Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A JUSTIÇA E O MARKETING


(Com pesquisas feitasw pela MadiaMundoMarketing)

REINO UNIDO PROIBE COMERCIALDA COCA-COLA - O principal comercial de televisão da atual campanha publicitária da Coca-Cola foi proibido do Reino Unido. A Advertising Standards Authority (ASA), órgão britânico equivalente ao brasileiro Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), considerou que há confusão na informação sobre queima de calorias.

 

O filme de aproximadamente 30 segundos mostra as opções para o consumidor de Coca-Cola queimar as 139 calorias contidas numa garrafa pequena da bebida: atividades como dançar, gargalhar e passear com o cachorro.

 

A entidade reguladora disse que a propaganda dá a entender que basta fazer apenas uma daquelas atividades para gastar toda a energia vinda do refrigerante. Na verdade, é preciso realizar todas as ações exibidas para eliminar as calorias ingeridas.

Entre cada atividade, o vídeo, produzido pela agência Publicis, exibe um sinal de “+”, o que indicaria que é preciso fazer todos os “exercícios” listados para queimar as calorias de uma garrafa pequena.

A ASA não considerou o sinal gráfico suficiente para o entendimento dos consumidores, segundo o site do jornal especializado Advertising Age. No fim do comercial, é apresentada a sugestão de consumir também a Coca-Cola Zero, sem calorias. A entidade registrou queixas de dez pessoas

Um porta-voz da Coca-Cola para o Reino Unido se manifestou. “Elevar o conhecimento sobre equilíbrio de calorias é parte do nosso compromisso global de combate à obesidade e vamos continuar a usar a propaganda para passar essa mensagem”, declarou.

“Dado o crescente problema da obesidade, acreditamos que seja importante que mais gente entenda essa informação”.

Alguns espectadores reclamaram também que o vídeo poderia fazer apologia à saúde de modo incoerente, mas a ASA discordou, afirmando que a Coca-Cola fala no comercial da importância de adotar um modo de vida saudável.

A incoerência seria causada pelo fato de a campanha ser feita por uma marca de refrigerante, que não é um alimento considerado nutritivo.

O filme tem sido exibido em vários países, inclusive no Brasil, onde a garrafa de Coca-Cola tem 123 calorias.

 

DECLARAÇÕES DE BORI CASOY  EM INTERVALO DE JORNAL NÃO CONFIGURAM  DANO MORALO COLETIVO -  O Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento aos recursos do jornalista Boris Casoy e da TV Bandeirantes e modificou decisão de primeira instância que determinava o pagamento de indenização de R$ 3,5 milhões por danos morais coletivos.

 

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Ambiental, Áreas Verdes e Similares de Ribeirão Preto e Região afirmava que o jornalista teria discriminado toda a classe ao fazer comentário ofensivo sobre uma vinheta de final de ano que envolvia dois garis, em dezembro de 2009.

 

Boris Casoy argumentou na apelação que o comentário não foi dito no programa, mas no intervalo do telejornal e dirigidos ao editor. A Rádio e Televisão Bandeirantes afirmou que não poderia ser responsabilizada por se tratar de manifestação de pensamento do jornalista.

De acordo com o voto do relator do recurso, desembargador Teixeira Leite, as palavras proferidas por Boris Casoy são quase inaudíveis, havendo uma exploração da reportagem para angariar repercussão negativa inexistente.

 

Se lesão houve, esta já foi devidamente reparada quando da condenação dos apelantes a indenizar os garis”, afirmou.

 

O desembargador destaca que para a ocorrência do dano moral coletivo seria necessária comprovação de que houve nítida ofensa e preconceito a toda uma classe, o que não é o caso, porque a questão está restrita a imagem dos dois garis que apareceram na vinheta.

 

Nada mais há a reparar, sendo ainda desnecessária a retratação requerida, porquanto além de esta já ter sido realizada no dia seguinte ao fato, não é razoável trazer a baila discussão já há muito esclarecida e propícia a polêmicas”, concluiu

 

HOSPITAL É CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO A PACIENTE  - O juiz Valdir da Silva Queiroz, da 9ª Vara Cível Central da Capital de São Paulo, condenou o Hospital Sírio Libanês a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil a uma paciente, tendo em vista que o hospital se recusou a transferi-la da área de pronto-socorro para um quarto privativo.

 

A autora, uma senhora com 87 anos, mesmo beneficiária de plano de saúde com cobertura para internação, não foi de imediato transferida, sob a alegação do hospital de ausência de vagas, mas que a paciente teria recebido todos os cuidados necessários até a mudança para o quarto.

 

Nos temos da sentença, não ficou comprovado o argumento de inexistência de vaga em quarto privativo, já que “O hospital juntou ao processo apenas relação com emendas manuscritas e rasuras de reservas de vagas, aparentemente unilaterais, além de fotos de corredores e instalações que nada evidenciam”.

 

O magistrado também destacou que “a paciente, com mais de 80 anos, permaneceu por 48 horas em local desconfortável, para quadro clínico que reconhecidamente exigia internação, sem motivo comprovado para tal acomodação, lhe gerando danos morais”.

 

TJSP NEGA INDENIZAÇÃO A EX-PREFEITO DE BRAGANÇA PAULISTA -  A 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento ao recurso do ex-prefeito de Bragança Paulista, Jesus Abi Chedid, que alegou ter sido ofendido por editorial publicado no jornal Gazeta Bragantina. O texto teria associado sua imagem à de Adolf Hitler, Fidel Castro e Hugo Chaves.

 

Chedid responde a dois processos: um na Justiça comum, por improbidade administrativa, interposto pelo Ministério Público; e outro, proposto pela coligação “Amor por Bragança” na Justiça Eleitoral, sob a alegação de que os programas de publicidade institucional veiculados foram custeados com recursos públicos, tendo sido gastos R$ 400 mil reais.

 

De acordo com a relatora, desembargadora Christine Santini, “no que toca à menção de Adolf Hitler, Fidel Castro e Hugo Chaves na matéria jornalística, verifica-se que houve mero exercício do direito de opinião e crítica, uma vez que não houve ligação direta de tais figuras à pessoa do autor da presente ação, mas opinião acerca das consequências nefastas do mal exercício da política”.

 

A relatora concluiu que “não há que se falar em indenização, já que os atos foram praticados no exercício dos direitos garantidos constitucionalmente, não havendo excesso suscetível de imposição do dever de indenizar por parte dos réus”.

 

 

 MERCEDES EXPLICA PORQUE TIROU CAMPANHA DO AR

Ser uma marca gigantesca pode gerar algumas dores de cabeça. A Mercedes Benz, por exemplo, acaba de se manifestar sobre um comercial - que promove os serviços mecânicos da empresa - feito por uma de suas unidades.
O vídeo, publicado no Youtube no começo da semana, foi amplamente ridicularizado na blogosfera norte-americana. O motivo: tem um ritmo que lembra os hits dos anos 80, uma letra de dúbia interpretação, além de montagens de photoshops bizarras.
Num dos versos, cantado por Patricia Meeden, o carro diz que gosta de homens fortes que consigam pegá-lo quando ele "derrapar" e que “não parem” até fazê-lo sorrir, entre outras frases.
Segundo Mareike Jahnle, porta voz da empresa, o vídeo foi inicialmente divulgado internamente e, como recebeu bastante feedback positivo, foi colocado no canal da marca no Youtube. Entretanto, como já foi dito, a intenção não era que fosse um comercial oficial, portanto o vídeo foi retirado do ar. (Redação Adnews)
DICAS PARA  SUA REDE SOCIAL CORPORATIVA
Para você que curte e sabe de muitas informações através das redes sociais, que tal levá-la para o seu trabalho? A rede social corporativa é uma ferramenta exclusiva para empresas que possibilita a total integração dos colaboradores de uma instituição, sendo utilizada para uma comunicação mais rápida e eficaz.
Não é à toa que muitas empresas estão adquirindo esse tipo de ferramenta para melhorar a comunicação interna e ainda largar na frente com algo inovador tornando-se um diferencial no mercado. Segundo a pesquisa ‘ Brazil Digital Future in Focus 2013’ do ComScore, hoje os brasileiros passam cerca de 27 horas no mês conectados à internet, e o acesso às redes sociais no geral, consomem cerca de 36% do seu tempo total no dia.
Esses números são bem representativos, pois reforçam o interesse das pessoas em utilizar ferramentas que lhe possibilitem a total integração no seu cotidiano, e porque não trazer essa facilidade para o trabalho? Porém, nem todos sabem utilizar os benefícios dessa tecnologia a seu favor. Por isso desenvolvemos cinco dicas para que sua rede social corporativa se torne hábito e tenha mais sucesso.
1 - Escolha uma ferramenta de fácil adaptação, mas completa – O primeiro passo é a escolha da rede social que a empresa irá disponibilizar aos colaboradores. A ferramenta deve ser de comunicação rápida, com interface de fácil adaptação, possibilidade de personalização e customização das funcionalidades. Estamos na era da ansiedade e internautas gostam de agilidade, portanto, soluções intuitivas são bem-vindas. Ninguém quer perder tempo lendo manuais para ver como a rede social funciona. São interessantes também as ferramentas que se integram a outros sistemas já existentes na empresa. As redes sociais mais modernas possuem a opção de baixar aplicativos condizentes com tarefas diárias de cada departamento. Outra opção são os sistemas na nuvem, um diferencial nesse mercado, que permite o acesso da ferramenta fora da empresa através até mesmo dos tablets e smartphones.
2 - Faça com que sua rede social seja uma biblioteca corporativa – Você já imaginou como a rede social da sua empresa pode ser rica de informações? Um novo funcionário pode começar, por exemplo, a ler os manuais com as regras da empresa logo que é contratado. Projetos também podem ser postados, possibilitando a troca de ideias entre os departamentos e filiais, reduzindo custos com infraestrutura, telefonia, deslocamentos etc. Todos os comunicados do RH também podem ficar disponíveis na rede, possibilitando a realização de endomarketing. Outro detalhe é que tudo ficará registrado e com a certeza (diferente de um email) de que a mensagem chegou para a outra pessoa.
3 – Deixe os perfis atualizados para permitir a integração entre os funcionários –  É necessária a atualização dos dados de todos os funcionários, pois estes permitirão uma rápida integração com os novos colaboradores. É mais fácil, principalmente, em grandes empresas, você localizar alguém ou saber quem é quem por meio dos perfis de cada um. É possível também saber a data de aniversário e não é preciso ter o email da pessoa para fazer o contato. Em redes sociais basta você clicar no perfil de pessoa para deixar recado, saber se ela está on-line.
4 - Divulgue todos os resultados da empresa – Com a comunicação interna bem estruturada, a empresa passa a ser mais prazerosa para os colaboradores. É muito mais interessante trabalhar para uma empresa que cresça continuamente e que esteja engajada em bons resultados, consequentemente, ela torna-se mais competitiva no mercado em que atua. Além disso, dá condições aos colaboradores se tornarem formadores de opiniões sobre os produtos da empresa e também defensores da marca. Quando os gestores contribuem de forma efetiva com a comunicação interna da empresa, indiretamente, transfere para o restante do grupo, daquela área, o orgulho e total engajamento em campanhas e eventos futuros. Assim a equipe passa a pensar estrategicamente.
5 - Divulgue notícias de interesse da empresa – Mesmo com o excessivo número de informações que circula entre nós, muitos assuntos ainda escapam. Portanto, compartilhe notícias de interesse da empresa que possam desenvolver, estimular, motivar ainda mais a equipe. Reportagens com cases de outras empresas, inovações, conquistas podem inspirar as pessoas. Há a opção de também postar links de outros grupos e compartilhar vídeos. Mas cuidado! Lembre-se de que essa rede social é corporativa e não pessoal.
O tripé que melhor define a rede social corporativa é a ‘comunicação, a integração e o conhecimento’, três itens fundamentais quando o assunto é comunicação interna. Por isso, tenha certeza que terá nas mãos uma excelente ferramenta. Experimente! (Cesar Rossi, presidente do Bestway Group, detentor da rede social corporativa 4bee).

 MICROSOF QUER MELHORAR OFERTA DE APPS PARA WINDOWS PHONE

 
A Microsoft anunciou ontem, 7, uma ferramenta que promete alavancar o serviço de aplicativos para o Windows Phone, algo visto como um dos pontos fracos do sistema operacional.
 A tal ferramenta se chama Windows Phone App Studio e irá permitir que usuários amadores desenvolvam novos aplicativos para os aparelhos com o sistema Microsoft. 
 A empresa de Bill Gates quer alavancar a criação de apps para os smartphones permitindo que usuários se inscrevam no centro de desenvolvedores por US$ 19. A Apple cobra US$ 99 para quem quiser desenvolver algo para iPhones e iPads. Já o Google pede US$ 25 para quem quiser desenvolver aplicativos para Android. (Redação Adnews)

marketing promocional. pronta para uma grande mudança


 

Célio Ashcar Jr. integrou o grupo de empresários das agências especializadas que coordenou a mudança de nomenclatura pelo qual o mercado de marketing promocionalvem passando. Além disso ele presidiu o mais importante comitê doCongresso de Live Marketing, que tratou da relação entre clientes, fornecedores e agências.

 

Uma semana depois da grande mobilização, Promoview foi conversar com ele para obter uma avaliação pós Congresso. E entre a sua agitada rotina na Mix Brand Experience, Célio falou sobre os principais pontos  que envolvem esta mudança.

 

Qual o balanço sobre os trabalhos do comitê que presidiu e do congresso? 

 

O resultado do congresso foi muito positivo. Foram dois dias discutindo o mercado de live marketing com agências, clientes, fornecedores e profissionais.

 

O Comitê de Relação Sustentável entre Cliente e Agência – que presidi com a honra da companhia de José Boralli,Rodrigo Rivellino, Marcelo Heidriche Fernando Figueiredo – desenvolveu quatro teses e foi de suma importância ao congresso.

 

Refletimos, discutimos e propusemos a evolução desta relação. Só vamos conseguir evoluir se cliente e agência estiverem juntos na busca de uma melhor relação. E este comitê se propôs a isso, foi o início de um processo de amadurecimento.

 

O Congresso teve centenas de participantes, a presença dos principais empresários do segmento, de clientes, a cobertura de todos os sites especializados, inclusive dos grandes portais e até mesmo matéria na GloboNews.  O que mais te marcou?

O que mais marcou foi a vontade de todos em querer discutir para a evolução do nosso mercado. Não adianta levantar causas se não tiver seguidores. E no congresso eu percebi que todos estavam ali dispostos a colaborar por melhorias. Agora é colocar em prática tudo o que foi discutido.

No primeiro momento desta nova denominação, “caiu” o marketing promocional e entrou o live marketing. Daí agora o que comenta-se em entrevistas publicadas na internet é que o marketing promocional não morreu e que continuará existindo.

 

Mas a Ampro foi extinta e surgiu o Sindicato, tratado por alguns como Sindilive e por outros como Sindlive. Só que o sindicato tem abrangência geográfica restrita a uma unidade da federação, ou seja, só valerá para as agências associadas de São Paulo. Isso altera o trabalho das agências especializadas?

A denominação live marketing é mais abrangente do que o marketing promocional. O live marketing veio para unir todas as disciplinas numa nomenclatura só. No dia a dia das agências nada muda, mas para o mercado fica um nome mais esclarecedor.

O Promoview está atualizando sobre o tema há sete anos, e, ainda hoje, percebemos que tem muita gente que não assimilou nem mesmo o que vem a ser marketing promocional. Será que apenas a mudança de denominação vai resolver esse problema?

Mudar de nome não significa resolver problemas. Neste caso, o live marketing vem para esclarecer o que de fato realizamos. É muito simples de entender. O live marketing realiza tudo o que a publicidade convencional não faz. Nós realizamos experiências e experimentação.

Mas as agências de publicidade convencional estão realizando ações de marketing promocional, ou live marketing, e, ganhando prêmios com isso. Este fato não seria um alerta para que as especializadas tomem um posicionamento mais firme, do que apenas mudar o nome do trabalho que fazem?

Qualquer empresa de comunicação pode usar as ferramentas de live marketing. Hoje é impossível elaborar qualquer estratégia de comunicação sem estas ferramentas. Eu acho que o mercado de live marketing deve se sentir honrado das grandes empresas de publicidade estarem ganhando prêmios em promo, isto mostra o quão importante ele é.

As agências de live marketing não temem a concorrência das agências de publicidade tradicional?

Se uma pessoa está com problema de coração ela pode até ir num clínico geral, mas com certeza vai sentir mais confiança indo a um cardiologista que é especialista no assunto. Eu não temo nenhuma forma de concorrência.


Acredito que os clientes buscam especialistas para seus objetivos. Será que as agências de propaganda temem as agências de live marketing que também realizam propaganda?

Justamente sobre este último ponto: Como você vê o mercado promocional brasileiro hoje, e quais são suas expectativas para o futuro das agências especializadas?

O mercado está em alta na demanda e em baixa na organização. Ainda somos um mercado em construção  e em processo de amadurecimento. Os clientes ainda não sabem comprar o live marketing, mas vão aprender.
No congresso nós já começamos a organizar o mercado. Agora cada agência tem o trabalho de fazer com que seus clientes entendam o que é live marketing e como usá-lo de forma correta e respeitada.

O mercado terá fôlego para manter esta mobilização? 

O Congresso foi o início de um processo de mudança e transformação. Agora, acredito que a Ampro e as agências devem chamar os clientes e fornecedores para a discussão. Todos nós juntos vamos construir uma relação mais sustentável. Este é o caminho. Estamos prontos para uma grande mudança.

Voltando um pouco na questão do mercado: você poderia nos passar qual a sua visão acerca dessa divisão hoje?

Eu sempre achei este negócio de ATL e BTL uma bobagem. Qual é a linha? Eu sempre penso em comunicação e depois em seus desdobramentos. Acredito em especialistas de comunicação. A Mix é uma agência especialista em live marketing, que é uma disciplina de comunicação.

Nós continuamos ouvindo que o cliente chama dez agências para ter dez ideias para avaliar a melhor e que depois manda tudo para mesa de compras que têm remuneração variável sobre a economia que ele realiza no processo. A situação ainda é tão grave assim ou já se percebe uma melhoria nos critérios do cliente com relação a contratação?

A situação é grave sim, mas não acho que a culpa é só do cliente. Parte dessa culpa é das agências também.  A função do comprador é pagar menos. Agora, cabe a cada agência aceitar ou não o valor que o comprador quer pagar.

Nosso mercado é composto de muitas agências de vários tamanhos e formatos. Sempre vai ter alguma agência aceitando trabalhar por menos, mas isso não quer dizer que ela vai entregar mais e melhor. É uma miopia achar que apertando uma agência em valores vai ser possível manter a mesma qualidade. Isso não existe. Quem quiser pagar menos, certamente vai receber menos. (Promoview)

ANCINE QUER REGULAR EXCESSO DE REPRISES NA TV


 

A TV paga reprisou Tropa de Elite 69 vezes em 2012. O número foi alavancado por causa da nova lei da TV paga, que pede que os canais estrangeiros de entretenimento exibam 2h20 de programação nacional. Já os brasileiros precisam mostrar 3h diárias de conteúdo tupiniquim. Essa estratégia das reprises talvez esteja com os dias contados.

Segundo a colunista Keila Jimenez, da Folha de S. Paulo. a Agência Nacional do Cinema (Ancine) estuda maneiras de regular o excesso de reprises na TV paga.

Para Manoel Rangel, presidente da Agência, os programadores estão abusando na quantidade de exibições de um mesmo programa e isso acabará levando o órgão a estabelecer limites. De acordo com o presidente, diversos assinantes reclamam com a Ancine sobre o assunto.

Vale lembrar que a Agência não impôs limite de reprises e, obviamente, isso abriu espaço para que os canais preenchessem as cotas com um mesmo produto.  (Redação Adnews)

ESTRATÉGIAS DE MARCA


 


Especialista em estratégia e brandingcom mais de 25 anos de mercado e experiência internacional, o gaúchoArthur Bender é palestrante sobre temas como personal branding, estratégia de marca, negócios, comunicação, tendências e comportamento do consumidor.

Premiado por três anos como Profissional de Planejamento do Ano no Rio Grande do Sul, Bender é autor de dois livros que falam sobre marca, Personal Branding – Construindo sua Marca Pessoal e o segundo lançado em março, Paixão e Significado da Marca – Ponto de virada de marcas pessoais, marcas corporativas e organizações.

 

Em entrevista ao Promoview Bender fala sobre seu livro a relação das marcas com omarketing promocional.

 

Promoview: Fale um pouco do seu livro para nosso público de marketing promocional. 

 

Arthur Bender: Eu digo que o meu novo livro “Paixão e Significado da Marca” é um livro de negócios que trata essencialmente de pessoas. É um livro sobre comportamento da sociedade que mostra a transformação que estamos vivendo, nossas contradições e paradoxos e as implicações sobre o papel das marcas.

No livro defendo a tese que de que o significado da marca pode funcionar como estratégia para romper o ruído da sociedade e se conectar com seus públicos. É a marca com uma função maior que sua própria promessa. Marcas com propósitos maiores que o negócio que representam como uma forma de serem percebidas como diferenciadas e valiosas para os seus públicos.

Promoview: Qual é a função de uma marca atualmente?

 

Arthur Bender: As marcas continuam tendo um papel fundamental nos ajudando a tomar decisões. Marcas nasceram para nos ajudar a fazer escolhas porque marcas nasceram com a função primária de criar desigualdade entre coisas aparentemente iguais.

Num mundo com muita oferta como o que vivemos atualmente, elas são essenciais para podermos fazer escolhas. Sem elas travamos na hora da escolha, porque a tecnologia e o acesso à informação acabou comoditizando tudo.

E acredito mais. Acredito que as marcas além de nos ajudarem a fazer escolhas como sempre fizeram, passarão também a ocupar um papel vital nas nossas vidas: elas serão nossas guias em meio ao caos de ruídos e promessas do mercado atual. Defendo a ideia que as marcas precisarão se reinventar a partir de causas e propósitos e que este significado dará novo sentido a ideia de posicionamento.

Promoview: No mercado de hoje, qual é o real poder da marca x preço?

Arthur Bender:

 

Defendo a ideia de que muito em breve existirão apenas duas possibilidades de mercados a serem disputados: o mercado que será regido pela disputa de preço e que exigirá escala e extrema competência na gestão de custos, e, um outro mercado, que será regido pela ideia de propósitos.

 

Neste, o que as marcas pensam, como agem e o que defendem é o que fará toda a diferença. E é aí que entra o “significado” da marca. É da força desse significado a possibilidade de criarmos para as marcas seguidoras, defensores e fãs ao invés de apenas clientes.  

 

Promoview: A relação das marcas com as mídias sociais pode ser considerada apenas uma forma de marketing de relacionamento? E qual a importância da proximidade da marca com seu público alvo? 

 

Arthur Bender: A proximidade que possibilita alguma chance de relacionamento é resultado de confiança. Confiança é o grande valor a ser construído e perpetuado. Confiança é o bem precioso que somos tão carentes numa sociedade cheia de excessos e ruídos como a nossa. Não existe relacionamento sem ela. Não importa o meio ou a ferramenta.

O importante é que as marcas digam a que vieram e o que defendem. É o “porque” existimos como marca que fará toda a diferença para a adesão junto aos seus públicos. E nesse sentido, não importa a forma como vamos nos conectar. Todas os meios e ferramentas são válidos, desde que nossa proposta seja relevante para os nossos públicos.

Promoview: As ações de marketing promocional, que buscam engajamento ao vivo, como participação em eventos ou ações no ponto de venda, podem ajudar nesse processo?

 

Arthur Bender: Sim. Marcas são o resultado de todas as experiências proporcionadas. Se estas experiências forem coerentes com o propósito da marca e relevantes para os seus públicos, o valor da marca é reforçado a cada nova experiência.

O desafio aqui para os gestores é produzir resultados imediatos nestas ações, e, ao mesmo tempo, levar em consideração que a soma de curtos prazos faz o longo prazo e o valor estratégico das marcas. Coerência e consistência deve ser o mantra das marcas na busca de conexão e significado. (Promoview)

 

COMO POTENCIALIZAR CAMPANHAS ONLINE

São quatro os elementos essenciais que precisam ser observados por qualquer empresa que queira alcançar bons resultados em iniciativas de marketing digital: a Estratégia, a Tecnologia, as Operações e as Interações. A ExactTarget, após anos de experiência atuando neste mercado, nomeou esses quatro “pilares” de “As Quatro Dimensões do Marketing Interativo”. A empresa oferece esse conjunto de preceitos como um serviço consultivo: a análise do marketing 4D é realizada em todos os potenciais clientes ExactTarget como forma de ajudá-los a norteá-los e alcançar todo o potencial do marketing cross-channel.

O grande objetivo do Marketing 4D é permitir uma abordagem holística para formular estratégias com fundações e tecnologias sólidas, além de operações que criem ações relevantes de interação com assinantes de e-mail e seguidores nas redes sociais. Uma vez que a estratégia, a tecnologia e as operações não são elementos visíveis para os consumidores, eles desempenham um papel crítico para alcançar todo o potencial dos programas de marketing interativo.

Pense nesse cenário como um iceberg: somente a parte mais alta é visível, mas sem toda a outra parte submersa o gelo simplesmente não flutuaria. Vamos então examinar cada uma dessas dimensões para entender seu papel nas iniciativas de marketing interativo.

Dimensão 1: Estratégia

A natureza inflexível da gestão das campanhas de marketing tradicionais costuma resultar em milhões de dólares perdidos, além de uma experiência ruim para o consumidor. Atualmente, milhões de interações em tempo real acontecem enquanto um único e-mail é pensado, desenvolvido e enviado.

É possível maximizar o resultado das campanhas de marketing interativas combinando capacidades de gestão com a habilidade de incorporar interações em tempo real através de mídias como e-mail, dispositivos móveis, redes sociais e sites da internet. Uma estratégia alinhada com os objetivos e funcionalidades do negócio é a melhor base para uma campanha de marketing.

Dimensão 2: Tecnologia

Fazer o melhor uso possível dos dados e dos sistemas disponíveis é importante para impulsionar às operações e interações com as campanhas. Os mais avançados programas de marketing interativo permitem uma visão unificada dos consumidores utilizando integrações e gerenciamento de dados. Ao unir dados de perfil e de sistemas CRM, web analytics, plataformas de ecommerce e qualquer outro sistema presente na infraestrutura, é possível capitalizar a tecnologia.

Dimensão 3: Operações

Máxima eficiência operacional é atualmente um pré-requisito para os times de marketing das empresas. Mas, com orçamentos restritos e pessoal limitado, como implantar e enviar as mensagens da empresa de forma eficiente?

Seja operando em um modelo de self-service ou suportada por um time de especialistas, toda empresa precisa de uma implantação completa, ou seja, fácil de entender e com automação de processos, tornando as possíveis operações mais eficientes e aumentando o tempo disponível para evoluir de forma estratégica os programas de marketing interativo.

Dimensão 4: Interações

Com uma base sólida nas outras dimensões já citadas, a empresa poderá criar, gerenciar e capitalizar interações mais relevantes com os clientes. É possível assim concentrar esforços em aumentar os ganhos durante o ciclo de vida do consumidor entregando comunicações relevantes e em tempo real.

As Quatro Dimensões do Marketing Interativo podem contribuir para um programa sofisticado de reforço da marca, conectando a companhia com clientes atuais e potenciais para alcançar um retorno sobre o investimento (ROI) sem paralelos através de uma mistura balanceada de tecnologia e serviços. Ao reconhecer custos e eficiências dos processos, aprimorar ciclos de desenvolvimento e aproveitar o poder da tecnologia cross-channel integrada, a empresa pode elevar suas iniciativas de marketing interativo a um elevado patamar. (Por Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM)

BRASIL, UM PAÍS, UM MUNDO


 

A identidade brasileira celebrada por meio do futebol é o foco principal do projeto de promoção do Brasil para a Copa do Mundo de 14. Brasil um país um mundo teve seu lançamento oficial no dia 11/06, no Espaço Unyco, Estádio do Morumbi.

 

O evento contou com a presença de Pelé, embaixador do Brasil para a Copa de 14, dos capitães Cafu e Carlos Alberto Torres, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e de Ronaldo Fraga, convidado para assinar a direção artística do projeto.

 

O Brasil um país um mundo tem a chancela do Ministério do Esporte, é idealizado pela Footwise e coordenado pela Mix Brand Experience. Em entrevista exclusiva aoPromoview, Celio Ashcar, conta detalhes desse projeto.

 

Promoview: Qual o tempo do projeto e quando ele irá começar?

 

Celio Ashcar: O projeto acontecerá  nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo,  a partir de setembro deste ano, e finaliza em junho de 2014.  Cada exposição fica entre 30 a 40 dias em cada capital.

 

Promoview: Organizar desde a montagem, a manutenção e pós-produção de uma exposição é sempre um desafio enorme. Que estratégias a Mix Brand Experience pretende usar para ter esse controle em cada uma das cidades?

 

Celio Ashcar: A Mix é responsável pela coordenação de produção do projeto, para  todas as etapas da exposição, em cada cidade, nós teremos uma equipe especializada em  montagem e manutenção de todo acervo para dar conta desde o cuidado com as peças até as atividades que vão acontecer em paralelo voltadas a instituições de ensino em cada cidade. Brasil um país um mundo é feito em parceria com a Footwise, que possui o acervo da exposição e tem experiência em exposições artísticas.

 

Promoview: Vocês já têm grandes nomes patrocinando este evento, ainda  pretendem se associar a mais marcas? De que maneira elas vão se integrar às exposições?

 

Celio Ashcar: Sim, nem todas as cotas de patrocínio foram preenchidas, portanto, ainda estamos em busca de mais parceiros.

 

Promoview: Qual o diferencial de Brasil um país um mundo?

 

Celio Ashcar: É um projeto que fala sobre a identidade brasileira celebrada pelo futebol. É o projeto que pretende promover o País a um ano da Copa de 14 por meio da arte. Além disso, usaremos diversos recursos tecnológicos e interativos em todas as exposições.

 

Promoview: Há alguma consideração que você queira nos contar sobre o projeto?

 

Celio Ashcar: O projeto é uma oportunidade única de ter contato com um acervo raro de memorabília de futebol  que poderá ser visto por 12 cidades, ou seja, por todas as regiões do País.

 DÉCIMA EDIÇÃO DE CRAQUE DO FUTURO JÁ COMEÇARAM

Começam nesta quinta-feir, as inscrições para a décima edição do programa "Craque do Futuro", promovido pelo LANCE! e LANCE!Net.

O programa vai até janeiro de 2014 e é aberto a estudantes de comunicação social de todo o país, com habilitação em jornalismo ou em rádio e TV.

Para participar basta produzir textos ou notas e vídeo (este último é opcional) sobre até três clubes de futebol, vôlei, futsal ou basquete do país. A equipe do LANCE! poderá selecionar de um a três candidatos para a cobertura de um mesmo clube ou de uma região pré-determinada, bem como um candidato para cobrir dois clubes na mesma cidade, desde que haja possibilidade. 

Os três participantes que tiverem melhor desempenho ao final do programa serão premiados com uma visita a uma das redações do LANCE! (Rio de Janeiro ou São Paulo), onde acompanharão as reuniões de pauta e o fechamento, além de participarem da cobertura de clubes e/ou eventos esportivos, durante uma semana, com todas as despesas pagas.

Além disso, aos melhores de cada mês serão concedidos prêmios especiais: maior produtividade, melhor matéria, melhor vídeo. Todas as regras estão disponíveis no site www.lancenet.com.br/craquedofuturo.

Já os estudantes de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador podem ainda participar do programa “Craque na Copa”. Nesta versão, eles deverão produzir conteúdos relacionados à organização da Copa de 2014, no Brasil. Haverá premiação mensal para o destaque do mês e o vencedor, assim como no Programa Craque do Futuro, também será premiado com uma semana na redação. 

Alguns participantes de edições anteriores trabalham atualmente nas redações do LANCE!. São os casos de Alexandre Araújo e David Nascimento, repórteres do núcleo Flamengo. 

“Participei do Craque do Futuro em 2009, com a cobertura do Duque de Caxias. Esse foi meu primeiro contato com o jornalismo e foi um grande aprendizado, uma vez que você é o repórter, fotógrafo, pauteiro e tudo mais.

Após o fim do programa virei estagiário e há pouco mais de um ano sou contratado. Em todo este período, tive uma rápida passagem pelo Núcleo Botafogo, ajudei na cobertura do Grupo A da Copa do Mundo 2010 e cobri o Vasco”, afirma Araújo

 


FÓRUM SAÚDE DIGITAL QUER ANTECIPAR MUDANÇAS NO SETOR


 

O Fórum Saúde Digital é o evento que acompanha e se antecipa às mudanças do setor. Nos últimos dois anos, a consolidação do setor de saúde no Brasil tem exigido investimentos em gestão, governança, infraestrutura, atendimento e inovação.

 

O Fórum será realizado no dia 14/08, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo. Neste cenário será discutido a adoção de tecnologias da informação e comunicações que se tornou um fator fundamental para o sucesso das organizações.

 

A quarta edição do Fórum Saúde Digital vai abordar iniciativas de gestão hospitalar, segurança e compliance, digitalização de documentos, sistema de atendimento e relacionamento com pacientes, social health, comunicação, programas especialistas, entre outros.

 

O evento conta com palestras com conteúdo dedicado às novas soluções de mobile health(m-health), monitoramento de pacientes (home care), telediagnóstico, telemedicina e cloud health.

O Fórum vai debater ainda as iniciativas TIC para prevenção e atendimento de população, com uso de ferramentas e soluções utilizadas pelo Governo nas esferas federal, estadual e municipal. (Promoview)

OPORTUNIDADE


O Centro Internacional de Astrofísica Relativística (ICRANet, na sigla em inglês) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem oportunidades de bolsas de estudos em programas que contemplam doutorandos, pesquisadores visitantes e pós-doutorandos.

O programa de doutorado pleno oferece cinco bolsas de estudos a brasileiros. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de agosto e a bolsa tem início em setembro. Com duração de até três anos, o título será concedido pelas instituições acadêmicas participantes.

Ainda há a opção de bolsas de doutorado sanduíche pelo programa Erasmus Mundus – cujas inscrições terminam em fevereiro – e a chamada do programa IRAP PhD (International Relativistic Astrophysics), com inscrições até 30 de setembro.

Com inscrições abertas durante todo o ano, o programa de pesquisador visitante brasileiro para centros ICRANet na Europa é direcionado a pesquisadores que realizaram contribuições fundamentais, reconhecidas internacionalmente, no campo da astrofísica relativística e da cosmologia. A cada ano, são abertas cinco vagas, com duração de 12 meses.

Já o programa de pós-doutorado oferece quatro vagas de dois anos em Centros ICRANet na Europa e na Ásia, e cinco vagas de dois anos em universidades brasileiras e centros de pesquisa com acordos de colaboração assinados com ICRANet. O prazo de inscrição é 1º de setembro.

A parceria Capes/ICRANet tem como objetivo promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, cientistas e acadêmicos. Detalhes: www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721 
 

COMUNICAÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CENSURA


O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Obcom – ECA/USP) promove, no dia 16 de agosto, o 1º Simpósio de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura.

O evento reunirá professores e pesquisadores que discutirão temas relacionados à liberdade de expressão e à censura nos dias atuais. As inscrições vão até 14 de agosto.

A professora doutora Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, de Portugal, é a convidada internacional e ministrará a palestra “Mídia e Corrupção Política: Condicionantes da Liberdade de Expressão”.

No encontro, ainda será lançado o livro A Censura Prévia do Teatro Paulista, da pesquisadora Maria Aparecida Laet.

As palestras serão realizadas no auditório Paulo Emílio da ECA/USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado para os participantes.

Mais informações http://obcom.nap.usp.br 
 

A POLÍTICA PÚBLICA COMO CAMPO MULTIDISCIPLINAR


Será lançado no dia 19 o livro “A Política Pública como Campo Multidisciplinar”, coletânea organizada por Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, na Livraria Martins Fontes-Paulista, em São Paulo.

O livro conta com o apoio do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, e está sendo publicado pelas editoras Fiocruz e Unesp. Os capítulos apresentam as teorias e os conceitos utilizados pelas disciplinas de ciência política, sociologia, administração pública, antropologia, direito, psicologia, demografia, história e relações internacionais e propõem um diálogo entre elas.

“No plano da sociedade, a instrumentalização do conhecimento científico tem sido uma constante por parte de ONGs e grupos de interesse, que não raro se tornam também produtores de conhecimento acerca das políticas públicas e dos problemas societários”, destacam os organizadores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário