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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SOMOS O QUE BUSCAMOS


 

Na semana passada, milhares de americanos saíram às ruas para protestar contra os novos programas de espionagem dos Estados Unidos que exploram as imensas pegadas digitais da vida privada no século 21.

As pesquisas de opinião apontam que a população americana está dividida sobre o tema. Surpreendentemente, ou não, grande parte apoia o uso desses expedientes invasivos dentro do pressuposto de que a intrusão aumenta a segurança pessoal e nacional.

Essa é uma discussão antiga, sobre os limites do público e do privado, mas que ganhou muito mais urgência e abrangência na era da comunicação total, que é também a era da exposição total. E não só na área política ou policial mas também na esfera econômica.

Nossos comportamentos estão cada vez mais intermediados por softwares, aplicativos, transações eletrônicas. O cidadão digital está nu. O Google sabe muito mais das pessoas do que muito dos seus amigos e parentes mais próximos.

Nós somos o que buscamos.

Por isso, como protegemos (e também como usamos) essas informações é uma das grandes novas discussões do nosso tempo e do futuro.
Por enquanto, é um universo em formação, horas depois do Big Bang da internet, que juntou o mundo todo e todo mundo em relações recém-nascidas ou ainda em gestação.

Ninguém, ou quase ninguém, lê aqueles longos contratos eletrônicos que aparecem na telinha ao ligar aparelhos novos e abrir contas em redes sociais e sites de busca. Mas é ali que você, mais inconsciente do que conscientemente, concede enorme liberdade às empresas de serviços para não só armazenar dados preciosos a seu respeito como também processá-los e vendê-los a preço de ouro para os mais diversos interessados no que você faz, consome, lê, pesquisa, diz, frequenta, pensa, deseja...

E, se empresas, pesquisadores, publicitários e políticos têm apetite enorme por informações sobre os hábitos das pessoas, as pessoas mostram desejo enorme de expô-los a amigos, conhecidos ou até mesmo a quem apenas mostre algum interesse.

Vivemos o grande momento exibicionista da humanidade. As pessoas agora tiram fotos como loucas não mais para registrar o que estão vivendo, mas para exibir o que estão vendo.

Ninguém é senhor de sua própria história, mas todos hoje podem ser autores de sua própria estória. Somos todos editores.

As redes sociais exibem versões editadas das vidas das pessoas muitas vezes mais falsas do que aqueles filmes de Hollywood dos anos 1950/1960 com Doris Day e Rock Hudson bancando a tradicional família classe média americana feliz.

Mas, se a vida como ela não é das mídias sociais pode ser enganadora, os registros que os softwares fazem de cada palavra digitada e de cada lugar visitado são totalmente reais. Com essas informações é possível criar e oferecer produtos e serviços de forma muito mais precisa e eficiente a públicos que já demonstraram interesse por seu produto ou sua mensagem.

Isso não é necessariamente ruim para o público-alvo. Nem necessariamente bom. O potencial certamente é enorme. A capacidade mais transformadora é a de armazenar e processar dados. O software mais brilhante já inventado, o que roda no cérebro humano, funciona assim.

O escritor inglês George Orwell, ao escrever "1984" nos deprimentes anos 1940, previu um futuro no qual o Big Brother visse e controlasse tudo de forma autoritária.

Tudo de fato já está sendo visto, registrado, armazenado e processado pelas novas tecnologias. Mas, diante dessa avalanche sufocante de dados e fatos, ainda falta clareza sobre o controle de tudo isso, que é em boa medida o controle sobre todos nós.

Apesar de todos os esquemas de espionagem e malandragem eletrônicas, não resta dúvida de que a revolução digital deu poder aos indivíduos, que hoje conseguem se organizar e se manifestar com muito mais eficiência.

É um mundo novo que surge. Um mundo que deve expandir os limites da humanidade, mas sem romper os limites e os direitos dos humanos. Nizan Guanaes, dono do Grupo ABC, publicado originalmente na Folha de S. Paulo, replicado no  Adnews e aqui)

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REVISTAS CIENTÍFICAS


(Texto de Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP) As revistas científicas de países emergentes, como China, Coreia do Sul, Rússia e Brasil, têm intensificado seu processo de internacionalização – que pode ser medido pelo número de artigos publicados em inglês, citação por outros países e pela publicação de artigos de autoria de pesquisadores estrangeiros, entre outros indicadores.

Os periódicos brasileiros, contudo, estão atrás das coleções desses outros países na corrida pela internacionalização, uma vez que ainda publicam menos artigos em inglês e em colaboração com o exterior.

A avaliação foi feita por participantes de um painel sobre medição da qualidade das pesquisas e dos periódicos internacionais, realizado no dia 24 de outubro, durante a conferência de comemoração dos 15 anos da Rede SciELO – Scientific Eletronic Library Online – um programada FAPESP e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

O evento em São Paulo reuniu especialistas em pesquisa e comunicação científica de 25 países para debater a publicação da ciência em acesso aberto e os desafios para o desenvolvimento dos periódicos científicos.

“Há um crescimento da internacionalização dos periódicos dos países emergentes, que pode ser observado no fato de que muitas revistas dessas nações começam a abrir espaço para a publicação de trabalhos de autoria de pesquisadores internacionais”, disse Rogério Meneghini, diretor científico da Rede SciELO, durante o evento.

Meneghini realizou um estudo comparativo da visibilidade internacional de periódicos da China, Coreia do Sul, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul nos últimos anos, levando em consideração o número de artigos publicados citados internacionalmente.

O estudo revelou que os artigos publicados nas revistas da China e da Coreia do Sul têm maior impacto, em termos de citação internacional, do que os disponibilizados nos periódicos da Rússia, da África do Sul, da Índia e do Brasil. A coleção de revistas científicas brasileiras ficou em quinto lugar nesse quesito entre os seis países emergentes analisados, à frente apenas da África do Sul.

“As revistas científicas brasileiras ainda estão publicando um menor número de artigos em inglês do que os periódicos desses quatro outros países emergentes. Isso traz menos visibilidade internacional”, disse Meneghini.

“Esse é um parâmetro importante, e que podemos controlar mais facilmente, para possibilitar que os periódicos brasileiros tenham maior visibilidade internacional”, avaliou.

Em comum, segundo Meneghini, esses países publicam uma grande quantidade de artigos de autores nacionais – que representam, no total, 6% dos artigos indexados na base Web of Science. E seus periódicos têm como um de seus objetivos escoar produções científicas que, muitas vezes, não encontram espaço nas publicações internacionais.

Para aumentar esse escoamento, nações como a China recorrem aos periódicos do Brasil e de outros países emergentes. A China é um dos que mais citam artigos publicados em periódicos brasileiros e submete estudos para revistas brasileiras realizados, em sua maioria, só por pesquisadores chineses, sem colaboração internacional, ressaltou Meneghini.

“É muito claro, no caso da China, que eles têm uma produção científica imensa, que não encontra aceitação em periódicos internacionais de maior destaque, e estão procurando espaço para publicação que não possuem nem dentro do próprio país”, disse.

“Por isso, o país recorre a publicações de outras nações, como o Brasil, como pode ser atestado pela quantidade de artigos de autoria de pesquisadores chineses recebidos pelos editores de revistas brasileiras”, disse Meneghini.

As revistas brasileiras que mais publicaram artigos de outros países em 2010 e 2011, segundo Meneghini, foram a Genetics and Molecular Research e o Journal of the Brazilian Chemical Society. No caso da primeira, dois terços das publicações da revista – que não está indexada na base da SciELO Brasil – são de autoria de pesquisadores estrangeiros.

“Nos últimos dez anos, os países avançados aumentaram duas vezes a publicação nos periódicos das nações emergentes, como os do Brasil”, disse Meneghini. “Por outro lado, esses países emergentes aumentaram dez vezes a publicação nos periódicos brasileiros.”

Já entre os periódicos brasileiros mais citados por outros países estão o Latin American Journal of Solids and Structures, o Brazilian Journal of Chemical Engineering e oThe Brazilian Journal of Infectious Diseases – os três indexados na base da SciELO Brasil.

“É interessante que dois desses três periódicos brasileiros mais citados internacionalmente sejam da área de Engenharia de Materiais, ao contrário dos outros países emergentes, onde as revistas nacionais mais citadas são das áreas de Biologia e Medicina”, comparou Meneghini.

Pouca colaboração internacional

De acordo com outros especialistas participantes do evento, não há um levantamento oficial do total de revistas científicas publicadas pelo Brasil atualmente. Estima-se que existam 8 mil periódicos brasileiros em atividade – número considerado muito alto.

“Essa grande quantidade de revistas talvez cause efeitos de dispersão e de nivelamento por baixo da qualidade dos artigos científicos publicados em periódicos brasileiros”, disse Isabelle Reiss, gerente de contas da divisão de pesquisa científica da Thomson Reuters para a América do Sul.

Segundo ela, uma menor quantidade de periódicos brasileiros tornaria a seleção de artigos mais rigorosa e, consequentemente, aumentaria a qualidade e a visibilidade dos trabalhos publicados.

Outro fator que influencia a baixa visibilidade dos trabalhos publicados por pesquisadores brasileiros, de acordo com Reiss, é a pouca colaboração com pesquisadores de outros continentes e da própria América Latina.

Na avaliação dela, isso pode estar relacionado ao fato de a ciência brasileira ainda ser muito jovem [em comparação com países da Europa ou os Estados Unidos].

Reiss também comenta baixo número de artigos de revisão de literatura – voltados a fazer um levantamento dos avanços em uma determinada área do conhecimento – publicado nas revistas brasileiras.

“Os artigos de revisão são escritos por pesquisadores muito informados, com experiência acumulada de muitos anos em suas respectivas áreas”, disse.

“Em geral, esse tipo de artigo gera muito mais citações do que o de resultados de estudos, porque apresenta uma síntese inteligente do atual estágio de desenvolvimento de uma determinada área do conhecimento, que será utilizado por diversos outros pesquisadores”, disse Reiss.

Quando os artigos de revisão são escritos em colaboração com pesquisadores do exterior, o número de citações pode até ser duplicado, afirmou a especialista.

Por isso, as revistas brasileiras deveriam publicar mais esse tipo de artigo, que representa apenas 2,4% dos trabalhos publicados, estimou Reiss.

“As revistas brasileiras poderiam tentar identificar dentro de suas áreas pesquisadores muito experientes para escrever essas sínteses, a fim de aumentar a visibilidade”, indicou.

Integração na Web of Knowledge

Durante o evento, a divisão de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters anunciou uma parceria com a SciELO para integrar o SciELO Citation Index (índice de citação da SciELO) na Web of Knowledge – plataforma que permite o acesso a várias bases de dados de referência bibliográfica, como a Web of Science, Current Contents Connect e Journal Citation Reports (JCR), tanto para busca como para geração de indicadores bibliométricos.

Na avaliação das instituições, a iniciativa vai proporcionar maior visibilidade e melhor acesso à pesquisa dos 15 países ibero-americanos e da África do Sul, cujas coleções estão indexadas na base da Rede SciELO.

“O acordo com a Web of Knowledge abre novos horizontes na missão da SciELO de melhorar a visibilidade da ciência que é feita na América Latina, Espanha, Portugal e África do Sul”, declarou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, em um comunicado conjunto das três instituições, anunciando o lançamento da iniciativa.

O SciELO Citation Index incluirá, aproximadamente, 650 títulos e mais de 4 milhões de referências citadas de periódicos de acesso livre da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Portugal, África do Sul, Espanha e Venezuela.

“Há uma vasta quantidade de conteúdo científico valioso gerada e publicada por periódicos de regiões emergentes, como a América Latina, Caribe e África do Sul, e é importante que esse trabalho esteja visível e possa ser acessado globalmente”, afirmou Abel Packer, diretor da SciELO, no comunicado.

De acordo com a Thomson Reuters, a adição da SciELO na Web of Knowledge seguirá um modelo semelhante ao do Chinese Science Citation Database, que está hospedado na Web of Knowledge desde 2008, e do lançamento planejado para 2014 de um banco de dados de periódicos com literatura acadêmica coreana.

“Para nós, é um prazer colaborar com a SciELO para promover o alcance de pesquisas importantes de regiões emergentes, bem como para aumentar os nossos próprios dados ao integrar conteúdo de alta qualidade e acesso livre na Web of Knowledge”, afirmou no comunicado Christopher Burghardt, vice-presidente de negócios de pesquisa acadêmica e científica da Thomson Reuters. 


OPORTUNIDADES

FAPESP e Keele University ampliam prazo de chamada de propostas  A FAPESP e a Keele University, no Reino Unido, prorrogaram o prazo da chamada de propostas de pesquisa dirigida a Jovens Pesquisadores no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. As propostas serão recebidas pela FAPESP até o dia 20 de dezembro de 2013.


A FAPESP selecionará um pesquisador clínico em Doenças Tropicais com interesse em doenças transmitidas por insetos, que desenvolverá seu projeto em parceria com um pesquisador sênior, com experiência reconhecida em Biologia de Vetores, já escolhido pelo Centre for Applied Entomology and Parasitology da Keele University.

Podem apresentar propostas Jovens Pesquisadores com projetos atualmente em análise, com trabalhos selecionados a partir de 1º de novembro de 2012 ou novos candidatos ao Programa. O Programa inclui um auxílio a pesquisa de quatro anos e bolsa – que pode ser concedida a pesquisadores ainda sem vínculo com a instituição na qual desenvolverá a pesquisa. Se a proposta for pré-selecionada, o candidato terá até 90 dias para obter a referida vinculação.

A duração máxima do projeto selecionado será de 48 meses, não prorrogáveis. As missões de pesquisa, estabelecidas no âmbito do acordo entre FAPESP e Keele University, devem necessariamente ser conduzidas durante os primeiros 36 meses da implementação da proposta.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/7961 
 

. Pós-doutorado em Obesidade e Comorbidades com Bolsa da FAPESP – O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC, sigla em inglês), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O OCRC tem por objetivo promover o avanço científico na área da obesidade e doenças associadas. A equipe é formada por 14 pesquisadores principais com experiência em investigação, educação e desenvolvimento tecnológico nas áreas de obesidade, diabetes, hipertensão, aterosclerose, química de fármacos, nutrição, atividade física e câncer.

O projeto de pesquisa proposto pelo centro tem como objetivo principal identificar mecanismos bioquímicos e genéticos envolvidos na relação entre hipertensão resistente e obesidade.

Os interessados devem ter título de doutor em ciências biológicas ou da saúde, boa comunicação oral e escrita na língua inglesa e experiência em técnicas de biologia molecular, incluindo genotipagem de polimorfismos e expressão gênica. É desejável também que o candidato tenha noções de pesquisa clínica e estatística.

Para se inscrever, o candidato deve enviar (em arquivo PDF) carta de apresentação, súmula curricular (modelo FAPESP) e carta de recomendação para o e-mail fontana@unicamp.br.

A data-limite para inscrições é 10 de novembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade:www.fapesp.br/oportunidades/512.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades. 
 

Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos da USP recebe inscrições – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas, até 3 de novembro, para o Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos (M-log).

O programa apoia-se em disciplinas e orientadores de cinco departamentos: Engenharia de Computação e Sistemas, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Economia, Administração e Sociologia. Essa integração entre as disciplinas possibilitará ao aluno uma formação multidisciplinar que privilegie a visão sistêmica.

O processo de seleção inclui, primeiro, a realização de um exame de língua inglesa e outro de conhecimentos gerais e específicos. Somente os candidatos aprovados nessa etapa serão convocados para o exame de análise curricular com arguição.

O candidato terá seu currículo analisado pelos orientadores do programa e, se for habilitado, deverá apresentar o plano acadêmico de pesquisa. Ele deverá escolher entre modelagem, projetos e análise de sistemas logísticos sustentáveis; ou planejamento, gestão e operação de sistemas logísticos sustentáveis.

Os alunos do programa podem se inscrever no processo de seleção do Graduate Certificate in Global Logistics & Supply Chain Management (GC-Log), realizado em convênio com o Center for Latin American Logistics Innovation, coordenado pelo Center for Transportation and Logistics do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

As inscrições somente serão recebidas pelo formulário on-line. Detalhes: http://sites.poli.usp.br/org/sistemas.logisticos 
 

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA PARCERIA GOOGLE X KITKAT?

O Google anunciou ontem, 31 de outubro, a nova versão de seu sistema operacional, o "Android 4.4 KitKat". Mas como uma marca de chocolates aparece como nome de um sistema operacional? É, possivelmente, um negócio de milhões de dólares, certo? Errado. O Google quis "apenas" divulgação.

 

Aproximadamente 50 milhões de barras de KitKat, espalhadas em 19 países, destacaram a marca Android, além de oferecerem aos compradores a oportunidade de ganhar um Nexus 7 e cartões de presente do Google Play.

 

O Google vinha dando nomes "açucarados" para suas versões de Android. A cada atualização, o sistema era batizado de maneira diferente. Tudo feito em ordem alfabética, começando com o Android Cupcake. Depois veio o Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, e, mais recentemente, o Jelly Bean.

 

Segundo Stewart Dryburgh, assistente VP da área de confecção da Nestlé, quando o Google procurou a companhia para chegar a um acordo sobre a parceria, eles conquistaram o executivo já no "olá". (Redação Adnews via AdAge)

 

EVENTOS

. O FUTURO DO CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS - Apontar propostas para solução de problemas como a corrupção, o desequilíbrio orçamentário, a falta de transparência e o controle dos gastos públicos, na era da informação, é o principal objetivo do Simpósio Internacional: Crise de Representatividade — desafios e oportunidades para o Controle Externo, que o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) promove de 11 a 13, em Florianópolis.

A fiscalização em tempo de redes sociais, o Estado no cenário de crise e os desafios para a governabilidade, a transparência e os códigos para o bom governo, o papel da educação no combate à corrupção e a interação entre os controles público e social estão entre as abordagens que vão polarizar os debates durante o evento internacional, no auditório do edifício-sede do TCE/SC.

Com olhar voltado para as atuais demandas da sociedade, que determinaram a onda de manifestações populares no Brasil e no mundo, a ideia é ampliar o debate sobre a atual crise de representatividade política e traçar novos rumos para a atuação dos órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos, como os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

Representantes de instituições de controle público, em conjunto com especialistas e estudiosos, das áreas da Filosofia e do Direito, do Brasil e da Espanha, farão um diagnóstico desse momento de grandes transformações — sociais, políticas, econômicas e culturais — que desafia instituições públicas, partidos, imprensa e outras organizações tradicionais.

“É necessário avançar mais para coibir o desperdício e as irregularidades com o dinheiro público. Temos que utilizar a experiência e o potencial dos órgãos de controle para elevar a qualidade do nosso trabalho e da gestão pública como um todo”, sustenta o presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, para quem a crise de ordem político-social abre uma janela de oportunidades.

Cerca de 300 pessoas, entre profissionais e integrantes de instituições de controle público, em especial dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, agentes públicos, representantes de organizações não governamentais, profissionais da área do Direito, do Brasil e de outros países, são esperadas para o evento que dispõe de 50 vagas para estudantes universitários.

As inscrições gratuitas, com vagas limitadas, estão disponíveis no Portal do Tribunal (www.tce.sc.com.br), onde os interessados podem acessar informações sobre a programação e os palestrantes.

O deputado Joares Ponticelli, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, que na oportunidade estará na condição de governador de Santa Catarina, em exercício, vai falar sobre a “Crise de representatividade: desafios para a governabilidade”, na solenidade de abertura, no dia 11 de novembro.

O filósofo Luiz Felipe Pondé, Doutor pela USP e colunista da Folha de São Paulo, abre a programação, no dia 12, com uma reflexão sobre “O Estado no cenário da crise de representatividade”. Em seguida, Juarez Freitas, professor Doutor da PUC-RS e da UFRS e presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público (Ibraedp), vai traçar um paralelo entre o “Controle ideal e controle possível: respostas às demandas sociais”.

Entre outros especialistas da Espanha, participam Pedro Tomás Nevado-Batalla Moreno, conselheiro de Administração Pública do Governo de Extremadura, que abordará o tema “Corrupção e crise de representatividade: oportunidades e riscos”, Nicolás Rodríguez Garcia, que tratará dos “Pontos fortes e fracos do sistema penal no combate à corrupção” e María Cruz Díaz Y Díaz, também professora Doutora da mesma instituição, que integra o painel sobre o “Controle Social e controle público: interação para a efetividade e credibilidade das instituições”.

 

A contribuição da educação para cidadania no combate à corrupção será o ponto de convergência da abordagem do promotor de Justiça de Santa Catarina e idealizador da campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”, Affonso Ghizzo Neto. O promotor vai tratar da “Corrupção, estado democrático de direito e educação”.

O debate de encerramento sobre a “Crise de representatividade e controle público: oportunidades para o desenvolvimento econômico e social” terá as participações de César Luiz Pasold, advogado e professor Doutor da Univali, e de Pedro Manoel Abreu, desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Sob a coordenação de Sebastião Helvécio de Castro, conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, a atividade está programada para a tarde do dia 13 de novembro.

O Simpósio Internacional: Crise de Representatividade — desafios e oportunidades para o Controle Externo é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina e tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Governo do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), Tribunal de Justiça do Estado (TJ), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (Idasc). Todo o evento será transmitido, ao vivo, pelo Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br).

Detalhes: Instituto de Contas do TCE/SC — telefone nº (48) 3221-3834 e por meio do e-mail: apoioicon@tce.sc.gov.br

. Royal Society of Chemistry Brazil Roadshow A Royal Society of Chemistry, organização britânica que promove o desenvolvimento das Ciências Químicas, realiza uma série de palestras em três cidades diferentes do Brasil.


O evento é direcionado à comunidade acadêmica e aos cientistas industriais e reunirá profissionais do Brasil e do exterior para debater assuntos referentes à química analítica e sustentável.

No dia 4 de novembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, será a sede do encontro. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, recebe o evento no dia 6 de novembro; e no dia 8 de novembro o evento ocorrerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.


3º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas– Com o objetivo de discutir e divulgar as novas descobertas na área de prevenção e reabilitação das anomalias craniofaciais, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) promove, nos dias 8 e 9 de novembro, o 3º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

O evento terá apresentações de trabalhos, conferências nacionais e internacionais e é direcionado a profissionais e estudantes das áreas de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e áreas afins.

Entre os convidados estão Anne Marie Kuijpers-Jagtman, chefe do departamento de Ortodontia e Biologia Craniofacial da Radboud University Nijmegen (Holanda); Gunvor Semb, professora da Universidade de Manchester (Reino Unido); Kathy Chapman, professora do departamento de Distúrbios da Comunicação da Universidade de Utah (Estados Unidos), e Maximilian Muenke, chefe de Genética Médica do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (NHGRI), do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

As inscrições podem ser feitas durante o simpósio, mas o desconto no valor só será concedido até dia 1º de novembro. O evento será realizado no teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), que fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, em Bauru.

A programação completa pode ser conferida no www.centrinho.usp.br/eventos/info/historico.php?id=33 
 

CBN FAZ PARCERIA COM IBOPE INTELIGÊNCIA

O CONECTA, plataforma web do IBOPE Inteligência, e a CBN se uniram no projeto Pergunte ao Brasil, uma parceria inédita que vai possibilitar aos ouvintes da rádio serem os autores de cinco perguntas que serão feitas a milhares de brasileiros.

O Pergunte ao Brasil se inspirou no Ask the World (Pergunte ao Mundo), feito pela rede mundial de pesquisa de mercado Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) com o programa britânico de rádio BBC Today: os ouvintes eram convidados a enviar perguntas que, depois de selecionadas, foram respondidas por dezenas de milhares de pessoas em mais de 70 países.

O CONECTA e a CBN criaram uma versão nacional dessa iniciativa. Através do e-mailpergunteaobrasil@cbn.com.br os ouvintes podem mandar suas sugestões de perguntas a serem feitas aos brasileiros. Há espaço para questões sobre qualquer assunto – tudo vai depender da imaginação dos participantes.

Um júri vai escolher as cinco melhores perguntas, que serão respondidas por 4 mil conectologistas – integrantes do CONECTAÍ, painel de pesquisas online do CONECTA, que reúne mais de 100 mil consumidores.

As perguntas deverão ser enviadas de 4 a 15 de novembro e os autores das cinco questões vencedoras serão conhecidos no dia 29 de novembro. A pesquisa será respondida pelos conectologistas no início de dezembro e os resultados serão divulgados com exclusividade pela CBN no dia 16 dezembro. 

Para responder as perguntas vencedoras do Pergunte ao Brasil, é preciso se cadastrar noCONECTAí. É rápido e não custa nada. Integrantes do CONECTAí, além de participarem de outras pesquisas sobre diversos assuntos, acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios e participam de sorteios. (Redação Adnews)

DATAS COMEMORATIVAS DE NOVEMBRO


Promoview publica regularmente o calendário de datas comemorativas, bastante utilizado por profissionais que usam as técnicas do marketing promocional para promover e ativar empresas, marcas, produtos e serviços.

Os links abrem pesquisa sobre a origem e justificativa de cada uma das datas. Se você quiser sugerir ou indicar uma nova data escreva parasac@promoview.com.br.

01 · Dia de Todos os Santos
02 · Dia de Finados
03 · Dia do Cabeleireiro
03 · Instituição do Direito e Voto da Mulher
04 · Dia do Inventor
05 · Dia do Design
05 . Dia da Ciência e Cultura
05 . Dia do Cinema Brasileiro
05 . Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica
07 . Dia do Radialista
08 · Dia Mundial do Urbanismo
08 . Dia do Radiologista
09 · Dia do Hoteleiro
10 · Dia do Trigo
11 · Dia do Soldado Desconhecido
12 . Dia do Diretor de Escola
12 . Dia do Supermercado
14 · Dia Nacional da Alfabetização
15 · Proclamação da República
16 · Semana da Música
17 . Dia da Criatividade
18 . Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (3º domingo do mês)
18 . Dia do Conselheiro Tutelar
19 · Dia da Bandeira
20 . Dia do Esteticista
20 · Dia do Auditor Interno
20.  Dia Nacional da Consciência Negra
21 · Dia da Homeopatia
21.  Dia das Saudações
22 · Dia do Músico
23 · Dia Internacional do Livro
25 · Dia Nacional do Doador de Sangue
27 . Dia do Técnico da Segurança do Trabalho
28 · Dia Mundial de Ação de Graças
(Promoview)

 

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR CONTINÚA ANALISANDO AGÊNCIAS

 

O Comitê Executivo do GPA (Grupo Pão de Açúcar), responsável pela concorrência que definirá a nova agência das redes Pão de Açúcar e Extra, enviou na manhã desta sexta-feira (1º de novembro), mensagem de e-mail às participantes que estão sendo avaliadas no processo.

No conteúdo da mensagem, segundo fontes do propmark, o texto ressalta que "buscando transparência e tranquilizar" (as participantes), o GPA informa que o processo está sendo analisado "em profundidade" e que "não há qualquer deliberação" até o momento. "Todas as agências ainda estão ativas no processo", também destaca o e-mail, segundo fontes.

 

O grupo informa ainda que a definição deve "consumir pelo menos mais uma semana". Na mensagem, o comitê também agradece "compreensão e paciência" das agências envolvidas. O processo, que resultará na escolha de uma agência para absorver as operações da house do Grupo Pão de Açúcar, a PA Publicidade, conta com a participação de cinco agências: Africa, Havas, Lew'Lara\TBWA, Publicis e Y&R.

 

O GPA é controlado pelo grupo francês Casino, que, no Brasil, também controla a Via Varejo, empresa responsável pela administração de outras duas importantes marcas varejistas no Brasil: Casas Bahia e Pontofrio. A Via Varejo também está realizando processo de concorrência para escolha de agências para as duas marcas, atualmente na carteira de clientes da Y&R.

Participam da parte final do processo as agências Publicis, NBS, Lew'Lara, Loducca, além da própria Y&R. Segundo fontes, apesar de os processos de GPA e Via Varejos serem feitos separadamente, os resultados dos mesmos estariam "interligados" para "melhor estratégia" na escolha das agências de publicidade. (Propomark)

GOOGLE PLANEJA LOJA CONCEITO

Após muitas especulações em torno da barca do Google, o mistério parece, finalmente, ter sido solucionado. A embarcação, localizada na baía de São Francisco, será um showroom de produtos e projetos do laboratório de inovação da empresa, Google X. Além disso, o espaço está sendo preparado para agregar festas e eventos da empresa.

O enigma começou, quando o site CNET notou a presença da barca e lançou a suspeita do Google estar construindo uma data center flutuante. Porém foi a emissora americana KPIX 5, que investigou  a fundo  o caso e através de  entrevistas com  fontes ligadas ao assunto, achou a solução.

O projeto está sendo planejado a mais de um ano, sob a chancela do cofundador do Google, Sergey Brin. O objetivo é bater a Apple Store’s - referencia mundial de design e arquitetura para lojas conceito.

A estrutura tem quatro andares. Os três primeiros serão os showrooms, e o quarto um espaço para festas e recepção, apenas convidados terão acesso ao local. (Redação Adnews Via Exame)


CONSUMISMO NÃO. COMEMORAÇÃO SIM!


O consumismo infantil é um problema que há muito tempo preocupa pais, educadores e psicólogos. O governo e institutos não-governamentais estão na luta para preservar as crianças e jovens da influência da publicidade.

 

No dia 06 de junho,, junto com a programação da Semana do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, foi relançada a cartilha“Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, publicação que faz parte da série Cadernos de Consumo

 

Sustentável, lançada pela primeira vez em novembro de 2012.

Cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”

Na cartilha, pais e professores recebem dicas de como educar as crianças para o consumo sustentável. Brincadeiras que estimulam a troca e a reflexão (Eu quero ou Eu preciso?) estão entre as dicas.

Seguindo esta linha educativa, foi promovida na Semana da Criança a “Feira de Troca de Brinquedos“, iniciativa do Instituto Alana, que atua na defesa dos direitos da criança, e contou com a adesão de 13 Estados, entre eles: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

As crianças de hoje já nascem rodeadas de informações e estímulos para o consumo. Os centros de compras, que são utilizados para o lazer das famílias, são um verdadeiro bombardeio de estímulos e tentações. Mas, hoje, os shoppings também podem oferecer um lazer genuíno para as crianças e os pais, podendo fazer com que as crianças interajam com outras e com sua própria família.

Como os shoppings são considerados um momento de lazer para toda a família, na Semana da Criança vário centros de compras desenvolveram várias ações em que pais e filhos podem comemorar juntos o Dia das Crianças, que podem ser mais recompensadores que um presente.

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O Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF), investiu nas peças de teatro infantil para entreter a garotada. A Cia Néia e Nando sobe ao palco para apresentar duas peças baseadas nos personagens do seriado de TV Monster High. Todas as atrações são gratuitas.

 

O Carioca Shopping apostou em oficinas gratuitas.  No evento, as crianças aprenderão técnicas para customizar garrafinhas de areia, sacolas ecológicas, minipranchas de surf e roupinhas de boneca de papel, com temáticas relacionadas ao Rio de Janeiro.

Já o Caxias Shopping aposta em uma “Oficina de Doces e Cupcakes”,  Palhaços e mágico fazem parte do Dia das Crianças do Center Shopping Rio. É o momento ideal para que os pequenos conheçam um pouco do mundo da diversão que seus pais, com certeza, curtiram muito quando na idade deles.

Até 14  de ouubo, os clientes puderam se divertir gratuitamente em um espaço temático infantil com cenografia que reproduz a Vila dos Smurfs, reunindo casas, ponte, playground e muita diversão no Grand Plaza Shopping.

 

Na ação de marketing promocional para os pequenos no Shopping Granja Vianna foi montado um circuito de arvorismo com mais de seis metros de altura, bungee trampolim, onde as crianças podem treinar pulos e uma minirrampa de skate da Star Point & Element, para manobras radicais.

 

Até o dia 15 de outubro os clientes do Plaza Shopping, em Niterói, puderam  se divertir com as atividades infantis inspiradas no filme ”Tá chovendo hambúrguer 2″, em evento inédito instalado na Praça de Eventos do mall.

 

Marketing Sustentável

Para comemorar o Dia das Crianças de uma forma mais sustentável, as marcas não se ativeram apenas a brindes e espaços para diversão. Elas aproveitam a data para mostrar aos pequenos a importância de se cuidar também do próximo.

Em uma ação promovida pela rede de cinemas Cinesystem, 70 crianças atendidas pela instituição Lar Fabiano de Cristo, de Florianópolis, tiveram uma sessão completa na manhã do dia 09, com direito à pipoca e refrigerante.

 

Um livro ou brinquedo que está guardado em casa sem usar pode ganhar “vida” nas mãos de uma criança. O World Trade Center São Paulo – WTC-SP realizou a campanha “Brincar Faz Bem” para arrecadar esses objetos

 

Interessados em doar roupas, brinquedos e leite às crianças carentes têm até o dia 24 para levar suas contribuições ao Shopping Center 3, das 10h às 22h, e depositá-las em um colorido trenzinho, montado próximo à Praça de Alimentação.Center 3 quer doações com amor.

O importante é que ninguém esqueça que Dia das Crianças tem de ser comemorado o ano inteiro, e, que além de brinquedos e diversão, o amor ainda é o mais importante. (Promoview)

ARTISTA AMERICANO CRIA PROJETO INUSITADO

O artista de Richard Renaldi, de 45 anos, captura o material de seu trabalho nas ruas. O último projeto dele, chamado Touching Strangers (Toque um estranho), que recentemente atingiu o seu objetivo de financiamento no Kickstarter, explora a intimidade entre desconhecidos.

As imagens vão para um livro especial.  Desde 2007, Renaldi junta duas pessoas que não se conhecem e nunca se viram para fotografa-las em poses de afetividade pelas calçadas em Nova York, Las Vegas, San Francisco, entre outras cidades. De acordo com Richard, este novo trabalho servirá como um catálogo do padrão norte-americano inspirado, em parte, no trabalho do fotógrafo alemão August Sander, que fotografava pessoas do século 20. (Redação Adnews, com informações do Mashable)

PUBLICIDADE DE  JOIAS QUEBRA TABUS NA ÍNDIA

A propaganda já deu inúmeras provas de que é capaz de ir muito além de promover produtos e marcas. Cases internacionalmente prestigiados também mostram que é possível contar histórias interessantes, informar com qualidade e até mesmo incitar mudanças importantes de comportamento em uma sociedade. Um comercial indiano surpreendeu o mundo nessa semana.

O filme, criado pela agência de publicidade Lowe Lintas e dirigido por Gauri Shinde, utiliza a premissa de um novo casamento como pano de fundo para exibir o seu portfólio de joias. Até aí tudo normal, não fosse a ousadia do roteiro, que toca sem medo em dois tabus enraizados na cultura indiana.

Para os ocidentais pode até passar despercebido, mas o fato da noiva em questão já ter uma filha de um casamento anterior é uma proposta ousada para um anúncio na Índia, país onde mulheres na condição de viúvas e divorciadas são discriminadas com frequência.  Além disso, a protagonista da propaganda tem a pele morena, ao contrário da tendência de “clarificação” típica de Bollywood e da TV indiana, como mostra matéria do jornal britânico The Guardian.

O comercial está sendo amplamente comentado e repercutido na Índia, e também é notícia em outros lugares do mundo. A aceitação é surpreendentemente boa. Até mesmo o membro do parlamento indiano Naveen Jindal celebrou a “quebra de estereótipos” no Twitter (Redação Adnews, com informações do Portal Exame)

PEGADINHA NO MARKETING PROMOCIONAL É ESTRATÉGIA


 


As pegadinhas nas ações de marketing promocional estão em alta. A cada semana, as agências saem com uma novidade para ver se emplacam e viralizam pela internet, se tornando um sucesso de views.

Pode-se dizer que é uma estratégia um tanto quanto arriscada, exigindo pesquisas e uma série de cuidados. Mesmo se cercando de precauções, não se pode garantir o sucesso da ação, pois é necessário que se caia no gosto do público, o que não é uma ciência exata.

Este ano, o marketing promocional usou muito este formato para abordar os consumidores. Verdadeiras ou falsas? Isso já não se pode dizer. Este é outro risco que se corre utilizando este tipo de ação, pois, pode gerar no espectador a sensação de estar sendo passado para trás.

 

Com experiência no mercado de live marketing brasileiro, e várias premiações, a parceira do Promoview, The Group Comunicação realizou, em agosto de 2012, uma ação de marketing promocional com o formato de pegadinha para a Zurich Seguros.

 

A ação de marketing promocional da seguradora foi realizada em um clássico entre Santos x Palmeiras, com o Estádio do Pacaembu lotado de torcedores. Mas, para a surpresa (e ira) do público, jogadores com camisas do Corinthians e São Paulo se posicionaram para o início da partida, que no final não passou de uma ação bem humorada com os torcedores que estavam presentes .

 

Nossa redação quis saber mais sobre os preparativos para esta ação e ninguém melhor para falar sobre isso que o presidente da The Group, Fernando Guntovitch, que aos 27 anos de profissão já passou por várias áreas, desde produção eletrônica, até chegar ao comando da empresa. Atualmente, divide com seu sócio, José Mauro, a tarefa de cuidar para que tudo saia perfeito.

 “Quando fundei a The Group em 1995, a intenção era ter uma empresa que sempre surpreendesse positivamente o cliente, sem importar a disciplina ou o tamanho do job. A nossa missão é atingir a satisfação plena, não só dos nossos clientes, mas dos nossos colaboradores e dos sócios também. Seja um evento, promoção, campanha de incentivo, trade ou feira” afirma Guntovitch.

Promoview: A ação para a Zurich Seguros, você considera que foi arriscada, considerando que mexeram com uma paixão do brasileiro (o time do coração)? 

 

Fernando Guntovitch: A ação foi realmente surpreendente. Em momento algum acreditamos que teríamos uma reação negativa (além da esperada), pois ela foi tão inovadora e diferenciada que tivemos bastante repercussão atingindo a marca de um milhão de views em menos de uma semana.

 

Promoview: De onde surgiu a ideia de fazer uma pegadinha?

 

Fernando Guntovitch: A criação da campanha foi do Celso Alfieri, na época, líder de criação da agência Grey 141. E a execução foi da The Group.

 

Promoview: Que tipo de cuidados, e estudos, vocês tomaram para que fosse realizada com sucesso?

 

Fernando Guntovitch: Obtivemos todas as licenças para a realização da ação com os times envolvidos, além da colaboração da Polícia Militar, que ficou atenta a qualquer tipo de reação.

 

Promoview: Ações promocionais de pegadinha estão em alta no mercado hoje, umas bem aceitas, outras nem tanto. Pode-se dizer que foi uma ação inovadora quando vocês realizaram?

 

Fernando Guntovitch: Sim. Uma ação de grande sucesso e que nos orgulhamos muito de ter operacionalizado. (Promoview)

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