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segunda-feira, 21 de outubro de 2013

4 PS INÚTEIS EM CONTENT MARKETING


 Faz alguns anos, fiz MBA em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Uma das lições mais marcantes veio logo no começo do curso. O Professor Carlos Monteiro nos apresentou de forma estruturada o conceito dos 4 Ps.

Em suma, uma empresa precisa ter preço, praça (distribuição), produto e promoção (comunicação) adequados para ser bem sucedida. Até aí, nenhuma novidade. A parte divertida foi quando a turma começou a elencar outros Ps.

― E os 7 Ps do Marketing de Serviços?

― E os 11 Ps do Marketing Estratégico?

Foi então que o Professor Monteiro se apressou para avançar seu Power Point para um slide que apresentava uma lista de 23 palavras. Todas começavam com a letra P e haviam sido extraídas por ele de algum livro ou artigo sobre marketing por aí. Havia P para todos os gostos: processos, projeção, público-alvo, perspicácia, presença.

Acontece que acrescentar Ps é uma mesmice que não vai resolver o problema de ninguém. Muito menos de quem trabalha com a produção de conteúdo como forma de gerar resultados para a empresa ― estou falando de content marketing.

Em setembro deste ano, participei novamente do Content Marketing World, maior evento sobre o assunto no mundo, realizado desta vez em Cleveland, nos Estados Unidos. Foram quase 20 palestras ou aulas em três dias. Em boa parte delas, a orientação foi a mesma: entenda o seu público antes de despejar conteúdo sobre ele.

Mas o que é, afinal, “entender o público”?

A resposta objetiva para esta pergunta está no desenvolvimento de personas. Você terá de entrevistar clientes, entender como se comportam, o que preferem ler, seus critérios de compra, seus dramas. Entenda-os como seres humanos, e não como números que se dividem em tabelas numéricas de probabilidades.

Afinal, esta ainda é a única maneira de entender por que e como seu público consome seu conteúdo e seu produto ou serviço. Vencida essa etapa, aí, sim, adote o bom e velho conceito dos 4 (ou 23) Ps de Marketing. Acredite, o resultado será melhor.

E não se atreva a dizer que persona seria o 24º P do saudoso Professor Monteiro. Como ele próprio aconselharia, chega de mesmice. (Texto de Cassio Politi, publicado originalmente no tracto e reproduzido no Adnews).

"PRIVACIDADE ONLINE DEMANDA MAIOR TRNSPARÊNCIA”


 

Se no Brasil a discussão sobre privacidade online ganhou maior notoriedade nas últimas semanas ao impactar diretamente dados sigilosos do governo e da própria presidente Dilma Rousseff, na Europa essa discussão ganha cada vez mais relevância na atuação de agências e anunciantes diante do ambiente digital.

Quarta-feira da semana passada,  em Londres, a consultoria de privacidade online Truste reuniu especialistas para discutir a transparência das práticas adotadas pelas marcas e seus parceiros, bem como o impacto delas perante o público geral.

“O papel do nosso modelo de negócios não é bem entendido e depende de nós mostrar como ele funciona, bem como seu valor econômico”, declarou Nick Stringer, diretor de relações regulamentais do IAB (Internet Advertising Bureau) do Reino Unido e líder da EDAA (Europe Interactive Digital Advertising Aliance), entidade responsável pelas práticas de autorregulamentação da publicidade online na Europa.

Apesar de enxergar uma boa evolução nesse caminho, o executivo destacou que ainda há muito mais a ser realizado para garantir tal entendimento e transparência nos processos.

Vice-presidente de marketing da Truste, Dave Deasey apresentou uma pesquisa indicando que a privacidade é o fator mais importante para 20% dos usuários de dispositivos mobile. Para os demais respondentes, ele aparece sempre na segunda posição, perdendo apenas para a preocupação com a duração da bateria.

De acordo com o levantamento – válido para o mercado britânico –, 37% dos respondentes disseram checar se os aplicativos baixados possuem uma política de privacidade clara antes de dividir informações pessoais.

Privacidade social

 

O evento aconteceu no mesmo dia em que o Facebook anunciou mudanças em suas restrições, permitindo jovens de 13 a 17 anos para publicar posts livremente. A rede social preparou medidas de proteção para realizar a mudança, mas elas não foram bem aceitas por pais e especialistas.

 

Para Kathryn Montgomery, professora de comunicação da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, a decisão pode ter impacto negativo para o público envolvido, já que adolescentes tendem a assumir riscos e, muitas vezes, não conseguem mensurar as consequências de pequenos atos.

“A decisão do Facebook tem seu próprio modelo de negócios como base. Permitindo que os jovens dividam mais sobre eles mesmos, fica mais fácil aos anunciantes coletarem dados sobre os menores de idade, que ignoram o fato de que seus interesses estão sob um microscópio digital”, analisou. (Propmark, com informações da Marketing Week e da Associated Press).

I MOSTRA DE ANIMAÇÃO FRANCESA

APENAS COM TÍTULOS INÉDITOS, MOSTRA REÚNE 15 LONGAS-METRAGENS COM FOCO NO TRABALHO DOS RENOMADOS JEAN-FRANÇOIS LAGUIONIE, JACQUES-RÉMY GIRERD E MICHEL OCELOT, ALÉM DE CURTAS-METRAGENS RECENTES E PREMIADOS, A PARTIR DE 25 DE OUTUBRO, EM BOTAFOGO.

Fundador do estúdio La Fabrique, Jean-François Laguionie venceu a Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem no Festival de Cannes com “A Travessia do Atlântico em um Barco à Remo” (La Traversée de l'Atlantique à la rame), em 1979; o diretor Jacques-Rémy Girerd fundou o não menos importante estúdio Folimage; já Michel Ocelot, além de ter sido presidente da International Animated Film Association, já foi premiado com César (A Lenda do Pobre Corcunda/ La Légende du pauvre bossu, 1982) e Bafta (Os Três Inventores/Les Trois inventeurs, 1980).

Juntem-se a eles a nova – e talentosa – geração de nomes como Bastien Dubois (Madagascar, Caderno De Viagem/ Madagascar, Carnet de Voyage, indicado ao Oscar 2011 na categoria Melhor Curta de Animação), Serge Avedikian (vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em Cannes 2010 com História de Cão/ Chienne d'histoire) e temos a I Mostra de Animação Francesa.

Parceria entre a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, a mostra, ocupará o auditório da Aliança Francesa de Botafogo,  dias 25, 28, 29, 30 e 31.

 

“Além de se tratarem de artistas reconhecidos internacionalmente, é uma programação diversificada, unindo tradicionais animadores franceses e novos diretores para essa mostra que acontece justamente em outubro, mês das crianças”, explica Jean-Paul Lefevre, Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil. “Mas, claro, são filmes para todas as idades”, completa.

 

Reunindo filmes de variados formatos, a mostra será aberta no dia 25 com a exibição do longa-metragem Aprovado Para Adoção/ Couleur de Peau: Miel” (Bélgica / França, 2012), de Jung e Laurent Boileau, Prêmio do Público no tradicional Festival de Animação de Annecy 2012. Outro destaque é o filme O Quadro/ Le Tableau (Bélgica / França / Suíça, 2011), último longa dirigido por Jean-François Laguionie até hoje, e que mistura animação e live action.  Detalhes:

http://www.cinefrance.com.br/acervo/o-principe-das-joias-1991

SISTEMA OTIMIZA DISTRIBUIÇÃO DE COMERCIAIS

A Zarpa Media criou uma plataforma de distribuição de comerciais para produtoras, agências, anunciantes e emissoras de televisão. O novo serviço de entrega tem como objetivo acabar com a necessidade do envio da mídia física para materiais publicitários dentro das emissoras de TV.

Utilizando o sistema de computação em nuvem (cloud computing), os arquivos são armazenados em servidores protegidos e entregues às emissoras com a mesma qualidade de produção e prontos para a veiculação. De acordo com a Zarpa, o sistema 100% digital traz grandes vantagens para as emissoras de televisão, eliminando custos, riscos e atrasos.

Ainda segundo a Zarpa, a emissora Esporte Interativo, por exemplo, já optou por esse novo sistema. Juliane Leite, gerente de OPEC e produção comercial, lembra que antes a empresa operava com fita beta analógica.  “A nossa sede fica no Rio de Janeiro, mas a maioria do time comercial está em São Paulo, o que causava um atraso imenso na nossa logística”, destaca.

Antes da implantação do sistema de cloud computing da Zarpa, Juliane recorda que era preciso disponibilizar um profissional para ficar de plantão (muitas vezes durante o final de semana) gerando hora extra e demais custos, para receber o material, editar e colocar no ar.

 

“Esse processo levava dois dias, porque não temos uma equipe grande em São Paulo e tínhamos que aguardar o tempo do editor, que precisava fazer isso com 15 fitas, sendo que era impossível concluir todo esse trabalho em um dia. Além disso, também gerava despesa para o cliente, que tinha que queimar a fita e enviar por um sistema de entrega”, explica a gerente.

Outra empresa que também utiliza o sistema da Zarpa Media é a agência F/Nazca. Mara Tara, diretora de operações de mídia, explica que a solução da Zarpa Media resultou em uma maior agilidade para o envio de materiais para as emissoras. “Trata-se de um sistema claro e fácil, além de ser eficaz e muito seguro. Indicaria para as demais agências e emissoras”, finaliza. (Redação Adnews)

GRUPO DE PLANEJAMENTO DISCUTIRÁ ESTRATÉGIAS


 


O Grupo de Planejamento abriu as inscrições para sua conferência anual, que será realizada em 2 de dezembro. Sediado em São Paulo, o evento chega à 8ª edição e terá como tema "Somos Estrategistas', em alusão às funções exercidas pelos profissionais da área.

 

O órgão realiza uma pré-venda e oferece descontos para os cem primeiros ingressos comprados. Até 21 de outubro, os sócios do grupo pagam R$ 400, enquanto os preço para não sócios é de R$ 500. Fora da promoção, os preços são de R$ 550 para associados e R$ 600 para não associados.

A compra dos ingressos pode ser feita pelo telefone (11) 97121-3408, pelo email gp@grupodeplanejamento.com.br ou pelo site do grupo, onde também há informações sobre a programação do evento.

 (Propmark)

EM DISCUSSÃO A CRISE FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS

 

A crise financeira dos municípios é um dos principais assuntos da pauta da Assembleia Geral Extraordinária que reunirá todos os prefeitos do estado de Santa Catarina, no próximo dia 24 de outubro (quinta-feira), a partir das 14h30, no auditório da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Avenida Itamarati, 160 - Itacorubi), em Florianópolis. Promovida pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM, a Assembleia será coordenada pelo presidente da entidade, Pedro Celso Zuchi, prefeito de Gaspar.

Os serviços assumidos pelos municípios, sem a devida contrapartida de recursos por parte dos Estados e da União e a grande concentração de recursos nas mãos desses dois entes da federação estão entre as principais queixas dos gestores municipais.

Zuchi ressalta que tramita na Câmara dos Deputados o projeto, de autoria da FECAM, que visa amenizar o desequilíbrio federativo. A sugestão é introduzir mais um inciso ao artigo 159 da Constituição Federal, dispondo sobre a destinação aos municípios de 10% da arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras - IOF, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido - CSLL e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS.

A divisão se faria pelos mesmos critérios do Fundo de Participação dos Municípios - FPM e a ele seria somado com aplicação gradativa de 2% ao ano até chegar ao total de 10%. A proposta foi aprovada em 18 de setembro, por unanimidade pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara e segue tramitando na Casa em outras comissões.

Entre os outros assuntos que estarão em debate estão o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, análise e avaliação da pesquisa com os municípios e análise de proposta para o estatuto social da FECAM.

COMO ANUNCIAR EM COMPARADORES DE PREÇO?


Para ter sucesso em qualquer negócio é preciso se colocar no lugar de seus clientes e, desta forma, não é difícil notar que eles procuram os melhores preços e condições de compra. Na internet, esta procura se torna mais fácil e frequente e os lojistas que fazem campanhas em comparadores de preços podem se dar bem, potencializando suas vendas.

Para isso, é preciso mais do que simplesmente inserir o seu produto nesta nova ‘vitrine’. Veja o que você pode fazer:

Informações


É preciso garantir a indexação perfeita de seus produtos. Envie informações completas com descrição, característica e referência de cada item, assim como uma foto de boa qualidade, e mantenha tudo sempre atualizado.

Preço


Para fazer campanha neste tipo de canal é preciso ter um preço competitivo. Pratique os preços na média e, se possível, 5% menor do que ela. Na hora de anunciar, opte por mostrar o preço cheio. Caso tenha desconto no boleto, avise, mas não o anuncie logo de cara para não decepcionar os compradores com cartão de crédito.

Branding


Trabalhe a sua marca, mostrando um logotipo de qualidade e bem visível. Aposte também em banners para melhorar os resultados.

Disponibilidade


Nunca anuncie produtos indisponíveis. A frustração dos clientes pode fazer com que sua loja perca a credibilidade com ele para sempre.

Catálogo de produtos


No início das campanhas, anuncie um bom catálogo de produtos como experiência. Deixe para filtrar os itens apenas depois de perceber quais são as demandas deste público.

Táticas


Tenha sempre estratégias para melhorar seu desempenho. Construa campanhas originais para cada canal, ofereça cupons de desconto e solicite avaliação aos clientes.

Boas vendas!
(Felipe Martins, publicado originalmente no Administradores e reproduzido no  Adnews)

CURSO DE ANIMAÇÃO E EFEITOS VISUAIS


 


A Saga e a Gnomon, duas escolhas de animação, artes e efeitos visuais, reunirão em São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro, profissionais de diversas áreas do entretenimento para a terceira edição do The Union, circuito de palestras e workshops destinado a estudantes e profissionais dessas áreas.

Ao todo, o The Union receberá sete profissionais estrangeiros para conduzir as atividades previstas e ajudar quem trabalha com cinema, games, publicidade, animação, efeitos visuais, design e arte expondo novas tendências e técnicas.

Entre os convidados estão Neil Huxley, que participou da produção de "Avatar" e "Watchmen"; Neville Page, que acumula vasta experiência com diretores de Hollywood; e Cecil Kim, um dos responsáveis pela arte conceitual da série de jogos "God of War".

Mais informações sobre o The Union, como programação completa, valores e local, podem ser encontradas no site da iniciativa. (Propmark)

 

ADS NO FACE GERAM MAIS ROI DO QUE NO ANDROID


A publicidade mobile veio para ficar. Mas será que há mais eficácia entre anunciar em dispositivos Androids ou iOS? Um estudo da empresa Nanigans diz que sim. Feito com mais de 200 bilhões de anúncios no Facebook, ele constatou que os anúncios feitos no iPhone geraram 1,790% mais retorno sobre o investimento do que os anúncios feitos em dispositivos Android. Pior ainda, a publicidade no Android na verdade custa mais do que seu retorno.

 

A empresa que conduziu o estudo é uma das maiores compradoras de anúncios no Facebook, focado em varejistas. Ele também relata que no último ano, os cliques em anúncios da rede social cresceram 37% e o retorno no investimento foi de 152%. Mas os números ficam mais interessantes quando o foco é nos dispositivos móveis.

 

Nos três primeiros trimestres de 2013, a RPC (Receita por Clique) no iOS foi em média 6,1 vezes maior que no Android; o ROI (Retorno sobre Investimento) foi 17,9 vezes maior no iOS em relação ao Android. Os números parece chocantes e até polêmicos, e por isso a Nanigans relutou em publicá-los, mas depois de analisar bem percebeu que eles não estavam errados e decidiu colocá-los na internet. 

 

Os anúncios no iOS retornam ao varejista 162% mais dinheiro do que foi investido, enquanto os anúncios em dispositivos Android retornam 10% menos do que o que foi investimento na publicidade. A Nanigans, no entanto, não tenta explicar ou especular o porquê da disparidade dos números entre as duas plataformas.

 

Uma possível explicação seria o apelo a mercados emergentes e os diversos modelos de baixo-custo rodando Android. Um público com menos poder aquisitivo, que compra aparelhos mais baratos e simples, também clica menos em anúncios e compra menos produtos online.

 

Para piorar a situação do Android, os custos de anúncios do Facebook em dispositivos Android e iOS são quase os mesmos, com CPM (Custo por mil impressões) de US$ 4,99 no iPhone e US$ 4,87 no Android.

 

A diferença, no entanto, é maior em campanhas de CPC (Custo por Clique) que pagam por cada clique dado pelo usuário, e não pelas impressões. No iOS, o custo é de US$ 0,40, enquanto no Android é de apenas US$ 0,18. Contudo, com um ROI negativo, nem mesmo a metade do preço no Android parece ser suficiente para valer a pena. (Redação Adnews, Canal Tech)

TIROL LANÇA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Líder nacional na comercialização de leite UHT no Brasil a Tirol iniciou neste ano uma nova etapa quanto a disponibilização de informações, com a publicação de seu primeiro relatório de sustentabilidade.

“Ao optarmos pela publicação do nosso primeiro relato de Sustentabilidade, decidimos deixar à disposição de nossos stakeholders informações sobre as práticas diárias da empresa”, explica Adalberto Rofner, diretor executivo comercial.

Com mais de mil colaboradores a empresa trabalha focada na qualidade de seus produtos, utilizando matérias primas de excelente qualidade e contando com processos internos e contínuos de analises físico-químicas e microbiológicas.

No sentido de buscar qualidade e padronização em todos os processos, desde o seu primeiro relato a Tirol optou por seguir as diretrizes da GRI – Global Reporting Initiative e desta forma seguir um padrão comparável em qualquer parte do mundo.

“Por meio deste documento é possível mensurar nossas práticas e monitorar as ações fazendo assim com que tudo, até mesmo processos não auditáveis, sejam passíveis de análise e validação. Com este relatório podemos embasar e prospectar nossos passos futuros, pois hoje sabemos exatamente onde estamos e para onde nos direcionamos”, destaca Tarso Dresch, diretor executivo industrial.

Os levantamentos e acompanhamentos que o relatório propõe são vistos pela empresa como uma grande ferramenta de gestão que envolvem todos os setores e níveis hierárquicos.

A Tirol espera que com o relatório, além de ter uma ferramenta de gestão possa ter também um instrumento para que os stakeholders conheçam a empresa mais profundamente do que apenas por meio dos produtos fornecidos e das negociações realizadas.

O relatório está disponível no site da empresa http://www.tirol.com.br no link sustentabilidade.

 Com uma produção de mais de 1.000mil litros/dia a Tirol possui a liderança nacional na comercialização de leites UHT e é também a marca de leite mais lembrada nos estados do Paraná e de Santa Catarina. A empresa localizada em Treze Tílias (SC) é especializada na produção de produtos lácteos.  Seu portfólio inclui leites UHT, pasteurizado, flavorizado e em pó; bebidas lácteas; creme de leite e leite condensado; queijos; iogurtes e alguns tipos de sobremesas.

 GOOGLE FATURA US$ 13,7 BI EM PUBLICIDADE

O gigante das buscas Google anunciou nesta terça-feira, 17, seus números referentes ao terceiro trimestre do ano. A empresa registrou receita de US$ 14,9 bilhões, uma alta de 12% ante ao mesmo período de 2012.

No ano passado, a companhia havia faturado US$ 13,3 bilhões. Já o lucro cresceu 36,48%, para US$ 2,97 bilhões. Porém, se comprado com o segundo trimestre deste ano, este número caiu 7,7%.

Em 2013, o faturamento foi sustentado, sobretudo, pela receita com anúncios que cresceu 19,3% e chegou a US$ 13,7 bilhões. 

O terceiro trimestre de 2013 marcou o lançamento do primeiro smartphone desenvolvido inteiramente pela Motorola depois de ser comprada pelo Google.

A divisão da fabricante de celulares, no entanto, registrou receita de US$ 1,14 bilhão, 36% menor em relação ao mesmo período de 2012. A receita vinda da divisão da Motorola corresponde a 7,6% do faturamento total do Google.

Os serviços do Google responderam por 68% desse total, contribuições financeiras de sites parceiros chegaram a 23% e rendimentos com outros segmentos de negócio chegaram a 9%. (Redação Adnews,  via G1)

SUCESSO, UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Sempre me deparo com pessoas dizendo que não conseguem nada, sempre choramingando diante do leite derramado. No mundo, 30% da população sofre de depressão e eu dou outro nome para isso, falta de auto-estima.

A auto-estima hoje está em baixa, parece um trocadilho, mas a realidade é bem essa. Vivemos em prol do que os outros acham ou dizem para nós. Estamos totalmente dependentes de elogios... Estou bonito hoje? Ai meu Deus, demorou muito para responder, será que minha roupa está legal? Será que meu cabelo está penteado? Será que isso, será que aquilo! E minha opinião está onde?

Cadê a atitude das pessoas? Está perdida em diversas críticas ou elogios que recebemos durante o decorrer de nossas vidas? Sim, quando aceitamos a opinião de alguém sem levar em consideração a nossa, estamos abrindo mão do que temos de mais sagrado: nossa atitude, nosso prazer em sermos felizes com o que temos com o que possuímos.

Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Aprendemos que quando Deus fala homem na bíblia, quer dizer homem e mulher, e porque ainda nos achamos feios? Se Deus é a nossa imagem e semelhança, então temos que aprender a valorizar cada passo que damos rumo a sucesso, aprender a comemorar nossas conquistas por mais simples que sejam. Dar valor a pequenas coisas é sentir que cada minuto da sua vida é importante. Há pessoas que nunca estão presentes, estão em um lugar pensando no que precisam fazer, nas contas que precisam pagar e assim perdem de ver as coisas boas que acontecem ao seu redor, perdem os detalhes e as oportunidades que surgem.

Ter atitude faz a diferença hoje no mercado de trabalho. As pessoas vivem apáticas, sempre querendo se esconder atrás de algo ou de alguém. "Procura-se uma pessoa que faz o seu melhor independente do reconhecimento! Tratar aqui". Anunciar é fácil, achar é difícil.

Quando faço um processo seletivo, vejo os candidatos (as) apreensivos às perguntas e quando perguntamos quais são suas qualidades e defeitos, eles ficam com "cara de paisagem", pensando "O que eu vou dizer? Ah, qualidades! Defeitos, nossa é difícil hein".

Quando a resposta vem, saem muito mais defeitos do que qualidade e o pior, os defeitos aparecem mais rápido do que as qualidades. Isso quer dizer que estamos condicionados a ver mais os nossos defeitos do que o que fazemos de bom e isso é o que alimenta a nossa auto-estima e não o que o os outros falam de nós, pois para você fazer uma análise profunda de uma pessoa é necessário um estudo sério e feito por um profissional e não por amigos, família etc.

Então, mude agora a sua atitude e encontre sucesso no que você faz, viva a vida com a maior intensidade possível. Atitude faz a diferença na sua vida não só profissional, mas principalmente pessoal.

Abraços e até a próxima. (Gilberto Racorte, publicado originalmente no Administradores e reproduzido pelo Adnews).

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO EM SANTA CATARINA

O plano municipal de saneamento básico já foi elaborado ou está em fase de finalização em 280 municípios de Santa Catarina. Apenas 15 ainda precisam agilizar o processo. O prazo se encerra em 31 de dezembro deste ano.

O alerta foi feito pelo superintendente da Fundação Nacional da Saúde - Funasa, de Santa Catarina, Adenor Piovesan. Ele lembra que com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). "Sem o PMSB, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico".

O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos processos de:a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário;c) manejo de resíduos sólidos; d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. "Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si".

O superintendente destacou que o Plano Nacional de Saneamento Básico prevê investimentos de R$ 420 bilhões em obras de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e lixo e em ações de drenagem, entre 2014 e 2030.

O Plansab, aprovado pelo Conselho Nacional das Cidades (Concidades), orienta o planejamento para os próximos 20 anos, serão entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões a serem investidos por ano, até 2030.Piovesan disse ainda que os municípios devem buscar recursos para área de saneamento por meio do site da Funasa em www.funasa.gov.br.

Modelo de sucesso de Chapecó


O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, apresentou a experiência exitosa que está sendo implantada no município na área de resíduos sólidos. Trata-se do novo sistema de coleta de lixo automatizada. "Buscamos o modelo implantado em Caxias do Sul (RS) e é uma inovação tecnológica", disse.

A coleta automatizada funciona através de contêineres que ficam, em sua grande maioria, nas vias públicas, ocupando o espaço de um automóvel pequeno. A coleta é feita por um caminhão equipado com braços robotizados, que levanta o contêiner e depois o recoloca no lugar.  

Conforme ele, são vários os benefícios para o município, entre eles, que a população tem realizado a separação do lixo seco do lixo orgânico. Além do mais, o trabalho dos catadores foi facilitado e passou para status de profissão. "A renda dos catadores foi quadruplicada". Caramori disse estima que o projeto estará totalmente implantado no município em 5 anos.

Os contratos administrativos no setor de resíduos sólidos a luz da nova legislação foi explanado pelo advogado e consultor jurídico Marcos Fey Probst. Conforme ele, são quatro os contratos administrativos: terceirização, concessão, parceria público privada e contratos de programa. "Existe algum melhor? Posso responder que não, depende de cada realidade", disse.

Probst lembrou que Santa Catarina é referência na área de resíduos sólidos, mas os gestores devem estar atentos para não terem problemas com a questão dos contratos. Segundo ele, o cenário de resíduos sólidos em 2014 é o seguinte: regulação e fiscalização dos serviços pelas agências reguladoras, formação de consórcios públicos para ajuste dos serviços, efetivação dos serviços de coleta seletiva e reciclagem, elaboração dos planos de gestão integrada e impossibilidade de disposição somente das regiões em aterro sanitário (agosto 2014).

O IV Seminário Estadual de Saneamento Ambiental é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS, Alesc, Associações de Municípios e realização da Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM.

CIENTISTA CRIA MÍDIA PARA DURAR UM BILHÃO DE ANOS


DVDs, CDs e disco rígidos não duram para sempre. Os dois primeiros, principalmente, são facilmente descartados após sofrerem riscos. Jeroen de Vries, pesquisador da Universidade de Twente, na Holanda, quer mudar isso. Ele desenvolveu um tipo de disco ótico feito de tungstênio, capaz de resistir milênios. Sua pesquira irá lhe render um doutorado que será oficializado nesta quinta-feira.

Ele criou uma mídia que pode durar até um bilhão de anos. Para chegar nesse tipo de confiabilidade, ele desenvolveu um tipo de disco ótico feito de tungstênio.

Conforme explica o Tech Tudo, os dados gravados no tal disco seguem o padrão comum dos QR-Codes. A escolha por essa forma de escrever informação é a estrutura inerentemente binária, que deve ser facilmente compreendida por uma civilização futura.

O tungstênio é um material estável e tende a se manter intacto mesmo quando submetido a variações de temperatura e pressão (para derretê-lo, são necessários 3422 graus Celsius). (Redação Adnews)

Natal 2013 – Previsões e especulações

Estamos chegando ao final do ano e a data mais importante para o varejo de modo geral se aproxima, levantando especulações de toda sorte em relação aos resultados que serão alcançados.

Se nos pautarmos pelo ambiente interno do País, com as ameaças de crise, a deterioração das contas públicas, a sangria das estatais, a inflação persistente, investimentos em baixa, juros e dólar em alta, logo podemos entender a insegurança do varejo em apostar em um horizonte mais promissor para as vendas de final de ano, preferindo adotar uma política mais conservadora de formação de estoques.

Esta estratégia de suprimento pode parecer válida para o decorrer de todo o ano, mas, em minha opinião, simplesmente não são adequadas ao período de Natal, pois, além de ser um momento muito curto de frenesi de consumo (o termo aqui é esse mesmo), com algo entre seis e oito semanas de vendas superaquecidas, ele é financiado por um evento absolutamente inédito para as demais épocas do ano, no caso, o pagamento do 13º. salário, que chega ao bolso de todos os trabalhadores do País, praticamente ao mesmo tempo, abençoado pelas mais importantes datas de comemoração cristã, onde as famílias se reúnem para comer tudo o que podem (e que não podem também) e presentear um ao outro.

É certo que para alguns, este recurso é a grande oportunidade para pagar dívidas indesejáveis, trocar de carro, comprar uma viagem especial, etc., mas ainda assim, seria quase um pecado não reservar ao menos uma pequena parte deste recurso adicional para se juntar em família e se presentear.

O fato é que, independente de crises, clima, ou qualquer outra variável, as vendas de roupas e calçados em dezembro deverão alcançar um valor 2,1 vezes superior à venda média mensal do restante do ano, no varejo de moda.

Para móveis e eletrônicos, este boom de vendas será mais modesto, mas, mesmo assim, representará um crescimento de 62% nas vendas de dezembro, sobre a média mensal do restante do ano.

Estes índices são construídos a partir de modelos de projeção que reproduzem um comportamento padrão monitorado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), mês a mês, desde o início dos anos 2000, com pouquíssima variância nos indicadores citados.

Ou seja, independente do astral pouco elevado do varejo, relatado recentemente pelos jornais, as vendas dos produtos de moda e decoração vão andar muito bem no final do ano, como sempre o fazem, e aqueles que não ousarem se estocar para este breve período de consumo frenético, poderão perder vendas para os que tiverem sido mais arrojados.

Este cenário já ocorreu em 2012 e muitos varejistas de capital aberto se viram obrigados a vir a público e explicar em seus balanços que suas metas não foram alcançadas, por que faltou produto em seus estoques para atender a demanda do consumo de final de ano.

Afinal, o 13º. salário deste ano virá engordado de dissídios que superaram a média de 8% de reajuste e os consumidores de menor renda poderão dispor de um salário mínimo que se elevou muito além da inflação. (Texto de Marcelo V. Prado, sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) e membro do Comitê Têxtil da Fiesp. no Promoview)

O MERCADO DAS TVS CONECTADAS

 

Dia 7 de novembro, será realizado em São Paulo, o encontro do mercado de aplicativos e conteúdos para TVs conectadas, o TV.Apps. Esta terceira edição trará discussões a respeito das Smart TVs e mostrará como esta nova plataforma está influenciando o mercado de distribuição de conteúdo em vídeo, seja para fabricantes de televisores ou outros dispositivos conectados, desenvolvedores de aplicativos, agências de publicidade, anunciantes e produtores de conteúdo audiovisual.

Entre os temas da programação está a apresentação de um panorama da base de TVs conectadas no Brasil e no mundo. Qual é a base de equipamentos existente? Quantos estão realmente conectados? Que conteúdo é destaque nesta plataforma? Já estão confirmados para este debate representantes da Sony, Samsung e Microsoft.

O evento apresentará também um debate sobre as estratégias dos canais tradicionais e das operadoras para manter relevância num mundo em que a atenção do usuário está dividida entre diversas telas e dispositivos. Representantes do Grupo Bandeirantes, do Esporte Interativo, da HxD e da PT Inovação explicarão porque vêem nas Smart TVs uma nova forma de chegar aos telespectadores e o que o mercado tem feito para rentabilizar esta plataforma.

O TV.APPs é organizado pela Converge Comunicações.  Mais informações podem ser obtidas no site http://convergecom.com.br/portal/eventos/tvapps/ ou pelo telefone 0800 77 15 028.  (Redação Adnews)

DOAÇÃO EM CANAIS DE TV POR ASSINATURA

Pela primeira vez, em 16 anos, o programa terá transmissão ao vivo pela Fox Life e pela Sony Spin, além do SBT. Na internet, o programa será exibido pelo Portal SBT a Jovem Pan Online

O Teleton chega a sua 16ª edição e se consolida como a maior plataforma de arrecadação de recursos da televisão brasileira. Para este ano, um dos destaques será a primeira transmissão em tevê por assinatura, que poderá ser conferida nos canais Fox Life e Sony Spin.

 A transmissão contará ainda com a presença da empresa Atmo, responsável por canais corporativos em grandes varejistas e pela TV Mãe e Maternidade, Rede Brasil, Tv Guarulhos e TV Nova Jandira que, juntamente com a Jovem Pan Online e o Portal SBT, transmitirão em tempo real todos os detalhes do Teleton. A TV Cultura fará uma cobertura especial, com diversas chamadas ao vivo dentro da sua programação.

 Para manter esse projeto e a excelência no atendimento às pessoas com deficiência física, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente conta com o apoio de diversas empresas que colaboram mensalmente com a causa, e busca, cada vez mais, a ajuda de novos parceiros que estejam dispostos a patrocinarem o trabalho que a Instituição desenvolve em suas 16 unidades, distribuídas em oito estados brasileiros.

 Além da colaboração popular por meio dos telefones e do site para doações (teleton.org.br), a AACD tem o apoio das empresas Divino Fogão, GPA, Hipercard, Lacta, Redecard, Restaurante Água Doce, Riachuelo, Ri Happy, Uranet, Vivo, Votorantim, entre muitas outras que contribuem ativamente com a Instituição. Além disso, há a participação de duas das principais instituições financeiras do País: Bradesco e Itaú, que, este ano, pela primeira vez, estarão presentes juntos no palco do Teleton recebendo os valores das doações.

 A 16ª edição do Teleton é dedicada à ampliação do Hospital da AACD (Abreu Sodré) e ao aumento no número de atendimentos.  A meta deste ano é de R$ 26 milhões.

 Para doar:

0500 12345 05 para doar R$ 5,00

0500 12345 10 para doar R$ 10,00

0500 12345 16 para doar R$ 16,00

0800 771 7878 ou acesse teleton.org.br para doar outros valores

CASAL VENDE FILHA PARA COMPRAR IPHONE

O iPhone, smartphone da Apple, é objeto de desejo de muitos. O aparelho é tão cobiçado que, geralmente, quem tem um faz seguro do celular. Muitos trabalham meses, até anos, para consegui-lo. Um casal de chineses fez algo diferente: vendeu a filha e, com o dinheiro, comprou um iPhone.

Entenda

Segundo o casal, que está desempregado, o ato teria sido provocado graças à política do país, onde só é permitido ter um filho. Eles já têm dois. Ainda de acordo com o casal, a intenção era prover uma vida melhor para a filha.

Já a promotoria de Xangai os acusa por tráfico de seres humanos, visto que a criança foi colocada para adoção na internet e o casal aceitou dinheiro por ela.

Sr. Teng e Sra. Zhang, como foram identificados, utilizaram o dinheiro para adquirir sapatos luxuosos e outros artigos, além do iPhone, é claro.

Em seu anúncio, o casal pedia 30 mil iuanes (cerca de US$ 4,9 mil) em troca de sua filha, mas a quantidade exata da venda não foi divulgada. Os investigadores descobriram que a mãe, cujo nome não foi revelado, utilizou o dinheiro para comprar um iPhone, sapatos esportivos e outros artigos, segundo o jornal.  (Redação Adnews via The Telegraph e G1)

ONZE PREMIOS NOBEL DA PAZ INTERCEDEM POR ATIVISTAS PRESOS NA RÚSSIA


 

Onze prémios Nobel da Paz, entre os quais o sul-africano Desmond Tutu e o timorense Ramos Horta, escreveram ao Presidente russo, Vladimir Putin, em defesa de 30 tripulantes de um navio da Greenpeace, presos desde Setembro.

Numa carta divulgada nesta quinta-feira, pedem que sejam levantadas as “excessivas” acusações de pirataria a 28 militantes da Greenpeace, a um fotógrafo e a um realizador de vídeofreelancers. E que qualquer acusação seja feita “de acordo com a lei internacional e russa”.

O navioArctic Sunrise, de bandeira holandesa, foi apresado depois de militantes ecologistas terem tentado escalar uma plataforma petrolífera gigante da empresa Gazprom, a 18 de Setembro, como forma de alertarem para os riscos ambientais. Os 30 presos — 26 são estrangeiros — foram levados para Murmansk e são acusados de pirataria, pelo que incorrem numa pena de 15 anos de prisão.

“Estamos convencidos que partilha o nosso desejo de respeitar o direito ao protesto não-violento”, dizem os subscritores, numa carta divulgada pela organização ecologista.  Os Nobel alteram também Putin para os riscos ambientais da exploração petrolífera no Árctico.

“Apelamos a todos os Estados no sentido de fazerem o máximo para proteger esse preciso tesouro da Humanidade e a libertarem-se da dependência da energia petrolífera. Como [líder de] um dos países mais directamente envolvidos, apelamos-lhe a liderar pessoalmente esse esforço”, escreveram os Nobel da Paz.

Dmitri Peskov, porta-voz de Putin, disse, segundo a agência Ria-Novosti, que os subscritores da carta escolheram mal o destinatário. “O Presidente tem muito respeito pelos laureados com o Prémio Nobel e dá muita atenção à sua opinião. Mas, neste caso, não é o destinatário certo.”

Logo depois das detenções, Vladimir Putin disse que os militantes da Greenpeace não são “piratas” mas que violaram a lei tentando “tomar” uma plataforma petrolífera.

Para além do arcebispo sul-africano e do ex-Presidente de Timor, o texto é assinado pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel, pelas norte-irlandesas Maired Maguire e Betty Williams, pelo antigo Presidente da Costa Rica Oscar Arias Sanchez, pela norte-americana Jody Williams, pela liberiana Leymah Gbowee, pela iemenita Tawakkol Karman, pela guatemalteca Rigoberta Menchu e pelo iraniano Shirin Ebadi

O comandante do Artic Sunrise é o norte-americano Peter Willcox, que comandava o Rainbow Warrior, navio da Greenpeace afundado pelos serviços secretos franceses em 1985, no porto de Auckland, Nova Zelândia, numa operação em que morreu o fotógrafo holandês de origem portuguesa Fernando Pereira (Fonte: Granpeaqse)

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