Hoje,
às 19 horas, no Cine Pedras Branca, campus Unisul Pedra Branca, Chico Socorro,
diretor da Latin Partners – Incremento de Negócios, pronunciará palestra sobre
a Ética na Comunicação.
Chico
é presidente da Comissão de Ética no Sinaprosc.CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO BIG DATA
Tema
das principais discussões do momento, o Big Data é a promessa da realização do
sonho das companhias de obterem grandes quantidades de dados estruturados, que
proporcionem métricas para direcionar esforços e investimentos. O conceito tem
como proposta capturar dados e analisá-los, revelando importantes diretrizes,
que podem gerar redução de custos e proporcionar ganhos em termos de
eficiência.
As
grandes vantagens desse mercado estão relacionadas à possibilidade de construir
estratégias de negócios, mantendo atualizadas informações que podem ser
transformadas em ferramentas de planejamento, bem como auxiliar na definição do
budget e direcionar as campanhas de marketing, além de prestar suporte à área
de vendas, engajar todos os públicos da organização e mensurar todos os
aspectos do negócio da empresa.
As
perspectivas de crescimento do Big Data, incluindo software, hardware e
serviços, são otimistas. Segundo a IDC Brasil, esse mercado movimentará no
Brasil este ano US$ 285 milhões. Entretanto, ainda existe um longo caminho a
ser percorrido, com muitos desafios tecnológicos e não tecnológicos a serem
superados, para que esse atinja sua maturidade.
As
principais discussões sobre o tema são: como identificar o Big Insight,
que nada mais é do que a informação certa e na hora certa; como lidar com o big
data para obter vantagens competitivas; os impactos do big data no
armazenamento do centro de dados; e como evitar o Big Trash para
garantir a validade das informações obtidas.
Além
desses aspectos, também é importante ressaltar que um dos principais obstáculos
é a falta de direcionamento na definição dos objetivos do uso de big data nas
corporações. Sem o correto planejamento, fica muito mais difícil definir as
ferramentas corretas para tratamento e análise dos dados, bem como para
realizar a integração nos sistemas envolvidos nesse processo.
Nessa
etapa, é essencial o envolvimento da alta gestão, uma vez que é um processo que
abrange decisões importantes e que precisam ser tomadas com agilidade. Além
disso, a análise dos dados também será mais eficiente se alinhada com a
diretoria, pois simplificará o acesso às principais informações para a
definição da metodologia de análise de dados.
O
Instituto de pesquisas Gartner prevê que 4,4 milhões de novos postos de
trabalho serão criados em torno do big data. Sendo assim, um desafio desse
mercado será obter mão de obra especializada. Portanto, é importante que as
organizações se antecipem para descobrir quais as competências necessárias a
serem desenvolvidas em sua equipe para formar profissionais capacitados para
atuar nessa frente.
Sendo
assim, conclui-se que o big data pode ser considerado uma revolução em toda a
indústria e para aproveitar as suas vantagens é necessário investir em
pesquisa, tecnologia e desenvolvimento de estratégias. (Por
Luiz Alcoba, sócio-diretor
financeiro da A2F, empresa especializada em soluções críticas na área de
Tecnologia da Informação).
DSM-5: IMPACTOS NA CULTURA JUVENIL
A maioria da
população provavelmente não tem a menor ideia do que a sigla DSM significa, e
muito menos o porquê do número 5 que recentemente a acompanha. Mas tal
desconhecimento é assustadoramente preocupante à medida que esta sigla, há mais
de 60 anos, influencia o modo como a nossa sociedade ocidental vem lidando com
os chamados “distúrbios mentais”, assim como as formas de agir diante do seu
(suposto) diagnóstico.
DSM é a sigla para Diagnostic
and Statistical Manual of Mental Disorders, ou Manual Diagnóstico e
Estatístico de Distúrbios Mentais. Organizado pela Associação Americana de
Psiquiatria (APA), sua função é listar as diferentes categorias de desordens
mentais, que são acompanhadas de respectivos critérios de diagnóstico e vias de
tratamento. Em outras palavras, trata-se de uma listagem do que a APA entende
como sendo transtornos de ordem psíquica, lista esta acompanhada de formas de
reconhecimento e modos de tratamento.
Colocado desta
maneira, você pode estar se perguntando o que tal manual apresenta de
preocupante para sua vida, e ainda qual a possível relação deste assunto com a
cultura juvenil, nosso tema central aqui.
Permita-me, então,
algumas importantes contextualizações. Até então listadas pelo Censo nacional
norte-americano, as doenças mentais no início do século XX eram basicamente
sete: mania, melancolia, monomania, paresia (espécie de paralisia), demência,
dipsomania (ou alcoolismo) e epilepsia.
Criado em 1952, o
DSM tinha como objetivo ampliar o olhar clínico sobre os distúrbios psíquicos
e, com isso, servir de guia para seus diagnósticos e cura. Em sua primeira
edição foram listados 106 transtornos. Dezesseis anos depois, em 1968, o DSM-2
é relançado com uma listagem de 182 distúrbios mentais.
A terceira edição,
de 1980, ampliou a gama de patologias para 265. Em 1994, o DSM-4 apontou 297
desordens, e agora, a edição número 5, de 2013, ultrapassa a fronteira da
terceira centena: em nossa sociedade ocidental podem ser diagnosticados mais de
300 distúrbios mentais.
Um exame rápido
sobre esses dados já nos aponta algo impressionante: em cerca de 100 anos as
doenças mentais oficialmente categorizadas em nossa civilização cresceram mais
de 4.000%! Ou seja, temos uma vastíssima gama de patologias psíquicas às quais
nos identificar, aumentando significativamente as chances de sermos
diagnosticados – ou de diagnosticarmos a nós mesmos, através de uma auto
anamnese frequentemente proporcionada e incitada pela mídia – com algum
transtorno mental.
Alguns exemplos?
Pois bem, se antes uma pessoa reagia à morte de um ente querido com um estado
de tristeza prolongado a sociedade entendia que ela estava elaborando o luto
daquela perda, havendo até mesmo um senso de respeito e compaixão pela pessoa.
Quem pode dizer o
tempo que cada um leva para superar a morte de uma pessoa amada? Agora o DSM
pode: 2 semanas. Após isso o indivíduo pode ser diagnosticado com “Transtorno
Depressivo Maior”, e devidamente tratado com medicamentos. A famosa TPM também
ganhou um upgrade, e agora as mulheres que apresentarem elevados
índices de irritabilidade nas duas semanas antes da menstruação são passíveis
de serem apontadas como tendo “Transtorno Disfórico Pré-Menstrual” e, claro,
tratadas com poderosos remédios.
Mas a cereja do
bolo, na minha opinião, ficou para o “Transtorno Disruptivo de Desregulação do
Humor”. Trata-se da elevação, ao nível patológico, de crianças e adolescentes
que apresentem ao menos 3 episódios semanais de alta irritabilidade ou
descontrole. Em miúdos, as antigas “malcriação” e “birra” infantis, ou
“temperamento forte” e “rebeldia” juvenis agora são uma doença! Mas alegrem-se
pais e mães, pois existem remédios para tratá-la! Afinal, nada como ter filhos
muito bem dopados educados!
Chego, portanto, ao
nosso ponto de interesse: a ligação entre esse enorme movimento da psiquiatria
em conjunto com a indústria farmacêutica e algumas transformações na cultura
juvenil. Em cerca de 20 anos vimos surgir doenças como o já disseminado TDAH (transtorno
de déficit de atenção e hiperatividade), e agora o TDDH, que juntamente com
seus aparecimentos criam uma legião de doentes e elevam estratosfericamente o
consumo de medicamentos.
Ou seja, estamos
presenciando, dentro da cultura juvenil, aquilo que poderíamos chamar de
“falsas epidemias de distúrbios mentais”, ou simplesmente “modismos”, nas
palavras do psiquiatra Allen Frances, egresso integrante do DSM:
“Nós não temos ideia
de como esses novos diagnósticos não testados irão influenciar no dia a dia da
prática médica, mas meu medo é que isso irá exacerbar e não amenizar o já
excessivo e inapropriado uso de medicação em crianças.
Durante as duas
últimas décadas, a psiquiatria infantil já provocou três modismos — triplicou o
Transtorno de Déficit de Atenção, aumentou em mais de 20 vezes o autismo e
aumentou em 40 vezes o transtorno bipolar na infância.
Esse campo deveria
sentir-se constrangido por esse currículo lamentável e deveria engajar-se agora
na tarefa crucial de educar os profissionais e o público sobre a dificuldade de
diagnosticar as crianças com precisão e sobre os riscos de medicá-las em
excesso. O DSM-5 não deveria adicionar um novo transtorno com o potencial de
resultar em um novo modismo e no uso ainda mais inapropriado de medicamentos em
crianças vulneráveis.”
Isso não é dizer que
tais distúrbios mentais não existam, em absoluto, mas sim apontar para o
indiscriminado diagnóstico massivo que é feito hoje. Para pais, professores e
médicos parece ser mais prático – ou eficiente, palavra de ordem em nossa
sociedade pós-moderna – medicar crianças e adolescentes para que eles performem
de acordo com os padrões desejados: devem ser produtivos, ativos, dóceis e
atentos.
Mas também
versáteis, multitarefas, bons consumidores das mais variadas mídias e
socialmente engajados. Quem não atingir tais níveis de eficiência subjetiva é
forte candidato a portar um distúrbio mental – e, portanto, ser tachado como
“anormal”. Como brilhantemente argumenta Eliane Brum em sua coluna na Época, mais do que separar doentes de saudáveis, podemos
estar assistindo à criação de um novo padrão de “normalidade”.
“Se uma pesquisa já
mostrou que quase metade dos adultos americanos tiveram (sic) pelo menos um
transtorno psiquiátrico durante a vida, alguns críticos renomados desta quinta
edição do manual têm afirmado que agora o número de pessoas com doenças mentais
vai se multiplicar. E assim poderemos chegar a um impasse muito, mas muito
fascinante, mas também muito perigoso: a psiquiatria conseguiria a façanha de
transformar a normalidade em anormalidade. O normal seria ser anormal.”
(Texto de Julia Salgado Comunicóloga e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ.
Especialista em moda com pós-graduação em Cultura e Técnica do Costume e da
Moda pela Università di Bologna e em Fashion Styling pela Central
Saint-Martins. Tem MBA em Gestão de Moda pela AZOV. Atualmente é doutoranda em
Comunicação e Cultura pela UFRJ. Possui experiência como jornalista, produtora
de moda, pesquisadora e consultora de tendências. Suas áreas de interesse são
cultura juvenil, novas mídias e consumo. Na academia, o foco de suas pesquisas
é a relação entre a cultura juvenil e a mídia, o trabalho e o consumo. No
Consumoteca).
VIRAIS QUE
SE TRANSFORMARAM EM COMERCIAIS
Recentemente, a DPZ utilizou um vídeo amador
para a nova campanha do Itaú. Para as peças impressas, a agência utilizou uma
ideia parecida com a de Mami Koide, uma mãe que transformou o sono da filha em
arte e bombou na web. A influência da internet no trabalho criativo está cada
vez mais clara e explícita.
Entretanto, onde nasce uma ideia? Há um limite
entre influência e plágio? O que a DPZ fez não foi novidade. A Africa já tinha
feito o mesmo, e para o mesmo cliente. A Almap também utilizou um viral num dos
últimos anúncios da VW, bem como a BFG9000 New York, para seu cliente Ragú. É
praxe que quando uma campanha assim é lançada, alguns veículos do mercado e
leitores questionem o trabalho das agências. Afinal, aplicar uma ideia a um
viral seria tão difícil assim?
Dificuldades à parte, contatar a pessoa que
fez o upload do vídeo original e negociar os direitos da obra para utilizar num
comercial, convenhamos, não é proibido.
O bebê do Itaú
Talvez o mais emblemático, o bebê do Itaú
conseguiu repercussão positiva. Apesar de questionamentos graças a uma suposta
folha de maconha na filmagem (repare no sofá), o filme entrou no shortlist do
prêmio que elege o melhor comercial do Brasil feito pelo SBT. O anúncio tem
mais de 15 milhões de views, 13 mil avaliações positivas e apenas 646
negativas.
"Charlie mordeu
meu dedo"
Um dos virais mais célebres do Youtube,
“Charlie Bit My Finger” fez boa parte dos internautas ao redor do globo
soltarem um "óun" enquanto assistiam ao vídeo. A marca de molho Ragú,
da Unileveer, resolveu explorar o filme em sua campanha que tratava de “curar
as experiências traumáticas na infância”. Aqui, o viral não aparece como o
vídeo principal do anúncio, apenas entra no contexto.
Disney e o sonho
possível
Neste vídeo, a garotinha Lily recebe a notícia
de que vai para a Disney. Ela chorou, emocionou seus pais e virou hit na web.
Logo depois, virou anúncio publicitário para o Itaú. À época, Fernando Chacon,
diretor executivo de Marketing do banco, disse que o mais importante era
"produzir ou reproduzir" um conteúdo que conversasse com as pessoas.
Infelizmente, não há como analisar a repercussão do viral no próprio Youtube,
já que ele foi retirado do canal oficial da instituição.
Resta assistir ao vídeo postado em outro canal.
A menina que liga e
desliga
A Almap resolveu divulgar o Novo Golf e seu
sistema start-stop, que desliga e religa sozinho o motor, reduzindo o consumo e
as emissões, com um viral de Yerin, a menina que... "liga e desliga".
Um ano em um minuto
Sam Cornwell, pai do pequeno Indigo, decidiu
filmar o primeiro ano de seu filho destacando um segundo para cada um dos 365
dias do garoto. A DPZ decidiu resumir o vídeo em um minuto, mudou a música,
alaranjou as cenas com as cores do Itaú e pronto, estava no ar mais um
comercial do banco. Até o momento, 37 avaliações positivas no Youtube. Nenhuma
negativa. (Redação Adnews)
OS IMPERDÍVEIS NA MOSTRA
INTERNACIONAL DE CINEMA
A
GVT, patrocinadora da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que
acontece de 18 a 31 deste outubro deste ano, coloca no ar a partir desta terça-feira
(15/10) o hotsite “GVT na Mostra” (www.gvt.com.br/gvtnamostra). A página trará a
seleção de alguns dos destaques da Mostra, que serão apresentados de forma
interativa, com trailers, capa, ficha
técnica, sinopse e comentários de Marina Person.
Os fãs de cinema poderão conhecer ainda um
roteiro com dez lugares interessantes para visitar, como parques, restaurantes, cafés e
estabelecimentos que foram cenários em clássicos do cinema. Também estará
disponível no site um acervo de vídeos de cobertura da Mostra, com debates,
lançamento de livros, entrevistas e cerimônias.
O hotsite poderá ser acessado
via computador, tablet ou celular, para acompanhar com a GVT momentos
imperdíveis da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para
quem é cliente da operadora, no PMC, portal de música digital e streaming de
vídeo da GVT, a empresa preparou uma playlist especial com músicas que fazem
parte das trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema já exibidos em
diversas edições da Mostra de Cinema.
Parceira
cultural
“A
parceria com a Mostra fortalece nossa chegada à cidade de São Paulo com o
respeito e a qualidade que o paulistano merece ao reconhecer a relevância deste
evento tão querido e prestigiado na agenda cultural da cidade”, explica o
vice-presidente de Marketing da GVT, Marco Lopes.
O apoio é realizado via Programa de Ação Cultural do Estado
de São Paulo (PROAC) e está em linha com a atuação da GVT que promove cultura e
entretenimento nas áreas onde atua. Entre ações no histórico da empresa estão
shows com Seu Jorge (Campinas), Ivete Sangalo (Belo Horizonte) e Taylor Swift
(Rio de Janeiro).
A
empresa também anunciou esta semana o patrocínio ao filme “Apneia”, do diretor
paulistano Mauricio Eça. Conhecido diretor de cena, há anos no mercado, com
importantes comerciais e videoclipes em seu portfólio, Mauricio trabalha agora
na pré-produção de seu primeiro e aguardado longa-metragem.
O
filme Apneia tem roteiro próprio premiado pela Secretaria da Cultura de São
Paulo. Com a participação das atrizes Marjorie Estiano e Thaila Ayala, o filme
terá ambientação urbana, fazendo um pequeno recorte de uma juventude da classe
alta que vive com total ausência de perspectiva, de filtros e valores, que gera
consequências inesperadas.
“A
GVT tem orgulho de contribuir com projetos ligados ao desenvolvimento cultural
do país e estimulam novos talentos como o de Mauricio Eça já reconhecido no
meio de TV e que fará sua estreia no cinema. É mais um laço da empresa com o
cinema nacional”, afirma Lopes.
Multiplataforma
e entretenimento
A
GVT, que oferece serviços de banda larga de ultravelocidades, TV por assinatura
com canais em HD e planos de telefonia fixa, também dispõe de serviço
multiplataforma de música com conteúdo exclusivo.
Na
GVT HDTV, a empresa oferece mais de cinco mil títulos entre filmes, séries,
shows e documentários. Já o PMC, portal de música digital e streaming de vídeo
da GVT, disponível gratuitamente a todos os clientes de banda larga, oferece
aos usuários um acervo com mais de 1 milhão de músicas e 50 mil vídeos, via web
(www.pmc.com.br), em dispositivos
móveis como tablets e smartphones e também na GVT HDTV.
No
mundo dos games, a GVT tem parceria com a Blizzard
Entertainment, que garante aos clientes banda larga Power GVT os melhores
preços e benefícios exclusivos para jogar o World of Warcraft® -
WOW, game da Blizzard Entertainment de RPG online mais jogado do mundo segundo
o Guinness Book.
Sobre
a GVT
A GVT
é a empresa que oferece ultravelocidades de banda larga em toda a área de
atuação, TV por assinatura com canais em alta definição para 100% dos
assinantes e a maior quantidade de recursos interativos, além de telefonia fixa
avançada de forma integrada e convergente.
Presente
em 148 cidades do País, a empresa realiza ampliação constante de sua rede de
telecomunicações para chegar a novas áreas e cidades com excelência no
atendimento ao cliente realizado por funcionários próprios no call center e na
instalação.
No
segundo trimestre de 2013 atingiu 9,2 milhões de linhas de telecomunicações em
serviço e 508 mil pontos de TV por assinatura, além da mais alta taxa de penetração
de Internet na base de clientes do mercado brasileiro, superior a 94%.
Em
linha com a liderança em banda larga, interatividade em TV e convergência com
telefonia fixa, a GVT promove a conscientização para o uso responsável da
Internet e das novas tecnologias (www.internetresponsavel.com.br).
A GVT
está na lista das Melhores Empresas para se Trabalhar das revistas Você S/A e
Época. É considerada a melhor banda larga do Brasil, por quatro anos consecutivos,
de acordo com pesquisa aberta realizada com leitores da revista INFO e a melhor
operadora do setor de telecomunicações pela revista Isto é Dinheiro no ranking
2013.
UM CRIME QUE VIROU MEME
Alguns vídeos postados na internet chocam pela violência ou
pela exibição de cenas que não vemos com tanta frequência em nosso dia a dia.
No último sábado (12), um criminoso foi roubar uma motocicleta e acabou
atingido por um policial na Zona Leste de São Paulo. A vítima estava filmando o
“passeio” e gravou toda a cena que foi repercutida pelas principais emissoras
de TV no final de semana.
Curioso notar como a audiência da internet lidou com a
situação. Houve uma grande mescla de indignação com humor. A maioria dos
comentários nas redes sociais satiriza o bandido, que continua internado em São
Paulo. Difícil imaginar ou puxar rapidamente pela memória um caso parecido com
esse, onde um crime vira meme.
SERÃO NECESSÁRIOS 5 MILHÕES DE PROFESSORES
Professores
da rede pública de ensino do Rio de Janeiro na Avenida Presidente Antônio
Carlos, no centro da cidade. Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva
Mais de 5
milhões de professores precisam de ser contratados a nível mundial até 2030,
segundo estudo apresentado pela UNESCO no Dia Mundial dos
Professores (5 de outubro). A meta ajudaria também os países a atingir
um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015, o objetivo número dois que visa a
atingir o ensino básico universal.
A agência
estima que 1,6 milhão de professores adicionais serão necessários para alcançar
a educação básica universal até 2015, e este número vai subir para 3,3 milhões
em 2030, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto de Estatísticas da UNESCO.
O relatório
também mostra que um
total de 3,5 milhões de novos postos de trabalho no primeiro ciclo do ensino
básico terão de ser estabelecidos até 2015, com 5,1 milhões de professores
necessários até 2030.
Esta é a
primeira vez que as projeções do Instituto estendem-se até 2030 e inclui dados
sobre o primeiro ciclo do ensino básico.
A situação da falta de
professores é mais evidente no continente africano e países árabes mas, a nível
mundial, há cerca de 57 milhões de crianças em idade escolar que não estão
frequentando a escola. Deste número, a maioria são meninas e as Nações Unidas
calculam que metade nunca terá acesso a educação.
Ainda assim,
“o desafio vai além dos números”, segundo comunicado conjunto de chefes
de quatro agências das Nações Unidas.
No
comunicado, eles afirmam que “os professores são a solução para a crise da
aprendizagem” mas “muitos são mal treinados, mal apoiados e excluídos das
questões sobre políticas educacionais e das decisões que os interessam e os
afetam”.
“Neste Dia
Mundial dos Professores, juntamos forças para agradecer aos professores”, diz a
mensagem, observando no entanto que “mais professores devem significar melhor
qualidade de aprendizagem através de formação adequada”.
Num evento
organizado pelo UNICEF, em Nova York, Gordon Brown, enviado especial da ONU
para a Educação Global, reiterou que estão acontecendo duas alterações
significativas nos últimos dois anos: os países estão verificando que não serão
bem sucedidos se não investirem na educação e que os jovens demandam educação.
“Educação
não é a única maneira de fortalecer as oportunidades pessoais. Não é a única
maneira de quebrar o ciclo de pobreza. Mas é uma forma de as nações se tornarem
mais prósperas”, afirmou Gordon Brown.
O enviado
especial também defendeu que “a menos que consigamos contratar mais
professores, teremos gerações de pessoas desempregadas e que não serão
empregáveis”.
No mesmo
encontro outras autoridades discursaram, reiterando a necessidade de inclusão
das tecnologias como auxiliares do processo educativo e a importância de se
discutirem as políticas educacionais depois de 2015, ano que marca o limite
para se atingirem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Em 1994, a
UNESCO estabeleceu o dia 5 de outubro como o Dia Mundial dos
Professores, em celebração ao grande feito em favor desses
profissionais em 1966, quando uma conferência intergovernamental especial
organizada pela UNESCO, em Paris, em cooperação com a OIT, adotou a
Recomendação da UNESCO/OIT relativa à Condição Docente. (UOL
Educação).
UM ANO
VIOLENTO PARA A IMPRENSA
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
(Abert) apresentará, na 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de
Radiodifusão (AIR), que acontece no Rio de Janeiro, o Relatório para a
Liberdade de Imprensa 2012-2013. O encontro é o principal fórum de
discussão do setor sobre o ambiente de liberdade de expressão e do pensamento
nas três Américas.
A Abert, que monitora as ameaças a profissionais e veículos
de comunicação no país, registra neste ano um total de 136 casos. A menos de
três meses para o término do ano, o número de jornalistas assassinados quase
alcança o do ano anterior: cinco profissionais perderam a vida em decorrência
do exercício de sua profissão. Em 2012, foram seis mortes.
O relatório ainda inclui ataques a sedes de empresas de
mídia, atentados e censura prévia, e neste ano tem um capítulo especial
dedicado aos casos ocorridos durante as manifestações a partir de junho.
O presidente da ABERT e vice-presidente do Comitê Permanente
de Liberdade de Expressão da AIR, Daniel Slaviero, afirma que este é um dos
anos mais violentos para a imprensa no país. Segundo ele, as grandes
manifestações deste ano demonstraram a insatisfação das pessoas com serviços
públicos e com a política em geral.
“Essas manifestações são legítimas e mostram a vitalidade da
nossa democracia. Infelizmente, alguns grupos minoritários, incapazes de conviver
em um ambiente de liberdade, aproveitaram a mobilização para atacar a imprensa
que, justamente, contribui para a denúncia de muitos dos problemas reclamados
pela população em geral. É um evidente contrassenso”, avalia Slaviero. (Redação Adnews)
ANTOLOGIA POÉTICA NA ANTOLOGIA FANTASMA CIVIL
Na Bienal Internacional de Curitiba 2013 o lançamento da antologia poética “Fantasma Civil”, no Palacete Wolf. O livro, que integra as ações de literatura da Bienal Internacional de Curitiba, reúne 42 poemas de autores brasileiros que mantêm alguma afinidade com a cidade. O evento começará às 17h e contará também com leitura dos textos da publicação.
No dia seguinte, 22 de outubro (terça-feira), alguns dos autores estarão na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel) para um bate-papo sobre a antologia. Na conversa, que começa às 19h30, estarão presentes Luci Collin, Leonarda Glück, Roberto Prado, Sergio Viralobos e Vanessa Rodrigues. A mediação fica por conta de Ricardo Corona, curador convidado da Bienal e organizador da antologia.
Com projeto gráfico da artista visual Eliana Borges, a publicação é composta de folhas soltas acondicionadas em uma caixa. Cada página traz impressa, além do poema, a imagem que este menciona. A publicação estará disponível gratuitamente nas Tubotecas para que os moradores de Curitiba tenham acesso à obra poética.
Bienal pela cidade
Nesta edição, a Bienal Internacional de Curitba tem uma série de atividades de cunho literário. Além do lançamento de “Fantasma Civil”, atores estão fazendo leituras dos poemas que integram a antologia em diversas linhas de ônibus da cidade. A leitura também será feita em travessias de barco, no lago do Passeio Público no dia 19 de outubro. Os participantes embarcam em duplas para um trajeto em que os poemas serão recitados.
A poesia na programação da
Bienal também agrega espaços como o Jardim Botânico e a Casa da Memória. A
estufa do parque abriga a instalação poético-sonora “O sexo
vegetal”, de Sérgio Medeiros. Já a Casa da Memória, no Largo da
Ordem, será o cenário da projeção do poema “aA Momento de Simetria”,
do autor argentino Arturo Carrera, no dia 9 de novembro.
Outra ação de literatura pode ser acompanhada na internet. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, o Twitter da Bienal (twitter.com/bienalcuritiba) publica micro-contos do escritor curitibano Dalton Trevisan, selecionados por Ricardo Corona. Formado em Direito (UFPR), Trevisan escrevia contos na revista Joaquim (década de 40), ganhou diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Jabuti e o Prêmio Camões.
Poetas participantes da
antologia
Adalberto Müller, Ademir Demarchi,
Afonso José Afonso, Alexandre França, Alice Ruiz, Amarildo Anzolin, Andréia
Carvalho, Anísio Homem, Bárbara Lia, Bianca Lafroy, Bruno Costa, Camila
Vardarac, Carlos Careqa, Cristiane Bouger, Édson De Vulcanis, Emerson Pereti,
Estrela Ruiz Leminski, Fernando José Karl, Greta Benitez, Hamilton Faria,
Helena Kolody, Homero Gomes, Ivan Justen Santana, Josely Vianna Baptista,
Leonarda Glück, Lindsey R. Lagni, Luci Collin, Marcelo De Angelis, Marcelo
Sandmann, Marcos Prado, Marília Kubota, Mario Domingues, Paulo Leminski,
Priscila Merizzio, Ricardo Pedrosa Alves, Roberto Prado, Roosevelt Rocha,
Sabrina Lopes, Sérgio Viralobos, Vanessa C. Rodrigues, Wilson Bueno e Zeca
Corrêa Leite.
Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobras, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Informações: www.bienaldecuritiba.com.br
JÁ
IMAGINOU UM GOOGLE GLASSE NOS ESTÁDIOS?]
Quem viu as imagens de pancadaria no estádio do Morumbi no
clássico paulista S.Paulo x Corinthians ou mesmo pensa na experiência atual de
consumo do torcedor brasileiro, jamais imaginaria que a tecnologia pudesse
fazer parte de uma partida de maneira intensa.
Parece utopia? De acordo com informações da coluna de Mônica
Bergamo, da Folha de S. Paulo, o Corinthians estuda um acordo com o Google para
distribuir alguns aparelhos Google Glass em dias de jogos do clube.
A funcionalidade da iniciativa ainda é desconhecida, mas
parece difícil imaginar uma experiência tão inovadora no atual cenário do
futebol brasileiro, onde o serviço prestado ao torcedor ainda está muito aquém
de seu investimento na compra de ingressos. (Redação Adnewscom
informações da Folha de S.Paulo)
NEGÓCIOS NA
INTERNET PARA CRIATIVOS
Nada poderia soar mais desinteressante do que iniciar uma
conversa com criativos falando em números. Mas quando eles (números) chamam
atenção, não se pode ignorá-los: vivemos no país em que uma a cada três pessoas
comprou na internet em 2012, segundo dados da consultoria e-bit.
Isso, no mesmo Brasil
onde apenas 40% das casas têm acesso à internet, como divulgou a pesquisa do
Cetic.br. Mas se prosperar com negócios na internet fosse assim tão simples,
não haveria tanta gente buscando a receita.
Hoje, existem muitas facilidades com as quais podemos contar
ao criar um e-commerce. Além do fato de comprar pela internet já ter se tornado
um hábito para muitos brasileiros, o que é resultado do aumento da confiança em
compartilhar dados pessoais na rede, há uma infinidade de start-ups que criam
aplicativos e ferramentas para controlar e mensurar resultados no ambiente
virtual.
Os números mostram que há ainda muita oportunidade para
crescer e, por isso, não é possível se acomodar. Para se obter sucesso na
internet é preciso inovar sempre e o ambiente virtual permite que testemos
novas formas de interagir com os clientes muito rapidamente.
Além disso, toda marca – seja e-commerce ou loja física –
precisa ter um diferencial, apostar em algo que a torne única. Parece a
mesmice, mas ainda faltam empresas com consciência de ter um diferencial
competitivo.
É claro que existem muitos desafios para o comércio
eletrônico no país. Não adianta apenas ter um bom site, que os clientes
entendam, seja fácil de navegar, de tirar as dúvidas e, claro, de comprar, se a
logística não for otimizada e o atendimento ao cliente, impecável. Ainda, ter
um time com mentalidade analítica, para que as críticas e as barreiras
enfrentadas ajudem a construir soluções rápidas, é fundamental. E muita
criatividade...mas disso, vocês entendem. (Por Adriano Meirinho, publicado
originalmente no Administradores).
CONCURSO NOVOS
TALENTOS 2013
O
Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica lança o concurso Novos Talentos
2013, que conta com o patrocínio da Coca-Cola América Latina. Com o tema
“Movimento para uma vida saudável”, o objetivo da competição é estimular os
jovens profissionais e estudantes da região que queiram desenvolver seu futuro
profissional no âmbito das comunicações e da publicidade.
Com
a finalidade de estimular uma vida melhor para os cidadãos, o El Ojo de
Iberoamérica convida os novos talentos a pensar ações e peças concretas, que
apontem para uma tomada de consciência e instiguem a mudança de comportamento
no estilo de vida adotado diariamente. Desta forma, o festival quer incentivar
uma vida mais ativa e saudável, que ajude na prevenção das doenças crônicas
causadas pelo sedentarismo.
Os
participantes poderão elaborar um comercial de TV, um anúncio impresso, uma
peça interativa ou uma ideia/ação inovadora, que gere consciência sobre a
importância de praticar atividades físicas e mostrem que estilos de vida mais
saudáveis geram felicidade e vice-versa. As peças devem conter o logo da
Coca-Cola América Latina, podendo incluir também o patrocínio dos ministérios
da saúde dos países da região.
Dividido
em duas categorias, estudantes e jovens profissionais, as inscrições para o
concurso poderão ser realizadas por meio do site do El Ojo de Iberoamérica, até
o dia 22 de outubro. Mais informações sobre regulamento, brief criativo,
prêmios e taxas de inscrição estão no site: http://concursos.elojodeiberoamerica.com/. (Redação Adnews).
AVENIDA BRASIL
CHEGA A 124 PAÍSES
Durante a Mipcom, uma das feiras de conteúdo para
televisão mais importantes do mundo, a Globo vendeu a novela "Avenida
Brasil" para 17 países, conforme informa o site Notícias da TV.
As vendas foram concretizadas durantes os três dias de
evento, que ocorre em Cannes e foi realizado na semana passada.
A novela está presente em 71% dos países da América
Latina e a 75% de nações da África e do Oriente Médio. (Redação
Adnews).
“PUBLICITÁRIO
PRECISA SEMPRE TRABALHASR NA LAMA”
O
Adnews na TV entrevistou Michele Dim D’Ippolito, sócio e diretor de criação da
Dim&Canzian, uma agência ainda jovem no mercado, com 12 anos de atuação, e
que se posiciona com a filosofia de criar campanhas capazes de engajar
consumidores e transformar propaganda em movimentos sociais, nas quais os
consumidores é que são os protagonistas.
Michele
começou a carreira na Itália, sua terra natal, onde as atividades de “design e
propaganda sempre foram intimamente ligadas”, de acordo com as suas próprias
palavras. Para ele, as agências jovens tem a vantagem de já nascer na era da
convergência entre as mídias. “É uma questão de DNA. Já nascemos em um novo
mundo da comunicação, sem nenhuma barreira entre as mídias”, afirma.
Ainda
dentro do assunto “mundo novo da comunicação”, Michele Dim D’Ippolito falou
sobre a importância do conteúdo, independentemente da plataforma de ativação da
campanha.
“Uma
ideia realmente forte é aquela que consegue ser notória em qualquer mídia.
Quando você entrega uma solução para o cliente, você não entrega em formato
vídeo ou impresso... Mas sim um conceito completo, para que o cliente conquiste
o engajamento dos consumidores. Não pode existir preconceito com nenhum tipo de
mídia”, defende.
Por
fim, Michele também deixou um recado para os jovens profissionais da
propaganda. “O publicitário é como se fosse um mineiro. Ele trabalha numa
mina. E por mais que você passe sufoco e encontre o ouro, você estará sempre
trabalhando na lama. Não achem que publicidade é todo aquele folclore. Pelo contrário.
Publicidade é suor, persistência e vontade”, finaliza. (Redação
Adnews)
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA
Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Programa de
Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberá
pesquisadores provenientes da Europa e das Américas do Norte e do Sul para
tratar do tema da “Responsabilidade”.
Trata-se do III Congresso Internacional de Filosofia
Moral e Política, protagonizado pelo Mestrado em Filosofia da UFPel – curso que
existe há pouco menos de seis anos e que já consolidou o evento, tanto no
cenário nacional quanto internacional.
Durante quatro dias, com o apoio do Departamento de
Filosofia, estarão presentes na cidade de Pelotas pesquisadores de
universidades públicas e privadas, laicas e religiosas, oriundos da Bélgica,
dos Estados Unidos, do Chile, da Argentina, bem como de diversas universidades
do território nacional, tais como a Universidade de São Paulo (USP), as
universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio Grande do Norte
(UFRN), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG), bem como de
universidades de confissão católica como a Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (Unisinos) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ).
Ao discutir, sob diversos pontos de vista, um tema que
está na ordem do dia, o III Congresso de Filosofia Moral e Política também
contará com a participação de alunos de pós-graduação de várias universidades,
o que ampliará e problematizará ainda mais o tema da “Responsabilidade”.
Recebendo os participantes do Congresso Internacional
numa cidade que é histórica, cultural e universitária, o Programa de
Pós-Graduação e o Departamento de Filosofia, irão proporcionar aos seus
convidados, antes e depois das atividades do evento, um mergulho na riqueza e
diversidade local, nas esferas do patrimônio arquitetônico, das artes, da
geografia, da gastronomia, dentre outras.
Com o financiamento e apoio da Capes, o Congresso
Internacional de Filosofia Moral e Política não é destinado somente ao público
acadêmico, mas almeja a participação dos mais diversos estudantes e
profissionais da comunidade em geral.
UM DESAFIO PARA
PAÍSES EMERGENTES
Estudantes de 30 países podem se
inscrever até o dia 12 de dezembro. Países emergentes como o Brasil terão
destaque especial na competição.
A Henkel, líder global em marcas e
tecnologias nas áreas de Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry &
Home Care, recebe inscrições até o dia 12 de dezembro de 2013, para a
sétima edição da competição internacional Henkel Innovation Challenge, desafio promovido
pela a empresa alemã para universitários que desejam apresentar suas ideias
inovadoras e visionárias para produtos e tecnologias Henkel.
Este ano, o tema é Criar, Aprender,
Crescer. Países emergentes como Brasil, Turquia, China e Rússia terão foco
especial durante a competição.
Desenvolver um produto visionário ou
uma nova tecnologia para um dos três setores empresariais da Henkel; Beauty
Care, Laundry & Home Care ou Adhesive Technologies, é o principal
objetivo do “Henkel Innovation Challenge”. Os estudantes devem se inscrever em
duplas e podem ser das áreas humanas, exatas ou biológicas.
Os alunos adotarão o papel de
gerentes de criação e guardiões da sustentabilidade e, após passarem para a
semifinal, contarão com um gerente da Henkel como mentor, ajudando e
aconselhando no desenvolvimento das ideias e no fornecimento amplo e detalhado
da visão da empresa.
“O “Henkel Innovation Challenge” nos
permite conhecer os maiores talentos ao redor do mundo e selecioná-los para
conhecer a Henkel. Nesta edição do concurso, estamos focando, em especial, nos
mercados emergentes, onde queremos aumentar o número de colaboradores para um
total de 60% até 2016.
Uma competição como o “Henkel
Innovation Challenge” nos ajuda a aumentar a atratividade dos talentos dentre
os estudantes nos mercados relevantes para nós”, diz Jens Plinke, Contratante
Comercial Responsável de Marcas da Henkel.
Este ano, equipes de 30 países
diferentes são convidadas a fazer parte do desafio: doze países Europeus, nove
países da região da Ásia, três países da América Latina e EUA, e cinco países
Oriente Médio e Ásia. Tunísia, Egito e Turquia serão os novos participantes
esse ano.
O time vencedor de cada semifinal
regional e nacional terá a oportunidade de competir na final internacional, que
acontecerá em março de 2014, na sede da empresa em Düsseldorf, Alemanha. As
três equipes vencedoras irão encontrar o CEO da Henkel, Kasper Rorsted, e
receber um prêmio adicional: a equipe vencedora ganhará um bilhete de viagem
pelo mundo no valor de 10.000 euros; o segundo lugar receberá 4.000 euros e o
terceiro lugar, 2.000 euros.
O “Henkel Innovation Challenge” é uma das várias iniciativas implementadas pela empresa, para estabelecer um relacionamento pessoal com jovens estudantes em uma etapa inicial. A Henkel mantém contato com os participantes, após o final da competição e, nos últimos anos, inúmeros talentosos profissionais participantes foram recrutados após participação no projeto.
Os alunos interessados na competição
podem se inscrever até o dia 12 de dezembro pelo site www.henkelchallenge.com mais informações e vídeos sobre o
programa podem ser obtidos na página do Facebook www.facebook.com/henkelchallenge.
OPORTUNIDADES
A Prefeitura Municipal de Nova
Trento lançou três editais de Processo Seletivo Simplificado destinados à
contratação de temporária de profissionais para ocuparem os cargos do quadro de
pessoal que compõe a estrutura Administrativa Municipal.
Na
segunda-feira, 07 de outubro, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian
Francesco Voltolini, lançou o Edital de Processo Seletivo Simplificado n°
12/2013. As inscrições ocorrem no período de 09 a 16 de outubro de 2013.
O edital é
destinado para o cargo de Enfermeiro para atuar no hospital, com duas vagas. A
carga horária é de 40 horas. O candidato deve ter curso superior completo e
Registro no Conselho de Enfermagem. A seleção será feita pela Comissão de
Processo Seletivo, com base na análise curricular/títulos. Serão considerados
válidos para fins de pontuação, apenas as capacitações e aperfeiçoamentos
concluídos nos últimos cinco anos.
Os interessados
podem realizar as inscrições no horário das 08h30min às 17h00min no prédio da
prefeitura Municipal de Nova Trento, situada na Rua Santo Inácio, nº 126,
Centro, Nova Trento/SC.
Na
quarta-feira, 09 de outubro, foi lançado o Edital de Processo Seletivo
Simplificado n° 13/2013, destinado ao cargo de Agente Comunitária de Saúde ESF,
(uma vaga), para atuar no Distrito de Aguti. A carga horária é de 40 horas
semanais. O candidato deve ter cursado o Ensino Fundamental Completo e Curso
Introdutório de Formação Inicial e Continuada. Além disso, deve residir na área
da comunidade em que irá atuar, desde a data da publicação do Processo Seletivo
e ter idade de 18 à 70 anos.
As
inscrições ocorrem no período de 14 a 18 de outubro de 2013, no horário das 13
horas às 18 horas no prédio da prefeitura Municipal de Nova Trento, situada na
Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento.
A seleção
dos candidatos será realizada a partir de uma prova prática, que tem por
objetivo avaliar a aptidão do candidato para o exercício das atividades a qual
se candidatou. As avaliações ocorrem no dia 19/10/2013, com início às 08h30min
e termino às 11h 30min, no Posto de Saúde do Centro de Nova Trento. É
recomendado que os candidatos se apresentem no mínimo 30 minutos antes do horário
determinado para o início das provas.
E na
quinta-feira, 10 de outubro, o Edital de Processo Seletivo Simplificado n°
14/2013, destinado para o cargo de Enfermeiro, para atuar no Posto de Saúde do
Centro, (uma vaga). A carga horária é de 40 horas semanais. O candidato deve
ter curso superior completo e registro no conselho de enfermagem.
As
inscrições ocorrem 14 a 18 de outubro de 2013, no horário das 13h30min às
18h30min no prédio da prefeitura Municipal de Nova Trento, situada na Rua Santo
Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento.
A seleção será realizada Comissão de
Processo Seletivo com base em análise curricular/títulos. Serão considerados
válidos para fins de pontuação, apenas as capacitações e aperfeiçoamentos
concluídos nos últimos cinco anos.
Os editais estão disponíveis no link Concursos Públicos.
RIR
FAZ BEM
(O post que repreoduzo em seguida é de autoria de Ênio Barroso Filho,
do blog Estação do PTrem das Treze e foi postado pelo Cloaca News,
porque de vez qundo a gente pecisa se
diverstir).
O ENCONTRO DE LULA COM O PAPA NO RIO AMAZONAS
Francisco,
o Papa argentino, em sua recente visita ao Brasil onde foi calorosamente bem
recebido pela Presidenta Dilma e pelo nosso povo, admitiu que Deus é
brasileiro. Consta até que teria nascido no Nordeste num lugarejo próximo a
Garanhuns – PE.
Por
conta disso é que a sua única frustração foi não poder (apesar dos esforços)
ter se encontrado com o nosso eterno Presidente do Povo Lula (agenda lotada) em
território brasileiro e longe de La Bombonera.
Mas
não se fez de rogado. Francisco é argentino e não desiste nunca (a inveja é uma
merda)
–
Por falar em inveja, há rumores de que Francisco cogita revogar a inveja da
lista dos pecados capitais só pra atender a uma antiga reivindicação de
Maradona. La mano de Dios não chega aos pés de Pelé. E a sua amizade com Fidel
não dá um mindinho perdido de Lula !!! – Sigamos…
De
volta ao Vaticano Sua (tua) Santidade tratou logo de telefonar no Instituto
para agendar tal encontro o mais breve possível nem que fosse em sigilo.
Conseguiu na semana passada !!!
Lula
retornou e concordou encontrar-se com o Papa aqui no Brasil e graças ao
trabalho de Barack Obama, a generosidade de Edward Snowden e a colaboração
gratuita do jornalista americano Glenn Greenwald que reside no Brasil, este
pequeno blog teve acesso com exclusividade à transcrição do telefonema ocorrido
entre essas duas celebridades e Pop Stars mundiais. Lula e Francisco, Francisco
e Lula.
Segue
então a transcrição do telefonema na íntegra:
Lula: Papa ??? Aqui
é Lulinha Paz e Amor. A menina anotou o recado e podemos nos encontrar sim
nesta semana que o Corinthians joga as duas fora. Menos Quarta-feira que o jogo
é contra o Inter e eu quero ver na Band. Sacumé… Todos os comentaristas
esportivos no Brasil são corinthianos e eu já falei pro Casagrande que ele é da
senzala, petista e trabalhar na Globo é paradoxal ( Gostou do “paradoxal” ???)
Já os comentaristas políticos daqui são coxinhas sãopaulinos e eu não os leio
nem assisto porque me dá asco. Mas é isso. Vou de Neto !!!. Podia ser no fim de
semana já que o jogo é contra o lanterna (o Náutico) e eu só quero mesmo é ver
no teipe a enxurrada de gols.
Francisco: Gracias
por recibirme Presidente Lula !!! Fútbol, religión y política no se discute
como se enseñaran los milicos. La ventaja de jugar en casa es suya, pero no me
gustaria hablar de política en este momento. Yo quiero hablar de ecología, que
es un tema más global y da más audiencia ahí fuera.
Lula: Ecologia ??? Amazônia !!! Vamos nos encontrar na Amazônia então
!!! Mas sem a Marina.
Francisco: Perfecto !!! Amazônia !!! Pero Marina ??? ¿Quién es ???
Lula: Uma ex-companheira que depois que virou evangélica cismou de falar
difícil, criou uma Rede bancária e cosmética e danou-se a interromper grandes
obras pra salvar desova de bagres. A doida endoidou pra ser Presidenta do
Brasil mas quero ver é ela convencer esse povo a mudar a dieta e passar a comer
bioma sem Pré-Sal !!! E tudo isso só para atender na verdade aos interesses dos
ongueiros estrangeiros.
Francisco: Milongueros !!! Yo sé cómo !!! No, no Marina no !!! Iglesia
competidor … Partido competidor… Con perdón de mi Dios, el diablo que la carga
!!!
Lula: Fazer o seguinte Chicão ( Putz, o Chicão foi pro Flamengo !!!) 7
de setembro !!! É um feriado que cai no sábado e não vai dar pra esticar. Como
a Santidade prefere que o encontro seja sigiloso vamos aproveitar que a mídia
golpista brasileira marcou o maior protesto da história nesse dia e vai estar
todinha concentrada em transmitir ao vivo o show da banda da direita Black
Blocs para mais de 150 cidades brasileiras… Pelo menos é o que foi confirmado
no Facebook.
Francisco: Perdón, Black Blocs ???
Lula: Uma molecada cara tapada que quebra tudo no palco é a nova grande
esperança dos bate-cabeça da oposição para divulgar o seu Projeto de país. A mídia
tá encantada !!! E o inteligente Caetano Veloso que já chamou a mim de
ignorante analfabeto caiu de boca !!! Pegou carona nos meninos pra tentar de
novo aparecer.
Francisco:
¿Qué país es éste ???
Lula: É a porra do Brasil !!! Mas é uma minoria. Meu povão mesmo tá
vacinado e guardado e ano que vem vai pras urnas !!! Fechado então ??? 7 de
setembro ???
Francisco: Cerrado !!! 07 de septiembre en Amazon !!! Tengo que vacunar
contra la fiebre amarilla ???
Lula: Não, não !!! O Padilha já mandou os médicos cubanos pra lá e em
três dias já acabaram com a febre amarela pra desgosto de uma colunista
escravagista daqui !!!
Só
cuidado com a febre azul transmitida pelas cagadas dos tucanos em um processo
semelhante à transmissão da raiva através das mordidas dos cachorros. Mas pode
ficar sossegado que os poucos tucanos que restam estão todos enfiados na
prefeitura de Manaus e não trabalham no fim de semana nem nos outros dias
também. Até lá Papa !!! Um abraço !!!
Francisco: Gracias Presidente Lula !!! Hasta nuestra reunión !!! Hasta la
victória, siempre !!! ( ops !!! esta frase es de otro argentino)
E
assim foi…
Sábado,
7 de setembro, barca no rio Amazonas e uma multidão de beatas, padres e
sacristãos acompanhando da margem o Grande Encontro (Eita povinho fofoqueiro,
não guardam nem segredo de confissão !!! É um boca a boca da porra !!!) Havia
também uma ruma de jornalistas, avisados que foram por sua amiguinha Helena
Chagas, responsável pela Secretaria de comunicações (SECOM) do Gabinete da
Presidência em Brasília (Até quando meu Deus ???)
Após
os cumprimentos protocolares de praxe, Lula iniciou sua fala descrevendo para o
Papa as conquistas ecológicas de suas duas gestões:
“Companheiro
Papa, companheira Marisa, Camerlengo… (uma sutil risadinha) Desculpe não te
chamar de companheiro também mas é que o pessoal da CUT depois vai querer pegar
no meu pé. Mas pega as fotos aérea da região amazônica batidas no governo
anterior e compare com as tirada no meu Governo !!!
Tapamos
de verde todas aquelas mancha marrom que tinha nas foto daqui !!! Deu trabalho
porque se você tapa uma, o agronegócio já caga em outro lugar. Fizemos um
grande esforço pra convencer no diálogo que não adianta só comer a carne de boi
se não tiver também a salada já que esse povo quanto mais come, mais fica
exigente e nós achamos que é isso mesmo o que tem que ser feito. Foram mais de
500 anos de fome passada nesse país e agora chegou a vez do mais pobre
participar do banquete que antes era só para ELES, uma elite insaciável !!!
(Gostou do insaciável ???) (APLAUSOS !!!)
E
a fumaça ??? Papa, o Sr. que é um homem de turíbulo, sabe o que é o fumacê de
uma queimada !!! Acabamos com o preconceito de acharem que aqui é o pulmão do
planeta e depois que eu parei de fumar, dei o exemplo para que o pulmão da
amazônia também largasse desse vício horroroso e agora pode tirar a chapa desse
pulmão !!!
Não vão encontrar mais um sinal de fumaça
sequer nesse imenso pulmão verde !!! Falta ainda muito pra se fazer. Vira e
mexe esse verde cai numa segunda e é preciso ficarmos atentos e vigilantes. E
isso não é uma trolage já que eu tenho muitos amigos palmeirenses também como o
nosso querido Enio do Blog O PTrem das Treze !!!(depois eu cobro o jabá).
Mas
companheiras e companheiros vamos falar dos animais em extinção. No meu Governo
nós extinguimos com a extinção !!! Só não foi possível ainda com os tucanos e
com as ararinhas azuis por culpa deles mesmos e porque no Brasil as aves dessa
cor não se bicam, não conseguem fazer amor, estão sempre brigando entre si e
não tem quem evite que acabem se matando uns aos outros !!!
É
um barraco atrás de barraco de fazer inveja ao casal Willian Bonner e Fátima
Bernardes cujo Boa noite no Jornal Nacional era só de fachada. Foi preciso
separa-los em um no programa da noite e a outra no da manhã antes que houvesse
uma desgraça no ar !!!
Quando
assumi o Governo muitas espécies de veados, como o veado campeiro, estavam
condenados a não mais existirem. Papa, dava dó de ver o que faziam com os
bichinhos antes de mim. Com o Programa Mais veados foi possível resgatar a
imagem deles perante a população e além de passarem a ser respeitados, hoje até
já procriam em suas marchas coloridas e anuais (eu falei anuais !!!) e já podem
até casar !!!
Temos
leis para isso, ouvisse Seu Papa ??? PORQUE AQUI É CORÍNTHIANS, O ESTADO É
LAICO E PRONTO E ACABOU !!! Podia aceitar esse exemplo e liberar os padres
dessa desgraça do celibato e acabar com a sanha pedófila desses coitados !!!
(APLAUSOS DOS PADRES !!!)
Mas
eu não queria terminar sem antes falar das antas, que é um animal tipica e
tapiricamente brasileiro, que além de preservarmos também a sua espécie,
botamos a raça pra estudar !!!
Essas
antas tiveram a oportunidade de se inscrever no PROUNI, estudaram, se formaram
na maioria JORNALISTAS e hoje não lhes falta emprego nos grandes jornais,
rádios, televisões e revistas brasileiras onde escrevem matérias em
decomposição, colunas, reportagens, etc. e tem liberdade total para acusar Deus
e o mundo por aqui.
Uma
delas já foi inclusive eleita para a Academia Brasileira de Letras deste país
!!! É tão influente no Brasil que dá ordens a ministros do STF !!! Que também
são outras antas mas de categoria da dos Jornalistas que lhes supervisionam.
Nós
escolhemos para decompor a nossa Corte Suprema por possuírem além de outros
dotes (como a facilidade para comprar apartamento em Miami sem pagar impostos)
o notório saber jurídico, vide o julgamento do século que fizeram e que foi
transmitido ao vivo em rede nacional pela Globo de forma pacífica, imparcial e
exemplar pelo seu ineditismo no mundo no que se refere de jurisprudência !!!
Um
orgulho para o resto das antas brasileiras que apesar de estudadas, bem
formadas, bem nutridas e ganhando bem, ainda caminham solitárias nos campos,
cidades e nas áreas de comentários de sites e blogues dessa nossa inacreditável
internet !!!
Pra
acabar tem a Mica e o Mico Leão Dourado…
Nesse momento o
discurso de Lula foi interrompido por uma ventania repentina que fez com que
aquela toquinha tôsca do Papa (É SOLIDÉU !!!) lhe voasse da cabeça indo parar
no meio do rio Amazonas bem em cima de uma vitória-régia longe do barco.
As beatas se
desesperaram, os padres não sabiam o que fazer, o Camerlengo enrubeceu e os
sacristãos sem ter o que badalar por falta de sino, badalaram-se uns aos
outros. O jornalistas nem aí. Só um pipocar de “flashes” na busca de uma boa
imagem. No vuco-vuco do quem pega e quem cata o solidéo de Francisco, aquela
voz grave, rouca e conhecida de Lula pôs ordem na zoada:
- “Deixa que eu
busco !!! Francisco, eu sei que Vossa eminência branca e santificada depois que
falou com o Duda Mendonça anda pregando aos olhos do mundo a tua humildade.
Eu já rodei e
desrodei esse mundo e humildade de argentino eu ainda tô pra ver. Não é coisa
desse mundo. Mas pode deixar que o Lulinha aqui vai lá buscar tua boina ( Boina
é do Che !!! SOLIDÉU !!!) pra te dar uma aula de graça de como é que se faz !!!
Humildade vem de
berço e embora meu berço tenha sido um caixote eu tive mãe pra me ensinar”
Lula
desceu a escadinha do barco, ANDOU SOBRE AS ÁGUAS
até o sudário (ops !!! SOLIDÉU !!!) pegou o bonézinho (SOLIDÉU !!!) na planta,
voltou ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS, subiu a escadinha e
entregou ao Papa Francisco o chapéu (É SOLIDÉU !!! PORRA !!!)
O
silêncio era sepulcro e caiadamente profundo. O Papa de queixo caído feito um
argentino num gol de Pelé, as beatas em transe, os padres ajoelhados e
contritos. os sacristãos engasgados com não sei o que, e os jornalistas…
Ah
!!! Os jornalistas !!!Deselegantes, desparidos de educação e xenófobos como
sempre…
Nem
esperaram o discurso, a palavra do Papa e picaram a mula voando para as
redações.
No
dia seguinte uma histórica e retumbante manchete na Folha de São Paulo:
LULA NÃO SABE NADAR !!!
Luiz Inácio Lula da Silva é um ex-sindicalista que
governou o Brasil por duas vezes seguidas, tendo ao final a aprovação e a
aclamação do povo brasileiro em mais de 80%.
Seus
primeiros milagres foram sobreviver à fome e a seca nordestina e mais tarde
fundar um partido debaixo pra cima sem o consentimento das elites do seu país.
Porém
dentre tantos, o milagre mais famoso, mundialmente reverenciado e reconhecido
até pelo Vaticano foi o da multiplicação das bolsas-famílias que acabou com a
fome e a miséria absoluta que envergonhava o seu país durante mais de cinco
séculos.
Em
meados de 2005 foi crucificado, morto e sepultado pela imprensa brasileira
tendo ressuscitado no ano seguinte derrotando os capetas pela segunda vez.
Elegeu
a sua sucessora Mulher em terras machistas e hoje está sentado à direita do
inferno extremo-esquerdista e à esquerda do seu próprio partido, o PT.
Passa
os seus dias em sermões pelo mundo, tirando mel das primeiras pedras que lhe
atiram e transformando postes de luz em Presidentas, Governadores e Prefeitos
de grandes cidades. É comum observar-se em quase todas as mentes populares e em
quase todos os muros, paredes e árvores Brasil adentro e Brasil afora a
expressão ELE
VAI VOLTAR !!!
Para julgar os vivos e os mortos e o seu reino não terá fim !!!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário