Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

VÍRUS INFECTA COMPUTADOR PARA FABRICAR BITCOINS


 Desde o ano passado, um vírus desenvolvido no Brasil e distribuído por e-mail permite que cibercriminosos usem o poder de processamento do computador infectado para minerar bitcoins. Enviado para o internauta por e-mail, na forma de uma atualização do Adobe Flash Player, o vírus baixa um aplicativo que coloca o PC a serviço da rede Bitcoin no período em que ele estiver ligado e conectado à internet.

De acordo com informações da Kaspersky obtidas pelo iG , o número de detecções de mineradores Bitcoin em computadores com antivírus da marca aumentou 166% em apenas cinco meses. O pico no número de detecções pelo software aconteceu entre os meses de junho e julho, desde que a série histórica se iniciou em janeiro de 2012.

O crescimento indica que os cibercriminosos acham este tipo de ataque rentável e seguro. “O anonimato das transações em bitcoin se tornou algo muito atrativo para o cibercriminoso. Eles instalam aplicativos para minerar no computador das vítimas e estão lucrando com isso”, diz Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky no Brasil. A cotação do bitcoin em torno de R$ 300 , também tem contribuído para o aumento de interesse dos cibercriminosos.

Na maioria dos ataques, depois que o internauta faz o download o vírus a partir do serviço de e-mail, os aplicativos maliciosos passam a rodar em segundo plano no computador. O minerador começa, então, a usar o processador ou unidade de processamento gráfico (GPU) do PC para minerar bitcoins. O valor que a máquina infectada recebe por sua atuação na rede vai direto para a carteira virtual do cibercriminoso.

Companhia do “ladrão de senhas”

No caso de um dos vírus brasileiros encontrados em abril, o download do arquivo executável “correcao_cpf.exe” chega a mostrar uma tela falsa do aplicativo que atualiza o Adobe Flash Player, enquanto instala na máquina um keylogger.

Conhecido como ladrão de senhas, este vírus captura as telas de sites de bancos, onde o usuário digita os dados de acesso e a senha a sua conta bancária, e tenta enviá-las para os cibercriminosos.

Aplicativo se passa por atualização do Adobe Flash Player para instalar minerador de bitcoins sem consentimento do usuário

No caso do minerador de bitcoins, o vírus até escolhe qual aplicativo instalar: se a marca da placa de vídeo for NVídia, ele baixa um determinado arquivo; caso contrário, o minerador baixado é compatível com OpenGL, tecnologia de processamento suportada por GPUs de vários fabricantes.

“Foi a primeira ameaça deste tipo identificada no Brasil, mas globalmente este tipo de ameaça é muito comum”, diz Assolini.

A partir de abril, por exemplo, internautas da Alemanha, Costa Rica, Espanha, Polônia, Rússia e Ucrânia se tornaram alvo de uma ameaça que distribui fotos maliciosas por meio do Skype, acompanhadas da mensagem “Essa sua foto é a minha preferida”. Um aplicativo para minerar Bitcoins era baixado juntamente com a foto para o computador do usuário.

Outras ameaças relacionadas à moeda virtual Bitcoin já foram encontradas por pesquisadores de segurança desde a criação da moeda, em 2009. A primeira delas era um cavalo de tróia desenhado para localizar o arquivo que guarda os bitcoins no computador. Este arquivo, chamado wallet.dll, era então enviado por meio da internet para cibercriminosos, que transferiam os valores para suas próprias carteiras virtuais.

Como se proteger

Para não correr o risco de manter o computador trabalhando para render dinheiro para os cibercriminosos (ou de pagar uma conta de energia elétrica bastante cara), o internauta deve ficar de olho nos níveis de processamento de máquina. Por meio do gerenciador de tarefas do sistema operacional Windows, o usuário pode acompanhar o processamento da máquina e monitorar quais os aplicativos em funcionamento.

Gerenciador de tarefas do Windows ajuda usuário a detectar "processamento nas alturas", diz Assolini

“O processamento nas alturas, mesmo sem nenhum aplicativo aberto, é um dos sinais de que algo não está normal. É preciso verificar na lista de processos o que está consumindo tanto processamento”, explica Assolini. Para usuários mais avançados, o aplicativo Process Explorer pode ajudar a explorar mais detalhes sobre os processos em andamento no PC.

Com o aumento do número de ameaças que incluem mineradores de Bitcoin, grande parte dos principais antivírus disponíveis no mercado já podem detectá-las. Por isso, é preciso manter o aplicativo de antivírus do computador em dia com as atualizações.

“Trata-se de uma aplicação potencialmente maliciosa. O antivírus avisa o usuário que o computador está prestes a rodar a aplicação e pergunta se ele autoriza a execução”, diz Assolini.

Vale lembrar que, embora os cibercriminosos estejam de olho nos bitcoins, a mineração da moeda virtual é uma atividade lícita, desde que o usuário utilize sua própria máquina.

A atividade impulsionou a criação de computadores específicos para minerar bitcoins , que oferecem maior poder de processamento com baixo consumo de energia.

FACEBOOK REMOVE NOVO POST DA REVISTA CARA


 

A revista Carta Capital teve um post removido no Facebook na última segunda-feira (2). Segundo o site da publicação, a página permaneceu cerca de três horas fora do ar por conta de uma imagem.

 Trata-se de uma foto de Sebastião Salgado na qual apareceria o seio descoberto de uma africana da etnia mursi. A imagem faz parte da nova exposição do fotógrafo, que estava sendo indicada pela revista.

 Ainda de acordo com a Carta Capital, esta é a terceira vez que a rede social de Zuckerberg retira uma imagem da página da revista. A primeira era uma ilustração da Agência Pública de Jornalismo, que mostrava um texto sobre revista íntima e, a segunda, outra ilustração, dessa vez em um texto do blog Socialista Morena.

 O ocorrido levanta mais uma vez o debate sobre os critérios para avaliação de nudez no Facebook. Dentre os casos mais debatidos estão o do grupo feminista Femen e a Marcha das Vadias, grupos que por várias vezes tiveram fotos "censuradas" por conta de seios aparentes. (Redação Adnews)

 10 RAZÕES PARA VOCÊ GASTAR MAIS COM SEU CARRO

De nada adianta ficar procurando posto com combustível mais barato e economizar nas aceleradas se itens simples da manutenção do carro são esquecidos. A troca das peças nos prazos recomendados pelas montadoras interfere diretamente no consumo. Veja, abaixo, 10 pecados cometidos pelos motoristas que pesam no seu bolso na hora de abastecer.

1 - Velas - Responsável por introduzir a energia de ignição na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível, as velas devem ser trocadas rigorosamente nos prazos que manda a montadora. Elas nem precisam estar falhando para comprometer o rendimento do carro e aumentar o consumo de combustível.

O prazo varia de um modelo para outro, que pode ser de 15 mil a 100 mil quilômetros. E quando uma estragar, é preciso trocar o jogo (geralmente quatro).

2 - Filtros - Os filtros de ar, óleo e combustível são fundamentais para o funcionamento correto do motor. Eles também devem ser trocados rigorosamente nos prazos recomendados pela fabricante do veículo. Filtros de ar e combustível vencidos interferem diretamente na mistura de ar e combustível do carro, o que faz você ir mais rapidamente ao posto abastecer.

3 - Combustível batizado - Não é um item de manutenção, mas deve ser trata como uma medida preventiva. Esse é o grande vilão dos carros atualmente. Com o avanço da tecnologia, o sistema dos carros é bastante sensível para ler o combustível usado.

Gasolina com querosene ou álcool com água vão interferir diretamente na média de combustível, além de comprometer outras peças do sistema de injeção. Abasteça sempre em locais com selo da ANP.

4 - Pneus - Pneus com pouco ar interferem diretamente no desempenho e, consequentemente, no gasto de combustível. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo. Além de perigosos, pneus gastos também interferem na aerodinâmica dos automóveis.

5 - Alinhamento - O alinhamento das rodas (ou geometria) é fundamental para o desempenho dos veículos. Além de ter menos estabilidade e provocar desgaste nas peças, carros desalinhados exigem maior esforço do motor e, consequentemente, mais combustível é puxado do tanque. O alinhamento deve ser feito em todas as revisões ou, no máximo, a cada 10 mil quilômetros.

6 – Adaptações - Engenheiros gastam anos projetando um carro para que ele tenha o melhor desempenho possível e menor consumo com as peças originais. Por isso, não invente adaptações não-recomendadas. Pneus fora da medida, por exemplo, aumentam o gasto de combustível. Colocação de aerofólios e suportes que interferem na aerodinâmica do carro também vão fazer você gastar mais.

7 - Escapamento - Além de mais barulho, rodar com escapamento furado no carro pode provocar falhas e aumento do consumo. Isso acontece porque o funcionamento dos motores são influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases.

Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa, o que pode provocar falhas na marcha lenta, resultando em maior consumo de combustível.

8 - Embreagem - Se você tem hábito de andar com o pé na embreagem, esqueça. Isso irá desgastar o sistema. Quando a embreagem patina, ocorre perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas. Isso, claro, faz aumentar o consumo.

9 - Freios - Parece óbvio, mas vale lembrar. Rodas travadas ou com algum tipo de atrito errado no freio interferem no rendimento do carro. A lógica é simples: o motor precisa fazer mais força para rodar e, claro, vai necessitar de mais álcool ou gasolina. Os freios dos carros devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.

10 - Arrefecimento - Todos os motores têm uma temperatura ideal de funcionamento. Se trabalham superaquecidos, perdem potência, o que gera aumento no consumo. É fundamental sempre trocar o aditivo do radiador no prazo recomendado pelas montadoras e revisar todo o sistema de arrefecimento, como mangueiras, válvula termostática e interruptores. (Terra)

APPLE CONFIRMA EVENTO


 


O All Things Digital estava certo. A Apple fará um grande anúncio no próximo dia 10. A informação foi confirmada via convite enviado para imprensa, na terça-feira (3).

 "This should brighten everyone's day" (em inglês, algo como "Isso deve animar/iluminar o dia de todos"), diz o convite. Ele ainda é acompanhado da famosa maçã da marca e círculos coloridos, que sugerem novas cores para o iPhone, um dos principais rumores falados nos últimos meses.

De acordo com especulações, além do iPhone nas versões coloridas e com traseira de plástico (o iPhone 5C), a Apple também deve lançar o iPhone 5S, com leitor biométrico e novas cores champagne e grafite. Outro rumor é uma nova geração do iPad e do iPad mini. Por enquanto, a única novidade confirmada é o iOS 7, novo sistema operacional da empresa. O jeito será esperar pelo oficial.

O evento acontece às 10 horas do horário local (14 horas em Brasília). Acompanhe o Adnews para ver a cobertura completa do evento. (Redação Adnews)

A CONSTITUIÇÃO SOB A ÓTICA DO ASPECTO JURÍDICO

Nosso país passou e ainda passa por várias manifestações populares que reivindicam as mais diversas solicitações que vão desde diminuição das tarifas de transportes urbanos, melhoria na saúde, aumento de escolas e creches. As referidas manifestações por todo país demonstraram a instabilidade popular, o que reforça a tese da estabilidade democrática.

Quando da elaboração da Constituição em 1988, a mesma foi acusada que era um documento exaustivo e prolixo e que não iria beneficiar em nada os direitos e garantias fundamentais para o povo brasileiro.

Contudo não foi isto o que aconteceu com a Constituição, a referida carta magna se preocupou em relação aos direitos sociais dos cidadãos, visando à garantia de uma vida digna, à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, ao lazer, à moradia, à proteção à infância.

Trouxe também o voto direto, proibiu as penas de tortura e cruéis, revogou a censura, além de dar vários direitos trabalhistas. Também não podemos esquecer que a Constituição Brasileira de 1988 expressa claramente os direitos e garantias fundamentais como cláusula pétrea.

Em relação às questões trabalhistas podemos arguir que na Constituição o trabalho passa a integrar um dos fundamentos constitucionais, efetuando normas referentes à proteção do trabalhador individualmente, o direito à greve, as negociações coletivas, a representação sindical.

Além disto, a Constituição atual proibiu qualquer diferença nos salários, exercícios de funções e admissão por motivo de idade, sexo, cor ou estado civil. Os trabalhadores rurais e urbanos passaram a receber o mesmo tratamento isonômico, a mulher teve muitos direitos garantidos, como a dilação do prazo da licença maternidade, amplitude no mercado de trabalho e maior amplitude política.

Outra mudança que ocorreu foi em relação ao trabalho do menor, onde a Constituição Federal através do art. 7.º inciso XXXIII proíbe o trabalho infantil e estabelece os 16 anos para o início da atividade laboral, sendo que o trabalho na condição de aprendiz é a partir de 14 anos.

Um grande avanço como já citamos acima foi em relação à democracia, tendo ocorrido um fortalecimento institucional de todos os órgãos de controle, ocorrendo uma visão mais positiva em relação ao Poder Judiciário que passou a ter maior autonomia administrativa, orçamentária, financeira e com possibilidades de planejamento.

Ocorreu uma maior credibilidade e atuação do Ministério Público, da defensoria pública. Portanto tivemos uma mudança da era política para a era institucional. Neste segmento ocorreu uma maior preocupação com o princípio da igualdade e com as uniões homoafetivas e união estável. Um grande avanço foi à preocupação com o meio ambiente com um dos direitos fundamentais ganhando espaço em um Capítulo próprio VI.

Outro grande marco nestes 25 anos se relaciona a questão da probidade e da moralidade na administração pública, onde se verifica a preocupação inclusive da população com os gastos exagerados pelo Poder Público, exigindo probidade e cumprimento da moralidade.

Com todas estas cobranças pode ser levada a efeito a criação da Lei da Ficha Limpa, as questões de combate ao mensalão demonstrado a representatividade do Superior Tribunal Federal. Busca-se freneticamente combater a corrupção, visto que a democracia se enfraquece se não ocorrer este embate.

Muitas mudanças foram sentidas nestes 25 anos, dependendo do ponto de vista benéficas ou não, contudo o que não pode deixar de ser arguido é que a Constituição Federal encontra-se em sua plenitude para a transformação de vidas e de estruturas políticas, competindo a cada um de nós usufruirmos dos direitos e deveres impostos pela mesma. (Artigo escrito pela advogada do escritório Fernando Quércia Advogados Associados, Gislaine Barbosa de Toledo).

AS PROJEÇÕES DO IBGE


 


O IBGE chacoalhou o Brasil na semana passada ao anunciar expansão do PIB acima das expectativas. Sem o mesmo abalo, o IBGE também divulgou dados e projeções demográficas de 2000 até 2060, um tesouro para planejadores e investidores, públicos e privados.

 O Brasil oficialmente rompeu a barreira dos 200 milhões de habitantes no último ano, atingindo população estimada de 201.032.714 em julho de 2013.

 De julho de 2012 para cá ganhamos estimados 7 milhões de brasileiros, um Paraguai inteiro num ano. E, quando se fala em mercado, tamanho sempre será documento.

 Para quem está contaminado demais pela ponta da curva, é bom prestar atenção no IBGE, que tem revelado perspectivas mais amplas dos últimos e dos próximos anos. A curva longa aponta um Brasil novo que, independentemente do ritmo de crescimento, não retrocederá.

 As marchas populares de junho são a manifestação mais carnal das estatísticas: uma população que tem mais renda, bens e educação e que por isso mesmo quer mais renda, bens e educação (e saúde, transporte, cultura...).

 Os avanços socioeconômicos dos últimos 20 anos foram profundos, mesmo que menores que nossa ambição. Seus efeitos ainda nos transformam, bases de consumo ainda se expandem.

 O bônus demográfico de que usufruímos desde a década de 1970, com o número de pessoas em idade de trabalho crescendo mais que o total da população, terá seu auge na próxima década, com 70 de cada 100 habitantes em idade ativa. É uma oportunidade enorme de dar o salto que falta ao desenvolvimento, com choque educacional e de gestão. Mas é uma janela que se fecha. Não há tempo a perder.

 Hoje somos 201 milhões em ação, a mesma população dos EUA em 1970. Os americanos são hoje mais de 300 milhões, uma marca que jamais atingiremos.

 O Brasil deve bater seu pico populacional em 2042, com 228 milhões de habitantes, recuando a partir daí, diz o IBGE.

 Ou seja, depois dos 7 milhões dos últimos 12 meses, o país ganhará mais 27 milhões de habitantes/consumidores nos próximos 30 anos, uma Venezuela inteira em três décadas.

 Como disse nestas páginas de "Mercado" na semana passada o presidente do enorme grupo chinês Lifan, Yin Mingshan: "Só idiotas não investiriam no Brasil". O IBGE está dando mais 7 milhões de motivos para investir desde o ano passado, ou mais 30 milhões no médio prazo.

 Outra recente pesquisa estimulante do ano é o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, do Ipea, que organizou dados de 5.565 municípios, com mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade.

 É muita informação, Brasil na veia, "big data" para seu planejamento estratégico nacional, regional, local. O Brasil é um continente de oportunidades para as empresas brasileiras de todos os tamanhos. Mesmo gigantes nacionais só agora cruzam fronteiras regionais. São processos novos de expansão, que esses dados ajudam a nortear.

 A evolução da educação é um exemplo de como chegamos não ao final de um velho processo, mas ao começo de um novo.

 Mesmo com tantas deficiências, as estatísticas mostram que, de 1991 a 2010, tivemos avanços fundamentais nessa área, aponta a compilação de dados do Ipea.

 Em 20 anos, o número de crianças de 5 a 6 anos frequentando a escola pulou de 37,3% para 91,1% do total; o de jovens de 15 a 17 anos com fundamental completo passou de 20% para 57,2%.

 Mesmo insuficientes, são conquistas importantes. Se ainda não conseguimos garantir educação de qualidade a todos, ampliamos muito o acesso à educação. E educação puxa educação. É esse o caminho.

 É essa a nova base na qual operamos. Uma base maior, mais velha, mais educada, mais exigente, sem compromisso com o atraso. O compromisso é com o avanço.

 Os dados estão aí, nacionais, regionais, municipais, para serem processados e transformados em bons negócios.

 Quem entende na frente sai na frente. E quem sai na frente chega antes.
(Nizan Guanaes. Publicado originalmente na Folha de S. Paulo. Disrribuído pelo Adnews)

 

OORTUNIDADES

1.Empresa de soluções tecnológicas de Uberlândia, VTS BRASIL, está com vagas abertas para contratação imediata de técnico em audiovisual e consultores de vendas no segmento educacional. Para consultores, as vagas são para Uberlândia e São Paulo.

São oferecidos salário fixo, tíquete-alimentação, vale-transporte, convênio médico e odontológico, além de comissões para as vagas de consultores. Interessados devem enviar currículo para rh@vtsbrasil.com.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo site www.vtsbrasil.com.br

Requisitos

Técnico em audiovisual: experiência em instalação e manutenção de projetores multimídia, telão, sonorização, montagem de cabos GVA, passagem de cabos. Disponibilidade para viagens esporádicas e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) AB, entre outros requisitos.

Consultores de vendas: experiência em vendas externas, afinidade com tecnologia educacional, conhecimento e vivência em prospecção de novos clientes, formação acadêmica em Administração, Pedagogia, Letras, Tecnologia da Informação, Eletrônica, Marketing e afins. Necessário ter automóvel próprio, entre outros requisitos.
2.Concurso de redação 1

                Mobilizar alunos de 6º e 7º anos da rede pública estadual para o debate sobre a fiscalização e a qualidade dos gastos públicos é a proposta da segunda edição do Projeto “TCE na Escola”, iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina com apoio da Secretaria de Estado da Educação. O concurso de redação sobre o “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público” é a principal ação. “Desde cedo, os alunos devem ter noção de onde vêm os recursos para manter uma cidade, o que pode e o que não pode ser feito com o dinheiro público, quem fiscaliza e o papel de cada um para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, defende o presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior.

 Concurso de redação 2

Os interessados têm até o dia 13 de setembro para redigir os trabalhos em sala de aula, apoiados em atividades que poderão ser orientadas por um professor de qualquer disciplina. Kits com os materiais produzidos pelo Tribunal para o projeto — cartaz, ficha de inscrição, folha de redação e envelope para o envio do trabalho escolhido em cada escola às gerências regionais de educação, manual do professor e exemplares do gibi “A Nossa Parte!” — estão sendo entregues pelas Gereds. Mais informações no site do Projeto (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/).

OS LIVROS MAIS VENDIDOS ENTRE 26 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO

O Grupo Livrarias Curitiba divulga a lista dos livros mais vendidos no período de 26 de agosto a 01 de setembro. Os dados correspondem aos resultados das vendas nas lojas físicas da Livrarias Catarinense e Curitiba e na loja virtual www.livrariascuritiba.com.br.

INFANTOJUVENIL

1. O LADRÃO DE RAIOS - LIVRO 1 (RICK RIORDAN, INTRÍNSECA)

2. A MALDIÇÃO DO TITA - LIVRO 3 (RICK RIORDAN, INTRÍNSECA)

3. O MAR DE MONSTROS - LIVRO 2 (RICK RIORDAN, INTRÍNSECA)

4. A BATALHA DO LABIRINTO - LIVRO 4 (RICK RIORDAN, INTRÍNSECA)

5. DIÁRIO DE UM BANANA 7 (JEFF KINNEY, VERGARA E RIBA)

6. O ÚLTIMO OLIMPIANO - LIVRO 5 (RICK RIORDAN, INTRÍNSECA)

7. DIÁRIO DE UM BANANA 1 (JEFF KINNEY, VERGARA E RIBA)

8. O PEQUENO PRÍNCIPE (ANTOINE DE SAINT EXUPERY, AGIR)

9. O HERÓI PERDIDO (RICK RIORDAN, INTRÍNSECA)

10. CIDADE DAS CINZAS VOL. 2 (CASSANDRA CLARE, GALERA)

FICÇÃO

1. UMA LONGA JORNADA (NICHOLAS SPARKS, ARQUEIRO)

2. A CULPA É DAS ESTRELAS (JOHN GREEN, INTRÍNSECA)

3. INFERNO - UMA NOVA AVENTURA DE ROBERT LANGDON (DAN BROWN, ARQUEIRO)

4. CIDADES DE PAPEL (JOHN GREEN, INTRÍNSECA)

5. O SILÊNCIO DAS MONTANHAS (KHALED HOSSEINI, GLOBO)

6. UM TOQUE DE VERMELHO (SYLVIA DAY, PARALELA)

7. O TEOREMA KATHERINE (JOHN GREEN, INTRÍNSECA)

8. CINQUENTA TONS DE CINZA (E.L. JAMES, INTRÍNSECA)

9. UMA PROVA DE AMOR (EMILY GIFFIN, NOVO CONCEITO)

10. SE VOCÊ FOSSE MINHA (BELLA ANDRE, NOVO CONCEITO)

NÃO FICÇÃO

1. 1889 (LAURENTINO GOMES, GLOBO)

2. GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO MUNDO (LEANDRO NARLOCH, LEYA)

3. UM GATO DE RUA CHAMADO BOB (JAMES BOWEN, NOVO CONCEITO)

4. OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR (TERESA J RHYNE, UNIVERSO DOS LIVROS)

5. SONHO GRANDE (CRISTIANE CORREA, PRIMEIRA PESSOA)

6. RECEITAS DUKAN - MINHA DIETA EM 300 RECEITAS (PIERRE DUKAN, BEST SELLER)

7. A GRAÇA DA COISA (MARTHA MEDEIROS, LPM)

8. UMA PROVA DO CÉU (EBEN ALEXANDER III, SEXTANTE)

9. NÃO FAZ SENTIDO (FELIPE NETO, CASA DA PALAVRA)

10. GETÚLIO 1930-1945 (LIRA NETO, CIA DAS LETRAS)

AUTOAJUDA E ESOTERISMO

1. KAIROS (PADRE MARCELO ROSSI, PRINCIPIUM)

2. EU NÃO CONSIGO EMAGRECER (PIERRE DUKAN, BEST SELLER)

3. SEJA A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO (EDUARDO FERRAZ, GENTE)

4. O MÉTODO DUKAN ILUSTRADO (PIERRE DUKAN, BEST SELLER)

5. O MONGE E O EXECUTIVO (JAMES C HUNTER, SEXTANTE)

6. SÓ O AMOR CONSEGUE (ZÍBIA GASPARETTO, VIDA E CONSCIÊNCIA)

7. CASAMENTO BLINDADO (CRISTIANE CARDOSO/RENATO CARDOSO, THOMAS NELSON)

8. APESAR DE TUDO (MÔNICA DE CASTRO, VIDA E CONSCIÊNCIA)

9. O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA (GEORGE S CLASON, EDIOURO)

10. MILAGRES ACONTECEM (BRIAN WEISS, SEXTANTE)

COMO PROTEGER SEUS INVESTIMENTOS NA ERA DA INTERNET


 A internet pode ser um canal descomplicado e ágil para diversificar investimentos.


Através do e-mail, é possível se registrar em uma prestadora de serviços, como uma corretora, uma butique de investimentos e outras instituições financeiras, e ter acesso a uma ampla gama de produtos: CDBs de bancos médios e pequenos, fundos de investimento antes voltados para clientes de alta renda e pouquíssimos divulgados, ações, fundos imobiliários e outros instrumentos financeiros ainda mais sofisticados.

Embora sejam alternativas interessantes para o poupador insatisfeito com os produtos oferecidos pelos grandes bancos, é natural que muitos tenham alguma cautela a respeito de uma relação de serviços com pouca papelada mas que pode envolver altas quantias de dinheiro.

A reportagem do UOL ouviu advogados especializados em direito eletrônico (específico para a internet), que sugeriram algumas providências para o investidor se precaver contra eventuais problemas nessa relação de serviços.

A boa notícia é que a legislação fez avanços significativos para incorporar as novas tecnologias da informação, e que providências simples e baratas podem ser usadas pelo poupador para se proteger. Mas há também ferramentas sofisticadas (e caras), que podem ser adotadas para reforçar a proteção dos investimentos.

A papelada do mundo real e do mundo virtual


 

Ao adquirir ações, o poupador recebe pelo menos três relatórios: a conhecida ANA (Aviso de Negociação de Ações), emitida pela Bovespa; um registro emitido pela CBLC (Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia, empresa da Bolsa responsável pela guarda dos papéis), com as ações depositadas e a movimentação do mês; e a nota de corretagem, produzida pela corretora de valores escolhida.

Outros serviços financeiros realizados pela internet, no entanto, não contam com essa formalização: o poupador simplesmente recebe um e-mail com um link para uma página onde ele pode gerar um extrato com o dinheiro aplicado.

Esse tipo de documento pode ser usado como prova legal? Desde que seja possível provar a autenticidade e integridade de um documento eletrônico, a resposta é sim.

"Em princípio tem validade legal se for comprovada a autoria e que não houve violabilidade de dados após a transmissão", afirma o advogado Alexandre Atheniense.

Simples e barato


 

Armazenar e-mails é a medida mais simples indicada por advogados. Já existe precedentes em que esse instrumento pode ser usado como prova legal, com ressalvas. A medida provisória 2.200-2/01 já regula o reconhecimento desse tipo de documento (por meio do artigo 10°), mesmo sem o uso do certificado digital, uma forma de assinatura eletrônica.

"O e-mail é válido como prova. Isso já é pacífico em nossos tribunais", afirma a advogada Gisele Truzzi.

"Eu posso salvar o arquivo original de uma mensagem [eletrônica] e armazenar esse arquivo digital em uma mídia, como um CD ou um pen-drive, que pode ser anexado a um processo. Caso o juiz tenha alguma dúvida sobre a integridade da prova, ou a outa parte levante essa dúvida, o juiz pode nomear um perito para verificar", acrescenta.

Mais cara e mais segura


 

Especialistas sugerem ainda o uso de um instrumento de "fé pública", a ata notarial, um documento produzido em cartório e que possui mais força do que um e-mail ou equivalente em um eventual processo.

Um tabelião verifica uma página na internet a pedido do investidor (por exemplo, o registro dos valores aplicados) e literalmente descreve o conteúdo, produzindo um documento, que pode ser usado como prova em um tribunal.

Em princípio, não se trata de uma solução barata: no Estado de São Paulo, o custo estimado é de R$ 308 para a primeira página do site e de R$ 155 para as páginas adicionais.

"É uma forma de ter um documento comprovativo e de fé pública", diz o especialista César Peghini, professor da Fadisp (Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo).

Segundo a advogada Gisele Truzzi, alguns cartórios já se atualizaram para fornecer a ata notarial específica para esse caso. "Os tabelionatos [cartórios] já sabem reconhecer um site 'fake'. E se houver qualquer dúvida sobre a integridade do site, o profissional não vai produzir a ata", afirma.

Providência básica


 

Ao contratar um serviço em que pode movimentar muito dinheiro, como por exemplo, um sistema de home-broker (para comprar e vender ações e outros produtos financeiros pela internet), o investidor pode se precaver também tomando medidas simples, como uma leitura cuidadosa do contrato assinado com a fornecedora desse canal de negociação.

"É preciso verificar os termos do serviço [e saber] quais são as preocupações com a segurança da informação", diz o advogado Alexandre Atheniense. "Verificar a política de privacidade de dados para saber como suas informações serão preservadas. E sobretudo, apurar referências sobre o home-broker para verificar se há uma relação de confiança na prestação de serviço", acrescenta.

O Código de Defesa do Consumidor


 

Embora não exista uma legislação estrita para a relação de serviços entre investidores e prestadores de serviços na internet, o poupador tem ao seu lado o Código de Defesa do Consumidor.

"Não é pelo fato de não haver uma legislação específica não significa que não exista uma lei adequada", diz o professor da Fadisp, César Peghini. "O que era físico passou a ser virtual. Nessa transmutação [transformação], não deixa de ser aplicado o Código  de Defesa. O que está se protegendo é a relação de consumo", afirma.

"E o próprio STJ, o Superior Tribunal de Justiça, já reconhece que na relação com as corretoras há uma relação de consumo", acrescenta.
Epaminondas Neto, do UOL, em São Paulo)

 

O BUZZ NEGATIVO DO CRIANÇA ESPERANÇA


O maior projeto social apresentado pela Rede Globo foi o assunto televisivo mais comentado nas redes sociais na semana passada. O Criança Esperança 2013 fez a emissora alterar sua programação durante todo o sábado, 31, envolvendo todas as atrações da casa no projeto, que finalizou com um grande show, exibido após a novela Amor à Vida.

O excesso de repercussão no Twitter, no entanto, não significa que o público tenha aprovado a iniciativa da Globo. De acordo com a análise da Tuilux, empresa que elabora o ranking TTV, muitas pessoas criticaram a ênfase da Globo em pedir ajuda financeira ao público, lembrando de algumas situações em que, supostamente, ela investiu altas cifras que poderiam ser encaminhadas ao projeto.

Depois do Criança Esperança, as outras atrações que ocupam o topo do ranking TTV da semana tiveram essa boa colocação por conta dos apaixonados fãs adolescentes. Em segunda lugar, o programa CQC, da Bandeirantes, foi muito comentado por ter exibido uma entrevista com a banda One Direction. E o SBT emplacou o terceiro lugar ao exibir o programa Fenômeno Rebelde, um especial sobre o sucesso da novela teen, que voltou à grade da emissora nessa semana. Confira o ranking completo do TTV na TV aberta:

1- Criança Esperança 2013 (Globo)
2- CQC (Bandeirantes)
3- O Fenômeno Rebelde (SBT)
4- A Fazenda (Record)
5- Amor à Vida (Globo)
6- Programa do Ratinho (SBT)
7- VMA 2013 (Reprise)
8- Chiquititas (SBT)
9- TV Fama (RedeTV)
10- Programa da Tarde (Record)

TV Paga
Dois programas esportivos chamaram a atenção do público espectador de TV paga nessa semana. O Mundial de Judô, exibido pelo SporTV e o US Open, da ESPN, foram bastante comentados no Twitter.

Afora essas participações, o ranking TTV referente aos canais pagos continua dominando pelos programas musicais e por seriados. Confira:

1- TVZ (Multishow)
2- Pretty Little Liars (Boomerang)
3- Vai Que Cola (Multishow)
4- Mundial de Judô – Ao Vivo (SporTV)
5- US Open – Ao Vivo (ESPN)
6- The Walking Dead (Fox)
7- Violetta (Disney)
8- Friends (Warner)
9- iCarly (Nickelodeon)
10- E!News (E!)
(Fonte: Meio & Mensagem)

O SONHO DO PRIMEIRO EMPREGO


A cada etapa de vida, os sonhos vão se modificando. Quando crianças, os objetivos giram em torno de aprender a ler, de ganhar brinquedos e de crescer logo. Afinal, querem ser adultos e conquistar direitos como dirigir automóveis, tomar suas próprias decisões e ser independentes.

Porém, quando chega a adolescência, as cobranças chegam com uma força enorme. É hora de pensar no futuro, de ter responsabilidades, que até então não existiam, e de trabalhar para alcançar a tão sonha independência. Esse cenário que acabei de descrever é muito comum nas famílias de classe média. Mas e nos núcleos familiares que vivem em regiões pobres e sem expectativas?

Pense em uma criança que mora num local como Parelheiros, uma das áreas mais problemáticas de São Paulo. Pense nessa criança com mais profundidade e veja a realidade dela: pais sem expectativas de melhoria de vida, sem recursos de saúde, sem escolas decentes e com a terrível opção de partirem para a marginalidade, o que é comum nessas situações.

Triste, não é? No que essa criança vai se transformar? Como ela poderá concretizar seus sonhos e ser uma pessoa idônea,
saudável e feliz? Como ela encontrará uma oportunidade de trabalho para sair desse ciclo de miserabilidade no qual está inserida?

Infelizmente, as pessoas são preconceituosas e isso, somado à realidade triste em que essas crianças vivem, não traz um resultado positivo, ou seja, elas serão adultos sem trabalho e sem sonhos realizados.

O próprio Papa Francisco, em sua recente viagem ao Brasil disse estar preocupado com uma geração de jovens sem trabalho, devido à crise mundial. No ano passado, o IBGE divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que mostra os hábitos dos cidadãos.

O estudo apontou que a proporção de brasileiros acima de 15 anos que não sabem ler ou escrever até caiu, de 9,7% em 2009 para 8,6% em 2011, mas o contingente de analfabetos ainda está longe de ser pequeno, quase 13 milhões de pessoas. Mais da metade na região Nordeste, com 52,7%.

Com esse cenário sombrio, os jovens que não estudam, não entram no mercado de trabalho. E assim, as empresas não conseguem enxergar o potencial que essa nova geração tem e como eles podem contribuir com sua garra e força para vencer. A Lei do Jovem Aprendiz veio justamente para isso, ou seja, permitir que esse público tenha um lugar ao sol e mostre seu potencial.

Trabalho com jovens há muitos anos e sei o quanto uma porta aberta faz com que eles enxerguem uma luz de esperança. Assim que começam a trabalhar, eles entendem o quanto aquele salário é fundamental para si e suas famílias. E passam a ver o mundo com outros olhos e isso os transforma interiormente, causando um impacto e mudando os paradigmas até então existentes.

Defendo com muito força o primeiro emprego, pois assim conseguiremos reverter o quadro e não ter uma geração sem trabalho, mas sim jovens evoluindo, contribuindo com suas famílias, e consequentemente mudando o destino daquelas pessoas e, o mais importante de tudo, longe da criminalidade.

As empresas precisam despertar para isso e perceber que as ações de sustentabilidade devem atingir o ser humano. Não basta apenas reciclar o lixo, reutilizar a água e fazer campanhas de doações. É necessário colocar o ser humano como personagem principal e fazê-lo brilhar.
Por que não dar uma oportunidade aos jovens e usar o que eles têm de mais bonito, que é a garra. Só assim, eles entenderão a necessidade de melhorar o mundo, começando pela sua família. Reiramos eles do ciclo da miserabilidade e os colocamos no ciclo da felicidade. Este é meu, o seu e o nosso papel. (Irmã Yvone Venditti, diretora educacional da Associação Beneficente Vivenda da Criança, em artigo encaminhado por Natália Brandão, da Oficina de Comunicação Integrada e disrribuído pelo Portal da Propaganda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário