Há um quê de metafísica no ato de consumir. Colin Campbel
(2006), em sua discussão sobre o consumo moderno, elabora de forma primorosa
esta relação e, embora à primeira vista possa nos parecer que sejam duas
categorias dissonantes, uma vez que a concepção de metafísica inclina-se para o
campo da construção do ser e do saber e o consumo está mais associado a uma
prática rotineira e a uma ação funcional e mundana, o autor nos mostra o quanto
o consumo pode incidir na construção da identidade dos sujeitos.
Por que isso? Porque o consumo moderno é muito
pautado no individualismo, na elaboração de desejos e na busca de concretização
dos mesmos. Se lembrarmos de algumas propagandas veiculadas na televisão, ou
mesmo nos slogans das lojas de departamento, elas geralmente utilizam termos
como “você merece”; “faça mais por você”; “para o seu conforto” ou ainda, “para
você que gosta de… adquira o produto X”. Tais palavras-chaves explicam um pouco
a sociedade de consumo em que vivemos e um pouco, também, dos tipos de compras
que nos sacrificamos para realizar em nome de um bem-estar emocional, nem que
esse bem-estar seja proporcionar alegria para uma pessoa que amamos, quando,
por exemplo, compramos um presente.
Essa dinâmica alimenta a construção e a materialização de
gostos, de estilos de vida e de consumo diferenciados. No entanto, é importante
ressaltar que, embora importante, o capital econômico do consumidor não é o
definidor de um tipo de gosto específico, muito menos para apontar quem será o
mais leal a pagar suas contas.
O sacrifício de compra, muitas vezes gerador de dívidas,
pode ser encarado pelo senso comum como um ato ilusivo, principalmente se o
autor desta ação for um morador de favela, ou um integrante da emergente
“classe C”. A publicidade e as políticas contemporâneas de crédito têm, enfim,
alimentado o desejo de famílias desta procedência. Até então, famílias
das chamadas classe C e D tinham seu consumo muito restrito
ao sistema de donativos, compras à vista e, portanto, de bens mais
baratos.
Com o boom do consumo dos últimos quatro anos e,
consequentemente, a formação ou a visibilidade de um novo tipo de consumidor, a
opinião pública começa a questionar a possível inadimplência destes novos
consumidores. No entanto, de acordo com a observação empírica dos moradores do
PAC que pesquiso, adquirir novos bens comprados após a mudança, graças a carnês
e compras parceladas, é uma preocupação, mas, acima de tudo, um sonho
realizado. Este público é o consumidor moderno a que se refere Colin Campbel. É
formado por consumidores que sonham, que elaboram a aquisição do bem, que
buscam alimentar a autoestima e que permitem ter uma autoimagem mais positiva
através desta busca.
Fazer dívidas não significa deixar de pagá-las. No
entanto, o prazeroso tende a ser não apenas adquirir o bem, mas,
principalmente, poder pagar as parcelas de forma regular, embora possa haver um
misto de preocupação com um peso retirado das costas.
Quem nunca se endividou por conta de uma compra há muito
desejada, que atire a primeira pedra.
Referência:
CAMPBEL, Colin. “Eu
compro logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo
moderno.”In: BARBOSA, Lívia; CAMPBEL, Colin. Cultura , consumo e
identidade. Rio de Janeiro, FGV, 2006.
((Texto de Shirley
Torquato. Possui Graduação em Ciências
Sociais (UFRJ); Especialização em Sociologia Urbana (UERJ); Mestrado em
Antropologia(UFF); fez Doutorado sanduiche na École des Hautes Études en
Sciences Sociales ( EHESS), em Paris. É Pesquisadora associada ao Núcleo de
Estudos da Modernidadade- NEMO- UFF ; Pesquisadora associada ao Laboratório de
Etnografia Urbana – LeMetro – UFRJ/IFCS e Pesquisadora associada ao Grupo de
Estudos do Consumo – CNPQ – UFF. Professora Adjunto I – Universidade Salgado de
Oliveira- UNIVERSO RJ – (desde 2003); Professora das disciplinas: Antropologia
do Consumo, Publicidade e Consumo, Sociologia da Comunicação, Antropologia
Cultural, Metodologia de Pesquisa Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos
da Modernidadade- NEMO- UFF ( desde 2004); Pesquisadora associada ao
Laboratório de Etnografia Urbana – LeMetro – U(FRJ/IFCS (desde 2010);
Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos do Consumo – CNPQ – UFF (desde
2008)Fonte: Consumoteca
GOL CONTRA NO
MARKETING SANTISTA
Com a magia de seus pés, Pelé e uma geração dourada
transformaram o Santos Futebol Clube em um mito do esporte. O bi-mundial, o
temido uniforme branco, a “camisa 10” imaculada, a romântica e mágica Vila
Belmiro. Assim nasceu a primeira marca forte do futebol tupiniquim. Mas...
Mesmo um clube com tantos atributos precisa do mínimo talento de marketing de
seus dirigentes, pelo menos para capitalizar essa imagem espetacular. A venda
de Neymar poderia ser uma ótima oportunidade, mas foi um enorme gol contra.
Quando o Santos aceitou o pagamento de 17 milhões de euros pelo
atacante, os dirigentes do Barcelona comemoram como um título, já que esperavam
encontrar um valor muito maior para tirar o principal talento em atividade do
País do futebol. No pacote da negociação um brinde para os santistas: dois
jogos contra a equipe catalã. O primeiro deles foi a final do torneio amistoso
Joan Gamper, no Camp Nou, em Barcelona. Brinde? Será mesmo?
Na cabeça da diretoria do clube brasileiro era uma chance de
voltar a ativar a marca santista em nível internacional. Será? Mas e o
desempenho em campo? Afinal de contas, é preciso ter um time minimamente forte
para enfrentar dignamente a melhor equipe do mundo e honrar uma camisa
histórica como a do Santos. Certo? Não foi o que aconteceu. Um time ainda em
formação, cheio de jovens, foi vexatoriamente dominado com facilidade pelo
Barcelona, num impiedoso placar de 8 x 0, digno de chacota mundial. Era uma
tragédia anunciada. Não precisa ser muito esperto para avaliar que faltou
planejamento.
O tiro saiu pela culatra. O Santos, que pensou demais em
dinheiro, esqueceu-se de preservar a sua imagem de clube mundialmente admirado.
Um erro básico de marketing. O clube da Vila Belmiro vendeu um produto que não
tem (um time para jogar contra o Barça) e deve pagar um preço muito alto por
isso.
Será que um jovem europeu, que não conheceu Dorval, Mengálvio,
Coutinho, Pelé e Pepe, gostaria agora de comprar uma camisa do Santos, chamado
mundialmente de “Taiti” nas redes sociais? A incompetência da diretoria foi um
duro golpe no valor da marca santista. De quebra, um abalo na própria imagem do
futebol brasileiro.
Uma lição deve ficar: os dirigentes do esporte nacional devem
apagar da cabeça esse delírio megalomaníaco e trabalhar com mais decência,
equilíbrio e profissionalismo. (Renato Rogenski, editor
do Adnews)
EXPECTATIVA
NOS MEIOS PUBLICITARIOS
A notícia que agitou a semana e que
foi divulgada no sábado, 27/7, anunciava a fusão dos grupos Omnicom e Publicis,
gigantes mundiais do segmento de agências.
Desde então, a maior parte do
noticiário a respeito, em todo o planeta, enaltece o feito, considerando-o a
maior notícia dos últimos dez anos na publicidade mundial.
Se o parâmetro para tanto for
numérico, não resta dúvida de que estamos diante de uma fusão campeã, cuja soma
dos faturamentos situa-se entre US$ 23 e 35 bilhões, segundo a média das
notícias e comentários da imprensa mundial, que tratou do fato com absoluta
prioridade nas páginas e programas principais do seu noticiário econômico.
Há, porém, que se considerar se o que
é bom para os acionistas dos dois grandes grupos de agências, é bom para os
mercados onde atuam.
A partir daí, começam as
controvérsias, com o Projeto Color enfrentando críticas veladas de alguns dos
seus importantes clientes, até por motivos óbvios como o conflito de contas. E
também por desafiar nos Estados Unidos a legislação antitruste, em virtude do
surgimento de um líder com mais de 40% do mercado norte-americano.
Além disso, haverá a médio prazo – e
disso ninguém duvida – a aplicação da hoje famosa política de redução de custos
no mercado publicitário, que no passado recente foi pródigo em bem empregar
(salários) e empregar bem (funcionários).
Já se diz aqui no Brasil, por
exemplo, como consequência da aquisição pelo Grupo Publicis do controle
acionário de várias agências de marcas valiosas, que algumas delas se fundirão,
produzindo uma razoável economia de escala com um possível atingimento de novas
faixas de concessão das BVs, junto aos grupos de mídia mais importantes do nosso
mercado, como a Rede Globo. Que, naturalmente, já devem estar pensando no
assunto, a fim de encontrar fórmulas que impeçam as agências de obter mais do
mesmo.
O mesmo pode ser aplicado com relação
aos fornecedores do mercado.
O que não deve ocorrer então, após
consolidada essa fusão de gigantes?
A reportagem do propmark foi
atrás de lideranças do mercado, para reproduzir suas opiniões a respeito.
Como ainda é muito cedo para qualquer
prognóstico mais próximo da realidade, realidade essa que não se sabe qual
será, mas se pode prever, a maioria das manifestações dividiu-se em dois
blocos: o daqueles que estão no meio da fusão e os que são concorrentes,
pertencendo a outros blocos, ou mesmo (caso de poucos no Brasil) ainda atuando
de forma independente.
Os primeiros ou preferem esperar para
ver ou são favoráveis porque enxergam desde logo vantagens para si nessa
megaoperação. Os demais têm comentários evasivos (alguns nem tanto), cientes de
que o adversário pode ganhar de goleada essa
final de campeonato.
Não deve ser desprezada a opinião de
Martin Sorrell, um craque nesse tipo de negociação, mas que joga no time
contrário desta vez e por isso arrisca críticas ácidas, como a de que “o
resultado desse tipo de coisa não é muito bom”, reconhecendo, porém, que o
“choque sísmico provocado por essa megafusão trará oportunidades para o setor e
para o grupo WPP”, que mundialmente preside.
Na verdade, Sorrell, que todos
conhecemos, deve estar mordendo os lábios de inveja, talvez nem tanto pelo negócio em si feito pelo
outro lado, mas por não estar desta feita no palco, protagonizando o “choque
sísmico” com o qual cunhou o desenlace do Projeto Color.
A propósito, lembrando um pouco Woody
Allen e sua mordacidade, Sorrell não deixou por menos sobre os codinomes com
que foram tratados por vontade própria os grupos em questão: Purple para o
Publicis e Orange para o Omnicom. Sorrell fez rapidamente a fusão das cores e
descobriu que o resultado pode ser cinza ou marrom escuro.
Tire o leitor as suas próprias
conclusões, lembrando que no jogo econômico é difícil um fato novo (e
impactante) ser bom para todos. Alguém sempre sairá perdendo. (Propmark)
APRENDIZADO
NO COPIAR E COLAR
Quero iniciar este artigo com o olhar de uma
educadora que vem percebendo uma deficiência na aprendizagem básica, sim,
aquela que aprendemos há tempos, escrever, pensar, refletir, emitir opiniões
que no meu tempo de escola aprendíamos, com relação a situações muito simples
do cotidiano de nossos educandos.
Por atuar com educandos de cursos
profissionalizantes e universitários, na maioria jovens em busca de um espaço
no mercado de trabalho, há algo que vem me preocupando, tenho identificado e
compartilhado com colegas professores, sérios problemas na elaboração de
textos, pensamentos reflexivos, quando sugiro ao educando a elaboração de um
texto, percebo o “desespero” para elaborá-lo.
Claro que alguns por não terem sido orientados para
isso, pois não posso ser hipócrita e não entender que a educação hoje, por ser
um grande “negócio” perdeu seu foco, que deveria ser a aprendizagem em
detrimento do interesse econômico, e outros por acomodação, ou seja, o jovem
realmente não demonstra interesse em aprender, querer fazer algo
diferente.
O que me surpreende é quando solicito texto
manuscrito, a insatisfação torna-se ainda maior o que aí já quer dizer que não
escrevemos mais, só digitamos, lembro-me que pesquisávamos “palavras” no
dicionário enquanto hoje com o advento do computador e, sobretudo da internet,
o que se pesquisa são “textos prontos” a percepção que tenho é de total
dependência, eles não conseguem mais raciocinar por conta própria e a internet
passou a ser “ferramenta fundamental” tudo o que sabem fazer, na maioria das
vezes é pesquisar no google, e o pior, muitos não se dão ao trabalho nem de
entender o que estão pesquisando, já vivenciei trabalhos acadêmicos entregues
com hiperlink (que dá acesso a outras páginas, se clicados) o que identifica
que o “pesquisador” não leu nada do que estava escrito.
Nunca fui contra a pesquisa virtual, sempre permito
que façam, mas com critérios, confesso que também faço pesquisas on line, claro
que existem sites confiáveis, porém, não consigo conceber um aprendizado onde
apenas “copia-se” e “cola-se” algo sem entendimento do mesmo.
Para finalizar trago algumas reflexões: Que
profissional é este que estamos formando? Que diferencial competitivo ele
conseguirá ter no mercado de trabalho? Como as empresas irão lidar com estes
profissionais? São apenas algumas questões que me intrigam, porém, como
educadora por formação e convicção quero acreditar que teremos dias melhores,
que nossos educandos irão “cair na real” e perceber que precisamos ser seres
pensantes, reflexivos e assertivos. Gostaria muito que meus alunos opinassem
sobre este artigo. (Por Diana Ramalho, publicado
originalmente no Administradores, no Adnews).
AEROPLACA, UMA NOVA MÍDIA AEROPORTUÁRIA
Num momento em que o movimento nos aeroportos
brasileiros cresce progressivamente, a exposição de uma marca nos terminais
traz cada vez mais retorno ao anunciante. E coube à Esquerda - Design em
Comunicação conceber e colocar em prática a mídia/serviço que proporciona
às pessoas retirar, gratuitamente, placas para recepcionar os passageiros.
E um dos grandes diferenciais é que esta mídia vale
por três, sendo que os anunciantes pagam pelo valor de uma. Além do moderno e
arrojado totem backlight, localizado estrategicamente próximo ao portão de
desembarque, e apto a ser customizado pelo patrocinador, a placa (frente e
verso) e o uniforme das promotoras podem ser utilizados como espaço
publicitário e tem como vantagem o fato de contribuírem para que a marca
circule pelo aeroporto e até seja levada para casa (no caso da placa).
O pré-lançamento mundial da mídia aeroportuária,
considerada por grandes profissionais de marketing do mercado, que foram
apresentados ao projeto, como uma das mais inovadoras dos últimos tempos,
aconteceu no dia 14 de junho, véspera da abertura da Copa das Confederações
2013, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Aproveitando o calor da torcida, o totem com a marca Aeroplaca foi customizado
com as cores da bandeira do Brasil. E o sucesso foi imediato: em menos de 36
horas, mais de 1.500 placas foram retiradas.
A Aeroplaca tem autorização para funcionar em oito
aeroportos, em seis cidades (Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte,
Salvador, Recife e Fortaleza). No momento, negociações estão em curso para que
a mídia esteja presente em outros terminais pelo País. Segundo o CEO e diretor
de criação da Esquerda, Rogério Corrêa, o objetivo é que a Aeroplaca esteja em
todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O executivo conta que a Aeroplaca teve 100% de
aprovação. "Todos os gestores dos aeroportos das cidades-sede da Copa das
Confederações ficaram encantados com a nova mídia, assim como as grandes
empresas e agências de publicidade que tiveram acesso ao projeto", afirma.
Poucas mídias oferecem tantas vantagens aos
anunciantes como a Aeroplaca. Além da localização do totem - com ótima
visibilidade, tanto para quem chega ao aeroporto quanto para quem cruza o
portão de desembarque, e acessibilidade aos cadeirantes -, ela permite ao
patrocinador que sua marca seja a primeira a dar as boas-vindas ao passageiro,
gera mídia espontânea e o design do mobiliário, independente da customização,
será automaticamente reconhecido pelas pessoas como um ponto de retirada de
placas receptivas.
Outro grande diferencial é que a Aeroplaca propicia
vínculo emocional e contato intenso com a marca, num momento tão especial para
as pessoas que é o desembarque. Em uma frase, Rogério Corrêa define o grande
poder desta mídia: "Uma marca, simplesmente, dá as boas-vindas e ainda faz
parte das memórias do consumidor."
TENDÊNCIAS DO MERCADO AOS VETERINÁRIOS DO SETOR
O Rio de Janeiro
recebe, em agosto, a 2ª edição da PET Rio VET - feira de negócios referência no
mercado pet. Durante os dias 20, 21 e 22, no Centro de Convenções SulAmérica,
os veterinários e profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer os
lançamentos e os destaques dos diversos segmentos do mercado pet. O evento é
organizado pela NürnbergMesse Brasil – organizadora do principal evento
do mercado pet na América Latina, a Pet South America – em parceria com a LK
Eventos.
Seguindo a
tendência de profissionalização das clínicas veterinárias, expositores levarão
para o evento aparelhos portáteis e testes rápidos para diagnosticar doenças.
Uma das novidades, apresentada pela DiVita Diagnósticos, é o ECG, um monitor cardíaco portátil que se encaixa
como uma capa em iPhones e fornece resultados precisos e rápidos. O aparelho é
uma alternativa eficaz para diagnosticar sem estressar o animal.
Desenvolvida pela Tecsa Laboratórios, outra solução que promete agilizar o atendimento dos
pets e ampliar a rentabilidade das clínicas é a linha Vet Check de
testes-rápidos para diagnoticar doenças, com destaque para o novo teste para
leishmaniose. Os kits são compostos por dez testes lacrados individualmente e
os resultados são indicados em apenas dez minutos.
No segmento de
higiene e embelezamento, a Pet Society mostrará aos profissionais máscaras de hidratação com
ação termoprotetora em 90 segundos, que formam uma película sobre a pelagem,
protegendo-a dos danos causados pelo calor do secador nos procedimentos
diários, mesmo quando úmida. Um dos produtos leva em sua composição óleo de
argan, rico em ômega 6 e 9 e vitamina E, que hidrata e reestrutura a pele e a
pelagem, melhorando sua elasticidade.
A fabricante
também levará pela primeira vez à PET Rio VET o Mega Grooming Show® Pet
Society, no qual renomados especialistas transmitirão conhecimentos e
apresentarão tendências e técnicas de tosa nas raças West Highland White
Terrier, Bichon Frisé e Poodle.
Unindo higiene a
bem-estar animal, a Bio Florais - pioneira em florais veterinários e líder absoluta
em florais na América Latina - apresentará sua nova linha de cosméticos
adicionados de florais. Os produtos têm fragrâncias de ultra duração, são
feitos à base de água termal, não contém sal e não irritam a pele.
Outra novidade
para deixar os petlovers na moda, será apresentada pela fabricante de
semijoias Flor de Prata. A pulseira Mandamentos dos Animais é antialérgica e
leva em cada pingente de coração um dos mandamentos.
Outros destaques dessa edição:
Alcon Pet
Nesta edição, a
fabricante especializada na produção de rações e farinhadas para animais
silvestres e exóticos lançará a Alcon Club Farinhada Pimenta, alimento completo
muito apreciado por Canários, Curiós, Coleiros, Trinca-ferros, Sabiás,
Papagaios e Calopsitas; e a Alcon Club Coleiro, alimento extrusado
completo para Coleiros e outros pássaros como Pixoxós, Caboclinhos e
Bigodinhos.
Bio Brasil
A importadora e
distribuidora traz para o mercado brasileiro três analisadores de última
geração: VetScan VS2, VetScan VSpro e VetScan i-STAT®1. Econômicos,
portáteis, leves e de fácil utilização, os aparelhos fornecem resultados
rápidos e precisos com apenas duas gotas de sangue.
Brasmed Veterinária
A principal
novidade que a empresa levará para o evento é o Vídeo Diagnóstico Ub Cam Pro. O
aparelho captura e grava imagens em alta resolução e possibilita múltiplas
trocas de espéculos. O videoscópio é uma excelente ferramenta para visualizar a
imagem da lesão e para o veterinário poder referenciar com outras imagens,
especialmente em locais estreitos, como ductos auditivos e cavidade oral.
Fancy Dog
Especializada na
confecção de acessórios para pets, a Fancy Dog levará para o evento as novas
linhas de coleiras e peitorais com apliques que já ganharam mercado em diversas
regiões do Brasil. A fabricante também produz laços, gravadas, cachecóis,
sapatos e gargantilhas para banho e tosa.
Metalvet
Dentre os
lançamentos deste ano estão a Mesa para Emergências em aço inox, que acompanha
cilindro para oxigênio e acessórios, e o Berço para Tratamento Intensivo, com
rodas e freios, que trazem mais segurança e comodidade ao veterinário.
Sonosite
Subsidiária da
Fujifilm, a líder mundial especializada em ultrassom portátil para ser usado à
beira de leito, expandiu seu mercado de atuação para a pesquisa pré-clínica com
sua mais nova aquisição, a tecnologia de processamento por Nanochip. No evento,
a empresa levará sua linha de ultrassom portátil, especialmente desenvolvida
para práticas veterinárias, com componentes de qualidade e cinco anos de
garantia: M-TURBO, S-SERIES, MICROMAXX e NANOMAXX.
VAMOS COM PROMOVIEW PELO MUNDO
. NO MÉXICO, A CANON ABRE MUSEU EM FORMA DE LENTE FOTOGRÁFICA
A
marca japonesa Canon completou
35 anos no mercado mexicano, e, para celebrar isso, desenvolveu um museu
itinerante que conta ao público a história da tecnologia da empresa.
Os seguidores da
marca e os amantes da fotografia podem entrar no museuque simula uma
lente 70-200. O objetivo é mostrar os benefícios das câmeras e acessórios Canon. O percurso
termina com uma sessão fotográfica.
O museu itinerante estará pelas praças e centros comerciais
da Cidade do México até o dia 13.
. EM HOUSTON, CASA É DECORADA COM LATAS DE CERVEJA - Uma pequena
casa em Houston, nos Estados Unidos,
chama a atenção por ter uma decoração pouco ortodoxa.
Do portão de entrada aos quartos, passando
por uma verdadeira cascata metálica na frente da porta, todo o espaço é coberto
por mais de 50 mil latinhas de cerveja. Por isso, a casa ficou conhecida como Beer Can House, nome cujo significado remete à sua principal característica.
A Beer Can House começou a ser decorada há 45 anos pelo
tapeceiro aposentado John Milkovisch. O processo de “metalização” da casa
durou até 1986 – Milkovisch morreria dois anos depois.
Hoje, a construção ganhou até um site, com algumas
das frases de Malkovisch sobre a casa. A página informa que, quando perguntado
sobre o que o levou a cobrir o espaço com latas, ele dizia que “Apenas achava
que aquilo era uma grande ideia e que também era mais fácil que ficar pintando
a casa”.
Outra frase
de Milkovisch diz respeito à classificação artística de seu trabalho. “Algumas
pessoas dizem que é uma escultura, mas eu não fui a nenhuma escola cara para
aprender esses conceitos malucos”, afirmava ele.
A casa foi
decorada com latas de cerveja bebidas pelo próprio John, embora ele também
contasse com a ajuda de vizinhos e de sua esposa. Atualmente, a casa se transformou
em um museu, que é administrado por uma entidade local e está aberto para a
visitação do público.
. EM NOVA YORK, REFRIGERANTES TAMANHO G
AINDA SÃO LEGAIS - Uma liminar suspendendo a
proibição da venda de refrigerantes em grandes tamanhos, em Nova York, foi mantida pela Justiça – avaliando que o Conselho de Saúde da cidade não tem autoridade para legislar sobre o tema.
A decisão
unânime, anunciada no dia 30/07, mantém ativa a comercialização de bebidas
açucaradas em embalagens acima de 450 ml em restaurantes, cinemas, estádios e
arenas.
Em setembro de 2012, o Conselho de Saúde
da cidade aprovou o projeto do prefeitoMichael Bloomberg. Mas, com a alegação judicial de que a medida era “uma
interferência sem precedentes” no direito de escolha dos consumidores, grupos
representando fabricantes e varejistas conseguiram suspender a
proibição um dia antes do banimento entrar em vigor, em 12/03.
“O Conselho de Saúde ultrapassou os
limites das decisões para as quais tem autoridade legal ao promulgar o tamanho
máximo de consumo para refrigerantes”, declarou a juízaDianne T. Renwick na decisão referente ao apelo para a
cassação da liminar, onde ainda conclama que “O princípio da separação de força
entre os poderes foi violado”.
Em comunicado oficial, a Prefeitura de Nova York informou que discorda do veredito e
recorrerá da decisão à mais alta Corte Estadual.
. NO JAPÃO, MCDONALD’S OFERECE LANCHES DE LUXO - Com o objetivo de valorizar seus sanduíches, o McDonald’s Japão criou uma embalagem minimalista para uma série de três hambúrgueres de
edição especial e limitada chamada “Jewelry Series”.
Com a ideia
de que a apresentação é vital para o sucesso de qualquer refeição, caixas
brancas acompanhadas de sacolas, ambas com os icônicos arcos da marca em
dourado, deram lugar às típicas embalagens de papel gordurosas. Mas não foram
somente os rótulos que ganharam atenção, os sanduíches contaram com
ingredientes premium, tais como molho de trufas e pão especial,
tudo para surpreender o cliente.
. NA FRANÇA. TIC TAC TRANSFORMA PONTOS DE ÔNIBUS EM VENDING MACHINES -
Para promover o novo sabor morango, Tic Tac desenvolveu uma ação de marketing promocional em diferentes cidades francesas, que chamaram a atenção dos usuários do
transporte público.
Juntamente com a agência JCDecaux,
Tic Tac transformou 26 pontos de ônibus em umavending machine que
liberava uma caixinha do doce a cada vez que os usuários faziam uma ligação
gratuita para o número que estava no folheto. A ação promocional permaneceu vigente durante uma semana, e
foram distribuídas 60 mil caixinhas de Tic Tac.
. EM SEATLE, DINHEIRO CAI DO CÉU EM ESTÁDIO DE BASEBALL -
O 5ktailgate.com recorreu a uma ação de marketing promocional no mínimo inusitada para divulgar o seu endereço
eletrônico. Durante o confronto entre o Seattle Mariners e o Minnesota Twins,
pela Major League Baseball, os torcedores presentes no estádio do Seattle
foram surpreendidos com uma “chuva de dinheiro”.
Para chamar a atenção, os organizadores da ação promocional
jogaram cédulas de US$ 1,00. O dinheiro, literalmente, caiu do céu.
Para associar a
iniciativa ao site, em cada nota foi escrito o endereço eletrônico
5ktailgate.com. O valor gasto com a ação promocional não foi divulgado, mas acredita-se que o
portal tenha gasto US$ 6 mil dólares com a divulgação.
. EM NOVA YORK, SUBTERRÂNEO ABRIGA INSTALAÇÃO INTERATIVA -
No mês de setembro, o túnel de 425 metros
da Park Avenue, em Nova York, será interditado aos finais de semana e
ocupado por uma instalação audiovisual interativa do artista Rafael Lozano-Hemmer, o Voice Tunnel.
Nos momentos
de exibição, até 90 visitantes terão acesso ao subterrâneo e poderão gravar
mensagens de voz a serem convertidas em ondas de som e arcos de luz.
Ao entrarem
no túnel a pé, os visitantes serão levados ao meio do ambiente para gravarem
uma mensagem por meio de um interfone. As mensagens serão transmitidas ao longo
do túnel em forma de onda do audiovisual, com 360 holofotes prontos para
acenderem com a intensidade de acordo com o volume da voz.
As mensagens serão gravadas e irão rodar
em looping por meio de 180 alto-falantes. As
luzes ficarão posicionadas ao redor das paredes e do teto, interativas devido
aos diferentes níveis de intensidade das vozes.
. EM MAJORCA,
TWITTER HOTEL ABRE PARA OS VICIADOS EM MÍDIA SOCIAL - Para os visitantes que procuram o conforto da vida numa ilha, ficar sem smartphones e todas as outras tecnologias seria
algo muito bem-vindo. Mas, por outro lado, se sua ideia de paraíso se mistura
com outros viciados em redes sociais, então o Twitter Hotel é pra você.
Localizado na ilha espanhola de Majorca,
o Sol Wave House usa das redes sociais como um meio de
melhorar sua experiência dentro do hotel. Aberto há um ano, o local possui
quartos tematizados, bebidas, e uma comunidade virtual chamada #SocialWave, que pode ser utilizada pelos hóspedes para interagirem e
flertarem entre si.
O login é feito por um aplicativo de rede
especial, somente por meio do Wi-Fi do hotel. Uma vez que esteja logado, o
participante pode compartilhar fotos, enviar mensagens em particular, conferir
quem está on-line e onde estão dentro do estabelecimento,
podendo mandar beijos virtuais.
Marco Fantón, director de Mídia Social do
empreendimento, disse que: “vê a ideia como uma extensão divertida e interativa
do que os hóspedes estão, realmente, fazendo nas férias – divulgando sua viagem
usando redes sociais, como o Facebook, Twitter ou Instagram”.
No hotel, tudo é inspirado no microblog, inclusive
a #TwitterPoolParty, às sextas-feiras, onde se pode degustar
bebidas temáticas e “quebrar o gelo” na Twitter Party Suite. Esses quartos
particulares podem receber até quatro pessoas, decorados com bolhas, balões
azuis, alcaçuz em formato de hashtag e um espelho que desperta uma vontade
grande de tuitar.
Os festeiros, ainda, podem fazer pedidos
de dentro das suítes, tais como encher o minibar enviando a hashtag #enchaminhageladeira ou requerer
drinques e comidas à beira da piscina com um tweet para
@SolWaveHouse.
.
NA EUROPA, hOUSE OF HOLLAND USA VAN DE SORVETE PARA VENDER PEÇAS - A House of Holland está
inovando na maneira como vende suas peças. A marca resolveu cair na estrada, e
montou uma loja itinerante em uma van de sorvetes. Isso mesmo: a grife, que
estará presente na Fashion Week de Londres Primavera-Verão2014
em setembro, começa a rodar com sua flagship móvel
a partir de 02/08.
A primeira
ação na boutique será a venda de coleção cápsula de roupas e acessórios com
estampas bem coloridas como poás, listras, sorvetes e doces.
A van que foi apelidada de Mr. Quiffy’s passará pelo Covent Garden de Londres, Carnaby Street, Seven Dials e por Spitalfields,
garantindo também se aventurar em Manchester, voltando a tempo da Semana de Moda Britânica.
Com o objetivo de mostrar uma coleção
divertida e colorida, já estampada na própria van, a House of Holland está trazendo uma ótima novidade em
vitrina para suas criações, com expectativa, até mesmo, de aumentar o tráfego
em seu novo site.
Além disso, Henry Holland, estilista da grife, que já esteve em território brasileiro em
2012 na sexta edição do Pense Moda, quis proporcionar uma experiência às pessoas que trabalham por trás
da marca, já que passam a se relacionar diretamente com seu público-alvo. Com
isso, poderão ver o que os clientes mais gostam e esperam ao adquirir suas
peças.
. E NA COREIA DO SUL, BALÃO DE GÁS HÉLIO ECONOMIZA TEMPO E DINHEIRO - A S-oil, uma das quatro empresas de combustível da Coreia do Sul, criou uma ação de marketing
promocionalpara
economizar gasolina e tempo na hora de procurar uma vaga nos estacionamentos.
A marca instalou grandes balões de Gás Hélio com a palavra
“Aqui” (“Here”) nas vagas. Quando o local era ocupado, o automóvel acabava
puxando o balão para baixo, não indicando mais a vaga livre.
Para encontrar uma nova vaga, no meio do caos do
estacionamento, bastava olhar para cima e procurar outro balão, poupando,
assim, tempo e dinheiro que seria gasto com o combustível para encontrar um
lugar para estacionar.
PARA
FACILITAR DENÚNCIAS CONTRA MENSAGENS ABUSIVAS
O Twitter britânico pediu desculpas a diversas
usuárias do microblog que foram vítimas de ameaças de estupro e morte por meio
de mensagens enviadas na rede social. A empresa anunciou medidas para facilitar
as denúncias deste tipo de conteúdo.
"Peço desculpas às mulheres que sofreram os
abusos no Twitter e pelo que elas passaram", disse Tony Wang,
gerente-geral do Twitter no Reino Unido, numa mensagem postada no site.
Uma das medidas é a inserção de um botão específico
para denúncias dos tuites. Hoje, quando o usuário clica em "Mais" em
algum tweet, apenas as opções de "Incorpora Tweet" e
"Compartilhar por e-mail" aparecem. Em breve, a opção para denunciar
a mensagem também será incluída.
O tema do abuso é notícia no Reino Unido desde que
a ativista Caroline Criado-Perez foi alvo de uma onda de tuítes agressivos,
depois de ter feito uma campanha por um rosto feminino nas notas de libra. Ela
obteve êxito e a face da escritora Jane Austen será o rosto da nova nota de dez
libras. (Redação
Adnews)
RECOMPENSA,
ESSENCIAL NA PUBLICIDADE MÓVEL
Dar algo a consumidor em troca de sua
atenção e do seu tempo é algo fundamental para o engajamento entre ele e a
marca na publicidade das plataformas móveis, mostra um estudo conduzido pela
consultoria Millward Brown em parceria com a SessionM, empresa especializada em
publicidade mobile. Apesar da pouca popularidade da publicidade entre os
usuários dessas plataformas – apenas 9% consideram-na favorável – o estudo
descobriu que os consumidores são mais propensos a se envolver quando as marcas
lhes oferecem um valor tangível em troca de seu tempo e atenção.
Para chegar a essa conclusão, os
usuários foram divididos em dois grupos: um que se relacionava com uma marca
que oferecia algum tipo de recompensa e outro que interagia com uma marca que
nada dava em troca. Os dados mostraram que o público recompensado é duas vezes
mais propensos a interagir com as marcas. Apenas 15% dos que não recebiam
recompensas clicaram no anúncio, enquanto os que recebiam algo em troca somaram
34%.
Além disso, 26% dos usuários recompensados
pensaram em comprar algo relacionado à marca, enquanto esse índice caiu para
18% no outro grupo. A pesquisa indica, por fim, que o consumidor precisa
acreditar que o "clique" valerá a pena, o que julga positivo se o
tempo e a atenção gastos no processo resultarão em algo útil para ele e sua
família, se é algo que usaria ou estaria interessado e se o anúncio é
interativo, entre outros fatores.(Propmark)
NEWSWEEK É VENDIDA PELA SEGUNDA VEZ
A famosa revista semanal "Newsweek", uma
das mais importantes dos EUA, foi vendida para a International Business Times
(IBT) empresa digital de notícias. As informações são da imprensa americana.
"Acreditamos na marca Newsweek' e esperamos fortalecê-la, totalmente
transformada na era digital", disse Etienne Uzac, diretor-executivo da IBT
Media.
Embora os valores da negociação ainda não tenham
sido divulgados, a “Newsweek” tem uma marca muito forte e durante décadas foi
propriedade do jornal "The Washington Post", até ser vendida em
novembro de 2010 pelo número simbólico de US$ 1 e se fundir então com a empresa
de informação online "The Daily Beast".
Desde janeiro a revista conta apenas com a sua
versão digital, após 80 anos no mercado de mídia impressa. A publicação é
viabilizada através de assinaturas eletrônicas para leitores em tablets e
desktops. (Redação Adnews)
YOUTUBE ABRE STREAMING AO VIVO PARA PERFIS COM 100 OU MAIS ASSINANTES
Uma das características mais interessantes do
Youtube, desde que ele foi lançado, é justamente o seu poder de democratizar a
produção e a visualização de conteúdo. Pelo visto, a plataforma de vídeos do
Google está disposta a continuar disponibilizando as suas tecnologias para o
maior número possível de pessoas.
De acordo com o The Verge,
o Youtube vai abrir o seu serviço de streaming ao vivo para qualquer pessoa com
100 ou mais assinantes, o que coloca criadores independentes menores em pé de
igualdade com produções maiores.
O anúncio será feito três meses após o anúncio do
streaming ao vivo para canais com 1.000 ou mais assinantes, um sinal de entrega
gradativa dos recursos da plataforma de vídeos.
Além disso, a outra
novidade é que o Youtube vai disponibilizar nos próximos dias, para “usuários
comuns”, a opção para adicionar imagens em miniatura personalizadas para
vídeos, links para lojas online, entre outras. (Adnews, com informações
do The Verge)
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