Pesquisar este blog

domingo, 20 de outubro de 2013

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA


 

AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

AS PALAVRAS

“O povo não é besta” (Maria Mazzafiero)

MEDIOCRIDADE OU POUCO CASO?

Os anúncios não respiram; as ilustrações têm pouco ou nada têm a ver com a ideia – quando o título insinua alguma ideia, outra coisa rara nas mensagens emitidas; a produção é absolutamente descuidada, gerando, muitas vezes, um autêntico borrão quando tentam reproduzi-lo.

Sempre que vejo isso me pergunto: o cliente paga essa conta? Penso que  não devia. Mas esse tipo de coisa é tão reincidente que, parece, ninguém da bola pra ele.

Nessa hora, me pergunto: porque os anunciantes, que brigam tanto para remunerar menos a agência não estabelecem, ao invés disso,  uma multa a ser cobrada toda vez que for publicado um anuncio ilegível. Garanto: eles ganhariam muito mais. A esses anunciantes descuidados e às agências deles, lembro que uma mensagem publicitária tem de cumprir cinco objetivos:

a)    Ser percebida;

b)   Ser lida;

c)    Ser entendida;

d)   Conter uma boa ideia;

e)    Ser convincente.

Se a mensagem publicitária não os cumprir, pau na agência; pau na criação; pau no criativo; pau na produção.

Evidente que esse problema tem exceções.

Só não há exceção quando se trata da escolha dos tipos. Aí é uma tragédia generalizada.   Graficamente a publicidade brasileira é uma  tragédia.

Esquecem-se os criativos e seus diretores de criação de que o tipo tem uma linguagem própria, e que é preciso obedecê-la. Falta sensibilidade (ou conhecimento sobre o assunto? Ou carinho com o trablho?) E de que a escolha certa do tipo certamente enriquecerá a mensagem. O que resultará em melhores resultados.

Pois se lhe falta essa condição, pau neles?

 

Alguns exemplos:

 

. Anúncio da Cereveja Kayser

 

Tente ler o que está escrito no rodapé dele. Pago uma Kaiser se você ler.

. Anúncio Bosque Cidade Jardim.

 

 Botaram umas vinhetas no rodapé. Todas com legendas ilegíveis.

 

. Anúncio Brahma Octoberfest no Shopping Itaguaçu.

 

Uma tragédia. A Brahma deve estar nadando em dinheiro para permitir um monstro assim.

 

. Anúncio Floripa Amanhã.

 

O que será que o texto quer dizer?

 

. Anúncio Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Sebrae

 

  . Pelo jeito eles não querem a presença da gente.

 

. Anúncio American Airlines

 

O redator deve ter tido um trabalho danado para escrever um texto enorme. Aí, o diretor de arte fez questão de comprimi-lo de forma de forma a torná-lo bem ilegível.

 

. Até tu, Fischer?

 

A Fischer é uma das mais conceituadas do Brasil. Dela, claro  a gente sempre espera um trabalho de primeiríssima qualidade. Agora ela acaba de cometer um baita deslise.

 

Veiculou, para a Vigor, anúncio de lançamento do Vigor Zero. O título:

 

Se existia algum

motivo para resistir,

agora existe zero.

 

2xmais

proteína(1)

 zero gordura.

 

O  texto:

 

Chegou Vigor Grego Zero

tradicional e morango, o primeiro

iugurte Grego Zero Gorduras (2)

 

Aí, você começa a procurar no anúncio o que significam esses (1) e (2).  Não acha. Ou melhor, se procurar bem acha, mas estão em tipo tão pequenininho que não dá pra ler.

 

Uma agência como a Fischer não pode se dar o direito de fazer isso.

 

VAI EM FRENTE, PREFEITO: FLORIANÓPOLIS PRECISA SER UMA CIDADE LIMPA.

A PRIMEIRA ENTREVISTA DE SNOWDEN APÓS ASILO

Edward Snwode concedeu sua primeira entrevista desde que conseguiu asilo na Rússia. O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) conversou com um repórter do New York Times por meio de "comunicações criptografadas" ao longo da semana passada, conforme relata o Canal Tech.

Snwoden afirmou que entregou todos os documentos que obteve na NSA a jornalistas que ele conheceu em Hong Kong, antes de voar para Moscou, Rússia, e não manteve nenhuma cópia dos papéis – o que, segundo ele, significava que havia "0% de chance" de eles caírem nas mãos do governo russo ou chinês, conforme especulações. Snowden alega que entregou todos os documentos para se livrar da "tomada de decisão de sua publicação". 

Ele também sustentou sua versão de que os vazamentos ajudaram, ao invés de interferir, a segurança dos Estados Unidos. "A continuidade secreta desses programas [de espionagem] representa um perigo muito maior do que sua divulgação", disse Snowden.

Ele também contestou uma nota negativa registrada por seu supervisor na NSA em seu arquivo pessoal da CIA. A tal nota foi relatada na semana passada pelo próprio NYT, e supostamente dizia que o superior havia notado uma nítida mudança no comportamento e nos hábitos de trabalho de Snowden. O delator do programa de espionagem norte-americano alega que a nota foi resultado de uma briga "mesquinha" via e-mail com seu gerente sênior na NSA.

A retaliação para esta pequena briga foi uma das coisas que convenceram Snowden a denunciar os programas secretos. Ele disse ainda que qualquer outro tipo de esforço para comunicar as infrações teria sido "enterrado para sempre", e ele seria "desacreditado e arruinado". Ele acrescentou que "o sistema não funciona", já que "você precisa denunciar as irregularidades aos principais responsáveis por elas". 

Ele explica que a decisão de vazar as informações foi tomada após ver um relatório do inspetor-geral do programa de escutas sem mandado. O relatório era de 2009, mas Snowden não revelou ao periódico o quanto leu desses papéis. 

Snowden também se recusou a fornecer detalhes sobre sua atual condição de vida em Moscou. Ele se limitou a dizer que não estava sob o controle do governo russo e que estava livre para se movimentar pelo país. (Redação Adnews)

OS ORANIZADORES DO FENAOSTRA PRECISAM FAZER UM CURSO COM O PESSOAL DA OKTOBERFEST

EMPRESA PESTADORA DE SERVIÇO CONTRATA COORDENADOR COMERCIAL JR.
 
PERFIL:

Formação: Ensino superior completo ou cursando em Marketing, Publiou áreas afins.
Conhecimento intermediário em planilhas.
IMPRESCINDÍVEL experiência com ações promocionais.
FUNÇÃO: Foco em atividades administrativas e suporte em todas as ações promocionais: relatórios, seleção de pessoas, controle de frequência de promotores e etc.

HABILIDADES:
-Gostar de trabalhar em equipe;
-Ótimo relacionamento interpessoal;
-Boa comunicação;

Ótima organização;
-Facilidade com Internet e Pacote Office (Word, Excel).

EMPRESA OFERECE:
-Salário + VT + VR + AM
-Horário de trabalho: de 2ªf. a 6ªf., de 9 às 18h.

Candidatos dentro do perfil, enviar currículo no corpo do e-mail para:
vagasrj@promo7.com.br, colocando no assunto “Coordenador Ações”.

 

CHICO BUARQUE, CAETANO, GIL ET CATERVA LUTARAM BRAVAMENTE CONTRA A CENSURA NA ÉPOCA DA DITADURA PORQUE OS TRABALHOS DELES ERAM CENSURADOS. AGORA DEFENDEM UMA DITADURA NO CASO DO DIREITO AUTORAL. HÁ SINCERIDADE QUANDO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário