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terça-feira, 12 de novembro de 2013

ERREI!


 

Ontem cometi um erro indesculpável ao escrever Economisar e não o correto Economizar, que é o correto. Tomei um baita puxão de orelha por causa disso da (ou do) Gil Stefani. Assim:

Prezado Elóy,

Gostaria de avisá-lo que otimizar escreve com Z e não com S. É muito triste ver um professor de Redação Publicitária IV e Mercadologia I cometer tal erro no título. Sugiro que você não escreva títulos em caixa alta, assim o seu corretor ortográfico sempre funcionará.

Desculpe, não sei dizer se há outros erros ou se seu artigo está bom ou não, pois depois deste erro, já não consegui prosseguir a leitura.

Atenciosamente,

Gil Stefani

+55 11 987641099 (mobile)/+ 55 11 3567-3507 (landline)

gil@awepr.com.br/ @gilstefani (twitter)/ www.awepr.com.br

 

 Imagino que, diante de um erro tão grave, outros tenham tido o mesmo impulso. Peço desculpa a todos, à(o) Gil inclusive. A você também. Vou caprichar mais pra não repetir essa besteira.

DIRETOR DA GLOBO ALERTA: “ESTÁ FALTANDO AGÊNCIA”

Carlos Henrique Nascimento, diretor comercial da TV Globo, palestrou na noite desta quinta-feira, 7, em evento promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda. O executivo discorreu sobre as iniciativas da emissora carioca com seus anunciantes.

Após sua apresentação, o profissional, que está concorrendo ao Caboré 2013, conversou com o Adnews para falar sobre o mercado da propaganda contemporâneo. Segundo Nascimento, está faltando agências para os clientes.

Ele explica que a Rede Globo possui uma equipe para prospectar novos anunciantes e que muitos deles não possuem agência de propaganda, alguns não têm nem o departamento de marketing. "Pouca gente tem investido em fabricar mercado. Todo mundo está correndo atrás -- por N fatores -- do mesmo bolo", analisa.

Quando perguntado sobre as discussões do mercado em relação ao modelo de negócios das agências, o diretor lembra que é preciso valorizar a atividade. "O desejável é que pudesse ser um mercado cada vez mais saudável. A pressão sobre custos e desempenho existe em todas as empresas do mundo. A questão é como você administra isso e sabe gerar valor a ponto de essa pressão não ser tão significativa. [...] Custo benefício é o nome do jogo", reflete.

Nascimento não crê na substituição de um meio por outro. O executivo acredita que as mídias se somam. "O fato de ser digital aumenta a velocidade e a diversidade de opções", comenta.

O diretor comercial acredita sim na internet, mas como um meio a ser complementado pelos outros. "A qualidade vai sempre preponderar, seja em que meio for. Não existe essa questão de um sobre o outro".

Nascimento analisa que é preciso avaliar até que ponto um conteúdo efêmero, como uma aparição nos Trending Topics do Twitter, por exemplo, tem eficácia de publicidade de fazer o consumidor final decidir pela compra daquela marca ou não.

Às vezes, diz o executivo, um fenômeno publicitário é espetacular e não mexe na curva de vendas. “Vendeu? Mexeu na curva de vendas? Mudou o share? É um conjunto de planejamento de ações [...] a combinação desses fatos envolve o consumidor de tal forma que no momento crucial na gôndola do supermercado, ele acaba optando por essa ou aquela marca em função desse conjunto”, diz dando como exemplo algumas ações multiplataforma promovidas durante o Rock in Rio.

Ao ser questionado sobre a ausência de conteúdo da emissora no Youtube e Netflix, Nascimento explica que tudo é uma questão de modelo de negócios. Ele relembra que a emissora segue testando seu aplicativo de vídeos sob demanda, mas não quer fazer algo sem pensar na monetização.

"Como fazer disso de uma maneira sustentável? Fazer isso de uma maneira atabalhoada, adotar uma tecnologia, qualquer que seja, de maneira afoita, o risco é muito grande de você só conseguir prejuízo. Nenhuma indústria do mundo atropela a maturidade", conta.

Ele também ressalta que a Globo está com o “pé” em todos os ambientes. A emissora segue "atenta a todos os movimentos", testando modelos de toda natureza e vendo a evolução e a complementaridade disso. (Leonardo Araujo no Adnews)

MERCADO ENCOLHE PARA OPORTUNISTAS


Mais uma iniciativa no mercado promo foi encerrada por conta da má gestão. Matéria divulgada pelo Meio & Mensagem informou na tarde de ontem (07/11), o fim da operação GEO Eventos, da Organização Globo.

O fim da GEO, que nasceu de uma associação da Globo com a RBS e foi desfeita em seguida, quando o grupo gaúcho criou a sua Engaje, torna este momento emblemático e acontece logo depois de Eike Batista, o ‘megafake’ do ramo petrolífero, encerrar uma série de iniciativas em nosso setor, que incluiu a abertura de uma empresa de promo para seu filho Thor, sem contar o Eduardo Fischer e seu ecológico SWU.

As alegações para o fechamento da GEO – que segundo informações apuradas pelo Meio&Mensagem, decorrem da falta de retorno dos investimentos realizados desde o início da operação – escondem aquilo que para nós é fato, mas que não é reconhecido pela indústria da comunicação: live marketing é negócio para especialistas e não para grupo de investimento oportunista que acredita que basta despejar dinheiro que a coisa acontece.

Trata-se de operações enxutas e precisas, que deixam margem apenas para quem sabe operá-las e mantém o controle do pulso desde o planejamento até a entrega. Isso porque, profissionais com “P” maiúsculo deste setor, sabem que se deixar correr solto, para conferir o resultado apenas no final, é certeza de prejuízo.

Mas, a quebra da GEO significa que o negócio de live marketing não tem futuro?

 

Nada disso. A famigerada batalha pela atenção ou batalha dos ecossistemas, que atualmente está na pauta de nove entre dez conversas do mundo publicitário, aponta para o uso cada vez mais intensivo de ações de engajamento, único ambiente onde as marcas poderão ter uma conversa “particular” com os shoppers e consumidores.

E os espetáculos, shows e todas as ativações decorrentes deles, justamente estas que a Globo está abandonando agora, serão vitais para qualquer macroestratégia de marketing.

O que realmente não podemos mais é ler – e deixar por isso mesmo –  coisas do tipo  ”A última operação da GEO será a “direção artística” do sorteio da Copa, cuja “execução” será da Aktuell”, conforme informação apurada pela corretíssima e atenta reportagem do Meio & Mensagem na mesma matéria divulgada nesta 5a.

Ora caro leitor, a Aktuell  - assim como o Banco de Eventos, Bullet, Innova, Tudo, Netza, Figer360 e muitas outras do ramo – nunca precisaram da GEO ou de qualquer outra “alienígena” para “orientar a execução” de um evento.

Lições Podem ser Tiradas Deste Acontecimento

 

Os clientes, que pagam dobrado por esta conta, têm uma oportunidade a mais para aprender que executar ações de live marketing não é para qualquer um. E que é tempo de retirar intermediários e oportunistas do meio deste negócio.

 

Como recompensa, certamente vão sorrir com melhores resultados, tanto de execução quanto financeiros.

 

E para o mercado em geral, que esta derrocada da Globo sirva de alerta a todos os grupos de comunicação, agências de publicidade, e mais recentemente grupos estrangeiros, que como abutres, ou paraquedistas, flanam no mercado de planejamento e produção de ações de live marketing tentando tratar as verdadeiras estruturas promocionais simplesmente como fornecedores. Economizem seus investimentos porque a operação só fecha na mão de quem é do ramo.

Já para os meios especializados fazemos uma proposta: vamos enaltecer quem está vivo, fazendo realmente ao vivo? (Promoview)

10 MANDAMENTOS DO REI DO BRAINSTORM


Um rapaz que se identifica como Kaká Rodrigues, publicitário, estrela uma versão bem-humorada da famosa matéria da Veja São Paulo “Os 10 mandamentos do Rei do Camarote”. O filme “10 mandamentos do Rei do Brainstorm” fala sobre as principais dicas de um publicitário para “agregar valor” em sua carreira.

Utilizando palavras parecidas com as ditas na famosa entrevista com o agora ilustre Playboy e empresário Alexander de Almeida, o personagem do filme brinca e ironiza algumas situações do cotidiano do publicitário.

O filme é recheado de piadas internas, como: “Quando a pessoa está na agência, ela é só mais uma. Agora... Se ela está na criação, ela acaba ficando em evidência. Tem status, tem glamour. E a conta de tudo é aquela coisa né, um par de olheiras, traição e vai para o infinito, infarto e transplante e um monte de coisas que a gente está acostumado”. (Redação Adnews

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA INDÚSTRIA TEXTIL E DE CONFECÇÕES

Com o objetivo de promover o debate sobre o potencial de crescimento do setor têxtil e confecção, no Brasil, a partir de 2014, o Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário realiza um painel no dia 26, às 17h, no Hotel Plaza, em Blumenau (SC).

 

O evento será mediado pelo presidente da entidade, Ulrich Kuhn, e terá a presença de Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; e Marcelo Prado, diretor do IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial.

 

As novas variáveis econômicas, setoriais e mercadológicas, como a desvalorização do Real; o baixo crescimento do PIB; as transformações nos canais de varejo; as novas formas de comercialização; o aumento no poder de compra dos consumidores; e a desaceleração das importações são alguns dos temas que serão discutidos no evento.

 

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Podem participar empresários e diretores das indústrias têxteis e confecções da região, associados ou não ao Sintex. Interessados devem confirmar presença até o dia 22 de novembro, pelo telefone (47) 3326-9662 ou pelo e-mail andressa@sintex.org.br.

 

 

O PREÇO DO TABLET GIGANTE DA PANASONIC

Na última convenção CES 2013, a Panasonic mostrou um modelo de tablet considerado estranho pelos especialistas em dispositivos móveis e tecnologia de maneira geral. O que assusta, na verdade, é o seu tamanho: é um 4K de 20 polegadas. Agora o preço foi finalmente revelado pela indústria japonesa. O modelo vai custar 6 mil dólares.

A configuração do dispositivo conta com 8GB de RAM, um SSD de 256GB e Intel Core i5. Além disso, o tablet tem peso aproximado de 2,5 Kg e, segundo o Gizmodo, foi apropriadamente concebido para profissionais de produção de e edição de vídeos, arquitetura, design, fotografia e de saúde. (Redação Adnews, com informações do Gizmodo)

NOVIDADE DA OKTOBERFEST


 


A 30ª Oktoberfest ganhou um termômetro on-line. É o siteOktoberSocial, que rastreou os assuntos mais comentados pelos usuários sobre a maior festa alemã do País, realizada entre os dias 03 e 20/10, no Parque Vila Germânica.

Durante todo o período da festa, as principais redes sociais foram monitoradas para saber quais assuntos estavam em alta no dia e foram  atualizados e apresentados em tempo real para o internauta.

No total, foram 113 mil menções de aproximadamente 61 mil usuários que resultaram na identificação dos itens que se destacaram entre os foliões. O OktoberSocial apresentou sete grandes categorias que são: cervejarias, desfile, estrutura, festa, gastronomia, trajes típicos, entre outros, dividas por 48 subcategorias, totalizando mais de 500 termos utilizados pelos internautas nos comentários.

Os destaques ficaram por conta do “chope”, citado 5,7 mil vezes, e das expressões alemãs como “ein prosit,” “fritz” e “frida” com 3,2 mil comentários. O termo “desfile” foi citado 1,6 mil vezes, “trajes típicos” 1,4 mil e “ingressos” 1,2 mil. As redes sociais mais utilizadas foram: Twitter com 59,9%, Instagram com 21,7% e Facebook com 15,84%. Google + eYouTube também foram utilizados neste período, mas não tão forte como as outras redes sociais.

 

Os números de posts alcançaram picos nos fins de semana, acompanhando o clima da festa e o volume de turistas engajados com o assunto. Quem postou fotos no Instagram com a hashtag #Oktoberblumenau também apareceu no site. Ao todo, foram quase três mil fotos, com comentários gerais sobre o evento, e, principalmente, perto do final da festa, citando a contagem regressiva e a saudade que a Oktoberfest deixa nos participantes todos os anos.

 

Para visualizar o OktoberSocial online basta acessar  http://www.oktobersocial.com.br/ (Promoview)

10 MANDAMENTOS DO REI DO SEO

Para agregar valor ao Camarote do SEO, confira os Dez Mandamentos que fazem de alguém o Rei do SEO. Todos podem estar na Pista do SEO, e lá você fica imperceptível, porém ao Camarote do SEO nem todos conseguem chegar; só o Rei e seus convidados.


Se você quer ter ‘statis’ e agregar muitas visitas (e conversões, claro!) ao seu site, descubra o que faz o Rei do SEO e monte também o seu camarote com os seguintes “quesitos”:


1. Receba Links de Grife


Os melhores links são os mais difíceis, mas ao mesmo tempo, os que mais agregam valor ao seu site. Para ser um Rei do SEO, você deve ser mencionado por sites que sejam realmente de grife, e não apenas ‘statis’.


2. Seu Site deve ser rápido como um carrão 

Um carro deve ser rápido para que você chegue antes ao seu destino. Para as pessoas chegarem antes ao seu site, ele também deve ser. Quem não quer ter um site rápido como uma Ferrari?


3. No camarote do Google só entram 10 pessoas

O Rei do SEO sempre almeja a melhor posição, e o Camarote do Google é a primeira página. O camarote é para poucos, na pista do SEO há cerca de 23.748.382 resultados.


4. Serviço exclusivo é contar com uma boa agência

Quem fica no camarote não põe a mão na massa e tem pessoas para servi-lo.
O Rei do SEO é aquele que só colhe os frutos e por isso conta com a melhor agência de SEO, que vai ser responsável por cuidar de todos os detalhes para que só precise estourar o champanhe a cada bom conteúdo e pico de acesso que for alcançado!


5. Seguranças que impeçam o black hat

O Black Hat pode ser fatal à integridade física do seu site. Portanto, esteja sempre certo de que seguranças estarão lá para protegê-lo.


6. Conteúdo bom é champanhe


Só é Rei do SEO mesmo quem investe em conteúdo de qualidade. Pois só conteúdo de qualidade tem ‘statis’ para o Google. Um camarote não pode ter plágio, conteúdo de baixa qualidade e nele não há keyword stuffing.
Quando o conteúdo fica bom, vale a pena estourar um champanhe com fogos para comemorar o ‘statis’ que ele agrega ao Google Analytics.


7. Tenha autores famosos


Você já deve saber que o Google também utiliza dados de autores para avaliar a autoridade de um site ou artigo. Autores famosos, altamente compartilhados e requisitados, costumam trazer grande audiência a um site e devem marcar presença com seu bom conteúdo no camarote do SEO.
Descubra mais sobre como aproveitar o ‘statis’ dos famosos implementando o Author Rank.

 

8. Mulheres devem estar no camarote do SEO

As mulheres têm cada vez mais conquistado seu espaço no mercado de trabalho. Com o SEO, não é diferente. Por isso, é sempre bom ter em seu camarote mulheres inteligentes que consigam criar estratégias e dar aquele toque feminino que faz toda a diferença nos resultados gerados.


9. Conversões são música para seus ouvidos


Do que adianta ficar bem posicionado se seu site não gera conversões?
Por isso para ser o Rei do SEO e administrar um império milionário, defina muito bem quais são os seus KPIs com o seu planejamento estratégico, e acompanhe para a música das conversões tocar alto no seu Google Analytics.


10. Instagram também é conteúdo

Engana-se quem pensa que conteúdo é só texto. Conteúdo é tudo aquilo o que gera comunicação com o usuário, e embora o algoritmo do Google não use diretamente dados de redes sociais, é ótimo para você manter todos os canais de comunicação em social media abertos com o seu cliente. (Artigo encaminhado ao Adnews pela Conversion)

 

BLUMENAU PERDE A TEXFAIR


 


Tudo indica que a Feira Internacional de Produtos Têxteis (TexFair) passou a fazer parte do passado na história econômica de Blumenau.

Depois de muita conversa, análise e reflexão, o Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau e Região (Sintex) – criador e organizador da feira de negócios – decidiu cancelar o evento do ano que vem, sem perspectivas imediatas de retomá-lo no futuro.

A feira estava agendada para o período de 25 a 28/03/2014 no Parque Vila Germânica. Na semana passada, alguns hotéis de Blumenau registraram cancelamentos de reservas para o período e a desconfiança começou. A organização teve a preocupação de conversar com os expositores antes de oficializar a decisão.

Seria a 15ª edição da Texfair, que estreou em 2000, se consolidou como a maior feira do gênero no País quatro anos mais tarde, teve seu auge em 2006 e 2007, aproveitando a nova estrutura de eventos com a construção do Parque Vila Germânica no lugar da Proeb, e iniciou uma curva descendente nos anos seguintes.

A organização tentou dar sobrevida ao evento, separando em duas feiras os setores de vestuário (Texfair Fashion) e cama, mesa e banho (Texfair Home). A divisão só deu certo para a Home. A Fashion nunca saiu do papel. Reunir tudo no mesmo espaço era a aposta para 2014, mas não deu resultado.

Novo Evento Surge

Segundo o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, alguns aspectos foram decisivos para decretar o cancelamento da feira. O primeiro deles é a forte concorrência da Têxtil House Fair, feira do setor que ocorre duas vezes por ano em São Paulo e atrai cada vez mais expositores que davam preferência para a Texfair. A primeira edição de 2014 será em fevereiro, semanas antes da feira de Blumenau.

Outro aspecto é o questionamento que as empresas expositoras fazem da eficiência do modelo adotado pelas feiras, com investimentos altos e retorno nem sempre proporcional.

Por isso, o Sintex está trabalhando em um novo formato de evento. Seria uma semana de negócios, quando os principais compradores dos clientes das indústrias têxteis da região viriam à cidade para visitar os fornecedores, conhecer as novas coleções e fechar negócios.

“É uma tendência nos Estados Unidos e pode dar certo aqui”, diz Valim. Se der certo, a cidade e o Parque Vila Germânica perdem toda a movimentação gerada pelas mais de dez mil pessoas que passavam pela Texfair, mas hotéis e restaurantes, por exemplo, ainda podem ter algum movimento para compensar a lacuna a ser deixada pela feira. (Promoview)

SANÃ, O MELHOR FILME DO FESTIVAL CURTA 2013

A 23ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema - premiou na noite desta quinta-feira, dia 7, as melhores produções escolhidas pelo júri oficial, voto popular e pelo júri jovem, formado por estudantes. O curta “Sanã”, de Marcos Pimentel, ganhou o “Grande Prêmio Curta Cinema”, principal premiação do festival, na Competição Nacional. Na mostra Competição Internacional, o vencedor foi o curta de ficção inglês “A Massa de Homens”, de Gabriel Gauchet. Ambos os ganhadores estão, assim, qualificados para concorrer uma indicação ao Oscar.

Pelo júri jovem, “Contos da Maré”, de Douglas Soares, e “Vá e Brinque”, de Daria Belova, saíram vencedores respectivamente nas Competições Nacional e Internacional. O júri jovem fez ainda uma menção honrosa aos filmes “Gericinó – do Lado de Fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, e “A Lua que Caiu no Mar”, de Akira Oda.

Já pelo voto popular, os ganhadores foram “Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, e o documentário americano “Não Mais: uma História de Revolução”, de Matthew VanDyke. Thais Fijunaga e Antoine Giorgini foram eleitos os melhores diretores pelos curtas “Os irmãos Mai” e “Os Bandidos”.

“Eu destacaria a força dos documentários nessa edição 2013 do Curta Cinema. O fato de termos tantos curtas documentários vencedores mostra uma inovação não só por parte do júri técnico, como também por parte dos jovens e do público”, afirmou o diretor do Festival, Ailton Franco Jr.

O Festival Curta Cinema exibiu 230 filmes na sua edição 2013, 60 filmes brasileiros, 45 produções alemãs e 125 obras de países como: Suécia, Kosovo, Argentina, Tailândia, Espanha, Reino Unido, Cingapura, França, Holanda, Bélgica, Chipre, Irã, Noruega, China, Filipinas, EUA, Canadá, Áustria, Portugal, Suíça, Israel, Grécia, Rússia, Itália, Polônia, Uruguai, Chile, Colômbia, Uruguai, Cuba, México, Malta, Etiópia, Japão, entre outros.

O evento contou com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Oi, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, copatrocínio da RioFilme e apoio cultural do Oi Futuro.

PREMIADOS CURTA CINEMA 2013

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Júri Oficial – Beth Formaggini, Monica Lairana e Vinícius Reis

Grande Prêmio Curta Cinema 2013

“The mass of men” / A massa de homens, de Gabriel Gauchet, ficção, 17 min, Inglaterra, 2012

Prêmio Especial do Júri

“La Lampe au beurre de Yak”/ Lamparina a óleo de iaque, de Wei Hu, ficção, 16 min, França, 2103

Melhor Direção

Antoine Giorgini, pelo filme “Les Brigands” / Os Bandidos, ficção, 17 min, Bélgica-França, 2013

Menção Especial do Júri

“Nation for two”/ Nação para dois, de Chaja Hertog, experimental, 15 min, Holanda, 2012

Júri Jovem 2013

Melhor Filme

”Komm und Spiel” / Vá e brinque, de Daria Belova, ficção, 30 min, Alemanha, 2013

Menção Honrosa

“Umi Ni Ochita Tsuki No Hanashi”/ A lua que caiu no mar, de Akira Oda, animação, 19 min, Japão, 2013

Prêmio do Público

”Not anymore: a story of revolution” / Não Mais: uma história de revolução, de Matthew VanDyke, documentário, 14 min, EUA, 2013

COMPETIÇÃO NACIONAL

Júri Oficial – Maike Mia Hoehne, Mélissa Bouchard e Ricardo Targino

Grande Prêmio Curta Cinema 2013

“Sanã”, de Marcos Pimentel, documentário, 19 min, Minas Gerais/Brasil, 2013

Prêmio Especial do Júri

“Onde não posso ir”, de Lygia Santos, documentário, 22 min, Minas Gerais/Brasil, 2013

Melhor Direção

Thais Fujinaga, por “Os irmãos Mai”, ficção 19 min, São Paulo/Brasil, 2013

Menção Especial do Júri

“Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade”, de Pedro Severien, experimental, 14 min, Pernambuco/Brasil, 2013

“Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, documentário, 28 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2012

Júri Jovem 2013

Melhor Filme

”Contos da Maré”, de Douglas Soares, documentário, 18 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2013

Menção Honrosa

“Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, documentário, 28 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2012

Prêmio do Público

“Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, documentário, 28 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2012

PANORAMA INTERNACIONAL

Melhor Filme

“Stranznicy”/ The Guardians / Os Guardiões, de Krzysztof Szot, ficção, 16 min, Polônia, 2013

PANORAMA NACIONAL

Melhor Filme

“Abrigo ao Sol”, de Emerson Evencio, ficção, 13 min, Espírito Santo/Brasil, 2012

PANORAMA LATINO-AMERICANO

Melhor Filme

“La última escena”/ A última cena, de Miguel Bustos, documentário, 19 min, Chile, 2013

PANORAMA CARIOCA

Melhor Filme

“Rio Cidade Olímpica”, de Claudio Felício Pífano Silva, ficção, 7min, Rio de Janeiro/Brasil, 2013

PROGRAMA ESPECIAL – LADO B

Melhor Filme

“Sequence”/ Sequencia, de Carles Torrens, ficção, 20 min, EUA, 2013

PRÊMIO PORTA CURTAS

“É tudo lágrima”, de Fábio Baldo e Tico Dias, ficção, 25 min, São Paulo/Brasil, 2013

ATIVIDADES PARALELAS – PREMIAÇÃO

Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Melhor Projeto Nacional

“À Parte do Inferno, de Raul Arthuso

Melhor Projeto Carioca

”Aqueles Dois Naquela Manhã”, de Guilherme Macedo

Menção Honrosa

”Brasil x Holanda”, de Caroline Andressa De Biagi

Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.

GOOGLE GLASS, AGORA COM LENTE DE GRAU

O Google Glass nem chegou ainda às prateleiras nas lojas de tecnologia, mas já é objeto de desejo de milhões de pessoas mundo afora. Em principio parece espetacular a ideia de ter um óculos que faz todas as maravilhas que o gadget promete, mas, ao mesmo tempo, parece estranho pensar na hipótese do aparelho servir para tudo, menos para ser de fato um óculos.

Entretanto, a gigante da internet e da tecnologia já está se mexendo para não deixar na mão aqueles que precisam também de um óculos com lentes que os façam enxergar melhor, além de ser um computador acoplado ao rosto.

O Google está fechando acordo com um parceiro para produzir lentes de prescrição. O possível acordo deve possibilitar também a criação de algumas versões do gadget, como modelos específicos de moda e esporte, conforme noticiou a imprensa americana. (Redação Adnews, com informações do Slashgear

AO VIVO, PELA INTERNET, UMA NOVA TENDÊNCIA

Com a implantação da tecnologia 4G no Brasil, que ampliou a velocidade da internet no país, cada vez mais empresas têm optado por transmitir eventos ao vivo pela internet. Da mesma forma, o número de pessoas que utiliza este tipo de serviço também tem crescido. Aqui no país esta ainda é uma tendência relativamente nova, porém, em diversos outros países do mundo este tipo de transmissão já é utilizada há muitos anos.

No Paraná, a Live One é a primeira empresa especializada neste trabalho e que utiliza tecnologia de última geração. De acordo com o empresário, Pablo Suarez Rivaya, as pessoas têm utilizado cada vez mais este tipo de serviço devido as grandes vantagens que ele oferece. “Os benefícios são tanto para a empresa que transmite seu evento quanto para quem assiste”, garante.

Segundo Pablo, a transmissão via web ou webcasting possibilita a ampliação do alcance do evento, sendo um grande diferencial. “Se em um espaço físico a quantidade de público é limitada de acordo com a estrutura do local, pela internet o número de pessoas que assistem é ilimitado”, comenta.

Por outro lado, as pessoas podem assistir estas transmissões no conforto das suas casas, ou enquanto estão presas em um engarrafamento, por exemplo, ou dentro do ônibus. “Basta ter um aparelho com acesso a internet com velocidade a partir de 600k que já é possível assistir. Para acompanhar a transmissão em alta definição a velocidade mínima deve ser de cinco mega”, orienta Pablo.

Na última terça-feira a Faculdade Internacional ESIC Business e Marketing School realizou uma palestra com o tema “Perspectivas de Negócios para 2014 - Tendências Estratégicas, Financeiras, Inovação e Capital Humano” que foi ministrada pelos professores e consultores Dante Quadros, José Eduardo Nasser, Armando Rasoto e Ruy Sant´Ana. O evento foi realizado em Curitiba e transmitido ao vivo pela Live One.

Para se ter uma ideia, a palestra lotou o anfiteatro e a transmissão possibilitou um alcance muito maior, pois pessoas de diversos estados do Brasil assistiram e também de outros países como Espanha, Austrália, Peru e Estados Unidos.

“Neste evento tivemos uma audiência pela internet quatro vezes maior do que presencial. Este dado é considerado um grande sucesso, pois equivale a ter celebrado quatro eventos com custos variáveis em um único evento”, analisa.

Acesso gratuito

Não é necessária a instalação de nenhum software no computador do usuário para acompanhar as transmissões, basta acessar o link de acesso no site da Live One na hora marcada para o início do evento.

Algumas transmissões são gratuitas para o usuário, como foi o caso da palestra na ESIC. Porém, algumas empresas cobram para que as pessoas possam assistir. “Geralmente para shows ou apresentações de stand up comedy, por exemplo, os organizadores costumam vender o acesso”, explica Pablo.

Ainda segundo Pablo, existe a possibilidade de financiar o evento com anunciantes ou patrocinadores “o que a gente considera o modelo de negócio mais interessante para todas as partes”, finaliza.

INVESTIR EM MÍDIAS DIGITAIS OU TRADICIONAIS?

Um cenário muito comum: sua empresa está indo relativamente bem, o lucro está aí e agora você tem uma grana guardada pronta para ser investida para expandir os seus negócios. Você precisa atrair mais público e se pergunta na hora de pensar em publicidade e propaganda: vou investir em quais mídias?

A resposta para essa complexa pergunta é, na verdade, muito simples: qual mídia é melhor absorvida pelo seu público-alvo?

A definição e estudo do seu público-alvo são importantíssimos para ser utilizados em várias ocasiões, e, no caso das tomadas de decisões em publicidade, eles são essenciais para trazer resultados efetivos sem desperdiçar dinheiro.

Não há uma escolha padrão entre sua empresa investir em mídias digitais ou tradicionais. Talvez sua empresa se dê melhor com mídias tradicionais tendo em vista que o seu público seja pessoas com mais de 30 anos, por exemplo. Ou talvez sua empresa deve utilizar as duas!

É importante você não deixar ser levado pelo seu gosto pessoal ou por alguma ideia mirabolante que pode ser sensacional, mas que não trará nenhum resultado se tiver pouca audiência ou se tiver muita audiência sem qualificação.

Há estratégias de marketing exclusivamente para se ter audiência, ou seja, para que qualquer pessoa passa a conhecer a sua empresa. Normalmente, essas são ações de branding e que não possuem uma conversão em vendas muito grande, sendo difícil de mensurar e calcular o seu retorno de investimento (ROI).

As mídias digitais são grandes negócios, pois, normalmente, são mais baratas que as tradicionais e atingem um grande público, que poderá ser ou não segmentado e possuem dados estatísticos muito mais precisos e rápidos.

Mas fazer anúncio no Facebook só porque ele é muito barato adiantará alguma coisa se o seu cliente nem tem uma conta na rede social, ou se acessa apenas durante uma hora no final de semana? Talvez compense sua empresa distribuir panfletos durante os finais de semana em clubes, por exemplo.

Ou seja, para responder a essa pergunta facilmente, tenha em mãos quem é o seu público-alvo e as características das mídias disponíveis no mercado. Aí fica bem fácil e claro escolher qual é a melhor. (Por Marcello Ursini - Diretor da YouCreate. No Adnews)

OPORUNIDADES

FAPESP e Braskem lançam nova chamada de propostas   A FAPESP e a Braskem lançaram nova chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições. As propostas serão recebidas em fluxo contínuo até 6 de novembro de 2014.


Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo. Aplicam-se as condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Entre os diversos temas relevantes para a chamada estão: Processos de síntese de intermediários, monômeros e polímeros a partir de matérias-primas renováveis, derivadas da cadeia produtiva dos biocombustíveis; Aplicações inovadoras de estruturas usando laminados de compósitos reforçados com fibra de carbono em segmentos estratégicos; Desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação de contaminantes em nafta; Obtenção de poliolefinas e olefinas, novas propriedades e processos; Impressão 3D com utilização de PEAD.

As propostas deverão buscar soluções novas e criativas, relevância imediata, disseminação e comunicação, e propriedade intelectual dos resultados.

O total de recursos para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 10 milhões. Os projetos de pesquisa selecionados poderão ter duração de até 36 meses. Detalhes: www.fapesp.br/8262

. Pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular com Bolsa da FAPESP  O Projeto Temático “Genômica funcional e comparativa em fungos”, apoiado pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Laboratório de Genética e Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)


O projeto é focado nos estudos dos mecanismos moleculares envolvidos na interação patógeno-hospedeiro e dos mecanismos de resistência a drogas em fungos.

Para participar do processo, o candidato deve ter título de doutor e formação na área de Ciências Biológicas, Química ou Biotecnologia; experiência em pesquisa na área de Microbiologia, com domínio de técnicas de biologia molecular e experiência em técnicas de PCR (reação em cadeia da polimerase, na sigla em inglês) em tempo real, expressão gênica e nocaute gênico.

É necessário também que o candidato tenha artigos científicos publicados nos últimos três anos e boa comunicação na língua inglesa.

O interessados devem enviar carta de interesse, súmula curricular atualizada e carta de recomendação para o e-mail da pesquisadora responsável, Nilce Maria Martinez-Rossi (nmmrossi@usp.br).

A data-limite para inscrições é dia 17. Detalhes: :http://www.fapesp.br/oportunidades/518.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades. 
 

OS SACs PARALELOS E O COMÉRCIO ONLINE

Recente pesquisa de uma empresa de gerenciamento do relacionamento do consumidor nas redes sociais mostra o grau de satisfação dos brasileiros na hora de realizar compras ou contratar serviços pela internet. O levantamento “Qualidade do Atendimento ao Consumidor no Brasil”, realizada pela eCRM 123, aponta que grande parte dos clientes insatisfeitos busca as redes sociais após não conseguir êxito pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Ao mesmo tempo em que a internet é eficiente como meio de atendimento ao consumidor pode se tornar vilã quando o assunto são as reclamações. As empresas de e-commerce dispõem de canais para atender os clientes, mantendo uma relação transparente e próxima entre as duas partes, informando políticas de troca e devolução.

A maioria possui serviços de atendimento aos consumidores e não precisa da interferência de terceiros para que eventuais dificuldades venham a ser sanadas.

Porém, o comércio on-line brasileiro está convivendo, e cada vez com mais intensidade, com sites que fazem o papel de um SAC paralelo ao qual o consumidor está recorrendo em caso de ser ignorado ou de ter seus direitos lesados por qualquer empresa.

Segundo Carla Del Valle, diretora de convergência da Polvo Digital, de Curitiba, atualmente esses sites vêm sendo utilizados também por consumidores mal intencionados e sem limites na hora de reclamar por seus direitos.

Para ela, muitas vezes esses consumidores online usam os SACs paralelos como ameaça ou moeda de troca, argumentando que irão publicar caso suas solicitações não sejam atendidas de acordo com seus anseios.

“Esses, em geral, vão contra a política de atendimento ou de troca/devolução do comerciante, que se vê refém de uma situação em que foi inserido sem oportunidade de defesa. Respondendo ou não a essas reclamações, o comerciante está exposto e à mercê de avaliações que podem estar equivocadas a respeito do atendimento de sua empresa”, observa.

Por conta dessa situação, já se nota um aumento de processos judiciais por danos morais e materiais impetrados pelas empresas, alvos de reclamações abusivas e até mesmo ofensivas e difamatórias, e que sofreram prejuízos na imagem e nos negócios.

Em casos como esses, a Justiça vem determinando a retirada da internet das reclamações sob pena de multa. Nas alegações, tem afirmado que estes tipos de sites favorecem a prática de crimes contra a honra, uma vez que os consumidores não medem palavras para ofender as marcas de propriedade dos fornecedores.

 

Sobre a Polvo - Uma empresa de comunicação e tecnologia voltada ao meio digital. Desde 2003, realiza projetos web de proporções e naturezas diversas, começando pela criação de campanhas de publicidade online e hotsites, chegando ao desenvolvimento de sites complexos, comércio eletrônico e sistemas sob demanda. Em comunicação, o trabalho da Polvo Digital é voltado ao fortalecimento da marca dos clientes, usando o meio online com criatividade e inteligência. Em tecnologia, busca qualidade em soluções com longa vida útil. Site: www.polvo.com.br.

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