Cidadãos
brasileiros, celebridades e empresas nacionais já sentiram na pele o poder e a
importância das mídias sociais. Prova disso é que 67 milhões de pessoas estão
registradas no Facebook somente aqui no Brasil e 88% das empresas possuem pelo
menos uma mídia social como veículo de comunicação.
Preocupada
com a queda de sua popularidade, a presidente Dilma Rousseff também não quer
ficar de fora. Há algumas semanas ela tem participado de encontros com
especialistas em redes sociais a fim de criar um grupo responsável pela
comunicação do governo com o povo via mídias sociais. A ideia ocorreu depois
que a intensa manifestação iniciada nas redes sociais resultou em manifestações
por todo o Brasil em junho deste ano.
Em 2010,
Dilma Rousseff fez um apático uso pessoal das plataformas de comunicação
digital e prometeu estar mais presente em 2011, o que, infelizmente, não
aconteceu. Diferentemente de Barack Obama, presidente dos EUA, eleito e
reeleito maciçamente pelo inteligente trabalho nas redes sociais em 2008 e
2012, a presidente do Brasil e sua equipe ainda não sabem como operarão
estrategicamente os canais desta nova comunicação.
Com quase
34,5 milhões de seguidores no Twitter, 36 milhões no Facebook, 2,3 milhões de
seguidores no Instagram (sem mencionar o perfil da Casa Branca), milhares de
milhões de visualizações no YouTube, Barack Obama é a melhor tradução não só da
conectividade, mas, principalmente da interatividade possível e necessária quando
o assunto é relacionamento com o "consumidor".
Mídia de
baixíssimo custo (Obama utilizou em sua campanha menos de 2% do seu orçamento
para ações online na eleição de 2008), as redes sociais são poderosas porque
são, acima de tudo, democráticas e essa é a lição mais preciosa que os
governantes brasileiros devem reter: Barack Obama, entre os centenas de canais
de comunicação, criou o "YouBama", canal de vídeo feito pelos
usuários dizendo porque votariam, ou não, nele. Nada foi retirado, tudo foi
respondido.
Depois de
eleito, os perfis e grupos criados nas redes sociais do líder americano não
foram excluídos, pelo contrário: 48 horas após ter sido eleito, já estava no ar
o change.gov, site criado para receber sugestões, críticas e opiniões sobre o
mandato do presidente.
Além
disso, o site abarca um blog informando o que faz Obama e ensinando à população
os princípios básicos da administração pública. Há, também, o discurso semanal
do presidente no YouTube. O que Obama fez foi transformar as ferramentas
eleitorais bem trabalhadas em ferramentas de comunicação política, criando um
elo ativo entre seu governo e o povo.
A lição
que fica de tudo isso, não só para nossa presidente, mas para qualquer
instituição, privada ou não, é que não basta "vender o peixe": é
preciso, antes de mais nada, ter interesse genuíno por quem está do outro lado
da telinha para construir relacionamento e criar empatia com seu
público/consumidor.
Buscar as
mídias sociais somente em momentos promocionais ou de crise definitivamente
está na contramão do universo digital. Nas mídias sociais, para alcançar os
objetivos é preciso inteligência, estratégia e planejamento. Que o diga Barack
Obama. (Artigo encaminhado por Acácia Lima, jornalista e fundadora da
YellowA, agência especializada em mídias sociais.No Adnews)
AUMENTO DOS PREÇOS PESA MAIS NO OLSO DA CLASSE C
Segundo pesquisa realizada pela Hibou, pelo quarto mês
consecutivo, o grande vilão continua sendo a alimentação com 76% seguido de
vestuário com 13%
Neste mês, segundo pesquisa realizada pela Hibou, empresa de pesquisa e
monitoramento de mercado, 47% dos consumidores apertaram o cinto, deixando de
adquirir produtos devido à subida de preços. Destes, 54% dos entrevistados
citaram os alimentos e mesmo neste frio 20% deixaram também de comprar alguma
peça de roupa devido aos aumentos.
Dentro dos 54% que citaram alimentos, temos o tomate que
voltou ao topo da lista mesmo com um aumento menor para 22%, seguido de carne
(17%), leite (13%) e feijão (11%). “Observamos que os vilões nestes últimos
três meses monitorados em SP, têm sido os mesmos, eles apenas alternam a
colocação no ranking” explica Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da
pesquisa.
O grande vilão continua a alimentação, com 76% das
opiniões, seguido por vestuário 13%. Transporte e higiene seguem com 4% cada.
“O consumidor está comprando menos, reduzindo em quantidade para não reduzir a
variedade. Isso mostra a exigência em não descer do patamar conquistado.
Biscoito, bolacha e sucos prontos para beber, considerados ‘supérfluos’,
sofreram mudança de marca ou redução proporcional, mas não foram trocados por
sucos em pó ou biscoitos de qualidade inferior”, Complementa Lígia.
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de
mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o
significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a
inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor,
propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e
abordagens.
Gafisa, Editora Globo (Revista Marie Claire) e o grupo
argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece
pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo;
duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento;
presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano diretor);
expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de
consumo.
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO,
TEMA DE CONFERÊNCIAS
A FAPESP e a
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom)
promovem em agosto, setembro e outubro o ciclo de conferências “50 anos das
Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo”.
O objetivo do ciclo é
refletir sobre os 50 anos de estudos no campo da Comunicação, no Brasil,
analisando as influências e a evolução da produção do conhecimento
comunicacional brasileiro.
Com uma abordagem
regional, o evento analisará obras de importantes autores que contribuíram com
a evolução dos estudos em comunicação.
O evento será
dividido em dois ciclos. No primeiro, que ocorrerá em agosto na sede da FAPESP,
as conferências serão voltadas às obras dos autores do século XX. A Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) receberá a segunda
parte do ciclo, nos meses de setembro e outubro, e abordará os autores do
século XXI.
Alguns temas como
propaganda antiga, comunicação de massa, jornalismo empresarial e marketing
político estarão presentes nos debates. Todos serão expostos por profissionais
da área e professores das principais universidades do país.
As conferências
ocorrerão sempre às sextas-feiras; para participar, é necessário confirmar
presença pelo www.fapesp.br/eventos/ciclocomunicacao/inscricao. Programação
completa: www.fapesp.br/ciclocomunicacao
COCA-COLA VAI COM TUDO
A maior ação promocional da Coca-Cola Brasil para a
Copa do Mundo da FIFA vai dar a chance a cinco pessoas de levarem, cada um, o
número de 100 amigos, com tudo pago, para assistir a um jogo do Brasil em
2014. “Cante e leve todo mundo para Copa do Mundo da FIFA 2014”, que será
lançada nesta terça-feira, dia 30, terá como prêmio uma viagem com tudo pago
para o vencedor e seus convidados vivenciarem de perto a maior festa do futebol
mundial. A promoção será realizada no período entre 30 de julho e 28 de outubro
e o consumidor poderá participar por meio da internet ou celular.
“Cante e leve Todo Mundo para Copa do Mundo da FIFA” faz parte do
projeto de música da Coca-Cola para a Copa. Como em 2010, a marca revela uma
canção para o mundial e, nesta oportunidade, se chamará “Todo Mundo”. Até 2014,
a música rodará o país e o planeta captando vozes, estilos e ritmos de
diferentes povos. Com a energia renovada por todas as culturas para embalar
todo o Mundo.
“Trata-se de uma nova proposta. 'Todo Mundo' é uma musica colaborativa,
que se reinventará a cada dia, a cada voz acrescentada. A música é um convite
para as pessoas participarem. Ela é uma música aberta, todos poderão cantar e
fazer parte”, diz Luciana Féres, diretora de marketing da marca Coca-Cola na
Coca-Cola Brasil.
Segundo a empresa, para esta primeira versão de “Todo Mundo”,
sonoridades que representassem a música brasileira e que transmitissem, ao
mesmo tempo, alegria e pluralidade foram buscadas. Para a marca, a união das
vozes e ritmos de Gaby Amarantos e do Monobloco representa justamente o Brasil
de Todo Mundo.
“O processo de escolha dos ritmos, dos músicos e da música buscou acima
de tudo representar um Brasil autêntico e não estereotipado. Foi assim que
chegamos à música, uma mistura de ritmos para representar o Brasil de Todo
Mundo”, explica Luciana.
Gaby Amarantos e Monobloco estarão no filme oficial da campanha
O consumidor terá duas formas de participar promoção: enviando o código
das tampinhas e anéis de Coca-Cola por SMS ou pela internet. Após cadastrar o
código, o consumidor poderá cantar a música tema da promoção no site e triplicar as chances de
ganhar.
A gravação poderá ainda ser compartilhada com os amigos nas redes
sociais. Participam da promoção Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Kuat, Sprite, Fanta
e sabores e Guaraná Jesus (lata 350ml, Pet 600ml, Pet 2L, Pet 2.25L, Pet 2.5L e
Multipack de lata 350ml).
A promoção será sustentada por uma campanha com forte atuação em TV,
digital, cinema, rádio e mídia exterior, no ar a partir do dia 22 de agosto. Em
30 segundos, o comercial vai engajar o consumidor, principalmente o público
jovem, a participar da promoção. O filme para a TV, assinado pela filial
brasileira da agência Wieden + Kennedy, tem a participação de Gaby Amarantos e
dos integrantes do Monobloco cantando a música “Todo Mundo”. Já a ação
promocional foi criada e operacionalizada pela Inflama RIO. (Redação Adnews)
106º. FÓRUM DO COMITÊ DA CULTURA DA
PAZ
O pensador francêsEdgar Morin, pai da “teoria da
complexidade”, já dizia que o rumo ao abismo está nos efeitos psicológicos,
emocionais e comportamentais das inúmeras guerras e conflitos do século 20 na
comunidade global, somados a um modelo de desenvolvimento competitivo
excludente que cada vez mais é disseminado.
Mas, de acordo com o estudioso, existe uma alternativa ao
colapso – trata-se da metamorfose. Talvez encontremos modelos sustentáveis,
inclusivos e criativos de organização nos incontáveis movimentos de Inovação
Social que eclodem pelo mundo afora.
E é justamente para essa direção que o 106º Fórum do Comitê da Cultura
da Paz - uma realização da Palas Athena com o apoio institucional da UNESCO e
do MASP – se propõe a olhar.
Sob o tema Inquietações-Inovações
Sociais - O coletivo em busca de uma nova cara, o evento acontecerá no dia 13 de agosto de
2013 (terça-feira), às 19h, no grandeauditório do Museu de Arte de São Paulo
(MASP), em São Paulo, com entrada franca.
O filme documentário Quem se importa (Brasil, 2012), da cineasta Mara Mourão, com narração de
Rodrigo Santoro e participação do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, retrata
esse panorama por meio de exemplos de pessoas que encontraram soluções
criativas para problemas sociais com impacto positivo nas comunidades em que
atuaram. Mara levará ao Fórum toda sua experiência na produção e direção do
filme para compartilhar com os participantes.
Já o pesquisador André Gravatá, que comporá a
mesa de reflexões, apresentará novas experiências e visões educacionais que
ocorrem ao redor do mundo, que concebem as escolas como lugares de estímulo à
cooperação, criatividade, solidariedade e empatia e que valorizam a
diversidade, permitindo o exercício de distintas inteligências.
Djalma Santos, educador social, fará significativas
contribuições ao levar ao público toda sua experiência no trabalho com crianças
e jovens.
A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição
antecipada, basta comparecer no dia e horário marcados. Outras informações
estão disponíveis pelo telefone 11 3062-1063 ou, ainda, pelo e-mail contatocef@palasathena.org.br e por meio do site http://www.palasathena.org.br/
.
Os
convidados do Fórum
Mara Mourão, diretora, roteirista e produtora de
longas-metragens, documentários, comerciais e programas de TV. Dirigiu quatro
longas, 22 episódios de uma série de TV e numerosos comerciais para o mercado
publicitário.h
André Gravatá, jornalista, ativista da área da educação,
escritor de ficção e micro revolucionário. Membro do coletivo Educ-ação, que
desenvolve um livro sobre iniciativas educacionais inovadoras espalhadas pelos
cinco continentes.
Djalma Santos, educador social, músico e há dez anos
vice-presidente da Rede Cultural Beija-Flor, que atende cerca de três mil
crianças e jovens em seus quatro núcleos de desenvolvimento socioeducativo e
comunitário.
Informações 106° Fórum do Comitê da Cultura da Paz – parceria
UNESCO/Palas Athena
Data: 13 de agosto de 2013 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: grande auditório do Museu de Arte de São
Paulo (MASP) - Av. Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo/SP (estação
Trianon-Masp do metrô)
Inscrições: as inscrições serão realizadas diretamente
no local, no dia e horário do evento, não sendo necessária inscrição prévia –
entrada franca
Outras informações: 11 3062-1063 – contatocef@palasathena.org.br - http://www.palasathena.org.br/
-
O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA
EDUCAÇÃO DIGITAL
(Por Alessandro Fonseca, gerente
territorial sênior de Digital Publishing Suite para a América Latina da Adobe
Systems) - Houve um tempo em que os professores
pediam para seus alunos desligarem seus telefones celulares e, recentemente,
tablets em sala de aula, porém os tempos mudaram. Assim como no mundo
corporativo, a moda BYOD (sigla em inglês que significa traga o seu próprio
dispositivo) invadiu as salas de aula com uma avalanche de
possibilidades que, se bem exploradas, têm tudo para levar a educação a um novo
patamar.
Cada vez mais as tradicionais editoras de
livros didáticos têm explorado as possibilidades das telas multitoque e a
conectividade desses dispositivos para repensar a maneira de criar e distribuir
seus livros, que contam uma história que envolve todos os sentidos dos alunos e
renova o prazer de aprender.
Para os estudantes que praticamente
nasceram com esses dispositivos nas mãos, trazê-lo para o dia a dia acadêmico é
um processo natural e intuitivo, porém os professores têm um enorme desafio
pela frente que passa, sobretudo, pela revisão do seu papel dentro e fora da
sala de aula.
Tradicionalmente o professor representava
a fonte de sabedoria e conhecimento, compartilhado com os alunos em aulas
predominantemente expositivas às quais os estudantes se limitavam a assistir
enquanto tomavam notas ou copiavam do quadro negro. As interações se limitavam
à perguntas e escassas atividades pedagógicas.
Hoje convivemos com crianças e
adolescentes hiperconectados, com acesso a um mundo de informação na ponta dos
dedos 24 horas por dia, sete dias por semana, prontos para trazer outra
perspectiva à sala de aula, colocando em xeque aquele papel tradicional do
professor.
Como toda grande mudança na história da
humanidade, vivemos um enorme desafio, mas também uma oportunidade que tem as
mesmas proporções. É preciso repensar o papel do professor, que por mais que
resista a encarar essa realidade, deixou de ser o guardião sagrado do
conhecimento, apesar de sempre ter um papel crucial na educação formal de
crianças e adolescentes.
Cada estudante munido de seus dispositivos
conectados à rede pode, e deve, se transformar numa fonte que adiciona um
pequeno tijolo ao mosaico de informações que se explora dentro e fora da sala
de aula em colaboração com os demais alunos. Converter o livro didático em um
organismo vivo que evolui em micro comunidades tão pequenas como uma sala de
aula ou tão grandes quanto o conjunto de alunos do sexto ano do ensino médio de
todo o País.
É difícil imaginar a beleza dos livros e
conjuntos de objetos resultante dessa enorme teia de interações, porém a maior
recompensa certamente será o conhecimento produzido e internalizado no
processo.
OPORTUNIDADES
. McDonald’s oferece 40 vagas em Florianópolis - Os restaurantes do McDonald’s localizados na cidade de
Florianópolis estão com 40 oportunidades de emprego para atendentes, destinadas
aos interessados em trabalhar nos períodos noturno e madrugada. Para se
candidatar, é preciso ser maior de 18 anos e estar cursando ou ter concluído o
6º ano do Ensino Fundamental. Não é exigida experiência anterior, as vagas são
efetivas e o início é imediato. Os candidatos devem comparecer no restaurante
McDonald’s na Rua Trajano, Centro, em Florianópolis, todas as quintas-feiras,
ou cadastrar o CV no site www.mcdonalds.com.br
,
acessando o link "Trabalhe Conosco/Cadastre seu Currículo".
Anualmente, a Arcos Dourados investe R$ 40 milhões em
treinamento e capacitação pessoal. Com 91 % de seu quadro de funcionários
formado por jovens com até 25 anos, a Arcos Dourados é reconhecida como porta
de entrada para o mercado de trabalho. A empresa não exige experiência, por
isso representa uma importante porta de entrada para quem busca seu primeiro
emprego formal.
Características como dinamismo, facilidade de comunicação e
de trabalho em equipe são diferenciais para o jovem que sonha em fazer parte da
equipe da rede. Pessoas com deficiência também podem concorrer às
oportunidades. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão: alimentação
no local, seguro de vida, assistência médica e odontológica, vale-transporte,
treinamento inicial e contínuo e plano de carreira.
O McDonald’s foi duplamente reconhecido. A revista ÉPOCA e o
Instituto Great Place to Work ® (GPTW) elegeram pela décima quarta vez o
McDonald´s como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil. O McDonald’s ficou
entre as 25 primeiras neste ano na lista das 100 Melhores Empresas para
Trabalhar, no ranking das companhias com mais de mil funcionários. Com isso, a
empresa está na lista das empresas que estão há mais tempo entre as melhores do
país. Além disso, a rede é uma das empresas brasileiras que mais reúnem jovens
e que mais cresceram em oportunidades de trabalho.
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto
em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a
maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com
direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes
McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil,
Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe,
Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad
& Tobago, Uruguai e Venezuela.
Diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais
de 1.880 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 100.000
funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados
está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber
mais sobre a Companhia visite nosso site www.arcosdorados.com
. Sertrading seleciona
profissionais para diversas áreas- A Sertrading
,
uma das maiores e mais especializadas empresas de comércio exterior do País,
recruta profissionais com experiência nos setores de importação, fiscal,
financeiro e de tecnologia da informação para atuação nos níveis júnior, pleno
e sênior.
“Procuramos
por pessoas pró-ativas, comunicativas, com comprometimento e que estejam em
busca de novos desafios para compor o nosso quadro de colaboradores e fazer
parte de uma das maiores tradings do País”, afirma Marcela
Machado, Gestora de Recursos Humanos da Sertrading.
A
contratação será feita em regime de CLT, com salário compatível ao mercado e
benefícios como vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e seguro saúde.
Para se candidatar, os interessados devem encaminhar seus currículos para o
e-mailrh@sertrading.com.
MARKETING AO VIVO PROMETE ESTREITAR CONTATOS
Para alguns, ir ao supermercado nem sempre é uma tarefa
prazerosa, mas há anos empresas do setor varejista vêm pontuando formas de
tornar esse momento mais interessante. Entre um corredor e outro, o cliente
encontra não só um, mas vários demonstradores de produtos.
Queijos,
vinhos, pães, entre outros produtos, são apresentados aos consumidores ali
mesmo, no momento da compra. E a estratégia funciona: quem nunca experimentou
uma dessas novidades e aproveitou o embalo para levar o produto para casa?
A demonstração de produtos no ponto de venda é
apenas um dos vieses possíveis do chamado live marketing ou
marketing vivo, como prefere chamar o presidente daAssociação de Marketing Promocional (Ampro), Kito Mansano. No ano passado, esse mercado movimentou no
Brasil nada menos de R$ 40 bilhões, 17% a mais em relação aos valores de 2011.
Quem achou que
evolução do comércio digital poderia acabar com os pequenos prazeres das
compras, se enganou. Segundo Mansano, o que acontece é justamente o contrário.
“O consumidor está cada vez mais comprometido com a experiência”, diz.
Essa mudança
tem a ver com a realidade imposta pelas mídias sociais. Muito mais
participativo e exigente, o consumidor abandonou a posição passiva e usufrui
desse canal para dividir suas experiências, sejam elas boas ou ruins.
“O maior
desafio não é só levar o consumidor até o ponto de venda, mas fazer com que ele
sinta essa experiência de forma positiva”, explica Mansano.
O caminho?
Realidade e transparência, daí o maior destaque da experimentação em detrimento
à publicidade convencional. “Se a publicidade vender uma realidade que não
existe, hoje o consumidor tem canais suficientes para criticar e prejudicar a
imagem da marca em escalas gigantescas”, afirma
Mudança de Posicionamento
Na esteira dessa mudança de perspectiva para o mundo da
publicidade que aconteceu o primeiro Congresso Brasileiro de Live Marketing. Ao longo dos
dias 29 e 30/07, profissionais como Patrick
Flynn, diretor técnico do Cirque Du Soleil, Fernando
Chacon, diretor de marketing do Itaú, e Roberta
Medina, idealizadora do Rock in Rio, se reuniram para debater o
assunto em São Paulo. Segundo Mansano, a
ideia é reestruturar as divisões deste mercado, dada relevância estratégica do
contato pessoal na rotina deste novo consumidor. O chamado marketing promocional ficou pequeno. Agora, eventos,
campanhas, encontros, entre outros, fazem parte do planejamento. “Estamos
falando da parte viva e ao vivo do marketing”, diz.
Com isso, Mansano deverá encabeçar após o congresso a
formação do Sindilive, Sindicato que
reunirá empresas de live
marketing.
( Bárbara Ladeia/economia.ig.com.. No
Promoview)
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A Federação das
Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está com inscrições abertas para missões
empresariais à China. Em setembro, a entidade levará empresários catarinenses
do setor moveleiro à China Internacional Furniture Expo, uma das maiores
feiras mundiais do setor de móveis, realizada em Xangai.
A missão ocorrerá
de 8 a 15 de setembro. A exposição reunirá compradores e fornecedores de
móveis personalizados, infantil, para salas de jantar e estar, quarto,
escritório e cozinha, além de acessórios decorativos e componentes para o
setor. Participarão 3 mil expositores de 140 países.
De 10 a 20 de outubro, a Federação lidera missão brasileira à Feira de Cantão, o maior evento de negócios do mundo, realizado em Guangzhou, no Sul do país asiático. A programação também prevê visitas técnicas a empresas locais. A exposição será realizada de 15 a 19 de outubro e reunirá fornecedores de máquinas e equipamentos pesados, pequenos maquinários; hardware; eletroeletrônico; autopeças, ferramentas e ferragens. A última edição da feira, realizada em abril, teve quase 25 mil expositores e 202 mil visitantes estrangeiros. (fonte: Fiesc) |
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A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM NO ENEM
2013
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano acontecerá
em 26 e 27 de outubro. Com a proximidade da prova, os alunos cada vez mais se
dedicam aos estudos.
E para auxiliar os jovens na preparação para o grande dia, a
Universia Brasil (www.universia.com.br
),
maior rede ibero americana de colaboração universitária, tem desenvolvido ao
longo dos últimos anos uma série de estudos e dicas para o Enem. Esta semana a
rede explica como funciona a Teoria de Resposta ao Item
(TRI).
A TRI é o método de avaliação do Enem que tem por objetivo
evitar que o candidato utilize o fator sorte na hora de responder as questões.
Segundo o professor Tadeu da Ponte, em entrevista ao portal, a TRI é uma forma
mais justa de avaliação, já que exige mais preparo para a prova.
“O Enem utiliza metodologias mais modernas e avançadas em
larga escala. A TRI não é passível de falhas no sentido de calcular a nota
errada e prejudicar alguém. A metodologia produz um ranking preciso que
classifica os alunos e lança mão de probabilidades e estatísticas para chegar
mais próximo do score verdadeiro”, explica Tadeu.
Para que a TRI seja utilizada é feito um pré-teste das
questões da prova com alunos do 2° ano do Ensino Médio e 1° do Superior para
analisar os parâmetros da questão, não sendo possível aplicar a prova e fazer a
TRI depois. “As questões devem passar
pelo pré-teste por conta do processo chamado de calibragem das questões, o que
determina a curva de dificuldade das perguntas”, conta o professor Tadeu da Ponte.
Essas questões são misturadas e não sinalizadas, portanto, o
aluno não tem como saber qual pertence a cada grupo de dificuldade. Por meio de
estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas de cada aluno.
Se um determinado candidato acertou questões “difíceis”, mas errou algumas
“fáceis”, o fato é constatado como improvável e supõe-se que o aluno “chutou”.
A média, nesse caso, então, será mais baixa do que um aluno que erra questões
difíceis, mas acerta as fáceis.
Vejacomo construir argumentação e o que são os eixos
cognitivos do Enem http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/07/23/1038169/enem-2013-entenda-significa-construir-argumentaco.html
. Para ter
acesso a todas as inúmeras dicas produzidas especialmente pela rede Universia
Brasil para o Enem 2013, acessehttp://noticias.universia.com.br/tag/enem-2013/
.
NOVA
CÂMERA APPLE COM TRÊS LENTES
A Apple acaba de registrar uma patente que sugere uma nova câmera para
seus dispositivos. Descoberta pelo site AppleInsider, a patente número 8.497.897 mostra um desenho de
uma câmera com três lentes e três sensores.
De acordo com o Mashable,
dois sensores seriam destinados à cor e o terceiro, à luminosidade. Cada sensor
também possui sua própria lente correspondente. Ao usar duas lentes destinadas
à cor, o processamento de imagem será capaz de comparar os dados das duas para
criar uma imagem com mais cor.
Além disso, o uso de três lentes na posição "cor-brilho-cor"
evita o chamado "ponto cego", o que geralmente prejudica a qualidade
final das fotos. Sendo assim, quando um sensor não for capaz de captar as cores
ou a iluminação correta de uma determinada região, o outro compensaria a falha.
Resumindo, tal patente promete fotografias com cores mais fiéis ao
ambiente.
Enquanto a patente da câmera foi descoberta, outros rumores circulam a
respeito das novidades Apple, principalmente em relação ao próximo iPhone.
Ontem (30), a Apple liberou a quarta versão do iOS 7 beta. O hacker Hamza Sood
investigou os arquivos internos de sistema e achou uma pasta que
indicaria um leitor biométrico no botão
Home.
Outra especulação recente a respeito do iPhone é que sua próxima versão
seria "popular" e se chamaria iPhone 5C, fazendo relação à
modelos coloridos na letra "C", do inglês "colors". (Redação Adnews)
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