Em suma, uma empresa precisa ter preço, praça (distribuição), produto e
promoção (comunicação) adequados para ser bem sucedida. Até aí, nenhuma
novidade. A parte divertida foi quando a turma começou a elencar outros Ps.
― E os 7 Ps do Marketing de Serviços?
― E os 11 Ps do Marketing Estratégico?
Foi então que o Professor Monteiro se apressou para avançar seu
Power Point para um slide que apresentava uma lista de 23 palavras. Todas
começavam com a letra P e haviam sido extraídas por ele de algum livro ou
artigo sobre marketing por aí. Havia P para todos os gostos: processos,
projeção, público-alvo, perspicácia, presença.
Acontece que acrescentar Ps é uma mesmice que não vai resolver o
problema de ninguém. Muito menos de quem trabalha com a produção de conteúdo
como forma de gerar resultados para a empresa ― estou falando de content
marketing.
Em setembro deste ano, participei novamente do Content Marketing World,
maior evento sobre o assunto no mundo, realizado desta vez em Cleveland, nos
Estados Unidos. Foram quase 20 palestras ou aulas em três dias. Em boa parte
delas, a orientação foi a mesma: entenda o seu público antes de despejar
conteúdo sobre ele.
Mas o que é, afinal, “entender o público”?
A resposta objetiva para esta pergunta está no desenvolvimento de personas. Você terá de entrevistar
clientes, entender como se comportam, o que preferem ler, seus critérios de
compra, seus dramas. Entenda-os como seres humanos, e não como números que se
dividem em tabelas numéricas de probabilidades.
Afinal, esta ainda é a única maneira de entender por que e como seu
público consome seu conteúdo e seu produto ou serviço. Vencida essa etapa,
aí, sim, adote o bom e velho conceito dos 4 (ou 23) Ps de Marketing. Acredite, o
resultado será melhor.
E não se atreva a dizer que persona seria o 24º P do saudoso Professor
Monteiro. Como ele próprio aconselharia, chega de mesmice. (Texto de Cassio Politi, publicado originalmente no tracto e reproduzido no Adnews).
"PRIVACIDADE ONLINE DEMANDA MAIOR TRNSPARÊNCIA”
Se no Brasil a discussão sobre privacidade online
ganhou maior notoriedade nas últimas semanas ao impactar diretamente dados
sigilosos do governo e da própria presidente Dilma Rousseff, na Europa essa
discussão ganha cada vez mais relevância na atuação de agências e anunciantes
diante do ambiente digital.
Quarta-feira da semana passada, em Londres, a consultoria de privacidade
online Truste reuniu especialistas para discutir a transparência das práticas
adotadas pelas marcas e seus parceiros, bem como o impacto delas perante o
público geral.
“O papel do nosso modelo de negócios não é bem
entendido e depende de nós mostrar como ele funciona, bem como seu valor
econômico”, declarou Nick Stringer, diretor de relações regulamentais do IAB
(Internet Advertising Bureau) do Reino Unido e líder da EDAA (Europe
Interactive Digital Advertising Aliance), entidade responsável pelas práticas
de autorregulamentação da publicidade online na Europa.
Apesar de enxergar uma boa evolução nesse caminho, o
executivo destacou que ainda há muito mais a ser realizado para garantir tal
entendimento e transparência nos processos.
Vice-presidente de marketing da Truste, Dave Deasey
apresentou uma pesquisa indicando que a privacidade é o fator mais importante
para 20% dos usuários de dispositivos mobile. Para os demais respondentes, ele
aparece sempre na segunda posição, perdendo apenas para a preocupação com a
duração da bateria.
De acordo com o levantamento – válido para o mercado
britânico –, 37% dos respondentes disseram checar se os aplicativos baixados
possuem uma política de privacidade clara antes de dividir informações
pessoais.
Privacidade social
O evento aconteceu no mesmo
dia em que o Facebook anunciou mudanças em suas restrições, permitindo jovens
de 13 a 17 anos para publicar posts livremente. A rede social preparou medidas
de proteção para realizar a mudança, mas elas não foram bem aceitas por pais e
especialistas.
Para Kathryn Montgomery, professora de comunicação da
Universidade de Washington, nos Estados Unidos, a decisão pode ter impacto
negativo para o público envolvido, já que adolescentes tendem a assumir riscos
e, muitas vezes, não conseguem mensurar as consequências de pequenos atos.
“A decisão do Facebook tem seu próprio modelo de
negócios como base. Permitindo que os jovens dividam mais sobre eles mesmos,
fica mais fácil aos anunciantes coletarem dados sobre os menores de idade, que
ignoram o fato de que seus interesses estão sob um microscópio digital”,
analisou. (Propmark,
com informações da Marketing Week e da Associated Press).
I
MOSTRA DE ANIMAÇÃO FRANCESA
APENAS COM TÍTULOS INÉDITOS, MOSTRA REÚNE 15 LONGAS-METRAGENS COM FOCO NO TRABALHO DOS RENOMADOS JEAN-FRANÇOIS LAGUIONIE, JACQUES-RÉMY GIRERD E MICHEL OCELOT, ALÉM DE CURTAS-METRAGENS RECENTES E PREMIADOS, A PARTIR DE 25 DE OUTUBRO, EM BOTAFOGO.
Fundador do estúdio La Fabrique, Jean-François Laguionie venceu a Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem no Festival de Cannes com “A Travessia do Atlântico em um Barco à Remo” (La Traversée de l'Atlantique à la rame), em 1979; o diretor Jacques-Rémy Girerd fundou o não menos importante estúdio Folimage; já Michel Ocelot, além de ter sido presidente da International Animated Film Association, já foi premiado com César (A Lenda do Pobre Corcunda/ La Légende du pauvre bossu, 1982) e Bafta (Os Três Inventores/Les Trois inventeurs, 1980).
Juntem-se a eles a nova – e talentosa – geração de nomes como Bastien Dubois (Madagascar, Caderno De Viagem/ Madagascar, Carnet de Voyage, indicado ao Oscar 2011 na categoria Melhor Curta de Animação), Serge Avedikian (vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em Cannes 2010 com História de Cão/ Chienne d'histoire) e temos a I Mostra de Animação Francesa.
Parceria entre a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, a mostra, ocupará o auditório da Aliança Francesa de Botafogo, dias 25, 28, 29, 30 e 31.
“Além de se tratarem de artistas reconhecidos internacionalmente, é uma programação diversificada, unindo tradicionais animadores franceses e novos diretores para essa mostra que acontece justamente em outubro, mês das crianças”, explica Jean-Paul Lefevre, Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil. “Mas, claro, são filmes para todas as idades”, completa.
Reunindo filmes de variados formatos, a mostra será aberta no dia 25 com a exibição do longa-metragem Aprovado Para Adoção/ Couleur de Peau: Miel” (Bélgica / França, 2012), de Jung e Laurent Boileau, Prêmio do Público no tradicional Festival de Animação de Annecy 2012. Outro destaque é o filme O Quadro/ Le Tableau (Bélgica / França / Suíça, 2011), último longa dirigido por Jean-François Laguionie até hoje, e que mistura animação e live action. Detalhes:
http://www.cinefrance.com.br/acervo/o-principe-das-joias-1991
SISTEMA OTIMIZA DISTRIBUIÇÃO DE COMERCIAIS
A Zarpa Media criou uma plataforma de distribuição de comerciais
para produtoras, agências, anunciantes e emissoras de televisão. O novo serviço
de entrega tem como objetivo acabar com a necessidade do envio da mídia física
para materiais publicitários dentro das emissoras de TV.
Utilizando o sistema de computação em nuvem (cloud computing),
os arquivos são armazenados em servidores protegidos e entregues às emissoras
com a mesma qualidade de produção e prontos para a veiculação. De acordo com a
Zarpa, o sistema 100% digital traz grandes vantagens para as emissoras de
televisão, eliminando custos, riscos e atrasos.
Ainda segundo a Zarpa, a emissora Esporte Interativo, por
exemplo, já optou por esse novo sistema. Juliane Leite, gerente de OPEC e
produção comercial, lembra que antes a empresa operava com fita beta
analógica. “A nossa sede fica no Rio de Janeiro, mas a maioria do time
comercial está em São Paulo, o que causava um atraso imenso na nossa
logística”, destaca.
Antes da implantação do sistema de cloud computing da Zarpa,
Juliane recorda que era preciso disponibilizar um profissional para ficar de
plantão (muitas vezes durante o final de semana) gerando hora extra e demais
custos, para receber o material, editar e colocar no ar.
“Esse processo levava dois dias, porque não temos uma equipe
grande em São Paulo e tínhamos que aguardar o tempo do editor, que precisava
fazer isso com 15 fitas, sendo que era impossível concluir todo esse trabalho
em um dia. Além disso, também gerava despesa para o cliente, que tinha que
queimar a fita e enviar por um sistema de entrega”, explica a gerente.
Outra empresa que também utiliza o sistema da Zarpa Media é a
agência F/Nazca. Mara Tara, diretora de operações de mídia, explica que a
solução da Zarpa Media resultou em uma maior agilidade para o envio de
materiais para as emissoras. “Trata-se de um sistema claro e fácil, além de ser
eficaz e muito seguro. Indicaria para as demais agências e emissoras”,
finaliza. (Redação Adnews)
GRUPO DE PLANEJAMENTO DISCUTIRÁ ESTRATÉGIAS
O Grupo de Planejamento abriu as inscrições para sua
conferência anual, que será realizada em 2 de dezembro. Sediado em São Paulo, o
evento chega à 8ª edição e terá como tema "Somos Estrategistas', em alusão
às funções exercidas pelos profissionais da área.
O
órgão realiza uma pré-venda e oferece descontos para os cem primeiros ingressos
comprados. Até 21 de outubro, os sócios do grupo pagam R$ 400, enquanto os
preço para não sócios é de R$ 500. Fora da promoção, os preços são de R$ 550
para associados e R$ 600 para não associados.
A compra dos ingressos pode ser feita pelo telefone
(11) 97121-3408, pelo email gp@grupodeplanejamento.com.br ou pelo site do grupo, onde também há informações sobre a
programação do evento.
(Propmark)
EM DISCUSSÃO A CRISE FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS
A crise financeira dos municípios é um dos principais assuntos da pauta
da Assembleia Geral Extraordinária que reunirá todos os prefeitos do estado de
Santa Catarina, no próximo dia 24 de outubro (quinta-feira), a partir das
14h30, no auditório da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A
(Avenida Itamarati, 160 - Itacorubi), em Florianópolis. Promovida pela
Federação Catarinense de Municípios - FECAM, a Assembleia será coordenada pelo
presidente da entidade, Pedro Celso Zuchi, prefeito de Gaspar.
Os serviços assumidos pelos municípios, sem a devida contrapartida de
recursos por parte dos Estados e da União e a grande concentração de recursos
nas mãos desses dois entes da federação estão entre as principais queixas dos
gestores municipais.
Zuchi ressalta que tramita na Câmara dos Deputados o projeto, de autoria
da FECAM, que visa amenizar o desequilíbrio federativo. A sugestão é introduzir
mais um inciso ao artigo 159 da Constituição Federal, dispondo sobre a
destinação aos municípios de 10% da arrecadação do Imposto sobre Operações
Financeiras - IOF, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido - CSLL e da
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS.
A divisão se faria pelos mesmos critérios do Fundo de Participação dos
Municípios - FPM e a ele seria somado com aplicação gradativa de 2% ao ano até
chegar ao total de 10%. A proposta foi aprovada em 18 de setembro, por
unanimidade pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara e segue
tramitando na Casa em outras comissões.
Entre os outros assuntos que estarão em debate estão o Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação - Fundeb, análise e avaliação da pesquisa com os
municípios e análise de proposta para o estatuto social da FECAM.
COMO
ANUNCIAR EM COMPARADORES DE PREÇO?
Para ter sucesso em qualquer negócio é preciso se colocar no
lugar de seus clientes e, desta forma, não é difícil notar que eles procuram os
melhores preços e condições de compra. Na internet, esta procura se torna mais
fácil e frequente e os lojistas que fazem campanhas em comparadores de preços
podem se dar bem, potencializando suas vendas.
Para isso, é preciso mais do que simplesmente inserir o seu produto nesta nova ‘vitrine’. Veja o que você pode fazer:
Informações
Para isso, é preciso mais do que simplesmente inserir o seu produto nesta nova ‘vitrine’. Veja o que você pode fazer:
Informações
É preciso garantir a indexação perfeita de seus produtos. Envie informações completas com descrição, característica e referência de cada item, assim como uma foto de boa qualidade, e mantenha tudo sempre atualizado.
Preço
Para fazer campanha neste tipo de canal é preciso ter um preço competitivo. Pratique os preços na média e, se possível, 5% menor do que ela. Na hora de anunciar, opte por mostrar o preço cheio. Caso tenha desconto no boleto, avise, mas não o anuncie logo de cara para não decepcionar os compradores com cartão de crédito.
Branding
Trabalhe a sua marca, mostrando um logotipo de qualidade e bem
visível. Aposte também em banners para melhorar os resultados.
Disponibilidade
Disponibilidade
Nunca anuncie produtos indisponíveis. A frustração dos clientes
pode fazer com que sua loja perca a credibilidade com ele para sempre.
Catálogo de produtos
Catálogo de produtos
No início das campanhas, anuncie um bom catálogo de produtos
como experiência. Deixe para filtrar os itens apenas depois de perceber quais
são as demandas deste público.
Táticas
Táticas
Tenha sempre estratégias para melhorar seu desempenho. Construa
campanhas originais para cada canal, ofereça cupons de desconto e solicite
avaliação aos clientes.
Boas vendas! (Felipe Martins, publicado originalmente no Administradores e reproduzido no Adnews)
Boas vendas! (Felipe Martins, publicado originalmente no Administradores e reproduzido no Adnews)
CURSO DE ANIMAÇÃO E EFEITOS VISUAIS
A
Saga e a Gnomon, duas escolhas de animação, artes e efeitos visuais, reunirão
em São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro, profissionais de diversas áreas do
entretenimento para a terceira edição do The Union, circuito de palestras e
workshops destinado a estudantes e profissionais dessas áreas.
Ao
todo, o The Union receberá sete profissionais estrangeiros para conduzir as
atividades previstas e ajudar quem trabalha com cinema, games, publicidade,
animação, efeitos visuais, design e arte expondo novas tendências e técnicas.
Entre
os convidados estão Neil Huxley, que participou da produção de
"Avatar" e "Watchmen"; Neville Page, que acumula vasta
experiência com diretores de Hollywood; e Cecil Kim, um dos responsáveis pela
arte conceitual da série de jogos "God of War".
Mais informações sobre o The Union, como programação
completa, valores e local, podem ser encontradas no site da iniciativa. (Propmark)
ADS NO FACE GERAM
MAIS ROI DO QUE NO ANDROID
A publicidade mobile veio para ficar. Mas será que há
mais eficácia entre anunciar em dispositivos Androids ou iOS? Um estudo da
empresa Nanigans diz que sim. Feito com mais de 200 bilhões de anúncios no
Facebook, ele constatou que os anúncios feitos no iPhone geraram 1,790% mais
retorno sobre o investimento do que os anúncios feitos em dispositivos Android.
Pior ainda, a publicidade no Android na verdade custa mais do que seu
retorno.
A empresa que conduziu o estudo é uma das maiores
compradoras de anúncios no Facebook, focado em varejistas. Ele também relata
que no último ano, os cliques em anúncios da rede social cresceram 37% e o
retorno no investimento foi de 152%. Mas os números ficam mais interessantes
quando o foco é nos dispositivos móveis.
Nos três primeiros trimestres de 2013, a RPC (Receita
por Clique) no iOS foi em média 6,1 vezes maior que no Android; o ROI (Retorno
sobre Investimento) foi 17,9 vezes maior no iOS em relação ao Android. Os
números parece chocantes e até polêmicos, e por isso a Nanigans relutou em publicá-los,
mas depois de analisar bem percebeu que eles não estavam errados e decidiu
colocá-los na internet.
Os anúncios no iOS retornam ao varejista 162% mais
dinheiro do que foi investido, enquanto os anúncios em
dispositivos Android retornam 10% menos do que o que foi investimento
na publicidade. A Nanigans, no entanto, não tenta explicar ou especular o
porquê da disparidade dos números entre as duas plataformas.
Uma possível explicação seria o apelo a mercados
emergentes e os diversos modelos de baixo-custo rodando Android. Um
público com menos poder aquisitivo, que compra aparelhos mais baratos e
simples, também clica menos em anúncios e compra menos produtos online.
Para piorar a situação do Android, os custos de
anúncios do Facebook em dispositivos Android e iOS são quase os mesmos, com CPM
(Custo por mil impressões) de US$ 4,99 no iPhone e US$ 4,87 no Android.
A
diferença, no entanto, é maior em campanhas de CPC (Custo por Clique) que pagam
por cada clique dado pelo usuário, e não pelas impressões. No iOS, o custo é de
US$ 0,40, enquanto no Android é de apenas US$ 0,18. Contudo, com um ROI
negativo, nem mesmo a metade do preço no Android parece ser
suficiente para valer a pena. (Redação Adnews, Canal
Tech)
TIROL
LANÇA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
Líder nacional na comercialização de leite UHT no
Brasil a Tirol iniciou neste ano uma nova etapa quanto a disponibilização de
informações, com a publicação de seu primeiro relatório de sustentabilidade.
“Ao optarmos pela publicação do nosso primeiro
relato de Sustentabilidade, decidimos deixar à disposição de nossos stakeholders informações sobre as
práticas diárias da empresa”, explica Adalberto Rofner, diretor executivo
comercial.
Com mais de mil colaboradores a empresa trabalha
focada na qualidade de seus produtos, utilizando matérias primas de excelente
qualidade e contando com processos internos e contínuos de analises
físico-químicas e microbiológicas.
No sentido de buscar qualidade e padronização em
todos os processos, desde o seu primeiro relato a Tirol optou por seguir as
diretrizes da GRI – Global Reporting
Initiative e desta forma seguir um padrão comparável em qualquer parte do
mundo.
“Por meio deste documento é possível mensurar nossas
práticas e monitorar as ações fazendo assim com que tudo, até mesmo processos
não auditáveis, sejam passíveis de análise e validação. Com este relatório
podemos embasar e prospectar nossos passos futuros, pois hoje sabemos
exatamente onde estamos e para onde nos direcionamos”, destaca Tarso Dresch,
diretor executivo industrial.
Os levantamentos e acompanhamentos que o relatório
propõe são vistos pela empresa como uma grande ferramenta de gestão que
envolvem todos os setores e níveis hierárquicos.
A Tirol espera que com o relatório, além de ter uma
ferramenta de gestão possa ter também um instrumento para que os stakeholders conheçam a empresa mais
profundamente do que apenas por meio dos produtos fornecidos e das negociações
realizadas.
Com uma produção de mais de 1.000mil
litros/dia a Tirol possui a liderança nacional na comercialização de leites UHT
e é também a marca de leite mais lembrada nos estados do Paraná e de Santa
Catarina. A empresa localizada em Treze Tílias (SC) é especializada na produção
de produtos lácteos. Seu portfólio
inclui leites UHT, pasteurizado, flavorizado e em pó; bebidas lácteas; creme de
leite e leite condensado; queijos; iogurtes e alguns tipos de sobremesas.
GOOGLE
FATURA US$ 13,7 BI EM PUBLICIDADE
O
gigante das buscas Google anunciou nesta terça-feira, 17, seus números
referentes ao terceiro trimestre do ano. A empresa registrou receita de US$
14,9 bilhões, uma alta de 12% ante ao mesmo período de 2012.
No
ano passado, a companhia havia faturado US$ 13,3 bilhões. Já o lucro cresceu
36,48%, para US$ 2,97 bilhões. Porém, se comprado com o segundo trimestre deste
ano, este número caiu 7,7%.
Em
2013, o faturamento foi sustentado, sobretudo, pela receita com anúncios que
cresceu 19,3% e chegou a US$ 13,7 bilhões.
O
terceiro trimestre de 2013 marcou o lançamento do primeiro smartphone
desenvolvido inteiramente pela Motorola depois de ser comprada pelo Google.
A
divisão da fabricante de celulares, no entanto, registrou receita de US$ 1,14
bilhão, 36% menor em relação ao mesmo período de 2012. A receita vinda da
divisão da Motorola corresponde a 7,6% do faturamento total do Google.
Os
serviços do Google responderam por 68% desse total, contribuições financeiras
de sites parceiros chegaram a 23% e rendimentos com outros segmentos de negócio
chegaram a 9%. (Redação
Adnews, via G1)
SUCESSO, UMA QUESTÃO DE ATITUDE
Sempre
me deparo com pessoas dizendo que não conseguem nada, sempre choramingando
diante do leite derramado. No mundo, 30% da população sofre de depressão e eu
dou outro nome para isso, falta de auto-estima.
A
auto-estima hoje está em baixa, parece um trocadilho, mas a realidade é bem
essa. Vivemos em prol do que os outros acham ou dizem para nós. Estamos
totalmente dependentes de elogios... Estou bonito hoje? Ai meu Deus, demorou
muito para responder, será que minha roupa está legal? Será que meu cabelo está
penteado? Será que isso, será que aquilo! E minha opinião está onde?
Cadê
a atitude das pessoas? Está perdida em diversas críticas ou elogios que
recebemos durante o decorrer de nossas vidas? Sim, quando aceitamos a opinião
de alguém sem levar em consideração a nossa, estamos abrindo mão do que temos
de mais sagrado: nossa atitude, nosso prazer em sermos felizes com o que temos
com o que possuímos.
Deus
fez o homem à sua imagem e semelhança. Aprendemos que quando Deus fala homem na
bíblia, quer dizer homem e mulher, e porque ainda nos achamos feios? Se Deus é
a nossa imagem e semelhança, então temos que aprender a valorizar cada passo
que damos rumo a sucesso, aprender a comemorar nossas conquistas por mais
simples que sejam. Dar valor a pequenas coisas é sentir que cada minuto da sua
vida é importante. Há pessoas que nunca estão presentes, estão em um lugar
pensando no que precisam fazer, nas contas que precisam pagar e assim perdem de
ver as coisas boas que acontecem ao seu redor, perdem os detalhes e as
oportunidades que surgem.
Ter
atitude faz a diferença hoje no mercado de trabalho. As pessoas vivem apáticas,
sempre querendo se esconder atrás de algo ou de alguém. "Procura-se uma
pessoa que faz o seu melhor independente do reconhecimento! Tratar aqui".
Anunciar é fácil, achar é difícil.
Quando
faço um processo seletivo, vejo os candidatos (as) apreensivos às perguntas e
quando perguntamos quais são suas qualidades e defeitos, eles ficam com
"cara de paisagem", pensando "O que eu vou dizer? Ah,
qualidades! Defeitos, nossa é difícil hein".
Quando
a resposta vem, saem muito mais defeitos do que qualidade e o pior, os defeitos
aparecem mais rápido do que as qualidades. Isso quer dizer que estamos
condicionados a ver mais os nossos defeitos do que o que fazemos de bom e isso
é o que alimenta a nossa auto-estima e não o que o os outros falam de nós, pois
para você fazer uma análise profunda de uma pessoa é necessário um estudo sério
e feito por um profissional e não por amigos, família etc.
Então,
mude agora a sua atitude e encontre sucesso no que você faz, viva a vida com a
maior intensidade possível. Atitude faz a diferença na sua vida não só profissional,
mas principalmente pessoal.
Abraços
e até a próxima. (Gilberto
Racorte, publicado
originalmente no Administradores e reproduzido pelo Adnews).
PLANO MUNICIPAL DE
SANEAMENTO EM SANTA CATARINA
O plano municipal de saneamento básico já foi
elaborado ou está em fase de finalização em 280 municípios de Santa Catarina.
Apenas 15 ainda precisam agilizar o processo. O prazo se encerra em 31 de
dezembro deste ano.
O alerta foi feito pelo superintendente da Fundação
Nacional da Saúde - Funasa, de Santa Catarina, Adenor Piovesan. Ele lembra que
com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as
prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico
(PMSB). "Sem o PMSB, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber
recursos federais para projetos de saneamento básico".
O saneamento básico foi definido pela Lei n.º
11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações
operacionais relativo aos processos de:a) abastecimento de água potável; b)
esgotamento sanitário;c) manejo de resíduos sólidos; d) drenagem e manejo das
águas pluviais urbanas. "Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas,
relacionadas entre si".
O superintendente destacou que o Plano Nacional de
Saneamento Básico prevê investimentos de R$ 420 bilhões em obras de
abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e lixo e em ações
de drenagem, entre 2014 e 2030.
O Plansab, aprovado pelo Conselho Nacional das Cidades
(Concidades), orienta o planejamento para os próximos 20 anos, serão entre R$
10 bilhões e R$ 12 bilhões a serem investidos por ano, até 2030.Piovesan disse
ainda que os municípios devem buscar recursos para área de saneamento por meio
do site da Funasa em www.funasa.gov.br.
Modelo de sucesso de Chapecó
O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori,
apresentou a experiência exitosa que está sendo implantada no município na área
de resíduos sólidos. Trata-se do novo sistema de coleta de lixo automatizada.
"Buscamos o modelo implantado em Caxias do Sul (RS) e é uma inovação
tecnológica", disse.
A coleta automatizada funciona através de
contêineres que ficam, em sua grande maioria, nas vias públicas, ocupando o
espaço de um automóvel pequeno. A coleta é feita por um caminhão equipado com
braços robotizados, que levanta o contêiner e depois o recoloca no
lugar.
Conforme ele, são vários os benefícios para o
município, entre eles, que a população tem realizado a separação do lixo seco
do lixo orgânico. Além do mais, o trabalho dos catadores foi facilitado e
passou para status de profissão. "A renda dos catadores foi
quadruplicada". Caramori disse estima que o projeto estará totalmente
implantado no município em 5 anos.
Os contratos administrativos no setor de resíduos
sólidos a luz da nova legislação foi explanado pelo advogado e consultor
jurídico Marcos Fey Probst. Conforme ele, são quatro os contratos
administrativos: terceirização, concessão, parceria público privada e contratos
de programa. "Existe algum melhor? Posso responder que não, depende de
cada realidade", disse.
Probst lembrou que Santa Catarina é referência na
área de resíduos sólidos, mas os gestores devem estar atentos para não terem
problemas com a questão dos contratos. Segundo ele, o cenário de resíduos
sólidos em 2014 é o seguinte: regulação e fiscalização dos serviços pelas
agências reguladoras, formação de consórcios públicos para ajuste dos serviços,
efetivação dos serviços de coleta seletiva e reciclagem, elaboração dos planos
de gestão integrada e impossibilidade de disposição somente das regiões em
aterro sanitário (agosto 2014).
O IV Seminário Estadual de Saneamento Ambiental é
uma promoção da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, Agência Reguladora
Intermunicipal de Saneamento - ARIS, Alesc, Associações de Municípios e
realização da Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM.
CIENTISTA
CRIA MÍDIA PARA DURAR UM BILHÃO DE ANOS
DVDs,
CDs e disco rígidos não duram para sempre. Os dois primeiros, principalmente,
são facilmente descartados após sofrerem riscos. Jeroen de Vries, pesquisador
da Universidade de Twente, na Holanda, quer mudar isso. Ele desenvolveu um tipo
de disco ótico feito de tungstênio, capaz de resistir milênios. Sua pesquira irá
lhe render um doutorado que será oficializado nesta quinta-feira.
Ele
criou uma mídia que pode durar até um bilhão de anos. Para chegar nesse tipo de
confiabilidade, ele desenvolveu um tipo de disco ótico feito de tungstênio.
Conforme
explica o Tech Tudo, os dados
gravados no tal disco seguem o padrão comum dos QR-Codes. A escolha por essa
forma de escrever informação é a estrutura inerentemente binária, que deve ser
facilmente compreendida por uma civilização futura.
O
tungstênio é um material estável e tende a se manter intacto mesmo quando
submetido a variações de temperatura e pressão (para derretê-lo, são
necessários 3422 graus Celsius). (Redação Adnews)
Natal 2013 – Previsões e especulações
Estamos chegando ao final do ano e a data mais importante
para o varejo de modo geral se aproxima, levantando especulações de toda sorte
em relação aos resultados que serão alcançados.
Se nos pautarmos pelo ambiente interno do País, com as
ameaças de crise, a deterioração das contas públicas, a sangria das estatais, a
inflação persistente, investimentos em baixa, juros e dólar em alta, logo
podemos entender a insegurança do varejo em apostar em um horizonte mais
promissor para as vendas de final de ano, preferindo adotar uma política mais
conservadora de formação de estoques.
Esta estratégia de suprimento pode parecer válida para o
decorrer de todo o ano, mas, em minha opinião, simplesmente não são adequadas
ao período de Natal, pois, além de ser um
momento muito curto de frenesi de consumo (o termo aqui é esse mesmo), com algo
entre seis e oito semanas de vendas superaquecidas, ele é financiado por um
evento absolutamente inédito para as demais épocas do ano, no caso, o
pagamento do 13º. salário, que chega ao bolso de todos os trabalhadores do
País, praticamente ao mesmo tempo, abençoado pelas mais importantes datas de
comemoração cristã, onde as famílias se reúnem para comer tudo o que podem (e
que não podem também) e presentear um ao outro.
É certo que para alguns, este recurso é a grande oportunidade
para pagar dívidas indesejáveis, trocar de carro, comprar uma viagem especial,
etc., mas ainda assim, seria quase um pecado não reservar ao menos uma pequena
parte deste recurso adicional para se juntar em família e se presentear.
O fato é que, independente de crises, clima, ou qualquer
outra variável, as vendas de roupas e calçados em dezembro deverão alcançar um
valor 2,1 vezes superior à venda média mensal do restante do ano, no varejo de
moda.
Para móveis e eletrônicos, este boom de vendas será
mais modesto, mas, mesmo assim, representará um crescimento de 62% nas vendas
de dezembro, sobre a média mensal do restante do ano.
Estes índices são construídos a partir de modelos de projeção
que reproduzem um comportamento padrão monitorado pelo Instituto
de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), mês a mês,
desde o início dos anos 2000, com pouquíssima variância nos indicadores
citados.
Ou seja, independente do astral
pouco elevado do varejo, relatado recentemente pelos jornais, as vendas dos
produtos de moda e decoração vão andar muito bem no final do ano, como sempre o
fazem, e aqueles que não ousarem se estocar para este breve período de consumo
frenético, poderão perder vendas para os que tiverem sido mais arrojados.
Este cenário já ocorreu em 2012 e muitos varejistas de
capital aberto se viram obrigados a vir a público e explicar em seus balanços
que suas metas não foram alcançadas, por que faltou produto em seus estoques
para atender a demanda do consumo de final de ano.
Afinal, o 13º. salário deste ano virá engordado de dissídios
que superaram a média de 8% de reajuste e os consumidores de menor renda
poderão dispor de um salário mínimo que se elevou muito além da inflação.
(Texto de Marcelo V. Prado, sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial
(Iemi) e membro do Comitê Têxtil da Fiesp. no Promoview)
O
MERCADO DAS TVS CONECTADAS
Dia
7 de novembro, será realizado em São Paulo, o encontro do mercado de
aplicativos e conteúdos para TVs conectadas, o TV.Apps. Esta terceira edição
trará discussões a respeito das Smart TVs e mostrará como esta nova plataforma
está influenciando o mercado de distribuição de conteúdo em vídeo, seja para
fabricantes de televisores ou outros dispositivos conectados, desenvolvedores
de aplicativos, agências de publicidade, anunciantes e produtores de conteúdo
audiovisual.
Entre
os temas da programação está a apresentação de um panorama da base de TVs
conectadas no Brasil e no mundo. Qual é a base de equipamentos existente?
Quantos estão realmente conectados? Que conteúdo é destaque nesta plataforma?
Já estão confirmados para este debate representantes da Sony, Samsung e
Microsoft.
O
evento apresentará também um debate sobre as estratégias dos canais
tradicionais e das operadoras para manter relevância num mundo em que a atenção
do usuário está dividida entre diversas telas e dispositivos. Representantes do
Grupo Bandeirantes, do Esporte Interativo, da HxD e da PT Inovação explicarão
porque vêem nas Smart TVs uma nova forma de chegar aos telespectadores e o que
o mercado tem feito para rentabilizar esta plataforma.
O
TV.APPs é organizado pela Converge Comunicações. Mais informações podem
ser obtidas no site http://convergecom.com.br/portal/eventos/tvapps/ ou pelo
telefone 0800 77 15 028. (Redação Adnews)
DOAÇÃO EM CANAIS DE TV
POR ASSINATURA
Pela
primeira vez, em 16 anos, o programa terá transmissão ao vivo pela Fox Life e
pela Sony Spin, além do SBT. Na internet, o programa será exibido pelo Portal
SBT a Jovem Pan Online
O
Teleton chega a sua 16ª edição e se consolida como a maior plataforma de
arrecadação de recursos da televisão brasileira. Para este ano, um dos
destaques será a primeira transmissão em tevê por assinatura, que poderá ser
conferida nos canais Fox Life e Sony Spin.
A
transmissão contará ainda com a presença da empresa Atmo, responsável por
canais corporativos em grandes varejistas e pela TV Mãe e Maternidade, Rede
Brasil, Tv Guarulhos e TV Nova Jandira que, juntamente com a Jovem Pan Online e
o Portal SBT, transmitirão em tempo real todos os detalhes do Teleton. A TV
Cultura fará uma cobertura especial, com diversas chamadas ao vivo dentro da
sua programação.
Para
manter esse projeto e a excelência no atendimento às pessoas com deficiência
física, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente conta com o
apoio de diversas empresas que colaboram mensalmente com a causa, e busca, cada
vez mais, a ajuda de novos parceiros que estejam dispostos a patrocinarem o
trabalho que a Instituição desenvolve em suas 16 unidades, distribuídas em oito
estados brasileiros.
Além
da colaboração popular por meio dos telefones e do site para doações
(teleton.org.br), a AACD tem o apoio das empresas Divino Fogão, GPA, Hipercard,
Lacta, Redecard, Restaurante Água Doce, Riachuelo, Ri Happy, Uranet, Vivo,
Votorantim, entre muitas outras que contribuem ativamente com a Instituição.
Além disso, há a participação de duas das principais instituições financeiras
do País: Bradesco e Itaú, que, este ano, pela primeira vez, estarão presentes
juntos no palco do Teleton recebendo os valores das doações.
A
16ª edição do Teleton é dedicada à ampliação do Hospital da AACD (Abreu Sodré)
e ao aumento no número de atendimentos. A meta deste ano é de R$ 26
milhões.
Para
doar:
0500
12345 05 para doar R$ 5,00
0500
12345 10 para doar R$ 10,00
0500
12345 16 para doar R$ 16,00
0800
771 7878 ou acesse teleton.org.br para doar outros valores
CASAL VENDE FILHA PARA COMPRAR IPHONE
O iPhone, smartphone da Apple, é objeto de desejo
de muitos. O aparelho é tão cobiçado que, geralmente, quem tem um faz seguro do
celular. Muitos trabalham meses, até anos, para consegui-lo. Um casal de
chineses fez algo diferente: vendeu a filha e, com o dinheiro, comprou um
iPhone.
Entenda
Segundo o casal, que está desempregado, o ato teria
sido provocado graças à política do país, onde só é permitido ter um filho.
Eles já têm dois. Ainda de acordo com o casal, a intenção era prover uma vida
melhor para a filha.
Já a promotoria de Xangai os acusa por tráfico de
seres humanos, visto que a criança foi colocada para adoção na internet e o casal
aceitou dinheiro por ela.
Sr. Teng e Sra. Zhang, como foram identificados,
utilizaram o dinheiro para adquirir sapatos luxuosos e outros artigos, além do
iPhone, é claro.
Em seu anúncio, o casal pedia 30 mil iuanes (cerca
de US$ 4,9 mil) em troca de sua filha, mas a quantidade exata da venda não foi
divulgada. Os investigadores descobriram que a mãe, cujo nome não foi revelado,
utilizou o dinheiro para comprar um iPhone, sapatos esportivos e outros
artigos, segundo o jornal. (Redação Adnews via The Telegraph e G1)
ONZE PREMIOS NOBEL DA
PAZ INTERCEDEM POR ATIVISTAS PRESOS NA RÚSSIA
Onze prémios Nobel da Paz, entre os
quais o sul-africano Desmond Tutu e o timorense Ramos Horta, escreveram ao
Presidente russo, Vladimir Putin, em defesa de 30 tripulantes de um navio da
Greenpeace, presos desde Setembro.
Numa carta
divulgada nesta quinta-feira, pedem que sejam levantadas as “excessivas”
acusações de pirataria a 28 militantes da Greenpeace, a um fotógrafo e a um
realizador de vídeofreelancers. E que qualquer acusação seja feita “de
acordo com a lei internacional e russa”.
O navioArctic Sunrise, de
bandeira holandesa, foi apresado depois de militantes ecologistas terem tentado
escalar uma plataforma petrolífera gigante da empresa Gazprom, a 18 de
Setembro, como forma de alertarem para os riscos ambientais. Os 30 presos — 26
são estrangeiros — foram levados para Murmansk e são acusados de pirataria,
pelo que incorrem numa pena de 15 anos de prisão.
“Estamos convencidos que partilha o
nosso desejo de respeitar o direito ao protesto não-violento”, dizem os
subscritores, numa carta divulgada pela organização ecologista. Os Nobel
alteram também Putin para os riscos ambientais da exploração petrolífera no
Árctico.
“Apelamos a todos os Estados no
sentido de fazerem o máximo para proteger esse preciso tesouro da Humanidade e
a libertarem-se da dependência da energia petrolífera. Como [líder de] um dos
países mais directamente envolvidos, apelamos-lhe a liderar pessoalmente esse
esforço”, escreveram os Nobel da Paz.
Dmitri Peskov, porta-voz de Putin,
disse, segundo a agência Ria-Novosti, que os subscritores da carta escolheram
mal o destinatário. “O Presidente tem muito respeito pelos laureados com o
Prémio Nobel e dá muita atenção à sua opinião. Mas, neste caso, não é o
destinatário certo.”
Logo depois das detenções, Vladimir
Putin disse que os militantes da Greenpeace não são “piratas” mas que violaram
a lei tentando “tomar” uma plataforma petrolífera.
Para além do arcebispo sul-africano e
do ex-Presidente de Timor, o texto é assinado pelo argentino Adolfo Pérez
Esquivel, pelas norte-irlandesas Maired Maguire e Betty Williams, pelo antigo
Presidente da Costa Rica Oscar Arias Sanchez, pela norte-americana Jody
Williams, pela liberiana Leymah Gbowee, pela iemenita Tawakkol Karman, pela
guatemalteca Rigoberta Menchu e pelo iraniano Shirin Ebadi
O comandante do Artic Sunrise é o norte-americano Peter Willcox, que
comandava o Rainbow Warrior,
navio da Greenpeace afundado pelos serviços secretos franceses em 1985, no
porto de Auckland, Nova Zelândia, numa operação em que morreu o fotógrafo
holandês de origem portuguesa Fernando Pereira (Fonte: Granpeaqse)
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