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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A TRANSFORMAÇÃO DA PUBLICIDADE


Com o advento da era digital, empresas e agências de comunicação e publicidade estão, cada uma de seu jeito, diante de novos desafios. Os consumidores demandam diálogo, querem ser ouvidos, buscam marcas que respeitem suas individualidades e rejeitam a comunicação unilateral.
Não há, portanto, instrumentos que, sozinhos, possam atender às demandas desse novo momento. O caminho será aproximar comunicação e publicidade, de forma a utilizar os conceitos e ferramentas de cada uma dessas matérias de forma integrada e sistemática.
 O mercado tem pela frente um cenário de busca de novas soluções, sendo que as fórmulas do passado já não valem mais. E, por passado, leia de dois anos para cá. Isso mesmo!
O marketing, as campanhas e a publicidade estão mudando radicalmente a cada dia e a área de comunicação como um todo apresenta um perfil radicalmente diferente do verificado nos últimos anos. Quem dará o tom das campanhas são os consumidores, que manifestam suas opiniões não só por meio de pesquisas, mas, principalmente, pelas mídias sociais.
Por isso, apesar de movimentar R$ 116 bilhões ao ano, segundo pesquisa IBGE, o mercado de publicidade, promoção e patrocínio vive um momento de reflexão e de profunda transformação.
A essência do trabalho deve permanecer a mesma, mas as ferramentas serão outras. As campanhas precisarão ser ainda mais pensadas, ir além das mídias impressas e integrar diversos canais de comunicação. O componente eletrônico para mobilização direta dos públicos de interesse é o que vai diferenciar os resultados.
Esse movimento já começou, liderado pelas grandes agências de publicidade e as principais marcas de consumo do Brasil, mas não se sabe o modelo que predominará nos próximos anos.
O que já sabemos é que entramos de vez na era do ‘aqui e agora’, marcada por registros instantâneos de tudo o que acontece. Entramos no modo automático de registrar tudo o que acontece em nossas vidas nas mídias sociais e de querer saber o que acontece ao redor, na vida dos amigos e dos amigos dos amigos.
Até no banheiro, o celular não sai de perto das pessoas, como mostra pesquisa da Nielsen. No entanto, esse “imediatismo” não elimina a necessidade que todos têm de entender a origem dos acontecimentos, suas causas e seus efeitos. Ou seja, ‘registro do imediato’ e ‘análise mais profunda’ não são conceitos excludentes, e sim complementares.
O futurologista David Houle, que durante mais de 20 anos encabeçou projetos como a criação da MTV, do Nickelodeon, do VH1 e da CNN Headline News, que lhe valeram doisEmmy Awards, me disse recentemente que concorda com essa visão.
Quando falávamos das mudanças no setor, ele fez menção ao seu livro Entering the Shift Age e destacou o crescimento exponencial no uso de equipamentos (tablets e smartphones como o iPhone, que é líder em navegação) e de mídias sociais (como Facebook,Google+, Twitter e Instagram).
 Do mesmo jeito que os pais estão se modernizando para fazer parte das comunidades dos filhos, as empresas precisam encontrar novas formas de se comunicarem com seus consumidores. O caminho mais curto e eficiente para isso, segundo Houle, é aproximar publicidade e comunicação.
Os profissionais dessas áreas terão que aprender a trabalhar de uma nova maneira. Publicitários, assessores de imprensa, produtores de conteúdo, consultores empresariais, experts em social media devem unir suas experiências para criar novos produtos, serviços e, sobretudo, soluções. Receitas de bolo não servirão mais.
Teremos muito trabalho pela frente, pois para cada situação teremos que propor soluções especificas, sob medida. O desafio será o seguinte: como planejar ações de diálogo com o consumidor e cliente, nas quais os efeitos e resultados são cada vez mais imprevisíveis?
Áreas que ainda não mereceram o devido reconhecimento como a de Atendimento a Consumidores, serão agora valorizadas, não apenas por resolver problemas imediatos, mas, sim, pelo profundo conhecimento que possuem de hábitos e sentimentos dos consumidores.
A inovação se tornará estratégica e será chamada para criar uma proposta de valor diferente, em conjunto com o desenvolvimento de produtos. Os clientes vão reclamar, opinar e até mesmo boicotar empresas que na opinião deles não agiram corretamente ou não entregaram o que desejavam.
Centros de inteligência ajudarão as empresas a reagirem e a se anteciparem a situações de crise. Até as pesquisas de apoio, pré-campanhas, terão de mudar, selecionando as pessoas por interesses e não por faixas de idade. Uma prova disso: nos Estados Unidos já não se falam mais em Geração Y.
Nem deu tempo de estudar direito os jovens desse grupo e já temos a iGeneration, com tudo muito mais instantâneo e eletrônico, como indica o livroDisrupted e relatório da ONU, que aponta o Brasil como o quarto país do mundo em nativos digitais. Sem fazer juízo de valor, cito apenas casos em que companhias comoBrastemp, Nestlé e Coca-Cola, enfrentaram desafios referentes às suas reputações em função de movimentações nas mídias sociais.
A maioria das agências de publicidade e das empresas de comunicação empresarial não está preparada para esse novo momento. Consumidores das mais diversas faixas etárias estão forçando as empresas e, consequentemente, as agências a pensarem e a agirem de uma forma totalmente diferente. Por isso, teremos um novo momento para o mercado, com a integração por completo da comunicação com a publicidade.

Definitivamente, o legado do marketing é importante, mas a história daqui para frente será outra.  (Artigo de Angélica Consiglio publicado originalmente no site da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Angélica é sócia-diretora da PLANIN, empresa de comunicação empresarial).
ATENDIMENTO PREPARA
Avape lança o MAPA: plataforma colaborativa que beneficia todas as pessoas com deficiência
"Deficiência é não fazer nada" é o conceito criado pela IK Ideas,
com campanha digital da agência The Heart e ações de RP desenvolvidas pela Trama

 De um lado existem mais de 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Do outro, inúmeras organizações de apoio e milhares de empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas. Mas, embora se saiba que existam tantas pessoas com deficiência, não se sabe quem elas são, onde estão e qual o tipo de deficiência elas têm.

Foi este o desafio que a consultoria de branding IK Ideas tinha quando propôs para a Avape (Associação para a Valorização de Pessoas com Deficiência) usar as ferramentas digitais para conseguir fazer a ponte entre estes dois lados. E para envolver e engajar os outros 154 milhões de brasileiros nesta tarefa, criou o conceito “Deficiência é Não Fazer Nada." A partir deste conceito, foi feita a parceria entre a IK Ideas, a agência The Heart Corporation e a Trama, agência RP, para o desenvolvimento de uma campanha integrada, cujo principal objetivo era levar as pessoas para MAPA, Movimento Avape pela Ação, plataforma colaborativa que funciona como uma ponte entre os interessados.

Assim, não só as pessoas com deficiência podem receber apoio, reabilitação, valorização e capacitação profissional pela Rede Avape e outras organizações,  mas também seus familiares, voluntários e empresas têm como contratar esses profissionais. O MAPA  visa identificar e reunir pessoas com deficiência em todo o País por meio de um cadastro. No aplicativo dentro do site da Avape será possível, pela primeira vez, ter um quadro real, atualizado constantemente, sobre estas pessoas, que muitas vezes não têm acesso, nem oportunidades de socialização.
 
Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), a ferramenta digital inclui georeferenciamento para melhor visualização dos cadastros. Por ser uma plataforma aberta, todos os dados ali inseridos poderão ser utilizados pelas pessoas interessadas.

A partir deste banco de dados, a Avape, em parceria com sua rede de licenciadas, irá promover a integração de pessoas e empresas, ampliando as chances de empregabilidade e a inclusão social de cada pessoa com deficiência nas 16 cidades onde estão presentes. Ao mesmo tempo, a intenção é ajudar as empresas a cumprir a Lei de Cotas. De acordo com Carlos Ferrari, Presidente da Avape, o Mapa foi concebido para mostrar que cada indivíduo, independentemente da sua relação com o universo da pessoa com deficiência, pode ser protagonista na causa da inclusão social.

A Avape já atendeu mais de 3,9 milhões de pessoas e promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O Mapa pode ser acessado em www.avape.org.br/mapa.
ATENDIMENTO PREPARA ENCONTRO INTERRNACIONAL
As mais premiadas estratégias da publicidade mundial “contadas” e analisadas pelo ponto de vista do atendimento. Essa é a proposta do primeiro GA Summit, que será promovido pelo Grupo de Atendimento no dia 12 de dezembro, no auditório da Faap, em São Paulo.

O evento internacional deve tornar-se anual e trará ao Brasil os profissionais responsáveis por cases como “Dumb ways to die” (McCann Melbourne para o metrô local), “Retratos da real beleza” (Ogilvy Brasil para Dove) e “Beauty inside” (Pereira & O’Dell para Intel). O Summit será aberto por um economista brasileiro, cujo nome ainda será confirmado.
“A maior dificuldade que o grupo sempre teve foi encontrar sua missão. Decidimos que a melhor maneira de contribuir com o mercado é por meio do conhecimento, contribuindo para aumentar o repertório das pessoas da área de atendimento”, explica Marcello Passos, presidente do Grupo de Atendimento e vice-presidente de atendimento da DM9DDB, que lançou o GA em março deste ano ao lado de Márcio Oliveira, VP da entidade e presidente da Lew’Lara\TBWA.
Passos define o Summit como um balanço do que de mais interessante aconteceu no ano em propaganda. “É perfeito trazer profissionais para contar essas histórias de sucesso do ponto de vista do atendimento, abordando os processos, os caminhos, os desafios e as barreiras que tiveram que ser superadas. E os clientes complementarão contando o impacto que cada case teve em seus negócios”, diz.
Estão confirmadas as presenças de Adrian Mills, diretor de atendimento da McCann Melbourne; Luis Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil; Anselmo Ramos, vice-presidente nacional de criação da Ogilvy Brasil; Fernando Achado, vice-presidente global de desenvolvimento da marca Dove na Unilever; Gary Theut, vice-presidente de account services da Pereira O’Dell em São Francisco (EUA); Billie Goldman, diretora de marketing associada da Intel USA; e Kevin Allen, CEO da consultoria especializada em desenvolvimento de negócios Re:kap e autor do livro “The hidden agenda”, que ensina a desdobrar o “briefing atrás do briefing”.
Allen ministrou, este ano, um workshop sobre o tema no Cannes Lions para cerca de 40 profissionais – entre eles dois profissionais enviados para lá pelo GA.
Itaú e Veja patrocinam o Summit, juntamente com as demais apoiadoras do GA. Passos diz que espera ver pelo menos 500 profissionais no evento, atraídos pela qualidade dos palestrantes e pela temática. Ele faz, também, um balanço positivo do que conquistou para a entidade em menos de um ano. Diz que é um trabalho “de formiguinha”.
“Acredito que estamos no caminho certo. Já há muito interesse em torno do Summit e nossa página no Facebook ultrapassa os cinco mil fãs. Também realizamos esse ano a segunda edição do nosso Curso de Atendimento, Negócios e Gestão”, diz, referindo-se ao curso de cinco módulos realizado semestralmente na Faap.
Sua peculiaridade é focar no “atendimento criativo”, convidando profissionais de outras áreas para contar seus casos. Exemplos são o major Miranda (que liderou o resgate do apresentador Silvio Santos quando ele foi sequestrado), que falou de técnicas de negociação, e o atleta Oscar Schmidt, que falou de liderança. (Propmark)
SAC TAMBÉM É MARKETING

Muitos empreendedores virtuais preocupam-se com a divulgação de seu negócio apenas para novos e potenciais clientes. Contudo, monitorar a rotina da empresa, especialmente em relação ao atendimento ao consumidor é uma ação insubstituível.
Nada adianta preparar uma estrutura de marketing e divulgação para novos consumidores, se os atuais ou antigos não tem prazer em retornar ao seu empreendimento. Diante disso, veja algumas dicas para melhorar seu serviço de atendimento ao cliente e torná-lo a melhor campanha de marketing de sua empresa:
Defina sua equipe de atendimento. Estabeleça, claramente, seus atendentes; bem como os departamentos: financeiro, ouvidoria, vendas, dúvidas e sugestões, etc. Se possível, disponibilize ramais para que o cliente possa manter um contato direto e obter uma solução rápida para o que precisa.
Tenha um processo de atendimento rápido. Quando o cliente entrar em contato, desenvolva um atendimento eficiente, que o ajude em sua questão e que lhe seja rápido. Cuidado, também, com a contínua transferência entre ramais. Mostre ao cliente profissionalismo, atenção e dedicação, sempre.
Atente-se à sua marca. Monitorar o que falam de seu negócio é mais do que uma atitude de segurança, é uma extensão do marketing. Por isso, analise periodicamente a percepção e as impressões de seus clientes na rede, seja em sites de reclamação ou interação em mídias sociais, e solucione tais questões o mais rápido possível.
Faça pós-venda. Seu serviço de atendimento ao cliente pode ser muito mais amigável se, ao final de cada negociação, você manter contato com o consumidor buscando apresentar-se a ele interessado para saber se suas expectativas de consumo foram supridas e, como é possível, atendê-lo melhor.
Com essas dicas, seu SAC não apenas atenderá o consumidor com excelência, como também lhe proporcionará uma ótima imagem de sua loja virtual. A consequência dessas atitudes é o reconhecimento e a divulgação positiva do seu e-commerce. Por isso, não tenha dúvidas, aposte em um SAC encantador.
Sucesso! (Por Felipe Martins, publicado originalmente no Administradores e replicado no Adnews e aqui)

OPORTUNIDADES
. Empresa de comercialização de produtos de higiene e limpeza para o meio
empresarial, expandindo sua área de vendas, seleciona Vendedor (a) Externo – RJ

Requisitos:

- Sólida Experiência em vendas externas de produtos ou serviços para
clientes de grande porte de diversos segmentos
- Superior completo ou cursando
- Excelente apresentação
- Veículo próprio
Atividades:

Mapeamento de mercado
Captação de novos clientes
Oferecem:
Salário fixo de R$ 1.400,00 + ajuda de custo R$ 500,00 (p/mês) + TR
(R$15,00) + premiação + seguro de vida
A interessadas enviar currículo para rhconsultoriamodelo@gmail.com colocando
no assunto Vendedor (a) Externo – RJ
. Pós-doutorado em Processos Sociais e Ambientais com Bolsa   – O projeto de pesquisa Processos Sociais e Ambientais que acompanham a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, Altamira, PA”,
O objetivo do estudo é conhecer os processos ada apoiado pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa interdisciplinar no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais  da Unicamp.

Optativos das populações urbanas frente à construção da usina de Belo Monte, empreendimento de enorme impacto sobre o ambiente e a sociedade amazônica. O projeto é coordenado pelo professor Emilio Federico Moran, da Michigan State University e da Academia Nacional de Ciências (EUA), ao lado dos professores Ademar Romeiro, Lucia Ferreira e Leila Ferreira, do Nepam.
O projeto integra o programa especial São Paulo Excellence Chairs (SPEC), da FAPESP, que traz Moran para trabalhar no Brasil com o grupo da Unicamp.
O candidato à vaga deve mostrar experiência com entrevistas em populações urbanas, desenho desurveys e amostragem aleatória e análise etnográfica e estatística. Por ser voltado ao estudo das populações ribeirinhas, será exigido que o candidato more pelo menos três meses cada ano em Altamira (PA), coletando dados sobre as comunidades urbanas.
Para participar do processo de seleção, o candidato deve enviar uma carta de apresentação justificando o interesse no projeto, cópia do currículo atualizado, cópia do diploma de doutor e duas cartas de recomendação para o e-mail do pesquisador Moran (moranef@msu.edu). Após a avaliação dos documentos apresentados, o candidato será submetido a uma entrevista.
A data-limite para inscrições é 2 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade:www.fapesp.br/oportunidades/519.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

. SBPMat aceita propostas de simpósios para encontro anual– A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) recebe, até 14 de novembro, propostas de simpósios temáticos para a 13ª edição de seu encontro anual, que será realizado entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro de 2014, em João Pessoa, na Paraíba.

Qualquer pessoa com título de doutor ligada a uma instituição de ensino e/ou pesquisa do Brasil ou do exterior pode apresentar uma proposta de simpósio em temas da área de Ciência e Engenharia de Materiais.
A proposta deve conter a descrição do escopo do simpósio, a relação dos temas abrangidos, a lista preliminar de palestrantes convidados e os nomes e contatos dos organizadores do simpósio e deve ser enviada para o e-mail secretaria@sbpmat.org.br.
As sugestões apresentadas serão avaliadas pela comissão de eventos da SBPMat, pelos organizadores do encontro e submetidas à diretoria da sociedade. A previsão de definição da lista de simpósios aprovados é dezembro de 2013.
Os simpósios temáticos são o eixo principal da programação dos eventos anuais da SBPMat. O encontro deste ano, realizado em Campos do Jordão, reuniu vários trabalhos nos 16 simpósios que envolveram temas como materiais para eletrônica e fotônica, materiais para energia, biomateriais, nanomateriais, estruturas supramoleculares, materiais orgânicos, técnicas de caracterização, teoria e simulação, entre outros.
O formulário para envio pode ser acessado no http://sbpmat.org.br/xiii-encontro-da-sbpmat-local-e-data-e-lancamento-de-chamada-de-propostas-de-simposios-para-o-evento-de-2014/

. Instituto de Biociências da USP tem vaga para professor doutor - Abertas, até 21 de novembro, as inscrições para o concurso que busca preencher uma vaga de professor doutor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP).
O professor selecionado atuará em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), com salário de R$ 9.184,94, na área de Biologia Evolutiva.
O programa do concurso inclui genética de populações; genética quantitativa; mudanças micro e macroevolutivas; conceitos de espécie e especiação; evolução gênica, genômica e cromossômica; mecanismos de evolução e seleção natural e adaptação.
As provas do concurso serão realizadas em duas fases. A primeira inclui a realização de uma prova escrita, de caráter eliminatório, que será baseada em um dos pontos do programa e terá duração de cinco horas.
Somente os candidatos que atingirem nota mínima 7 estarão classificados para a segunda fase, que consiste no julgamento do memorial apresentado e realização de uma prova didática pública.

As inscrições devem ser feitas na assistência acadêmica do Instituto de Biociências, situado na Rua do Matão, travessa 14, nº 321, Cidade Universitária, em São Paulo.
O edital pode ser acessado pelo endereço: www.usp.br/drh

MARACANÃ DÁ BRIGA

Uma polêmica envolveu no final da semana passada as produtoras de imagens e a Odebrecht a respeito do novo Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014 e que é administrado pela construtora. Uma fonte do propmark, ligada ao mercado audiovisual do Rio de Janeiro, diz que estão sendo cobrados cerca de R$ 500 mil de aluguel para rodar um filme publicitário dentro do estádio. E que nem imagens aéreas não são permitidas sem o pagamento de um valor que, para os padrões brasileiros, inviabilizaria qualquer produção.

Outra fonte, do mesmo setor, afirma que haveria discrepância de valores cobrados de empresas do Brasil e do exterior, mas estariam entre R$ 300 mil e R$ 700 mil. Inclusive, uma produção da Coca-Cola, negociada diretamente com a agência da matriz da empresa, em Atlanta (EUA), teria custado R$ 750 mil. E que além do preço existe ainda uma grande burocracia para aprovar a filmagem, com uma demora de um mês para responder às solicitações, onde primeiro são analisados o roteiro e se a produção é de dia ou à noite.

Procurado pelo propmark, um executivo da Odebrecht, que preferiu manter o anonimato, nega que esses preços estejam realmente sendo praticados.

“Nós analisamos propostas de gravação de filmes publicitários separadamente. Cada caso é um caso. Porém, estamos dentro da realidade do mercado. Nossos valores de locação estão girando entre R$ 40 mil e R$ 50 mil”, diz, ressaltando que o preço pode ultrapassar um pouco esses valores para filmes rodados de madrugada.

“Inclusive não cobramos nada de produções culturais. Nesta segunda-feira  teremos tomadas de cenas do filme ‘Rio eu te amo’, e o Maracanã foi cedido gratuitamente”, completa, referindo-se ao longa que é um projeto em conjunto da Conspiração Filmes, BossaNovaFilms e Empyrean Pictures.

O executivo da construtora afirma que a Odebrecht, inclusive, “disciplinou” os pedidos de locação do estádio para fins publicitários. “Antigamente, o negócio era com o governo, e os interesses políticos podiam prevalecer em alguns casos. Hoje fazemos isso por ordem de chegada e relevância dos projetos. A Oi já gravou com a gente no novo Maracanã e temos vários contratos para janeiro de 2014”, conclui.

Além do Maracanã, a Odebrecht é administradora da Itaipava Arena Pernambuco, em Recife, e Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, onde também é responsável pela negociação de contratos publicitários. É ela também responsável pelas obras da Arena Corinthians. Porém, neste caso, cabe ao clube paulista a administração do seu futuro estádio, em Itaquera, São Paulo. (Propmark)
LANCE! ESTREIA NO MERCADO DER E-BOOKS
O Grupo LANCE!, por meio da LANCE!Publicações, faz hoje a sua estreia no mercado de e-books com a publicação do livro “Na Grande Área”, do escritor e jornalista Armando Nogueira. O e-book já está disponível para compra com exclusividade nestes primeiros 30 dias no site do IBA (www.iba.com.br) pelo valor de R$ 14,90. Após este período, o título poderá ser adquirido nos demais market places virtuais brasileiros.
“Estávamos de olho no mercado de e-books que vem apresentando números que só crescem no país. Decidimos então entrar nesse segmento com grande estilo lançando esse grande título do Armando Nogueira”, revela o diretor de Mídias Digitais do Grupo LANCE!, Paulo Henrique Ferreira.
"Este é uma ação especial para o legado do mestre, pois sua obra começa a ser distribuída através de novos formatos e plataformas, às vésperas de uma Copa do Mundo em nosso país. É uma oportunidade para o público que já conhece o Armando e os novos leitores terem acesso aos seus livros, a começar pelo 'Na Grande Área'", conta Armando Augusto Magalhães Nogueira, filho do cronista.
De acordo com o executivo do LANCE!, o LANCE!Publicações já está desenvolvendo projetos para disponibilizar digitalmente outras publicações a partir de 2014.
Armando Nogueira trabalhou no Diário LANCE! de onde assinava uma coluna, e fez parte do Conselho Editorial do Grupo. Em toda sua carreira cobriu sete Olimpíadas, sendo que a primeira foi Moscou 1980. Formado em Direito, começou a trabalhar como jornalista nos anos 50, no extinto "Diário Carioca". Em vida, publicou dez livros sobre esporte. Armando faleceu em 29 de março de 2010 vítima de um câncer. (Redação Adnews)
O PENSADOR COLETIVO
(Por Demétrio Magnoli) - Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias.

A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos.
No fim do arco-íris, um Pensador Coletivo fala a mesma coisa em todos os lugares, fazendo-se passar por multidões de indivíduos anônimos. Você pode não saber o que é MAV, mas ele conversa com você todos os dias.
O Pensador Coletivo se preocupa imensamente com a crítica ao governo. Os sistemas políticos pluralistas estão sustentados pelo elogio da dissonância: a crítica é benéfica para o governo porque descortina problemas que não seriam enxergados num regime monolítico.
O Pensador Coletivo não concorda com esse princípio democrático: seu imperativo é rebater a crítica imediatamente, evitando que o vírus da dúvida se espalhe pelo tecido social. Uma tática preferencial é acusar o crítico de estar a serviço de interesses de malévolos terceiros: um partido adversário, "a mídia", "a burguesia", os EUA ou tudo isso junto. É que, por sua própria natureza, o Pensador Coletivo não crê na hipótese de existência da opinião individual.
O Pensador Coletivo abomina argumentos específicos. Seu centro político não tem tempo para refletir sobre textos críticos e formular réplicas substanciais. Os militantes difusores não têm a sofisticação intelectual indispensável para refrasear sentenças complexas.
Você está diante do Pensador Coletivo quando se depara com fórmulas genéricas exibidas como refutações de argumentos específicos. O uso dos termos "elitista", "preconceituoso" e "privatizante", assim como suas variantes, é um forte indício de que seu interlocutor não é um indivíduo, mas o Pensador Coletivo.
O Pensador Coletivo interpreta o debate público como uma guerra. "A guerra de guerrilha na internet é a informação e a contrainformação", explica o deputado André Vargas, um chefe do MAV. No seu mundo ideal, os dissidentes seriam enxotados da praça pública. Como, no mundo real, eles circulam por aí, a alternativa é pregar-lhes o rótulo de "inimigos do povo". Você provavelmente conversa com o Pensador Coletivo quando, no lugar de uma resposta argumentada, encontra qualificativos desairosos dirigidos contra o autor de uma crítica cujo conteúdo é ignorado.
"Direitista", "reacionário" e "racista" são as ofensas do manual, mas existem outras. Um expediente comum é adicionar ao impropério a acusação de que o crítico "dissemina o ódio".
O Pensador Coletivo é uma máquina política regida pela lógica da eficiência, não pela ética do intercâmbio de ideias. Por isso, ele nunca se deixa intimidar pela exigência de consistência argumentativa. Suzana Singer seguiu a cartilha do Pensador Coletivo ao rotular o colunista Reinaldo Azevedo como um "rottweiler feroz" para, na sequência, solicitar candidamente um "bom nível de conversa".
 Nesse passo, trocou a função de ombudsman da Folha pela de Censora de Opinião. Contudo, ela não pertence ao MAV. Os procedimentos do Pensador Coletivo estão disponíveis nas latas de lixo de nossa vida pública: mimetizá-los é, apenas, uma questão de gosto.
Existem similares ao MAV em outros partidos? O conceito do Pensador Coletivo ajusta-se melhor às correntes políticas que se acreditam possuidoras da chave da porta do Futuro. Mas, na era da internet, e na hora de uma campanha eleitoral, o invento será copiado. Pense nisso pelo lado bom: identificar robôs de opinião é um joguinho que tem a sua graça.
DORIA EDITORA LANÇA 17º TÍTULO: A  REVISTA JORGE

A Doria Editora lança seu primeiro título de lifesteyle voltado exclusivamente ao público masculino, a revista Jorge. A nova publicação é voltada para homens sofisticados que acompanham as principais tendências de cultura, gastronomia, moda, tecnologia e lifestyle, no Brasil e no mundo.
A revista traz reportagens sobre consumo, turismo, política, comportamento, esportes, saúde e bem-estar, além de colunas assinadas por empresários brasileiros de sucesso.

A edição terá capa e ensaio exclusivo com Jarbas Homem de Mello e sua namorada, a atriz Claudia Raia. A dupla traz da Broadway para o Brasil o musical Crazy for you e pela primeira vez farão par romântico em uma produção teatral. Jorge traz também matéria sobre Fernando Henrique Cardoso, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, dicas de moda e comportamento, a trajetória de Luiz Tripoli, fotógrafo da nudez feminina, além de uma entrevista com Giuliana Ferreira, a sommelier do momento, que ensina como harmonizar vinhos e a escolher a adega mais indicada para cada ambiente.

A publicação inclui ainda uma matéria com sugestões de lugares e atrações em Barcelona, a cidade para os solteiros, outra sobre o Balneário da Croácia, o novo destino dos brasileiros descolados, e uma coluna com os melhores endereços de New York. Reúne também ensaios exclusivos com marcas luxuosas para o homem clássico, cosmopolita e jet setter, como a Harley-Davidson, considerada ícone masculino da motovelocidade e que comemora 110 anos.

Já o encarte “Objetos de desejo” reúne os modelos de relógios, carros, aviões, barcos e helicópteros mais cobiçados entre os homens, e também a matéria “O rei dos charutos” sobre a história e produtos da marca Davidoff, que há 100 anos vem fazendo história ao criar um produto de pura essência e refinamento, sempre explorando os melhores blends do mundo.

“A Jorge é um guia para o homem contemporâneo. A nova publicação reuniu os principais temas do universo masculino em 144 páginas e produziu matérias sobre moda, gastronomia, negócios, tecnologia, consumo, entre outros temas exclusivos para o leitor moderno Fomos a única revista brasileira a participar de uma visita à fábrica de relógios de luxo IWC e realizou uma entrevista com o piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton, embaixador da marca”, afirma Daniela Filomeno, editora-chefe e diretora de comunicação e conteúdo.

Esta é a única revista que circulará a bordo da primeira classe da TAM, que atualmente opera voos diretos para 18 destinos internacionais, como Nova Iorque, Miami, Madri, Londres, Paris, Milão, Frankfurt, Buenos Aires, Caracas e Orlando.

Segundo Bia Cruz, diretora comercial, “a Jorge é a primeira publicação da Doria Editora voltada exclusivamente para o público masculino de grande poder aquisitivo e reúne os principais anunciantes do Brasil”. A publicação será vendida ao valor de R$ 15,00 nas melhores bancas do País e distribuída aos 23 mil assinantes da IstoÉ Dinheiro, ao mailing VIP de 10 mil nomes do Grupo Doria e do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.

Sobre a Doria Editora

A Doria Editora é a única do País a atuar no mercado de oneshot magazines (periódicos anuais), com títulos próprios não customizados. São 17 publicações segmentadas voltadas para empresários e o público classe A.

GANHA FORÇA A MÍDIA PROGRAMÁTICA
A compra programática de mídia digital, que utiliza um software para encontrar os usuários da internet que mais interessam ao anunciante, levando a mensagem até eles em tempo real, está movimentando o mercado brasileiro, acostumado a comprar editorial em portais. Esse jeito de comprar mídia online ainda é novo no país, mas nos Estados Unidos deve fechar o ano movimentando US$ 7,4 bilhões, um crescimento de 56%, alcançando quase 30% do bolo da publicidade digital.

O argumento utilizado pelas empresas de tecnologia que trabalham com programmatic buying é de que o sistema permite anunciar com alta precisão e eficiência, atingindo o público que está interessado no produto ou serviço anunciado, sendo que o custo é mais baixo, pois evita a dispersão.

O sistema é via real time bidding – modelo de compra de publicidade por leilão em tempo real.
 “As agências compravam a colocação em um portal, com anúncios na homepage ou seções específicas. Mas quem está na seção não é necessariamente o target do anunciante. O que a plataforma da Turn, que é uma DSP (Demand Side Platform), e similares fazem é encontrar pessoas em que o anunciante tenha interesse.
A plataforma automaticamente identifica o perfil e comportamento de navegação de consumo do usuário em milésimos de segundos. Esses usuários tendem a converter mais. É compra programática exatamente porque programa quem o anunciante quer atingir, quantas vezes e no momento certo, independentemente do local onde ele esteja”, diz Fernando Tassinari, diretor regional de vendas da Turn para América Latina.
A empresa, que tem origem no Vale do Silício, nos Estados Unidos, abriu escritório no Brasil em setembro deste ano com projeto de se expandir para a América Latina. De acordo com o executivo, a Turn vem registrando aumento de receita de dois dígitos todo mês globalmente.
A empresa está em processo de expansão e vê o país como um mercado estratégico, com uma demanda crescente. “Trabalhamos com clientes globais como HP, Microsoft e Unilever, e eles estão pressionando suas agências para falar com a gente e estão fazendo experimentos”, reforça Tassinari.
A perspectiva é de um crescimento bastante acelerado a partir do ano que vem. “No Brasil, estamos trabalhando prioritariamente com agências, mas também trabalhamos diretamente com alguns anunciantes. Percebemos que, quanto mais maduro o anunciante é no meio digital, maior é o volume de investimento na ferramenta.
A tendência é de que as agências  aumentem o budget para mídia programática a partir de 2014. A ferramenta é analítica e gera insights, ajudando no trabalho das agências”.
O executivo destaca que o mercado está absorvendo o conceito e ainda trabalha em fase de teste. “A compra programática de mídia não tem comissão nem BV (bonificação por volume), por isso ainda há certa confusão, mas estou adorando essa parte de educação. O negócio é simples: as agências colocam as margens delas pela prestação de serviço ao anunciante e a Turn vende um percentual sobre o valor investido, de acordo com o volume”, afirma o executivo.
Branding

Para o francês Xavier Penat, sócio-diretor da agência digital Jüssi, que trabalha com o sistema há cerca de dois anos, a  compra  programática de mídia digital corresponde também a uma necessidade de o cliente fazer branding.
 “É para fazer branding de maneira mais eficiente. Com essa tecnologia, estamos melhorando a eficiência do formato, porque a forma de anunciar é o mesmo, com um banner ou vídeo veiculando uma marca, um serviço ou um produto. Temos a marca e a mensagem como protagonistas”, ressalta .
O executivo também é otimista em relação ao aumento da utilização da ferramenta no mercado nacional. “Já não se compra mais audiência, compram-se perfis de pessoas. Se nos Estados Unidos hoje o programmatic buying já representa 20% da compra de mídia digital, podemos pensar que daqui a três anos no Brasil esse volume represente entre 10% e 15%”, afirma.

No mês passado, o Google e o Facebook fecharam uma parceria que reforça a tendência mundial de compra programática de mídia digital. As empresas anunciaram um acordo no qual o gigante de buscas irá vender o inventário de anúncios da rede social. Os anúncios serão vendidos via DoubleClick Bid Manager, sistema de real time bidding do Google.
Trata-se de um reconhecimento de ambos os lados de que, juntos, podem ampliar o bolo quando cooperam para ajudar os clientes. “Parcerias têm sido a chave do sucesso do Google. Estamos muito animados em anunciar uma nova maneira de ajudar nossos clientes a obter sucesso trabalhando com o Facebook”, disse Payam Shodjai, gerente de produto sênior do Google, em um post oficial. (Propmark)

VEM AÍ O UPDATE MEDIA

Executivos da Band, Discovery, Sony, Record, Metro, UOL, RBS, SBT e Disney já confirmaram presença no UPDATE MEDIA, dia 18 no Hotel Caesar Park Business, em São Paulo. As inscrições dos profissionais da área comercial dos veículos de comunicação podem ser realizadas acessando o link: migre.me/gfQkM
Criado por Claudio Venancio, CEO da JMCom e do “Encontro de Mídias”, e Paulo Gregoraci, vice Chairman e COO da WMcCann, o UPDATE MEDIA propõe o aprimoramento da relação e dos negócios entre os executivos da área comercial dos veículos de comunicação e os mídias das agências. O evento conta com um time de peso para os debates e palestras como: Paulo Camossa, diretor geral de Marketing de publicações segmentadas da Editora Abril; Rui Branquinho, VP de Criação Y&R Brasil e Lu Babos diretora de Mídia NBS.
A relação dos profissionais de mídia com os executivos da área comercial dos veículos tem uma relevância cada vez maior, já que os investimentos nesta área crescem a cada ano. Só no período de Janeiro a Julho de 2013 o mercado movimentou R$ 17,2 bilhões (fonte: Intermeios).
TÓPICOS
O tema central deste encontro será a relação do dia-a-dia dos profissionais dos veículos com os profissionais de mídia das agências. O seminário irá abordar pontos importantes para melhorar a eficiência no relacionamento tais como: postura, qualidade de relacionamento, conhecimento, profissionalismo, respeito, iniciativa, presença, objetividade, foco, informação, cumplicidade, agilidade e poder de decisão.
MESA REDONDA

A primeira edição do UPDATE MEDIA aposta na irreverência de uma mesa redonda inédita e democrática com os palestrantes – entre eles executivos dos principais grupos de comunicação do País - para discutir como aprimorar o relacionamento e incrementar os negócios. Dois participantes serão escolhidos para compor a mesa redonda ao lado dos palestrantes, no final do evento. O tema também será eleito de acordo com a evolução dos debates, sempre girando em torno do aprimoramento da relação entre os profissionais dos dois lados. Inscrições através do link migre.me/gfQkM ou pelo telefone (11) 2538-9014
CRESCE O USO  DE TV DIGITAL EM DIAS DE FUTEBOL

Os primeiros resultados do painel teste de monitoramento de TV digital no celular, realizado pelo IBOPE Media Lab, revelam que terças e quartas-feiras são os dias da semana em que mais participantes do painel optaram em consumir o meio. Os picos de acesso à TV digital no celular ocorreram exatamente às quartas feiras, dias de transmissão de jogos de futebol.
O painel teste também constatou que as pessoas que consomem TV digital via celular permanecem, em média, 60 minutos por dia ligadas à programação.
Para seguir com a análise destas e outras métricas de consumo de TV digital no celular, a expectativa, nesta primeira fase, é estabelecer um painel teste formado por adesão de usuários da região metropolitana de São Paulo.
Os convites para participar desta inciativa já estão sendo enviados, por meio de banners informativos, aos portadores de celulares com TV digital. Além destes, demais interessados também podem participar, desde que morem na Grande São Paulo e tenham aparelho de celular com sistema operacional Android, com acesso à TV Digital. Para tanto, basta fazer o download do aplicativo TV Móvel, no Google Play. (Redação Adnews)

MAPA: PLATAFORMA QUE BENEFICIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

De um lado existem mais de 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Do outro, inúmeras organizações de apoio e milhares de empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas.
Mas, embora se saiba que existam tantas pessoas com deficiência, não se sabe quem elas são, onde estão e qual o tipo de deficiência elas têm. Foi este o desafio que a consultoria de branding IK Ideas tinha quando propôs para a Avape (Associação para a Valorização de Pessoas com Deficiência) usar as ferramentas digitais para conseguir fazer a ponte entre estes dois lados.
E para envolver e engajar os outros 154 milhões de brasileiros nesta tarefa, criou o conceito “Deficiência é Não Fazer Nada." A partir deste conceito, foi feita a parceria entre a IK Ideas, a agência The Heart Corporation e a Trama, agência RP, para o desenvolvimento de uma campanha integrada, cujo principal objetivo era levar as pessoas para MAPA, Movimento Avape pela Ação, plataforma colaborativa que funciona como uma ponte entre os interessados.

Assim, não só as pessoas com deficiência podem receber apoio, reabilitação, valorização e capacitação profissional pela Rede Avape e outras organizações,  mas também seus familiares, voluntários e empresas têm como contratar esses profissionais.
O MAPA  visa identificar e reunir pessoas com deficiência em todo o País por meio de um cadastro. No aplicativo dentro do site da Avape será possível, pela primeira vez, ter um quadro real, atualizado constantemente, sobre estas pessoas, que muitas vezes não têm acesso, nem oportunidades de socialização.
 
Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), a ferramenta digital inclui georeferenciamento para melhor visualização dos cadastros. Por ser uma plataforma aberta, todos os dados ali inseridos poderão ser utilizados pelas pessoas interessadas.

A partir deste banco de dados, a Avape, em parceria com sua rede de licenciadas, irá promover a integração de pessoas e empresas, ampliando as chances de empregabilidade e a inclusão social de cada pessoa com deficiência nas 16 cidades onde estão presentes. Ao mesmo tempo, a intenção é ajudar as empresas a cumprir a Lei de Cotas.
De acordo com Carlos Ferrari, Presidente da Avape, o Mapa foi concebido para mostrar que cada indivíduo, independentemente da sua relação com o universo da pessoa com deficiência, pode ser protagonista na causa da inclusão social.

A Avape já atendeu mais de 3,9 milhões de pessoas e promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O Mapa pode ser acessado em www.avape.org.br/mapa.
FERRAMENTA DE SEO MEDE O GOOGLE

Aumentar o tráfego e a taxa de conversão é, ao mesmo tempo, a principal meta e o maior desafio de proprietários de sites. Para que o endereço na web se destaque e atraia público, uma das formas é estar entre os primeiros resultados da busca orgânica do Google. Pensando no monitoramento da posição de páginas no buscador, a Conversion, agência especialista em SEO (Search Engine Optimization), lançou o Rank Monitor (https://rank.conversion.com.br).

A ferramenta gratuita permite a consulta de resultados gerados por até 20 palavras-chave, além de fornecer relatórios periódicos do desempenho do portal.
Para acessar a plataforma, o internauta cria um login e escolhe o site e as palavras-chave que deseja acompanhar. Para cada uma, o Rank Monitor mostra o atual posicionamento da página na busca orgânica do Google e quantas vezes aquele termo é pesquisado por mês. Ele também permite tornar algumas delas favoritas e sugere expressões similares com volume relevante de consultas.
“O Rank Monitor trabalha de forma isenta, trazendo resultados que independem do local de acesso ou das pesquisas anteriores feitas pelo usuário. É uma ferramenta para uso de agências especializadas em otimização, assim como equipes internas de marketing digital e também donos de sites que possuam algum conhecimento em SEO” explica Diego Ivo, CEO da Conversion.
Outra funcionalidade da plataforma é a elaboração de relatórios semanais com a evolução do posicionamento do site para cada palavra-chave. Há ainda a opção de consultar históricos mensais, trimestrais, semestrais e anuais.
Já com a versão beta no ar, a Conversion pretende lançar melhorias, como a integração com o Google Analytics e uma ferramenta de análise de portais concorrentes. “Nossa principal meta é fortalecer e disseminar práticas de SEO, como forma de rentabilizar negócios on-line” afirma Ivo. (Redação Adnews)
PERSPECTIVAS DE 2014
Entramos na reta final de 2013 e, de certa forma, caminhamos com muito mais dificuldades do que o previsto no início do ano, em todos os setores da economia, mas principalmente no nosso segmento de recuperação de crédito, onde a expectativa era de um ano melhor e mais tranquilo.
O PIB patinou, a inflação subiu, o desemprego também e o dólar saiu da confortável cotação que por um bom período oscilou em torno dos dois reais. Ao longo do ano, o Governo Federal teve que tomar algumas medidas amargas para que a inflação não explodisse, entre elas a alta dos juros, que sempre representa um freio a mais na economia.
Com um cenário macroeconômico não tão confortável como se esperava e os protestos que paralisaram o país, as empresas de recuperação de crédito tiveram que investir mais do que já vinham fazendo para conseguir os resultados desejados e esperados. No primeiro trimestre do ano, o contato com os devedores teve uma elevação de 3,5%, segundo levantamento feito pelo IGEOC junto às empresas associadas.
O telefone fixo foi a principal forma de comunicação entre as empresas de recuperação de crédito e os inadimplentes, com elevação de 2,71%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
As ligações por celular ficaram em segundo lugar como a forma de contato mais ativa, com elevação de 3,49%. Em seguida, vieram as mensagens por SMS, com alta de 4,58%, o maior crescimento entre os meios de comunicação. Por último ficaram as postagens com elevação de 2,91%. É consenso que estamos investindo cada vez mais para conseguir retornos semelhantes aos de anos anteriores.
As associadas também constataram que precisaram, em média, fazer quatro contatos com o inadimplente para conseguir um retorno. Em momentos de certa instabilidade ou crise financeira a inadimplência tende a ser maior, mas com o cenário econômico desfavorável, também é mais difícil recuperar o crédito.
As empresas de recuperação de crédito não têm medido esforços em seus investimentos estratégicos, tecnológicos e em capacitação e qualificação de sua mão de obra e o IGEOC tem sido parceiro na busca pela eficiência.
Temos aprimorado os programas de qualificação de pessoal através da educação continuada, ministrando cursos como o MBA Gestão de Negócios com Ênfase em Crédito e Cobrança, além da certificação das associadas e recentemente com o 3º Fórum de Inovações.
Com as empresas mais aparelhadas, com os créditos sendo concedidos com mais rigor e com a economia dando sinais de que pode retomar os caminhos da estabilidade, mesmo que timidamente, podemos acreditar que as perspectivas para 2014 são boas e os primeiros sinais desses novos ventos poderão ser observados ainda neste último trimestre do ano. (Texto de Egberto Hernandes Blanco, presidente do Instituto GEOC).
YOUTUBE APERTA O CERCO

O tempo em que o Youtube implorava para redes como CBS ou Waner Bros. colocarem seus conteúdos no site de vídeos do Google findou. Agora, a plataforma quer colocar estes gigantes no mesmo patamar de canais como Machinima ou AwesomnessTV, que são exclusivos de internet.

Como? Dividindo a receita publicitária da mesma maneira.

Esqueça os contratos favoráveis outroras oferecidos pelo Youtube, onde grandes redes ficavam com até 70% das receitas de publicidade. A ambição do site de vídeos do Google é abocanhar 45% da quantia gerada pelos anúncios das grandes redes.

Para o Business Insider, o YouTube está dizendo que não precisa mais de selo de autenticidade das principais redes de televisão.

Segundo o site, o Youtube está apostando em três pontos principais:

1 - Os telespectadores não associam as redes de TV tradicionais a um elevado nível de qualidade no vídeo online.

2 - Os compradores de anúncios sabem disso e não vão pagar mais para ter sua publicidade veiculada no canal da CBS, por exemplo.

3 - Mesmo que as grandes redes ganhem menos com os novos contratos, a audiência vai continuar crescendo e elas continuarão postando no Youtube. (Redação Adnews, Via AdAge)
PARA TRATAR BEM OS IDOSOS

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 74,8 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 71,3 anos para os homens e 78,5 anos para as mulheres.
No ano 2041 a esperança de vida no Brasil chegará a 80 anos e em 2060 será de 81,2 anos - 78 anos para os homens e 84,4 anos para as mulheres. O ganho em relação a 2013 chegará a 6,7 anos para a população masculina e 5,9 anos para a feminina. A proporção de idosos (65 anos ou mais) na população passará de 7,4% este ano para 26,7% em 2060.
O que seria uma boa notícia, porém, vem acompanhada de outra, preocupante.
É que a sociedade brasileira ainda enxerga o idoso como um problema e as famílias muitas vezes não sabem como tratá-lo, justamente num período da vida em que ele mais precisa de cuidados especiais.
"Um idoso não é um velho, mas sim uma pessoa vivida, com muita sabedoria para lidar com os problemas na vida. Enquanto adolescentes, jovens e adultos somos capazes de cuidar de nós próprios, mas um dia seremos idosos e seremos dependentes dos cuidados dos que nos rodeiam, sejam eles amigos, familiares ou instituições", diz a dra. Regina Helena Cruz, fisioterapeuta que ministra cursos de cuidador de idosos e presta consultoria para o tratamento do idoso em seu próprio lar.
Segundo a especialista, muitos são os fatores que dificultam o cuidado com idosos.
Entre as principais ela destaca as seguintes: as tarefas cotidianas acarretam ônus físico e financeiro, que tende a aumentar conforme a saúde do idoso vai se deteriorando e sua dependência das outras pessoas cresce; o peso dessas tarefas pode ser agravado pela falta de preparo e de informações do cuidador; o fato de cuidar dos pais ou cônjuges idosos usualmente faz aflorar sentimentos pessoais e conflitos familiares de difícil manejo; o cuidado exercido no âmbito da família é geralmente uma atividade solitária, tanto no sentido de que o cuidador realiza sozinho as tarefas, quanto no sentido de que encontra pouco apoio social entre as pessoas que estão vivendo ou já viveram a mesma situação.
A dra. Regina lembra que grande parte das agressões à coluna vertebral em familiares ou em trabalhadores na saúde que cuidam de idosos está relacionada a condições ergonômicas inadequadas de móveis, postos de trabalho e equipamentos utilizados nas atividades cotidianas, sendo as dores nas costas causadas por traumas crônicos repetitivos, que envolvem muitos outros fatores além da manipulação de pacientes.
As orientações sobre a postura adequada para a locomoção dos idosos, bem como equipamentos especiais e de auxílio mecânico, têm sido indicados para prevenir as dores nas costas e doenças ocupacionais. Elas devem ser complementadas, explica a dra. Regina, com o estabelecimento de práticas seguras de trabalho em uma estrutura ergonômica para o idoso e o cuidador.
Mais informações sobre o curso de cuidador e sobre a consultoria para transformar o lar em um ambiente seguro para o idoso podem ser obtidas com a própria fisioterapeuta, que atende em sua clínica, situada no Edifício Paineiras Center (R. Eduardo Tomanik, 385, 8º andar, sala 83, Jundiaí), telefone (11) 4521-6103.
As outras formas de contato são:  E-mail: dra@reginahelenacruz.fst.br, Site: www.reginahelenacruz.fst.br Facebook: facebook.com/reginahelenacruz. (Texto da dra. Regina Helena Cruz (crefito 8.805),  formada pela UNIMEP (1989) e tem cursos de pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia, em Saúde da Mulher e em RPG. É ainda consultora em ergonomia e já ministrou vários cursos de cuidador de idosos).
9 EM CADA 10 BRASILEIROS COM DÍVIDAS EM ATRASO RECLAMAM

87% dos consumidores brasileiros dizem que não tiveram qualquer orientação financeira no momento da compra. 59% deles têm mais de uma dívida para negociar. É o que revela um estudo inédito realizado pelo Instituto GEOC, que reúne as principais empresas de cobrança do Brasil. A pesquisa foi feita no mês de setembro, num universo de 500 mil consumidores, entre inadimplentes e pagadores.
Quando questionados sobre o motivo da dívida, 33% disseram que recorreram ao empréstimo porque tiveram um problema inesperado; 19% tiveram perda de renda na família; 15% contraíram novas despesas; e 10% afirmaram descontrole nos gastos da casa. “Percebemos uma população mais consciente, no ano passado, 21% dos entrevistados admitiram descontrole de gasto em casa. O número caiu pela metade”, afirma o vice-presidente do IGEOC e coordenador da pesquisa, Jair Lantaller.
Metade dos devedores afirmou que quer chegar a um acordo, mas 35% dos que conseguiram negociar a dívida acharam difícil, porque, segundo eles, não conseguiu alternativa de pagamento ou desconto dentro das suas condições atuais. Os entrevistados também apontaram as maiores dificuldades na hora de entrar num acordo com o credor.

Metade alegou que as propostas não atendem suas reais necessidades. 12% não tiveram nenhuma flexibilidade na negociação; 10% afirmaram que não tiveram alternativas para pagamento; e 9% disseram que os credores não se importam com o consumidor.
Na hora da negociação, 37% priorizam os descontos, 30% querem dividir o saldo devedor e 25% têm condições de quitar o valor em uma só vez. “O IGEOC tem mecanismos de índice de satisfação de devedores. O momento da negociação é delicado e nós temos que levar, de alguma forma, a melhor alternativa para que ele possa pagar”, explica o vice-presidente do Instituto.
O e-mail é a forma de comunicação preferida pelos entrevistados. Mais da metade dos consumidores (57%) preferem ser contatados por mensagem eletrônica. Em seguida vem telefone (26,4%) e carta (14,5%). Mas um em cada 5 entrevistados precisou procurar o credor para chegar a um acordo.
74% dos consumidores entrevistados estão com o nome negativado na lista de restrição ao crédito.

“Dos que estão negativados, 41% contém apontamento nos dois órgãos de restrição (SPC/ SERASA), apenas 14% não têm nenhuma negativação e 12% desconhecem se estão com o ‘nome sujo’”, ressalta Lantaller.
Mas por que o inadimplente paga suas dívidas? 50% afirmaram que o motivo foi a necessidade de limpar seu nome; 13% responderam que foi a boa vontade do credor durante a negociação; 10% precisavam evitar um protesto judicial; 8% queriam evitar a perda do bem, em caso de dívida de veículo; e 5% não aguentam mais receber ligações de cobrança.
A pesquisa também traz alertas importantes: 30% disseram que ainda não sabe como resolver esse problema e apenas 4% afirmaram que vão completar a renda com outros trabalhos ou vender alguns bens para conseguir o dinheiro. “O índice de pessoas que pretendem aumentar a renda para quitar dívidas é muito baixo. Um sinal de que vários devedores não vão conseguir sair da inadimplência no curto prazo”, analisa.
Ele ressalta que o Instituto GEOC, através das suas assessorias, trabalha incessantemente para trazer os consumidores inadimplentes de volta ao crédito. “Esse tipo de pesquisa é fundamental para que os credores de uma forma geral possam desenvolver políticas de negociação para que a dívida seja quitada e esse consumidor volte a ter crédito e possa consumir novamente”, finaliza Jair Lantaller.
MELHORES PRÁTRICAS DE MOBILE MARKETING NA MIRA DAS OPERADORAS

As reclamações dos consumidores em relação ao recebimento de mensagens de texto de marcas e empresas devem chegar ao fim em breve. Isso porque a indústria do mobile marketing, em uma iniciativa da Mobile Marketing Association (MMA), entidade global referência no setor de mobilidade, marketing e publicidade, lançou na semana passada em reunião fechada, um comitê para a definição de boas práticas para a utilização do SMS como ferramenta de marketing.
A reunião, que teve a presença de todas as operadoras, tinha como primordial objetivo lançar um fórum de discussão sobre o SMS e consequentemente todas as questões que envolvem a utilização do canal como mídia.
Entre os tópicos em pauta com as operadoras estão questões relacionadas à precificação, modelo comercial das operadoras, agências e marcas com o SMS, segmentação, regras de opt-in e opt-outpara recebimento de SMS e short code.
A maior preocupação, porém, é com o risco de transformar o SMS marketing em algo intrusivo e não em “recompensa” aos consumidores. E para que isso seja resolvido, as Melhores Práticas são fundamentais.
O Opt-in e Opt-out figuraram como uma das soluções mais urgentes. Trata-se da autorização que cada usuário dá à sua operadora como por exemplo: “Aceito receber novidades, promoções e informações via SMS”. São necessárias regras do opt-in. E quanto ao opt-out – quando o usuário desativa a autorização do recebimento de SMS? Quais as melhores maneiras de controlar e dimensionar o opt-out?
A MMA possui pesquisas e experiência global em conduzir fóruns nesse campo e deve contribuir bastante para a aceleração deste processo. A relevância do opt-in é gigante, já que a maior preocupação das operadoras é preservar a base e tomar cuidado para que o cliente não seja bombardeado.
Comitê da MMA para criação de Código de Conduta
Por isso, foi oficializado um comitê para a elaboração urgente de um código de conduta para SMS marketing. A próxima reunião de trabalho já esta marcada no Rio de janeiro, para a qual as operadoras já têm larga lição de casa.

"Não haveria posicionamento mais necessário da MMA neste momento, em que as marcas e agências possuem verba para ações no canal móvel, mas a ausência de regras claras ainda assustam marca e agências", afirma Fabiano Destri Lobo, Diretor da MMA Latam. "Enquanto as vendas de smartphones cresceram 121%, segundo pesquisa que lançamos no mês passado em parceria com a Nielsen, o canal de SMS ainda representa um número representativo quando falamos de alcance e pede uma definição clara de boas práticas".
A ideia é que já no início de 2014 exista um documento formal que será compartilhado para todo o mercado brasileiro.
Sobre a MMA

A Mobile Marketing Association (MMA) é a Associação global que tem como objetivo fomentar o crescimento do Marketing Mobile no mundo e suas tecnologias. A MMA quer derrubar os obstáculos para o desenvolvimento desse mercado, estabelecer orientações e melhores práticas para mídias mobile, educando o mercado para o uso dos canais móveis. Os mais de 700 membros representam mais de 40 países ao redor do mundo. O escritório central da MMA está localizado nos EUA e suas unidades regionais incluem América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. www.mmaglobal.com
AS COMPETÊNCIAS MAIS CRÍTICAS DOS MAIS COMPETENTES

(Texto de Daniel Domeneghetti) O objetivo deste artigo não é compilar ou analisar mais uma destas listas com atributos, comportamentos ou competências desejáveis para se alcançar o sucesso profissional.
No entanto, é salutar a discussão sobre dois temas que nos parecem importantes nos debates acerca da alta performance de profissionais. Estes temas são respectivamente o Coaching e a Andragogia.
Antes de iniciarmos, é importante saber que temos como premissa que um profissional de alta performance é aquele capaz de entregar simultaneamente (dentre outras coisas) o seguinte:
1. Resultados superiores para a empresa e
2. Formação de outros profissionais de alta performance.
Vamos aos 2 temas:
1. Os Mais Competentes praticam Coaching sistematicamente
Resultados são alcançados por meio de pessoas. E quanto mais brilhantes, motivadas e preparadas estas pessoas forem, melhores serão seus resultados. Desta forma, o indivíduo que se assume como um coach dos demais membros de sua equipe está contribuindo para a alta performance em suas 2 dimensões. Ou seja, em resultados superiores e formação de novos profissionais também competentes.
A razão disto é que o coaching promove o autoconhecimento, a maturidade e a evolução dos indivíduos por meio do aprendizado e da elaboração de metas. O coaching torna-se ainda mais importante quando associado ao tratamento sistemático das “causas-raiz” dos problemas de desempenho de um profissional.
2. Os Mais Competentes reconhecem que adultos diferentes aprendem de forma diferente (Andragogia)
Como derivada do coaching,não podemos deixar de falar da andragogia. Este ramo do conhecimento estuda as características particulares de ensino e aprendizagem de adultos. Embora este fato pareça óbvio, somente no início do século passado passou a ser um tema de estudos recorrentes. O tema está amparado em alguns princípios:
1. Auto-conceito e motivação para aprender– Os adultos precisam saber por que eles estão sendo ensinados e precisam estar envolvidos no planejamento de sua instrução.
2. Independência– Adultos têm restrições a situações em que percebem que os outros estão impondo sua vontade sobre eles.

3. Experiência– A capacidade de utilizar a experiência pessoal (inclusive erros) dos adultos – discussões em grupo, simulação, estudos de caso – serão mais eficazes do que as técnicas de transmissão “professor x aluno”.
4. Prontidão– Adultos são mais interessados em aprender as tarefas que têm relevância imediata para seu trabalho ou vida pessoal.
Além dos benefícios em nível individual, os executivos que reconhecem os aspectos da andragogia são capazes de motivar, treinar e direcionar suas equipes com maior eficácia. Isto se dá pelo fato de que o estilo andragógico mostra aos liderados que suas experiências são valorizadas.
Desta forma, estas pessoas irão reagir de encarar a situação em questão de uma forma mais aberta, positiva e flexível e, principalmente, serão capazes de se concentrar mais nos problemas do que nas situações.
Naturalmente, esta discussão não é exaustiva (e nem se propõe a ser) e, em razão disto, convidamos nossos leitores a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários.
COCA-COLA DÁ O TROCO NA PEPSI

Dia 31 de outubro, um anúncio da Pepsi rodou o mundo. Na peça, desenvolvida pela belga Buzz in a Box especialmente para o Dia das Bruxas, a bebida se transformava em sua eterna rival, a Coca-Cola. Contando com a paixão de seus fãs e com o poder da internet, a Coca "lançou" uma resposta.
Na nova imagem, postada originalmente no site de humor 9gag, onde o conteúdo é disseminado de acordo com sua popularidade, a Coca troca a frase "Desejamos um Halloween assustador para vocês" para "Todo mundo quer ser um herói", fazendo uma alusão à imagem que mostra a Pepsi vestida de Coca, mas que também pode ser vista como a Pepsi utilizando uma capa de super-herói da rival.
Vale lembrar que no dia em que foi postada no site Ads of The World, um dos leitores que comentaram o anúncio original dizia exatamente o seguinte: "Me desculpem, mas parece a capa de um super-herói". Será que a Coca estava de olho? Será que a resposta foi realmente produzida por um internauta?
O Adnews está em contato com a gigante para saber se há algo de oficial na imagem.
Não é a primeira vez que uma marca cutuca a outra. O Adnews já relembrou alguns dos anúncios que exibiam a rivalidade (veja aqui), uma das mais marcantes da história da publicidade. (Redação Adnews)
AS NOVAS TECNOLOGIAS E  O AUMENTO DA CRIMINALIDADE

(Texto de Ronaldo Megda, vice-presidente do Grupo Tracker) - A crescente onda de criminalidade pelo país faz com que as empresas invistam em novas tecnologias para coibir a ação dos criminosos. O Grupo Tracker registrou um aumento superior a 10% no roubo e furto de veículos no terceiro trimestre deste ano, em comparação a 2012. Em doze anos de atividade no Brasil, a empresa já recuperou mais de 27 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões.

Mas para garantir esta performance, o investimento em novas tecnologias tem sido constante, principalmente porque na categoria de caminhões, o roubo e furto registrado teve uma elevação de 22% no mesmo período analisado.
Duas importantes tecnologias bastante distintas são utilizadas pelas empresas do setor para o gerenciamento de frotas e para evitar o roubo e furto. Porém, elas ainda são constantemente confundidas no mercado. O monitoramento de veículos é o processo para acompanhar o passo a passo que um carro ou caminhão dá.

Em uma tela de computador é possível ver ser se o veículo está em uma estrada ou em outra. A tecnologia utilizada é o GPS e GPRS, a primeira coleta informações geo-referenciais e a segunda transfere estas informações para uma central de processamento.
Se o veículo é roubado, os criminosos já dominam a tecnologia para cortar este sinal e evitar que sejam descobertos. Neste caso, a melhor solução para o roubo ou furto é radiofrequência, que é imune aos jammers ou “capetinhas”, como popularmente são conhecidos estes inibidores de sinais.
Novidades chegam ao mercado para ainda mais dificultar a ação dos ladrões. Sensores e atuadores, dispositivos bastante distintos, são as novas armas para quem precisa gerenciar frotas, garantir a segurança de motoristas, da carga transportada e do próprio veículo.
O sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico ou a uma mudança de estado. Como exemplos, podemos citar o Sensor de Movimento que indica se o veículo está parado ou andando, ou ainda o Sensor de Porta de Cabine, que mostra quando e onde a porta do motorista ou passageiro foi aberta ou fechada.
Já os atuadores são dispositivos que alteram o estado físico de um componente eletroeletrônico, a partir de um sinal elétrico enviado pelo rastreador. O Atuador Trava de Baú, por exemplo, pode receber um comando para abrir ou fechar as travas instaladas a partir de uma central de gerenciamento. Outro exemplo é o Bloqueador que da mesma forma, pode receber um sinal para bloquear ou desbloquear o veículo.
São dezenas de sensores e atuadores que podem ser instalados nos veículos para coibir o roubo e furto e ainda garantir o gerenciamento das frotas. As soluções são as mais modernas disponíveis e têm resultado na recuperação de veículos e cargas. Mas o desenvolvimento de novos dispositivos tem que ser constante para evitar que eles se tornem obsoletos frente a ação dinâmica dos criminosos.

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