Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

UMA NOVA CLASSE CONSUMIDORA


 

Não há dúvidas de que o número de idosos no mundo está aumentando rapidamente. Um dos indicadores é a estimativa das Nações Unidas de que cerca de 800 milhões de pessoas com mais de 60 anos estavam iniciando os preparativos para a aposentadoria ou já estavam contemplando a possibilidade em 2012.

A previsão é de que esse número pule para 2,03 bilhões até 2050. Não é diferente no Brasil. Recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a expectativa de vida do brasileiro aumenta quatro meses a cada ano. Subiu de 62,5 anos, em 1980, para 73,7, em 2010.

Enquanto o impacto desse crescimento sobre os orçamentos governamentais está sendo discutido de maneira intensa, um número muito pequeno de varejistas e fabricantes tem notado que essa mudança etária pode gerar incrementos às suas receitas.

Essa nova geração de idosos está mais ativa, mais preocupada com a saúde e mais rica do que nunca. No Reino Unido, por exemplo, as pessoas com mais de 50 anos são responsáveis por 80% das compras de automóveis "top de linha”.

O poder de consumo dessas pessoas representa uma grande oportunidade. As estimativas do censo de 2012 dos Estados Unidos mostram que famílias chefiadas por pessoas de 55 a 64 anos de idade possuem uma renda mediana de US$ 55.748 em comparação com a renda de US$ 49.659 daquelas famílias chefiadas por pessoas de 25 a 34 anos de idade.

Um dos focos da terceira idade é gastar seu dinheiro com alimentos e bebidas. Outro levantamento no Reino Unido indica que as pessoas entre 50 e 64 anos gastam 50% mais com produtos alimentícios do que aquelas com menos de 30 anos.

À medida que os consumidores vão ficando mais velhos, eles mudam sua abordagem em relação aos alimentos que consomem, e para prolongar um estilo de vida ativo, focam em produtos mais saudáveis. Deste modo, a atitude mais sensata dos fabricantes e dos varejistas é tratar esse segmento do mercado como uma dos pontos primordiais em suas estratégias de negócio.

A criação de um produto direcionado é somente o início. Com algumas grandes marcar percebendo o crescimento dessa classe, é provável que em breve encontremos, no mercado local, lançamentos de produtos alimentícios com quantidade de acidez reduzida, fórmulas nutricionais que colaborem para um envelhecimento saudável, texturas fáceis de ingerir e embalagens leves, como já acontece no Japão, por exemplo.

Entretanto, a maneira de se comunicar com esse público é tão ou mais importante do que a criação de um produto. Os fabricantes precisam reconhecer que os consumidores mais velhos se comportam de maneira diferente dos consumidores mais jovens.

Não se trata somente do fato de que eles gastam menos com roupas e mais com alimentos e produtos saudáveis, mas eles têm o tempo e a vontade de pesquisar produtos específicos. Eles são menos influenciados pelas propagandas, buscam produtos de qualidade e são fiéis às marcas que representam valor.

Torna-se, portanto, de extrema importância oferecer o maior número de informações possíveis aos consumidores. Nos dias atuais, não se pode esquecer a utilização da internet para esse fim. Grande parte do aumento do acesso à internet está sendo impulsionada por grupos de pessoas com idade mais avançada.

As mídias sociais também têm papel fundamental na troca de informações sobre determinado produto. Para as redes varejistas, os focos são priorizar o desenvolvimento de uma navegação fácil em suas páginas da Web e oferecer serviços de entrega convenientes.

Outro ponto que também deve ser observado é a estrutura física oferecida. Vagas especiais, caixas exclusivos, escadas rolantes adaptadas são itens básicos, mas que não devem ser os únicos. Redes de supermercados na Europa, por exemplo, oferecem aos idosos carrinhos de compra equipados com lupas. Características atraentes aos olhos de consumidores mais velhos serão diferenciais no momento de escolha do local onde fazer compras.

O aumento de consumidores idosos não é uma moda passageira, trata-se de um fato da vida. Hoje vivemos uma mudança da estrutura populacional, com o aumento da expectativa de vida e os jovens dividindo com os idosos a base da pirâmide demográfica. Os executivos e as empresas que já estiverem prontas para atender essa nova demanda serão as que conseguirão mais destaque no mercado. (Por Carlos Piressócio-líder de Mercados de Consumo da KPMG no Brasil. No Adnews)

FÓRUM DE PESQUISA E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

A ABA RIO realizará dia 10 o 3º Fórum Internacional ABA RIO de Pesquisa e Inteligência Competitiva no Centro de Convenções do Barra Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O evento vai discutir como as áreas de Pesquisa e Inteligência Competitiva das organizações estão se posicionando frente ao “novo critério de pesquisa no Brasil” e os desafios impostos pelos consumidores, que hoje têm rápido acesso à informação e maior poder de decisão sobre as marcas, seus produtos e sua reputação.

O encontros abordará também quais as ferramentas de avaliação de comportamento e análise de perfil são utilizadas para comporem essa nova dinâmica de abordagem, cada vez mais interativa.

O Fórum contará com a palestra de Rafal Ohme, fundador e CEO da Neurohm, que falará sobre as pequenas mudanças neurais que fazem grande diferença nas vendas.

Entre os demais destaques estão as participações de José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom, Billy Nascimento, diretor executivo da Forebrain, Guilherme Cerqueira, diretor de marketing e vendas da Quest Manager, Paulo Costa, gerente de pesquisa de mercado e inteligência competitiva da White Martins Gases Industriais, Marcos André Costa, gerente setorial de planejamento e pesquisa da Petrobras, Valkíria Garré, diretora executiva de pesquisa da Millward Brown, Fernando Leite Ribeiro, VP da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), Nelson Marangoni, diretor presidente da MC15, Renato Oliveira, gerente de marketing da Merck Serono, entre outros.

O evento é direcionado aos profissionais de pesquisa de mercado, inteligência competitiva, marketing, comunicação e produto de empresas anunciantes; profissionais de planejamento e pesquisa de agências, veículos, fornecedores especializados e institutos de pesquisa. profissionais do mundo acadêmico, estudantes e demais interessados no tema. Detalhes:: 11 3283-4588 | 21 2520-6976 e www.aba.com.br | eventos@aba.com.br | camila.abario@aba.com.br

O GOSTO AMARGO DO AÇÚCAR


A Oxfam e a Change.org enviaram à Coca-Cola, à PepsiCo e à ABF, um apelo para que acabem com a apropriação injusta de terras em suas cadeias de fornecimento de cana-de-açúcar.
 


A petição é de que as três gigantes de alimentos e bebidas garantam que o açúcar usado em seus produtos não seja originário de terras envolvidas em disputas
 


A ação é um desdobramento do relatório inédito O GOSTO AMARGO DO AÇUCAR – O direito à terra e as cadeias de fornecimento de açúcar das maiores empresas de alimentos e bebidas, em que a Oxfam aponta as amargas relações entre o açúcar e os conflitos de terra em todo o mundo, com destaque para Brasil e Camboja.

 “Muitas vezes, o açúcar utilizado na produção do seu alimento ou bebida favoritos é produzido a um custo alto: a expulsão dos agricultores de suas terras. A apropriação injusta de terras é o amargo segredo de indústria do açúcar. Mas você pode mudar isso”, diz a petição.


A petição (
http://www.change.org/canajusta) dá destaque ao caso de Edilza Duarte, 23, da comunidade indígena de Jatyvary, município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, para ilustrar os impactos nocivos da explosão da produção de açúcar sobre a vida de pequenas comunidades em todo o mundo.

Durante séculos, a comunidade Guarani-Kaiowá de Edilza caçava, pescava e plantava alimentos em suas terras em Ponta Porã – mas, há 40 anos, elas foram tomadas injustamente para o cultivo da cana-de-açúcar. Hoje, Edilza, seus dois filhos, e sua comunidade enfrentam a fome e graves problemas de saúde.

Nas palavras de Edilza: “Eles deveriam parar de fazer isso; já nos prejudicaram o suficiente.

É por isso que precisamos recuperar nossas terras; para que possamos plantar e comer. Queremos nossas terras de volta.”


A petição informa que, conforme aumenta a demanda por açúcar da indústria de alimentos, aumenta a disputa pela terra em todo o mundo. A Oxfam conclui que as empresas que fornecem açúcar para a Coca-Cola, PepsiCo, Associated British Foods e outros gigantes da indústria de alimentos e bebidas estão expulsando os pequenos agricultores de suas terras e roubando-lhes os seus direitos – deixando muitos desabrigados e com fome.

A mensagem encaminhada pelos assinantes às três empresas diz que elas devem:

• Saber como o açúcar utilizado na fabricação dos seus produtos impacta o acesso de comunidades à terra – e se elas e suas fornecedoras respeitam estes direitos;

• Revelar de onde vêm os ingredientes em seus produtos – e quem os cultiva;

• Agir, comprometendo-se com um nível de tolerância zero quanto a apropriações de terras em todas as suas cadeias de fornecimento e suas próprias operações. Trabalhar com governos – e outros – para que façam o mesmo.

Fazer-se ouvir não significa boicotar os seus produtos preferidos.

No documento, a Oxfam e a Change.org convidam o público a exigir a mudança desta realidade:

“Você pode mudar isso. As grandes empresas de alimentos e bebidas se importam com o que você pensa. Diga à Coca-Cola, à PepsiCo e à ABF que façam o que é bom para a Edilza. Diga à Coca-Cola, à Pepsi, à ABF e a todas as outras que garantam que o açúcar em seus produtos não vêm de apropriações injustas de terras”, diz a petição.

O relatório e a petição integram a campanha Por trás das Marcas, da Oxfam – por meio da qual mais de 120.000 pessoas em todo o mundo já demandaram que as maiores empresas de alimentos do mundo mudem a sua forma de fazer negócios.

COCA-COLA RESPONDE A CRÍTICAS COM RIMAS

A Coca-Cola vive um momento de grande desafio para manter a reputação de sua marca, principalmente depois das acusações sobre um rato supostamente encontrado em uma garrafa do refrigerante.

Depois que o caso voltou à tona e explodiu nas redes sociais, a companhia agiu rápido, como manda uma das principais orientações da cartilha do universo social media.

Primeiro a Coca-Cola emitiu um comunicado oficial para explicar o seu posicionamento, depois postou um vídeo no Youtube exibindo o seu processo de produção e convidando os consumidores para conhecer a fábrica do refrigerante.

A nova resposta veio de maneira inusitada, mas que está virando moda nas redes sociais. Dessa vez, o internauta Igor Dettmann Guaitolini criticou a Coca-Cola utilizando os versos do rapper B Negão, e a marca de refrigerantes respondeu na mesma moeda, ou seja, rimando. Interessante observar que os posts da marca ganharam mais likes que aqueles publicados pelo internauta  

Confira o diálogo abaixo:


Que vida após vida
O que ela nos ensina
Que você não tem espírito
Você tem corpo, rapá
Pode acreditar
Que passageiro não é tripulante
Quem mata a sede é água
E não refrigerante


Olá, Igor, uma parte da sua rima queremos explicar,
refrigerantes também podem hidratar.
A água presente em várias bebidas está,
e obviamente nos refrigerantes não podia faltar.
O indíce de água nas bebidas gaseificadas é bom
de 85 a 99% é a composição.
Agora, você pode tranquilamente se refrescar.
Encarar um dia quente sem Coca-Cola não dá.
Aquele abraço, pra você voltar!


A rima nao é minha, é do BNegão,
mas criativa tua forma de responder a oposição!
se nao fosse marketing, até curtiria teu comentário,
mas sei que o consumismo enriquece seu empresário.
o mal e o bem ja estão comprovados,
nao é remédio, e sim veneno que vem nos gaseificados.
Ja dizia minha avó que de boa intenção
o inferno ta cheio, nessa condição
te critico sem receio.


Abertos a críticas nós estamos,
positivas ou negativas pra gente tudo é válido
na nossa fan page pra restrição não há espaço.
Mas, contra fatos não há argumentos.
Entre verdades e boatos nós vivemos,
no nosso site você pode até comprovar,
que parte de uma dieta saudável nossa bebida pode se tornar.
Segue link para você apreciar: http://goo.gl/4xyIr

No fim de setembro, uma “batalha de versos” colocou em posições rivais os bancos Santander e Itaú, numa curiosa estratégia de relacionamento. O tuíte foi levado à sério por ambos os lados, e os bancos começaram a destacar vantagens e diferenciais das marcas em verso. (Redação Adnews)

FUTURO DO CONTROLE EXTERNO DIANTE DA CRIS

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizará, de 11 a 13 de novembro, na sede do órgão de controle externo, em Florianópolis, o Simpósio Internacional: Crise de Representatividade — desafios e oportunidades para o Controle Externo.

 A ideia é traçar um diagnóstico da atual crise de representatividade — marcada pela insatisfação da sociedade com os resultados das instituições públicas — e identificar riscos e oportunidades para um controle mais eficaz das contas públicas na era da informação.

O Estado no cenário de crise, os desafios para a governabilidade, o combate à corrupção e o papel da educação no contexto, a interação entre os controles público e social e a fiscalização em tempo de redes sociais. São abordagens como estas, conduzidas por estudiosos e especialistas, nas áreas da Filosofia e do Direito e por integrantes de instituições de controle público, do Brasil e da Espanha que vão polarizar os debates do evento Internacional, no auditório do TCE/SC.

Cerca de 300 participantes, entre profissionais e integrantes de instituições de controle público, em especial dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, agentes públicos, representantes de organizações não governamentais,  profissionais da área do Direito, do Brasil e de outros países, são esperados para o Simpósio.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas serão disponibilizadas no Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br), a exemplo das informações sobre a programação e os palestrantes.

RAIOS NA TELA DO CINEMA

(Texto de Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP) – O funcionário aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) José Vicente Moreira voltava do trabalho para casa de bicicleta, em uma tarde chuvosa em São José dos Campos, no início dos anos 1990, quando um raio caiu sobre uma árvore. Em seguida, o raio atingiu uma cerca elétrica e, depois, foi na direção de Moreira, partindo a bicicleta ao meio e o arremessando a uns dez metros de distância.

Moreira ganhou com o acidente não apenas pinos e placas de metal em uma das pernas – onde diz sentir dor em dias frios –, mas duas filhas e um neto, resultados do casamento com a mulher que o socorreu, que ele chama carinhosamente de “os descendentes do raio”.

Moreira é um dos personagens reais que tiveram suas vidas transformadas por descargas elétricas e estão retratados no filme Fragmentos de paixão, que tem estreia prevista para o dia 11 de outubro nos cinemas da rede Cinemark nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Porto Alegre (RJ) e Manaus (AM).

Produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe, o filme conta com imagens de raios capturadas por meio de câmeras de alta velocidade – capazes de registrar até 4 mil quadros (frames) por segundo –, utilizadas em um Projeto Temático apoiado pela FAPESP. É o primeiro longa-metragem brasileiro sobre o fenômeno meteorológico.

“Existem alguns documentários sobre raios produzidos em países como os Estados Unidos, mas ainda não havia nenhum feito no Brasil, que é o campeão mundial de ocorrência desse fenômeno”, disse a diretora e roteirista do filme, a jornalista Iara Cardoso, à Agência FAPESP.

“As produções feitas sobre o tema são muito técnicas e voltadas, praticamente, para os próprios pares [pesquisadores especialistas no tema]. Por isso, decidimos fazer um filme diferente desse formato, no qual os raios fossem retratados de uma forma compreensível pelo público geral”, disse Cardoso.

Para realizar o filme, Cardoso e o coordenador do Elat, o pesquisador Osmar Pinto Junior, fizeram um levantamento, ao longo de três anos, de referências sobre a história dos raios no Brasil em bibliotecas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no exterior.

A partir da pesquisa histórica feita com mais de 200 fontes – entre livros, registros científicos, relatos de descendentes de personalidades e documentos históricos –, Cardoso escreveu o roteiro do filme, que apresenta o fenômeno sob uma perspectiva científica, cultural e histórica.

“Não havia praticamente nada de historiografia sobre raios no Brasil. Fizemos o levantamento a partir do zero e, no futuro, a ideia é publicar um livro sobre o material que reunimos para preservá-lo”, contou Cardoso, que é filha de Pinto Junior.

Uma das constatações da pesquisa histórica foi que o primeiro registro fotográfico de raio no país é de Henrique Charles Morize (1860-1930), feito em 9 de novembro de 1885, no alto do então Morro do Castelo, no Rio de Janeiro, onde está situado hoje o aeroporto Santos Dumont.

Pesquisador e posteriormente diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, o cientista francês, radicado no Brasil, também foi o primeiro a descrever corpos opacos no interior de um organismo vivo por meio do uso de raios X em uma tese, apresentada em 1898, em um concurso para a cátedra de Física Experimental na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Outra participação importante de Morize na história da ciência brasileira foi a observação, em 29 de maio de 1919, do eclipse total do Sol, na cidade de Sobral, no interior do Ceará, quando foram obtidas as maiores provas do “efeito Einstein” – como era denominada a deflexão da luz pela gravidade. O próprio Albert Einstein, em uma visita a Morize no Observatório Nacional em 9 de maio de 1925, reconheceu a importância do estudo feito em Sobral.

“Eu não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas os familiares que conviveram com ele relatam que era um cientista por excelência e um homem muito curioso”, diz, no filme, Henrique Carlos Morize, engenheiro eletricista e bisneto do cientista franco-brasileiro.

Antes de Morize ter registrado pela primeira vez o fenômeno em imagem, contudo, já havia relatos textuais sobre raios no Brasil desde a descoberta do país, em 1500, narra o filme.

Séculos mais tarde, em 1839, Charles Darwin descreveu em A viagem do Beagle as impressões sobre a primeira tempestade tropical que vivenciou em Salvador, em 1832, durante sua passagem pela capital da Bahia a bordo do navio HMS Beagle, para uma segunda expedição de levantamento topográfico na América do Sul.

“À noite, do convés, presenciei um espetáculo extraordinário. A escuridão da noite era interrompida por raios muito luminosos”, escreveu Darwin em uma das passagens do diário da viagem, transcrita no filme.

Pesquisa sobre raio

De acordo com os autores do filme, só passados mais de 200 anos das primeiras observações de raios feitas no Brasil, no entanto, é que o fenômeno começou a ser estudado cientificamente no século 18 por cientistas como o norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790).

No Brasil, os primeiros estudos sobre raios foram feitos por pesquisadores do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, que interrompeu as pesquisas sobre o tema. A lacuna na pesquisa foi preenchida com a criação do Elat do Inpe, em 1995, que se tornou referência mundial em estudos sobre raios, destaca o filme.

Alguns dos resultados de estudos realizados por pesquisadores do Elat – muitos dos quais comapoio da FAPESP – foram a constatação de que, por ano, caem cerca de 50 milhões de raios no Brasil e aproximadamente 500 pessoas são atingidas – em média, 130 são vítimas fatais.

Um dos casos célebres de vítimas fatais de raios no Brasil, relatado no filme, é o de Cecília de Assis Brasil (1916-1928). Filha de Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938), ministro da Agricultura no primeiro governo de Getúlio Vargas (1882-1954), Cecília morreu ao ser atingida por um raio, em cima de um cavalo, durante uma cavalgada.

Segundo os relatos, Cecília foi atingida por um raio de final de tempestade – quando o temporal já havia cessado. De acordo com Pinto Junior, esse tipo de raio costuma ser mais intenso do que as descargas elétricas que ocorrem durante as chuvas.

“Muitas pessoas morrem atingidas por raio no Brasil nessa circunstância [ao sair do lugar em que estavam abrigadas passada a tempestade, quando são atingidas por descargas elétricas mais intensas no final de temporais]”, ressalta o pesquisador no filme.

Para estimar quantas pessoas morrem atingidas por ano no Brasil e as circunstâncias das mortes, os pesquisadores do Elat realizaram um estudo com base em dados coletados pelo Ministério da Saúde, pela Defesa Civil, pelo próprio Inpe e por reportagens publicadas na imprensa brasileira no período de 2000 a 2009 sobre vítimas fatais de descargas elétricas no país.

O estudo revelou que, nesse período, foram registrados 1.321 casos de vítimas fatais de raios no Brasil – o que representa uma média de 132 casos por ano. Do total de vítimas, 81% eram do sexo masculino e 19% do sexo feminino.

A região Sudeste apresentou o maior número de mortes – representando 29% dos casos –, seguida pelas regiões Central (com 19%), Norte e Nordeste (com 18% cada) e Sul (com 17%) do país.

O estudo foi publicado em janeiro de 2013 na revista Atmospheric Research. Além de embasar o roteiro do filme, a pesquisa também resultou em uma cartilha educativa sobre como se proteger contra os raios, que o Elat está preparando, contou Cardoso.

“As estimativas sobre o número de pessoas atingidas e de vítimas fatais de raios no Brasil eram totalmente baseadas em dados internacionais”, afirmou.

“O estudo permitiu termos os números nacionais e detalharmos cada vez mais as circunstâncias das mortes por raios no Brasil. Com isso, será possível também indicar com maior precisão o que deve ser feito no país para as pessoas se protegerem dos raios”, avaliou Cardoso.

Campeão de descargas

As pesquisas sobre raios no Brasil nas últimas décadas também revelaram que o Amazonas é o estado campeão em incidência de raios no país – com, em média, 11 milhões por ano – e derrubaram alguns mitos sobre o fenômeno, destaca o filme.

Um desses mitos era de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. “As marcas de raios no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, derrubam essa tese”, diz Pinto Junior no filme.

O longa também chama a atenção para o fato de que, com as mudanças climáticas globais, os raios tenderão a ocorrer com maior frequência no país nos próximos anos e setores como o de distribuição de energia e de aviação deverão se preparar cada vez mais para se proteger de seus possíveis impactos.

O artigo Lightning casualty demographics in Brazil and their implications for safety rules (doi: 10.1016/j.atmosres.2012.12.006), de Iara Cardoso e outros, pode ser lido na revista Atmospheric Research em www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016980951200436X. 


FACE ACATA DECISÃO E NÃO SAI DO AR

De acordo com o site da revista Veja, o Facebook cumpriu a ordem judicial emitida pelo juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível de São Paulo, e não vai mais sair do ar nessa sexta-feira.

Entenda o que aconteceu:

A rede social correu o risco de sofrer um bloqueio no Brasil, caso não cumprisse uma decisão judicial publicada na quarta-feira (2), pela justiça de São Paulo.

Tudo por conta de uma discussão envolvendo a modelo Luize Altenhofen, que acusou seu vizinho de agredir o seu cachorro. Entretanto, o advogado Paulo Roberto Esteves, alegou que o cão teria ameaçado os filhos pequenos de seu cliente, que se defendeu com uma barra metálica. Colocou também no processo a informação de que Altenhofen teria se vingado de Eudes Gondim Júnior batendo com seu carro no portão do dentista.

Mas o que agravou mesmo a confusão foi a repercussão que o assunto ganhou quando a modelo desabafou nas redes sociais. Segundo o advogado, inúmeras pessoas, incluindo artistas, iniciaram praticamente uma campanha contra seu cliente, inclusive com a criação de páginas ofensivas, algumas que o classificavam como "assassino". 

O juiz Régis Rodrigues Bonvicino determinou a retirada desses endereços eletrônicos, mas o Facebook Brasil alegou que “não é responsável pelo gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site” e que “essa incumbência compete a duas outras empresas distintas e autônomas, denominadas Facebook Inc. e Facebook Ireland LTD., localizadas nos Estados Unidos da América e Irlanda, respectivamente”.

O juiz interpretou a afirmação como “uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira, agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano”. E mais, afirmou também que “se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras”.    

Com todas as considerações, a justiça concedeu 48 horas para o Facebook cumprir a ordem judicial, “sob pena de ser retirado do ar, no país todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país”. (Redação Adnews)

 FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), no Rio de Janeiro, sedia a terceira edição da Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de outubro, das 10 às 20 horas.

O evento reunirá cerca de 300 projetos financiados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e apresentará trabalhos de vários setores produtivos, entre eles, meio ambiente, segurança pública e agropecuária.

A programação inclui ainda o simpósio “Academia-Empresa”, o seminário “Divulgação Científica” e o espaço Café das Artes, destinado a apresentações culturais e artísticas.

A entrada é gratuita e as escolas podem agendar visitação pelo telefone (21) 2333-1958. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas pelo e-mail feirafaperj2013@faperj.br. O CCAC fica na Avenida Barão de Tefé, 75, no Rio de Janeiro. Detalhes:  http://www.faperj.br/index.phtml 


105 MILHÕES DE BRASILEIROS NA INTERNET!

O número total de pessoas com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, lan houses, escolas, locais públicos e outros locais) chegou a 105,1 milhões no segundo trimestre de 2013, aponta pesquisa do IBOPE Media. O novo número é 3% maior que os 102,3 milhões registrados no trimestre anterior.

O IBOPE Media também concluiu a pesquisa relativa ao terceiro trimestre em casa e no local de trabalho. O total de pessoas com acesso em pelo menos um desses dois ambientes foi de 79,5 milhões, o que significou um aumento de 3,8% sobre os 76,6 milhões do segundo trimestre. Já os usuários ativos em casa ou no trabalho no mês de agosto somaram 57,2 milhões, resultado do aumento de 1,8% sobre os 56,2 milhões do mês de julho.

Considerando apenas o ambiente domiciliar, o número de pessoas com acesso registrou um crescimento ainda mais acelerado. No terceiro trimestre, o aumento do número de pessoas que moram em domicílios com acesso foi de 4% sobre o segundo trimestre, ao passar de 73,7 milhões para 76,6 milhões.

 Brasil ganhou quase 20 milhões de pessoas com acesso domiciliar em dois anos

 
2011
2013
evolução (000)
evolução (%)
Brasil
57.980
76.620
18.640
32%
Alemanha
55.445
65.093
9.648
17%
Itália
37.549
40.179
2.630
7%
França
47.418
50.346
2.928
6%
Reino Unido
45.683
47.729
2.046
4%
Estados Unidos
244.917
247.736
2.819
1%
Japão
89.651
86.588
-3.063
-3%
Austrália
17.321
16.224
-1.097
-6%

Evolução do número de pessoas com acesso em domicílios, em milhares – Brasil – terceiro trimestre de 2012 e de 2013

Fonte: NetView, IBOPE Media

No período de dois anos, o crescimento do acesso em casa foi de 32% no Brasil, um acréscimo de quase 20 milhões de pessoas, superando o recente aumento registrado nos demais países monitorados com a mesma pesquisa. (Redação Adnews)

 ENCONTRO DE NEUROPSICOLOGIA NA INFÂNCIA

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Universidade de São Paulo (USP), promovem, dia 12, a segunda edição do Encontro de Neuropsicologia na Infância.

O encontro abordará questões relacionadas ao diagnóstico e à avaliação da dislexia – transtorno de aprendizagem nas habilidades de leitura, escrita e soletração nas crianças em idade escolar – e apresentará recursos estratégicos de intervenção.

“Neuroimagem na dislexia” e “Aspectos genéticos e fonoaudiológicos da dislexia” são alguns dos temas que serão apresentados em mesas-redondas. O evento é direcionado a profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, pais e demais interessados.

As inscrições podem ser feitas pela internet até 10. O encontro será realizado no Teatro Universitário da FOB-USP, que fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, em Bauru, centro-oeste paulista.


ANUNCIANTES E AGÊNCIAS SABEM POUCO SOBRE A COPA

A edição de aniversário da Revista Playboy – sim, aquela com a Nanda Costa na capa, no miolo, no pôster e... pelada – traz uma entrevista com Ronaldinho Gaúcho falando, entre outras coisas, sobre as chances de jogar a Copa de 2014. Logo no início da entrevista ele abre o jogo sobre essa possibilidade. “Já tive a felicidade de ser campeão do mundo, mas ser campeão do mundo dentro do Brasil deve ser algo fora do normal, entra para a história. Tudo o que eu fiz dentro da minha carreira foi tentando fazer história. Ser campeão do mundo dentro do Brasil seria fazer algo que ninguém fez, seria fazer história mais um vez”.

Com toda a certeza a Copa de 2014 será o maior evento mundial de cultura popular de todos os tempos. Mas faltando menos de um ano para o início da grande festa, há muitas dúvidas na cabeça do Ronaldinho, na da maioria da população brasileira, e, em particular, na dos profissionais de marketing e dos publicitários ligados ao evento, antes de mais nada,  por razões  profissionais.

Seguindo a sugestão de nossa amiga e jornalista Glaucia Ferreira, tentemos traçar um (e não o) panorama atual da Copa de 2014 pensando nos anunciantes e agências. Comecemos pelas estádios e arenas nos quais serão realizados os jogos. Mineirão (BH), Castelão (Fortaleza), Maracanã (RJ) e Arena Fonte Nova (Salvador), estão prontos. Faltam Mané Garrincha (Brasília), Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Baixada (Curitiba), Arena Pernambuco (Recife), Arena Amazônia (Manaus), Arena das Dunas (Natal), Beira Rio (Porto Alegre) e Arena Corinthians (SP). Portanto, o placar atual é de 4 (sedes prontas) a 8 (em construção).

Para garantir a construção ou reforma de aeroportos a tempo do Mundial, o governo federal concedeu para a iniciativa privada os terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o aeroporto de Brasília. Mas, ao que tudo indica, as obras nos aeroportos das 12 cidades-sede deverão ficar prontas bem em cima da hora.

A organização do Mundial calcula que 600 mil visitantes estrangeiros e cerca de 2,1 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil durante a Copa de 2014. Mas aonde vai se hospedar toda essa gente? É bem provável que faltem leitos para os torcedores principalmente no Rio de Janeiro e em Recife.

É bem verdade que um evento de proporções gigantescas como estamos falando é um desafio logístico dos mais sofisticados. E como vimos ainda tem muita coisa de infraestrutura, produtos, serviços e utilidade pública a ser feita até 12 de junho de 2014. Ainda assim já não resta dúvida que a Copa de 2014 é uma realidade irrefutável, um caminho sem volta.

Se somarmos os investimentos já realizados e outros a realizar em mídia, chegaremos a um montante digno do Livro Guinness de Recordes. Para termos uma ideia, as cotas de patrocínio para o Futebol e Copa do Mundo 2014 da Rede Globo de Televisão já foram todas vendidas, sendo que dos oito anunciantes do projeto, cinco são parceiros globais da FIFA: Ambev, Coca-Cola, Hyundai, Johnson & Johnson e Oi. Além das parceiras da FIFA, também entraram no projeto o Itaú, a Nestlé e o Magazine Luiza. O preço de tabela de cada uma das cotas de patrocínio da Copa na emissora era de cerca de R$ 180 milhões. Assim, estima-se que apenas esse pacote renderá à Globo um montante superior a US$ 1,44 bilhão.

Como bem disse o Ronaldinho, o Brasil pode, sim, ser campeão do mundo dentro de casa em 2014, e isso pode ser algo excepcional para o País e nossa população. O Brasil é o país mais festeiro do planeta. A seleção brasileira é a mais vitoriosa em todos os tempos. As picuinhas de relacionamento entre a FIFA e o governo brasileiro serão superadas e a Copa de 2014 vai ser um sucesso retumbante.

Portanto profissionais de marketing e publicitários, vamos ficar ligados e ligar as marcas de nossos clientes e de nossas empresas com a Copa de 2014. Ainda dá tempo e vale à pena. (
Artigo encaminhado ao Adnews por Márcio Martinelli, diretor da BlueBox Comunicação)

COMO CRIAR CALL-TO-ACTIONS MATADORES


 

Clique aqui! Saiba mais! Baixe o eBook! Compre agora! Aproveite a promoção! Esses são apenas alguns exemplos de frases imperativas que funcionam muito bem em CTAs (call-to-actions), ou seja, chamadas que invocam uma ação. De tão importantes para o processo de conversão no Marketing Digital, já produzimos alguns posts e até um material específico sobre o assunto.

 

No entanto, no post de hoje, resolvemos abordar de forma bem prática como você pode criar seus próprios botões e banners de call-to-action, utilizando o Power Point. Isso mesmo: esse programa em que você está acostumado a fazer apresentações pode te ajudar a conquistar mais clientes sem perder tempo.

 

Com o passo a passo que preparamos vai ficar muito mais fácil você mesmo produzir o material, aumentar as conversões em seu site e colher os resultados.

Confira os três tutoriais a seguir (olha um call-to-action aqui!) ;-)

Como criar um botão básico de call-to-action


Não tenha receio, pois é bem mais fácil do que parece. Na dúvida sobre que forma ou fonte escolher, opte pelo mais simples. Estou passando essas dicas do ponto de vista de um usuário leigo em design. Eu, que sou jornalista, consigo produzir essas peças sem dificuldades.

Enquanto redigia o texto, fui executando cada etapa para mostrar como é tranquilo e rápido de fazer.

1. Selecione uma forma

 

Na opção Ferramentas do menu, selecione uma das formas disponíveis. Eu escolhi esse retângulo de cantos arredondados, que pode ser útil para qualquer tamanho de texto.

 

2. Escolha a cor certa

 

Na hora de escolher a cor, é muito importante levar em consideração o tom predominante na página onde ela será inserida e, a partir dela, escolher uma cor que garanta a harmonia. Uma teoria usada no design é a do círculo cromático de Itten, que tem como objetivo buscar a satisfação do olho humano, estimulando-o igualmente com quantidades das cores primárias.

 

Se parece complicado, saiba que existe um site bem interessante que pode ajudá-lo nisso, o Color Scheme Designer. Ele mostra as cores complementares e você pode, inclusive, inserir o código RGB da cor do seu site para descobrir a cor complementar exata. Além disso, ele mostra as variações de tom, mais escuros ou mais fortes, que também podem auxiliá-lo na composição.

 

Para descobrir o RGB da cor predominante do seu site, tem outra ferramenta que faz esse trabalho, a Color Zilla, que funciona a partir do Chrome.

 

Depois de instalar no seu navegador, é só colocar o mouse sobre a cor que deseja selecionar na página e a ferramenta vai informar tanto o hexadecimal como as proporções de RGB da cor.

 

Pegue esse número e insira o hexadecimal (exemplo: ECA806) no Color Scheme e ele te mostrará as cores complementares e variações de tom, com seus respectivos códigos hex.

Você pode, então, optar pela mesma cor, por apenas um tom diferente ou, ainda, pela cor complementar. Para dar maior destaque na página, optei por criar minha peça com o tom complementar.

 3. Insira o texto

Lembre-se de escolher uma chamada curta, que defina bem a ação que o usuário vai fazer ao clicar sobre o botão. Você pode usar alguns dos exemplos que utilizei no início deste post para se inspirar.

 

4. Escolha a fonte

 

Agora uma dica prática e simples: para manter a harmonia de sua página, selecione a mesma fonte utilizada no corpo do texto do conteúdo da página. Desta forma não há risco de perder a elegância. Na dúvida, aposte na básica Arial. Deixe o destaque por conta da cor.

Em relação ao tamanho da fonte, o ideal é que ela seja 20% maior do que a utilizada no corpo dos textos da página. Se a fonte é tamanho 12, está perfeito escolher o 14 para a chamada do CTA.

Uma fonte grande demais só vai prejudicar a beleza da página. Se estiver tentado a aumentar mais para despertar o interesse do visitante: confie que uma boa chamada já cumprirá esse papel.

5. Inclua outra forma para destacar a mensagem

 

Se você quiser parar por aí, já há uma boa chance de ter criado um CTA simples e atraente. No entanto, você pode incrementar um pouco mais, incluindo uma outra forma para destacar a mensagem. Pode ser uma seta ou mesmo uma forma que dê a ideia de uma, que foi a minha opção.

6. Agrupe e salve

Antes de salvar a imagem é necessário agrupar os itens criados. Selecione todos simultaneamente (CRTL+T) e, com o botão direito do mouse, clique sobre a opção Agrupar.

Depois, utilizando mais uma vez o botão direito, clique em Salvar como imagem!

Prontinho! Você já tem um botão de CTA para chamar de seu!

Agora é só fazer o upload da imagem no seu site e inclui-la no local indicado com o link para a página de destino.

 Como criar um botão de call-to-action com a logo da empresa

Agora, se sua necessidade for criar um banner que chame um pouco mais a atenção e destaque a marca da empresa, vamos te mostrar uma outra opção. Veja como você pode produzir, de uma maneira bastante simples, um banner com um visual um pouco mais incrementado.

1. Escolha uma forma

 

Da mesma forma que no exercício anterior, comece selecionando a forma que melhor deve se adequar à sua necessidade. Tenha em mente que, nesse caso, o banner será um pouco maior, pois vai contar com a logo da empresa para ilustrar.

Para dar um destaque maior para a chamada, considere adicionar mais de uma forma à sua criação. Aqui sobrepus duas formas: um retângulo e outro retângulo com canto arredondado.

Escolha um tom diferente para uma das formas e teste o efeito visual da combinação.  Tentei uma versão com a cor complementar, mas o resultado não ficou bom, então parti para a variação de tom apenas.

2. Adicione a logo

 

Insira a logo na  parte inferior para fazer uma espécie de assinatura da mensagem que você quer passar.

3. Insira o texto

 

Essa é a parte mais fácil: colar o texto que você já havia planejado para a sua oferta.

4. Escolha a fonte

 

Lembre-se de que o ideal é a manter uma fonte igual ou similar à que é utilizada no corpo do conteúdo da página.

5. Use um efeito

Depois de ajustar as cores de acordo com a que ficar mais agradável para compor o fundo da logo, você pode garantir um ‘up’ no visual, escolhendo algum efeito. Mas cuidado para não exceder e deixar sua criação parecendo uma alegoria.

Aí, optei pelo efeito Reflexo, por exemplo. Essa opção está dentro de Formatar > Preenchimento de forma. Escolhi o mais sutil deles, apenas para deixar o visual mais leve.

6. Agrupe e salve

 

Pronto, sua criação número 2 está concluída! Basta agrupar, como fizemos com o CTA simples, salvar e inserir na página mais indicada para a oferta.

Como criar um banner CTA para uma oferta relacionada


Vamos ver agora, como criar um banner de Call-to-action ainda mais incrementado para você utilizar no final de seus posts, chamando para um material relacionado. Você já deve ter percebido que, aqui no nosso blog, usamos esse recurso em todas as páginas. Ele é importante para despertar o interesse dos visitantes e gerar tráfego interno para os materiais que você precisa divulgar.

Mouse à obra!

1.     Escolha uma forma

 

Achei bem interessante esse retângulo com as bordas arredondadas em diagonal e decidi por uma composição com ele.

O que fiz foi criar duas formas iguais e colocá-las lado a lado. Reservarei um lado para o título e outro para a imagem com o call –to-action.

 

2. Insira uma imagem

 

Se você está promovendo um material, você pode utilizar a capa do eBook ou até mesmo uma imagem clean que represente bem o conteúdo.

Inclua a imagem da mesma forma que você fez com a logo no exercício 2.

 

3. Insira o texto

 

Lembre-se de que a chamada deve ser curta e atraente. De preferência, se sua oferta for baixar um eBook, utilize apenas o título do material em uma das áreas da forma e deixe a chamada para a ação em outra parte do banner.

4. Adeque a fonte

 

Lembre-se de utilizar uma fonte igual ou parecida com a do conteúdo da página. Para deixar a mensagem mais atraente, utilize negrito ou uma fonte maior para as palavras que possuem mais importância no texto.

5.  Escolha a cor certa

 

Agora, adeque a cor do background para uma opção que fique mais harmoniosa com a imagem escolhida, mas respeitando as cores de sua página.

Observe, então, se a cor do texto está funcionando na composição e, principalmente, se está agradável à leitura.

 

Você pode optar por mudar a cor para valorizar alguns trechos da mensagem, mas cuidado pra não deixar o layout carnavalesco.

6. Dê destaque à chamada para a ação

 

Aqui é interessante seguir o mesmo passo do exercício 1 para criar um botão onde ficará a chamada para a ação de conversão.

Desta vez, optei por utilizar um pentágono para da a ideia de seta e estimular a ação.

Para dar um toque especial, incluí também os efeitos de seta que havia utilizado lá no primeiro exercício.

7. Agrupe e salve

 

E então, gostou do resultado? Agora é só agrupar, salvar e incluir na página do post que melhor se relaciona com o seu material!

À primeira vista pode até parecer complicado, mas o negócio é colocar a mão na massa e testar até conseguir uma versão agradável. Na dúvida, chame o colega ao lado e pergunte qual a preferência dele entre duas opções de cores de fundo, por exemplo.

Depois de fazer a primeira vez cada um dos exercícios acima, você não levará muito mais do que 30 minutos para produzir a versão mais complexa utilizando esse passo a passo.

Teste você mesmo e depois venha contar pra gente quais foram os resultados! (fonte: Resultados Digitais):

UM ROSTO POR TRÁS DA VOZ

Nos últimos dois anos, ela foi a voz presente nos iPhones de milhões de pessoas. Respondeu perguntas idiotas de usuários brincalhões, protagonizou comerciais ao lado de celebridades como Samuel L. Jackson, entre outras atividades. Estamos falando da Siri, a assistente do smartphone da Apple que é ativada por voz. Depois da atualização do iOS, sua voz mudou. Mas a "Siri" clássica teve seu rosto revelado pela reportagem da CNN. Seu nome é Susan Bennett e ela vive em Atlanta.

Bennett diz que não queria a "notoriedade" que o fato de ser a Siri lhe proporcionaria. Entretanto, após um vídeo do The Verge reacender o debate sobre qual seria o rosto por trás da Siri, Susan resolveu que era hora de revelar seu segredo.

A moça, que já havia emprestado sua voz para outros sistemas eletrônicos, não sabia exatamente se a revelação seria correta do ponto de vista legal, já que o trabalho que originou a Siri, na verdade, não era exatamente para a Apple. Em 2005, ela gravou, durante dias e dias, uma série de frases e palavras para uma empresa que fornece vozes para tecnologias interativas, a GM Voices.

Ela só descobriu que era a Siri quando a tecnologia foi anunciada no iPhone 4S em 2011. A CNN procurou um especialista em análises de vozes, Ed Primeau, que afirmou que a voz de Susan é 100% compatível com a de Siri.

A Apple não quis comentar o assunto. (Redação Adnews)

CONTAS DOS PREFEITOS NO SITE DA FECAM

A Federação passou a disponibilizar semanalmente, as sextas-feiras, uma planilha de acessos às decisões relacionadas à emissão dos pareceres sobre as contas dos 293 municípios catarinenses existentes em 2012, no site da entidade (www.fecam.org.br), na seção de serviços.

A tramitação das Prestações de Contas do Prefeito - PCP referentes ao exercício de 2012, entregues ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina - TCE/SC até junho deste ano, estão sendo acompanhadas pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM.

"O objetivo é a atualização semanal da situação das Prestações, analisando cada conta a fim de atuar preventivamente", explica a assessora jurídica da FECAM, Thayse Stieven Fleck. 

O INSTAGRAM E A PUBLICIDADE


 

É oficial: comprado pelo Facebook em abril deste ano (leia mais aqui), o Instagram, rede social baseada na publicação de imagens, passará a ter mensagens publicitárias na timeline dos usuários. Inicialmente, o serviço deve impactar apenas os usuários americanos.

 

“Nos próximos meses, você talvez veja um anúncio ocasional no seu feed do Instagram, se você for dos Estados Unidos”, informou o blog da plataforma quinta-feira passada.

 

A intenção, porém, é “pegar leve” no início, testando modelos de inserção publicitária para evitar o descontentamento dos usuários. “Ver fotos e vídeos de marcas que você não segue será novo, então vamos começar devagar.

 

Vamos nos focar em entregar uma pequena quantidade de fotos e vídeos lindos e de alta qualidade, de algumas marcas que já possuem um grande número de seguidores no Instagram”, continua o post.

 

Assim como já acontece no Facebook, os usuários terão a opção de marcar anúncios como “irrelevantes”, auxiliando a rede social a definir perfis de usuários e indicar às marcas aquelas mensagens que não geraram grande impacto positivo.

 

Ainda no comunicado, a equipe do Instagram enfatiza esperar que a publicidade seja “interessante e criativa da mesma forma que os anúncios que você vê quando folheia sua revista favorita”.

 

De acordo com dados do eMarketer, os anunciantes devem fechar 2013 tendo investido nada menos que US$ 9,5 bilhões em publicidade nas redes sociais, número 30,5% maior que o de 2012. (Propmark, com informações do AdWeek

FREQUÊNCIAS PODEM ATRAPALHAR TV E CELULAR

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, os estudos feitos por radiodifusores e empresas de telecomunicação apontam que a implementação plena da TV digital e do 4G pode gerar interferências em TVs a partir de 2015.

Curiosamente, o celular poderá deixar a TV sem som e imagem por alguns segundos, e a TV ligada poderá interromper a navegação no smartphone. O que também pode afetar o bom funcionamento dos serviços é a própria emissão de sinal pelas antenas de TV ou telefonia.

Tudo isso porque com a digitalização, TV e internet 4G usarão faixas de frequência vizinhas, o que gera o risco de interferência entre os serviços. Estudos e pesquisas mais aprofundados estão sendo realizados para evitar o problema.
Ainda segundo a reportagem da Folha, o Ministério das Comunicações tem tratado o assunto com cautela. Internamente, já está decidido que o edital para licitação da faixa vai incluir o repasse dos gastos para investir em equipamentos e resolver a situação. (Adnews, com informações da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário