Alguém já imaginou uma ferramenta capaz de pegar as suas fotos e vídeos,
seja no computador ou em qualquer um dos seus perfis nas redes sociais, e criar
um filme temático, com trilha e qualidade de cinema, em poucos minutos?
O Stayfilm, uma das mais
promissoras startups da internet brasileira, já. Com um projeto pioneiro,
parcerias de peso, e captação de recursos estrategicamente pensada para começar
com o pé direito (R$ 3 milhões), os irmãos Douglas e Daniel Almeida, junto com
Fabiano Simões, lançam a plataforma nesta quarta-feira (23), no Brasil e nos
Estados Unidos.
A campanha vai abranger principalmente as principais redes sociais como
Facebook, Google e Youtube e também sites segmentados, entre eles o Wired. A expectativa
é conquistar aproximadamente 1 milhão de usuários em menos de um ano.
O sistema é simples, funciona como uma rede social, e pressupõe que
qualquer usuário tenha totais condições de contar uma história com recursos
visuais de alta qualidade e com apenas alguns cliques. Este, aliás, é o
conceito que baliza o tema da campanha: “Upgrade Your Stories”.
Quem explica melhor é o próprio CEO da empresa, Douglas Almeida. “O
Stayfilm é basicamente um produtor automático de filmes online que vai
transformar as histórias das pessoas com recursos visuais inovadores e
qualidade de cinema.
O sistema faz uma seleção automática do conteúdo das redes sociais e
upload de arquivos e o usuário só escolhe o estilo que quer seu filme sem pagar
nada pelas experiências. Além disso, ainda pode compartilhar os filmes com os
amigos e interagir com outras histórias”, afirma.
Douglas sabe que a empresa nasce em um momento importante para a
internet brasileira, com penetração cada vez maior da audiência do meio digital
nos lares, o crescimento dos dispositivos móveis e a e abrangência enorme das
redes sociais.
Porém, o desafio é grande, pois o heavy user da web é cada vez mais
exigente e com uma incrível oferta de produtos. Por isso, além de toda a
estruturação da empresa, ele chamou um time de programadores de primeira e
gente de outras áreas que considera boa para trabalhar ao seu lado, sobretudo
publicitários vindos de diversas agências como DPZ, Predicta, Ithink, Fbiz,
FSB, Diferente e Click Isobar.
Douglas aliás, assim como o seu irmão, também tem formação publicitária.
Como parceiros, a empresa já tem nomes como Microsoft, Getty Images, Predicta,
Ignition One, dq&a e Socialbakers.
Com enorme poder de viralização de conteúdo e uma possível audiência
massiva, a ideia é que a ferramenta crie inúmeras oportunidades também para as
agências e anunciantes e coloque novos formatos de publicidade à disposição das
marcas no mercado.
Inicialmente, o objetivo é faturar com Ad Network , banners e formatos
tradicionais, além de estilos patrocinados para a criação de novos filmes.
Inúmeras outras alternativas podem surgir com o aprimoramento da experiência. O
principal atrativo, assim como em outras redes sociais, é o potencial de identificar
o target certo para melhorar o desempenho dos anunciantes.
Outra questão inevitável nesta conversa é o possível impacto da nova
ferramenta no segmento de produção, mas o pessoal da Stayfilm promete apenas
somar. “Não queremos competir com o mercado de edição, pelo contrário, podemos
ajudar a qualificar a demanda e até oferecer alternativas complementares. Nosso
foco é a publicidade. Temos um modelo de negócio exclusivo”, defende Douglas.
É difícil dizer ao certo se o Stayfilm vai conseguir explorar todo o
potencial de sua boa ideia inicial e se firmar como um player importante no
ambiente social media, de uma maneira geral. Por outro lado, é extremamente
interessante ver uma startup brasileira de internet com aspirações tão
grandiosas. O mercado nacional agradece e precisa de bons exemplos como esse.
(Renato Rogenski no Adnews)
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O BRASIL?
O empresário Luiz Fernando Oderich, idealizador da ONG Brasil
sem Grades, alerta para a situação da impunidade no país e registra sua preocupação
com a onda de crimes entre pessoas da própria família.
Miséria, fome e desemprego são algumas associações feitas em
casos de violência no Brasil. Os problemas sociais sempre foram e continuam
sendo a alça que segura a bagagem pesada dos crimes brasileiros. Mas é
fundamental que a visão racional nos permita entender que nem todos os tipos de
criminalidade derivam de condição econômica.
A impunidade, por exemplo, não é uma consequência e sim uma
causa relevante, segundo o presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando
Oderich. “Vivemos em um país que não pune severamente e isso impulsiona os
criminosos a cometerem os absurdos que vemos”, diz. O Estado, ineficiente e sem
programas de políticas públicas de segurança, deixa o brasileiro inseguro e o
faz vítima de sua própria liberdade.
Os lados da violência são muitos e nos últimos meses temos
nos surpreendido com os crimes em família. O ponto alto se deu quando um
adolescente da capital paulista foi apontado como o culpado pela morte de
quatro pessoas da própria família, se suicidando em seguida. “Esse tipo de
crime sempre choca mais, pois acontece entre pessoas que deveriam se proteger”,
revela.
Para Oderich, que perdeu um filho vítima de assalto e convive
até hoje com a impunidade, os crimes em família devem provocar uma série de
questionamentos. “O que leva alguém a tirar a vida das pessoas que,
supostamente, ama e convive? De que forma estamos reagindo a esses fatos e como
podemos modificar isso?”, instiga.
As respostas, segundo ele, devem surgir após o debate aberto
de questões como o relacionamento entre as famílias e os vínculos que estão se
formando atualmente. “Um pai que mata o filho certamente apresenta ou
apresentou desvios de conduta. Uma filha que assassina os pais enquanto dormem não
deve ter sido uma criança e uma adolescente normais. As condutas precisam ser
analisadas constantemente. Temos que parar com essa história de que certos
fatos nunca acontecerão conosco”, revela.
Para a psicóloga Fátima Piovesan, voluntária na ONG de Oderich,
durante o desenvolvimento de um indivíduo poderão ocorrer situações difíceis
como negligência e abandono afetivo, predispondo-o a desenvolver patologias
emocionais.
“Os conflitos são comuns nos relacionamentos entre as
pessoas. Casais, pais, filhos, amigos e colegas possuem divergências, têm
ideias e valores que muitas vezes causam atritos, necessitando que as pessoas
desenvolvam condições de resolverem as diferenças de maneira adequada”, indica.
Para prevenir as atitudes violentas e os desvios de conduta
entre crianças e adolescentes é muito importante pais afetivos e presentes. “Os
pais precisam ter claras noções de limites e regras que precisam nortear a vida
de um filho”, revela.
O quebra-cabeça, segundo a especialista, está nos primeiros
anos de vida. “Sabemos como alguns desses crimes poderiam ser evitados. É
preciso cuidar da infância e a maneira mais simples e mais eficaz de prevenir
as doenças mentais e aos transtornos de conduta está no cuidar afetivamente e
responsavelmente das nossas crianças”, conclui.
A mudança precisa partir dos brasileiros, como pede Oderich.
“Famílias matando seus próprios integrantes, bandidos cometem crimes graves e
não são presos, criminosos condenados vivem em liberdade e as pessoas continuam
de braços cruzados”, desabafa. Aliás, esse é o tema da campanha da ONG,
“Chega de braços cruzados” que pede a revisão da legislação
penal com urgência. “A lei como está, infelizmente, protege os bandidos ao
invés do cidadão do bem. O projeto de revisão da legislação penal aguarda na
fila do Congresso para ser votado enquanto a pauta gira em torno da Copa do
Mundo e do salário dos políticos”, diz.
Lutando contra a impunidade desde 2002, o Brasil sem Grades é
fruto de uma perda dolorosa para o empresário, que teve seu único filho, Max,
assassinado durante um assalto na cidade de Porto Alegre. A organização não
governamental, sem fins lucrativos, tem como missão despertar a consciência da
população brasileira através do desenvolvimento social e de ações voltadas para
o combate às causas da criminalidade.
A ONG Brasil Sem Grades foi fundada em 2002 pelo
empresário Luiz Fernando Oderich, após ter seu filho assassinado em um assalto,
em Porto Alegre. A entidade atua com três grandes focos determinantes para
evitar que crianças e jovens entrem na delinquência: o planejamento
familiar, a paternidade responsável e a segurança e criminalidade, com a
revisão do Código Penal brasileiro.
FACE PERMITE DECAPITAÇÃO, MAS VETA MAMILOS. FAZ
SENTIDO?
Depois de uma proibição temporária, o Facebook
volta a permitir que seus usuários postem vídeos de decapitação. O argumento? A
rede social acredita que seu público deve ser livre para assistir e condenar
filmes que possam causar algum tipo de dano psicológico para as pessoas. Um
porta-voz da empresa informou para a BBC que "há muito tempo o Facebook é
um lugar no qual as pessoas usam para compartilhar suas experiências,
particularmente quando estas são ligadas a eventos controversos, tais como
violações de direitos humanos, atos de terrorismo e outros eventos
violentos", tentou justificar.
O fato é que a iniciativa da empresa de Mark
Zuckerberg tem suscitado inúmeros debates sobre os limites de exposição de
imagens através das redes sociais. Muitas dessas discussões relembram que
qualquer pessoa com mais de 13 anos pode ter acesso ao conteúdo. Muitas
críticas também alimentam esse embate de ideias, entre elas, o fato de o
Facebook proibir a exibição de mamilos em suas páginas. Um artigo de Jonathan
Freedland, no The Guardian, é enfático em relação a essa questão:
“Agora sabemos. No mundo do Facebook, a decapitação
é permitida, mas um mamilo exposto não, ainda que seja o de uma mãe
amamentando. O absurdo dessa posição mostra o quão confuso pode ficar a cabeça,
mesmo dos ‘mestres do universo online’ quando são confrontados com os dilemas
perenes da liberdade de expressão”, diz o texto. E você? O que acha sobre essa
questão dos limites da exposição pública desse tipo de imagem? (Redação
Adnews)
SÍLVIA TESKE LANÇA LIVRO
O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove
hoje o lançamento do livro “Benedita. pinta tarada. uma overdose brasileira” da
artista e professora Silvia Teske. O evento acontece no Átrio do Bloco A, a
partir das 20h.
O romance
tem a personagem Benedita como centro da trama. Trabalhando entre o humor e o
trágico, a narrativa reflete questões peculiares do universo feminino, ao mesmo
tempo, que dimensiona de forma exagerada a sexualidade não revelada, apostando
no mundo imaginativo e nas atitudes inesperadas que, ao virem à tona, criam um
resultado estarrecedor, irreal, e híbrido.
“Não trata de um personagem convencional, antes
disso envereda por um caminho que beira a loucura e a insensatez. Tais
características procuram situar o inicio da revolução sexual feminina,
particularmente na década de 1980, atualizando-a as questões de indefinição e
falta de envolvimento, tão presentes na atualidade. Benedita não pode ser
classificada ou nomeada em um lugar apenas, pois vagueia entre a sensibilidade
a flor da pele, o egoísmo e egocentrismo brutos, e o impasse entre vida e
sociedade”, ressalta a autora.
Sendo um romance que foi escrito há 20 anos, e
retrabalhado através dos anos, mantém o cerne original, apenas sendo atualizado
esporadicamente, principalmente na sua construção visual, como a diagramação e
as ilustrações.
“O romance parece, devido a época em que foi
escrito, antever a liberdade sexual que hoje assola os mais jovens,
deslocando-a para as intenções, que por mais que pareçam insanas podem povoar
as mentes, coração e corpo. Talvez como uma justificativa, talvez como um
alerta, mas com a poesia que não pode ser classificada ou enquadrada, onde o
impossível inverossímil apenas existe”, enfatiza Teske.
NETFLIX
PASSA A HBO
Inicialmente muita gente no mercado foi cética em
relação ao futuro do Netflix, mas agora os números já falam mais alto e alçaram
a marca do status de promessa para a mais pura realidade. Alguns dos principais
sites americanos publicaram um dado interessante no inicio desta semana. A
plataforma de vídeo sob demanda já tem 29,9 milhões de assinantes nos
Estados Unidos, ultrapassando pela primeira vez a emissora de TV HBO, com
seus 28,8 milhões de assinantes no país.
Segundo o site Engadget, um dos principais fatores
para o crescimento da penetração do Netflix nos últimos meses é a sua aposta em
conteúdo exclusivo, sobretudo em séries como House of Cards e Orange is the New
Black. Nos próximos meses, além de séries e especiais de comédia stand-up, a
plataforma deve investir na criação de documentários originais.
Cabe lembrar, que no último mês, ao vencer
o Emmy de melhor série dramática com "Breaking
Bad", o criador e roteirista Vince Gilligan agradeceu a Netflix, a
quem ele atribui parte do sucesso da série. Pelo visto, aos poucos o serviço de
vídeo sob demanda está ditando novas regras na comunicação com o consumidor e
dizimando as críticas iniciais sobre a sua suposta efemeridade. (Adnews, com informações do Egadget e do Bloomberg
A DEPENDÊNCIA DE DROGASS E DE ÁLCOOL ENTRE IDOSOS
Revisão bibliográfica divulgada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA,
organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no
País sobre o tema, indica prevalência crescente de problemas decorrentes do uso
de álcool e outras drogas entre idosos.
Este é um tema que vem preocupando os profissionais da área
da saúde devido ao aumento observado no número de admissões em unidades de
pronto-atendimento e busca por tratamento associados ao uso dessas substâncias.
No entanto, faltam estudos científicos que avaliem esta questão de forma
abrangente.
Dados epidemiológicos recentes e relevantes sobre uso dessas
substâncias na terceira idade (acima de 60 anos) foram analisados por
pesquisadores do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de
Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (NEP-IPqFMUSP), que publicaram uma
revisão bibliográfica sobre o tema na revista Current
Opinion in Psychiatry, na
edição de julho de 2013.
Com relação ao padrão de consumo do álcool, o termo “uso
nocivo” ou “de risco” é empregado para indicar um padrão de utilização que
expõe o sujeito a maior propensão a prejuízos físicos e psicológicos.
Para indivíduos com 65 anos ou mais, saudáveis, e que não
estejam fazendo uso de medicamentos, o National
Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)* recomenda que não
bebam mais que 3 doses** por dia para evitar problemas, sendo que não se deve
ultrapassar 7 doses por semana. Ademais, para a Sociedade Americana de
Geriatria, o consumo de 5 ou mais doses de álcool em uma mesma ocasião é
definido como “beber pesado episódico” (BPE).
De acordo com dados do National
Surveys on Drug Use and Health (NSDUH
2005-2007), abuso/dependência de álcool e sintomas de dependência foram
relatados por 11% dos adultos com idades entre 50 e 64 e quase 7% entre aqueles
com mais de 65 anos.
De 15,4% a 20% dos idosos norte-americanos relataram que
fizeram uso de álcool no último ano, sendo que a grande maioria apresentou
sintomas subsindrômicos de dependência (12% a 12,5%), ou seja, reportou quase
todos os sintomas necessários para definir o transtorno.
Entre estes sintomas, os mais relatados foram a tolerância
(48%) – a necessidade de doses crescentes para atingir o mesmo efeito obtido
com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose
da substância –, e muito tempo é gasto em atividades necessárias para a
obtenção do álcool e para recuperar-se de seus efeitos (37%).
O padrão de “beber de risco” foi mais prevalente entre idosos
do sexo masculino, com co-ocorrência de um ou mais transtornos associados (por
exemplo, depressão) e maiores chances de sofrer quedas ou acidentes decorrentes
do uso de álcool.
Por exemplo, mais de 8% dos idosos homens na Finlândia
relataram consumir 5 ou mais doses de bebida no último ano, comportamento este
compatível com BPE. Já na Ucrânia, o diagnóstico de abuso e dependência do
álcool foi elevado entre homens com mais de 50 anos, embora não tenha sido
significativamente associado à depressão.
No Brasil, os dados de uma pesquisa nacional*** são
preocupantes: 12% dos entrevistados com mais de 60 anos foram classificados
como bebedores pesados (consumo de mais de 7 doses por semana), 10,4% como
bebedores pesados episódicos (considerado por este estudo como o consumo de
mais de 3 doses em uma única ocasião) e quase 3% foram diagnosticados como
dependentes.
Na revisão bibliográfica, verificou-se que o padrão BPE e os
transtornos relacionados ao álcool (abuso e dependência) em idosos estão mais
associados ao sexo masculino e ser economicamente desfavorecido.
Em paralelo, as idosas
representam um subgrupo que merece atenção específica, já que para elas a
progressão do uso à dependência tende a ocorrer mais rapidamente e as
consequências adversas iniciam-se mais precocemente. Além disso, as idosas
estão especialmente mais propensas que os homens a utilizar medicamentos de
prescrição como tranquilizantes, analgésicos, sedativos, estimulantes e
antidepressivos.
Em suma, os autores enfatizam a necessidade de avaliar
sistematicamente todos os idosos em relação ao uso de álcool e drogas de
prescrição por meio de instrumentos simples de rastreamento nas consultas
rotineiras.
Para este grupo, pode ser necessário diminuir o limiar
diagnóstico para detectar o uso nocivo de substâncias e implementar programas
de tratamento consistentes com suas necessidades específicas. Como os dados
sobre a prevalência crescente de uso de substâncias entre idosos se referem
àqueles de países desenvolvidos, os autores recomendam análises transculturais
para estimar a prevalência global, compreender a amplitude do problema e as
diferenças entre regiões desenvolvidas e em desenvolvimento.
* Special Populations & Co-occurring disorders. National
Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA). Disponível em: http://www.niaaa.nih.gov/alcohol-health/special-populations-co-occurring-disorders/older-adults.
Data do último acesso: 06/09/13.
** Dose: segundo o NIAAA, 1 dose contém aproximadamente
14 g de álcool puro, o equivalente a 1 lata de cerveja de 355 ml, 1 taça de
vinho de 150 ml ou 1 dose de destilado de 45 ml.
*** Castro-Costa E, Ferri CP, Lima-Costa MF, Zaleski M,
Pinsky I, Caetano R, Laranjeira R (2008). Alcohol consumption in late-life -
the first Brazilian National Alcohol Survey (BNAS). Addict Behav, 33(12),
1598-1601.
Título do estudo: Epidemiology of alcohol and
drug use in the elderly
Autores: Yuan-Pang Wang & Laura Helena Andrade Fonte: Curr Opin Psychiatry, 2013
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA,
organização não governamental criada em 2004 e qualificada como Organização da
Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, foi fundado pelo
psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Arthur Guerra de Andrade e
consolidou-se como a maior fonte de informações no País sobre o binômio saúde e
álcool.
Por meio de seu website (www.cisa.org.br), disponibiliza um banco de dados
direcionado à população geral, estudantes, profissionais de saúde,
pesquisadores e empresas, que tem como base publicações científicas
reconhecidas no cenário nacional e internacional, dados oficiais
(governamentais) e informações de qualidade publicadas em jornais e revistas
destinados ao público geral sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente
e a sociedade.
O CISA acredita na importância do rigor ético e na
transparência de suas ações no que diz respeito à obtenção e divulgação de
conhecimento atualizado e imparcial na área de saúde e álcool, e prontifica-se
a colaborar com políticas públicas que abordem o tema de forma eficaz. Também
está comprometido com o avanço do conhecimento nessa área e encoraja a adoção
de medidas para prevenir o uso nocivo de álcool e suas consequências, por meio
de parcerias e elaboração de materiais educativos e de prevenção.
Para mais informações, acesse o site www.cisa.org.br ou
os perfis da organização nas mídias sociais: http://www.facebook.com/pages/CISA e no Twitter @CISA_oficial.
A APLICAÇÃO DOS TABLETS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Em meados de 2010, quando ainda cursava o mestrado,
alguns colegas começaram a trazer para a sala de aula um dispositivo eletrônico
do tamanho de uma revista. Eu ainda estava entusiasmado com os aplicativos dos
smartphones e investigava o potencial educacional dessa tecnologia. Meu celular
“Android” era usado para gravar o áudio das aulas e também para ler alguns
e-books no itinerário casa-trabalho-universidade.
Há três anos, os tablets ainda eram uma novidade,
mas eu teimava em encará-los como um “recurso de entretenimento” (afinal, os
pássaros do Andry Birds ficaram maiores na tela de 10 polegadas). Entretanto,
notei que algumas universidades brasileiras começavam a oferecer aos seus
alunos tablets como material didático. Mas como eu ainda não tinha um desses
dispositivos para comprovar empiricamente o poder desta tecnologia, fiquei
apenas nas suposições.
Não demorou muito e comecei a ler artigos que
apontavam os tablets como uma das tecnologias mais promissoras para a educação
nos próximos cinco anos. Reportagens o apresentavam como uma ferramenta para
criação e publicação de conteúdo hipermídia, destacando que diversos
aplicativos poderiam servir como apoiadores da aprendizagem dos alunos. Estava
na hora de comprar o meu.
Em certa ocasião, sugeri a um cliente que
ministrava aulas presenciais a substituição do material impresso pelo tablet,
pois os gastos que ele tinha para atualizar o seu conteúdo altamente perecível
a cada semestre poderia ser revertido na compra dos dispositivos. Além disso,
ele garantiria maior acessibilidade às pessoas com algum grau de deficiência
visual, já que no tablet seria possível utilizar o recurso “zoom” para o aluno
aumentar a fonte ao tamanho desejado.
Descobri outra utilização interessante para a
modalidade presencial: o aplicativo “Doceri” permitia ao professor controlar
remotamente o Power Point do notebook e destacar em tempo real trechos do
conteúdo apresentado, além de gravar e disponibilizar um vídeo com áudio da sua
apresentação.
E o que dizer ainda dos conteúdos educacionais para
e-learning? A SOU Educação Corporativa, empresa de serviços voltada ao
desenvolvimento de pessoas, tem apresentado exemplos de cursos altamente
interativos usando a linguagem HTML 5, própria para tablets. A empresa
desenvolveu cursos online sobre medicamentos para representantes de indústrias
farmacêuticas, que necessitam estar constantemente atualizados para argumentar
com os médicos sobre as características dos medicamentos. Uma das vantagens
dessa tecnologia móvel é que os usuários podem se atualizar minutos antes de
entrar no consultório médico.
Desenvolver conteúdos educacionais e-learning para
os tablets, sobretudo nos iPads, requer cuidados especiais. Instruções como
“clique aqui” devem ser evitadas, lembrando que as interações nestes dispositivos
são por meio do toque. A utilização de animações, vídeos e áudios devem ser
cuidadosamente planejadas, bem como o tamanho dos botões e das zonas
interativas. Para garantir a eficácia do conteúdo neste dispositivo, o
planejamento educacional deve reconhecer as suas possibilidades e limitações a
fim de mitigar o risco de problemas no acesso.
A sua instituição ainda têm dúvidas se deve ou não
contemplar os tablets na sua estratégia de educação corporativa? Saiba que
inúmeros estudos apontam que essa será a tecnologia educacional mais utilizada
nos próximos anos. E depois de você refletir, gostaria muito de saber: qual a
melhor aplicação educacional dos tablets para o seu negócio? (Renato de Amorim Gomes, mestre em tecnologias da inteligência e design digital pela PUC-SP. É
especialista em design educacional na SOU Educação Corporativa. No Adnews)
COMO FUNCIONA O DIA
MUNDIAL DO DESCONTO |
Dia 29 de novembro acontece a 4ª edição do Black Friday Brasil
– www.blackfriday.com.br - data em que as maiores
lojas virtuais do país oferecem promoções de produtos com descontos. A ação é
inspirada na tradicional data do varejo americano, que ocorre todos os anos
em novembro, logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).
Como surgiu e quem organiza o Black Friday no
Brasil?
O Busca Descontos – www.buscadescontos.com.br – portal que reúne
cupons de descontos dos principais varejistas brasileiros – é o responsável
pela organização do Black Friday Brasil. O publicitário Pedro Eugenio, CEO do
Busca Descontos é o idealizador da data no país. Eugenio vivenciou um Black
Friday nos Estados Unidos em 2009 e decidiu trazer a ação para o Brasil no
ano seguinte, contando com o apoio dos parceiros do portal Busca Descontos.
Como aproveitar as ofertas do Black Friday Brasil?
As ofertas das lojas participantes do Black Friday podem ser
encontradas durante as 24 horas do dia 29 de novembro no site oficial da
ação: www.blackfriday.com.br – separadas por lojas e
categorias. Ainda pelo site, o consumidor pode fazer um cadastro para receber
as ofertas e novidades por e-mail e concorrer a prêmios.
Como fugir das “ofertas maquiadas”?
Para evitar ofertas de produtos que não possuem descontos, o
consumidor deve acessar o site oficial da ação: www.blackfriday.com.br - que reunirá somente
ofertas das lojas parceiras do Busca Descontos. As promoções do site oficial
passarão por um filtro, que eliminará as ofertas que não sejam boas para os
consumidores.
Outra recomendação é fazer uma lista com antecedência dos produtos
desejados e seus preços atuais. No dia da ação, é só fazer um comparativo
para concluir quais promoções são as mais interessantes.
“Não compre de lojas que fazem maquiagem de preços. Você terá dezenas
de outras lojas para achar boas promoções”, recomenda Pedro Eugenio, CEO do
Busca Descontos.
Quantas lojas participam do Black Friday Brasil?
Que tipos de produtos estarão em promoção no
Black Friday Brasil?
O consumidor poderá encontrar produtos de diversas categorias, sem
restrições. As categorias mais procuradas durante o Black Friday são:
eletrônicos, informática, telefonia, eletrodomésticos, games e moda.
Todos os produtos das lojas participantes estarão
em promoção?
Não. As lojas escolhem determinados produtos ou categorias para o
Black Friday, mas isso não significa que todo o site estará em promoção.
O Black Friday acontece somente na internet?
Isso está mudando. No ano passado, algumas grandes redes de varejo
realizaram promoções do Black Friday em suas lojas físicas, em diversos
pontos do Brasil. A prática deve ser repetida neste ano.
Qual a vantagem do Black Friday Brasil para as
lojas?
O Black Friday funciona como estratégia para liquidar estoques de
produtos para as vendas de natal. As promoções servem como isca para fazer
com que os potenciais consumidores visitem às lojas, podendo comprar outros
produtos (que não necessariamente estão em promoção). Outra vantagem para os
varejistas é a fidelização de clientes: após uma boa experiência no Black
Friday, o consumidor pode voltar à mesma loja em compras futuras.
O que devo fazer caso encontre um desconto
irreal?
Para melhor direcionar as reclamações dos consumidores, o Busca
Descontos fez uma parceria com o site Reclame Aqui,
que irá ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou
reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013.
|
BLACK
FRIDAY OU BLACK FRAUDE?
Oito mil ocorrências foi o que registrou o maior
site de reclamações na edição do Black Friday ano passado, e a prévia feita
pelo grupo B2W este ano, chamada Black Night, mostrou que os varejistas ainda
precisam melhorar muito sua estrutura, marketing e logística, para atender a
demanda dos consumidores ávidos pelos descontos de até 80%.
De acordo com a Head de e-commerce e marketing
digital, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA-USA, Fátima
Bana, “falta planejamento, infraestrutura tecnológica, transparência nos
descontos e estratégias de marketing para conquistar e conhecer o novo
comportamento do consumidor. Somente assim, a imagem arranhada do evento nas
redes sociais, no ano passado, com o termo #blackfraude será superada, e não
acredito que este ano será muito diferente de 2012”.
Mas a questão não é apenas essa; a compra é
apenas a porta de entrada. Ainda tem toda a logística de entrega e feedback
para que se possa fazer uma análise real do sucesso das vendas, que não se
resume apenas ao ticket médio da loja, incluindo a satisfação do cliente em
médio e longo prazo.
Além disso, o varejo offline também reconheceu a
oportunidade e ingressou no Black Friday visando o lucro, mas sem ter o
preparo, planejamento correto e sem avaliar o impacto e organização deste
processo. “A verdade é que o nosso varejo off-line tem uma cultura bem
distante dessa que é a promoção setorial. Geralmente um magazine faz promoção
do setor têxtil em um dia, do eletrônico em outro e quando aconteceu tudo
junto foi complicado, estavam e estão visivelmente despreparados”, afirma a
especialista.
Apesar do sucesso de vendas afirmado pelos
lojistas brasileiros em 2012, com um ticket médio de R$ 401,00, a realidade é
bem diferente do mercado americano, quando este valor chega a USD 750,00.
Os dados poderiam ter sido muito melhores no
mercado nacional já que 28% de todas as reclamações indicaram site lento ou
fora do ar e 19% não conseguiram concluir a compra, isto sem contar no número
de potenciais consumidores que deixaram de comprar por considerarem
propaganda enganosa, seja por falsos descontos ou por estoque esgotado.
“Estes números devem servir de alerta e
oportunidade para os grandes varejistas se prepararem para a 3ª edição do
evento no país, e alcançar ainda mais lucratividade, já que o potencial do
mercado ainda é maior, visto que o número de pessoas que têm feito compras
online continua a crescer consideravelmente nos últimos anos. A perspectiva é
que passe os 50 milhões de e-consumidores em 2013”, destaca Fátima Bana.
Ou seja, investimento em plataformas e servidores
que suportem a demanda do evento, estoques compatíveis, mão de obra preparada
e descontos efetivamente reais são pré-requisitos para o sucesso do
empreendimento, desde a porta de entrada até a entrega do produto ao
consumidor final, com respeito aos prazos.
“Todos estes fatores devem inclusive ser levados
em consideração pela Busca Descontos, empresa que organiza o Black Friday no
Brasil, que já está dando os primeiros passos adotando inúmeras medidas: desenvolvendo
uma plataforma que faça o monitoramento das ofertas, garantindo assim que as
mesmas sejam reais. Somente assim os consumidores brasileiros passarão a
acreditar e confiar efetivamente no evento aqui no Brasil, mas isso precisa
contar também com a cooperação dos grandes varejistas, senão continuará a ter
problemas”, esclarece a especialista em marketing digital.
Para isso, este ano, com o aval da ESPM, foi
criado o Summit Black Friday, para informar e, didaticamente, conversar com
as marcas sobre o objetivo desse dia, “contudo tenho minhas dúvidas a
respeito da nossa ‘venda’ nesse dia. Mesmo vendendo em quantidade, no
comércio eletrônico não podemos esquecer que no ‘compra realizada com
sucesso’, o processo só está começando e ainda temos a entrega e todo o
pós-venda para que se torne um verdadeiro case de sucesso”, conclui a
especialista em e-commerce e marketing digital sobre a perspectiva do Black
Friday 2013. (Fátima Bana, no Adnews)
AGORA, O VINHO PARA GATOS
A loja japonesa de produtos para animais de
estimação B&H
Lifesanunciou que começará as vendas doNyan Nyan Nouveau,
uma espécie de vinho produzido especialmente para gatos.
De acordo com o jornal japonês Sankei Biz, o produto
não possui teor alcoólico, e é composto de suco de uvas cabernet
sauvignon, vitamina C e nepeta, uma planta também conhecida como
“erva-de-gato”, já que os felinos são bastante atraídos por seu cheiro.
A companhia
afirma que o gosto é parecido com vinho tinto, mas que o produto deve ser
consumido em até um ano, já que o conteúdo não melhora ao “envelhecer”.
O vinho Nyan Nyan Nouveau,
que será uma edição limitada de apenas mil garrafas de 180 ml, custa cerca de
R$ 9,00, e já está à venda na loja on-line da empresa, de
acordo com o site “Rocket News”. (Promoview)
BRASILEIROS GASTAM MAIS
LÁ FORA
|
Mesmo com a alta do dólar, os brasileiros viajaram ao
exterior e os gastos no mês de agosto chegaram ao valor de US$ 2,227 bilhões,
recorde para o período conhecido como pós-temporada. Para a FITTA Turismo,
pioneira no setor de franchising de turismo com foco no varejo de câmbio do
País, agosto deste ano foi o melhor nas vendas de moedas estrangeiras na
comparação com o mesmo período de anos anteriores.
“Em agosto, a procura dos viajantes por destinos no Brasil e fora do País é menor, pois as pessoas se planejam para viajar em julho. Neste ano, porém, registramos um aumento de 4,37% nesse mês em comparação com julho, sendo que no mesmo período do ano passado houve uma queda de 9,41%”, diz Luiz Ramos, diretor da FITTA Turismo.
De acordo com o executivo, o aumento na procura tem duas razões. Uma delas é que, com a alta do dólar, os clientes optaram por comprar a moeda para as viagens programadas ao longo do segundo semestre, de forma a evitar um gasto maior no futuro. Além disso, as pessoas estão programando suas férias para épocas fora de temporada no Brasil e aproveitando o verão no hemisfério norte.
“Mesmo com a alta da moeda norte-americana, a tendência é que os gastos no exterior permaneçam batendo recorde nos próximos meses, pois o poder de compra do brasileiro continua crescendo”, afirma Ramos.
“Em agosto, a procura dos viajantes por destinos no Brasil e fora do País é menor, pois as pessoas se planejam para viajar em julho. Neste ano, porém, registramos um aumento de 4,37% nesse mês em comparação com julho, sendo que no mesmo período do ano passado houve uma queda de 9,41%”, diz Luiz Ramos, diretor da FITTA Turismo.
De acordo com o executivo, o aumento na procura tem duas razões. Uma delas é que, com a alta do dólar, os clientes optaram por comprar a moeda para as viagens programadas ao longo do segundo semestre, de forma a evitar um gasto maior no futuro. Além disso, as pessoas estão programando suas férias para épocas fora de temporada no Brasil e aproveitando o verão no hemisfério norte.
“Mesmo com a alta da moeda norte-americana, a tendência é que os gastos no exterior permaneçam batendo recorde nos próximos meses, pois o poder de compra do brasileiro continua crescendo”, afirma Ramos.
COMO
IMPLANTAR GESTÃO DE RESPONSABILIADE SOCIAL
“Para
Maiso Dias praticar Responsabilidade Social é atuar de forma ética e
transparente com os stakeholders (todos seus públicos de interesse), de forma
sistemática e estratégica na organização. Tendo a transversalidade como um dos
principais fatores críticos de sucesso na implementação. Transversalidade
significa disseminar para todos da organização, fazendo com que os funcionários
entendam e assimilem a nova postura e mudança da cultura da empresa para um
mundo melhor.”
Durante
o Ciclo de Oficinas do Fórum do IEP, o especialista irá mostrar como é o passo
a passo para implementação da Responsabilidade Social, contextualizando e conscientizando
quanto a questão conceitual do tema, abordando as características da
Responsabilidade Social, assim como, os benefícios e desafios que uma empresa
terá ao implementá-la.
Será
apresentado também cases de sucesso no assunto. O foco principal é mostrar e
confirmar que a Responsabilidade Social não é assistencialismo nem filantropia
é algo mais amplo e que deve ser encarado como uma nova forma de pensar a
gestão de uma organização, com profissionalismo e planejamento, e que uma
empresa pode ser sim lucrativa sendo sustentável.
Em
relação ao panorama internacional o Brasil vem se desatacando. “De acordo com
Maiso Dias, primeiro porque o País fez parte da elaboração da norma ISO 26000,
norma NÃO certificadora, com padrões e diretrizes internacionais com padrões e
diretrizes internacionais de Responsabilidade Social.
Em
seguida, por ter realizado dois grandes encontros da ONU sobre o
Desenvolvimento Sustentável. Também considero relevante a participação do
Brasil neste cenário internacional, pela quantidade de empresas que vem
publicando o Relatório de Sustentabilidade,diz.”
Mas
como uma entidade, empresa ou município podem implantar uma gestão de
Responsabilidade Social, quais são os principais caminhos a seguir? O
especialista aponta os principais caminhos:
1.
Conscientizar a alta administração da importância pelo tema;
2.
Envolver os funcionários na colaboração da nova cultura;
3.
Realizar o engajamento dos stakeholders com a instituição;
4.
Integrar o sistema de gestão da Responsabilidade Social à estratégia da empresa
5.
Analisar a situação atual da empresa quanto às práticas socioambientais –
Realizando um diagnóstico situacional
6.
Elaborar um Plano de Ação com seus indicadores (sociais, ambientais e
econômicos);
7.
Comunicar aos públicos de interesse (stakeholders) os resultados obtidos do
plano de ação.
“Para Maiso Dias o Fórum de Responsabilidade
Socioambiental e Cultural do IEP contribui para o fortalecimento de uma cultura
inclusiva e disseminada por todos, seja ela uma organização social ou não,
promovendo uma melhoria de qualidade de vida para as pessoas, contribuindo
ainda mais para o empoderamento das comunidades.” (Texto de Maiso Dias, Mestre em Administração de Empresas pela
Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Pós-graduado em Gerência de Marketing –
UECE; Sócio-Diretor da Dialogus Consultoria; Professor de Administração da
Faculdade 7 de Setembro (FA7) e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Gestão
Empreendedora (FA7) e Parceiro do Sebrae-CE, autor do livro: Sustentabilidade
das Organizações Sem Fins Lucrativos).
KEYME: UM APLICATIVO QUE FABRICA SUA CHAVE
Quem perde facilmente suas
chaves sabe como é frustrante buscar uma solução de emergência. Mas, como para
quase tudo, já está nascendo um aplicativo pra solucionar o problema.
O KeyMe permite escanear sua chave, criando
molduras virtuais com instruções para o chaveiro fazer uma nova e ir arquivando
tudo em um servidor na nuvem.
O usuário só tem de fotografar os dois lados da chave em uma
folha de papel branca, que o app faz o resto. Em caso de ficar de plantão do
lado de fora da casa, você pode facilmente copiar sua chave perdida, sem
esquecer a segurança. O aplicativo pra iOS só dá acesso à informação sobre a
chave quando reconhecer a sua impressão digital.
Os criadores da startup garantem que não são
guardadas quaisquer informações sobre o lugar onde a chave pode ser usada, para
não colocar em risco a segurança dos usuários. Além disso, o usuário recebe um
alerta por e-mail de cada vez que a chave for copiada (o sistema
só fornece informação quando esta é pedida e ela não é consultada novamente
depois).
O custo para cada pedido é
de 9,99 dólares, mais o preço do chaveiro especial, que só é possível
encontrar nos Estados Unidos. (Promoview)
A IMPORTÂNCIA DO JUST IN TIME NA CADEIA
LOGÍSTICA AUTOMOTIVA
As cadeias de suprimentos atuais necessitam ser cada vez mais,
além de ágeis, também resilientes, para sobreviver ao “efeito borboleta” – onde
uma pequena mudança em algum ponto possa gerar consequências impactantes no
negócio, tais como perder clientes, afetar a reputação da marca e impactar a
lucratividade em milhões de dólares.
Com base nessa premissa, a indústria automotiva se atentou para o
fato que mesmo que suas cadeias de suprimentos just in time enxutas e altamente
interdependentes fossem muito eficientes, também eram frágeis e suscetíveis a
interrupções em uma escala potencialmente enorme. Em razão disso, o modelo just
in time tradicional estava sujeito a um risco de falha cada vez maior.
Assim, a indústria automotiva e seus parceiros das cadeias de
suprimentos uniram esforços para criar um modelo operacional revisado com
processos que ao mesmo tempo fossem eficientes e elásticos, e que reunissem os
princípios do modelo de just in time, com redundância controlada e opções de
contingência.
O setor automotivo revisou seu modelo logístico para torná-lo
ainda mais resistente às intempéries. O processo híbrido mantém os princípios
do just in time, acrescentando controle dos contingências para melhorar a
resiliência e a proteção contra falhas.
A evolução em direção ao modelo de cadeia de suprimentos híbrido
está em curso, é contínua e importante para a indústria ter total controle dos
processos em face de um ambiente operacional cada vez mais volátil. As empresas
automotivas estão reequilibrando suas cadeias de suprimentos para criar um
nível cuidadosamente gerenciado de tolerância a esta volatilidade. O objetivo é
construir um ambiente em que se possa lidar com as condições de volatilidade
sistêmica – negativa ou positiva – desde situações comuns até as mais
inimagináveis. E fazer isso preservando e otimizando a rentabilidade.
Esse reequilíbrio para atender às necessidades operacionais é
necessário mesmo diante de cenários inesperados, como o ocorrido nos meses de
junho e julho, durante as manifestações populares que aconteceram no Brasil.
Nesse período, por exemplo, as empresas do setor automotivo que
contavam com operadores logísticos preparados para enfrentar as condições de
volatilidade sistêmica, não tiveram seus processos prejudicados, e souberam se
reequilibrar através do desenho de rotas alternativas de transporte, retenção
de algumas cargas nos centros de distribuição, e monitoramento constante da
situação para capturar todas as informações relacionadas à situação, garantindo
que a cadeia de suprimentos fosse minimamente impactada por esse “efeito
borboleta”.
As empresas automotivas estão ajustando seus processos de
manufatura, de tal maneira que possam produzir vários modelos ou plataformas em
uma só planta para ganhar flexibilidade, reduzir custos e utilizar melhor a
infraestrutura de produção. Isso gera benefícios em termos de capacidade e ao
mesmo tempo reduz a necessidade de ampliar plantas.
Por meio da nossa experiência, identificamos que as operações
logísticas representam entre 3% e 7% da receita de fabricação da indústria
automotiva, o que indica a necessidade de aumentar a velocidade para satisfazer
os mercados onde os consumidores estão cada vez mais exigentes, enquanto que,
reduzir custos de logística gera uma enorme pressão na cadeia de suprimentos.
Chega-se então à conclusão de que as empresas precisam começar a
se perguntar “E se?” e colocar seus processos e sistemas para melhor gerenciar
a volatilidade e o risco, garantindo assim que suas cadeias de suprimentos
sejam resistentes o suficiente para sobreviver à imprevisibilidade. Embora seja
impossível planejar as variações, é importante que as empresas estejam cada vez
mais flexíveis para se proteger contra falhas. (Texto de
Miquele Lioi, diretor de desenvolvimento de negócios da DHL Supply Chain. Tem
mais de 12 anos de experiência em logística e cadeia de suprimentos, com
destaque para o setor automotivo)
VOCÊ É
EXIGENTE DEMAIS?
Entregar um trabalho perfeito é o sonho de todo trabalhador. Todos nós
saímos de casa para deixar uma marca positiva através dos trabalhos que
realizamos. Entretanto, quando o excesso de zelo ultrapassa os limites, o
resultado pode ser exatamente o contrário do que se busca.
O grande vilão do perfeccionismo é o crítico interno. Pessoas
exigentes demais possuem um crítico interno muito grande. Não toleram erros
alheios, e principalmente, não sabem lidar com os próprios erros. Por conta
do medo de errar tornam-se pessoas tensas, rígidas, estressadas,
sobrecarregam-se de trabalho e acabam adotando padrões negativos de
comportamento.
O crítico interno faz com que a visão sobre os detalhes aumente ao
mesmo tempo em que afunila a visão global do processo. Conheça alguns sinais
que mostram se você é exigente demais:
Se você se identificou com pelo menos 3 pontos, então veja algumas
dicas para diminuir o crítico interno a aumentar a qualidade de vida no
trabalho:
1.
Perdoe
a si mesmo:
o perfeccionista tem muita dificuldade para lidar com erros. Entretanto,
errar é humano e, muitas vezes, o aprendizado vem dos erros. Perdoar a si
mesmo é a principal virtude que deve ser desenvolvida pelo perfeccionista.
Perdoar significa reconhecer que é humano e não deixar de amar a si próprio
por isso. Nunca diga “que burro que eu fui” quando cometer algum erro. Ao
invés disso, pergunte-se “Que lição posso tirar dessa experiência?”. Se não
aprender a perdoar a si mesmo, jamais conseguirá perdoar os erros dos
colegas, e jamais chegará trabalhar em equipe e, muito menos ser um bom
líder.
2.
Planeje
o trabalho com visão global, depois afunile: o
perfeccionista não é prático, ele é detalhista. Por isso deve desenvolver a
praticidade. Ao planejar, tenha clara sua meta final. Calcule quanto tempo
tem para entregar o trabalho. Depois, divida em pequenas tarefas
estabelecendo prazos para cada etapa. Cumpra cada etapa de forma geral e só
depois olhe os detalhes.
3.
Aprenda
a delegar:
delegar não significa “largar” o trabalho para alguém. Ao delegar a
responsabilidade sobre a tarefa continua sendo sua. Por isso, procure delegar
tarefas mais operacionais porque são mais fáceis de supervisionar e ensinar.
Discuta com seu colega a melhor forma de executar a tarefa e deixe claro até
que ponto vai a autonomia. A delegação ajuda a desenvolver a confiança no
outro e também a aceitação e valorização da ideia do outro.
4.
Tenha
tempo para você: qualquer coisa em excesso é prejudicial. Não há
como executar um bom trabalho se você se sente exausto e sobrecarregado de
trabalho. Aprenda a relaxar e sentir prazer no que faz. O bom trabalho deve
ser feito com alegria e não como se alguém estivesse apontando uma arma
contra a sua cabeça. Trabalhar sob pressão não é positivo, ainda mais quando
a pressão vem, principalmente, de você mesmo.
|
(Texto de MEIRY KAMIA - Palestrante, Psicóloga,
Mestre em Administração de Empresas e Consultora Organizacional. Site: www.meirykamia.com). |
TECNOLOGIA 4G DOMINA OS CENÁRIOS DA COPA
Grandes vedetes da IFA em Berlim, dispositivos de reprodução e captura com suporte a Ultra HD começam a se tornar acessíveis e prometem dominar a cena na Copa. Antenada na tendência, Nero já tem aplicativo que edita e prepara vídeos para reprodução 4K
O mercado mundial de TVs Ultra HD 4K vai fechar 2013 com vendas de 780 mil unidades, segundo a consultoria Futuresource. No ano que vem, a previsão é de comercialização superior a 1,2 milhão de televisores – boa parcela dos quais para o público brasileiro, turbinado pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas 2016. A tendência de crescimento exponencial no uso da tecnologia 4K, que oferece imagens com resolução quatro vezes mais alta que a do Blu-ray, já foi amplamente observada na feira IFA, de Berlim, a mais importante da Europa em tecnologias ascendentes. Nela, o UHD foi a grande vedete não só em televisores mas ainda em smartphones, notebooks e tablets.
Antenada na tendência, a companhia alemã Nero acaba de trazer ao Brasil um pacote de software para editar e assistir conteúdos em 4K em PCs com Windows. A solução está integrada ao Nero 2014 Platinum, suíte topo de linha da empresa, já disponível nas lojas, megastores e livrarias brasileiras (em versão caixa) e na loja virtual da Nero (em versão download) por R$ 269. O programa tem diversas opções para editar conteúdo 4K, além de criar efeitos, convertê-los e exportá-los. E se não houver um vídeo disponível, fotos podem ser sincronizadas ao ritmo de músicas, em poucos cliques, se transformando em show de slides Ultra HD 4K.
“Muita gente já começa a viver a febre da novidade UHD, mas esquecendo um detalhe”, diz Daniel Benz, Vice Presidente Internacional de Vendas da Nero. “O ponto é que sem um aplicativo à altura não é possível usufruir da qualidade de imagens 4K. É aí que o Nero 2014 Platinum entra.”
Segundo Benz, mesmo a questão de disponibilidade de conteúdos em 4K, por vezes citada como impedimento a uma curva de aceitação mais rápida, é “irreal”. Para ele, “até sem saber, muitos usuários usam o 4K há tempos – no caso de fotos, por exemplo, várias câmeras digitais e smartphones há muito ultrapassaram os 8.3 megapixels, que dão resolução de 3840 por 2160 pixels. Agora, com o UHD há telas capazes de mostrar essas imagens em sua real resolução. Essas características nos fazem apostar com certeza no sucesso do Nero 2014 Platinum no Brasil, país que já conta com mais de 35 milhões de usuários de outros programas da Nero.”
O consumidor brasileiro pode obter mais informações sobre o Nero 2014 e suas ferramentas para Ultra HD em www.nero.com/ptb
DICAS PARA PUBLICITÁRIOS
O presidente e CCO da agência Grey,
de NY, Tor Myhren, é considerado um dos caras mais ‘cool’ da publicidade
mundial atual. Tor tornou-se celebridade ao transformar a agência em uma
potência criativa, sendo eleita duas vezes consecutivas pela Fast Company como
uma das empresas mais inovadoras do mundo.
A jornalista Claudia Penteado,
da Revista Época Negócios, conversou com Tor no Rio de Janeiro,
após um encontro mundial de criatividade do grupo Grey, que trouxe as 15 mentes
mais espertas do grupo para falar sobre seus projetos e discutir a tal ‘cultura
criativa’ que Myhren quer ver espalhada por toda a rede em que trabalha.
Confira algumas dicas de Tor para
quem trabalha com publicidade:
Propaganda tem que se tornar parte da
cultura
“Esse é o Santo Graal do nosso negócio. Quando você atinge um nervo da cultura popular, ganha como agência, como marca, todos ganham.”, diz.
“Esse é o Santo Graal do nosso negócio. Quando você atinge um nervo da cultura popular, ganha como agência, como marca, todos ganham.”, diz.
Ame o que você faz, o dinheiro virá
“Uma das coisas que meu pai sempre me disse é que quando se faz algo por dinheiro, nunca se amará o que faz. Mas quando se faz algo por amor, provavelmente ganhará dinheiro com isso. Sempre tentei seguir meu coração.”, destaca. “Para ter sucesso, é preciso amar o que se faz. Amar o processo, não o resultado. Porque o processo é o que se faz diariamente”, acrescenta.
“Uma das coisas que meu pai sempre me disse é que quando se faz algo por dinheiro, nunca se amará o que faz. Mas quando se faz algo por amor, provavelmente ganhará dinheiro com isso. Sempre tentei seguir meu coração.”, destaca. “Para ter sucesso, é preciso amar o que se faz. Amar o processo, não o resultado. Porque o processo é o que se faz diariamente”, acrescenta.
A cultura criativa comanda o trabalho
Tor disse que implantou na Grey em NY a cultura da criatividade: isso significa que todos, do boy e da recepcionista ao CEO, sabem que estão no negócio da criatividade. Devem resolver problemas criativamente para os clientes, ponto. “As pessoas perguntam se a cultura comanda o trabalho ou se o trabalho comanda a cultura. Eu acredito que a cultura rege o trabalho e para fazer trabalho consistentemente bom, é preciso ter uma boa cultura. Tem que estar no DNA do lugar. Você tem que entrar na atmosfera criativa de uma empresa todos os dias, ser inspirado por ela, estimulado por ela.”
Tor disse que implantou na Grey em NY a cultura da criatividade: isso significa que todos, do boy e da recepcionista ao CEO, sabem que estão no negócio da criatividade. Devem resolver problemas criativamente para os clientes, ponto. “As pessoas perguntam se a cultura comanda o trabalho ou se o trabalho comanda a cultura. Eu acredito que a cultura rege o trabalho e para fazer trabalho consistentemente bom, é preciso ter uma boa cultura. Tem que estar no DNA do lugar. Você tem que entrar na atmosfera criativa de uma empresa todos os dias, ser inspirado por ela, estimulado por ela.”
Contrate os melhores
“Quero os melhores comigo, e encontro um bom lugar para eles.”, mesmo que não sejam adequados para uma determinada função.
“Quero os melhores comigo, e encontro um bom lugar para eles.”, mesmo que não sejam adequados para uma determinada função.
Nunca houve um momento como esse
Certamente estamos apenas no início de todas as possibilidades da comunicação, com tantos meios a serem explorados. O negócio da propaganda é contar boas histórias, e o ambiente nunca foi mais propício.
Certamente estamos apenas no início de todas as possibilidades da comunicação, com tantos meios a serem explorados. O negócio da propaganda é contar boas histórias, e o ambiente nunca foi mais propício.
O que os clientes querem
Eles querem rapidez, agilidade, integração e entendimento do novo – mas, essencialmente, criatividade. “Hoje se você não tiver uma boa ideia, o mundo vai ignorar você. Porque ele pode. Há escolha.”.
Eles querem rapidez, agilidade, integração e entendimento do novo – mas, essencialmente, criatividade. “Hoje se você não tiver uma boa ideia, o mundo vai ignorar você. Porque ele pode. Há escolha.”.
Prêmios não são tudo, mas são
importantes
Se você não “se liga” em prêmios, ligue-se. Prêmios não são essenciais, mas contribuem para construir um negócio de sucesso. Prêmios estão na mira de boa parte dos clientes, principalmente os maiores, os globais. Eles têm ido aos festivais e sabem quem está ganhando. Prêmios atraem os melhores talentos para a sua agência. E vice-versa.
Se você não “se liga” em prêmios, ligue-se. Prêmios não são essenciais, mas contribuem para construir um negócio de sucesso. Prêmios estão na mira de boa parte dos clientes, principalmente os maiores, os globais. Eles têm ido aos festivais e sabem quem está ganhando. Prêmios atraem os melhores talentos para a sua agência. E vice-versa.
Arriscar é importante
Tor criou na Grey um prêmio para ideias ousadas que não deram certo. Se a agência toda acreditou numa ideia que era arriscada, mas ela não deu certo, mesmo que tenha levado à perda do cliente ela merece reconhecimento. É o heroic failure award (algo como prêmio para um fracasso heróico). “Acreditamos que assumir riscos sem o medo do fracasso assombrando o tempo todo permite explorar lugares na sua mente e no mundo criativo onde jamais se chegaria.”
Tor criou na Grey um prêmio para ideias ousadas que não deram certo. Se a agência toda acreditou numa ideia que era arriscada, mas ela não deu certo, mesmo que tenha levado à perda do cliente ela merece reconhecimento. É o heroic failure award (algo como prêmio para um fracasso heróico). “Acreditamos que assumir riscos sem o medo do fracasso assombrando o tempo todo permite explorar lugares na sua mente e no mundo criativo onde jamais se chegaria.”
Reuniões nem sempre são importantes
Toda quinta-feira pela manhã – até o meio-dia – é proibido fazer reuniões na Grey NY. O que as pessoas fazem? Criam. “É bom saber que naquela manhã em particular você irá para o trabalho e não terá nenhuma reunião. Recomendo isso para qualquer empresa.”
Toda quinta-feira pela manhã – até o meio-dia – é proibido fazer reuniões na Grey NY. O que as pessoas fazem? Criam. “É bom saber que naquela manhã em particular você irá para o trabalho e não terá nenhuma reunião. Recomendo isso para qualquer empresa.”
SEMINÁRIO
DEMANDAS CONSUMERISTAS NOS PROCONS E NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS
Objetivo: muitas atividades
empresariais demandam um amplo e frequente planejamento das implicações
processuais em razão das inúmeras reclamações de consumidores nos Juizados
Especiais Cíveis e nos Procon´s. Após mais de uma década de vigência do Código
de Defesa do Consumidor e com a consequente proliferação dos Juizados Especiais
Cíveis, grandes empresas e os escritórios de advocacia da qual são clientes
implementaram diversos procedimentos com o intuito de organizar essas demandas
e melhorar o relacionamento com o consumidor. Neste seminário, serão
apresentadas algumas das alternativas implantadas por essas empresas e
sociedades de advogados.
Por
que participar?
- Saiba como as empresas estão organizando suas defesas, acordos e relacionamentos com consumidores insatisfeitos;
- Como escritórios de advocacia estão sendo divididos e organizados para atender ao imenso número de demandas administrativas e judiciais na área de direito de consumidor;
- Saiba quais foram algumas das conclusões a que chegaram diretores jurídicos de empresas com experiência de mais de uma década em contencioso de massa;
- Trata-se de uma experiência única de ouvir de especialistas (e de interagir com eles) sobre as estratégias de sucesso para redução do volume de reclamações com base na legislação de direito do consumidor.
Data: Dia 08 de novembro de 2013.
Local: Auditório da Central Prática.
End: Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP.
INSCRIÇÕES, RESERVAS e Informações com: Luciana Souza – Gerente Comercial - Fone: 11 3524-8505 - SKYPE lucianasouza61
Importante: Emails de Contato: inscricoes@Lstreinamentos.com.br - Luciana.souza@lstreinamentos.com.br (solicite a ficha de inscrição)
OBS: Caso não queira receber a divulgação dos eventos, solicite a remoção através do LINK e pelos emails: - exclusao@Lstreinamentos.com.br
VALUATION: VALIAÇÃO DO VALOR DE EMPRESAS
- Saiba como as empresas estão organizando suas defesas, acordos e relacionamentos com consumidores insatisfeitos;
- Como escritórios de advocacia estão sendo divididos e organizados para atender ao imenso número de demandas administrativas e judiciais na área de direito de consumidor;
- Saiba quais foram algumas das conclusões a que chegaram diretores jurídicos de empresas com experiência de mais de uma década em contencioso de massa;
- Trata-se de uma experiência única de ouvir de especialistas (e de interagir com eles) sobre as estratégias de sucesso para redução do volume de reclamações com base na legislação de direito do consumidor.
Data: Dia 08 de novembro de 2013.
Local: Auditório da Central Prática.
End: Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP.
INSCRIÇÕES, RESERVAS e Informações com: Luciana Souza – Gerente Comercial - Fone: 11 3524-8505 - SKYPE lucianasouza61
Importante: Emails de Contato: inscricoes@Lstreinamentos.com.br - Luciana.souza@lstreinamentos.com.br (solicite a ficha de inscrição)
OBS: Caso não queira receber a divulgação dos eventos, solicite a remoção através do LINK e pelos emails: - exclusao@Lstreinamentos.com.br
VALUATION: VALIAÇÃO DO VALOR DE EMPRESAS
Quanto vale uma empresa? Como definir os direcionadores para maior
valorização da empresa e ações?
Qual a importância dos ativos intangíveis (marca, goodwill, etc)?
Empresários e executivos que conhecem as respostas sobre têm tido cada vez mais excelentes oportunidades para
alavancarem resultados com negócios de Fusões e Aquisições
Qual a importância dos ativos intangíveis (marca, goodwill, etc)?
Empresários e executivos que conhecem as respostas sobre têm tido cada vez mais excelentes oportunidades para
alavancarem resultados com negócios de Fusões e Aquisições
Todos participantes receberão
três aplicativos em MS-EXCEL que
poderão ser utilizados posteriormente para realizar suas próprias análises.
Data: Dias 07 e 08 de novembro de 2013.
Local: Mercure Moema.
End: Av. Lavandisca, 365. Moema - SP
INSCRIÇÕES,
RESERVAS e Informações: Fone: 11
3524-8505 - SKYPE lucianasouza61Data: Dias 07 e 08 de novembro de 2013.
Local: Mercure Moema.
End: Av. Lavandisca, 365. Moema - SP
Importante: Emails de Contato: inscricoes@LStreinamentos.com.br e Luciana.souza@lstreinamentos.com.br - (Solicite a ficha de inscrição)
Nenhum comentário:
Postar um comentário