Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MARKETING: A PALAVRA E SEUS SIGNIFICADOS

 
(Por Cid Pacheco e Marcelo Serpa) - A tendência à entropia do significado original de palavras de natureza técnica, quando se difundem e popularizam, é fenômeno lingüístico conhecido e estudado - e até mesmo freqüente.

Partindo de um significado estrito e nítido, centrifugadas pelo uso excessivo, atécnico, tais palavras vão agregando significados espúrios e diversificados que, aos poucos, embaçam-lhes a nitidez original, deformam-nas e, em casos-limite, chegam a torná-las até mesmo ininteligíveis. Aí, a deterioração chega à decomposição: a palavra se paralisa, esteriliza-se e, às vezes, morre.

O CASO DA PALAVRA MARKETING
Entropia pela popularização

À medida que se difundiu, ao ponto de tornar-se "popular", saindo do âmbito técnico-profissional para entrar no quotidiano leigo, a palavra MARKETING - enquanto significante - não escapou a essa "lei" lingüística da "deterioração por uso excessivo".

Ganhando as ruas, ganhou também "n" significados equivocados que, agregados, hoje deformam seu significado original, "puro", e obscurecem a percepção do Marketing como atividade técnica, campo de conhecimento e de exercício profissional.

Distorção pela politização

Ao longo da "Guerra Fria", quando se exacerbou a polarização antagônica entre EUA/Capitalismo x Comunismo/URSS, a propaganda político-partidária, emitida pelo pólo soviético, demonizou o Marketing como epítome do Mal, encarnado no Capitalismo.

A palavra absorveu, então, uma carga de significação negativa, preconceituosa. Pode-se dizer que, em certos públicos ditos "politizados" ela tornou-se "maldita", sinônimo de crítica/rejeição dos EUA e do seu "way of life" e, por extensão, condenação do capitalismo e das sociedades de consumo, lato sensu.

Significado-norma e principais desvios

Numa tentativa de elucidação do emaranhado de significados hoje atribuídos ao vocábulo marketing, procuramos identificar e classificar, em quatro ( 4 ) categorias elementares, os principais significados ora em circulação social. Deles, os três primeiros são desvios correntes na "voz do povo" e, lamentavelmente, até mesmo nos meios técnico-profissionais e acadêmicos, justamente os que mais teriam o dever de articular-se em torno do significado-norma cientificamente correto.

Indesejabilidade dos desvios

A corrente (e crescente) deterioração do conceito de marketing é prejudicial à imagem geral da classe, como um todo, e à das suas instituições representativas. Inclusive, é injusta para com os profissionais mais idôneos, competentes e responsáveis, que se vêem injustamente confundidos e equiparados aos estratos menos qualificados da corporação - que existem, inevitavelmente, em qualquer campo de atividade.

Irreversibilidade dos desvios

É impossível evitar ou reverter a entropia do significado de um significante. Geram-na poderosas forças sociais, culturais e históricas, acima de qualquer controle.

O restabelecimento da "pureza" - e da exatidão - do significado original só seria possível pela adoção de um novo significante, semanticamente "virgem" - o que até agora ainda não ocorreu.


M A R K E T I N G :
PRINCIPAIS SIGNIFICADOS E RESPECTIVOS CONCEITOS

SIGNIFICADO I: Marketing = Comunicação
Conceito Redutivo/Insuficiente.
Redução do Marketing às suas funções de Comunicação, somente.
Marketing como sinônimo de Propaganda/Promoção.
Omissão/Ignorância das demais funções.

SIGNIFICADO II: Marketing = Onipotência
Conceito Distorcido/"Paranóico-Conspiratório".
Marketing como instrumento onipotente de dominação e controle.
Técnica irresistível que pode tudo.
O Consumidor visto como ente passivo, indefeso e impotente.

SIGNIFICADO III: Marketing = Mistificação
Conceito Pejorativo.
Instrumento "maquiavélico" de manipulação aética.
Atividade de essência enganadora.
Falsidade/Mentira/Esperteza/Vigarice.
"Jogada de Marketing". "Marketeiro".

SIGNIFICADO IV: Marketing = "Ciência do Mercado"
Conceito-norma. Técnico/Profissional.
Constructo multidisciplinar de técnicas, cientificamente fundamentado, visando o ajustamento dinâmico do Produto ao sistema de forças do Mercado e centrado no Consumidor.
"Arte de Ajustamento": espaço sócio-econômico-cultural de conciliação dos interesses e conveniências do Produtor e do Consumidor, em torno do Produto, através de trocas.
Marketing percebido (por analogia) como a "Política do Mercado".
"Tudo começa e acaba no Consumidor".
"Fundamento Social: Satisfazer as necessidades humanas" (Kotler, Armstrong, 1991).

SIGNIFICADOS DICIONARIZADOS

Definições técnico-textuais consolidadas e tradicionais:

Marketing : Ref. AMA-American Marketing Association. Constante das principais obras técnicas e didáticas.
"Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criação, comunicação e produção de valor aos consumidores, e para gerenciar o relacionamento com clientes de modo a beneficiar a organização e seus acionistas".

Mercadologia(*), Mercadização e Merceologia. Constantes do Glossário de Marketing, FGV, 1962 e posteriores.
(*) Mercadologia: Termo atribuído ao Professor Álvaro Moitinho, 1947, em "Ciência da Administração".


PUBLICIDADE DE VAREJO: NA HORA DE MEXER, TODO CUIDADO É POUCO

Minha escola de propaganda ao vivo foi a Mesbla. Ainda bem jovem, tornei-me supervisor de criação da Norton e era o responsável pelo trabalho publicitário da marca, de Belém a Porto Alegre.

Na verdade, existiam duas Mesblas: uma, falava com uma classe B; outra, com a classe C. Por exemplo, a Mesbla Rio era voltada mais para um público B alto. Na de São Paulo, predominava a classe C. E, em cada mercado, era importante fazer uma campanha diferente. Porque este negócio de “linguagem nacional” só existe nas novelas e nos jornais da televisão.

Era muito trabalho para desenvolver, muitas campanhas diferentes para cada mercado. Não dava para anunciar uma liquidação, por exemplo, em Porto Alegre com a mesma linguagem de Belém. E quando tentamos fazer isto, fracassamos.

Hoje, há uma mania. Quando uma agência ganha uma conta de uma empresa de varejo, a primeira coisa que pretende fazer é mexer na imagem e, ao mesmo tempo, mudar a forma e a linguagem de como aquela Rede de Lojas vinha anunciando.

O cliente, cansado de ver a mesma linha de campanha, aceita as mudanças e joga fora todo o esforço que fez ao longo de anos para construir a sua marca. O consumidor, que é quem verdadeiramente interessa em tudo o que a gente faz de propaganda, estranha aquela nova “cara” da Rede de Lojas.

A agência e o anunciante, não percebendo que a classe C está imaginando que tudo ficou mais caro, seguem em frente com a sua nova comunicação e não percebem que estão afugentando aquela que, atualmente, é a classe que mais consome.

Mudar a imagem publicitária do varejo exige que isto seja feito aos poucos. Um passo de cada vez. E este trabalho precisa vir acompanhado de um grande esforço de endomarketing para incentivar e envolver todo o pessoal de vendas.

Acho, mesmo, que a maior tarefa de uma Rede de Lojas está na motivação e na informação correta ao seu pessoal, que precisa se sentir partícipe do processo.

Outro dia fiz um teste. Durante o dia da semana, uma rede de eletros fez um anúncio que cobria toda a capa do jornal, em quatro páginas. Vi que a oferta especial era a TV 65 polegadas, com home theater, de uma marca consagrada. Entrei na enorme loja e fui direto para a seção de televisores.

E, para a minha surpresa, nenhum dos seis vendedores que estavam ali sabia desta oferta. Todos entraram no computador para checar e, só aí, encontraram a mais tentadora oferta daquele anúncio de quatro páginas. Já passava das nove da noite e eu era o primeiro a procurar aquela TV anunciada. E o pior, os vendedores não tinham sido orientados e motivados a vender aquela oferta, que tinha um desconto de 30 por cento!

Sem citar o nome, por ética, uma grande rede, que teve origem no Rio de Janeiro, mudou sua logomarca e sua linguagem achando que, com isso, conquistaria a classe média. Só que o Brasil mudou, a classe C virou uma grande consumidora e esta rede vive perdida, sem uma identidade própria.

O consumidor da classe B alta, se bandeou para redes mais modernas, principalmente em shopping centers, onde os consumidores da classe C nem entram, porque acreditam que aquela loja não é para eles.

Criar e produzir campanhas para o varejo exige muito cuidado e respeito com a imagem já construída da empresa. Mude aos poucos, porque aquela publicidade que vinha sendo feita, mesmo que não agrade a você, ajudou a construir uma identidade. Hoje, tem muito anunciante jogando dinheiro pela janela porque pensa que basta divulgar uma oferta vantajosa. É preciso muito mais... (Artigo encaminhado por Agnelo Pacheco, que atua no mercado publicitário há mais de 35 anos e é Diretor Nacional de Criação e Redator da Agnelo Pacheco Comunicação).

GRUPO RBS ANUNCIA PENEIRINHA HEAD & SHOULDERS


No ano passado foram 22 mil inscritos, um público total de quase 100 mil pessoas e o título de maior peneira de futebol do mundo dado pelo Guiness Book. O ‘Peneirinha’ fez um grande sucesso em 2012 e retorna oficialmente para 2014, novamente com a oportunidade para jovens garotos realizarem seu sonho no futebol.

 

Agora, o evento tem um novo nome,Peneirinha Head & Shoulders, na parceria do Grupo RBS com a P&G. A grande novidade é a realização das etapas durante o verão, entre janeiro e fevereiro de 2014. Seguindo a bandeira de educação, o projeto também ampliou a premiação para esta segunda edição.

 

Eduardo Grechman, diretor-comercial e de jornalismo do Grupo RBS, acredita que o apelo ao sonho das crianças, de se tornarem grandes jogadores de futebol, é importante para o crescimento delas.

Em 2012, dois garotos de Santa Catarina venceram, nas categorias 8-9 anos de idade e 10-12 anos de idade, e ganharam um ano de escolinha de futebol e uma visita ao Real Madrid, na Espanha.

 

Nesta edição, as categorias mudaram, serão de 9-10 anos de idade e 11-13 anos de idade, e a premiação será maior: além dos melhores jogadores de cada categoria, haverá três sorteios entre os finalistas. Para Alexandre Lobo, gerente executivo multimídia do Grupo RBS, a primeira edição serviu como aprendizado para este ano.

“No ano passado alguns pais de atletas comentaram que dificilmente um jogador de defesa, um goleiro, venceria a competição. E é verdade, eles não ganham tanto destaque como alguém que marca um gol, por exemplo. Então pensamos neste sistema de sorteio, para dar justiça a todos os finalistas, que por chegarem na decisão já são os melhores do Estado”.

Estes cinco jovens talentos catarinenses receberão um ano de escolinha de futebol em sua cidade de moradia, um ano de materiais escolares e um prêmio muito especial: entrarão com a Seleção Brasileira num amistoso em 2014.

Joel Santana, garoto-propaganda da marca, será o embaixador oficial da Peneirinha. O treinador estará “em busca do novo camisa 10” do Sul do Brasil.

 

Tarik Mohallem, gerente da Head & Shoulders, destacou esta possibilidade de encontrar os ídolos do Brasil. “Permitir que estes garotos possam conhecer os craques da Seleção, entrar em campo com eles, é impagável”.

 

As etapas acontecem a partir da primeira semana de janeiro, e seguem até o fim de fevereiro. As inscrições começam nas escolas a partir de 21/11, e pelo site em dezembro. (Fontes: Vinicius Schmidt/Diário Catarinense.e Promoview)

 

VOCÊ CONSIDERA SEU FORNECEDOR UM PARCEIRO?


 

(Erick Pedretti Nobre | Especialista em segurança da informação, gerenciamento, wireless e account manager da empresa CYLK no Portal da Propaganda) - Nos anos 80, o Japão criou o conceito “just in time”, que na tradução livre é “na hora certa”. Trata-se de um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, isto é, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. Não existe estoque parado.



Nos últimos quinze anos, a demanda cada vez maior pela busca da qualidade, além de preços cada vez mais competitivos fez com que a distância entre o cliente e o fornecedor diminuísse cada vez mais, tornando o diálogo entre os dois mais efetivo e dinâmico.




Atualmente não há como uma empresa isolada ser competitiva em um mundo cada vez mais globalizado. O empreendimento faz parte de uma cadeia de compradores e fornecedores, cujo objetivo é a satisfação dos consumidores. É frequente a criação cada vez mais de processos para melhorar esse laço entre cliente e fornecedor.




Os fornecedores são partes fundamentais em todo o processo, pois, são eles que fornecem os insumos necessários para que a empresa venda seus produtos e serviços. Portanto, se faz necessário selecionar e avaliar muito bem os abastecedores para que se possa garantir a qualidade das matérias-primas fornecidas por eles.




A abertura do comércio para as empresas estrangeiras gerou aumento da competitividade internacional. Por isso, ter um excelente fornecedor não é mais suficiente para que se tenha uma operação com qualidade e baixo custo de forma competitiva. Neste contexto, estamos falando do “fornecedor-parceiro”, que é o provedor que não enxerga somente a venda de curto prazo, mas sim ajuda a entender as necessidades dos seus clientes e ajuda a criar demandas que talvez você não enxergue.



O fornecedor, além de parceiro, é parte da sua empresa onde tem profissionais trabalhando para fornecer serviços e produtos de qualidade que posteriormente serão comprados por seus clientes finais, tendo que gerar lucros para ambas as empresas. Um dos maiores desafios de um gestor é conseguir estabelecer uma relação de parceria com profissionais e empresas envolvidos direta ou indiretamente nos projetos.



Quando pensar em criar uma parceria, é importante estabelecer um ponto único de contato, pois quando se tem diversos parceiros para resolver um determinado problema podem acontecer coisas embaraçosas.

A clareza nas responsabilidades é fundamental para evitar o famoso jogo de empurra, que poderão ser perdidas horas para solucionar o problema. Um parceiro que possa lhe ajudar em várias camadas é sempre uma decisão inteligente.

Qualquer parceria de longo prazo requer que cliente e parceiro se conheçam muito bem, inclusive as limitações de cada um. Entender o negócio de cada parte é fundamental para que possíveis ajustes sejam realizados a tempo, evitando constrangimentos futuros no cliente final.

É importante estarem intimamente alinhados nos projetos para que no final de cada operação, o sucesso seja comemorado por todos. Os fornecedores muitas vezes trabalham para cumprir um acordo ao pé da letra. Já os parceiros de negócios estão dispostos a fazer o que for preciso para a parceria dar certo.



Voltando ao mercado de tecnologia, ainda vejo muitos clientes comprarem a solução mais barata, sem levar em consideração o pós venda, isto é, todo o suporte necessário para a correta implementação, possíveis suportes técnicos caso haja algum problema, incluindo trabalhos nas madrugadas para que seus clientes não sejam prejudicados com a ausência de seus serviços.

A ideia do “bom, bonito e barato” nem sempre se traduz em sucesso quando falamos em serviços críticos do negócio da empresa. Imagine uma empresa financeira, por exemplo, uma corretora de valores, onde os clientes compram e vendem milhares de ações a cada milésimo de segundos. E se a rede da corretora fica fora do ar por 5 minutos? Ainda há quem pense: “cinco minutinhos não tem problema”. Fale isso para um CIO de uma corretora de valores.

Segundo o Financial Times, foram necessários apenas 45 minutos para que um defeito na rede de serviços, responsável por automatizar as transações na Bolsa da Knight Capital, gerasse um prejuízo de U$440 milhões.

A Knight Capital é uma das principais empresas do segmento de transações eletrônicas de alta frequência que se utilizam de supercomputadores e de algoritmos matemáticos para lucrar com possibilidades mínimas de ganho em casas decimais, que surgem em fração de segundos na Bolsa. 

O prejuízo é quase duas vezes a receita gerada pela empresa no segundo trimestre de 2012 e eliminou 75% de seu valor de mercado em 24 horas.

O banco suíço UBS teve prejuízo superior a US$350 milhões com problemas semelhantes durante a oferta pública de ações do Facebook, em maio de 2012. A Bolsa Bats, especializada em transação de grandes lotes de ações, viu-se forçada a cancelar sua abertura de capital em março, depois de passar por problemas técnicos em sua infraestrutura de comunicação de dados.

Executivos de salários elevados estão sendo demitidos, e as companhias financeiras têm investido quantias cada vez maiores em sistemas sofisticados de tecnologia da informação. O seu sucesso é consequência do sucesso de todos os parceiros envolvidos em um projeto. Por isso, cultive o bom relacionamento entre as duas partes.

Dessa forma, compartilhe informações com seus principais fornecedores, para que eles também obtenham melhorias em seus negócios e repassem essas melhorias para a sua empresa. Isso garante a competitividade de ambas as empresas no médio e longo prazo.

Lembrem-se: a qualidade de seu produto começa no seu fornecedor. Comprador: tenha parceiro de negócios e não apenas um fornecedor de produtos ou serviços. (
Artigo encaminhado ao Portal da Propaganda por Bruno Faria e Melissa Castro, da Dot News Comunicação).

 


NIELSEN  IBOPE LANÇA NOVA FERRAMENTA


 

A Nielsen Ibope trouxe ao mercado nacional uma nova metodologia de mensuração de campanhas online baseada não no total de pessoas que acessaram determinado site e viram um anúncio, mas sim em um número calculado com base em quantas vezes uma campanha chegou ao seu público-alvo.

 

O método é o mesmo utilizado para medir a eficácia de anúncios de TV, por exemplo, e permitirá a comparação do custo-benefício de campanhas veiculadas nesses dois meios.

 

Intitulada Nielsen Online Campaign Ratings (NOCR), a ferramenta já é usada por anunciantes em países europeus e nos Estados Unidos há dois anos e chegou neste mês ao Brasil. Fora do país, 6,5 mil campanhas já utilizaram a solução, enquanto aqui ainda está em período de testes, mas já está sendo apresentada a agências e executivos de marketing.

O principal benefício da solução é que ela fornece ao anunciante dados transparentes sobre quem são as pessoas atingidas por sua campanha e quantas vezes isso aconteceu, o que permite avaliar com mais precisão o custo-benefício e o ROI dos investimentos em mídia.

 

Essas informações sobre o perfil do consumidor são adquiridas em bancos de dados como a base de registros do Facebook e o banco do Serasa Experian e são uma das razões que explicam a precisão da ferramenta, conforme esclarece Steve Hasker, presidente global de produtos da Nielsen.

 

“Há 82 milhões de usuários brasileiros no Facebook. Então conseguimos reunir a idade, a cidade e o sexo de uma boa parte da população brasileira, o que significa que conseguimos ser bastante precisos quanto ao número de pessoas que são atingidas por uma campanha. Coloque tudo isso junto e teremos uma medição bastante precisa do GRP (gross reach points, ou pontos de acesso brutos, em tradução livre)”, diz.

 

O GRP é uma pontuação obtida pela multiplicação do número de pessoas atingidas pelo total de vezes em que isso aconteceu. O método é o mesmo utilizado para medir a audiência da televisão, e como é a primeira vez que ele está sendo usado também para a mensuração de campanhas online, é possível colocar os resultados lado a lado e verificar a eficácia de cada meio. 

 

“A métrica de medição das campanhas online é exatamente a mesma da TV, ou seja, um GRP diário. Ela diz quantas pessoas foram alcançadas pela campanha e quantas vezes, e aí dá para decidir qual é mais eficaz. A razão pela qual focamos na televisão é porque o meio concentra o maior gasto em mídia do mercado”, continua o executivo.

 

Hasker afirma que o produto cobre algumas deficiências encontradas na maioria dos sistemas de medição de campanhas digitais, baseados somente em números de cliques, visitações ou impressões. “Isso não dá ao anunciante um número real de quantas pessoas foram atingidas pela campanha.

 

Dá apenas uma estimativa de quantas pessoas podem ter visto aquele anúncio e não mostra uma composição exata do público que visita o site. São essas as perguntas que o NOCR vai responder: quem são essas pessoas? Quantas são? Viram de fato a campanha?”, explica.

 

Deslocamento

 

O que a Nielsen promete entregar com a solução é um forma simples de avaliar se a compra de mídia de um determinado site está valendo a pena ou não para o anunciante e de descobrir como é possível otimizar a campanha e seus investimentos casados em TV e online.

 

Hasker admite que embora a televisão ainda seja o principal meio a que os anunciantes recorrem – concentra o investimento de US$ 80 bilhões nos EUA, contra US$ 20 bilhões em digital –, cada vez menos pessoas a consomem e migram para computadores, tablets e celulares.

 

Com a mesma medida, continua, será possível comparar se, por exemplo, um filme de 30 segundos na televisão tem o mesmo custo benefício de uma peça igual veiculada na internet.

 

O executivo acredita que a nova metodologia será capaz de provocar mudanças no investimento em mídia, pois os anunciantes terão a sua disposição dados claros e comparados sobre a eficácia de suas campanhas nos dois meios.

 

“Os anunciantes vão destinar dinheiro aos sites que de fato entregam aquilo que prometem em termos de audiência. Haverá também mudanças entre online e TV, mas a principal consequência é o aumento de confiança dos anunciantes no meio em que anunciam. E uma vez que eles estejam mais confiantes, eles gastarão mais”, prevê.

 

Mobile só no ano que vem

 

O Brasil é o primeiro mercado emergente a receber a solução. O executivo afirma que a decisão por investir no país, que está entre os 10 maiores mercados da empresa e ocupa o topo do ranking na América Latina, foi tomada com base na perspectiva de crescimento econômico, na dimensão do mercado consumidor e devido aos eventos esportivos que ocorrerão nos próximos anos – a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas Rio 216. 

 

De acordo com Thiago Moreira, diretor comercial da Nielsen Ibope, grandes anunciantes dos setores alimentício, automotivo, de telecomunicações e bancário já trabalham com a ferramenta há cerca de dois meses e os primeiros resultados tem sido satisfatórios.

 

A medição do NOCR no Brasil, porém, desconsidera os acessos via tablets e smartphones,que só devem ser incluídos no ano que vem. Mas a empresa reitera a importância desses dispositivos para o mercado nacional.

“No Brasil é muito importante incluir tablets e smartphones, porque uma grande parcela da população, especialmente das classes mais pobres, só tem acesso à internet por meio desses aparelhos, pois não têm computadores em casa. Também houve um aumento nas vendas e no uso desses dispositivos no país”, conclui. (Propmark)

APLICATIVO PARA COMBATER A AIDS

Com o tema “A nossa batalha é na cama”, a DKT do Brasil, detentora da marca de preservativos Prudence, promove uma campanha em razão da proximidade do Dia Mundial da AIDS (1º de dezembro).

A empresa desenvolveu o aplicativo Esquadrão Prudence, jogo eletrônico em que, a cada vez que receber um download, será doada uma camisinha as ONGs Equipe Voluntária Brasil e Barong, envolvidas com a causa de conscientizar a todos sobre o risco do sexo desprotegido.

No aplicativo, o usuário pode escolher entre os personagens “Trooper” ou “Troopete”, soldados que lutam contra o “Vírus HIV” em um labirinto. O objetivo é encontrar os preservativos que garantirão proteção ao personagem e exterminarão o vírus.

“Com esse jogo, podemos atingir de maneira divertida a todos, principalmente os mais jovens. A AIDS continua causando um grande risco à vida e o preservativo é a única maneira de prevenir a doença, e para garantir que o sexo seguro seja também prazeroso, desenvolvemos uma extensa linha de produtos que proporcionam mais prazer para os casais”, enfatiza a gerente de marketing da DKT do Brasil, Denise Santos.

No ano passado foram doados 43 mil preservativos para programas de apoio de combate ao HIV a partir do download do aplicativo. “Este ano, esperamos que esse número seja muito maior”, declara a executiva. O jogo está disponível para os sistemas Android e IOS e também pela página da Prudence no Facebook. (Adnews) 

MARINA RUY BARBOSA, AGORA UMA HEROÍNA

 

A atriz Marina Ruy Barbosa se transformou em uma heroína de histórias em quadrinhos para promover o “Novembro dourado”, que celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, em 23 de novembro.

A campanha, realizada pelo Instituto Ronald McDonald e composta por materiais para internet e ações nas redes sociais, tem como objetivo sensibilizar a população para a cura do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce. No site da ação é possível ter acesso a mais informações sobre a doença. A criação ficou a cargo da TVC. (Redação Adnews)

NdoE: Marina é neta do meu irmão Benedito Rui Barbosa, autor de novelas de grande sucesso da Globo e da ntiga TV Manchete, uma das inteligências mais briulhanbtes que conheço.

FAIXA 700 MHZ FICA PARA O 4G

A Anatel publicou nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 625/2013, que destina a faixa de 700 MHz para a banda larga móvel 4G. A utilização dessa frequência pelos serviços de telecomunicações de quarta geração, no entanto, só começará com a publicação do edital de licitação da faixa, previsto para 2014.

O novo uso dessa frequência vai ocorrer com a transição da TV analógica para a digital. Atualmente, no Brasil, a faixa de 700 MHz está ocupada pela televisão aberta, nos canais 52 a 69 em UHF. Com a digitalização, esses canais serão liberados para a prestação de serviços de telecomunicações.

De acordo com a resolução, a faixa de 698-806 MHz será destinada aos serviços de telefonia celular, internet e telefonia fixa. Além disso, será utilizada também para o Serviço Limitado Privado (SLP), em aplicações de segurança pública, defesa nacional e infraestrutura.

Para a nova destinação da faixa de 700 MHz, a resolução da Anatel prevê a continuidade da prestação dos serviços de radiodifusão e maior segurança ao processo. Para tanto, estabelece que a publicação do edital de licitação da frequência está condicionada a dois fatores: publicação de regulamento contra interferências entre os serviços de TV e telefonia, após o término dos testes realizados pela Anatel; conclusão do replanejamento de canais de radiodifusão, em virtude da nova destinação da faixa de 700 MHz.

O documento também aponta que o processo de regulamentação da faixa de 700 MHz no Brasil avança alinhando-se aos processos de harmonização internacional no âmbito da União internacional de Telecomunicações (UIT), o que permitirá ganhos de escala em equipamentos de rede e terminais para usuários de serviços de telecomunicações, e possibilitará redução de custos.( Redação Adnews, via Ministério das Comunicações)

ENSINO DE GRADUAÇÃO, DIVERSIDADE E EXCELÊNCIA


 

(Telma Zorn | Professora titular do departamento de Biologia Celular e Tecidual do Instituto de Ciências Biomédicas da USP | Portal da Propaganda) -  Não há dúvida de que os paulistas admiram e reconhecem a USP como o grande celeiro de docentes, estudantes e funcionários bem preparados para conjuntamente formar novas gerações, nas mais diversas áreas de atuação.

É indiscutível que as sementes do comprometimento com a excelência das atividades acadêmicas vêm sendo cultivadas por meio do trabalho árduo e continuo de sucessivas gerações de uspianos.



A USP vem trabalhando incessantemente pelo aumento da inclusão social. Reconhecemos ser esta uma questão da educação em geral e da superior em particular, apresentando-se de modo agudo para as instituições públicas.

A exclusão social extrapola a capacidade que as universidades têm, para, sozinhas, enfrentá-la. Mas, não há dúvida de que a elas cabe assumir com lucidez e empenho a bandeira da inclusão social, a partir da esfera de suas atribuições específicas.

Por essa razão, as soluções para se responder  aos anseios sociais são necessariamente múltiplas e, portanto, devem  ser construídas  de forma coletiva e não intempestiva.

No nosso âmbito já iniciamos as seguintes ações:



– Intensificação do projeto Embaixadores da USP, que realiza o contato da USP com as escolas públicas. As visitas têm o objetivo de mostrar a relevância do cárater público e gratuito das três universidades estaduais paulistas. Em 2013, 2.556 embaixadores alunos, docentes e funcionários da USP visitaram 1.716 escolas e falaram com milhares de alunos.



– Expansão da rede de Cursos Preparatórios da USP para ingresso na universidade,  como o recentemente criado que já atende cerca de 1.000 alunos.



– Acréscimo de bonificação atrelada ao desempenho dos candidatos no processo de seleção para ingresso na universidade e a criação de um bônus destinado ao grupo de alunos de escolas públicas autodeclarados negros, pardos e indígenas.



– Atuação direta na melhoria do ensino que antecede o ingresso na universidade. É essencial relembrar que a USP mantém 42 cursos de licenciatura, dedicados à formação de professores para o ensino fundamental e médio em todas as áreas do conhecimento.




– Inclusão e permanência de estudantes são assuntos inseparáveis. É nosso compromisso manter um forte programa de permanência estudantil que abrange não somente a disponibilização de apoio como moradia e alimentação, de atendimento hospitalar, além de intensificar um conjunto de programas de bolsas de estudos para promover o maior desenvolvimento acadêmico e científico dos alunos.



O compromisso com a maior inclusão social certamente irá requerer a ampliação dos recursos destinados aos programas de permanência estudantil. Requererá também a ampliação de programas como o recém-criado Tutoria Acadêmico-Científica, destinado a alunos de renda familiar mensal comprovada no valor de até 5 (cinco) salários mínimos.



Ainda para modernizar os cursos, é necessário dar continuidade ao processo de flexibilização dos mesmos, com a inclusão de maior número de disciplinas optativas em todas áreas do conhecimento, já iniciado em 2012.

Esta estratégia clama por investir em novas tecnologias educacionais e à distância que ajudam no enfrentamento de questões profissionais complexas como o meio ambiente, a moradia, a saúde pública, a educação, entre tantas outras questões sociais relevantes. É dever da USP preparar quadros para enfrentá-los.



Esse investimento na diversidade com excelência exige que as atividades de ensino e seus resultados sejam constantemente avaliados pelas Unidades.

É preciso um trabalho sério, árduo e comprometido, que vem sendo desenvolvido por nossa comunidade universitária que precisa receber  o suporte necessário para ter continuidade  e ser fortalecido, sempre de forma democrática e transparente, olhando com prioridade as atividades-fim de ensino, pesquisa, cultura e extensão.(Artigo encaminhado ao Portal da Propaganda por Chico Damaso, da Acontece Comunicação e Notícias.)

PERFIL DA TESCO MOBILE NO TWITTER TEM CONVERSA SURREAL COM FÃ

Atendimento ao consumidor via internet é papo recorrente no mundo da publicidade. Tanto que o Adnews já publicou matérias sobre o assunto (aqui, aqui e aqui). Agora, a Tesco Mobile, uma operadora de telefonia celular britânica, protagonizou uma troca de tuítes surreal com um de seus consumidores.

Tudo começou quando Riccardo Esposito avisou a marca que uma colega estava criticando a empresa.

"Não há nada de errado com a Tesco Mobile", defendeu o internauta. "Juntos Riccardo, faremos deste mundo um lugar melhor", respondeu a Tesco.

O papo continuou. Conversa vai, conversa vem, o internauta disse que o dois poderiam ser Batman e Robin. "Nós somos Batman, você pode ser o Robin", disse a Tesco.

E então, a coisa aumentou. Riccardo pediu um chá para a Tesco e a própria marca solicitada, Yorkshire Tea, entrou na conversa. Outras companhias como Jaffa Cakes, de biscoitos, e Cadbury, de chocolates, também aderiram ao papo. Veja a conversa completa no BuzzFeed . (Redação Adnews)

I FÓRUM DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING


A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes promoverá, dia 28,  o I Fórum Brasília de Inteligência de Marketing no Brasil 21Cultural.
Este é o primeiro encontro da entidade sobre o tema. Visa apresentar conceitos inovadores, quebrando velhos paradigmas e mostrando que é possível fazer mais e melhor em marketing e comunicação.
Especialistas da área irão apresentar as melhores práticas, suas aplicações, casos de sucesso em um mercado publicitário em permanente mudança.


O fórum foi criado para executivos e profissionais que atuam nas áreas de marketing e comunicação e de inteligência de marketing e gestão do conhecimento nas empresas; profissionais de aências de propaganda e institutos de pesquisa; veículos de vomunicação, bem como fornecedores dedicados à área e demais interessados no tema.


O Banco do Brasil é o patrocinador ouro do evento. As vagas são limitadas e o custo pa ra o público em geral é de R$750,00. Para as entidades conveniadas R$650,00 e associados da ABA pagam R$500,00.
Inscrições:
www.aba.com.br, no item eventos. (Fontes: Mariana Bortoletti | In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação | Portal da Propaganda)

COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA PARA O TRANSPARANÁ


No dia 24/01, terá início a 20ª edição doTransparaná 2014 e a contagem regressiva para o maior rally de regularidade das Américas já começou.

 

O evento off-road tem início em Foz do Iguaçu, cidade que faz divisa com a Argentina e o Paraguai, em 23/01. A prova terá aproximadamente 1,5 mil quilômetros e tem seu roteiro definido. Este ano, o rali está em clima festivo e algumas surpresas estão sendo preparadas para os competidores, equipes, familiares, amigos e público em geral.

O Transparaná, além de Foz do Iguaçu também passará por Ponta Grossa, última cidade a entrar no percurso, e terminará no litoral, na cidade de Guaratuba, dia 1º/02. As outras sedes das etapas são: Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã e Curitiba.

O rali de regularidade conta com as categorias Master, Graduados, Jeep, Junior e Adventure. O percurso de 2014 terá várias e etapas de tirar o fôlego, testará a resistência, habilidade na pilotagem assim como cuidados com os equipamentos e com a parte mecânica dos veículos.

 

As inscrições seguem abertas e os interessados podem confirmar presença no site oficial, onde também encontrarão todas as informações. Se preferirem, podem enviar um e-mailpara alex@mundonav.com.br.

Todas as informações sobre a lista de inscritos e detalhes de cada especial serão divulgados no site oficial do evento.

 

O Transparaná também já tem alguns patrocinadores confirmados como Acassius Gráfica, Dispauto Auto Peças, Mamute Off Road, Recanto Thermas & Resort Park Hotel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Itaipu e apoio do: Jeep Club 4×4 de Foz do Iguaçu, Barracão do Jeep. Supervisão da Confederação Paranaense de Automobilismo, propriedade do Jeep Club de Curitiba e é uma realização do Mundo Nav. (Promoview)

10 MANDAMENT0S DA LOGÍSTICA CLASSE MUNDIAL
(Por Marco Antonio Oliveira Neves)  1. Logística e DISCIPLINA caminham conjuntamente. Não é a toa que a sua origem está intimamente ligada às guerras e ao desenvolvimento das forças armadas. Estabeleça rotinas e padronize os processos.

2. Aquilo que não é medido não pode ser melhorado. Desenvolva alguns POUCOS indicadores de desempenho principalmente aqueles relacionados à gestão do pedido do Cliente, performance na entrega, stockouts, avarias e custos operacionais.

3. Tecnologia é essencial para se alcançar desempenho de classe mundial. Não se renda facilmente ao luxo, ao supérfluo ou aos modismos.Foque naquilo que realmente traga resultados financeiros e benefícios aos seus Clientes, internos e externos.

4. As pessoas se constituem no principal diferencial das empresas na execução de suas atividades logísticas. É essencial que nas empresas a gestão do capital humano concentre grande parte de seu foco na atração, identificação, retenção e no desenvolvimento de talentos na área de logística.

5. Seja transparente. Permita que seus Clientes e parceiros tenham visibilidade total de seu processo logístico. Esteja aberto a críticas e seja pró-ativo e rápido nas mudanças necessárias.

6. Foque no seu Cliente e nos Clientes do seu Cliente. Ao transpor essa barreira você efetivamente se antecipará às suas necessidades e expectativas e seguramente estará à frente de seus concorrentes.

7. Atue nas EXPECTATIVAS de seus Clientes e não apenas no atendimento das suas necessidades. Essa é a condição básica para a fidelização do Cliente.

8. Observe atentamente os seus concorrentes e não hesite em copiá-los. Faça também um constante benchmarking com empresas de outros setores e com empresas de outros países.

9. Seja enxuto. Tenha a redução de custos como uma obsessão. Apenas tenha cuidado para não comprometer o nível de serviço e o atendimento aos seus Clientes.

10. Por fim, NÃO complique. Logística é sinônimo de bom senso. Seja simples, objetivo e tenha sempre os pés no chão.
(Marco Antonio Oliveira Neves é Diretor da Tigerlog Consultoria, Hunting e Outplacement e Treinamento em Logística Ltda. marcoantonio@tigerlog.com.br - www.tigerlog.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário