Assim como toda criança, sempre tive uma enorme disposição
para assistir TV, jogar videogame, participar de competições e conhecer
assuntos realmente interessantes e relevantes para mim. De preferência, tudo ao
mesmo tempo. Já quando chegava na escola, a rotina era completamente diferente.
Cadeira dura, lousa, giz e professor. Metodologias ultrapassadas com conteúdos
obsoletos e entediantes. Mesmo com o passar do tempo e com a explosão da
tecnologia, muitas escolas ainda mantém os velhos padrões de ensino.
Diversas pesquisas mostram que cerca de 70% dos
profissionais de grandes empresas acreditam que o conhecimento mais importante
é adquirido no dia a dia por meios informais, enquanto os 30% restantes
acreditam que o conhecimento deve vir de maneira formal. A grande questão é: o
que fazer para que as novas gerações X, Y e Z - acostumadas com informações
simultâneas, colaborativas e sociais, que estão sempre conectadas - aprendam a
partir destas metodologias antigas?
De uns anos pra cá, um sopro de inovação parece ter atingido
a educação corporativa das principais empresas brasileiras. Surgiram termos
como social learning, informal learning, blended learning, mobile learning,
etc. Esses são termos e conceitos essenciais para uma nova educação
colaborativa, móvel, informal e conjunta com a educação tradicional da sala de
aula. É a transmídia!
Esse modelo nada mais é do que a convergência de
diversos conceitos e tecnologias em um único canal, fazendo com que o usuário
ganhe um importante papel de transmissor das mensagens. Assim, todo o conteúdo
pode ser acessado, ouvido, discutido, compartilhado, aprimorado e assimilado a
partir do seu computador, tablet ou smartphone. Dentre as metodologias
utilizadas, podemos citar os artigos, e-books, audiobooks, fóruns, comunidades,
vídeos interativos com animações, integração com redes sociais, podcasts,
chats, entre outros.
As vantagens da educação transmídia são inúmeras: acesso
fácil, rápido e de qualquer lugar, conteúdo interativo e participativo, maior
assimilação e interesse do aluno. A flexibilidade de horários e a redução de
custos também contribuem significativamente para que a transmídia seja um dos
grandes caminhos para o desenvolvimento de pessoas.
As desvantagens são mínimas e podemos centralizá-las apenas
na dificuldade de acesso a internet, o custo dos meios de acesso, e claro, a
interação da sala de aula. Um grande exemplo de empresa que quebrou as
barreiras da educação tradicional é a Abbott, onde um novo portal de
treinamento acaba de ser implementado, utilizando pela primeira vez o LMS Sum
Total.
Além das metodologias tradicionais, foram produzidos
treinamentos em HTML, webconferências, podcasts, vídeo aulas, mensagens dos
líderes, depoimentos, manuais, além de um canal direto entre os usuários e os
gestores de treinamento, fazendo com que o aluno tenha um papel fundamental no
desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento. Tanto o portal como todo o
conteúdo pode ser acessado por computador, tablet e smartphone.
Assim como a Abbott, diversas empresas e profissionais tem
buscado novas soluções educacionais, encontrando assim, alternativas para que
as novas gerações descubram um ambiente educacional tão rápido e inovador
quanto os próprios alunos. É o futuro chegando na área da educação. (Artigo encaminhado por
Ricardo Padovani, radialista, cineasta e coordenador de projetos da SOU no
Adnews).
NOVOS CURSOS ONLINE GRATUITOS
O
mercado de trabalho reconhece que a atualização profissional é requisito
imprescindível para todo profissional e em todas as fases da carreira. Com o
objetivo de estimular o desenvolvimento, a rede Universia Brasil, maior rede
ibero americana de colaboração universitária, (www.universia.com.br
)
apresenta dez sites com cursos onlines gratuitos na página http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/07/31/1040008/10-sites-com-cursos-online-voce-deve-conferir.html
.
Os
cursos, com curta duração, passam por áreas como tecnologia, empreendedorismo,
matemática, arte, programação, webdesign entre outros. A rede Universia
disponibiliza ainda a relação completa de 700 cursos onlines das melhores
universidades do mundo. Confira a relação emhttp://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2013/07/10/1035282/700-cursos-online-gratis-das-melhores-universidades-do-mundo.html
. Para
visualizar todas as notícias de atualidades da rede Universia, acesse http://noticias.universia.com.br/
PAULISTAS QUE USAM O SMARTPHONE
QUANDO ACORDAM
No primeiro semestre de 2013, o número de pessoas com acesso
a smartphones cresceu 42% no Brasil, chegando a 25,5 milhões de usuários, ou
15% da população.
No estado de São Paulo, os usuários desses aparelhos apresentam características distintas. De acordo com dados do Mobile Report, do IBOPE Media, cerca de um terço dos paulistas (33%) acessam o smartphone assim que acordam e 27% usam o gadget até no banheiro.
Consumo
Dos paulistas que utilizam smartphones para compras, 58% declaram que consomem, principalmente, aplicativos e jogos para seus aparelhos. Há também 41% que fazem compras coletivas e 32% que compram ingressos pelo celular.
No estado de São Paulo, os usuários desses aparelhos apresentam características distintas. De acordo com dados do Mobile Report, do IBOPE Media, cerca de um terço dos paulistas (33%) acessam o smartphone assim que acordam e 27% usam o gadget até no banheiro.
Consumo
Dos paulistas que utilizam smartphones para compras, 58% declaram que consomem, principalmente, aplicativos e jogos para seus aparelhos. Há também 41% que fazem compras coletivas e 32% que compram ingressos pelo celular.
Entre os que realizam compras pelo smartphone, um terço declarou gasto mínimo de R$ 200, em maio deste ano. (Redação Adnews)
ESSE CARA SOU EU!
Engana-se
os que acham que marketing pessoal é apenas ficar falando de si mesmo,
marketing pessoal é destacar competências e habilidades favoráveis, mostrar ao
mercado do que é capaz. O profissional deve trabalhar sua imagem, sua marca
como se fosse um produto, ninguém lança um produto para ser apenas “mais um” no
mercado, a ideia é ser sempre o melhor, o mais desejado, o mais procurado.
“O profissional precisa
trabalhar sua imagem, postura e conduta são estas ações que vão dar
visibilidade ao funcionário e fazer com ele se destaque dos demais, alcançando
assim a tão esperada promoção”, explica o Gutemberg Macedo, Presidente da
Gutemberg Consultores.“O marketing pessoal esta muito associado à imagem, mas
não é apenas isso. É a forma como você é lembrado pelas outras pessoas, o seu
posicionamento diante de algumas situações, principalmente passar confiança aos
que te rodeiam”, completa o consultor.
É comum pessoas com talento e competência para
executar atividade de rotina, em determinadas situações passarem uma imagem
negativa, perdendo oportunidades, limitando a chance de uma promoção.
Trabalhe o
marketing pessoal
·
Seja
sempre bem humorada e otimista
·
Saiba
trabalhar em equipe e administrar conflitos
·
Planeje
seu futuro profissional e corra atrás de suas metas
·
De sempre
feedback – retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos
·
Mantenha
o networking ativo
·
Seja uma
pessoa confiável, honesta, fiel, de caráter
·
Seja
humilde e gentil com as pessoas, independente do cargo que ocupem
·
O reforço
do marketing pessoal é diário, a imagem não é construída do dia para noite,
exige mudança de atitude e no jeito de pensar.
EM BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS PARA A SAÚDE
Na última terça-feira (30), médicos de dez estados e do
Distrito Federal suspenderam o atendimento tanto na rede pública quanto na
privada. A greve foi organizada para marcar posição da categoria contra
decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros
pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que
estabelece as atribuições dos profissionais de medicina.
No entanto, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam)
orientou os sindicatos para que os casos de urgência ou emergência sejam
atendidos. Para Eduardo Figueiredo, autor do livro Constitucionalismo e
Democracia, da editora Elsevier, a reinvindicação de melhorias nas condições de
trabalho é constitucional.
“Porém, é necessário frisar distinções existentes entre
paralisações e greves, pois esta última é a continuidade da paralisação, isto
é, a inatividade das tarefas desenvolvidas e exigíveis pelos empregadores em
razão do contrato de trabalho, ou pelo setor público, em razão do vínculo estatutário
existente entre servidores e o Estado”, afirmou.
Com as paralisações, muitos brasileiros estão sem acesso à
saúde. “A questão dos prejuízos, ou noutras palavras, do fato de milhares de
brasileiros serem afetados por greves de profissionais de saúde, assim como de
outros segmentos que tenham caráter público, isto em razão do destinatário ser
a coletividade não esvazia o direito às reivindicações.
São realidades diversas que dialogam apenas quando o
movimento grevista é considerado abusivo, não necessariamente pelo fato de
prejudicar a população. A abusividade pode até mesmo ser reconhecida na
natureza da paralização, nas manifestações, entre outros fatos.
No tocante, contudo, ao impasse que aos poucos vai se
formando em razão da essencialidade de certas atividades, entre elas as de
saúde pública, bem como de serviços aeroportuários, a Justiça do Trabalho passa
a ser a protagonista central. Tendo em vista a natureza da paralisação, e ainda
que legítima, pode ser ela considerada abusiva”, disse.
Os profissionais que participam da paralisação são contra a
contratação de médicos estrangeiros. Para Eduardo, o governo precisa se
envolver e busca alternativas. “Há pouco tempo, muitos profissionais de saúde
foram desenvolver suas atividades em Portugal, sem observar restrições contra
si, isso em busca de melhores oportunidades, tendo em vista certas dificuldades
de absorção de suas atividades no território brasileiro.
Desenvolvamos melhor esta questão: proporcionalmente, quantos
médicos há para cada brasileiro ou grupo de brasileiros que carecem de alguma
espécie de tratamento? As vagas nas faculdades de medicina (tanto no ensino
público quanto privado) atendem a esta demanda? E a formação que delas advém, é
satisfatória?
E se for levada na
devida conta as respectivas especialidades médicas, bem como fatores
relevantes, tais como envelhecimento da população, elevação dos casos de
câncer, doenças cardíacas, obesidade entre outras, há viabilidade para
acolhimento satisfatório da população? Se, para a classe médica, não há nem
mesmo infraestrutura adequada, vale ainda, no tocante a todas estas questões
propostas, propor reserva de mercado para a prática da medicina no Brasil?
Quais as razões? O poder público precisa se envolver e buscar alternativas”,
disse.
Para Figueiredo, a saúde é um direito público e acessível
irrestritamente a todos os brasileiros. “Se isto não for relevante para os
governos, assim como é relevante minimizar as desigualdades sociais, o que
será?
Tendo em vista esta premissa, ou melhor, a de que se trata de
um direito, o Estado brasileiro deverá se orientar para instituir políticas
cujo conteúdo seja viabilização do acesso a ele. Novamente, nesse sentido,
afirmação já feita.
Quais as razões para que profissionais da medicina
vocacionados e bem formados, ainda que de outras nacionalidades, não possam ser
aqui, no Brasil, sujeitos que, ao desenvolverem sua prática médica, aplaque ou
auxilie a minimizar esse défice social relativo à saúde.
A terceira é, apenas para a argumentar: pode se falar de uma
só medicina enquanto ciência e saber, mas de várias práticas médicas se levadas
na devida conta as infraestruturas nas quais elas são praticadas, se tornam
reais, sejam para combater doenças, ou melhor, para curar, seja para diminuir o
sofrimento de seres humanos. Há nisso uma grande certeza: o mais talentoso e
capaz dos médicos não poderá dar vazão ao seu saber e preparo sem os
instrumentos mínimos para a prática da medicina”, comentou.
Eduardo também falou sobre a validade da paralisação dos
aeroportuários, iniciada nesta semana. “Trata-se, também, de atividade
essencial, a qual ensejará o exame da sua abusividade na hipótese de a
paralização ir ao encontro da inviabilização do transporte de brasileiros,
estrangeiros e cargas em todo o território nacional. A questão é a crônica
desvalorização e até mesmo a inexistência de planos de carreira atrativos para
algumas atividades que já eram, mas que passaram a ser ainda mais importantes
para o Brasil, que é um país que deseja ser um parceiro global”, afirmou.
O especialista acrescenta ainda que existe a necessidade de
revisão de certas atividades nas quais confundem-se direitos, prestação de
serviços, exercício e acesso à cidadania, sejam elas desenvolvidas na esfera
privada ou pública.
“Os fatos do mês de junho expressaram bem isso de um modo
para lá de simbólico, ainda que milhares de brasileiros tenha acompanhado as
manifestações de casa, pela televisão, mas que, arrisco, compartilharam e
compartilham a opinião de manifestantes engajados que estiveram nas ruas.
Não é mais possível conviver com paradoxos tais como
edificação de estádios, isto é, com todo um contingenciamento orçamentário para
que isso se dê, e falta de investimentos em transportes, saúde e educação, isso
num nível não da continuidade apenas desses serviços e direitos, mas do ponto
de vista de sua transformação qualitativa”, finalizou.
OPORTUNIDADES
. Cigam abre vagas em unidades de
Brasília e Espírito Santo
A Rede Cigam
,
fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, BPM, RH, Mobile e BI),
presente em 17 estados do Brasil, anunciou a disponibilidade de vagas em
diferentes áreas, nas unidades Cigam Centrosoft, em Brasília, e Cigam Cervan,
no Espírito Santo. Confira abaixo as posições e perfil requerido.
Unidade Cigam
Centrosoft (Brasília) Cargo: Consultor de Aplicação de ERP Requisitos e perfil: Profissional com formação superior ou
cursando últimos semestres em Ciências Contábeis, Administração ou Sistemas de Informação,
preferencialmente com experiência em software de gestão empresarial ERP.
Cargo: Assistente Comercial Requisitos e perfil: profissional
com experiência em venda de Software de Gestão. Atuação em levantamento de
novas oportunidades, telemarketing e apresentação do software. Os interessados devem encaminhar
currículo para o e-mail: rh@cigambsb.com.br.
Unidade Cigam Cervan (ES)
Cargo: Consultor de
Implantação de Sistemas Integrado – ERP (2 vagas) Requisitos e perfil: Área
e especialização profissional: Informática, TI, Telecomunicações - CRM /
Sistemas Integrados Com experiência
comprovada de no mínimo 1 ano em implantação de sistemas ERP Especialista para
fazer os trabalhos de treinamento no cliente, documentação dos processos,
parametrização, acompanhamentos. Escolaridade
Mínima: Pós-graduação - Especialização/MB Habilitação para dirigir (Categor. Disponibilidade
para viajar Os interessados devem
encaminhar currículo para o e-mail: silvia@cv3.com.br.
. Os sete passos para se tornar um
trainee - Conquistar uma vaga em um
programa de trainees é um sonho para muitos dos candidatos que participam das
etapas de um processo seletivo desse gênero. Para que essa fase da vida
profissional não se torne um pesadelo, a especialista Manoela Costa, gerente da
Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de
estagiários e trainees, preparou sete dicas que podem ser fundamentais para um
candidato a trainee conquistar a vaga no processo seletivo.
Dica 1 - Cartão
de visita: O seu CV é seu cartão de visita. Para não errar,
faça um currículo claro, objetivo, sem ser muito extenso e use sempre
uma formatação básica. No currículo é importante conter nome, idade,
cidade e estado, informações de contato atualizadas (telefone e e-mail),
formação acadêmica, experiência profissional (neste tópico é importante
descrever suas principais responsabilidades e atividades desenvolvidas em cada
experiência), idiomas, cursos, intercâmbio e trabalho voluntário.
Dica 2 - Saiba
onde está "pisando": Nunca vá a uma etapa presencial de um
processo seletivo sem antes estar bem informado e pesquisar tudo o que puder a
respeito da empresa: missão, visão, valores, ramo de atuação, concorrentes,
produtos, posicionamento no mercado, etc.
Dica 3 - Com
que roupa?: Para não errar,
dê preferência a roupas sociais e de cores neutras. Evite roupas muito
coloridas, justas ou curtas, bem como maquiagem e acessórios que chamem muita
atenção: o segredo é ser discreto.
Vale também entender qual o “estilo” da
empresa. Se estivermos falando de uma empresa mais formal, como um banco,
aposte no tradicional terno e gravata. No caso de uma empresa de construção
civil, calça jeans e camisa seria o mais adequado.
Dica 4 - A
1ª impressão é a que fica: Sua
postura e comportamento são fundamentais para uma boa avaliação em qualquer que
seja a etapa do processo seletivo.
Você nunca sabe com quem vai cruzar no
elevador ou na recepção, então seja educado e cordial com todos.
Tenha sempre uma postura profissional e
que transmita maturidade.
Cuidado com a linguagem corporal: estar
jogado na cadeira ou nitidamente entediado com o processo faz com que você
perca pontos na avaliação.
Outro ponto de atenção são os vícios de
linguagem e o uso de gírias.
Comprometimento, hands on, iniciativa,
empreendedorismo, foco no resultado, relacionamento interpessoal, liderança,
pró-atividade, energia e maturidade, são alguns dos comportamentos avaliados
nos programas de trainee.
Dica 5 - Segredos
para se dar bem na dinâmica de grupo: Não
existe fórmula mágica, o segredo é ser você mesmo. Além disso, é importante
mostrar-se motivado, ser participativo, trazer suas ideias e opiniões, ser
flexível, saber trabalhar em equipe, ser político e educado.
No momento da apresentação pessoal,
organize seu discurso em ordem cronológica, mantenha uma postura e tom de voz
adequados para a ocasião e sempre olhe para as pessoas enquanto estiver
falando.
Dica 6 - Mais
próximo da linha de chegada: A entrevista final é a última, mas
não menos importante. É o seu momento de ficar frente a frente com seu futuro
gestor. As dicas de como se vestir e se comportar na dinâmica de grupo servem
também para a etapa de entrevista final ou qualquer outra etapa do processo
seletivo.
Nessa etapa vale também estar munido do maior
número de informações possíveis sobre a empresa e principalmente sobre a área
em questão. Seus objetivos precisam estar alinhados com o que a empresa está
oferecendo.
O maior segredo nessa fase do processo
seletivo é estar bem preparado e não deixar o nervosismo atrapalhar.
Dica 7: Como convencer os entrevistadores?: Parece
clichê, mas não é: seja você mesmo! Transmita segurança e propriedade
naquilo que diz, mostre que sabe o que quer e como pode contribuir
positivamente com a empresa.
Estruture bem suas respostas e traga
exemplos práticos de projetos desenvolvidos e resultados obtidos, caso você os
tenha. Se não tiver experiências anteriores, fale sobres situações da sua vida
acadêmica e outros projetos que possam valer a pena, para valorizar suas qualidades.
Mostrar que tem conhecimento de mercado,
boa capacidade analítica e visão estratégica, também é sempre bem vindo. Se
informe, leia notícias e atualidades da economia e dos setores da indústria que
você se interessa mais.
Page Talent é a unidade de negócios da
Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.
Presente em 21 países e responsável
pela contratação de mais de 3 mil profissionais na América Latina,
a Page Personnel é dedicada ao recrutamento de profissionais de suporte
à gestão e primeira gerência. Está há 5 anos no Brasil e hoje já
representa a 3ª operação da Page Personnel no mundo.
PARA A FALTA DE LÍDERES NO MERCADO
Segundo uma pesquisa realizada pela HSM e Empreenda
Consultoria, 71% dos 687 executivos entrevistados, afirmaram que suas empresas
não possuíam líderes na quantidade e qualidade suficiente para sustentar uma
estratégia de crescimento.
Pensando nisso, a Razão Humana Consultoria apresenta a
Academia de Líderes que tem como objetivo atrair e influenciar a liderança da
empresa para formar, capacitar e desenvolver estrategicamente uma nova geração
de líderes de valor. “Todos os líderes e potenciais a cargos de liderança podem
participar para capacitação técnica, gerencial. Assim, os participantes disseminam
o conceito de sustentabilidade da liderança de forma sistêmica, permitindo o
acesso de todos os líderes a esse aprendizado e posterior aplicação desses
conhecimentos em toda a organização”, afirma Helena Ribeiro, consultora da Razão Humana Consultoria
.
O Treinamento
A criação da Academia de Líderes é resultado de 12 anos de
atuação da empresa com treinamentos experienciais outdoor/indoor e levantamentos das necessidades junto
ao mercado da empresa. Possui flexibilidade de adaptação, podendo ser
personalizado para as necessidades de cada empresa. “Os mercados estão
altamente competitivos, desafiadores e exigem respostas rápidas, eficazes e
pessoas competentes, preparadas para atingir resultados eficazes”, explica a
consultora.
A
Academia de Líderes trabalha com 3 eixos: Habilidades, Gestão, Liderança e
Relacionamento e entre os resultados estão a mudança como um meio eficaz para o
crescimento, clarificação do papel dos gestores, aquisição de um modelo
conceitual e aplicabilidade no dia a dia com resultados concretos, entre
outros. Detalhes: http://www.razaohumana.com.br
CRESCEM AS BUSCAS POR CUPONS DE DESCONTO
Cada vez mais os brasileiros buscam na internet por cupons de
descontos. Isso é o que aponta o indicador do Google Trends, que mostra um
crescimento de 70% na pesquisa de itens no mês de junho de 2013 em comparação
ao mesmo período do ano anterior.
Na escala de interesse, as buscas apontam 82 pontos no mês
passado, enquanto junho de 2012 apresentava 48 pontos. No acumulado do ano, a
elevação foi de 7 pontos.
Apoiado nesses números, o Cuponomia – www.cuponomia.com.br
-, portal que reúne cupons de
descontos dos principais players de comércio eletrônico do país, espera gerar
R$ 36 milhões em vendas no segundo semestre de 2013.
“É visível o crescimento do interesse e procura por cupons. O
e-consumidor brasileiro quer ter desconto, pagar menos, e procura formas de
conseguir isso. Somente no primeiro semestre dentro do portal foram utilizados
mais de 1 milhão de cupons, que resultaram em cerca de R$ 4 milhões em vendas
por mês”, afirma Antonio Jorge Miranda, CEO do Cuponomia.
O MARKETPLACE COMO CANAL DE MÍDIA
É notório nos dias de hoje que a publicidade online tem
conquistado cada vez mais adeptos, e a tendência é só aumentar. De acordo com
um estudo feito pela US Media Consulting, só na América Latina os internautas
ultrapassaram 230 milhões no ano passado, o que prova que o potencial da
internet já não pode ser esquecido ou deixado de lado pelos anunciantes e deve
estar integrado às suas campanhas de divulgação.
Nesse cenário, podemos ainda dizer que a internet é o setor em
que a publicidade mais cresce; superando em duas vezes o crescimento de
qualquer outro segmento, como televisão e mídia impressa. Em números, só no
Brasil os investimentos em publicidade online subiram 32% em 2012, com previsão
de ultrapassar R$ 6 bilhões em 2013, de acordo com dados do Interactive
Advertising Bureau (IAB).
Ou seja, podemos notar que os consumidores, passam cada vez mais
tempo conectados e estão atentos às marcas presentes no universo online. Isso
gera melhoria nos serviços oferecidos na rede. Ninguém quer estar fora dessa
parcela de mercado.
Por isso, uma das estratégias que está sendo adotada tanto por
grandes como por pequenos varejistas é a de anunciar dentro dos marketplaces.
Hoje, eles são quatro dos 10 maiores e mais visitados sites do mundo. Esses
agregadores de ofertas de produtos, serviços e conteúdos contam com um modelo
de negócios diferenciado, afinal ele traz tráfego para o vendedor e uma gama de
produtos diferenciados para os compradores. Fica claro que essas plataformas
são uma tendência em ascensão.
E por que o marketplace é tão eficaz e atrativo? Obviamente, a
primeira grande vantagem a ser levada em consideração é a audiência. É possível
segmentar os anúncios de acordo com a categoria desejada, direcionando para o
público interessado em seu produto ou serviço. Em seguida, ao analisarmos o baixo
custo de produção e veiculação desses anúncios quando comparamos com as mídias
tradicionais, o retorno do investimento (ROI, da sigla em inglês) é muito mais
expressivo.
O MercadoLivre, por exemplo, é o 1º e-commerce em audiência no
Brasil, ou seja, representa a maior demanda online no país. No ranking mundial,
a plataforma está em 10º lugar, isto significa 86 milhões de usuários
registrados. Com uma plataforma baseada em tecnologia e em geração de demanda,
nela se concentra basicamente uma audiência ávida por consumo, e por isso é
possível garantir um fluxo qualificado de usuários, que estão ali com a
intenção de comprar, ou de pesquisar produtos. E para otimizar esses
diferenciais na área de publicidade, o MercadoLivre conta com uma área
exclusiva para esse tipo de negócio: o MercadoLivre Advertising.
Para quem decide investir em publicidade online, a garantia é
atingir um público-alvo economicamente ativo, com a informação que ele deseja
receber, no momento em que ele procura. Geralmente, o que se vê são
consumidores que trafegam à procura dos melhores preços, marcas, produtos
desejados, e que gostam de trocar informações, questionar o fabricante ou o
vendedor, tornando o marketplace um fórum participativo. Desta forma, a compra
pode ser considerada mais consciente e o marketplace é o canal online que
melhor oferece esse suporte.
Em 2013, prevê-se que as vendas de e-commerce na América Latina
cheguem a R$ 140 milhões. Já no Brasil, o eMarketer estima que dois em cada
cinco usuários de internet farão compras pela internet até 2016. Portanto,
saber se comunicar de forma correta e de maneira específica nessa verdadeira
mídia de massa é o desafio. (Artigo encaminhado por
Helisson Lemos, Diretor Geral do MercadoLivre NO Adnews)
CURTIU? COMPARTILHE
NO FACE!
Cada vez mais as pessoas estão conectadas
e postando no Facebook, Twitter, Instagram e outros tudo o que acontece em suas
vidas. Privacidade já não existe mais, é coisa do passado. Vivemos em um
verdadeiro “Big Brother”.
A tecnologia nos permite estar presentes
em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem que tenhamos que nos deslocar
fisicamente. Temos acesso a informações pessoais de quem nem conhecemos
direito, que há poucos anos só saberíamos por meio de um contato mais íntimo. A
própria intimidade, aliás, está cada vez mais distante. Atualmente, podemos ver
casais conversando por meio do smartphone no mesmo ambiente, ou cada um
postando em seu perfil de rede social.
Se você se reconheceu nesse cenário, não
se preocupe. São 2 bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo. A verdade é
que o acesso à tecnologia facilitou a vida de todos. Usamos as redes sociais
para pesquisar alguma coisa, manter o papo em dia, reclamar, desabafar, etc.
Utilizamos, também, para fazer compras on-line.
A questão é: será que vamos viver em mundo
cada vez mais virtual? As pessoas ficaram mais práticas e rápidas, porém mais
distantes, menos sociáveis. Haverá um limite entre o real e o virtual ou a
mistura de ambos os mundos aumentará gradativamente?
Ao mesmo tempo em que o real passa a ser
diariamente mais cibernético, há também um movimento na Internet que vem na
contramão. Sites e startups se superam com novas ideias para tentar fazer a
vida virtual mais próxima da real. Já é possível, por exemplo, pedir comida
pela Internet ou, até mesmo, negociar o valor de uma compra de um produto ou
serviço da mesma forma que fazemos em uma loja física, aquela pechincha que só
era possível pessoalmente com o vendedor.
Esse caminho, no qual o real se mistura
com o virtual enquanto o cibernético passa a ser mais físico, não tem volta. Da
mesma forma que uma criança de dois anos brinca tranquilamente com um tablet, o
virtual vai se transformando em natural. Basta nos adaptarmos a isso. Concorda?
Compartilhe no Face! ( Texto de Luciene Assumpção,
gestora de marketing e novos negócios do www.qualvalor.com.br
, e-commerce que oferece a
possibilidade de negociar o preço de um determinado produto ou serviço.
AGOSTO NO MUSEU CASA DE PORTINARI EM
BRODOWSKI
Oficina de Dança Urbana Criativa - Dias: de 7/8 a 18/9/2013
Oficina de dança urbana criativa. O objetivo da atividade é
desenvolver técnicas de educação para dança, exploração corporal, criação de
discursos coreográficos e transformação do movimento em mecanismo de
comunicação, através da reflexão crítica. A ação será ministrada por Alexandre
Snoop graduado em pedagogia, coreógrafo, bailarino e educador em projetos
sociais de Ribeirão Preto e região.
Domingo com Arte - Dia11/8/2013
- A atividade tem como objetivo incentivar os artistas
regionais e aproximar o público ainda mais das artes e da cultura. A atividade
permite que os visitantes tenham contato com pintura, artesanato e escultura,
produzidos em tempo real.
Curso de Graffiti - Dias: 14 e 21/8/2013
Sempre às quartas-feiras, o artista Lelin mostrará aos jovens
de projetos sociais da cidade como é feita essa técnica em forma de arte
interativa. A “Oficina de Graffiti” será desenvolvida até agosto e, ao final do
curso, os participantes poderão exibir o que aprenderam pintando um muro da
cidade para homenagear o centenário de Brodowski.
38ª SEMANA DE PORTINARI - Concursos
Concurso Cultural “Maravilhas que Inspiram”
Datas:
De 1 a 9 de agosto: envio das frases
Dias 10 e 11 de agosto: a comissão definirá as 3 melhores frases de cada maravilha
De 12 a 20 de agosto: votação popular online entre essas 3 frases escolhidas
Dia 21 de agosto: divulgação do resultado
Forma de participação: www.museucasadeportinari.org.br/concursodefrases
ou entrega dos materiais na ACAM
Portinari (rua Floriano Peixoto, nº 490) de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Datas:
De 1 a 9 de agosto: envio das frases
Dias 10 e 11 de agosto: a comissão definirá as 3 melhores frases de cada maravilha
De 12 a 20 de agosto: votação popular online entre essas 3 frases escolhidas
Dia 21 de agosto: divulgação do resultado
Forma de participação: www.museucasadeportinari.org.br/concursodefrases
Concurso Cultural “Dê um Click nas 7 Maravilhas de Brodowski”
De 10 a 23 de agosto: envio das fotos
Dia 24 de agosto: divulgação do resultado
Forma de Participação: www.museucasadeportinari.org.br/concursodefotos
De 10 a 23 de agosto: envio das fotos
Dia 24 de agosto: divulgação do resultado
Forma de Participação: www.museucasadeportinari.org.br/concursodefotos
Julgamento Concurso de Vitrines
Data: 17/8/2013
Local: Comércio Local
Horário: 14h
Data: 17/8/2013
Local: Comércio Local
Horário: 14h
Atividades culturais
Exposição “Crônicas de Brodowski” - Juntar Memórias
“Todos Fazem Parte Dessa História” - Dias 15 a
22/8/2013
Exposição Coleção Crônicas de Brodowski – Artistas de
Brodowski Revelando o Olhar em Homenagem aos 100 Anos
Data: 15 a 22/8/2013
Data: 15 a 22/8/2013
Exposição Coletiva de Artes Plásticas - Dias: 15 a
22/8/2013
Oficinas Culturais - Dias: 15, 16, 19, 20 e 21/8/2013
Pintura, dança, contação de histórias, circense, pipas, mágica e mímica.
Pintura, dança, contação de histórias, circense, pipas, mágica e mímica.
Apresentação de Teatro Infantil - Dias: 15, 16 e
19/8/2013
Pintura Mural - Dia: 17/8/2013
Julgamento dos Trabalhos – Exposição Coletiva de Artes
Plástica
Dia: 17/8/2013
Dia: 17/8/2013
Apresentação de Ballet – Studio Gisella Camilo -
Dia: 19/8/2013
Coral do Clube Pirassununga - Dia 20/8/2013
Pintura Facial – com Leninha Furlan - Dia: 22/8/2013
9ª Piazza Della Nonna - De 15 a
18/8/2013
Show com os Tenores Brasileiros (Nino Valsani e Armando
Valsani)
Dia: 15/8/2013
Dia: 15/8/2013
Show Prata da Casa – Carlos Gilberto Rogério - Dia: 16/8/2013
Show Fred Rovella e Banda - Dia: 16/8/2013
Show Prata da Casa – The Brod’s - Dia: 17/8/2013
Show Banda Finestra Del Cuore - Dia: 17/8/2013
Almoço com Chorinho e Seresta – Grupo Evocação (Ribeirão
Preto)
Dia: 18/8/2013
Dia: 18/8/2013
Espetáculo de Dança – Portidançando (Taquaritinga) - Dia: 18/8/2013
Show Prata da Casa –
Akeiss
- Dia: 18/8/2013
Show Prata da Casa – Maria Laura Gentil e Letícia Carreira
Dia: 18/8/2013
Dia: 18/8/2013
Show Prata da Casa – Jair Rinaldi - Dia 18/8/2013
Show Prata da Casa – Carlos Gilberto Rogério - Dia 18/8/2013
Show Prata da Casa – Maria de Lourdes Boutelet (Mena)
Dia: 18/8/2013ta
Dia: 18/8/2013ta
Show Prata da Casa – Tecla Som - Data: 18/8/2013
No Museu Índia Vanuíre vai ser assim:
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua: Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP
Rua: Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP
Indio no Museu” - Dia 2/8/2013
Como resposta ao esforço empreendido por comunidades
indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de
sua memória, o museu estende para além do dia 19 de abril a comemoração do Dia
do Índio. A convidada do mês de agosto é Lucilene de Melo que, na companhia de
sua filha, apresentará ao grupo como vivem as crianças na terra indígena
Vanuíre.
Oficinas para Famílias - Dias 3, 4, 10,
11, 17, 18, 24, 25 e 31/8/2013
Aguçando as Memórias
- Dias 6 e
20/8/2013
Museu e Cidadania - Dias 7, 14, 21 e 28/8/2013
Palestra Acessibilidade em Museus - Dia 20/8/2013
Em cartaz no Museu - Dia 28/8/2013
II Semana Tupã em
Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas Dias 6 a
10/8/2013
OFICINAS – Dia: 6/8/2013
·
Oficina de Língua Krenak ministrada por Altieri Damaceno de
Oliveira;
·
Oficina de Confecção de Zarabatana por João Batista de
Oliveira;
·
Oficina de Culinária ministrada por Rosenilda Doquemkri
Campos;
Data: 7/8/2013
·
Oficina de Pintura Corporal Terena ministrada por Epitácio
Paulo José;
·
Oficina de Pintura Corporal Kaingang ministrada por Dirce
Jorge;
Data: 8/8/2013
·
Oficina de Confecção de Minioca ministrada por Irineu Cotuí;
·
Oficina de Técnicas de Trançado ministrada por Mário Cecílio
Damaceno;
·
Oficina de Confecção de Adorno Corporal ministrada por Marisa
Jorge;
·
Oficina de Pintura Corporal Kaingang ministrada por Leonildo
Doquemkri Campos;
·
Oficina de Pintura Corporal Krenak ministrada por Rodrigo
Cecílio Damaceno
·
Oficina de Confecção de Artesanato ministrado por Ricardo
Cotuí;
·
Oficina de Dança ministrada por Lidiane Damaceno Cotuí Talau;
·
Oficina História do Povo Kaingang em Vanuíre ministrada por
Rosemeire Barbosa;
·
·
Apresentações de dança -
Dia 8/8/2013
·
Apresentação
de dança do grupo Terena da T.I. Vanuíre, de Arco Íris (SP). Dia 10/8/2013
·
Apresentação
de dança do grupo Krenak da T.I. Vanuíre, de Arco Íris (SP).
·
Feira de Artesanato e Culinária” DIasta: 8, 9 e 10/8/2013
·
Reconhecimento – Museus Paulistas e Questões Indígenas
- Dias: 6 e 7/8/2013
·
Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre - Oficinas de
Alimentação e Armadilhas
·
Kanhgág – Arte, Cultura Material e Imaterial
·
II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus
- Data: 6 a 8/8/2013
MOVIMENTO
NACIONAL PELA ADVOCACIA PÚBLICA
·
Entidades de classe de
âmbito federal, estadual, distrital e municipal lançaram o Movimento Nacional
pela Advocacia Pública, em reunião com a presença dos dirigentes da ANAJUR,
ANAPE, ANAUNI, ANPAF, ANPM, ANPPREV, APBC, SINPROFAZ e UNAFE.
Esse movimento objetiva garantir a autonomia
institucional da Advocacia Pública, nos diversos entes da federação. Várias
ações serão desenvolvidas nos meios midiáticos, para demonstrar a importância
da atuação dos Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional,
Procuradores do Banco Central do Brasil, Procuradores Federais, Procuradores
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na defesa dos legítimos
interesses da sociedade brasileira.
Como marco desse Movimento
Nacional, será realizado um Ato no Congresso Nacional, às 13h do dia 03 de
setembro, com a presença de membros da Advocacia Pública de todos
os pontos do País.
BARATA
INTERROMPE MERCHAN
O
Adnews já noticiou alguns momentos que revelam como fazer televisão ao vivo é
díficil. Exemplos como o de Ana Maria Braga sendo atropelada (relembre aqui)
ou da apresentadora falando palavrão durante um merchan num canal
católico (veja aqui)
mostram que ter jogo de cintura pode ajudar numa situação embaraçosa, conforme
mostrou o apresentador Batista Pereira, do noticiário policial "Chumbo
Grosso", da TV Goiânia/Band.
Pereira
interrompeu um merchan e parte de seu noticiário, pois uma barata estava
subindo em sua perna. Depois, o inseto resolveu percorrer o estúdio e o
apresentador não perdeu a oportunidade de brincar com a situação, simulando uma
crise de medo.
Segundo
o site NaTelinha, o programa "Chumbo Grosso" é um dos
principais da TV Goiânia. A atração aborda fatos policiais da capital do Goiás
e da região metropolitana. (Redação Adnews)
ONDE OS BRASILEIROS COMEM
Pesquisa
feita pelo RestauranteWeb mostra que a maioria dos brasileiros faz suas
refeições dentro do ambiente de trabalho ao menos duas vezes na semana
A rotina de muitos
brasileiros que trabalham fora de casa está cada vez mais corrida e, seja para
economizar tempo ou mesmo poder cumprir o horário de trabalho, sem ter de fazer
hora-extra, muitos optam por fazer suas refeições no seu ambiente de trabalho –
alguns, até, na própria mesa. Isso é o que mostra o resultado de uma pesquisa
feita pelo RestauanteWeb (www.restauranteweb.com.br), o maior site de delivery de comida online do
Brasil.
Realizada
entre os meses de março e abril deste ano, a pesquisa mostra que 42% dos
brasileiros fazem suas refeições todos os dias no local de trabalho e 30% afirmam
fazê-lo normalmente de duas a quatro vezes na semana. Na hora de comer no
escritório, a fruta é a opção mais pedida, com 28%, seguida do delivery, com
24%.
Apesar do
hábito ter como principal motivador a economia de tempo, 69% dizem que esta é a
razão, 57% fazem as refeições dentro do escritório em grupos. Porém, ainda não
são todas as empresas que estão preparadas para este cenário. Dos
entrevistados, apenas 5% conhecem as regras da sua empresa com relação a este
tema e 30% das pessoas afirmam fazer as refeições na própria mesa de trabalho –
o que incomoda a maioria dos entrevistados que reclamam, especialmente, do
cheiro da comida. A limpeza também é destaque entre os entrevistados.
E se a
empresa possuísse um canal interno de delivery? 35% respondem que usariam
sempre!
“Hoje
passamos a maior parte do tempo dentro do escritório. É natural que, seja pela
correria, para conseguir sair no horário, ou mesmo para não perder o almoço em
um dia de muitas reuniões, as pessoas acabem pedindo comida fora”, afirma
Juliana Barbiero, diretora de marketing do RestauranteWeb.
Para as
empresas que já possuem um local adequado para o consumo de alimentos, 55% dos
entrevistados, é ainda melhor. “O RestauranteWeb ainda
possibilita, no seu app para iPhone, Windows 8 ou no site, que a pessoa agende
a entrega do seu pedido, tornando o processo ainda mais ágil”, completa.
O
RestauranteWeb foi o primeiro e é o maior site de pedidos de comida delivery
via internet do Brasil. Com mais de 2 mil estabelecimentos cadastrados, em 21
estados brasileiros, o site permite o acesso a pratos e cozinhas de todos os
tipos, com preços para todos os bolsos. O RestauranteWeb pertence ao grupo
JUSTEAT, baseado na Inglaterra e líder no segmento mundial de pedidos de
refeição pela internet, com empresas em mais de 13 países. Pioneiro e líder no
mercado brasileiro, o site propõe a união entre internautas famintos e
restaurantes, com agilidade e confiabilidade. Acesse: www.restauranteweb.com.br (Flavia
Sobral Faccioni)
LIVROS
. Janaina Rico, sucesso de vendas na
Amazon.com
Autora dos chick lits mais lidos do Brasil, Janaina Rico hoje tem
seus livros vendidos também em formato e-book para site da Amazon.com. E ser a
escritora referência entre as mulheres, hoje seus livros são sucesso de vendas
no site.
Os livros 10 Dias Para Roubar o Namorado da Vizinha, Apimentando e
Cartas Para Um Pai (que será lançado oficialmente na Bienal do Rio de Janeiro)
estão entre os livros mais vendidos. Em pouco tempo de vendas, seus livros são
considerados best-sellers nacionais! Além disso, seu livro de estreia, Ser Clara,
já vendeu mais de 15 mil exemplares.
Janaina Rico é de Brasília, casada e formada em direito. Mas,
abandonou a profissão para se dedicar a literatura e por em prática o seu dom
de escrever. Seus livros falam sobre o famoso mundo feminino onde ela aborda
temas como sexo, autoestima, independência feminina e ainda o valor que cada
mulher deve se dar.
O que a imprensa diz sobre o trabalho de Janaina Rico
“Outros tons de cinza” (Jornal Extra / RJ)
“As mulheres se identificam com os contos e perdem cada vez mais a
vergonha e o pudor de admitir que gostam de textos eróticos” (Correio
Braziliense / DF)
“Acima do peso, mas exalando uma mulher bem sexy" (A Tribuna
/ ES)
. O USO EXCESSIVO DO PODER PELO ESTADO
Não há dúvidas de que a evolução da tecnologia e da ciência
nos últimos séculos teve papel fundamental na transformação da sociedade, em
todos os sentidos, em todas as áreas, para o bem e para o mal. Avanços na
medicina, nos meios de comunicação, maior acesso à educação e cultura servem
como parâmetros dos diversos benefícios sociais conquistados. Em contrapartida,
nos últimos dois séculos, também houve uma escalada de violência política,
acirradas lutas ideológicas e guerras mundiais, conflitos de todas as
magnitudes possíveis.
As ciências e as tecnologias fazem parte de um mundo de
brutalidade e truculência, e estão a serviço de quem está no poder. Para
discutir, no campo da filosofia política, a questão do terrorismo de Estado,
que tem como pano de fundo o campo do poder (e de seus excessos) e das
resistências ao poder, a Autêntica Editora lança ‘Terrorismo de Estado’,
organizado por Guilherme Castelo Branco.
Este livro reúne uma coletânea de artigos
sobre o tema, produzidos por pesquisadores, na maioria filósofos e pensadores
de formação sociológica, de cinco países diferentes, com diferentes adesões a
correntes filosóficas e posições políticas, que apresentam textos elucidativos
– com visões distintas e pluralidade teórica – em torno de questões presentes
no mundo político contemporâneo e que dizem respeito ao Terrorismo de Estado,
tais como violência, utilização do poder como forma de intimidação e exclusão,
eliminação e limpeza populacional, entre outras.
A partir de análises filosóficas e
políticas, os autores discutem questões fundamentais a respeito do excesso de
poder praticados pelos Estados: Como tantos fenômenos de violência e desmandos
podem ter acontecido? Seriam apenas exceções? Qual a razão que preside a tais
arbitrariedades e crimes? Ou seria uma violência inerente à racionalidade
política ocidental?
O campo de violência praticada ou
acobertada pelo Estado e por seus sistemas judiciários seria uma consequência
inevitável dos alicerces histórico-sociais dos nossos sistemas políticos? Como
explicar, por outro lado, a burocracia e sua presença na vida política e
social? Como, numa época de avanços tecnológicos, científicos e artísticos,
tantas instituições praticam técnicas de exclusão e intimidam as pessoas?
De acordo com Guilherme Castelo Branco,
esta obra contribui “para a elucidação conceitual e filosófica das ocorrências
de violência extrema, de genocídios e de humilhação de populações inteiras, ou
de parcelas da população, em todas as partes do planeta, nos últimos dois
séculos”.
Para tanto, os autores dos textos
presentes no livro convocam para o debate pensadores como Arendt, Foucault,
Deleuze, Schmitt, entre outros, que problematizaram as consequências do excesso
de poder em regimes políticos de diversos matizes ideológicos.
Sobre
o organizador - Guilherme
Castelo Branco coordena o Laboratório de Filosofia Contemporânea da
Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor no Departamento de
Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Pesquisador do
CNPq e da Faperj, é também consultor do NU-SOL, PUC-SP e membro do Conselho
Editorial da Editora Autêntica.
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