Pesquisar este blog

sábado, 16 de novembro de 2013

MARKETING DIGITAL: CURTO PRAZO GARANTE VENDAS


Épocas sazonais, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e o próprio Natal são excelentes para movimentar o mercado de e-commerce, mas podem também se tornar grandes armadilhas para o lojista que não estiver bem preparado.

Isso porque, com a intenção de aumentar o faturamento, são comuns grandes investimentos em marketing digital. O problema é que eles nem sempre são feitos por profissionais de mercado, o que gera um alto custo para pouco resultado.

Para quem pretende garantir um bom faturamento na temporada pré Natal é importante saber que não só é possível, como é essencial desenvolver um planejamento de marketing digital a curto prazo.

O investimento diversificado, mas sem estratégia, pode ser um verdadeiro tiro no pé. Nessa época há um aumento considerável de empresas que procuram esse serviço, o que faz com que os preços dos canais de divulgação online fiquem inflacionados. É a lei da oferta e da procura.

Utilizando o Google como referência, pois ele é um dos maiores geradores de trafego para 90% dos e-commerces, notamos o que acontece com o valor pago nos lances de algumas palavras-chaves nesse período.

Funcionando como uma bolsa de valores, quanto mais empresas compram uma determinada palavra-chave, mais cara ela passa a ser. Dessa forma, as palavras que são consideradas mais atrativas tendem a ter o seu preço muito inflacionado. Para contornar essa situação, é possível comprar algumas dessas palavras alguns meses antes, assim quando chegar a época de Natal, a campanha do anunciante já terá um bom histórico e estará melhor posicionada.

Para aqueles que pensam que não há nada a ser feito nesses dois meses que faltam até a data festiva, não há motivo para desespero. O foco deve ser em potencializar o que está em funcionamento e não em montar uma nova estratégia – principalmente se esta não for desenvolvida e acompanhada por um profissional especializado.

Vale lembrar que nessa época as grandes empresas trabalham com estratégias mais agressivas, como por exemplo, oferecendo frete grátis, dificultando a atividade de empresas menores.

Outra tática que pode render bons resultados é a diferenciação. Deixar a loja virtual customizada, com a temática natalina é uma forma simples – porém eficiente - de chamar a atenção do consumidor. O mesmo vale para a disponibilidade de produtos sazonais, que têm mais saída nessa época.

Embalagens e kits especiais de Natal também são boas opções, já que mostram o cuidado da loja em oferecer não só um produto de qualidade, mas que também se preocupa com a apresentação do embrulho.

E que tal aproveitar que está em ambiente online para utilizar a seu favor ferramentas gratuitas disponíveis? Invista em promoções nas redes sociais de sua loja virtual ou mesmo ofereça descontos do tipo: compre 3, pague 2.

Outro ponto relevante e que fará diferença na hora de conquistar consumidores é estabelecer uma relação que vá além da comercial. Mostre que sua loja se preocupa com o feedback e satisfação da compra. Deixe claro também, que a loja faz trocas caso se faça necessário. Parecem detalhes, mas estas podem se tonar grandes barreiras no momento de decisão.

Depois de conquistar as tão disputadas vendas, outra preocupação que o lojista de pequeno e médio porte deve ter em mente é a questão do prazo de entrega - principalmente no período de final de ano, em que há maior demanda. Mais de 80% das empresas dependem do Correios, ou seja, é preciso prever possíveis atrasos nas entregas, e já ter um plano B, como manter uma empresa de logística parceira na reserva.

Como é possível notar, são diversas questões que devem ser levadas em conta, e que fazem do marketing digital um dos grandes responsáveis para melhorar a conversão dos e-commerces.

No entanto, o ideal é não deixar para pensar em melhoras somente na época do Natal, e sim tornar essa ferramenta um aliado da empresa durante o ano todo. Assim, a loja virtual consegue chegar nessa época com a plataforma de e-commerce preparada para receber maior volume de trafego e gerar mais vendas. (Artigo encaminhado        ao Adnews por Eduardo Sani, consultor de Marketing Digital da Uselink (www.uselink.com.br) e desenvolvedor do programa de 14 semanas baseados no modelo de performance europeu.  Já foi responsável por trabalhos digitais do Grupo Pão de Açúcar, Cyrela e Fastshoes  e teve passagens pelo Grupo TV1 e Inter.net).

EVENTOS


 


ENCONTRO REÚNE PROFISSIONAIS DO SETOR DE FEIRAS E EVENTOS - Marcado para acontecer no dia 17/02/14, o IX Esfe - Encontro do Setor de Feiras e Eventos fechou parcerias estratégicas para sua realização: São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), Associação de Marketing Promocional (Ampro), The Global Business Travel Association (GBTA) e Associação Brasileira de Facilities  (Abrafc).


Para esta edição, o Esfe contará também com importantes parceiros de mídia que irão tanto divulgar, como realizar a cobertura do evento: Revista dos Hotéis, Caras e IstoÉ Dinheiro.

O Encontro do Setor de Feiras e Eventos ainda terá à disposição três veículos que compõem o Grupo Radar de Comunicação: Radar Television, Radar Magazine e o site de notícias Portal Radar.(Promoview)

 

BENCHMARKING BRASIL ANTECIPA INSCRIÇÕES PARA 2014 - Benchmarking Brasil antecipou a realização da 12ª edição do Programa Benchmarking Brasil em virtude do calendário do próximo ano que contempla a Copa do Mundo e as Eleições.


 


As inscrições de práticas de sustentabilidade para concorrer ao Ranking 2014 serão recebidas de 02/01 a 31/03. O “12° Dia Benchmarking,

 

Compartilhar para Crescer” se realizará em 04/06, em São Paulo.

Empresas e gestores com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus casesde responsabilidade social ou socioambiental, de inovações verdes e sustentabilidade até 31/03, no site.

 

A comissão técnica com 15 especialistas de diferentes países avaliarão as práticas inscritos sem ter acesso ao nome da organização, seguindo a metodologia Benchmarking Brasil.

 

Os cases que obtiverem índice técnico (pontuação a partir de 7,1) serão certificados comoCases Benchmarking e integrarão o “Ranking dos  Detentores das Melhores Práticas Socioambientais do País”.

Também farão parte do maior Banco de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do Brasil nas versões eletrônico e impresso (Livro BenchMais com 2 volumes publicados e o 3 volume – BechMais3 programado para ser lançado em 2015 com os Cases certificados no períod o 2011-2014). (Promoview)

. BLACK HAT TRAZ NOVIDADES NA ÁREA DE TI E SEGURANÇA DIGITAL- O IT Forum Expo/Black Hat, evento de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, terá a sua primeira edição realizada nos dias 26 e 27/11 no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).


Destinado ao mercado comprador de TI e Segurança Digital das grandes e médias empresas brasileiras, deverá preencher uma lacuna do mercado brasileiro no qual atualmente se encontram apenas os eventos setoriais.

A feira de negócios resulta da união da expertise da IT Mídia com a da UBM Brazil, subsidiária da UBM Internacional, e trará ao Brasil uma grande mostra de soluções de TI e SI, reunindo mais de 60 fornecedores que apresentarão as últimas novidades de TI e Segurança da Informação.

Entre eles, os principais patrocinadores do evento, como Huawei, Samsung, HP, FireEye, CA, Avaya, PWC, Dell, Locaweb, Rimini Street, Check Point e Digitro.

Gratuita ao público visitante, para todos que se inscreverem previamente, a exposição é integrada a uma programação paga de referência mundial, distribuída entre o IT Forum Expo Conference e o Black Hat Regional Summit São Paulo.

A feira terá a colaboração empresarial da Cloud Computing, BIG Data, Mobilidade, Web, Segurança de Aplicações e Carreira estão entre os grandes temas que serão abordados por renomados especialistas do mundo e do Brasil.(Promoview)

FESTAS DE NEGÓCIOS, UM NOVO NEGÓCIO

Festas de negócios, inclusive de fim de ano, ganham atmosfera de entretenimento da música eletrônica

 Empresas de pequeno e médio porte também aderem aos eventos corporativos com conceito de espetáculo musicais

 Para entreter os colaboradores, fornecedores e prospects, as empresas estão cada vez mais inovando para realizar seus eventos, sejam eles de lançamento de produtos dentro da sede, congressos, estandes de feiras e, nesta época do ano, de confraternização em locais alternativos.

 O idealizador do SAX in The Beat, DJ Edu Brussy realiza em média 14 festas corporativas mensais, em distintas capitais do Brasil, um crescimento de 10% em relação ao ano passado. Entre seus clientes estão Vokswagem, Microsoft, BMW, AUDI. O projeto é único no País, somando suas performances de disc jockey, embalados a musicalidade de sax, vocal e violino.

 A produção do SAX in The Beat - cerca de duas horas de espetáculo com conceito de balada noturna, projeções de LED em alta definição e telões - apresenta sets e mixagens especiais, uma nova releitura de clássicos House Music.

 “Os empresários apostam na ação para o feedback positivo, como aumento de vendas, identificação e relacionamento de públicos-alvo com a marca. A grande tendência este ano é que empresas de pequeno e médio porte estão aderindo a tipo de celebração também, principalmente nos eventos de confraternização do fim de ano ”, enfatiza Edu.

 Segundo o produtor musical, o antídoto do sucesso está baseado entre  planejamento, experiência do mercado de atuação do cliente,  execução da musicalidade de qualidade, sofisticação e interação com a platéia.


VI FÓRUM SOBRE MARKETING E COMUNICAÇÃO - A ABA RIO realizará no dia 28, no Centro de Convenções do BarraShopping, Rio de Janeiro, o VI Fórum ABA RIO ROI, SOURCING & MRM em Marketing e Comunicação.

O evento  apresentará e debaterá métodos e ferramentas de ROI e trará, também, o tema do Marketing Resources Management (MRM), que é a nova realidade da organização dos processos de marketing, com o aumento da importância de metodologia e tecnologia para ganhar precisão, eficiência e mensurabilidade. 

Além de apresentar diversos casos de sucesso na área, o encontro falar ainda da importância do diagnóstico da empresa e seu mercado como base para otimização das metas e eficácia nas operações de marketing.

O Fórum contará com a palestra de Maria Helena Marinho, Insights Manager do Google, e da Valkíria Garré, Diretora Executiva da Millward Brown, que falarão sobre a otimização do mix de meios através de cross media research.

Entre os demais destaques estão as participações da gerente de Comunicação da Petrobras, Ana Luisa Feijó Abreu, do trade Marketing do Grupo Bimbo do Brasil, Antonio Vitorino da Silva, do Assessor de Varejo de Lubrificantes Ipiranga, Thiago Freire de Macedo, do Coordenador de Marketing Digital da FGV, Antônio Lobo, do Sócio Diretor da Dia Comunicação, Gilberto Strunck, e do presidente do Instituto SOI e professor do CAGE - Comitê Olímpico Brasileiro, Marcos Felipe Magalhães.

O evento é direcionado a gestores de marketing, comunicação, produto, mídia, pesquisa, finanças e procurement de empresas anunciantes; profissionais do mercado publicitário (agências, veículos e fornecedores de serviços) e consultorias especializadas. Detalhes:  11 3283-4588 | 21 2520-6976 | www.aba.com.br  E-mail: eventos@aba.com.br | camila.abario@aba.com.br

. Ciclo de Conferências BIOTA FAPESP-Educação - Biodiversidade em Ambientes Antrópicos – Urbanos e Rurais O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA FAPESP) promove, no dia 21 de novembro, o último encontro do Ciclo de Conferências BIOTA FAPESP-Educação, cujo tema é Biodiversidade em Ambientes Antrópicos – Urbanos e Rurais.


O evento é direcionado a alunos e professores do ensino médio, graduandos e pesquisadores interessados no tema.

Luciano Verdade, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), Elisabeth Höfhling, do Instituto de Biociências (IB) da USP, e Roseli Buzanelli Torres, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), são os convidados desta edição.

A conferência ocorrerá na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo.

O evento é gratuito e é necessário confirmar presença pelo http://www.fapesp.br/eventos/biota_ambientesantropicos/inscricao
 Detalhes:  
http://www.fapesp.br/8248 
 

. 5ª Conferência Web W3C Brasil  – As novidades e as principais tendências da web são os destaques da programação da 5ª Conferência Web W3C Brasil, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo.

O evento tem como público-alvo desenvolvedores da web, grandes usuários, startups e pesquisadores. Durante a conferência, eles terão a oportunidade de debater assuntos relacionados à evolução da web, à padronização de tecnologias e ao impacto delas na sociedade e na cultura.

Fernanda Weiden, administradora de sistemas do Facebook nos Estados Unidos, e Kris Borchers, diretor executivo da jQuery Foundation, são alguns dos profissionais que já confirmaram presença e que abordarão em suas palestras temas como evolução dos sistemas, conectividade e criação de padrões web.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, situado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, em São Paulo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo sitehttp://conferenciaweb.w3c.br/#/page/1 
 

. Desafios no Diagnóstico e Tratamento da EsquizofreniaO Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realiza, dia 23 de novembro, o simpósio “Desafios no Diagnóstico e Tratamento da Esquizofrenia”.


Os professores Hélio Elkis e Mário Rodrigues Louzã Neto fazem parte da comissão organizadora e integram o quadro de palestrantes do evento.

Assuntos relacionados ao tratamento, diagnóstico e complicações associadas à esquizofrenia serão discutidos no encontro, que tem como público-alvo psiquiatras, neurologistas, clínicos gerais, psicólogos, neuropsicólogos e outros profissionais da saúde.

As inscrições com desconto podem ser feitas pelo site até 18/11. Após essa data, somente no Anfiteatro do Instituto de Psiquiatria HC FMUSP, local do evento.

A programação pode ser conferida  no http://www.blcongressoseventos.com.br/adm/arquivos/71/Programa%C3%A7%C3%A3o.pdf e as inscrições devem ser feitas no  http://www.blcongressoseventos.com.br/.


 . Seminário: Marco Civil Internet - Nova Lei - edição - Data: 13 de dezembro de 2013 (sexta-feira). Local: São Paulo . A nova lei do Marco Civil da internet será votada dia 19. O Marco Civil traz regras sobre quais dados podem ser coletados, quem pode coletar, qual a finalidade dessa coleta de dados, como esses dados podem ser compartilhados, com quem podem e com quem não podem ser compartilhados, como devem ser guardados, como devem ser protegidos. Entenda quais as mudanças a serem adotadas neste seminário e em quais os prazos sua empresa precisará se adaptar.  Principais aspectos e as exigências de mudanças: Alterações nos direitos dos internautas brasileiros . Obrigações das prestadores de serviços na web (provedores de acesso e ferramentas on-line). Proibição de filtrar e analisar das informações trocadas pelos usuários . Armazenamento e gerenciamento dados no Brasiloportunidades e custos Neutralidade de redeprocesso e prazos para adaptação. Interpretação da não responsabilidade sobre a retirada de conteúdos publicados . Programação completa e mais informações: Fernanda Alencar info@maximatreinamento.com.br ou ligue: 11.2936-4389 

MAIORIA DAS FACULDADES NÃO APROVA NEM METADE DOS ALUNOS NO EXME DA OAB

A maior parte das instituições de ensino de Direito no Brasil não aprovou metade de seus alunos no primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deste ano, revela o relatório de desempenho das instituições no 10.º Exame de Ordem Unificado, divulgado nesta terça-feira, 29. Entre as instituições com melhor desempenho, estão a Universidade de São Paulo (USP), com 76,84% de aprovados, e a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 71,11% de aprovados. 

Entre os 124.914 inscritos nessa edição do exame, 120.944 estiveram presentes na primeira fase. O número total de aprovados foi de 33.954, um percentual de 28,07% de aprovação (calculado com base no número de candidatos presentes no exame). Segundo a OAB, os resultados das instituições por área será divulgado até o fim de outubro.

Segundo o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, as instituições que têm os melhores desempenhos no exame são aquelas que geralmente tiveram os melhores desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

"Esses dados vão ao encontro do que a OAB vem afirmando de que o acréscimo do numero de faculdades de Direito não acompanha a qualidade. Em 20 anos, o número de cursos de Direito saltou de 200 para 1.300. O Brasil tem mais faculdade de Direito que o restante do mundo junto."

No entanto, Coêlho pondera que o porcentual de aprovação de cada faculdade não está diretamente ligado à qualidade das faculdades porque, por decisão do Tribunal Regional da 2.ª Região, os alunos do último ano do curso também podem prestar o exame da ordem.

"São pessoas que vão se formar ainda, que estão em processo de formação. Isso pode contribuir para o índice negativo."  Para ele, é preciso estabelecer novas diretrizes curriculares para o Direito e regular a qualidade dos cursos, fechando aqueles que não têm qualidade. "Queremos profissionais de Direito qualificados, porque, com essa má formação dos alunos, o principal prejudicado é o cidadão". (Estdão\Jornal do Professor)

ESTÁ FALTANDO OUSADIA AOS CLIENTES

 


O empresário Kito Mansano, sócio-fundador da Rock Comunicação e presidente da Ampro, foi escolhido este ano para receber o Prêmio Colunistas, como Empresário de Marketing Promocional do Ano.

 

Ele, que articula a formação do sindicato do setor, o Sindilive, considera que houve grande avanço no segmento do marketing promocionalnos últimos tempos, mas acredita que a propaganda como um todo vive uma crise de coragem a partir dos clientes.

Promoview quis saber um pouco mais e conversou com Kito Mansano.

Promoview: Esse prêmio é visto por você mais como um reconhecimento ou um incentivo?

 

Kito Mansano: Sinto-me muito motivado a continuar na batalha pelo reconhecimento da atividade que mais cresce no mundo da comunicação. Para mim, isso é como energia que alimenta a coragem para continuar nessa guerra.

Ao mesmo tempo, vejo como reconhecimento que mostra que vencemos algumas batalhas até aqui. Mas é preciso coragem para enfrentar os desafios, gerenciar conflitos e às vezes até se indispor e se expor com parceiros.

Promoview: De que coragem você está falando, dos empresários do setor ou dos clientes?

 

Kito Mansano: Me refiro a esta coragem que estou sentindo falta nos clientes e anunciantes de hoje. A coragem que faz as coisas ficarem cada dia mais iguais, mais parecidas, umas com as outras, o que é uma pena.

 

Promoview: Essa crítica também não pode ser revertida por parte dos clientes, que podem acusar as empresas do setor de falta de criatividade?

 

Kito Mansano: Hoje, o processo de criação está diferente, muito diferente. Na verdade, a melhor definição seria talvez mutável. Por conta da rápida evolução das novas tecnologias, o andamento da propaganda está como que buscando um novo modelo. E ele certamente está bem ali à frente, em fase de maturação, se modelando aos poucos. Neste momento, finalmente, estamos entrando numa fase mais madura desse processo.

 

Promoview: Ou seja, vivemos então um momento de mudanças para todos os segmentos?

 

Kito Mansano: Há para mim muitas evidências de que teremos pela frente múltiplas mudanças tecnológicas na comunicação. Passamos pela convergência de mídias, pela ampliação da acessibilidade à internet e vi, no passado recente, os profissionais mais tradicionalistas se assustarem.

O advento dessas novidades, como as redes sociais, deu a largada a uma corrida interpretada como exagerada, como se a propaganda fosse ser, do dia para a noite, totalmente digitalizada.

Na sequência dos fatos, no entanto, as pessoas começaram a se dar conta de que as coisas não seriam pura e simplesmente digitalizadas, ou seja, não passariam do papel para a tela num estalar de dedos.

Aos poucos, todos começaram a ver que não cabia digitalizar por digitalizar, que esse processo não se daria dessa forma. Era, então, preciso ver qual ferramenta ou ferramentas poderiam ser usadas para tornar factível determinada criação. Esse aprendizado, uma readaptação aos fatos e cenários novos, passou a correr ao sabor da exigência da própria ideia, como ela poderia ser ativada com maior eficiência.

Promoview: Onde entra o live marketing neste processo?

Kito Mansano: 

 

Dentro do processo criativo, ganhou importância ainda maior o live marketing e as inúmeras possibilidades de ações que ele permite. Neste momento, por exemplo, diversas agências estão seguindo o modelo do “qual é a ideia?” como premissa, antes de discutir se vai investir em digital, live marketing ou mídia tradicional.

A ideia passou a ser o fio condutor, e, sob a ótica da criação, tornou as coisas bem mais divertidas, planejadas, adequadas à nova ótica que entendo regerá a propaganda dos novos tempos.

Promoview: Pelo que você fala, então o problema da falta de coragem estaria mais com o cliente então?

 

Kito Mansano: Sim. As melhores e mais saudáveis agências, felizmente, estão tendo a ousadia de discutir o que vai gerar melhor resultado para os clientes antes de pensarem no que pode gerar maior faturamento para as suas operações. Tudo isso, mesmo que não disponham de todos os serviços necessários in house para chegar a esse objetivo.

Claro que uma coisa é consequência da outra, mas o foco passou a ser muito mais a eficiência da mensagem, o retorno dentro de um modelo que escolhe a criação e define a melhor e mais eficiente entre as ferramentas possíveis na nova configuração que passou a estar disponível a todos nós. Acontece que falta coragem aos clientes na hora de decidir.

Promoview: De que forma você tem presenciado na prática essa falta de coragem?

 

Kito Mansano: Eu costumo dizer que o maior problema que o mercado vive não é a falta de criatividade. Quem está vivendo dentro das engrenagens e conhece as ferramentas tem como avaliar os melhores caminhos.

O grande problema, das empresas de comunicação e dos profissionais, passou a ser a crise da coragem que se abateu sobre boa parte deles. Prova disso é simples, basta olhar em volta e lembrar-se de um período recente, quando o mundo gritava para divulgar campanhas e volume de seus investimentos na Copa do Mundo do Brasil.

Quando vieram as manifestações de rua, com as críticas ao próprio governo sobre os investimentos na Copa, todo mundo parece ter recolhido as baterias. De uma hora para outra todos passaram a reavaliar se isso era ou não adequado.

Promoview: Com base em que tomaram essa decisão e em que isso mudou o cenário para pior do segmento?

 

Kito Mansano: As pessoas se esqueceram de que tudo isso já tinha sido pré-planejado. As ações eram produto de muitas discussões e reuniões. O certo é que a maioria, em vez de aproveitar esse momento único, passou a levar a coisa para o lado de que talvez estivesse havendo uma exposição exacerbada e que isso poderia atrapalhar suas marcas e produtos.

Todo mundo esqueceu de avaliar as novas ferramentas, as novas possibilidades e deixaram de aproveitar todas as chances que a tecnologia passou a nos permitir. Ou seja, estabeleceu-se uma crise de coragem, uma situação de quase pânico.

Promoview: Você percebeu isso apenas em relação à Copa do Mundo?

 

Kito Mansano: Não, essa crise acaba se estabelecendo sobre quase tudo, recai no poder e na capacidade de decisão dos homens de marketing e da propaganda. Por isso temos visto um mercado meio retraído, tímido, pequeno.

A economia deveria estar melhor, voltar a dar sinais de prosperidade, mas, além disso, as pessoas não estão querendo se arriscar e falar para os clientes investirem mais dinheiro e acreditarem no futuro e na expansão de sua marca e participação de mercado.

Promoview: Isso implicaria manter o ritmo dos investimentos e até volumes de crescimento anuais projetados anteriormente?

 

Kito Mansano: Claro que sim. A questão passa a ser investir o mesmo dinheiro que foi planejado, com maior coragem e ousadia e obter, com toda certeza, visibilidade compatível com o movimento de uma receita publicitária maior. Afinal de contas, são nos momentos de incertezas que as empresas ganham mercado, firmam seus produtos e marcas.

Está faltando ousadia. (Promoview)

BRASIL, 19º  NO RANKING DAS PRETENSÕES SALARIAIS


 

O universitário brasileiro espera ganhar, em média, US$ 1.815 (R$ 4.204,27), de acordo com a cotação do dia 8 de novembro) por mês no primeiro emprego.

 

A quantia parece alta? Que nada! Como mostra levantamento feito pela empresa internacional de pesquisa Universum, publicado pela Forbes, o estudante brasileiro ficou em 19º no ranking, que é liderado pelos suíços, que esperam ganhar US$ 7.062 (R$ 15.850) no primeiro emprego. Veja o que os jovens de 10 países sonham em receber ao entrar no mercado de trabalho:

 

1º) Suíça

Expectativa do salário inicial: US$ 7.062 (R$ 16.358,42)

2º) Noruega

Expectativa do salário inicial: US$ 6.556 (R$ 15.209,48)

3º) Dinamarca

Expectativa do salário inicial: US$ 5.427 (R$ 12.571,10)

4º) Austrália

Expectativa do salário inicial: US$ 4.701 (R$ 10.889,40)

5º) Alemanha

Expectativa do salário inicial: US$ 4.405 (R$ 10.203,74)

6º) Suécia

Expectativa do salário inicial: US$ 4.355 (R$ 10.087,92)

7º) Estados Unidos

Expectativa do salário inicial: US$ 4.336 (R$ 10.113,40)

8º) Canadá

Expectativa do salário inicial: US$ 4.146 (R$ 9.603,79))

9º) França

Expectativa do salário inicial: US$ 3.889 (R$ 9.008,48)

10º) Finlândia

Expectativa do salário inicial: US$ 3.777 (R$ 8.749,04)


USO DOS MEIOS DE COMUNICÇÃO POR DONO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA

 Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP chamada “Veículos de Comunicação: onde os empreendedores buscam informação?” mostra que esses empresários formam um expressivo segmento consumidor de conteúdo e, paralelamente, de produtos e serviços que pode ser muito bem aproveitado desde que feito um trabalho com o direcionamento correto.

O estudo inédito, quando os donos de MPEs buscam informação para a gestão de seu negócio, a televisão aberta aparece como principal fonte para 27% deles. A crescente popularização e mobilidade da internet coloca o veículo ao lado do jornal, ambos com 20% da preferência. Em seguida, aparecem a revista (15%), rádio FM (6%), rádio AM (4%) e TV por assinatura (3%).

Quanto à frequência, o levantamento apontou que os empreendedores consultam os veículos todos os dias. No caso do jornal, o caderno que recebe maior atenção é o de economia, com 62% da preferência. Em segundo lugar (18%), eles leem os classificados, depois política (12%) e o noticiário internacional (10%). Aos domingos, a leitura dos jornais aumenta.

No que se refere à TV, as emissoras abertas têm mais público durante a semana e os canais pagos, no fim de semana. As rádios, tanto AM como FM, conquistam audiência maior de segunda à sexta-feira.

Entre os empreendedores leitores de revista, 32% são assinantes e 27% compram regularmente com o objetivo de se informar sobre a gestão do negócio.

Na internet, cujo acesso aumenta durante a semana, 75% navegam no Facebook, 71% no YouTube e 21% no Twitter atentos a assuntos relacionados à administração de suas empresas.

O estudo reforça a relevância das MPEs dentro da economia e deixa claro que são um mercado ainda subavaliado. Hoje, as MPEs são 99% do total de empresas existentes no País, respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% dos empregos formais do Brasil, quadro não traduzido em esforços publicitários.

“Agências e anunciantes encontram nos donos de micro e pequenas empresas um enorme campo para trabalhar. Campanhas bem feitas voltadas para esse segmento têm grande chance de adesão e é uma oportunidade que ainda não foi devidamente explorada”, afirma o gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, Eduardo Pugnali.

Na pesquisa, foram entrevistados 3.960 pessoas no Estado de São Paulo, sendo 3.167 com CNPJ e 793 sem CNPJ. Desse total, 45% são do comércio, 34% de serviços, 17% da indústria e 4% de agronegócios. Em relação ao perfil, 73% têm ensino médio ou mais, 54% têm entre 31 e 50 anos, 62% são homens e 63% pertencem à classe B. Esses empreendedores faturam de R$ 60 mil, caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs), a R$ 3,6 milhões anuais.

MAIOR ACERVO DE QUADRINHOS E CARTUNS FICA EM OHIO


A Universidade de Ohio inaugurou no dia 09/11, um prédio de 2.800 metros quadrados para abrigar sua coleção sobre quadrinhos e cartuns.

Segundo a universidade, é o maior acervo do mundo sobre o tema. A coleção é formada por mais de 300 mil tiras publicadas em vários jornais do mundo, mais de 45 mil livros sobre o assunto, 29 mil quadrinhos e 2.400 caixa com manuscritos, correspondências e documentos pessoais de vários artistas.

O acervo foi rebatizado como Billy Ireland Cartoon Library and Museum, em homenagem ao ex editor de cartuns do jornal Columbus Dispatch, também de Ohio. A família de Billy Ireland doou boa parte do dinheiro para o projeto

O acervo começou em 1977, quando o artista Milton Caniff, autor de ’Steve Canyon’, doou para a Universidade de Ohio todo seu acervo. Ele, que teve suas tiras publicadas no Estado na década de 1950, queria que todo o seu trabalho fosse mantido na universidade onde se formou.

Em seguida começou a incitar seus amigos a fazerem o mesmo. A coleção começou ocupando duas salas do departamento de jornalismo da universidade.  (Promoview, com informações da AP).

PESQUISA EM ELETROCERÂMICA PODERÁ REVOLUCIONAR O DIA A DIA

(Texto de José Tadeu Arantes, de João Pessoa, distribuído pela Agência FAPESP Uma perspectiva para o futuro – e um futuro relativamente próximo – é que, com um único dispositivo, como o telefone celular, por exemplo, possamos controlar as múltiplas funções do dia a dia: acender e apagar as luzes, ligar e desligar televisores, pagar compras no supermercado, passar na catraca do metrô etc.

O cenário, que pouco tem de ficção e muito de ciência, foi esboçado informalmente pelo físicoJosé Arana Varela, professor titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e diretor-presidente da FAPESP, durante um dos intervalos da 6th International Conference on Electroceramics (6ª Conferência Internacional em Eletrocerâmica), realizada de 9 a 13 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.

“A memória será o fator central. Conectada a diferentes circuitos, uma única memória poderá realizar múltiplas funções. E essa memória será composta de material eletrocerâmico”, disse Varela.

As apresentações feitas durante o evento autorizam o prognóstico, pois mostram que as pesquisas estão bastante avançadas na área. A International Conference on Electroceramics foi criada pelo professor Harry Tuller, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, em 2003.

A primeira reunião foi no próprio MIT e, a partir de então, passou a ocorrer todos os anos ímpares. Depois dos Estados Unidos, já foi realizada na Coreia do Sul, na Tanzânia, na Índia, na Austrália e, agora, no Brasil.

A instituição promotora do encontro de João Pessoa foi a Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais, com o apoio da FAPESP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A coordenação do evento ficou a cargo de Reginaldo Muccillo, pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), de José Arana Varela e de Jose Antonio Eiras, professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Trouxemos a João Pessoa cerca de 60 pesquisadores de altíssimo nível dos Estados Unidos, da Europa, da China, do Canadá, da Austrália, da Índia e de outras procedências, criando uma ótima oportunidade de interação para os pesquisadores e estudantes brasileiros”, afirmou Muccillo.

Além de Harry Tuller, outros destaques do evento foram as presenças de Sossina Haile, do California Institute of Technology (Caltech), dos Estados Unidos; Ramamoorthy Ramesh, da University of California-Berkeley, também dos EUA; Augusti Sin Xicola, da Pirelli&C Eco Technology, da Itália; e Enrico Traversa, da King Abdullah University of Science and Technology, da Arábia Saudita.

Os temas tratados são novos e o próprio conceito de eletrocerâmica é algo muito recente. “As cerâmicas vêm sendo utilizadas pela humanidade há milhares de anos. São materiais extremamente estáveis e resistentes ao calor e há muitas funções que são capazes de cumprir por causa de suas características químicas, mecânicas e térmicas”, afirmou Tuller à Agência FAPESP.

 “Mas, até os últimos 50 anos, ninguém se importava com suas características elétricas. Esse interesse foi despertado pelo desenvolvimento das indústrias eletrônica e microeletrônica.”

“As pessoas envolvidas nessas indústrias perceberam que necessitavam de certas características que não podiam ser atendidas pelas cerâmicas convencionais. Foi a partir daí que ocorreu o desenvolvimento das eletrocerâmicas – não apenas para a fabricação de equipamentos eletrônicosstandards, mas também, e cada vez mais, para cumprir muitas outras funções”, acrescentou o pesquisador do MIT.

“A peculiaridade das eletrocerâmicas é que elas respondem, de alguma maneira, à presença de um campo eletromagnético, apresentando variações na resistividade elétrica, na permeabilidade magnética ou em outros parâmetros elétricos ou magnéticos”, explicou Muccillo.

Essa classificação engloba principalmente óxidos semicondutores de elementos metálicos, como o zircônio, o estanho, o cério e outros.

 “Por suas características, eles podem ser utilizados como sensores (pois, dependendo das variações de concentração de um determinado gás na superfície do óxido, este tem sua resistividade elétrica proporcionalmente modificada, de modo que, pelo valor da resistividade, se torna possível determinar a concentração do gás, mesmo quando extremamente pequena), na produção alternativa de energia (em células fotovoltaicas, que convertem a luz em eletricidade, ou em células a combustível), na fabricação de memórias ferroelétricas (já utilizadas, atualmente, em smartcards)”, prosseguiu o pesquisador do Ipen.

“A evolução no setor tem sido aceleradíssima. A eletrocerâmica que conhecemos hoje é muito diferente daquela de 10 anos atrás, quando foi realizada a primeira International Conference on Electroceramics. Falamos agora em tecnologias embarcadas – embarcadas em cima do chip de silício, agregando-lhe novas funcionalidades”, comentou Varela.

Miniaturização

Na apresentação que fez na abertura da Conferência, Tuller destacou duas tendências, aparentemente opostas, mas de fato complementares: a que chamou de “race to the bottom”(corrida para o fundo), com a confecção de dispositivos cada vez menores, já na ordem de grandeza de alguns nanômetros; e a que chamou de “race to the top”, com a produção de displayscada vez maiores, como as telas de cristal líquido dos computadores, televisores e placares luminosos atuais.

“A grande revolução ocorrida nos anos recentes e que deve se intensificar nos próximos anos é que os sensores, antes grandes e pesados, foram – e continuam sendo – cada vez mais miniaturizados e integrados em um único chip, com múltiplas funções.

 A demanda é por dispositivos menores, capazes de integrar mais e mais funções, que sejam acessíveis e baratos. Simultaneamente, buscamos displays ou painéis para captação de energia solar cada vez maiores”, disse Tuller.

Conforme o pesquisador, o processo de miniaturização é tão intenso que a densidade (quantidade de massa por unidade de volume) dos equipamentos dobra a cada 18 meses. Enquanto isso, a tecnologia LCD (liquid crystal display ou display de cristal líquido) movimentou uma economia de US$ 110 bilhões em 2012.

Já estamos, no entanto, perto de um limite tanto em um sentido quanto no outro. “O processo de miniaturização não pode ser extrapolado indefinidamente. É preciso evoluir para novos conceitos. E há hoje vários estudos nesse sentido.

Ao mesmo tempo, apesar do incrível sucesso da tecnologia LCD, existe a necessidade e a possibilidade de um desenvolvimento ainda maior, talvez de outra magnitude, com o emprego de eletrocerâmicas em lugar de cristal líquido”, afirmou Tuller.

Uma propriedade das eletrocerâmicas que recebe especial atenção, segundo Varela, é a chamada “memória resistiva” – isto é, o fato de que a resistência elétrica do material, que varia de acordo com a tensão aplicada, não volta ao mesmo valor inicial quando a tensão é retirada. Esse duplo valor da resistência – antes e depois de aplicada a tensão – cria um binário. E, como se sabe, binários são suportes para o armazenamento de dados.

“A memória resistiva faz dos óxidos semicondutores fortes candidatos para a confecção de dispositivos nanoestruturados, com alta densidade de armazenamento de informações, capazes de integrar toda a microeletrônica.

Essa é a memória que está sendo estudada no momento e poderá causar uma nova revolução na microeletrônica. Essa memória, suficientemente grande e estável, poderá integrar, sozinha, as funções de um número enorme de circuitos”, disse o professor da Unesp.

“O entendimento dessas memórias resistivas traz um grande desafio para os físicos. Precisamos entender a física quântica desses sistemas cujas dimensões já estão bem próximas da escala atômica.”

“ Sabemos que existe o fenômeno, mas, sem entendê-lo em profundidade, será impossível conseguir a reprodutibilidade, que é o que a indústria pede. Precisamos ser capazes de produzir milhões de peças, todas com variações muito pequenas nas propriedades”, afirmou.


OPORTUNIDADE


Engenharia Química da Unicamp seleciona docente-  A Unicamp abriu inscrições, até dia 21, para o concurso que busca um professor doutor para o Departamento de Engenharia de Processos da Faculdade de Engenharia Química.


A remuneração para o cargo em regime de turno parcial (RTP) é de R$ 1.592,14. Porém, a opção preferencial é para o regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), com salário inicial de R$ 9.185,10.

O professor selecionado atuará nas áreas de Engenharia das Reações Químicas, nas disciplinas Cinética Química Aplicada e Reatores Químicos, e de Fenômenos e Operações Unitárias de Transferência de Massa, na disciplina Fenômenos de Transporte III.

Os candidatos ao cargo deverão realizar prova específica, de títulos, de arguição e didática. Todas elas possuem o mesmo peso na avaliação.

A prova específica, que poderá ter caráter eliminatório, consiste em uma prova escrita dissertativa e no questionamento do plano de trabalho e projeto de pesquisa apresentado.

Os documentos para inscrição devem ser entregues na secretaria da Faculdade de Engenharia Química, situada na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas. Detalhes:  http://www.sg.unicamp.br/dca/concursos/abertos/concursos-para-professor-doutor/faculdade-de-engenharia-quimica 
 

 “O PRIMEIRO CONTROLE É O VOTO”

 

A responsabilidade da sociedade no combate à corrupção foi constantemente lembrada por Pedro Tomás Nevado-Batalla Moreno e Nicolás Rodríguez García, ambos professores doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, durante as palestras que proferiram , no auditório principal do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

As exposições integraram a programação do Simpósio Internacional: Crise de Representatividade — Desafios e Oportunidades para o Controle Externo. “O cidadão é quem tem o autêntico poder”, disse Nevado, sobre o direito de voto e a capacidade de escolher os administradores públicos.

 

O palestrante, cujo tema da exposição era “Corrupção e crise de representatividade: oportunidades e riscos”, falou da importância de os cidadãos escolherem pessoas com capacidade técnica para ocuparem os cargos públicos, ao citar casos de eleição de candidatos que se destacam apenas por serem famosos, como artistas ou ex-participantes de realities shows.

“Os gestores públicos devem ser reconhecidos por suas virtudes profissionais”, disse. Para ele, as autoridades são espelhos da sociedade.

 

Por isso, é preciso investir em educação e na difusão de valores que inibam a perpetuação de práticas corruptas, como a compra de produtos pirateados e a sonegação de impostos. Nevado lembra que fumar, por exemplo, é uma prática mal vista atualmente, mas sonegar impostos ainda é aceita por muitos.

 

Durante sua palestra, mostrou que a má gestão leva à perda de recursos e consequentemente põe em risco a boa prestação de serviços públicos. Para Pedro Nevado, que é conselheiro de Administração Pública do governo da comunidade autônoma espanhola de Extremadura — cargo equivalente no Brasil, segundo explicou, a de um secretário de Estado —, a boa administração atrai investidores, já que o cumprimento do princípio da legalidade gera confiança.

 

No entanto, destaca que é difícil a tomada de decisões no âmbito do setor público. “Que político quer ser antipático?”, questionou ao enfatizar que as pessoas não estão acostumadas com políticos que dizem “não”.

 

Corrupção x Desenvolvimento

 

Para o palestrante Nicolás Rodríguez García, a ideia do rouba, mas faz tem que ser abandonada, sendo necessário gerar na sociedade uma cultura de rejeição à corrupção.

 

O problema é um dos motivos da crise econômica mundial, já que compromete cerca de 7% do PIB mundial, segundo dados apresentados por ele durante sua exposição no Simpósio Internacional. “A corrupção arrasa os cofres públicos”, lamentou, lembrando que ela freia o desenvolvimento dos países afetados.

 

Ao longo de sua exposição — intitulada “Pontos fortes e fracos do sistema penal no combate à corrupção” —, García apontou algumas causas para a ineficácia dos sistemas penais na punição de atos de corrupção, entre elas: pactos de silêncio entre os envolvidos; existência de paraísos fiscais; desenvolvimento tecnológico, já que não é necessário um número grande de pessoas para se criar uma organização criminosa, por exemplo; falta de cooperação entre instituições públicas; além das oportunidades que incentivam, de certa forma, o aumento da corrupção, como condenações brandas combinadas com a não devolução dos valores desviados.

 

Por isso, enfatizou a importância da existência de controles internos e externos bem estabelecidos, para combater a corrupção. “O último recurso para corrigir o problema deve ser o sistema penal”, disse.

 

O papel e a importância do cidadão no combate à corrupção foi destacado por Nicolás García durante toda a palestra, com o apontamento, assim como fez Nevado, da necessidade de mudança de valores.

 

Na opinião dele, práticas, hoje, muitas vezes socialmente aceitas, como a contratação de parentes para cargos públicos, têm que ser condenadas. Ao mesmo tempo, mencionou a impunidade e o descrédito generalizado nas instituições públicas, que levam as pessoas a procurarem os meios de comunicação para denunciarem atos de corrupção, criando julgamentos paralelos.

 
No encerramento de sua palestra, deixou claro, entretanto, que é preciso também compromisso político para prevenir e reprimir a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário