão ganhar o Gran Prix. Ou seja, aqueles que melhor atenderam e planejaram o futuro de suas criações, nesse sentido, dirão: “Faça-se o Atendimento e o Planejamento!” E eles se farão. (Tony Coelho, no Promoview)

A PUBLICIDADE É UMA BANDA DE ROCK (OU UMA RODA DE SAMBA0


 (ANDRÉ FELIX, diretor da área de convergência digital da Mood, no Proxxima) - Foi-se o tempo que a palavra digital era traduzida em novidade, desconhecido, ousado. Hoje, o mesmo termo dá a sensação de obviedade. Eis aqui uma bomba, meu caro: se você não romper barreiras, o mundo vai passar por cima. Foi assim com o teatro quando surgiu o cinema, com o jornal quando surgiu a internet. Não sumiram, continuaram alí, cativando um público fiel, mas reinventaram-se. Ai, se não tivessem feito isso. Ai se continuassem com aquela mesma forma quadrada e tradicional demais.

O digital é isso. A busca por inovações com foco em identificar as tecnologias disruptivas que estão mudando a conexão entre marcas e consumidores, desenvolvendo estratégias centradas no consumidor com foco na geração de conteúdos relevantes. Hoje, os formatos criados suprem a necessidade do consumidor, que clama por interação, por interatividade.

Mas, o que vemos atualmente é que existe uma nova força no mundo da comunicação: o da experiência. O fã de qualquer marca precisa sentir, precisa ter o “feeling”, precisa tocar, deitar, colar, abraçar. Ah, precisa estar junto. Emocionar, conectar, converter. Isso resume.

A área de convergência (oi?) traz isso que estou dizendo. Vai além do digital, mas não chega a ser algo desconhecido. O termo pode causar estranheza, mas nada mais é do que aplicar o digital em peças off-line, em formatos tradicionais. Dar graça ao simples. Movimento ao estático. Tato e cheiro ao imóvel.

Vamos exemplificar para deixar mais claro: o Smartphone é um bom modelo de negócios que mostra esta convergência. O celular era um aparelho que tinha a única obrigação de ligar e receber ligação. Já existia a interação entre duas pessoas.


Aí veio o advento da internet e a tecnologia (santa tecnologia) abriu a possibilidade. Um objeto que não era virtual passa a permitir que com um único toque na tela o mundo conecte-se. É a tendência do mercado, junto com a internet das coisas, a tecnologia vestível, a tecnologia previsível, o reconhecimento biométrico, vídeos. Ah, isso agora. Talvez até a publicação do artigo, daqui uma ou duas semanas, novas tecnologias já estejam por aí e tudo que estou escrevendo caia por terra.

Este é um exemplo, entre tantos outros possíveis. As agências de publicidade dividem-se entre as online, off-line e as ‘integradas’, que prestam os dois serviços, na maioria das vezes separadamente. Analisam a necessidade do cliente e propõe soluções baseadas no objetivo de negócios e na estratégia de comunicação.


A proposta da convergência digital é justamente tornar as soluções híbridas, ou seja, entregar ao off-line a experiência do virtual. Um toque que seja. Proporcionar ao consumidor uma nova forma de enxergar a publicidade, de sentir a marca.

É enriquecer um comercial de TV com hashtag e desenvolver a dinâmica da primeira tela com a segunda tela dentro dos novos hábitos de consumo desse meio, é aplicar em um MUB uma tela de Led que envie informações a uma central, é colocar no outdoor uma projeção que seja percebida de formas diferentes dependendo de onde é vista. Enfim, é dar ao público da marca a possibilidade de ser co-autor daquela ideia, participando ativamente da criação.

Cases de sucesso não dependem apenas da criatividade e da aposta das marcas em inovação, mas, sobretudo em formas inéditas de interação com os consumidores, que respondem positivamente aos projetos de marketing das companhias. A forma para conectar uma marca com o consumidor não mudou, mas a forma como isso se materializa é muito diferente e, nesse momento, precisamos entender as tecnologias para que haja a convergência ideal em cada ponto de contato dentro da jornada deste público.

O mundo da comunicação não para e, em minha opinião, a única coisa que é realmente certa é: o consumidor tem que ser para sempre co-autor das iniciativas, para que sinta a marca, acredite em seu valor, dissemine as informações e torne-se embaixador de ideias. E isso só acontece quando efetivamente sentem o que está sendo passado. Interação é mais do que nunca necessário. A marca que fala sem se preocupar se está sendo ouvida, ou tenta impor discursos à audiência, corre o risco de ficar falando sozinha.


5 DICAS PARA VOCÊ PREPARAR SUA PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

Com a chegada do final do ano e Natal cresce a quantidade de promoções e concursos aliados a campanhas e venda de produtos. Entretanto, desenvolver uma ação como essa sem gerar problemas ou reclamações exige atenção por parte de agências e anunciantes.

Desenvolver promoções e concursos não é tão complicado quanto parece, desde que exista uma boa comunicação entre todos os envolvidos – diferentes departamentos dentro de uma agência e, claro, o cliente.

Para auxiliar os profissionais que estão desenvolvendo as ações de final de ano, o Adnews exibe abaixo 5 dicas desenvolvidas pelo IAB Brasil e a advogada especializada em direito digital, Flávia Penido:

1 - Entenda o que será desenvolvido

Parece básico, mas existem diferenças nos tipos de promoções e isso precisa estar claro para todos os envolvidos desde o tem início do processo de criação. É importante entender se uma determinada mecânica promocional precisará de autorização ou não, pois essa necessidade irá envolver não só outros departamentos da agência como também alguns departamentos do cliente (principalmente o contábil).  

Conhecer todo o processo e suas exigências economiza tempo que, sabidamente, é material escasso em agências de publicidade. De nada adianta criar uma ação brilhante se não há tempo hábil para implementá-la. É possível determinar se será necessário ou não aprovar a ação com a Caixa Econômica seguindo as dicas deste guia, também elaborado pelo IAB Brasil com auxilio da advogada Flávia Penido. Clique aqui para acessá-lo.

2 - Qual o alcance da promoção?

A promoção tem alcance nacional? Então não se esqueça de considerar o frete para envio do brinde ou mesmo o deslocamento do vencedor, caso ele tenha que buscar o que ganhou. Incluir esses detalhes no projeto da ação evita constrangimentos e custos adicionais à campanha.

Além disso, é preciso estar ciente de que quando transporte e viagens estão incluídos no prêmio é necessário que a empresa promotora providencie um documento chamado “carta de compromisso” garantindo que irá providenciar o transporte e especificando as condições para isso. Este documento é providenciado pelo advogado responsável por obter a autorização.

Outro detalhe importante, é que a legislação obriga a entrega do prêmio em no máximo 30 dias contados da data de apuração (art. 5° Decreto 70951/72). Essa logística deve ser considerada, pois dependendo do lugar em que o vencedor se encontre a entrega do prêmio pode ser custosa.

3 - Fique atento aos prazos

Organizar uma planilha com todos os prazos, com informações sobre o que pode ser alterado no meio do caminho e o que não pode ser alterado depois do início é essencial para a aprovação de uma promoção.

O procedimento para conseguir a autorização não é difícil, é bom que isso fique claro. No entanto, é burocrático e exige uma grande cooperação entre os vários departamentos da agência, cliente e advogado. Uma curiosidade: no momento em que se inicia o levantamento de documentação, normalmente, problemas internos do cliente e da agência vão surgir atravancando o processo.

Uma empresa organizada é capaz de providenciar os documentos em 2, 3 dias no máximo, enquanto outras demoram 15 ou 20.

Conhecer o cliente também ajuda na hora de pensar em uma ação, pois os prazos para providenciar os documentos devem ser computados no fluxograma e tais prazos podem inviabilizar ou não o projeto.  Para facilitar, segue um fluxograma do processo de autorização na Caixa Econômica:

A agência terá mais trabalho na fase anterior ao envio de documentos, uma vez que precisará providenciar as telas de mecânica (o que implica em sua aprovação com o cliente), definir datas, prêmios e outros detalhes presentes no Regulamento e no Plano de Operação.

Essa fase de preparação de documentos é importantíssima, pois o envio da documentação completa acelera a concessão da autorização e evita pedido de complementações por parte da Caixa Econômica Federal.

Importante: É possível fazer modificações no Plano de Operação, desde que sejam solicitadas antes da divulgação e início da promoção. Segundo a Portaria 41/2008, os dados que podem ser alterados são “período da promoção, modificação da premiação, adesão de pessoas jurídicas, no caso de promoções coletivas, e outros, a critério do órgão autorizador”.

Já depois que a promoção tiver começado, a mesma Portaria autoriza análise de modificações quanto ao “término da promoção ou da apuração, da data limite para recebimento de cartas/cupons alteração de marca ou modelo da premiação, do local de apuração, dos meios de divulgação, do local de entrega dos prêmios e do aumento do valor da premiação”.

4 - Seja claro com o consumidor

Para elaborar o regulamento das promoções é necessário ser o mais claro possível, sem deixar margem para interpretações ambíguas. O material deve ter algumas cláusulas obrigatórias por lei que precisam constar, obrigatoriamente, no Plano de Operação e Regulamento. Entre os exemplos, a necessidade de entrega do prêmio em 30 dias, proibição de se converter o prêmio em dinheiro, cláusulas isentando de responsabilidade as redes sociais onde a promoção será realizada.

Também são informações imprescindíveis os critérios de desclassificação, exigências para recebimento do prêmio e como será a premiação em casos de desclassificação. Além dessas, avisar que a obtenção de passaportes para viagens ao exterior não é responsabilidade da empresa promotora ou que menores não receberão o prêmio sem assinatura do responsável, precisam estar entre as cláusulas.

Sobre os critérios de desclassificação, é importante que estejam cobertas as fraudes eletrônicas ou invasões de “promonautas”.

Outro cuidado importante é com relação ao prêmio. Poucos sabem, mas, para premiar alguém, é necessário, antes de tudo, adquirir o produto. Compre o prêmio (carro, casa, viagem, etc) e só então anuncie a promoção.  Isso porque, pela legislação, antes da apuração do resultado deve-se comprovar a propriedade do bem.

Quando este bem é da empresa promotora, o departamento contábil saberá providenciar o documento hábil para a comprovação. Em casos como viagens e deslocamentos como parte do prêmio é necessário assinar a Carta de Compromisso (art. 48 da Portaria 41/2008).  

5 - Encontre os sorteados

Para evitar problemas depois da realização dos sorteios, vale o esforço de tentar fazer sorteios intermediários e contratar pessoas para verificar as informações dos concorrentes antes do sorteio final. Isso porque, caso o sorteado não compareça para retirar o prêmio no prazo estabelecido, o valor deverá ser repassado integralmente ao Governo Federal.

Além disso, para promoções em que as mecânicas implicam em concurso e sorteio com necessidade da presença do participante, ou mesmo a participação deste em um evento final, é prudente verificar os cadastros dos participantes antes do sorteio final.

Outras recomendações e lembretes importantes

- Não é exigência prevista em Lei, mas a Caixa Econômica solicita o envio das mecânicas para análise da autorização. Elas devem ser enviadas juntamente com os demais documentos.

- Outra exigência da Caixa Econômica: para as promoções realizadas em redes sociais, a empresa promotora precisa ter um plano de contingência, onde os dados do concurso estejam preservados em caso de queda do servidor. No Plano de Operação deve constar esta declaração, informando ainda a empresa promotora quais são os meios que estão sendo utilizados para preservar os dados.

- A Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Acompanhamento Econômico autorizam que se faça um pedido único para microcampanhas: dentro do período de um ano, desde que não haja interrupção entre as datas  é possível que a empresa promotora solicite autorização para ações da mesma empresa. Em alguns casos específicos, dependendo do perfil do cliente e da mecânica adotada esta opção pode ser muito interessante.

- O processo de autorização não acaba com a sua obtenção e sim com a homologação da prestação da contas. Assim, podemos imaginar dois momentos no tempo onde a agência precisará atuar em conjunto com os advogados: na fase que antecede o envio de documentos e na fase de prestação de contas, que se inicia após o decurso do prazo para retirada do prêmio.

Como o prazo de prescrição é de 180 dias, isso significa que seis meses após a apuração providências deverão ser tomadas visando enviar documentos para a Caixa Econômica (pagamento de Imposto de Renda, recolhimento de prêmio prescrito etc).

- Tanto a Caixa Econômica quanto a Secretaria de Acompanhamento Econômico são muito acessíveis para solucionar as dúvidas quanto à necessidade ou não de autorização e os processos estão sendo autorizados rapidamente. Em uma média de 20-25 dias pode-se obter a autorização, em alguns casos o prazo pode até ser menor. (Redação Adnews)

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING É TEMA DE ENCONTRO

A ABA Rio realiza  dia 5, noCentro de Convenções do BarraShopping, Rio de Janeiro, o VII Fórum de Comunicação Integrada de Marketing. O evento vai analisar a crescente necessidade e os muitos desafios para se estabelecer um processo de comunicação integrada de marketing, maximizando o emprego de suas diversas ferramentas.

Além de apresentar diversos casos de sucesso na área, o encontro abordará tanto a gestão desse processo pelo cliente, quanto os aspectos envolvidos em planejamento, criação, produção e execução.

O Fórum contará com a palestra de Mariana Lellis, coordenadora de marketing do Rock in Rio, que fará um grande balanço do que foi a edição deste ano do evento. O encontro terá também uma apresentação do vice-presidente da ABA-Rio, 

 

Rafael Sampaio, que vai apresentar os grandes cases de sucesso de Cannes 2013 e que falam sobre a comunicação integrada de marketing.

Por fim, um painel de debate encerrará o evento e vai falar das dificuldades, dar dicas e debater a importância da gestão orquestrada de comunicação integrada de marketing para o sucesso das organizações.

Entre os demais destaques estão as participações dos sócios-diretores da Staff Brasil, Duda Moncalvo e Paulo Castro; do presidente da Dainet, Toninho Rosa; do diretor geral da Novaes & Cia-Soluções de Mídia, Luiz Fernando Novaes; do superintendente de marketing da Unimed Rio, Mauro Madruga; da gerente de comunicação e Eventos Dufry do Brasil, Alessandra Jacob; da diretora criativa da Zanna Sound, Zanna Lopes.

O evento é direcionado a gestores de marketing, comunicação e propaganda, bem como a profissionais que desejam conhecer as necessidades e os desafios de um sistema de comunicação integrada de marketing para construir e manter marcas fortes. (Promoview)

FACEBOOK PLANEJA RASTREAR MOVIMENTOS DO MOUSE

O Facebook terá, em breve, uma nova ferramenta para controlar o comportamento de seus usuários. A empresa planeja utilizar um software que pode rastrear os movimentos exatos feitos por um mouse e calcular quanto tempo um cursor foca determinada parte do site.

Em uma entrevista para o Wall Street Journal, o analista chefe do Facebook, Ken Rudin, afirmou que os testes do programa estão em andamento e a empresa saberá dentro de meses se faz sentido incorporar a nova tecnologia ao negócio.

Atualmente, a rede social coleta dois tipos de dados: demográficos, que documentam a vida de um usuário além da rede, como onde mora ou trabalha e comportamentais, que acumulam informações sobre as preferências de cada pessoa, como o que ela “curte”. Com o novo programa, será possível a rede controlar as interações de usuário com seu conteúdo em tempo real, aumentando a abrangência dos dados comportamentais. (Redação Adnews via Gizmodo)


A NOVA UTILIDADE DO VIAGRA


(Texto de Karina Toledo disrtribuído pela Agência FAPESP) – Um dos possíveis efeitos adversos de drogas contra a disfunção erétil é o priapismo – ereção dolorosa e prolongada que pode causar danos irreversíveis ao tecido peniano.

Um estudo realizado no âmbito de um Projeto Temático em andamento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que, no caso de pacientes com anemia falciforme, por mais contraditório que possa parecer a princípio, medicamentos como o Viagra (citrato de sidenafila) podem ser uma boa opção para tratar o problema.

“O priapismo é uma complicação comum entre homens com anemia falciforme, mas o mecanismo que leva ao problema ainda não está bem esclarecido. Já se sabe que esses pacientes apresentam no sangue uma quantidade menor de óxido nítrico, que é um agente vasodilatador e o principal mediador da ereção peniana.

O esperado, portanto, seria uma maior dificuldade de ereção”, explicou Carla Penteado, coautora de um artigo sobre o tema publicado no The Journal of Sexual Medicine.

Mas um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a enzima fosfodiesterase tipo 5, responsável pela degradação do óxido nítrico e por restaurar o processo de ereção peniana, também está diminuída em camundongos geneticamente modificados para desenvolver uma condição muito semelhante à anemia falciforme.

“Isso sugere que, embora esses pacientes tenham uma menor biodisponibilidade de óxido nítrico, a degradação desse agente vasodilatador também é menor e, portanto, sua concentração no sangue e nos tecidos acaba ficando alta o suficiente para prolongar a ereção peniana, levando ao priapismo”, explicou Penteado.

Posteriormente, investigações conduzidas por Mário Angelo Claudino e Edson Antunes, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, mostraram que a via de sinalização do óxido nítrico está aumentada na musculatura lisa do corpo cavernoso de camundongos transgênicos para anemia falciforme.

De acordo com Penteado, esses resultados sugerem que drogas capazes de intervir na via de sinalização do óxido nítrico, como o Viagra, podem ajudar a prevenir o priapismo em pacientes com anemia falciforme. O diferencial é a dosagem da droga usada, no caso, com outro objetivo. “Uma das propostas é usar o Viagra, mas de maneira crônica e em quantidade bem menor do que a indicada para o tratamento da impotência sexual”, disse.

Segundo a pesquisadora, há trabalhos na literatura científica que sugerem que medicamentos como o Viagra, usados de maneira contínua, podem restabelecer os níveis da enzima responsável pela degradação do óxido nítrico.

“Isso ainda não está muito claro, mas existem estudos clínicos em andamento nos Estados Unidos com pacientes falciformes avaliando os efeitos do Viagra e drogas similares no tratamento do priapismo recorrente ou stuttering”, contou.

Novas perspectivas

Outras descobertas realizadas no âmbito do Projeto Temático, coordenado por Fernando Ferreira Costa, do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp, estão abrindo novas perspectivas para o tratamento da anemia falciforme e de suas complicações – que afetam cerca de 50 mil pessoas no Brasil.

Comum em populações afrodescendentes, a doença é causada por uma alteração genética na hemoglobina, proteína presente nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) que ajuda no transporte do oxigênio.

A mutação faz com que as hemácias assumam a forma de foice depois que o oxigênio é liberado aos tecidos. Em baixas tensões de oxigênio, as células se tornam deformadas, rígidas e propensas a se agregar, ou seja, a formar uma massa celular que adere ao endotélio e dificulta a circulação sanguínea – processo conhecido como vaso-oclusão.

Além de inflamação crônica, a vaso-oclusão pode causar necrose em vários tecidos e crises de dor intensa. É comum o aparecimento de úlceras nas pernas, descolamento de retina, acidente vascular cerebral, infartos, insuficiência renal e pulmonar. A doença também compromete os ossos, as articulações e tende a se agravar com o passar dos anos, reduzindo a expectativa de vida dos portadores.

Atualmente, a hidroxiureia é uma das drogas mais usadas no tratamento da anemia falciforme por ser capaz de aumentar a produção de outro tipo de hemoglobina, conhecida como hemoglobina fetal (mais presente no período de vida uterina). Altos níveis de hemoglobina fetal diminuem a polimerização das hemácias defeituosas e reduzem o risco de vaso-oclusão.

O medicamento, normalmente, é usado de forma crônica pelos doentes, mas em uma das linhas de pesquisa do Temático coordenada pela pesquisadora Nicola Amanda Conran Zorzetto, do Hemocentro da Unicamp, os cientistas mostraram que a droga também ajuda a aliviar sintomas da fase aguda da doença, atualmente sem opção terapêutica (leia mais emhttp://agencia.fapesp.br/16356).

Em outro trabalho desenvolvido durante o pós-doutorado de Flávia Cristine Mascia Lopes, comBolsa da FAPESP) e supervisão de Conran, os cientistas mostraram que determinados fatores presentes no plasma de pacientes falciformes têm ação pró-angiogênica, ou seja, estimulam a formação de novos vasos sanguíneos.

De acordo com a pesquisadora, essa é possivelmente a causa de algumas complicações da doença, como a hipertensão pulmonar e a síndrome de moyamoya – caracterizada pela formação de vasos sanguíneos anormais no cérebro.

“Foram medidos 15 diferentes fatores relacionados à angiogênese no sangue e vimos que sete estavam alterados no caso de pacientes falciformes. Alguns fatores antiangiogênicos estavam inibidos”, contou Conran.

Lopes então tratou uma cultura de células endoteliais com plasma de pacientes saudáveis e de portadores de anemia falciforme e verificou que no segundo grupo houve maior formação das estruturas responsáveis por formar a camada interna dos vasos capilares.

“A pesquisa também mostrou, pela primeira vez, que a hidroxiureia pode ser um inibidor de angiogênese, pois os fatores sanguíneos que estimulam a formação de vasos estavam diminuídos no plasma de pacientes falciformes que recebiam essa droga. No momento, estamos tentando confirmar essa hipótese por meio de testes com camundongos transgênicos”, disse Conran.

Durante o doutorado de Renata Proença Pereira, também com Bolsa da FAPESP) e orientação de Conran, o grupo descobriu que as plaquetas de pacientes falciformes possuem uma maior capacidade de aderir às células endoteliais, favorecendo o processo de vaso-oclusão.

“Nossos dados sugerem que a adesão das plaquetas ao endotélio ativa a produção de moléculas que favorecem a adesão das células brancas e vermelhas à parede vascular, além de estimular a produção de moléculas pró-inflamatórias. Isso nos mostra que as plaquetas podem ser um alvo terapêutico. Se conseguirmos achar uma droga capaz de diminuir o número de plaquetas nos pacientes ou a adesão plaquetária, talvez possamos evitar a vaso-oclusão”, avaliou Conran.

Em outro trabalho desenvolvido em parceria com pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista em Araraquara (FACFAr-Unesp), os pesquisadores testaram um novo medicamento que une os benefícios da hidroxiureia e os efeitos anti-inflamatórios da talidomida – sem apresentar os efeitos adversos das drogas originais (leia mais em http://agencia.fapesp.br/17725).

Denominado Lapdesf1, o medicamento mostrou bom resultados em testes com animais. Os pesquisadores buscam agora uma parceria com a indústria farmacêutica para testá-lo em humanos.

Talassemia

Outra doença hereditária que atinge os glóbulos vermelhos e também foi foco do Projeto Temático é a talassemia, bem mais rara no Brasil do que a anemia falciforme e mais prevalente entre descendentes de povos da região do mediterrâneo.

“A hemoglobina é formada por cadeias de uma proteína chamada globina. Existe a cadeia alfa e a cadeia beta. Na talassemia, a produção de uma dessas cadeias de hemoglobina está diminuída ou totalmente bloqueada, levando a um quadro de anemia que pode ser leve e assintomático, intermediário ou muito grave e dependente de constantes transfusões sanguíneas”, explicou Ferreira Costa, coordenador do Temático.

Um possível tratamento para as formas mais graves dessa doença, segundo Ferreira Costa, é incrementar a produção de hemoglobina fetal. “Se conseguirmos descobrir os mecanismos genéticos que levam às alterações denominadas persistências hereditárias da hemoglobina fetal, podemos no futuro encontrar novas formas de tratar os doentes graves”, disse. 
 

UMA VISITA À ARTE ITALIANA


(Texto de Márcio Ferrari, da Revista Pesquisa FAPESP) Uma das mais importantes coleções de arte italiana da primeira metade do século XX – certamente a mais importante em continente americano – se encontra em São Paulo. É bem conhecida historicamente por ter sido um dos núcleos fundadores do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Mas agora, ao ser exposta no marco das comemorações dos 50 anos da instituição, aparece reorganizada e reavaliada, graças ao trabalho Obras italianas das coleções Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado, de Ana Gonçalves Magalhães, docente e curadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do museu.

Ao recuperar os rastros da história da coleção, o estudo chegou a conclusões que valorizaram sua representatividade em escala internacional, com repercussão entre pesquisadores da Itália. Além disso, traz a público detalhes sobre o ambiente da arte moderna brasileira.

“É um conjunto fascinante, não só pela qualidade das obras, mas porque de muitas delas, na Itália, se haviam perdido os vestígios”, diz Paolo Rusconi, historiador da arte e professor da Universitá degli Studi di Milano (Unimi), na Itália. Rusconi foi o interlocutor italiano no acordo de cooperação entre o MAC e a Unimi que visa ao estudo do modernismo brasileiro e, junto com Ana Magalhães, organizou um seminário em abril sobre o tema em São Paulo.

A exposição Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana do entreguerras, que resultou da pesquisa, compreende as 71 pinturas da coleção, mais 10 de artistas brasileiros (entre eles Candido Portinari e Alberto Guignard) que dialogaram com seus contemporâneos italianos.

Foi inaugurada em 31 de agosto na nova sede do MAC e fica até julho de 2014. Entre os artistas italianos há grandes nomes, como Giorgio de Chirico, Giorgio Morandi, Carlo Carrà e Amedeo Modigliani, este presente com seu único autorretrato conhecido, uma obra tão célebre que foi deslocada para outra exposição em cartaz, O agora e o antes: uma síntese do acervo do MAC USP.

O projeto original da curadora Ana Magalhães era reavaliar a catalogação do conjunto de obras, para permitir, entre outras coisas, sua publicação em ambiente virtual (em construção no site do museu). “Mas, durante a pesquisa”, diz ela, “ficou claro que conhecíamos muito pouco da coleção, excetuadas algumas obras mais famosas.”

O principal mito derrubado foi a noção, amplamente difundida, de que as coleções Matarazzo se formaram de acordo com o gosto pessoal do mecenas, sem critério estético ou histórico. “Foi um acervo adquirido por intermediários de Francisco [Ciccillo] Matarazzo Sobrinho na Europa, para o antigo Museu de Arte Moderna, num intervalo de 10 meses entre 1946 e 1947, mesma época em que se constituía também uma coleção francesa”, diz a pesquisadora.

“O acervo revela uma atenção às principais tendências da época, com destaque para a vertente do Novecento italiano. Dá para contar a história da arte italiana na primeira metade do século através da coleção.” Ao mesmo tempo, segundo ela, o estudo mostrou que o ambiente artístico brasileiro não se encontrava em estado de atraso e descompasso com a Europa.

Pelo contrário, o que a equipe da curadora encontrou foi uma “intensa troca” entre o modernismo paulista e o italiano. Nesse cenário se destaca a figura do teórico e artista plástico brasileiro Paulo Rossi Osir.

 “No fundo é ele, sua obra e sua biblioteca que iluminam essa coleção”, conta ela. Osir viajava sempre à Europa e era dono de uma biblioteca sobre arte moderna que tem alguns de seus livros expostos junto à coleção Ciccillo-Yolanda.

As investigações sobre as aquisições levaram à descoberta do engajamento, na Europa, de nomes como o do galerista veneziano Carlo Cardazzo e de Pietro Maria Bardi. Este último viria a ser o curador do futuro Museu de Arte de São Paulo (Masp).


OPORTUNIDADES 

. Saúde Pública da USP abre processo seletivo para aprimoramento profissional - A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) está com inscrições abertas,  para o processo seletivo que visa preencher vagas para o Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde em seis áreas.


As vagas são para Direito Sanitário e Advocacia em Saúde; Entomologia Médica e Soroepidemiologia; Psicologia em Unidade Básica de Saúde; Nutrição em Saúde Pública; Nutrição Clínica; e Laboratório de Saúde Pública.

A carga horária é de 40 horas semanais – 80% do tempo é destinado a atividades práticas e 20%, a teóricas. Com exceção do programa da área de Psicologia em Unidade Básica de Saúde – com dois anos de duração –, os demais duram um ano.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) fixou em R$ 1.044,70 o valor da bolsa de estudo; o número de bolsas autorizadas, no entanto, será divulgado depois, em edital complementar.

O processo de seleção inclui a realização de prova escrita, entrevista e análise de currículo. Somente os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a 7 na prova escrita passam para a fase seguinte.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no Serviço de Alunos da Faculdade de Saúde Pública, que fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo.

O edital pode ser conferido em www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/270 
 

EVENTOS

. Encontro com Especialistas do A.C. Camargo Cancer Center   O A.C. Camargo Cancer Center promove, no dia 5 de novembro, o evento Encontro com Especialistas, com foco no câncer de próstata. Oncologistas, urologistas e uma equipe interdisciplinar estarão presentes para esclarecer as dúvidas dos participantes e abordar assuntos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da doença.


Para participar do encontro, é necessário confirmar presença pelo e-mail encontro@accamargo.org.br ou pelo telefone (11) 2189-5770. Aos que não puderem comparecer, a equipe responderá as perguntas enviadas pelos perfis oficiais das redes sociais.

O A.C. Camargo Cancer Center também promove, no dia 10 de novembro, a 3ª Corrida e Caminhada – Saúde do Homem, com o propósito de mostrar os benefícios da combinação entre alimentação equilibrada e prática de atividade física na prevenção do câncer em geral.

Os interessados em participar podem optar pelas distâncias de 5 ou 10 quilômetros. A corrida será realizada na Universidade de São Paulo (USP) e as inscrições podem ser feitas até 1º de novembro (ou enquanto houver vagas). Detalhes:  www.accamargo.org.br/noticias/em-evento-gratuito-com-foco-no-cancer-de-prostata-especialistas-esclarecem-duvidas-sobre-prevencao-diagnostico-terapias-e-reabilitacao-pos-tratamento/357/ 
 

. Ciclo de Conferências Saúde, Ciência e Democracia  O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus da Baixada Santista, está com inscrições abertas, até 5 de novembro, para o Ciclo de Conferências Saúde, Ciência e Democracia, que ocorrerá sempre às quartas-feiras até a primeira semana de dezembro.


O encontro tem como proposta discutir a relação entre saúde, ciência e sociedade nas decisões científicas e apresentar temas atuais que envolvam governança e políticas públicas e sociais.

Os professores Sérgio Rego e Alda Lacerda, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sueli Dallari, da Universidade de São Paulo (USP), e Sandra Caponi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são os convidados do evento.
Detalhes: www.proex.unifesp.br/eventos/eventos13/saude_cienc_demo/ ou (13) 3878-3774. 
 

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