Pesquisar este blog

sábado, 27 de julho de 2013

PROTESTOS, ARMA A FAVOR DO POVO


 

Há muito não se presenciava os hodiernos acontecimentos: multidões de pessoas reunidas pelos Entes Federativos deste País, em um brado retumbante por mudanças. Orlas de cidadãos protestando por um Brasil mais digno e honrado, trazendo à tona a etimologia do verbo protestar, vernáculo emanado do latim protestari, transladado para nosso idioma, significa declarar em público. Ato reconhecido mundialmente e objeto de manchetes de capa de vários jornais internacionais.

Para nós filhos deste solo, vemos nestes protestantes verdadeiros cidadãos brasileiros que fazem bramir o real significado da democracia; forma de governo oriunda da principal cidade da Grécia Antiga, Atenas, onde a democracia era exercida de uma forma direta, quando os cidadãos reuniam-se em praça pública, por fito de discutir assuntos e problemas da sociedade em que habitavam.

Com o aumento das cidades, esse modo de democracia tornou-se insustentável, surgindo a democracia indireta, onde o povo escolhia pessoas, seus representantes para discutir estes mesmos assuntos. Forma de governo adotada no Brasil e grafada no parágrafo único do artigo 1º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, qual garante que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.”

O povo, por meio do sufrágio universal, elege os seus representantes, verdadeiros mandatários do poder, que exercem mandatos em nome do povo e a este devem satisfação. Noutro norte, nada obsta que este mesmo povo que exerce o poder de uma forma indireta, possa exercê-la de uma formadireta, reunindo-se ‘‘pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização’’ e bradando a plenos pulmões por mudanças.

Os protestos perfazem uma verdadeira arma a favor do povo, figurando no rol das garantias individuais preconizadas pelo artigo 05 da Constituição Federal e inexoravelmente perfazem o núcleo constitucional intangível como cláusula pétrea.

A posteriori do indubitável caráter legalístico dos atos, tem-se a fulgente certeza que os atos que se abrolham por este País retumbam o alarido de um povo que discorda com as atitudes de seus mandatários, que usam do poder de uma forma esdrúxula, em benefícios por vezes pessoais, investindo oerário de forma até desdenhosa, em desperdícios homéricos e investimentos malfadados.

Quiçá, o Dia D da revolta de um povo que segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, labora anualmente cento e cinquenta dias somente para adimplir com os impostos, tenha se dado com o choque de realidade discrepante, onde de um lado os Administradores deste País, por nós eleitos, investem bilhões de reais públicos em suntuosas obras para um evento de pouco mais de um mês, e de outro, o brasileiro, que não apenas um mês, mas para seu infortúnio, diuturnamente, enfrenta o calvário dos transportes públicos, assolado pela insegurança das cidades, acuado pelo medo, por vezes frustrado com uma lida diuturna mal remunerada, da saúde pública em colapso, de cidades mal pavimentadas, saboreando todos os dias o fel  de adimplir com uma das maiores carga tributárias do mundo e como retorno usufruir um dos piores serviços públicos do mundo.

Paradoxal, mas é a veracidade de um povo, anátema que por muitos anos assolou o Brasil. Os recentes episódicos, protestos em escala progressiva, esposam a esperança de que o gigante adormecido, o povo brasileiro, outrora conformado e confinado, que nunca se armou e foi à luta, levante-se do seu sono, revelando o verdadeiro impávido colosso, fazendo ruir grilhões da injustiça e enfim o ''sol da liberdade, em raios fúlgidos'' resplandeça sobre esta nação, varrendo a faceta de uma democracia apática, e em seu lugar renasça uma nova realidade, onde muito se arrecada e muito se faz em favor destes munícipes e, quiçá, finalmente o povo que hoje clama e protesta, possa presenciar o seu dinheiro, arrecadados em altas cargas tributárias, fomentando a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, valores supremos de uma sociedade e dignos ao decoro de um povo heroico.   (Artigo escrito pelo estagiário do escritório Fernando Quércia Advogados Associados, Eliel Moraes).

MITOS E VERDADES SOBRE O FONE DE OUVIDO

 Estudos mostram que, o limite de tolerância ao ruído está relacionado ao tempo de uso e à intensidade do som. Para um nível de ruído de 85 decibels (dB), por exemplo, recomenda-se no máximo a exposição de 8 horas por dia. Sendo assim, quanto maior a intensidade do som, o indivíduo deve se expor ao ruído por menos tempo.

“Em relação ao uso de fones de ouvido, o recomendável é utilizar o volume até a metade da sua capacidade, não tentar abafar o som externo e deixar em uma intensidade que ainda consiga ouvir a própria voz, além de não ultrapassar duas horas de uso”, recomenda Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom , uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil.

Além disso, segundo a especialista, as mesmas orientações devem ser respeitadas para o uso em apenas um dos lados e, neste caso, revezar entre as orelhas.

Também é fundamental evitar tempos prolongados de uso do equipamento, higienizar os fones é um aspecto importante para manter a saúde das estruturas externas da orelha e, no caso de algum sintoma, como dificuldade auditiva, dor de cabeça, zumbido e/ou tontura persistentes após a exposição aos ruídos intensos, recomenda-se procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar os sinais.

Estes são os mitos e verdades do uso do fone de ouvido:

1.     O uso do fone de ouvido pode prejudicar a audição?

Verdade. A utilização prolongada dos fones de ouvido em alto volume pode causar danos, como perda de audição. Por isso, é muito importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer variação na sensibilidade auditiva.

2.     O uso de fones de ouvido pode aumentar problemas de audição, caso seja utilizado de forma inadequada?

Verdade. Se uma pessoa já apresenta uma perda auditiva, o uso inadequado (em alta intensidade por períodos prolongados) pode piorar, ainda mais, a audição residual.

3.     O fone menor, posicionado no interior do ouvido, é pior que o fone maior?

Verdade. Fones menores, usados dentro do canal auditivo, podem ser, ainda mais, prejudiciais. Fones externos, para esse fim, são melhores.

4.     O som muito alto ouvido pelo fone é tão prejudicial quanto um show com efeitos sonoros sofisticados?

Verdade. O som alto, seja ele nos fones de ouvido ou em um show, é prejudicial sempre que estiver nas seguintes situações: exposição por período prolongado, intensidade alta (volume) e frequência da exposição. No caso de fones de ouvido internos, isso pode ser, ainda mais, perigoso pela forma como o som atinge o ouvido.

5.     Em ambientes com ruídos constantes, ouvir música pelo fone é relaxante e evita malefícios do barulho?

Mito. A música pode ser prazerosa e relaxante, mas para que o uso de fones não seja prejudicial, recomenda-se utilizar o controle de volume até a metade, por no máximo duas horas, manter o volume em um nível que ainda consiga escutar a própria voz e não tentar mascarar o ruído externo.

6.     O uso do fone em apenas um dos ouvidos tem gravidade menor do que a utilização em ambos?

Mito. Essa estratégia pode ser negativa se a pessoa, ao usar fone em apenas uma orelha, tentar aumentar, ainda mais, o volume, buscando ouvir a música e não ouvir o ruído externo. Neste caso, há risco do desenvolvimento de perdas auditivas unilateriais. A recomendação é a mesma: uso do controle de volume até a metade e cautela com o tempo de uso.

7.     O fone de ouvido pode contaminar o ouvido da pessoa?

Verdade. O fone de ouvido não higienizado pode transmitir fungos ou bactérias para o ouvido, especialmente os fones pequenos utilizados internamente.

8.     Algumas pessoas podem desenvolver sintomas, como o surgimento de labirintite, tontura e dores de cabeça por excesso de som alto?

Verdade. Muitos problemas de audição aparecem acompanhados de outros, como os descritos, já que o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio, está localizado na parte interna do ouvido.

Muitos jovens (população que utiliza fones de ouvido com bastante frequência), já relataram ter escutado zumbido nos ouvidos. Mesmo que o sintoma desapareça depois de algumas horas, esse fato não deve ser ignorado e recomenda-se que a pessoa procure um médico otorrinolaringologista já que o zumbido pode ser um dos indícios iniciais do comprometimento auditivo. Vale lembrar que os prejuízos para a audição, em decorrência da exposição excessiva aos ruídos, são irreversíveis. (Fonte: Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom)

SPOLETO ESTREIA MINIWEBSERIE NO YOUTUBE

O SPOLETO estreou sua primeira miniwebserie intitulada “Parma em sua casa”. A nova empreitada é estrelada pelo chef italiano da rede de alimentação Gianni Carboni, que vai ensinar a fazer versões caseiras das receitas do menu premium Sabores de Parma, lançado nesse mês nos 290 restaurantes espalhados pelo Brasil. Em uma cozinha residencial e de forma bem natural e espontânea, o Spoleto através da figura de Gianni quer democratizar para o seu público produtos gourmet da culinária italiana com sugestões fáceis de introduzir no dia a dia.

 O miniwebprograma acontecerá em três episódios dinâmicos e divertidos de no máximo três minutos, um por semana, que serão divulgados em posts no Facebook e twitter da marca e apresentados no canal Spoleto de YouTube: www.youtube.com/spoletobr .

 Ação coordenada

 O “Parma em sua casa” também vem acompanhado da promoção “frase secreta”. Cada episódio mostrará parte de uma determinada frase. Quem descobrir o sentido completo deverá enviá-la para o email frasesecreta@spoleto.com.br. O autor do primeiro email recebido pelo Spoleto com a frase certa e completa ganhará um workshop de um dia na escola de culinária Accademia Gastronômica, localizada em São Paulo, e comandada por outro chef italiano e parceiro da rede, Giuseppe Gerundino.

TERCEIRIZADO TEM  RELAÇÃO DE EMPREGO COM TOMADOR DO SERVIÇO

Técnico de radiologia teve reconhecida a relação de emprego com o hospital onde exercia suas atividades, embora fosse inscrito no contrato social de empresas terceirizadas. O funcionário está sendo representado pelo advogado Francisco Loyola de Souza, sócio do escritório CCM Advogados Associados.

A ação é promovida contra o hospital e as empresas responsáveis pela terceirização que foi reconhecida como irregular, por se referir a uma atividade inerente à finalidade do empreendimento.

Conforme reconhecido pela juíza Valeria Heinicke do Nascimento na sentença proferida, o reclamante realizava atividades relacionadas à atividade-fim do hospital, recebendo ordens dos demais empregados e prepostos do estabelecimento, além de trabalhar dentro do hospital, o que deixa clara prestação de trabalho subordinado, a configurar claramente o vínculo empregatício.

Com base nesta decisão proferida, o hospital está sendo condenado ao reconhecimento do vinculo, à anotação da CTPS e ao pagamento das seguintes parcelas, referentes ao período contratual: férias, 13º salários, aviso-prévio, FGTS, multa de 40% do FGTS, multa do art. 477 da CLT, adicional de insalubridade ou adicional de periculosidade, adicional noturno, horas extras, diferenças salariais, indenização de vale transporte, indenização pelo não fornecimento de lanches e o adicional de tempo de serviço.

Contra a sentença cabe a interposição de recurso pelas reclamadas. Acesse o site da CCM Advogados: 
www.ccm.adv.br

APARTAMENTOS INTELIGENTES EM MIAME ENCANTAM BRASILEIROS

Chegar em casa com o apartamento climatizado e com o sistema de iluminação de acordo com a ocasião é um dos desejos de consumo de muitos brasileiros

A tecnologia realmente veio para facilitar a vida. Prova disso é que não é mais preciso estar em casa para ligar as luzes, climatizar o ar condicionado ou colocar uma música, basta um toque em seu Ipad e tudo está resolvido. Apartamentos automatizados, chamados de apartamentos inteligentes, estão fazendo muito sucesso nos EUA, mais precisamente em Miami, local que é reconhecido como cidade turística e muito badalada e bem frequentada por diversas nacionalidades.

Equipados com a tecnologia Apple, os apartamentos inteligentes começam a incomodar os tradicionais da região. Um exemplo interessante é o Echo Aventura, um projeto de apartamento completamente inovador que reúne luxo, modernidade e elegância. O imóvel ainda conta com outras vantagens, como a amplidão - tem 500 m² -, vista privilegiada, terraços com piscina e elevador privativo.

Nesse tipo de imóvel, que já é entregue com piso e closet, o proprietário pode escolher alguns upgrades extras que podem ser adicionados ao apartamento. Segundo Sylvia Dilsen, associada internacional do empreendimento Echo Aventura, “o pacote já engloba os principais itens: iluminação, ar condicionado, áudio e vídeo. Porém, de acordo com a necessidade de cada morador, outros itens podem ser incluídos na automação por um valor extra”.

O valor do imóvel, já com a automação padrão, pode sair em torno de US$ 1.300.000 dólares. Caso o morador queira incluir mais alguns itens, o investimento extra com todos os upgrades disponíveis é de US$ 125.000 dólares.

O investimento tem atraído os olhares dos brasileiros que estão em busca de imóveis mais sofisticados. “Com o atual valor dos imóveis no Brasil, é mais interessante para os brasileiros adquirirem um imóvel de alto padrão no exterior, completo com toda a tecnologia necessária para a vida prática e familiar, do que optar por um apartamento tradicional no Brasil”, revela Leo Ickowicz, diretor da Elite International Realty, empresa que colabora com a construtora na venda dos apartamentos no Brasil.

Sobre a Elite International Realty

Fundada em 1994 por um empreendedor brasileiro, a Elite International Realty é especialista em compra, venda e aluguel de imóveis comerciais e residenciais nas cidades de Orlando, Miami e Nova Iorque, ambas localizadas nos EUA. Para facilitar o contato dos clientes com a empresa na hora de buscar um investimento em imóvel, a imobiliária possui representantes em diversas capitais da América Latina, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas, Cidade do México, Bogotá, Cali e Lima. Atualmente, a empresa conta com profissionais experientes e bem equipados para atender clientes de alto padrão, garantindo os melhores resultados no serviço imobiliário. Mais informações:www.eliteinternational.com

FEIRAS VIRTUAIS QUE ORIENTAM ESTUDANTES

Até pouco tempo, era muito comum as feiras presenciais para que os estudantes pudessem conhecer, em um mesmo ambiente, a faculdade desejada ou até mesmo saber detalhes sobre qual carreira a seguir. No entanto, a mobilidade digital tem contribuído para facilitar a vida dos jovens estudantes e fomentar as estratégias de relacionamento das instituições de ensino.

Pensando nisso, a Universia Brasil (www.universia.com.br ), maior rede ibero americana de colaboração universitária, promove a feira Orienta, com início em 15 de agosto, e apresenta a primeira edição do Campus Interativo Virtual de Estudos de Pós-Graduação (CIVEP) em 9 de setembro.

A CIVEP é uma plataforma online voltada para estudantes que buscam informações sobre formação pós-universitária, e que facilita o encontro entre essas instituições e os interessados. Já a Orienta tem foco no candidato ao ensino superior e esclarece dúvidas de todos os gêneros desde questões relacionadas ao curso até mercado de trabalho. Em ambas as feiras, os stands ficam disponíveis 24 horas por dia.

 

Segundo a rede Universia, as feiras virtuais beneficiam tantos os estudantes quanto as universidades, já que o acesso é em tempo real e de qualquer meio online (computador, tablet ou smartphone) e as informações estão centralizadas em um único canal. "Através dessas feiras, o usuário tem a oportunidade de, em um só endereço, buscar as informações de cada uma das universidades que são de seu interesse e, assim, eleger qual é a melhor opção de estudo para ele", explicou o diretor-geral da Universia Brasil, Luis Cabañas.

 

Já para os expositores, é uma ferramenta bastante assertiva no relacionamento com os candidatos, com a possibilidade de personalizar o ambiente, alterar o conteúdo em temo real e mensurar a visitação e o compartilhamento de informações em redes sociais.  

 

Para entender mais sobre o assunto, a Universia Brasil oferece um material especial em seu portal, que pode ser acessado através do link http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/07/22/1037996/as-feiras-virtuais-e-sua-importancia-universidades-e-alunos.html

 

Já para os interessados em aprofundar seus conhecimentos utilizando as facilidades do mundo virtual, a rede Universia reuniu 700 cursos gratuitos das melhores universidades do mundo: http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2013/07/10/1035282/700-cursos-online-gratis-das-melhores-universidades-do-mundo.html

Universia Brasil (www.universia.com.br ), a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 22 países, completa em 2013 onze anos de atividade no Brasil. A sua missão é ajudar as universidades a desenvolver projetos compartilhados, gerar oportunidades para a comunidade universitária, além de atender a demanda do mercado empresarial e institucional, a partir de critérios de eficiência econômica e rentabilidade.

Por meio de parcerias estratégicas entre mercado e universidade, também disponibiliza uma série de serviços e produtos educacionais nos eixos Emprego (recrutamento e seleção de estagiários), Formação (jogos, simuladores, cursos de idiomas e cursos em várias áreas de negócios), e Publicidade (publicidade no Portal Universia, concursos culturais, feiras virtuais, placement e outras ações online e offline).

CONCURSOS CULTURAIS NAS REDES SOCIAIS: O QUE MUDOU?

Desde que Guido Mantega publicou a Portaria 422/13 do Ministério da Fazenda (veja aqui), quem trabalha com mídias sociais está apreensivo. Perguntas como "O governo proibiu os concursos culturais?" ou "Preciso pedir autorização da Caixa para promovê-los?" estão pipocando nos fóruns de social media. A fim de esclarecer as dúvidas, oAdnews conversou com Isabela Guimarães Del Monde, advogada especialista em Marketing Digital e sócia do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados.

Primeiramente, é preciso esclarecer que o governo não proibiu concursos culturais. O que acontece é que para ser considerado um, a iniciativa precisa seguir algumas características. A portaria do Ministério busca esclarecer quais práticas que descaracterizam o concurso cultural.

"Concursos culturais sempre foram isentos da obrigação de solicitar a autorização porque como o objetivo desses concursos é incentivar a cultura, a arte, o lazer etc. o legislador optou em isentá-los da autorização. Entretanto, com o passar do tempo, muitos concursos que se auto intitulam de concursos culturais eram na verdade promoção comercial que deveria ser autorizada e como não estavam, havia violação da Lei 5.768/71", esclarece a advogada.

Para Isabela, o objetivo do Ministério da Fazenda é levar as empresas a realizem promoções comerciais autorizadas e também de exigir dos órgãos de autorização (SEAE e CEPCO) uma atuação mais rápida e eficiente ao longo do processo de autorização.

Mas quais são as principais polêmicas na Portaria?

Algumas das disposições previstas já eram cumpridas por quem promovia os concursos, como, por exemplo, a desvinculação à sorte ou ao pagamento. O que vem causando reboliço são algumas das novas características definidas. Veja:

- Proibição do uso de redes sociais para realizar concursos culturais (podem ser usadas apenas como meios de divulgação);

- Proibição de vincular o concurso cultural a datas comemorativas;

- Proibição de entregar produtos e serviços da Promotora como prêmio;

- Proibição de solicitar ao participante o aceite para o recebimento de mensagens de comunicação da Promotora – já era proibido fazer banco de dados com informações dos participantes em concursos culturais (dados devem ser usados apenas para identificar e localizar os participantes), mas agora ficou proibido também solicitar seu aceite para receber comunicações de marketing que não envolvam o concurso.

O primeiro ponto causa bastantes discussões. O próprio Facebook se mostra preocupado com as promoções. Há regras específicas (veja aqui) para a criação de ações do tipo. Você sabia que usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook, como o botão Curtir, por exemplo, como um mecanismo de votação para uma promoção é proibido? Pois é.

Em relação ao que o governo chama de "redes sociais", Isabela diz o seguinte: há uma definição na Portaria 38/2012, expedida pelo Conselho de Defesa Nacional, que estabelece as Diretrizes para o uso seguro das redes sociais na Administração Pública Federal (APF), que as define como "estruturas sociais digitais compostas por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns".

"Entretanto, essa Portaria só se aplica à Administração Pública Federal, mas podemos aplicar essa definição de redes sociais e podemos ficar cientes que os órgãos públicos sabem que o Facebook, o Twitter, o Instagram, o Pinterest, o YouTube, o Google + etc. são redes sociais", diz a advogada.

Mas e se o social media perceber que a ação da empresa não se encaixa nas especificações de um concurso cultural? Nesse caso, ele deve pedir regularização para, se o cliente for uma instituição financeira, SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda) e para a CEPCO (Centralizadora Nacional de Promoções Comerciais da CAIXA) para empresas dos demais ramos.

Mas atenção: o pedido deve ser protocolado com no mínimo 40 dias de antecedência antes do início da promoção e o órgão pode, por lei, levar no máximo 60 dias para autorizar. "A realidade revela que eles levam bem menos tempo, em média de 15 a 20 dias para autorizar se estiver tudo correto. Se não estiver, o órgão vai pedir alterações ao longo da análise", explica Isabela.

Se você quer colocar a promoção no ar mesmo desrepeitando as normas, saiba que as punições para concursos culturais que ficarem descaracterizados como tal, ou seja, que tenham alguma das vedações da Portaria 422/13, são a aplicação de multa no valor de até 100% do valor dos prêmios prometidos no concurso e/ou a proibição de realização de promoção comercial por até 2 anos.

O que ocorreu com a Portaria 422 é mais simples do parece: sua ação é concurso cultural ou promoção comercial? Responda a esta pergunta para saber como proceder.

Obviamente, você ainda poderá colocar no ar promoções fora dos padrões pedidos pelo governo, assim como você pode utilizar o celular enquanto dirige. Será por sua conta e risco. (Por Leonardo Araujo) 

MERCADO PET CRESCE E CRIA VAGAS

Com o crescimento do mercado pet no Brasil, as oportunidades de emprego também aumentam para área, como as de auxiliar veterinário e tosador, cursos oferecidos pela TOCCA Pet Escola. “A procura pelos cursos têm aumentado, a escola está há 7 anos no mercado e já formou mais de 2000 pessoas”, afirma Fabiana Simões, Diretora da TOCCA Pet Escola, pioneira no curso de auxiliar veterinário.

O Auxiliar Veterinário é um curso de qualificação educacional desenvolvido por pessoas que querem atuar como assistentes de médicos veterinários. Possui estágio obrigatório, no qual o aluno é encaminhado para clínicas parceiras e no final do cronograma recebe um certificado de conclusão que atesta sua aptidão para o exercício da função. O Auxiliar Veterinário é uma profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego (CBO 5193-05).

Para o curso de banho e tosa o diferencial é a personalização e flexibilidade de horários. Com aulas individuais, cada aluno conta com o seu animal e toda infraestrutura necessária.

Há diferentes módulos de aprendizado, de forma a abranger diversos públicos, desde a pessoa que deseja aprender a higienizar seu próprio animal de estimação e também para quem pretende trabalhar como banhista ou tosador.

Requisitos

O auxiliar veterinário, assim como na medicina humana, acompanha o Médico Veterinário auxiliando suas atividades diárias, e para fazer o curso é necessário ter acima de 16 anos e estar cursando ou ter finalizado o Ensino Médio. Já para tosador é necessário apenas ser alfabetizado.

 É preciso gostar de animais para exercer as funções e ter paciência. “As pessoas que buscam a TOCCA pet escola são alunos que pretendem ingressar no mercado pet com conhecimento, melhorando o atendimento aos animais e diferenciando o estabelecimento que eles trabalham. Clinicas e pet shops que empregam funcionários com treinamento destacam-se e ganham a confiança do cliente”, reforça Fabiana.

A expectativa é a geração de 230 mil empregos, uma alta demanda em pet shops, clínicas e hospitais.

SINDPET

Devido à grande dificuldade dos empregadores na contratação de profissionais habilitados e da falta de mão de obra qualificada nos Pet Shops e Clínicas Veterinárias de Campinas e Região, o SINDPET firmou recentemente parceria com a TOCCA PET ESCOLA, na divulgação dos cursos voltados ao setor pet, com descontos para os associados do sindicato e com possível encaminhamento ao mercado de trabalho. Detalhes:  www.tocca-escola.com.br  ou (19) 3295-5363.

BRASIL PRECISA INVESTIR NA LOGÍSTICA DO AGRONEGÓCIO

Gargalos logísticos e de armazenagem têm prejudicado o setor agrícola, com destaque para as produções de soja, milho e algodão. Por exemplo, enquanto na China cerca de 8,3% do PIB é direcionado para investimentos logísticos, o Brasil investe apenas 1,7% do PIB no setor, montante notadamente insuficiente, especialmente se considerada a pouca eficiência na gestão dos recursos.

No próximo dia 31 de julho, no III Congresso Andav, Marcos Jank, sócio-diretor da Plataforma Agro, ministrará palestra sobre os cenários e tendências do agronegócio, com ênfase no mercado de grãos e os impactos da logística agrícola. Com patrocínio da Golden Cargo, a apresentação acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O déficit em armazenagem no Brasil é uma das maiores preocupações do setor do agronegócio. De acordo com Jank, para armazenar a totalidade da safra de grãos (hoje o índice é de 77%), a área de armazenagem para soja e milho no Brasil necessitará de R$ 28,7 bilhões em investimentos no período de 2013 a 2023. Esse montante é calculado com base no valor de R$ 1,5 milhão utilizados para construção de um silo metálico de 6 mil toneladas, com toda a obra civil e elétrica.

Informações sobre o III Congresso Andav podem ser obtidas no www.congressoandav.com.br e/ou no telefone (11) 3893-1300 - Ramal 249.

Sobre a Golden Cargo

A história da Golden Cargo teve início há 19 anos, com a distribuição de cargas gerais. Em 1998, a empresa focou seus serviços no segmento de insumos agrícolas, em especial o agroquímico. Desde então, além de uma frota totalmente adequada ao alto grau de especialização exigido por este mercado, a Golden Cargo vem investindo em centros de armazenagem e distribuição situados nos principais polos agrícolas do país.

A companhia está equipada com toda tecnologia e know how necessários ao cumprimento das rigorosas normas mundiais de saúde, segurança e respeito ao meio ambiente, além da busca continua pela excelência no atendimento de seus clientes.

Projeto Inovação - Em 2012, a Golden Cargo passou por um amplo processo de revisão e modernização de estrutura e processos operacionais e tem colhido bons resultados em seu crescimento e no nível dos serviços prestados.

Sobre a Plataforma Agro

A Plataforma Agro é uma estrutura inovadora que utiliza a sinergia e a expertise de um time multidisciplinar de especialistas para gerar respostas integradas para os futuros desafios do agronegócio brasileiro. Cinco empresas foram agrupadas nessa estrutura, possibilitando um esforço conjunto para o entendimento da complexidade atual do setor e antecipar o futuro.

O time de 57 profissionais, que possui vasto conhecimento do agronegócio brasileiro e mundial, auxilia o setor a definir diretrizes para os próximos 20 anos, a partir da integração de conhecimentos e de uma base de dados ampla, sólida e dinâmica, sempre incluindo as questões de sustentabilidade, escala, diferentes arranjos produtivos e mudanças no perfil do produtor agrícola. Mais informações www.plataformaagro.com.br

CNN  JÁ SE PREPARA PARA A COPA DO MUNDO

Há pouco menos de um ano para a Copa do Mundo, a CNN International novamente volta suas atenções aos preparativos do Brasil para sediar a competição. Além da preocupação quanto à entrega dos estádios, a reportagem do canal READY TO PLAY, no ar esta sexta-feira, às 12h30*, observa com especial atenção as obras de infraestrutura no país. 

No Rio de Janeiro, o âncora esportivo Pedro Pinto e o produtor Harry Reekie se propõem um desafio: de olho no tempo, eles visitam os principais pontos turísticos da cidade, usando sempre que possível a rede pública de transporte. A ideia é testar a circulação urbana na capital carioca, que deve ser invadida por milhares de turistas durante o evento, e verificar o que precisa ser feito para facilitar e acelerar o deslocamento. 

Desafio à parte, Pinto também conduz os telespectadores por um tour pelo Maracanã após as reformas que modernizaram um dos maiores templos do futebol e palco da grande final entre Brasil e Uruguai no mundial de 1950. Correspondente da CNN International, Paula Newton apresenta o interior de outra sede da Copa. Ela visita a Arena Amazônia, um estádio ecologicamente correto construído às sombras da Floresta Amazônica. 

A reportagem ainda registra a experiência de assistir a uma partida de futebol no país. Através dos olhos de um jovem fã do esporte, e no meio da torcida brasileira, a equipe do canal mostra como torcer pode se algo tão ativo quanto jogar.     

READY TO PLAY vai ao ar na CNN International nesta sexta-feira, às 12h30*, com reprises nos seguintes horários: 

Sábado (27/07) - 10h* e 17h30* 

Domingo (28/07) - 6h30* e 00h30*

Terça-feira (30/07) - 6h30* e 13h30* 

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio. 

O portfólio de notícias e serviços de informações da CNN está disponível em cinco idiomas diferentes através de todas as principais plataformas de TV, internet e mobile alcançando mais de 375 milhões de domicílios ao redor do mundo. A CNN International, premiada como "Canal de Notícias do Ano" pela Royal Television Society, em março de 2013, é o canal de notícias internacional número um de acordo com todas as maiores mídias da Europa/Oriente Médio e África, Ásia/Pacífico e América Latina. O canal digital da CNN é consistentemente um dos principais em notícias e atual destino para temas de negócios na web. CNN tem 45 escritórios editoriais mundiais e mais de 1,100 afiliados ao redor do mundo através do CNN Newsource. CNN International é parte da Turner Broadcasting System, Inc., uma companhia Time Warner.

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE A LOJA VIRTUAL E O SISTEMA ERP

O Ministério Público do Rio de Janeiro obteve liminar essa semana que determina a suspensão das vendas pela internet da rede de varejo Ricardo Eletro até que a empresa entregue os produtos que já foram vendidos e estão atrasados. A decisão, obtida em ação civil pública, fixa multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento e estabelece ainda que a empresa fixe um prazo para as entregas e o cumpra. A promotoria requer também que a empresa seja condenada a indenizar os consumidores pelos danos morais e materiais causados.

O caso nos remete às diferenças entre as lojas físicas e virtuais. Há estudos que mostram que no mundo da loja física um cliente insatisfeito faz campanha negativa para pelo menos dez pessoas. Imagine então qual seria o tamanho da campanha negativa no mundo da loja virtual, onde os clientes contam com a facilidade das redes sociais? Creio que seja possível até arruinar um negócio de um dia para outro. Basta uma falha em qualquer uma das etapas da operação para gerar uma insatisfação que poderá dar origem a uma divulgação negativa da empresa e afastamento de clientes em uma escala gigantesca.

Para evitar esse tipo de transtorno, é indispensável integrar e controlar todos os processos operacionais em um sistema de gestão empresarial, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) com a função de gerenciar e integrar as informações geradas em todos os departamentos da empresa.

A integração do e-commerce com ERP permite que uma venda realizada na loja virtual gere pedido de venda que encadeia a separação do produto, baixa o estoque, verifica o nível de estoque mínimo, emite uma solicitação de compra do produto, alimenta o sistema financeiro para controlar os pagamentos e recebimentos, alimenta a contabilidade e gere os balancetes para apuração de resultados. Tudo isso automaticamente.

Analisando somente o processo operacional de uma empresa de e-commerce como se fosse uma empresa comercial que compra, armazena e vende o produto, a diferença entre esta e a loja tradicional é que o cliente não vai até lá, compra e sai com o produto embaixo dos seus braços. Pensando desta forma, uma loja virtual é mais complicada do que uma loja física. E se não tiver o produto em estoque para entregar? Mesmo que tenha em estoque precisa separar o produto certo na quantidade adequada, entregar no endereço correto, no dia e na hora combinada.

É óbvio que existem algumas vantagens em comparação com a loja física, como aluguel, despesas com pessoal, estoque centralizado em um depósito ou CD, rapidez e facilidade de promover atualizações e promoções, área de atuação geográfica maior, etc. Deste ponto em diante as necessidades de uma gestão administrativa e financeira passam a ser iguais para ambas as modalidades de operações.

Assim como uma loja de comércio tradicional, depois de concluída a venda terá que se emitir a nota fiscal, separar o produto, enviá-lo, controlar os estoques, repor as mercadorias na hora e na quantidade certa, equilibrar a receita com a despesa, controlar o fluxo de caixa e bancos. Mas há ainda muita coisa a fazer para que uma loja virtual funcione perfeitamente. Armazenar as informações de clientes, manter atualizado os dados cadastrais para enviar mailing de promoções, programa de pontuações, cartão fidelidade, controlar o processo de compras, obrigações fiscais e impostos.

Uma loja virtual isolada é apenas uma plataforma tecnológica que permite fazer as vendas online. Para quem está entrando ou pensando em entrar neste universo, o planejamento sobre como integrar a loja virtual com ERP é tão importante quanto o produto que pretende vender no e-commerce.

Se for o caso como de algumas empresas que já possuem uma loja física, o problema pode se tornar ainda mais complexo. Teria que disponibilizar o mesmo produto em ambos os canais de venda com as mesmas condições comerciais e quando fosse vendido, seria necessário fazer a baixa e mostrar a nova disponibilidade de estoque no e-commerce em tempo real, para não causar erros e gerar a reclamação de clientes. Sem um sistema ERP isso seria no mínimo enlouquecedor.

Ingressar no mercado de vendas online está se tornando cada vez mais interessante em função de custos operacionais mais baixos em relação a lojas físicas. Porém, vender uma grande quantidade de produtos por si só não garante que o negócio seja lucrativo. Para garantir a continuidade dos negócios é necessário conquistar e fidelizar os clientes.

Sem controle e planejamento não há como assegurar a satisfação dos clientes por causa de atraso ou erro na entrega, gerando custos com o retrabalho, perda de clientes e consequente perda de competitividade e lucratividade. Existem muitas oportunidades no mercado do e-commerce, porém sem estar devidamente preparado significa grande chance de fracassar no empreendimento. Não corra o risco de passar pelo que a Ricardo Eletro está passando. (Artigo encaminhado por Orlando Oda, administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode).

CONGRESSO DE RÁDIO E TV

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – Acaert divulga a programação oficial do 15º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a entidade promove de 07 a 09/08 de agosto, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

Presenças confirmadas dos jornalistas Fábio Pannunzio (BAND), Roberto Cabrini (SBT), Heródoto Barbeiro (RIC) e Tiago Leifert (Rede Globo). Participação especial da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – Abert, Ministério das Comunicações – Minicom e da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Destaque também para as palestras do governador Raimundo Colombo e de Dado Schneider.

Paralelo ao evento, será realizada a Feira de Produtos e Serviços da Radiodifusão. Na programação, destaque para a cerimônia de entrega do Prêmio Acaert de Rádio e Televisão, quando serão conhecidos os vencedores nas categorias acadêmicos, agências de propaganda, profissionais de rádio e televisão.(Promoview)

 

SÉRIA INÉDITA DE MOEBIUS CHEGA AO BRASIL

 

Após 30 anos de sua publicação original na França, finalmente é lançada no Brasil a série 'O Mundo de Edena', que revela o lado mais onírico e complexo de um dos maiores quadrinistas mundiais, o genial Moebius.

 A Editora Nemo lança o primeiro volume de uma nova e fantástica série, inteiramente inédita no Brasil, após exatos 30 anos de sua publicação original na França: O Mundo de Edena: Na Estrela. Aventura, mistério, misticismo e ficção científica se reúnem nesta HQ de descobertas e iniciação, com o traço fino e as cores luminosas de um dos maiores gênios dos quadrinhos mundiais, Moebius, pseudônimo do francês Jean Giraud.

Neste primeiro volume de uma série de seis, os fãs do consagrado quadrinista vão se surpreender com uma saga simbólica e enigmática, mais poética do que profética, que reconstrói os mitos bíblicos do Gênesis, com suas histórias sobre o Jardim do Éden, Adão e Eva. Moebius expõe, através da linguagem dos quadrinhos, situações íntimas e pessoais, em que reinventa seu estilo de desenhar num modo mais despojado e puro. “Toda verdadeira representação da anatomia, da matéria e da forma só podem se exprimir através de linhas simples”, justifica o autor.

A concepção da série nasceu de uma encomenda para um portfólio da marca de automóveis francesa Citroën, que queria fugir dos tradicionais brindes de fim de ano e suas fotos de paisagens. Foi dessa origem por encomenda que surgiu, natural e repentinamente (Moebius chegou a desenhar quatro páginas em um único dia), O Mundo de Edena, que acabou tomando a forma de uma odisseia fantástica e grandiosa.

“Tinha vontade de fazer uma história que me pusesse em contato com o mundo dos robôs, dos mecânicos, das pessoas que mexem com máquinas”, explica Moebius, que deixou claro querer transcender a dimensão documental e meramente realista. Ele queria uma história mágica. E alcançou isso de um modo majestoso.

Como numa espécie de diário íntimo codificado, a primeira história, Consertos, apresenta os dois protagonistas da saga, Stel e Atan, espaçonautas reparadores de naves espaciais. Ao consertar o “Mestre dos Caminhos”, Stel descobre que a falha da máquina é decorrente de uma falta de manutenção psíquica: o drama de um menino que teve seu submarino quebrado.

O leitor vai encontrar, como o próprio autor explica, “o símbolo da exploração do inconsciente”, pois o submarino existiu de verdade em sua infância. Ele o ganhou de presente de seus pais num Natal. Mas o brinquedo desapareceu, após um descuido durante uma brincadeira com seus colegas.

Ao final, este primeiro volume, O Mundo de Edena: Na Estrela, se apresenta como uma obra aberta, em que cada leitor faz suas próprias projeções, que encontrarão ou não ressonância e paralelo no segundo volume da série, O Mundo de Edena: Os Jardins de Edena, que a Nemo lançará ainda este ano.

A série O Mundo de Edena vem se juntar a outros volumes com obras de Moebius já publicados pela Nemo na Coleção MoebiusArzachAbsoluten Calfeutrail & Outras HistóriasO homem é bom?As Férias do MajorA Garagem HerméticaO Homem do Ciguri e Crônicas Metálicas, uma fantástica coleção que se concluirá em julho com o lançamento de Caos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário