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segunda-feira, 8 de julho de 2013

QUEM É JORNALISTA?


A pergunta tem sido feita com maior frequência, nos últimos anos. Blogueiro é jornalista? Julian Assange se considera um jornalista e diz que a WikiLeaks é uma organização jornalística.

Mas um momento em vídeo colocou dois jornalistas em posições tão antagônicas que profissionais aqui e na Inglaterra tomaram posições. Falo da entrevista de David Gregory, da NBC, com Glenn Greenwald, no dia 23 de junho.

Greenwald, o nova-iorquino criado na Flórida, que fez da Gávea Pequena, no Rio, a sua residência, escreve para o jornal britânico Guardian. Ele estudou direito, não jornalismo, e trabalhou num escritório de advocacia. Com Barton Gellman, do Washington Post, outro admirado jornalista que não passou pela faculdade de jornalismo, produziu as reportagens com base no vazamento de informação fornecida por Edward Snowden, uma série comparável em importância histórica aos “Papéis do Pentágono”, que mudou o rumo do debate sobre a Guerra do Vietnã. Enquanto escrevo, Snowden, o ex-funcionário da inteligência americana a quem devemos um panorama da vigilância sobre a vida privada pós-11 de setembro, continua no limbo do terminal de trânsito do aeroporto Sheremetyevo de Moscou.

No programa político que comanda aos domingos, David Gregory, depois de classificar Greenwald como um polemista e um advogado (profissão inicial de inúmeros jornalistas americanos), fez a seguinte pergunta: “Já que você ajudou Snowden e foi cúmplice dele, inclusive nos seus movimentos mais recentes, por que não deveria ser acusado de um crime?”.

Papel do repórter

Greenwald não se despenteou ao rechaçar Gregory, dizendo que é extraordinário que um jornalista possa sugerir que um colega seja acusado de crime por fazer reportagem investigativa, sem contar o fato de que foi Snowden quem procurou os repórteres oferecendo informação. Os dois repórteres, Greenwald, noGuardian, e Gellman, no Washington Post, não deram início a nenhum crime. Junte-se a isso o fato de que Gregory nunca fez uma pergunta tão agressiva, por exemplo, ao ex-vice-presidente Dick Cheney, com quem tem contato social através de sua mulher, que trabalhou com a mulher de Cheney. Com relação à tortura, que Gregory continua a classificar de “interrogatório reforçado”, não lhe ocorreu perguntar ao Dart Vader da era Bush se ele temia um processo por crimes contra a humanidade.

Na semana passada, a ofensiva de charme da Agência de Segurança Nacional, arranhada pelo vazamento de Edward Snowden, produziu pérolas como reportagens citando “fontes do governo”, afirmando que terroristas munidos de novas informações, graças ao traidor Snowden, estão mudando seus métodos de comunicação. Jornalistas produzindo press-releases travestidos de reportagem, acusaram os céticos. Lembro que Osama Bin Laden morava numa casa sem telefone fixo ou internet e queimava todo o seu lixo. Estarão os terroristas usando sinais de fumaça? Ou batendo tambores?

E antes que a mídia pudesse investigar essa cortina de fumaça vazada de propósito, duas outras bombas: o Guardian revelou que o governo Obama continuou, até 2011, violando a correspondência por e-mail dos americanos e que o programa teria sido interrompido por não dar resultados na caça a terroristas.

E um general reformado, ex-número dois do Estado-Maior das Forças Armadas, se tornou objeto de uma investigação criminal por vazamento de informação. James Cartwright está sob suspeita de ter revelado ao New York Times detalhes do ataque americano com o vírus Stuxnet contra o programa nuclear do Irã, em 2010. O governo do presidente “Yes, we can” está se revelando o governo do sim, podemos punir qualquer contato não autorizado do governo com repórteres.

O problema é que definir o papel de repórter hoje não é mais privilégio exclusivo de empresas e instituições. Nas praças de Istambul ou do Cairo, nas manifestações no Brasil, não é preciso pertencer à mídia tradicional para contar a história. (Lúcia Guimarães, colunista do Estado de S.Paulo, em Nova York. Publicado originalmente no Observatório da Imprensa e no AdNews)

O MERCADO DE TURISMO DE LUXO

Pangaea Network, rede internacional de consultores em turismo, acaba de receber os resultados da pesquisa inédita realizada em março de 2013, com cerca de 800 profissionais de turismo, entre 36 e 55 anos, de agências, operadoras e especialistas em turismo do Brasil e mais 7 países, entre eles China, França, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido.

A pesquisa trouxe importantes descobertas sobre o setor no Brasil e nos países participantes, com questões sobre preferências, gostos e hábitos de clientes de turismo de luxo. Uma das principais constatações é que apesar da crise na Europa e nos EUA, em geral o mercado está crescendo, especialmente em países emergentes como o Brasil e a China. 60% dos profissionais Brasileiros disseram que houve crescimento em 2012. Na Alemanha, os participantes disseram que tiveram 82% de crescimento, 75% no Reino Unido e 42% na França. Por outro lado, a Itália foi o único mercado pesquisado onde houve retração para 52% dos entrevistados.

Metade dos entrevistados em todos os países participantes declararam que normalmente reservam mais de 4 viagens de luxo por ano para cada cliente, enquanto 33% possuem clientes que viajam 2 a 3 vezes por ano e apenas 16% vendem apenas 1 viagem por cliente/ano. Grande parte dos clientes também requisita pacotes completos, incluindo hotel/resort, transfers e tours (69%).

Mapa dos viajantes de luxo

A pesquisa mapeou o perfil dos viajantes de luxo, com reservas realizadas na maioria por mulheres, para viagens em casal, com gastos entre €5.000-10.000 por viagem.  61,5% dos entrevistados brasileiros responderam que o valor agregado dos serviços é mais importante que o preço (5,1%). Um dado que chamou a atenção é que nos outros 7 países pesquisados a pergunta sobre preço teve o dobro da importância (13%).

O estudo também revelou um crescimento do interesse por pacotes sob medida e por exclusividade, qualidade e reputação do destino ou do hotel, fatores decisivos na escolha. A possibilidade de provar novos serviços, hotéis e destinos, incluindo viagens gastronômicas, é bastante popular entre os clientes. 48,7% dos entrevistados no Brasil disseram que seus clientes procuram experiências gastronômicas, preferência também popular também entre os Ingleses, com 75% dos entrevistados. Por outro lado, para somente 15,4% dos entrevistados Brasileiros SPAs são itens importantes, enquanto para os Alemães esse número sobe para 56%, para os Italianos 50%, Franceses 42% e Espanhóis 33%. Somente os Chineses não apreciam esse serviço. 

Em termos de destinos mais procurados, a grande maioria dos entrevistados citou a Polinésia Francesa, Europa, Ilhas Maldivas, Caribe, Dubai e África. Perguntados sobre os países que serão tendência no futuro, as respostas dos operadores de turismo foram que há expectativa de crescimento do interesse no Brasil, Oman, Myanmar, Viatnam, África do Sul, Mozambique e Emirados Árabes.

Futuro do Mercado de luxo

A previsão para o futuro varia de país para país. O Brasil e a China são os mais otimistas quanto ao crescimento em 2013: mais da metade dos entrevistados nesses países declararam que o mercado de turismo de luxo vai crescer. No Reino Unido, 38% dos agentes prevêem que seus clientes vão viajar mais e 50% deles acha que os clientes vão viajar a mesma quantidade, mas gastando menos, enquanto que 12% acreditam que as Viagens serão mais curtas. A Itália e a Espanha são os países mais pessimistas: respectivamente 24% e 14% dos agentes de turismo prevêem a diminuição do mercado de turismo de luxo, com menos gastos e duração menor das viagens entre Italianos e Espanhóis. Entre os Alemães, a previsão para 2013 é de que 17% dos clientes selecionarão viagens a países mais próximos da Alemanha, com 50% deles apostando numa menor duração da viagem. Para 39% dos entrevistados Franceses as viagens mais curtas será uma realidade.

 Desde 2010, a Pangaea Network, da qual a Spoke Relações Públicas é representante exclusiva no Brasil, realiza pesquisas qualitativas com o trade e especialistas em turismo sobre o desenvolvimento do mercado de turismo mundial.  Pela terceira vez a Pangaea Network aborda o mercado de luxo e é a primeira vez que o Brasil participa. 

A Pangaea Network é uma rede internacional de agências independentes de relações públicas e marketing na área de turismo, com membros localizados em 20 mercados - Áustria, Austrália, Brasil, Canadá, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Nova Zelandia, Portugal, Escandinávia, Espanha, Suíça, Inglaterra, Emirados Árabes e EUA. Os clientes da rede são formados por influentes marcas do mercado de turismo, incluindo destinos turísticos, linhas aéreas, hotéis, navios de cruzeiros, agências de turismo, feiras comerciais, empresas de ski e operadoras de turismo.

MOMBLI ULTRAPASSA 1 MILHÃO DE USUÁRIOS

Alternativa ao Instagram, o Mobli, tem conquistado espaço no smartphone dos brazucas. O aplicativo, que  funciona como rede social de compartilhamento de fotos, acaba de ultrapassar 1 milhão de usuários brasileiros.

 

Atualmente, o Mobli conta com 9 milhões de usuários ativos em todo o mundo e espera chegar a 15 milhões até o final de 2013. 

 

Segundo o Mundobit, a popularidade do Mobli aumentou por conta de recursos que facilitam a publicação de fotos, como um editor dentro do próprio app. Além disso, a empresa anunciou recentemente uma ferramenta de transmissão de vídeos, semelhante aos apps já existentes para Twitter, como o Twitcasting. Esta novidade pode ser um grande chamariz para o Mobli aqui no Brasil, tendo em vista as recentes manifestações espalhadas pelo país.

 

Vale lembrar que outros aplicativos alternativos também vem chamando a atenção dos brasileiros. No caso de apps referentes à música, o YouTube e o próprio armazenamento do aparelho já não são mais os "queridinhos" de todo mundo. Serviços de música por streaming como o Deezer e o Rdio caíram no gosto dos usuários mesmo sendo pagos. 

 

Será um novo boom de aplicativos? (Redação Adnews)

 

E O ROCK CATARINENSE RESISTE!

Em comemoração ao dia do Rock, O Coletivo de Bandas O Clube, junto com o Instituto Maratona e as Livrarias Catarinense, preparam uma semana inteira de shows, ações, conversas, palestras sobre o Rock Barriga Verde! 

Se liga na programaçÃO, que é gratuitas, ou quase.

Hoje  às 19h30: Palestra sobre a História do Rock Catarinense com Rodrigo Mota nas Livrarias Catarinense do Beira Mar Shopping

Amanhã  às 19h30: Lançamentos de produtos do Clube e de bandas nas Livrarias Catarinense com pocket show de Daniel Ventura no Continente Park Shopping

Quinta 11/07 às 19h30: Bate Papo com Marcio Costa e Pocket Show Besouros da Praia nas Livrarias Catarinense do Beira Mar Shopping

Sexta 12/07 às 18h30: Show Califaliza na Escadaria do Rosário

Sábado 13/07 às 13h00: Show da Blame nas Livrarias Catarinense da Felipe Schimidt

. Sábado 13/07 às 23h00: Ensaio Aberto na Célula Cultural show Gratuito! 

Domingo 14/07 às 14h00: Feira de Instrumentos Musicais Usados nos Estúdios Pimenta do Reino. R$5,00 e churrasquinho Free!!!
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265,52 MILHÕES DE ACESSOS MÓVEIS DE ACESSOS MÓVEIS


A Anatel divulgou os números móveis do Brasil. O país fechou maio de 2013 com mais de 265,52 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 134,24 acessos por 100 habitantes. No mesmo mês, foram registradas 974,29 mil novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,37% na base de assinantes em relação a abril. 

Segundo a agência, no mês supracitado havia 211,5 milhões (79,65%) de acessos pré-pagos e 54,02 milhões pós-pagos (20,35%). A banda larga móvel totalizou 74,13 milhões de acessos, dos quais 105,25 mil são terminais 4G.

 

A região sudeste é a que possui mais linhas móveis, com 118.063.483. Já o norte é a região com menos linhas, são 19.691.011. (Redação Adnews)

 CASAFOZ DESIGN QUER REVOLUCIONAR O MERCADO IMOBILIÁRIO

Apresentada na quarta-feira (26/07), a Casafoz Design entra em contagem regressiva para revolucionar o mercado imobiliário, arquitetura e construção civil.

Marcada para acontecer entre os dias 25/09 e 27/10 em Foz do Iguaçu, a exposição irá apresentar novidades na área imobiliária dentro dos pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade, com foco principal em reutilizar, reduzir e reciclar.

Idealizada pela Iguassu Invest – Empreendimentos Imobiliários, em conjunto com Karin Nisiide Arquitetura e a Salamanca Arquiteto, a apresentação oficial aconteceu noZepellin Old Bar, com a presença de mais de 200 convidados, entre empresários, apoiadores e imprensa.

Na ocasião os presentes puderam ter uma pequena amostra do que será o evento e obra da Casa Container. De forma ousada, a Casafoz Design, vai utilizar uma estrutura feita com 15 containers, com 498m² de área construída, totalizando 1020m² de área de evento.

Com 32 ambientes, as exposições serão realizadas em áreas internas e externas, onde são aguardados mais de dez mil visitantes, que poderão acompanhar as novidades da construção civil, arquitetura, design, decoração e estilo de vida.

Será a primeira construção em Foz do Iguaçu reutilizando containers, uma tendência construtiva que tem ganhado espaço na Europa, Ásia e nos Estados Unidos e aos poucos conquista o mercado de construções no Brasil.

O novo conceito reaproveita os containers, que têm sua vida útil limitada para carregamento de cargas, aproximadamente dez anos, e os torna matéria-prima na construção de novos espaços, como prédios e casas.

Nessa primeira edição, a ideia é apresentar formas sustentáveis para a construção civil, com estruturas, materiais e técnicas construtivas que reduzem o impacto ao meio ambiente, e ao mesmo tempo crie espaços confortáveis e desejados.

Durante as cinco semanas em que acontece a Casafoz Design, eventos paralelos à exposição principal irão marcar a primeira edição. Uma série de apresentações culturais, exposições artísticas, música e desfiles. (Promoview)

ÉPOCA LANÇA SITE COM BARRA DE ROLAGEM, INFINITA

A Época lançou nessa quinta-feira (4), sua nova página da web. O site ganhou um layout com a mesma identidade visual da revista, com layout mais moderno, subdividido pelas mesmas seções da edição impressa (Tempo, Ideias e Vida) e com mais destaque para imagens. A página da Época São Paulo passa a fazer parte do site Época, em uma aba específica, passando para a mesma plataforma e design.

 

O novo site possui scroll infinito, com o qual as notícias são exibidas automaticamente à medida que a barra de rolagem é colocada para baixo. Também é automática a diagramação das notícias na tela, conforme o tamanho da janela do navegador.

 

A home ficou mais funcional: podcasts e vídeos podem ser exibidos diretamente na página inicial, sem a necessidade de entrar em um link. Já as matérias são exibidas em popovers (uma espécie de popup), possibilitando a mudança para uma próxima reportagem por meio da mesma página.

 

A publicidade também foi redistribuída ao longo de toda a página, eliminando a convencional “coluna morta” à direita dos portais de notícia. O novo site foi inteiramente produzido na Editora Globo pela equipe de Tecnologia Digital. (Redação Adnews)

 

OUTDOORS CANTAM HINO NACIONAL


Como parte das celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos, a companhia de espaços publicitários outdoor, Clear Channel, desenvolveu uma campanha para que todos os estadunidenses pudessem ouvir o Hino Nacional durante as festividades.

Com o mote United 4th, a empresa usou dezenas de instalações ao redor do país para tocar pequenas partes de Star Spangled Banner, hino dos Estados Unidos, composto em 1814 por Francis Scott Key.

 

 A campanha funcionou em várias cidades do país, desde Washington até Phoenix, passando por Chicago, Orlando e várias outras cidades.

A estratégia foi desenvolvida em conjunto com a agência Taxi e permaneceu até  domingo. A Clear Channel preparou um vídeo para mostrar grande parte campanha. (Promoview)

 

CONGRESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO VAREJO

A Febravar, que acontece dias 10 e 12, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, é promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, e tem o objetivo de ser uma das maiores feiras do setor, trazendo expositores e visitantes de todo país.

Durante os três dias, os participantes poderão assistir gratuitamente uma extensa programação de palestras e mesas-redondas, além da possibilidade de negócios com as empresas que ocuparão os 46 estandes que compõem a Feira. Dentre os expositores estão empresas dos segmentos de marketing digital, e-commerce, tecnologias para ponto de venda e gestão de lojas, iluminação, arquitetura, gráfica, comunicação digital, franquias, entre outros. 

 A programação que faz parte do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo  é dividida em três temas, sendo que cada um dos dias tratará sobre um assunto diferente. No primeiro dia de evento, o tema é Tendências do Varejo, e a primeira palestra começa às 14h45, com a presença do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Luiz Ribeiro, apresentando o Plano Brasil Maior. Às 16h a mesa-redonda “O Varejo do Futuro” reúne o Founder & CEO Gad, Luciano Deos; o presidente da CDL Porto Alegre e diretor de expansão da Franquia Trópico, Gustavo Schifino e o CEO do Empório Body Store, Tobias Chanan. Para finalizar os painéis gratuitos do dia, às 17h30, o diretor de Produção, Instalação, Suporte e Manutenção da NC4U, Edgard Bueno Júnior fala sobre “In Store DOOH”.

 Na tarde da quarta-feira  o tema Pessoas norteia as apresentações do dia. “A Loja que Fala” é a palestra do doutor em Comunicação, Dado Schneider, às 14h. Na mesa-redonda, que ocorre às 16h, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow debate Motivação de Equipe ao lado do presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski. A última palestra gratuita deste dia vai abordar o “Atendimento e Excelência em Vendas no Varejo”, com o professor da ESPM Sul, José Penelas.

 Para concluir a Feira, a Entidade preparou um dia para debater estratégias e marketing, com o tema Estratégias para o Varejo. A palestra Tributação para o Varejo, com o presidente do SESCON-RS, Jaime Gründler Sobrinho começa às 14h. A última mesa-redonda do evento vai abordar Estratégias de Sucesso, com o vice-presidente de Marketing e Vendas das Lojas Gang, Gildo Sibemberg; o diretor de Operações das Lojas Tumelero, Sérgio Bandeira; a diretora da Estrela Franquias (Lojas Barriga Verde e Caverna do Dino), Fabiana Estrela, e Cláudio D’Ávila, consultor e professor da ESPM Sul. A palestra das 17h30 será realizada por Júlio Takano, arquiteto e presidente da Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo.

 Com 600m², a Feira pretende reunir um público de seis mil pessoas nos três dias. “Estamos esperando muita gente disposta a aprender e valorizar o varejo nacional. Acreditamos que os empresários poderão conhecer produtos e serviços repletos de inovação e tecnologia”, disse o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow.

Os interessados podem realizar credenciamento gratuito no site www.febravar.com.br. Os valores para assistir às palestras principais do evento também estão disponíveis no site da Febravar. Tendência para o Varejo, com George Homer; Inovação e Criatividade no Varejo, com Martha Gabriel e Da oportunidade ao Êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!, com Mario Sergio Cortella acontecem às 19h de cada dia. O passaporte para o Congresso para o Desenvolvimento do Varejo, com ingressos para as três palestras do final do dia, custa R$ 120,00 para associado efetivo; R$ 160,00 para associado colaborador; R$ 200,00 para estudante e idoso e R$ 400,00 para o público em geral. É possível assistir apenas uma palestra e os valores por painel podem ser consultados no site.

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.

CASA SE VENDE SOZINHA NA BÉLGICA


A Imobiliária ERA, da Bélgica, teve uma ideia inusitada para vender seus imóveis. Ao invés de corretores para apresentar a casa, como é feito corriqueiramente, eles desenvolveram uma tecnologia em que a casa se apresentava e se vendia sozinha.

 

Os interessados eram recepcionados com a porta se abrindo sozinha e uma voz de boas vindas que surgia diretamente do além.

 

Ao entrar, a voz continuava a conversar com os convidados, músicas surgiam, torneiras se abriam e móveis se movimentavam de forma inesperada, divertindo e assustando as pessoas. (Promoview)

 

METQLINGUAGEM PROMOVE MARCAS NO CINEMA E NA TV

O product placement já se mostrou uma poderosa ferramenta de promoção para inúmeras marcas na história do cinema e da televisão. No Brasil, o mercado também a conhece como merchandising.

A estratégia pode ser muito eficiente para o anunciante, desde que o famoso “merchan” não apresente uma interrupção brusca ou incoerente no decorrer da trama. Como o Brasil ainda evolui na matéria, muita inserção estranha já foi motivo de chacota.

O já renomado canal de humor do Youtube Porta dos Fundos resolveu brincar com o tema no inicio desta semana. O video “Tiros da vingança – Cenas Excluídas” satiriza o product placement mal feito e aproveita para fazer o “merchan” da Danette, marca da Danone.

Você sabia que a prática do Canal Porta do Fundos, que usa o conceito de metalinguagem, ou seja, o product placement para falar do próprio product placement tem um nome e uma estratégica especifica?

“É o Meta Placement, quando a cena brinca justamente com o fato de aquilo ser uma cena de presença de marca. Acaba virando também uma "muleta" criativa para ajudar a criar uma cena de placement. Quando faço palestras sobre o tema, sempre  passo aantológica cena de Hellmann's em Toma lá, Dá Cá”, explica Raul Santa Helena, especialista no tema e autor do livro Muito Além do Merchan, da Editora Elsevier.

Raul também enaltece as principais qualidades embutidas nessa estratégia especifica de placement, que é escrachada e liberal. “O legal é que o público gosta, não apresenta rejeição, justamente por ser algo que soa sincero, aberto, tipo "não estão querendo me enganar”", comenta. ( Renato Rogenski no Adnews)

BANCO DE PRAÇA VIRA PRIMEIRA CLASSE


Um banco de praça, em Manhattan, foi literalmente transformado em um avião de primeira classe para promover os serviços da Virgin Atlantic.

A companhia aérea colocou aeromoças munidas de drinques, um prato especial, uma série de filmes e música ao vivo à disposição de quem estava por ali. A ação é da Young & Rubicam. (Promoview)

 

CONGRESSOS

A ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – HC FMUSP – USP Medicina – IPQ e Colégio Graphein, e com o apoio da Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste da Secretaria de Estado da Educação, no o intuito de continuar contribuindo com pais, profissionais e estudantes da área da saúde e educação, na inclusão de pessoas com necessidades especiais e pessoas com dificuldades de aprendizagem, no setor educacional e social, no ano de 2013, realizará o I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem - Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade.
O evento terá os seguintes objetivos:

Congregar profissionais da Saúde e da Educação para debates de novas ideias;

Socializar conhecimentos científicos sobre as Dificuldades e Possibilidades do Processo de Ensino e Aprendizagem, a todas as pessoas que necessitem de orientações sobre inclusão escolar e inclusão social;

Contribuir para a construção do processo da inclusão e da diversidade na sociedade contemporânea;

Estimular a troca de experiências de êxito na abordagem dessa problemática, em diferentes contextos;

As atividades a serem realizadas serão focadas em temas relativos à “Dificuldade de Ensino e Aprendizagem”, “Inclusão Escolar”, “Inclusão Social”, “Aprendizagem” e “Ensinagem”.

As atividades a serem realizadas serão focadas em temas relativos à
“Dificuldade de Ensino e Aprendizagem”, “Inclusão Escolar”, “Inclusão Social”, “Aprendizagem” e “Ensinagem”.

A Orgqanização conta com a presença de em média 100 profissionais, sendo aproximadamente 20 convidados residentes fora da cidade de São Paulo, 3 profissionais do exterior e  com Professores Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Congresso acontecerá dias 29, 30 e 31 de agosto de 2013, e receberá a presença de muitos profissionais da área da saúde e educação.

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