AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO
AS
PALAVRAS
“Como um totem, a marca desempenha a
função social crucial de classificação simbólica. Age como um farol e símbolo,
painel e quadro de avisos. Orientam os indivíduos a realizarem seus próprios
projetos de identidade.” (John E. Sherry Jr.
PARABÉNS,
COMPANHEIRO!
Antonio Torres e eu trabalhamos juntos na Almap.
Éramos redatores. Mais do que colegas, éramos grandes amigos. Um dia ele se
mudou para o Rio e passei a acompanhá-lo atrvés dos livros que escrevia.
“Você
precisa escrever um livro, disse-me um dia. “Pra você, que escreve bem, vai ser fácil.”
Sexta-feira o Estadão me trouxe uma grande notícia:
Torres foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, cadeira 23, fundada
por Machado de Assis. A Casa, com a presença dele, cresce muito de importância.
ENTÃO: VAMOS TIRAR DA GAVETA O PROJETO CIDADE (DE FLORIANÓPOLIS)
LIMPA, OU PERMITIR QUE CONTINUEM EMPORCALHANDO-A?
PROCURAM-SE
BOITATÁS. CURUPIRAS TAMBÉM SERVEM.
1. Reza a lenda que houve uma época
em que nossas florestas eram intocáveis. Menos por causa dos homens de então,
mais porque nelas viviam boitatás e curupiras.
Boitatás
e curupiras, você sabe, são figuras do nosso folclore.
O
boitatá, ou a boitata, é representado
por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais. Persegue e mata quem desrespeita a natureza. Acredita-se que
este mito é de origem 0000000000000400000000000004 e que seja um dos primeiros do
folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre
jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido
como fogo que corre.
O
curupira, por outro lado, assim como o
boitatá é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um
anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás, persegue e mata todos
que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos
habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
À
medida que o tempo passou, o Brasil praticamente se esqueceu dessas figuras.
Tenho pra mim que o desamor com
que boas parte dos brasileiros
trata a nossa natureza tem muito a ver com isso.
2. Cada
vez que penso nisso, lembro-me da primeira geração dos empresários da
publicidade. Autênticos boitatás ou curupiras, eles lutaram muito e construíram
o respeito à atividade publicitária no Brasil.
Geraldo
Alonso, Mauro Salles, Petrôneo Correia, Alex Periscinoto, Cícero Leuenroth,
Paulo Arthur Nascimento, Luiz Sales, Antonio Mafuz, Roberto Duailibi etc eram
corajosos e implacáveis na defesa da sua floresta.
Concorrentes
embora, não permitiam que alguém - anunciantes ou não - se intrometesse no negócio da publicidade. E
mesmo quando a ditadura ameaçou amordaçá-la ou quando o embaixador Sérgio
Amaral, no governo FHC, procurou impor suas regras nos assuntos relativos a
licitações, souberam reagir com sabedoria.
Pena
que não tiveram quem desse continuidade
a essas ações..
3. A
brilhante geração que surgiu em seguida, não seguiu o mesmo caminho. Preocupou-se,
apenas, com seu próprio bolso.
Deles não se ouviu um
único grito em defesa do negócio como um todo. Quando eles surgiram, o espírito
do boitatá e da curupira morreu. O negócio da publicidade se tornou território
livre.
O resultado estamos
vendo agora.
4. Semana
passada mesmo, a Almap abriu mão da conta da Seara; Motivo: segundo a imprensa
especializada, queria pagar, de honorário, 2% do faturamento da mídia.
Infelizmente,
a McCan Erickson, multinacional de
excentes exemolos comportais, topou. Surpresa.
A
Bullet, especializada em promoção, abriu mão da Skol. Motivo, ainda conforme
relato da empresa especializada: queria um prazo de três meses para pagar,
assim mesmo depois que o serviço tivesse sido veiculado. Isto é, sete meses
depois, em média.
5. Você
e eu sabemos que não se trata de exceção. Em maior ou menor grau os anunciantes
estão asfixiando as agências, seja procurando reduzir ao máximo os honorários,
seja estabelecendo um fee minimérrimo.
As
agências, principalmente as pequenas e médias estão perdendo o ar. E vão morrer
por não poder respirar, a não ser que o espírito do boitatá ou da curupira
baixe nos empresários da publicidade.
Que
precisam se unir em torno de regras claras. E resistir, antes que morram.
PARA FATURAR 20%,
ANUNCIANTES ESTÃO SE NEGANDO A PAGAR O QUE AS AGÊNCIAS MERECEM. AÍ, SEM
RECURSOS, ELAS NÃO CONSEGUEM CONTRATAR BONS PRIFISSIONAIS. AS PEÇAS DE
COMUNICAÇÃO SE TORNAM MENOS EFICAZES E 0S ANUUNCIANTES PERDEM DINHEIRO. MUITO
MAIS DO QUE OS 20%.
(IN)
VERDADES SOBRE OS PROFISASIONAIS DE CRIAÇÃO
O professor da ESPM, Fábio Hansen, lançará seu livro (In)verdades sobre
os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria, publicado
pela Entremeios. O lançamento aconteceu ontem, na Palavraria.
De acordo com o autor, a obra “(In)verdades sobre os profissionais de
criação” surge no momento em que se discute a acomodação do setor publicitário
em um modelo de negócios e, por extensão, a criatividade ficando em uma
dimensão secundária. Fomenta, com novos dados, a percepção, hoje em debate, de
que a publicidade, uma das atividades mais dinâmicas da economia criativa
brasileira, considerada referência internacional, estaria diante de uma crise
de criatividade.
Ao examinar as relações que se estabelecem entre os profissionais envolvidos
no processo criativo, o autor avança para além da imagem da publicidade
associada à expressão da criatividade que contrasta com a dinâmica do mundo
real do trabalho publicitário. O livro retrata a realidade dos criativos, com
percalços, glórias, decepções, desejos, frustrações, e ainda faz uma
radiografia sobre as circunstâncias que inibem a criatividade nos criativos.
A obra, voltada a profissionais, estudantes, professores e pesquisadores
do campo da comunicação e da criatividade, alça ao primeiro plano os bastidores
da criação publicitária, normalmente silenciados, após investigação em agências
de publicidade de Porto Alegre. (Redação Adnews)
MUITO BOA A
CAMPANHA DO JORNAL PALHOCENSE. VALE A PENA DAR UMA ESPIADA NELE.
CIRCULANDO NA
INTERNET
1.EFEITO
CASCATA OU CASCATEIRO?
Laudelino José Sardá
A
Educação remunera mal os seus professores porque não há efeito cascata.
Explico. Instituiu-se no Brasil um modelo de remuneração por referência do
salário mais alto. Ou seja, se o ministro do Supremo ganha 30 mil, abaixo dele
surgem os penduricalhos, os vencimentos proporcionais. Agora, por exemplo,
delegados, policiais etc. terão direito a entrar também nesse efeito cascata.
Um delegado pode ganhar o equivalente à remuneração de um desembargador: cerca
de R$ 26 mil.
Não
se discute se o delegado, coronéis, sargentos, policiais, agentes prisionais e
de polícia merecem ganhar esses aumentos. Entendo que todos os profissionais
deveriam ter salários decentes.
O que dói é
saber que o professor, aquele que forma cidadãos, não tem efeito salarial
nenhum. Se ele fosse ter como referência o salário do ministro ou secretário da
Educação, o efeito seria bem pior, porque esses dois cargos remuneram muito
mal. Logo, o professor vai penar a vida inteira, porque não faz parte da corte
salarial, que privilegia apenas os seus membros imperiais.
Da mesma forma
os profissionais (menos o médico) da saúde. Enfermeiros e técnicos ganham mal,
justamente porque também não têm cascata nem cascatinha. Só há cascateiros,
aqueles que sabem fazer leis corporativistas. E os fazedores de leis, os
parlamentares, também estão na cascata, aliás, uma ribanceira, um despenhadeiro
salarial, que faz descer do penhasco todas as vantagens até o leito onde se
deleitam os prediletos.
2. DEUS
É GRANDE
> DESEJO QUE DEUS, TE GUIE E TE GUARDE NESSE DIA
DE HOJE.
>
> DEUS É GRANDE!
>
> Perdoa-me por interromper-te a essa hora, o meu nome é Jesus,
> gostaria de saber porque te importas comigo?
> Eu tenho te protegido desde o dia do teu nascimento,
> tenho abençoado a ti e a tua família o tempo todo,
> tenho te guardado de modo que nenhuma praga alcance a tua casa,
> mas tu, o que tens feito por mim? Hoje preciso da tua colaboração.
> Quero essa msg a circular no mundo inteiro antes da meia-noite.
> Não ignores. Estás sendo testado (angel). Se fizeres isso,
> eu irei corrigir dois grandes erros em tua vida.
> vou ajudar-te em algo que estás a necessitar e teu dia que se segue
> será muito abençoado.
> Então envia essa msg a 14 pessoas em 10 minutos.
> Não finjas que esqueceste o que estás lendo.
> Estarei olhando para ti a partir de agora. AMÉM.
>
> Que Deus lhe abençoe poderosamente.Em tudo em sua vida.
> ========================= ========================= ======
>
> DEUS É GRANDE!
>
> Perdoa-me por interromper-te a essa hora, o meu nome é Jesus,
> gostaria de saber porque te importas comigo?
> Eu tenho te protegido desde o dia do teu nascimento,
> tenho abençoado a ti e a tua família o tempo todo,
> tenho te guardado de modo que nenhuma praga alcance a tua casa,
> mas tu, o que tens feito por mim? Hoje preciso da tua colaboração.
> Quero essa msg a circular no mundo inteiro antes da meia-noite.
> Não ignores. Estás sendo testado (angel). Se fizeres isso,
> eu irei corrigir dois grandes erros em tua vida.
> vou ajudar-te em algo que estás a necessitar e teu dia que se segue
> será muito abençoado.
> Então envia essa msg a 14 pessoas em 10 minutos.
> Não finjas que esqueceste o que estás lendo.
> Estarei olhando para ti a partir de agora. AMÉM.
>
> Que Deus lhe abençoe poderosamente.Em tudo em sua vida.
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3. OS 8 DANOS DA CERVEJA
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