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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PAPA FRANCISCO E WALTER ULBRICHT


(Depoimento de Fdrncisco Saocorro, publicitário sócio dietopr  da LatinPartners – Incremento de Negócios) - Como todo mundo, acompanho a passagem do Papa Francisco  pelo nosso  país.  A televisão, a  mídia impressa e a digital tem dado  ampla cobertura ao evento que deverá ficar na história do Brasil.

 Não só pela figura singular do  papa Francisco e sua pregação a favor dos jovens e dos pobres,  sua posição contrária às tradições aristocráticas da igreja católica mas, sobretudo pelo momento de inflexão social e política que o  nosso país atravessa. Algo que tem como divisor de águas o movimento civilista e de cidadiania  de junho que ocupou as ruas  das principais cidades do país.

Mas, e daí? O que o papa Francisco tem  em  comum com o líder gemânico e stalinista histórico Walter Ulbrich do título?  Nada. Absolutamente nada.

Ocorre apenas que a decisão inegociável do Papa Francisco  de desfilar em um papamóvel  de vidros abertos, não blindado, possibilitando-lhe contato visível  e direto com o povo brasileiro evocou em mim uma lembrança que estava apagada nos escaninhos obscuros da memória. Lembrei-me  então da única ocasião em que, tendo estudado por vários anos na ex-Alemanha Oriental,  quase  pude ver, ao vivo, Walter Ulbricht,  autoridade máxima daquele país.

 Esse episódio ocorreu  no verão do ano de 1966  na então Berlim Oriental, na avenida Schönhauser (Schönhauser Alle)  situada no bairro Prenzlauer Berg.

 

Na Avenida Schönhauser-Allee, importante via de quatro pistas que liga o Norte ao Centro de Berlim. Por ela vinham sempre as comitivas oficiais dos altos dignatários do mundo socialista em visita à Capital da RDA.

 

Eles ficavam hospedados na bela região do parque do Castelo de Niederschönhausen, em Pankow, onde só moravam os membros do comitê central do partido.  Esta área era hermeticamente segregada das demais ruas do bairro, sendo proibida a circulação de pessoas e veículos particulares.

 

Lembro-me bem  da  luxuosa limousine Tchaika,  de fabricação soviética, que o transportava -  precedido por três  ou quatro  outros veículos que compunham a sua comitiva, obviamente  menos pomposos. Registre-se que a  Schönhauser Alle  havia sido totalmente bloqueada para a passagem do comboio.

 

A limousine de Waler Ulbricht  ostentava as tradicionais bandeirinhas indicando tratar-se de veículo oficial  da Presidencia do Conselho de Estado da RDA.

 

Mas, o que chamou particularmente a  minha atenção e explica  o quase referido acima  foi o fato de que a parte  do banco  traseiro do veículo, onde se encontrava o líder politico da RDA,  tinha os vidros  fechados e totalmente encobertos  por cortininhas escuras, não permitindo que se identificasse as pessoas em seu interior.

 

Só tive a certeza  de que se tratava  realmente de Walter Ulbricht ao ler,  no  dia  seguinte, no  Neues Deutschland , órgão oficial do  então Partido Socialista Unificado,  que o político tinha de fato se deslocado naquele dia para participar de uma solenidade oficial.

 

Walter Ulbricht ( 1893-1973) foi secretário-geral do  Partido Socialista Unificado e Presidente do Conselho de Estado da  República Democrática Alemã ( RDA)  entre  12 de setembro de 1960 a 1º. de agosto de agosto de 1973. Político linha dura, nascido em Leipzig, Alemanha, governou com autoridade total a República Democrática Alemã até a sua morte em 1973.

A INTRODUÇÃO DE MARCA INTERNACIONAL NO BRASIL

 

( Edson Lopes, CEO da Bracco Imaging do Brasil | Portal da Propaganda) - Introduzir uma marca no Brasil não é a tarefa das mais fáceis. Além de ser um país extenso, formado por diversas culturas, temos um mercado bastante competitivo. Os preços praticados por aqui não são altos e o retorno não acontece de maneira imediata.

 

Mas, para quem pensa desenvolver o startup de uma empresa internacional, é importante saber que as oportunidades que são oferecidas não se enquadram no modelo vender, pegar o dinheiro e ir embora. Para se estabelecer no desejado mercado econômico brasileiro há um caminho a ser trilhado. E para que esse trajeto não seja sem rumo, o mais acertado a fazer é encontrar um especialista local que guie e lidere a empresa nessa empreitada.

Já fui responsável pelo start de cerca de dez empresas no País e, embora a motivação de cada uma delas tenha sido diferente, alguns pontos convergem e ajudam a mostrar se é ou não hora de avançar no mercado tupiniquim.

 

O primeiro passo, apesar de parecer óbvio, é identificar se há um real interesse da corporação de se fazer presente por aqui. Em alguns casos, ela quer ter seus produtos ou serviços oferecidos, mas não necessariamente queira manter uma empresa física, podendo operar por representação ou distribuidores. Após a avaliação das alternativas e uma vez que a resposta para essa pergunta seja sim, vem a hora de avaliar se a conjuntura política e econômica são favoráveis para tanto.



Estudar o mercado de atuação, perspectivas do negócio, tendências e barreiras e entrada e de saída são fatores fundamentais para quem quer ser bem sucedido nesse processo de introdução de marcas. Avaliar o potencial de vendas e, principalmente, a rentabilidade se fazem também bastante relevantes nesse período.

 

Já vivenciei empresas muito boas, com excelentes produtos, mas que encontraram no Brasil um mercado ainda verde, que não era capaz de absorver o que estava sendo oferecido. Frente a essa situação, tínhamos que avaliar se era uma oportunidade de mercado ou se era um sinal de fracasso certo.



Nessas horas me lembro da conhecida fábula sobre o vendedor de sapatos – que conta que uma empresa de sapatos envia dois consultores para avaliarem o mercado de calçados na Índia e cada um deles retorna com duas opiniões divergentes sobre o sucesso empresa no país.

 

Enquanto um sugere que a produção de sapato seja cancelada, pois no local ninguém usa sapato, o outro pede que a produção seja triplicada, usando o mesmo argumento: ninguém usava sapatos. É preciso saber qual direcionamento tomar e isso só é possível com intersecção de informações.



Decidido que é momento de atuar no Brasil e que tudo conspira a favor da empresa, aparece a segunda grande decisão: montar uma empresa do zero ou comprar um player de mercado para acelerar sua instalação?

 

Essa resposta vai depender um pouco da pressa que a empresa tem para se estabelecer e iniciar suas operações – e também do mercado de atuação, pois em alguns setores para o início efetivo das atividades pode demorar mais de cinco anos, devido à burocracia. Importante reforçar que se a escolha for de adquirir uma empresa existente, é imprescindível que haja a verificação do seu passivo. Quanto menor, melhor.



Agora que já houve a escolha do modelo de entrada, chega uma etapa que considero uma das mais importantes para o sucesso dos negócios. Trata-se da elaboração da estratégia a ser desenvolvida e que será decisiva para tornar possível atingir os objetivos determinados. Aqui é importante que a empresa se cerque de profissionais competentes que consigam dar o suporte necessário em cada uma das áreas envolvidas.

No Brasil, em específico, os entraves jurídicos e regulatórios são um capítulo à parte. O melhor conselho que posso dar para minimizar as dificuldades é que os responsáveis comecem a resolver os assuntos passo a passo, eliminando as dificuldades uma a uma durante a etapa da implantação.

NEONITRI INTERNACIONALIZA

A Neonutri, empresa mineira de suplementação alimentar, está pronta para aterrissar fora do Brasil nos dois maiores eventos de fisioculturismo do mundo com uma linha exclusiva de suplemento Completo & Definitivos - a linha Concentrada Amarela.

Para isso, a marca investiu US$5 milhões em pesquisa de sabores, comportamento do consumidor,  desenvolvimento de produtos e embalagens. O montante inclui o patrocínio dos dois maiores eventos de fisiculturismo: o MR. Olympia em Las Vegas, Nevada, maior festival multiesportivo dos Estados Unidos, e o Arnold Classic Europe, em Madrid. Nas ocasiões serão lançados os produtos da linha Concentrada Amarela que chegam às prateleiras em outubro, quando os eventos também acontecem.

A ofensiva da NeoNutri nos dois gigantes do mercado de suplementação mundial é o primeiro passo para o plano de internacionalização da marca. A ideia é consolidar em Nevada e em Madri e depois acelerar a expansão em outras grandes cidades americanas e europeias. A estratégia está ancorada no lançamento da Linha Concentrada Amarela exclusiva de produtos elaborada especialmente para o mercado internacional.

A RESPOSTA DA PROPAGANDA


A propaganda brasileira tem dado ao longo de varias gerações uma enorme contribuição ao criar marcas e mercados para produtos que fazem girar a economia e com ela o país.

Foi ela que fez uma palha de aço igual às outras virar Bombril e posicionou a Brastemp como adjetivo. Todo mundo sabe qual é a cerveja que desce redondo ou o banco feito para você*.

E a propaganda faz isso de muitas formas. Ela faz rir, chorar, faz raciocinar. Poucas categorias profissionais são tão rápidas para criar uma peça publicitária ou para tirá-la do ar se o Conar assim decidir.

A publicidade é um setor que conseguiu criar um órgão autorregulador que funciona, uma estrutura de representação cada vez mais eficiente e um mercado vibrante que cria valor para si e seus clientes. Não é à toa que a publicidade esteja entre as profissões mais procuradas no vestibular.

Sou da geração que trabalhou muito para tirar a propaganda brasileira de dentro do mundo da propaganda e levá-la ao noticiário econômico nacional.

Depois veio o reconhecimento internacional, com todos os prêmios possíveis para as agências e os talentos brasileiros, inclusive na mais recente edição do festival de Cannes. E uma enxurrada de aquisições de agências brasileiras pelos gigantes internacionais, um reconhecimento duplo dos nossos talentos e do nosso mercado.

O desafio agora é tornar as marcas brasileiras globais e com elas globalizar a nossa propaganda, não só de fora para dentro mas de dentro para fora.

A Copa do Mundo e a Olimpíada serão grandes marcos nesse caminho. Com ou sem manifestações.

A revista americana "Advertising Age", a bíblia da propaganda mundial, fez uma reportagem no mês passado cuja capa trazia foto de manifestação mal-encarada no Brasil durante a Copa das Confederações e o título "Imagine sua marca no meio disso".

Meu susto passou quando vi que os executivos de grandes multinacionais entrevistados entenderam com naturalidade que as manifestações, antes de mais nada, comprovam a natureza democrática do Brasil, são vias de protesto que não ameaçam o Estado de Direito e provavelmente servirão para aprimorá-lo. Ou seja: apesar da provocação do título da reportagem, ninguém pensa em tirar seus investimentos publicitários do país por causa dos protestos de rua. A Copa, a Olimpíada e o Brasil são grandes demais para ficar de fora.

É inclusive pertinente e saudável uma nação com tantas carências como a brasileira questionar os gastos com os grandes eventos esportivos. Nós não somos a China. Aqui é possível protestar. "Yes, we can". O povo na rua é um bom sintoma, e estou seguro de que seus insights e suas demandas por um Estado mais eficiente ajudarão o país no seu desenvolvimento.

As marcas terão que se engajar nesse novo ecossistema, mais cívico, mais crítico. Se a realidade é essa, é com ela que trabalhamos.

Publicidade sempre será comunicação objetiva e pragmática, tão autêntica quanto os produtos que se estão vendendo e o mercado que os está comprando. Ela é a melhor ligação entre esses dois polos, nasceu para isso.

Em momentos complexos e desafiadores como agora, a inteligência publicitária é um dos caminhos mais eficientes para empurrar as vendas e engajar o público. Essa é a sua finalidade, para a qual desenvolveu pensamento e prática específicos, processando "Big Data" e operando instrumentos cirúrgicos da rede social e do marketing direto de que só ela dispõe, atuando na ponta do conhecimento.

A propaganda brasileira, particularmente, dispõe de um parque profissional de criação, atendimento, planejamento e mídia extraordinário não só em propaganda mas em evento, promoção, ativação. Entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), nossa propaganda é de longe a mais sofisticada.

Os momentos de transformação e crises são sempre propícios a criar soluções e ideias que revolucionam.
Aproveite.

Quem não tem saída encontra uma voando. (Por Nizan Guanaes. Artigo  publicado originalmente na Folha de S. Paulo. No Adnews)

EVENTOS (Fonte: Promoview)


 

. LANÇAdO o PORK DAY -  O painel “Mercado e marketing para a carne suína”, realizado no dia 01/08, surpreendeu e mobilizou todos os participantes do 15° Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS).


 

Antes do início do painel “Mercado e marketing para a carne suína”, o Pork Day foi lançado pelo diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser, que explicou o objetivo de engajar todo o setor a literalmente “vestir a camisa” para a ação demarketing promocional da Semana Nacional da Carne Suína, que ocorrerá entre os dias 02 e 16/10 em todas as unidades do Grupo Pão de Açúcar e do Extra.

 

Todos os participantes receberam uma jaqueta com as cores e o slogan da ação. Em seguida, o diretor-geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Luis Madi, introduziu o tema da palestra que viria na sequência sobre as tendências do consumo no mercado brasileiro até 2020 e colocou o órgão, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, à disposição do setor.

 

A palestra “Brasil Food Trends: o que o brasileiro vai consumir em 2020” foi feita pelo coordenador técnico do Ital, Raul Amaral Rego. Ele detalhou o estudo sobre as preferências do brasileiro no futuro em cinco “macrotendências”: sensorialidade e prazer, saudabilidade e bem-estar, sustentabilidade e ética.

 

A próxima apresentação foi da expert em comércio exterior, Angela Tamiko Hirata. A sócia-diretora da Suriana fez a palestra “Made in Brazil” na qual detalhou a estratégia de internacionalização da marca “Havaianas”, bem como os pontos chave para posicionamento de uma marca ou produto.

“Nós somos fruto da miscigenação, sabemos fazer diferente. Um empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza suas visões”, destacou Angela.

O diretor de perecíveis do Grupo Pão de Açúcar, Leonardo Miyao, seguiu com a palestra “A Carne Suína é 10! A suinocultura na maior vitrine do varejo brasileiro” ao apresentar dados sobre o posicionamento do Grupo, bem como resultados da Semana Nordestina da Carne Suína no ano passado e as expectativas da empresa quanto ao consumo do produto.

Ele elogiou os cursos de cortes e as palestras teóricas, além das oficinas gastronômicas, como ferramentas importantes promovidas pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). O diretor do Pão de Açúcar detalhou as iniciativas de marketing promocional para a carne suína já implementadas pelo Grupo e garantiu: “O setor não vai se arrepender por confiar no Pão de Açúcar”.

 

A tarde ainda reservou discursos do vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, a assinatura do lançamento oficial da Semana Nacional da Carne Suína e o discurso de mobilização do presidente da ABCS, MarceloLopes.

 


. THE NEXT WEB CONFERENCE PELA SEGUNDA VEZ EM SP -  A The Next Web Conference Latin America é um evento promovido pela The Next Web, um grupo de mídia europeu especializado na cobertura de negócios e tecnologia. Sua conferência é considerada um dos principais eventos do setor no mundo e está vindo ao Brasil pela segunda vez em 2013.


O evento será realizado nos dias 28 e 29, em São Paulo, e terá, entre as atrações, a competição Startup Rally, que elegerá o melhor negócio entre mais de 150 inscritos. Até o momento, 16 finalistas já foram divulgados. Os outros quatro só serão conhecidos durante o evento.

 

Foram escolhidas ideias de seis países latino-americanos, além de startups da Espanha e dos Estados Unidos. Segundo Patrick de Laive, um dos fundadores da TNW, o Brasil foi escolhido para sediar o encontro por ser “o motor da América Latina”.

 

Apesar do concurso das startups, de Laive afirma que a conferência não é apenas voltada para empresas nascentes. “Será um encontro para tratar de negócios feitos online”, diz. “Empresas de tecnologia e grandes corporações também estarão presentes para mostrar novos produtos, firmar parcerias e acompanhar as tendências do mercado.”

 

A expectativa é que, seguindo a tendência da conferência passada, em 2012, o número de estrangeiros corresponda a 50% do público. “Queremos intermediar, ainda que indiretamente, a entrada de empresas estrangeiras no Brasil e a internacionalização das startups brasileiras”, afirma.

Para de Laive, não se pode equiparar nenhum ecossistema de startups com o americano, mas o patamar brasileiro já se iguala ao europeu. Sobre os negócios nacionais, ele aponta uma predominância de startups de educação e e-commerce. O que chama a atenção, porém, é o enfoque dado às aplicações para dispositivos móveis.

“Nos EUA e na Europa, o foco dos desenvolvedores é criar conteúdo para mobile e só depois expandir para a web, por conta de uma maior penetração dos smartphones”, diz de Laive. “No Brasil, onde ainda há muitos usuários que não usam dispositivos móveis, o conteúdo mobile só vem depois do desenvolvimento para a web.”

 


. SÃO PAULO SEDIARÁ O 17° CONAMI EM OUTUBRO - De 13 a 16 de outubro São Paulo sediará o 17° Conami (Congresso Nacional do Mercado Imobiliário) no Hotel Renaissance. Este evento é de grande importância para o segmento de administração de condomínios e imóveis de todo o País.


 

Organizado pelo Secovi-SP e a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), o Conami propiciará o intercâmbio de bem-sucedidas experiências nacionais, visando ao desenvolvimento da profissionalização do setor imobiliário

“Cada vez mais os condomínios, que são verdadeiras minicidades, precisarão de empresários antenados e profissionais capacitados em gerenciamento”, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

Segundo ele, foram selecionados temas relevantes para compor uma vasta grade de palestras a cargo de profissionais de alto nível, com o objetivo de atender o diversificado e exigente público de todo Brasil que estará presente ao evento.

“Em um ambiente tão promissor, embora competitivo, nenhum profissional de ponta pode deixar de participar do Conami, porque ficará sem as importantes e atualizadas informações apresentadas pelas principais lideranças do mercado. Sem dizer que se trata de excelente oportunidade de network”, salienta Rubens Carmo Elias Filho, presidente da AABIC.

 

Gebara acrescenta ainda que a intenção é proporcionar conhecimento e experiência, inclusive por meio dos estandes de expositores que apresentarão produtos e serviços de ponta. O dirigente esclarece que ainda há espaços para as empresas interessadas em participar desta exposição.

Por seu alto potencial de negócios e visibilidade para as empresas participantes, o Conami precisa entrar na agenda 2013 de todos aqueles que atuam, direta ou indiretamente, no segmento de administração de condomínio brasileiro, reforça Gebara,

No Estado de São Paulo, o segmento reúne mais de 50 mil condomínios e em torno de três mil empresas especializadas em administração de condomínios, que demandam serviços, produtos e tecnologias.

 


. LAMEC 2013 TERÁ COMO TEMA O FUTURO DOS EVENTOS - Para participar da terceira edição da Lamec – Latin American Meetings & Events Conference, que ocorre em 26/08, no WTC Event Center, em São Paulo.


 

Estão confirmados alguns dos mais experientes profissionais de eventos do mundo, como José Victor Oliva, sócio e presidente da Holding Club; Luiz Lara, sócio e chairman do Grupo TBWA no Brasil; Dalton Pastore, CEO da Corpora; Shuli Golovinski, CEO da Newtonstrand Innovations; Debora Emm, sócia da Inesplorato, Augusto Uchoa, sócio do Boteco do Conhecimento; Paul Van Deventer, CEO da MPI Global; Junior Tauvaa, vice-presidente da MPI Global.

Vão se reunir na conferência profissionais de toda a América Latina para participar dessa oportunidade única de conhecer tendências, tecnologias, técnicas e melhores práticas no segmento, dentro do compromisso de apoiar o desenvolvimento profissional e as oportunidades no mercado global de eventos.

 

Shuli Golovinski, que fará a abertura da Lamec, é presidente da Newtonstrand Innovations e autor do Livro Event 3.0. Um dos palestrantes de maior destaque no setor global de eventos participará com outros executivos de um debate sobre o futuro dos eventos.

José Victor Oliva, Dalton Pastore e Luiz Lara criaram recentemente a CorporaBR, uma empresa dedicada à reputação de marcas, eles farão o painel de encerramento debatendo a relevância dos eventos para construção de marcas fortes.

A programação completa inclui sessões educacionais que terão temas como “Gerações: a revolução do aprendizado”, “Grandes Eventos: Desafios, impactos e o legado”, “Papo da comunidade: Melhores momentos do Congresso de Live Marketing da Ampro”; “Tecnologias para eventos ao vivo, híbridos e virtuais” e ainda O Prêmio Spark com os melhores cases de eventos inspiradores.

 


. C4 REÚNE ESPECIALISTAS DA INDÚSTRIA DE MEIOS DE PAGAMENTO - Como alavancar as vendas e diminuir a perda de clientes usando os meios de pagamento? Como evoluem as ferramentas antifraude que garantem a segurança nas transações?


 

Essas e outras questões serão amplamente discutidas durante a nona edição do Congresso C4, o maior evento da América Latina voltado para a indústria de meios de pagamento, cartões e créditos ao consumidor.

 

O encontro reunirá os principais executivos de Bancos, financeiras, varejo, seguradoras, cartões, call centers e empresas de telecomunicações.

 

Desenvolvido pela FS Academy, divisão da Next Business Media voltada para o desenvolvimento do mercado de serviços financeiros, o Congresso C4 será realizado nos dias 04 e 05/09, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Palestrantes

 

O Congresso C4 reunirá um seleto grupo de especialistas nacionais e internacionais, entre os quais David Robertson, proprietário e editor do Nilson Report, revista de Comércio e Meios de Pagamento que circula em mais de 85 países.

 

Outro grande destaque do evento fica por conta da presença do ex ministro Delfim Netto,que responderá perguntas de executivos sobre cartões, crédito ao consumidor e varejo apontando os próximos passos para esse mercado.

Dentre outros painelistas confirmados estão Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian; Pedro Guasti, vice-presidente de Marketing da Buscapé Company; Carlos Caldas, diretor de Serviços Financeiros do Walmart; Reginaldo Zero, presidente da Fidelity Processadora e Serviços S/A (FIS); e Roque Pellizzaro Jr., presidente da CNDL.

Os painéis e pautas que nortearão os dois dias de programação foram definidos a partir de um levantamento realizado pela FS Academy junto aos principais executivos do setor: as relações entre Bancos e o segmento varejista; a tendência do e-commerce tendo em vista um consumidor com o poder de barganha cada vez maior; a evolução das ferramentas antifraude; a aceitação e uso de novas tecnologias pelos brasileiros; e a rentabilização da operação de cartões são alguns dos temas que serão discutidos no encontro.

Também durante o congresso será divulgada uma inédita pesquisa, desenvolvida em conjunto pela FS Academy e Serasa Experian, sobre o cenário do mercado de cartões no Brasil.

 

Feira Paralela e Portal de Conteúdo Estratégico

 

Como extensão ao Congresso C4, a FS Academy anunciou a criação de novos projetos paralelos que fomentam o desenvolvimento do setor: a Payment Expo, uma feira de meios de pagamento e crédito ao consumo, que promete contribuir para a expansão do mercado, por meio de um ambiente apropriado ao networking; e o C4 Bulletin, um portal que reúne informações estratégicas e opiniões de especialistas sobre o setor de meios de pagamento e crédito ao consumidor.

 


. EMBRATUR CONVIDA TRADE PARA FEIRAS INTERNACIONAIS - A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) abriu inscrições para participação de coexpositores em cinco feiras internacionais contempladas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro para 2013.


 

“A oportunidade é para que as empresas e entidades públicas e privadas divulguem seus produtos no Exterior, participando com um módulo gratuito nos estandes brasileiros”, explicou o diretor de Produtos e Destinos, Marco Antônio Lomanto. Os cinco eventos acontecem entre os meses de setembro e outubro.

 

As inscrições são para a Jata, que acontece em Tóquio, no Japão; FIT, em Buenos Aires, na Argentina; Leisure, em Moscou, na Rússia; Top Resa, em Paris, na França; e Imex América, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Segundo Lomanto, são importantes feiras do mercado turístico internacional e que a participação dos coexpositores faz com que o Brasil tenha mais condições de concretizar novos negócios.

“Além de grandes oportunidades de contatos comerciais, a participação nas feiras internacionais é considerada estratégica para aqueles que desejam manter a visibilidade de seus produtos e expandir os negócios no mercado internacional”, explicou Lomanto.

O estande do Brasil é sempre elaborado para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais participantes das feiras, bem como ressaltar a essência do Brasil por meio da realização de ações paralelas, tais como palestras, coquetéis, apresentações de produtos, destinos e atrações culturais.

 

O proponente deve preencher a ficha de Inscrição disponível no portal Visit Brasil na área de Trade (link na barra superior do site), seção de Materiais de Apoio/Impressos. É necessário realizar um cadastro para ter acesso à área de Trade do Portal.

 

O pedido de inscrição deve ser feito por meio do preenchimento, assinatura e envio da ficha de inscrição que segue em anexo para o endereço inscricao.feiras@embratur.gov.br.

Somente serão aceitas fichas de inscrição assinadas e enviadas juntamente com Cadastur válido. Para o preenchimento das vagas, as inscrições dependerão da análise e da aprovação das áreas técnicas competentes.

NOTEBOOK CARREGA BATERIA COM ENERGIA SOLAR


 

A empresa canadense WeWi Telecommunications acaba de criar o SOL, um notebook que dispensa tomadas por ser equipado com placas de energia solar.

 De acordo com a companhia, o dispositivo roda Ubuntu Linux, tem resolução HD, disco rígido de 250GB e 2GB de memória RAM. Para recarregar o notebook, o usuário deve liberar os painéis solares que ficam acoplados na tampa atrás da tela e desdobrá-los para a captura de energia.

 A WeWi ainda afirma que se os painéis ficarem ativos por duas horas será o suficiente para obter uma autonomia de, aproximadamente, dez horas de uso seguidas.

 O SOL é recomendado para pesquisadores em locais como desertos, trabalhos militares em regiões isoladas ou ainda locais carentes de energia elétrica.

 O notebook deve chegar primeiro em Gana, na África, por cerca de US$ 300.  (Redação Adnews)

 

CAI A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS NAS INSTITUIÇÕES

 

(Fontes: Ana Chaib, Nathalia Barbosa e Rose Guirro | Ketchum | Portal da Propaganda)   A confiança dos brasileiros nas instituições em geral e nos grupos sociais cai 7 pontos em relação ao ano passado, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo Ibope Inteligência, refletindo o atual momento de protestos e críticas que ocorrem pelo País.

 
As 18 instituições avaliadas no ICS buscam representar diferentes setores da sociedade brasileira, tanto das esferas pública e privada, como da sociedade civil, e os resultados deste ano revelam queda na confiança em relação a todas elas. A perda mais relevante se verifica na confiança na Presidência da República, que passa de 63 para 42 pontos (em uma escala que vai de 0 a 100) em relação a 2012.




O Governo Federal também registra queda expressiva, indo de 53 para 41. “Mesmo com esta queda significativa, a Presidência da República fica em 11º lugar no ranking, com resultado melhor do que o Congresso Nacional e os Partidos Políticos que continuam ocupando as últimas posições”, explica Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência. “O ICS é um termômetro social que reflete o clima atual do País.”




Os bombeiros, que tradicionalmente ocupam o topo do ranking, continuam em primeiro lugar, mas seu índice também diminui: de 83 para 77 pontos. O sistema público de saúde, por sua vez, registra queda de 10 pontos e passa de 42 para 32.




O ICS mede ainda a confiança dos brasileiros nas pessoas e grupos sociais e, mesmo nesses casos, o estudo mostra que a confiança também cai. As pessoas da família encabeçam a lista com uma média de 90 pontos, praticamente idêntica aos 91 do ano anterior. A confiança nos vizinhos, por sua vez, diminui em 4 pontos, enquanto nos amigos e nos brasileiros em geral, a redução é de 3 pontos para cada um.




O Índice de Confiança Social ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 140 municípios. A pesquisa foi realizada entre 11 e 15 de julho.




O levantamento considera duas dimensões: a pessoal, dos indivíduos mais próximos do convívio do cidadão, e a das instituições e organizações sociais. A partir desses dois índices, é calculado um único índice de confiança social.




A composição do índice é feita utilizando-se uma escala de quatro pontos, em que é possível medir muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança e nenhuma confiança. No fim, todas as pontuações atribuídas são somadas e divididas pelo número de entrevistados, resultando no índice geral. A pontuação é padronizada em uma escala de zero a 100 para que seja possível fazer comparações, mesmo incluindo ou retirando instituições do estudo.

 

TETOS DE ÔNIBUS SÃO COBERTOS COM PLANTAS NA ESPANHA


 

Criado pelo paisagista espanhol Marc Grañen, o premiado projeto Phyto Kinetic tem por objetivo cobrir com plantações a parte superior dos ônibus.

Utilizando materiais leves de jardinagem, o paisagista constrói áreas verdes itinerantes que ajudam a purificar o ar das metrópoles e ainda aproveitam o espaço livre, que geralmente é desperdiçado. A iniciativa já é praticada em Girona, cidade que faz parte da Catalunha.

Grañen desenvolveu o projeto com a ajuda de seus filhos. Para compor os jardins superiores, o paisagista estuda as características das plantas e cria um habitat ideal a partir de seus esboços, adaptando os vegetais à superfície dos veículos. Por enquanto, as instalações contam apenas com plantas ornamentais, mas a intenção é levar ervas aromáticas e outras hortaliças para os tetos dos ônibus.

A sustentabilidade é o principal recurso de manutenção das instalações verdes: assim, por meio de um sistema de reaproveitamento, a água produzida pelo ar condicionado dos ônibus é utilizada para irrigar as plantas da parte superior. Quando a refrigeração interna está desativada, o jardim pode ser regado manualmente. As plantações na parte superior dos ônibus utilizam materiais de jardinagem de baixo impacto e a estrutura é sustentada por arames.

Primeiramente, Grañen projeta a área. Depois, constrói os jardins por camadas: a base é uma manta que tem uma espuma hidropônica, material leve e muito eficiente para o desenvolvimento das plantas, que pode ser encaixado diretamente no teto. Em cima desta manta, são plantados os vegetais que vão formar o jardim.  (Gabriel Felix.No Promoview)

FACEBOOK MODIFICA ALGORITMO DO FEED DE NOTÍCIAS

O Facebook anunciou mudanças no algoritmo de classificação do feed de notícias. Agora, histórias antigas que o usuário ainda não viu poderão ser colocadas no topo de seu feed. O objetivo, segundo o próprio Facebook, é fazer com que os usuários da rede não percam conteúdos que eles gostariam de ver.

E se você acha que o Facebook não deve meter o bedelho entre você e sua timeline, é melhor repensar. De acordo com o comunicado da empresa de Mark Zuckerberg, se não houvesse o tal algoritmo, o usuário médio do Facebook receberia uma enxurrada de 1.500 posts por dia.

Com o filtro do Facebook, este número cai para, aproximadamente, 300 posts diários. Entretanto, mesmo com essa diminuição, testes mostraram que as pessoas leem apenas 57% destes posts. Depois que a novidade for implantada e os posts antigos forem colocados no topo do Feed, este número deve subir para 70%.

Ainda segundo o Facebook, a mudança também deve ajudar os donos de páginas e as marcas a terem conteúdos antigos vistos por mais usuários.

De acordo com o Facebook, o tal algoritmo responde a sinais que você envia a ele. Por exemplo, se você dá like num post do Adnews, ele irá entender que as notícias do portal são uma prioridade para você. Porém, se você esconder algum post da mesma página, o algoritmo pode entender que você não está interessado naquele tipo de conteúdo. O seu “relacionamento” passado com esta página também conta, bem como a relação de seus amigos com as postagens em questão. (Redação Adnews)

NOVO COMBO MULTI DA NET

A NET  apresentou o novo Combo Multi, serviço convergente que reúne TV por assinatura em alta definição, banda larga, telefonia fixa e telefonia celular, além de várias vantagens e benefícios para os clientes.

 O grande diferencial está no serviço de telefonia, que agora inclui chamadas gratuitas entre fixo e celular. O Combo Multi passa a oferecer ligações à vontade de fixo para fixo (do NET Fone para qualquer fixo), de móvel para móvel (de Claro para Claro), entre NET Fone e celulares da Claro e entre celulares da Claro e NET Fone.

“Todos os planos permitem ao cliente falar à vontade entre NET Fone e celulares da Claro, além dos benefícios tradicionais que já existiam, como chamadas gratuitas de NET Fone para NET Fone e de Claro para Claro”, explica Márcio Carvalho, diretor de Marketing da NET.

O novo Combo Multi oferece duas opções de pacotes de telefonia móvel – Multi 100 e Multi 600 – combinados com um plano de telefonia fixa – NET Fone Multi.

 “Com o Combo Multi, a NET e a Claro criam uma oferta verdadeiramente convergente e integrada. Pela primeira vez, o cliente vai falar à vontade, dentro da comunidade de telefones do grupo, sem sustos na conta. Do NET Fone ele pode ligar à vontade para mais de 110 milhões de telefones no Brasil: são 44 milhões de telefones fixos e 66 milhões de celulares Claro. Do celular, poderá falar de graça para os mesmos 66 milhões de celulares Claro e para os 8,4 milhões de NET Fones e fixos da Claro, além de ter direito a minutos para chamadas locais para outras operadoras”, ressalta Carvalho.

 O celular da Claro que compõe o Combo Multi oferece ainda SMS Ilimitado para qualquer operadora do Brasil e plano de dados para navegar no smartphone nas redes 4G Max ou 3G Max da Claro*.

 São dois planos móveis, Multi 100 e Multi 600, que oferecem 100 ou 600 minutos locais para outras operadoras. As franquias de dados ofertadas serão de 2 Giga ou 5 Giga, para os planos Multi 100 e Multi 600, respectivamente. Os valores de franquia acima são válidos para clientes que optarem pela portabilidade. Quem não quiser portar o número terá direito a 500 MB ou 2 Giga, respectivamente.

 Outras vantagens do novo Combo Multi são a conta única, que reúne todos os serviços em uma só fatura e o atendimento integrado, que será também unificado. Em caso de dúvidas sobre qualquer produto do Combo Multi, o cliente poderá entrar em contato com a Central de Relacionamento da NET, pelo telefone 106 21.

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 O novo Combo Multi oferece ainda NET HD com NOW*, banda larga de mega velocidade e acesso às redes de Wi-Fi disponibilizadas em aeroportos e locais públicos: NET Vírtua Wi-Fi* e Claro Wi-Fi Max.

 Os planos de telefonia do Combo Multi poderão ser combinados com qualquer pacote de TV por Assinatura e banda Larga da NET.

 Clientes que já possuem banda larga e TV por assinatura da NET podem adicionar um plano integrado de telefonia fixa e móvel a partir de R$ 149,80. Para quem ainda não é cliente da NET, é possível adquirir um Combo Multi com os quatro produtos (TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e celular) a partir de R$ 199,60.

 O Combo Multi será comercializado a partir de agosto. O chip referente ao telefone móvel será entregue ao cliente pela NET. O cliente poderá utilizar o aparelho que possui ou adquirir um novo no mercado ou em lojas da Claro.

. OS OPORTUNISTAS E OS INCONFORMADOS DO MUNDO AO VIVO

A semana que se seguiu ao Congresso trouxe mais alegrias pra gente. Não bastasse a grande virada, que começou com o Kito Mansano dando as boas vindas a todos e terminou com ele mesmo dizendo que agora somos um Sindicato, a mídia parece que se rendeu à gente.

 

É isso mesmo. Nunca vi tanta gente falando da gente. Cada jornal, revista ou entrevista que via, achava que estava lendo e vendo o Promoview, tal a empolgação e “propriedade” com que os jornalistas falavam da gente e do nosso mercado. Até naGlobonews saímos. Antes, nós, representando o Promoview, fomos entrevistados em Cannes pelo Reclame do Multishow.

 

 Tenho sido procurado por gente que antes não atendia nem meus telefonemas e que, agora, me liga e, quando me encontra por aí, me cumprimenta e diz: precisamos almoçar. Mas tentei várias vezes isso e você mandou dizer que não estava! (penso) Hummm! Vai entender. Devem pensar que minha cabeça mudou, porque apareci na TV. Muita coisa mudou mesmo, mas eu não.

 

Nossa! Será que a varinha mágica que apontou para a mudança foi o Sindilive? Ou a presença de quase 1.000 participantes em cada dia na Plenária com os principais executivos das maiores Agências do Brasil presentes, juntos a Clientes de peso, falando de budgets de milhões, que despertou neles o desejo de estar e falar com a gente?

 

As Universidades começam a nos cortejar em busca de cursos, palestras e aulas (Por falar nisso, começa, agora em setembro, com apoio da Ampro e do Promoview, onde divulgarei o curso para todo Brasil, o primeiro Curso de Formação de Profissionais de Live Marketing, curso profissionalizante mesmo, o primeiro para formar Produtores e Criativos, voltado exclusivamente para o mercado Live) e eu acho que o caminho é por aí.

Mas o que me chamou atenção mesmo foi a reação de alguns amigos publicitários em relação a uma postagem minha no Face.

Animado com a reportagem da Globonews, coloquei o link dela no Face e escrevi um texto bem fofinho, dizendo que os que insistiam em dizer que o Live não existia deviam ver a matéria…

Não era, de forma alguma, uma indireta a quem quer que fosse. Até porque, quem me conhece sabe que perco muita coisa, oportunidades inclusive, por ser direto no que penso. Gosto, gosto. Não gosto, falo.

A questão tinha mais a ver com minha vida acadêmica, pois tentava, sem sucesso, emplacar o termo Live Marketing no meio, mas ouvia sempre que ele não existia e nunca existiria.

Essa afirmação era – e é – uma prova inconteste de mediocridade falta de conhecimento de quem diz essa frase, pois muita coisa que não existia tempos atrás, em várias áreas, hoje existe com propriedade, e nome, para representá-la.

O Ernead Marketing e Content Marketing (o Marketing de Conteúdo), por exemplo, eram inexistentes e impensáveis antes do advento da Internet, assim como a Comunicação Multidisciplinar ou 360 não teriam nenhum sentido sem a ideia da Comunicação Integrada.

Dizer que o que hoje chamamos de Live Marketing não muda nada em relação ao que era feito há mais de 15 anos atrás e que mudar o nome não adianta nada é ainda pensar, e usar, a terminologia de ATL e BTL, como se estivesse antenada e entendesse de Comunicação, sem perceber que a linha ACABOU, sumiu. E que as Agências, antes de Publicidade e Propaganda, de Comunicação fazem, hoje, bastante coisa que era chamada de BTL pra sobreviver e, estar à altura do que necessitam seus clientes para se comunicar.

Não se tira o mérito e o trabalho das áreas de BTL das antigas Agências, onde ações, promoções e eventos eram feitos, e bem, por grandes profissionais. Muito menos se pensa que um publicitário é incapaz de criar no escopo das atividades do Live. Seria muita ignorância a besteira, mesmo porque 80 a 90% dos profissionais do nosso mercado de Live Marketing é formando em… Tchan, tchan, tchan… Publicidade e Propaganda e Marketing.

Mas se tudo isso é verdade, também o é que a maioria dos publicitários, achando nossas atividades menores e, portanto, nosso profissionais menores ainda, ignorou nossas ferramentas e, hoje, tem sim dificuldade para criar para todas elas, a ponto da contratação de nossos profissionais experientes e das “parcerias” com Agências Live sejam constantes.

Quando falei “todas elas” acima, não o fiz por diletantismo não. É que, dentro do Live Marketing, tanto os pontos de contato (para os publicitários, pode se entender como mídia) quanto as ferramentas e atividades são de grande número mesmo (eu já enumerei cerca de vinte como ativação de marcas, marketing direto, promoção, eventos de incentivo, de relacionamento, endomarketing, congressos e convenções, flash mobs, mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, estandes corporativos, shows, eventos esportivos, samplings e blitzes, crowdfundings, intervenções em PDVs, ações tecnológicas etc, etc…). Mas, como tratamos do mundo real e das coisas vivas e dinâmicas, elas podem aumentar muito mais.

Dito isso, fica uma certeza: Estamos causando! Uma afirmação: O Live Marketing existe sim senhor!

Uma frase de efeito: BTL é a PQP ! (desculpa Oliva, mas não resisti). E a minha última: Neguinho vai ter que aturar a gente ao vivo e em cores! (Tony Coelho no Promoview)

COPA 2014 DEVE RENDER R$ 25 BILHÕES


 

A Copa do Mundo 2014, que acontece de 12 de junho a 13 de julho em 12 capitais do país, deve gerar nada menos que R$ 25,2 bilhões em gastos de turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Os dados são da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que espera receber para o evento 3,6 milhões de pessoas entre deslocamentos nacionais e internacionais – exatamente metade dos 7,2 milhões esperados para todo o ano em questão.

O montante é 28 vezes maior que o arrecadado durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), realizada no início do mês no Rio de Janeiro, que arrecadou, segundo a entidade, cerca de R$ 900 milhões – oriundos da participação de 1,3 milhão de pessoas. O gasto foi ainda maior que a expectativa inicial da Embratur, de R$ 660 milhões.

 

A maior parte dos turistas dedicados a acompanhar a Copa 2014 deve ser de brasileiros. O instituto espera o deslocamento de 3 milhões de turistas locais em viagens com ligação direta ao evento, os quais movimentarão, segundo suas estimativas, R$ 18,3 bilhões. Já o número de estrangeiros deve ficar em torno dos 600 mil, o dobro dos que embarcaram rumo à África do Sul em 2010, injetando mais R$ 6,9 bi.

 

As estimativas consideraram consideram uma estadia média de 10 dias nas cidades-sedes – que aumenta para duas semanas no caso de turistas estrangeiros. O Rio de Janeiro e Brasília são as cidades mais caras entre as 12 capitais, com gasto médio diário de R$ 824 por pessoa, incluindo aí alimentação, hospedagem, transporte e compras. Em seguida aparecem Belo Horizonte (R$ 709) e São Paulo (R$ 645). Entre as mais baratas estão Natal (R$ 412) e Curitiba (R$ 422).

 

São Paulo deve receber o maior número de turistas, 595 mil, que movimentarão R$ 3,84 bilhões. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (423 mil, R$ 3,52 bilhões), Brasília (202 mil, R$ 1,67 bi), Belo Horizonte (216 mil, R$ 1,53) e Fortaleza (283 mil, R$ 1,51 bi). As duas de menor visitação – e consequentemente de menor movimentação de valores) serão, segundo estimativas da Embratur, Cuiabá (122 mil, R$ 660 milhões) e Manaus (95 mil, R$ 460 milhões). (Propnark,com informações da Folha de S.Paulo)

 

 

GOOGLE PROPAGA INTERNETCOM BALÕES NA ESTRATOSFERA


 O Google anunciou em meados de junho um projeto ambicioso e fantástico: levar internet via wi-fi para todos os lugares do mundo. O “Loon Project”, como é chamado, lançou na estratosfera 30 balões, que são controlados aproveitando as correntes de vento e podem viajar ao redor do globo terrestre. Eles se comunicam com antenas que emitem o sinal de internet e o distribuem via wi-fi “criando uma network no céu”.

O projeto está em fase de teste na Nova Zelândia e tem o objetivo de universalizar o acesso à rede. De acordo com a companhia, dois terços da população mundial não têm internet. “O projeto Loon é uma rede de balões viajando no topo do espaço, desenhado para conectar pessoas em áreas remotas e rurais, para ajudar a cobrir falhas de cobertura e para trazer de volta a conectividade às pessoas após desastres”, explica a companhia no site do experimento.

De acordo com Hugo Barra, vice-presidente mundial do Google para o Android, o objetivo da empresa é fazer parcerias com empresas locais de telecom para ajudá-las a distribuir o sinal de internet. “Não somos uma empresa beneficente. Temos um interesse comercial bem-definido”, ressalta o executivo.

Barra mencionou que, a exemplo do projeto Google Fiber nos Estados Unidos, em teste em 40 cidades para levar internet 100 vezes mais rápida para domicílios naquele país, a vocação da companhia está em universalizar a internet – visando o lucro. “Em algumas cidades ele já é lucrativo e, em breve, deve se tornar lucrativo também em outros municípios”, afirmou.

Um dos objetivos é levar o “Loon” para países do Hemisfério Sul, onde a infraestrutura de telecomunicações é precária e os serviços, caros. (Propmark)


5 MARCAS FAMOSAS QUE NOMEIAM CAREGORIAS INUSITADAS

Em seu livro Foco, o americano Al Ries, um dos mais importantes gurus do marketing e um dos pioneiros na abordagem de posicionamento estratégico, argumenta que ter vários pontos de contato com o cliente leva à perda de foco e consequentemente traz consequências maléficas para as empresas.

Para Ries, atuar em múltiplos canais e estender uma marca consagrada para categorias que não tem nada a ver com a sua predileção inicial pode ser um erro irreversível. De fato, muitas marcas entram em um novo negócio e se dão mal. Outras, porém, conseguem acertar na escolha e manter o seu valor intacto, embora sejam raras exceções.

Confira a lista de cinco empresas que  se aventuram em novos segmentos:

Ford: eletrodomésticos

Comprar um carro da Ford é normal, mas será que acontece o mesmo com fogões e geladeiras? A companhia lançou recentemente a marca Ford Home Solutions, em parceria com a KNF.

Magazine Luiza: turismo

Grandes varejistas já têm um pouco mais de experiência em posicionar a sua marca em diversas categorias, até pelo crescimento cada vez maior das marcas próprias. Mas o que dizer de comprar um pacote de viagens no Magazine Luiza? Em princípio parece inusitado, no mínimo. 

Coca-Cola: roupas

Marca absoluta e soberana na categoria de refrigerantes em todo o mundo, a Coca-Cola decidiu usar este poder a seu favor e estender seu nome para roupas e sandálias com a Coca-Cola Clothing.

Samsung: banco

Na Coreia do Sul, País de origem da marca, a Samsung não empresta apenas o nome a eletroeletrônicos, como também a Parques de Diversão e até mesmo bancos. Isso mesmo.

Yamaha: pianos

A Yamaha nasceu no século 19 como uma fabricante japonesa de pianos e órgãos, com o nome de Nippon Gakki. Virou Yamaha apenas em 1987, anos depois da companhia ter iniciado a fabricação de motos. A marca cresceu e ampliou a sua cauda para fabricar guitarras, violinos, móveis e robôs industriais. (Redação Adnews)

 CAMINHOS PARA APRENDER  A APRENDER

A Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp - está organizando o
III Simpósio Internacional de Psicopedagogia, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, versará sobre Os caminhos do ensinar e aprender.

A relevância do tema central deste Simpósio está em conformidade com a crescente necessidade de reflexão a respeito da Educação em nosso país e dada a sua abrangência, serão abordados subtemas que permitirão debater a diversidade e as potencialidades do aprender e do ensinar, as práticas inclusivas, os processos de avaliação e intervenção nas dificuldades e transtornos de aprendizagem nas diferentes abordagens e sob a ótica dos mais recentes enfoques científicos.



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