Dia 14 ocorrerá Manifestação da ANAUNI e demais entidades
contra o Projeto de Lei Complementar nº 205/2012, que trata da Lei Orgânica da
Advocacia-Geral da União (AGU). Tal manifestação será iniciada às 14h, no Edifício-Sede
do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília/DF.
Na ocasião, os Advogados da União, Procuradores da
Fazenda Nacional, Procuradores Federais, Procuradores do Banco Central do
Brasil e membros da sociedade civil demonstrarão sua contrariedade ao PLP
205/2012. Este projeto permite o aparelhamento político da AGU, retirando a
independência técnica dos membros da instituição e admitindo que pessoas
não-concursadas exerçam atribuições jurídicas.
Portanto, será uma importante ocasião para a sociedade
manifestar-se contra esse projeto, com o lema Diga não ao PLP 205.
IMPORTÂNCIA E RISCOS DAS REDES SOCIAIS
Nos últimos dias, os brasileiros presenciaram uma série de
protestos destinados a cobrar dos governantes brasileiros ações relacionadas a
melhoria da educação, redução no custo de vida, melhor qualidade do transporte,
combate a corrupção, entre outros.
O ponto a ser tratado aqui é como essas manifestações foram
organizadas e conseguiram, em algumas situações convocar milhares de
participantes em um curto espaço de tempo, além de informar outros milhões
sobre acontecimento que nem sempre eram cobertos pelas mídias convencionais.
Quando falamos dos meios utilizados para propagar as
informações, existem novos mecanismos que rapidamente estão mudando o cenário
atual. Falo das redes sociais, como Facebook ou Twitter, responsáveis por levar
informações a milhões de usuários em todas as partes do mundo e isso realmente
colocou a situação atual do país em evidencia e até resultou na publicação de
matérias nos principais periódicos internacionais.
A dimensão que as redes sociais atingiram coloca esse
veículo de comunicação como um dos mais importantes na atualidade e através
dele revoluções foram iniciadas e até ditadores foram depostos.
O ponto é que, para as organizações, não monitorar as redes
sociais pode resultar em grandes prejuízos na imagem e financeiros,
levando, nos casos mais graves, ao encerramento de suas atividades.
Monitorar e prevenir o vazamento de informações sensíveis é
fundamental, pois esse fato pode realmente causar danos irreversíveis. O
vazamento de uma informação sensível, através de uma rede social, pode
potencializar o prejuízo a níveis inimagináveis e reparar esse estrago pode ser
impossível.
Com isso, cuidar desse importante ativo é um dever
corporativo e é preciso saber onde está e quem ter direito de manipular esses
dados. É comum às empresas, não possuírem ou até utilizarem técnicas
rudimentares para proteger seus dados e isso fica evidente com as inúmeras
notícias referentes ao vazamento de informações, que acabam as colocando em
situações extremamente complicadas.
Garantir que os dados estão corretamente armazenados, que os
acessos estão sendo auditados e monitorados e os ativos que manipulam e armazenam
esses dados são seguros é muito importante para garantir a continuidade dos
negócios e o funcionamento da empresa.
Assim, se utilizar de técnicas e ferramentas adequadas, como
a criptografia, ferramentas para monitoramento e prevenção de vazamento de
dados e até o monitoramento de dispositivos móveis, podem realmente
proteger as empresas e garantir um caminho mais tranquilo até o objetivo
desejado.
Lembre-se, hoje um simples vazamento pode ter dimensões
globais, pois as redes sociais estão ai, seja para o bem ou para o mal. (Texto de Eder
Alvares Pereira de Souza – Consultor Sênior em Segurança da Informação pela e-Safer.
Profissional com aproximadamente
15 anos de experiência na área de Infraestrutura de TI e Segurança da
Informação. Formado em Ciências da Computação pela FAC-FITO, pós-graduado em
Segurança da Informação pelo IBTA, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e
Mestrando em Engenharia de Software no IPT/USP).
LOJA OFERECE
PRODUTOS MÁGICOS PARA PUBLICITÁRIOS
Um designer
americano chamado Sthepen Icardi, que trabalha com publicidade, resolveu dar
asas a sua imaginação e produzir uma loja virtual apenas com produtos
“especiais” para não dizer “mágicos” para publicitários de toda a sorte.
Assim nasceu o site Creative Miscellaneous. A
criatividade é grande, assim como o catálogo de opções, que inclui mais de 20
itens.
Destaque para produtos como o “Cachimbo mágico de
David Ogilvy”, que segundo a descrição, é capaz de “oferecer inspiração a cada
sopro”. Com ele, ainda segundo o site “é possível contemplar seu problema
criativo enquanto o slogan simplesmente aparece no meio da fumaça”.
A lista também inclui a “Máscara de Introspecção de
Dan Wieden”. Com ela você pode “atingir o nível mais elevado de percepção e assim
alcançar o nirvana criativo”.
O catálogo conta ainda com “sistema
autoatendimento” para gerar respostas vagas e não comprometedoras para enrolar
e ganhar tempo com o cliente, uma “pílula pós reunião”, um “gêmeo inflável”
para dobrar a jornada e até mesmo um “pó mágico”, que transforma anúncios
impressos em banner e outdoors em páginas da web.
Outros exemplos:
Se você quiser saber mais, entre no http://creative-miscellaneous.myshopify.com/collections/all (Redação Adnews com informações do AgencySpy).
CRESCE O SEGMENTO PET
Com as baixas temperaturas da última semana, consumidores buscaram
meios de aquecer também seus animais de estimação. O segmento pet apresentou
crescimento médio de 30% em vendas em relação ao ano passado, de acordo com
levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre com lojistas especializados da
capital.
“O frio das últimas semanas
foi um estimulante para as pessoas irem às compras para dar mais conforto aos
seus animais de estimação”, destacou o presidente da Entidade, Ronaldo
Sielichow. Roupas, camas e cobertores foram os produtos mais procurados, assim
como os medicamentos também apresentaram aumento. A expectativa é que o
crescimento continue mesmo sem o frio.
“Constatamos que os serviços de banho e tosa reduzem nesta época
do ano, por outro lado, cresce a compra de produtos para aquecer os animais. O
setor está aquecido”, revelou Sielichow.
CONCURSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO CODE_N
A próxima edição do CODE_n, competição internacional de
Tecnologia da Informação criada pelo Grupo GFT, terá como tema modelos de
negócios que abordam o uso inteligente e eficiente de grandes quantidades de
dados, ou seja, o Big Data. Sob o slogan "Driving the Big Data Revolution”
(do inglês, Dirigir a Revolução de Dados), o concurso deste ano convida
startups de todo o mundo para inscreverem seus projetos até 31 de outubro de 2013.
Os 50 melhores trabalhos serão convidados a apresentar soluções de
Big Data na CeBIT 2014, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em
Hanover, na Alemanha. Um pavilhão na feira, decorados de forma a criar um
ambiente sobre este assunto, será a vitrine para novos modelos de negócios em
áreas como serviços financeiros, saúde, telecomunicações, engenharia automotiva
e do setor de energia. O vencedor do CODE_n14 receberá um prêmio de 30 mil
euros. A GFT Brasil financiará as despesas de viagem da primeira empresa
brasileira classificada entre as 50 finalistas.
De acordo com o CEO do Grupo GFT e criador de CODE_n, Ulrich
Dietz,o Big Data é uma questão de interesse global para o futuro, que
aproveitará o uso inteligente de dados e como usá-los através da Tecnologia da
Informação. “Novas oportunidades de negócios estão se criando graças à cadeia
de valor do data business. Isto inclui tanto a gravação e processamento de
grandes volumes de dados, como a análise destes para pesquisa de mercado ou
simulações de desenvolvimento de produtos”, pontua Dietz.
Setores como o da indústria de automóvel ou de energia são
testemunhas para as novas perspectivas de uso de TI, explica Dietz,
acrescentando que os bancos e instituições financeiras estão começando a
oferecer novos produtos e serviços baseado na análise em tempo real de grandes
volumes de dados. Até mesmo a medicina está descobrindo novas oportunidades de
aplicação em áreas como diagnóstico e terapia.
Estudos recentes mostram que muitas empresas ainda não sabem
o que fazer com as tecnologias do Big Data. Isso ocorre devido à falta de
capacidade de convencer com exemplos e estudos casos práticos de seu uso. É
exatamente neste sentido que o CODE_n pretende colocar um pouco luz.
"Grandes fornecedores de tecnologia e infraestrutura estão avançando com o
tema, mas, muitas vezes, perdem de vista a perspectiva do usuário", pontua
Dietz. "Esperamos encontrar no CODE_n14 empresas que veem o outro lado da
equação. Seja para desenvolver seus modelos de negócios, abordar nichos de
mercado ou agregar valor por meio de usos tangíveis de Big Data",
completa.
Mais uma vez se estabelecerá um cenário durante a CeBIT, em
Hannover, para os 50 projetos mais promissores. No encontro internacional mais
importante para a economia digital, os finalistas vão dar as suas ideias nesta
vitrine de mais de 4 mil metros quadrados. Oliver Frese, diretor da CeBIT,
acolhe mais um ano deste concurso.
“O CODE_n trouxe nos últimos dois anos muitos modelos de negócios
inovadores para CeBIT e nos transmitiu o espírito do Vale do Silício. Queremos
continuar isso em 2014. O Big Data capta o espírito desta época e todos os
visitantes da CeBIT podem conhecer este mundo emocionante no Hall 16",
comemora Frese. EY,
anteriormente conhecida como Ernst & Young, participa do CODE_n
como parceira global da GFT.
"Como a proposta do CODE_n, queremos que a tecnologia se mova
de forma decisiva. Com a promoção de aplicações de produtos e serviços
inovadores, o CODE_n oferece uma oportunidade ideal para fazê-lo", explica
Mark Smith, membro do Comitê Gestor da EY. "Ao longo dos últimos dois
anos, o CODE_n provou ser uma das plataformas mais emocionantes para a
descoberta de novas soluções inovadoras criadas por startups da nova geração.
Esta é a melhor maneira de apoiar essas jovens empresas: apresentando-as aos
investidores públicos e privados. Portanto, participar do CODE_n é altamente
recomendado para empresas que estão começando", acrescenta Smith.
O tema escolhido este ano para o CODE_n, de acordo com Marco
Santos, country managing director da GFT Brasil, vai significar uma revolução
para vários setores e também para o segmento financeiro, no qual a GFT é
especialista. “As melhores oportunidades para os bancos podem vir a partir da
combinação de CRM, Multicanal e Mobilidade com Big Data, já que a enorme
quantidade de informações disponíveis sobre o cliente poderia ser analisada
em tempo real para formular recomendações imediatas", finaliza Santos.
Por outro lado, Santos acredita que se classifiquem startups
brasileiras nesta edição do concurso. “O Brasil conta com um bom potencial de
empreendedores. Uma prova disso é que duas startups brasileiras (Optimale y
Opara) se classificaram na edição passada do CODE_n.
Jovens empresas, cujos modelos de negócios são baseadas em grandes
volumes de dados, podem se cadastrar no site CODE_n (www.code-n.org
). Se o júri considerar que a solução de
negócio apresentada tem o potencial de estabelecer novos padrões no uso de grandes
volumes de dados, o aplicativo poderá ser apresentada na comunidade CODE_n.
PRESTÍGIO
DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM BAIXA
A confiança dos brasileiros nos meios de comunicação vem caindo desde
2009, de acordo com o Ibope. Conforme mostra o Índice de Confiança Social
(ICS), numa escala de 0 a 100, os brasileiros possuem uma taxa de confiança de
56, se analisado o número que compete ao ano de 2013.
Em 2009, o número era de 71. De maneira geral, o brasileiro está mais
desconfiado de tudo, tanto que a confiança nas instituições e nos grupos
sociais caiu 7 pontos em relação ao ano passado. Segundo o Ibope, o resultato
reflete o atual momento de protestos e críticas que ocorrem pelo país.
As 18 instituições avaliadas no ICS buscam representar diferentes setores
da sociedade brasileira, tanto das esferas pública e privada, como da sociedade
civil, e os resultados deste ano revelam queda na confiança em relação a todas
elas. A perda mais relevante ocorre na confiança na Presidente da República,
que passa de 63 para 42 pontos (em uma escala que vai de 0 a 100) em relação a
2012. O Governo Federal também registra queda expressiva, indo de 53 para
41.
“Mesmo com esta queda significativa, a Presidência da República fica em
11º lugar no ranking, com resultado melhor do que o Congresso Nacional e os
Partidos Políticos que continuam ocupando as últimas posições.”, explica Márcia
Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência. “O ICS é um termômetro social que reflete
o clima atual do país.”
Os bombeiros, que tradicionalmente ocupam o topo do ranking, continuam
em primeiro lugar, mas seu índice também diminui: de 83 para 77 pontos. O
sistema público de saúde, por sua vez, registra queda de 10 pontos e passa de
42 para 32.
O ICS mede ainda a confiança dos brasileiros nas pessoas e grupos
sociais e, mesmo nesses casos, o estudo mostra que a confiança também cai. As
pessoas da família encabeçam a lista com uma média de 90 pontos, praticamente
idêntica aos 91 do ano anterior. A confiança nos vizinhos, por sua vez, diminui
em 4 pontos, enquanto nos amigos e nos brasileiros em geral, a redução é de 3
pontos para cada um. (Redação
Adnews)
SINDICATO PEDE CASSAÇÃO DA REDE TV
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de
São Paulo enviou à Brasília, uma carta que pede à presidente Dilma Rousseff a
cassação da concessão da RedeTv!.
O órgão afirma na carta que a emissora desconta o INSS dos funcionários
sem repassar o montante à Previdência Social. Além disso, diz que os empregados
que são demitidos não recebem o Fundo de Garantia e nem a multa de 40% baseada
nas verbas rescisórias.
Procurado pelo Folha de S. Paulo, o canal disse que está em dia com suas
obrigações trabalhistas e que o depósito do Fundo de Garantia citado se refere
à TV Manchete. A RedeTV! ainda garante que ganhou um processo na Justiça em que
ficou decidido que ela não deveria pagar as dívidas da emissora extinta.
Esta não é a primeira vez que a RedeTV! é alvo de reclamações sobre
causas trabalhistas. No caso mais recente, protagonizado em junho, a emissora
recebeu umprotesto na frente de
sua porta, em Osasco, em que ex-funcionários pediam pelo pagamento de
indenizações. (Redação
Adnews)
OS HOMENS, AS MULHERES E O ÁLCOOL
Estudo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública e divulgado
pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA
, organização não governamental que
se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, revela
expectativas associadas ao comportamento de “beber com embriaguez”.
Segundo o I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de
Álcool na População Brasileira, apesar de considerável parte da população ser
abstêmia (35% dos homens e 59% das mulheres), muitos admitem consumir bebidas
alcoólicas em grandes quantidades. Dados desse mesmo estudo apontam que 29% dos
entrevistados relataram, no ano anterior à pesquisa, ao menos um episódio de
“beber com embriaguez”, também chamado de “beber pesado episódico”* – padrão de
uso bastante nocivo à saúde por estar associado a diversos tipos de doenças,
além de prejuízos sociais e interpessoais.
Vale destacar que diferentes fatores podem influenciar o uso de
bebidas alcoólicas, entre eles estão expectativas sobre os efeitos e resultados
que o indivíduo que bebe espera obter com o consumo. Nesse sentido,
pesquisadores brasileiros investigaram as expectativas em relação ao consumo de
bebidas alcoólicas e analisaram a associação dessas com o comportamento de
beber com embriaguez.
Para tal, utilizaram-se dados do Projeto Gender, Alcohol and Culture: An International Study
(GENACIS)
referentes à Região Metropolitana de São
Paulo (SP). Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.083 adultos, dos quais
876 relataram ter feito uso de bebidas alcoólicas no ano anterior à entrevista
e, portanto, foram considerados nesse estudo.
Para avaliar as expectativas sobre o uso do álcool foram aplicadas
cinco perguntas, sendo duas sobre a facilitação no relacionamento interpessoal
(“quando você bebe, acha mais fácil se abrir com outras pessoas?” e “quando
você bebe, acha mais fácil falar com seu atual companheiro sobre seus
sentimentos ou problemas?”) e três associadas à atividade sexual (“quando você
bebe, sente-se menos inibido(a) com sexo?”, “quando você bebe, acha a atividade
sexual mais prazerosa?” e “quando você bebe, sente-se sexualmente mais
atraente?”).
Constatou-se que, entre os participantes, 48% dos homens e 18% das
mulheres relataram ao menos um episódio de beber com embriaguez no ano
anterior. Tanto os homens quanto as mulheres praticamente não diferiram em
relação às expectativas do uso do álcool, com ambos apresentando mais riscos de
engajamento em consumo excessivo quando creem que essa substância fará com que:
(a) seja mais fácil se abrir com outras pessoas; (b) sintam-se menos
inibidos(as) em relação ao sexo; (c) a atividade sexual seja mais prazerosa e,
por último, (d) sintam-se sexualmente mais atraentes. A expectativa “achar mais
fácil falar com seu atual companheiro sobre seus sentimentos ou problemas” não
se associou ao beber com embriaguez em nenhum dos gêneros.
Portanto, verificou-se que algumas expectativas podem estar
associadas ao comportamento de beber com embriaguez. Nesse aspecto, os autores
enfatizam a importância de compreender tal associação a fim de contribuir para
estratégias mais efetivas de prevenção. Ainda, salientam a necessidade da
criação de políticas voltadas, principalmente, à população mais jovem que está
mais exposta a riscos, com o objetivo de alterar as expectativas que podem
influenciar diretamente esse tipo de consumo excessivo.
*Ingestão de cinco ou mais doses de álcool por ocasião para
homens e quatro ou mais para mulheres, sendo que uma dose (350 ml de cerveja,
120 ml de vinho ou 40 ml de destilado) contém, aproximadamente, 10-14 g de
álcool puro.
ESTRATÉGIA
COMERCIAL: AÇÕES CONSTANTES EM REDES SOCIAIS
A velocidade das redes sociais impressiona, não só
pela audiência que cresce a cada dia, alcançando hoje cerca de 9 em cada 10
brasileiros, mas também pela rapidez com que as notícias e os
acontecimentos são comentados, compartilhados ou curtidos. Por isso, atualmente
a empresa que não interage ou não faz ações constantes em redes on-line, está
perdendo a oportunidade de aparecer e crescer comercialmente.
Com passos lentos, algumas empresas ainda resistem
a essa modernidade, correndo o risco de serem taxadas de utrapassadas pelo
consumidor, que hoje utiliza as redes para pesquisas e opniões relacionadas a
serviços ou produtos. Porém, há outras companhias que correm apresadamentes
para se atualizar e se manter atuante nesse movimento on-line, buscando novas
estratégias e ações constantes que atraiam o internalta na interação com a
marca.
Entrar na rede é trabalhoso e não basta apenas
criar um perfil ou uma fanpage, colocar fotos ou vídeos no Instagram ou
Youtube, comercialmente é necessário ter um planejamento e um objetivo. Por
isso, para ser participante nas redes, a maioria das empresas estão contratando
serviços terceirizados que criem páginas e as mantenham atualizadas com
ferramentas online, projetadas para permitir a interação social a partir da
criação colaborativa de informações e do compartilhamento de palavras,
pensamentos, opiniões, imagens, vídeos, experiências, interessantes e sons na
rede.
A terceirização deste serviço é importante, porque
trabalha com profissionais especializados em marketing digital, que irão
representar as empresas em suas páginas, conversando e trocando informações
online a todo momento, sendo também o ouvido da companhia quanto a comentários
sobre o que elas amam e o que elas odeiam. Esse trabalho é focado na
divulgação da boa imagem da empresa, seus serviços ou produtos.
O Planejamento Estratégico de Mída Social pode
incluir vários processos entre eles: pesquisa e diagnóstico, definição de
objetivos, identificação de público, escolha de canais, definição de métricas,
desenvolvimento de estratégias, promoção de diálogos e mensuração de
resultados.
Abrir uma página na mídia social e resolver que ela
será parte da comunicação de uma empresa requer muito mais do que apenas um
acesso, exige uma equipe que entenda do assunto, um planejamento adequado e
responsável, pois a partir daí haverá uma interação e um relacionamento diário
e direto com o cliente ou eventual publico alvo.
É bom lembrar que mais de 30% dos brasileiros
navegam pelo Facebook, sendo este o segundo site mais acessado, perdendo apenas
para o Google. Por isso, os empresários e administradores não podem mais
hesitar, pois já está mais que na hora de profissionalizar essa ferramenta de
comunicação, um investimento que certamente terá retorno. (Artigo encaminhado por Valdiney
Victor Viçossi, presidente e CEO da Agência VM2. No Adnrees)
LIVROS
. André Ricardo Aguiar lança Chá de sumiço e outros poemas assombrados - Um livro infantil para quem gosta de espanto. Chá de sumiço e
outros poemas assombrados, lançamento da
Autêntica Editora, provoca arrepios. Mas não de medo, e sim de puro prazer, com
os divertidos poemas em que o paraibano André Ricardo Aguiar transforma situações
de terror em deliciosos jogos de linguagem, que se juntam às imagens engraçadas
e coloridas de sua conterrânea Luyse Costa.
O livro é um conjunto de poemas de terror, mas também a crônica de
seus personagens ̶ como Frankenstein, vampiros, morcegos e almas penadas
̶ , às voltas com suas pequenas aflições e dilemas cotidianos, mostrando
que esses seres também são “gente como a gente”. No texto, o cronista se
mistura com o poeta, transformando situações assustadoras em adoráveis
brincadeiras poéticas. São 25 poemas lúdicos e líricos, curtos e bem-humorados,
como o “De pai para filho”: “O fantasminha mal saiu das fraldas e já levando
bronca do fantasma pai: – Cresça e desapareça!”
A partir da leitura, o pequeno leitor vai brincar e questionar
seus pequenos e grandes medos, descobrindo novas e inusitadas facetas dos seres
tenebrosos que aterrorizam nossa infância.
Sobre o autor - André Ricardo Aguiar nasceu em Itabaiana, Paraíba, e
atualmente mora em João Pessoa, onde desenvolve ações culturais na área literária.
Desde pequeno, gosta de observar as coisas no mundo. Uma das que mais o
assombrava era o escuro da noite, no qual enxergava muitas histórias, que um
dia caíram no papel. Depois que cresceu, resolveu ser escritor. Fez livros para
adultos e alguns para crianças. Gosta de escrever poemas, contos e crônicas.
Quando não tem companhia suficiente, faz amizade com monstros, bichos
esquisitos e fantasmas. Eles o incentivam a escrever cada vez mais.
Sobre a ilustradora – Luyse Costa desenha criaturas estranhas desde criança.
Passou a infância com a família em um sítio na Paraíba e lá viveu muitas
aventuras: já correu de mãos dadas com o Curupira e conversou com o
Bicho-Papão, soltou pipa com o Conde Drácula e brincou de cabra-cega com o Lobo
Mau. Quando cresceu, passou a conviver mais com os seres humanos. Para
entendê-los, foi estudar História na faculdade. Com o passar do tempo começou a
ilustrar profissionalmente para agências e produtoras. Hoje mora em São Paulo,
onde seus amigos esquisitos costumam visitá-la. Quando está com eles, o papo é
bom e sua imaginação bate asas e voa.
. Angel Barcelos lança Meu irmão não anda mas pode voar - Lançamento do livro infantil sobre inclusão e
imaginação acontece na sexta-feira, 9 de agosto, às 15h, durante o 2º Salão do
Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, na Serraria Souza Pinto.
Uma menina que se sente muito solitária
pede sempre que a mãe lhe dê um irmãozinho. No dia em que faz sete anos, fica
sabendo que ele vai chegar, e, quando isso acontece, é muito, muito melhor do
que ela imaginava. É esse o mote Meu irmão não anda, mas pode voar, livro infantil de estreia da escritora
mineira Angel Barcelos e do artista plástico pernambucano Manoel Veiga,
lançamento da Autêntica Editora, para crianças a partir de 6 anos.
A garotinha queria muito ter um irmão ou irmã. Afinal, todas as
suas amiguinhas tinham. No seu aniversário de sete anos, ganhou o melhor
presente do mundo: a mãe lhe disse que logo o irmãozinho iria chegar. Ela achou
esquisito, pois a barriga da mãe não tinha crescido. Estranhou ainda mais
quando ele chegou: não era um bebê, mas um menino maior que ela e que não podia
andar, pois era cadeirante. João seria seu irmão de coração: tinha sido buscado
no orfanato, lugar onde as crianças ficam esperando por uma mãe, um pai e uma
irmãzinha como ela.
No começo, a relação entre as duas crianças é estranha, mas logo
vão descobrindo o quanto têm em comum e se tornam grandes amigos e companheiros
de brincadeiras e atividades. Mesmo sem andar, o menino consegue voar, com a
imaginação, para todo lado, conhecer mundos mágicos com fadas, gênios, reis,
rainhas, príncipes e princesas, monstros, bruxas e dragões. A grande
descoberta da garotinha é que ela sempre poderia ir junto com ele.
Com um texto simples e sensível, Angel Barcelos percorre temas
variados como solidão, amizade, família, deficiência, aceitação e imaginação.
As ilustrações coloridas de Manuel Veiga convidam o pequeno leitor a viajar
pelos mais diversos ambientes: dos mais realistas, como a casa, a escola, a
praia, a quadra de esportes, até os mais inusitados mundos criados imaginários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário