Nos dias de hoje ter um simples website já não é suficiente para gerar
conversões de vendas. Para obter sucesso na web é necessário investir em um
design atraente, mecanismos simples de busca, conteúdo relevante e que se
conecte com a presença da sua marca nas redes sociais, o que ajudará a sua
empresa a impulsionar novos negócios.
Diante deste cenário, é importante ressaltar que a porcentagem de
visitantes a sites B2B que o fazem através de dispositivos móveis teve um
aumento de 50% no último ano (Webbiquity), e mais de 59% dos decisores e influenciadores
B2B usam seus smartphones para acessar informações sobre a compra de produtos
ou serviços (eMarketer 2012). Além desses números, outra informação relevante é
que os profissionais de marketing elencam as mídias sociais como o segundo mais
importante canal de buscas de informações sobre produtos e serviços.
Com isso, o crescente uso das mídias sociais e dos dispositivos móveis
entre os consumidores traz aos profissionais de marketing vários
elementos-chave que devem ser considerados para ajudar a alavancar as taxas de
conversão do seu site:
1. Leve em consideração os
comentários e depoimentos de clientes:
Cada vez mais consumidores estão investindo seu tempo na busca por
produtos antes mesmo de serem comunicados pelas empresas. Entre as primeiras
informações que esses prospects buscam estão os depoimentos de
outros clientes. Eles querem conhecer a experiência que outros consumidores
tiveram com o produto ou serviço antes de investirem seu tempo e dinheiro. Por
isso, as empresas devem estar atentas a esta necessidade incluindo tais
depoimentos, tanto na versão padrão, quanto na mobile do website. Também, é
importante estar atento ao que estão dizendo sobre a empresa através dos
diversos canais sociais para poder rapidamente solucionar eventuais casos de
insatisfação.
2. Pergunte apenas o que é
importante:
Quanto mais obstáculos você inclui no caminho entre o cliente e a
conclusão da compra, maiores as chances dele desistir antes de finalizá-la. Se
você está tentando coletar informações através de um formulário, não pergunte
nada de que você não precise. Recomendamos manter formulários com, no máximo,
quatro campos (os três mais comuns são: nome, sobrenome e email). Além disso,
considere também o uso de um perfil progressivo e ferramentas que extraiam os
dados das mídias sociais para reunir e integrar informações adicionais ao seu
banco de dados.
3. Ofereça um conteúdo relevante:
O crescimento do uso das mídias sociais tem sido acompanhado pelo
crescimento do marketing de conteúdo. Se o seu objetivo é fazer com que
formadores de opinião, decisores e consumidores convertam suas ideias através
de white papers, webinars, guias, artigos em blogs, ou em qualquer
outro formato, esses conteúdos precisam de fato ser relevantes. Um recente
estudo realizado pelo B2B Marketing Insider identificou que os
fornecedores que produzem conteúdo de baixa qualidade são 27% menos propensos a
serem considerados no processo de decisão e têm 40% menos chances de ganhar o
negócio.
4. Enfatize a experiência positiva
do usuário e o design intuitivo:
A conversão deve ser simples e rápida, com o mínimo de distrações. O
cliente não deve esperar mais do que alguns segundos para o carregamento da
página, e os próximos passos devem sempre ser simples e fáceis de identificar.
No acesso móvel, isso significa criar botões grandes e óbvios o suficiente para
que se destaquem, orientando o consumidor a clicar neles. Certifique-se de
visualizar seus projetos de páginas etemplates de email em um
layout móvel (em vários tipos de dispositivos e provedores de email, se
possível) para que você saiba como os usuários irão visualizar o seu design.
5. Os altos executivos da empresa
devem estar nas mídias sociais:
Um estudo da eMarketer verificou que 77% dos compradores preferem
comprar de uma companhia em que seu CEO interage ativamente nas redes sociais,
enquanto 94% disseram que a participação de uma marca nas mídias sociais
melhora a sua imagem. É importante que a empresa tenha presença nesses canais,
e não se deve subestimar a relevância do envolvimento dos altos executivos.
6. Analise os dados:
O tráfego que chega ao seu site provém de todos os canais,
principalmente dos digitais. Você pode usar um serviço de análise para avaliar
quais desses canais estão gerando um maior número de conversões, o que irá
ajudá-lo a identificar as campanhas e canais em que você deve concentrar mais
esforços e investimentos. O rastreamento de páginas com altas taxas de rejeição
pode ajudar a diagnosticar as áreas problemáticas que estão impulsionando os
consumidores a deixarem o seu site. As análises podem até mesmo revelar quais
palavras-chave têm as maiores taxas de conversão, para que você saiba para onde
e como direcionar a sua mensagem. (Artigo encaminhado ao Adnews por Edson Barbieri,
Managing Director da ExactTarget LATAM, provedora global de soluções SaaS
(Software as a Service) para marketing digital interativo cross-channel.
TÉCNICAS
DE MARKETING DIGITAL PARA IMPLEMENTAR COM POUCO ESFORÇO
Quando se fala em marketing digital é natural que
os gestores de empresas imaginem que apenas estratégias muito complexas é que
trarão resultados em médio prazo. É verdade que os benefícios principais
demoram um pouco a aparecer. No entanto, existem vários ajustes que
podem ser feitos com facilidade – e pouco investimento em tempo e
recursos – que trazem grandes melhorias.
Esse post reúne várias ações simples que podem
trazer vantagens como: melhorar a indexação das páginas e impulsionar o tráfego
para seu site, além de incrementar taxas de conversão e de abertura de email.
Para facilitar a implantação de suas ações, utilize
esse post como um guia e aproveite os links relacionados com cada tópico para
se aprofundar um pouco mais nas estratégias.
Veja o que é possível fazer sem grandes esforços,
mas que trarão resultados relevantes:
No blog
ou site
·
Evite exibir posts inteiros na página inicial
Entre os motivos para não exibir posts completos na sua home estão: garantir maior agilidade ao carregamento da página (e preservar a paciência do visitante), medir com maior precisão quantas visualizações cada conteúdo está recebendo e evitar conteúdo duplicado – que pode confundir as ferramentas de busca. Para resolver isso é só incluir o parâmetro “more” em seus posts. No WordPress, ela aparece assim na opção Visual:
·
Baseie-se nas palavras-chaves mais buscadas na hora de escrever títulos
·
Como o
Page Title (a frase que aparece no navegador) é muito valorizado pelo Google, é
importante que ele aborde os termos que sua empresa esteja mirando para ficar
bem posicionada nas buscas. Confira dicas para escolher as palavras-chave mais
adequadas aqui.
·
Inclua call-to-actions em todo lugar
Impulsione as conversões incluindo
call-to-actions em todo e qualquer lugar que você conseguir: páginas do site,
em cada post publicado e até mesmo nos materiais que sua empresa disponibiliza
para download. Nesse postensinamos como criar seus botões de CTA utilizando
o power point.
·
Use imagens atraentes em posts e materiais
Procure por boas imagens relacionadas ao tema para incluir em seus posts e nos materiais para download. Elas vão torná-los mais atrativos e garantem maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar a URL. Veja outros benefícios de utilizar imagens e que cuidados tomar.
·
Use o atributo Alt nas imagens
Esta é uma dica super fácil de
ser implementada, mas que ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo: ao
incluir as imagens nos posts, preencha o atributo Alt, informando do que ela
trata. Esse indicativo também funciona como uma legenda quando a imagem não é
exibida.
Os buscadores leem esse atributo
como parte do conteúdo, o que auxilia no posicionamento de sua página – se a
descrição da imagem estiver relacionada com ele, claro.
·
Divulgue seus links na assinatura de email e materiais
Facilite o acesso do usuário ao seu conteúdo. Para que ele continue acompanhando sua empresa com facilidade, você pode incluir links tanto para seu blog como para seus perfis nas redes sociais, na assinatura do email e em materiais que sua empresa disponibiliza para download.
·
Insira botões de compartilhamento para redes sociais
Se sua empresa utiliza o
WordPress, pode facilmente incluir um widget de compartilhamento em redes
sociais, como este que temos aqui ao lado esquerdo da página. Basta procurar
pelo aplicativo Digg Digg na aba Plugins e instalá-lo em seu blog. Veja
como incluir botões “Tweetar”, do Twitter, e “Recomendar”,
do Facebook, em PDFs e emails.
·
Cuide com conteúdo duplicado
Confira se o site da sua empresa
tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Caso os dois endereços
estejam coexistindo sem redirecionamento, podem estar diluindo sua autoridade.
Para resolver o problema, eles devem ser unificados através do Redirect 301.
Nas redes
sociais
·
Aproveite melhor o conteúdo publicado
·
Se sua
empresa já possui vários posts e materiais publicados, é bastante positivo aproveitar esse conteúdo, publicando chamadas para eles
nas redes sociais. É uma boa oportunidade de os visitantes mais novos
conhecerem os materiais mais antigos e de gerar mais tráfego para seu site.
Vale até criar uma planilha com a lista dos conteúdos para gerenciar a
publicação.
·
Inclua links para Landing Pages em posts nas redes sociais
Aproveite a capacidade de disseminação de
conteúdo das redes sociais também para divulgar call-to-actions com link direto
para suas Landing Pages. Essa simples ação pode impulsionar o número de Leads
captados.
·
Invista no “Impulsionar” do Facebook para divulgar suas ofertas
Como o Facebook limita a visualização de seus posts para apenas aproximadamente 10% dos seus contatos, investir na ferramenta “Impulsionar” para alcançar mais pessoas vai garantir resultados melhores para divulgar um eBook, por exemplo, e captar mais Leads.
No Email
Marketing
·
Use template HTML em seus emails em vez de uma imagem única
Um grande erro de várias empresas é utilizar uma única grande imagem no corpo do email para divulgar uma promoção. Um grande motivo para você desistir dessa ideia é que a grande maioria dos serviços mais populares de email tem um bloqueio por padrão de segurança.
Ou seja, o usuário só vai
visualizar se habilitar a visualização no momento de abertura do email e
certamente muitos vão ignorar sua mensagem antes de fazer isso.
·
Segmente seus e-mails
Hoje em dia, nada é mais importante em email marketing do que entregar ao destinatário o conteúdo que seja de seu interesse. Investindo na segmentação de seus contatos, você consegue enviar a eles emails relacionados a tópicos que eles já tenham demonstrado interesse ao baixar seus materiais. Nossaferramenta RD Station oferece a função de segmentação de Leads.
·
Envie ofertas em um email exclusivo
Sempre que publicar um novo material para download (eBook, webinar, whitepaper, etc), envie para sua base um email exclusivamente com o convite para acessar o conteúdo. Esse post explica como enviar um bom email promocional. Essa prática gera muito mais resultados do que só enviar, por exemplo, em uma newsletter, recheada de outros materiais.
Landing
Pages
·
Crie Landing Pages
Essa é a nossa principal dica para conduzir seus visitantes ao longo do processo de conversão até que eles se tornem clientes: crie Landing Pages como porta de acesso ao seu conteúdo rico (ebooks, webinars, whitepapers) ou mesmo para a solicitação de trials. Pode parecer complexo, mas esse webinar vai esclarecer várias dúvidas e ajudá-lo a criar Landing Pages efetivas.
·
Simplifique o formulário de conversão
Mesmo que você já tenha criado várias Landing Pages, talvez não saiba, mas excluindo apenas um campo do formulário sua empresa pode incrementar – e muito – o número de conversões de visitantes em Leads. Verifique que informações são realmente essenciais para que sua equipe possa montar o perfil do Lead e abordá-lo futuramente. O que for desnecessário, como CPF e endereço, por exemplo, convém cortar. (Fonte: Newsletter de Marketing Digital)
EMPRESÁRIOS ASSUMEM 500 MILHAS DE INTERLAGOS
Um dos eventos mais tradicionais do motociclismo
brasileiro, a 500 Milhas de Interlagos, está de cara nova e passa a
ser gerenciado por empresários que adquiriram os direitos da prova.
A edição 2014, marcada para os dias 17, 18 e 19/01, está sob
o comando de Terlange Souza, sócio em várias empresas de eventos e turismo, e
por Danilo Andric, piloto profissional e que atua no ramo de comércio de
motocicletas, equipamentos e acessórios.
“A 500 Milhas de
Interlagos reúne os melhores pilotos e equipes da atualidade e assumimos o
negócio para resgatar a essência da competição, considerada um das mais
tradicionais do País”, afirma Souza, que há 20 anos organiza e promove eventos corporativos em todo o Brasil.
Depois de passar por
sérias dificuldades financeiras, a 500 Milhas corria o risco de não ser mais
realizada e poderia até ser extinta. “Nós renegociamos as dívidas com os
antigos fornecedores do evento e também com os pilotos, que deixaram de
receber a premiação na etapa anterior. Vamos começar tudo do zero”, garante o
empresário.
A primeira ação
prática de Souza e Andric foi reunir empresas e profissionais que são
referências no mercado de eventos e de competições. “Fechamos com a OutPromo, considerada uma das maiores
companhias de eventos de São Paulo. Eles têm clientes como Microsoft, Cargill,
Diageo, Coca-Cola, BR Foods, Adidas, Gillette, Pampers, P&G e Tang”, conta
Souza.
A nova diretoria da
500 Milhas irá focar em duas frentes na etapa de 2014: a qualidade na parte
técnica e a divulgação e ativação promocional. “Uma área não anda
sem a outra. Precisamos ter uma grande prova dentro da pista, mas queremos
abrir espaço para que os patrocinadores possam fazer promoções e ações de
relacionamento com os clientes e
potenciais clientes”, afirma Andric.(Promoview)
CONSELHOS DE PHILIP
KOTLER PARA O MARKETING MODERNO
Philip
Kotler, um dos especialistas em marketing mais renomados do mundo, palestrou em evento promovido pelo Mackenzie numa
parceria com a HSM.
O
Adnews esteve presente e elenca abaixo 10 dicas que o professor, considerado o
quarto maior guru de negócios pelo Financial Times no ano de 2005, revelou à
plateia.
Desafios da nova publicidade
Você
sabia que a Unilever já está direcionando 35% de seu budget publicitário nos
EUA para o setor digital? Para Kotler, se uma empresa ainda não está de olho
nisso, é bom ficar alerta.
Segundo
o professor, daqui a cinco anos, os budgets das grandes empresas estarão
divididos em 50% para o digital e 50% para o analógico.
O
professor alerta que é preciso, no mínimo, conhecer o ambiente digital e
direcionar pelo menos 10% de seu budget para as ações na web.
Fique de olho no crowdsourcing
Em
suas palestras, Kotler costuma citar uma frase de Will Rogers, saudoso ator
norte-americano, que diz mais ou menos o seguinte: "Se os anunciantes
gastassem a mesma quantia de dinheiro para melhorar seus produtos como eles
fazem em matéria de publicidade, eles não precisariam fazer propaganda".
Durante
sua apresentação, Kotler reiterou este conceito citando a importância do
crowdsourcing. Para ele, um case exemplar é o do salgadinho Doritos. Há anos a
marca veicula anúncios elaborados por fãs. Tudo no intervalo mais caro da
televisão norte-americana: o Super Bowl.
"Se
você entender melhor o seu cliente, você também vai vender melhor", disse.
Para Kotler, ouvir o consumidor é uma necessidade, já que eles sabem tudo sobre
sua marca. O conceito de que um comercial na TV irá dizer "quem é"
sua empresa está morto. Nos dias de hoje, um anúncio em televisão é apenas uma
parte de sua estratégia.
Sua marca é amada?
Você
já viu algum comercial da Starbucks? Pois é, eles são raríssimos. O motivo: os
fãs divulgam a empresa. Mas para que isso ocorra, é preciso que eles amem a
marca. Como nutrir este amor?
Segundo
Kotler, primeiramente, é necessário satisfazer todos os stakeholders. "Uma
empresa não serve apenas aos seus donos. Ela serve aos consumidores,
funcionários, distribuidores e fornecedores", explica.
Além
disso, ações com os funcionários, como bons salários e disseminação da cultura
corporativa, também estão na lista.
Invista em Big Data
E
se há um campo que faz os olhos de Kotler brilharem é o Big Data. De acordo com
o professor, é nessa área que as empresas precisam investir. Tanto na contratação
de profissionais quanto na especialização deles.
Segundo
o professor, é preciso entregar o que o consumidor quer e o mapeamento de sua
clientela é o segredo mais promissor. Para o especialista, o Brasil precisa
capacitar profissionais da área.
Pense Global. Pense nos pobres
A
Suíça possui um território de apenas 41 mil quilômetros quadrados e,
aproximadamente, sete milhões de habitantes. Com uma extensão territorial de
cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil conta com quase 200 milhões
de habitantes. Pare e pense: quantas marcas globais você consegue citar de
ambos os lados?
Segundo
Kotler, o Brasil precisa começar a trabalhar globalmente. Apesar do
protecionismo que pode surgir em alguns países, é preciso pensar grande.
Mas
onde investir e o que lançar? Em dado momento de sua apresentação, Kotler
exibiu um mapa no telão. Ele mostrava o mundo e seus continentes. Os números
diziam que o marketing, até hoje, só se preocupou com a classe média, o que
significa 2 bilhões de consumidores no planeta.
Para
Kotler, há 5 bilhões de pessoas que nunca foram "servidas" pelo
marketing. ( Leonardo Araujo no Adnews)
ANUNCIANTES BUSCAM MÉTRICAS PARA UNIR
MEIOS
Com a publicidade espalhada por
diferentes telas, anunciantes têm buscado métricas que melhor indiquem o
retorno sobre o investimento de suas ações. A televisão, com o GRP (Gross
Rating Points), tem um índice universal sobre alcance e frequência, mas ainda
há um vácuo na aferição de como internet e mobile são combinados com a mídia em
questão. Num momento de fragmentação da audiência, que não consome conteúdo
apenas pela TV, encontrar uma métrica que combine diferentes meios é a
principal demanda de anunciantes e o maior interesse de empresas de pesquisa.
O tema teve
destaque no IX Fórum Internacional de Mídia da ABA (Associação Brasileira de
Anunciantes), realizado nesta quarta-feira (6), em São Paulo. “Temos um milhão
de métricas. Como combiná-las?”, questionou Gabriela Onofre, diretora de
marketing da P&G Brasil.
“É difícil
correr atrás do consumidor nesse ambiente de múltiplas telas e fazer as
melhores escolhas”, apontou. “Temos muitas opções onde colocar o investimento
em mídia, mas o cobertor é pequeno, não dá para fazer tudo”, declarou Malu
Lopez, diretora de mídia da Unilever Brasil.
O investimento em mídia está
estritamente relacionado às informações disponíveis sobre a audiência de um
meio. Sem esses dados, os anunciantes e as agências ficam no escuro. Com a
clara força da internet – o Brasil é hoje o maior usuário de redes sociais do
mundo, segundo dados da comScore – os anunciantes querem entender qual é o
retorno da publicidade no meio online e como isso é refletido em vendas.
Empresas de pesquisa têm investido fortemente para oferecerem soluções
aceitáveis pelo mercado publicitário.
O Ibope, que há 70 anos mede a audiência
da televisão brasileira e é a terceira maior operação do mundo nesse segmento,
aproveitou o fórum para apresentar suas iniciativas nesse campo, em uma reunião
fechada com anunciantes. A companhia passou por uma reformulação em 2011, com a
chegada de um novo CEO, quando decidiu ampliar sua área de atuação, antes muito
focada em TV.
“Quando entrei no Ibope, em 2011, vim
com a missão de revolucionar a companhia. Pedimos para a ABA um espaço para que
pudéssemos mostrar aos anunciantes que não somos mais aquele Ibope de dois anos
atrás, e ela aceitou”, afirmou Orlando Lopes, CEO da empresa. A alemã GFK, que
anunciou no meio do ano que começaria medir audiência de TV no país, não foi
convidada para o encontro.
A companhia apresentou sete iniciativas
de um total de 11 recém-lançadas. Entre elas estão um painel para medir a
audiência de canais em diferentes dispositivos e uma ferramenta que segmenta a
audiência por hábito de consumo. “A segmentação tradicional em TV é
demográfica. Agora conseguimos segmentar pelo público comprador de cerveja”,
exemplificou Antonio Wanderlei, diretor de marketing do Ibope.
De acordo com Lopes, o desafio nesse
segmento tem sido mesclar a televisão com outros meios. “Certamente a audiência
da televisão caiu nos últimos anos, porque o hábito dos telespectadores mudou,
mas o consumo de conteúdo não caiu. As novas formas de acesso é que trazem
desafios enormes para nós criarmos as métricas para consumo de mídia”, disse.
No campo da internet, a comScore vem
liderando um movimento, que começou nos Estados Unidos, para criar um GRP
efetivo para o online, com uma medição que verifique os anúncios de fato
vistos. Pesquisa divulgada pela companhia em maio deste ano apontou que 46% dos
anúncios digitais das 10 maiores empresas de bens de consumo monitorados pela
empresa nunca tinham sido visualizados por seres humanos.
“O Brasil gasta 800 minutos por mês em
redes sociais. A internet está ficando muito importante e não dá para negar
essa realidade”, argumentou Alex Banks, diretor geral da comScore para a
América Latina.
Com o fato de que todos os equipamentos
para consumo de mídia estão convergindo para o online – como as SmartTVs, os
smartphones e os tablets –, a companhia espera ganhar mercado com sua expertise
de medir os dados vindos de todos esses dispositivos. O consenso é que a
métrica ideal não foi inventada até o momento. “Ainda não há uma métrica que
coloque todos os meios dentro de uma mesma análise”, disse Fábio Coelho,
presidente do Google. “Temos um caminhão de métricas. Encontrar as mais
adequadas ainda é um desafio”, resumiu. (Propmark)
BLATTER DIZ QUE A COPA DO MUNDO SERÁ UM SUCESSO
O presidente da Fifa, Joseph Blatter,
prevê que a Copa do Mundo no Brasil em 2014 será um “evento magnífico”, e
disse estar convencido que os protestos que aconteceram no País durante a Copa das Confederações não foram contra o futebol.
“Graças à colaboração de todos
os envolvidos será um evento magnífico, que também deixará uma marca muito
positiva”, declarou Blatter em entrevista concedida ao site da
Conmebol.
Sobre as manifestações que ocorreram no País no decorrer da Copa das Confederações, em junho deste ano, o dirigente suíço afirmou que “Não se tratava de protestos contra o futebol, mas contra aspectos sociais e políticos que escapam a seu domínio”.
“Não
se deve esquecer o extraordinário ambiente nos estádios e que, do ponto de
vista operacional a Copa das Confederações, correu muito bem”, enalteceu.
Questionado pela controvérsia
causada pela escolha do Catar como sede da Copa em 2022, e a possível
parcialidade na eleição, o presidente da Fifa reiterou
sua convicção de que o torneio será disputado no país.
“Só
posso repetir o que afirmei após a reunião do Comitê Executivo, no início de
outubro. A Copa de 2022 será no Catar, e o que faremos será implementar uma
consulta com a comunidade futebolística internacional para analisar a questão
das datas”, disse, em referência à polêmica de ser verão no país árabe no
tradicional período de realização do Mundial.
Blatter elogiou os
organizadores da última Copa, na África do Sul, e classificou o país africano como
grande exemplo da contribuição deste tipo de eventos ao bem-estar da população
que o recebe.
“A
África do Sul não só realizou um campeonato fantástico, mas também, em conjunto
com a Fifa, utilizou a ocasião para, através do futebol, promover o
desenvolvimento humano e gerar um impacto concreto que é sentido e rende frutos
até hoje”, finalizou. (Promoview)
MENORES PRECISAM SER DIFEENTES
Fernando Campos, sócio e diretor-geral de criação da Santa
Clara, uma das poucas agências independentes no Brasil entre as de grande e
médio porte, disse que é preciso fazer muito barulho estando em sua posição.
"Não temos outra opção a não ser ser muito ousado",
afirmou durante a palestra "A aventura de ser independente no
Brasil", no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013, em Buenos
Aires.
O criativo contou que, em uma agência independente, o mais
comum é ter dinheiro contado e por isso tem que ser muito bem utilizado.
"Independentes não podem errar a conta e os negócios da agência têm que
ser renovados todos os dias".
Ele citou o case de Quem Disse,
Berenice?, nova marca de cosméticos do Grupo O Boticário para qual a Santa
Clara criou uma campanha utilizando bonecas de pano e que foi muito
bem-sucedida no mercado brasileiro.
"Eles praticamente suplantaram a
meta para o ano em 10 vezes. Eles tinham previsão de fechar o ano com 10, 12
lojas e vão terminar com 90", contou. Campos levantou a ideia de que
agências independentes são "classe média":
"Você tem que ter um respeito
profundo e senso de responsabilidade com o dinheiro do cliente, contar cada
centavo. Para um negócio independente, não existe job pequeno". (Propmark)
BRASILEIROS ADQUIREM 70% DOS INGRESSOS
PARA A COPA
A Fifa divulgou em seu site que mais de 625 mil ingressos do lote
terão como donos torcedores do Brasil. Além deles, pessoas de outros 188 países
se inscreveram para comprar entradas para o mundial.
Os torcedores do País sede da Copa
representam 71,5% dos compradores dos 889,3 mil ingressos comercializados
pela Fifa nessa semana. Para o público de fora do
Brasil, Estados Unidos (66.646), Inglaterra (22.257), Alemanha (18.019),
Austrália (15.401) e Canadá (13.507) foram os principais destinos do restante
dos ingressos.
A principal
entidade do futebol informou que foram feitas 6,2 milhões de solicitações para
compra de ingressos. Os interessados receberão até o dia 10/11 a resposta do
pedido e saberão se foram ou não atendidos.(Promoview)
COMO QUALIFICAR LEADS E
ENTREGAR AS MELHORES OPORTUNIDADES
Uma das grandes vantagens da estratégia de
marketing digital baseada em conteúdo é a sua capacidade de geração de Leads. À medida que a autoridade de sua empresa aumenta
sobre o assunto, a quantidade de Leads gerados começa a também crescer de forma
exponencial.
Enquanto
essa quantidade de Leads gerados for menor que a capacidade de atendimento da
equipe de vendas, ainda é possível fazer contato com todos eles. O número de
Leads que cada vendedor consegue entrar em contato por mês varia de empresa
para empresa, mas pelo que vemos na nossa prática e na de diversos clientes, em
média, cada vendedor consegue abordar cerca de 100 Inbound Leads por mês.
O “problema” começa a surgir quando a quantidade de
Leads gerados aumenta muito e supera a capacidade do time de vendas. Nesse
momento, um passo importante antes de simplesmente contratar mais
vendedores é fazer a qualificação desses Leads.
A qualificação é uma maneira eficiente de lidar com
a sobrecarga de Leads, pois evita perda de tempo com Leads de baixo potencial
de compra. O importante é investir mais tempo naqueles com maior
probabilidade de comprar.
Essa
qualificação consiste em classificar e separar os Leads em basicamente 3
grupos:
·
Bons Leads que estão com intenção de compra clara (grande
potencial);
·
Bons Leads que ainda não estão no momento certo da
compra;
·
Leads ruins para vendas (geralmente
pessoas que apenas estão interessadas no seu conteúdo mas que não conseguiriam
aproveitar seu produto).
Os Leads
desse primeiro grupo (bons Leads com intenção de compra clara) são os ideais a
serem passados para o time de vendas.
Critérios para fazer a qualificação
Para poder conseguir selecionar bons contatos e
aumentar a performance do time de vendas, analisamos dois grandes
aspectos de cada Lead: Perfil da empresa e Intenção de compra.
É importante analisar a combinação destes dois
aspectos e não considerá-los individualmente.
A primeira informação que conseguimos tirar desse gráfico
é que o melhor Lead a ser passado para os vendedores é o Lead com
“Perfil Ideal” e que já esteja na etapa “Avaliação e Compra” (mais para
cima e para a direita possível). Este Lead tem características que você já
avaliou como positiva e ele já está na última etapa do processo de compra.
Outra
informação relevante é que há também outras combinações Perfil-Intenção
interessantes de passar para o time de vendas. Isso é basicamente o que essa
reta diagonal mostra.
A linha
na diagonal mostra que muitas vezes temos um Lead com Perfil Ideal mas que
ainda não está tão maduro para comprar. Ainda assim, vale a pena passá-lo para
a equipe de vendas. Será necessário investir um pouco mais de tempo nele para
conduzi-lo ao longo do processo de compra, mas como há grande potencial, deve
valer a pena.
E sobre o
Lead não tão qualificado como o Perfil Bom ou o Perfil Ok, é melhor esperá-lo
avançar sozinho na maturidade para compra e, aí sim, abordá-lo.
Como qualificar esses Leads
Como já
dito, os dois aspectos são: Perfil da empresa e Intenção de compra.
Perfil da empresa: a qualificação do perfil consiste principalmente
em avaliar quanto ele se aproxima do seu cliente ideal. Essa análise varia
bastante de negócio para negócio, mas alguns critérios são mais comuns, como:
segmento, cargo do comprador, tamanho, região. Uma boa forma de definir quais
os critérios mais relevantes para seu negócio é ver no histórico da sua
empresa quem foram os melhores clientes e algumas características que
eles tinham em comum.
Exemplo: Sua empresa já identificou que os Leads
que mais convertem baixaram antes os materiais A, B e C. Além disso, sabe-se
que Leads com cargos de diretor e gerente, tomadores de decisão dentro das
empresas, são os que realmente convertem, sendo responsáveis pela aquisição de
produtos e serviços. Desta forma, é importantíssimo levar em conta essas
informações e marcar os Leads com essas características como qualificados.
Intenção de compra: esta qualificação consiste
em analisar se o Lead demonstrou clara intenção de compra e a maturidade para
comprar seu produto ou serviço. É possível perceber pelo comportamento do Lead,
ou através dos materiais que ele acessa, em qual das etapas ele se encontra: se
ainda está em fase de aprendizado ou se já está fazendo uma avaliação da
ferramenta.
Por
exemplo, um Lead que pede um orçamento ou uma demonstração de um software já
está numa etapa mais avançada do que outro que apenas fez download de um eBook
com conteúdo voltado para iniciantes.
Da mesma
forma, Leads que ainda não tenham solicitado um orçamento ou teste do produto,
mas que já têm um histórico longo de interação com a empresa – seja baixando
uma grande quantidade de conteúdos ricos ou interagindo via redes sociais –
costumam receber bem a abordagem da equipe de vendas, pois já estão
familiarizados com a empresa e suas ofertas.
Se você
usa Nutrição de Leads, não se preocupe em despriorizar quem ainda não está
maduro para a compra.
Um
conceito importante é: os Leads que não são aproveitados neste momento não são
desperdiçados. Nesses casos onde se filtra os Leads, é natural pensar em
perguntas do tipo: Por que não simplesmente contratar mais vendedores para
tentar atender todos os Leads?
O
problema de usar a força bruta para vender mais é que a performance do seu time
de vendas vai diminuir e seu custo por cliente aumenta cada vez mais.
Esse é o
motivo da Nutrição de Leads ser bem importante nessa etapa. A nutrição tem como
principal objetivo fazer com que os bons Leads que ainda não estejam no momento
certo de compra entrem num fluxo de e-mails automáticos, onde recebam
informações periodicamente e, aos poucos, amadureçam sua intenção de compra.
Ou seja,
ao invés de contratar mais vendedores para tentar vender para todos, invista em
amadurecer parte destes Leads que não foram usados de imediato. Eventualmente,
eles começam a demonstrar intenção de compra bem mais clara que inicialmente e
a venda fica mais fácil.
Este
é um tema complexo e que merece bastante atenção. É possível aprofundar nesse
assunto de diversas formas: Como fazer o scoring destes Leads, como fazer a
passagem dos Leads de marketing para vendas, como configurar a nutrição de
Leads, etc. Todos estes são temas de futuros posts e serão explicados em mais
detalhes. Continue acompanhando! (Fonte:
Newsletter de Marketing Digital)
IRONIA: OI LANÇA
APLICATIVO QUE DETECTA O HUMOR DO CLIENTE
A
Oi inicia sua estratégia de mídia online para divulgação da promoção Tudo por
Dia. A ação nas redes sociais conta com a produção de um aplicativo para o
Facebook mostrando que, independentemente do humor que estiver no dia e por
mais que o cliente fale muito ao celular, ele dificilmente ultrapassa os 30
minutos diários em ligações. A nova oferta da Oi para o pré-pago - Tudo Por Dia
- reforça o posicionamento estratégico da companhia de conquistar mais clientes
pré-pago e a rentabilização do serviço, com aumento no volume de recargas.
O
aplicativo Oi Feelings detecta automaticamente, através de informações do
perfil da pessoa que está acessando, o humor dela naquele dia e cria um mini
filme personalizado de aproximadamente um minuto com as suas fotos, amigos e
informações de perfil, tais como relacionamento e local de trabalho. No fim do
filme, o publico é convidado a conhecer os detalhes da promoção Tudo por Dia em
vídeo tutorial estrelado pelo ator Caio Castro, que também protagoniza a
campanha de TV.
A
divulgação dessa ação no Facebook ocorrerá através do patrocínio de posts em
perfis de celebridades como Luan Santana, Preta Gil, Ronaldinho Gaúcho, Evandro
Santo e Narcisa Tamborindeguy a partir desta semana. Além disso, a campanha
contará também com peças tradicionais de mídia online em grandes portais de
mídia que promoverão o tutorial feito com Caio Castro. (Redação Adnews)
Nota do editor:
tomara que a OI use esse aplicativo nos clientes dela. Se o fizer, verá que tem muito o que aprender.
BLACK FRIDAY PRETENDE MOVIMENTAR R$ 340 MILHÕES
Dia 29 o Busca Descontos – maior
portal de cupom de desconto grátis do Brasil - promoverá o BlackFriday.com.br,
ação que reúne ofertas de produtos com desconto de mais de 120 lojas
virtuais brasileiras. A previsão do portal é de que as vendas online na data
gerem R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de mais de 50% em
relação ao BlackFriday.com.br de 2012, quando foram vendidos
R$ 217 milhões, segundo a ClearSale. De acordo com a previsão do portal, mais
de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia.
As ofertas
estarão disponíveis durante as 24 horas do dia 29 de novembro no site oficial
da ação: www.blackfriday.com.br. Participam do Black Friday Brasil empresas como Netshoes,
Walmart.com.br, Magazine Luiza, Cia.
Hering, Coca Cola Clothing, RiHappy, TAM, entre outras. A
expectativa do organizador do evento é de que produtos eletrônicos,
informática, celulares, eletrodomésticos, moda e games sejam os mais
procurados pelos consumidores.
Para aproveitar
as promoções, o usuário deverá acessar o site www.blackfriday.com.br e se cadastrar. Quem se cadastrar também concorre a
prêmios, além de receber ofertas exclusivas por email.
“Realizamos
parcerias estratégicas com renomadas empresas do comércio eletrônico para
promover um melhor Black Friday ao consumidor. A ação deve mais uma vez
quebrar o recorde de vendas online em um único dia no Brasil”, afirma Pedro
Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador da data no país. Eugenio
explica que todas as ofertas do site oficial do Black Friday – www.blackfriday.com.br - passarão por um filtro rigoroso, para que sejam
publicados somente aquelas que possuam boas ofertas para o consumidor.
A Câmara
Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) ficou responsável
pela autorregulamentação do Código de Ética para o Black Friday. As
lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas
reais na ação. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer
suspensões. O código de ética está disponível no site: http://camara-e.net/blackfriday/.
Outro parceiro
do Busca Descontos para o evento é o Instituto Sieve
–especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico e que
será responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial
do Black Friday. Já o site ReclameAqui, vai
ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar
sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013.
Em 2012 as
vendas do Black Friday Brasil movimentaram R$ 217 milhões no comércio
eletrônico. O valor supera em 117% superior os resultados de 2011, segundo
informações da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras
virtuais. Ao todo, foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de 401
reais.
O que as
lojas preparam
A
Netshoes disponibilizará mais de mil produtos com descontos para o
Black Friday, contemplando todas as categorias esportivas da loja, como
running, futebol, casual, basquete, bike, entre outras. Na edição do ano
passado, a empresa registrou aumento de 300% no número de acessos à loja
(quando comparado à média das últimas quatro sextas-feiras que antecederam a
ação). “Já que a aquisição de novos clientes é um dos objetivos desta ação, a
experiência impecável de compra é fator determinante para garantir que eles
voltem a comprar conosco”, afirma Renato Mendes, gerente de marca e assuntos
corporativos da Netshoes. A loja participa do Black Friday Brasil desde a
primeira edição.
A Magazine
Luiza terá ofertas em todas as categorias do site, com um grande mix
de produtos. “Montamos uma operação especial de retaguarda, que envolverá
diversas áreas importantes da empresa, tais como, atendimento a clientes,
operações, logística e T.I. Todas estão preparadas para receber e dar vazão a
demanda de todos os clientes”, conta Ilca Sierra – Gerente Geral de Marketing
E-commerce da Magazine Luiza.
Participante da
ação pelo segundo ano consecutivo, a Cia. Hering também
aposta em um aumento de vendas no dia 29 de novembro. “Os consumidores
podem esperar descontos reais em nossos produtos. Buscaremos manter uma
capacidade de estoque que possibilite atender estes consumidores, bem como
preparar nossa infraestrutura para suportar o tráfego esperado para a data.”,
afirma Rubem Razões, gerente operacional de e-commerce da Cia. Hering.
A Lojasmm.com
prepara cerca de 60 ofertas com descontos agressivos, com destaque para as
categorias de informática, móveis, eletrônicos e principalmente celulares.
“Esperamos superar todos os recordes da história da loja em um dia, mas a
nossa maior preocupação em relação ao Black Friday é realizar uma campanha de
qualidade, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes em relação a
preços, descontos e serviço”, afirma Bruno França, Gestor de Marketing
Digital Lojasmm.com.
O shopping
virtual Rakuten espera que as vendas no dia do Black Friday
superem em 250% as de um dia normal. “Mais de 100 lojas do shopping da
Rakuten em 30 diferentes categorias de produtos vão participar do Black
Friday”, conta Ricardo Jordão Magalhães, Chief Marketing Officer da Rakuten
Brasil - filial da Rakuten do Japão, um dos maiores marketplaces de lojas
virtuais do planeta.
A Livraria
da Folha pretende oferecer um leque de aproximadamente 200 ofertas
em todas as categorias do site, como livros, dvds, games e cd’s. Segundo
Edson Cruz, Gerente de E-commerce da Livraria da Folha, a expectativa é de
que as vendas da loja no Black Friday superem entre 300% e 400% as de um dia
normal.
Lojas
virtuais pequenas e médias tem adesão recorde na ação
Além de grandes
varejistas online, o Black Friday Brasil 2013 também contará com lojas
virtuais de pequeno e médio porte, como são os casos da MegaMamute, Sepha,
Macro Virtual e Shopfato. Neste ano, as pequenas e médias lojas representam
cerca de 20% dos participantes do site oficial do Black Friday. Na edição de
2010 essa porcentagem foi de 5%.
“O consumidores
que pretendem aproveitar os descontos do Black Friday devem se planejar,
comparar os preços dos produtos desejados e fazer uma lista de compras”,
conta Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos.
Outra recomendação citada pelo executivo é acessar o site oficial do Black
Friday – www.blackfriday.com.br - onde somente são publicadas ofertas com descontos
reais.
Uma pesquisa do
Busca Descontos realizada com 2.415 e-consumidores aponta que 79% das pessoas
pretendem fazer alguma compra no Black Friday Brasil 2013. Nos Estados
Unidos, as vendas online da última do Black Friday movimentaram US$ 1.042 bi,
crescimento de 26% em relação ao ano anterior, segundo a comScore.
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AS
MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO
Nesta
quarta-feira (6), a Revista Forbes publicou uma lista com as 100 marcas mais
valiosas do mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple lidera o ranking,
seguida pela Microsoft e Coca-Cola, sucessivamente.
A
Apple tem um valor de mercado estimado de US$ 104,3 bilhões, com um aumento de
20% em relação ao ano passado e quase duas vezes maior comparado às outras
marcas. Os responsáveis da "Forbes" destacam o fato, da marca
continuar sendo a mais valiosa, apesar de se concentrar em melhorar seus
produtos em vez de lançar novos.
Com
o segundo lugar, a Microsoft teve um crescimento de 4%, o valor da marca é US$
56,7 bilhões. Apesar do valor permanecer praticamente igual nos últimos três
anos, a empresa conta com uma das verbas publicitarias mais altas, de US$
2,6 bilhões.
Única
empresa não tecnológica a completar o pódio, a Coca-Cola tem seu valor
estimado de US$ 54,9 bilhões. A marca, também, foi a primeira a conquistar
50 milhões de 'curtidas' no Facebook.
A
Revista Forbes pesquisou mais de 200 marcas globais, divididas entre 20 setores
industriais, com presença nos EUA. Das marcas mais valiosas do mundo, a metade
pertence aos EUA, nove à Alemanha, oito à França e sete ao Japão.
A INFLUÊNCIA DA
FICÇÃO FUTURÍSTICA NA PROPAGANDA
É
fato que a ficção científica antecipou a vinda de muitos acessórios
tecnológicos que hoje fazem parte de nosso cotidiano. O interessante é perceber
que o uso da linguagem ultramoderna desse mesmo tipo de ficção também auxilia
as marcas e agências quando o objetivo é falar de conceitos como “futuro”,
“inovação”, “vanguarda” e “tecnologia avançada”.
Em
um comercial recente, cenas de famosos filmes futuristas foram pegas como
referência para demonstrar as características inovadoras do novo Ford Focus. O
mesmo acontece com anúncios recentes como os do Galaxy Gear e do 3G da Claro.
A
comparação de gadgets atuais, com objetos que antigamente só existiam na
imaginação, reforça o avanço tecnológico de tais itens. Quem imaginaria, por
exemplo, que os acessórios de Star Trek um dia poderiam se tornar realidade?
Como demonstrado no anúncio do Galaxy Gear, alguns se tornaram.
Além
dessas séries e filmes possuírem grande popularidade, quando utilizadas na
publicidade elas podem dar prestigio e maior familiaridade a exemplos e
atividades que poderiam ser consideradas comuns. Há alguns anos, ver James Bond
localizar seu carro pelo telefone, por exemplo, era algo espetacular. Saber que
hoje há produtos e tecnologias que permitem isso só reforça a capacidade humana
de se reinventar, além de conferir maior valor para as marcas que criaram esses
produtos.
Confira
alguns destes anúncios:
O
Galaxy Gear demonstra os relógios ultramodernos da ficção, que agora é
realidade.
A
Claro homenageia a chegada do 3G com cenas de Star Trek e Lost in Space.
Comercial
do Ford Focus faz alusão a clássicos como: Star Wars, O Quinto Elemento, Blade
Runner, Minority Report e Tron-O Legado. (
Giovanna Moderiano no Adnews)
PELOS CAMINHOS DA CRÍTICA LITERÁRIA
(Texto de Samuel Antenor, distrribuído pela Agência
FAPESP) – Não há crítica sem juízo e, se não houver
juízo, o que resta é apenas comentário. A frase é da crítica literária Leyla Perrone-Moisés,
professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da
Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), que participou na segunda-feira (04/11)
de um café literário promovido pela Fundação Bunge, em parceria com a FAPESP,
na Casa das Rosas, em São Paulo.
Perrone-Moisés
foi uma das vencedoras da 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge na categoria Vida
e Obra, ao lado do escritor catarinense Alexandre Nodari, ganhador do 34º
Prêmio Fundação Bunge Juventude.
Em sua
apresentação, a professora falou sobre os diferentes contextos literários e
sobre como esses contextos influenciam a crítica tanto na academia quanto nos
jornais e revistas – forma pela qual os leitores das obras têm acesso às
análises dos especialistas. “A crítica literária tem validade, não tem
verdade”, afirmou, citando o crítico e linguista francês Roland Barthes
(1915-1980), a quem considera um de seus mestres em sua área de atuação, ao
lado do professor Antônio Cândido e do poeta Haroldo de Campos (1929-2003).
Autora de
livros como O Novo Romance
francês (1966), Falência da crítica (1973) e Vinte Luas(1992), com o qual
venceu o Prêmio Jabuti em 1993 na categoria Estudos Literários (Ensaio),
Perrone-Moisés conviveu com Cândido e Campos, em São Paulo, e com Barthes, em
Paris, nos anos 1950, quando iniciou sua trajetória profissional.
A
mesa-redonda na Casa das Rosas foi coordenada pelo poeta e crítico literário
Frederico Barbosa, diretor do centro cultural voltado à divulgação da
literatura e da poesia. O casarão construído por Ramos de Azevedo na Avenida
Paulista, no início do século 20, abriga o Centro de Referência Haroldo de
Campos, com um acervo de 20 mil livros da biblioteca do poeta concretista.
Na abertura
do debate, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, destacou a importância da obra
de Perrone-Moisés e de sua escolha para a edição deste ano do Prêmio Bunge.
“Creio que ninguém é mais representativo do que ela para falar, neste momento,
sobre os caminhos trilhados pela crítica literária no Brasil, pois sua
capacidade de análise vai ao encontro do que se pretende aqui: debater o papel
da crítica para a compreensão da literatura e da poesia no Brasil”, disse.
O ex-reitor
e professor da USP Jacques Marcovitch, presidente do conselho administrativo da
Fundação Bunge, lembrou o papel da professora na aproximação entre
pesquisadores da área e autores do Brasil e de países como a França. E falou da
importância da atuação dos críticos para a formação do mercado editorial
brasileiro.
“Escolhemos
o tema para o prêmio deste ano com a convicção de que o Brasil é um país onde a
questão editorial está em expansão. E o crítico literário é quem nos mostra
quais são as prioridades para publicação”, enfatizou.
Leitor
especializado
Para
Perrone-Moisés, embora nos últimos anos a crítica literária tenha perdido
espaço na mídia impressa, na internet, segundo ela, surgiu uma “espécie de
crítica literária” ainda pouco aprofundada e com capacidade de argumentação em
construção.
“Até o fim
do século 20, a crítica de jornal mantinha um antagonismo em relação à crítica
universitária. Mas isso se modificou e hoje tanto os críticos na academia como
os que escrevem em publicações impressas e eletrônicas têm entre si muito mais
similaridades de análise”, afirmou.
Segundo a
professora, vários críticos que publicam em jornais e revistas buscaram uma
formação específica, como mestrado e doutorado, especializando-se nesse tipo de
análise, que exige, na visão da professora, apurada capacidade de exame. “Os
jornalistas literários, assim como os escritores, se beneficiaram dos estudos e
debates feitos na academia”, disse.
“É fato que
o espaço para a crítica cresceu um pouco nos jornais, nos últimos cinco anos.
Há mais revistas literárias, e há também a internet. O lamentável, atualmente,
é que haja muito pouco debate de qualidade”, observou.
Poder de
argumentação
Perrone-Moisés
destacou que as transformações históricas e linguísticas pelas quais passa a
literatura demoram a ser absorvidas. “Os bons autores não são efêmeros. Eles
permanecem lidos por muito tempo. E, com o tempo de permanência de suas obras,
vem também o juízo formulado pela crítica.” Por isso, a chamada literatura de
entretenimento, segundo ela, ainda que encontre espaço no mercado editorial,
não tende a ocupar os raros espaços destinados à crítica literária.
“As
editoras estão atentas e tendem a publicar muito mais o que tem qualidade. Da
mesma forma, os críticos se informam também pelo que é publicado e sabemos que
dificilmente autores de qualidade escapam das boas editoras”, disse à Agência FAPESP.
Para fazer
uma crítica, porém, não basta gostar ou não gostar de uma obra. É preciso ter
argumentos. “A internet permite que todos possam falar sobre literatura em
sites e blogs, mas nesses espaços percebo que acontece um debate sem crítica”,
afirmou.
Segundo sua
definição, “o crítico nada mais é do que um leitor especializado, que se torna
crítico por ler muito; com critérios técnicos e experiência, pode fazer
comparações entre obras de referência e o que está sendo analisado”.
Sobre o
prêmio
O Prêmio
Fundação Bunge foi criado em 1955 como forma de incentivar a inovação e a
disseminação de conhecimento. É concedido anualmente a personalidades de
destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no país.
O prêmio
está dividido nas categorias Vida e Obra, em reconhecimento à obra consolidada
de um especialista, cuja pesquisa represente um patrimônio importante para o
país, e Juventude, que premia jovens talentos, destacando um profissional de
até 35 anos cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.
Em 2013,
além de Leyla Perrone-Moisés e Alexandre Nodari, Klaus Reichardt foi premiado
na categoria Vida e Obra e Samuel Beskow, na categoria Juventude, na área de
Recursos Hídricos e Agricultura (leia mais em agencia.fapesp.br/18019).
OPORTUNIDADE
Faculdade
de Medicina de Ribeirão Preto tem concurso para professor doutor - Abertas, até dia 27, , as
inscrições para o concurso que busca preencher uma vaga de professor doutor na
área de Biologia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
O docente
selecionado atuará no Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes
Patogênicos, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP),
com remuneração de R$ 9.184,94.
A primeira
fase do concurso inclui uma prova escrita de caráter eliminatório. O candidato
terá cinco horas para redigir a prova e somente os que atingirem nota mínima
7,0 estarão habilitados para a segunda fase.
Julgamento
do memorial com prova pública de arguição, prova didática, apresentação de
pesquisas previamente realizadas e projeto a ser desenvolvido na faculdade
compõem a segunda fase do concurso.
A avaliação
com maior peso na segunda fase será o julgamento do memorial. A comissão
apreciará a produção científica, literária, filosófica ou artística; a
atividade didática universitária; as atividades relacionadas à prestação de
serviços à comunidade; as atividades profissionais e os diplomas.
O conteúdo
programático do concurso inclui temas como mitocôndria e cloroplasto,
sinalização celular e peroxissomos.
As
inscrições podem ser feitas na assistência técnica acadêmica da Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, em Ribeirão
Preto, interior de São Paulo.
O edital completo no www.fmrp.usp.br/transparencia/concursos-publicos-e-editais
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