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segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DICAS PARA OTIMISAR VENDAS NA ERA DO MOBILE SOCIAL


Nos dias de hoje ter um simples website já não é suficiente para gerar conversões de vendas. Para obter sucesso na web é necessário investir em um design atraente, mecanismos simples de busca, conteúdo relevante e que se conecte com a presença da sua marca nas redes sociais, o que ajudará a sua empresa a impulsionar novos negócios.

Diante deste cenário, é importante ressaltar que a porcentagem de visitantes a sites B2B que o fazem através de dispositivos móveis teve um aumento de 50% no último ano (Webbiquity), e mais de 59% dos decisores e influenciadores B2B usam seus smartphones para acessar informações sobre a compra de produtos ou serviços (eMarketer 2012). Além desses números, outra informação relevante é que os profissionais de marketing elencam as mídias sociais como o segundo mais importante canal de buscas de informações sobre produtos e serviços.

Com isso, o crescente uso das mídias sociais e dos dispositivos móveis entre os consumidores traz aos profissionais de marketing vários elementos-chave que devem ser considerados para ajudar a alavancar as taxas de conversão do seu site:

1.   Leve em consideração os comentários e depoimentos de clientes:

Cada vez mais consumidores estão investindo seu tempo na busca por produtos antes mesmo de serem comunicados pelas empresas. Entre as primeiras informações que esses prospects buscam estão os depoimentos de outros clientes. Eles querem conhecer a experiência que outros consumidores tiveram com o produto ou serviço antes de investirem seu tempo e dinheiro. Por isso, as empresas devem estar atentas a esta necessidade incluindo tais depoimentos, tanto na versão padrão, quanto na mobile do website. Também, é importante estar atento ao que estão dizendo sobre a empresa através dos diversos canais sociais para poder rapidamente solucionar eventuais casos de insatisfação.

2.   Pergunte apenas o que é importante:

Quanto mais obstáculos você inclui no caminho entre o cliente e a conclusão da compra, maiores as chances dele desistir antes de finalizá-la. Se você está tentando coletar informações através de um formulário, não pergunte nada de que você não precise. Recomendamos manter formulários com, no máximo, quatro campos (os três mais comuns são: nome, sobrenome e email). Além disso, considere também o uso de um perfil progressivo e ferramentas que extraiam os dados das mídias sociais para reunir e integrar informações adicionais ao seu banco de dados.

3.   Ofereça um conteúdo relevante:

O crescimento do uso das mídias sociais tem sido acompanhado pelo crescimento do marketing de conteúdo. Se o seu objetivo é fazer com que formadores de opinião, decisores e consumidores convertam suas ideias através de white papers, webinars, guias, artigos em blogs, ou em qualquer outro formato, esses conteúdos precisam de fato ser relevantes. Um recente estudo realizado pelo B2B Marketing Insider identificou que os fornecedores que produzem conteúdo de baixa qualidade são 27% menos propensos a serem considerados no processo de decisão e têm 40% menos chances de ganhar o negócio.

4.   Enfatize a experiência positiva do usuário e o design intuitivo:

A conversão deve ser simples e rápida, com o mínimo de distrações. O cliente não deve esperar mais do que alguns segundos para o carregamento da página, e os próximos passos devem sempre ser simples e fáceis de identificar. No acesso móvel, isso significa criar botões grandes e óbvios o suficiente para que se destaquem, orientando o consumidor a clicar neles. Certifique-se de visualizar seus projetos de páginas etemplates de email em um layout móvel (em vários tipos de dispositivos e provedores de email, se possível) para que você saiba como os usuários irão visualizar o seu design.

5.   Os altos executivos da empresa devem estar nas mídias sociais:

Um estudo da eMarketer verificou que 77% dos compradores preferem comprar de uma companhia em que seu CEO interage ativamente nas redes sociais, enquanto 94% disseram que a participação de uma marca nas mídias sociais melhora a sua imagem. É importante que a empresa tenha presença nesses canais, e não se deve subestimar a relevância do envolvimento dos altos executivos.

6.   Analise os dados:

O tráfego que chega ao seu site provém de todos os canais, principalmente dos digitais. Você pode usar um serviço de análise para avaliar quais desses canais estão gerando um maior número de conversões, o que irá ajudá-lo a identificar as campanhas e canais em que você deve concentrar mais esforços e investimentos. O rastreamento de páginas com altas taxas de rejeição pode ajudar a diagnosticar as áreas problemáticas que estão impulsionando os consumidores a deixarem o seu site. As análises podem até mesmo revelar quais palavras-chave têm as maiores taxas de conversão, para que você saiba para onde e como direcionar a sua mensagem. (Artigo encaminhado ao Adnews por Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM, provedora global de soluções SaaS (Software as a Service) para marketing digital interativo cross-channel.

TÉCNICAS DE MARKETING DIGITAL PARA IMPLEMENTAR COM POUCO ESFORÇO

Quando se fala em marketing digital é natural que os gestores de empresas imaginem que apenas estratégias muito complexas é que trarão resultados em médio prazo. É verdade que os benefícios principais demoram um pouco a aparecer. No entanto, existem vários ajustes que podem ser feitos com facilidade – e pouco investimento em tempo e recursos – que trazem grandes melhorias.

 

Esse post reúne várias ações simples que podem trazer vantagens como: melhorar a indexação das páginas e impulsionar o tráfego para seu site, além de incrementar taxas de conversão e de abertura de email.

Para facilitar a implantação de suas ações, utilize esse post como um guia e aproveite os links relacionados com cada tópico para se aprofundar um pouco mais nas estratégias.

 

Veja o que é possível fazer sem grandes esforços, mas que trarão resultados relevantes:

No blog ou site

·         Evite exibir posts inteiros na página inicial


Entre os motivos para não exibir posts completos na sua home estão: garantir maior agilidade ao carregamento da página (e preservar a paciência do visitante), medir com maior precisão quantas visualizações cada conteúdo está recebendo e evitar conteúdo duplicado – que pode confundir as ferramentas de busca. Para resolver isso é só incluir o parâmetro “more” em seus posts. No WordPress, ela aparece assim na opção Visual:


·         Baseie-se nas palavras-chaves mais buscadas na hora de escrever títulos


·         Como o Page Title (a frase que aparece no navegador) é muito valorizado pelo Google, é importante que ele aborde os termos que sua empresa esteja mirando para ficar bem posicionada nas buscas. Confira dicas para escolher as palavras-chave mais adequadas aqui.

 

·         Inclua call-to-actions em todo lugar


     Impulsione as conversões incluindo call-to-actions em todo e qualquer lugar que você conseguir: páginas do site, em cada post publicado e até mesmo nos materiais que sua empresa disponibiliza para download. Nesse postensinamos como criar seus botões de CTA utilizando o power point.

 

·         Use imagens atraentes em posts e materiais


Procure por boas imagens relacionadas ao tema para incluir em seus posts e nos materiais para download. Elas vão torná-los mais atrativos e garantem maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar a URL. Veja outros benefícios de utilizar imagens e que cuidados tomar.

 

·         Use o atributo Alt nas imagens


Esta é uma dica super fácil de ser implementada, mas que ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo: ao incluir as imagens nos posts, preencha o atributo Alt, informando do que ela trata. Esse indicativo também funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida.

 

Os buscadores leem esse atributo como parte do conteúdo, o que auxilia no posicionamento de sua página – se a descrição da imagem estiver relacionada com ele, claro.

 

·         Divulgue seus links na assinatura de email e materiais


Facilite o acesso do usuário ao seu conteúdo. Para que ele continue acompanhando sua empresa com facilidade, você pode incluir links tanto para seu blog como para seus perfis nas redes sociais, na assinatura do email e em materiais que sua empresa disponibiliza para download.

 

·         Insira botões de compartilhamento para redes sociais


Se sua empresa utiliza o WordPress, pode facilmente incluir um widget de compartilhamento em redes sociais, como este que temos aqui ao lado esquerdo da página. Basta procurar pelo aplicativo Digg Digg na aba Plugins e instalá-lo em seu blog. Veja como incluir botões “Tweetar”, do Twitter, e “Recomendar”, do Facebook, em PDFs e emails.

 

·         Cuide com conteúdo duplicado


Confira se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Caso os dois endereços estejam coexistindo sem redirecionamento, podem estar diluindo sua autoridade. Para resolver o problema, eles devem ser unificados através do Redirect 301.

Nas redes sociais

·         Aproveite melhor o conteúdo publicado


·         Se sua empresa já possui vários posts e materiais publicados, é bastante positivo aproveitar esse conteúdo, publicando chamadas para eles nas redes sociais. É uma boa oportunidade de os visitantes mais novos conhecerem os materiais mais antigos e de gerar mais tráfego para seu site. Vale até criar uma planilha com a lista dos conteúdos para gerenciar a publicação.

 

·         Inclua links para Landing Pages em posts nas redes sociais


     Aproveite a capacidade de disseminação de conteúdo das redes sociais também para divulgar call-to-actions com link direto para suas Landing Pages. Essa simples ação pode impulsionar o número de Leads captados.

 

·         Invista no “Impulsionar” do Facebook para divulgar suas ofertas


Como o Facebook limita a visualização de seus posts para apenas aproximadamente 10% dos seus contatos, investir na ferramenta “Impulsionar” para alcançar mais pessoas vai garantir resultados melhores para divulgar um eBook, por exemplo, e captar mais Leads.

No Email Marketing

·         Use template HTML em seus emails em vez de uma imagem única


Um grande erro de várias empresas é utilizar uma única grande imagem no corpo do email para divulgar uma promoção. Um grande motivo para você desistir dessa ideia é que a grande maioria dos serviços mais populares de email tem um bloqueio por padrão de segurança.

Ou seja, o usuário só vai visualizar se habilitar a visualização no momento de abertura do email e certamente muitos vão ignorar sua mensagem antes de fazer isso.

 

·         Segmente seus e-mails


Hoje em dia, nada é mais importante em email marketing do que entregar ao destinatário o conteúdo que seja de seu interesse. Investindo na segmentação de seus contatos, você consegue enviar a eles emails relacionados a tópicos que eles já tenham demonstrado interesse ao baixar seus materiais. Nossaferramenta RD Station oferece a função de segmentação de Leads.

 

·         Envie ofertas em um email exclusivo


Sempre que publicar um novo material para download (eBook, webinar, whitepaper, etc), envie para sua base um email exclusivamente com o convite para acessar o conteúdo. Esse post explica como enviar um bom email promocional. Essa prática gera muito mais resultados do que só enviar, por exemplo, em uma newsletter, recheada de outros materiais.

Landing Pages

·         Crie Landing Pages


Essa é a nossa principal dica para conduzir seus visitantes ao longo do processo de conversão até que eles se tornem clientes: crie Landing Pages como porta de acesso ao seu conteúdo rico (ebooks, webinars, whitepapers) ou mesmo para a solicitação de trials. Pode parecer complexo, mas esse webinar vai esclarecer várias dúvidas e ajudá-lo a criar Landing Pages efetivas.

 

·         Simplifique o formulário de conversão


Mesmo que você já tenha criado várias Landing Pages, talvez não saiba, mas excluindo apenas um campo do formulário sua empresa pode incrementar – e muito – o número de conversões de visitantes em Leads. Verifique que informações são realmente essenciais para que sua equipe possa montar o perfil do Lead e abordá-lo futuramente. O que for desnecessário, como CPF e endereço, por exemplo, convém cortar. (Fonte: Newsletter de Marketing Digital)

 

EMPRESÁRIOS ASSUMEM 500 MILHAS DE INTERLAGOS


 

Um dos eventos mais tradicionais do motociclismo brasileiro, a 500 Milhas de Interlagos, está de cara nova e passa a ser gerenciado por empresários que adquiriram os direitos da prova.

A edição 2014, marcada para os dias 17, 18 e 19/01, está sob o comando de Terlange Souza, sócio em várias empresas de eventos e turismo, e por Danilo Andric, piloto profissional e que atua no ramo de comércio de motocicletas, equipamentos e acessórios.

“A 500 Milhas de Interlagos reúne os melhores pilotos e equipes da atualidade e assumimos o negócio para resgatar a essência da competição, considerada um das mais tradicionais do País”, afirma Souza, que há 20 anos organiza e promove eventos corporativos em todo o Brasil.

 

Depois de passar por sérias dificuldades financeiras, a 500 Milhas corria o risco de não ser mais realizada e poderia até ser extinta. “Nós renegociamos as dívidas com os antigos fornecedores do evento e também com os pilotos, que deixaram de receber a premiação na etapa anterior. Vamos começar tudo do zero”, garante o empresário.

A primeira ação prática de Souza e Andric foi reunir empresas e profissionais que são referências no mercado de eventos e de competições. “Fechamos com a OutPromo, considerada uma das maiores companhias de eventos de São Paulo. Eles têm clientes como Microsoft, Cargill, Diageo, Coca-Cola, BR Foods, Adidas, Gillette, Pampers, P&G e Tang”, conta Souza.

A nova diretoria da 500 Milhas irá focar em duas frentes na etapa de 2014: a qualidade na parte técnica e a divulgação e ativação promocional. “Uma área não anda sem a outra. Precisamos ter uma grande prova dentro da pista, mas queremos abrir espaço para que os patrocinadores possam fazer promoções e ações de relacionamento com os clientes e potenciais clientes”, afirma Andric.(Promoview)

 

CONSELHOS DE PHILIP KOTLER PARA O MARKETING MODERNO


Philip Kotler, um dos especialistas em marketing mais renomados do mundo, palestrou  em evento promovido pelo Mackenzie numa parceria com a HSM.

O Adnews esteve presente e elenca abaixo 10 dicas que o professor, considerado o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times no ano de 2005, revelou à plateia.

Desafios da nova publicidade

Você sabia que a Unilever já está direcionando 35% de seu budget publicitário nos EUA para o setor digital? Para Kotler, se uma empresa ainda não está de olho nisso, é bom ficar alerta.

Segundo o professor, daqui a cinco anos, os budgets das grandes empresas estarão divididos em 50% para o digital e 50% para o analógico.

O professor alerta que é preciso, no mínimo, conhecer o ambiente digital e direcionar pelo menos 10% de seu budget para as ações na web.

Fique de olho no crowdsourcing

Em suas palestras, Kotler costuma citar uma frase de Will Rogers, saudoso ator norte-americano, que diz mais ou menos o seguinte: "Se os anunciantes gastassem a mesma quantia de dinheiro para melhorar seus produtos como eles fazem em matéria de publicidade, eles não precisariam fazer propaganda".

Durante sua apresentação, Kotler reiterou este conceito citando a importância do crowdsourcing. Para ele, um case exemplar é o do salgadinho Doritos. Há anos a marca veicula anúncios elaborados por fãs. Tudo no intervalo mais caro da televisão norte-americana: o Super Bowl.

"Se você entender melhor o seu cliente, você também vai vender melhor", disse. Para Kotler, ouvir o consumidor é uma necessidade, já que eles sabem tudo sobre sua marca. O conceito de que um comercial na TV irá dizer "quem é" sua empresa está morto. Nos dias de hoje, um anúncio em televisão é apenas uma parte de sua estratégia.

Sua marca é amada?

Você já viu algum comercial da Starbucks? Pois é, eles são raríssimos. O motivo: os fãs divulgam a empresa. Mas para que isso ocorra, é preciso que eles amem a marca. Como nutrir este amor?

Segundo Kotler, primeiramente, é necessário satisfazer todos os stakeholders. "Uma empresa não serve apenas aos seus donos. Ela serve aos consumidores, funcionários, distribuidores e fornecedores", explica.

Além disso, ações com os funcionários, como bons salários e disseminação da cultura corporativa, também estão na lista.

Invista em Big Data

E se há um campo que faz os olhos de Kotler brilharem é o Big Data. De acordo com o professor, é nessa área que as empresas precisam investir. Tanto na contratação de profissionais quanto na especialização deles.

Segundo o professor, é preciso entregar o que o consumidor quer e o mapeamento de sua clientela é o segredo mais promissor. Para o especialista, o Brasil precisa capacitar profissionais da área.

Pense Global. Pense nos pobres

A Suíça possui um território de apenas 41 mil quilômetros quadrados e, aproximadamente, sete milhões de habitantes. Com uma extensão territorial de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil conta com quase 200 milhões de habitantes. Pare e pense: quantas marcas globais você consegue citar de ambos os lados?

Segundo Kotler, o Brasil precisa começar a trabalhar globalmente. Apesar do protecionismo que pode surgir em alguns países, é preciso pensar grande.

Mas onde investir e o que lançar? Em dado momento de sua apresentação, Kotler exibiu um mapa no telão. Ele mostrava o mundo e seus continentes. Os números diziam que o marketing, até hoje, só se preocupou com a classe média, o que significa 2 bilhões de consumidores no planeta.

 Para Kotler, há 5 bilhões de pessoas que nunca foram "servidas" pelo marketing. ( Leonardo Araujo no Adnews)

ANUNCIANTES BUSCAM MÉTRICAS PARA UNIR MEIOS


 

Com a publicidade espalhada por diferentes telas, anunciantes têm buscado métricas que melhor indiquem o retorno sobre o investimento de suas ações. A televisão, com o GRP (Gross Rating Points), tem um índice universal sobre alcance e frequência, mas ainda há um vácuo na aferição de como internet e mobile são combinados com a mídia em questão. Num momento de fragmentação da audiência, que não consome conteúdo apenas pela TV, encontrar uma métrica que combine diferentes meios é a principal demanda de anunciantes e o maior interesse de empresas de pesquisa.

 

O tema teve destaque no IX Fórum Internacional de Mídia da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), realizado nesta quarta-feira (6), em São Paulo. “Temos um milhão de métricas. Como combiná-las?”, questionou Gabriela Onofre, diretora de marketing da P&G Brasil.

 

“É difícil correr atrás do consumidor nesse ambiente de múltiplas telas e fazer as melhores escolhas”, apontou. “Temos muitas opções onde colocar o investimento em mídia, mas o cobertor é pequeno, não dá para fazer tudo”, declarou Malu Lopez, diretora de mídia da Unilever Brasil.

 

O investimento em mídia está estritamente relacionado às informações disponíveis sobre a audiência de um meio. Sem esses dados, os anunciantes e as agências ficam no escuro. Com a clara força da internet – o Brasil é hoje o maior usuário de redes sociais do mundo, segundo dados da comScore – os anunciantes querem entender qual é o retorno da publicidade no meio online e como isso é refletido em vendas. Empresas de pesquisa têm investido fortemente  para oferecerem soluções aceitáveis pelo mercado publicitário.

O Ibope, que há 70 anos mede a audiência da televisão brasileira e é a terceira maior operação do mundo nesse segmento, aproveitou o fórum para apresentar suas iniciativas nesse campo, em uma reunião fechada com anunciantes. A companhia passou por uma reformulação em 2011, com a chegada de um novo CEO, quando decidiu ampliar sua área de atuação, antes muito focada em TV.

“Quando entrei no Ibope, em 2011, vim com a missão de revolucionar a companhia. Pedimos para a ABA um espaço para que pudéssemos mostrar aos anunciantes que não somos mais aquele Ibope de dois anos atrás, e ela aceitou”, afirmou Orlando Lopes, CEO da empresa. A alemã GFK, que anunciou no meio do ano que começaria medir audiência de TV no país, não foi convidada para o encontro.

A companhia apresentou sete iniciativas de um total de 11 recém-lançadas. Entre elas estão um painel para medir a audiência de canais em diferentes dispositivos e uma ferramenta que segmenta a audiência por hábito de consumo. “A segmentação tradicional em TV é demográfica. Agora conseguimos segmentar pelo público comprador de cerveja”, exemplificou Antonio Wanderlei, diretor de marketing do Ibope.

De acordo com Lopes, o desafio nesse segmento tem sido mesclar a televisão com outros meios. “Certamente a audiência da televisão caiu nos últimos anos, porque o hábito dos telespectadores mudou, mas o consumo de conteúdo não caiu. As novas formas de acesso é que trazem desafios enormes para nós criarmos as métricas para consumo de mídia”, disse.

No campo da internet, a comScore vem liderando um movimento, que começou nos Estados Unidos, para criar um GRP efetivo para o online, com uma medição que verifique os anúncios de fato vistos. Pesquisa divulgada pela companhia em maio deste ano apontou que 46% dos anúncios digitais das 10 maiores empresas de bens de consumo monitorados pela empresa nunca tinham sido visualizados por seres humanos.

“O Brasil gasta 800 minutos por mês em redes sociais. A internet está ficando muito importante e não dá para negar essa realidade”, argumentou Alex Banks, diretor geral da comScore para a América Latina.

Com o fato de que todos os equipamentos para consumo de mídia estão convergindo para o online – como as SmartTVs, os smartphones e os tablets –, a companhia espera ganhar mercado com sua expertise de medir os dados vindos de todos esses dispositivos. O consenso é que a métrica ideal não foi inventada até o momento. “Ainda não há uma métrica que coloque todos os meios dentro de uma mesma análise”, disse Fábio Coelho, presidente do Google. “Temos um caminhão de métricas. Encontrar as mais adequadas ainda é um desafio”, resumiu. (Propmark)

 


BLATTER DIZ QUE A COPA DO MUNDO SERÁ UM SUCESSO


 

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, prevê que a Copa do Mundo no Brasil em 2014 será um “evento magnífico”, e disse estar convencido que os protestos que aconteceram no País durante a Copa das Confederações não foram contra o futebol.

“Graças à colaboração de todos os envolvidos será um evento magnífico, que também deixará uma marca muito positiva”, declarou Blatter em entrevista concedida ao site da Conmebol.


Sobre as manifestações que ocorreram no País no decorrer da Copa das Confederações, em junho deste ano, o dirigente suíço afirmou que “Não se tratava de protestos contra o futebol, mas contra aspectos sociais e políticos que escapam a seu domínio”.

“Não se deve esquecer o extraordinário ambiente nos estádios e que, do ponto de vista operacional a Copa das Confederações, correu muito bem”, enalteceu.

Questionado pela controvérsia causada pela escolha do Catar como sede da Copa em 2022, e a possível parcialidade na eleição, o presidente da Fifa reiterou sua convicção de que o torneio será disputado no país.

“Só posso repetir o que afirmei após a reunião do Comitê Executivo, no início de outubro. A Copa de 2022 será no Catar, e o que faremos será implementar uma consulta com a comunidade futebolística internacional para analisar a questão das datas”, disse, em referência à polêmica de ser verão no país árabe no tradicional período de realização do Mundial.

Blatter elogiou os organizadores da última Copa, na África do Sul, e classificou o país africano como grande exemplo da contribuição deste tipo de eventos ao bem-estar da população que o recebe.

“A África do Sul não só realizou um campeonato fantástico, mas também, em conjunto com a Fifa, utilizou a ocasião para, através do futebol, promover o desenvolvimento humano e gerar um impacto concreto que é sentido e rende frutos até hoje”, finalizou. (Promoview)

MENORES PRECISAM SER DIFEENTES


 


Fernando Campos, sócio e diretor-geral de criação da Santa Clara, uma das poucas agências independentes no Brasil entre as de grande e médio porte, disse que é preciso fazer muito barulho estando em sua posição.

"Não temos outra opção a não ser ser muito ousado", afirmou durante a palestra "A aventura de ser independente no Brasil", no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013, em Buenos Aires.

O criativo contou que,  em uma agência independente, o mais comum é ter dinheiro contado e por isso tem que ser muito bem utilizado. "Independentes não podem errar a conta e os negócios da agência têm que ser renovados todos os dias".

Ele citou o case de Quem Disse, Berenice?, nova marca de cosméticos do Grupo O Boticário para qual a Santa Clara criou uma campanha utilizando bonecas de pano e que foi muito bem-sucedida no mercado brasileiro.

 

"Eles praticamente suplantaram a meta para o ano em 10 vezes. Eles tinham previsão de fechar o ano com 10, 12 lojas e vão terminar com 90", contou. Campos levantou a ideia de que agências independentes são "classe média":

 

"Você tem que ter um respeito profundo e senso de responsabilidade com o dinheiro do cliente, contar cada centavo. Para um negócio independente, não existe job pequeno". (Propmark)

 


BRASILEIROS ADQUIREM 70% DOS INGRESSOS PARA A COPA


Os brasileiros foram os principais compradores dos primeiros ingressos para a Copa do Mundo de 14.

A Fifa divulgou em seu site que mais de 625 mil ingressos do lote terão como donos torcedores do Brasil. Além deles, pessoas de outros 188 países se inscreveram para comprar entradas para o mundial.

Os torcedores do País sede da Copa representam 71,5% dos compradores dos 889,3 mil ingressos comercializados pela Fifa nessa semana. Para o público de fora do Brasil, Estados Unidos (66.646), Inglaterra (22.257), Alemanha (18.019), Austrália (15.401) e Canadá (13.507) foram os principais destinos do restante dos ingressos.

A principal entidade do futebol informou que foram feitas 6,2 milhões de solicitações para compra de ingressos. Os interessados receberão até o dia 10/11 a resposta do pedido e saberão se foram ou não atendidos.(Promoview)

COMO QUALIFICAR LEADS E ENTREGAR AS MELHORES OPORTUNIDADES

Uma das grandes vantagens da estratégia de marketing digital baseada em conteúdo é a sua capacidade de geração de Leads. À medida que a autoridade de sua empresa aumenta sobre o assunto, a quantidade de Leads gerados começa a também crescer de forma exponencial.

Enquanto essa quantidade de Leads gerados for menor que a capacidade de atendimento da equipe de vendas, ainda é possível fazer contato com todos eles. O número de Leads que cada vendedor consegue entrar em contato por mês varia de empresa para empresa, mas pelo que vemos na nossa prática e na de diversos clientes, em média, cada vendedor consegue abordar cerca de 100 Inbound Leads por mês.

O “problema” começa a surgir quando a quantidade de Leads gerados aumenta muito e supera a capacidade do time de vendas. Nesse momento, um passo importante antes de simplesmente contratar mais vendedores é fazer a qualificação desses Leads.

A qualificação é uma maneira eficiente de lidar com a sobrecarga de Leads, pois evita perda de tempo com Leads de baixo potencial de compra. O importante é investir mais tempo naqueles  com maior probabilidade de comprar.

Essa qualificação consiste em classificar e separar os Leads em basicamente 3 grupos:

·         Bons Leads que estão com intenção de compra clara (grande potencial);

·         Bons Leads que ainda não estão no momento certo da compra;

·         Leads ruins para vendas (geralmente pessoas que apenas estão interessadas no seu conteúdo mas que não conseguiriam aproveitar seu produto).

Os Leads desse primeiro grupo (bons Leads com intenção de compra clara) são os ideais a serem passados para o time de vendas.

Critérios para fazer a qualificação

Para poder conseguir selecionar bons contatos e aumentar a performance do time de vendas, analisamos dois grandes aspectos de cada Lead: Perfil da empresa e Intenção de compra.

É importante analisar a combinação destes dois aspectos e não considerá-los individualmente.

 

A primeira informação que conseguimos tirar desse gráfico é que o melhor Lead a ser passado para os vendedores é o Lead com “Perfil Ideal” e que já esteja na etapa “Avaliação e Compra” (mais para cima e para a direita possível). Este Lead tem características que você já avaliou como positiva e ele já está na última etapa do processo de compra.

 

Outra informação relevante é que há também outras combinações Perfil-Intenção interessantes de passar para o time de vendas. Isso é basicamente o que essa reta diagonal mostra.

A linha na diagonal mostra que muitas vezes temos um Lead com Perfil Ideal mas que ainda não está tão maduro para comprar. Ainda assim, vale a pena passá-lo para a equipe de vendas. Será necessário investir um pouco mais de tempo nele para conduzi-lo ao longo do processo de compra, mas como há grande potencial, deve valer a pena.

E sobre o Lead não tão qualificado como o Perfil Bom ou o Perfil Ok, é melhor esperá-lo avançar sozinho na maturidade para compra e, aí sim, abordá-lo.

 Como qualificar esses Leads

Como já dito, os dois aspectos são: Perfil da empresa e Intenção de compra.

Perfil da empresa: a qualificação do perfil consiste principalmente em avaliar quanto ele se aproxima do seu cliente ideal. Essa análise varia bastante de negócio para negócio, mas alguns critérios são mais comuns, como: segmento, cargo do comprador, tamanho, região. Uma boa forma de definir quais os critérios mais relevantes para seu negócio é ver no histórico da sua empresa quem foram os melhores clientes e algumas características que eles tinham em comum.

 

Exemplo: Sua empresa já identificou que os Leads que mais convertem baixaram antes os materiais A, B e C. Além disso, sabe-se que Leads com cargos de diretor e gerente, tomadores de decisão dentro das empresas, são os que realmente convertem, sendo responsáveis pela aquisição de produtos e serviços. Desta forma, é importantíssimo levar em conta essas informações e marcar os Leads com essas características como qualificados.

 

Intenção de compra: esta qualificação consiste em analisar se o Lead demonstrou clara intenção de compra e a maturidade para comprar seu produto ou serviço. É possível perceber pelo comportamento do Lead, ou através dos materiais que ele acessa, em qual das etapas ele se encontra: se ainda está em fase de aprendizado ou se já está fazendo uma avaliação da ferramenta.

 

Por exemplo, um Lead que pede um orçamento ou uma demonstração de um software já está numa etapa mais avançada do que outro que apenas fez download de um eBook com conteúdo voltado para iniciantes.

Da mesma forma, Leads que ainda não tenham solicitado um orçamento ou teste do produto, mas que já têm um histórico longo de interação com a empresa – seja baixando uma grande quantidade de conteúdos ricos ou interagindo via redes sociais – costumam receber bem a abordagem da equipe de vendas, pois já estão familiarizados com a empresa e suas ofertas.

Se você usa Nutrição de Leads, não se preocupe em despriorizar quem ainda não está maduro para a compra.

Um conceito importante é: os Leads que não são aproveitados neste momento não são desperdiçados. Nesses casos onde se filtra os Leads, é natural pensar em perguntas do tipo: Por que não simplesmente contratar mais vendedores para tentar atender todos os Leads?

O problema de usar a força bruta para vender mais é que a performance do seu time de vendas vai diminuir e seu custo por cliente aumenta cada vez mais.

Esse é o motivo da Nutrição de Leads ser bem importante nessa etapa. A nutrição tem como principal objetivo fazer com que os bons Leads que ainda não estejam no momento certo de compra entrem num fluxo de e-mails automáticos, onde recebam informações periodicamente e, aos poucos, amadureçam sua intenção de compra.

Ou seja, ao invés de contratar mais vendedores para tentar vender para todos, invista em amadurecer parte destes Leads que não foram usados de imediato. Eventualmente, eles começam a demonstrar intenção de compra bem mais clara que inicialmente e a venda fica mais fácil.

 Este é um tema complexo e que merece bastante atenção. É possível aprofundar nesse assunto de diversas formas: Como fazer o scoring destes Leads, como fazer a passagem dos Leads de marketing para vendas, como configurar a nutrição de Leads, etc. Todos estes são temas de futuros posts e serão explicados em mais detalhes. Continue acompanhando! (Fonte: Newsletter de Marketing Digital)

 

IRONIA: OI LANÇA APLICATIVO QUE DETECTA O HUMOR DO CLIENTE


A Oi inicia sua estratégia de mídia online para divulgação da promoção Tudo por Dia. A ação nas redes sociais conta com a produção de um aplicativo para o Facebook mostrando que, independentemente do humor que estiver no dia e por mais que o cliente fale muito ao celular, ele dificilmente ultrapassa os 30 minutos diários em ligações. A nova oferta da Oi para o pré-pago - Tudo Por Dia - reforça o posicionamento estratégico da companhia de conquistar mais clientes pré-pago e a rentabilização do serviço, com aumento no volume de recargas.

O aplicativo Oi Feelings detecta automaticamente, através de informações do perfil da pessoa que está acessando, o humor dela naquele dia e cria um mini filme personalizado de aproximadamente um minuto com as suas fotos, amigos e informações de perfil, tais como relacionamento e local de trabalho. No fim do filme, o publico é convidado a conhecer os detalhes da promoção Tudo por Dia em vídeo tutorial estrelado pelo ator Caio Castro, que também protagoniza a campanha de TV.

A divulgação dessa ação no Facebook ocorrerá através do patrocínio de posts em perfis de celebridades como Luan Santana, Preta Gil, Ronaldinho Gaúcho, Evandro Santo e Narcisa Tamborindeguy a partir desta semana. Além disso, a campanha contará também com peças tradicionais de mídia online em grandes portais de mídia que promoverão o tutorial feito com Caio Castro. (Redação Adnews)

Nota do editor: tomara que a OI use esse aplicativo nos clientes dela. Se o fizer,  verá que tem muito o que aprender.

BLACK FRIDAY PRETENDE MOVIMENTAR R$ 340 MILHÕES
Dia 29 o Busca Descontos – maior portal de cupom de desconto grátis do Brasil - promoverá o BlackFriday.com.br, ação que reúne ofertas de produtos com desconto de mais de 120 lojas virtuais brasileiras. A previsão do portal é de que as vendas online na data gerem R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao BlackFriday.com.br de 2012, quando foram vendidos R$ 217 milhões, segundo a ClearSale. De acordo com a previsão do portal, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia. 
As ofertas estarão disponíveis durante as 24 horas do dia 29 de novembro no site oficial da ação: www.blackfriday.com.br. Participam do Black Friday Brasil empresas como Netshoes,  Walmart.com.br,  Magazine Luiza, Cia. Hering, Coca Cola Clothing, RiHappy, TAM, entre outras. A expectativa do organizador do evento é de que produtos eletrônicos, informática, celulares, eletrodomésticos, moda e games sejam os mais procurados pelos consumidores.
Para aproveitar as promoções, o usuário deverá acessar o site www.blackfriday.com.br e se cadastrar. Quem se cadastrar também concorre a prêmios, além de receber ofertas exclusivas por email.
“Realizamos parcerias estratégicas com renomadas empresas do comércio eletrônico para promover um melhor Black Friday ao consumidor. A ação deve mais uma vez quebrar o recorde de vendas online em um único dia no Brasil”, afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador da data no país. Eugenio explica que todas as ofertas do site oficial do Black Friday – www.blackfriday.com.br - passarão por um filtro rigoroso, para que sejam publicados somente aquelas que possuam boas ofertas para o consumidor.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) ficou responsável pela autorregulamentação do Código de Ética para o Black Friday.  As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões. O código de ética está disponível no site: http://camara-e.net/blackfriday/.
Outro parceiro do Busca Descontos para o evento é o Instituto Sieve –especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico e que será responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial do Black Friday. Já o site ReclameAqui, vai ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013.
Em 2012 as vendas do Black Friday Brasil movimentaram R$ 217 milhões no comércio eletrônico. O valor supera em 117% superior os resultados de 2011, segundo informações da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais. Ao todo, foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de 401 reais.
O que as lojas preparam
A Netshoes disponibilizará mais de mil produtos com descontos para o Black Friday, contemplando todas as categorias esportivas da loja, como running, futebol, casual, basquete, bike, entre outras. Na edição do ano passado, a empresa registrou aumento de 300% no número de acessos à loja (quando comparado à média das últimas quatro sextas-feiras que antecederam a ação). “Já que a aquisição de novos clientes é um dos objetivos desta ação, a experiência impecável de compra é fator determinante para garantir que eles voltem a comprar conosco”, afirma Renato Mendes, gerente de marca e assuntos corporativos da Netshoes. A loja participa do Black Friday Brasil desde a primeira edição.
A Magazine Luiza terá ofertas em todas as categorias do site, com um grande mix de produtos. “Montamos uma operação especial de retaguarda, que envolverá diversas áreas importantes da empresa, tais como, atendimento a clientes, operações, logística e T.I. Todas estão preparadas para receber e dar vazão a demanda de todos os clientes”, conta Ilca Sierra – Gerente Geral de Marketing E-commerce da Magazine Luiza.
Participante da ação pelo segundo ano consecutivo, a Cia. Hering também aposta em um aumento de vendas no dia 29 de novembro.  “Os consumidores podem esperar descontos reais em nossos produtos. Buscaremos manter uma capacidade de estoque que possibilite atender estes consumidores, bem como preparar nossa infraestrutura para suportar o tráfego esperado para a data.”, afirma Rubem Razões, gerente operacional de e-commerce da Cia. Hering.
A Lojasmm.com prepara cerca de 60 ofertas com descontos agressivos, com destaque para as categorias de informática, móveis, eletrônicos e principalmente celulares. “Esperamos superar todos os recordes da história da loja em um dia, mas a nossa maior preocupação em relação ao Black Friday é realizar uma campanha de qualidade, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preços, descontos e serviço”, afirma Bruno França, Gestor de Marketing Digital Lojasmm.com.
O shopping virtual Rakuten espera que as vendas no dia do Black Friday superem em 250% as de um dia normal. “Mais de 100 lojas do shopping da Rakuten em 30 diferentes categorias de produtos vão participar do Black Friday”, conta Ricardo Jordão Magalhães, Chief Marketing Officer da Rakuten Brasil - filial da Rakuten do Japão, um dos maiores marketplaces de lojas virtuais do planeta.
A Livraria da Folha pretende oferecer um leque de aproximadamente 200 ofertas em todas as categorias do site, como livros, dvds, games e cd’s. Segundo Edson Cruz, Gerente de E-commerce da Livraria da Folha, a expectativa é de que as vendas da loja no Black Friday superem entre 300% e 400% as de um dia normal.
Lojas virtuais pequenas e médias tem adesão recorde na ação
Além de grandes varejistas online, o Black Friday Brasil 2013 também contará com lojas virtuais de pequeno e médio porte, como são os casos da MegaMamute, Sepha, Macro Virtual e Shopfato. Neste ano, as pequenas e médias lojas representam cerca de 20% dos participantes do site oficial do Black Friday. Na edição de 2010 essa porcentagem foi de 5%.  
“O consumidores que pretendem aproveitar os descontos do Black Friday devem se planejar, comparar os preços dos produtos desejados e fazer uma lista de compras”, conta Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos. Outra recomendação citada pelo executivo é acessar o site oficial do Black Friday – www.blackfriday.com.br - onde somente são publicadas ofertas com descontos reais.
Uma pesquisa do Busca Descontos realizada com 2.415 e-consumidores aponta que 79% das pessoas pretendem fazer alguma compra no Black Friday Brasil 2013.  Nos Estados Unidos, as vendas online da última do Black Friday movimentaram US$ 1.042 bi, crescimento de 26% em relação ao ano anterior, segundo a comScore.

 

AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO

Nesta quarta-feira (6), a Revista Forbes publicou uma lista com as 100 marcas mais valiosas do mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple lidera o ranking, seguida pela Microsoft e Coca-Cola, sucessivamente.

A Apple tem um valor de mercado estimado de US$ 104,3 bilhões, com um aumento de 20% em relação ao ano passado e quase duas vezes maior comparado às outras marcas. Os responsáveis da "Forbes" destacam o fato, da marca continuar sendo a mais valiosa, apesar de se concentrar em melhorar seus produtos em vez de lançar novos.

Com o segundo lugar, a Microsoft teve um crescimento de 4%, o valor da marca é US$ 56,7 bilhões. Apesar do valor permanecer praticamente igual nos últimos três anos, a empresa conta  com uma das verbas publicitarias mais altas, de US$ 2,6 bilhões.

Única empresa não tecnológica a completar o pódio, a Coca-Cola tem seu valor estimado de US$ 54,9 bilhões. A marca, também, foi a primeira a conquistar 50 milhões de 'curtidas' no Facebook.

A Revista Forbes pesquisou mais de 200 marcas globais, divididas entre 20 setores industriais, com presença nos EUA. Das marcas mais valiosas do mundo, a metade pertence aos EUA, nove à Alemanha, oito à França e sete ao Japão.

A lista completa está  no site da Forbes. (Redação Adnews)

A INFLUÊNCIA DA FICÇÃO FUTURÍSTICA NA PROPAGANDA


É fato que a ficção científica antecipou a vinda de muitos acessórios tecnológicos que hoje fazem parte de nosso cotidiano. O interessante é perceber que o uso da linguagem ultramoderna desse mesmo tipo de ficção também auxilia as marcas e agências quando o objetivo é falar de conceitos como “futuro”, “inovação”, “vanguarda” e “tecnologia avançada”.

Em um comercial recente, cenas de famosos filmes futuristas foram pegas como referência para demonstrar as características inovadoras do novo Ford Focus. O mesmo acontece com anúncios recentes como os do Galaxy Gear e do 3G da Claro.

A comparação de gadgets atuais, com objetos que antigamente só existiam na imaginação, reforça o avanço tecnológico de tais itens. Quem imaginaria, por exemplo, que os acessórios de Star Trek um dia poderiam se tornar realidade? Como demonstrado no anúncio do Galaxy Gear, alguns se tornaram.

Além dessas séries e filmes possuírem grande popularidade, quando utilizadas na publicidade elas podem dar prestigio e maior familiaridade a exemplos e atividades que poderiam ser consideradas comuns. Há alguns anos, ver James Bond localizar seu carro pelo telefone, por exemplo, era algo espetacular. Saber que hoje há produtos e tecnologias que permitem isso só reforça a capacidade humana de se reinventar, além de conferir maior valor para as marcas que criaram esses produtos.  

Confira alguns destes anúncios:

O Galaxy Gear demonstra os relógios ultramodernos da ficção, que agora é realidade.

A Claro homenageia a chegada do 3G com cenas de Star Trek e Lost in Space.

Comercial do Ford Focus faz alusão a clássicos como: Star Wars, O Quinto Elemento, Blade Runner,  Minority Report e Tron-O Legado. ( Giovanna Moderiano no Adnews)

PELOS CAMINHOS DA CRÍTICA LITERÁRIA


(Texto de Samuel Antenor, distrribuído pela Agência FAPESP)  Não há crítica sem juízo e, se não houver juízo, o que resta é apenas comentário. A frase é da crítica literária Leyla Perrone-Moisés, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), que participou na segunda-feira (04/11) de um café literário promovido pela Fundação Bunge, em parceria com a FAPESP, na Casa das Rosas, em São Paulo.

Perrone-Moisés foi uma das vencedoras da 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge na categoria Vida e Obra, ao lado do escritor catarinense Alexandre Nodari, ganhador do 34º Prêmio Fundação Bunge Juventude.

Em sua apresentação, a professora falou sobre os diferentes contextos literários e sobre como esses contextos influenciam a crítica tanto na academia quanto nos jornais e revistas – forma pela qual os leitores das obras têm acesso às análises dos especialistas. “A crítica literária tem validade, não tem verdade”, afirmou, citando o crítico e linguista francês Roland Barthes (1915-1980), a quem considera um de seus mestres em sua área de atuação, ao lado do professor Antônio Cândido e do poeta Haroldo de Campos (1929-2003).

Autora de livros como O Novo Romance francês (1966), Falência da crítica (1973) e Vinte Luas(1992), com o qual venceu o Prêmio Jabuti em 1993 na categoria Estudos Literários (Ensaio), Perrone-Moisés conviveu com Cândido e Campos, em São Paulo, e com Barthes, em Paris, nos anos 1950, quando iniciou sua trajetória profissional.

A mesa-redonda na Casa das Rosas foi coordenada pelo poeta e crítico literário Frederico Barbosa, diretor do centro cultural voltado à divulgação da literatura e da poesia. O casarão construído por Ramos de Azevedo na Avenida Paulista, no início do século 20, abriga o Centro de Referência Haroldo de Campos, com um acervo de 20 mil livros da biblioteca do poeta concretista.

Na abertura do debate, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, destacou a importância da obra de Perrone-Moisés e de sua escolha para a edição deste ano do Prêmio Bunge. “Creio que ninguém é mais representativo do que ela para falar, neste momento, sobre os caminhos trilhados pela crítica literária no Brasil, pois sua capacidade de análise vai ao encontro do que se pretende aqui: debater o papel da crítica para a compreensão da literatura e da poesia no Brasil”, disse.

O ex-reitor e professor da USP Jacques Marcovitch, presidente do conselho administrativo da Fundação Bunge, lembrou o papel da professora na aproximação entre pesquisadores da área e autores do Brasil e de países como a França. E falou da importância da atuação dos críticos para a formação do mercado editorial brasileiro.

“Escolhemos o tema para o prêmio deste ano com a convicção de que o Brasil é um país onde a questão editorial está em expansão. E o crítico literário é quem nos mostra quais são as prioridades para publicação”, enfatizou.

Leitor especializado

Para Perrone-Moisés, embora nos últimos anos a crítica literária tenha perdido espaço na mídia impressa, na internet, segundo ela, surgiu uma “espécie de crítica literária” ainda pouco aprofundada e com capacidade de argumentação em construção.

“Até o fim do século 20, a crítica de jornal mantinha um antagonismo em relação à crítica universitária. Mas isso se modificou e hoje tanto os críticos na academia como os que escrevem em publicações impressas e eletrônicas têm entre si muito mais similaridades de análise”, afirmou.

Segundo a professora, vários críticos que publicam em jornais e revistas buscaram uma formação específica, como mestrado e doutorado, especializando-se nesse tipo de análise, que exige, na visão da professora, apurada capacidade de exame. “Os jornalistas literários, assim como os escritores, se beneficiaram dos estudos e debates feitos na academia”, disse.

“É fato que o espaço para a crítica cresceu um pouco nos jornais, nos últimos cinco anos. Há mais revistas literárias, e há também a internet. O lamentável, atualmente, é que haja muito pouco debate de qualidade”, observou.

Poder de argumentação

Perrone-Moisés destacou que as transformações históricas e linguísticas pelas quais passa a literatura demoram a ser absorvidas. “Os bons autores não são efêmeros. Eles permanecem lidos por muito tempo. E, com o tempo de permanência de suas obras, vem também o juízo formulado pela crítica.” Por isso, a chamada literatura de entretenimento, segundo ela, ainda que encontre espaço no mercado editorial, não tende a ocupar os raros espaços destinados à crítica literária.

“As editoras estão atentas e tendem a publicar muito mais o que tem qualidade. Da mesma forma, os críticos se informam também pelo que é publicado e sabemos que dificilmente autores de qualidade escapam das boas editoras”, disse à Agência FAPESP.

Para fazer uma crítica, porém, não basta gostar ou não gostar de uma obra. É preciso ter argumentos. “A internet permite que todos possam falar sobre literatura em sites e blogs, mas nesses espaços percebo que acontece um debate sem crítica”, afirmou.

Segundo sua definição, “o crítico nada mais é do que um leitor especializado, que se torna crítico por ler muito; com critérios técnicos e experiência, pode fazer comparações entre obras de referência e o que está sendo analisado”.

Sobre o prêmio

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 como forma de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. É concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no país.

O prêmio está dividido nas categorias Vida e Obra, em reconhecimento à obra consolidada de um especialista, cuja pesquisa represente um patrimônio importante para o país, e Juventude, que premia jovens talentos, destacando um profissional de até 35 anos cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.

Em 2013, além de Leyla Perrone-Moisés e Alexandre Nodari, Klaus Reichardt foi premiado na categoria Vida e Obra e Samuel Beskow, na categoria Juventude, na área de Recursos Hídricos e Agricultura (leia mais em agencia.fapesp.br/18019).

OPORTUNIDADE


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto tem concurso para professor doutor - Abertas, até dia  27, , as inscrições para o concurso que busca preencher uma vaga de professor doutor na área de Biologia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).


O docente selecionado atuará no Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), com remuneração de R$ 9.184,94.

A primeira fase do concurso inclui uma prova escrita de caráter eliminatório. O candidato terá cinco horas para redigir a prova e somente os que atingirem nota mínima 7,0 estarão habilitados para a segunda fase.

Julgamento do memorial com prova pública de arguição, prova didática, apresentação de pesquisas previamente realizadas e projeto a ser desenvolvido na faculdade compõem a segunda fase do concurso.

A avaliação com maior peso na segunda fase será o julgamento do memorial. A comissão apreciará a produção científica, literária, filosófica ou artística; a atividade didática universitária; as atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; as atividades profissionais e os diplomas.

O conteúdo programático do concurso inclui temas como mitocôndria e cloroplasto, sinalização celular e peroxissomos.

As inscrições podem ser feitas na assistência técnica acadêmica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
O edital completo no www.fmrp.usp.br/transparencia/concursos-publicos-e-editais 

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