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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ERROS E ACERTOS DO E-MAIL MARKETING


 (Arthur Quezada na Revista Proxxima) - O clique final no mouse que dispara um e-mail marketing para milhares de pessoas não é apenas mais um clique. Por trás dele, existe um trabalho com uma série de fatores determinantes para que este e-mail seja eficiente. Uma linha tênue separa a opinião do consumidor, que poderá se interessar pelo produto ou descartar a ação sem mesmo abrir o e-mail. Para desvendar as estratégias corretas e os erros cometidos com o e-mail marketing, conversamos com algumas das principais empresas de e-mail intelligence do País.


Os motivos do grande sucesso dos e-mails marketing são simples: baixo custo e alto retorno. Segundo dados da agência de marketing digital Cadastra, uma companhia que decide disparar mil e-mails terá um custo que varia de R$ 1 a R$ 10. Hoje, as principais empresas que utilizam o serviço no Brasil são do segmento de e-commerce ou companhias varejista que, de certa forma, buscam o baixo custo da ferramenta para disseminar promoções e produtos.


Números de  entregabilidade podem explicar a importância do e-mail marketing para as empresas e marcas brasileiras. Segundo estudo da Rerturn Path, empresa especializada em e-mail intelligence, no último trimestre de 2012, os maiores varejista do Brasil que utilizam e-mail marketing tiveram um retorno expressivo.

 

 Na média, 94% dos e-mails chegaram à caixa de entrada dos consumidores — porcentagem considerada alta se compararmos os números do mercado nos EUA, que apresentou uma taxa de entrega de 84%, no mesmo período do ano passado.


Apesar do baixo custo, do crescente número de empresas que utilizam o serviço e da alta na taxa de entrega apresentada no último trimestre do ano passado, velhos problemas ainda assombram o mercado brasileiro de e-mail marketing.

 

A pesquisa da Return Path mostra que do total de e-mails que chegaram à caixa de entrada dos consumidores, apenas 27% foram lidos e 6% foram considerados “spam”. Além disso, o Brasil está abaixo da média mundial, se levarmos em consideração que, em média, 67% dos e-mails marketing enviados chegam à caixa de entrada dos internautas brasileiros — porcentagem abaixo da América Latina, com 72%, e muito abaixo dos norte-americanos que possuem 88% de êxito na taxa de “entregabilidade”.


Veja como acertar numa campanha de e-mail marketing: 


- Criar uma base de clientes atualizada
- Distribuir conteúdo em formatos menores, com uma comunicação direta
- Equilibrar o uso de imagem e texto dentro do e-mail
- Personalizar a comunicação dependendo do target
- Frear a empolgação com resultados, limitando o envio mensal
- Elaborar uma comunicação que se adapte a todas as plataformas
- Manter a base de dados limpa, com uma higienização de no mínimo duas vezes ao ano


Veja os principais erros de uma campanha de e-mail marketing:


- Mandar e-mails para uma base duvidosa de dados
- Fazer o trabalho pela metade, sem finalizar a comunicação presente no e-mail
- Mandar e-mail sem permissão do internauta
- Não dosar a frequência de envio
- Trocar base de dados com outra empresa, visando diminuir o custo

 

O MERCADO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO BRASIL


-O mercado transacional brasileiro manteve o mesmo ritmo do mês anterior, 63 operações frente às 59 registradas em julho de 2012. Levando em conta as transações que tiveram seu valor divulgado, o mercado transacional movimentou aproximadamente R$ 9,9 bilhões, sendo que pela primeira vez no ano o número de transações de valor superior à R$ 500 milhões superou em números as transações cujo valor é inferior à R$ 500 milhões e superior à R$ 200 milhões. No acumulado do ano, o Brasil já movimentou aproximadamente R$ 78,3 bilhões em transações, segundo o relatório do mês de julho do TTR - Transactional Track Record.

No mês de julho as empresas estrangeiras realizaram um total de 25 aquisições no país, sendo oito transações realizadas pelos Estados Unidos.

No acumulado do ano as empresas brasileiras mantiveram um grande interesse pelo mercado norte-americano, no total foram registradas sete aquisições nos Estados Unidos.

Em relação ao mercado transacional latino-americano, o Brasil foi o país que mais registrou transações, foram 63 transações frente às 15 transações realizadas pelo Chile, 12 transações realizadas pelo Peru e 12 transações realizadas pelo México. Neste mês de julho também foi destaque na América Latina a quantidade de transações cross-border registradas. A quantidade de transações deste tipo representou 69% do total.

O mercado transacional que envolve private equity e venture capital reduziu seu ritmo pelo segundo mês consecutivo. Em junho foram registradas 16 transações e em julho 13 transações.

E o mercado de capitais brasileiro registrou o sétimo IPO do ano, com a emissão primária e secundária de 82,7 milhões de ações, em uma operação que movimentou R$ 1,035bi. O relatório completo está no http://bit.ly/19fRRil

UMA ABORDAGEM SOCIAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO


 

Em 2012, a população carente de São Paulo-SP sofreu com os mais de 30 incêndios registrados nas favelas da cidade. Em um destes, mais de 285 casas foram destruídas, desabrigando 1.140 pessoas. Das localidades atingidas, nove tiveram valorização imobiliária . A favela de São Miguel Paulista, por exemplo, teve uma valorização acima de 200%, enquanto a comunidade do Morro do Piolho teve um aumento no valor do metro quadrado em torno de 115%. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

No artigo “Não acredite em combustão espontânea”, de João F. Finazzi, os dados demonstrados apontam que as áreas com mais favelas, curiosamente, são as com menor número de incêndios. Ao mesmo tempo, o autor indica que essas áreas são as mais desvalorizadas pelo mercado imobiliário.

“Em uma área em que se encontram 114 favelas de São Paulo, houve 9 incêndios em menos de um ano, enquanto que em uma área em que se encontram 330 favelas não houve nenhum. Algo muito peculiar deve acontecer com a minoria das favelas, pois apresentam mais incêndios que a vasta maioria. Ao menos que o clima seja mais seco nessas regiões e que os habitantes dessas comunidades tenham um espírito mais incendiário que os das outras, a coincidência simplesmente não é aceitável”.

O autor aponta outros argumentos do gênero e coloca em xeque a valorização imobiliária nas favelas de São Paulo. Já o site Pragmatismo Político lembra um caso, onde a Prefeitura de São Paulo tentava desalojar famílias da favela do Moinho, e só conseguiu devido um incêndio na véspera do Natal.

A introdução do texto, assinado por Fábio Nassif, sentencia. “Local de disputa histórica entre Prefeitura de São Paulo e moradores, o terreno que abriga a Favela do Moinho é objeto de mais uma forte ofensiva do capital imobiliário. O incêndio que destruiu boa parte dos barracos, matou duas pessoas e desalojou centenas de famílias nas vésperas do Natal está sendo utilizado como mais novo pretexto para a liberação da área, como um caso típico que contrapõe interesses empresariais e o direito à moradia”.

Até o momento não existem provas e nem suspeitos para tais acusações, este artigo busca apenas propor para os profissionais do ramo, uma reflexão a respeito das discussões sociais no entorno do mercado imobiliário. (William Cruz - Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais de 240 cidades do Brasil).

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPOSTOS IMPEDEM CRESCIMENTO


A elevada carga tributária e a falta de trabalhadores qualificados têm sido a principal queixa dos executivos brasileiros para ampliar o número de contratações de profissionais. É o que revela recente levantamento realizado pela Page Personnel, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado em profissionais de suporte à gestão e primeira gerência.

 De acordo com o estudo Fatos e Expectativas Regionais 2013 da companhia, a maioria das empresas pretende contratar mais trabalhadores ao longo deste ano, mas apontam a falta de mão de obra qualificada e encargos tributários como maiores obstáculos a esse investimento.

A pesquisa foi realizada em dezembro de 2012 e janeiro de 2013 com 850 respondentes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Participaram do levantamento analistas, coordenadores, gerentes, diretores e CEOs de diversas empresas e setores.

“Os executivos consultados apontam os impostos como um dos vilões para a contratação de novos trabalhadores. Outro ponto que encabeça a lista dos obstáculos é a falta de profissionais qualificados. A combinação desses dois elementos muitas vezes freia a abertura de novos postos de trabalho”, explica Gil Van Delft, diretor geral da Page Personnel.

O levantamento investigou junto a diferentes empresas das regiões Sul, Nordeste e Sudeste quais eram os principais obstáculos ao crescimento de cada região. No Sudeste, as maiores queixas apontadas foram encargos tributários (66,5%), falta de mão de obra qualificada (41,1%) e baixa produtividade dos trabalhadores (24,4%).

Na região Sul, os fatores listados aparecem na mesma ordem do verificado no Sudeste, exceto para os percentuais: 58,6%, 53,4% e 27,6%, respectivamente. Já no Nordeste, a falta de mão de obra qualificada é o principal entrave ao crescimento (66,7%), seguido de baixa produtividade (45,8%) e impostos (41,7%).

O estudo também procurou saber dos executivos quais eram as principais carências apresentadas pelos profissionais da região onde atuam. Os representantes consultados no Nordeste apontaram a falta de conhecimento técnico (70,8%), proatividade (37,5%) e comunicação/postura (33,3%) como maiores deficiências técnicas e comportamentais dos trabalhadores daquela área.

No Sudeste, foram listadas como déficits profissionais a ausência de conhecimento técnico (48,3%), proatividade (42,6%) e visão estratégica (37,8%) como grandes desafios a serem superados pelos trabalhadores desse território. No caso do Sul, os representantes das indústrias indicaram o conhecimento técnico (43,1%), visão estratégica (37,9%), proatividade e domínio de um segundo idioma (31%) entre as principais deficiências dos trabalhadores da região.

“Apesar dos obstáculos ao crescimento, ainda há espaço para novas contratações. Muitas empresas têm se queixado constantemente da falta de mão de obra adequada no Brasil. Há uma dissonância entre o que o mercado espera tecnicamente desses trabalhadores e o que a grande maioria deles tem a oferecer”, analisa Gil.

Em todas as regiões pesquisadas, a maioria dos executivos mostrou-se otimista em relação à expansão das operações e ao aumento do quadro de funcionários. Quando questionados sobre a possibilidade de expandir as operações em 2013, o maior índice foi verificado no Nordeste (96%), seguido pelo Sudeste (87%) e Sul (86%). Para o aumento do quadro de funcionários, a maior expectativa foi encontrada no Nordeste (79%) junto com Sudeste e Sul, ambos com 71%.

O levantamento conseguiu captar quais áreas receberiam mais investimentos em contratações em 2013. Aparece no topo das preferências a área de Operações em todas as regiões pesquisadas, diferenciando-se apenas pelos percentuais: Sudeste (61,7%), Nordeste (57,9%) e Sul (56,1%).

No Nordeste, as outras áreas apontadas para receber aportes em novos postos de trabalho foram Tecnologia (42,1%), Vendas (31,6%) e Logística e Finanças (15,8%). Na região Sudeste aparem os setores de Vendas (37,6%), Tecnologia (21,5%) e Finanças (16,8%). E no Sul figuram as áreas de Vendas (39%), Tecnologia (26,8%) e Finanças (14,6%).


AÇÃO EDUCATIVA NA BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

Hoje, a partir das 8h é realizado o Curso de Formação para Professores do PROGRAMA AÇÃO EDUCATIVA VOTORANTIM
CIMENTOS no Auditório Poty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer). O objetivo é apresentar e refletir sobre conteúdos da Arte Contemporânea e da Arte Educação junto com os professores da rede pública e particular de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

O evento é uma oportunidade de ouvir sobre cada obra, compreender o motivo dela fazer parte da Bienal ou simplesmente trocar experiências sobre o ensino da arte com outros professores.


Neste momento, podem-se esclarecer dúvidas e pensar na abordagem dos temas com os alunos provocando um pensamento crítico e
social. Segundo o curador Luciano Buchmann (Unespar/FAP [1] e Instituto Arte na Escola [2]), _"é preciso refletir sobre o nosso tempo e buscar na diferença, na singularidade a relação que há na arte e no seu consumo."_ Assim, todo o Programa busca instigar os professores e alunos a engajar em discussões sobre arte e o cotidiano.

O MATERIAL EDUCATIVO (recebido gratuitamente e disponível para download [3]) apresenta conteúdo sobre os artistas que participam da Bienal, bem como imagens das obras e uma explicação do seu processo criativo.


Roteiros com perguntas, sugestões de filmes e livros que tem a ver com os temas abordados e dicas de atividades para a sala de aula também compõem a publicação. A proposta inclui ainda palestras, mesas-redondas e visitas mediadas. Todas as bibliotecas escolares do Paraná receberão essa publicação.

Na SALA DO EDUCADOR VOTORANTIM CIMENTOS, localizada no
Solar do Barão, estarão disponíveis materiais de pesquisa, catálogos de artistas e uma DVDteca Arte na Escola, além de ciclos de palestras e grupos de estudo. O espaço, criado especialmente para esta Bienal, tem o objetivo de fornecer subsídio para o estudo da arte.

Além disso, o programa realizou TREINAMENTOS DE MEDIADORES que vão acompanhar o público em VISITAS GUIADAS às exposições. Tanto as escolas, quanto a comunidade em geral, podem agendar suas visitas através do www.bienaldecuritiba.com.br [4].

São alguns dos ROTEIROS DA BIENAL: A PÉ partindo do Centro Cultural Sistema Fiep, passando pelo Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia), Casa Andrade Muricy, Secretaria de Estado da Cultura, Paço da Liberdade, Rua XV de Novembro, Estação Central e Museu Municipal de Arte - MUMA Outra sugestão é o roteiro DE BICICLETA partindo da Bicicletaria Cultural, pedalando até o Museu de Arte da UFPR - MusA, Rua XV de Novembro, Paço da Liberdade, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Sistema Fiep, Av. Cândido de Abreu e a Prefeitura de Curitiba. Ambos acontecem de 3ª feira a domingo, às 10h.

O roteiro DE VAN acontece todo domingo, com partidas às 10h e 14h desde a Loja do Museu Oscar Niemeyer, passando pela Secretaria de Estado da Cultura, Paço da Liberdade, Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia) e Centro Cultural Sistema Fiep.


Por fim, a ideia é que a Bienal esteja presente no ambiente
educacional antes e depois das visitas às exposições ampliando a difusão do conhecimento adquirido. _"Quanto mais se fala sobre ela, sobre o que foi feito e a que aquilo pode se referir na experiência de cada um, mais arte se consome, pois o aprendizado do que é arte, gera mais produção" afirma Buchmann.


COPA E OLIMPÍADAS ALAVANCARÃO CLOUD COMPUTING


A palavra nuvem, além de ser a figura formada por partículas de água no céu, pode remeter a sonhos distantes e, em alguns casos, a um bom sono durante a noite. Porém, hoje essa mesma figura representa também a computação em nuvem, ou cloud computing, que é uma das grandes realidades da tecnologia  atual.

É indiscutível que a área de tecnologia passa atualmente por  evoluções relevantes que ditarão a segmentação daqui por diante.  Essa tecnologia já é muito utilizada no exterior para agregar valor e suportar a receita nas empresas. Seguindo a tendência mundial, a América Latina é considerada um dos continentes que mais investem em tecnologia nos últimos anos. Há uma estimativa que o continente até o ano que vem estará muito próximo ao primeiro colocado. Porém, apesar do Brasil fazer parte do continente, ainda investe muito menos do que deveria neste segmento. 

O efeito nuvem  vem evoluindo rapidamente em pouco tempo no mundo. Neste momento, já é mais do que necessário que os CIOs se enquadrem nesse avanço e busquem os aplicativos que necessitam para aperfeiçoar a realidade das empresas mundiais na tecnologia em nuvem, para não ficarem desatualizados e distantes das inovações.

Apesar de já ter algum tempo, essa tecnologia ainda é considerada nova, pois é pouco conhecida por alguns, mas tem feito diferença em áreas de marketing, vendas e serviços, entre outros estilos de negócios. As indústrias de serviços de saúde, automotiva e de hardware, lideram como os setores que mais impulsionam o modelo de cloud computing.

Essa nova tendência, por incrível que pareça, ainda enfrenta resistência. Porém no Brasil, há uma disposição para a reestruturação tecnológica em todos os segmentos, pois o foco de investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 chega com a grande possibilidade de o Brasil se tornar um centro de excelência em tecnologia.

Empresas brasileiras de renome  já estão investindo no serviço, principalmente porque a  tecnologia pode reduzir custos em até 30% para uma empresa de médio porte, além de aumentar a visibilidade no mercado. Com isso, há uma expectativa de que pelo menos cinco  tópicos serão prioridades no desenvolvimento de aplicações, que são: software para sistemas de infraestrutura, sistemas básicos de storage, servidores e aplicações gerais.

O destaque desta evolução tecnológica é a VMWare, considerado uma completa família de soluções tecnológicas, respondendo hoje por cerca de 80% do mercado mundial de virtualização sendo a empresa escolhida pelas 100 maiores corporações da Fortune. Com ela, chegou ao Brasil também a tecnologia vCloud Prime, que utiliza o VMware e é considerada atualmente a última palavra em termos de tecnologia de Data Center. A plataforma de alta performance permite a criação de Data Centers Virtuais completos inteiramente administrados pelo cliente. 

Não há dúvidas de que o Brasil caminha para a popularização da tecnologia e que em pouco tempo alcançará a maioria das corporações.  (Por Fábio Alexandre Vieira, graduado em Ciências da Computação, com MBA em Marketing pela  Fundação Getúlio Vargas, e diretor executivo da Primehost.No Adnews)

 

LIVROS

. Resumo de Direito Previdenciário -  Esta obra tem por objetivo servir ao estudo pontual e resumido do Direito Previdenciário, mais especificamente àqueles interesados em concursos públicos, bem como aos acadâmicos e profissionais da área.


O Direito Previdenciário tem sofrido constantes mudanças, como é comum nesta matéria. De modo que é importante que tanto o aluno iniciante quanto aquele que está a reciclar seus conhecimentos na legislação previdenciária possam contar com textos objetivos e atualizados.

Para a aprovação em concursos públicos é fundametal a utilização de instrumentos facilitadores que venham a contribuir na condensação dos conhecimentos. Em razão disto, foi tomada, pelo autor, a decisão de disponibilizar esta ferramenta que terá grande valia tanto àqueles que se iniciam na matéria quanto aos que desejam uma revisão rápida e direcionada.

Por meio de uma linguagem objetiva, Eduardo Tanaka apresenta aos concursandos todo o conteúdo exigido em concursos públicos, como o da Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, INSS, Magistratura Federal entre outros.

·         . Resumo de Direito Eleitoral chega a 6ª edição - Resumo de Direito Eleitoral é uma obra que objetiva desmistificar por inteiro a quase inacessível linguagem jurídica. É um livro com linguagem leve, objetiva e clara, direcionada para o concursando que tem pouco tempo para se preparar; e por meio do qual o autor apresenta, de forma resumida, aspectos essenciais do Direito Eleitoral. O livro torna esta disciplina acessível a todos, independentemente de formação ou tempo disponível.

Compreender o Direito Eleitoral é fundamental para o resgate da cidadania, um fator extremamente salutar para o fortalecimento de nossa democracia. As leis são normas de condutas sociais, portanto, direcionadas para o povo. O livro foi atualizado com a Reforma Eleitorial e as Resoluções do TSE/2010 e com os últimos posicionamentos do TSE.

“Tentarei nesse livro demonstrar que é possível escrever Direito com conteúdo, afastando-se do formalismo e tecnicismo jurídico exacerbado” afirma o autor.

 . Português Essencial para Concursos - 3ª edição -  Independentemente do concurso que queira fazer, da banca que vai organizá-lo, o estudante de Língua Portuguesa se depara com conteúdo que, sem exceções, são-lhe sempre motivo de impasse. Esses conteúdos são priorizados por todas as bancas organizadoras de concursos. Podem variar os tipos de questões, mas todas cobram os mesmos pontos.

Neste livro, a autora apresenta na medida certa os temas de Língua Portuguesa mais relevantes para o sucesso em concursos públicos. É feita uma breve explanação teórica sobre cada um deles e, em seguida, são propostos exercícios de fixação e questões de concursos com gabarito. Ao final de cada capítulo, há um exercício em forma de palavras cruzadas para que o aluno treine seu vocabulário e sua ortografia. O último capítulo traz uma bateria de “desafios”, questões originais em que são misturados diferentes assuntos, de modo que o aluno poderá testar seu aprendizado.

“Jamais se deixe levar pela falsa ideia de que lhe bastará memorizar conteúdos teóricos para garantir excelentes resultados nas provas. Quanto mais exercícios você fizer, mais seguro você estará!”, destaca a autora.

. Matemática e Raciocínio Lógico - Este livro tem por objetivo tornar o mais simples possível o estudo da Matemática e do Raciocínio Lógico para aqueles que se preparam para concursos organizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Seja para aqueles que nunca gostaram, seja para aqueles que não têm dificuldades com as Ciências Exatas, a consulta a esse título é fundametal para quem planeja ser aprovado em um concurso público.


A obra traz a teoria necessária para a resolução das questões de uma prova de maneira muito objetiva, pois sua proposta é a de ensinar pela prática, por meio do raciocínio e da dedução, com o mínimo de memorização. Até mesmo algumas fórmulas podem ser deduzidas de forma rápidas. Com isso, o concursando vai para o dia da prova com a preocupação a menos, pois, uma vez aprendido a usar o Raciocínio Lógico, não se esquece mais.

O autor preparou uma farta seleção de questões das provas mais recentes, com gabarito resolvido de forma detalhada, inclusive com soluções alternativas em alguns casos, e organizadas por nível de escolaridade e prova. O livro é dedicado à banca examinadora Fundação Carlos Chagas (FCCV), traz mais de 200 questões das últimas provas, resolvidas de forma detalhada, sendo que algumas possuem mais de uma solução. As provas estão agrupadas pelo nivel de escolaridade exigido. Contendo provas para cargos de nível fundamental, médio e superior.

“Eis aqui uma proposta inovadora de aprendizado de Matemática e Raciocínio Lógico, que tem como objetivo o seu êxito em concursos públicos”, afirma o autor.

·         . Direito Constitucional chega à 24ª edição - Disciplina fundamental para concurseiros e estudantes, Direito Constitucional é um assunto sempre recorrente nas obras e nos constantes desafios enfrentados pelos profissionais da área jurídica. Diante de tanta importância e complexidade, a Editora Elsevier lança Direito Constitucional 24ª edição, da série provas e concursos, para atualizar esse conteúdo que é tão vasto e importante. Ao longo da obra, o autor Sylvio Motta visa atender à demanda dos candidatos aos concursos públicos para cargos de nível técnico e superior, disponibilizando todo o conhecimento básico da estrutura do Direito Constitucional, através da compreensão da Constituição.

Como complemento a teoria, existem exercícios de fixação, na maioria questões de concursos públicos, que possibilitam uma melhor fixação do tema pelos concursandos. O objetivo do autor é ensinar o conteúdo essencial, aquilo que realmente será cobrado em questões de múltipla escolha. A unidade 5 foi completamente revisada para esta edição.

. Resumo de Direito Eleitoral - Resumo de Direito Eleitoral é uma obra que objetiva desmistificar por inteiro a quase inacessível linguagem jurídica. É um livro com linguagem leve, objetiva e clara, direcionada para o concursando que tem pouco tempo para se preparar; e por meio do qual o autor apresenta, de forma resumida, aspectos essenciais do Direito Eleitoral. O livro torna esta disciplina acessível a todos, independentemente de formação ou tempo disponível.


Compreender o Direito Eleitoral é fundamental para o resgate da cidadania, um fator extremamente salutar para o fortalecimento de nossa democracia. As leis são normas de condutas sociais, portanto, direcionadas para o povo. O livro foi atualizado com a Reforma Eleitorial e as Resoluções do TSE/2010 e com os últimos posicionamentos do TSE.

“Tentarei nesse livro demonstrar que é possível escrever Direito com conteúdo, afastando-se do formalismo e tecnicismo jurídico exacerbado” afirma o autor.

MARCAS SEM VERBAS PARA INOVAR

 

 ( Bert DuMars, do Advertising Age, vice-presidente da Forrester Research,
na Revista Proxxima) - Somente 11% dos anunciantes reservam um orçamento específico para esforços de inovação de mercado e apenas 9% fazem da inovação parte do dia a dia do orçamento de marketing, de acordo com pesquisa recente da Forrester.

 

Além disso, 95% desses anunciantes concordaram que estão atingindo um ROI positivo de seus programas de inovação. Por que essa contradição? Dominar a inovação em marketing está mais e mais difícil, por conta da paisagem de consumo em constante mudança por fatores como a ruptura digital, clientes perpetuamente conectados e as inconstantes expectativas dos consumidores.

 

Em toda indústria, concorrentes digitais estão tirando vantagem de novas plataformas e ferramentas para minar seus competidores, se aproximar dos consumidores e romper com a forma tradicional de fazer negócio.

 

 De fato, a mesma pesquisa revelou que a maioria das empresas – 46% das quais geram mais de US$ 1 bilhão em receita por ano – ainda estão nos estágios iniciais de maturidade em inovação. A Forrester sugere que o único caminho para competir é evoluir e inovar. Mas criar uma cultura dirigida pela inovação é desafiador. Em primeiro lugar, as firmas precisam entender as quatro culturas de inovação em marketing de modo a determinar ambos, seus estados atual e aspiracional:

 

Avesso ao risco – Esta cultura tipicamente exibe personalidades “comando e controle” como aquelas de indústrias altamente reguladas ou que têm poderes monopólicos em alguns segmentos de mercado. Tradicionalmente, eles somente inovam quando são forçados a isso.

 

Pragmático – Esta cultura tende a ser conservadora e motivada pelo consenso, o que a faz lenta para reagira a mudanças. Embora os programas de marketing atuais dessas organizações ainda guiem os negócios, elas estão em risco crescente, por conta de concorrentes menores e mais ágeis. A Forrester detectou que mais de 60% das marcas caem nesta categoria.

 

Experimentalista – Em casos típicos, empresas com uma cultura experimentalista são altamente focadas em inovação para obter diferenciação em torno da experiência do consumidor, mas não têm uma estratégia de longo prazo.

 

Obcecados pelo cliente – Estas empresas são definidas por sua obsessão pelo estilo de vida, necessidades e desejos de seus clientes e constroem uma cultura que é rara e inerentemente inovadora. A Forrester observou que somente 3% das marcas caem nesta categoria.

 

O que há depois de uma marca identificar seu approach à inovação? Líderes em inovação não miram onde seus clientes estão hoje, mas em onde eles estarão no futuro. Com a adoção de tecnologias pelo consumidor se movendo mais rapidamente que nunca, os anunciantes precisam acelerar sua marca e companhia rumo a um ecossistema fragmentado. Os anunciantes podem começar por:

 

Fazer um business plan para inovação e assegurar apoio da diretoria.A chave do sucesso de longo prazo para um programa de inovação em marketing é o monitoramento da diretoria.

 

A Forrester descobriu que só 20% dos profissionais de marketing recebem apoio dos executivos líderes quando se trata desse tipo de programa. Para fazer um projeto de negócio mais forte em inovação, é preciso considerar: um plano para organizar as lideranças; subsídios específicos no orçamento para a inovação em marketing, do total ou de um percentual dos gastos em marketing; e esperar retorno sobre o investimento.

 

Uma maneira de maximizar a produtividade é tirar vantagem dos laboratórios de inovação internos ou das agências parceiras e idealizar as oportunidades do tipo “o que vem aí”. Uma vez que competidores fortes sejam identificados, conduza testes de mercado pilotos; mensure resultados e dê escala àqueles que ganhem força. Os resultados desses programas-piloto podem ser usados para demonstrar a necessidade de apoios e financiamentos contínuos.

 

Alavancar insights dos consumidores para abraçar uma abordagem de “inovação em qualquer lugar”. Não é segredo que entender o comportamento do consumidor é crítico para o sucesso. Então, por que somente 40% das marcas pesquisam inovação a partir de seus clientes e tecnologia e agências parceiras?

 

Assim como as firmas deveriam conduzir visitas às lojas físicas, os times de marketing deveriam regularmente conduzir visitas aos vários pontos de contato digitais. Ao fazer o mesmo caminho digital do consumidor, as marcas captarão informações de valor inestimável sobre as experiências dos consumidores, expectativas e desafios. Além disso, aumentar o número de funcionários que interajam nos pontos de contato tradicionais e digitais no cotidiano.

 

Estabelecer um orçamento de marketing dedicado à inovação, mantendo uma equipe responsável. Um orçamento dedicado de marketing é fundamental para o sucesso.

 

Veja o modelo 70-20-10 da Coca-Cola, no qual 70% do orçamento de marketing são para programas relacionados ao “agora”, 20% para o “novo” e 10% para “o que vem aí”. Também é imperativo ter equipes responsáveis, determinando o sucesso ou falha de cada programa. A única forma de a empresa aprender o que funciona ou não é sintetizar os insights, eliminar programas ineficientes rapidamente e rapidamente dar escala aos bem-sucedidos. 

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