AUDITORIA
DA COMUNICAÇÃO
AS PALAVRAS
“O povo
não é besta” (Maria Mazzafiero)
MEDIOCRIDADE
OU POUCO CASO?
Os
anúncios não respiram; as ilustrações têm pouco ou nada têm a ver com a ideia –
quando o título insinua alguma ideia, outra coisa rara nas mensagens emitidas;
a produção é absolutamente descuidada, gerando, muitas vezes, um autêntico
borrão quando tentam reproduzi-lo.
Sempre que
vejo isso me pergunto: o cliente paga essa conta? Penso que não devia. Mas esse tipo de coisa é tão reincidente
que, parece, ninguém da bola pra ele.
Nessa
hora, me pergunto: porque os anunciantes, que brigam tanto para remunerar menos
a agência não estabelecem, ao invés disso, uma multa a ser cobrada toda vez que for
publicado um anuncio ilegível. Garanto: eles ganhariam muito mais. A esses
anunciantes descuidados e às agências deles, lembro que uma mensagem
publicitária tem de cumprir cinco objetivos:
a)
Ser
percebida;
b)
Ser lida;
c)
Ser
entendida;
d)
Conter uma
boa ideia;
e)
Ser
convincente.
Se a
mensagem publicitária não os cumprir, pau na agência; pau na criação; pau no
criativo; pau na produção.
Evidente
que esse problema tem exceções.
Só não há
exceção quando se trata da escolha dos tipos. Aí é uma tragédia
generalizada. Graficamente a publicidade brasileira é
uma tragédia.
Esquecem-se
os criativos e seus diretores de criação de que o tipo tem uma linguagem
própria, e que é preciso obedecê-la. Falta sensibilidade (ou conhecimento sobre
o assunto? Ou carinho com o trablho?) E de que a escolha certa do tipo
certamente enriquecerá a mensagem. O que resultará em melhores resultados.
Pois se lhe
falta essa condição, pau neles?
Alguns exemplos:
. Anúncio da Cereveja Kayser
Tente ler o que está escrito
no rodapé dele. Pago uma Kaiser se você ler.
. Anúncio Bosque Cidade Jardim.
Botaram umas vinhetas no rodapé. Todas com legendas
ilegíveis.
. Anúncio Brahma Octoberfest no Shopping Itaguaçu.
Uma tragédia. A Brahma deve
estar nadando em dinheiro para permitir um monstro assim.
. Anúncio Floripa Amanhã.
O que será que o texto quer
dizer?
. Anúncio Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Sebrae
. Pelo jeito eles não querem a presença da gente.
. Anúncio American Airlines
O
redator deve ter tido um trabalho danado para escrever um texto enorme. Aí, o
diretor de arte fez questão de comprimi-lo de forma de forma a torná-lo bem
ilegível.
. Até tu,
Fischer?
A
Fischer é uma das mais conceituadas do Brasil. Dela, claro a gente sempre espera um trabalho de
primeiríssima qualidade. Agora ela acaba de cometer um baita deslise.
Veiculou,
para a Vigor, anúncio de lançamento do Vigor Zero. O título:
Se existia algum
motivo para resistir,
agora existe zero.
2xmais
proteína(1)
zero gordura.
O texto:
Chegou Vigor Grego Zero
tradicional e morango, o primeiro
iugurte Grego Zero Gorduras (2)
Aí,
você começa a procurar no anúncio o que significam esses (1) e (2). Não
acha. Ou melhor, se procurar bem acha, mas estão em tipo tão pequenininho que
não dá pra ler.
Uma
agência como a Fischer não pode se dar o direito de fazer isso.
VAI EM FRENTE, PREFEITO:
FLORIANÓPOLIS PRECISA SER UMA CIDADE LIMPA.
A PRIMEIRA
ENTREVISTA DE SNOWDEN APÓS ASILO
Edward Snwode concedeu sua primeira entrevista desde que
conseguiu asilo na Rússia. O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos
Estados Unidos (NSA) conversou com um repórter do New York Times por meio de "comunicações
criptografadas" ao longo da semana passada, conforme relata o Canal Tech.
Snwoden afirmou que entregou todos os documentos que obteve
na NSA a jornalistas que ele conheceu em Hong Kong, antes de voar
para Moscou, Rússia, e não manteve nenhuma cópia dos papéis – o que, segundo
ele, significava que havia "0% de chance" de eles caírem nas mãos do
governo russo ou chinês, conforme especulações. Snowden alega que entregou
todos os documentos para se livrar da "tomada de decisão de sua
publicação".
Ele também sustentou sua versão de que os vazamentos
ajudaram, ao invés de interferir, a segurança dos Estados Unidos. "A
continuidade secreta desses programas [de espionagem] representa um perigo
muito maior do que sua divulgação", disse Snowden.
Ele também contestou uma nota negativa registrada por seu supervisor
na NSA em seu arquivo pessoal da CIA. A tal nota foi relatada na semana passada
pelo próprio NYT, e supostamente dizia que o superior havia notado uma nítida
mudança no comportamento e nos hábitos de trabalho de Snowden. O delator
do programa de espionagem norte-americano alega que a nota foi resultado de uma
briga "mesquinha" via e-mail com seu gerente sênior na NSA.
A retaliação para esta pequena briga foi uma das coisas que
convenceram Snowden a denunciar os programas secretos. Ele disse ainda que
qualquer outro tipo de esforço para comunicar as infrações teria sido
"enterrado para sempre", e ele seria "desacreditado e
arruinado". Ele acrescentou que "o sistema não funciona", já que
"você precisa denunciar as irregularidades aos principais responsáveis por
elas".
Ele explica que a decisão de vazar as informações foi tomada
após ver um relatório do inspetor-geral do programa de escutas sem mandado. O
relatório era de 2009, mas Snowden não revelou ao periódico o quanto leu desses
papéis.
Snowden também se recusou a fornecer detalhes sobre sua
atual condição de vida em Moscou. Ele se limitou a dizer que não estava sob o
controle do governo russo e que estava livre para se movimentar pelo país. (Redação Adnews)
OS
ORANIZADORES DO FENAOSTRA PRECISAM FAZER UM CURSO COM O PESSOAL DA OKTOBERFEST
EMPRESA
PESTADORA DE SERVIÇO CONTRATA COORDENADOR COMERCIAL JR.
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Formação: Ensino superior completo ou cursando em Marketing, Publiou áreas afins. Conhecimento intermediário em planilhas. IMPRESCINDÍVEL experiência com ações promocionais. FUNÇÃO: Foco em atividades administrativas e suporte em todas as ações promocionais: relatórios, seleção de pessoas, controle de frequência de promotores e etc. HABILIDADES: -Gostar de trabalhar em equipe; -Ótimo relacionamento interpessoal; -Boa comunicação; Ótima organização; -Facilidade com Internet e Pacote Office (Word, Excel). EMPRESA OFERECE: -Salário + VT + VR + AM -Horário de trabalho: de 2ªf. a 6ªf., de 9 às 18h. Candidatos dentro do perfil, enviar currículo no corpo do e-mail para: vagasrj@promo7.com.br, colocando no assunto “Coordenador Ações”. |
CHICO BUARQUE, CAETANO, GIL ET
CATERVA LUTARAM BRAVAMENTE CONTRA A CENSURA NA ÉPOCA DA DITADURA PORQUE OS
TRABALHOS DELES ERAM CENSURADOS. AGORA DEFENDEM UMA DITADURA NO CASO DO DIREITO
AUTORAL. HÁ SINCERIDADE QUANDO?
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