Nos últimos anos, foi possível perceber que o marketing digital
evoluiu a um ritmo bastante acelerado. Com a movimentação das empresas para a
internet – e aí falamos tanto de grande quanto de pequenas-, que passaram a
prestar mais atenção no comportamento dos consumidores online, o marketing
digital deixou de ser apenas uma ferramenta complementar de comunicação e
passou a ser o foco de diversas ações.
Como o custo de investimento do marketing digital é mais acessível,
o resultado e o retorno são mensuráveis. Dados de uma pesquisa realizada pelo
TNS Research International apontam que 90% das empresas no país já realizaram
algum tipo de ação na internet. Isso aponta que a incorporação da internet à
comunicação é um caminho sem volta.
Contudo, esse conceito está em constante transformação,
considerando o marketing digital como um conjunto de formas de se comunicar com
o público alvo utilizando canais digitais. De acordo com uma pesquisa realizada
pela Adobe e Econsultancy, os principais objetivos do marketing digital para
2013 são: criar conteúdo criativo e consistente em múltiplas plataformas,
integrar informações online e offline, além de medir com mais precisão e
otimizar adequadamente seu conteúdo. Em outras palavras, ele deve ser
mensurável, personalizado e acima de tudo, rentável.
A tendência da personalização de conteúdo é uma das mais
marcantes desse ano e para a maioria é uma forma de estreitar o relacionamento
com o consumidor. Atualmente o consumidor digital é exigente e espera uma
comunicação direcionada às suas necessidades. Para esse fim, 21% das empresas
de e-commerce relataram recorrer ao histórico de compras do usuário para
segmentar os perfis de acesso. Dados comportamentais, como buscas e páginas visitadas
nos sites são utilizados por 20% das empresas enquanto 6% utilizam informações
sociais para direcionar produtos e comunicação, mostram números da pesquisa da
Adobe e Econsultancy.
Além de acompanhar o comportamento dos consumidores no ambiente
online, o marketing digital também se movimenta de acordo com as evoluções
tecnológicas. Assim como o marketing tradicional incorporou a internet, que já
contabiliza mais de 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo, ele também
assimilou a tendência da internet móvel. Com essa grande oferta de mobilidade
(tablets e smartphones) as marcas já estão pensando em como se adequar a esse
novo formato, oferecendo uma melhor navegação e acesso aos consumidores.
Programar sites responsivos que se adaptam ao display de cada dispositivo é uma
forma de se diferenciar nesse universo ainda pouco explorado.
No e-commerce especificamente, a mobilidade é uma grande
oportunidade que ainda está em amadurecimento. Em uma pesquisa feita pelo
MercadoLivre em 2013, as transações de compra e venda da plataforma por meio de
dispositivos mobile chegaram a 10%, com a possibilidade de comprar e pagar
apenas usando o celular.
Por fim, para ajudar na conversão de cliques e exposição e
visibilidade da marca, as redes sociais são grandes aliadas, pois é onde as
pessoas compartilham e discutem sobre conteúdos. E esses conteúdos podem ser a
porta de entrada para o seu site. Dessa forma, as tendências para o marketing
2013 se resumem em um novo conceito chamado SoLoMo (social, local, móvel).
Com todas essas possibilidades de atingir o consumidor, cada vez
mais é preciso saber como mensurar e analisar os resultados de forma efetiva e
conhecer qual o desempenho que se obteve com as ações realizadas. Os
departamentos de marketing devem aproveitar essas tendências para conseguir dar
ainda mais visibilidade para seus assessorados, afinal de contas a publicidade
também faz parte da alma do negócio. (Helisson Lemos,
Diretor Geral do MercadoLivre, no Adnews)
8ª. PARADA GRAY EM FLORIANÓPOLIS
Celebrar os avanços
conquistados, como a retirada do projeto da Cura Gay, a regulamentação da união
homo-afetiva e o crescimento constante da sociedade se opondo a homofobia.
Toda esta comemoração começa a partir do dia 03/09 com
a 4ª Semana da Diversidade.
Com uma programação aberta ao público, durante a semana irão acontecer debates,
bate-papo com membros da OAB, jogos e feira da diversidade, sessão de cinema e
ainda o primeiro casamento coletivo homo-afetivo do Estado.
A 8ª Parada da Diversidade faz parte dessa
programação e sai em 08/09, da Avenida Beira Mar Norte.
Apesar de Florianópolis ter sido a última Capital a ter sua
Parada da Diversidade, após oito anos de um árduo trabalho, atualmente a cidade
se vangloria de ser a cidade gay friendly mais procurada por
turistas LGBT.
“A comunidade LGBT sabe que em Florianópolis serão bem
tratados e por isso nossa Parada atrai tantos turistas. Somos politizados e
acreditamos no respeito à diversidade, apesar de estarmos sempre lutando e
combatendo a homofobia, utilizando a informação”, afirmou o idealizador
do evento, o vereador Tiago Silva.
Segundo Tiago, apesar do
título de Parada Mais Bonita do Brasil, o encontro nunca se mostrou como um
Carnaval. “A Parada sempre foi um movimento de reivindicar direitos e
dignidade. Ela está inserida no calendário da cidade como uma manifestação
legitima em prol dos direitos dos homossexuais”, defende.
Os números apresentados por uma pesquisa realizada ano
passado pela Fecomercio, consolida a Parada da Diversidade como
o segundo evento que mais atrai turistas a capital catarinense. No total foram
entrevistados 419 turistas e 149 empresas por meio de seus responsáveis no
momento da abordagem.
AS MELHORES FANPAGES
DO BRASIL
A Millward Brown, agência global líder de pesquisa,
realizou hoje um evento para clientes e para o mercado no qual apresentou o
resultado da pesquisa “Top Fanpages Brasil”, com o objetivo de identificar as
“melhores práticas” no uso de redes sociais e plataformas digitais do Brasil e
apresentar ao mercado as recomendações para se construir uma página bem
sucedida no Facebook, que hoje conta com 37 milhões de fanpages e 53 bilhões de
fãs.
O estudo, que revelou as 10 melhores fanpages do Brasil e que deverá ser replicado em outros países, foi realizado com fãs de 40 fanpages de marcas brasileiras, num total de 6.121 entrevistas entre os meses de maio a julho de 2013. Realizada com a metodologia FanIndex*, a pesquisa entrevistou os usuários que frequentam as fanpages das marcas, verificando: a opinião geral sobre a página, grau de atenção ao conteúdo, interesse em revisitar a página e a intenção de recomendá-la aos amigos.
“O que observamos no estudo é que as páginas com maior número de fãs não necessariamente são as que geram maior engajamento com o consumidor ou agregam valor à marca”, diz Valkiria Garré, CEO da Millward Brown. E acrescenta: “Nas fanpages ‘tamanho não é documento’ e para trazer resultados é necessário gerar interesse”.
A marca Dove foi a grande vencedora, que obteve a maior pontuação na somatória de todos os elementos necessários para o sucesso de uma página, seguida pela marcas (em ordem de colocação): Comfort, Hellmann´s, Dermacyd, Knorr, Outback, Omo, Johnsons Baby, Gillette, e Downy.
De acordo com Adriana Castro, diretora de marketing de Dove, “é um privilegio para a Dove receber esse prêmio da Millward Brown. Acreditamos que o sucesso desse trabalho é fruto da forma como nos comunicamos com a nossa consumidora, com respeito e valorização da beleza real e da auto-estima feminina. O reflexo disso são as declarações de amor que recebemos todos os dias das nossas fãs. Este é um prêmio diário para Dove”. “Agradeço à Millward Brown, que tem nos ajudado a refinar cada campanha”, finaliza Adriana.
O ranking: 1 – Dove; 2 – Comfort; 3 - Hellmann´s; 4 – Dermacyd; 5 – Knorr; 6 – Outback; 7 – Omo; 8 - JOHNSONS Baby; 9 – Gillette; 10 – Downy. (Redação Adnews)
O estudo, que revelou as 10 melhores fanpages do Brasil e que deverá ser replicado em outros países, foi realizado com fãs de 40 fanpages de marcas brasileiras, num total de 6.121 entrevistas entre os meses de maio a julho de 2013. Realizada com a metodologia FanIndex*, a pesquisa entrevistou os usuários que frequentam as fanpages das marcas, verificando: a opinião geral sobre a página, grau de atenção ao conteúdo, interesse em revisitar a página e a intenção de recomendá-la aos amigos.
“O que observamos no estudo é que as páginas com maior número de fãs não necessariamente são as que geram maior engajamento com o consumidor ou agregam valor à marca”, diz Valkiria Garré, CEO da Millward Brown. E acrescenta: “Nas fanpages ‘tamanho não é documento’ e para trazer resultados é necessário gerar interesse”.
A marca Dove foi a grande vencedora, que obteve a maior pontuação na somatória de todos os elementos necessários para o sucesso de uma página, seguida pela marcas (em ordem de colocação): Comfort, Hellmann´s, Dermacyd, Knorr, Outback, Omo, Johnsons Baby, Gillette, e Downy.
De acordo com Adriana Castro, diretora de marketing de Dove, “é um privilegio para a Dove receber esse prêmio da Millward Brown. Acreditamos que o sucesso desse trabalho é fruto da forma como nos comunicamos com a nossa consumidora, com respeito e valorização da beleza real e da auto-estima feminina. O reflexo disso são as declarações de amor que recebemos todos os dias das nossas fãs. Este é um prêmio diário para Dove”. “Agradeço à Millward Brown, que tem nos ajudado a refinar cada campanha”, finaliza Adriana.
O ranking: 1 – Dove; 2 – Comfort; 3 - Hellmann´s; 4 – Dermacyd; 5 – Knorr; 6 – Outback; 7 – Omo; 8 - JOHNSONS Baby; 9 – Gillette; 10 – Downy. (Redação Adnews)
OPORTUNIDADES
. Freie Universität
Berlin oferece bolsas de pós-doutorado - A Freie Universität
Berlin está com inscrições abertas, até 15 de setembro, para o seu programa de
bolsas de pós-doutorado 2014. A Dahlem Research School (DRS), responsável pelos
programas de doutorado e apoio aos pós-doutorandos internacionais, oferecerá
financiamento para que os pesquisadores desenvolvam seus projetos de pesquisa
na Freie Universität Berlin.
Serão
oferecidas 18 bolsas de estudos, divididas em duas linhas de financiamento.
Seis bolsas são destinadas ao programa Cofund-2014, para projetos de
pesquisa nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Naturais e da Vida.
As outras
12 bolsas são para o programa Point/Regain-2014, focado em redes de pesquisas
interdepartamentais, como o Centro de Estudos de Área (CAS), Dahlem Centro de
Humanidades (DHC), Dahlem Centro de Ciências Vegetais (DCPS), a Doença em
Envelhecimento Humano (DynAge) e Materiais Funcionais em Nanoescala.
A duração
do programa, com início no primeiro semestre de 2014, é de 18 meses. Para
concorrer, os candidatos devem entregar um plano de trabalho baseado nas áreas
de pesquisa ou assuntos-chave predefinidos. São elegíveis ao programa os
pesquisadores que tiverem concluído o curso de doutorado até seis anos antes da
data de inscrição e que não tenham vivido na Alemanha por mais de 12 meses nos
últimos três anos.
Os
candidatos passarão por cinco etapas de seleção, incluindo a verificação da
elegibilidade administrativa, revisão interna, entrevistas estruturadas,
revisão internacional entre pares e, por último, a aprovação pelo Conselho
Superior Internacional.
Os
bolsistas serão empregados por meio de contratos de trabalho, conforme acordo
coletivo vigente do setor público de Berlim. Além do salário, haverá um
subsídio de viagem, subsídio mensal de mobilidade e pesquisa, curso intensivo
de alemão totalmente financiado e programa de capacitação entregue pela Dahlem
Research School. Detalhes: : www.fu-berlin.de/pt/sites/brazil/cofund_point_regain2014.html
. Unesp
de Franca abre concurso para professor de História - A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual
Paulista (Unesp) de Franca está com inscrições abertas, até 23 de agosto, para
o concurso que visa preencher uma vaga de professor assistente doutor no
departamento de História.
O docente
selecionado ministrará as disciplinas História Moderna I e História Moderna II
e será contratado em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa
(RDIDP), com remuneração de R$ 9.184,94. Caso o candidato seja portador do
título de livre-docente, o salário será de R$ 10.950,28.
O concurso
terá três formas de avaliação: prova de títulos, prova didática e arguição do
projeto de pesquisa. A prova de títulos (peso 2) julgará o currículo Lattes.
Serão analisadas as atividades de formação científica e didática dos últimos
cinco anos.
Na prova
didática (peso 1), o candidato deverá ministrar uma aula teórica em nível de
graduação, com duração de 40 a 60 minutos, sobre um dos temas do programa do
concurso que será sorteado com antecedência de 24 horas. A banca examinadora
avaliará o planejamento, a organização e o desenvolvimento da aula; a clareza
expositiva; o domínio teórico e conceitual do assunto; a adequação do tema e da
bibliografia utilizada.
A arguição
do projeto de pesquisa (peso 1) consiste em apresentação oral do projeto e
utilizará os seguintes critérios de avaliação: adequação à área do concurso,
coerência do projeto e atualização bibliográfica, relevância e originalidade do
projeto, adequação da proposta às áreas de pesquisa da pós-graduação em
História da Unesp, viabilidade de execução, clareza da defesa e relação entre o
projeto e a produção pregressa do docente.
Para se inscrever,
os candidatos deverão ter título de doutor em História e apresentar a
documentação solicitada na seção técnica de comunicações da Faculdade de
Ciências Humanas e Sociais, que fica na Avenida Eufrásia Monteiro Petráglia,
900, em Franca, interior de São Paulo. Detalhes: http://www.franca.unesp.br/Home/Concursos43/83_2013-aberturainscricaosite.pdf
O GOOGLE, O GMAIL E A PRIVACIDADE
Usuários do serviço de emails do Google,
o Gmail, não têm privacidade completa. Em uma documentação judicial de 30
páginas, o Google reconheceu que os usuários do Gmail não deveriam ter
"expectativas razoáveis" que suas comunicações sejam confidenciais.
O texto foi apresentado na última terça-feira (13/08) pelos advogados da empresa nos tribunais de San José, no norte da Califórnia (EUA). A informação repercutiu nesta quarta-feira (14/08) na imprensa dos EUA, país no qual o Google enfrenta um processo coletivo por espionar os internautas. "O Google abre, lê e adquire ilegalmente conteúdo privado dos e-mails das pessoas", dizia a denúncia datada em maio.(Fonte: UOL)
O texto foi apresentado na última terça-feira (13/08) pelos advogados da empresa nos tribunais de San José, no norte da Califórnia (EUA). A informação repercutiu nesta quarta-feira (14/08) na imprensa dos EUA, país no qual o Google enfrenta um processo coletivo por espionar os internautas. "O Google abre, lê e adquire ilegalmente conteúdo privado dos e-mails das pessoas", dizia a denúncia datada em maio.(Fonte: UOL)
A UNIVERSIDADE
NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS
A Pró-Reitoria de Cultura e
Extensão Universitária da USP, por meio do Núcleo dos Direitos, promove entre
os dias 21 e 23 o seminário A Universidade e a Cidade na Perspectiva dos
Direitos.
O
ex-ministro da Justiça José Gregori e a deputada federal Luiza Erundina
participarão do evento cuja proposta é discutir “como a perspectiva dos
direitos abre possibilidades de compreensão da sociabilidade contemporânea,
configurando espaços de interlocução das universidades com a sociedade, em
particular das universidades públicas”.
Assuntos
relacionados à educação, saúde, trabalho e construção da cidadania também serão
discutidos nos três dias do seminário. Entre os palestrantes confirmados estão
também Paul Singer, da USP, e Maria Tereza Mantoan, da Unicamp.
Simultaneamente
ao seminário, o Cinusp promoverá sessões de cinema com filmes que tratam da
temática do evento, como direitos das crianças e adolescentes, inclusão social,
deficiência e economia solidária. A programação do Cinusp pode ser conferida no
site www.usp.br/cinusp
Participação
gratuita e aberta ao público. Detalhes: www.usp.br/cinusp e http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/seminario/
INTERNATIONAL EPILEPSY SURGERY SYMPOSIUM
A (Unicamp realizará, entre 26 e 29 de outubro, a 22ª edição do
International Epilepsy Surgery Symposium, em Campinas, no interior de São
Paulo.
O encontro tem o objetivo de promover a educação qualificada,
divulgar o conhecimento científico e impulsionar o intercâmbio de pesquisadores
e de ideias entre os grandes centros internacionais de epilepsia.
O simpósio é voltado a neurologistas, neurocirurgiões com interesse
em cirurgia de epilepsia em adultos e crianças, psiquiatras, neuropsicólogos
clínicos, assistentes sociais e pessoas especializadas no cuidado aos pacientes
com epilepsia de todas as idades.
Interessados em submeter trabalhos para apresentação têm até o dia
26 de agosto para fazê-lo. Os resumos devem ser enviados em inglês e os que
forem selecionados serão publicados no Journal of
Epilepsy and Clinical Neurophysiology. Detalhes: www.epilepsysymposia.com/index.php
PALESTRA COM A
PROFª. DRA. MARIA CARME MIRALLES GUASCH
DA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BARCELONA
Tema: Financiamento, subsídios e desoneração dos serviços e infraestruturas de transporte público no Brasil e na Europa”
Dia 20, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 08h30m
Inscrições gratuitas somente pelo www.alesc.sc.gov.br/escola
CAPRICHO
TIRA TEXTO MACHISTA DO AR
Depois de ter dores de cabeça com uma blogueira (lembre aqui), a Capricho
obteve repercussão negativa depois que o texto de um de seus blogueiros, Márcio
Picolly, foi criticado na internet.
O post separava as meninas entre "para
ficar" e "para namorar". As primeiras, segundo o blogueiro,
"é aquela que só quer curtir a noite" e "não tem um papo
legal". A segunda "é aquela que apoia o garoto sempre" e "é
madura o suficiente para enfrentar os desafios de um namoro".
A Capricho, um veículo voltado para o público
adolescente, tirou o post do ar. Mas isso não reduziu as críticas. Os
comentários sobre o texto, que ainda pode ser lido no cache do Google, foram
negativos em sua maioria. "Pare de ensinar porcarias patriarcais para as
suas pobres leitoras", disse a internauta Bruna Picker.
Ligia Moreiras Sena, doutoranda do Programa de
Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina,
fez uma análise do texto de Picolly em seu site. Para ela, acreditar que o
material tenha passado "por uma equipe composta por adultos críticos e
pensantes e, ainda assim, fosse publicado", é algo inacreditável.
"É essa mesma gente que faz distinção entre
'mulher pra pegar e mulher pra casar' ou 'menina pra ficar ou menina pra
namorar' que bate em mulher, ofende mulher", argumenta Ligia. (Redação Adnews)
MÉDICO VENEZUELANO DIZ QUE MEDICINA CAPITALISTA SÓ
VISA VENEFÍCIOS ECONÔMICOS
O doutor
Evelio Pérez atua entre os médicos cubanos na Venezuela desde a criação do
programa de saúde Missão Barrio Adentro, destinado à atenção médica em áreas
pobres do país e criado pelo falecido presidente Hugo Chávez.
[Missões de médicos cubanos atuam em
diversos países ao redor do mundo]
Membro da
direção da missão em Caracas, Pérez chegou ao país sul-americano após ter
atuado durante 27 meses em Belize, após a passagem de um furacão. Durante o
período no país, contou ter conhecido pacientes que nunca tinham visto um
médico.
Em entrevista a Opera Mundi, feita durante o 7º Encontro Continental de Solidariedade com Cuba, realizado em Caracas na última semana, Pérez, que atua na capital venezuelana desde 2003, com a coordenação de assistência de saúde em 38 postos de saúde, conta que a resistência aos médicos cubanos, principalmente por parte de colégios médicos, é uma constante em diversos países. Segundo ele, no entanto, a receptividade aos profissionais desta nacionalidade “é fantástica”.
Opera Mundi: O vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou em um discurso recente que houve resistência, principalmente por parte da oposição, à vinda dos médicos cubanos. Vocês ainda sentem essa resistência?
Em entrevista a Opera Mundi, feita durante o 7º Encontro Continental de Solidariedade com Cuba, realizado em Caracas na última semana, Pérez, que atua na capital venezuelana desde 2003, com a coordenação de assistência de saúde em 38 postos de saúde, conta que a resistência aos médicos cubanos, principalmente por parte de colégios médicos, é uma constante em diversos países. Segundo ele, no entanto, a receptividade aos profissionais desta nacionalidade “é fantástica”.
Opera Mundi: O vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou em um discurso recente que houve resistência, principalmente por parte da oposição, à vinda dos médicos cubanos. Vocês ainda sentem essa resistência?
Evelio
Pérez: Sempre vai haver resistência, e não somente na Venezuela. Em qualquer
parte do mundo em que os médicos cubanos estivemos, sempre houve uma
resistência da oposição, mas sobretudo dos colégios médicos capitalistas que se
opõem aos médicos que querem oferecer atendimento gratuito, como estamos
fazendo.
Em 2003,
viemos graças à vontade da população, que nos recebeu, nos apoiou em suas casas
para que oferecêssemos esse serviço de saúde gratuita. A medicina no sistema
capitalista é praticada com um fim de benefícios econômicos e não a serviço do
povo. Acreditamos que esta é a razão principal da resistência.
A forma
de pensar é diferente, com a visão da medicina com um fim mercantilista, sempre
vamos ter a resistência de médicos que acreditam que vamos tirar o trabalho
deles. E não é assim, nosso trabalho é para as comunidades.
OM: Antes dos episódios de violência pós-eleitoral registrados em abril, houve mais registros de agressão a médicos cubanos aqui na Venezuela?
OM: Antes dos episódios de violência pós-eleitoral registrados em abril, houve mais registros de agressão a médicos cubanos aqui na Venezuela?
EP: Não,
nesta campanha foi quando mais se recrudesceram os atos, as agressões físicas
aos CDI (Centro de Diagnóstico Integral). Mas nós, cubanos, nos mantemos
firmes, trabalhando para este povo. A receptividade nas comunidades é uma coisa
impressionante.
Começamos
em 2003 com 50 médicos, e neste momento não podíamos medir que o povo nos
receberia desta maneira com que nos recebeu. Temos a experiência de atendimento
na África e da atuação em diversos países por muitos anos, mas não conhecíamos
a realidade da Venezuela, e a receptividade do povo foi fantástica.
OM: Como é a adaptação de vocês para os tratamentos específicos de cada país, com as diferentes epidemiologias?
OM: Como é a adaptação de vocês para os tratamentos específicos de cada país, com as diferentes epidemiologias?
EP: A
medicina é a mesma em qualquer lugar do mundo, e as doenças as mesmas. Em Cuba,
temos um instituto de medicina tropical que nos permite estar preparados para
ir a qualquer parte do mundo e tratar as doenças tropicais que em Cuba
erradicamos há muitos anos, mas que em qualquer parte do mundo as enfrentamos
sem nenhum tipo de problemas.
OM: Um dos argumentos contra a ida de
médicos cubanos ao Brasil é que não existe falta de médicos, mas sim de
infraestrutura e que o gasto do governo com a contratação de médicos
estrangeiros poderia ser investido em áreas deficientes. Como avalia esta posição?
EP: Isso também é algo que se vê em
todos os países. Sempre dizem que eles dispõem dos médicos para suprir a
necessidade da população. Mas a realidade é outra. Porque na maioria dos países
que recebeu a missão médica cubana, a população das comunidades via um médico
pela primeira vez.
O serviço de saúde nunca tinha sido
acessível para este grupo da população. Vivemos isso aqui em Caracas, e em
Belize, na América Central, onde os médicos cubanos foram os primeiros médicos
a chegar nestes lugares onde vivia gente mais necessitada, mais pobre.
E isso é o que se vivia, as pessoas não
sabiam o que era um médico na comunidade. Hoje isso continua sendo um dos
elementos mais importantes sobre o qual temos que trabalhar, que em todas as
comunidades as pessoas saibam quais são os serviços de saúde que oferecemos.
OM: Em Cuba, os médicos estão entre os profissionais mais valorizados. O senhor acredita que em outros lugares do mundo falta essa formação orientada ao atendimento em comunidades onde muitas vezes os profissionais não querem atuar?
OM: Em Cuba, os médicos estão entre os profissionais mais valorizados. O senhor acredita que em outros lugares do mundo falta essa formação orientada ao atendimento em comunidades onde muitas vezes os profissionais não querem atuar?
EP: Um dos nossos trabalhos aqui é
entrar nas comunidades. Na Venezuela, nós sempre dizemos que viemos para três
coisas. Uma delas é a da formação dos recursos humanos em matéria de saúde para
que estes médicos possam um dia assumir o atendimento nas comunidades.
A experiência obtida com a Escola
Latino-americana de Medicina em Cuba permitiu que muitos fossem se integrando
às comunidades. A quantidade de médicos venezuelanos que vão se inserindo nas
comunidades é cada ano superior. Acho que essa é uma das tarefas que nós temos,
não só na Venezuela, mas em qualquer parte do mundo: formar médicos para que se
integrem às comunidades, para que possam ter acesso à saúde. (Fonte – UOL)
VOCÊ JÁ
CUMPRIMENTOU SEU SMARTPHONE?
Lendo alguns
artigos por esse ‘mundão’ descobri que dia 15 de agosto é considerado o dia do
Smartphone. Com certeza você deve estar se perguntando “e eu com isso?”. Fiz a
mesma pergunta, mas você nem deve perceber que esse pequeno aparelho, fica em
torno de 22 horas por dia do seu lado.
Uma recente pesquisa do Ibope apontou que 52
milhões de internautas também acessam a internet por dispositivos móveis, sendo
que 25,5 milhões desses acessos são feitos via Smartphone. Outros estudos
mostram que a Internet “fixa” demorou 13 anos para atingiu um patamar
semelhante de usuários, entretanto, se aceitarmos o ano de 2008
(lançamento do Iphone no país) como o início da internet móvel no Brasil, foi
preciso apenas 5 anos para a chegar ao mesmo patamar que a ‘fixa’. Ou seja, o
acesso à web móvel cresceu 2,5 vezes mais rápido!
E não paramos por ai. No Brasil, 55% da população
que consome internet afirma utilizar dois ou mais meios ao mesmo tempo. Entre
eles, o que apresenta maior consumo simultâneo é a televisão, consumida em
conjunto com a internet (30%). Esses dados mostram que o consumo desses meios
foram impulsionados pela democratização de tablets, smartphones e outros
dispositivos com acesso, tendo como principal motivador da conexão a interação
social.
Depois de todos esses dados você esta se
perguntando “aonde esse rapaz quer chegar?”. Eu lhe respondo: o mobile é
realidade. Não é um desktop pequeno, não devemos reaplicar campanha que
trabalhamos na internet “fixa”, não devemos tirar verba da mesma para fazer
campanhas mobile.
Tem que haver um consenso geral de que esse
aparelho que carrega em seu bolso é uma nova mídia, um novo meio! Muito mais
pessoal, a segmentação é perfeita e é muito eficaz, quando trabalhado
corretamente. Precisamos gerar uma recompensa para esse usuário, já que estamos
entrando em sua vida, mostrando que faz sentido a comunicação que ele esta
recebendo, que é única e exclusiva.
Hoje a segunda tela no Brasil já é utilizada por
76% dos usuários de redes sociais com acesso móvel, porém ainda há muito para
ser desenvolvido (trabalhar com vídeo e conversas em tempo real, entrada do 4G
no país).
Atualmente milhares de aplicativos são lançados nas
lojas de cada sistema operacional e, para o seu ter destaque entre os demais,
já existe a compra CPD (Compra por Download), mas, claro, sem deixar de lado a
entrega básica de banners mobile que podem focar estado, sexo, idade,
operadora, sistema operacional, entre outras possibilidades muito mais atrativas
do que a própria internet fixa.
O que podemos fazer em 15 segundos no Instagram?
Muitas promoções e comerciais são de 15 segundos na TV. Sincronização de ações
entre internet “fixa” e internet “móvel”, como jogar no desktop utilizando o
smartphone. Esse meio está em plena ascensão e cada vez mais influente,
inclusive na intenção de compra dos clientes, aonde os celulares já são
influenciadores responsáveis por 40% da decisão de compra.
O jeito é estudar esse meio, desenvolver projetos
específicos para cada frente e utilizar o máximo do mix de meios, ou
transmídia, para atingir o seu target em todos os momentos do dia. Parabéns
pelo seu dia Smartphone e bem vindo a esse mundo de possibilidades. (Artigo encaminhado por Henrique
Oliveira, da agência W3haus no Adnews)
LIVROS
. Patologia Oral em
Imagens - Agregar o poder da imagem às correlações
clínico-patológicas das principais lesões de boca e facilitar o diagnóstico das
lesões da cavidade oral é parte dos objetivos deste Atlas de Patologia Oral
(Elsevier), da Dra. School Sook Bin-Woo, professora da Harvard School of
Dental Medicine e diretora no Brigham and
Women´s Hospital. Woo também é profissional agraciada com os
prêmios
National Research Service do National Institutes of Health, e
com o American Cancer Society Career Development.
Este
é o mais completo, abrangente e atual Atlas de patologia disponível no mercado,
alem de muito prático, de fácil leitura e compreensão. É, portanto,
bibliografia recomendada tanto para os estudantes de pós-graduação em Patologia
Oral, Estomatologia, Medicina Oral quanto como para o clínico geral.
Ao
longo de 16 capítulos, mais de 1.600 fotografias clínicas e fotomicrografias
mostram as características de doenças neoplásicas, displásicas e benignas da
mucosa oral, auxiliando na indicação do tratamento clínico para cada uma dessas
entidades patológicas, incluindo as lesões não frequentes e lesões ainda não
encontradas em outros livros.
O
Atlas aborda ainda radiologia odontológica, cirurgia oral e maxilofacial e
apresenta aspectos clínicos e microscópicos das principais lesões, para
aprofundar a análise e tomada de decisão clínica tendo como apoio critérios
específicos histológicos para o diagnóstico de doenças inflamatórias, cistos e
tumores. Sook Bin-Woo sublinha os chamados achados histológicos
correlacionando-os com as manifestações clínicas para diagnósticos
diferenciais, apontando-os como particularmente importantes na compreensão de
doenças inflamatórias da mucosa que são recidivantes ou remitentes.
Um
destaque especial do livro também são os dois apêndices com informações sobre
tratamento das doenças da mucosa oral. Útil, por exemplo, para dermatologistas
com interesse na área, estudantes de medicina de cabeça e pescoço,
otorrinolaringologistas, residentes de patologia e patologistas. A prévia do
material está em http://migre.me/fDW05
.
. Por
uma enfermagem mais embasada - A Elsevier,
referência em livros na área de saúde, lança os primeiros títulos de Enfermagem
de 2013: ao todo, serão dez publicações, de autores mundialmente renomados e
assuntos indispensáveis à formação do aluno, atualização do professor e
qualificação do profissional da área. Em crescente formação do catálogo de
conteúdos, a Editora disponibiliza material complementar gratuito 24h no site Enf
CONSULT
para uma parte dos títulos, sendo importante ferramenta de
atualização diária.
O
objetivo de Cuidados Intensivos de Enfermagem, 6a edição
(Editora Elsevier) é auxiliar o enfermeiro na avaliação e intervenção eficaz ao
paciente grave e aborda estudos de caso envolvendo perguntas de raciocínio
crítico para avaliação clínica, procedimentos, diagnósticos e medicamentos
considerados prioritários com informações sobre a classe do fármaco e efeitos
colaterais.
Os
autores listam intervenções de enfermagem e fornecem planejamento de conduta
completo para cada diagnóstico prioritário, incluindo a definição deste
diagnóstico, as características definidoras, os resultados esperados, as
intervenções, bem como suas justificativas.
O
livro foi adaptado à realidade brasileira e contém o Código de Ética e a
legislação da Enfermagem no país, que institui as competências dos
profissionais, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem cobrada pelo
Conselho Regional da classe.
O livro conta com
quadros, tabelas e esquemas que o tornam didático nas orientações sobre
cuidados de pacientes críticos, avaliação de modificações fisiológicas,
levantamento dos principais diagnósticos, realização de procedimentos
necessários e sobre como desenhar o melhor processo de enfermagem para cada
doença ou complicação do paciente. Quadros de Prioridades à Segurança dos
Pacientes, Diagnósticos Prioritários e Mapas Conceituais para clarear condições
graves de saúde mais comuns - incluindo a síndrome coronariana aguda, a
insuficiência renal aguda, o AVE isquêmico e o choque - são outros temas de
destaque da publicação.
. Tratado de Enfermagem Médico–Cirúrgica: Avaliação e Assistência dos Problemas Clínicos 8ª edição - Tratado de Enfermagem Médico–Cirúrgica: Avaliação e Assistência dos Problemas Clínicos, 8ª edição (Editora Elsevier) é um best-seller internacional como um dos tratados mais utilizados mundialmente por quem precisa conhecer os avanços clínicos da enfermagem. De forma completa e didática, e em dois volumes, trata do cuidado de enfermagem ao paciente médico-cirúrgico , com o objetivo de preparar os alunos para trabalhos, atividades em classe, provas, atuação clínica e atendimento seguro e completo do paciente.
. Tratado de Enfermagem Médico–Cirúrgica: Avaliação e Assistência dos Problemas Clínicos 8ª edição - Tratado de Enfermagem Médico–Cirúrgica: Avaliação e Assistência dos Problemas Clínicos, 8ª edição (Editora Elsevier) é um best-seller internacional como um dos tratados mais utilizados mundialmente por quem precisa conhecer os avanços clínicos da enfermagem. De forma completa e didática, e em dois volumes, trata do cuidado de enfermagem ao paciente médico-cirúrgico , com o objetivo de preparar os alunos para trabalhos, atividades em classe, provas, atuação clínica e atendimento seguro e completo do paciente.
A
obra é clara e objetiva apresentando desde a fisiopatologia e a avaliação dos
sistemas, passando por doenças relacionadas e pelo plano de cuidado de
enfermagem para cada doença e condição do paciente. Integra ainda as
classificações internacionais NANDA, NOC e NIC e os indicadores de resultados,
orientações aos pacientes e à família, considerações medicamentosas e exames de
diagnóstico e cirurgias.
O
Tratado contém material on-line complementar para facilitar a didática do
professor e o aprendizado do aluno, estudos de casos com perguntas e respostas,
animações em 3D que apresentam a fisiologia para ajudar a compreender o
funcionamento do corpo e a aplicação nos cuidados clínicos de enfermagem.
Adaptado
e revisado por enfermeiros de diversas áreas do conhecimento, o livro articula
conteúdos teóricos complexos ao processo de enfermagem. Está de acordo com a
realidade brasileira e inclui, entre outros, dados epidemiológicos,
competências e leis específicas, bem como as siglas e abreviaturas técnicas
utilizadas no país. A 8ª edição traz como novidade Quadros de Avaliação
Focalizada em todos os capítulos de avaliação, que colaboram para uma consulta
mais rápida.
. Enfermagem
Gerontológica 5ª edição - É o livro-texto mais vendido no mundo nesta
área. Apresenta as teorias e os conceitos de envelhecimento, as alterações
fisiológicas e psicossociais e as principais intervenções ligadas ao paciente
idoso. Questões culturais, situações clínicas, cuidados domiciliares, qualidade
de vida, promoção de saúde, ensino do paciente e terapias integrativas foram
considerados ao longo de quatro unidades de estudo didaticamente divididas na
obra.
Houve
adaptação de conteúdo para o país, incluindo legislação do SUS e competências,
aspectos demográficos, epidemiológicas e quadros culturais e sociais
indispensáveis à enfermagem gerontológica. Possui Quadros com Alerta de
Segurança, que destacam os objetivos da Joint Commission quanto à segurança do
paciente no uso de medicamentos, à comunicação, ao envolvimento dos pacientes
em seus próprios cuidados, às infecções, úlceras por pressão e prevenção de
quedas.
Os
professores das disciplinas Saúde do Idoso e Saúde do Adulto beneficiam-se de
pensamentos críticos e situações clínicas, valores de exames laboratoriais,
Escala de Depressão Geriátrica e contam ainda com informações nutricionais e
uma lista de sites como recurso. Estudantes encontram um guia de estudos com
aplicação e atividades selecionadas por capítulo, glossário, além de objetivos,
pontos e palavras-chave para auxiliar na melhoria do prognóstico do paciente
com um modelo preventivo de cuidado na assistência correta e efetiva do
enfermeiro.
SAMSUNG
VERSUS iPHONE
A Samsung pode ofuscar o lançamento do novo iPhone,
que rumores indicam para o dia 10 de setembro, anunciando o seu relógio
inteligente no mesmo mês.
Fontes confirmaram ao blog SamMobile que o
smartwatch da marca será apresentado durante evento para a imprensa marcado
para o dia 4 de setembro na IFA em Berlim, Alemanha.
O blog diz que a Samsung também irá anunciar o Galaxy
Note III durante a mesma conferência. Rumores indicam que o Note III será
equipado com display touchscreen de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 800
de 2,3GHz ou o Exynos Octa 5 dependendo da região, 3GB de memória RAM e roda o
Android 4.3 Jelly Bean.
Próximo ao lançamento da Samsung, acredita-se que
no dia 10 de setembro a Apple irá apresentar o iPhone 5S e seu smartphone de
baixo custo, o tão especulado iPhone 5C.
Segundo o Business Insider, mesmo com a Maçã
podendo desviar um pouco os holofotes da apresentação de sua concorrente, a
Samsung deverá concentrar todas as atenções para si com o lançamento de um
produto inovador e de outro smartphone topo de linha. (Redação Adnews)
O COLABORADOR
PROEGIDO E A PRODUTIVIDADE
As
empresas que investem em dispositivos de segurança sempre saem ganhando. A
proteção dos colaboradores evita a necessidade de afastamento do ambiente de
trabalho por causa da ocorrência de incidentes.
Para
o engenheiro de segurança e instrutor da ABRH-RS, Luis Carlos Slavutzki, métodos
simples e um sistema de gestão adequado trazem benefícios para as empresas. “A
falta de ação das empresas geram perdas com a legislação do trabalho,
indenizações e processos trabalhistas”, afirma.
Slavutzki
relata que a alegação de que a falta de atenção do trabalhador é o principal
motivo dos incidentes é um mito que se propaga: “a atitude do funcionário pode
evitar os acidentes de trabalho, mas a empresa deve assumir a responsabilidade
pela segurança de todos”. Gastos com EPI’s, dispositivos de segurança e
treinamentos são investimentos que trarão muito mais ganhos do que perdas para
a organização.
A
Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS),
realiza, entre os dias 27 e 29, o curso de Gestão de Saúde
e Segurança do Trabalho. Os encontros acontecerão das 18h às 22h,
na sede da ABRH-RS (Rua dos Andradas 1234/1802 – Centro, Porto Alegre/RS). As inscrições:
www.abrhrs.org.br
.
A PUBLICIDADE ALÉM
DA CRIAÇÃO
Para se conectar com jovens profissionais e estimular o
desenvolvimento da área de comunicação, a produtora de áudio Estúdio Audiotech
laçou o projeto “Publicidade além da criação”.
A ação é direcionada aos universitários e, a cada semana, um
profissional do mercado publicitário conta um pouco da sua trajetória e informa
as diversas possibilidades de carreiras dentro do meio.
Graziela Morgade, Supervisora de RTVC da NBS, é a primeira
profissional de comunicação convidada pela produtora para participar do
projeto. Em breve, a Audiotech espera divulgar os filmes também nas
universidades. (Redação Adnews)
PESQUISA AJUDA A CONHECER O MERCADO E ATRAIR
CLIENTES
(Larissa Coldibeli Do UOL) - Depois de fazer uma
pesquisa de mercado e perceber que criar um sistema delivery resolveria o
problema de falta de estacionamento no seu restaurante japonês, Kyoto
Cantareira, na zona norte de São Paulo (SP), o empresário Mario D'orazio,
62, viu suas vendas aumentarem em 30%.
D'orazio, que também é dono da academia Acquacenter Club,
registrou, ainda, crescimento de 20% no número de alunos após a reforma da
fachada do estabelecimento. As mudanças foram motivadas pelo resultado de
pesquisas encomendadas pelo empreendedor.
Segundo especialistas, fazer uma pesquisa antes de abrir um
negócio ou de ampliar a gama de produtos e serviços ofertados aumenta as
chances de sucesso da empresa.
A
PESQUISA DE MERCADO
·
1
Quando fazer
A pesquisa é necessária
para o início do negócio (com antecedência de seis meses a um ano, geralmente)
e sempre que a empresa quiser mudar algum produto ou serviço ou ampliar o
negócio. Assim é possível saber o potencial do mercado e antecipar possíveis
problemas
·
2
Abrangência da consulta
Quanto mais ampla a
pesquisa, mais chance o empresário tem de conhecer melhor o perfil do seu
público-alvo. Se o objetivo é saber a aceitação de um produto ou serviço em
determinado bairro, por exemplo, coletar dados em apenas uma rua não será
suficiente
·
3
Opinião de clientes
Antes de fazer grandes
mudanças no negócio, o empresário deve consultar os clientes e, até,
consumidores potenciais. Eles podem mostrar o nível de satisfação com produtos
e serviços oferecidos e indicar novas oportunidades de negócio, como
necessidades não atendidas
·
4
Como pesquisar
A pesquisa pode avaliar
a aceitação de um novo produto ou serviço, o preço mais adequado para ele, o
que a concorrência oferece e as preferências das pessoas. O método da coleta de
dados varia de acordo com o objetivo a ser atingido. O ideal é procurar um
profissional ou o Sebrae
·
5
Risco do negócio
A pesquisa dá diretrizes
para diminuir o risco do investimento, mas não é garantia de sucesso. O fato de
70% dos entrevistados afirmarem que aprovam o lançamento de um produto, por
exemplo, não significa que eles, de fato, o comprarão, mas indica que há
mercado para ele
No primeiro caso, a pesquisa ajuda a saber se realmente o
negócio vale a pena e se haverá, de fato, potenciais consumidores. No segundo,
ela serve para se ter uma ideia do impacto que as mudanças podem gerar na
clientela.
"Antes de investir em um novo negócio ou de oferecer um
novo produto ou serviço, o empreendedor deve conhecer profundamente o
público-alvo que deseja atingir, ver se esse grupo está disposto a comprá-los e
quanto pagaria por eles", afirma Haroldo Eiji Matsumoto, consultor do
Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo).
Segundo Fernando Menezes, da empresa Pesquise Já, a escolha de
qual pesquisa deve ser aplicada depende do que o empresário quer avaliar.
"Se ele quer saber quantas pessoas comprariam o seu produto
ou serviço, ele deve fazer a pesquisa de aceitação do público. Se o objetivo é
saber qual o preço ideal para vender mais, ele deve optar pela pesquisa de
precificação", diz.
Há, ainda, a pesquisa de análise da concorrência (que avalia o
que as empresas que já atuam no mercado fazem e o que o empresário pode
oferecer para se diferenciar), a qualitativa (que ajuda a entender qual é o
tipo de comunicação que deve ser feito para atingir todo o potencial de vendas
para o público-alvo), e a de satisfação do cliente (que pode indicar as
mudanças necessárias e possíveis oportunidades de negócio).
De acordo com Menezes, para tirar um negócio do papel, o ideal é
que a pesquisa seja feita entre seis meses e um ano antes. Ela pode custar de
R$ 5.000 a R$ 50 mil, dependendo do universo que será avaliado. A mais barata
abrange apenas clientes de um estabelecimento e faz até 2.000 entrevistas.
Já um mapeamento mais completo da região, que avalia quem são os
concorrentes, qual é o valor que a população costuma gastar com um determinado
produto ou serviço e quais são suas preferências gastronômicas da população
local, por exemplo, é mais caro.
Pesquisa
ajuda, mas não é capaz de salvar um negócio
Para Davi Bertoncello, diretor da empresa de pesquisas Hello
Research, a aplicação de uma pesquisa dá diretrizes para diminuir o risco do
investimento, mas não é capaz de salvar um negócio.
"Ela ajuda a entender numericamente quais são as
possibilidades de um produto ou de um negócio, mas não é uma garantia absoluta
de sucesso da empresa. Afinal, 70% das pessoas dizerem que se interessam por um
produto ou serviço não significa que elas vão comprar, efetivamente",
declara.
Para garantir que o negócio tenha uma base mais sólida, o
consultor do Sebrae indica a elaboração de um plano de negócio, que traz uma
análise mais completa do empreendimento. Segundo ele, o plano aumenta em até
60% as chances de sucesso de um empreendedor.
Entrevistas ajudaram empresário a aumentar vendas em até
30%
D'orazio, dono do restaurante Kyoto Cantareira e da academia
Acquacenter Club, diz que fez mudanças nas suas empresas motivado pelo
resultado de pesquisas de mercado que encomendou.
No primeiro caso, as entrevistas feitas com os moradores do
bairro indicaram que muitas pessoas deixavam de frequentar o restaurante por
causa da dificuldade em encontrar vagas para estacionar no local, mesmo
gostando da comida e dos preços.
Para não perder a clientela e oferecer mais comodidade, o
empresário passou a oferecer o serviço de entrega em domicílio. Com isso,
conseguiu aumentar as vendas em até 30%.
Já com a pesquisa da academia, o empresário queria saber como
atrair mais alunos. As entrevistas apontaram que a fachada não informava todas
as atividades oferecidas no local.
"Reformamos a fachada e mudamos o nome de Acquacenter
Natação para Acquacenter Club, pois também oferecemos musculação, artes
marciais e dança. Também estamos reformando os vestiários, que foi uma queixa
dos alunos, e ampliando o estacionamento."
D'orazio diz que, só com a reforma da fachada, concluída há um
ano e meio, o número de pessoas interessadas aumentou 30% e o de matrículas
efetivadas, 20%.
O investimento total na reforma é de R$ 1,2 milhão e inclui
também a construção de acesso para deficientes físicos e novas salas de
atividades. Ele diz que, ao todo, gastou cerca de R$ 30 mil em pesquisa.
"Apesar de parecer um investimento alto, pode ajudar a
economizar dinheiro, já que a pesquisa aumenta as chances de sobrevivência do
negócio", diz o diretor da Hello Research. (UOL Economia)
FACE LANÇARÁ FERRAMENTA DE
PAGAMENTO MÓVEL
O Facebook está testando uma ferramenta de pagamento móvel que
irá rivalizar com o PayPal. A ideia da equipe de Mark Zuckerberg é permitir que
qualquer usuário consiga realizar pagamentos via smartphone para compras com
parceiros do Facebook. Tudo será feito com as informações de login do
internauta. A notícia foi confirmada pela rede de Zuckerberg.
O Facebook irá entrar num mercado disputado, representado
principalmente pelo PayPal, e também Google e Amazon, que oferecem o mesmo tipo
de serviço.
O número de usuários
globais deste tipo de pagamento irá superar a cifra dos 245 milhões em 2013 e
deve atingir a marca de 450 milhões em 2017, segundo dados da consultoria
Gartner. O volume de transações por meio de dispositivos móveis deve chegar US$
235 milhões. (Redação Adnews
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