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terça-feira, 15 de outubro de 2013

O BRUCUTUS DA INTERNET


 

A matéria de capa da mais recente edição de CartaCapital trata de questão importante – talvez a mais importante da vida contemporânea: a nova sociabilidade construída nas redes sociais. Lee Siegel, em coluna publicada em O Estado de S. Paulo, manifestou seus temores em relação ao caráter libertador das novas formas de intersubjetividade.

“Poderíamos dizer que a internet cumpriu a promessa anômica da televisão. O afastamento das demais pessoas tem agora uma estrutura que se sustenta sozinha: podemos estar ao mesmo tempo sozinhos e acompanhados pelos outros.”

“Na internet a distração absoluta se assemelha ao envolvimento absoluto. E, quando estamos na rede, a falta de empatia é um estado de espírito que permeia tudo. Um número cada vez maior de pessoas parece tentado, pela tela e pela solidão, a maldizer, aterrorizar e até destruir outros que estão presentes no mundo online apenas como fantasmas, como projeções da atormentada imaginação de outrem.”

O debate sobre temas políticos, econômicos e sociais, por exemplo, desceu aos esgotos, como bem observou Renato Janine Ribeiro em sua coluna no Valor. Os miasmas da intolerância emanam dos destroços sociais e culturais que ora flutuam sobre o planeta. Os despojos da civilidade são abundantes no Brasil, onde prevalecem a prepotência dos semi-ilustrados e as vulgaridades do Big Brother e assemelhados.

Escrevi em outra ocasião que os bárbaros do teclado manejam com desembaraço a técnica das oposições binárias, método dominante nas modernas ações e interações entre os participantes das redes. Nos comentários da internet, vai “de vento em popa” o que Herbert Marcuse chamou de automatização psíquica dos indivíduos.

Os processos conscientes são substituídos por reações imediatas, simplificadoras e simplistas, quase sempre grosseiras, corpóreas. Nesses soluços de presunção opinativa, a consciência inteligente, o pensamento e os próprios sentimentos desempenham um papel modesto. Convencidos da universalidade do seu particularismo, os internautas comentaristas distribuem bordoadas nos que estão no mundo exatamente como eles, só que do lado contrário.

Anarquia de massas

Os indivíduos mutilados executam os processos descritos por Franz Neumann em Behemoth, seu livro clássico sobre o nazismo: “Aquilo contra o que os indivíduos nada podem e que os nega é aquilo em que se convertem”.

 O que aparece sob a forma farsista de um conflito entre o bem e o mal está objetivado em estruturas que enclausuram e deformam as subjetividades exaltadas. A indignação individualista e os arroubos moralistas são expressões da impotência que, não raro, se metamorfoseia em violência ilegítima.

Os processos econômicos contemporâneos impulsionam práticas, formas de vida e atitudes forjadas pelo domínio dos aparatos objetivos destinados a executar a lobotomia das capacidades subjetivas que ensejam a crítica.

O domínio aparece, assim como um procedimento técnico-administrativo, cuja racionalidade está encarregada de remover as sobras de razão que os indivíduos tentam preservar. Na sociedade de massa é preciso não sentir o que se pensa, nem pensar o que se sente. A banalidade do mal se desdobra no mal da banalidade.

Há quem ainda apresente sintomas de sobrevivência do DNA do processo civilizador e dos valores da sociedade moderna e ouse escrever para as seções de Cartas ao Leitor ou comentar nos blogs os comentários dos fanáticos do Apocalipse. Os ululantes retrucaram com as armas do preconceito, da intolerância e da apologia da brutalidade, sem falar nos ataques em massa à última flor do Lácio, inculta e bela.

Os mais furiosos se apresentam como “humanos direitos”, em contraposição aos defensores dos “direitos humanos”. Fico a imaginar como seria a vida dos humanos direitos na moderna sociedade capitalista de massa, crivada de conflitos e contradições, sem as instituições que garantam os direitos civis, sociais e econômicos conquistados a duras penas. A possibilidade da realização desse pesadelo, um tropismo da anarquia de massas, tornaria o Gulag e o Holocausto um ensaio de amadores.

No derradeiro parágrafo de seu livro Big Switch: Rewiring the World, From Edison To Google, Nicholas Carr deixa uma mensagem aos crentes no caráter benfazejo dos avanços das novas tecnologias da informação.

Quando morrem, as velhas gerações levam consigo a memória do que foi perdido com o advento da nova tecnologia. Resta somente o novo que foi conquistado. Assim, o progresso encobre (o que foi perdido) sua trajetória, renovando permanentemente a ilusão de que estamos onde deveríamos estar. (Por Luiz Gonzaga Belluzzo, publicado originalmente na CartaCapital e no Adnews)

O AVESSO DO SUCESSO


 

(Ruy Martins Altenfelder Silva , Presidente do CIEE e da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ) | Portal da Propaganda) - Entre 1991 e 2010, um salto de 47,8% elevou o Brasil da categoria “muito baixa” para “alta” no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Além disso, o Relatório de Desenvolvimento Global 2013 classifica o País como um dos responsáveis pela “ascensão do Sul” na nova geopolítica mundial, em razão dos programas de inclusão social, com transferência de renda e investimentos em saúde e educação.

Esse tripé – que é a base do cálculo do IDHM – resultaria no aumento das capacidades e oportunidades das pessoas, com reflexos na qualidade e condições de vida de apreciável parcela da população.



Na perspectiva nacional, o cenário do desenvolvimento humano é promissor, com pontuação que passou de 0,492 para 0,727, numa escala que vai de zero a um. Mas o choque da realidade vem com um mergulho no microcosmo dos municípios, que revela a persistência de fortes desigualdades regionais.

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013,  a renda per capita oscila entre R$1,7 mil e R$210. No quesito adultos com ensino fundamental completo, a variação cai de 80% para 13%.

A longevidade ou expectativa de vida de uma criança ao nascer, que no Sul bate em 78 anos, desaba para 66 anos no Nordeste.  Aliás, os 50 municípios pior classificados estão todos no Norte-Nordeste, com o último lugar ocupado por Melgaço, no Pará.

Em contraposição, os 10 melhores, com São Caetano do Sul à frente, se dividem entre os estados de São Paulo (com 7), Santa Catarina (2) e Espírito Santo (1).



Dos três indicadores que compõem o IDHM, a longevidade foi a que mais contribuiu para o salto no ranking (crescimento de 23%), seguida por renda (14%).

Sem surpresa para quem acompanha a questão jovem no Brasil a educação ficou na categoria “média”, com crescimento de 128%, devido principalmente à frequência escolar e não à qualidade do ensino. Tanto que, entre os 5.565 municípios, somente cinco atingiram o patamar muito alto de desenvolvimento.

Tais números ganham contornos mais preocupantes quando alinhados a outros indicadores. Em 2010, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) detectou que cerca de 1,5 milhão de jovens, entre 19 e 24 anos – a maioria concentrada nas faixas mais pobres – nem trabalham, nem estudam e nem procuram emprego.

Trata-se da face mais perversa de um problema detectado pelo Dieese no final de 2011: metade dos jovens de 18 a 20 anos estava sem emprego, provavelmente por falta de capacitação para aproveitar o momento aquecido do mercado de trabalho.

Se o Brasil realmente pretende ascender a patamares compatíveis com outros  países que integram a faixa de alto desenvolvimento humano, não pode continuar descuidando de políticas públicas que assegurem às novas gerações, bem mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Entre outras razões, porque os jovens e suas famílias precisam ser motivados por perspectivas concretas de progresso pessoal, de renda e de condições de vida mais dignas. E também porque, no futuro, a sociedade como um todo terá de estar apta a dar sustentabilidade ao desenvolvimento de um País que já ultrapassou os 200 milhões de habitantes e continuará a crescer.

Caso contrário, a maioria deles poderá ser cooptada pelo crime organizado – tendência crescente nas estatísticas policiais – ou recair em ocupações informais, duas opções que aumentarão a vulnerabilidade dos milhões de brasileiros condenados à exclusão no estratégico momento em que chegam à  fase produtiva da vida. 

O círculo vicioso somente será quebrado com a oferta de um projeto de vida a esses jovens, que passa não só pela inclusão escolar e assistência à família, mas também pela formação para o trabalho e a cidadania, dotando-os da autonomia indispensável para o resgate da autoestima e para a realização pessoal.



Aí está posto o grande desafio de reduzir a desigualdade na educação e na formação profissional, talvez as maiores e mais perniciosas disparidades sociais. Para vencê-la, ações sérias e responsáveis, destinadas a oferecer um futuro melhor aos jovens, devem ser estimuladas e multiplicadas.

Principalmente aquelas que comprovaram seu potencial inclusivo, como é o caso do estágio e da aprendizagem. O balanço de meio século de atuação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com 12 milhões de jovens encaminhados ao mercado de trabalho, certifica o impacto saudável das duas modalidades de formação na empregabilidade e na construção de um futuro promissor.



LUXURY WEB QUER POTRENCIALIZAR MERCADO DE LUXO

A Associação Paulista das Agências Digitais vai apoiar o evento Luxury Web, que será realizado pela PSCarneiro Eventos, no próximo dia 23 de outubro, das 14h às 19h, na Livraria da Vila do Shopping JK, em São Paulo.

Focado no mercado de Luxo, o evento contará com apresentações dos especialistas da Associação neste segmento e oferecerá dicas de como melhorar a experiência do cliente de luxo no mundo digital, estratégias para marcas integrarem sites e mídias sociais, gerar valor no ambiente digital e aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) no e-commerce.

O Luxury Web também contará com executivos de grandes marcas e a apresentação de seus cases, como Arezzo, DECA e Chivas. "Apesar do mercado de luxo ter uma grande força principalmente entre colecionadores e apaixonados por algum assunto no mundo físico, o tema ainda é pouco explorado no mundo virtual.

A vantagem do mercado de luxo é que o cliente reconhece o valor da marca e aceita pagar pela conveniência e comodidade proporcionadas pelo digital. O que as empresas precisam fazer é garantir uma experiência excelente, marcante, inovadora ou única de compra online para o caso do e-commerce e, trabalhar cuidadosamente as redes sociais e campanhas no mundo eletrônico", declara o presidente da APADi, Alexandre Suguimoto.

Paulo Carneiro, diretor da PSCarneiro Eventos, afirma que há uma demanda deste mercado por informações qualitativas e de referência para o crescimento no meio digital.

"Todas as grandes marcas, especialmente as do mercado de luxo, estão buscando novos aplicativos para dispositivos móveis em busca da experiência inesquecível. Assim também, há uma demanda grande por boas campanhas e soluções criativas e, acima de tudo, o mercado de luxo busca melhorias na presença digital, especialmente nas mídias sociais", enfatiza.

O Luxury Web é patrocinado pelo Senac e conta com o apoio da APADi, do Shopping JK, da Livraria da Vila, da agência Idmaniacs, Gelato Diletto e dos canais de mídia Robb Repport e Adnews. (Redação Adnewws)

CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR


 


Hoje é dia do Professor e a Globo lança uma campanha pela valorização desse profissional tão importante na vida de todos nós. Composta por dois filmes e um anúncio impresso, a campanha, desenvolvida pela Comunicação da Globo, destaca que, se existem médicos, engenheiros, jornalistas ou músicos, antes de todos eles, sempre houve um professor.

Respeito, admiração e reconhecimento do valor do professor são os pilares desta campanha. O objetivo é valorizar e incentivar a reflexão sobre a importância do educador, como responsável por “fazer gente”, por formar todos os demais profissionais.

Foram criados dois filmes de 30 segundos, com música composta por Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, e interpretada por Arnaldo Antunes.

Os filmes trazem uma animação orgânica, com traços pretos finos, que vão se transformando, em sincronismo com a letra da canção. Arnaldo Antunes finaliza o filme, dizendo: “Professor é a profissão que faz todas as profissões. Respeite, admire, reconheça. Uma campanha da Globo e de todos os alunos do Brasil”.

Os filmes se revezam na programação da Globo a partir do Fantástico de domingo, dia 13, e ficam no ar até o dia 20 de outubro.

Assista à campanha no
http://redeglobo.globo.com/videos/v/dia-do-professor/2877562/.

Letra do jingle

Tem gente que faz chip
Tem gente que faz site
Tem gente que faz gente que faz chip, que faz site

Tem gente que faz banco
Tem gente que faz banca
Tem gente que faz gente que faz banco, que faz banca

Tem gente que faz letra
Tem gente que faz som
Tem gente que faz gente que faz letra, que faz som

Tem gente que faz vida
Tem gente que faz sonho
Tem gente que faz gente que faz vida, que faz sonho

Tem gente que faz aço
Tem gente que faz traço
Tem gente que faz gente que faz aço, que faz traço

Tem gente que faz compra
Tem gente que faz venda
Tem gente que faz gente que faz compra, que faz venda

Tem gente que faz ida
Tem gente que faz volta
Tem gente que faz gente que faz ida, que faz volta

Locução final

"Professor é a profissão que faz todas as profissões. Respeite. Admire. Reconheça.
Uma campanha da globo e de todos os alunos do brasil."


VATICANO CHAMA JESUS DE LESUS

O Vaticano suspendeu a venda de milhares de medalhas, confeccionadas para comemorar o primeiro ano do pontificado do papa Francisco. O motivo da suspenção foi um erro de digitação - no lugar de Jesus, estava a palavra "Lesus".

As medalhas produzidas em ouro, prata e bronze, pelo Instituto Poligráfico e Zecca do Estado italiano, foram colocadas á venda no dia 8 de outubro. Apenas quatro peças foram compradas antes da coleção ser recolhida.

O Instituto Poligráfico afirmou não ser o responsável pelo erro, pois recebeu o material original do Vaticano.

As moedas, desenvolvidas pela artista Mariangela Crisciotti, traziam a imagem de Jorge Mario Bergoglio e a inscrição em latim "Vidit ergo Lesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me", onde o erro aparece. (Redação Adnews)

A MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO
Pelo segundo ano consecutivo, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, foi apontada pela revista americana Fortune como a executiva mais poderosa do ranking global, concorrendo com mulheres de negócios de diversos setores e países. Tanto em 2012 como em 2013, Graça Foster ficou em primeiro lugar na lista de executivas que atuam fora dos Estados Unidos. Acesse a lista completa da Fortune

AUMENTAM AS DOENÇAS CRÔNICAS ENTRE INDÍGENAS


(Texto de Noêmia Lopes, distribuído pela Agência FAPESP) – Malária, infecções respiratórias e diarreias eram as principais causas de morte no Parque Indígena do Xingu (PIX), no Mato Grosso, em 1965 – época em que a Escola Paulista de Medicina (EPM), atualmente parte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), passou a responder pela saúde dos povos indígenas que lá vivem.

Hoje, a malária está sob controle e, embora as doenças infecciosas e parasitárias ainda sejam relevantes em termos de mortalidade, são os males crônicos não transmissíveis, como hipertensão, intolerância à glicose e dislipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue), que estão em crescimento.

Conhecendo esse panorama, pesquisadores da EPM/Unifesp examinaram e entrevistaram 179 índios Khisêdjê, moradores da área central do parque do Xingu, no Mato Grosso, entre 2010 e 2011.

A análise dos resultados mostrou uma prevalência de hipertensão arterial de 10,3% em ambos os sexos, sendo que 18,7% das mulheres e 53% dos homens apresentaram níveis de pressão arterial considerados preocupantes.

“Para valores de pressão arterial iguais ou maiores a 140/90 mmHg como indicativos da presença de hipertensão arterial, pesquisas encontraram prevalências entre 22,3% e 43,9% na população geral do Brasil”, disse Suely Godoy Agostinho Gimeno, coordenadora do estudo com os Khisêdjê e pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp e do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

O estudo com os Khisêdjê foi realizado com apoio da FAPESP e do Projeto Xingu, iniciativa da Unidade de Saúde e Ambiente do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp.

Os Khisêdjê ainda não estão tão hipertensos como os demais brasileiros, mas o cenário é delicado, uma vez que tal condição era inexistente ou rara nas aldeias brasileiras até décadas atrás.

Já a intolerância à glicose foi identificada em 30,5% das mulheres (6,9% do total com diabetes mellitus) e em 17% dos homens (2% do total com diabetes mellitus). E a dislipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue) apareceu em 84,4% dos participantes dos dois sexos.

“Examinamos os Khisêdjê anteriormente, entre 1999 e 2000. Comparando os dados daquela época com os mais recentes, percebemos um aumento significativo de todas essas doenças crônicas não transmissíveis. Outras pesquisas revelam que o mesmo aumento se aplica aos demais povos indígenas do Xingu e de outras áreas do país”, disse Gimeno.

De acordo com a pesquisadora, entre os fatores que vêm transformando o panorama entre os índios estão maior proximidade com os centros urbanos e intensificação do contato com a sociedade não indígena, com a incorporação de novos hábitos e costumes; aumento do número de indivíduos que exercem atividade profissional remunerada, abandonando práticas de subsistência tradicionais como agricultura, caça e pesca; e maior acesso a produtos e bens de consumo, como alimentos industrializados, eletroeletrônicos e motor de barcos (o que dispensa a necessidade de remar).

Os resultados foram informados aos Khisêdjê, individualmente e em grupo, e a equipe de saúde da Unifesp acompanha os casos que precisam de amparo médico.

Ainda assim, o quadro preocupa os pesquisadores, uma vez que o controle das doenças requer condições nem sempre disponíveis nas aldeias, como refrigeração (no caso da insulina), controle da dose e do horário dos medicamentos, controle regular da glicemia e da pressão arterial. Segundo Gimeno, “o estímulo e a garantia da preservação dos hábitos e costumes desses povos seriam medidas preventivas de grande valia”.

Excesso de peso

A coleta de dados para traçar o perfil nutricional e metabólico dos Khisêdjê foi realizada em diferentes períodos de 2010 e 2011, quando os pesquisadores passavam de 15 a 20 dias na aldeia principal desse povo, chamada Ngojwere.

As informações levantadas incluíram perímetros de braços, cintura e quadril; peso; altura; composição corporal (água, massa magra e massa gordurosa); pressão arterial; perfil bioquímico (por exames como o de glicemia); aptidão física; condição socioeconômica; consumo de alimentos e práticas agrícolas.

Outro resultado obtido por meio dessa análise foi a prevalência de excesso de peso (de sobrepeso ou de obesidade): 36% entre as mulheres e 56,8% entre os homens.

“Contudo, observamos que, particularmente entre os homens, tal prevalência se deve a uma maior quantidade de massa muscular e não de tecido gorduroso. Esse dado sugere que, para a população em questão, os critérios de identificação do excesso de peso não são adequados, uma vez que os indivíduos são musculosos, não obesos”, disse Gimeno.

A conclusão, de acordo com a pesquisadora, é corroborada pelos testes de aptidão física. “A maioria dos valores revela força muscular nos membros inferiores, resistência muscular nos membros superiores e no abdômen, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. Comparados aos não indígenas, os Khisêdjê têm perfil ativo ou muito ativo, contrariando a ideia de que um possível sedentarismo estaria associado às doenças investigadas”, disse.

Uma hipótese (não comprovada empiricamente) que poderia explicar a controvérsia é a de que, no passado, esses índios teriam sido ainda muito mais ativos do que na atualidade. E a possível redução na atividade física habitual teria, então, relação com os males crônicos.

Equipe e repercussão

Três médicos, quatro enfermeiras, cinco nutricionistas, dois educadores físicos, um sociólogo e quatro graduandos (dos cursos de Medicina e Enfermagem) participaram da pesquisa via Unifesp.

Completam a equipe uma sexta nutricionista do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, agentes de saúde e professores indígenas que vivem na aldeia Ngojwere e atuaram como intérpretes.

O projeto deu origem a seis apresentações em conferências internacionais e duas em congressos nacionais, três dissertações de mestrado e uma publicação de artigo na revista Cadernos de Saúde Pública. A íntegra do texto pode ser lida emhttp://www.scielosp.org/pdf/csp/v28n12/11.pdf. 
 

SAMSUNG ANUNCIA GALAXY NOTE 3 E GALAXY GEAR

A Samsung Electronics anuncia a chegada, ao mercado brasileiro, da terceira geração do smartphone híbrido da companhia, que combina características de tablet e smartphone em um único aparelho – o Galaxy Note 3. A empresa também comunicou a chega de seu relógio inteligente ao mercado, o Galaxy Gear.

 

A empresa destaca o "diálogo" que ocorre entre os dois aparelhos. Por meio da função Transmissão Inteligente, todas as notificações importantes do Galaxy Note 3 estão disponíveis instantaneamente no Galaxy Gear.

 

Outro destaque do relógio inteligente é a operação por voz. É possível escrever mensagens, criar novas entradas no calendário, configurar alarmes e verificar a previsão do tempo no Galaxy Gear, utilizando o S Voice em português.

 

Os valores sugeridos são R$ 2.899 para o Galaxy Note 3 e R$ 1.299 para o Galaxy Gear. (Redação Adnews)

AS 100 EMPRESAS MAIS AMADAS DO MUNDO


Segundo estudo da APCO Worldwide, Walt Disney, Yahoo, Google, Sony e Nestlé são as empresas mais amadas do mundo pelos consumidores.
Para chegar ao ranking das top 100, a APCO entrevistou 70,000 pessoas em 15 países sobre as 600 maiores marcas do mundo. A pesquisa avaliou
8 sentimentos – compreensão, acessibilidade, relevância, admiração, curiosidade, identificação, fortalecimento e orgulho. Detalhe – 6 das top 22
marcas nasceram depois da internet. Veja o ranking na íntegra logo abaixo. Leia  na
Adweek

OPORTUNIDADES


. Trabalhe na organização das Olimpíadas do Rio de Janeiro - Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão só em 2016, mas os preparativos já começaram. Por isso, a organização do evento está contratando profissionais.


Eles procuram pessoas para atuarem em diversas áreas, como telecomunicações, transportes, tecnologia, alimentos, edição de conteúdo, entre outros. Todos os cargos são no Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para o programa de estágio Rio 2016, para atuação na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Podem se inscrever estudantes de diversos cursos, com graduação prevista para 2015 e conhecimentos de inglês e informática.

Serão selecionados 20 estudantes, que vão iniciar o estágio em janeiro de 2014, com bolsa auxílio de R$ 1.200. As inscrições até 25 de outubro, pelo site Rio 2016

Corinthians, Grêmio e Atlético-PR têm vagas de emprego abertas - Clubes de futebol oferecem boa estrutura e benefícios para seus funcionários


No Brasil, não é exagero dizer que a maioria das pessoas já desejou ter o futebol como profissão. Para aqueles que não tiveram a chance de realizar esta vontade dentro do campo, trabalhar em grandes clubes pode ser uma opção. Três deles têm vagas abertas: Corinthians, Grêmio e Atlético-PR.

No clube paulista, as oportunidades são para profissionais de TI, que assumirá o cargo de analista de suporte pleno. Confira no site do Corinthians.

Já o Grêmio procura estagiários para sua categoria de base de futebol, para sua escolinha e para o quadro social. Veja mais informações na página do clube.

Por fim, o Atlético-PR contrata profissionais de iluminação, almoxarife e TI. Veja no site do time.

. FAPESP e universidades de Birmingham e Nottingham lançam chamada -  (Texto de Fernando Cunha, distribuído pela Agência FAPESP)  A FAPESP e as universidades de Birgmingham e Nottingham, no Reino Unido, lançaram na semana passada a segunda chamada de propostas de pesquisa conjunta para financiamento de projetos no âmbito dos Acordos de Cooperação Científica firmados entre as instituições em maio de 2011. O anúncio foi feito na Fundação, em São Paulo, durante o Fórum sobre Internacionalização e Colaboração Efetiva no Ensino Superior.


A chamada estabelece o prazo até 20 de fevereiro de 2014 para apresentação de projetos em todas as áreas do conhecimento, com vigência de até 24 meses. Podem participar pesquisadores com posições permanentes nas universidades de Nottingham e de Birmingham e pesquisadores ligados a instituições de pesquisa e ensino superior no Estado de São Paulo com projetos em desenvolvimento com apoio da FAPESP em várias modalidades.

O aporte de recursos da chamada é equivalente a £240.000,00 e o apoio por projeto aprovado pode chegar a £80.000,00, cabendo 50% à FAPESP e 25% a cada uma das universidades britânicas. Se apenas uma das universidades parceiras estiver envolvida no projeto, o valor limite para cada parte será de £20.000,00.

“A internacionalização tem sido uma prioridade para a FAPESP e estamos convencidos de que compartilhamos com as universidades de Birmingham e Nottingham os mesmos valores e interesses em relação ao avanço da pesquisa em colaboração, que promove o entendimento e traz resultados produtivos”, disse Celso Lafer, presidente da FAPESP.

A primeira chamada conjunta da FAPESP com as universidades britânicas, concluída em dezembro de 2012, selecionou sete projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo, nas áreas de Física, Ciências Ambientais, Medicina, Medicina Veterinária e Ciência Política.

David Eastwood, reitor da Universidade de Birmingham, declarou se sentir recompensado pela qualidade da pesquisa conjunta em andamento entre pesquisadores britânicos e do Estado de São Paulo pelos benefícios da cooperação. “Hoje celebramos o fruto da colaboração entre FAPESP, Nottingham e Birmingham em projetos de alta qualidade com as principais universidades do Estado de São Paulo”, disse.

“A ciência é um empreendimento coletivo e queremos que os pesquisadores de São Paulo interajam com pesquisadores de outros países para fazer a melhor ciência, com maior impacto e maior efeito transformador no mundo”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“A internacionalização exige a cooperação entre pesquisadores com o compromisso de buscar os grandes desafios científicos do nosso tempo e de identificar colaboradores nas melhores universidades com quem pretendem trabalhar”, disse Saul Becker, pró-vice-reitor para as Américas da Universidade de Nottingham e responsável pela internacionalização da instituição britânica. “E nosso desafio aqui é fazer isso acontecer.”

A chamada de propostas está disponível no www.fapesp.br/en/8194.

. Pós-doutorado em Geografia com Bolsa -  O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela FAPESP, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa na Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Presidente Prudente, oeste paulista.


Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br).

A seleção considerará a formação do candidato como pesquisador, os projetos de pesquisa dos quais participou, o texto enviado e a entrevista realizada pela coordenação do projeto e pelo supervisor do estágio de pós-doutorado.

A data-limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade:http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades. 
 

THE  WALKING DEADE E O MARKETING ZUMBI

Domingo, dia 13 de outubro, a 4º temporada da série "The Walking Dead" estreou na TV norte-americana. Em terras brasileiras, a FOX irá exibir a nova fase da trama a partir da próxima terça-feira. O Adnews resolveu compilar algumas ações que promoveram a série do canal americano AMC.

Confira:

Zumbis pelas ruas de Nova York

O canal AMC dos EUA realizou uma campanha soltando zumbis pelas ruas de Nova York. A ação  foi batizada de “Put Zombies Back on TV”. O objetivo da ação foi mostrar que os mortos-vivos não combinam com a cidade e devem voltar para a televisão.

Contagem regressiva

A Leo Burnett do Canadá resolveu fazer a contagem regressiva para o início da terceira temporada. Como? Tirando, pouco a pouco, os dedos de uma instalação.

Tiro ao alvo

A Loducca criou os "Shooting Posters", com o objetivo de divulgar os últimos capítulos da terceira temporada da série Walking Dead, exibida todas as terças na Fox. Eles foram distribuídos aos fãs de The Walking Dead que participaram da promoção na fanpage do canal no Facebook.

Caminhão medonho

Em 2011, durante a Comic-Con, um caminhão de aparência bizonha rondava o evento.

Pôster zumbi

Para promover a segunda temporada da série, a norueguesa Frank criou um pôster zumbi. Em tamanho real, os mortos-vivos da imagem poderiam ter seus membros arrancados por quem passava na estação de trem.

Zumbis no cinema

E se você estivesse num cinema e, de repente, zumbis invadissem a sala de projeção? A criação é assinada pela Ireland/Davenport e aconteceu em em Johannesburg, na África do Sul. (Redação Adnews)

AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS MUDANÇAS SOCIAIS


As novas tecnologias e as mudanças sociais são temas de uma mesa-redonda que ocorre no dia amanhã, a partir das 9 horas, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

A discussão buscará refletir sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no cotidiano.

O mediador da mesa será o professor Rafael de Araújo, coordenador do curso de Sociologia e Política da FESPSP. Também participarão os professores Paulo Vasconcelos, da FESPSP, Sergio Amadeu, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Henrique Parra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A FESPSP fica na rua General Jardim, 522, na Vila Buarque, em São Paulo. Detalhes:  http://www.fespsp.org.br/seminario

CRESCE NAS CLASSES C E D O SEGURO FUNERAL


Não há momento mais delicado na vida de um ser humano do que o falecimento de um ente querido. Alguns conseguem ter forças para organizar o funeral, outros não.

Estatísticas apontam que o brasileiro está cada vez mais preocupado em garantir um falecimento “tranquilo” para si próprio e sua família. Segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o seguro funeral já é considerado um aliado indispensável, apresentando uma evolução no setor.

O seguro funeral arrecadou, por exemplo, em prêmios diretos no primeiro semestre do ano R$135,7 milhões, quase o dobro do ano passado (87 milhões).

Pensando em ajudar as famílias nesse momento, o Grupo Memorial, empresa há mais de 30 anoslíder do ramo, oferece diversas modalidades deseguro de assistência funeral, trazendo um pouco de conforto, e facilidade com os serviços burocráticos, nesse momento tão difícil.

Os serviços dos planos podem incluir: agente familiar para auxiliar nas questões de documentações, taxas de velório e abertura de sepultamento inclusas, linha 0800 disponível 24 horas com atendimento em todo o país, além de todo o suporte e aparatos cerimoniais como urna, ornamentação, coroa de flores, paramentos,traslado, entre outros.

“A obtenção de um plano de assistência funeral com seguro traz tranquilidade, já que algumas eventualidades acontecem quando estamos mais despreparados, e somos, infelizmente, pegos de surpresa. Planejar- se antecipadamente é contar com a segurança de um serviço de proteção para toda a família”,explica Wallace Wetge, diretor comercial do Grupo Memorial.

Os planos variam desde seguro básico até Platinum. No seguro Platinum individual, por exemplo, recém lançado pelo Grupo, inclui além das coberturas padrão, o procedimento de cremação, um seguro de morte acidental e sorteios mensais.

Plano Personalizado já faz Sucesso

O Sport Club Corinthians Paulista, em parceria com o Grupo Memorial, lançou mês passado o plano “Corinthians para Sempre”, no qual é possível personalizar uma cerimônia funerária do começo ao fim. Desde a coroa de flores até o vestuário, por exemplo, poderão ser voltados para os desejos e vontades do corinthiano. Até agora mais de 40 torcedores já adquiriram o seguro do timão.

“O Grupo Memorial sempre teve o compromisso de respeitar ao máximo os desejos e vontades dos familiares e seus entes queridos, personalizando cerimoniais, tornando-os o mais pessoal e íntimo possível”, explica Iris Franco, Gestora de Cerimônias. “Neste caso, o Corinthians conta com mais de 30 milhões de torcedores espalhados pelo país e também notamos que nos cerimoniais do grupo, o Hino do Corinthians é uma das músicas mais pedidas”, diz Iris.

O plano “Corinthians para Sempre” oferece um cerimônia de despedida corinthiana: painel de parede do Corinthians, uma urna com adorno personalizado e com bandeira por cima, além de uma coroa de flores “Eternamente Corinthians”, obviamente sem folhas verdes, apenas preto e branco. A bandeira é entregue no encerramento da homenagem aos familiares. O carro funerário também é personalizado com logo do Timão.

A cerimônia pode ser realizada tanto nos empreendimentos do Grupo Memorial ou em outro local desejado. O plano custa R$ 27 mensais no plano individual ou R$35,00 no plano familiar (inclui cônjuge e filhos até 21 anos, independente do número de filhos).

Além da cerimônia corinthiana exclusiva, o plano de seguro funeral “Corinthians para Sempre“ oferece também seguro de acidentes pessoais e sorteios mensais. Mais informações www.corinthiansparasempre.com.br

Sobre o Grupo Memorial

Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Memorial é uma empresa de soluções em luto e benefícios em vida.Oferece Cemitérios Parque, Crematórios, Cinerários, Templo para guardade cinzas, Casa de Velório e Funerária, além de todos os serviços necessários que envolvem um falecimento, desde auxílio com documentação até traslados nacionais e internacionais, cerimônias especiais e personalizadas, e seguros de assistência funeral visando à prevenção e planejamento. O Grupo Memorial é uma das principais empresas no setor e vem apresentando crescimento consistente ao longo dos anos. www.grupomemorial.net

A CONSTRUÇÃO DAS MARCAS E AS MÍDIAS OFF-LINE


Quando você é pequeno conhece um monte de crianças, e elege um melhor amigo, com o passar do tempo vêm os colegas da faculdade, do trabalho, aquele cara gente boa que conheceu na convenção, no evento, na viagem pra Austrália, e assim a sua lista só aumenta com pessoas cada vez mais influentes e atualizadas. Mas, aquele eleito que esteve ao seu lado desde quando caiu seu primeiro dente continua firme, trazendo memórias felizes nos momentos mais importantes.

E assim é a propaganda off-line, aquele velho amigo de infância, sempre presente em sua vida. Por mais que a Internet seja o grande hype, e o marketing digital já tenha comprovado ser extremamente eficiente para alavancar os negócios, principalmente quando falamos em e-commerce, o investimento em canais fora da web tem muito significado para o fortalecimento da marca.

O Metrô de São Paulo transporta cerca de quatro milhões de pessoas por dia, logo, quando se faz uma inserção em uma mídia Out of Home, como aquelas TVs que ficam dentro dos trens, o seu nome fica exposto para uma grande parte da população que possivelmente não enxergaria o seu banner dentro do site, mas que naquela hora corriqueira acabou prestando atenção à TV do transporte público para se distrair.

Temos ainda as mídias off-line mais tradicionais como a televisão, essa caixa mágica que está presente em aproximadamente 59 milhões de lares, de acordo com o IBGE. Também temos o bom e velho rádio e, nas cidades em que ainda são permitidos, os outdoors ainda fazem sucesso.

Ao tornar a sua marca visível nesses canais tradicionais, as chances de ter sucesso nos meio digitais aumentam. Por exemplo, quando uma pessoa faz uma pesquisa por determinado serviço ou produto em um buscador e sua loja aparecer no resultado, as chances desse internauta clicar no seu link tornam-se maiores se ele já tiver reconhecido seu nome de algum lugar, como no trânsito ou no intervalo da novela.
Assim como aquele amigo de infância, a propaganda off-line nunca vai ficar obsoleta, ela representa aquela boa indicação: “pode confiar, é meu camarada”. No final das contas, de mãos dadas, as duas vias são essências para o futuro da sua marca. (Texto de Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, loja virtual líder na venda de flores).

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