Aumentar as vendas. Essa é uma ação que vive permeando a cabeça de
executivos, empreendedores e profissionais de boa parte do mundo dos negócios.
Afinal, para qualquer empresa sobreviver é preciso oferecer e vender um produto
ou serviço. Nessa hora, montar estratégias para arrebanhar novos clientes se
torna um processo mais do que natural, seja o consumidor sendo uma pessoa ou
até mesmo outra empresa.
O objetivo geralmente é convencer aquele cliente que o produto oferecido
pode ser mais vantajoso do que o divulgado pelo concorrente. Um dos pontos
primordiais nesse processo é o merchandising e o uso de técnicas e ferramentas
de mídia para a veiculação de campanhas publicitárias.
A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de
ações promocionais e materiais de pontos-de-venda que ajuda no estágio da
compra. O merchandising tanto pode usar a propaganda (quando divulga ofertas na
mídia) como a promoção de vendas (através de preços mais baixos ou brindes).
E não faltam exemplos delas espalhadas. Basta ligar a TV, em qualquer
programa de auditório ou capítulo de novela, que um produto aparecerá sendo
comentado. O problema, no entanto, é quando o merchandising aparece
completamente fora do contexto ou algo inusitado acontece. Aquilo que era para
ser um momento de persuasão da marca transforma-se em algo bizarro.
Entre os campeões estão marcas de xampus, produtos de beleza, comidas,
eletrodomésticos, lojas de roupas, que são empurrados ladeira abaixo e acabam
se transformando em motivo de chacota. Muitas vezes, a falta de planejamento, a
correria do dia a dia, a imposição dos anunciantes são as grandes inimigas para
um produto ou serviço aparecer sem sentido do resto do contexto.
Um fato recente que se transformou rapidamente em um viral - e poder ser
destacado como esse outro lado do merchandising - aconteceu quando uma apresentadora se descuidou e
praguejou no ar. “Ai, que bosta!”, enquanto anunciava o “óleo de chia”. O fato, que já
seria inusitado caso ocorresse em qualquer atração, tornou-se ainda mais
bizarro por acontecer durante o programa religioso “Bem-vindo Romeiro”, exibido
pela rede católica TV Aparecida e apresentado por padre Evaldo. Após o descuido
da moça, o sacerdote, visivelmente constrangido, tenta dar continuidade ao
programa. Veja o vídeo abaixo:
Danette e o Porta dos Fundos
Quem resolveu fazer uma sátira sobre a utilização (até comum) do
merchandising mal feito foi o canal de humor Porta dos Fundos. A produtora
resolveu demonstrar isso em forma de uma propaganda da sobremesa láctea
Danette, fabricado pela Danone, no meio de uma situação de perigo durante as
cenas. Veja como ficou:
Em tom de brincadeira, o programa "Toma Lá Dá Cá", na
emissora Rede Globo, também já adotou uma ação tirando onda do uso do
merchandising, mas “forçando a barra” entre os sorrisos dos atores. A propaganda
era para destacar o "Duetto Magiclean", da Arno. Veja como ficou:
O debate
Recentemente, o portal Administradores levantou o debate de mais um case
clássico de merchandising aplicado na marca Tecnomania e Tekpix. "Vamos
falar de coisa boa, vamos falar da Tekpix". "Pode começar a ligar
antes que as linhas congestionem". Com esse tipo de abordagem, as duas
marcas se tornaram bem conhecidas no Brasil.
Mas será que funcionou? Como você avalia a estratégia de marketing da
empresa? Elas cumprem o seu propósito? Pode ser considerado um merchandising
mal feito ou bem feito? (Texto
de Fábio
Bandeira. publicado originalmente no portal Administradores e distribuído pelo Adnews).
BRASIL GAME SHOW INICIA VENDA DE INGRESSOS
A maior feira
de games da América Latina, Brasil Game Show (BGS),
deu início à venda de ingressos para a edição de 2013, que acontecerá de 25 a
29/10, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com muitas empresas e novidades,
o evento contará
com o dobro do tamanho da edição anterior.
O primeiro lote de ingressos já está disponível
no site oficial
do encontro, com valor de R$ 40,00 a meia entrada individual até o dia 14/08.
Para
sua sexta edição, a BGS já confirmou a presença de empresas como Sony,
Activision, Warner, EA, Hoplon, Nvidia, Level Up!, Razer, Seven, Ratto Games,
Rixty, InnoGames, Corsair, TeamPlay e há ainda muitos anúncios para os próximos
dias. (Promoview)
5 ERROS
QUE IMPEDEM EMPRESAS DE CRESCER
Muitas empresas nem imaginam que seus próprios colaboradores podem ser os responsáveis por não deixarem a empresa crescer. Seja por ineficiência na hora de negociar um contrato com fornecedor, seja por querer “levar vantagem” - a famosa comissão por fora.
Muitas empresas nem imaginam que seus próprios colaboradores podem ser os responsáveis por não deixarem a empresa crescer. Seja por ineficiência na hora de negociar um contrato com fornecedor, seja por querer “levar vantagem” - a famosa comissão por fora.
Fernando Macedo, especialista em redução de gastos
da ERA – Expense Reduction Analysts, consultoria de origem inglesa que está no
Brasil desde 2009, dá algumas dicas dos erros mais comuns das empresas que
impedem seu desenvolvimento e crescimento:
1- Relatórios de despesas camuflados:
- Relatórios extremamente resumidos e mal explicados;
- Relatórios sem conclusões
- Relatórios mirabolantes, com muita redação e pouco foco;
- Relatórios viciados, com regras e padrões antigos, sem revisões atuais.
2- O famoso “caixinha” da empresa:
Quando os funcionários de um departamento querem criar o “caixinha” para despesas extras, cuidado! Eventualidades ou emergências devem estar previstas em planejamento. Quando o “caixinha” é criado, normalmente é porque:
- Preguiça, comodismo ou descaso;
- Despesas a título de “disfarçar” um eventual complemento salarial;
- Tentativa de encobrir falhas anteriores;
- Puro interesse pessoal visando benefício financeiro imediato.
3- Custos “urgentes” ou “excepcionais”
Normalmente, os custos deveriam ser planejados e aprovados previamente. O que surge como urgente ou excepcional, normalmente ocorre pelos seguintes motivos:
- Incompetência de colaboradores;
- Displicência ou ausência de chefia competente;
- Colaboradores podem estar sendo beneficiados por fornecedores.
4- Custos que ninguém sabe explicar
São aqueles que aparecem todos os meses de forma automática, ao longo de muito tempo, e nunca ninguém tentou mudar. As expressões mais comuns de colaboradores quando são perguntados sobre a origem desses custos são:
- “Sempre foi assim”
- “Me mandaram fazer desse jeito”
- “Acho que mudar não resolve nada”
- “Tem gente que não vai gostar”
5- Medo de ter o orçamento reduzido
Parece um absurdo, mas muitos departamentos não revisam orçamentos para reduzir custos, simplesmente por terem medo de mostrar que poderiam ter uma verba menor. Alguns exemplos:
- “Meu orçamento deste ano é de R$......., Não posso gastar menos senão no próximo ano ele será reduzido”;
- “Se esse custo está dentro do meu orçamento, não vou perder tempo negociando com os fornecedores”;
- “Vou estimar um custo acima do real, caso haja cortes na hora de liberar verba”;
HUMOR, PORTA DE ENTRADA DAS MARCAS NO YOUTUBE
1- Relatórios de despesas camuflados:
- Relatórios extremamente resumidos e mal explicados;
- Relatórios sem conclusões
- Relatórios mirabolantes, com muita redação e pouco foco;
- Relatórios viciados, com regras e padrões antigos, sem revisões atuais.
2- O famoso “caixinha” da empresa:
Quando os funcionários de um departamento querem criar o “caixinha” para despesas extras, cuidado! Eventualidades ou emergências devem estar previstas em planejamento. Quando o “caixinha” é criado, normalmente é porque:
- Preguiça, comodismo ou descaso;
- Despesas a título de “disfarçar” um eventual complemento salarial;
- Tentativa de encobrir falhas anteriores;
- Puro interesse pessoal visando benefício financeiro imediato.
3- Custos “urgentes” ou “excepcionais”
Normalmente, os custos deveriam ser planejados e aprovados previamente. O que surge como urgente ou excepcional, normalmente ocorre pelos seguintes motivos:
- Incompetência de colaboradores;
- Displicência ou ausência de chefia competente;
- Colaboradores podem estar sendo beneficiados por fornecedores.
4- Custos que ninguém sabe explicar
São aqueles que aparecem todos os meses de forma automática, ao longo de muito tempo, e nunca ninguém tentou mudar. As expressões mais comuns de colaboradores quando são perguntados sobre a origem desses custos são:
- “Sempre foi assim”
- “Me mandaram fazer desse jeito”
- “Acho que mudar não resolve nada”
- “Tem gente que não vai gostar”
5- Medo de ter o orçamento reduzido
Parece um absurdo, mas muitos departamentos não revisam orçamentos para reduzir custos, simplesmente por terem medo de mostrar que poderiam ter uma verba menor. Alguns exemplos:
- “Meu orçamento deste ano é de R$......., Não posso gastar menos senão no próximo ano ele será reduzido”;
- “Se esse custo está dentro do meu orçamento, não vou perder tempo negociando com os fornecedores”;
- “Vou estimar um custo acima do real, caso haja cortes na hora de liberar verba”;
HUMOR, PORTA DE ENTRADA DAS MARCAS NO YOUTUBE
Certa vez o comediante Chico Anysio disse que “o
humor é o maior exercício da inteligência”. De certa maneira, apostar em
conteúdo bem humorado parece ser uma atitude inteligente para as marcas que
querem melhorar seu branding e aumentar a conexão com o seu público, sobretudo
na internet, onde só se assiste o que se quer.
A agência VML Brasil, do Grupo Newcomm, acaba de
encaminhar para a redação do Adnews uma campanha que criou para a Mobly
(e-commerce de móveis) e que segue justamente essa linha. Trata-se de um canal
de humor no Youtube, chamado o “Teste do sofá”, e estrelado pela atriz e
humorista Tatá Werneck.
O primeiro vídeo, com direção criativa de
Nelsinho Botega, satiriza situações cotidianas envolvendo o atendimento ao
cliente em lojas físicas de móveis e decoração. No primeiro filme, Tatá
demite um colaborador porque ele é gente boa demais para trabalhar em uma loja
do tipo.
Para Fernando Taralli, presidente da VML, o
entretenimento qualificado é uma das formas mais efetivas de reforçar o vínculo
com o público. “Em um ambiente interativo, apostar em formatos que gerem
conteúdos relevantes para os consumidores é o grande desafio das marcas”,
afirma.
Durante muito tempo, anunciantes e agências
quebraram a cabeça para imaginar como é que conseguiriam colocar as suas
marcas, com sucesso, no Youtube. No Brasil, o canal Porta dos Fundos, parece
ter dado o primeiro giro na chave para abrir estes caminhos.
Não à toa, em Cannes, o diretor de conteúdo do
Youtube, Robert Kyncl, citou o caso Porta dos
Fundos/Spoleto como um exemplo de como uma marca deve aproveitar a plataforma de
vídeos do Google. Outros canais também estão caminhando nesta trilha, entre
eles a criação da VML (Renato Rogenski no Adnews)
SÓ 36% DAS EMPRESAS UTILIZAM AS REDES
SOCIAIS
Embora tenham recebido bastante atenção do mundo corporativo nos
últimos anos, as redes sociais são utilizadas por apenas 36% das empresas no
Brasil, sendo que apenas metade das companhias de grande porte utilizam essas
plataformas para se comunicarem com seus clientes e exercerem outras
atividades.
Os dados são da pesquisa TIC Empresas 2012, realizada pelo
Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da
Comunicação). O estudo analisou a infraestrutura tecnológica e as atividades
relacionadas à internet em 6,4 mil empresas atuantes no Brasil.
A pesquisa aponta que pouco mais de dois terços das empresas
possuem perfil em alguma rede social. Entre as de pequeno porte, são 33% as que
utilizam essas plataformas. O índice aumenta para 43% se analisadas apenas
médias empresas e para 50% se consideradas grandes companhias.
Quanto às atividades desempenhadas redes sociais, 78% usam tais
plataformas para publicar notícias sobre a própria empresa, enquanto 72% as
usam para publicar conteúdo relacionado à sua área de atuação. As que utilizam
as redes para responder comentários e dúvidas de seus clientes são 74%.
O uso de sites para marcar presença online é mais disseminado -
55% das empresas têm uma página na web. O dado, porém, também varia de acordo
com o tamanho das companhias. Entre as grandes empresas, 87% têm site, índice
que cai para 74% se consideradas as de médio porte, e para 48% se analisadas as
de pequeno porte.
O TIC Empresas 2012 também mostra dados sobre os domínios
utilizados pelas empresas. O domínio ".com.br" é utilizado por 90%
das companhias, enquanto o ".com", o segundo mais popular, é usado
por 6%.
Além disso, a pesquisa verificou que as
ferramentas "carrinho de compra" e "pagamento online" não
são frequentes nos sites das empresas brasileiras. A primeira aparece em 21%
das páginas, enquanto a segunda só está presente em 14% delas. (Propmark)
MELHOR MOTOCICLISTA VAI GANHAR PRÊMIO
Abertas as inscrições
para a promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013, uma ação educativa que
estimula a pilotagem segura da motocicleta e premia o melhor condutor com uma
máquina italiana Ducati Monster 796 ABS (anexo).
O modelo, lançado no
Brasil neste mês, é o grande prêmio para que motociclistas busquem conhecimento
e respondam corretamente a 20 questões sobre segurança, pilotagem defensiva e
manutenção preventiva. A ação é patrocinada pelo óleo lubrificante para
motocicletas da Shell, o Advance, e organizada pela revista Duas Rodas.
“A promoção tem o
objetivo de disseminar conhecimentos para uma pilotagem consciente e,
consequentemente, associa as marcas a práticas responsáveis. Fazemos isso de
uma maneira natural, porque é preciso buscar informações para responder
corretamente ao questionário”, explica Marcelo Assumpção, da organização.
O questionário é respondido on-line e
encerrado com a criação de uma frase. Dez participantes que gabaritarem o
questionário serão selecionados pela frase para provar suas habilidades em uma
pista montada no próximo Salão Duas Rodas, em outubro, na capital paulista.
Inscrições até 15 de
setembro pelo site revistaduasrodas.com.br
AGORA
TELEFONE FIXO TEM FUNÇÕES DE SMARTPHONE
A Sagemcom apresentou na França neste mês o Alium, seu primeiro modelo
de "smartphone para casa". Trata-se de um aparelho telefônico que
combina um telefone fixo com as funções smartphone, graças ao sistema
operacional Android 2.3.
O Alium conta com tela touch de 3,5 polegadas, câmera frontal de 2
megapixels, conectividade Wi-Fi e 2GB de memória expansível em até 4GB por
cartão microSD, que já vem incluso. Aplicativos como Facebook e Twitter
já vem pré-instalados no aparelho, que ainda permite o download de outros
apps graças ao Google Play.
De acordo com a empresa, no futuro, o Alium poderá se transformar em
controle remoto para a casa, permitindo, por exemplo, abrir cortinas ou
desligar o aquecedor.
O produto já está disponível em alguns países da Europa pelo preço
sugerido de 199 euros. A companhia também estuda lançar o produto no Brasil. (Redação Adnews)
MEGAESTRUTURA ESPERA O PAPA FRANCISCO
Após um ano de planejamento, que começou
com a visita à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, no ano passado, a SRCOM,
está acertando os detalhes finais para os Atos Centrais da JMJ em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Assinando a produção executiva a convite
da Dream Factory, a empresa divide o trabalho com a P&G Cenografia, sua
parceira constante de eventos.
A empresa
prepara toda a infraestrutura para a “Missa de Boas-Vindas”, celebrada por Dom
Orani Tempesta, no dia 23/07; para a “Cerimônia de Acolhida”, com a presença do
Papa, em 25/07; e para a “Via Sacra”, onde o Pontífice também estará
presente (26/07), com diversas atrações entre 15h e 23h, em Copacabana.
Além do
projeto e construção do palco principal, 13 estações cenográficas serão
montadas no calçadão central da Avenida Atlântica, para a representação da
Via Crucis. A SRCOM é responsável pela estrutura que abrigará uma unidade de
apoio à imprensa, e pelo receptivo e logística das comitivas, artistas e
músicos.
No primeiro dia, 200 mil hóstias serão
distribuídas aos fiéis por 1.260 ministros da eucaristia e 1.260 voluntários,
que os acompanharão em sete tendas de comunhão instaladas nas areias da Praia
de Copacabana. A ação acontecerá durante a “Cerimônia de Comunhão” e será
coordenada pela produção da SRCOM e o cerimonial da JMJ Rio 2013.
A empresa cuidará também de todo o backstage da produção. Fará a captação e
transmissão de sinal de TV dos eventos do palco principal e coordenará a
transmissão nos telões e torres de áudio no presbitério, no espaço destinado às
pessoas com deficiência física e nas torres de áudio e telões distribuídos pela
orla.
Nos momentos
litúrgicos, a SRCOM disponibilizará as câmeras para a captação por outras
emissoras.
Abel Gomes,
sócio-diretor da SRCOM ao lado de Sheila Roza, Flávio Machado, Paulo César
Fereira e Guili Alves de Lima, é o diretor artístico dos atos centrais,
enquanto Maurício Tavares faz a direção artística do palco principal e Ulysses
Cruz assina a direção artística da Via Sacra.
“O design da
rotunda é inspirado nas montanhas do Rio. O palco principal tem aproximadamente
2.800 metros quadrados e uma rotunda com 61,45 metros de largura, por 10 a 15
metros de altura, em diagonal, onde imagens e vídeos serão projetados. Ele é
dividido em níveis, que podem ser acessados por escadas, que ligam a areia ao
topo”, diz o diretor artístico Abel Gomes.
Para
produção do evento, a SRCOM e a P&G mobilizaram cerca de 300 funcionários
indiretos, 100 próprios da SRCOM, além dos fornecedores, que chegam a dois mil.
Também será
da empresa a coordenação dos ensaios do elenco para os espetáculos Cerimônia de
Abertura, Cerimônia das Bandeiras, Rio de Fé e Terra de Vera Cruz, Terra de
Santa Cruz, Brasil que acontecerão no palco nos dias 23 e 25 de julho.
“A produção dos três eventos da Jornada Mundial da Juventude tem exigido um empenho correspondente à
produção de três réveillons, considerando que a virada de ano acontece só num
dia e dura em média oito horas de festa, enquanto na Jornada teremos
programação ininterrupta das 15h às 23h”, explica Andreia Troccoli, gerente de
produção da SRCOM e coordenadora-executiva da produção da JMJ em Copacabana.
Durante o
evento, oito vídeos idealizados pela SRCOM serão exibidos: Homenagem aos Papas,
Histórias da JMJ, Homenagem aos Voluntários, Homenagem ao Papa Francisco,
Cerimônia das Bandeiras (representando países participantes e continentes),
Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Brasil (apresentação das cinco regiões
que compõem o Brasil), Cerimônia de Abertura e Rio de Fé.
Os quatro últimos são de criação da SRCOM,
e os demais foram roteirizados por uma produtora parceira, a AV Produções, que
é responsável pela sonorização, edição e finalização de todos. As trilhas
sonoras estão sendo criadas por Guto Graça Mello.
Sobre o Palco Principal
- A montagem
começou no dia 12 de junho;
- Está
posicionado com fundos para o Leme e frente para Copacabana, ocupando o trecho
que vai da Avenida Princesa Isabel à Rua Anchieta;
-Tem área de
2.800 metros quadrados e uma rotunda com 61,45 metros de largura, por dez a 15
metros de altura, formando uma diagonal, onde imagens e vídeos serão
projetados;
- É composto
de níveis, que podem ser alcançados por escadas da areia até o topo. Tem altura
variável de sete metros (medida da areia até o piso, no ponto mais alto) a 22
metros (medida da areia até o ponto mais alto da rotunda);
- Uma rampa
parte do chão até o palco, para a passagem do Papa Móvel;
- Comportará
660 lugares, divididos em níveis: 60 cadeiras para a comitiva do Papa e 600
cadeiras para bispos, cardeais e jovens peregrinos convidados pela Igreja;
- Atrás do
Presbitério (área composta pelo altar, trono do papa e 60 cadeiras) há um
elevador destinado ao deslocamento do Papa e de sua comitiva, nos dias 25 e 26;
- Embaixo do
palco há quatro salas de apoio, dois banheiros, depósito de material, controle
de som, camarins e um posto médico. Parte desta área é restrita para o Papa e
sua comitiva. Haverá uma pequena capela, e sacristia onde ficarão as âmbulas
para as hóstias;
- Além das
cerimônias litúrgicas, no palco principal haverá apresentações da Orquestra
Sinfônica de Barra Mansa, da Banda da JMJ, artistas católicos e performances de
jovens e de artistas de dança e circo, ensaiados por Carlinhos de Jesus e
Marcus Frota;
- A entrada
dos artistas no palco é feita por escadas que saem debaixo dele;
- À frente
do palco estarão 4.000 cadeiras para convidados;
- Seis
grandes torres de iluminação nas laterais do palco, com quatro potentes
amplificadores de som e dois grandes painéis de LED.
Audiovisual
- Dois
painéis de LED em frente ao palco e outros 16 ao longo da orla exibirão
vídeos como Rio de Fé e Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Brasil,
que estão sendo preparados pela equipe SRCOM para irem ao ar durante a recepção
do Papa em Copacabana;
- Os painéis
também servirão para a transmissão simultânea na íntegra dos eventos no
palco e dos vídeos produzidos pela SRCOM.
Acessibilidade
- Uma área
de 2.000 m2 terá capacidade para receber até mil pessoas;
- Espaço
terá audiodescrição, um painel de LED para exibição da linguagem de libras e
sinalização com placas em braile, além de mapa tátil e acesso por rampas com
piso tátil direcional;
- Área
exclusiva para cães-guia;
- Mecânico
para cadeira de rodas;
- Banco para
obesos;
Legendagem
em português em todos os painéis;
Tradução
simultânea em seis idiomas (inglês, espanhol, francês, italiano, polonês e
alemão), através de dials distintos de rádio, disponibilizado pela Rádio
Catedral.
Infraestrutura na Orla
- Seis
postos médicos;
- 300
banheiros químicos;
- 30 torres
de policiamento;
- 12
ecopontos para gerir resíduos;
- 26
torres de áudio, sendo 16 com painéis de LED;
- Sete
tendas de apoio para a comunhão. (Promoview)
M|CHECON
CONSTRÓI O CENÁRIO
Acostumada
a desenvolver projetos em ambientes corporativos e promocionais, aM|Checon está envolvida em um projeto
diferente, que terá como protagonista a maior autoridade católica do planeta.
Isto porque, está a cargo da empresa já consagrada por
colocar de pé megaestruturascenográficas, a montagem do altar em
que será realizada a vigília e a Missa de Envio celebrada pelo Papa Francisco I durante a Jornada Mundial de Juventudeprogramada para julho no Rio de Janeiro.
“A função das nossas empresas nesse evento consiste na
montagem do altar em que o Papa vai fazer a missa e dos confessionários, a
partir de um projeto já desenvolvido e que nos foi entregue para execução. A
M|Checon São Paulo vai cuidar do altar e a M|Checon Rio dos confessionários”
revelou Marcelo Checon que
não esconde o orgulho na execução deste job.
“É muito bacana a versatilidade da nossa equipe, que
absorve rapidamente os projetos, entregando as estruturas no tempo programado.
E isso vale para um show de rock (desde 2010 a M|Checon é responsável pela
cenografia do Rock in Rio) ao mais importante acontecimento
religioso dos últimos tempos aqui no Brasil”, completa Marcelo.
.
Para se
ter uma ideia da amplitude deste projeto basta dar uma rápida olhada nos
números: só a estrutura do altar para o santo pontífice tem três mil m².
Já os confessionários são compostos por 120 peças,
todas construídas pela M|Checonque realizará a construção direta no
local, sem a chance de pré-montagem em seus barracões, uma característica de
qualidade da empresa.
Por isso, com o objetivo de evitar qualquer
contratempo, uma equipe de 120 profissionais estará em campo para ajustar
corretamente a estrutura que entre outros materiais usará 50 mil metros de
sarrafo e 12mil m² de tecido, sem nunca esquecer a neutralização da
emissão de gases do efeito estufa, descarte seletivo, reuso e reciclagem de
materiais, aplicadas em todas as fases de qualquer projeto desenvolvido,
decorrentes de uma ampla política de sustentabilidade.
“Nesta
montagem utilizaremos um grande número de marceneiros e carpinteiros, que, segundo
a Bíblia, era o ofício de Jesus. É uma coincidência interessante e mais um
capítulo marcante na história da M|Checon”, finaliza Marcelo.
A Jornada Mundial da Juventude tem o patrocínio do Governo e
Prefeitura do Rio de Janeiro, Bradesco, TAM, Universidade Estácio e Confeitaria
Ferrero Rafaello.
BRASIL, A
BOLA DA VEZ
Clima tropical, país do futebol, forte agricultura,
uma vastidão de belezas naturais e maior produtor de etanol do mundo. Essas são
apenas algumas características positivas do Brasil, que há muito tempo deixou
de ser um mero coadjuvante no contexto mundial para ser o foco da atenção de
empresas, governos e pessoas em todo o globo.
O turismo já não é mais o único atrativo do país, e
os números chamam a atenção: já somos a sétima maior economia do mundo e temos
mais de 196 milhões de habitantes, dos quais 94,2 milhões são usuários da
internet, segundo o Ibope Media, e 42 milhões compram no comércio eletrônico,
de acordo com o relatório Webshoppers da e-bit.
Em 2012, 66,7 milhões de pedidos foram realizados
no e-commerce, um valor 24,2% maior do que o registrado no ano anterior. Todos
esses números, e muitos outros, devem ficar ainda mais expressivos com a Copa
do Mundo e as Olimpíadas, que serão sediadas no país em 2014 e 2016,
respectivamente.
Muito se fala sobre os problemas de infraestrutura
e transporte que o Brasil terá que resolver para suportar a demanda dos eventos
esportivos, mas as lojas virtuais também serão impactadas, e se não estiverem
preparadas, irão perder a oportunidade do momento.
As operações virtuais necessitarão de investimentos
nesse processo de preparação, como um bom plano de logística para enfrentar o
trânsito, a alta demanda e a necessidade de entrega expressa, essencial frente
à presença de tantos turistas nas cidades. E outros obstáculos deverão ser
superados, como a barreira do idioma, a aceitação de cartões estrangeiros, as
trocas e devoluções, dentre tantos outros procedimentos que precisarão ser
otimizados.
Os eventos esportivos devem impulsionar, ainda, as
vendas de produtos eletrônicos, principalmente de TVs, assim como ocorreu no
campeonato de 2010, quando foram comercializadas 11,5 milhões de unidades de
televisões.
O Brasil não tem só potencial, tem demonstrado
crescimento efetivo, principalmente em relação ao mercado de internet. Nosso
país é a bola da vez, as oportunidades são claras, mas somente quem estiver
preparado poderá garantir números positivos para seus negócios. (Artigo encaminhado por Cláudio
Coelho, CEO da Skalebla, representante brasileira exclusiva da Kenshoo, empresa
mundial de Search Engine Market E DIVULGDO PELO Adnewws)
ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO RED BULL HOUSE OF ART
Abertas, até 16 de
agosto,, as inscrições para as próximas edições do
projetoRed Bull House of Art. Para inscrever-se,
basta fazer o download da
ficha de inscrição, que está disponível no site, e
enviá-la preenchida, datada e assinada, juntamente com currículo e portfólio
digital via We Transfer.
O processo
seletivo é gratuito e composto de análise de portfólio, seleção e entrevistas.
Podem participar artistas brasileiros em formação que residam em qualquer cidade
do País. Vale ressaltar que a organização da residência não irá arcar com os
custos de passagens e hospedagem dos participantes selecionados que não morem
na cidade de São Paulo.
A organização do projeto, com o apoio de um
júri especializado, selecionará os participantes das próximas edições, que
serão comunicados assim que o processo seletivo terminar. Os nomes dos
participantes serão divulgados também no site,
no dia 09/10. Ao todo, 12 artistas serão selecionados desta vez, sendo seis
participantes em cada período.
O projeto Red Bull House of Art é um espaço de convivência
artística com ateliês individuais, estúdios coletivos e espaço expositivo. É
uma plataforma de experimentação que possibilita a interação entre os artistas
residentes, suas redes pessoais e o público visitante.
Nas edições
anteriores, o projeto foi realizada em locais conectados com a história da
cidade de São Paulo como o Hotel Central, na Avenida São João,
e o Edifício Sampaio
Moreira, ambos no centro da cidade. O novo endereço da Red Bull
House of Art manterá vivo este conceito de ligação com a história da cidade, e
será divulgado posteriormente.
Mais informações
no edital disponível no site.
INFOGRÁFICO MAPEIA CRISE DE
EIKE
Um levantamento realizado pela R18, empresa
especializada em Social Data Analysis, mostra que a renúncia de Eike
no Conselho de Administração da MPX e a suposta ‘pobreza’ do empresário
causaram grande repercussão entre os usuários do Twitter.
Das 12h do dia 02/07 até as 12h do dia 03/07
circularam pelo Twitter 32.303 mensagens relacionadas à Eike Batista.
A hashtag #EikeGenteComoAgente, foi usada 13.178 vezes. O meme “Eike
Pobre” chegou a ser mencionado mais de 9 mil vezes em apenas 1 hora.
Também não faltaram piadas relacionadas ao momento
vivido pelo empresário. Rafinha Bastos foi o campeão de RTs, com o tweet:
“O Eike Batista em crise fatura 15 vezes mais do que a sua cidade. Durmam bem”.
(Redação Adnews)
AÇÃO PROMO PARA ARQUITETOS E DECORADORES
A loja especializada em
acabamentosBel Lar lança a ação de marketing promocional “É pra Milão
que eu vou”. Em parceria com dez marcas nacionais e internacionais do segmento,
a empresa irá levar seis profissionais do setor de arquitetura e decoração para
aFeira Internacional do Móvel, que acontece em
Milão, na Itália, em abril de 2014.
Durante
o período de julho a dezembro desse ano, seis profissionais especificadores que
comprarem na Bel Lar produtos das marcas Ceusa, Deca, Decortiles, Durafloor,
Florim, Franke, Gardenia, Porcelanosa, Portobello e Roca serão contemplados com
as viagens.
O executivo da rede Bel Lar, Daniel Miranda,
informa que o objetivo da campanha é fidelizar o público alvo da empresa,
aumentar as vendas dos produtos dessas marcas e ampliar a circulação de
clientes na loja, além de deixar os profissionais ainda mais alinhados com as
tendências mundiais em relação aos produtos de acabamento.
A ação promocional foi
desenvolvida com o apoio da agência CYB Comunicação e contará com envio de e-mail marketing para
profissionais cadastrados, ações nas redes sociais e banners nas lojas Bel Lar.
LIVROS
. Professor da Unisc publica dois livros em 2013
- O jornalista e professor Demétrio de Azeredo Soster lançou
recentemente o livro de poesias “Tempo Horizontal”. Soster é docente na
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A publicação traz o prefácio escrito
pelo poeta Fabrício Carpinejar, que denominou a obra como uma “poética de
sufocamento”. A capa foi realizada pelo artista gráfico Gabriel Renner. Tempo
Horizontal é uma publicação da editora EDUNISC.
Também está previsto para este ano o lançamento da obra
“Jornalismo Laboratorial: Impresso”. A publicação busca discutir a prática
laboratorial brasileira no que se refere ao jornalismo impresso. A obra é uma
parceria entre os professores Demétrio Soster, Coordenador do Intercom Sul
2013, e Mirna Tonus, da Universidade Federal de Uberlândia. Mais informações
pela página
do projeto no Facebook.
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