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segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A TRANSMÍDIA


Assim como toda criança, sempre tive uma enorme disposição para assistir TV, jogar videogame, participar de competições e conhecer assuntos realmente interessantes e relevantes para mim. De preferência, tudo ao mesmo tempo. Já quando chegava na escola, a rotina era completamente diferente. Cadeira dura, lousa, giz e professor. Metodologias ultrapassadas com conteúdos obsoletos e entediantes. Mesmo com o passar do tempo e com a explosão da tecnologia, muitas escolas ainda mantém os velhos padrões de ensino.

Diversas pesquisas mostram que cerca de 70% dos profissionais de grandes empresas acreditam que o conhecimento mais importante é adquirido no dia a dia por meios informais, enquanto os 30% restantes acreditam que o conhecimento deve vir de maneira formal. A grande questão é: o que fazer para que as novas gerações X, Y e Z - acostumadas com informações simultâneas, colaborativas e sociais, que estão sempre conectadas - aprendam a partir destas metodologias antigas?

De uns anos pra cá, um sopro de inovação parece ter atingido a educação corporativa das principais empresas brasileiras. Surgiram termos como social learning, informal learning, blended learning, mobile learning, etc. Esses são termos e conceitos essenciais para uma nova educação colaborativa, móvel, informal e conjunta com a educação tradicional da sala de aula. É a transmídia!

Esse modelo  nada mais é do que a convergência de diversos conceitos e tecnologias em um único canal, fazendo com que o usuário ganhe um importante papel de transmissor das mensagens. Assim, todo o conteúdo pode ser acessado, ouvido, discutido, compartilhado, aprimorado e assimilado a partir do seu computador, tablet ou smartphone. Dentre as metodologias utilizadas, podemos citar os artigos, e-books, audiobooks, fóruns, comunidades, vídeos interativos com animações, integração com redes sociais, podcasts, chats, entre outros.

As vantagens da educação transmídia são inúmeras: acesso fácil, rápido e de qualquer lugar, conteúdo interativo e participativo, maior assimilação e interesse do aluno. A flexibilidade de horários e a redução de custos também contribuem significativamente para que a transmídia seja um dos grandes caminhos para o desenvolvimento de pessoas.

As desvantagens são mínimas e podemos centralizá-las apenas na dificuldade de acesso a internet, o custo dos meios de acesso, e claro, a interação da sala de aula. Um grande exemplo de empresa que quebrou as barreiras da educação tradicional é a Abbott, onde um novo portal de treinamento acaba de ser implementado, utilizando pela primeira vez o LMS Sum Total.

Além das metodologias tradicionais, foram produzidos treinamentos em HTML, webconferências, podcasts, vídeo aulas, mensagens dos líderes, depoimentos, manuais, além de um canal direto entre os usuários e os gestores de treinamento, fazendo com que o aluno tenha um papel fundamental no desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento. Tanto o portal como todo o conteúdo pode ser acessado por computador, tablet e smartphone.

Assim como a Abbott, diversas empresas e profissionais tem buscado novas soluções educacionais, encontrando assim, alternativas para que as novas gerações descubram um ambiente educacional tão rápido e inovador quanto os próprios alunos. É o futuro chegando na área da educação. (Artigo encaminhado por Ricardo Padovani, radialista, cineasta e coordenador de projetos da SOU no Adnews).

NOVOS CURSOS ONLINE GRATUITOS


O mercado de trabalho reconhece que a atualização profissional é requisito imprescindível para todo profissional e em todas as fases da carreira. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento, a rede Universia Brasil, maior rede ibero americana de colaboração universitária, (www.universia.com.br ) apresenta dez sites com cursos onlines gratuitos na página http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/07/31/1040008/10-sites-com-cursos-online-voce-deve-conferir.html .

Os cursos, com curta duração, passam por áreas como tecnologia, empreendedorismo, matemática, arte, programação, webdesign entre outros.  A rede Universia disponibiliza ainda a relação completa de 700 cursos onlines das melhores universidades do mundo. Confira a relação emhttp://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2013/07/10/1035282/700-cursos-online-gratis-das-melhores-universidades-do-mundo.html . Para visualizar todas as notícias de atualidades da rede Universia, acesse http://noticias.universia.com.br/

PAULISTAS QUE USAM O SMARTPHONE QUANDO ACORDAM

No primeiro semestre de 2013, o número de pessoas com acesso a smartphones cresceu 42% no Brasil, chegando a 25,5 milhões de usuários, ou 15% da população.

No estado de São Paulo, os usuários desses aparelhos apresentam características distintas. De acordo com dados do Mobile Report, do IBOPE Media, cerca de um terço dos paulistas (33%) acessam o smartphone assim que acordam e 27% usam o gadget até no banheiro.

Consumo
Dos paulistas que utilizam smartphones para compras, 58% declaram que consomem, principalmente, aplicativos e jogos para seus aparelhos. Há também 41% que fazem compras coletivas e 32% que compram ingressos pelo celular. 


Entre os que realizam compras pelo smartphone, um terço declarou gasto mínimo de R$ 200, em maio deste ano. (
Redação Adnews)

ESSE CARA SOU EU!


 Engana-se os que acham que marketing pessoal é apenas ficar falando de si mesmo, marketing pessoal é destacar competências e habilidades favoráveis, mostrar ao mercado do que é capaz. O profissional deve trabalhar sua imagem, sua marca como se fosse um produto, ninguém lança um produto para ser apenas “mais um” no mercado, a ideia é ser sempre o melhor, o mais desejado, o mais procurado.

 “O profissional precisa trabalhar sua imagem, postura e conduta são estas ações que vão dar visibilidade ao funcionário e fazer com ele se destaque dos demais, alcançando assim a tão esperada promoção”, explica o Gutemberg Macedo, Presidente da Gutemberg Consultores.“O marketing pessoal esta muito associado à imagem, mas não é apenas isso. É a forma como você é lembrado pelas outras pessoas, o seu posicionamento diante de algumas situações, principalmente passar confiança aos que te rodeiam”, completa o consultor.


 


É comum pessoas com talento e competência para executar atividade de rotina, em determinadas situações passarem uma imagem negativa, perdendo oportunidades, limitando a chance de uma promoção.


 


Trabalhe o marketing pessoal


·         Seja sempre bem humorada e otimista

·         Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos

·         Planeje seu futuro profissional e corra atrás de suas metas

·         De sempre feedback – retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos

·         Mantenha o networking ativo

·         Seja uma pessoa confiável, honesta, fiel, de caráter

·         Seja humilde e gentil com as pessoas, independente do cargo que ocupem

·         O reforço do marketing pessoal é diário, a imagem não é construída do dia para noite, exige mudança de atitude e no jeito de pensar.

EM BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS PARA A  SAÚDE

Na última terça-feira (30), médicos de dez estados e do Distrito Federal suspenderam o atendimento tanto na rede pública quanto na privada. A greve foi organizada para marcar posição da categoria contra decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que estabelece as atribuições dos profissionais de medicina.

 No entanto, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) orientou os sindicatos para que os casos de urgência ou emergência sejam atendidos. Para Eduardo Figueiredo, autor do livro Constitucionalismo e Democracia, da editora Elsevier, a reinvindicação de melhorias nas condições de trabalho é constitucional.

“Porém, é necessário frisar distinções existentes entre paralisações e greves, pois esta última é a continuidade da paralisação, isto é, a inatividade das tarefas desenvolvidas e exigíveis pelos empregadores em razão do contrato de trabalho, ou pelo setor público, em razão do vínculo estatutário existente entre servidores e o Estado”, afirmou.

Com as paralisações, muitos brasileiros estão sem acesso à saúde. “A questão dos prejuízos, ou noutras palavras, do fato de milhares de brasileiros serem afetados por greves de profissionais de saúde, assim como de outros segmentos que tenham caráter público, isto em razão do destinatário ser a coletividade não esvazia o direito às reivindicações.

São realidades diversas que dialogam apenas quando o movimento grevista é considerado abusivo, não necessariamente pelo fato de prejudicar a população. A abusividade pode até mesmo ser reconhecida na natureza da paralização, nas manifestações, entre outros fatos.

No tocante, contudo, ao impasse que aos poucos vai se formando em razão da essencialidade de certas atividades, entre elas as de saúde pública, bem como de serviços aeroportuários, a Justiça do Trabalho passa a ser a protagonista central. Tendo em vista a natureza da paralisação, e ainda que legítima, pode ser ela considerada abusiva”, disse.

Os profissionais que participam da paralisação são contra a contratação de médicos estrangeiros. Para Eduardo, o governo precisa se envolver e busca alternativas. “Há pouco tempo, muitos profissionais de saúde foram desenvolver suas atividades em Portugal, sem observar restrições contra si, isso em busca de melhores oportunidades, tendo em vista certas dificuldades de absorção de suas atividades no território brasileiro.

Desenvolvamos melhor esta questão: proporcionalmente, quantos médicos há para cada brasileiro ou grupo de brasileiros que carecem de alguma espécie de tratamento? As vagas nas faculdades de medicina (tanto no ensino público quanto privado) atendem a esta demanda? E a formação que delas advém, é satisfatória?

 E se for levada na devida conta as respectivas especialidades médicas, bem como fatores relevantes, tais como envelhecimento da população, elevação dos casos de câncer, doenças cardíacas, obesidade entre outras, há viabilidade para acolhimento satisfatório da população? Se, para a classe médica, não há nem mesmo infraestrutura adequada, vale ainda, no tocante a todas estas questões propostas, propor reserva de mercado para a prática da medicina no Brasil? Quais as razões? O poder público precisa se envolver e buscar alternativas”, disse.

Para Figueiredo, a saúde é um direito público e acessível irrestritamente a todos os brasileiros. “Se isto não for relevante para os governos, assim como é relevante minimizar as desigualdades sociais, o que será?

Tendo em vista esta premissa, ou melhor, a de que se trata de um direito, o Estado brasileiro deverá se orientar para instituir políticas cujo conteúdo seja viabilização do acesso a ele. Novamente, nesse sentido, afirmação já feita.

Quais as razões para que profissionais da medicina vocacionados e bem formados, ainda que de outras nacionalidades, não possam ser aqui, no Brasil, sujeitos que, ao desenvolverem sua prática médica, aplaque ou auxilie a minimizar esse défice social relativo à saúde.

A terceira é, apenas para a argumentar: pode se falar de uma só medicina enquanto ciência e saber, mas de várias práticas médicas se levadas na devida conta as infraestruturas nas quais elas são praticadas, se tornam reais, sejam para combater doenças, ou melhor, para curar, seja para diminuir o sofrimento de seres humanos. Há nisso uma grande certeza: o mais talentoso e capaz dos médicos não poderá dar vazão ao seu saber e preparo sem os instrumentos mínimos para a prática da medicina”, comentou.  


Eduardo também falou sobre a validade da paralisação dos aeroportuários, iniciada nesta semana. “Trata-se, também, de atividade essencial, a qual ensejará o exame da sua abusividade na hipótese de a paralização ir ao encontro da inviabilização do transporte de brasileiros, estrangeiros e cargas em todo o território nacional. A questão é a crônica desvalorização e até mesmo a inexistência de planos de carreira atrativos para algumas atividades que já eram, mas que passaram a ser ainda mais importantes para o Brasil, que é um país que deseja ser um parceiro global”, afirmou.

O especialista acrescenta ainda que existe a necessidade de revisão de certas atividades nas quais confundem-se direitos, prestação de serviços, exercício e acesso à cidadania, sejam elas desenvolvidas na esfera privada ou pública.

“Os fatos do mês de junho expressaram bem isso de um modo para lá de simbólico, ainda que milhares de brasileiros tenha acompanhado as manifestações de casa, pela televisão, mas que, arrisco, compartilharam e compartilham a opinião de manifestantes engajados que estiveram nas ruas.

Não é mais possível conviver com paradoxos tais como edificação de estádios, isto é, com todo um contingenciamento orçamentário para que isso se dê, e falta de investimentos em transportes, saúde e educação, isso num nível não da continuidade apenas desses serviços e direitos, mas do ponto de vista de sua transformação qualitativa”, finalizou.

 

OPORTUNIDADES


 


. Cigam abre vagas em unidades de Brasília e Espírito Santo


A Rede Cigam , fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, BPM, RH, Mobile e BI), presente em 17 estados do Brasil, anunciou a disponibilidade de vagas em diferentes áreas, nas unidades Cigam Centrosoft, em Brasília, e Cigam Cervan, no Espírito Santo. Confira abaixo as posições e perfil requerido.

 Unidade Cigam Centrosoft (Brasília) Cargo: Consultor de Aplicação de ERP Requisitos e perfil: Profissional com formação superior ou cursando últimos semestres em Ciências Contábeis, Administração ou Sistemas de Informação, preferencialmente com experiência em software de gestão empresarial ERP.

Cargo: Assistente Comercial Requisitos e perfil: profissional com experiência em venda de Software de Gestão. Atuação em levantamento de novas oportunidades, telemarketing e apresentação do software. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail:  rh@cigambsb.com.br.

Unidade Cigam Cervan (ES) Cargo: Consultor de Implantação de Sistemas Integrado – ERP (2 vagas) Requisitos e perfil: Área e especialização profissional: Informática, TI, Telecomunicações - CRM / Sistemas Integrados Com experiência comprovada de no mínimo 1 ano em implantação de sistemas ERP Especialista para fazer os trabalhos de treinamento no cliente, documentação dos processos, parametrização, acompanhamentos. Escolaridade Mínima: Pós-graduação - Especialização/MB Habilitação para dirigir (Categor. Disponibilidade para viajar Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail:  silvia@cv3.com.br.

. Os sete passos para se tornar um trainee - Conquistar uma vaga em um programa de trainees é um sonho para muitos dos candidatos que participam das etapas de um processo seletivo desse gênero.  Para que essa fase da vida profissional não se torne um pesadelo, a especialista Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, preparou sete dicas que podem ser fundamentais para um candidato a trainee conquistar a vaga no processo seletivo.


Dica 1 -  Cartão de visita:  O seu CV é seu cartão de visita. Para não errar, faça um currículo claro, objetivo, sem ser muito extenso e use sempre uma formatação básica.  No currículo é importante conter nome, idade, cidade e estado, informações de contato atualizadas (telefone e e-mail), formação acadêmica, experiência profissional (neste tópico é importante descrever suas principais responsabilidades e atividades desenvolvidas em cada experiência), idiomas, cursos, intercâmbio e trabalho voluntário.

Dica 2 -  Saiba onde está "pisando":  Nunca vá a uma etapa presencial de um processo seletivo sem antes estar bem informado e pesquisar tudo o que puder a respeito da empresa: missão, visão, valores, ramo de atuação, concorrentes, produtos, posicionamento no mercado, etc.

Dica 3 -  Com que roupa?: Para não errar, dê preferência a roupas sociais e de cores neutras. Evite roupas muito coloridas, justas ou curtas, bem como maquiagem e acessórios que chamem muita atenção: o segredo é ser discreto.

Vale também entender qual o “estilo” da empresa. Se estivermos falando de uma empresa mais formal, como um banco, aposte no tradicional terno e gravata. No caso de uma empresa de construção civil, calça jeans e camisa seria o mais adequado.

Dica 4 -  A 1ª impressão é a que fica: Sua postura e comportamento são fundamentais para uma boa avaliação em qualquer que seja a etapa do processo seletivo.

Você nunca sabe com quem vai cruzar no elevador ou na recepção, então seja educado e cordial com todos.

Tenha sempre uma postura profissional e que transmita maturidade.

Cuidado com a linguagem corporal: estar jogado na cadeira ou nitidamente entediado com o processo faz com que você perca pontos na avaliação.

Outro ponto de atenção são os vícios de linguagem e o uso de gírias.

Comprometimento, hands on, iniciativa, empreendedorismo, foco no resultado, relacionamento interpessoal, liderança, pró-atividade, energia e maturidade, são alguns dos comportamentos avaliados nos programas de trainee.

Dica 5 -  Segredos para se dar bem na dinâmica de grupo: Não existe fórmula mágica, o segredo é ser você mesmo. Além disso, é importante mostrar-se motivado, ser participativo, trazer suas ideias e opiniões, ser flexível, saber trabalhar em equipe, ser político e educado.

No momento da apresentação pessoal, organize seu discurso em ordem cronológica, mantenha uma postura e tom de voz adequados para a ocasião e sempre olhe para as pessoas enquanto estiver falando.

Dica 6 -  Mais próximo da linha de chegada:  A entrevista final é a última, mas não menos importante. É o seu momento de ficar frente a frente com seu futuro gestor. As dicas de como se vestir e se comportar na dinâmica de grupo servem também para a etapa de entrevista final ou qualquer outra etapa do processo seletivo.

Nessa etapa vale também estar munido do maior número de informações possíveis sobre a empresa e principalmente sobre a área em questão. Seus objetivos precisam estar alinhados com o que a empresa está oferecendo.

O maior segredo nessa fase do processo seletivo é estar bem preparado e não deixar o nervosismo atrapalhar.

Dica 7: Como convencer os entrevistadores?:  Parece clichê, mas não é: seja você mesmo! Transmita segurança e propriedade naquilo que diz, mostre que sabe o que quer e como pode contribuir positivamente com a empresa.

Estruture bem suas respostas e traga exemplos práticos de projetos desenvolvidos e resultados obtidos, caso você os tenha. Se não tiver experiências anteriores, fale sobres situações da sua vida acadêmica e outros projetos que possam valer a pena, para valorizar suas qualidades.

Mostrar que tem conhecimento de mercado, boa capacidade analítica e visão estratégica, também é sempre bem vindo. Se informe, leia notícias e atualidades da economia e dos setores da indústria que você se interessa mais.

Page Talent é a unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.

Presente em 21 países e responsável pela contratação de mais de 3 mil profissionais na América Latina, a Page Personnel é dedicada ao recrutamento de profissionais de suporte à gestão e primeira gerência. Está há 5 anos no Brasil e hoje já representa a 3ª operação da Page Personnel no mundo.

PARA A FALTA DE LÍDERES NO MERCADO


Segundo uma pesquisa realizada pela HSM e Empreenda Consultoria, 71% dos 687 executivos entrevistados, afirmaram que suas empresas não possuíam líderes na quantidade e qualidade suficiente para sustentar uma estratégia de crescimento.

Pensando nisso, a Razão Humana Consultoria apresenta a Academia de Líderes que tem como objetivo atrair e influenciar a liderança da empresa para formar, capacitar e desenvolver estrategicamente uma nova geração de líderes de valor. “Todos os líderes e potenciais a cargos de liderança podem participar para capacitação técnica, gerencial. Assim, os participantes disseminam o conceito de sustentabilidade da liderança de forma sistêmica, permitindo o acesso de todos os líderes a esse aprendizado e posterior aplicação desses conhecimentos em toda a organização”, afirma Helena Ribeiro, consultora da Razão Humana Consultoria .

O Treinamento

A criação da Academia de Líderes é resultado de 12 anos de atuação da empresa com treinamentos experienciais outdoor/indoor e levantamentos das necessidades junto ao mercado da empresa. Possui flexibilidade de adaptação, podendo ser personalizado para as necessidades de cada empresa. “Os mercados estão altamente competitivos, desafiadores e exigem respostas rápidas, eficazes e pessoas competentes, preparadas para atingir resultados eficazes”, explica a consultora.

A Academia de Líderes trabalha com 3 eixos: Habilidades, Gestão, Liderança e Relacionamento e entre os resultados estão a mudança como um meio eficaz para o crescimento, clarificação do papel dos gestores, aquisição de um modelo conceitual e aplicabilidade no dia a dia com resultados concretos, entre outros. Detalhes: http://www.razaohumana.com.br

CRESCEM AS BUSCAS POR CUPONS DE DESCONTO

Cada vez mais os brasileiros buscam na internet por cupons de descontos. Isso é o que aponta o indicador do Google Trends, que mostra um crescimento de 70% na pesquisa de itens no mês de junho de 2013 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Na escala de interesse, as buscas apontam 82 pontos no mês passado, enquanto junho de 2012 apresentava 48 pontos. No acumulado do ano, a elevação foi de 7 pontos.

Apoiado nesses números, o Cuponomia – www.cuponomia.com.br  -, portal que reúne cupons de descontos dos principais players de comércio eletrônico do país, espera gerar R$ 36 milhões em vendas no segundo semestre de 2013.

“É visível o crescimento do interesse e procura por cupons. O e-consumidor brasileiro quer ter desconto, pagar menos, e procura formas de conseguir isso. Somente no primeiro semestre dentro do portal foram utilizados mais de 1 milhão de cupons, que resultaram em cerca de R$ 4 milhões em vendas por mês”, afirma Antonio Jorge Miranda, CEO do Cuponomia.

O MARKETPLACE COMO CANAL DE MÍDIA

É notório nos dias de hoje que a publicidade online tem conquistado cada vez mais adeptos, e a tendência é só aumentar. De acordo com um estudo feito pela US Media Consulting, só na América Latina os internautas ultrapassaram 230 milhões no ano passado, o que prova que o potencial da internet já não pode ser esquecido ou deixado de lado pelos anunciantes e deve estar integrado às suas campanhas de divulgação.

Nesse cenário, podemos ainda dizer que a internet é o setor em que a publicidade mais cresce; superando em duas vezes o crescimento de qualquer outro segmento, como televisão e mídia impressa. Em números, só no Brasil os investimentos em publicidade online subiram 32% em 2012, com previsão de ultrapassar R$ 6 bilhões em 2013, de acordo com dados do Interactive Advertising Bureau (IAB).

Ou seja, podemos notar que os consumidores, passam cada vez mais tempo conectados e estão atentos às marcas presentes no universo online. Isso gera melhoria nos serviços oferecidos na rede. Ninguém quer estar fora dessa parcela de mercado.

Por isso, uma das estratégias que está sendo adotada tanto por grandes como por pequenos varejistas é a de anunciar dentro dos marketplaces. Hoje, eles são quatro dos 10 maiores e mais visitados sites do mundo. Esses agregadores de ofertas de produtos, serviços e conteúdos contam com um modelo de negócios diferenciado, afinal ele traz tráfego para o vendedor e uma gama de produtos diferenciados para os compradores. Fica claro que essas plataformas são uma tendência em ascensão.

E por que o marketplace é tão eficaz e atrativo? Obviamente, a primeira grande vantagem a ser levada em consideração é a audiência. É possível segmentar os anúncios de acordo com a categoria desejada, direcionando para o público interessado em seu produto ou serviço. Em seguida, ao analisarmos o baixo custo de produção e veiculação desses anúncios quando comparamos com as mídias tradicionais, o retorno do investimento (ROI, da sigla em inglês) é muito mais expressivo.

O MercadoLivre, por exemplo, é o 1º e-commerce em audiência no Brasil, ou seja, representa a maior demanda online no país. No ranking mundial, a plataforma está em 10º lugar, isto significa 86 milhões de usuários registrados. Com uma plataforma baseada em tecnologia e em geração de demanda, nela se concentra basicamente uma audiência ávida por consumo, e por isso é possível garantir um fluxo qualificado de usuários, que estão ali com a intenção de comprar, ou de pesquisar produtos. E para otimizar esses diferenciais na área de publicidade, o MercadoLivre conta com uma área exclusiva para esse tipo de negócio: o MercadoLivre Advertising.

Para quem decide investir em publicidade online, a garantia é atingir um público-alvo economicamente ativo, com a informação que ele deseja receber, no momento em que ele procura. Geralmente, o que se vê são consumidores que trafegam à procura dos melhores preços, marcas, produtos desejados, e que gostam de trocar informações, questionar o fabricante ou o vendedor, tornando o marketplace um fórum participativo. Desta forma, a compra pode ser considerada mais consciente e o marketplace é o canal online que melhor oferece esse suporte.

Em 2013, prevê-se que as vendas de e-commerce na América Latina cheguem a R$ 140 milhões. Já no Brasil, o eMarketer estima que dois em cada cinco usuários de internet farão compras pela internet até 2016. Portanto, saber se comunicar de forma correta e de maneira específica nessa verdadeira mídia de massa é o desafio. (Artigo encaminhado por Helisson Lemos, Diretor Geral do MercadoLivre NO Adnews)

 CURTIU? COMPARTILHE NO FACE!

Cada vez mais as pessoas estão conectadas e postando no Facebook, Twitter, Instagram e outros tudo o que acontece em suas vidas. Privacidade já não existe mais, é coisa do passado. Vivemos em um verdadeiro “Big Brother”.

A tecnologia nos permite estar presentes em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem que tenhamos que nos deslocar fisicamente. Temos acesso a informações pessoais de quem nem conhecemos direito, que há poucos anos só saberíamos por meio de um contato mais íntimo. A própria intimidade, aliás, está cada vez mais distante. Atualmente, podemos ver casais conversando por meio do smartphone no mesmo ambiente, ou cada um postando em seu perfil de rede social.

Se você se reconheceu nesse cenário, não se preocupe. São 2 bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo. A verdade é que o acesso à tecnologia facilitou a vida de todos. Usamos as redes sociais para pesquisar alguma coisa, manter o papo em dia, reclamar, desabafar, etc. Utilizamos, também, para fazer compras on-line.

A questão é: será que vamos viver em mundo cada vez mais virtual? As pessoas ficaram mais práticas e rápidas, porém mais distantes, menos sociáveis. Haverá um limite entre o real e o virtual ou a mistura de ambos os mundos aumentará gradativamente?

Ao mesmo tempo em que o real passa a ser diariamente mais cibernético, há também um movimento na Internet que vem na contramão. Sites e startups se superam com novas ideias para tentar fazer a vida virtual mais próxima da real. Já é possível, por exemplo, pedir comida pela Internet ou, até mesmo, negociar o valor de uma compra de um produto ou serviço da mesma forma que fazemos em uma loja física, aquela pechincha que só era possível pessoalmente com o vendedor.

Esse caminho, no qual o real se mistura com o virtual enquanto o cibernético passa a ser mais físico, não tem volta. Da mesma forma que uma criança de dois anos brinca tranquilamente com um tablet, o virtual vai se transformando em natural. Basta nos adaptarmos a isso. Concorda? Compartilhe no Face! ( Texto de Luciene Assumpção, gestora de marketing e novos negócios do www.qualvalor.com.br , e-commerce que oferece a possibilidade de negociar o preço de um determinado produto ou serviço.

AGOSTO NO MUSEU CASA DE PORTINARI EM BRODOWSKI


Oficina de Dança Urbana Criativa - Dias: de 7/8 a 18/9/2013

Oficina de dança urbana criativa. O objetivo da atividade é desenvolver técnicas de educação para dança, exploração corporal, criação de discursos coreográficos e transformação do movimento em mecanismo de comunicação, através da reflexão crítica. A ação será ministrada por Alexandre Snoop graduado em pedagogia, coreógrafo, bailarino e educador em projetos sociais de Ribeirão Preto e região.

 Domingo com Arte - Dia11/8/2013 - A atividade tem como objetivo incentivar os artistas regionais e aproximar o público ainda mais das artes e da cultura. A atividade permite que os visitantes tenham contato com pintura, artesanato e escultura, produzidos em tempo real.

Curso de Graffiti - Dias: 14 e 21/8/2013

Sempre às quartas-feiras, o artista Lelin mostrará aos jovens de projetos sociais da cidade como é feita essa técnica em forma de arte interativa. A “Oficina de Graffiti” será desenvolvida até agosto e, ao final do curso, os participantes poderão exibir o que aprenderam pintando um muro da cidade para homenagear o centenário de Brodowski.

38ª SEMANA DE PORTINARI -  Concursos

 Concurso Cultural “Maravilhas que Inspiram”
Datas:
De 1 a 9 de agosto: envio das frases
Dias 10 e 11 de agosto: a comissão definirá as 3 melhores frases de cada maravilha
De 12 a 20 de agosto: votação popular online entre essas 3 frases escolhidas
Dia 21 de agosto: divulgação do resultado
Forma de participação: 
www.museucasadeportinari.org.br/concursodefrases  ou entrega dos materiais na ACAM Portinari (rua Floriano Peixoto, nº 490) de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Concurso Cultural “Dê um Click nas 7 Maravilhas de Brodowski”
De 10 a 23 de agosto: envio das fotos
Dia 24 de agosto: divulgação do resultado
Forma de Participação: 
www.museucasadeportinari.org.br/concursodefotos

Julgamento   Concurso de Vitrines
Data: 17/8/2013
Local: Comércio Local
Horário: 14h

Atividades culturais

Exposição “Crônicas de Brodowski” - Juntar Memórias “Todos Fazem Parte Dessa História” - Dias 15 a 22/8/2013

Exposição Coleção Crônicas de Brodowski – Artistas de Brodowski Revelando o Olhar em Homenagem aos 100 Anos
Data: 15 a 22/8/2013

Exposição Coletiva de Artes Plásticas - Dias: 15 a 22/8/2013


Oficinas Culturais - Dias: 15, 16, 19, 20 e 21/8/2013
Pintura, dança, contação de histórias, circense, pipas, mágica e mímica.


Apresentação de Teatro Infantil - Dias: 15, 16 e 19/8/2013

Pintura Mural - Dia: 17/8/2013

Julgamento dos Trabalhos – Exposição Coletiva de Artes Plástica
D
ia: 17/8/2013


Apresentação de Ballet – Studio Gisella Camilo - Dia: 19/8/2013

Coral do Clube Pirassununga - Dia 20/8/2013


Pintura Facial – com Leninha Furlan - Dia: 22/8/2013

9ª Piazza Della Nonna - De 15 a 18/8/2013

Show com os Tenores Brasileiros (Nino Valsani e Armando Valsani)
D
ia: 15/8/2013

Show Prata da Casa – Carlos Gilberto Rogério - Dia: 16/8/2013

Show Fred Rovella e Banda - Dia: 16/8/2013


Show Prata da Casa – The Brod’s - Dia: 17/8/2013

Show Banda Finestra Del Cuore - Dia: 17/8/2013


Almoço com Chorinho e Seresta – Grupo Evocação (Ribeirão Preto)
D
ia: 18/8/2013


Espetáculo de Dança – Portidançando (Taquaritinga)  - Dia: 18/8/2013


Show Prata da Casa – Akeiss - Dia: 18/8/2013


Show Prata da Casa – Maria Laura Gentil e Letícia Carreira
D
ia: 18/8/2013

Show Prata da Casa – Jair Rinaldi - Dia 18/8/2013


Show Prata da Casa – Carlos Gilberto Rogério - Dia 18/8/2013


Show Prata da Casa – Maria de Lourdes Boutelet (Mena)
D
ia: 18/8/2013ta

Show Prata da Casa – Tecla Som - Data: 18/8/2013

No Museu Índia Vanuíre vai ser assim:


 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua: Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP


Indio no Museu” - Dia 2/8/2013

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o museu estende para além do dia 19 de abril a comemoração do Dia do Índio. A convidada do mês de agosto é Lucilene de Melo que, na companhia de sua filha, apresentará ao grupo como vivem as crianças na terra indígena Vanuíre.

 Oficinas para Famílias - Dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31/8/2013

 Aguçando as Memórias - Dias 6 e 20/8/2013

Museu e Cidadania -  Dias 7, 14, 21 e 28/8/2013

Palestra Acessibilidade em Museus - Dia 20/8/2013

 Em cartaz no Museu - Dia 28/8/2013

 II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas Dias 6 a 10/8/2013

OFICINASDia: 6/8/2013

·         Oficina de Língua Krenak ministrada por Altieri Damaceno de Oliveira;

·         Oficina de Confecção de Zarabatana por João Batista de Oliveira;

·         Oficina de Culinária ministrada por Rosenilda Doquemkri Campos;

Data: 7/8/2013

·         Oficina de Pintura Corporal Terena ministrada por Epitácio Paulo José;

·         Oficina de Pintura Corporal Kaingang ministrada por Dirce Jorge;

Data: 8/8/2013

·         Oficina de Confecção de Minioca ministrada por Irineu Cotuí;

·         Oficina de Técnicas de Trançado ministrada por Mário Cecílio Damaceno;

·         Oficina de Confecção de Adorno Corporal ministrada por Marisa Jorge;

·         Oficina de Pintura Corporal Kaingang ministrada por Leonildo Doquemkri Campos;

·         Oficina de Pintura Corporal Krenak ministrada por Rodrigo Cecílio Damaceno

·         Oficina de Confecção de Artesanato ministrado por Ricardo Cotuí;

·         Oficina de Dança ministrada por Lidiane Damaceno Cotuí Talau;

·         Oficina História do Povo Kaingang em Vanuíre ministrada por Rosemeire Barbosa;

·          

·         Apresentações de dança - Dia 8/8/2013

·         Apresentação de dança do grupo Terena da T.I. Vanuíre, de Arco Íris (SP). Dia 10/8/2013

·         Apresentação de dança do grupo Krenak da T.I. Vanuíre, de Arco Íris (SP).

·         Feira de Artesanato e Culinária” DIasta: 8, 9 e 10/8/2013


·         Reconhecimento – Museus Paulistas e Questões Indígenas - Dias: 6 e 7/8/2013


·         Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre - Oficinas de Alimentação e Armadilhas

·         Kanhgág – Arte, Cultura Material e Imaterial

·         II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus - Data: 6 a 8/8/2013

MOVIMENTO NACIONAL PELA ADVOCACIA PÚBLICA

·         Entidades de classe de âmbito federal, estadual, distrital e municipal lançaram o Movimento Nacional pela Advocacia Pública, em reunião com a presença dos dirigentes da ANAJUR, ANAPE, ANAUNI, ANPAF, ANPM, ANPPREV, APBC, SINPROFAZ e UNAFE.

Esse movimento objetiva garantir a autonomia institucional da Advocacia Pública, nos diversos entes da federação. Várias ações serão desenvolvidas nos meios midiáticos, para demonstrar a importância da atuação dos Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores do Banco Central do Brasil, Procuradores Federais, Procuradores dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na defesa dos legítimos interesses da sociedade brasileira.

Como marco desse Movimento Nacional, será realizado um Ato no Congresso Nacional, às 13h do dia 03 de setembro, com a presença de membros da Advocacia Pública de todos os pontos do País.

BARATA INTERROMPE MERCHAN

 

O Adnews já noticiou alguns momentos que revelam como fazer televisão ao vivo é díficil. Exemplos como o de Ana Maria Braga sendo atropelada (relembre aqui)  ou da apresentadora falando palavrão durante um merchan num canal católico (veja aqui) mostram que ter jogo de cintura pode ajudar numa situação embaraçosa, conforme mostrou o apresentador Batista Pereira, do noticiário policial "Chumbo Grosso", da TV Goiânia/Band.

 

Pereira interrompeu um merchan e parte de seu noticiário, pois uma barata estava subindo em sua perna. Depois, o inseto resolveu percorrer o estúdio e o apresentador não perdeu a oportunidade de brincar com a situação, simulando uma crise de medo.

 

Segundo o site NaTelinha, o programa "Chumbo Grosso" é um dos principais da TV Goiânia. A atração aborda fatos policiais da capital do Goiás e da região metropolitana. (Redação Adnews)

 

ONDE OS BRASILEIROS COMEM

Pesquisa feita pelo RestauranteWeb mostra que a maioria dos brasileiros faz suas refeições dentro do ambiente de trabalho ao menos duas vezes na semana

A rotina de muitos brasileiros que trabalham fora de casa está cada vez mais corrida e, seja para economizar tempo ou mesmo poder cumprir o horário de trabalho, sem ter de fazer hora-extra, muitos optam por fazer suas refeições no seu ambiente de trabalho – alguns, até, na própria mesa. Isso é o que mostra o resultado de uma pesquisa feita pelo RestauanteWeb (www.restauranteweb.com.br), o maior site de delivery de comida online do Brasil.

 Realizada entre os meses de março e abril deste ano, a pesquisa mostra que 42% dos brasileiros fazem suas refeições todos os dias no local de trabalho e 30% afirmam fazê-lo normalmente de duas a quatro vezes na semana. Na hora de comer no escritório, a fruta é a opção mais pedida, com 28%, seguida do delivery, com 24%.

 Apesar do hábito ter como principal motivador a economia de tempo, 69% dizem que esta é a razão, 57% fazem as refeições dentro do escritório em grupos. Porém, ainda não são todas as empresas que estão preparadas para este cenário. Dos entrevistados, apenas 5% conhecem as regras da sua empresa com relação a este tema e 30% das pessoas afirmam fazer as refeições na própria mesa de trabalho – o que incomoda a maioria dos entrevistados que reclamam, especialmente, do cheiro da comida. A limpeza também é destaque entre os entrevistados.

 E se a empresa possuísse um canal interno de delivery? 35% respondem que usariam sempre!

 “Hoje passamos a maior parte do tempo dentro do escritório. É natural que, seja pela correria, para conseguir sair no horário, ou mesmo para não perder o almoço em um dia de muitas reuniões, as pessoas acabem pedindo comida fora”, afirma Juliana Barbiero, diretora de marketing do RestauranteWeb.

 Para as empresas que já possuem um local adequado para o consumo de alimentos, 55% dos entrevistados, é ainda melhor. “O RestauranteWeb ainda possibilita, no seu app para iPhone, Windows 8 ou no site, que a pessoa agende a entrega do seu pedido, tornando o processo ainda mais ágil”, completa.

 O RestauranteWeb foi o primeiro e é o maior site de pedidos de comida delivery via internet do Brasil. Com mais de 2 mil estabelecimentos cadastrados, em 21 estados brasileiros, o site permite o acesso a pratos e cozinhas de todos os tipos, com preços para todos os bolsos. O RestauranteWeb pertence ao grupo JUSTEAT, baseado na Inglaterra e líder no segmento mundial de pedidos de refeição pela internet, com empresas em mais de 13 países. Pioneiro e líder no mercado brasileiro, o site propõe a união entre internautas famintos e restaurantes, com agilidade e confiabilidade. Acesse: www.restauranteweb.com.br (Flavia Sobral Faccioni)


LIVROS

 

. Janaina Rico, sucesso de vendas na Amazon.com


Autora dos chick lits mais lidos do Brasil, Janaina Rico hoje tem seus livros vendidos também em formato e-book para site da Amazon.com. E ser a escritora referência entre as mulheres, hoje seus livros são sucesso de vendas no site.

Os livros 10 Dias Para Roubar o Namorado da Vizinha, Apimentando e Cartas Para Um Pai (que será lançado oficialmente na Bienal do Rio de Janeiro) estão entre os livros mais vendidos. Em pouco tempo de vendas, seus livros são considerados best-sellers nacionais! Além disso, seu livro de estreia, Ser Clara, já vendeu mais de 15 mil exemplares.

Janaina Rico é de Brasília, casada e formada em direito. Mas, abandonou a profissão para se dedicar a literatura e por em prática o seu dom de escrever. Seus livros falam sobre o famoso mundo feminino onde ela aborda temas como sexo, autoestima, independência feminina e ainda o valor que cada mulher deve se dar.

O que a imprensa diz sobre o trabalho de Janaina Rico

“Outros tons de cinza” (Jornal Extra / RJ)

“As mulheres se identificam com os contos e perdem cada vez mais a vergonha e o pudor de admitir que gostam de textos eróticos” (Correio Braziliense / DF)

“Acima do peso, mas exalando uma mulher bem sexy" (A Tribuna / ES)

. O USO EXCESSIVO DO PODER PELO ESTADO


Não há dúvidas de que a evolução da tecnologia e da ciência nos últimos séculos teve papel fundamental na transformação da sociedade, em todos os sentidos, em todas as áreas, para o bem e para o mal. Avanços na medicina, nos meios de comunicação, maior acesso à educação e cultura servem como parâmetros dos diversos benefícios sociais conquistados. Em contrapartida, nos últimos dois séculos, também houve uma escalada de violência política, acirradas lutas ideológicas e guerras mundiais, conflitos de todas as magnitudes possíveis.

As ciências e as tecnologias fazem parte de um mundo de brutalidade e truculência, e estão a serviço de quem está no poder. Para discutir, no campo da filosofia política, a questão do terrorismo de Estado, que tem como pano de fundo o campo do poder (e de seus excessos) e das resistências ao poder, a Autêntica Editora lança ‘Terrorismo de Estado’, organizado por Guilherme Castelo Branco.

Este livro reúne uma coletâ­nea de artigos sobre o tema, produzidos por pesquisadores, na maioria filósofos e pensadores de formação sociológica, de cinco países diferentes, com dife­rentes adesões a correntes filosóficas e posições políticas, que apresentam textos elucidativos – com visões distintas e pluralidade teórica – em torno de questões presentes no mun­do político contemporâneo e que dizem respeito ao Ter­rorismo de Estado, tais como violên­cia, utilização do poder como forma de intimidação e exclusão, eliminação e limpeza populacional, entre outras.

 

A partir de análises filosóficas e políticas, os autores discutem questões fundamentais a respeito do excesso de poder praticados pelos Estados: Como tantos fenômenos de violência e desmandos podem ter acontecido? Seriam apenas exceções? Qual a razão que preside a tais arbitrariedades e crimes? Ou seria uma violência inerente à racionalidade política ocidental?

O campo de violência praticada ou acobertada pelo Estado e por seus sistemas judiciários seria uma consequência inevitável dos alicerces histórico-sociais dos nossos sistemas políticos? Como explicar, por outro lado, a burocracia e sua presença na vida política e social? Como, numa época de avanços tecnológicos, científicos e artísticos, tantas instituições praticam técnicas de exclusão e intimidam as pessoas?

De acordo com Guilherme Castelo Branco, esta obra contribui “para a elucidação conceitual e filosófica das ocorrências de violência extrema, de genocídios e de humilhação de populações inteiras, ou de parcelas da população, em todas as partes do planeta, nos últimos dois séculos”.

Para tanto, os autores dos textos presentes no livro convocam para o debate pensadores como Arendt, Foucault, Deleuze, Schmitt, entre outros, que problematizaram as consequências do excesso de poder em regimes políticos de diversos matizes ideológicos.
Sobre o organizador - Guilherme Castelo Branco coordena o Laboratório de Filosofia Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Pesquisador do CNPq e da Faperj, é também consultor do NU-SOL, PUC-SP e membro do Conselho Editorial da Editora Autêntica.

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