Faz
mais de um ano que o mundo se surpreendeu com uma campanha na qual o McDonald`s explicava porque os
hambúrgueres das fotos publicitárias eram diferentes dos reais. Pouca gente poderia prever que uma marca dessa
dimensão faria algo desse tipo. E o grande impacto gerado era só o começo. Logo
depois, ensinaram os ingredientes do molho e responderam as dúvidas que os
consumidores sempre tiveram mas nunca a marca havia se atrevido a responder.
O McDonald's Canadá (responsável pela ação) detonou um barril de pólvora que teve impacto em todos os cantos do Planeta. E conseguiu isso porque entendeu que no novo mundo do consumidor ganha o maior prêmio quem tem mais coragem.
O McDonald's Canadá (responsável pela ação) detonou um barril de pólvora que teve impacto em todos os cantos do Planeta. E conseguiu isso porque entendeu que no novo mundo do consumidor ganha o maior prêmio quem tem mais coragem.
Como
disse na época o Advertising Age ao destacar o caso, “a transparência obsessiva
paga”, e paga muito bem. O caso, que tem sido estudado por muita gente de
maneira bem objetiva, analisando variáveis de comunicação e de negócio, rendeu
um incremento histórico para as vendas da marca. Isso sem contar com a forma
incrível como conseguiu transformar a percepção dos consumidores.
Agora
o que muitos ainda não entendem é que o grande valor não está em ter respondido
as perguntas. Isso é um detalhe. O importante não é o conteúdo, o importante é
a atitude. O consumidor não se importa tanto com o dado, nem com a receita, nem
com a informação.
O
importante é a relação que se gera: uma relação de confiança. Porque o grande
problema que o McDonalds tinha no Canadá, como em muitos outros mercados, não
são os inimigos, mas as pessoas céticas, sem conexão com a marca. A esses
consumidores, o McDonald’s se mostrou uma marca honesta, transparente, que se
importa com as dúvidas de seu público. Em outras palavras, alguém que faz
publicidade, mas que escuta as pessoas.
O importante em uma campanha em mídias sociais não é
responder perguntas, o importante é ser honesto, não usar truques e não chegar
com respostas prontas. É disso que se trata o novo mundo do consumidor. Por
isso, muitas vezes não podem haver muitos processos de aprovação para as ações,
nem três comitês responseveis por validar a estratégia e a execução.
É a vida
real, onde não há tapumes nem tempo para elaborar respostas ou para ler o
teleprompter. Talvez, a prova mais clara seja o Superbowl em que o tweet de
Oreo foi capaz de gerar mais interesse que comerciais que haviam recebido
milhões de dólares e cuja produção havia durado meses.
A campanha do
McDonald’s Canadá, que entrará para a história como um dos melhores casos que
marcaram o início da nova era do consumidor, segue sendo incompreendida por
muitos, criticada por muitas marcas que seguramente não vão sobreviver ao novo mundo
do marketing. O mais importante é que a campanha tem satisfeito os clients e
ganhado bastante reconhecimento. Seguramente, é digna de muitos prêmios de
criatividade e efetividade. Mas o prêmio mais importante, o do que cidadão que
crê, se conecta com a marca e a prefere, sem dúvida, já ganhou. (Texto de Juan Isaza, publicado originalmente no Administradores e no Adnews)
O MARKETING DO SEXO
Faltava
uma hora para o voo. Entrei na livraria do aeroporto de Congonhas e fiquei
espantado com a quantidade de novos lançamentos de romances de sacanagem
escritos por mulheres, para mulheres, na esteira do sucesso de Cinquenta Tons
de Cinza. Contei mais de 30 obras de autoras diferentes! Em gôndolas de best
sellers.
Não me considero
moralista. Mas fico curioso pelo fato dessas obras, a partir dos títulos,
usarem apelo erótico resvalando pelo sadomasoquismo.
Enquanto pensava nisso e o avião taxiava pela pista, lembrei-me da personagem da Nancy Allen no filme de Steven Spielberg, Uma Guerra Muito Louca, 1941, que era apaixonada por aviões clássicos da Segunda Guerra. Para ela, grandes e excitantes símbolos fálicos. Sou da geração que presenciou o nascimento do feminismo. Mas acho que Germaine Greer e Betty Friedan ficariam coradas hoje, não com o conteúdo soft pornô dessas obras, mas com o baixo nível literário, porque parece que apesar de terem conseguido, depois de tanta luta, a posição desejada no mercado de trabalho, sua parte animal, inconscientemente, continua atraída pelo macho animal, dominador e provedor. Há muito tempo que o cinema e a TV deixaram de usar a imagem de mulheres sexy, classudas, e partiram para as periguetes, seminuas e vulgares. Até na música: “Ai, ai, assim você me mata”. Sim, porque depois de longas e estafantes jornadas de trabalho, comandando homens submissos, nada como dar asas à imaginação com esse tipo de leitura. Num mundo onde a privacidade se escancarou, e todas as modalidades sexuais se tornaram banais em todos os veículos de comunicação, por que não explorar isso na literatura? Quem sacou isso espertamente foi a pioneira autora e agora bilionária de Cinquenta Tons de Cinza, que merece sua fortuna. Ela sabe que o animal mulher continua a ser fêmea, apesar de tudo. Já estava escrito em o Macaco Nu de Desmond Morris. "(...) A minha justificativa é que, apesar de ter se tornado tão erudito, o Homo sapiens não deixou de ser um macaco pelado e, embora tenha adquirido motivações muito requintadas, não perdeu nenhuma das mais primitivas e comezinhas. Isso causa-lhe muitas vezes certo embaraço, mas os velhos instintos não o largaram durante milhões de anos, enquanto os mais recentes não têm mais que alguns milhares de anos — e não resta a menor esperança de que venha a desembaraçar-se da herança genética que o acompanhou durante toda a sua evolução. Na verdade, o Homo sapiens andaria muito menos preocupado, e sentir-se-ia muito mais satisfeito, se fosse capaz de aceitar esse fato. É talvez nesse sentido que um zoólogo pode ajudar.(...)". Se antes O Amante de Lady Chaterley e Mulheres Apaixonada de DH Lawrence eram utilizados para masturbação masculina, hoje, esse tipo de literatura, sem a mesma qualidade literária segundo os críticos, é para elas, que estão solitárias no poder. E não só os editores estão dando pulos de alegria. Os fabricantes de algemas e chicotinhos também! (Texto de Julio Xavier, sócio da BossaNovaFilms e adora dar pitaco em marketing, no Meio e Mensagem).
ESPECIALISTAS DA
INFINLÂNDIA E DOS EUA DEBATEM SOBRE
EDCAÇÃO NA FIESC
|
Especialistas em
educação da Finlândia e dos Estados Unidos participam hoje do primeiro
workshop internacional de educação. O evento é promovido pela Federação das
Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em parceria com o Todos pela Educação, e
será realizado na FIESC, a partir das 11h30. O workshop é uma iniciativa do
Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela Federação.
Está confirmada a participação da diretora de treinamento na Universidade Hämeenlinna de Ciências Aplicadas da Finlândia, Seija Mahlamäki-Kultanen. Ela apresentará o sistema educacional do país, que é o primeiro no ranking mundial em qualidade de educação, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). A partir do relato de pesquisas sobre a educação e o mundo do trabalho, o evento promoverá reflexões sobre os índices de desenvolvimento educacional e abordagens do dia a dia escolar. O estudo Education to employment: Designing a system that Works(Educação para o trabalho: desenhando um sistema que funcione), de Markus Frank, da McKinsey & Company, também será apresentado no encontro. Marina Bassi, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ainda falará sobre habilidades, educação e emprego na América Latina; José Pastore, professor da USP, abordará a educação como fator de produtividade e competitividade da indústria; e Luis Norberto Pascoal, presidente do Todos pela Educação, debaterá sobre o papel da educação para o desenvolvimento da indústria. As interações serão mediadas pelo secretário municipal de educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, e pelo consultor Mozart Ramos. |
GOOGLE DEVE
LANÇAR ESTE MÊS O RELÓGICO INTRELIGENTE
Depois da
Samsung, o Google pode ser o próximo a lançar um relógio inteligente. De acordo
com o site 9to5 Google, o gadget deve chegar no dia 31 de outubro.
O dispositivo
terá suas funcionalidades centradas no Google Now, o assistente pessoal virtual
da empresa. Isto pode ser um indício de que o gadget terá funções parecidas com
as disponíveis no Google Glass, os óculos de realidade aumentada lançados neste
ano.
O Nexus Watch,
como vem sendo chamado o aparelho, deve ser anunciado junto com a nova versão
do Android, o KitKat. Neste mesmo evento, o Google deverá anunciar seu novo
smartphone, o Nexus 5, e o novo tablet Nexus 10. (Redação Adnews Via Exame)
OPORTUNIDADES
. Empresa dona de
marcas como Smirnoff, Johnnie Walker e Guiness abre inscrições para programa de
estágio - A companhia foi eleita pelo instituto Great
Place to Work como a sétima melhor empresa para se trabalhar no Brasil
A
Diageo, empresa multinaconal de produção de bebidas alcoólicas, tem inscrições
abertas para seu programa de estágio, em São Paulo. A companhia é dona de
marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, entre outras.
Os
candidatos precisam ter previsão de conclusão da graduação em 2015 e ter
fluência em inglês. Além disso, é necessário estar matriculado em um destes
cursos: Administração, Contabilidade, Comunicação, Marketing, Publicidade,
Economia, Engenharias, Matemática, Estatística, Farmácia, Biologia ou Química
A
empresa oferece remuneração de R$ 1.336, vale-refeição e transporte, plano de
saúde e odontológico, um mês adicional de bolsa auxílio e seguro de vida.
A
companhia foi eleita pelo instituto Great Place to Work como a sétima melhor para se trabalhar no Brasil.
. Microsoft tem
inscrições abertas para programa de estágio - Programa é voltado a estudantes com formação prevista entre dezembro de
2014 e julho de 2015
A Microsoft do Brasil tem inscrições abertas para seu programa de estágio, voltado a estudantes com formação
prevista entre dezembro de 2014 e julho de 2015. Para participar, é necessário cursar
Administração, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharias,
Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Internacionais ou Sistemas de
Informação.
As vagas são voltadas a estudantes com fluência em inglês e
disponibilidade para trabalhar até 30 horas semanais.
. Grupo Boticário
tem inscrições abertas para programa de estágio
O Grupo Boticário tem inscrições abertas para seu programa
de estágio, que selecionará
estudantes para trabalharem em São Paulo, Curitiba e São José dos Pinhais (PR).
As oportunidades são nas áreas de marketing, vendas, recursos humanos, TI,
comunicação, negócios, entre outras.
O processo seletivo envolve testes online de lógica e
informática, dinâmica de grupo, entrevistas com gestores e avaliação de inglês.
O estágio, que tem início em março de 2014, oferece bolsa-auxílio, seguro de
vida, assistência médica, vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição ou
refeitório.
. Johnson&Johnson,
Natura e Avon oferecem vagas de estágio - Universitários de diferentes
áreas podem participar dos processos seletivos
Três grandes empresas da área de cosméticos e bem-estar estão
com inscrições abertas para os seus programas de estágio.
O Programa de Estágio da Natura é baseado no
modelo 70-20-10; no qual 70% da aprendizagem é “on-the-job”, desempenhando a
função, 20% em acompanhamento e 10% em ações de educação. Com duração de dois
anos, o programa conta com vagas em Cajamar (SP), Alphaville (SP), São Paulo
(SP), Rio de Janeiro (RJ), e Benevides (PA).
A bolsa-auxílio varia de acordo com a carga horária e são
oferecidos benefícios como vale refeição, vale transporte, assistência médica e
odontológica, seguro de vida, entre outros.
Podem participar do processo seletivo universitários que tenham
previsão de formação entre junho de 2015 e dezembro de 2015 e ter inglês
intermediário. Mais informações e inscrições no site do programa.
A Johnson & Johnson tem oportunidades para
estágio na Zona Oeste da capital paulista. Podem participar estudantes dos
cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, ou Engenharia de
Produção, com conclusão prevista entre julho de 2015 e dezembro de 2015. Também
é preciso ter inglês intermediário, bons conhecimentos de Pacote Office, e
disponibilidade de estagiar 6 horas por dia.
Entre os benefícios oferecidos estão seguro de vida, assistência
médica e vale transporte. Interessados encontram mais informações e podem se
inscrever na página do programa.
Já a Avon está em busca de universitários que
tenham formação prevista entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, inglês
avançado e disponibilidade de estagiar 20 horas semanais. O programa de estágio
da empresa tem duração de até dois anos. Os 20% que tiverem melhor desempenho
serão automaticamente inseridos no Programa de Trainee. Mais informações e
inscrições no site do programa
. Disney World tem
oportunidades de trabalho para estrangeiros
O trabalho de representante cultural do Brasil tem duração de três meses
A Disney World
oferece vagas para pessoas de diferentes partes do mundo. São cinco programas internacionais: Academic, Exchange Program, Cultural Exchange
Program, Australia/ New Zealand, Cultural Representative Program e Japan/Disney
Vacation Club Program.
Participantes dos
programas terão a chance de viver perto de Orlando, Flórida, conhecer pessoas
do mundo todo, aprender sobre diferentes culturas e ter um cotidiano imerso no
idioma inglês. Acesse o site e
saiba mais.
O parque também tem
vaga aberta para representante cultural do Brasil, entre outras. Para se candidatar é preciso ter mais
de 18 anos, inglês fluente, ser apto para falar português e representar a
cultura brasileira, além de ter participado pelo menos de um Programa
Internacional da Disney. Mais informações e lista de vagas abertas no site de carreiras. (Fonte:
Catraca Livre)
. Lojas do Grand Plaza
Shopping abrem 850 vagas temporárias para as vendas de final de ano - As
lojas do Grand Plaza Shopping projetam para o último trimestre deste ano a
contratação de aproximadamente 850 funcionários para vagas temporárias. O
recrutamento deve-se à necessidade de atender as demandas decorrentes das
vendas de Natal, período de maior movimentação no centro de compras. Maior
shopping da região do Grande ABC, com 340 lojas, o Grand Plaza Shopping espera
receber em dezembro mais de 1,5 milhão de clientes.
Requisitos para contratação
Um dos pré-requisitos para concorrer a uma vaga é ter no mínimo 18 anos de idade. As exigências dos lojistas variam, mas o mercado, de modo geral, prioriza candidatos comunicativos, proativos, otimistas e com foco em resultados.
O prazo para se candidatar também é variável e recomenda-se que os interessados fiquem atentos às oportunidades divulgadas nas próprias lojas. A maior parte das contratações temporárias é para os cargos de vendedor, auxiliar de vendas, estoquista e atendente na praça de alimentação.
Uma
rede social precisar “socializar” cada vez mais as pessoas. Certo? O Twitter
finalmente entendeu isso e está mudando a maneira como as mensagens diretas, as
famosas “DMs” funcionam. Agora, para fazer esse tipo de contato, não será mais
preciso ser “seguido” por outra pessoa na rede social para poder mandar a
mensagem privada.
O
Twitter criou uma opção para “Receber mensagens diretas de qualquer seguidor”.
Para isso, basta acessar as configurações. Não é uma mudança tão brusca em termos de
experiência para o usuário, mas pode ser muito importante em alguns casos,
sobretudo na troca de mensagens privadas entre clientes e empresas. O novo
recurso será implementado aos poucos. (Adnews,
com informações do The Verge)
7 RAZÕES QUE MOSTRAM QUE BUZZFEED É A MORTE E A SALVAÇÃO DO
JORNALISMO
O BuzzFeed terá uma versão em português ainda em outubro. O
site usa algoritmos e editores humanos para identificar conteúdo viral. O
resultado é uma espécie de linha do tempo com notícias, curiosidades, links
para outros sites, charges humorísticas, vídeos e muitas listas no estilo “10
incríveis fantasias de última hora para o Halloween”. Mas será que isto é bom
para o jornalismo e a veiculação de notícias?
Rory Cellan-Jones, correspondente de tecnologia da BBC, resolveu enumerar 7 razões que mostram: BuzzFeed é a
salvação e também a morte do jornalismo.
Confira:
1. É popular com as crianças,
acostume-se.....
E
não é só isso. O site está se tornando um dos mais populares do mundo. Só em
agosto, foram 85 milhões de visitantes. Quando o assunto é compartilhamento de
notícias, o Buzzfeed supera até o Huffington Post, a CNN e a BBC.
E
o fundador, Jonah Peretti, tem como objetivo focar no público que cresceu com a
web. Para ele, o entretenimento que esta geração admira e as notícias de seu
interesse são, em grande parte, negligenciados pela televisão e jornais.
2. OK, mas o que a criançada está lendo?
"Este
bebê elefante reencontrando seu pai é a coisa mais fofa que você verá
hoje" e "9 Tuítes de celeridades que você perdeu hoje" - se for
esse o futuro do jornalismo, diz Cellan-Jones, o céu nos ajude ...
3. Mas também há boas pautas...
Algumas
outras manchetes demonstram um certa maturidade: "O grande vencedor quando
o assunto são os lucros do JP Morgan - os advogados", "Por que esses
três economistas ganharam o Prêmio Nobel", e "A última tentativa
desesperada da Blackberry para conquistá-lo é hilária". Ou seja, há
negócios, tecnologia e política no Buzzfeed. E o site está recrutando talentos
jornalistícos nos EUA e em Londres.
4. Entretanto, cliques vêm em primeiro
lugar...
No
BuzzFeed é assim: se você não consegue cliques para o site, é bom pegar sua
mala e "vazar". E se você acha que as listas engraçadinhas são apenas
um plano para financiar o jornalismo sério do site, veja o que o fundador,
Peretti, tem a dizer sobre isso: "Você não entende. Nós amamos as
histórias engraçadas - é o que estamos fazendo".
Mas
é bom lembrar, como ressalta o colunista da BBC, as idiotices do BuzzFeed são
brilhantes. Veja a lista "Os
29 estágios de uma Tempestade no Twitter".
5. Mas é um veículo que faz dinheiro...
A
ambição de todo empresário que vive no mundo contemporâneo da mídia moderna é
tornar seu negócio rentável - basta perguntar a qualquer um do The Guardian,
por exemplo.
O
site emprega mais de 400 pessoas - técnicos, jornalistas, tipos de marketing -
e, de acordo com Peretti, ganha bastante dinheiro. Para Cellan-Jones, o veículo
tem tudo para se tornar uma potência de mídia e sem publicidade intrusiva em
excesso...
Um
truque do Buzzfeed é ensinar os anunciantes a escreverem histórias ao
"estilo Buzzfeed". O objetivo é promover as marcas sem ter de
empurrar um anúncio na face do leitor. Segundo Peretti, há uma divisão clara
entre conteúdo e publicidade. Entretanto, como questiona o colunista da BBC,
talvez isso não fique claro para o leitor da notícia "13 sinais que
mostram seu vício em blogs de moda" sem perceber que o texto é patrocinado
pela Blackberry do Reino Unido.
Uma
imagem que representa o cerne do BuzzFeed. (Redação
Adnews)
O evento terá a presença de Fernando Machado, VP
Global da Dove, que foi responsável pela campanha “Dove Real Beauty Sketches” –
a peça famosa mostra um artista desenhando mulheres a partir das descrições delas
próprias e de desconhecidas.
Na
ocasião, a Elemidia disponibilizará seus monitores com conteúdo informativo e
publicitário e já vem divulgando o encontro em toda sua rede na capital
paranaense.
Em sua palestra,
Fernando Machado falará sobre o porquê as marcas devem ter um significado e
propósito maior do que aquilo que os produtos vendem.
O palestrante,
que é brasileiro, conta com 27 Leões do Festival de Cannes, sendo que 19 ganhou
com a campanha “Dove Real Beauty Sketches”, que ainda levou o Grand Prix de
Titanium, o prêmio para a melhor campanha integrada, e o mais cobiçado do
Festival.
Durante o Grande
Encontro GPAPR, haverá ainda uma mesa redonda com profissionais responsáveis
por grandes marcas com sedes em Curitiba. O evento é promovido anualmente pelo
Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná, associação de profissionais sem
fins lucrativos, que organiza palestras, eventos e cursos de aperfeiçoamento e
capacitação para profissionais do mercado publicitário. Detalhes:
Fundada em 2003, a Elemidia chegou ao
mercado com a missão de transformar os elevadores em um novo veículo de mídia
de massa, com alto de poder de segmentação. Hoje, muito além dos elevadores de
edifícios corporativos que a tornaram conhecida no mercado, as operações da
rede estão distribuídas, também, em outros ambientes como shopping centers,
hotéis, universidades, academias e supermercados.
Presente em 80 cidades brasileiras de 20
estados e Buenos Aires -, a Elemidia se tornou a maior operadora de mídia
digital out of home da América Latina. A empresa possui hoje 10.000 monitores
em operação e audiência de mais de 20 milhões de pessoas impactadas por semana.
. HONDA LANÇA CONCURSO MUSICALK FACES OF ROCK
A Moto Honda da
Amazônia (HDA), por meio do projeto Honda Dream, lançou uma promoção para fãs
de motocicleta e rock´n´roll. O concurso ‘Faces os Rock’ premiará a banda que
fizer o melhor jingle com 15 mil reais em instrumentos musicais e divulgação da
música em rede de rádio nacional.
Para participar da promoção, as bandas interessadas devem compor um jingle inspiradas no slogan “Asas da Liberdade” e se inscrever na aba da promoção dentro da fanpage Honda Dream (http://www.facebook.com/HondaDreamBrasil).
Na primeira etapa
de seleção, um júri de especialistas musicais da 89FM – A Rádio Rock de São
Paulo - e de profissionais da Honda selecionarão os cinco melhores jingles. Os
escolhidos irão para votação do público e a banda que tiver maior número de
votos na fanpage Honda Dream será premiada e terá sua música executada
no programa ‘Temos Vagas’, da 89FM. A promoção já começou e vai até 6 de
novembro.
COMO TIRAR O MÁXIMO DO FACEBOOK INSIGTHS
O Facebook Insights, espécie de analytics da maior rede social
do mundo, é uma ferramenta indispensável para quem deseja melhorar o desempenho
de sua fanpage no site de Mark Zuckerberg. Em julho, a versão repaginada
começou a ser disponibilizada para os administradores. Com o intuito de ajudar
os profissionais, o Adnews conversou com especialistas para saber como obter o
máximo do Facebook Insights.
Vale relembrar: a ferramenta em questão fornece aos
desenvolvedores e proprietários de páginas métricas sobre o conteúdo. É
possível compreender e analisar as tendências sobre o uso e dados demográficos,
bem como o consumo e geração de conteúdo.
Prepare-se
Bem, antes de tudo, saiba que a verificação dos dados fornecidos
pelo Facebook Insights terá de ser periódica. Segundo Renata Longhi, gerente de
social media da Wunderman, a simples observação dos dados, independentemente da
frequência, tende a trazer poucos aprendizados. "É a coleta e análise
regular (no mínimo mensal), e a comparação com períodos anteriores que trará
maiores aprendizados e informações sobre desempenho a médio e longo
prazo", explica.
Corroborando a análise de Renata, Bruno Pirim, Coordenador de
Estratégia em Redes Sociais da Pereira&O'Dell, diz que mais importante do
que os insights é a leitura inteligente dos dados exportados (aquelas planilhas
do Excel com dezenas de abas que os administradores de fanpages podem baixar).
"O cruzamento de informações aqui é fundamental, já que
dados perdem muito sua relevância quando vistos isoladamente. Por exemplo: um
post com mil compartilhamentos tem pesos diferentes para uma fanpage de 10 mil
e uma de 10 milhões de fãs. Tudo deve ser visto de forma proporcional",
comenta.
Tendo em mente a visão periódica dos Insights, vamos a eles.
Visão Geral - Pagar ou não pagar para estimular as
postagens?
Começando os trabalhos, nesta primeira aba da ferramenta, repare
em "Opções Curtir". É neste espaço, conforme explica Omar Assaf,
gerente de mídias sociais da Commonwealth (que cuida da conta de Chevrolet),
que está a origem dos likes, se eles são orgânicos ou se são provenientes de
anúncios pagos.
"No caso de likes orgânicos, esse número está sempre ligado
ao de pessoas (não fãs) que os posts estão atingindo de forma viral (ou seja, a
partir dos outros usuários). Quanto mais as pessoas interagem com os posts,
mais amigos veem, o que gera mais likes para a página".
Repare que neste mesmo setor do Facebook Insights, um pouco mais
abaixo, há um resumo de como suas postagens se comportaram. Há um botão para
estimular o acesso permitindo o pagamento para aumentar o alcance. Mas como
decidir quando pagar e
quando não pagar? Tudo depende da estratégia.
De acordo com Tatiana Shibuya, Sócia e Presidente da Naked
Brasil, na média, menos de 12% das pessoas que curtiram uma página visualizam
as atualizações de status da fanpage em questão. "Por isso, se o social
media identifica um post com conversão orgânica fora da média, e este mesmo
post se encaixa nos objetivos ou estratégia, é muito válido impulsionar esta
publicação, pois é uma oportunidade de tornar-se mais relevante para a base fãs
ou ainda aproveitar a influência da sua base para impactar os amigos destes
fãs, além disso, a conversão orgânica pode otimizar os resultados
patrocinados".
"Mesmo uma página de sucesso acaba atingindo organicamente
uma fração de seus fãs totais", analisa Roberto Cassano, diretor de
Estratégia e Planejamento da Agência Frog.
Então o segredo é estimular os posts? Sim e não. Outra vez, tudo
vai depender de sua estratégia. Há "a necessidade de equilibrar esse
investimento de mídia, priorizando em alguns momentos mais a necessidade de
falar com a sua base" do que aumentá-la, conforme elucida André Artacho,
diretor da Havas Social.
Quando postar? O que postar?
Na aba “Publicações” estão localizados, talvez, os dois grandes
problemas para o profissional de mídias sociais: dados sobre os horários das
postagens e o tipo de postagem (foto ou link direto). Graças ao Facebook,
analisar o que é mais eficaz ficou menos complicado.
Para Renata, da Wunderman, estudar estes dados resultará, em
longo prazo, num desempenho eficaz de sua fanapge. Mas fique atento. Não basta
saber o horário em que os fãs estão online, é preciso aprender em quais períodos
eles estão mais receptivos aos tipos de mensagem que você publica.
Ao ver que seus seguidores estão online em determinado horário
(pico da curva no gráfico), uma marca que bombardeie a página de posts pode dar
um tiro no pé e se tornar “um canal chato (spammer), além de ter um aumento
significativo no engajamento negativo”, ilustra Paola Zingman, diretora geral
da Lattitud, agência digital do grupo Havas que trabalha integrada com a Z+.
Mas e em relação aos posts, o que é melhor: foto com link na postagem ou
link direto? Fotos tendem a causar mais impacto porque têm apelo
visual, diferentemente de um link, até mesmo pelo tamanho da sua
disponibilização na tela. "O link é só um caminho para o conteúdo, um
meio, uma ferramenta. Já a imagem causa impacto, é conteúdo também, é o início
da experiência que se deseja oferecer", explica Assaf, da Commonwealth.
Tatiana, presidente da Naked, é mais enfática. "Links
diretos nunca causam impacto na plataforma porque o Facebook é um meio de apelo
visual. Mesmo antes da alteração [que aumentou a imagem dos links], fotos
sempre trouxeram uma performance melhor do que links diretos".
Em relação aos horários, ela explica que o Facebook funciona da
seguinte forma: cada usuário médio da rede é impactado organicamente apenas 1
vez, por página/dia. Ou seja, a não ser que esse fã interaja bastante com a
fanpage, ele só recebe o conteúdo uma vez na sua timeline a cada dia.
"Assim, para garantir que uma grande parte da audiência da página seja
impactada, eles sugerem algumas medidas de distribuição de conteúdo, de forma
que esse conteúdo não entre em competição com ele mesmo pela atenção do
seguidor. Uma dessas medidas é um prazo de 3h entre posts. Esse prazo médio,
segundo o Facebook, permite que a audiência da página se renove, para que novas
pessoas sejam atingidas".
As pessoas
O Facebook, acima de tudo, é uma rede social. Tanto que o
Insights apresenta, em detalhes, características dos curtidores. Você pode
encontrar estas informações na aba “Pessoas”, que é composta pelas sub abas
"Seus Fãs", "Pessoas alcançadas" e "Pessoas
envolvidas". Mas afinal, o que estes nomes significam?
Para Renata, da Wunderman, as três sub abas são de suma
importância. Em “Seus fãs”, você pode saber o perfil das pessoas que de fato
curtiram sua página. Isso ajuda a mensurar se o seu target será atingido e a
direcionar melhor suas mensagens e investimento em mídia.
"Por exemplo, se seu produto tem target 18-24 em ambos os
sexos, mas sua página tem mais fãs entre 25-34, é preciso pensar em formas de
atrair o público que realmente importa. Caso o target seja mais abrangente, e
você souber que a maior parte dos seus fãs é composta por jovens, isso ajuda a
criar um conteúdo que dialoga melhor com este público, aumentando o potencial
de interação com as mensagens", explica.
Em “Pessoas alcançadas”, explica Paola, da Lattitud, o número de
internautas que foram impactados com o seu conteúdo (que o veem na timeline) é
exibido. Aqui, as cores fortes mostram o total de pessoas impactadas e a cor
mais fraca mostra a sua base de fãs.
As “Pessoas envolvidas” são os demais “consumidores” de
conteúdo. Aqueles que não “assinam” o conteúdo curtindo a página, mas que
interagem também. "O estudo produtivo é entender as principais diferenças
entre esses grupos. Nesses espaços podem estar grandes oportunidades",
analisa Assaf, da Commonwealth.
Parece complicado? Cassano, diretor da Frog, resolveu explicar
com uma analogia. Imagine a fanpage de um colégio. Nesse caso, os alunos seriam
os “fãs”, os pais são aqueles que interagem de verdade, são “alcançados”, e os
tios e tias se “envolvem” ao comentar as interações dos pais.
Em suma, a vida do comunicador está facilitada com os Insights,
mas tenha cuidado. "Hoje, o Facebook é a rede social onde a maioria dos
usuários brasileiros está, mas, como aconteceu com o Orkut, é sempre possível
que as próximas gerações estejam em redes diferentes. O importante para o
gestor de fanpages de marcas é estar ligado em tudo que está surgindo de
novo", finaliza Bruno Pirim, Coordenador de Estratégia em Redes Sociais da
Pereira&O'Dell. (Por Leonardo Araujo)
2º CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A
Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com
inscrições abertas, até 2 de abril de 2014, para o 2º Congresso Nacional de
Formação de Professores, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril de 2014 em
Águas de Lindoia.
No mesmo
período ocorrerá o 12º Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
que, assim como o evento nacional, terá como tema “Por uma revolução no campo
da formação de professores”. Minicursos, mesas-redondas e sessão de pôsteres
estão programados para o evento.
Os
interessados em submeter trabalhos para apresentação devem fazê-lo até 28 de
outubro. Os trabalhos de pesquisa ou relatos de experiência devem estar
classificados em um dos oito eixos temáticos disponíveis.
Os
congressos serão realizados no Hotel Majestic, situado na Praça Dr. Vicente
Rizzo, 160, na cidade de Águas de Lindoia. Detalhes: www.geci.ibilce.unesp.br/logica_de_aplicacao/site/index_1.jsp?id_evento=31
JORNAL COREIO BRAZILIENSE DEMITE 36 JORNALISTAS
O jornal
Correio Braziliense demitiu 36 profissionais nesta segunda-feira, 14. De acordo
com o Comunique-se, as dispensas fazem parte de uma reestruturação pela qual o
periódico do grupo Diários Associados está passando. Pelo menos 6 dos demitidos
são jornalistas.
Ainda não
há detalhes sobre a reformulação do veículo. O Comunique-se tentou conversar
com a direção da empresa, mas não obteve retorno.
Para o Sindicato
dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, a "atitude mostra a
falta de consideração e respeito com os jornalistas que fazem no dia a dia a
principal publicação da capital".
A entidade
disponibilizou seu departamento jurídico para auxiliar os profissionais lesados
pelas demissões. (Redação Adnews Via Comunique-se)
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