(Com
pesquisas feitasw pela MadiaMundoMarketing)
REINO UNIDO PROIBE COMERCIALDA COCA-COLA - O principal comercial de
televisão da atual campanha publicitária da Coca-Cola foi proibido do Reino
Unido. A Advertising Standards Authority (ASA), órgão britânico equivalente ao
brasileiro Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária),
considerou que há confusão na informação sobre queima de calorias.
O filme de aproximadamente 30 segundos mostra as
opções para o consumidor de Coca-Cola queimar as 139 calorias contidas numa
garrafa pequena da bebida: atividades como dançar, gargalhar e passear com o
cachorro.
A entidade reguladora disse que a propaganda dá a
entender que basta fazer apenas uma daquelas atividades para gastar toda a
energia vinda do refrigerante. Na verdade, é preciso realizar todas as ações
exibidas para eliminar as calorias ingeridas.
Entre cada atividade, o vídeo, produzido pela
agência Publicis, exibe um sinal de “+”, o que indicaria que é preciso fazer
todos os “exercícios” listados para queimar as calorias de uma garrafa pequena.
A ASA não considerou o sinal gráfico suficiente
para o entendimento dos consumidores, segundo o site do jornal especializado
Advertising Age. No fim do comercial, é apresentada a sugestão de consumir
também a Coca-Cola Zero, sem calorias. A entidade registrou queixas de dez
pessoas
Um porta-voz da Coca-Cola para o Reino Unido se
manifestou. “Elevar o conhecimento sobre equilíbrio de calorias é parte do
nosso compromisso global de combate à obesidade e vamos continuar a usar a
propaganda para passar essa mensagem”, declarou.
“Dado o crescente problema da obesidade,
acreditamos que seja importante que mais gente entenda essa informação”.
Alguns espectadores reclamaram também que o vídeo
poderia fazer apologia à saúde de modo incoerente, mas a ASA discordou,
afirmando que a Coca-Cola fala no comercial da importância de adotar um modo de
vida saudável.
A incoerência seria causada pelo fato de a campanha
ser feita por uma marca de refrigerante, que não é um alimento considerado
nutritivo.
O filme tem sido exibido em vários países,
inclusive no Brasil, onde a garrafa de Coca-Cola tem 123 calorias.
DECLARAÇÕES DE BORI CASOY EM INTERVALO DE JORNAL NÃO CONFIGURAM DANO MORALO COLETIVO - O Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento
aos recursos do jornalista Boris Casoy e da TV Bandeirantes e modificou decisão
de primeira instância que determinava o pagamento de indenização de R$ 3,5
milhões por danos morais coletivos.
O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e
Conservação, Limpeza Urbana e Ambiental, Áreas Verdes e Similares de Ribeirão
Preto e Região afirmava que o jornalista teria discriminado toda a classe ao
fazer comentário ofensivo sobre uma vinheta de final de ano que envolvia dois
garis, em dezembro de 2009.
Boris Casoy argumentou na apelação que o comentário
não foi dito no programa, mas no intervalo do telejornal e dirigidos ao editor.
A Rádio e Televisão Bandeirantes afirmou que não poderia ser responsabilizada
por se tratar de manifestação de pensamento do jornalista.
De acordo com o voto do relator do recurso,
desembargador Teixeira Leite, as palavras proferidas por Boris Casoy são quase
inaudíveis, havendo uma exploração da reportagem para angariar repercussão
negativa inexistente.
“Se lesão houve, esta já foi devidamente
reparada quando da condenação dos apelantes a indenizar os garis”, afirmou.
O desembargador destaca que para a ocorrência do
dano moral coletivo seria necessária comprovação de que houve nítida ofensa e
preconceito a toda uma classe, o que não é o caso, porque a questão está
restrita a imagem dos dois garis que apareceram na vinheta.
“Nada mais há a reparar, sendo ainda
desnecessária a retratação requerida, porquanto além de esta já ter sido
realizada no dia seguinte ao fato, não é razoável trazer a baila discussão já
há muito esclarecida e propícia a polêmicas”, concluiu
HOSPITAL É CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO A PACIENTE - O juiz Valdir da Silva Queiroz, da 9ª Vara Cível
Central da Capital de São Paulo, condenou o Hospital Sírio Libanês a pagar
indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil a uma paciente, tendo em
vista que o hospital se recusou a transferi-la da área de pronto-socorro para
um quarto privativo.
A autora, uma senhora com 87 anos, mesmo
beneficiária de plano de saúde com cobertura para internação, não foi de
imediato transferida, sob a alegação do hospital de ausência de vagas, mas que
a paciente teria recebido todos os cuidados necessários até a mudança para o
quarto.
Nos temos da sentença, não ficou comprovado o
argumento de inexistência de vaga em quarto privativo, já que “O hospital
juntou ao processo apenas relação com emendas manuscritas e rasuras de reservas
de vagas, aparentemente unilaterais, além de fotos de corredores e instalações
que nada evidenciam”.
O magistrado também destacou que “a paciente,
com mais de 80 anos, permaneceu por 48 horas em local desconfortável, para
quadro clínico que reconhecidamente exigia internação, sem motivo comprovado
para tal acomodação, lhe gerando danos morais”.
TJSP NEGA INDENIZAÇÃO A EX-PREFEITO DE BRAGANÇA
PAULISTA - A 1ª Câmara de Direito Privado do
Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento ao recurso do ex-prefeito de
Bragança Paulista, Jesus Abi Chedid, que alegou ter sido ofendido por editorial
publicado no jornal Gazeta Bragantina. O texto teria associado sua imagem à de
Adolf Hitler, Fidel Castro e Hugo Chaves.
Chedid responde a dois processos: um na Justiça
comum, por improbidade administrativa, interposto pelo Ministério Público; e
outro, proposto pela coligação “Amor por Bragança” na Justiça Eleitoral, sob a
alegação de que os programas de publicidade institucional veiculados foram
custeados com recursos públicos, tendo sido gastos R$ 400 mil reais.
De acordo com a relatora, desembargadora Christine
Santini, “no que toca à menção de Adolf Hitler, Fidel Castro e Hugo Chaves
na matéria jornalística, verifica-se que houve mero exercício do direito de
opinião e crítica, uma vez que não houve ligação direta de tais figuras à
pessoa do autor da presente ação, mas opinião acerca das consequências nefastas
do mal exercício da política”.
A relatora concluiu que “não há que se falar em
indenização, já que os atos foram praticados no exercício dos direitos
garantidos constitucionalmente, não havendo excesso suscetível de imposição do
dever de indenizar por parte dos réus”.
MERCEDES
EXPLICA PORQUE TIROU CAMPANHA DO AR
Ser
uma marca gigantesca pode gerar algumas dores de cabeça. A Mercedes Benz, por
exemplo, acaba de se manifestar sobre um comercial - que promove os serviços
mecânicos da empresa - feito por uma de suas unidades.
O
vídeo, publicado no Youtube no começo da semana, foi amplamente
ridicularizado na blogosfera norte-americana. O motivo: tem um ritmo que
lembra os hits dos anos 80, uma letra de dúbia interpretação, além de
montagens de photoshops bizarras.
Num
dos versos, cantado por Patricia Meeden, o carro diz que gosta de homens
fortes que consigam pegá-lo quando ele "derrapar" e que “não parem”
até fazê-lo sorrir, entre outras frases.
Segundo
Mareike Jahnle, porta voz da empresa, o vídeo foi inicialmente divulgado
internamente e, como recebeu bastante feedback positivo, foi colocado no
canal da marca no Youtube. Entretanto, como já foi dito, a intenção não era
que fosse um comercial oficial, portanto o vídeo foi retirado do ar. (Redação
Adnews)
DICAS PARA SUA REDE SOCIAL CORPORATIVA Para você que curte e sabe de muitas informações através das redes sociais, que tal levá-la para o seu trabalho? A rede social corporativa é uma ferramenta exclusiva para empresas que possibilita a total integração dos colaboradores de uma instituição, sendo utilizada para uma comunicação mais rápida e eficaz. Não é à toa que muitas empresas estão adquirindo esse tipo de ferramenta para melhorar a comunicação interna e ainda largar na frente com algo inovador tornando-se um diferencial no mercado. Segundo a pesquisa ‘ Brazil Digital Future in Focus 2013’ do ComScore, hoje os brasileiros passam cerca de 27 horas no mês conectados à internet, e o acesso às redes sociais no geral, consomem cerca de 36% do seu tempo total no dia.
Esses números
são bem representativos, pois reforçam o interesse das pessoas em utilizar
ferramentas que lhe possibilitem a total integração no seu cotidiano, e
porque não trazer essa facilidade para o trabalho? Porém, nem todos sabem
utilizar os benefícios dessa tecnologia a seu favor. Por isso desenvolvemos cinco
dicas para que sua rede social corporativa se torne hábito e tenha mais
sucesso.
1 -
Escolha uma ferramenta de fácil adaptação, mas completa – O primeiro passo é a escolha da rede social que a
empresa irá disponibilizar aos colaboradores. A ferramenta deve ser de
comunicação rápida, com interface de fácil adaptação, possibilidade de
personalização e customização das funcionalidades. Estamos na era da
ansiedade e internautas gostam de agilidade, portanto, soluções intuitivas
são bem-vindas. Ninguém quer perder tempo lendo manuais para ver como a rede
social funciona. São interessantes também as ferramentas que se integram a
outros sistemas já existentes na empresa. As redes sociais mais modernas
possuem a opção de baixar aplicativos condizentes com tarefas diárias de cada
departamento. Outra opção são os sistemas na nuvem, um diferencial nesse
mercado, que permite o acesso da ferramenta fora da empresa através até mesmo
dos tablets e smartphones.
2 - Faça
com que sua rede social seja uma biblioteca corporativa – Você já imaginou como a rede social da sua empresa
pode ser rica de informações? Um novo funcionário pode começar, por exemplo,
a ler os manuais com as regras da empresa logo que é contratado. Projetos
também podem ser postados, possibilitando a troca de ideias entre os
departamentos e filiais, reduzindo custos com infraestrutura, telefonia,
deslocamentos etc. Todos os comunicados do RH também podem ficar disponíveis
na rede, possibilitando a realização de endomarketing. Outro detalhe é que
tudo ficará registrado e com a certeza (diferente de um email) de que a
mensagem chegou para a outra pessoa.
3 –
Deixe os perfis atualizados para permitir a integração entre os funcionários
– É necessária a
atualização dos dados de todos os funcionários, pois estes permitirão uma
rápida integração com os novos colaboradores. É mais fácil, principalmente,
em grandes empresas, você localizar alguém ou saber quem é quem por meio dos
perfis de cada um. É possível também saber a data de aniversário e não é
preciso ter o email da pessoa para fazer o contato. Em redes sociais basta
você clicar no perfil de pessoa para deixar recado, saber se ela está
on-line.
4 -
Divulgue todos os resultados da empresa – Com a comunicação interna bem estruturada, a empresa
passa a ser mais prazerosa para os colaboradores. É muito mais interessante
trabalhar para uma empresa que cresça continuamente e que esteja engajada em
bons resultados, consequentemente, ela torna-se mais competitiva no mercado
em que atua. Além disso, dá condições aos colaboradores se tornarem
formadores de opiniões sobre os produtos da empresa e também defensores da
marca. Quando os gestores contribuem de forma efetiva com a comunicação
interna da empresa, indiretamente, transfere para o restante do grupo,
daquela área, o orgulho e total engajamento em campanhas e eventos futuros.
Assim a equipe passa a pensar estrategicamente.
5 -
Divulgue notícias de interesse da empresa – Mesmo com o excessivo número de informações que
circula entre nós, muitos assuntos ainda escapam. Portanto, compartilhe
notícias de interesse da empresa que possam desenvolver, estimular, motivar
ainda mais a equipe. Reportagens com cases de outras empresas, inovações,
conquistas podem inspirar as pessoas. Há a opção de também postar links de
outros grupos e compartilhar vídeos. Mas cuidado! Lembre-se de que essa rede
social é corporativa e não pessoal.
O tripé que
melhor define a rede social corporativa é a ‘comunicação, a integração e o
conhecimento’, três itens fundamentais quando o assunto é comunicação
interna. Por isso, tenha certeza que terá nas mãos uma excelente ferramenta.
Experimente! (Cesar
Rossi, presidente do Bestway Group, detentor da rede social corporativa 4bee).
|
MICROSOF QUER MELHORAR OFERTA DE APPS PARA WINDOWS PHONE
A Microsoft
anunciou ontem, 7, uma ferramenta que promete alavancar o serviço de
aplicativos para o Windows Phone, algo visto como um dos pontos fracos do
sistema operacional.
A tal
ferramenta se chama Windows Phone App Studio e irá permitir que usuários amadores
desenvolvam novos aplicativos para os aparelhos com o sistema
Microsoft.
A
empresa de Bill Gates quer alavancar a criação de apps para os smartphones
permitindo que usuários se inscrevam no centro de desenvolvedores por US$ 19.
A Apple cobra US$ 99 para quem quiser desenvolver algo para iPhones e iPads.
Já o Google pede US$ 25 para quem quiser desenvolver aplicativos para
Android. (Redação
Adnews)
|
marketing promocional. pronta para uma grande mudança
Célio Ashcar Jr. integrou o grupo de empresários
das agências especializadas que coordenou a mudança de nomenclatura pelo qual o
mercado de marketing promocionalvem passando. Além disso ele
presidiu o mais importante comitê doCongresso de Live Marketing,
que tratou da relação entre clientes, fornecedores e agências.
Uma semana depois da grande
mobilização, Promoview foi
conversar com ele para obter uma avaliação pós Congresso. E entre a sua agitada
rotina na Mix Brand Experience, Célio falou sobre os
principais pontos que envolvem esta mudança.
Qual o balanço sobre os trabalhos do
comitê que presidiu e do congresso?
O resultado do congresso foi muito
positivo. Foram dois dias discutindo o mercado de live marketing
com agências, clientes, fornecedores e profissionais.
O Comitê de Relação Sustentável
entre Cliente e Agência – que presidi com a honra da companhia de José Boralli,Rodrigo
Rivellino, Marcelo
Heidriche Fernando
Figueiredo – desenvolveu quatro teses e foi de suma importância ao congresso.
Refletimos, discutimos e propusemos a
evolução desta relação. Só vamos conseguir evoluir se cliente e agência
estiverem juntos na busca de uma melhor relação. E este comitê se propôs a
isso, foi o início de um processo de amadurecimento.
O Congresso teve centenas de
participantes, a presença dos principais empresários do segmento, de clientes,
a cobertura de todos os sites especializados, inclusive dos grandes portais e
até mesmo matéria na GloboNews. O que mais te marcou?
O
que mais marcou foi a vontade de todos em querer discutir para a evolução do
nosso mercado. Não adianta levantar causas se não tiver seguidores. E no
congresso eu percebi que todos estavam ali dispostos a colaborar por melhorias.
Agora é colocar em prática tudo o que foi discutido.
No primeiro momento desta nova
denominação, “caiu” o marketing promocional e entrou o live marketing. Daí
agora o que comenta-se em entrevistas publicadas na internet é que o marketing
promocional não morreu e que continuará existindo.
Mas a Ampro foi extinta e surgiu o
Sindicato, tratado por alguns como Sindilive e por outros como Sindlive. Só que
o sindicato tem abrangência geográfica restrita a uma unidade da federação, ou
seja, só valerá para as agências associadas de São Paulo. Isso altera o trabalho
das agências especializadas?
A
denominação live marketing é mais abrangente do que o marketing
promocional. O live marketing veio para unir todas as disciplinas numa
nomenclatura só. No dia a dia das agências nada muda, mas para o mercado fica
um nome mais esclarecedor.
O Promoview está atualizando sobre o tema
há sete anos, e, ainda hoje, percebemos que tem muita gente que não assimilou
nem mesmo o que vem a ser marketing promocional. Será que apenas a mudança de
denominação vai resolver esse problema?
Mudar
de nome não significa resolver problemas. Neste caso, o live marketing vem para
esclarecer o que de fato realizamos. É muito simples de entender. O live
marketing realiza tudo o que a publicidade convencional não faz. Nós realizamos
experiências e experimentação.
Mas as agências de publicidade
convencional estão realizando ações de marketing promocional, ou live
marketing, e, ganhando prêmios com isso. Este fato não seria um alerta para que
as especializadas tomem um posicionamento mais firme, do que apenas mudar o
nome do trabalho que fazem?
Qualquer
empresa de comunicação pode usar as ferramentas de live marketing. Hoje é
impossível elaborar qualquer estratégia de comunicação sem estas ferramentas.
Eu acho que o mercado de live marketing deve se sentir honrado das grandes
empresas de publicidade estarem ganhando prêmios em promo, isto mostra o quão
importante ele é.
As agências de live marketing não temem a
concorrência das agências de publicidade tradicional?
Se
uma pessoa está com problema de coração ela pode até ir num clínico geral, mas
com certeza vai sentir mais confiança indo a um cardiologista que é
especialista no assunto. Eu não temo nenhuma forma de concorrência.
Acredito
que os clientes buscam especialistas para seus objetivos. Será que as agências
de propaganda temem as agências de live marketing que também realizam
propaganda?
Justamente sobre este último ponto: Como
você vê o mercado promocional brasileiro hoje, e quais são suas expectativas
para o futuro das agências especializadas?
O
mercado está em alta na demanda e em baixa na organização. Ainda somos um
mercado em construção e em processo de amadurecimento. Os clientes ainda
não sabem comprar o live marketing, mas vão aprender.
No congresso nós já começamos a organizar o mercado. Agora cada agência tem o trabalho de fazer com que seus clientes entendam o que é live marketing e como usá-lo de forma correta e respeitada.
No congresso nós já começamos a organizar o mercado. Agora cada agência tem o trabalho de fazer com que seus clientes entendam o que é live marketing e como usá-lo de forma correta e respeitada.
O mercado terá fôlego para manter esta
mobilização?
O
Congresso foi o início de um processo de mudança e transformação. Agora,
acredito que a Ampro e as agências devem chamar os clientes e fornecedores para
a discussão. Todos nós juntos vamos construir uma relação mais sustentável.
Este é o caminho. Estamos prontos para uma grande mudança.
Voltando um pouco na questão do mercado:
você poderia nos passar qual a sua visão acerca dessa divisão hoje?
Eu
sempre achei este negócio de ATL e BTL uma bobagem. Qual é a linha? Eu sempre
penso em comunicação e depois em seus desdobramentos. Acredito em
especialistas de comunicação. A Mix é uma agência especialista em live
marketing, que é uma disciplina de comunicação.
Nós continuamos ouvindo que o
cliente chama dez agências para ter dez ideias para avaliar a melhor e que
depois manda tudo para mesa de compras que têm remuneração variável sobre
a economia que ele realiza no processo. A situação ainda é tão grave assim
ou já se percebe uma melhoria nos critérios do cliente com relação a
contratação?
A
situação é grave sim, mas não acho que a culpa é só do cliente. Parte
dessa culpa é das agências também. A função do comprador é pagar menos.
Agora, cabe a cada agência aceitar ou não o valor que o comprador quer pagar.
Nosso
mercado é composto de muitas agências de vários tamanhos e formatos. Sempre vai
ter alguma agência aceitando trabalhar por menos, mas isso não quer dizer que
ela vai entregar mais e melhor. É uma miopia achar que apertando uma agência em
valores vai ser possível manter a mesma qualidade. Isso não existe. Quem quiser
pagar menos, certamente vai receber menos. (Promoview)
ANCINE QUER REGULAR EXCESSO DE REPRISES NA TV
A
TV paga reprisou Tropa de Elite 69 vezes em 2012. O número foi alavancado por
causa da nova lei da TV paga, que pede que os canais estrangeiros de
entretenimento exibam 2h20 de programação nacional. Já os brasileiros precisam
mostrar 3h diárias de conteúdo tupiniquim. Essa estratégia das reprises talvez
esteja com os dias contados.
Segundo
a colunista Keila Jimenez, da Folha de S. Paulo. a Agência Nacional do Cinema
(Ancine) estuda maneiras de regular o excesso de reprises na TV paga.
Para
Manoel Rangel, presidente da Agência, os programadores estão abusando na
quantidade de exibições de um mesmo programa e isso acabará levando o órgão a
estabelecer limites. De acordo com o presidente, diversos assinantes reclamam
com a Ancine sobre o assunto.
Vale
lembrar que a Agência não impôs limite de reprises e, obviamente, isso abriu
espaço para que os canais preenchessem as cotas com um mesmo produto. (Redação Adnews)
ESTRATÉGIAS DE MARCA
Especialista em estratégia e brandingcom mais de
25 anos de mercado e experiência internacional, o gaúchoArthur Bender é
palestrante sobre temas como personal branding, estratégia de marca, negócios,
comunicação, tendências e comportamento do consumidor.
Premiado
por três anos como Profissional de Planejamento do Ano no Rio Grande do Sul,
Bender é autor de dois livros que falam sobre marca, Personal Branding –
Construindo sua Marca Pessoal e o segundo lançado em março, Paixão e
Significado da Marca – Ponto de virada de marcas pessoais, marcas corporativas
e organizações.
Em entrevista ao Promoview Bender fala sobre seu livro a relação
das marcas com omarketing promocional.
Promoview: Fale um pouco do seu livro para
nosso público de marketing promocional.
Arthur Bender: Eu digo que o meu novo livro “Paixão e
Significado da Marca” é um livro de negócios que trata essencialmente de
pessoas. É um livro sobre comportamento da sociedade que mostra a transformação
que estamos vivendo, nossas contradições e paradoxos e as implicações sobre o
papel das marcas.
No
livro defendo a tese que de que o significado da marca pode funcionar como
estratégia para romper o ruído da sociedade e se conectar com seus públicos. É
a marca com uma função maior que sua própria promessa. Marcas com propósitos
maiores que o negócio que representam como uma forma de serem percebidas como
diferenciadas e valiosas para os seus públicos.
Promoview: Qual é a função de uma marca
atualmente?
Arthur Bender: As marcas continuam tendo um papel
fundamental nos ajudando a tomar decisões. Marcas nasceram para nos ajudar a
fazer escolhas porque marcas nasceram com a função primária de criar
desigualdade entre coisas aparentemente iguais.
Num
mundo com muita oferta como o que vivemos atualmente, elas são essenciais para
podermos fazer escolhas. Sem elas travamos na hora da escolha, porque a
tecnologia e o acesso à informação acabou comoditizando tudo.
E
acredito mais. Acredito que as marcas além de nos ajudarem a fazer escolhas
como sempre fizeram, passarão também a ocupar um papel vital nas nossas vidas:
elas serão nossas guias em meio ao caos de ruídos e promessas do mercado atual.
Defendo a ideia que as marcas precisarão se reinventar a partir de causas e
propósitos e que este significado dará novo sentido a ideia de posicionamento.
Promoview: No mercado de hoje, qual é o
real poder da marca x preço?
Arthur Bender:
Defendo a ideia de que muito
em breve existirão apenas duas possibilidades de mercados a serem disputados: o
mercado que será regido pela disputa de preço e que exigirá escala e extrema
competência na gestão de custos, e, um outro mercado, que será regido pela
ideia de propósitos.
Neste, o que as marcas pensam, como agem e
o que defendem é o que fará toda a diferença. E é aí que entra o “significado”
da marca. É da força desse significado a possibilidade de criarmos para as
marcas seguidoras, defensores e fãs ao invés de apenas clientes.
Promoview: A relação das marcas com as
mídias sociais pode ser considerada apenas uma forma de marketing de
relacionamento? E qual a importância da proximidade da marca com seu público
alvo?
Arthur Bender: A proximidade que
possibilita alguma chance de relacionamento é resultado de confiança. Confiança
é o grande valor a ser construído e perpetuado. Confiança é o bem precioso que
somos tão carentes numa sociedade cheia de excessos e ruídos como a nossa. Não
existe relacionamento sem ela. Não importa o meio ou a ferramenta.
O
importante é que as marcas digam a que vieram e o que defendem. É o “porque”
existimos como marca que fará toda a diferença para a adesão junto aos seus
públicos. E nesse sentido, não importa a forma como vamos nos conectar. Todas
os meios e ferramentas são válidos, desde que nossa proposta seja relevante
para os nossos públicos.
Promoview: As ações de marketing
promocional, que buscam engajamento ao vivo, como participação em eventos ou
ações no ponto de venda, podem ajudar nesse processo?
Arthur Bender: Sim. Marcas são o resultado
de todas as experiências proporcionadas. Se estas experiências forem coerentes
com o propósito da marca e relevantes para os seus públicos, o valor da marca é
reforçado a cada nova experiência.
O
desafio aqui para os gestores é produzir resultados imediatos nestas ações, e,
ao mesmo tempo, levar em consideração que a soma de curtos prazos faz o longo
prazo e o valor estratégico das marcas. Coerência e consistência deve ser o
mantra das marcas na busca de conexão e significado. (Promoview)
COMO
POTENCIALIZAR CAMPANHAS ONLINE
São quatro os elementos essenciais que precisam ser observados
por qualquer empresa que queira alcançar bons resultados em iniciativas de
marketing digital: a Estratégia, a Tecnologia, as Operações e as Interações. A
ExactTarget, após anos de experiência atuando neste mercado, nomeou esses
quatro “pilares” de “As Quatro Dimensões do Marketing Interativo”. A empresa
oferece esse conjunto de preceitos como um serviço consultivo: a análise do
marketing 4D é realizada em todos os potenciais clientes ExactTarget como forma
de ajudá-los a norteá-los e alcançar todo o potencial do marketing
cross-channel.
O grande objetivo do Marketing 4D é permitir uma abordagem
holística para formular estratégias com fundações e tecnologias sólidas, além
de operações que criem ações relevantes de interação com assinantes de e-mail e
seguidores nas redes sociais. Uma vez que a estratégia, a tecnologia e as
operações não são elementos visíveis para os consumidores, eles desempenham um
papel crítico para alcançar todo o potencial dos programas de marketing
interativo.
Pense nesse cenário como um iceberg: somente a parte mais alta é
visível, mas sem toda a outra parte submersa o gelo simplesmente não flutuaria.
Vamos então examinar cada uma dessas dimensões para entender seu papel nas
iniciativas de marketing interativo.
Dimensão 1: Estratégia
A natureza inflexível da gestão das campanhas de marketing
tradicionais costuma resultar em milhões de dólares perdidos, além de uma
experiência ruim para o consumidor. Atualmente, milhões de interações em tempo
real acontecem enquanto um único e-mail é pensado, desenvolvido e enviado.
É possível maximizar o resultado das campanhas de marketing
interativas combinando capacidades de gestão com a habilidade de incorporar
interações em tempo real através de mídias como e-mail, dispositivos móveis,
redes sociais e sites da internet. Uma estratégia alinhada com os objetivos e
funcionalidades do negócio é a melhor base para uma campanha de marketing.
Dimensão 2: Tecnologia
Fazer o melhor uso possível dos dados e dos sistemas disponíveis
é importante para impulsionar às operações e interações com as campanhas. Os
mais avançados programas de marketing interativo permitem uma visão unificada
dos consumidores utilizando integrações e gerenciamento de dados. Ao unir dados
de perfil e de sistemas CRM, web analytics, plataformas de ecommerce e qualquer
outro sistema presente na infraestrutura, é possível capitalizar a tecnologia.
Dimensão 3: Operações
Máxima eficiência operacional é atualmente um pré-requisito para
os times de marketing das empresas. Mas, com orçamentos restritos e pessoal
limitado, como implantar e enviar as mensagens da empresa de forma eficiente?
Seja operando em um modelo de self-service ou suportada por um
time de especialistas, toda empresa precisa de uma implantação completa, ou
seja, fácil de entender e com automação de processos, tornando as possíveis
operações mais eficientes e aumentando o tempo disponível para evoluir de forma
estratégica os programas de marketing interativo.
Dimensão 4: Interações
Com uma base sólida nas outras dimensões já citadas, a empresa
poderá criar, gerenciar e capitalizar interações mais relevantes com os
clientes. É possível assim concentrar esforços em aumentar os ganhos durante o
ciclo de vida do consumidor entregando comunicações relevantes e em tempo real.
As Quatro Dimensões do Marketing Interativo podem contribuir
para um programa sofisticado de reforço da marca, conectando a companhia com
clientes atuais e potenciais para alcançar um retorno sobre o investimento
(ROI) sem paralelos através de uma mistura balanceada de tecnologia e serviços.
Ao reconhecer custos e eficiências dos processos, aprimorar ciclos de
desenvolvimento e aproveitar o poder da tecnologia cross-channel integrada, a
empresa pode elevar suas iniciativas de marketing interativo a um elevado
patamar. (Por Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM)
BRASIL, UM PAÍS, UM MUNDO
A identidade brasileira
celebrada por meio do futebol é o foco principal do projeto de promoção do
Brasil para a Copa do Mundo de 14. Brasil um país um mundo teve
seu lançamento oficial no dia 11/06, no Espaço Unyco, Estádio do Morumbi.
O evento contou com a presença de Pelé,
embaixador do Brasil para a Copa de 14, dos capitães Cafu e Carlos Alberto
Torres, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e de Ronaldo Fraga, convidado para
assinar a direção artística do projeto.
O Brasil um país um mundo tem a chancela do Ministério do
Esporte, é idealizado pela Footwise e coordenado pela Mix Brand Experience. Em entrevista exclusiva aoPromoview, Celio Ashcar, conta
detalhes desse projeto.
Promoview: Qual o tempo do projeto e
quando ele irá começar?
Celio Ashcar: O projeto acontecerá
nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, a partir de setembro deste
ano, e finaliza em junho de 2014. Cada exposição fica entre 30 a 40 dias
em cada capital.
Promoview: Organizar desde a montagem, a
manutenção e pós-produção de uma exposição é sempre um desafio enorme. Que
estratégias a Mix Brand Experience pretende usar para ter esse controle em cada
uma das cidades?
Celio Ashcar: A Mix é responsável pela
coordenação de produção do projeto, para todas as etapas da exposição, em
cada cidade, nós teremos uma equipe especializada em montagem e
manutenção de todo acervo para dar conta desde o cuidado com as peças até
as atividades que vão acontecer em paralelo voltadas a instituições de ensino
em cada cidade. Brasil um país um mundo é feito em parceria com a
Footwise, que possui o acervo da exposição e tem experiência em exposições
artísticas.
Promoview: Vocês já têm grandes nomes patrocinando
este evento, ainda pretendem se associar a mais marcas? De que maneira
elas vão se integrar às exposições?
Celio Ashcar: Sim, nem todas as cotas de
patrocínio foram preenchidas, portanto, ainda estamos em busca de mais
parceiros.
Promoview: Qual o diferencial de Brasil um
país um mundo?
Celio Ashcar: É um projeto que fala sobre
a identidade brasileira celebrada pelo futebol. É o projeto que pretende
promover o País a um ano da Copa de 14 por meio da arte. Além disso, usaremos
diversos recursos tecnológicos e interativos em todas as exposições.
Promoview: Há alguma consideração que você
queira nos contar sobre o projeto?
Celio Ashcar: O projeto é uma oportunidade
única de ter contato com um acervo raro de memorabília de futebol que
poderá ser visto por 12 cidades, ou seja, por todas as regiões do País.
DÉCIMA EDIÇÃO DE CRAQUE DO FUTURO JÁ COMEÇARAM
Começam nesta quinta-feir, as inscrições para a décima edição
do programa "Craque do Futuro", promovido pelo LANCE! e
LANCE!Net.
O programa vai até janeiro de 2014 e é aberto a estudantes
de comunicação social de todo o país, com habilitação em jornalismo ou em
rádio e TV.
Para participar basta produzir textos ou notas e vídeo (este
último é opcional) sobre até três clubes de futebol, vôlei, futsal ou basquete
do país. A equipe do LANCE! poderá selecionar de um a três
candidatos para a cobertura de um mesmo clube ou de uma região pré-determinada,
bem como um candidato para cobrir dois clubes na mesma cidade, desde que haja
possibilidade.
Os três participantes que tiverem melhor desempenho ao final
do programa serão premiados com uma visita a uma das redações
do LANCE! (Rio de Janeiro ou São Paulo), onde acompanharão as reuniões de
pauta e o fechamento, além de participarem da cobertura de clubes e/ou eventos
esportivos, durante uma semana, com todas as despesas pagas.
Além disso, aos melhores de cada mês
serão concedidos prêmios especiais: maior produtividade, melhor matéria, melhor
vídeo. Todas as regras estão disponíveis no site www.lancenet.com.br/craquedofuturo.
Já os estudantes de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba,
Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador podem ainda
participar do programa “Craque na Copa”. Nesta versão, eles deverão
produzir conteúdos relacionados à organização da Copa de 2014, no Brasil.
Haverá premiação mensal para o destaque do mês e o vencedor,
assim como no Programa Craque do Futuro, também será premiado com uma
semana na redação.
Alguns
participantes de edições anteriores trabalham atualmente nas redações
do LANCE!. São os casos de Alexandre Araújo e David Nascimento,
repórteres do núcleo Flamengo.
“Participei do Craque
do Futuro em 2009, com a cobertura do Duque de Caxias. Esse foi meu
primeiro contato com o jornalismo e foi um grande aprendizado, uma vez que você
é o repórter, fotógrafo, pauteiro e tudo mais.
Após o fim
do programa virei estagiário e há pouco mais de um ano sou contratado. Em
todo este período, tive uma rápida passagem pelo Núcleo Botafogo, ajudei na
cobertura do Grupo A da Copa do Mundo 2010 e cobri o Vasco”, afirma
Araújo
FÓRUM SAÚDE DIGITAL QUER ANTECIPAR MUDANÇAS NO SETOR
O Fórum Saúde Digital é o evento que acompanha e se antecipa
às mudanças do setor. Nos últimos dois anos, a consolidação do setor de saúde
no Brasil tem exigido investimentos em gestão, governança, infraestrutura, atendimento
e inovação.
O Fórum será realizado no dia
14/08, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo. Neste cenário será discutido a adoção
de tecnologias da informação e comunicações que se tornou um fator fundamental
para o sucesso das organizações.
A quarta edição do Fórum Saúde Digital vai
abordar iniciativas de gestão hospitalar, segurança e compliance, digitalização de
documentos, sistema de atendimento e relacionamento com pacientes, social health, comunicação,
programas especialistas, entre outros.
O evento conta com palestras
com conteúdo dedicado às novas soluções de mobile health(m-health), monitoramento de pacientes (home care), telediagnóstico, telemedicina e cloud health.
O
Fórum vai debater ainda as iniciativas TIC para prevenção e atendimento de
população, com uso de ferramentas e soluções utilizadas pelo Governo nas
esferas federal, estadual e municipal. (Promoview)
OPORTUNIDADE
O Centro
Internacional de Astrofísica Relativística (ICRANet, na sigla em inglês) e a
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem
oportunidades de bolsas de estudos em programas que contemplam doutorandos,
pesquisadores visitantes e pós-doutorandos.
O programa
de doutorado pleno oferece cinco bolsas de estudos a brasileiros. As inscrições
podem ser feitas até dia 20 de agosto e a bolsa tem início em setembro. Com
duração de até três anos, o título será concedido pelas instituições acadêmicas
participantes.
Ainda há a
opção de bolsas de doutorado sanduíche pelo programa Erasmus Mundus – cujas
inscrições terminam em fevereiro – e a chamada do programa IRAP PhD
(International Relativistic Astrophysics), com inscrições até 30 de setembro.
Com
inscrições abertas durante todo o ano, o programa de pesquisador visitante
brasileiro para centros ICRANet na Europa é direcionado a pesquisadores que
realizaram contribuições fundamentais, reconhecidas internacionalmente, no
campo da astrofísica relativística e da cosmologia. A cada ano, são abertas
cinco vagas, com duração de 12 meses.
Já o programa
de pós-doutorado oferece quatro vagas de dois anos em Centros ICRANet na Europa
e na Ásia, e cinco vagas de dois anos em universidades brasileiras e centros de
pesquisa com acordos de colaboração assinados com ICRANet. O prazo de inscrição
é 1º de setembro.
A parceria
Capes/ICRANet tem como objetivo promover o desenvolvimento da ciência e da
tecnologia, assim como o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, cientistas e
acadêmicos. Detalhes: www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721
COMUNICAÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CENSURA
O
Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Obcom – ECA/USP) promove, no
dia 16 de agosto, o 1º Simpósio de Comunicação, Liberdade de Expressão e
Censura.
O evento
reunirá professores e pesquisadores que discutirão temas relacionados à
liberdade de expressão e à censura nos dias atuais. As inscrições vão até 14 de
agosto.
A
professora doutora Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, de Portugal, é a
convidada internacional e ministrará a palestra “Mídia e Corrupção Política:
Condicionantes da Liberdade de Expressão”.
No encontro,
ainda será lançado o livro A
Censura Prévia do Teatro Paulista, da pesquisadora Maria Aparecida Laet.
As
palestras serão realizadas no auditório Paulo Emílio da ECA/USP, na Cidade
Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita e haverá emissão de
certificado para os participantes.
A POLÍTICA PÚBLICA COMO CAMPO
MULTIDISCIPLINAR
Será
lançado no dia 19 o livro “A Política Pública como Campo Multidisciplinar”,
coletânea organizada por Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, na
Livraria Martins Fontes-Paulista, em São Paulo.
O livro
conta com o apoio do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de
Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, e está sendo publicado pelas
editoras Fiocruz e Unesp. Os capítulos apresentam as teorias e os conceitos
utilizados pelas disciplinas de ciência política, sociologia, administração
pública, antropologia, direito, psicologia, demografia, história e relações
internacionais e propõem um diálogo entre elas.
“No plano
da sociedade, a instrumentalização do conhecimento científico tem sido uma
constante por parte de ONGs e grupos de interesse, que não raro se tornam
também produtores de conhecimento acerca das políticas públicas e dos problemas
societários”, destacam os organizadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário