Por
outro lado, problemas de comunicação são frequentes em quase todas as empresas
e nem sempre as soluções são simples ou fáceis, sobretudo porque a boa
comunicação envolve duas condições básicas: saber se comunicar e querer se
comunicar.
Vale
ressaltar que a primeira condição é mais tranquila de se conseguir. Ou seja, é
mais fácil aprender a se comunicar bem do que querer se comunicar bem.
Querer
se comunicar envolve elementos bastante sutis, tais como estar disposto a abrir
mão de prioridades pessoais para atender às prioridades coletivas, sair da zona
de conforto para garantir que as informações circulem da forma adequada e ter a
humildade de pedir ajuda quando necessário.
Por
isso, entre a compreensão da importância de uma boa comunicação e a atitude de
querer se comunicar bem, muitas vezes existe uma enorme distância.
Um
bom comunicador, aquele que sabe e quer se comunicar, sempre tem consigo duas
premissas, sendo que a segunda é uma decorrência natural da primeira:
1.
Se
você quer se comunicar bem sinta-se sempre responsável pela comunicação. Em outras
palavras, tenha sempre em mente que não existem pessoas que não entendem e sim
comunicadores inflexíveis.
2.
Use
a criatividade para fazer com que o outro entenda o que você quer comunicar.
Um
ótimo exemplo dessa criatividade comunicativa é a história das marcas de batom
no banheiro:
Numa
escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas que usavam
batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso.
O
diretor andava bastante aborrecido com o fato, pois o zelador tinha um trabalho
enorme para limpar o espelho ao final de cada dia.
Mas,
como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom no
espelho.
Um
dia, o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente
que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas
faziam.
Fez
uma palestra de uma hora.
Mas,
no dia seguinte, as marcas de batom no banheiro reapareceram.
No
outro dia, o diretor novamente juntou o bando de meninas no banheiro, mas,
dessa vez, trouxe também o zelador e pediu que o mesmo demonstrasse a elas a
dificuldade do trabalho.
De
forma espontânea, o zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso
sanitário e passou no espelho.
Nunca
mais apareceram marcas no espelho!
Essa
pequena história nos mostra que comunicar é sempre um desafio e que quando o
assunto envolve comunicação, às vezes, precisamos usar métodos diferentes para
alcançar certos resultados.
Um
carinhoso abraço.
(Flávio
Lettieri, Sócio-diretor da Somma Consultoria.
Publicado originalmente no Administradores.No Adnews)
QUAL É O SEGREDO PARA FICAR RICO?
(Orlando Oda. Administrador de empresas, mestrado em
administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode | Portal da
Propaganda) - O livro A ciência de ficar rico, de
Wallace D. Wattles, que inspirou o livro e filme O segredo diz para pensar e agir de certa
forma. Mas, será que existe mesmo algum segredo ou fórmula para ficar rico?
Quando procuro água sei onde encontrar. Consigo visualizar uma fonte, uma torneira, enfim um lugar onde encontrá-la. Se não sei o que procuro não sei onde procurar. É como caçar qualquer coisa dando tiro para todos os lados.
Com relação à riqueza e o dinheiro, a maioria das pessoas pensa que basta inventar um produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é simples assim?
Riqueza é a materialização da ideia de servir, ser útil, ou seja, surge quando transformamos uma ideia em produtos ou serviços úteis às pessoas. Riqueza é qualquer coisa que possui a qualidade de facilitar e tornar feliz a vida humana.
Se produzir riqueza para dez pessoas, apenas essas dez ficarão felizes. A retribuição delas é em forma de dinheiro.
Quando procuro água sei onde encontrar. Consigo visualizar uma fonte, uma torneira, enfim um lugar onde encontrá-la. Se não sei o que procuro não sei onde procurar. É como caçar qualquer coisa dando tiro para todos os lados.
Com relação à riqueza e o dinheiro, a maioria das pessoas pensa que basta inventar um produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é simples assim?
Riqueza é a materialização da ideia de servir, ser útil, ou seja, surge quando transformamos uma ideia em produtos ou serviços úteis às pessoas. Riqueza é qualquer coisa que possui a qualidade de facilitar e tornar feliz a vida humana.
Se produzir riqueza para dez pessoas, apenas essas dez ficarão felizes. A retribuição delas é em forma de dinheiro.
Assim, se produzir um bem para dez
pessoas, mesmo que cada um retribua com R$1.000,00, teremos 10 x R$1.000,00 =
R$10.000,00. Por isso, para ser “rico”, é indispensável criar produtos e
serviços para o maior número possível de pessoas.
Ricos são as pessoas que tem a capacidade de produzir muitas “riquezas”, proporcionar muitas alegrias a um grande número de pessoas e possuem mentes ricas que atraem o dinheiro. Para ser rico é necessário gerar a riqueza e ter mente rica que atrai o dinheiro.
A verdadeira natureza da riqueza não é algo físico, um produto. A fonte da riqueza é a ideia que torna a vida das pessoas mais fácil, mais confortável, mais feliz.
Ricos são as pessoas que tem a capacidade de produzir muitas “riquezas”, proporcionar muitas alegrias a um grande número de pessoas e possuem mentes ricas que atraem o dinheiro. Para ser rico é necessário gerar a riqueza e ter mente rica que atrai o dinheiro.
A verdadeira natureza da riqueza não é algo físico, um produto. A fonte da riqueza é a ideia que torna a vida das pessoas mais fácil, mais confortável, mais feliz.
É preciso buscar a ideia, não o produto.
É como diz Thomas Edson: “Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Se o
1% estiver errado, 99% de esforços serão improdutivos.
Um bom exemplo é o iPhone, de Steve Jobs. O celular da Apple é sucesso mundial porque eliminou a dificuldade de manusear um celular por meio de trackwheel ou de ter que utilizar uma caneta, e principalmente porque facilitou a vida dos usuários ao criar a tela multitoque e tornou o uso do celular muito mais fácil e agradável.
Um bom exemplo é o iPhone, de Steve Jobs. O celular da Apple é sucesso mundial porque eliminou a dificuldade de manusear um celular por meio de trackwheel ou de ter que utilizar uma caneta, e principalmente porque facilitou a vida dos usuários ao criar a tela multitoque e tornou o uso do celular muito mais fácil e agradável.
Uma coisa é ter a ideia, outra é a
engenharia transformar a ideia em produto.
Qual é o segredo do sucesso das Casas Bahia? Segundo Samuel Klein, filho do fundador das Casas Bahia: “Nosso segredo é o slogan da empresa: ‘Dedicação total a você’. Isso vale para os clientes, fornecedores, colaboradores.
Qual é o segredo do sucesso das Casas Bahia? Segundo Samuel Klein, filho do fundador das Casas Bahia: “Nosso segredo é o slogan da empresa: ‘Dedicação total a você’. Isso vale para os clientes, fornecedores, colaboradores.
Não basta apenas vender. Temos que dar
atenção ao cliente também no pós-venda. Temos que ter uma política de concessão
de crédito – com facilidades de parcelamento – para que nosso público-alvo
(classes C, D e E) possam realizar seus sonhos de consumo e, com isso, resgatar
a cidadania”.
O segredo deles não está em vender muitos produtos a preços baixos como muitos pensam. O sucesso da loja está na facilidade de adquirir produtos por meio de parcelamentos e proporcionar a felicidade de realizar os sonhos de consumo para um grande número de pessoas dessas classes.
O livro Ciência para ficar rico ensina que é necessário pensar e agir de uma certa maneira. Mas, não existe jornal de hoje. O jornal de hoje só descreve fatos e acontecimentos de ontem. Coisas que estão acontecendo hoje são as notícias publicadas no jornal de hoje da minha vida. Elas expressam os resultados dos meus atos e pensamentos de ontem.
Para começar a gerar a riqueza precisa decidir agora ser útil, servir às pessoas. Que tal decidir-se a fazer qualquer coisa que tornem as pessoas felizes? Ser atencioso, ser prestativo, não desperdiçar tempo e materiais dos outros etc. Não preciso lembrar que as pessoas ficam felizes por pouca coisa: um sorriso, um elogio, uma palavra amiga, parar para ouvir etc. E você? Vai ficar rico?
O segredo deles não está em vender muitos produtos a preços baixos como muitos pensam. O sucesso da loja está na facilidade de adquirir produtos por meio de parcelamentos e proporcionar a felicidade de realizar os sonhos de consumo para um grande número de pessoas dessas classes.
O livro Ciência para ficar rico ensina que é necessário pensar e agir de uma certa maneira. Mas, não existe jornal de hoje. O jornal de hoje só descreve fatos e acontecimentos de ontem. Coisas que estão acontecendo hoje são as notícias publicadas no jornal de hoje da minha vida. Elas expressam os resultados dos meus atos e pensamentos de ontem.
Para começar a gerar a riqueza precisa decidir agora ser útil, servir às pessoas. Que tal decidir-se a fazer qualquer coisa que tornem as pessoas felizes? Ser atencioso, ser prestativo, não desperdiçar tempo e materiais dos outros etc. Não preciso lembrar que as pessoas ficam felizes por pouca coisa: um sorriso, um elogio, uma palavra amiga, parar para ouvir etc. E você? Vai ficar rico?
OPORTUNIDADE
A
Prefeitura de Nova Trento, lançou o
Edital de Processo Seletivo Simplificado n° 16/2013, que torna pública a
necessidade de contratação temporária de profissionais para ocuparem os cargos
do quadro de pessoal que compõe a estrutura Administrativa Municipal.
O edital
é destinado para o cargo de Enfermeiro(a) para atuar no Hospital Imaculada
Conceição, duas vagas, com carga horária de 40 horas semanais. Os candidatos
devem ter curso superior completo em Enfermagem e possuir registro junto ao
conselho da categoria.
Além
disso, o edital contempla três vagas disponíveis para Médicos Plantonista,
também para atuar no hospital. O regime de plantão é de 24 horas, uma vez por
semana. Os interessados devem apresentar certificado de conclusão de curso
superior em Medicina, com registro no Conselho Regional de Medicina.
As
inscrições ocorrem no período de 02 a 06 de dezembro, no horário das 13h30min
às 18h30min no prédio da prefeitura Municipal de Nova Trento, situada na Rua
Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC.
GRANDES NOMES NA RED WEEK IDEAS
De 9 a 12 de dezembro, o complexo cultural “A Fábrika”, será palco da “Red Week
Ideas”, um evento que coloca publicitários e estudantes de publicidade
frente a frente com alguns dos melhores profissionais do mercado nacional
e internacional. Com temas atuais e um formato dinâmico – a cada noite há um
convidado nacional e um bate-papo entre convidado internacional e regional – a “Red
Week Ideas” pretende, além de promover a discussão dos diversos temas e
trazer profissionais de sucesso admirados, que servem de inspiração para o
público que participa do evento, apresentar a REDHOOK SCHOOL, seu
conceito e proposta de atuação ao mercado paranaense.
No dia 9, segunda-feira, Roberto Fernandez, diretor de criação executivo na
Ogilvy & Mather Brasil, fala sobre o tema “Cannes: tendências da
criatividade”. Em seguida, um bate-papo intitulado “The beauty and the beast
of working in advertising in Hollywood” com Luiz Henrique Groff,
diretor de criação associado da Trade MKT de Curitiba e Renato
Fernandez, diretor de criação associado na TBWA\Chiat\Day San
Francisco.
No dia 10, terça-feira, o tema é “Planejamento não é
arte”, com Douglas Mello, diretor de planejamento na JWT Brasil. Logo
após, tem o bate-papo sobre o tema "Como construir uma carreira no
exterior", com Jota Jr, diretor de criação na Grey Espanha; Fred
Bosch, diretor de arte interativo da LOLA Madrid e Zeh Henrique
Rodrigues, diretor-presidente da BrainBox Design.
No dia 11, quarta-feira, Michel Alcoforado, diretor
de projetos especiais da Consumoteca Rio de Janeiro é quem fala sobre “You
Must Keep in Touch:o consumidor no centro do debate”. Na sequência
tem o bate-papo “International Business Leadership” com Ronny Strauss,
que divide com o público sua experiência de mais de 20 anos na
vice-presidência do Citicorp Worldwide, em New York.
No dia 12, é a vez de Ari Piovezani, diretor
da Innocentive Latin America falar sobre o tema "Redescobrindo
Pessoas. Inovando empresas". O bate-papo a seguir é sobre a carreira de PJ
Pereira, sócio da Pereira & O'Dell de San Francisco e
sobre “Storytelling – como alcançar o sucesso contando histórias”. A
mediação é de Flavio Waiteman, sócio da Master Roma Waiteman.
No
dia 13, sexta-feira, das 20h às 23h na A Fábrika, acontece o evento oficial de lançamento
da REDHOOK SCHOOL, escola de criatividade e comunicação. No mesmo dia,
às 23h, a festa, aberta a todos os participantes da Red Week Ideas, continua no
Ambiental Bar, a poucas quadras da sede da escola. Detalhes: contato@redhookschool.com.br.
MOSTRA DE SOLOS E ESPETÁCULO
Entre 05 e 08 de dezembro
acontecerá a última etapa do Projeto Conexões IMP – da importância de se
manter em movimento. O projeto, que é uma iniciativa do núcleo de pesquisa
em dança IMP – Investigação do Movimento Particular, vem movimentando a cena
curitibana através de ações como as oficinas promovidas de setembro a novembro
deste ano, ministradas pelos artistas mineiros Tuca Pinheiro e Dudude Herrmann.
Para finalizar a programação o
núcleo promoverá duas ações: a Mostra de Solos – onde serão apresentados
6 trabalhos inéditos criados pelos artistas Maíra Lour, Juliana Adur, Gabriel
Machado, Mariana Mello, Douglas Sartori e Thaísa Marques; e a apresentação do
espetáculo parapeito - obra criada em 2010 e que ganha novos ares em
2013.
Segundo a coordenadora do
projeto, Juliana Adur, “a mostra de solos é um evento pensado a partir do
interesse em compartilhar a pluralidade de pesquisas e interesses existente no
núcleo. Começamos este trabalho em junho desde ano, e desde lá tivemos contato
com diversos profissionais, além da nossa parceira e incentivadora Cintia Napoli.
O que apresentamos é o resultado deste período intenso dedicado à criação e a
pesquisa autoral”.
Além das apresentações, a cada
dia acontece uma conversa com a artista Olga Nenevê sobre o exercício do
feedback e sua importância como uma ferramenta de aprofundamento e discussão
sobre a criação em dança.
Já o espetáculo parapeito
traz ao público uma reflexão sobre as relações contemporâneas e o isolamento do
sujeito pós-moderno. Criado em 2010, tem como inspiração o livro "A Morada
do Ser", da escritora Marina Colasanti.
Com uma disposição inusitada o
público assiste o trabalho de dentro do espaço do Vila Arte Espaço de Dança,
mas os bailarinos ficam nas janelas, como se estivessem em diversos
apartamentos de um edifício.
“Assim como nos contos de Marina,
parapeito é uma forma de olhar pelo buraco da fechadura e de se
aproximar de universos particulares e aparentemente inacessíveis” diz Juliana.
A Mostra de solos acontece nos
dias 05 e 06 de dezembro na Casa Hofmann – Centro de Estudo do Movimento, e o
espetáculo parapeito nos dias 07 e 08 de dezembro no Vila Arte Espaço de
Dança. Toda a programação é gratuita.
MÓDULO
INTERNACIONL NA EUROPA DE 2014
A Faculdade
Internacional ESIC Business e Marketing School, com sede brasileira em
Curitiba, está disponibilizando vagas para interessados em participar do Módulo
Internacional de 2014 que será realizado em Madrid, na Espanha.
Nesta edição, a
ênfase será em estratégia, marketing, comunicação, gestão e negócios. Para
participar não é necessário ser aluno da instituição. Interessados devem se
inscrever pelo site www.esic.br.
A saída de
Curitiba está prevista para o dia 06 de abril e o retorno para o dia 13 de
abril. A programação prevê, além das palestras e conferências, city tour e um
dia livre para compras e programação cultural.
Paralelo às
programações do módulo, também será realizado o Hoy És Marketing, o maior
evento para profissionais do mundo empresarial e de marketing da União
Européia. Portanto, quem participar do encontro receberá dupla certificação
internacional.
O diretor
acadêmico da insituição, Alexandre Weiler, destaca os principais diferenciais
do Módulo Internacional da ESIC. “Além da dupla certificação, o master class é
com professores exclusivos e o networking e a experiência internacional
proporcionados na ocasião são conhecimentos fortemente valorizados pelo
mercado”, diz.
Pacotes
A ESIC oferece
diferentes opções de pacotes a excelentes valores, já incluindo passagens
aéreas, traslados, hospedagem, Módulo, participação no Hoy És Marketing e
certificações. Os pacotes podem ser parcelados em até nove vezes. É possível
comprar pacotes para acompanhantes e também estender a viagem com programação
pessoal.
Para quem quer
participar do Módulo, mas ainda não tem passaporte a ESIC e a agência parceira
repassam todas as orientações necessárias para proceder com a retirada do
documento.
Programação
06 de abril de
2014 (domingo) Saída de Curitiba
07 de abril de
2014 (segunda-feira) Chegada em Madrid + City Tour Panorâmico
08 de abril de 2014 (terça-feira) Conferências Módulo Internacional (ESIC Madrid)
09 de abril de 2014 (quarta-feira) Conferência Módulo Internacional (ESIC Madrid) + Etapa Cultural (Toledo)
10 de abril de 2014 (quinta-feira) Evento Empresarial em Gestão de Negócios, Estratégia e Marketing “Hoy és Marketing”, com Gestores Internacionais de Grande Empresas.
11 de abril de 2014 (sexta-feira) Conferência Módulo Internacional (ESIC Madrid) + Visita a Empresa
12 de abril de 2014 (sábado) Livre compras e programação pessoal
13 de abril de 2014 (domingo) Chegada em Curitiba
08 de abril de 2014 (terça-feira) Conferências Módulo Internacional (ESIC Madrid)
09 de abril de 2014 (quarta-feira) Conferência Módulo Internacional (ESIC Madrid) + Etapa Cultural (Toledo)
10 de abril de 2014 (quinta-feira) Evento Empresarial em Gestão de Negócios, Estratégia e Marketing “Hoy és Marketing”, com Gestores Internacionais de Grande Empresas.
11 de abril de 2014 (sexta-feira) Conferência Módulo Internacional (ESIC Madrid) + Visita a Empresa
12 de abril de 2014 (sábado) Livre compras e programação pessoal
13 de abril de 2014 (domingo) Chegada em Curitiba
Mais informações
sobre a viagem podem ser obtidas nos telefones: (41) 3287.7107 ou (41)
9966.3869.
A
Instituição
Ranqueada entre as
melhores Escolas de Negócios do mundo, a Faculdade Internacional ESIC Business
& Marketing School, é um Centro Universitário Privado com sede em diversas
filiais na Europa e instalada no Brasil, em Curitiba, desde 2001.
|
Com mais de 48 anos de tradição, a instituição
oferece formação na área de negócios baseada em altos padrões internacionais.
Além da graduação, também são oferecidos diversos cursos de pós-graduação
Master´s e MBA´s, Formação Executiva In Company, Missões Empresariais e Módulos Internacionais.
|
3º FESTIVAL GAMES FOR CHANGE
A
Universidade de São Paulo receberá nos últimos três dias do mês (28, 29 e 30 )
a terceira edição do Festival Games for Change.
Este ano o
mote do evento, organizado pela Cidade do Conhecimento da USP, é a
sustentabilidade. A programação inclui seminários com a presença de
especialistas nacionais e internacionais no assunto, debates, lançamentos de
jogos, concurso e uma oficina de games.
A
expectativa da organização é reunir mais de mil pessoas durante os três dias.
“Games são
objetos complexos, interdisciplinares e transmidiáticos. Seu impacto tem sido
crescente, especialmente em áreas tidas como alheias ao entretenimento como
educação, cultura, saúde, meio-ambiente, segurança e defesa. O festival é uma
referência única na América Latina para quem está atento à gamificação”, afirma
Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e diretor
para a América Latina da rede Games for Change, responsável pelo evento no
Brasil.
Serão
realizadas, em média, 4 mesas-redondas por dia, entre palestras e debates.
“A ideia é
apresentar uma visão estratégica dos games na transformação da sociedade
contemporânea. Vamos discutir quais os impactos que eles provocam em diversas
áreas, como têm sido explorado na educação, a relação entre games e mudanças de
paradigma na produção e consumo de tecnologia, entre outros pontos”, afirma
Schwartz.
O
público-alvo é formado por professores, pesquisadores, game designers e
ativistas.
No segundo
e no terceiro dia, haverá o game Jam, um concurso de desenvolvimento de games
em que os participantes terão até 48 horas para criar seus jogos com temas
ligados à sustentabilidade. O regulamento do concurso e o formulário de
inscrição estão no www.gamesforchange.org.br.
Os
vencedores receberão como prêmio convite para participar das próximas edições
internacionais do Festival Games for Change, realizadas em Paris e Nova Iorque,
no ano de 2014.
Para quem
não puder participar presencialmente do evento, indo ao prédio da ECA e no
Centro de Práticas Poliesportivas da USP, todo o evento será transmitido em
tempo real pela internet, pelo site do evento.
As
inscrições já estão abertas ao público.
“É, sem dúvida, uma oportunidade única para
ficar atualizado na teoria, na prática e na vivência sobre os impactos dos
games na sociedade”, conclui Schwartz.
A
realização do Games for Change no Brasil é feita em parceria com a Pró-Reitoria
de Pesquisa e o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Faculdade de
Economia e Administração da USP.
Ludwig
A terceira
edição do Festival Games for Change será marcada pelo lançamento, no Brasil, do
game austríaco Ludwig, uma divertida aventura no mundo da física de energias e
da robótica.
O desenvolvedor do game patrocinado pelo Ministério da Educação da Áustria e pela Prefeitura de Viena, Jörg Hofstätter, estará presente e fará uma das palestras.
(Fontes: Ana Carolina Esmeraldo e Marco Berringer | Ex-Libris Comunicação Integrada | Portal da Propaganda)
TWITTER
EM CONECÇÃO COM A TV
Depois de
se firmar como uma plataforma de mídia por meio dos chamados “Promoted Tweets”,
o Twitter apresenta, agora, uma nova ferramenta com a qual pretende se
posicionar como uma mídia complementar à televisão, aproveitando o uso
simultâneo das duas telas, já constatado por diversas pesquisas e estudos em
todo o mundo.
Nesta semana, a rede social anunciou a criação da chamada TV Ad Targeting, uma ferramenta que oferece aos anunciantes a possibilidade de interagir com o público do Twitter no momento em que ele está sintonizado em algum programa de TV, de preferência no qual ele já apareça com um anúncio no intervalo comercial.
Nesta semana, a rede social anunciou a criação da chamada TV Ad Targeting, uma ferramenta que oferece aos anunciantes a possibilidade de interagir com o público do Twitter no momento em que ele está sintonizado em algum programa de TV, de preferência no qual ele já apareça com um anúncio no intervalo comercial.
De acordo
com informações do blog oficial do Twitter, os testes realizados nos últimos
meses com marcas como Adidas, Holiday Inn Express, Jaguar e Samsung mostraram
que esses anunciantes conseguiram um impacto 95% maior nas mensagens
direcionadas aos usuários no Twitter do que conseguiriam com um comercial
isolado na televisão.
Além disso,
a intenção de compra demonstrada com a combinação das duas mídias cresceu 58%.
A rede social também anunciou a ampliação de suas métricas de análises e mensuração de resultados para proporcionar aos anunciantes uma visão mais ampla acerca do impacto e aceitação de suas mensagens no Twitter.
A rede social também anunciou a ampliação de suas métricas de análises e mensuração de resultados para proporcionar aos anunciantes uma visão mais ampla acerca do impacto e aceitação de suas mensagens no Twitter.
Por
enquanto, o serviço está disponível apenas nos mercados dos Estados Unidos e no
Reino Unido, mas a rede social já sinalizou a intenção de expandi-lo para
outros países – entre eles, o Brasil. Canadá, França e Espanha também já devem
ter a nova ferramenta comercial dentro de algumas semanas. (Meio&Mensasgem,
com informações do Advertising Age).
CAI NÚMERO DE TRABALHADORES
INTERESSADOS EM VAGAS TEMPORÁRIAS
O baixo índice de desemprego está refletindo diretamente no interesse dos trabalhadores por um emprego temporário.
É o que
revela estudo realizado pela VAGAS Tecnologia, empresa especializada em consultoria
e informatização da gestão de processos seletivos.
O
levantamento mostra que neste ano houve uma redução de seis pontos percentuais
na quantidade de candidatos interessados em disputar uma oferta de emprego
temporário: caiu de 66% em no ano passado para 60% em 2013.
“Os
resultados desse levantamento mostram que há menos pessoas interessadas em
trabalhos temporários neste ano. Isso pode ser explicado pela ligeira queda no
desemprego e pelo controle do endividamento. Com esse cenário mais favorável,
as pessoas acabam optando pelo emprego fixo”, explica Fernanda Diez, gerente de
relacionamento da VAGAS Tecnologia.
O
levantamento foi feito por meio da base de currículos cadastrados no portal de
carreira vagas.com.br. Dos 1391 respondentes, a maioria é composta por homens
(58%) e com idade em torno de 35 anos.
O site
vagas.com.br é controlado pela VAGAS Tecnologia, responsável pela
informatização da gestão de processos seletivos de 65 das 100 maiores
companhias com atuação no mercado brasileiro, e conta com 80 milhões de
currículos cadastrados em bancos exclusivos.
O estudo
mostra que, do total de respondentes, 53% estão empregados neste ano ante 51%
em 2012. “São dois pontos percentuais, mas que ajudam a desvendar esse cenário.
Quando há
mais gente no mercado de trabalho, é normal que diminua o interesse das pessoas
em apostar suas fichas em uma vaga temporária”, conta Diez.
Do total
de interessados (60%) em realizar algum trabalho temporário no final de ano,
foram verificadas também quedas em candidatos que buscam o trabalho temporário
para conseguir uma nova oportunidade de trabalho: recuou de 51% no ano passado
para 44% neste ano.
A parcela
dos que pretendem utilizar o emprego de fim de ano para saldar dívidas também
diminuiu: eram 24% em 2012 e neste ano somam 22%. “São mais dois indicadores
apontando que há mais gente empregada e consequentemente menos pessoas
inadimplentes”, analisa a gerente.
Dos que
não pretendem realizar trabalho temporário no final de ano (38%), o estudo
conseguiu captar o motivo pelo desinteresse: 38% dos consultados informaram que
não é possível conciliar um emprego temporário com outa atividade. Somaram 27%
aqueles que não têm interesse. Para 23%, há satisfação com a carga atual de trabalho.
Motivos não identificados chegaram a 12%.
Outro
indicador interessante refere-se à confiança dos trabalhadores na busca por
emprego. O estudo aponta que 31% estão totalmente confiantes com a
possibilidade em conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. Há, ainda, 49%
confiantes, 15% indiferentes e 5% pessimistas.
Entre as
áreas de maior interesse dos candidatos que pleiteiam um emprego temporário,
aparecem na preferência: comércio e varejo, serviços e atividades de
informática. (Fontes: Claudio Sá | Conteúdo
Comunicação | Portal da Propaganda)
RECLAMAÇÕES QUE VALEM
OURO
Todo
produto, ideia ou serviço pode ser melhorado. Inclusive sua empresa.
Para
melhorar algo (como seu produto ou seu serviço), o primeiro impulso e o mais
comum é você se debruçar em cima do assunto e analisar, pensar, comparar, ter
insights até perceber o que deve ser mudado, e efetuar a melhoria. Em uma
empresa colaborativa esse processo envolve outras pessoas, que da mesma forma
ajudam na análise, ideias de mudanças e melhorias em geral.
Entretanto,
isso não garante que as melhorias agradarão a quem mais importa – seu cliente.
E mesmo agradando, não garantem que serão melhorias em cima do que este cliente
mais preza do seu serviço. E se não agradarem ao cliente no que ele mais preza
a empresa não conseguiu solidificar seu diferencial competitivo.
Ou
seja, em vez de sua empresa fortalecer seu diferencial competitivo, gastou
energia em algum assunto periférico qualquer. Você perdeu seu tempo.
Para
garantir que o esforço gasto para encontrar e efetuar as melhorias do seu
produto ou serviço sejam de fato sentidas pelo cliente no que ELE mais preza –
e portanto aumente a diferenciação estratégica de sua empresa – muitas
organizações investem tempo e dinheiro em pesquisas de mercado, sessões de
focus group, consultorias estratégicas, visionários de mercado etc.
E
enquanto isso, o próprio cliente está neste momento gritando no seu atendimento
exatamente as respostas a essa pergunta que você fica tentando responder
sozinho, ou gastando muito dinheiro para responder.
E
você conhece esses gritos dos clientes… você os chama de Reclamações.
Pense
bem, seu cliente não quer te ligar. Ele quer trabalhar no negócio dele e
esquecer que seu produto/serviço existe.
Ele
quer contar cegamente com você (seu produto/serviço), confiar nos benefícios
que ele enxergou em você para poder tocar a vida dele sem dores de cabeça.
Por
isso ele te escolheu e decidiu que você (sua empresa) seria digno de receber o
dinheiro dele em troca do benefício que ele receberia.
Se,
em algum momento deste relacionamento este cliente decidiu que é importante
interromper a vida dele, pegar no telefone ou chat e entrar em contato com
você, ele merece atenção.
Se
ainda por cima este contato é para reclamar de algo que você faz, ele merece um
prêmio. Prêmio porque este cliente estará te dando de bandeja – e de graça –
qual melhoria você deve executar para ele seguir confiando cegamente em você.
Lembre-se
também que quando falamos em “um cliente”, na prática falamos de dezenas,
centenas ou mesmo milhares de clientes atuais e futuros.
Isso
porque para cada cliente que se digna a reclamar com você, existem muitos
outros com exatamente a mesma reclamação mas que preferem contornar o assunto
de alguma forma. Esses clientes seguem desapontados com você, e eventualmente
desistirão de sua empresa e silenciosamente partirão para a concorrência.
Por
isso, o tratamento das reclamações deve sempre ser pensado em volume, com
prioridade e em profundidade. Não é aquele cliente específico no foco da
solução, mas sim todos os demais clientes que também devem estar passando pelo
mesmo, ou os futuros clientes que passarão eventualmente pela mesma situação.
Falaremos
adiante em formas mais metódicas para lidar com as reclamações, mas para o
momento basta que você perceba que esse incômodo chamado de “reclamação” na
verdade é ouro escondido, disponível de graça e em forma bruta. Cabe a você
desenterrar esse ouro para solidificar seu diferencial competitivo.
O
momento em que você catalogar as reclamações dos seus clientes como “Melhorias
Estratégicas”, sua empresa começará a andar na direção de se diferenciar
fortemente da concorrência. (Por Francisco Zapata, especialista
em atendimento via web da Direct Talk. No Adnews)
ISOSO PASSA DOLECENTE PORA TRÁS
Acordar,
arrumar a casa e passar o dia em frente ao computador navegando na internet.
Essa rotina, que facilmente seria considerada a de muitos adolescentes, também
pode ser caracterizada como o dia-a-dia de outra faixa etária: os
idosos.
Segundo
levantamento realizado pela Nielsen Ibope, em outubro deste ano, pessoas entre
55 e 64 anos de idade têm tempo médio e individual de 53 horas de acesso
domiciliar, enquanto os indivíduos de 12 a 17 anos passam 30 horas por mês utilizando
o PC.
Os sites
preferidos dos idosos são portais sobre economia, sorteios, apostas e
automóveis. O grupo mais velho representa 8,1% dos 46 milhões de usuários
ativos em domicílios. Já os adolescentes correspondem a 11,8%.
Os jovens
entre 25 e 34 anos ainda lideram o acesso e ficam cerca de 80 horas
conectados na web por mês, mas se dividem entre o computador de casa e o do
trabalho.
Na visão de
José Calazans, analista do instituto, o tempo de uso do PC entre os mais velhos
aumentou 3,4% e chegou à marca de 38 horas. O número de usuários ativos em casa
é 7,8% maior do que o apontado no estudo feito em outubro de 2012. (Meio&Mensagem)
CONSOLES BRIGAM PELO BRASIL
Xbox One, da Microsoft, começou a ser
vendido globalmente à 0h da sexta-feira 22Crédito: Divulgação
A disputa
pela liderança de vendas no mercado de consoles de videogame promete ser
intensa neste Natal tanto no exterior quanto no Brasil.
Os três
principais fabricantes apresentaram neste ano novas gerações dos seus produtos:
Xbox One, da Microsoft; Playstation 4, da Sony; e Wii U, da Nintendo.
O primeiro a chegar ao mercado brasileiro foi o Xbox One, que começou a ser vendido globalmente à 0h desta sexta-feira 22 por R$ 2,3 mil.
O primeiro a chegar ao mercado brasileiro foi o Xbox One, que começou a ser vendido globalmente à 0h desta sexta-feira 22 por R$ 2,3 mil.
No País, o
evento de lançamento aconteceu na unidade rede Fnac na Avenida Paulista, em São
Paulo. Também nesta sexta a Nintendo apresentará o seu Wii U durante o Brasil
Nintendo Showcase, evento gratuito, na capital paulista, que irá até sábado 23.
O Playstation 4, por sua vez, será vendido por R$ 4 mil a partir de 29 de novembro. Na América do Norte, primeira região a receber o novo produto, o preço é US$ 400. A Sony comemorou no domingo 17 a marca de 1 milhão de unidades comercializadas nas primeiras 24 horas de vendas do produto nos Estados Unidos e Canadá. (Meio&Mensagem)
O Playstation 4, por sua vez, será vendido por R$ 4 mil a partir de 29 de novembro. Na América do Norte, primeira região a receber o novo produto, o preço é US$ 400. A Sony comemorou no domingo 17 a marca de 1 milhão de unidades comercializadas nas primeiras 24 horas de vendas do produto nos Estados Unidos e Canadá. (Meio&Mensagem)
EL PAÍS JÁ ESTÁ NO BRASIL
O
El País, jornal global de língua espanhola com circulação na Europa e América
Latina, anunciou para 26 de novembro o lançamento do portal brasileiro
do El País.
Para
este projeto foi estruturada uma redação sênior em São Paulo, composta por 11
profissionais, além de um correspondente no Rio de Janeiro. A redação estará
sob a direção de Luis Prados, que foi correspondente do El País no
México e responsável pela redação do EL PAÍS Américas.
Como
mercado mundial estratégico e país que registra crescimento expressivo de
acessos ao site em espanhol do El País, o Brasil motivou a criação do
site em português que terá reportagens próprias, a partir de informações
internacionais.
A
página também contará com a tradução de conteúdo produzido pelos jornalistas do
El País espalhados por todo o mundo, além da rede de correspondentes
e colunistas, que incluem nomes como Mario Vargas Llosa, Moyes Naim, Rosa
Montero, entre outros.
A
expectativa do El País é de que aconteça um crescimento expressivo de
acessos a partir do Brasil. Atualmente, o jornal espanhol possui um público
global, com cerca de 15 milhões de usuários únicos mensais (fonte: Comscore
2013), dos quais mais de 40% são provenientes de usuários de fora da Espanha.
“Nosso
projeto no Brasil é de longo prazo e prevê investimento nos meios digitais, um
mercado em constante crescimento no país. O nosso principal desafio é o de se
adaptar a um novo público, já que no Brasil se faz um jornalismo abrangente e
de qualidade. Queremos oferecer ao leitor brasileiro uma opção a mais de
leitura sobre o que acontece dentro e fora do Brasil, por meio de uma cobertura
pautada em profissionalismo, ética, inovação e, sobretudo, jornalismo de
qualidade“, afirma Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo PRISA, empresa
detentora do El País. (Redação Adnews)
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