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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A COMUNICAÇÃO EXIGE SABER E QUERER


 Comunicar-se bem é uma grande necessidade e um grande desafio. E, cada vez mais, ter essa competência se tornou um diferencial para o crescimento profissional.

Por outro lado, problemas de comunicação são frequentes em quase todas as empresas e nem sempre as soluções são simples ou fáceis, sobretudo porque a boa comunicação envolve duas condições básicas: saber se comunicar e querer se comunicar.

Vale ressaltar que a primeira condição é mais tranquila de se conseguir. Ou seja, é mais fácil aprender a se comunicar bem do que querer se comunicar bem.

Querer se comunicar envolve elementos bastante sutis, tais como estar disposto a abrir mão de prioridades pessoais para atender às prioridades coletivas, sair da zona de conforto para garantir que as informações circulem da forma adequada e ter a humildade de pedir ajuda quando necessário.

Por isso, entre a compreensão da importância de uma boa comunicação e a atitude de querer se comunicar bem, muitas vezes existe uma enorme distância.

Um bom comunicador, aquele que sabe e quer se comunicar, sempre tem consigo duas premissas, sendo que a segunda é uma decorrência natural da primeira:

1.   Se você quer se comunicar bem sinta-se sempre responsável pela comunicação. Em outras palavras, tenha sempre em mente que não existem pessoas que não entendem e sim comunicadores inflexíveis.

2.   Use a criatividade para fazer com que o outro entenda o que você quer comunicar.

Um ótimo exemplo dessa criatividade comunicativa é a história das marcas de batom no banheiro:

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso.

O diretor andava bastante aborrecido com o fato, pois o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final de cada dia.

Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom no espelho.

Um dia, o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.

Fez uma palestra de uma hora.

Mas, no dia seguinte, as marcas de batom no banheiro reapareceram.

No outro dia, o diretor novamente juntou o bando de meninas no banheiro, mas, dessa vez, trouxe também o zelador e pediu que o mesmo demonstrasse a elas a dificuldade do trabalho.

De forma espontânea, o zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Essa pequena história nos mostra que comunicar é sempre um desafio e que quando o assunto envolve comunicação, às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.

Um carinhoso abraço. (Flávio Lettieri, Sócio-diretor da Somma Consultoria. Publicado originalmente no Administradores.No Adnews)

QUAL É O SEGREDO PARA FICAR RICO?


 

(Orlando Oda.  Administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode | Portal da Propaganda) - O livro A ciência de ficar rico, de Wallace D. Wattles, que inspirou o livro e filme O segredo diz para pensar e agir de certa forma. Mas, será que existe mesmo algum segredo ou fórmula para ficar rico?



Quando procuro água sei onde encontrar. Consigo visualizar uma fonte, uma torneira, enfim um lugar onde encontrá-la. Se não sei o que procuro não sei onde procurar. É como caçar qualquer coisa dando tiro para todos os lados.




Com relação à riqueza e o dinheiro, a maioria das pessoas pensa que basta inventar um produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é simples assim?



Riqueza é a materialização da ideia de servir, ser útil, ou seja, surge quando transformamos uma ideia em produtos ou serviços úteis às pessoas. Riqueza é qualquer coisa que possui a qualidade de facilitar e tornar feliz a vida humana.



Se produzir riqueza para dez pessoas, apenas essas dez ficarão felizes. A retribuição delas é em forma de dinheiro.

Assim, se produzir um bem para dez pessoas, mesmo que cada um retribua com R$1.000,00, teremos 10 x R$1.000,00 = R$10.000,00. Por isso, para ser “rico”, é indispensável criar produtos e serviços para o maior número possível de pessoas.



Ricos são as pessoas que tem a capacidade de produzir muitas “riquezas”, proporcionar muitas alegrias a um grande número de pessoas e possuem mentes ricas que atraem o dinheiro. Para ser rico é necessário gerar a riqueza e ter mente rica que atrai o dinheiro.

A verdadeira natureza da riqueza não é algo físico, um produto.  A fonte da riqueza é a ideia que torna a vida das pessoas mais fácil, mais confortável, mais feliz.

É preciso buscar a ideia, não o produto. É como diz Thomas Edson: “Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Se o 1% estiver errado, 99% de esforços serão improdutivos.



Um bom exemplo é o iPhone, de Steve Jobs. O celular da Apple é sucesso mundial porque eliminou a dificuldade de manusear um celular por meio de trackwheel ou de ter que utilizar uma caneta, e principalmente porque facilitou a vida dos usuários ao criar a tela multitoque e tornou o uso do celular muito mais fácil e agradável.

Uma coisa é ter a ideia, outra é a engenharia transformar a ideia em produto.



Qual é o segredo do sucesso das Casas Bahia? Segundo Samuel Klein, filho do fundador das Casas Bahia: “Nosso segredo é o slogan da empresa: ‘Dedicação total a você’. Isso vale para os clientes, fornecedores, colaboradores.

Não basta apenas vender. Temos que dar atenção ao cliente também no pós-venda. Temos que ter uma política de concessão de crédito – com facilidades de parcelamento – para que nosso público-alvo (classes C, D e E) possam realizar seus sonhos de consumo e, com isso, resgatar a cidadania”.



O segredo deles não está em vender muitos produtos a preços baixos como muitos pensam. O sucesso da loja está na facilidade de adquirir produtos por meio de parcelamentos e proporcionar a felicidade de realizar os sonhos de consumo para um grande número de pessoas dessas classes.




O livro Ciência para ficar rico ensina que é necessário pensar e agir de uma certa maneira. Mas, não existe jornal de hoje. O jornal de hoje só descreve fatos e acontecimentos de ontem. Coisas que estão acontecendo hoje são as notícias publicadas no jornal de hoje da minha vida. Elas expressam os resultados dos meus atos e pensamentos de ontem.



Para começar a gerar a riqueza precisa decidir agora ser útil, servir às pessoas. Que tal decidir-se a fazer qualquer coisa que tornem as pessoas felizes? Ser atencioso, ser prestativo, não desperdiçar tempo e materiais dos outros etc. Não preciso lembrar que as pessoas ficam felizes por pouca coisa: um sorriso, um elogio, uma palavra amiga, parar para ouvir etc. E você? Vai ficar rico?



OPORTUNIDADE

A Prefeitura de Nova Trento, lançou  o Edital de Processo Seletivo Simplificado n° 16/2013, que torna pública a necessidade de contratação temporária de profissionais para ocuparem os cargos do quadro de pessoal que compõe a estrutura Administrativa Municipal.

O edital é destinado para o cargo de Enfermeiro(a) para atuar no Hospital Imaculada Conceição, duas vagas, com carga horária de 40 horas semanais. Os candidatos devem ter curso superior completo em Enfermagem e possuir registro junto ao conselho da categoria.

Além disso, o edital contempla três vagas disponíveis para Médicos Plantonista, também para atuar no hospital. O regime de plantão é de 24 horas, uma vez por semana. Os interessados devem apresentar certificado de conclusão de curso superior em Medicina, com registro no Conselho Regional de Medicina.

As inscrições ocorrem no período de 02 a 06 de dezembro, no horário das 13h30min às 18h30min no prédio da prefeitura Municipal de Nova Trento, situada na Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC.

GRANDES NOMES  NA RED WEEK IDEAS

De 9 a 12 de dezembro, o complexo cultural “A Fábrika”, será palco da Red Week Ideas, um evento que coloca publicitários e estudantes de publicidade frente a frente com alguns dos melhores profissionais do mercado nacional e internacional. Com temas atuais e um formato dinâmico – a cada noite há um convidado nacional e um bate-papo entre convidado internacional e regional – a “Red Week Ideas” pretende, além de promover a discussão dos diversos temas e trazer profissionais de sucesso admirados, que servem de inspiração para o público que participa do evento, apresentar a REDHOOK SCHOOL, seu conceito e proposta de atuação ao mercado paranaense.

No dia 9, segunda-feira, Roberto Fernandez, diretor de criação executivo na Ogilvy & Mather Brasil, fala sobre o tema “Cannes: tendências da criatividade”. Em seguida, um bate-papo intitulado “The beauty and the beast of working in advertising in Hollywood” com Luiz Henrique Groff, diretor de criação associado da Trade MKT de Curitiba e Renato Fernandez, diretor de criação associado na TBWA\Chiat\Day San Francisco.

No dia 10, terça-feira, o tema é “Planejamento não é arte”, com Douglas Mello, diretor de planejamento na JWT Brasil. Logo após, tem o bate-papo sobre o tema "Como construir uma carreira no exterior", com Jota Jr, diretor de criação na Grey Espanha; Fred Bosch, diretor de arte interativo da LOLA Madrid e Zeh Henrique Rodrigues, diretor-presidente da BrainBox Design.

No dia 11, quarta-feira, Michel Alcoforado, diretor de projetos especiais da Consumoteca Rio de Janeiro é quem fala sobre “You Must Keep in Touch:o consumidor no centro do debate”. Na sequência tem o bate-papo “International Business Leadership” com Ronny Strauss, que divide com o público sua experiência de mais de 20 anos na vice-presidência do Citicorp Worldwide, em New York.

No dia 12, é a vez de Ari Piovezani, diretor da Innocentive Latin America falar sobre o tema "Redescobrindo Pessoas. Inovando empresas". O bate-papo a seguir é sobre a carreira de PJ Pereira, sócio da Pereira & O'Dell de San Francisco e sobre “Storytelling – como alcançar o sucesso contando histórias”. A mediação é de Flavio Waiteman, sócio da Master Roma Waiteman.

No dia 13, sexta-feira, das 20h às 23h na A Fábrika, acontece o evento oficial de lançamento da REDHOOK SCHOOL, escola de criatividade e comunicação. No mesmo dia, às 23h, a festa, aberta a todos os participantes da Red Week Ideas, continua no Ambiental Bar, a poucas quadras da sede da escola. Detalhes: contato@redhookschool.com.br.

MOSTRA DE SOLOS E ESPETÁCULO

Entre 05 e 08 de dezembro acontecerá a última etapa do Projeto Conexões IMP – da importância de se manter em movimento. O projeto, que é uma iniciativa do núcleo de pesquisa em dança IMP – Investigação do Movimento Particular, vem movimentando a cena curitibana através de ações como as oficinas promovidas de setembro a novembro deste ano, ministradas pelos artistas mineiros Tuca Pinheiro e Dudude Herrmann.

Para finalizar a programação o núcleo promoverá duas ações: a Mostra de Solos – onde serão apresentados 6 trabalhos inéditos criados pelos artistas Maíra Lour, Juliana Adur, Gabriel Machado, Mariana Mello, Douglas Sartori e Thaísa Marques; e a apresentação do espetáculo parapeito - obra criada em 2010 e que ganha novos ares em 2013.

Segundo a coordenadora do projeto, Juliana Adur, “a mostra de solos é um evento pensado a partir do interesse em compartilhar a pluralidade de pesquisas e interesses existente no núcleo. Começamos este trabalho em junho desde ano, e desde lá tivemos contato com diversos profissionais, além da nossa parceira e incentivadora Cintia Napoli. O que apresentamos é o resultado deste período intenso dedicado à criação e a pesquisa autoral”.

Além das apresentações, a cada dia acontece uma conversa com a artista Olga Nenevê sobre o exercício do feedback e sua importância como uma ferramenta de aprofundamento e discussão sobre a criação em dança.

Já o espetáculo parapeito traz ao público uma reflexão sobre as relações contemporâneas e o isolamento do sujeito pós-moderno. Criado em 2010, tem como inspiração o livro "A Morada do Ser", da escritora Marina Colasanti.

Com uma disposição inusitada o público assiste o trabalho de dentro do espaço do Vila Arte Espaço de Dança, mas os bailarinos ficam nas janelas, como se estivessem em diversos apartamentos de um edifício.

“Assim como nos contos de Marina, parapeito é uma forma de olhar pelo buraco da fechadura e de se aproximar de universos particulares e aparentemente inacessíveis” diz Juliana.

A Mostra de solos acontece nos dias 05 e 06 de dezembro na Casa Hofmann – Centro de Estudo do Movimento, e o espetáculo parapeito nos dias 07 e 08 de dezembro no Vila Arte Espaço de Dança. Toda a programação é gratuita.

MÓDULO INTERNACIONL NA EUROPA DE 2014

A Faculdade Internacional ESIC Business e Marketing School, com sede brasileira em Curitiba, está disponibilizando vagas para interessados em participar do Módulo Internacional de 2014 que será realizado em Madrid, na Espanha.

Nesta edição, a ênfase será em estratégia, marketing, comunicação, gestão e negócios. Para participar não é necessário ser aluno da instituição. Interessados devem se inscrever pelo site www.esic.br.

A saída de Curitiba está prevista para o dia 06 de abril e o retorno para o dia 13 de abril. A programação prevê, além das palestras e conferências, city tour e um dia livre para compras e programação cultural.

Paralelo às programações do módulo, também será realizado o Hoy És Marketing, o maior evento para profissionais do mundo empresarial e de marketing da União Européia. Portanto, quem participar do encontro receberá dupla certificação internacional.

O diretor acadêmico da insituição, Alexandre Weiler, destaca os principais diferenciais do Módulo Internacional da ESIC. “Além da dupla certificação, o master class é com professores exclusivos e o networking e a experiência internacional proporcionados na ocasião são conhecimentos fortemente valorizados pelo mercado”, diz.

Pacotes

A ESIC oferece diferentes opções de pacotes a excelentes valores, já incluindo passagens aéreas, traslados, hospedagem, Módulo, participação no Hoy És Marketing e certificações. Os pacotes podem ser parcelados em até nove vezes. É possível comprar pacotes para acompanhantes e também estender a viagem com programação pessoal.

Para quem quer participar do Módulo, mas ainda não tem passaporte a ESIC e a agência parceira repassam todas as orientações necessárias para proceder com a retirada do documento.

Programação

06 de abril de 2014 (domingo) Saída de Curitiba

07 de abril de 2014 (segunda-feira) Chegada em Madrid + City Tour Panorâmico
08 de abril de 2014 (terça-feira) Conferências Módulo Internacional (ESIC Madrid)
09 de abril de 2014 (quarta-feira) Conferência Módulo Internacional (ESIC Madrid) + Etapa Cultural (Toledo)
10 de abril de 2014 (quinta-feira) Evento Empresarial em Gestão de Negócios, Estratégia e Marketing “Hoy és Marketing”, com Gestores Internacionais de Grande Empresas.
11 de abril de 2014 (sexta-feira) Conferência Módulo Internacional (ESIC Madrid) + Visita a Empresa
12 de abril de 2014 (sábado) Livre compras e programação pessoal
13 de abril de 2014 (domingo) Chegada em Curitiba

Mais informações sobre a viagem podem ser obtidas nos telefones: (41) 3287.7107 ou (41) 9966.3869.

A Instituição

Ranqueada entre as melhores Escolas de Negócios do mundo, a Faculdade Internacional ESIC Business & Marketing School, é um Centro Universitário Privado com sede em diversas filiais na Europa e instalada no Brasil, em Curitiba, desde 2001.

Com mais de 48 anos de tradição, a instituição oferece formação na área de negócios baseada em altos padrões internacionais. Além da graduação, também são oferecidos diversos cursos de pós-graduação Master´s e MBA´s, Formação Executiva In Company, Missões Empresariais e Módulos Internacionais.

3º FESTIVAL GAMES FOR CHANGE


A Universidade de São Paulo receberá nos últimos três dias do mês (28, 29 e 30 ) a terceira edição do Festival Games for Change.

Este ano o mote do evento, organizado pela Cidade do Conhecimento da USP, é a sustentabilidade. A programação inclui seminários com a presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto, debates, lançamentos de jogos, concurso e uma oficina de games.

A expectativa da organização é reunir mais de mil pessoas durante os três dias.


“Games são objetos complexos, interdisciplinares e transmidiáticos. Seu impacto tem sido crescente, especialmente em áreas tidas como alheias ao entretenimento como educação, cultura, saúde, meio-ambiente, segurança e defesa. O festival é uma referência única na América Latina para quem está atento à gamificação”, afirma Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e diretor para a América Latina da rede Games for Change, responsável pelo evento no Brasil.


Serão realizadas, em média, 4 mesas-redondas por dia, entre palestras e debates.

“A ideia é apresentar uma visão estratégica dos games na transformação da sociedade contemporânea. Vamos discutir quais os impactos que eles provocam em diversas áreas, como têm sido explorado na educação, a relação entre games e mudanças de paradigma na produção e consumo de tecnologia, entre outros pontos”, afirma Schwartz.

O público-alvo é formado por professores, pesquisadores, game designers e ativistas.


No segundo e no terceiro dia, haverá o game Jam, um concurso de desenvolvimento de games em que os participantes terão até 48 horas para criar seus jogos com temas ligados à sustentabilidade. O regulamento do concurso e o formulário de inscrição estão no   www.gamesforchange.org.br.

Os vencedores receberão como prêmio convite para participar das próximas edições internacionais do Festival Games for Change, realizadas em Paris e Nova Iorque, no ano de 2014.

Para quem não puder participar presencialmente do evento, indo ao prédio da ECA e no Centro de Práticas Poliesportivas da USP, todo o evento será transmitido em tempo real pela internet, pelo site do evento.

As inscrições já estão abertas ao público.

 

 “É, sem dúvida, uma oportunidade única para ficar atualizado na teoria, na prática e na vivência sobre os impactos dos games na sociedade”, conclui Schwartz.

A realização do Games for Change no Brasil é feita em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Faculdade de Economia e Administração da USP. 


Ludwig


A terceira edição do Festival Games for Change será marcada pelo lançamento, no Brasil, do game austríaco Ludwig, uma divertida aventura no mundo da física de energias e da robótica.


O desenvolvedor do game patrocinado pelo Ministério da Educação da Áustria e pela Prefeitura de Viena, Jörg Hofstätter, estará presente e fará uma das palestras.
(Fontes: Ana Carolina Esmeraldo e Marco Berringer | Ex-Libris Comunicação Integrada | Portal da Propaganda)

 

TWITTER EM CONECÇÃO COM A TV

 

Depois de se firmar como uma plataforma de mídia por meio dos chamados “Promoted Tweets”, o Twitter apresenta, agora, uma nova ferramenta com a qual pretende se posicionar como uma mídia complementar à televisão, aproveitando o uso simultâneo das duas telas, já constatado por diversas pesquisas e estudos em todo o mundo.

Nesta semana, a rede social anunciou a criação da chamada TV Ad Targeting, uma ferramenta que oferece aos anunciantes a possibilidade de interagir com o público do Twitter no momento em que ele está sintonizado em algum programa de TV, de preferência no qual ele já apareça com um anúncio no intervalo comercial.

 

De acordo com informações do blog oficial do Twitter, os testes realizados nos últimos meses com marcas como Adidas, Holiday Inn Express, Jaguar e Samsung mostraram que esses anunciantes conseguiram um impacto 95% maior nas mensagens direcionadas aos usuários no Twitter do que conseguiriam com um comercial isolado na televisão.

 

Além disso, a intenção de compra demonstrada com a combinação das duas mídias cresceu 58%.

A rede social também anunciou a ampliação de suas métricas de análises e mensuração de resultados para proporcionar aos anunciantes uma visão mais ampla acerca do impacto e aceitação de suas mensagens no Twitter.

 

Por enquanto, o serviço está disponível apenas nos mercados dos Estados Unidos e no Reino Unido, mas a rede social já sinalizou a intenção de expandi-lo para outros países – entre eles, o Brasil. Canadá, França e Espanha também já devem ter a nova ferramenta comercial dentro de algumas semanas. (Meio&Mensasgem, com informações do Advertising Age).

 

CAI NÚMERO DE TRABALHADORES INTERESSADOS EM VAGAS TEMPORÁRIAS


O baixo índice de desemprego está refletindo diretamente no interesse dos trabalhadores por um emprego temporário.

É o que revela estudo realizado pela VAGAS Tecnologia, empresa especializada em consultoria e informatização da gestão de processos seletivos.

O levantamento mostra que neste ano houve uma redução de seis pontos percentuais na quantidade de candidatos interessados em disputar uma oferta de emprego temporário: caiu de 66% em no ano passado para 60% em 2013.


“Os resultados desse levantamento mostram que há menos pessoas interessadas em trabalhos temporários neste ano. Isso pode ser explicado pela ligeira queda no desemprego e pelo controle do endividamento. Com esse cenário mais favorável, as pessoas acabam optando pelo emprego fixo”, explica Fernanda Diez, gerente de relacionamento da VAGAS Tecnologia.


O levantamento foi feito por meio da base de currículos cadastrados no portal de carreira vagas.com.br. Dos 1391 respondentes, a maioria é composta por homens (58%) e com idade em torno de 35 anos.

O site vagas.com.br é controlado pela VAGAS Tecnologia, responsável pela informatização da gestão de processos seletivos de 65 das 100 maiores companhias com atuação no mercado brasileiro, e conta com 80 milhões de currículos cadastrados em bancos exclusivos.


O estudo mostra que, do total de respondentes, 53% estão empregados neste ano ante 51% em 2012. “São dois pontos percentuais, mas que ajudam a desvendar esse cenário.

Quando há mais gente no mercado de trabalho, é normal que diminua o interesse das pessoas em apostar suas fichas em uma vaga temporária”, conta Diez.


Do total de interessados (60%) em realizar algum trabalho temporário no final de ano, foram verificadas também quedas em candidatos que buscam o trabalho temporário para conseguir uma nova oportunidade de trabalho: recuou de 51% no ano passado para 44% neste ano.

A parcela dos que pretendem utilizar o emprego de fim de ano para saldar dívidas também diminuiu: eram 24% em 2012 e neste ano somam 22%. “São mais dois indicadores apontando que há mais gente empregada e consequentemente menos pessoas inadimplentes”, analisa a gerente.


Dos que não pretendem realizar trabalho temporário no final de ano (38%), o estudo conseguiu captar o motivo pelo desinteresse: 38% dos consultados informaram que não é possível conciliar um emprego temporário com outa atividade. Somaram 27% aqueles que não têm interesse. Para 23%, há satisfação com a carga atual de trabalho. Motivos não identificados chegaram a 12%.


Outro indicador interessante refere-se à confiança dos trabalhadores na busca por emprego. O estudo aponta que 31% estão totalmente confiantes com a possibilidade em conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. Há, ainda, 49% confiantes, 15% indiferentes e 5% pessimistas.


Entre as áreas de maior interesse dos candidatos que pleiteiam um emprego temporário, aparecem na preferência: comércio e varejo, serviços e atividades de informática. (Fontes: Claudio Sá | Conteúdo Comunicação | Portal da  Propaganda)

RECLAMAÇÕES QUE VALEM OURO


Todo produto, ideia ou serviço pode ser melhorado. Inclusive sua empresa.

Para melhorar algo (como seu produto ou seu serviço), o primeiro impulso e o mais comum é você se debruçar em cima do assunto e analisar, pensar, comparar, ter insights até perceber o que deve ser mudado, e efetuar a melhoria. Em uma empresa colaborativa esse processo envolve outras pessoas, que da mesma forma ajudam na análise, ideias de mudanças e melhorias em geral.

Entretanto, isso não garante que as melhorias agradarão a quem mais importa – seu cliente. E mesmo agradando, não garantem que serão melhorias em cima do que este cliente mais preza do seu serviço. E se não agradarem ao cliente no que ele mais preza a empresa não conseguiu solidificar seu diferencial competitivo.

Ou seja, em vez de sua empresa fortalecer seu diferencial competitivo, gastou energia em algum assunto periférico qualquer. Você perdeu seu tempo.

Para garantir que o esforço gasto para encontrar e efetuar as melhorias do seu produto ou serviço sejam de fato sentidas pelo cliente no que ELE mais preza – e portanto aumente a diferenciação estratégica de sua empresa – muitas organizações investem tempo e dinheiro em pesquisas de mercado, sessões de focus group, consultorias estratégicas, visionários de mercado etc.

E enquanto isso, o próprio cliente está neste momento gritando no seu atendimento exatamente as respostas a essa pergunta que você fica tentando responder sozinho, ou gastando muito dinheiro para responder.

E você conhece esses gritos dos clientes… você os chama de Reclamações.

Pense bem, seu cliente não quer te ligar. Ele quer trabalhar no negócio dele e esquecer que seu produto/serviço existe.

Ele quer contar cegamente com você (seu produto/serviço), confiar nos benefícios que ele enxergou em você para poder tocar a vida dele sem dores de cabeça.

Por isso ele te escolheu e decidiu que você (sua empresa) seria digno de receber o dinheiro dele em troca do benefício que ele receberia.

Se, em algum momento deste relacionamento este cliente decidiu que é importante interromper a vida dele, pegar no telefone ou chat e entrar em contato com você, ele merece atenção.

Se ainda por cima este contato é para reclamar de algo que você faz, ele merece um prêmio. Prêmio porque este cliente estará te dando de bandeja – e de graça – qual melhoria você deve executar para ele seguir confiando cegamente em você.

Lembre-se também que quando falamos em “um cliente”, na prática falamos de dezenas, centenas ou mesmo milhares de clientes atuais e futuros.

Isso porque para cada cliente que se digna a reclamar com você, existem muitos outros com exatamente a mesma reclamação mas que preferem contornar o assunto de alguma forma. Esses clientes seguem desapontados com você, e eventualmente desistirão de sua empresa e silenciosamente partirão para a concorrência.

Por isso, o tratamento das reclamações deve sempre ser pensado em volume, com prioridade e em profundidade. Não é aquele cliente específico no foco da solução, mas sim todos os demais clientes que também devem estar passando pelo mesmo, ou os futuros clientes que passarão eventualmente pela mesma situação.

Falaremos adiante em formas mais metódicas para lidar com as reclamações, mas para o momento basta que você perceba que esse incômodo chamado de “reclamação” na verdade é ouro escondido, disponível de graça e em forma bruta. Cabe a você desenterrar esse ouro para solidificar seu diferencial competitivo.

O momento em que você catalogar as reclamações dos seus clientes como “Melhorias Estratégicas”, sua empresa começará a andar na direção de se diferenciar fortemente da concorrência. (Por Francisco Zapata, especialista em atendimento via web da Direct Talk. No Adnews)

ISOSO PASSA DOLECENTE PORA TRÁS 

Acordar, arrumar a casa e passar o dia em frente ao computador navegando na internet. Essa rotina, que facilmente seria considerada a de muitos adolescentes, também pode ser caracterizada como o dia-a-dia de outra faixa etária: os idosos.

 

Segundo levantamento realizado pela Nielsen Ibope, em outubro deste ano, pessoas entre 55 e 64 anos de idade têm tempo médio e individual de 53 horas de acesso domiciliar, enquanto os indivíduos de 12 a 17 anos passam 30 horas por mês utilizando o PC.

 

Os sites preferidos dos idosos são portais sobre economia, sorteios, apostas e automóveis. O grupo mais velho representa 8,1% dos 46 milhões de usuários ativos em domicílios. Já os adolescentes correspondem a 11,8%.

 

Os jovens entre 25 e 34 anos ainda lideram o acesso e ficam cerca de 80 horas conectados na web por mês, mas se dividem entre o computador de casa e o do trabalho.

 

Na visão de José Calazans, analista do instituto, o tempo de uso do PC entre os mais velhos aumentou 3,4% e chegou à marca de 38 horas. O número de usuários ativos em casa é 7,8% maior do que o apontado no estudo feito em outubro de 2012. (Meio&Mensagem)
 

CONSOLES BRIGAM PELO BRASIL

 

Xbox One, da Microsoft, começou a ser vendido globalmente à 0h da sexta-feira 22Crédito: Divulgação

A disputa pela liderança de vendas no mercado de consoles de videogame promete ser intensa neste Natal tanto no exterior quanto no Brasil.

 

Os três principais fabricantes apresentaram neste ano novas gerações dos seus produtos: Xbox One, da Microsoft; Playstation 4, da Sony; e Wii U, da Nintendo.

O primeiro a chegar ao mercado brasileiro foi o Xbox One, que começou a ser vendido globalmente à 0h desta sexta-feira 22 por R$ 2,3 mil.

 

No País, o evento de lançamento aconteceu na unidade rede Fnac na Avenida Paulista, em São Paulo. Também nesta sexta a Nintendo apresentará o seu Wii U durante o Brasil Nintendo Showcase, evento gratuito, na capital paulista, que irá até sábado 23.

O Playstation 4, por sua vez, será vendido por R$ 4 mil a partir de 29 de novembro. Na América do Norte, primeira região a receber o novo produto, o preço é US$ 400. A Sony comemorou no domingo 17 a marca de 
1 milhão de unidades comercializadas nas primeiras 24 horas de vendas do produto nos Estados Unidos e Canadá. (Meio&Mensagem)

EL PAÍS JÁ ESTÁ NO BRASIL


O El País, jornal global de língua espanhola com circulação na Europa e América Latina, anunciou para 26 de novembro o lançamento do portal brasileiro do El País.

Para este projeto foi estruturada uma redação sênior em São Paulo, composta por 11 profissionais, além de um correspondente no Rio de Janeiro. A redação estará sob a direção de Luis Prados, que foi correspondente do  El País no México e responsável pela redação do EL PAÍS Américas.

Como mercado mundial estratégico e país que registra crescimento expressivo de acessos ao site em espanhol do  El País, o Brasil motivou a criação do site em português que terá reportagens próprias, a partir de informações internacionais.

A página também contará com a tradução de conteúdo produzido pelos jornalistas do  El País espalhados por todo o mundo, além da rede de correspondentes e colunistas, que incluem nomes como Mario Vargas Llosa, Moyes Naim, Rosa Montero, entre outros.

A expectativa do El País é de que aconteça um crescimento expressivo de acessos a partir do Brasil. Atualmente, o jornal espanhol possui um público global, com cerca de 15 milhões de usuários únicos mensais (fonte: Comscore 2013), dos quais mais de 40% são provenientes de usuários de fora da Espanha.

“Nosso projeto no Brasil é de longo prazo e prevê investimento nos meios digitais, um mercado em constante crescimento no país. O nosso principal desafio é o de se adaptar a um novo público, já que no Brasil se faz um jornalismo abrangente e de qualidade. Queremos oferecer ao leitor brasileiro uma opção a mais de leitura sobre o que acontece dentro e fora do Brasil, por meio de uma cobertura pautada em profissionalismo, ética, inovação e, sobretudo, jornalismo de qualidade“, afirma Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo PRISA, empresa detentora do  El País. (Redação Adnews)

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