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terça-feira, 20 de agosto de 2013

COMO DEVE SER O MARKETING DIGITAL ESTE ANO


 


Nos últimos anos, foi possível perceber que o marketing digital evoluiu a um ritmo bastante acelerado. Com a movimentação das empresas para a internet – e aí falamos tanto de grande quanto de pequenas-, que passaram a prestar mais atenção no comportamento dos consumidores online, o marketing digital deixou de ser apenas uma ferramenta complementar de comunicação e passou a ser o foco de diversas ações.

Como o custo de investimento do marketing digital é mais acessível, o resultado e o retorno são mensuráveis. Dados de uma pesquisa realizada pelo TNS Research International apontam que 90% das empresas no país já realizaram algum tipo de ação na internet. Isso aponta que a incorporação da internet à comunicação é um caminho sem volta.

Contudo, esse conceito está em constante transformação, considerando o marketing digital como um conjunto de formas de se comunicar com o público alvo utilizando canais digitais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Adobe e Econsultancy, os principais objetivos do marketing digital para 2013 são: criar conteúdo criativo e consistente em múltiplas plataformas, integrar informações online e offline, além de medir com mais precisão e otimizar adequadamente seu conteúdo. Em outras palavras, ele deve ser mensurável, personalizado e acima de tudo, rentável.

A tendência da personalização de conteúdo é uma das mais marcantes desse ano e para a maioria é uma forma de estreitar o relacionamento com o consumidor. Atualmente o consumidor digital é exigente e espera uma comunicação direcionada às suas necessidades. Para esse fim, 21% das empresas de e-commerce relataram recorrer ao histórico de compras do usuário para segmentar os perfis de acesso. Dados comportamentais, como buscas e páginas visitadas nos sites são utilizados por 20% das empresas enquanto 6% utilizam informações sociais para direcionar produtos e comunicação, mostram números da pesquisa da Adobe e Econsultancy.

Além de acompanhar o comportamento dos consumidores no ambiente online, o marketing digital também se movimenta de acordo com as evoluções tecnológicas. Assim como o marketing tradicional incorporou a internet, que já contabiliza mais de 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo, ele também assimilou a tendência da internet móvel. Com essa grande oferta de mobilidade (tablets e smartphones) as marcas já estão pensando em como se adequar a esse novo formato, oferecendo uma melhor navegação e acesso aos consumidores. Programar sites responsivos que se adaptam ao display de cada dispositivo é uma forma de se diferenciar nesse universo ainda pouco explorado.

No e-commerce especificamente, a mobilidade é uma grande oportunidade que ainda está em amadurecimento. Em uma pesquisa feita pelo MercadoLivre em 2013, as transações de compra e venda da plataforma por meio de dispositivos mobile chegaram a 10%, com a possibilidade de comprar e pagar apenas usando o celular.

Por fim, para ajudar na conversão de cliques e exposição e visibilidade da marca, as redes sociais são grandes aliadas, pois é onde as pessoas compartilham e discutem sobre conteúdos. E esses conteúdos podem ser a porta de entrada para o seu site. Dessa forma, as tendências para o marketing 2013 se resumem em um novo conceito chamado SoLoMo (social, local, móvel).

Com todas essas possibilidades de atingir o consumidor, cada vez mais é preciso saber como mensurar e analisar os resultados de forma efetiva e conhecer qual o desempenho que se obteve com as ações realizadas. Os departamentos de marketing devem aproveitar essas tendências para conseguir dar ainda mais visibilidade para seus assessorados, afinal de contas a publicidade também faz parte da alma do negócio. (Helisson Lemos, Diretor Geral do MercadoLivre, no Adnews)

8ª. PARADA GRAY EM FLORIANÓPOLIS

 

Celebrar os avanços conquistados, como a retirada do projeto da Cura Gay, a regulamentação da união homo-afetiva e o crescimento constante da sociedade se opondo a homofobia.

Toda esta comemoração começa a partir do dia 03/09 com a 4ª Semana da Diversidade. Com uma programação aberta ao público, durante a semana irão acontecer debates, bate-papo com membros da OAB, jogos e feira da diversidade, sessão de cinema e ainda o primeiro casamento coletivo homo-afetivo do Estado.

 

8ª Parada da Diversidade faz parte dessa programação e sai em 08/09, da Avenida Beira Mar Norte.

 

Apesar de Florianópolis ter sido a última Capital a ter sua Parada da Diversidade, após oito anos de um árduo trabalho, atualmente a cidade se vangloria de ser a cidade gay friendly mais procurada por turistas LGBT.

 

“A comunidade LGBT sabe que em Florianópolis serão bem tratados e por isso nossa Parada atrai tantos turistas. Somos politizados e acreditamos no respeito à diversidade, apesar de estarmos sempre lutando e combatendo a homofobia, utilizando a informação”, afirmou o idealizador do evento, o vereador Tiago Silva.

Segundo Tiago, apesar do título de Parada Mais Bonita do Brasil, o encontro nunca se mostrou como um Carnaval. “A Parada sempre foi um movimento de reivindicar direitos e dignidade. Ela está inserida no calendário da cidade como uma manifestação legitima em prol dos direitos dos homossexuais”, defende.

Os números apresentados por uma pesquisa realizada ano passado pela Fecomercio, consolida a Parada da Diversidade como o segundo evento que mais atrai turistas a capital catarinense. No total foram entrevistados 419 turistas e 149 empresas por meio de seus responsáveis no momento da abordagem.

AS MELHORES FANPAGES DO BRASIL

A Millward Brown, agência global líder de pesquisa, realizou hoje um evento para clientes e para o mercado no qual apresentou o resultado da pesquisa “Top Fanpages Brasil”, com o objetivo de identificar as “melhores práticas” no uso de redes sociais e plataformas digitais do Brasil e apresentar ao mercado as recomendações para se construir uma página bem sucedida no Facebook, que hoje conta com 37 milhões de fanpages e 53 bilhões de fãs.

O estudo, que revelou as 10 melhores fanpages do Brasil e que deverá ser replicado em outros países, foi realizado com fãs de 40 fanpages de marcas brasileiras, num total de 6.121 entrevistas entre os meses de maio a julho de 2013. Realizada com a metodologia FanIndex*, a pesquisa entrevistou os usuários que frequentam as fanpages das marcas, verificando: a opinião geral sobre a página, grau de atenção ao conteúdo, interesse em revisitar a página e a intenção de recomendá-la aos amigos.

“O que observamos no estudo é que as páginas com maior número de fãs não necessariamente são as que geram maior engajamento com o consumidor ou agregam valor à marca”, diz Valkiria Garré, CEO da Millward Brown. E acrescenta: “Nas fanpages ‘tamanho não é documento’ e para trazer resultados é necessário gerar interesse”.

A marca Dove foi a grande vencedora, que obteve a maior pontuação na somatória de todos os elementos necessários para o sucesso de uma página, seguida pela marcas (em ordem de colocação): Comfort, Hellmann´s, Dermacyd, Knorr, Outback, Omo, Johnsons Baby, Gillette, e Downy.

De acordo com Adriana Castro, diretora de marketing de Dove, “é um privilegio para a Dove receber esse prêmio da Millward Brown. Acreditamos que o sucesso desse trabalho é fruto da forma como nos comunicamos com a nossa consumidora, com respeito e valorização da beleza real e da auto-estima feminina. O reflexo disso são as declarações de amor que recebemos todos os dias das nossas fãs. Este é um prêmio diário para Dove”. “Agradeço à Millward Brown, que tem nos ajudado a refinar cada campanha”, finaliza Adriana.

O ranking: 1 – Dove; 2 – Comfort; 3 - Hellmann´s; 4 – Dermacyd; 5 – Knorr;  6 –  Outback; 7 – Omo; 8 - JOHNSONS Baby; 9 – Gillette; 10 – Downy. (
Redação Adnews)

OPORTUNIDADES

. Freie Universität Berlin oferece bolsas de pós-doutorado - A Freie Universität Berlin está com inscrições abertas, até 15 de setembro, para o seu programa de bolsas de pós-doutorado 2014. A Dahlem Research School (DRS), responsável pelos programas de doutorado e apoio aos pós-doutorandos internacionais, oferecerá financiamento para que os pesquisadores desenvolvam seus projetos de pesquisa na Freie Universität Berlin.


Serão oferecidas 18 bolsas de estudos, divididas em duas linhas de financiamento. Seis bolsas são destinadas ao programa Cofund-2014, para projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Naturais e da Vida.

As outras 12 bolsas são para o programa Point/Regain-2014, focado em redes de pesquisas interdepartamentais, como o Centro de Estudos de Área (CAS), Dahlem Centro de Humanidades (DHC), Dahlem Centro de Ciências Vegetais (DCPS), a Doença em Envelhecimento Humano (DynAge) e Materiais Funcionais em Nanoescala.

A duração do programa, com início no primeiro semestre de 2014, é de 18 meses. Para concorrer, os candidatos devem entregar um plano de trabalho baseado nas áreas de pesquisa ou assuntos-chave predefinidos. São elegíveis ao programa os pesquisadores que tiverem concluído o curso de doutorado até seis anos antes da data de inscrição e que não tenham vivido na Alemanha por mais de 12 meses nos últimos três anos.

Os candidatos passarão por cinco etapas de seleção, incluindo a verificação da elegibilidade administrativa, revisão interna, entrevistas estruturadas, revisão internacional entre pares e, por último, a aprovação pelo Conselho Superior Internacional.

Os bolsistas serão empregados por meio de contratos de trabalho, conforme acordo coletivo vigente do setor público de Berlim. Além do salário, haverá um subsídio de viagem, subsídio mensal de mobilidade e pesquisa, curso intensivo de alemão totalmente financiado e programa de capacitação entregue pela Dahlem Research School. Detalhes: : www.fu-berlin.de/pt/sites/brazil/cofund_point_regain2014.html 
 

. Unesp de Franca abre concurso para professor de História - A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Franca está com inscrições abertas, até 23 de agosto, para o concurso que visa preencher uma vaga de professor assistente doutor no departamento de História.


O docente selecionado ministrará as disciplinas História Moderna I e História Moderna II e será contratado em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), com remuneração de R$ 9.184,94. Caso o candidato seja portador do título de livre-docente, o salário será de R$ 10.950,28.

O concurso terá três formas de avaliação: prova de títulos, prova didática e arguição do projeto de pesquisa. A prova de títulos (peso 2) julgará o currículo Lattes. Serão analisadas as atividades de formação científica e didática dos últimos cinco anos.

Na prova didática (peso 1), o candidato deverá ministrar uma aula teórica em nível de graduação, com duração de 40 a 60 minutos, sobre um dos temas do programa do concurso que será sorteado com antecedência de 24 horas. A banca examinadora avaliará o planejamento, a organização e o desenvolvimento da aula; a clareza expositiva; o domínio teórico e conceitual do assunto; a adequação do tema e da bibliografia utilizada.

A arguição do projeto de pesquisa (peso 1) consiste em apresentação oral do projeto e utilizará os seguintes critérios de avaliação: adequação à área do concurso, coerência do projeto e atualização bibliográfica, relevância e originalidade do projeto, adequação da proposta às áreas de pesquisa da pós-graduação em História da Unesp, viabilidade de execução, clareza da defesa e relação entre o projeto e a produção pregressa do docente.

Para se inscrever, os candidatos deverão ter título de doutor em História e apresentar a documentação solicitada na seção técnica de comunicações da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que fica na Avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, 900, em Franca, interior de São Paulo. Detalhes: http://www.franca.unesp.br/Home/Concursos43/83_2013-aberturainscricaosite.pdf
 

O GOOGLE, O GMAIL E A PRIVACIDADE


 

Usuários do serviço de emails do Google, o Gmail, não têm privacidade completa.  Em uma documentação judicial de 30 páginas, o Google reconheceu que os usuários do Gmail não deveriam ter "expectativas razoáveis" que suas comunicações sejam confidenciais.

O texto foi apresentado na última terça-feira (13/08) pelos advogados da empresa nos tribunais de San José, no norte da Califórnia (EUA). A informação repercutiu nesta quarta-feira (14/08) na imprensa dos EUA, país no qual o Google enfrenta um processo coletivo por espionar os internautas. "O Google abre, lê e adquire ilegalmente conteúdo privado dos e-mails das pessoas", dizia a denúncia datada em maio.
(Fonte: UOL)

A UNIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS


 A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, por meio do Núcleo dos Direitos, promove entre os dias 21 e 23 o seminário A Universidade e a Cidade na Perspectiva dos Direitos.


O ex-ministro da Justiça José Gregori e a deputada federal Luiza Erundina participarão do evento cuja proposta é discutir “como a perspectiva dos direitos abre possibilidades de compreensão da sociabilidade contemporânea, configurando espaços de interlocução das universidades com a sociedade, em particular das universidades públicas”.

Assuntos relacionados à educação, saúde, trabalho e construção da cidadania também serão discutidos nos três dias do seminário. Entre os palestrantes confirmados estão também Paul Singer, da USP, e Maria Tereza Mantoan, da Unicamp.

Simultaneamente ao seminário, o Cinusp promoverá sessões de cinema com filmes que tratam da temática do evento, como direitos das crianças e adolescentes, inclusão social, deficiência e economia solidária. A programação do Cinusp pode ser conferida no site www.usp.br/cinusp

Participação  gratuita e aberta ao público. Detalhes: www.usp.br/cinusp e  http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/seminario/ 
 

INTERNATIONAL EPILEPSY SURGERY SYMPOSIUM


 A (Unicamp realizará, entre  26 e 29 de outubro, a 22ª edição do International Epilepsy Surgery Symposium, em Campinas, no interior de São Paulo.


O encontro tem o objetivo de promover a educação qualificada, divulgar o conhecimento científico e impulsionar o intercâmbio de pesquisadores e de ideias entre os grandes centros internacionais de epilepsia.

O simpósio é voltado a neurologistas, neurocirurgiões com interesse em cirurgia de epilepsia em adultos e crianças, psiquiatras, neuropsicólogos clínicos, assistentes sociais e pessoas especializadas no cuidado aos pacientes com epilepsia de todas as idades.

Interessados em submeter trabalhos para apresentação têm até o dia 26 de agosto para fazê-lo. Os resumos devem ser enviados em inglês e os que forem selecionados serão publicados no Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. Detalhes: www.epilepsysymposia.com/index.php 
 

PALESTRA COM A PROFª. DRA. MARIA CARME MIRALLES GUASCH

DA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BARCELONA

Tema: Financiamento, subsídios e desoneração dos serviços e infraestruturas de transporte público no Brasil e na Europa”

Dia 20, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 08h30m

Inscrições gratuitas somente pelo www.alesc.sc.gov.br/escola

CAPRICHO TIRA TEXTO MACHISTA DO AR

Depois de ter dores de cabeça com uma blogueira (lembre aqui), a Capricho obteve repercussão negativa depois que o texto de um de seus blogueiros, Márcio Picolly, foi criticado na internet.

O post separava as meninas entre "para ficar" e "para namorar". As primeiras, segundo o blogueiro, "é aquela que só quer curtir a noite" e "não tem um papo legal". A segunda "é aquela que apoia o garoto sempre" e "é madura o suficiente para enfrentar os desafios de um namoro".

A Capricho, um veículo voltado para o público adolescente, tirou o post do ar. Mas isso não reduziu as críticas. Os comentários sobre o texto, que ainda pode ser lido no cache do Google, foram negativos em sua maioria. "Pare de ensinar porcarias patriarcais para as suas pobres leitoras", disse a internauta Bruna Picker.

Ligia Moreiras Sena, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez uma análise do texto de Picolly em seu site. Para ela, acreditar que o material tenha passado "por uma equipe composta por adultos críticos e pensantes e, ainda assim, fosse publicado", é algo inacreditável.

"É essa mesma gente que faz distinção entre 'mulher pra pegar e mulher pra casar' ou 'menina pra ficar ou menina pra namorar' que bate em mulher, ofende mulher", argumenta Ligia. (Redação Adnews)

MÉDICO VENEZUELANO DIZ QUE MEDICINA CAPITALISTA SÓ VISA VENEFÍCIOS ECONÔMICOS


 

O doutor Evelio Pérez atua entre os médicos cubanos na Venezuela desde a criação do programa de saúde Missão Barrio Adentro, destinado à atenção médica em áreas pobres do país e criado pelo falecido presidente Hugo Chávez.

[Missões de médicos cubanos atuam em diversos países ao redor do mundo] 

Membro da direção da missão em Caracas, Pérez chegou ao país sul-americano após ter atuado durante 27 meses em Belize, após a passagem de um furacão. Durante o período no país, contou ter conhecido pacientes que nunca tinham visto um médico.

Em entrevista a
 Opera Mundi, feita durante o 7º Encontro Continental de Solidariedade com Cuba, realizado em Caracas na última semana, Pérez, que atua na capital venezuelana desde 2003, com a coordenação de assistência de saúde em 38 postos de saúde, conta que a resistência aos médicos cubanos, principalmente por parte de colégios médicos, é uma constante em diversos países. Segundo ele, no entanto, a receptividade aos profissionais desta nacionalidade “é fantástica”.

Opera Mundi: O
 vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou em um discurso recente que houve resistência, principalmente por parte da oposição, à vinda dos médicos cubanos. Vocês ainda sentem essa resistência?


Evelio Pérez: Sempre vai haver resistência, e não somente na Venezuela. Em qualquer parte do mundo em que os médicos cubanos estivemos, sempre houve uma resistência da oposição, mas sobretudo dos colégios médicos capitalistas que se opõem aos médicos que querem oferecer atendimento gratuito, como estamos fazendo.

 

Em 2003, viemos graças à vontade da população, que nos recebeu, nos apoiou em suas casas para que oferecêssemos esse serviço de saúde gratuita. A medicina no sistema capitalista é praticada com um fim de benefícios econômicos e não a serviço do povo. Acreditamos que esta é a razão principal da resistência.

 

A forma de pensar é diferente, com a visão da medicina com um fim mercantilista, sempre vamos ter a resistência de médicos que acreditam que vamos tirar o trabalho deles. E não é assim, nosso trabalho é para as comunidades.

OM: Antes dos episódios de violência pós-eleitoral registrados em abril, houve mais registros de agressão a médicos cubanos aqui na Venezuela?


EP: Não, nesta campanha foi quando mais se recrudesceram os atos, as agressões físicas aos CDI (Centro de Diagnóstico Integral). Mas nós, cubanos, nos mantemos firmes, trabalhando para este povo. A receptividade nas comunidades é uma coisa impressionante.

 

Começamos em 2003 com 50 médicos, e neste momento não podíamos medir que o povo nos receberia desta maneira com que nos recebeu. Temos a experiência de atendimento na África e da atuação em diversos países por muitos anos, mas não conhecíamos a realidade da Venezuela, e a receptividade do povo foi fantástica.

OM: Como é a adaptação de vocês para os tratamentos específicos de cada país, com as diferentes epidemiologias?


EP: A medicina é a mesma em qualquer lugar do mundo, e as doenças as mesmas. Em Cuba, temos um instituto de medicina tropical que nos permite estar preparados para ir a qualquer parte do mundo e tratar as doenças tropicais que em Cuba erradicamos há muitos anos, mas que em qualquer parte do mundo as enfrentamos sem nenhum tipo de problemas.

 

OM: Um dos argumentos contra a ida de médicos cubanos ao Brasil é que não existe falta de médicos, mas sim de infraestrutura e que o gasto do governo com a contratação de médicos estrangeiros poderia ser investido em áreas deficientes. Como avalia esta posição?


EP: Isso também é algo que se vê em todos os países. Sempre dizem que eles dispõem dos médicos para suprir a necessidade da população. Mas a realidade é outra. Porque na maioria dos países que recebeu a missão médica cubana, a população das comunidades via um médico pela primeira vez.

O serviço de saúde nunca tinha sido acessível para este grupo da população. Vivemos isso aqui em Caracas, e em Belize, na América Central, onde os médicos cubanos foram os primeiros médicos a chegar nestes lugares onde vivia gente mais necessitada, mais pobre.

E isso é o que se vivia, as pessoas não sabiam o que era um médico na comunidade. Hoje isso continua sendo um dos elementos mais importantes sobre o qual temos que trabalhar, que em todas as comunidades as pessoas saibam quais são os serviços de saúde que oferecemos.

OM: Em Cuba, os médicos estão entre os profissionais mais valorizados. O senhor acredita que em outros lugares do mundo falta essa formação orientada ao atendimento em comunidades onde muitas vezes os profissionais não querem atuar?


EP: Um dos nossos trabalhos aqui é entrar nas comunidades. Na Venezuela, nós sempre dizemos que viemos para três coisas. Uma delas é a da formação dos recursos humanos em matéria de saúde para que estes médicos possam um dia assumir o atendimento nas comunidades.

A experiência obtida com a Escola Latino-americana de Medicina em Cuba permitiu que muitos fossem se integrando às comunidades. A quantidade de médicos venezuelanos que vão se inserindo nas comunidades é cada ano superior. Acho que essa é uma das tarefas que nós temos, não só na Venezuela, mas em qualquer parte do mundo: formar médicos para que se integrem às comunidades, para que possam ter acesso à saúde. (Fonte – UOL)

 

VOCÊ JÁ CUMPRIMENTOU SEU SMARTPHONE?

Lendo alguns artigos por esse ‘mundão’ descobri que dia 15 de agosto é considerado o dia do Smartphone. Com certeza você deve estar se perguntando “e eu com isso?”. Fiz a mesma pergunta, mas você nem deve perceber que esse pequeno aparelho, fica em torno de 22 horas por dia do seu lado.

Uma recente pesquisa do Ibope apontou que 52 milhões de internautas também acessam a internet por dispositivos móveis, sendo que 25,5 milhões desses acessos são feitos via Smartphone. Outros estudos mostram que a Internet “fixa” demorou 13 anos para atingiu um patamar semelhante de usuários, entretanto, se aceitarmos o ano de 2008 (lançamento do Iphone no país) como o início da internet móvel no Brasil, foi preciso apenas 5 anos para a chegar ao mesmo patamar que a ‘fixa’. Ou seja, o acesso à web móvel cresceu 2,5 vezes mais rápido!

E não paramos por ai. No Brasil, 55% da população que consome internet afirma utilizar dois ou mais meios ao mesmo tempo. Entre eles, o que apresenta maior consumo simultâneo é a televisão, consumida em conjunto com a internet (30%). Esses dados mostram que o consumo desses meios foram impulsionados pela democratização de tablets, smartphones e outros dispositivos com acesso, tendo como principal motivador da conexão a interação social.

Depois de todos esses dados você esta se perguntando “aonde esse rapaz quer chegar?”. Eu lhe respondo: o mobile é realidade. Não é um desktop pequeno, não devemos reaplicar campanha que trabalhamos na internet “fixa”, não devemos tirar verba da mesma para fazer campanhas mobile.

Tem que haver um consenso geral de que esse aparelho que carrega em seu bolso é uma nova mídia, um novo meio! Muito mais pessoal, a segmentação é perfeita e é muito eficaz, quando trabalhado corretamente. Precisamos gerar uma recompensa para esse usuário, já que estamos entrando em sua vida, mostrando que faz sentido a comunicação que ele esta recebendo, que é única e exclusiva.

Hoje a segunda tela no Brasil já é utilizada por 76% dos usuários de redes sociais com acesso móvel, porém ainda há muito para ser desenvolvido (trabalhar com vídeo e conversas em tempo real, entrada do 4G no país).

Atualmente milhares de aplicativos são lançados nas lojas de cada sistema operacional e, para o seu ter destaque entre os demais, já existe a compra CPD (Compra por Download), mas, claro, sem deixar de lado a entrega básica de banners mobile que podem focar estado, sexo, idade, operadora, sistema operacional, entre outras possibilidades muito mais atrativas do que a própria internet fixa.

O que podemos fazer em 15 segundos no Instagram? Muitas promoções e comerciais são de 15 segundos na TV. Sincronização de ações entre internet “fixa” e internet “móvel”, como jogar no desktop utilizando o smartphone. Esse meio está em plena ascensão e cada vez mais influente, inclusive na intenção de compra dos clientes, aonde os celulares já são influenciadores responsáveis por 40% da decisão de compra.

O jeito é estudar esse meio, desenvolver projetos específicos para cada frente e utilizar o máximo do mix de meios, ou transmídia, para atingir o seu target em todos os momentos do dia. Parabéns pelo seu dia Smartphone e bem vindo a esse mundo de possibilidades. (Artigo encaminhado por Henrique Oliveira, da agência W3haus no Adnews)

LIVROS


. Patologia Oral em Imagens - Agregar o poder da imagem às correlações clínico-patológicas das principais lesões de boca e facilitar o diagnóstico das lesões da cavidade oral é parte dos objetivos deste Atlas de Patologia Oral (Elsevier), da Dra. School Sook Bin-Woo, professora da Harvard School of Dental Medicine e diretora no Brigham and
Women´s Hospital
. Woo também é profissional agraciada com os prêmios
National Research Service do National Institutes of Health, e com o American Cancer Society Career Development.


Este é o mais completo, abrangente e atual Atlas de patologia disponível no mercado, alem de muito prático, de fácil leitura e compreensão. É, portanto, bibliografia recomendada tanto para os estudantes de pós-graduação em Patologia Oral, Estomatologia, Medicina Oral quanto como para o clínico geral.

Ao longo de 16 capítulos, mais de 1.600 fotografias clínicas e fotomicrografias mostram as características de doenças neoplásicas, displásicas e benignas da mucosa oral, auxiliando na indicação do tratamento clínico para cada uma dessas entidades patológicas, incluindo as lesões não frequentes e lesões ainda não encontradas em outros livros.

O Atlas aborda ainda radiologia odontológica, cirurgia oral e maxilofacial e apresenta aspectos clínicos e microscópicos das principais lesões, para aprofundar a análise e tomada de decisão clínica tendo como apoio critérios específicos histológicos para o diagnóstico de doenças inflamatórias, cistos e tumores. Sook Bin-Woo sublinha os chamados achados histológicos correlacionando-os com as manifestações clínicas para diagnósticos diferenciais, apontando-os como particularmente importantes na compreensão de doenças inflamatórias da mucosa que são recidivantes ou remitentes.

Um destaque especial do livro também são os dois apêndices com informações sobre tratamento das doenças da mucosa oral. Útil, por exemplo, para dermatologistas com interesse na área, estudantes de medicina de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas, residentes de patologia e patologistas. A prévia do material está em http://migre.me/fDW05 .

. Por uma enfermagem mais embasada -  A Elsevier, referência em livros na área de saúde, lança os primeiros títulos de Enfermagem de 2013: ao todo, serão dez publicações, de autores mundialmente renomados e assuntos indispensáveis à formação do aluno, atualização do professor e qualificação do profissional da área. Em crescente formação do catálogo de conteúdos, a Editora disponibiliza material complementar gratuito 24h no site Enf CONSULT para uma parte dos títulos, sendo importante ferramenta de atualização diária.

O objetivo de Cuidados Intensivos de Enfermagem, 6a edição (Editora Elsevier) é auxiliar o enfermeiro na avaliação e intervenção eficaz ao paciente grave e aborda estudos de caso envolvendo perguntas de raciocínio crítico para avaliação clínica, procedimentos, diagnósticos e medicamentos considerados prioritários com informações sobre a classe do fármaco e efeitos colaterais.

Os autores listam intervenções de enfermagem e fornecem planejamento de conduta completo para cada diagnóstico prioritário, incluindo a definição deste diagnóstico, as características definidoras, os resultados esperados, as intervenções, bem como suas justificativas.

O livro foi adaptado à realidade brasileira e contém o Código de Ética e a legislação da Enfermagem no país, que institui as competências dos profissionais, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem cobrada pelo Conselho Regional da classe.

O livro conta com quadros, tabelas e esquemas que o tornam didático nas orientações sobre cuidados de pacientes críticos, avaliação de modificações fisiológicas, levantamento dos principais diagnósticos, realização de procedimentos necessários e sobre como desenhar o melhor processo de enfermagem para cada doença ou complicação do paciente. Quadros de Prioridades à Segurança dos Pacientes, Diagnósticos Prioritários e Mapas Conceituais para clarear condições graves de saúde mais comuns - incluindo a síndrome coronariana aguda, a insuficiência renal aguda, o AVE isquêmico e o choque - são outros temas de destaque da publicação.


. Tratado de Enfermagem Médico–Cirúrgica: Avaliação e Assistência dos Problemas Clínicos  8ª edição - Tratado de Enfermagem Médico–Cirúrgica: Avaliação e Assistência dos Problemas Clínicos, 8ª edição (Editora Elsevier) é um best-seller internacional como um dos tratados mais utilizados mundialmente por quem precisa conhecer os avanços clínicos da enfermagem. De forma completa e didática, e em dois volumes, trata do cuidado de enfermagem ao paciente médico-cirúrgico , com o objetivo de preparar os alunos para trabalhos, atividades em classe, provas, atuação clínica e atendimento seguro e completo do paciente.

A obra é clara e objetiva apresentando desde a fisiopatologia e a avaliação dos sistemas, passando por doenças relacionadas e pelo plano de cuidado de enfermagem para cada doença e condição do paciente. Integra ainda as classificações internacionais NANDA, NOC e NIC e os indicadores de resultados, orientações aos pacientes e à família, considerações medicamentosas e exames de diagnóstico e cirurgias.

O Tratado contém material on-line complementar para facilitar a didática do professor e o aprendizado do aluno, estudos de casos com perguntas e respostas, animações em 3D que apresentam a fisiologia para ajudar a compreender o funcionamento do corpo e a aplicação nos cuidados clínicos de enfermagem.

Adaptado e revisado por enfermeiros de diversas áreas do conhecimento, o livro articula conteúdos teóricos complexos ao processo de enfermagem. Está de acordo com a realidade brasileira e inclui, entre outros, dados epidemiológicos, competências e leis específicas, bem como as siglas e abreviaturas técnicas utilizadas no país. A 8ª edição traz como novidade Quadros de Avaliação Focalizada em todos os capítulos de avaliação, que colaboram para uma consulta mais rápida.

. Enfermagem Gerontológica  5ª edição - É o livro-texto mais vendido no mundo nesta área. Apresenta as teorias e os conceitos de envelhecimento, as alterações fisiológicas e psicossociais e as principais intervenções ligadas ao paciente idoso. Questões culturais, situações clínicas, cuidados domiciliares, qualidade de vida, promoção de saúde, ensino do paciente e terapias integrativas foram considerados ao longo de quatro unidades de estudo didaticamente divididas na obra.


Houve adaptação de conteúdo para o país, incluindo legislação do SUS e competências, aspectos demográficos, epidemiológicas e quadros culturais e sociais indispensáveis à enfermagem gerontológica. Possui Quadros com Alerta de Segurança, que destacam os objetivos da Joint Commission quanto à segurança do paciente no uso de medicamentos, à comunicação, ao envolvimento dos pacientes em seus próprios cuidados, às infecções, úlceras por pressão e prevenção de quedas.

Os professores das disciplinas Saúde do Idoso e Saúde do Adulto beneficiam-se de pensamentos críticos e situações clínicas, valores de exames laboratoriais, Escala de Depressão Geriátrica e contam ainda com informações nutricionais e uma lista de sites como recurso. Estudantes encontram um guia de estudos com aplicação e atividades selecionadas por capítulo, glossário, além de objetivos, pontos e palavras-chave para auxiliar na melhoria do prognóstico do paciente com um modelo preventivo de cuidado na assistência correta e efetiva do enfermeiro.


SAMSUNG VERSUS iPHONE

A Samsung pode ofuscar o lançamento do novo iPhone, que rumores indicam para o dia 10 de setembro, anunciando o seu relógio inteligente no mesmo mês.

Fontes confirmaram ao blog SamMobile que o smartwatch da marca será apresentado durante evento para a imprensa marcado para o dia 4 de setembro na IFA em Berlim, Alemanha.

O blog diz que a Samsung também irá anunciar o Galaxy Note III durante a mesma conferência. Rumores indicam que o Note III será equipado com display touchscreen de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 800 de 2,3GHz ou o Exynos Octa 5 dependendo da região, 3GB de memória RAM e roda o Android 4.3 Jelly Bean.

Próximo ao lançamento da Samsung, acredita-se que no dia 10 de setembro a Apple irá apresentar o iPhone 5S e seu smartphone de baixo custo, o tão especulado iPhone 5C.

Segundo o Business Insider, mesmo com a Maçã podendo desviar um pouco os holofotes da apresentação de sua concorrente, a Samsung deverá concentrar todas as atenções para si com o lançamento de um produto inovador e de outro smartphone topo de linha. (Redação Adnews)

O COLABORADOR PROEGIDO E A PRODUTIVIDADE


As empresas que investem em dispositivos de segurança sempre saem ganhando. A proteção dos colaboradores evita a necessidade de afastamento do ambiente de trabalho por causa da ocorrência de incidentes.

Para o engenheiro de segurança e instrutor da ABRH-RS, Luis Carlos Slavutzki, métodos simples e um sistema de gestão adequado trazem benefícios para as empresas. “A falta de ação das empresas geram perdas com a legislação do trabalho, indenizações e processos trabalhistas”, afirma.

Slavutzki relata que a alegação de que a falta de atenção do trabalhador é o principal motivo dos incidentes é um mito que se propaga: “a atitude do funcionário pode evitar os acidentes de trabalho, mas a empresa deve assumir a responsabilidade pela segurança de todos”. Gastos com EPI’s, dispositivos de segurança e treinamentos são investimentos que trarão muito mais ganhos do que perdas para a organização.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), realiza, entre os dias 27 e 29, o curso de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. Os encontros acontecerão das 18h às 22h, na sede da ABRH-RS (Rua dos Andradas 1234/1802 – Centro, Porto Alegre/RS). As inscrições: www.abrhrs.org.br .

A PUBLICIDADE ALÉM DA CRIAÇÃO


Para se conectar com jovens profissionais e estimular o desenvolvimento da área de comunicação, a produtora de áudio Estúdio Audiotech laçou o projeto “Publicidade além da criação”.

A ação é direcionada aos universitários e, a cada semana, um profissional do mercado publicitário conta um pouco da sua trajetória e informa as diversas possibilidades de carreiras dentro do meio.

Graziela Morgade, Supervisora de RTVC da NBS, é a primeira profissional de comunicação convidada pela produtora para participar do projeto. Em breve, a Audiotech espera divulgar os filmes também nas universidades. (Redação Adnews)

PESQUISA AJUDA A CONHECER O MERCADO E ATRAIR CLIENTES


(Larissa Coldibeli Do UOL)  - Depois de fazer uma pesquisa de mercado e perceber que criar um sistema delivery resolveria o problema de falta de estacionamento no seu restaurante japonês, Kyoto Cantareira, na zona norte de São Paulo (SP), o empresário Mario D'orazio, 62, viu suas vendas aumentarem em 30%.


 


D'orazio, que também é dono da academia Acquacenter Club, registrou, ainda, crescimento de 20% no número de alunos após a reforma da fachada do estabelecimento. As mudanças foram motivadas pelo resultado de pesquisas encomendadas pelo empreendedor. 

Segundo especialistas, fazer uma pesquisa antes de abrir um negócio ou de ampliar a gama de produtos e serviços ofertados aumenta as chances de sucesso da empresa.

A PESQUISA DE MERCADO


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Quando fazer

A pesquisa é necessária para o início do negócio (com antecedência de seis meses a um ano, geralmente) e sempre que a empresa quiser mudar algum produto ou serviço ou ampliar o negócio. Assim é possível saber o potencial do mercado e antecipar possíveis problemas

 

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Abrangência da consulta

Quanto mais ampla a pesquisa, mais chance o empresário tem de conhecer melhor o perfil do seu público-alvo. Se o objetivo é saber a aceitação de um produto ou serviço em determinado bairro, por exemplo, coletar dados em apenas uma rua não será suficiente

 

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Opinião de clientes

Antes de fazer grandes mudanças no negócio, o empresário deve consultar os clientes e, até, consumidores potenciais. Eles podem mostrar o nível de satisfação com produtos e serviços oferecidos e indicar novas oportunidades de negócio, como necessidades não atendidas

 

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Como pesquisar

A pesquisa pode avaliar a aceitação de um novo produto ou serviço, o preço mais adequado para ele, o que a concorrência oferece e as preferências das pessoas. O método da coleta de dados varia de acordo com o objetivo a ser atingido. O ideal é procurar um profissional ou o Sebrae

 

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Risco do negócio

A pesquisa dá diretrizes para diminuir o risco do investimento, mas não é garantia de sucesso. O fato de 70% dos entrevistados afirmarem que aprovam o lançamento de um produto, por exemplo, não significa que eles, de fato, o comprarão, mas indica que há mercado para ele

 

No primeiro caso, a pesquisa ajuda a saber se realmente o negócio vale a pena e se haverá, de fato, potenciais consumidores. No segundo, ela serve para se ter uma ideia do impacto que as mudanças podem gerar na clientela.

"Antes de investir em um novo negócio ou de oferecer um novo produto ou serviço, o empreendedor deve conhecer profundamente o público-alvo que deseja atingir, ver se esse grupo está disposto a comprá-los e quanto pagaria por eles", afirma Haroldo Eiji Matsumoto, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo).

Segundo Fernando Menezes, da empresa Pesquise Já, a escolha de qual pesquisa deve ser aplicada depende do que o empresário quer avaliar.

"Se ele quer saber quantas pessoas comprariam o seu produto ou serviço, ele deve fazer a pesquisa de aceitação do público. Se o objetivo é saber qual o preço ideal para vender mais, ele deve optar pela pesquisa de precificação", diz.

Há, ainda, a pesquisa de análise da concorrência (que avalia o que as empresas que já atuam no mercado fazem e o que o empresário pode oferecer para se diferenciar), a qualitativa (que ajuda a entender qual é o tipo de comunicação que deve ser feito para atingir todo o potencial de vendas para o público-alvo), e a de satisfação do cliente (que pode indicar as mudanças necessárias e possíveis oportunidades de negócio).

De acordo com Menezes, para tirar um negócio do papel, o ideal é que a pesquisa seja feita entre seis meses e um ano antes. Ela pode custar de R$ 5.000 a R$ 50 mil, dependendo do universo que será avaliado. A mais barata abrange apenas clientes de um estabelecimento e faz até 2.000 entrevistas.

Já um mapeamento mais completo da região, que avalia quem são os concorrentes, qual é o valor que a população costuma gastar com um determinado produto ou serviço e quais são suas preferências gastronômicas da população local, por exemplo, é mais caro.

Pesquisa ajuda, mas não é capaz de salvar um negócio


 

Para Davi Bertoncello, diretor da empresa de pesquisas Hello Research, a aplicação de uma pesquisa dá diretrizes para diminuir o risco do investimento, mas não é capaz de salvar um negócio.

"Ela ajuda a entender numericamente quais são as possibilidades de um produto ou de um negócio, mas não é uma garantia absoluta de sucesso da empresa. Afinal, 70% das pessoas dizerem que se interessam por um produto ou serviço não significa que elas vão comprar, efetivamente", declara.

Para garantir que o negócio tenha uma base mais sólida, o consultor do Sebrae indica a elaboração de um plano de negócio, que traz uma análise mais completa do empreendimento. Segundo ele, o plano aumenta em até 60% as chances de sucesso de um empreendedor.

Entrevistas ajudaram empresário a aumentar vendas em até 30%


 

D'orazio, dono do restaurante Kyoto Cantareira e da academia Acquacenter Club, diz que fez mudanças nas suas empresas motivado pelo resultado de pesquisas de mercado que encomendou.

No primeiro caso, as entrevistas feitas com os moradores do bairro indicaram que muitas pessoas deixavam de frequentar o restaurante por causa da dificuldade em encontrar vagas para estacionar no local, mesmo gostando da comida e dos preços.

Para não perder a clientela e oferecer mais comodidade, o empresário passou a oferecer o serviço de entrega em domicílio. Com isso, conseguiu aumentar as vendas em até 30%.

Já com a pesquisa da academia, o empresário queria saber como atrair mais alunos. As entrevistas apontaram que a fachada não informava todas as atividades oferecidas no local. 

"Reformamos a fachada e mudamos o nome de Acquacenter Natação para Acquacenter Club, pois também oferecemos musculação, artes marciais e dança. Também estamos reformando os vestiários, que foi uma queixa dos alunos, e ampliando o estacionamento."

D'orazio diz que, só com a reforma da fachada, concluída há um ano e meio, o número de pessoas interessadas aumentou 30% e o de matrículas efetivadas, 20%.

O investimento total na reforma é de R$ 1,2 milhão e inclui também a construção de acesso para deficientes físicos e novas salas de atividades. Ele diz que, ao todo, gastou cerca de R$ 30 mil em pesquisa. 

"Apesar de parecer um investimento alto, pode ajudar a economizar dinheiro, já que a pesquisa aumenta as chances de sobrevivência do negócio", diz  o diretor da Hello Research. (UOL Economia)

FACE LANÇARÁ FERRAMENTA DE PAGAMENTO MÓVEL

O Facebook está testando uma ferramenta de pagamento móvel que irá rivalizar com o PayPal. A ideia da equipe de Mark Zuckerberg é permitir que qualquer usuário consiga realizar pagamentos via smartphone para compras com parceiros do Facebook. Tudo será feito com as informações de login do internauta. A notícia foi confirmada pela rede de Zuckerberg.

O Facebook irá entrar num mercado disputado, representado principalmente pelo PayPal, e também Google e Amazon, que oferecem o mesmo tipo de serviço.
O número de usuários globais deste tipo de pagamento irá superar a cifra dos 245 milhões em 2013 e deve atingir a marca de 450 milhões em 2017, segundo dados da consultoria Gartner. O volume de transações por meio de dispositivos móveis deve chegar US$ 235 milhões. (Redação Adnews

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