1. Num
dos planetas que giram em volta da estrela chamada Sírio, vivia um jovem muito
dotado que tive a honra de conhecer
quando de suas última viagem ao nosso pequeno formigueiro. Chamava-se
Micromegas, nome adequado a todos os grandes., Tinha oito léguas de altura,
isto é, 48.000 metros,
Quanto
à sua mente, era uma das mais cultas. Ele não atingira ainda a idade de 250
anos, quando adivinhou, pela força de sua imaginação, cinquenta das proposições
de Euclides.
Conhecia
todas as leis da navegação e todas as forças atrativas e repulsivas, Usava-as
tão habilmente que, graças ora a um raio do sol, ora ao movimento de um cometa,
passava de globo em globo, ele e a família, como um pássaro esvoaçava de ramo
em ramo.
Certo
dia chegou a Saturno, e embora acostumado à variedade do universo, não pôde
reprimir um sorriso de superioridade ao ver
a pequenez daquele planeta e de seus habitantes.Pois, afinal, Saturno é
apenas novecentas vezes maior que a Terra e os cidadãos daquele planeta são
anãos que só têm Milk toesas de altura, isto é, menos de 2.000 metros.
Reproduzirei
aqui, para edificação do leitor, uma conversação singular que Moicromegas
manteve com o Secretário da Academia de Letras de Saturno.
“Devemos
reconhecer”, disse Micromegas, “que a natureza é muito diversificada.”
“Sim,
a natureza é como um jardim cujas flores...”
“Oh”,
disse Micromegas, deixa aí teu jardim.”
“Ela
é”, recomeçou o acadêmico, “como uma assembléia de louras e morenas cujos
adornos...
“Oh,
não. O que tenho a ver com tuas louras e morenas?”
“Então,
ela é como uma galeria de pinturas cujas cores...”
“Não,
mais uma vez”, interrompeu novamente o visitante. “A natureza é a natureza. Por que procuras
comparações?”
“Para
agradar-te”, respondeu o saturnino.
“Não quero que me agradem. Quero que
me instruam.
Quantos sentidos possuem os homens
do teu blobo?”
Possuem 72 sentidos; e queixamo-nos
todos os dias por não
termos mais. Nossa imaginação
supera nossas necessidades.
E apesar de todas as paixões que
resultam de nossos 72
Sentidos, temos tempo para nos
anfadar.”
“ Acredito”, disse Micromegas. “Pois
em nosso globo possui-
mos cerca de mil sentidos. Assim mesmo,
temos não sei que
anseios vagos, que inquietação
permanente. Acreditamos que
somos pouca coisa e que há seres mais
perfeitos do que nós.
Viajei bastante. Conheci mortais
muito abaixo de nós e outros
muito acima de nós. Mas nunca
encontrei quem não tivesse
mais desejos que necessidades ou mais
ambição que satisfação”
“Quanto tempo se vive no seu globo”,
perguntou o siriano após
um momento de reflexão.
“Oh, muito pouco”, respondeu o pequeno
homem de Saturno.
“Só vivemos quinze mil anos. É quase
morrer ao nascer. Nossa
existência é um sopro; nossas
permanência neste mundo, um
instante fugaz.”
“Se não fosses um filósofo, recearia
mortificar-te ao te revelar
que a nossa vida é setecentas vezes
mais longa que a vossa.
Mas bem sabes que, quando chega a
morte, tanto faz ter vivido
uma eternidade ou ter vivido um dia.
Visitei países ode se vive
mil vezes mais do que no nosso e verifiquei que ainda se
queixavam.”
Enfim, após terem comunicado um ao
outro um pouco do que
sabiam e muito do que não sabiam, os
dois amigos decidiram
fazer, juntos, uma pequena viajem
filosófica.
Passaram de lua em lua e, um dia,
perceberam ao longe uma
luz tênue: era a Terra. Tiveram pena
de uma coisinha tão mi-
núscula. Assim mesmo, quiseram
conhecê-la. Aproveitaram a
cauda de um cometa e
desembarcaram no Mar Báltico a 5 de
julho de 1737;
Após descansar algum tempo, puseram-se
a percorrer o peque-
no planeta para conhecê-lo. O passo normal do siriano era de
9.150 metros; o anão de saturno seguia
de longe, ofegante.
Queriam saber se este globo era
habitado. Olharam em toda
parte, abaixaram-se,
apalparam; mas suas mãos e seus olhos
não eram feitos para os seres miúdos
que rastejam por aqui,
e não chegaram a perceber que nossos
confrades e os outros
habitantes deste planeta temos a honra
de existir. Julgaram
este globo tão mal feito que o siriano
concluiu:
“Na verdade, acho que esta globo é
inabitado, pois não imagi-
no que pessoas de bom senso aceitem
nele morar.
“Não são provavelmente pessoas de bom
senso que aqui habi-
tam”, retrucou o outro.
Finalmente, usando de habilidade
excepcional, os dois visitan-
tes descobriram os átomos que somos.
“Vamos examinar estes átomos”, disse Micromegas.
Sacou uma tesoura que tinha no bolso,
cortou um pedaço de
uma de suas unhas e fez dele uma espécie
de trombeta falante
em forma de funil que introduziu no
ouvido.
Podia assim ouvir o zumbido dos insetos
que somos. Ele e o
siriano morriam de curiosidade para
conversar com esses insetos.
Graças a tais precauções e outras,
MNicromegas começou seu
discurso.
“Átomos invisíveis, que a mão do Criador
achou por bem fazer
Nascer no abismo do infinitamente
pequeno, eu não menosprezo
ninguém
e ofereço-vos a minha proteção.
A surpresa dos habitantes da Terra foi
imensa. Não sabiam de
onde vinha a voz. Um padre recitou preces
de exorcismo.
O anão de Saturno, cuja voz era mais
melodiosa que a do Micro-
Megas, informou-os então de quem se
tratava. Perguntou-lhes se
sempre viveram neste estado miserável, se
se multiplicavam e se
tinham uma alma.
Um cientista, indignado de que se duvidasse da existência de sua
alma, observou o interlocutor com binóculos astronômicos e
disse: “Pensa, senhor, que por medir mim toesas da cabeça aos
pés, é um...”
“Mil toesas!” interrompeu o anão cheio de admiração. “Como
Conseguiu calcular minha altura? Não se enganou em uma pole-
dada. Este átomo me mediu!”
Então, Micromegas pegou a palavra:
“Vejo mais do que nunca qe não devemos julgar os seres na base
de suas dimensões aparentes. Ô Deus, que destes inteligências e
substâncias que parecem tão insignificantes, o infinitamente
pequeno
custa-vos tanto quanto o infinitamente grande.”
A
conversação se desenvolveu então entre os infinitamente grandes
e
os infinitamente pequenos. Micromegas disse:
“Ô
átomos inteligentes, deveis sem dúvida provar as alegrias mais
puras em vosso globo. Pois, tendo pouca matéria e parecendo feitos
de
espírito, deveis passar vossa vida a amar e pensar. Não encontrei
a
felicidade em parte alguma. Mas ela deve existir por aqui.
Todos os filósofos sacudiram a cabeça; e um deles, mais franco que
os
outros, confessou que, com poucas exceções, os habitantes da
terra são um agregado de loucos, criminosos e infelizes.
“Temos mais matéria do que necessitamos”, acrescentou, “para
fazer o mal, se é que o mal vem da matéria, e muito espírito, se o
mal
vem do espírito. Basts saber que, neste momento, 100 mil
loucos de nossa espécie, cobertos de chapéus, massacram 100 mil
outros loucos,cobertos de turbantes, ou são por eles massacrados,
e
que assim tem sido desde o começo dos tempos.”
“Ah!
Infelizes”, disse Macromegas decepcionado. “Mas pelo
menos conheceis bem a vossa alma
que, um dia, talvez vos salve.”
Os
filósofos falaram então todos ao mesmo tempo; mas cada um
tinha uma teoria própria sobre a alma, em contradição com a teoria
dos
demais. Quando um deles afirmou aos visitantes, citando S To-
do
para o homem, Micromegas e o siriano riram abertamente.
No
fim da longa conversação, Micromegas ofereceu aos filósofos
da
terra um livro de filosofia, dizendo-lhes que nele descobriram
a
verdade das verdades.
Os
filósofos levaram o livro à Academia de Ciências, em Paris. Mas
quando
o secretário o sbriu, achou que ele só continhas folhas
brancas. (Voltaire.
Fonte: Antologiia Internacional do Riso, de Mansour
Chalita)
2. Outro
dia o meio universitário foi sacudido por uma notícia de grande repercussão: a
rede norte-americana Laurente, dona da Anhembi Morumbi comprou, por um bi, a
FMU.
Com
isso, as cinco maiores universidades brasileiras já são donas de 33,1% de um
mercado que possui 188 universidades, segundo a Folha de S. Paulo. E não
pretendem ficar por aí.
Arthur
Sperandéo de Macedo, vice-reitor executivo da FMU, por exemplo, disse ao
Estadão que planeja triplicar o número de alunos, e que 60% do crescimento da
companhia nos próximos anos virão do ensino à distância. O ocorrerá em outras
regiões, além de S. Paulo.
E
confessa: a política agressiva de preços que a instituição vem adotando não
mudará.
Para completar,
reproduzo, na íntegra, notícia publicada
pela Exame:
São Paulo - Mais um negócio pode ser anunciado
no setor de educação. Desta vez, aEstácio estaria
negociando a compra de 100% da Affero, empresa de educaçãocorporativa.
A operação deve ser fechada por 206 milhões de reais, de acordo com reportagem
do Valor Econômico, desta sexta-feira.
Segundo o jornal, a proposta de compra está sendo
avaliada pelo conselho de administração da Estácio. A Affero tem como
principal sócio a destora BR Investimento, que tem 40% das ações da companhia.
A operação, no entanto, pode enfrentar duas
barreiras: a primeira é que a Affero estaria negociando paralelamente uma parceria com a Lab SSJ, do mesmo ramo de educação corporativa. Outro
obstáculo seria a objeção de um grupo de minoritários da Estácio. De acordo com
o Valor, eles não apoiam a operação.
Recentemente, Virgílio Gibbon, diretor financeiro e
de relações com investidores da Estácio, afirmou que a companhia planeja fechar aquisiçõescom mais instituições de ensino de pequeno e médio porte ainda neste
ano.
3. Hoje,
enquanto esse negócio não e anunciado, a situação está assim:
1º.
– Anhanguera e Kroton, com 839.000 alunos, isto é 16,2% do mercado;
2º.
– Estácio, com 272.000 alunos, isto é, 5,3% do mercado:
3º.
– Unip, com 238.000 alunos, isto é, 4,6% do mercado;
4º.
– Laurete + FMU, 213.000 alunos, isto é, 4,2% do mercado:
5º.
– Uninove – 147.000 alunos, isto é, 2,5% do mercado.
O Sistema Acafe, que reúne 17
Universidades catarinenses,
possuía, em 2011, 151.775 alunos. A Unisul, a maior delas,
29.740 alunos. Mal comparando: de um lado, o Macromegas.
de outro, os habitantes da Terra.
4. Acafe,
para quem não sabe, é a Associação
Catarinense das
Entidades
Educacionais. Sua missão:
“Desenvolver
o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo
Compartilhamento
de aços e competências para assegurar o
Fortalecimento
das IES associadas em prol da educação
superior
em Santa Catarina.”
Sua
visão:
“Ser
reconhecida nacional e internacionalmente
como um
Sistema
de educação superior integrado e sinérgico, capaz de produzir resultados para a
IES e para a sociedade na produção de conhecimento da ciência, da tecnologia e
da inovação.”
5. E
agora?
Desnecessário
lembrar que as Instituições de Ensino Superior
estão de olho gordo em Santa Catarina. Algumas delas já estão aí,
provocando um estrago nos planos de desenvolvimento das Instituições
catarinenses. Outras vão chegar. Agressivamente,
Some
a isso, algum as Instituições de renome, como a ESPM, a GV e o Sesi que estão
comendo um pedaço do nosso bolo.
Competir
em termos de preço nem sempre é possível.
Então,
para que os Macromegas não as engulam, as só resta um caminho: o do
reconhecimento da qualidade – por isso escrevi, em negrito, nacional e
internacionalmente.
O
do orgulho. Pais e alunos precisam dizer, de peito estufado, que estudam em uma
das nossas Instituições. E porque.
Pra
isso, só tem um caminho: o da implantação imediata de
Uma
política de branding. Assunto que fica para uma próxima conversa.
REDES SOCIAIS E
CONTACT CENTERS
Não é de hoje
que sabemos que o mundo está ficando cada vez mais digital. Segundo o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira possui
cerca de 191,5 milhões de pessoas, e dentre elas, 35% são internautas. A
parcela de brasileiros com acesso a internet que frequentam as redes sociais é
alta, aproximadamente 58,7 milhões de pessoas.
A partir
desse contexto, muitas empresas passaram a se preocupar em estabelecer uma
relação com seus públicos no mundo on-line. Seja pelas redes sociais ou a
partir de sistemas que possibilitem um diálogo com os consumidores – de produtos
e/ou serviços -, manter esse relacionamento não é mais algo trivial.
O aumento
da compra de aparelhos digitais como notebooks, celulares e tablets é nítido.
Se antes o computador era estático e servia apenas para a elaboração de
trabalhos e planilhas, hoje ele constitui uma das maiores formas de comunicação
e integração com o mundo.
O
consumidor tem acesso a todo tipo de informação – negativa ou positiva – sobre
as marcas dos produtos e serviços que consome. As páginas criadas pelas
próprias organizações nas redes sociais têm sido cada vez mais seguidas, e por
isso, é comum ver nelas reclamações, elogios, dúvidas... ficam lá, expostas
para qualquer um ver.
E é por
isso que as empresas têm se preocupado cada vez mais com sua reputação on-line
e na forma como interagem com seus consumidores e públicos em potenciais. Saber
lidar com crises e questionamentos é essencial para qualquer marca. Sendo
assim, nunca foi tão grande o interesse das empresas em adquirir ferramentas
digitais que facilitem esse contato com seus públicos.
Durante os
últimos anos tenho visto que, além de auxiliar as organizações, a virtualização
do relacionamento pelos contact centers também é benéfica para os clientes, que
têm respostas mais rápidas às suas dúvidas e problemas muitas vezes
solucionados na mesma hora.
Se antes
também havia questionamentos sobre os reais resultados da implantação das redes
sociais, hoje temos várias pesquisas que afirmam o quão são benéficas e têm
credibilidade entre seus usuários.
Uma
pesquisa realizada em São Paulo pelo Datafolha - instituto de pesquisa
pertencente ao Grupo Folha -, aponta que dentre uma série de instituições, como
o Congresso Nacional, Presidência da República, Igreja Católica, Imprensa, e
redes sociais, estas últimas alcançaram, ao lado da imprensa, a maior
importância e credibilidade no Brasil.
Para 65%
dos entrevistados, as redes sociais na internet têm muito prestígio no Brasil,
enquanto 21% não dão tanta importância, e 8%, não lhe atribuem importância
alguma. A fatia dos que avaliam as redes sociais com muito prestígio é similar
à verificada para a imprensa (61%).
Concluo
também que empresas que priorizam a velocidade e qualidade do atendimento
online podem ganhar pontos com os consumidores, que tendem a ser fiéis nas
compras e falar bem da marca, difundindo os serviços à outras pessoas. É por
isso que realmente acredito que o relacionamento via redes sociais vai aumentar
e precisamos estar preparados para isso. (Artigo
encaminhado ao Adnews por Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil – empresa especializada em soluções
para contact Center).
FRANQUIA
SÓ PARA MAIORES DE 50 ANOS
A rede de pastelaria Pasteca, situada em Santa Catarina,
resolveu investir em franquias, porém para a empresa o critério principal é que
só será aceito como franqueado quem tiver mais de 50 anos ou for aposentado.
A proprietária Miriam Terezinha Fellipi explica o porquê. “Normalmente essas
pessoas já tiveram uma longa carreira profissional e agora querem abrir o
próprio negócio, fazendo algo que dê prazer e em que possam envolver toda a
família”.
A
loja (a partir de 60m²) é montada e equipada. A previsão é de que as unidades
tenham em média 8 funcionários e capacidade para atender até 6 mil clientes por
mês, inclusive pelo sistema delivery.
O
investimento total para abrir uma franquia da rede é de R$ 170 mil, o que
inclui a taxa de franquia. O faturamento médio é de aproximadamente R$ 60 mil
por mês, com rentabilidade de 10% para o franqueado.
Os
franqueadores receberão as massas prontas e cortadas no tamanho exato dos
pastéis, e os recheios também chegarão em porções pré-definidas. “Basta colocar
o molho e os temperos e assar ou fritar na hora”, diz Miriam.
Atualmente,
a rede já tem duas lojas próprias: uma em Chapecó e uma em Xanxerê.(Fontes:
Revista Peng e Promoview)
APENAS
59% DOS E-MAIL MARKETING CHEGAM À CAIXA DE ENTRADA
A entrega de e-mails no Brasil caiu no primeiro semestre de 2013, revela pesquisa da Return Path. Segundo a empresa, atualmente, 59% dos e-mails brasileiros chegam à caixa de entrada, 15% caem na caixa de spam e 25% são perdidos ou bloqueados.
Caixas de entrada do Gmail são o maior entrave para profissionais de marketing. No Brasil, somente no último semestre, apenas 53% dos e-mails foram entregues no ambiente do Google, sendo 47% enviados para a pasta de Spam. Já no Canadá, país com mais alto índice, esse número atinge 94%, com apenas 6% indo para o spam.
No Yahoo!, em comparação com o Gmail, a entregabilidade brasileira é um pouco melhor (72%), com menor taxa de Spam (28%). Ainda em comparação com o Canadá, o índice chega a 96%, com 3% caindo no spam. (Proxxima)
EVENTOS DE SETEMBRO E OUTUBRO.
. Mercado de games brasileiro ganha
data própria no comércio eletrônico - |
Ao contrário do mercado mundial, que
registrou queda de dois dígitos na maioria dos países europeus entre 2011 e
2012, as vendas de consoles para videogames no Brasil cresceram 43% em 2012,
o que corresponde a uma movimentação de cerca de R$ 1 bilhão, segundo
informações da GfK. O mercado brasileiro de games também
se destacou, os jogos movimentaram R$ 629 milhões em 2012, representando uma
alta de 72% em relação ao ano anterior.
O bom desempenho
do setor motivou a criação do ‘Brasil Game Day’ - www.brasilgameday.com.br - ação promocional online com foco em descontos de
games, consoles e acessórios que acontece nos dias 12 e 13 de setembro. O
responsável pela ação é o Busca Descontos - portal
organizador das principais datas do comércio eletrônico, como o Black
Friday e Dia do Frete Grátis.
O Brasil
Game Day conta com o patrocínio da loja online da Magazine
Luiza e Sony Playstation e o apoio da ACIGAMES -
Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games. Também participam da
ação empresas como Submarino, Americanas, Casas
Bahia, Extra, Ponto Frio, Ricardo
Eletro, Nuuvem, Proximo Games e Ubisoft
- uma das maiores publicadoras e desenvolvedoras de jogos eletrônicos do
mundo como a saga do Assassins Creed, Just Dance, Rayman e Watch
Dogs.
Os consumidores
interessados nas ofertas do Brasil Game Day podem realizar
um breve cadastro no site www.brasilgameday.com.br. Quem se cadastrar concorre a um Sony Playstation 4
ou Microsoft Xbox One. O cadastro é válido de 19/08 até o dia 20/09. As
promoções começam às 10hs do dia 12 de setembro e ficam no ar até às 23h59 do
dia seguinte.
“Apesar de ser
um dos maiores do mundo, o mercado brasileiro de games pouco faz para se
promover e vender em grande escala. Uma ação como o Brasil Game Day, além de
impulsionar vendas, pode trazer mais consumidores para o mercado legal,
diminuindo a pirataria”, explica Pedro Eugenio, CEO do Busca
Descontos. Um relatório da Aliança Internacional de Propriedade
Intelectual (IIPA) realizado em 2012 apontou o Brasil como o quarto maior
mercado para games pirateados.
Segundo o Ibope,
23% dos brasileiros (45,2 milhões de pessoas) são jogadores assíduos ou
eventuais. Outros dados, da consultoria PWC
(PricewaterhouseCoopers) mostram que o mercado de games no Brasil é o quarto
maior do mundo e deve crescer em média 7,1% por ano até 2016 - quando
atingirá R$ 4 bilhões.
A SONY
PlayStation participa do Brasil Game Day com jogos
e pacotes especiais a preços mais acessíveis. Entre os pacotes selecionados
para a ação estão o “Espartanos” - com God of War 3,
God of War 1 & 2 Collection e Uncharted 3;
o pack “Artístico” com ICO / Shadow of The Colossus,
Journey Collection e Heavy Rain e o pack “Veteranos”
– que conta com os jogos GT5XL, Twisted Metal
e Killzone 3. Todos os pacotes tem preço sugerido de
R$159,00. Entre os títulos disponíveis também estão God of War
Ascension e Battle Royale por apenas R$99,00.
A loja online da
Magazine Luiza vai oferecer descontos em lançamentos e os
principais jogos do momento. “O Brasil Game Day marcará o dia em que a
indústria e o comércio estarão unidos para oferecer o máximo de descontos e
benefícios a um público diferenciado e exigente, afirma Ilca
Sierra, Gerente Geral de Marketing E-commerce da Magazine
Luiza.
Bertrand
Chaverot, diretor da Ubisoft
para o Brasil e América Latina, também destaca o potencial do mercado no
país. “O Brasil tem 5 milhões de consoles para 200 milhões de habitantes.
Para se ter ideia do nosso potencial de mercado, nos EUA são 100
milhões de consoles para 300 milhões de habitantes. Estamos muito animados
com esse evento e nossa expectativa é de atingir um público ainda maior e
mais diversificado”, adianta.
O desempenho do
mercado brasileiro mostra uma migração dos consumidores para o mercado
formal. Se o preço médio nos consoles no Brasil é bem superior ao encontrado
no exterior – R$ 917 contra R$ 530 na Alemanha, por exemplo –, em relação aos
jogos os valores estão mais alinhados. O estudo da Gfk aponta que o preço
médio no País é de R$ 103, próximo ao da Alemanha, por exemplo, que é de R$
93.
“Nenhum mercado
de games no mundo cresce como o brasileiro. Ter uma data própria no
calendário do varejo é um grande marco, e vai abrir inúmeras oportunidades de
negócio”, afirma Moacyr Alves, presidente da ACI
Games.
|
. SUL TRADE SUMMIT REALIZA SEXTA EDIÇÃO
DE FEIRA E FÓRUM - A sexta edição do evento
será noCentreventos Itajaí de 11 a 13 de setembro. .
Hamburg Süd, Aliança, Conexão Marítima, Ilog e APM Terminals estão entre as
empresas que já confirmaram presença.
Empresários do setor de
logística, transporte de carga e Comércio Exterior terão acesso aos principais
fornecedores e compradores do que há de moderno e eficiente em termos de
serviços nestes segmentos durante a Sul Trade Summit.
A
novidade este ano são os cursos técnicos práticos e com certificado com módulos
sobre a captação de clientes e fornecedores no Exterior, participação em feiras
com resultados, exportação e Drawback.
O diferencial da Sul Trade
Summit é o Fórum NetMarinha, com debate sobre as principais
questões que envolvem o setor, como fornecimento de produtos e serviços para
grandes marcas, operadores logísticos, entidades que defendem os usuários dos
portos, Comércio Exterior e meio ambiente.
Ricardo Demasi é CEO da NetMarinha e
responsável pela realização e promoção do evento e explica como será a edição
deste ano. “Em três dias e em um único lugar, os executivos encontrarão
soluções para auxiliá-los na tomada de decisões. A eficiência na produção, na
distribuição, na logística e na gestão de suprimentos é determinante para
qualquer negócio. É esse universo que vamos discutir em Itajaí.”
O horário de funcionamento da
feira é das 13 às 21h, e a entrada no evento é gratuita para os empresários,
fornecedores e compradores do setor que estiverem cadastrados. Para fazer o
cadastro prévio, entre no site e para mais informações envie um e-mail ou pelo (48) 3207-5431. (Promoview)
. FLORIANÓPOLIS RECEBE 8T ELEKTRO BALLET
- Dia 27 de
setembro, às
21h, a companhia 8T Elektro Ballet, de Buenos Aires (AR) estará no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis para realizar espetáculo
beneficente. Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos será
revertido em doação para o Imperial Hospital de Caridade.
A iniciativa é da Associação de Voluntários do Imperial
Hospital de Caridade junto com a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Os
ingressos custam R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do CIC ou pelos
telefones (48) 3221-7888 ou 3221-7434.
O espetáculo que leva o nome “O Corsário e Majisimo”, conta
com o patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Secretaria de Estado
de Turismo, Cultura e Esporte e Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de
Santa Catarina (Sindifisco). (Promoview)
. ESTRATÉGIAS EM TEMPOS DE INCERTEZA -
WORKSHOP COM O FUTURISTA PETER BISHOP - Dia 23 de setembro
em São Paulo. Peter Bishop falará sobre Mudar
é difcíl. Estagnar é fatal! Participação especial de Rosa Alegria, Mestre em
Estudos do Futuro.
Peter Bishop vive em Houston, Texas (EUA), é
professor associado de Prospectiva Estratégica na Universidade de Houston e em
1982 passou a ser Diretor do pioneiro programa de pós-graduação em Estudos do
Futuro.
Foi Diretor Executivo do Instituto
de Pesquisas sobre o Futuro da Universidade de Houston Clear Lake até 2005 e
atualmente preside a agência de consultoria Strategic Foresight and
Development. Foi consultor de planejamento da NASA por 4 anos. Especializado em
técnicas de prospecção e planejamento a longo prazo.
Reconhecido pelo mundo por sua
didática inovadora na facilitação de grupos para desenvolvimento de cenários de
futuro e metodologias prospectivas. Atua junto a várias organizações:
empresariais, governamentais e não lucrativas. Autor de dois livros sobre o
tema: Thinking about the future – guidelines for strategic foresight” e
Teaching about the Future: The Basics of Foresight
Bacharel em Filosofia pela Universidade de St Louis, onde também estudou Matemática e Física. Doutor em Sociologia pela Universidade de Michigan. Foi criado em St. Louis, Missouri onde foi membro da Sociedade de Jesus por sete anos. Peter Bishop é casado e tem dois filhos e dois netos.
Bacharel em Filosofia pela Universidade de St Louis, onde também estudou Matemática e Física. Doutor em Sociologia pela Universidade de Michigan. Foi criado em St. Louis, Missouri onde foi membro da Sociedade de Jesus por sete anos. Peter Bishop é casado e tem dois filhos e dois netos.
O que você vai conhecer e vivenciar
nesse workshop:
- As oportunidades de inovação
que os momentos de incerteza trazem à sua organização
- Fundamentos,
técnicas e conceitos que irão agregar valor ao seu planejamento estratégico
- Fontes de pesquisa e
informação de vanguarda para a gestão de programas de inovação
- As mais inovadoras
metodologias de planejamento de futuro para curto, médio e longo prazos
- Diversas técnicas e
aplicações de desenvolvimento de cenários
- Exercícios e
práticas que você poderá utilizar de imediato em sua atividade profissional
.
Energia
e Biomassa - O Conselho Regional de Química da IV Região (CRQ-IV)
e o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do
Estado de São Paulo (Sinquisp) realizam, no dia 17 de setembro, o Seminário
Energia e Biomassa, em São Paulo.
O evento é
direcionado a estudantes e profissionais da área de bioenergia e tem como
objetivo divulgar as inovações tecnológicas e as pesquisas em desenvolvimento.
Pesquisadores
e representantes de empresas e órgãos fiscalizadores ministrarão palestras e apresentarão
casos de sucesso sobre a produção de etanol e de resina. A programação ainda
abrirá espaço para que os participantes façam perguntas aos palestrantes.
Detalhes: www.sinquisp.org.br/curso.php?id=233
. SMAGUA BRASIL TERÁ SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM OUTUBRO - Um dos maiores eventos para o setor
de tecnologias para a água e de irrigação, a Smagua é um evento
que acontece em Zaragoza, na Espanha, já consolidada no mercado internacional,
com a 21ª edição marcada para março 2014.
A última edição contou com a participação de
1.037 empresas de 41 países , e recebeu um público de 32.624 profissionais
provenientes de 57 países, em uma área expositiva de 43.000 m² . Agora, a feira
expande seus negócios com a primeira edição da Smagua
Brasil, em parceria com o Grupo Cipa Fiera Milano.
A Smagua está entre as feiras líderes do setor
no mundo, sempre apresentando os últimos avanços tecnológicos na área de manejo
de água, irrigação e saneamento. Em sua 20ª edição, realizada em Zaragoza,
Espanha, o evento chega agora ao mercado brasileiro trazendo novidades e
lançamentos no setor.
A feira
de negócios acontecerá de
01 a 03 outubro, no Centro de Exposições
Imigrantes , voltado ao público profissional. Simultâneas à Smagua Brasil serão
realizadas a Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e
Componentes (Tubotech), a Feira de Tecnologia de Transformação do Aço
Inoxidável (Feinox), o Congresso do Aço Inox (Coninox) e a Wire South América.
Para o diretor do Grupo Cipa Fiera Milano, José
Roberto Sevieri , a
Smagua Brasil terá um ambiente de trabalho e soluções tecnológicas, uma feira
que contará com expositores estrangeiros, facilitando e ampliando as
oportunidades de negócios, contribuindo na área de manutenção dos equipamentos
nacionais. “Será uma soma e uma troca de experiências e equipamentos com alta
tecnologia”.(Promoview)
. ABC
FRANCHISING E NEGÓCIOS SERÁ EM OUTUBRO - A segunda
edição da ABC Franchising & Negócios já tem data definida.
Será nos dias 18 e 19/10. A feira é organizada pela Associação Comercial e
Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec)
com o apoio do Sebrae e da Prefeitura da cidade.
Segundo o coordenador da ABC Franchising &
Negócios e vice-presidente da Acisbec, Valter
Moura Júnior, o objetivo é oferecer aos
empresários da região, a oportunidade de investimentos em franquias que já
estão consolidadas no mercado.
O setor de franchising é um dos
que mais cresce na economia nacional. Segundo levantamentos da consultoria Rizzo
Franchise, três franquias foram
inauguradas por hora no Brasil durante o primeiro semestre deste ano. Hoje já
são cerca de 2, 7 mil franquias e 200 mil lojas franqueadas em todo o País.
Moura Júnior considera
a feira como uma ferramenta de incentivo à instalação de novas franquias e
empresas em São Bernardo.
Na primeira edição, cerca de três mil pessoas visitaram a ABC Franchising
& Negócios. As empresas participantes consideraram o movimento acima da
expectativa e negócios em torno de R$ 15 milhões.
Esse resultado
deixou otimistas os organizadores e empreendedores ao ponto de muitas das
franquias já definirem suas participações na segunda edição, como Baboo
Giovanni, Subway, FIT4, Nação Verde, AcquaZero, Ligue Site, Carvajal.
A feira mostrou
que a região é um mercado promissor e ainda não muito explorado pelas empresas.
Para Valter Moura Júnior, as pesquisas apontam grande interesse das pessoas com
relação a abrir um negócio próprio. “É o momento certo para conhecer o sistema
de franquias, fazer negócios e se capacitar por meio dos workshops e
palestras”, diz o coordenador da feira. (Promoview)
ESPECIFICAÇÕES DE
IPHONE 5C VAZAM NA INTERNET
Após rumores
lançarem as versões dourada e cinza do "iPhone
5S", vazaram na internet as supostas especificações do iPhone de
"baixo custo", o 5C.
De acordo
com as especulações, o smartphone terá tela de 4 polegadas, resolução de
640x1136 pixels, 1 GB de RAM e três opções de armazenamento: 16GB, 32GB e 64GB.
Além disso, o modelo contaria com câmera traseira de 8 megapixels e frontal de
1,2 megapixel e o novo sistema operacional da Apple, o iOS 7.
O aparelho
teria 6 gramas a menos que o modelo atual e acabamento em plástico, principal
responsável pelo provável preço reduzido. Vale lembrar também as novas opções
de cor, que seriam vibrantes e já teriam sido vistas em amarelo, verde,
vermelho e azul.
Fontes e
especialistas do mercado esperam que o iPhone 5C seja lançado no próximo dia
10, junto do iPhone 5S e uma nova geração de iPad.
Outro
produto que era especulado no portfólio da Apple é um relógio inteligente.
Contudo, os rumores perderam a força após a Sony ter lançado um novo
modelo de smartwatch e a Samsung ter
confirmado um concorrente ontem (27). No caso da Samsung, se a empresa da maçã
não entregar as novidades já esperadas pelos usuários, é possível que o Galaxy
Gear, relógio da sul-coreana, ofusque os lançamentos da Apple, tendo em vista
que o smartwatch promete funções inovadoras. (Redação Adnews)
FESTIVAL DE TALENTOS MUSICAIS JUVENIL
ABRE INSCRIÇÕES
O festival “Its My Way” vai premiar o vencedor com a gravação de
um videoclipe e de uma música em estúdio profissional. Quem dança, canta, é DJ,
toca um instrumento ou faz qualquerperformance musical, já pode se inscrever na
edição 2013 do evento.
O candidato deve
ter entre 12 e 21 anos de idade e morar em Santa Catarina. Para participar, é
preciso gravar um vídeo de no máximo dois minutos com a atuação musical,
postar no YouTube e se inscrever no site do Its My Way.
As inscrições terminam
dia 15/09 e o período de votação é entre 30/09 a 04/10, podendo haver
mudanças e prorrogação. Quem não tem tempo de gravar o vídeo, é só se dirigir a
um Posto de Gravação do evento, que circulará por diversos locais do Estado. O
roteiro estará disponível no site do
Festival.
Este ano, serão selecionados 12 participantes, sete por voto
popular, sendo um em cada região: Grande Florianópolis, Sul, Meio Oeste,
Extremo Oeste, Norte, Vale do Itajaí e Vale Europeu. E outros cinco finalistas
pelo júri técnico.
Além de se
apresentarem no palco do festival, os finalistas concorrem a gravação de um
videoclipe e de uma música em estúdio profissional (1º lugar); Um Xbox Kinect
(2º lugar) e um iPhone 5 (3º lugar). A votação popular deve ser feita pelo site do evento.
A final do Its My
Way acontece no dia 13/10, em Joinville, com show do rapper Projota. Rapper, cantor e
produtor. Ele já ganhou alguns concursos musicais e tem milhões de
visualizações no YouTube. Além de Projota, o evento terá outras atrações,
entre bandas, DJ e dança. (Promoview)
LENTE
PARA CÂMERA SMARTPHONE PERMITE ESPIONAR PESSOAS
Uma lente de smartphone, acoplável à câmera do aparelho, permite
que o usuário consiga espionar pessoas filmando ou tirando fotos em um ângulo
de 90 graus.
Chamada de "Spy Lens", a novidade permite que o
usuário utilize o smartphone para olhar ao redor de si mesmo. Quem estiver por
perto não irá saber exatamente o que o usuário irá fotografar/filmar.
Photojojo, que desenvolveu a novidade, garante que o ímã que
ajuda a acoplar a tal lente no smartphone não irá danificar o aparelho.
No site que vende a lente, os desenvolvedores também sugerem
outros usos para a novidade. Por exemplo, é possível tirar fotos espontâneas
dos mais tímidos.
PARA
EVOLUIR É PRECISO INOVAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário