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quinta-feira, 17 de outubro de 2013

POR QUE NINGUÉM ENTENDE DE MÍDIAS SOCIAIS COMO O MCDONALD’S NO CANADÁ?


Faz mais de um ano que o mundo se surpreendeu com uma campanha na qual o McDonald`s explicava porque os hambúrgueres das fotos publicitárias eram diferentes dos reais. Pouca gente poderia prever que uma marca dessa dimensão faria algo desse tipo. E o grande impacto gerado era só o começo. Logo depois, ensinaram os ingredientes do molho e responderam as dúvidas que os consumidores sempre tiveram mas nunca a marca havia se atrevido a responder.

O McDonald's Canadá (responsável pela ação) detonou um barril de pólvora que teve impacto em todos os cantos do Planeta. E conseguiu isso porque entendeu que no novo mundo do consumidor ganha o maior prêmio quem tem mais coragem.

Como disse na época o Advertising Age ao destacar o caso, “a transparência obsessiva paga”, e paga muito bem. O caso, que tem sido estudado por muita gente de maneira bem objetiva, analisando variáveis de comunicação e de negócio, rendeu um incremento histórico para as vendas da marca. Isso sem contar com a forma incrível como conseguiu transformar a percepção dos consumidores.

Agora o que muitos ainda não entendem é que o grande valor não está em ter respondido as perguntas. Isso é um detalhe. O importante não é o conteúdo, o importante é a atitude. O consumidor não se importa tanto com o dado, nem com a receita, nem com a informação.

O importante é a relação que se gera: uma relação de confiança. Porque o grande problema que o McDonalds tinha no Canadá, como em muitos outros mercados, não são os inimigos, mas as pessoas céticas, sem conexão com a marca. A esses consumidores, o McDonald’s se mostrou uma marca honesta, transparente, que se importa com as dúvidas de seu público. Em outras palavras, alguém que faz publicidade, mas que escuta as pessoas.

O importante em uma campanha em mídias sociais não é responder perguntas, o importante é ser honesto, não usar truques e não chegar com respostas prontas. É disso que se trata o novo mundo do consumidor. Por isso, muitas vezes não podem haver muitos processos de aprovação para as ações, nem três comitês responseveis por validar a estratégia e a execução.


 É a vida real, onde não há tapumes nem tempo para elaborar respostas ou para ler o teleprompter. Talvez, a prova mais clara seja o Superbowl em que o tweet de Oreo foi capaz de gerar mais interesse que comerciais que haviam recebido milhões de dólares e cuja produção havia durado meses.

A campanha do McDonald’s Canadá, que entrará para a história como um dos melhores casos que marcaram o início da nova era do consumidor, segue sendo incompreendida por muitos, criticada por muitas marcas que seguramente não vão sobreviver ao novo mundo do marketing. O mais importante é que a campanha tem satisfeito os clients e ganhado bastante reconhecimento. Seguramente, é digna de muitos prêmios de criatividade e efetividade. Mas o prêmio mais importante, o do que cidadão que crê, se conecta com a marca e a prefere, sem dúvida, já ganhou. (Texto de Juan Isaza, publicado originalmente no Administradores e no Adnews)


O MARKETING DO SEXO


Faltava uma hora para o voo. Entrei na livraria do aeroporto de Congonhas e fiquei espantado com a quantidade de novos lançamentos de romances de sacanagem escritos por mulheres, para mulheres, na esteira do sucesso de Cinquenta Tons de Cinza. Contei mais de 30 obras de autoras diferentes! Em gôndolas de best sellers.

Não me considero moralista. Mas fico curioso pelo fato dessas obras, a partir dos títulos, usarem apelo erótico resvalando pelo sadomasoquismo.

Enquanto pensava nisso e o avião taxiava pela pista, lembrei-me da personagem da Nancy Allen no filme de Steven Spielberg, Uma Guerra Muito Louca, 1941, que era apaixonada por aviões clássicos da Segunda Guerra. Para ela, grandes e excitantes símbolos fálicos.

Sou da geração que presenciou o nascimento do feminismo. Mas acho que Germaine Greer e Betty Friedan ficariam coradas hoje, não com o conteúdo soft pornô dessas obras, mas com o baixo nível literário, porque parece que apesar de terem conseguido, depois de tanta luta, a posição desejada no mercado de trabalho, sua parte animal, inconscientemente, continua atraída pelo macho animal, dominador e provedor.

Há muito tempo que o cinema e a TV deixaram de usar a imagem de mulheres sexy, classudas, e partiram para as periguetes, seminuas e vulgares. Até na música: “Ai, ai, assim você me mata”.

Sim, porque depois de longas e estafantes jornadas de trabalho, comandando homens submissos, nada como dar asas à imaginação com esse tipo de leitura.

Num mundo onde a privacidade se escancarou, e todas as modalidades sexuais se tornaram banais em todos os veículos de comunicação, por que não explorar isso na literatura?

Quem sacou isso espertamente foi a pioneira autora e agora bilionária de Cinquenta Tons de Cinza, que merece sua fortuna. Ela sabe que o animal mulher continua a ser fêmea, apesar de tudo. Já estava escrito em o Macaco Nu de Desmond Morris.

"(...) A minha justificativa é que, apesar de ter se tornado tão erudito, o Homo sapiens não deixou de ser um macaco pelado e, embora tenha adquirido motivações muito requintadas, não perdeu nenhuma das mais primitivas e comezinhas. Isso causa-lhe muitas vezes certo embaraço, mas os velhos instintos não o largaram durante milhões de anos, enquanto os mais recentes não têm mais que alguns milhares de anos — e não resta a menor esperança de que venha a desembaraçar-se da herança genética que o acompanhou durante toda a sua evolução. Na verdade, o Homo sapiens andaria muito menos preocupado, e sentir-se-ia muito mais satisfeito, se fosse capaz de aceitar esse fato. É talvez nesse sentido que um zoólogo pode ajudar.(...)".

Se antes O Amante de Lady Chaterley e Mulheres Apaixonada de DH Lawrence eram utilizados para masturbação masculina, hoje, esse tipo de literatura, sem a mesma qualidade literária segundo os críticos, é para elas, que estão solitárias no poder. E não só os editores estão dando pulos de alegria. Os fabricantes de algemas e chicotinhos também! (Texto de Julio Xavier,  sócio da BossaNovaFilms e adora dar pitaco em marketing, no Meio e Mensagem).
ESPECIALISTAS DA INFINLÂNDIA E DOS EUA DEBATEM SOBRE  EDCAÇÃO NA FIESC
  
Especialistas em educação da Finlândia e dos Estados Unidos participam hoje do primeiro workshop internacional de educação. O evento é promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em parceria com o Todos pela Educação, e será realizado na FIESC, a partir das 11h30. O workshop é uma iniciativa do Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela Federação.

Está confirmada a participação da diretora de treinamento na Universidade Hämeenlinna de Ciências Aplicadas da Finlândia, Seija Mahlamäki-Kultanen. Ela apresentará o sistema educacional do país, que é o primeiro no ranking mundial em qualidade de educação, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

A partir do relato de pesquisas sobre a educação e o mundo do trabalho, o evento promoverá reflexões sobre os índices de desenvolvimento educacional e abordagens do dia a dia escolar. O estudo Education to employment: Designing a system that Works(Educação para o trabalho: desenhando um sistema que funcione), de Markus Frank, da McKinsey & Company, também será apresentado no encontro.

Marina Bassi, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ainda falará sobre habilidades, educação e emprego na América Latina; José Pastore, professor da USP, abordará a educação como fator de produtividade e competitividade da indústria; e Luis Norberto Pascoal, presidente do Todos pela Educação, debaterá sobre o papel da educação para o desenvolvimento da indústria. As interações serão mediadas pelo secretário municipal de educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, e pelo consultor Mozart Ramos.



 GOOGLE DEVE LANÇAR ESTE MÊS O RELÓGICO INTRELIGENTE

Depois da Samsung, o Google pode ser o próximo a lançar um relógio inteligente. De acordo com o site 9to5 Google, o gadget deve chegar no dia 31 de outubro.

 

O dispositivo terá suas funcionalidades centradas no Google Now, o assistente pessoal virtual da empresa. Isto pode ser um indício de que o gadget terá funções parecidas com as disponíveis no Google Glass, os óculos de realidade aumentada lançados neste ano.

 

O Nexus Watch, como vem sendo chamado o aparelho, deve ser anunciado junto com a nova versão do Android, o KitKat. Neste mesmo evento, o Google deverá anunciar seu novo smartphone, o Nexus 5, e o novo tablet Nexus 10. (Redação Adnews Via Exame)

OPORTUNIDADES


. Empresa dona de marcas como Smirnoff, Johnnie Walker e Guiness abre inscrições para programa de estágio - A companhia foi eleita pelo instituto Great Place to Work como a sétima melhor empresa para se trabalhar no Brasil


A Diageo, empresa multinaconal de produção de bebidas alcoólicas, tem inscrições abertas para seu programa de estágio, em São Paulo. A companhia é dona de marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, entre outras.

Os candidatos precisam ter previsão de conclusão da graduação em 2015 e ter fluência em inglês. Além disso, é necessário estar matriculado em um destes cursos: Administração, Contabilidade, Comunicação, Marketing, Publicidade, Economia, Engenharias, Matemática, Estatística, Farmácia, Biologia ou Química

A empresa oferece remuneração de R$ 1.336, vale-refeição e transporte, plano de saúde e odontológico, um mês adicional de bolsa auxílio e seguro de vida.

A companhia foi eleita pelo instituto Great Place to Work como a sétima melhor para se trabalhar no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro, pelo site da Cia de Talentos.

. Microsoft tem inscrições abertas para programa de estágio - Programa é voltado a estudantes com formação prevista entre dezembro de 2014 e julho de 2015


A Microsoft do Brasil tem inscrições abertas para seu programa de estágio, voltado a estudantes com formação prevista entre dezembro de 2014 e julho de 2015. Para participar, é necessário cursar Administração, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Internacionais ou Sistemas de Informação.

As vagas são voltadas a estudantes com fluência em inglês e disponibilidade para trabalhar até 30 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro, pelo site da Microsoft

. Grupo Boticário tem inscrições abertas para programa de estágio


O Grupo Boticário tem inscrições abertas para seu programa de estágio, que selecionará estudantes para trabalharem em São Paulo, Curitiba e São José dos Pinhais (PR). As oportunidades são nas áreas de marketing, vendas, recursos humanos, TI, comunicação, negócios, entre outras.

O processo seletivo envolve testes online de lógica e informática, dinâmica de grupo, entrevistas com gestores e avaliação de inglês. O estágio, que tem início em março de 2014, oferece bolsa-auxílio, seguro de vida, assistência médica, vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição ou refeitório.

As inscrições podem ser feitas até 1 de dezembro, pelo site do Grupo Boticário.

. Johnson&Johnson, Natura e Avon oferecem vagas de estágio - Universitários de diferentes áreas podem participar dos processos seletivos


Três grandes empresas da área de cosméticos e bem-estar estão com inscrições abertas para os seus programas de estágio.

O Programa de Estágio da Natura é baseado no modelo 70-20-10; no qual 70% da aprendizagem é “on-the-job”, desempenhando a função, 20% em acompanhamento e 10% em ações de educação. Com duração de dois anos, o programa conta com vagas em Cajamar (SP), Alphaville (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), e Benevides (PA).

A bolsa-auxílio varia de acordo com a carga horária e são oferecidos benefícios como vale refeição, vale transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida, entre outros.

Podem participar do processo seletivo universitários que tenham previsão de formação entre junho de 2015 e dezembro de 2015 e ter inglês intermediário. Mais informações e inscrições no site do programa.

A Johnson & Johnson tem oportunidades para estágio na Zona Oeste da capital paulista. Podem participar estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, ou Engenharia de Produção, com conclusão prevista entre julho de 2015 e dezembro de 2015. Também é preciso ter inglês intermediário, bons conhecimentos de Pacote Office, e disponibilidade de estagiar 6 horas por dia.

Entre os benefícios oferecidos estão seguro de vida, assistência médica e vale transporte. Interessados encontram mais informações e podem se inscrever na página do programa.

Já a Avon está em busca de universitários que tenham formação prevista entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, inglês avançado e disponibilidade de estagiar 20 horas semanais. O programa de estágio da empresa tem duração de até dois anos. Os 20% que tiverem melhor desempenho serão automaticamente inseridos no Programa de Trainee. Mais informações e inscrições no site do programa

. Disney World tem oportunidades de trabalho para estrangeiros


O trabalho de representante cultural do Brasil tem duração de três meses

A Disney World oferece vagas para pessoas de diferentes partes do mundo. São cinco programas internacionais: Academic, Exchange Program, Cultural Exchange Program, Australia/ New Zealand, Cultural Representative Program e Japan/Disney Vacation Club Program.

Participantes dos programas terão a chance de viver perto de Orlando, Flórida, conhecer pessoas do mundo todo, aprender sobre diferentes culturas e ter um cotidiano imerso no idioma inglês. Acesse o site e saiba mais.

O parque também tem vaga aberta para representante cultural do Brasil, entre outras. Para se candidatar é preciso ter mais de 18 anos, inglês fluente, ser apto para falar português e representar a cultura brasileira, além de ter participado pelo menos de um Programa Internacional da Disney. Mais informações e lista de vagas abertas no site de carreiras. (Fonte: Catraca Livre)

. Lojas do Grand Plaza Shopping abrem 850 vagas temporárias para as vendas de final de ano - As lojas do Grand Plaza Shopping projetam para o último trimestre deste ano a contratação de aproximadamente 850 funcionários para vagas temporárias. O recrutamento deve-se à necessidade de atender as demandas decorrentes das vendas de Natal, período de maior movimentação no centro de compras. Maior shopping da região do Grande ABC, com 340 lojas, o Grand Plaza Shopping espera receber em dezembro mais de 1,5 milhão de clientes.


 Requisitos para contratação


 Um dos pré-requisitos para concorrer a uma vaga é ter no mínimo 18 anos de idade. As exigências dos lojistas variam, mas o mercado, de modo geral, prioriza candidatos comunicativos, proativos, otimistas e com foco em resultados.


O prazo para se candidatar também é variável e recomenda-se que os interessados fiquem atentos às oportunidades divulgadas nas próprias lojas. A maior parte das contratações temporárias é para os cargos de vendedor, auxiliar de vendas, estoquista e atendente na praça de alimentação.

 
TWITTER CRIA OPÇÃO PARA LIBERAR DMS DE QUAQUER USUÁRIO

Uma rede social precisar “socializar” cada vez mais as pessoas. Certo? O Twitter finalmente entendeu isso e está mudando a maneira como as mensagens diretas, as famosas “DMs” funcionam. Agora, para fazer esse tipo de contato, não será mais preciso ser “seguido” por outra pessoa na rede social para poder mandar a mensagem privada.

O Twitter criou uma opção para “Receber mensagens diretas de qualquer seguidor”. Para isso, basta acessar as configurações. Não é uma mudança tão brusca em termos de experiência para o usuário, mas pode ser muito importante em alguns casos, sobretudo na troca de mensagens privadas entre clientes e empresas. O novo recurso será implementado aos poucos.  (Adnews, com informações do The Verge)

7 RAZÕES QUE MOSTRAM QUE BUZZFEED É A MORTE E A SALVAÇÃO DO JORNALISMO


O BuzzFeed terá uma versão em português ainda em outubro. O site usa algoritmos e editores humanos para identificar conteúdo viral. O resultado é uma espécie de linha do tempo com notícias, curiosidades, links para outros sites, charges humorísticas, vídeos e muitas listas no estilo “10 incríveis fantasias de última hora para o Halloween”. Mas será que isto é bom para o jornalismo e a veiculação de notícias? 

Rory Cellan-Jones, correspondente de tecnologia da BBC, resolveu enumerar 7 razões que mostram: BuzzFeed é a salvação e também a morte do jornalismo.

Confira:

1. É popular com as crianças, acostume-se.....

E não é só isso. O site está se tornando um dos mais populares do mundo. Só em agosto, foram 85 milhões de visitantes. Quando o assunto é compartilhamento de notícias, o Buzzfeed supera até o Huffington Post, a CNN e a BBC.

 E o fundador, Jonah Peretti, tem como objetivo focar no público que cresceu com a web. Para ele, o entretenimento que esta geração admira e as notícias de seu interesse são, em grande parte, negligenciados pela televisão e jornais.

 2. OK, mas o que a criançada está lendo?

"Este bebê elefante reencontrando seu pai é a coisa mais fofa que você verá hoje" e "9 Tuítes de celeridades que você perdeu hoje" - se for esse o futuro do jornalismo, diz Cellan-Jones, o céu nos ajude ...

 3. Mas também há boas pautas...

Algumas outras manchetes demonstram um certa maturidade: "O grande vencedor quando o assunto são os lucros do JP Morgan - os advogados", "Por que esses três economistas ganharam o Prêmio Nobel", e "A última tentativa desesperada da Blackberry para conquistá-lo é hilária". Ou seja, há negócios, tecnologia e política no Buzzfeed. E o site está recrutando talentos jornalistícos nos EUA e em Londres.

 4. Entretanto, cliques vêm em primeiro lugar...

No BuzzFeed é assim: se você não consegue cliques para o site, é bom pegar sua mala e "vazar". E se você acha que as listas engraçadinhas são apenas um plano para financiar o jornalismo sério do site, veja o que o fundador, Peretti, tem a dizer sobre isso: "Você não entende. Nós amamos as histórias engraçadas - é o que estamos fazendo".

 Mas é bom lembrar, como ressalta o colunista da BBC, as idiotices do BuzzFeed são brilhantes. Veja a lista "Os 29 estágios de uma Tempestade no Twitter".

 5. Mas é um veículo que faz dinheiro...

A ambição de todo empresário que vive no mundo contemporâneo da mídia moderna é tornar seu negócio rentável - basta perguntar a qualquer um do The Guardian, por exemplo. 

 O site emprega mais de 400 pessoas - técnicos, jornalistas, tipos de marketing - e, de acordo com Peretti, ganha bastante dinheiro. Para Cellan-Jones, o veículo tem tudo para se tornar uma potência de mídia e sem publicidade intrusiva em excesso...

 
6. Ah, o site mistura publicidade e conteúdo

Um truque do Buzzfeed é ensinar os anunciantes a escreverem histórias ao "estilo Buzzfeed". O objetivo é promover as marcas sem ter de empurrar um anúncio na face do leitor. Segundo Peretti, há uma divisão clara entre conteúdo e publicidade. Entretanto, como questiona o colunista da BBC, talvez isso não fique claro para o leitor da notícia "13 sinais que mostram seu vício em blogs de moda" sem perceber que o texto é patrocinado pela Blackberry do Reino Unido.

 
7. Um cão com a pata enfaixada

Uma imagem que representa o cerne do BuzzFeed. (Redação Adnews)

 
O GRANDE ENCONTRO GPAPR EM CURITIBA

 A Elemidia Curitiba (maior operadora de mídia digital out of home da América Latina) é uma das patrocinadoras do Grande Encontro GPAPR, que acontece no dia 29, a partir das 19h, no Auditório do bloco azul da Universidade Positivo, em Curitiba. O apoio é da Meta 29.

 

 O evento terá a presença de Fernando Machado, VP Global da Dove, que foi responsável pela campanha “Dove Real Beauty Sketches” – a peça famosa mostra um artista desenhando mulheres a partir das descrições delas próprias e de desconhecidas. 

 

Na ocasião, a Elemidia disponibilizará seus monitores com conteúdo informativo e publicitário e já vem divulgando o encontro em toda sua rede na capital paranaense.

 

Em sua palestra, Fernando Machado falará sobre o porquê as marcas devem ter um significado e propósito maior do que aquilo que os produtos vendem.

 

O palestrante, que é brasileiro, conta com 27 Leões do Festival de Cannes, sendo que 19 ganhou com a campanha “Dove Real Beauty Sketches”, que ainda levou o Grand Prix de Titanium, o prêmio para a melhor campanha integrada, e o mais cobiçado do Festival.

 

Durante o Grande Encontro GPAPR, haverá ainda uma mesa redonda com profissionais responsáveis por grandes marcas com sedes em Curitiba. O evento é promovido anualmente pelo Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná, associação de profissionais sem fins lucrativos, que organiza palestras, eventos e cursos de aperfeiçoamento e capacitação para profissionais do mercado publicitário. Detalhes:


 

Fundada em 2003, a Elemidia chegou ao mercado com a missão de transformar os elevadores em um novo veículo de mídia de massa, com alto de poder de segmentação. Hoje, muito além dos elevadores de edifícios corporativos que a tornaram conhecida no mercado, as operações da rede estão distribuídas, também, em outros ambientes como shopping centers, hotéis, universidades, academias e supermercados.

 

Presente em 80 cidades brasileiras de 20 estados e Buenos Aires -, a Elemidia se tornou a maior operadora de mídia digital out of home da América Latina. A empresa possui hoje 10.000 monitores em operação e audiência de mais de 20 milhões de pessoas impactadas por semana.

. HONDA LANÇA CONCURSO MUSICALK FACES OF ROCK

A Moto Honda da Amazônia (HDA), por meio do projeto Honda Dream, lançou uma promoção para fãs de motocicleta e rock´n´roll. O concurso ‘Faces os Rock’ premiará a banda que fizer o melhor jingle com 15 mil reais em instrumentos musicais e divulgação da música em rede de rádio nacional.

Para participar da promoção, as bandas interessadas devem compor um jingle inspiradas no slogan “Asas da Liberdade” e se inscrever na aba da promoção dentro da fanpage Honda Dream (http://www.facebook.com/HondaDreamBrasil).

Na primeira etapa de seleção, um júri de especialistas musicais da 89FM – A Rádio Rock de São Paulo - e de profissionais da Honda selecionarão os cinco melhores jingles. Os escolhidos irão para votação do público e a banda que tiver maior número de votos na fanpage Honda Dream será premiada e terá sua música executada no programa ‘Temos Vagas’, da 89FM. A promoção já começou e vai até 6 de novembro.

COMO TIRAR O MÁXIMO DO FACEBOOK INSIGTHS


O Facebook Insights, espécie de analytics da maior rede social do mundo, é uma ferramenta indispensável para quem deseja melhorar o desempenho de sua fanpage no site de Mark Zuckerberg. Em julho, a versão repaginada começou a ser disponibilizada para os administradores. Com o intuito de ajudar os profissionais, o Adnews conversou com especialistas para saber como obter o máximo do Facebook Insights.

Vale relembrar: a ferramenta em questão fornece aos desenvolvedores e proprietários de páginas métricas sobre o conteúdo. É possível compreender e analisar as tendências sobre o uso e dados demográficos, bem como o consumo e geração de conteúdo.

Prepare-se

Bem, antes de tudo, saiba que a verificação dos dados fornecidos pelo Facebook Insights terá de ser periódica. Segundo Renata Longhi, gerente de social media da Wunderman, a simples observação dos dados, independentemente da frequência, tende a trazer poucos aprendizados. "É a coleta e análise regular (no mínimo mensal), e a comparação com períodos anteriores que trará maiores aprendizados e informações sobre desempenho a médio e longo prazo", explica.

Corroborando a análise de Renata, Bruno Pirim, Coordenador de Estratégia em Redes Sociais da Pereira&O'Dell, diz que mais importante do que os insights é a leitura inteligente dos dados exportados (aquelas planilhas do Excel com dezenas de abas que os administradores de fanpages podem baixar).

"O cruzamento de informações aqui é fundamental, já que dados perdem muito sua relevância quando vistos isoladamente. Por exemplo: um post com mil compartilhamentos tem pesos diferentes para uma fanpage de 10 mil e uma de 10 milhões de fãs. Tudo deve ser visto de forma proporcional", comenta.

Tendo em mente a visão periódica dos Insights, vamos a eles.

Visão Geral - Pagar ou não pagar para estimular as postagens?

Começando os trabalhos, nesta primeira aba da ferramenta, repare em "Opções Curtir". É neste espaço, conforme explica Omar Assaf, gerente de mídias sociais da Commonwealth (que cuida da conta de Chevrolet), que está a origem dos likes, se eles são orgânicos ou se são provenientes de anúncios pagos.

"No caso de likes orgânicos, esse número está sempre ligado ao de pessoas (não fãs) que os posts estão atingindo de forma viral (ou seja, a partir dos outros usuários). Quanto mais as pessoas interagem com os posts, mais amigos veem, o que gera mais likes para a página".

Repare que neste mesmo setor do Facebook Insights, um pouco mais abaixo, há um resumo de como suas postagens se comportaram. Há um botão para estimular o acesso permitindo o pagamento para aumentar o alcance. Mas como decidir quando pagar e quando não pagar? Tudo depende da estratégia.

De acordo com Tatiana Shibuya, Sócia e Presidente da Naked Brasil, na média, menos de 12% das pessoas que curtiram uma página visualizam as atualizações de status da fanpage em questão. "Por isso, se o social media identifica um post com conversão orgânica fora da média, e este mesmo post se encaixa nos objetivos ou estratégia, é muito válido impulsionar esta publicação, pois é uma oportunidade de tornar-se mais relevante para a base fãs ou ainda aproveitar a influência da sua base para impactar os amigos destes fãs, além disso, a conversão orgânica pode otimizar os resultados patrocinados".

"Mesmo uma página de sucesso acaba atingindo organicamente uma fração de seus fãs totais", analisa Roberto Cassano, diretor de Estratégia e Planejamento da Agência Frog.

Então o segredo é estimular os posts? Sim e não. Outra vez, tudo vai depender de sua estratégia. Há "a necessidade de equilibrar esse investimento de mídia, priorizando em alguns momentos mais a necessidade de falar com a sua base" do que aumentá-la, conforme elucida André Artacho, diretor da Havas Social.

Quando postar? O que postar?

Na aba “Publicações” estão localizados, talvez, os dois grandes problemas para o profissional de mídias sociais: dados sobre os horários das postagens e o tipo de postagem (foto ou link direto). Graças ao Facebook, analisar o que é mais eficaz ficou menos complicado.

Para Renata, da Wunderman, estudar estes dados resultará, em longo prazo, num desempenho eficaz de sua fanapge. Mas fique atento. Não basta saber o horário em que os fãs estão online, é preciso aprender em quais períodos eles estão mais receptivos aos tipos de mensagem que você publica.

Ao ver que seus seguidores estão online em determinado horário (pico da curva no gráfico), uma marca que bombardeie a página de posts pode dar um tiro no pé e se tornar “um canal chato (spammer), além de ter um aumento significativo no engajamento negativo”, ilustra Paola Zingman, diretora geral da Lattitud, agência digital do grupo Havas que trabalha integrada com a Z+.

Mas e em relação aos posts, o que é melhor: foto com link na postagem ou link direto? Fotos tendem a causar mais impacto porque têm apelo visual, diferentemente de um link, até mesmo pelo tamanho da sua disponibilização na tela. "O link é só um caminho para o conteúdo, um meio, uma ferramenta. Já a imagem causa impacto, é conteúdo também, é o início da experiência que se deseja oferecer", explica Assaf, da Commonwealth.

Tatiana, presidente da Naked, é mais enfática. "Links diretos nunca causam impacto na plataforma porque o Facebook é um meio de apelo visual. Mesmo antes da alteração [que aumentou a imagem dos links], fotos sempre trouxeram uma performance melhor do que links diretos".

Em relação aos horários, ela explica que o Facebook funciona da seguinte forma: cada usuário médio da rede é impactado organicamente apenas 1 vez, por página/dia. Ou seja, a não ser que esse fã interaja bastante com a fanpage, ele só recebe o conteúdo uma vez na sua timeline a cada dia. "Assim, para garantir que uma grande parte da audiência da página seja impactada, eles sugerem algumas medidas de distribuição de conteúdo, de forma que esse conteúdo não entre em competição com ele mesmo pela atenção do seguidor. Uma dessas medidas é um prazo de 3h entre posts. Esse prazo médio, segundo o Facebook, permite que a audiência da página se renove, para que novas pessoas sejam atingidas".

As pessoas

O Facebook, acima de tudo, é uma rede social. Tanto que o Insights apresenta, em detalhes, características dos curtidores. Você pode encontrar estas informações na aba “Pessoas”, que é composta pelas sub abas "Seus Fãs", "Pessoas alcançadas" e "Pessoas envolvidas". Mas afinal, o que estes nomes significam?

Para Renata, da Wunderman, as três sub abas são de suma importância. Em “Seus fãs”, você pode saber o perfil das pessoas que de fato curtiram sua página. Isso ajuda a mensurar se o seu target será atingido e a direcionar melhor suas mensagens e investimento em mídia.

"Por exemplo, se seu produto tem target 18-24 em ambos os sexos, mas sua página tem mais fãs entre 25-34, é preciso pensar em formas de atrair o público que realmente importa. Caso o target seja mais abrangente, e você souber que a maior parte dos seus fãs é composta por jovens, isso ajuda a criar um conteúdo que dialoga melhor com este público, aumentando o potencial de interação com as mensagens", explica.

Em “Pessoas alcançadas”, explica Paola, da Lattitud, o número de internautas que foram impactados com o seu conteúdo (que o veem na timeline) é exibido. Aqui, as cores fortes mostram o total de pessoas impactadas e a cor mais fraca mostra a sua base de fãs.

As “Pessoas envolvidas” são os demais “consumidores” de conteúdo. Aqueles que não “assinam” o conteúdo curtindo a página, mas que interagem também. "O estudo produtivo é entender as principais diferenças entre esses grupos. Nesses espaços podem estar grandes oportunidades", analisa Assaf, da Commonwealth.

Parece complicado? Cassano, diretor da Frog, resolveu explicar com uma analogia. Imagine a fanpage de um colégio. Nesse caso, os alunos seriam os “fãs”, os pais são aqueles que interagem de verdade, são “alcançados”, e os tios e tias se “envolvem” ao comentar as interações dos pais.

Em suma, a vida do comunicador está facilitada com os Insights, mas tenha cuidado. "Hoje, o Facebook é a rede social onde a maioria dos usuários brasileiros está, mas, como aconteceu com o Orkut, é sempre possível que as próximas gerações estejam em redes diferentes. O importante para o gestor de fanpages de marcas é estar ligado em tudo que está surgindo de novo", finaliza Bruno Pirim, Coordenador de Estratégia em Redes Sociais da Pereira&O'Dell. (Por Leonardo Araujo)

2º CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES


A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com inscrições abertas, até 2 de abril de 2014, para o 2º Congresso Nacional de Formação de Professores, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril de 2014 em Águas de Lindoia.

No mesmo período ocorrerá o 12º Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores que, assim como o evento nacional, terá como tema “Por uma revolução no campo da formação de professores”. Minicursos, mesas-redondas e sessão de pôsteres estão programados para o evento.

Os interessados em submeter trabalhos para apresentação devem fazê-lo até 28 de outubro. Os trabalhos de pesquisa ou relatos de experiência devem estar classificados em um dos oito eixos temáticos disponíveis.

Os congressos serão realizados no Hotel Majestic, situado na Praça Dr. Vicente Rizzo, 160, na cidade de Águas de Lindoia. Detalhes: www.geci.ibilce.unesp.br/logica_de_aplicacao/site/index_1.jsp?id_evento=31 
 
JORNAL COREIO BRAZILIENSE DEMITE 36 JORNALISTAS

O jornal Correio Braziliense demitiu 36 profissionais nesta segunda-feira, 14. De acordo com o Comunique-se, as dispensas fazem parte de uma reestruturação pela qual o periódico do grupo Diários Associados está passando. Pelo menos 6 dos demitidos são jornalistas.

Ainda não há detalhes sobre a reformulação do veículo. O Comunique-se tentou conversar com a direção da empresa, mas não obteve retorno.

Para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, a "atitude mostra a falta de consideração e respeito com os jornalistas que fazem no dia a dia a principal publicação da capital".

A entidade disponibilizou seu departamento jurídico para auxiliar os profissionais lesados pelas demissões. (Redação Adnews Via Comunique-se)

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