Os motivos do grande sucesso dos e-mails marketing são simples: baixo custo e alto retorno. Segundo dados da agência de marketing digital Cadastra, uma companhia que decide disparar mil e-mails terá um custo que varia de R$ 1 a R$ 10. Hoje, as principais empresas que utilizam o serviço no Brasil são do segmento de e-commerce ou companhias varejista que, de certa forma, buscam o baixo custo da ferramenta para disseminar promoções e produtos.
Números de entregabilidade podem explicar a importância do e-mail marketing para as empresas e marcas brasileiras. Segundo estudo da Rerturn Path, empresa especializada em e-mail intelligence, no último trimestre de 2012, os maiores varejista do Brasil que utilizam e-mail marketing tiveram um retorno expressivo.
Na média, 94% dos e-mails
chegaram à caixa de entrada dos consumidores — porcentagem considerada alta se
compararmos os números do mercado nos EUA, que apresentou uma taxa de entrega
de 84%, no mesmo período do ano passado.
Apesar do baixo custo, do crescente número de empresas que utilizam o serviço e da alta na taxa de entrega apresentada no último trimestre do ano passado, velhos problemas ainda assombram o mercado brasileiro de e-mail marketing.
A pesquisa da Return Path mostra que do total de e-mails que chegaram à
caixa de entrada dos consumidores, apenas 27% foram lidos e 6% foram
considerados “spam”. Além disso, o Brasil está abaixo da média mundial, se
levarmos em consideração que, em média, 67% dos e-mails marketing enviados
chegam à caixa de entrada dos internautas brasileiros — porcentagem abaixo da
América Latina, com 72%, e muito abaixo dos norte-americanos que possuem 88% de
êxito na taxa de “entregabilidade”.
Veja como acertar numa campanha de e-mail marketing:
- Criar uma base de clientes atualizada
- Distribuir conteúdo em formatos menores, com uma comunicação direta
- Equilibrar o uso de imagem e texto dentro do e-mail
- Personalizar a comunicação dependendo do target
- Frear a empolgação com resultados, limitando o envio mensal
- Elaborar uma comunicação que se adapte a todas as plataformas
- Manter a base de dados limpa, com uma higienização de no mínimo duas vezes ao ano
- Distribuir conteúdo em formatos menores, com uma comunicação direta
- Equilibrar o uso de imagem e texto dentro do e-mail
- Personalizar a comunicação dependendo do target
- Frear a empolgação com resultados, limitando o envio mensal
- Elaborar uma comunicação que se adapte a todas as plataformas
- Manter a base de dados limpa, com uma higienização de no mínimo duas vezes ao ano
Veja os principais erros de uma campanha de e-mail marketing:
- Mandar e-mails para uma base duvidosa de dados
- Fazer o trabalho pela metade, sem finalizar a comunicação presente no e-mail
- Mandar e-mail sem permissão do internauta
- Não dosar a frequência de envio
- Trocar base de dados com outra empresa, visando diminuir o custo
- Fazer o trabalho pela metade, sem finalizar a comunicação presente no e-mail
- Mandar e-mail sem permissão do internauta
- Não dosar a frequência de envio
- Trocar base de dados com outra empresa, visando diminuir o custo
O MERCADO DE FUSÕES
E AQUISIÇÕES NO BRASIL
-O
mercado transacional brasileiro manteve o mesmo ritmo do mês anterior, 63
operações frente às 59 registradas em julho de 2012. Levando em conta as
transações que tiveram seu valor divulgado, o mercado transacional movimentou
aproximadamente R$ 9,9 bilhões, sendo que pela primeira vez no ano o número de
transações de valor superior à R$ 500 milhões superou em números as transações
cujo valor é inferior à R$ 500 milhões e superior à R$ 200 milhões. No
acumulado do ano, o Brasil já movimentou aproximadamente R$ 78,3 bilhões em
transações, segundo o relatório do mês de julho do TTR - Transactional Track
Record.
No
mês de julho as empresas estrangeiras realizaram um total de 25 aquisições no
país, sendo oito transações realizadas pelos Estados Unidos.
No
acumulado do ano as empresas brasileiras mantiveram um grande interesse pelo
mercado norte-americano, no total foram registradas sete aquisições nos Estados
Unidos.
Em
relação ao mercado transacional latino-americano, o Brasil foi o país que mais
registrou transações, foram 63 transações frente às 15 transações realizadas
pelo Chile, 12 transações realizadas pelo Peru e 12 transações realizadas pelo
México. Neste mês de julho também foi destaque na América Latina a quantidade
de transações cross-border registradas. A quantidade de transações deste tipo
representou 69% do total.
O
mercado transacional que envolve private equity e venture capital reduziu seu
ritmo pelo segundo mês consecutivo. Em junho foram registradas 16 transações e
em julho 13 transações.
E o mercado de capitais
brasileiro registrou o sétimo IPO do ano, com a emissão primária e secundária
de 82,7 milhões de ações, em uma operação que movimentou R$ 1,035bi. O
relatório completo está no http://bit.ly/19fRRil
UMA ABORDAGEM
SOCIAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO
Em 2012, a população carente
de São Paulo-SP sofreu com os mais de 30 incêndios registrados nas favelas da
cidade. Em um destes, mais de 285 casas foram destruídas, desabrigando 1.140
pessoas. Das localidades atingidas, nove tiveram valorização imobiliária
. A
favela de São Miguel Paulista, por exemplo, teve uma valorização acima de 200%,
enquanto a comunidade do Morro do Piolho teve um aumento no valor do metro
quadrado em torno de 115%. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas (FIPE).
No artigo “Não acredite em
combustão espontânea”, de João F. Finazzi, os dados demonstrados apontam que as
áreas com mais favelas, curiosamente, são as com menor número de incêndios. Ao
mesmo tempo, o autor indica que essas áreas são as mais desvalorizadas pelo
mercado imobiliário.
“Em uma área em que se
encontram 114 favelas de São Paulo, houve 9 incêndios em menos de um ano,
enquanto que em uma área em que se encontram 330 favelas não houve nenhum. Algo
muito peculiar deve acontecer com a minoria das favelas, pois apresentam mais
incêndios que a vasta maioria. Ao menos que o clima seja mais seco nessas
regiões e que os habitantes dessas comunidades tenham um espírito mais
incendiário que os das outras, a coincidência simplesmente não é aceitável”.
O autor aponta outros
argumentos do gênero e coloca em xeque a valorização imobiliária nas favelas de
São Paulo. Já o site Pragmatismo Político lembra um caso, onde a Prefeitura de
São Paulo tentava desalojar famílias da favela do Moinho, e só conseguiu devido
um incêndio na véspera do Natal.
A introdução do texto,
assinado por Fábio Nassif, sentencia. “Local de disputa histórica entre Prefeitura
de São Paulo e moradores, o terreno que abriga a Favela do Moinho é objeto de
mais uma forte ofensiva do capital imobiliário. O incêndio que
destruiu boa parte dos barracos, matou duas pessoas e desalojou centenas de
famílias nas vésperas do Natal está sendo utilizado como mais novo pretexto
para a liberação da área, como um caso típico que contrapõe interesses
empresariais e o direito à moradia”.
Até o momento não existem
provas e nem suspeitos para tais acusações, este artigo busca apenas propor para
os profissionais do ramo, uma reflexão a respeito das discussões sociais no
entorno do mercado imobiliário. (William Cruz - Colunista do PortaisImobiliários.com.br
uma rede de
portais de imóveis, como o portal de imóveis em Curitiba
| iCuritiba.com,
presente em mais de 240 cidades do Brasil).
QUALIFICAÇÃO
PROFISSIONAL E IMPOSTOS IMPEDEM CRESCIMENTO
A elevada carga tributária e a falta de
trabalhadores qualificados têm sido a principal queixa dos executivos
brasileiros para ampliar o número de contratações de profissionais. É o que
revela recente levantamento realizado pela Page Personnel, uma das maiores
empresas globais de recrutamento especializado em profissionais de suporte à
gestão e primeira gerência.
De acordo com
o estudo Fatos e Expectativas Regionais 2013 da companhia, a maioria das
empresas pretende contratar mais trabalhadores ao longo deste ano, mas apontam
a falta de mão de obra qualificada e encargos tributários como maiores
obstáculos a esse investimento.
A pesquisa foi realizada em dezembro de 2012 e
janeiro de 2013 com 850 respondentes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do
Brasil. Participaram do levantamento analistas, coordenadores, gerentes,
diretores e CEOs de diversas empresas e setores.
“Os executivos consultados apontam os impostos como
um dos vilões para a contratação de novos trabalhadores. Outro ponto que
encabeça a lista dos obstáculos é a falta de profissionais qualificados. A
combinação desses dois elementos muitas vezes freia a abertura de novos postos
de trabalho”, explica Gil Van Delft, diretor geral da Page Personnel.
O levantamento investigou junto a diferentes
empresas das regiões Sul, Nordeste e Sudeste quais eram os principais
obstáculos ao crescimento de cada região. No Sudeste, as maiores queixas
apontadas foram encargos tributários (66,5%), falta de mão de obra qualificada
(41,1%) e baixa produtividade dos trabalhadores (24,4%).
Na região Sul, os fatores listados aparecem na mesma
ordem do verificado no Sudeste, exceto para os percentuais: 58,6%, 53,4% e
27,6%, respectivamente. Já no Nordeste, a falta de mão de obra qualificada é o
principal entrave ao crescimento (66,7%), seguido de baixa produtividade
(45,8%) e impostos (41,7%).
O estudo também procurou saber dos executivos quais
eram as principais carências apresentadas pelos profissionais da região onde
atuam. Os representantes consultados no Nordeste apontaram a falta de
conhecimento técnico (70,8%), proatividade (37,5%) e comunicação/postura
(33,3%) como maiores deficiências técnicas e comportamentais dos trabalhadores
daquela área.
No Sudeste, foram listadas como déficits
profissionais a ausência de conhecimento técnico (48,3%), proatividade (42,6%)
e visão estratégica (37,8%) como grandes desafios a serem superados pelos
trabalhadores desse território. No caso do Sul, os representantes das
indústrias indicaram o conhecimento técnico (43,1%), visão estratégica (37,9%),
proatividade e domínio de um segundo idioma (31%) entre as principais
deficiências dos trabalhadores da região.
“Apesar dos obstáculos ao crescimento, ainda há
espaço para novas contratações. Muitas empresas têm se queixado constantemente
da falta de mão de obra adequada no Brasil. Há uma dissonância entre o que o
mercado espera tecnicamente desses trabalhadores e o que a grande maioria deles
tem a oferecer”, analisa Gil.
Em todas as regiões pesquisadas, a maioria dos
executivos mostrou-se otimista em relação à expansão das operações e ao aumento
do quadro de funcionários. Quando questionados sobre a possibilidade de
expandir as operações em 2013, o maior índice foi verificado no Nordeste (96%),
seguido pelo Sudeste (87%) e Sul (86%). Para o aumento do quadro de
funcionários, a maior expectativa foi encontrada no Nordeste (79%) junto com
Sudeste e Sul, ambos com 71%.
O levantamento conseguiu captar quais áreas
receberiam mais investimentos em contratações em 2013. Aparece no topo das
preferências a área de Operações em todas as regiões pesquisadas,
diferenciando-se apenas pelos percentuais: Sudeste (61,7%), Nordeste (57,9%) e
Sul (56,1%).
No Nordeste, as outras áreas apontadas para receber
aportes em novos postos de trabalho foram Tecnologia (42,1%), Vendas (31,6%) e
Logística e Finanças (15,8%). Na região Sudeste aparem os setores de Vendas
(37,6%), Tecnologia (21,5%) e Finanças (16,8%). E no Sul figuram as áreas de
Vendas (39%), Tecnologia (26,8%) e Finanças (14,6%).
AÇÃO EDUCATIVA NA BIENAL INTERNACIONAL DE
CURITIBA
Hoje, a partir das 8h é realizado o Curso de Formação para Professores do
PROGRAMA AÇÃO EDUCATIVA VOTORANTIM
CIMENTOS no Auditório Poty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer). O objetivo é
apresentar e refletir sobre conteúdos da Arte Contemporânea e da Arte Educação
junto com os professores da rede pública e particular de ensino de Curitiba e
Região Metropolitana.
O evento é uma oportunidade de ouvir sobre cada obra, compreender o motivo dela
fazer parte da Bienal ou simplesmente trocar experiências sobre o ensino da
arte com outros professores.
Neste momento, podem-se esclarecer dúvidas e pensar
na abordagem dos temas com os alunos provocando um pensamento crítico e
social. Segundo o curador Luciano Buchmann (Unespar/FAP [1] e Instituto Arte na
Escola [2]), _"é preciso refletir sobre o nosso tempo e buscar na
diferença, na singularidade a relação que há na arte e no seu consumo."_
Assim, todo o Programa busca instigar os professores e alunos a engajar em
discussões sobre arte e o cotidiano.
O MATERIAL EDUCATIVO (recebido gratuitamente e disponível para download [3])
apresenta conteúdo sobre os artistas que participam da Bienal, bem como imagens
das obras e uma explicação do seu processo criativo.
Roteiros com perguntas, sugestões de filmes e livros
que tem a ver com os temas abordados e dicas de atividades para a sala de aula
também compõem a publicação. A proposta inclui ainda palestras, mesas-redondas
e visitas mediadas. Todas as bibliotecas escolares do Paraná receberão essa
publicação.
Na SALA DO EDUCADOR VOTORANTIM CIMENTOS, localizada no
Solar do Barão, estarão disponíveis materiais de pesquisa, catálogos de
artistas e uma DVDteca Arte na Escola, além de ciclos de palestras e grupos de
estudo. O espaço, criado especialmente para esta Bienal, tem o objetivo de
fornecer subsídio para o estudo da arte.
Além disso, o programa realizou TREINAMENTOS DE MEDIADORES que vão acompanhar o
público em VISITAS GUIADAS às exposições. Tanto as escolas, quanto a comunidade
em geral, podem agendar suas visitas através do www.bienaldecuritiba.com.br
[4].
São alguns dos ROTEIROS DA BIENAL: A PÉ partindo do Centro Cultural Sistema
Fiep, passando pelo Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia),
Casa Andrade Muricy, Secretaria de Estado da Cultura, Paço da Liberdade, Rua XV
de Novembro, Estação Central e Museu Municipal de Arte - MUMA Outra sugestão é
o roteiro DE BICICLETA partindo da Bicicletaria Cultural, pedalando até o Museu
de Arte da UFPR - MusA, Rua XV de Novembro, Paço da Liberdade, Secretaria de
Estado da Cultura, Centro Cultural Sistema Fiep, Av. Cândido de Abreu e a
Prefeitura de Curitiba. Ambos acontecem de 3ª feira a domingo, às 10h.
O roteiro DE VAN acontece todo domingo, com partidas às 10h e 14h desde a Loja
do Museu Oscar Niemeyer, passando pela Secretaria de Estado da Cultura, Paço da
Liberdade, Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia) e Centro
Cultural Sistema Fiep.
Por fim, a ideia é que a Bienal esteja presente no ambiente
educacional antes e depois das visitas às exposições ampliando a difusão do
conhecimento adquirido. _"Quanto mais se fala sobre ela, sobre o que foi
feito e a que aquilo pode se referir na experiência de cada um, mais arte se
consome, pois o aprendizado do que é arte, gera mais produção" afirma
Buchmann.
COPA E OLIMPÍADAS
ALAVANCARÃO CLOUD COMPUTING
A
palavra nuvem, além de ser a figura formada por partículas de água no céu, pode
remeter a sonhos distantes e, em alguns casos, a um bom sono durante a noite.
Porém, hoje essa mesma figura representa também a computação em nuvem, ou cloud
computing, que é uma das grandes realidades da tecnologia atual.
É
indiscutível que a área de tecnologia passa atualmente por evoluções
relevantes que ditarão a segmentação daqui por diante. Essa tecnologia já
é muito utilizada no exterior para agregar valor e suportar a receita nas
empresas. Seguindo a tendência mundial, a América Latina é considerada um dos
continentes que mais investem em tecnologia nos últimos anos. Há uma estimativa
que o continente até o ano que vem estará muito próximo ao primeiro colocado.
Porém, apesar do Brasil fazer parte do continente, ainda investe muito menos do
que deveria neste segmento.
O
efeito nuvem vem evoluindo rapidamente em pouco tempo no mundo. Neste
momento, já é mais do que necessário que os CIOs se enquadrem nesse avanço e
busquem os aplicativos que necessitam para aperfeiçoar a realidade das empresas
mundiais na tecnologia em nuvem, para não ficarem desatualizados e distantes
das inovações.
Apesar
de já ter algum tempo, essa tecnologia ainda é considerada nova, pois é pouco
conhecida por alguns, mas tem feito diferença em áreas de marketing, vendas e
serviços, entre outros estilos de negócios. As indústrias de serviços de saúde,
automotiva e de hardware, lideram como os setores que mais impulsionam o modelo
de cloud computing.
Essa
nova tendência, por incrível que pareça, ainda enfrenta resistência. Porém no
Brasil, há uma disposição para a reestruturação tecnológica em todos os
segmentos, pois o foco de investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo
de 2014 e as Olimpíadas de 2016 chega com a grande possibilidade de o Brasil se
tornar um centro de excelência em tecnologia.
Empresas
brasileiras de renome já estão investindo no serviço, principalmente
porque a tecnologia pode reduzir custos em até 30% para uma empresa de
médio porte, além de aumentar a visibilidade no mercado. Com isso, há uma
expectativa de que pelo menos cinco tópicos serão prioridades no
desenvolvimento de aplicações, que são: software para sistemas de
infraestrutura, sistemas básicos de storage, servidores e aplicações gerais.
O
destaque desta evolução tecnológica é a VMWare, considerado uma completa
família de soluções tecnológicas, respondendo hoje por cerca de 80% do mercado
mundial de virtualização sendo a empresa escolhida pelas 100 maiores
corporações da Fortune. Com ela, chegou ao Brasil também a tecnologia vCloud
Prime, que utiliza o VMware e é considerada atualmente a última palavra em
termos de tecnologia de Data Center. A plataforma de alta performance permite a
criação de Data Centers Virtuais completos inteiramente administrados pelo
cliente.
Não
há dúvidas de que o Brasil caminha para a popularização da tecnologia e que em
pouco tempo alcançará a maioria das corporações. (Por
Fábio Alexandre Vieira,
graduado em Ciências da Computação, com MBA em Marketing pela Fundação
Getúlio Vargas, e diretor executivo da Primehost.No Adnews)
LIVROS
. Resumo de Direito Previdenciário - Esta obra tem por objetivo servir ao estudo pontual e resumido do Direito
Previdenciário, mais especificamente àqueles interesados em concursos públicos,
bem como aos acadâmicos e profissionais da área.
O Direito
Previdenciário tem sofrido constantes mudanças, como é comum nesta matéria. De
modo que é importante que tanto o aluno iniciante quanto aquele que está a
reciclar seus conhecimentos na legislação previdenciária possam contar com
textos objetivos e atualizados.
Para a aprovação
em concursos públicos é fundametal a utilização de instrumentos facilitadores que
venham a contribuir na condensação dos conhecimentos. Em razão disto, foi
tomada, pelo autor, a decisão de disponibilizar esta ferramenta que terá grande
valia tanto àqueles que se iniciam na matéria quanto aos que desejam uma
revisão rápida e direcionada.
Por meio de uma
linguagem objetiva, Eduardo Tanaka apresenta aos concursandos todo o conteúdo
exigido em concursos públicos, como o da Receita Federal do Brasil, Polícia
Federal, INSS, Magistratura Federal entre outros.
·
. Resumo
de Direito Eleitoral chega a 6ª edição - Resumo de Direito
Eleitoral é uma obra que objetiva desmistificar por inteiro a quase inacessível
linguagem jurídica. É um livro com linguagem leve, objetiva e clara,
direcionada para o concursando que tem pouco tempo para se preparar; e por meio
do qual o autor apresenta, de forma resumida, aspectos essenciais do Direito
Eleitoral. O livro torna esta disciplina acessível a todos, independentemente
de formação ou tempo disponível.
Compreender
o Direito Eleitoral é fundamental para o resgate da cidadania, um fator
extremamente salutar para o fortalecimento de nossa democracia. As leis são
normas de condutas sociais, portanto, direcionadas para o povo. O livro foi
atualizado com a Reforma Eleitorial e as Resoluções do TSE/2010 e com os
últimos posicionamentos do TSE.
“Tentarei
nesse livro demonstrar que é possível escrever Direito com conteúdo,
afastando-se do formalismo e tecnicismo jurídico exacerbado” afirma o autor.
. Português Essencial
para Concursos - 3ª edição - Independentemente do concurso que queira fazer, da banca que vai
organizá-lo, o estudante de Língua Portuguesa se depara com conteúdo que, sem
exceções, são-lhe sempre motivo de impasse. Esses conteúdos são priorizados por
todas as bancas organizadoras de concursos. Podem variar os tipos de questões,
mas todas cobram os mesmos pontos.
Neste livro, a autora apresenta na
medida certa os temas de Língua Portuguesa mais relevantes para o sucesso em
concursos públicos. É feita uma breve explanação teórica sobre cada um deles e,
em seguida, são propostos exercícios de fixação e questões de concursos com
gabarito. Ao final de cada capítulo, há um exercício em forma de palavras
cruzadas para que o aluno treine seu vocabulário e sua ortografia. O último
capítulo traz uma bateria de “desafios”, questões originais em que são
misturados diferentes assuntos, de modo que o aluno poderá testar seu
aprendizado.
“Jamais
se deixe levar pela falsa ideia de que lhe bastará memorizar conteúdos teóricos
para garantir excelentes resultados nas provas. Quanto mais exercícios você
fizer, mais seguro você estará!”, destaca a autora.
. Matemática e
Raciocínio Lógico - Este livro tem por objetivo tornar o mais simples
possível o estudo da Matemática e do Raciocínio Lógico para aqueles que se
preparam para concursos organizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Seja
para aqueles que nunca gostaram, seja para aqueles que não têm dificuldades com
as Ciências Exatas, a consulta a esse título é fundametal para quem planeja ser
aprovado em um concurso público.
A
obra traz a teoria necessária para a resolução das questões de uma prova de
maneira muito objetiva, pois sua proposta é a de ensinar pela prática, por meio
do raciocínio e da dedução, com o mínimo de memorização. Até mesmo algumas
fórmulas podem ser deduzidas de forma rápidas. Com isso, o concursando vai para
o dia da prova com a preocupação a menos, pois, uma vez aprendido a usar o
Raciocínio Lógico, não se esquece mais.
O
autor preparou uma farta seleção de questões das provas mais recentes, com
gabarito resolvido de forma detalhada, inclusive com soluções alternativas em
alguns casos, e organizadas por nível de escolaridade e prova. O livro é
dedicado à banca examinadora Fundação Carlos Chagas (FCCV), traz mais de 200
questões das últimas provas, resolvidas de forma detalhada, sendo que algumas
possuem mais de uma solução. As provas estão agrupadas pelo nivel de
escolaridade exigido. Contendo provas para cargos de nível fundamental, médio e
superior.
“Eis
aqui uma proposta inovadora de aprendizado de Matemática e Raciocínio Lógico,
que tem como objetivo o seu êxito em concursos públicos”, afirma o autor.
·
.
Direito Constitucional chega à 24ª edição - Disciplina
fundamental para concurseiros e estudantes, Direito Constitucional é um assunto
sempre recorrente nas obras e nos constantes desafios enfrentados pelos
profissionais da área jurídica. Diante de tanta importância e complexidade, a
Editora Elsevier lança Direito Constitucional 24ª edição, da série provas e
concursos, para atualizar esse conteúdo que é tão vasto e importante. Ao longo
da obra, o autor Sylvio Motta visa atender à demanda dos candidatos aos
concursos públicos para cargos de nível técnico e superior, disponibilizando
todo o conhecimento básico da estrutura do Direito Constitucional, através da
compreensão da Constituição.
Como
complemento a teoria, existem exercícios de fixação, na maioria questões de
concursos públicos, que possibilitam uma melhor fixação do tema pelos
concursandos. O objetivo do autor é ensinar o conteúdo essencial, aquilo que
realmente será cobrado em questões de múltipla escolha. A unidade 5 foi
completamente revisada para esta edição.
. Resumo de
Direito Eleitoral - Resumo de Direito Eleitoral é uma obra que objetiva
desmistificar por inteiro a quase inacessível linguagem jurídica. É um livro
com linguagem leve, objetiva e clara, direcionada para o concursando que tem
pouco tempo para se preparar; e por meio do qual o autor apresenta, de forma
resumida, aspectos essenciais do Direito Eleitoral. O livro torna esta
disciplina acessível a todos, independentemente de formação ou tempo
disponível.
Compreender o
Direito Eleitoral é fundamental para o resgate da cidadania, um fator
extremamente salutar para o fortalecimento de nossa democracia. As leis são
normas de condutas sociais, portanto, direcionadas para o povo. O livro foi
atualizado com a Reforma Eleitorial e as Resoluções do TSE/2010 e com os
últimos posicionamentos do TSE.
“Tentarei nesse livro demonstrar que é possível
escrever Direito com conteúdo, afastando-se do formalismo e tecnicismo jurídico
exacerbado” afirma o autor.
MARCAS SEM VERBAS PARA INOVAR
( Bert DuMars, do
Advertising Age, vice-presidente da
Forrester Research,
na Revista Proxxima) - Somente 11% dos anunciantes reservam um orçamento específico para esforços de inovação de mercado e apenas 9% fazem da inovação parte do dia a dia do orçamento de marketing, de acordo com pesquisa recente da Forrester.
na Revista Proxxima) - Somente 11% dos anunciantes reservam um orçamento específico para esforços de inovação de mercado e apenas 9% fazem da inovação parte do dia a dia do orçamento de marketing, de acordo com pesquisa recente da Forrester.
Além disso, 95% desses anunciantes concordaram que estão atingindo um
ROI positivo de seus programas de inovação. Por que essa contradição? Dominar a
inovação em marketing está mais e mais difícil, por conta da paisagem de
consumo em constante mudança por fatores como a ruptura digital, clientes
perpetuamente conectados e as inconstantes expectativas dos consumidores.
Em toda indústria, concorrentes digitais estão tirando vantagem de novas
plataformas e ferramentas para minar seus competidores, se aproximar dos
consumidores e romper com a forma tradicional de fazer negócio.
De fato, a mesma pesquisa revelou
que a maioria das empresas – 46% das quais geram mais de US$ 1 bilhão em
receita por ano – ainda estão nos estágios iniciais de maturidade em inovação.
A Forrester sugere que o único caminho para competir é evoluir e inovar. Mas
criar uma cultura dirigida pela inovação é desafiador. Em primeiro lugar, as
firmas precisam entender as quatro culturas de inovação em marketing de modo a
determinar ambos, seus estados atual e aspiracional:
Avesso ao risco – Esta cultura tipicamente exibe
personalidades “comando e controle” como aquelas de indústrias altamente
reguladas ou que têm poderes monopólicos em alguns segmentos de mercado.
Tradicionalmente, eles somente inovam quando são forçados a isso.
Pragmático – Esta cultura tende
a ser conservadora e motivada pelo consenso, o que a faz lenta para reagira a
mudanças. Embora os programas de marketing atuais dessas organizações ainda
guiem os negócios, elas estão em risco crescente, por conta de concorrentes
menores e mais ágeis. A Forrester detectou que mais de 60% das marcas caem
nesta categoria.
Experimentalista – Em casos típicos,
empresas com uma cultura experimentalista são altamente focadas em inovação
para obter diferenciação em torno da experiência do consumidor, mas não têm uma
estratégia de longo prazo.
Obcecados pelo cliente – Estas
empresas são definidas por sua obsessão pelo estilo de vida, necessidades e
desejos de seus clientes e constroem uma cultura que é rara e inerentemente
inovadora. A Forrester observou que somente 3% das marcas caem nesta categoria.
O que há depois de uma marca identificar seu approach à inovação?
Líderes em inovação não miram onde seus clientes estão hoje, mas em onde eles
estarão no futuro. Com a adoção de tecnologias pelo consumidor se movendo mais
rapidamente que nunca, os anunciantes precisam acelerar sua marca e companhia
rumo a um ecossistema fragmentado. Os anunciantes podem começar por:
Fazer um business plan para inovação e assegurar
apoio da diretoria.A chave do sucesso de longo prazo para um programa de inovação em
marketing é o monitoramento da diretoria.
A Forrester descobriu que só 20% dos profissionais de marketing recebem
apoio dos executivos líderes quando se trata desse tipo de programa. Para fazer
um projeto de negócio mais forte em inovação, é preciso considerar: um plano
para organizar as lideranças; subsídios específicos no orçamento para a
inovação em marketing, do total ou de um percentual dos gastos em marketing; e
esperar retorno sobre o investimento.
Uma maneira de maximizar a produtividade é tirar vantagem dos
laboratórios de inovação internos ou das agências parceiras e idealizar as
oportunidades do tipo “o que vem aí”. Uma vez que competidores fortes sejam
identificados, conduza testes de mercado pilotos; mensure resultados e dê
escala àqueles que ganhem força. Os resultados desses programas-piloto podem
ser usados para demonstrar a necessidade de apoios e financiamentos contínuos.
Alavancar insights dos consumidores para abraçar
uma abordagem de “inovação em qualquer lugar”. Não é segredo que entender o
comportamento do consumidor é crítico para o sucesso. Então, por que somente
40% das marcas pesquisam inovação a partir de seus clientes e tecnologia e
agências parceiras?
Assim como as firmas deveriam conduzir visitas às lojas físicas, os
times de marketing deveriam regularmente conduzir visitas aos vários pontos de
contato digitais. Ao fazer o mesmo caminho digital do consumidor, as marcas
captarão informações de valor inestimável sobre as experiências dos
consumidores, expectativas e desafios. Além disso, aumentar o número de
funcionários que interajam nos pontos de contato tradicionais e digitais no
cotidiano.
Estabelecer um orçamento de marketing dedicado à
inovação, mantendo uma equipe responsável. Um orçamento
dedicado de marketing é fundamental para o sucesso.
Veja o modelo 70-20-10 da Coca-Cola, no qual 70% do orçamento de
marketing são para programas relacionados ao “agora”, 20% para o “novo” e 10%
para “o que vem aí”. Também é imperativo ter equipes responsáveis, determinando
o sucesso ou falha de cada programa. A única forma de a empresa aprender o que
funciona ou não é sintetizar os insights, eliminar programas ineficientes
rapidamente e rapidamente dar escala aos bem-sucedidos.
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