Ontem
cometi um erro indesculpável ao escrever Economisar e não o correto Economizar,
que é o correto. Tomei um baita puxão de orelha por causa disso da (ou do) Gil
Stefani. Assim:
Prezado Elóy,
Gostaria de avisá-lo que otimizar escreve com Z e não com S. É muito
triste ver um professor de Redação Publicitária IV e Mercadologia I
cometer tal erro no título. Sugiro que você não escreva títulos em caixa alta,
assim o seu corretor ortográfico sempre funcionará.
Desculpe, não sei dizer se há outros erros ou se seu artigo está bom ou
não, pois depois deste erro, já não consegui prosseguir a leitura.
Atenciosamente,
Gil Stefani
+55
11 987641099 (mobile)/+ 55 11 3567-3507 (landline)
Imagino que, diante de um erro tão grave,
outros tenham tido o mesmo impulso. Peço desculpa a todos, à(o) Gil inclusive.
A você também. Vou caprichar mais pra não repetir essa besteira.
DIRETOR
DA GLOBO ALERTA: “ESTÁ FALTANDO AGÊNCIA”
Carlos Henrique Nascimento, diretor comercial da TV Globo, palestrou na
noite desta quinta-feira, 7, em evento promovido pela Associação dos
Profissionais de Propaganda. O executivo discorreu sobre as iniciativas da
emissora carioca com seus anunciantes.
Após sua apresentação, o profissional, que está concorrendo ao Caboré
2013,
conversou com o Adnews para falar sobre o mercado da propaganda contemporâneo.
Segundo Nascimento, está faltando agências para os clientes.
Ele explica que a Rede Globo possui uma equipe para prospectar novos
anunciantes e que muitos deles não possuem agência de propaganda, alguns não
têm nem o departamento de marketing. "Pouca gente tem investido em
fabricar mercado. Todo mundo está correndo atrás -- por N fatores -- do mesmo
bolo", analisa.
Quando perguntado sobre as discussões do mercado em relação ao modelo de
negócios das agências, o diretor lembra que é preciso valorizar a atividade.
"O desejável é que pudesse ser um mercado cada vez mais saudável. A pressão
sobre custos e desempenho existe em todas as empresas do mundo. A questão é
como você administra isso e sabe gerar valor a ponto de essa pressão não ser
tão significativa. [...] Custo benefício é o nome do jogo", reflete.
Nascimento não crê na substituição de um meio por outro. O executivo
acredita que as mídias se somam. "O fato de ser digital aumenta a
velocidade e a diversidade de opções", comenta.
O diretor comercial acredita sim na internet, mas como um meio a ser
complementado pelos outros. "A qualidade vai sempre preponderar, seja em
que meio for. Não existe essa questão de um sobre o outro".
Nascimento analisa que é preciso avaliar até que ponto um conteúdo
efêmero, como uma aparição nos Trending Topics do Twitter, por exemplo, tem
eficácia de publicidade de fazer o consumidor final decidir pela compra daquela
marca ou não.
Às vezes, diz o executivo, um fenômeno publicitário é espetacular e não
mexe na curva de vendas. “Vendeu? Mexeu na curva de vendas? Mudou o share? É um
conjunto de planejamento de ações [...] a combinação desses fatos envolve o
consumidor de tal forma que no momento crucial na gôndola do supermercado, ele
acaba optando por essa ou aquela marca em função desse conjunto”, diz dando
como exemplo algumas ações multiplataforma promovidas durante o Rock in Rio.
Ao ser questionado sobre a ausência de conteúdo da emissora no Youtube e
Netflix, Nascimento explica que tudo é uma questão de modelo de negócios. Ele
relembra que a emissora segue testando seu aplicativo de vídeos sob demanda,
mas não quer fazer algo sem pensar na monetização.
"Como fazer disso de uma maneira sustentável? Fazer isso de uma
maneira atabalhoada, adotar uma tecnologia, qualquer que seja, de maneira
afoita, o risco é muito grande de você só conseguir prejuízo. Nenhuma indústria
do mundo atropela a maturidade", conta.
Ele também ressalta que a Globo está com o “pé” em todos os ambientes. A
emissora segue "atenta a todos os movimentos", testando modelos de
toda natureza e vendo a evolução e a complementaridade disso. (Leonardo Araujo no Adnews)
MERCADO
ENCOLHE PARA OPORTUNISTAS
Mais uma iniciativa no mercado
promo foi encerrada por conta da má gestão. Matéria divulgada pelo Meio &
Mensagem informou na tarde de ontem (07/11), o fim da operação GEO Eventos, da
Organização Globo.
O
fim da GEO, que nasceu de uma associação da Globo com a RBS e foi desfeita em
seguida, quando o grupo gaúcho criou a sua Engaje, torna este momento
emblemático e acontece logo depois de Eike Batista, o ‘megafake’ do ramo
petrolífero, encerrar uma série de iniciativas em nosso setor, que incluiu a
abertura de uma empresa de promo para seu filho Thor, sem contar o Eduardo
Fischer e seu ecológico SWU.
As alegações para o fechamento
da GEO – que segundo informações apuradas pelo Meio&Mensagem, decorrem da falta de retorno
dos investimentos realizados desde o início da operação – escondem aquilo que
para nós é fato, mas que não é reconhecido pela indústria da comunicação: live marketing é negócio para especialistas e não
para grupo de investimento oportunista que acredita que basta despejar dinheiro
que a coisa acontece.
Trata-se
de operações enxutas e precisas, que deixam margem apenas para quem sabe
operá-las e mantém o controle do pulso desde o planejamento até a entrega. Isso
porque, profissionais com “P” maiúsculo deste setor, sabem que se deixar correr
solto, para conferir o resultado apenas no final, é certeza de prejuízo.
Mas, a quebra da GEO significa
que o negócio de live marketing não
tem futuro?
Nada disso. A famigerada batalha pela atenção ou batalha dos
ecossistemas, que atualmente está na pauta de nove entre dez conversas do mundo
publicitário, aponta para o uso cada vez mais intensivo de ações de
engajamento, único ambiente onde as marcas poderão ter uma conversa
“particular” com os shoppers e
consumidores.
E
os espetáculos, shows e todas as ativações decorrentes deles, justamente estas
que a Globo está abandonando agora, serão vitais para qualquer macroestratégia
de marketing.
O
que realmente não podemos mais é ler – e deixar por isso mesmo – coisas
do tipo ”A última operação da GEO será a “direção artística” do sorteio
da Copa, cuja “execução” será da Aktuell”, conforme informação apurada pela
corretíssima e atenta reportagem do Meio & Mensagem na mesma matéria
divulgada nesta 5a.
Ora
caro leitor, a Aktuell - assim como o Banco de Eventos, Bullet, Innova,
Tudo, Netza, Figer360 e muitas outras do ramo – nunca precisaram da GEO ou de
qualquer outra “alienígena” para “orientar a execução” de um evento.
Lições Podem ser Tiradas Deste
Acontecimento
Os clientes, que pagam dobrado
por esta conta, têm uma oportunidade a mais para aprender que executar ações de live marketing não é para qualquer um. E que é tempo
de retirar intermediários e oportunistas do meio deste negócio.
Como recompensa, certamente
vão sorrir com melhores resultados, tanto de execução quanto financeiros.
E para o mercado em geral, que
esta derrocada da Globo sirva de alerta a todos os grupos de comunicação,
agências de publicidade, e mais recentemente grupos estrangeiros, que como
abutres, ou paraquedistas, flanam no mercado de planejamento e produção de
ações de live marketing tentando tratar as verdadeiras estruturas promocionais simplesmente como fornecedores.
Economizem seus investimentos porque a operação só fecha na mão de quem é do
ramo.
Já
para os meios especializados fazemos uma proposta: vamos enaltecer quem está
vivo, fazendo realmente ao vivo? (Promoview)
10 MANDAMENTOS DO
REI DO BRAINSTORM
Um
rapaz que se identifica como Kaká Rodrigues, publicitário, estrela uma versão
bem-humorada da famosa matéria da Veja São Paulo “Os 10 mandamentos do Rei do
Camarote”. O filme “10 mandamentos do Rei do Brainstorm” fala sobre as
principais dicas de um publicitário para “agregar valor” em sua carreira.
Utilizando
palavras parecidas com as ditas na famosa entrevista com o agora ilustre
Playboy e empresário Alexander de Almeida, o personagem do filme brinca e
ironiza algumas situações do cotidiano do publicitário.
O
filme é recheado de piadas internas, como: “Quando a pessoa está na agência,
ela é só mais uma. Agora... Se ela está na criação, ela acaba ficando em
evidência. Tem status, tem glamour. E a conta de tudo é aquela coisa né, um par
de olheiras, traição e vai para o infinito, infarto e transplante e um monte de
coisas que a gente está acostumado”. (Redação Adnews
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA
INDÚSTRIA TEXTIL E DE CONFECÇÕES
Com o objetivo de promover o debate sobre o potencial de crescimento do
setor têxtil e confecção, no Brasil, a partir de 2014, o Sintex – Sindicato das
Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário realiza um painel no dia 26, às
17h, no Hotel Plaza, em Blumenau (SC).
O evento será mediado pelo presidente da entidade, Ulrich Kuhn, e terá a
presença de Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT - Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; e Marcelo Prado, diretor do IEMI
– Instituto de Estudos e Marketing Industrial.
As novas variáveis econômicas, setoriais e mercadológicas, como a
desvalorização do Real; o baixo crescimento do PIB; as transformações nos
canais de varejo; as novas formas de comercialização; o aumento no poder de compra
dos consumidores; e a desaceleração das importações são alguns dos temas que
serão discutidos no evento.
As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Podem participar
empresários e diretores das indústrias têxteis e confecções da região, associados
ou não ao Sintex. Interessados devem confirmar presença até o dia 22 de
novembro, pelo telefone (47) 3326-9662 ou pelo e-mail andressa@sintex.org.br.
O PREÇO
DO TABLET GIGANTE DA PANASONIC
Na última convenção CES 2013, a Panasonic mostrou um modelo de tablet
considerado estranho pelos especialistas em dispositivos móveis e tecnologia de
maneira geral. O que assusta, na verdade, é o seu tamanho: é um 4K de 20
polegadas. Agora o preço foi finalmente revelado pela indústria japonesa. O
modelo vai custar 6 mil dólares.
A configuração do dispositivo conta com 8GB de RAM, um SSD de 256GB e
Intel Core i5. Além disso, o tablet tem peso aproximado de 2,5 Kg e, segundo o
Gizmodo, foi apropriadamente concebido para profissionais de produção de e
edição de vídeos, arquitetura, design, fotografia e de saúde. (Redação Adnews, com
informações do Gizmodo)
NOVIDADE DA OKTOBERFEST
A 30ª Oktoberfest ganhou um termômetro on-line. É o siteOktoberSocial,
que rastreou os assuntos mais comentados pelos usuários sobre a maior festa
alemã do País, realizada entre os dias 03 e 20/10, no Parque Vila Germânica.
Durante todo o período da
festa, as principais redes sociais foram
monitoradas para saber quais assuntos estavam em alta no dia e foram
atualizados e apresentados em tempo real para o internauta.
No
total, foram 113 mil menções de aproximadamente 61 mil usuários que resultaram
na identificação dos itens que se destacaram entre os foliões. O OktoberSocial
apresentou sete grandes categorias que são: cervejarias, desfile, estrutura,
festa, gastronomia, trajes típicos, entre outros, dividas por 48 subcategorias,
totalizando mais de 500 termos utilizados pelos internautas nos comentários.
Os destaques ficaram por conta
do “chope”, citado 5,7 mil vezes, e das expressões alemãs como “ein prosit,”
“fritz” e “frida” com 3,2 mil comentários. O termo “desfile” foi citado 1,6 mil
vezes, “trajes típicos” 1,4 mil e “ingressos” 1,2 mil. As redes sociais mais utilizadas foram: Twitter com 59,9%, Instagram com
21,7% e Facebook com
15,84%. Google + eYouTube também
foram utilizados neste período, mas não tão forte como as outras redes sociais.
Os números de posts alcançaram picos nos fins de semana,
acompanhando o clima da festa e o volume de turistas engajados com o assunto.
Quem postou fotos no Instagram com a hashtag #Oktoberblumenau também apareceu no site. Ao todo,
foram quase três mil fotos, com comentários gerais sobre o evento, e,
principalmente, perto do final da festa, citando a contagem regressiva e a
saudade que a Oktoberfest deixa nos participantes todos os anos.
10 MANDAMENTOS DO REI DO SEO
Para agregar valor ao Camarote do SEO, confira os Dez Mandamentos que
fazem de alguém o Rei do SEO. Todos podem estar na Pista do SEO, e lá você fica
imperceptível, porém ao Camarote do SEO nem todos conseguem chegar; só o Rei e
seus convidados.
Se você quer ter ‘statis’ e agregar muitas visitas (e conversões, claro!) ao seu site, descubra o que faz o Rei do SEO e monte também o seu camarote com os seguintes “quesitos”:
1. Receba Links de Grife
Os melhores links são os mais difíceis, mas ao mesmo tempo, os que mais agregam valor ao seu site. Para ser um Rei do SEO, você deve ser mencionado por sites que sejam realmente de grife, e não apenas ‘statis’.
2. Seu Site deve ser rápido como um carrão
Um carro deve ser rápido para que você chegue antes ao seu destino. Para
as pessoas chegarem antes ao seu site, ele também deve ser. Quem não quer ter
um site rápido como uma Ferrari?
3. No camarote do Google só entram 10 pessoas
O Rei do SEO sempre almeja a melhor posição, e o Camarote do Google é a
primeira página. O camarote é para poucos, na pista do SEO há cerca de
23.748.382 resultados.
4. Serviço exclusivo é contar com uma boa agência
Quem fica no camarote não põe a mão na massa e tem pessoas para
servi-lo.
O Rei do SEO é aquele que só colhe os frutos e por isso conta com a melhor agência de SEO, que vai ser responsável por cuidar de todos os detalhes para que só precise estourar o champanhe a cada bom conteúdo e pico de acesso que for alcançado!
O Rei do SEO é aquele que só colhe os frutos e por isso conta com a melhor agência de SEO, que vai ser responsável por cuidar de todos os detalhes para que só precise estourar o champanhe a cada bom conteúdo e pico de acesso que for alcançado!
5. Seguranças que impeçam o black hat
O Black Hat pode ser fatal à integridade física do seu site. Portanto,
esteja sempre certo de que seguranças estarão lá para protegê-lo.
6. Conteúdo bom é champanhe
Só é Rei do SEO mesmo quem investe em conteúdo de qualidade. Pois só
conteúdo de qualidade tem ‘statis’ para o Google. Um camarote não pode ter
plágio, conteúdo de baixa qualidade e nele não há keyword stuffing.
Quando o conteúdo fica bom, vale a pena estourar um champanhe com fogos para comemorar o ‘statis’ que ele agrega ao Google Analytics.
Quando o conteúdo fica bom, vale a pena estourar um champanhe com fogos para comemorar o ‘statis’ que ele agrega ao Google Analytics.
7. Tenha autores famosos
Você já deve saber que o Google também utiliza dados de autores para
avaliar a autoridade de um site ou artigo. Autores famosos, altamente
compartilhados e requisitados, costumam trazer grande audiência a um site e
devem marcar presença com seu bom conteúdo no camarote do SEO.
Descubra mais sobre como aproveitar o ‘statis’ dos famosos implementando o Author Rank.
Descubra mais sobre como aproveitar o ‘statis’ dos famosos implementando o Author Rank.
8. Mulheres devem estar no camarote do SEO
As mulheres têm cada vez mais conquistado seu espaço no mercado de
trabalho. Com o SEO, não é diferente. Por isso, é sempre bom ter em seu
camarote mulheres inteligentes que consigam criar estratégias e dar aquele
toque feminino que faz toda a diferença nos resultados gerados.
9. Conversões são música para seus ouvidos
Do que adianta ficar bem posicionado se seu site não gera conversões?
Por isso para ser o Rei do SEO e administrar um império milionário, defina muito bem quais são os seus KPIs com o seu planejamento estratégico, e acompanhe para a música das conversões tocar alto no seu Google Analytics.
Por isso para ser o Rei do SEO e administrar um império milionário, defina muito bem quais são os seus KPIs com o seu planejamento estratégico, e acompanhe para a música das conversões tocar alto no seu Google Analytics.
10. Instagram também é conteúdo
Engana-se quem pensa que conteúdo é só texto. Conteúdo é tudo aquilo o
que gera comunicação com o usuário, e embora o algoritmo do Google não use
diretamente dados de redes sociais, é ótimo para você manter todos os canais de
comunicação em social media abertos com o seu cliente. (Artigo encaminhado ao Adnews pela Conversion)
BLUMENAU
PERDE A TEXFAIR
Tudo indica que a Feira Internacional de Produtos Têxteis (TexFair) passou a fazer parte do passado na história
econômica de Blumenau.
Depois de muita
conversa, análise e reflexão, o Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau e
Região (Sintex) – criador e organizador da feira de negócios – decidiu cancelar
o evento do ano que vem, sem perspectivas imediatas de retomá-lo no futuro.
A feira estava agendada para o período de 25 a 28/03/2014 no Parque Vila Germânica.
Na semana passada, alguns hotéis de Blumenau registraram
cancelamentos de reservas para o período e a desconfiança começou. A
organização teve a preocupação de conversar com os expositores antes de
oficializar a decisão.
Seria a 15ª edição da Texfair, que estreou em 2000, se consolidou como a
maior feira do gênero no País quatro anos mais tarde, teve seu auge em 2006 e
2007, aproveitando a nova estrutura de eventos com a construção do Parque Vila Germânica no
lugar da Proeb, e iniciou uma curva descendente nos anos seguintes.
A organização tentou dar sobrevida ao evento, separando em duas feiras os setores de
vestuário (Texfair Fashion) e cama, mesa e banho (Texfair Home). A divisão só
deu certo para a Home. A Fashion nunca saiu do papel. Reunir tudo no mesmo
espaço era a aposta para 2014, mas não deu resultado.
Novo Evento Surge
Segundo o diretor executivo do Sintex, Renato Valim,
alguns aspectos foram decisivos para decretar o cancelamento da feira. O
primeiro deles é a forte concorrência da Têxtil House Fair, feira do setor que ocorre duas
vezes por ano em São Paulo e atrai cada vez mais expositores que davam
preferência para a Texfair. A primeira edição de 2014 será em
fevereiro, semanas antes da feira de Blumenau.
Outro aspecto é o questionamento
que as empresas expositoras fazem da eficiência do modelo adotado pelas feiras,
com investimentos altos e retorno nem sempre proporcional.
Por isso, o Sintex está
trabalhando em um novo formato de evento. Seria uma semana de negócios, quando os
principais compradores dos clientes das indústrias têxteis da região viriam à
cidade para visitar os fornecedores, conhecer as novas coleções e fechar
negócios.
“É uma tendência nos Estados Unidos e pode dar certo aqui”,
diz Valim. Se der certo, a cidade e o Parque Vila Germânica perdem toda a movimentação gerada
pelas mais de dez mil pessoas que passavam pela Texfair, mas hotéis e
restaurantes, por exemplo, ainda podem ter algum movimento para compensar a
lacuna a ser deixada pela feira. (Promoview)
SANÃ, O MELHOR FILME DO FESTIVAL CURTA 2013
A 23ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema - premiou na noite desta quinta-feira, dia 7, as melhores produções escolhidas pelo júri oficial, voto popular e pelo júri jovem, formado por estudantes. O curta “Sanã”, de Marcos Pimentel, ganhou o “Grande Prêmio Curta Cinema”, principal premiação do festival, na Competição Nacional. Na mostra Competição Internacional, o vencedor foi o curta de ficção inglês “A Massa de Homens”, de Gabriel Gauchet. Ambos os ganhadores estão, assim, qualificados para concorrer uma indicação ao Oscar.
Pelo júri jovem, “Contos da Maré”, de Douglas Soares, e “Vá e Brinque”, de Daria Belova, saíram vencedores respectivamente nas Competições Nacional e Internacional. O júri jovem fez ainda uma menção honrosa aos filmes “Gericinó – do Lado de Fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, e “A Lua que Caiu no Mar”, de Akira Oda.
Já pelo voto popular, os ganhadores foram “Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, e o documentário americano “Não Mais: uma História de Revolução”, de Matthew VanDyke. Thais Fijunaga e Antoine Giorgini foram eleitos os melhores diretores pelos curtas “Os irmãos Mai” e “Os Bandidos”.
“Eu destacaria a força dos documentários nessa edição 2013 do Curta Cinema. O fato de termos tantos curtas documentários vencedores mostra uma inovação não só por parte do júri técnico, como também por parte dos jovens e do público”, afirmou o diretor do Festival, Ailton Franco Jr.
O Festival Curta Cinema exibiu 230 filmes na sua edição 2013, 60 filmes brasileiros, 45 produções alemãs e 125 obras de países como: Suécia, Kosovo, Argentina, Tailândia, Espanha, Reino Unido, Cingapura, França, Holanda, Bélgica, Chipre, Irã, Noruega, China, Filipinas, EUA, Canadá, Áustria, Portugal, Suíça, Israel, Grécia, Rússia, Itália, Polônia, Uruguai, Chile, Colômbia, Uruguai, Cuba, México, Malta, Etiópia, Japão, entre outros.
O evento contou com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Oi, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, copatrocínio da RioFilme e apoio cultural do Oi Futuro.
PREMIADOS CURTA CINEMA 2013
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Júri Oficial – Beth Formaggini, Monica Lairana e Vinícius Reis
Grande Prêmio Curta Cinema 2013
“The mass of men” / A massa de homens, de Gabriel Gauchet, ficção, 17 min, Inglaterra, 2012
Prêmio Especial do Júri
“La Lampe au beurre de Yak”/ Lamparina a óleo de iaque, de Wei Hu, ficção, 16 min, França, 2103
Melhor Direção
Antoine Giorgini, pelo filme “Les Brigands” / Os Bandidos, ficção, 17 min, Bélgica-França, 2013
Menção Especial do Júri
“Nation for two”/ Nação para dois, de Chaja Hertog, experimental, 15 min, Holanda, 2012
Júri Jovem 2013
Melhor Filme
”Komm und Spiel” / Vá e brinque, de Daria Belova, ficção, 30 min, Alemanha, 2013
Menção Honrosa
“Umi Ni Ochita Tsuki No Hanashi”/ A lua que caiu no mar, de Akira Oda, animação, 19 min, Japão, 2013
Prêmio do Público
”Not anymore: a story of revolution” / Não Mais: uma história de revolução, de Matthew VanDyke, documentário, 14 min, EUA, 2013
COMPETIÇÃO NACIONAL
Júri Oficial – Maike Mia Hoehne, Mélissa Bouchard e Ricardo Targino
Grande Prêmio Curta Cinema 2013
“Sanã”, de Marcos Pimentel, documentário, 19 min, Minas Gerais/Brasil, 2013
Prêmio Especial do Júri
“Onde não posso ir”, de Lygia Santos, documentário, 22 min, Minas Gerais/Brasil, 2013
Melhor Direção
Thais Fujinaga, por “Os irmãos Mai”, ficção 19 min, São Paulo/Brasil, 2013
Menção Especial do Júri
“Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade”, de Pedro Severien, experimental, 14 min, Pernambuco/Brasil, 2013
“Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, documentário, 28 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2012
Júri Jovem 2013
Melhor Filme
”Contos da Maré”, de Douglas Soares, documentário, 18 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2013
Menção Honrosa
“Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, documentário, 28 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2012
Prêmio do Público
“Gericinó – do lado de fora”, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra, documentário, 28 min, Rio de Janeiro/Brasil, 2012
PANORAMA INTERNACIONAL
Melhor Filme
“Stranznicy”/ The Guardians / Os Guardiões, de Krzysztof Szot, ficção, 16 min, Polônia, 2013
PANORAMA NACIONAL
Melhor Filme
“Abrigo ao Sol”, de Emerson Evencio, ficção, 13 min, Espírito Santo/Brasil, 2012
PANORAMA LATINO-AMERICANO
Melhor Filme
“La última escena”/ A última cena, de Miguel Bustos, documentário, 19 min, Chile, 2013
PANORAMA CARIOCA
Melhor Filme
“Rio Cidade Olímpica”, de Claudio Felício Pífano Silva, ficção, 7min, Rio de Janeiro/Brasil, 2013
PROGRAMA ESPECIAL – LADO B
Melhor Filme
“Sequence”/ Sequencia, de Carles Torrens, ficção, 20 min, EUA, 2013
PRÊMIO PORTA CURTAS
“É tudo lágrima”, de Fábio Baldo e Tico Dias, ficção, 25 min, São Paulo/Brasil, 2013
ATIVIDADES PARALELAS – PREMIAÇÃO
Laboratório de Projetos de Curta-Metragem
Melhor Projeto Nacional
“À Parte do Inferno, de Raul Arthuso
Melhor Projeto Carioca
”Aqueles Dois Naquela Manhã”, de Guilherme Macedo
Menção Honrosa
”Brasil x Holanda”, de Caroline Andressa De Biagi
Sobre o Curta Cinema
O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.
GOOGLE GLASS, AGORA COM LENTE DE GRAU
O Google Glass nem chegou ainda às prateleiras nas lojas de
tecnologia, mas já é objeto de desejo de milhões de pessoas mundo afora. Em
principio parece espetacular a ideia de ter um óculos que faz todas as
maravilhas que o gadget promete, mas, ao mesmo tempo, parece estranho pensar na
hipótese do aparelho servir para tudo, menos para ser de fato um óculos.
Entretanto, a gigante da internet e da tecnologia já está se
mexendo para não deixar na mão aqueles que precisam também de um óculos com
lentes que os façam enxergar melhor, além de ser um computador acoplado ao
rosto.
O Google está fechando acordo com um parceiro para produzir
lentes de prescrição. O possível acordo deve possibilitar também a criação de
algumas versões do gadget, como modelos específicos de moda e esporte, conforme
noticiou a imprensa americana. (Redação Adnews, com informações do Slashgear
AO VIVO, PELA INTERNET, UMA NOVA TENDÊNCIA
Com a implantação
da tecnologia 4G no Brasil, que ampliou a velocidade da internet no país, cada
vez mais empresas têm optado por transmitir eventos ao vivo pela internet. Da
mesma forma, o número de pessoas que utiliza este tipo de serviço também tem
crescido. Aqui no país esta ainda é uma tendência relativamente nova, porém, em
diversos outros países do mundo este tipo de transmissão já é utilizada há
muitos anos.
No Paraná, a Live
One é a primeira empresa especializada neste trabalho e que utiliza tecnologia
de última geração. De acordo com o empresário, Pablo Suarez Rivaya, as pessoas
têm utilizado cada vez mais este tipo de serviço devido as grandes vantagens
que ele oferece. “Os benefícios são tanto para a empresa que transmite seu
evento quanto para quem assiste”, garante.
Segundo Pablo, a
transmissão via web ou webcasting possibilita a ampliação do alcance do evento,
sendo um grande diferencial. “Se em um espaço físico a quantidade de público é
limitada de acordo com a estrutura do local, pela internet o número de pessoas
que assistem é ilimitado”, comenta.
Por outro lado, as
pessoas podem assistir estas transmissões no conforto das suas casas, ou
enquanto estão presas em um engarrafamento, por exemplo, ou dentro do ônibus.
“Basta ter um aparelho com acesso a internet com velocidade a partir de 600k
que já é possível assistir. Para acompanhar a transmissão em alta definição a
velocidade mínima deve ser de cinco mega”, orienta Pablo.
Na última
terça-feira a Faculdade Internacional ESIC Business e Marketing School realizou
uma palestra com o tema “Perspectivas de Negócios para 2014 - Tendências
Estratégicas, Financeiras, Inovação e Capital Humano” que foi ministrada pelos
professores e consultores Dante Quadros, José Eduardo Nasser, Armando Rasoto e
Ruy Sant´Ana. O evento foi realizado em Curitiba e transmitido ao vivo pela
Live One.
Para se ter uma
ideia, a palestra lotou o anfiteatro e a transmissão possibilitou um alcance
muito maior, pois pessoas de diversos estados do Brasil assistiram e também de
outros países como Espanha, Austrália, Peru e Estados Unidos.
“Neste evento
tivemos uma audiência pela internet quatro vezes maior do que presencial. Este
dado é considerado um grande sucesso, pois equivale a ter celebrado quatro
eventos com custos variáveis em um único evento”, analisa.
Acesso
gratuito
Não é necessária a
instalação de nenhum software no computador do usuário para acompanhar as
transmissões, basta acessar o link de acesso no site da Live One na hora
marcada para o início do evento.
Algumas
transmissões são gratuitas para o usuário, como foi o caso da palestra na ESIC.
Porém, algumas empresas cobram para que as pessoas possam assistir. “Geralmente
para shows ou apresentações de stand up comedy, por exemplo, os organizadores
costumam vender o acesso”, explica Pablo.
Ainda segundo
Pablo, existe a possibilidade de financiar o evento com anunciantes ou
patrocinadores “o que a gente considera o modelo de negócio mais interessante
para todas as partes”, finaliza.
INVESTIR EM MÍDIAS DIGITAIS OU TRADICIONAIS?
Um cenário muito
comum: sua empresa está indo relativamente bem, o lucro está aí e agora você
tem uma grana guardada pronta para ser investida para expandir os seus
negócios. Você precisa atrair mais público e se pergunta na hora de pensar em
publicidade e propaganda: vou investir em quais mídias?
A
resposta para essa complexa pergunta é, na verdade, muito simples: qual mídia é
melhor absorvida pelo seu público-alvo?
A
definição e estudo do seu público-alvo são importantíssimos para ser utilizados
em várias ocasiões, e, no caso das tomadas de decisões em publicidade, eles são
essenciais para trazer resultados efetivos sem desperdiçar dinheiro.
Não
há uma escolha padrão entre sua empresa investir em mídias digitais ou
tradicionais. Talvez sua empresa se dê melhor com mídias tradicionais tendo em
vista que o seu público seja pessoas com mais de 30 anos, por exemplo. Ou
talvez sua empresa deve utilizar as duas!
É
importante você não deixar ser levado pelo seu gosto pessoal ou por alguma
ideia mirabolante que pode ser sensacional, mas que não trará nenhum resultado
se tiver pouca audiência ou se tiver muita audiência sem qualificação.
Há
estratégias de marketing exclusivamente para se ter audiência, ou seja, para
que qualquer pessoa passa a conhecer a sua empresa. Normalmente, essas são
ações de branding e que não possuem uma conversão em vendas muito grande, sendo
difícil de mensurar e calcular o seu retorno de investimento (ROI).
As
mídias digitais são grandes negócios, pois, normalmente, são mais baratas que
as tradicionais e atingem um grande público, que poderá ser ou não segmentado e
possuem dados estatísticos muito mais precisos e rápidos.
Mas
fazer anúncio no Facebook só porque ele é muito barato adiantará alguma coisa
se o seu cliente nem tem uma conta na rede social, ou se acessa apenas durante
uma hora no final de semana? Talvez compense sua empresa distribuir panfletos
durante os finais de semana em clubes, por exemplo.
Ou
seja, para responder a essa pergunta facilmente, tenha em mãos quem é o seu
público-alvo e as características das mídias disponíveis no mercado. Aí fica
bem fácil e claro escolher qual é a melhor. (Por Marcello
Ursini - Diretor da YouCreate. No Adnews)
OPORUNIDADES
FAPESP
e Braskem lançam nova chamada de propostas – A FAPESP e a Braskem
lançaram nova chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de
cooperação mantido pelas instituições. As propostas serão recebidas em fluxo
contínuo até 6 de novembro de 2014.
Podem
participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de
pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo. Aplicam-se as condições
e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação
Tecnológica (PITE).
Entre os
diversos temas relevantes para a chamada estão: Processos de síntese de
intermediários, monômeros e polímeros a partir de matérias-primas renováveis,
derivadas da cadeia produtiva dos biocombustíveis; Aplicações inovadoras de
estruturas usando laminados de compósitos reforçados com fibra de carbono em segmentos
estratégicos; Desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação de
contaminantes em nafta; Obtenção de poliolefinas e olefinas, novas propriedades
e processos; Impressão 3D com utilização de PEAD.
As
propostas deverão buscar soluções novas e criativas, relevância imediata,
disseminação e comunicação, e propriedade intelectual dos resultados.
O total de
recursos para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 10 milhões.
Os projetos de pesquisa selecionados poderão ter duração de até 36 meses.
Detalhes: www.fapesp.br/8262
. Pós-doutorado
em Genética e Biologia Molecular com Bolsa da FAPESP – O Projeto Temático “Genômica
funcional e comparativa em fungos”, apoiado pela
FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no
Laboratório de Genética e Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)
O projeto é
focado nos estudos dos mecanismos moleculares envolvidos na interação
patógeno-hospedeiro e dos mecanismos de resistência a drogas em fungos.
Para
participar do processo, o candidato deve ter título de doutor e formação na
área de Ciências Biológicas, Química ou Biotecnologia; experiência em pesquisa
na área de Microbiologia, com domínio de técnicas de biologia molecular e
experiência em técnicas de PCR (reação em cadeia da polimerase, na sigla em
inglês) em tempo real, expressão gênica e nocaute gênico.
É
necessário também que o candidato tenha artigos científicos publicados nos
últimos três anos e boa comunicação na língua inglesa.
O
interessados devem enviar carta de interesse, súmula curricular atualizada e
carta de recomendação para o e-mail da pesquisadora responsável, Nilce Maria
Martinez-Rossi (nmmrossi@usp.br).
A
data-limite para inscrições é dia 17. Detalhes: :http://www.fapesp.br/oportunidades/518.
O
selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80
mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do
valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e
diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o
bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade
onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um
Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP
estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras
vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no
site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
OS SACs PARALELOS E O COMÉRCIO ONLINE
Recente pesquisa de uma
empresa de gerenciamento do relacionamento do consumidor nas redes sociais
mostra o grau de satisfação dos brasileiros na hora de realizar compras ou
contratar serviços pela internet. O levantamento “Qualidade do Atendimento ao
Consumidor no Brasil”, realizada pela eCRM 123, aponta que grande parte dos
clientes insatisfeitos busca as redes sociais após não conseguir êxito pelo
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Ao mesmo tempo em que a
internet é eficiente como meio de atendimento ao consumidor pode se tornar vilã
quando o assunto são as reclamações. As empresas de e-commerce dispõem de
canais para atender os clientes, mantendo uma relação transparente e próxima
entre as duas partes, informando políticas de troca e devolução.
A maioria possui
serviços de atendimento aos consumidores e não precisa da interferência de
terceiros para que eventuais dificuldades venham a ser sanadas.
Porém, o comércio
on-line brasileiro está convivendo, e cada vez com mais intensidade, com sites que
fazem o papel de um SAC paralelo ao qual o consumidor está recorrendo em caso
de ser ignorado ou de ter seus direitos lesados por qualquer empresa.
Segundo Carla Del
Valle, diretora de convergência da Polvo Digital, de Curitiba, atualmente esses
sites vêm sendo utilizados também por consumidores mal intencionados e sem
limites na hora de reclamar por seus direitos.
Para ela, muitas vezes
esses consumidores online usam os SACs paralelos como ameaça ou moeda de troca,
argumentando que irão publicar caso suas solicitações não sejam atendidas de
acordo com seus anseios.
“Esses, em geral, vão
contra a política de atendimento ou de troca/devolução do comerciante, que se
vê refém de uma situação em que foi inserido sem oportunidade de defesa.
Respondendo ou não a essas reclamações, o comerciante está exposto e à mercê de
avaliações que podem estar equivocadas a respeito do atendimento de sua
empresa”, observa.
Por conta dessa
situação, já se nota um aumento de processos judiciais por danos morais e
materiais impetrados pelas empresas, alvos de reclamações abusivas e até mesmo
ofensivas e difamatórias, e que sofreram prejuízos na imagem e nos negócios.
Em casos como esses, a
Justiça vem determinando a retirada da internet das reclamações sob pena de
multa. Nas alegações, tem afirmado que estes tipos de sites favorecem a prática
de crimes contra a honra, uma vez que os consumidores não medem palavras para
ofender as marcas de propriedade dos fornecedores.
Sobre a Polvo -
Uma empresa de comunicação e tecnologia voltada ao meio digital. Desde 2003,
realiza projetos web de proporções e naturezas diversas, começando pela criação
de campanhas de publicidade online e hotsites, chegando ao
desenvolvimento de sites complexos, comércio eletrônico e sistemas sob demanda.
Em comunicação, o trabalho da Polvo Digital é voltado ao fortalecimento da
marca dos clientes, usando o meio online com criatividade e inteligência. Em
tecnologia, busca qualidade em soluções com longa vida útil. Site: www.polvo.com.br.
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