A Internet é uma ferramenta imprescindível para a
sociedade atual. Diante deste cenário, o próprio desenvolvimento tecnológico e
a indispensabilidade da Internet acarretam uma integração global nos diversos
níveis, seja este econômico, cultural, comercial, político e social. Sendo a
Internet um meio que facilita a rápida propagação, não poderia ser diferente
para os autores de obras intelectuais fazerem uso desse ambiente para também
divulgarem suas obras.
Ocorre que, na contramão dos fatos, todo esse
desenvolvimento tecnológico tem agravado o uso indevido de conteúdo das obras
literárias no meio eletrônico e, consequentemente, pode-se dá uma ideia da
banalização do direito do autor. Ou seja, a proteção dada ao autor e sua à obra
valeria somente no chamado mundo “real”.
A priori, os direitos do autor têm uma tutela
jurídica específica para a relação entre o autor e a sua obra intelectual, cuja
proteção se dá sob o aspecto moral e patrimonial e, ainda, respalda outros
direitos que lhes são conexos. Em resumo, os direitos morais são de caráter
pessoal o autor, os quais permitem a ele, por exemplo, o direito de reivindicar
a autoria e a integridade da sua obra, enquanto que os direitos patrimoniais se
referem ao benefício econômico que advém da utilização da obra intelectual. Já
os direitos conexos aos direitos autorais são aqueles destinados aos artistas,
intérpretes ou executantes da obra intelectual do autor. Exemplo, um intérprete
de uma música de Tom Jobim também usufrui de uma proteção legal sobre a
interpretação que foi feita por ele.
A Lei dos Direitos Autorais, nº. 9.610/1998, visa
proteger os direitos do autor e a sua obra independentemente do meio, seja ele
virtual ou não. Assim, o meio eletrônico, no caso em análise a internet,também
está contida na esfera de alcance da lei, devendo a obra intelectual ser
amparada juridicamente e, para tanto, a sua utilização por terceiros deve ser
feita com autorização expressa e clara do autor da obra.Caso contrário, resta
evidente a violação do direito do autor.
A prova da violação do direito cabe ao autor da
obra, pois essa é a regra geral. Logo, se o autor da obra intelectual tem o seu
direito violado deverá comprovar a existência deste fato, utilizando-se
dos meios de provas admitidos em lei, seja através de depoimento de
testemunhas, perícia, prova documental ou qualquer outra forma admitida desde
que esta não viole os princípios morais e éticos.
Todavia, o grande desafio das regras de Direito
está na dimensão do espaço virtual, uma vez que sem limites geográficos, a
utilização indevida de obras no meio virtual, sem a autorização expressa do
autor, se torna alvo fácil. O uso indevido das obras é feito de diversas
maneiras, seja através do armazenamento, da distribuição, da disponibilização e
do compartilhamento em nuvem, ou até mesmo através de suportes como CD e pen
drive.
Não é o caso de dizer que inexistem leis que coíbem
a prática da violação dos direitos do autor, mas o que falta é uma maior
efetividade e mecanismos de controle/ fiscalização, a fim de facilitar uma
investigação e atribuir o autor da infração à responsabilização civil e
criminal e a consequente reparação dos danos. Além disso, importante repisar
que, muitas vezes, o próprio autor da obra ignora que seu direito está sendo
violado, em virtude do inalcançável mundo cibernético.
Ainda que a obra do autor esteja registrada nos
órgãos competentes, nada impede que ela seja indevidamente utilizada. Há a
proteção legal, mas a problemática está na efetividade da lei, no sentido de
que não há ainda mecanismos apropriados para uma proteção efetiva que a lei se
propõe a fazer. E existe ainda um outro fator importante que é a falta de
estrutura do Estado na apuração de crimes virtuais.
Sob o aspecto da responsabilização no âmbito civil,
fica a critério dos Tribunais mensurar o dano sofrido pelo autor e determinar
um montante indenizatório, como forma de reparar o dano por ter tido seu
direito de autor violado.
Algumas medidas já estão sendo tomadas, mas de
maneira muito incipiente. O Marco Civil da Internet é uma das tentativas
legislativas para regulamentar melhor a questão da identificação dos violadores
virtuais através da guarda dos logs. A Lei 12.737/2012, também conhecida como a
Lei Carolina Dieckmann, torna algumas condutas criminosas, mas ainda guarda a
mesma problemática da efetividade da lei.
Não se espera que as leis acompanhem no mesmo ritmo
as mudanças tecnológicas, pois pensar assim é no mínimo ilusório. Mas é
devidamente apropriado pensar em obter mecanismos que proporcionem maior
efetividade às leis já existentes, que somado ao trabalho dos Tribunais, já
poderíamos contar com um aparato mínimo de regulação das obras intelectuais no
meio eletrônico.(Por
Francesca Corrêa, advogada
especialista em Direito Eletrônico e sócia Construtivo.com, empresa de
fornecimento de solução para gestão e processos de ponta a ponta para o mercado
de engenharia, com oferta 100% na nuvem e na modalidade de serviço (SaaS), no
Adnews).
REABILITAÇÃO
CRIA NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
A Reabilitação - 11ª Feira
Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para
Reabilitação, Prevenção e Inclusão, acontece de 31 agra a 02 de agosto , no
Palácio das Convenções do Anhembi, em São
Paulo.
O evento cria
novas oportunidades de negócios, intercâmbio de experiências e disseminação de
conhecimento entre empresas, instituições e profissionais de saúde de todo o
País e do Exterior dedicados à prevenção, atendimento, reabilitação e inclusão
de pessoas com deficiência.
A feira
de negócios acontece em paralelo com o fórum de discussão. O objetivo é ampliar o olhar da indústria e da sociedade
sobre a realidade dos mais de 45 milhões de brasileiros e um bilhão de
pessoas no mundo que têm algum tipo de deficiência e que enfrentam dificuldades
de acesso à saúde, ao trabalho, a atividades culturais e sociais.
A proposta da feira Reabilitação é mostrar para
a indústria as oportunidades de atuação neste nicho e oferecer troca de
experiências para os profissionais, com foco na funcionalidade,
qualidade, design, resistência e custo dos produtos disponíveis no
mercado.
A médica e
empresária Waleska
Santos, presidente da Reabilitação, destaca que o
evento propicia um entrosamento entre a indústria fornecedora e profissionais
da área da saúde, bem como com aqueles que necessitam de equipamentos.
“A feira
funciona como um ‘laboratório’ para troca de experiências e desenvolvimento de
novas ações. Há um grande nicho de mercado a ser trabalhado nesta área”,
declara Waleska.
Na edição
de 2012, a feira reuniu cerca de cinco mil visitantes
profissionais e empresários da área da saúde, além de lideranças políticas.
Mais de 100 empresas nacionais e internacionais apresentaram seus produtos,
equipamentos e serviços.
“A Reabilitação
trouxe mais projeção e visibilidade para um segmento com enorme potencial de
expansão no País e que necessita de maior atenção por parte dos governos e
também do setor privado”, declarou Waleska Santos.
Reabilitação Feira e Fórum é uma iniciativa da
Hospitalares Feiras e Congressos (empresa privada organizadora da Hospitalar, maior feira
de saúde das Américas) com o apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com
Deficiência do Estado de São Paulo.Para saber mais informações sobre o evento
acesse o site oficial. (Promoiview)
CIDADES
PAULISTAS MAIS PROMISSORAS PARA FRANQUIAS
A RIZZO FRANCHISE – maior empresa de pesquisas do setor de Franchising da América Latina – acaba de divulgar o ranking das cidades do interior paulista mais promissoras para instalar uma franquia. O estudo, que faz parte da pesquisa: “100 melhores mercados para franquias no Brasil” aponta 32 cidades paulistas com maior potencial para franquias. São elas:
1º lugar: São Paulo |
17º lugar: Franca |
2º lugar: Campinas |
18º lugar: Taubaté |
3º lugar: Santo André |
19º lugar: Diadema |
4º lugar: Guarulhos |
20º lugar: Mauá |
5º lugar: São Bernardo do Campo |
21º lugar: Carapicuíba |
6º lugar: Santos |
22º lugar: Limeira |
7º lugar: Ribeirão Preto |
23º lugar: São Carlos |
8º lugar: Osasco |
24º lugar: Barueri |
9º lugar: São José dos Campos |
25º lugar: Americana |
10º lugar: Sorocaba |
26º lugar: Presidente Prudente |
11º lugar: Jundiaí |
27º lugar: Rio Claro |
12º lugar: São José do Rio Preto |
28º lugar: Guarujá |
13º lugar: Piracicaba |
29º lugar: Marília |
14º lugar: Bauru |
30º lugar: Araraquara |
15º lugar: Mogi das Cruzes |
31º lugar: Araçatuba |
16º lugar: São Vicente |
32º lugar: Sumaré |
O grande crescimento do Franchising no interior do Estado de São Paulo, que hoje conta com 485 franqueadores e um faturamento total R$ 50,7 bilhões em 2012, tem feito com que muitas franqueadoras coloquem as cidades do Interior de São Paulo como prioridades para expansão este ano.
O grande crescimento do Franchising nesta região, tem feito com que muitas franqueadoras coloquem as cidades do Interior de São Paulo como prioridades para expansão neste segundo semestre. São elas:
TEVE QUEM NÃO GOSTOU DO PAPA
A chegada do Papa ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), não foi vista com bons olhos por alguns usuários do Facebook e do Twitter.
Entre 4 e 21 de julho, a A2 Comunicação, em
parceria com o Scup,
monitorou o que foi dito sobre a chegada do líder religioso ao Brasil no
Twitter e Facebook. Ao todo, foram coletados 94.341 itens, dos quais 10% foram
classificados como positivos, negativos ou neutros.
Entre os posts analisados, 7,9% continham mensagens positivas sobre a
visita, enquanto 19,3% se mostravam contrários, impulsionados principalmente
por notícias de gastos do dinheiro público com o evento. 72% dos itens
analisados traziam mensagens consideradas “neutras” ou apenas repercutiam
notícias da imprensa sobre a visita. (Redação Adnews)
AS DISCUSSÕES SOBRE
POLÍICA NO TWITTER
A
proporção de tweets sobre política no Brasil mais que triplicou entre março e
junho deste ano. Responsável por 7% das discussões no Twitter (contra 2% no
primeiro trimestre), o tema foi impulsionado especialmente pelas manifestações
populares nas ruas e também pela MP dos Portos. As informações são do estudo
“Trending Topics Brasil”, realizado pela E.life, que analisou os assuntos mais
comentados pelos usuários do microblog no país durante o segundo trimestre
deste ano.
Publicações
sobre eventos esportivos também tiveram aumento expressivo no período – pularam
de 10% para 19%. Além da disputa da Copa das Confederações, a reabertura do
Maracanã, a “adiantada” de Rogério Ceni nas cobranças de pênaltis contra o
Corinthians e as finais da NBA geraram grande buzz na rede.
Já o
clube espanhol Barcelona motivou o segundo maior número de comentários de
brasileiros sobre esporte no Twitter. A surpreendente eliminação para o Bayern
de Munique na Liga dos Campeões e a contratação de Neymar foram os grandes
responsáveis.
De acordo
com o estudo, a televisão continua como o grande propulsor de debates entre os
usuários do microblog no Brasil. Embora a categoria figure atrás de “música”
(26% e 31%, respectivamente), a análise mostra que os comentários musicais, em
sua maioria, são movidos pelas aparições dos artistas em programas televisivos.
Realizado
trimestralmente pela E.life, o estudo “Trending Topics Brasil” é produzido por
meio do Buzzmonitor, software criado pela empresa capaz de analisar o buzz nas
redes sociais. A cada 2 horas, a E.life monitora quais são os Trending Topics
do Twitter no Brasil para compreender os temas que mais engajam os brasileiros.
Os posts coletados foram divididos em nove categorias: Música (31%), Televisão
(26%), Esporte (19%), Política (7%), Notícias (5%), Cinema (4%), Datas
Comemorativas (3%), Eventos (3%), e Internet e Tecnologia (3%). (Adnews)
AS 100
MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL
Todas as marcas desejam ser reconhecidas, tanto
pelo consumidor final como pelo próprio universo corporativo. Todos os valores
intangíveis que compõe uma empresa são também aqueles materializam o seu valor
de mercado. Quer saber quais são as marcas mais valiosas do Brasil? A Brand
Finance Brasil divulgou o ranking do ano de 2013.
A lista é liderada pelo segmento bancário, que
possui forte presença entre as Top 10 seguido pelo setor de Telecomunicação. O
setor de eletricidade foi o mais afetado no ranking, sobretudo devido ao futuro
impacto nas receitas causado pela mudança estabelecida pelo governo no ano
passado, essa é a avaliação da Brand Finance.
O diretor de novos negócios da Brand Finance
América do Sul Pedro Tavares comenta que “neste momento, o Brasil está em
alerta para o risco de uma desaceleração e contenção do crescimento da
economia, sendo prioritário a adoção de políticas que não abandonem a
sustentabilidade, e apoiem a recuperação da demanda econômica e do crescimento
no médio prazo.”
Segundo Flavio Andrade, analista da Brand Finance
Brasil em Londres, embora as marcas brasileiras possuam forte presença na
América do Sul, a maior parte delas ainda são dependentes do mercado local e
acabam sentido o efeito no curto prazo quando a economia se encontra em ritmo
moderado. Para evitar este tipo de risco, é necessário haver um aumento no
investimento de novos planos estratégicos para expandir a marca fora do país no
intuito de mitigar riscos ligados a cenários instáveis.
O estudo é produzido com base em um levantamento
financeiro sobre as empresas e em questionários com clientes e especialistas em
medir a força de marcas. O método usado é o do Royalty Relief, amplamente usado
no mundo e reconhecido por autoridades legais, tributárias, financeiras, entre
outras.
Confira o ranking:
Rank 2013
|
Marca
|
Setor
|
Valor da Marca 2013 (USD m)
|
Classificação da Marca 2013
|
1
|
Bradesco
|
Bancos
|
13.610
|
AAA-
|
2
|
Itaú
|
Bancos
|
12.442
|
AA+
|
3
|
Banco do Brasil
|
Bancos
|
9.883
|
AAA-
|
4
|
Petrobras
|
Oléo&Gás
|
7.015
|
AAA-
|
5
|
Caixa
|
Bancos
|
6.349
|
AA-
|
6
|
Pão de Açúcar
|
Alimentos
|
4.328
|
AA
|
7
|
Vivo
|
Telecomunicações
|
3.386
|
AA-
|
8
|
Vale
|
Ferro/Aço
|
3.381
|
AA+
|
9
|
Oi
|
Telecomunicações
|
3.232
|
AA
|
10
|
Gerdau
|
Ferro/Aço
|
2,349
|
AA-
|
11
|
Skol
|
Bebidas
|
2.240
|
AA
|
12
|
Sadia
|
Alimentos
|
2.085
|
AA
|
13
|
BNDES
|
ServiçosFinanceiros
|
2.057
|
A-
|
14
|
Casas Bahia
|
Varejo
|
1.934
|
AA
|
15
|
Natura
|
Cosméticos
|
1.849
|
AA+
|
16
|
Perdigão
|
Alimentos
|
1.815
|
AA-
|
17
|
Americanas
|
Varejo
|
1.593
|
A+
|
18
|
Brahma
|
Bebidas
|
1.533
|
AA+
|
19
|
Ipiranga
|
Químicos
|
1.462
|
A+
|
20
|
TAM
|
Linhasaéreas
|
1.450
|
AA
|
21
|
Embratel
|
Telecomunicações
|
1.405
|
A
|
22
|
Souza Cruz
|
Tabaco
|
1.358
|
AA
|
23
|
Unimed
|
Seguros
|
1.272
|
A-
|
24
|
Net
|
Mídia
|
1.145
|
A
|
25
|
Raizen(Cosan)
|
Alimentos
|
1.138
|
AA-
|
26
|
Embraer
|
Aeronáutico/Defesa
|
1.124
|
AA-
|
27
|
RedeGlobo
|
Mídia
|
1.086
|
A-
|
28
|
Schinchariol/Nova Skin
|
Bebidas
|
1.065
|
A-
|
29
|
Correios
|
ServiçosComerciais
|
1.058
|
A+
|
30
|
Magazine Luiza
|
Varejo
|
947
|
A
|
31
|
AES Eletropaulo
|
Elétrico
|
834
|
A-
|
32
|
Amil
|
Saúde
|
761
|
A+
|
33
|
Riachuelo
|
Vestuário
|
690
|
A
|
34
|
Eletrobras
|
Elétrico
|
662
|
A+
|
35
|
Submarino
|
Internet
|
634
|
A-
|
36
|
CSN
|
Ferro/Aço
|
614
|
A+
|
37
|
Cemig
|
Elétrico
|
606
|
AA
|
38
|
Braskem
|
Químicos
|
596
|
AA
|
39
|
Renner
|
Varejo
|
591
|
AA-
|
40
|
CPFL Energia
|
Elétrico
|
589
|
AA-
|
41
|
BTG Pactual
|
ServicosFinanceiros
|
571
|
AA
|
42
|
JBS
|
Alimentos
|
549
|
AA-
|
43
|
Casas Pernambucanas
|
Varejo
|
536
|
A+
|
44
|
Ponto Frio
|
Varejo
|
517
|
A
|
45
|
Cielo
|
ServiçosComerciais
|
506
|
A+
|
46
|
Redecard
|
ServiçosComerciais
|
499
|
AA-
|
47
|
Usiminas
|
Ferro/Aço
|
490
|
AA-
|
48
|
Gol
|
Linhasaéreas
|
479
|
AA-
|
49
|
Ultragaz
|
Utilidades
|
472
|
A-
|
50
|
Light
|
Elétrico
|
445
|
A
|
51
|
Banrisul
|
Bancos
|
442
|
A+
|
52
|
Suzano
|
Papel&Celulose
|
436
|
A
|
53
|
ALL
|
Logistica
|
415
|
A+
|
54
|
Sanasa
|
Utilidades
|
410
|
A-
|
55
|
RaiaDrogasil
|
Varejo
|
409
|
A
|
56
|
ElmaChips
|
Alimentos
|
403
|
A-
|
57
|
Minerva
|
Alimentos
|
403
|
A
|
58
|
Tractebel
|
Elétrico
|
391
|
AA-
|
59
|
Sabesp
|
Saneamento
|
391
|
AA-
|
60
|
Cyrela
|
Imóveis
|
360
|
AA-
|
61
|
Odebrecht
|
Engenharia&Construção
|
331
|
A-
|
62
|
Comgas
|
Gás
|
310
|
A
|
63
|
Banco do Nordeste
|
Bancos
|
308
|
A+
|
64
|
BM&F Bovespa
|
ServiçosFinanceiros
|
301
|
AA-
|
65
|
Marisa
|
Varejo
|
293
|
A
|
66
|
Positivo
|
Varejo
|
292
|
A
|
67
|
Fibria
|
Papel&Celulose
|
287
|
A-
|
68
|
Abril
|
ServiçosComerciais
|
285
|
A
|
69
|
Semp Toshiba
|
Eletrônicos
|
274
|
A-
|
70
|
Sao Martinho
|
Alimentos
|
267
|
A
|
71
|
Klabin
|
Papel&Celulose
|
265
|
A
|
72
|
PDG Realty
|
Imóveis
|
265
|
A+
|
73
|
Tecnisa
|
Construtoras
|
263
|
A-
|
74
|
Saraiva
|
Varejo
|
260
|
A-
|
75
|
Copel
|
Elétrico
|
254
|
AA-
|
76
|
Dasa
|
Saúde
|
240
|
A+
|
77
|
FertilizantesHeringer
|
Químicos
|
237
|
A
|
78
|
Havaianas
|
Vestuário
|
231
|
A-
|
79
|
Elektro
|
Elétrico
|
226
|
A
|
80
|
Duratex
|
Materiais de Construção
|
220
|
A+
|
81
|
BancoMercantil do Brasil
|
Bancos
|
219
|
A-
|
82
|
Totvs
|
Software
|
218
|
A
|
83
|
Marfrig
|
Alimentos
|
213
|
AA
|
84
|
Hering
|
Vestuário
|
204
|
A
|
85
|
MRV Engenharia
|
Construtoras
|
204
|
A+
|
86
|
PanAmericano
|
Bancos
|
202
|
A
|
87
|
Localiza
|
ServiçosComerciais
|
194
|
AA-
|
88
|
Tigre
|
Materiais de Construção
|
185
|
A-
|
89
|
AmplaEnergia
|
Elétrico
|
176
|
A
|
90
|
Gafisa
|
Imóveis
|
166
|
AA-
|
91
|
Arezzo
|
Varejo
|
151
|
A
|
92
|
CESP
|
Elétrico
|
150
|
A+
|
93
|
Estacio
|
ServiçosComerciais
|
146
|
A
|
94
|
Itautec
|
Eletrônicos
|
144
|
A-
|
95
|
Rossi Residencial
|
Construtoras
|
142
|
A+
|
96
|
CTEEP
|
Elétrico
|
141
|
A+
|
97
|
Multiplan
|
ServiçosComerciais
|
139
|
A
|
98
|
AnhangueraEducacional
|
ServiçosComerciais
|
138
|
A+
|
99
|
Bicbanco
|
Bancos
|
135
|
A+
|
100
|
Copasa
|
Saneamento
|
132
|
A+
|
Redação Adnews
FUNCIONÁRIOS
QUE ENVERGONHARAM MARCAS
Philip Kotler, considerado pelo Management Centre
Europe o maior dos especialistas na prática do marketing, costuma dizer que se
você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua
publicidade. Mas e quando a relação "empresa vs. funcionário" está
afetada, como isso irá se refletir no cliente final?
Atitudes como a de Ian Jett e Cameron Boggs, agora
ex-funcionários da rede Subway (veja a explicação abaixo), chocam a todos.
Marca, clientes, até mesmo quem não gosta dos sanduíches da rede se mostra
perplexo com tal ato.
Mauro Segura, diretor de Marketing da IBM Brasil,
defendeu em um artigo de seu blog, A Quinta Onda, que o compromisso
e a cumplicidade do funcionário com determinada empresa não termina quando ele
sai do trabalho no final do expediente. "Para todos os efeitos, mesmo fora
das paredes da empresa, ele continua sendo funcionário".
O Adnews relembra abaixo casos em que um
funcionário foi demitido, pois na visão da empresa, fez algo errado.
Veja o que aconteceu e como a companhia em questão
lidou com o assunto.
Subway
O que aconteceu?
Ian Jett e Cameron Boggs decidiram postar no
Instagram algumas peripércias que tinham aprontado durante o expediente no
Subway. Um deles postou uma foto colocando seu órgão sexual sobre o pão da
rede. Outra imagem dizia que ele havia congelado sua urina na geladeira da
empresa.
O que a empresa fez?
Disse, num comunicado, que tal conduta não era
digna dos "artistas do sanduíche" que trabalham na rede e que este
tipo de ação não é tolerada. A Subway demitiu os dois.
KFC
O que aconteceu?
Um estudante, que não teve o nome revelado, aparele
lambendo um purê de batata na cozinha do KFC.
O que a empresa fez?
Demitiu o autor da foto e o protagonista da imagem.
Fez outro treinamento para os funcionários.
"A investigação confirmou que as fotos foram
tiradas depois de o restaurante estar fechado e nenhum daqueles pratos foi
servido", disse um porta-voz da empresa à época.
Taco Bell
O que aconteceu?
Um funcionário da rede chamado Cameron Jankowski
publicou uma foto urinando num lanche.
O que a empresa fez?
O Taco Bell declarou à época que o rapaz seria
demitido. A empresa alegou ter achado a "brincadeira absolutamente
inaceitável" e iria solicitar a ajuda das autoridades locais para
prosseguir com as punições a Jankowski.
Domino's
O que aconteceu?
Este talvez seja o melhor caso da postura da
empresa. No vídeo, funcionários da rede aparecem cuspindo e atirando secreções
nasais em sanduíches da marca.
O que a empresa fez?
A Domino's modificou todo seu processo de confecção
dos alimentos e divulgou vídeos para mostrar a mudança aos internautas.
Obviamente, não relembrou o episódio dos funcionários mal educados que acabou
culminando na mudança, mas pediu desculpas, também via Youtube, pelo incidente.
Starbucks
O que aconteceu?
Este case é interessante, já que a grande maioria
dos internautas gostou do que o funcionário fez. Christopher Cristwell publicou
um vídeo cantando sobre sua rotina no Starbucks. A canção viralizou e recebeu
boa avaliação dos usuários do Youtube.
O que a empresa fez?
A Starbucks não achou graça e demitiu Cristwell.
Não adiantou o funcionário dizer que não havia feito o para os clientes, os
quais, declarou, amava profundamente. E também não foi para os gerentes, a quem
Cristopher respeitava. "Fiz para os meus colegas de café". (Redação Adnews)
APPLE
VENDEU 31 MILHÕES DE iPHONES EM TRÊS MESES!
A Apple divulgou esta semana seus resultados financeiros
referentes ao terceiro trimestre fiscal de 2013, encerrado em 30 de junho. O
lucro líquido da companhia de Cupertino foi de US$ 6,9 bilhões. O número é 22%
menor que o lucro de US$ 8,8 bilhões registrado no mesmo período do ano
passado. A empresa vendeu 31,2 milhões de iPhones no período, número recorde
para os três meses até junho. Foram 26 milhões no mesmo período do ano passado.
A receita
da companhia subiu levemente para US$ 35,3 bilhões, ante US$ 35 bilhões em
2012. A margem bruta da Apple recuou para 36,9%, em comparação com 42,8% há um
ano, enquanto as vendas internacionais representaram 57% da receita da
companhia.
Já as
vendas de iPads tiveram queda para 14,6 milhões, de 17 milhões há um ano, e as
vendas de Macs totalizaram 3,8 milhões, de 4 milhões no mesmo trimestre do ano
passado.
Para o
quarto trimestre fiscal de 2013, a Apple projeta receita entre US$ 34 bilhões e
US$ 37 bilhões.
ONDE VAI
PARAR A MTV?
A MTV conseguiu emplacar com muito sucesso o VMB no Brasil. O evento
sempre foi um sucesso nos Estados Unidos, mas também virou a principal
premiação da música brasileira. Entretanto, segundo os principais rumores de
imprensa especializada, a grande festa corre o risco de não acontecer em 2013,
como afirmou o jornalista Daniel Castro, em seu blog.
Tudo porque o Grupo Abril, dono das concessões, e a Viacom, dona da
marca MTV, ainda negociam um desfecho para o futuro da emissora no País. Como
já é de conhecimento público, embora tenha um contrato para o uso da marca até
2018, a Abril estuda devolver a emissora para a Viacom, que por sua vez, avalia
posicionar a MTV com um canal pago.
As negociações precisam andar mais depressa, já que normalmente o VMB
acontece em julho e até agora não há nenhuma divulgação ou promoção do evento
na mídia.
A premiação não está descartada, mas, de acordo com o blog, o que pode
ocorrer é uma versão mais econômica do VMB 2013, embora as cotas de patrocínio
e a casa de espetáculos já estejam fechadas. (Adnews,com informações da coluna de Daniel Castro)
NIELSEN
VAI MENSURAR VENDAS DE LIVROS
A Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o que o
consumidor assiste e compra, anuncia o início da medição de vendas do mercado
de livros no Brasil.
“Chegamos ao país com uma bagagem de quase 160 anos de experiência na
análise do segmento livreiro. Reconhecida no mundo todo e incorporando a
expertise dos criadores do ISBN ( International Standard Book Number),
a solução Bookscan já atua em 09 países, como Reino Unido, Estados Unidos,
Índia e Austrália e chega ao Brasil atendendo às necessidades específicas do
mercado nacional”, afirma Luiz Gaspar, Gerente da solução Bookscan na Nielsen
Brasil. International Standard Book Number
Diferencial brasileiro
Aliado ao conhecimento e tradição global, a solução Bookscan Brasil
conta também com a parceria do I-Supply, para o fornecimento das informações
bibliográficas, e com a experiência do consultor Gerson Ramos, profissional da
área há cerca de 30 anos, referência no segmento livreiro nacional.
No Brasil, primeiro país da América Latina a lançar a solução, a Nielsen
contará com o detalhamento de informações sob a óptica da classificação de gênero
em três níveis com mais de 130 subníveis.
“Os dados de Bookscan são fundamentais para um mercado carente de
informações qualificadas, como o brasileiro, e que atua com a consignação. Com
dados semanais provenientes diretamente do ‘balcão de vendas’, seja das
capitais ou das pequenas cidades do interior, esse cenário muda a visão da
indústria, uma vez que entenderemos o verdadeiro interesse do leitor”, explica
Gerson.
O lançamento da solução acontece em Agosto de 2013. (Redação Adnews)
A SOLUÇÃO
DOS SONHOS
Tenho lutado continuamente para me reinventar e reinventar o meu
negócio. Fiz um grupo de comunicação justamente porque tinha e tenho
consciência de que às vezes a melhor campanha de publicidade é um bom plano de
relações públicas. Ou um trabalho de marketing direto. Ou uma ação digital.
Em tese, todos concordam com isso. Mas colocar isso em prática é como
fazer dieta. Dificílimo.
Eu não corro duas horas por dia porque eu amo. Mas porque preciso disso
para ter pique e ter bom sono.
As pessoas ferem suas empresas brigando com o novo. E querendo ter
razão.
Eu não quero ter razão, eu quero ter sucesso. Cerco-me de mentes jovens
que sabem mexer, fazer e ver coisas que eu não sei. Mas também adoro gente de
cabelo branco.
Sou uma pessoa que adora falar. Mas eu também adoro ouvir. Não tenho
medo de voltar atrás, de desdizer e desfazer em segundos a bobagem que eu fiz.
É melhor aprender com os erros dos outros. Mas, se você errar, erre logo e
corrija mais rápido ainda.
Faço parte de uma equipe digital que tem produzido alguns dos trabalhos
mais "likados" do mundo digital do Brasil. Mas não adianta olhar só
para o novo em busca do novo. Velhos elementos funcionam muito bem em novos
tempos.
A roda e a alavanca não perderam sua utilidade séculos e séculos depois
de descobertas. Elas ainda oferecem muitas soluções para o mundo de hoje e o
mundo de amanhã.
Adoro criar para o rádio, um meio burramente desprezado por muitos hoje
em dia. E acabo de comprar de uma só vez mais de 500 páginas de anúncio para um
cliente porque mídia impressa é uma grande oportunidade, com uma grande
(relação com sua) audiência. Tem coisas que só existem no papel. Assim como tem
coisas que só existem na internet.
Estamos naquele momento Santiago de Compostela. Foco no essencial.
Escolha um cajado, leve o mínimo possível e, acima de tudo, cuidado para não
molhar os pés e não criar bolhas.
Se você me perguntar o que eu estou fazendo neste momento pela minha
empresa, eu respondo prontamente: controle de custos e muito exercício. Eles
não melhoram a realidade, mas a percepção.
No fim do dia, vou novamente à academia Bodytech me exercitar. Grandes
empreendedores que conheço fazem atividade física intensa, e hoje, para mim, é
fácil entendê-los. Ajuda a despertar, a dormir e a sonhar. E, quando a
realidade está difícil, o melhor caminho é sonhar.
Como disse lindamente o mestre Oscar Niemeyer: a linha reta não sonha.
Pois é o sonho do chinês que sustenta o desenvolvimento chinês. Sua
aspiração pessoal conectou-se de alguma forma à aspiração nacional. É o sonho
americano que inspira o sonho do americano. O Brasil ainda não sonha assim. No
futebol, talvez. É um caminho. Temos orgulho daquela camisa amarela. A força
que projetamos nela, sentimos em nós. Entramos em
campo para ganhar. Precisamos construir esse sonho grande e essa força para o país. O povo nas ruas caminha por isso e para isso.
campo para ganhar. Precisamos construir esse sonho grande e essa força para o país. O povo nas ruas caminha por isso e para isso.
A nova classe média não ia mesmo ficar parada. Ela sonha ascender mais e
prover mais para si, para seus filhos e para seus netos. Seu movimento é
impossível de ser detido e empurra o país.
Antes a brasileira tinha cinco filhos em média, e a maioria mal
frequentava a escola. Hoje ela tem em média menos de dois filhos, que estão na
escola e com probabilidade cada vez maior de chegar à universidade. Formarão uma
geração muito diferente e muito mais preparada do que os seus pais para exercer
e cobrar a cidadania econômica e social.
Por isso, e para isso, nós precisamos dar o próximo passo, superar as
próximas barreiras. Elas ficam cada vez maiores à medida que se avança. Mas nós
também crescemos.
Philippe Starck me disse certa vez que todas as vezes que ele tem um
problema para resolver ele dorme. Dormindo, ele se sente uma impressora de
ideias. Não é uma imagem genial?
Está difícil dormir? Vamos sonhar. (Por Nizan Guanaes, publicado originalmente na Folha de S. Paulo e
transcrito pelo Adnews).
IRREGULARIDADES NO SEITEC
O Tribunal de Contas de
Santa Catarina multou sete gestores do Estado, da área do turismo, cultura e
esporte e também da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande
Florianópolis, por irregularidades na transferência de recursos financeiros do
Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte (Seitec). O total
das multas chega a R$ 18 mil e os responsáveis têm o prazo de 30 dias, a partir
da data da publicação da decisão no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC,
prevista para o dia 2 de agosto, para a sua quitação (Ver quadro).
Além
das multas, o Pleno do Tribunal de Contas, em decisão aprovada no dia 3 de
julho, fez várias determinações que visam regularizar os procedimentos de
repasses financeiros dos fundos do turismo, da cultura e do esporte, além de
estabelecer o acompanhamento, por parte da Diretoria de Controle da
Administração Estadual (DCE), das futuras transferências de recursos.
A
auditoria realizada pela DCE na Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e
Esporte (SOL) teve por objetivo verificar, por amostragem, a regularidade das
transferências de recursos efetuadas no ano de 2010 pelos fundos do Seitec
(Funturismo, Funcultural e Fundesporte), a partir da análise dos processos de
aprovação de projetos que originaram os Contratos de Apoio Financeiro.
Dentre
as irregularidades apontadas pela equipe de auditores do TCE/SC, estão: a
aprovação de projetos sem análise fundamentada do mérito e menção dos critérios
adotados para julgamento dos mesmos; aprovação de projetos sem a manifestação
dos conselhos estaduais de Turismo, de Cultura e Esporte; celebração de
contratos com entidades que não comprovaram capacidade para execução de
projetos propostos; não homologação da documentação cadastral de proponentes de
projetos e suas condições estatutárias em relação a sua finalidade e os fundos
do Seitec; e a omissão, por parte da SDR da Grande Florianópolis, em
supervisionar as atribuições da consultoria jurídica que, por sua vez, deixou
de homologar a documentação cadastral dos proponentes.
O
relator do processo RLA 10/00511542, auditor Cleber Muniz Gavi Gavi, considera
que os achados da auditoria “são bastante graves, aptos a suscitar a atuação
punitiva desta Corte de Contas”, ao destacar que “a gravidade das restrições se
vislumbra na medida em que as evidências que as fundamentaram não foram
pontuais”. Além disso, destaca que o montante de recursos públicos inclusos na
amostragem da auditoria é significativo, girando em torno de R$ 9 milhões,
transferidos nos anos de 2009 e 2010 a apenas 12 entidades fiscalizadas. “Face à
atuação ineficiente dos órgãos responsáveis pela análise e projetos, não há
parâmetros para aferição do uso regular dos recursos públicos”, concluiu,
afirmando que “se não há provas de dano ao erário, tampouco há elementos para
afirmação peremptória do bom e regular uso do dinheiro público”.
Irregularidades
Segundo
Gavi, “a homologação do cadastro, como condição prévia para as entidades sem
fins lucrativos que solicitarem financiamentos de projetos, tem por objetivo
verificar se o proponente comprova a capacidade profissional, administrativa e
financeira para realizar os programas de governo e ações dos fundos da Cultura,
Turismo e Esporte”. Outra finalidade do cadastramento, citou o relator, é
verificar se a finalidade estatutária da entidade que recebe o recurso é
compatível com as funções de governo. Ao se constatar que não houve
homologação, por parte da SDR, do cadastro dos proponentes, fica demonstrado
que “não existiu análise da legitimidade do proponente para obtenção de
recursos perante o Seitec, no que diz respeito à finalidade estatutária
compatível com a área passível de aprovação pelo Fundo”, disse Gavi.
Com
relação à celebração de contrato de apoio financeiro com entidades que não
comprovaram capacidade de execução de projetos, o relatório dos técnicos da
DCE, destaca que “a maioria das entidades não possuía sede própria, ou seja,
uma estrutura física que atendesse aos objetivos da própria entidade, tampouco
recursos humanos, materiais e financeiros próprios”. A auditoria constatou
ainda que os recursos do governo são quase sempre a fonte exclusiva dos
projetos; que as entidades são criadas com a finalidade exclusiva de executarem
projetos no âmbito do Seitec; que a execução dos projetos é integralmente
terceirizada; e que muitas entidades são criadas para executarem os mesmos
projetos de outras entidades que foram impossibilitadas ou bloqueadas de
receberem recursos públicos.
O
relator do processo salienta que “a omissão dos setores competentes na análise
da capacidade do proponente em executar o projeto acarreta a responsabilidade
dos ordenadores primários (secretários de estado) que no presente caso
aprovaram e homologaram os projetos e, ao final, assinaram os contratos de
apoio financeiro sem observar as providências previstas na lei.” Segundo Gavi,
as secretarias de estado deveriam verificar a viabilidade de execução dos
projetos, a capacidade da entidade realizar aquilo a que se propôs, os recursos
humanos, materiais, técnicos e financeiros disponibilizados para a execução da
proposta, a exequibilidade dos prazos propostos e outros elementos
indispensáveis para a análise técnica de um projeto que busca financiamento
público.
Quadro: Gestores penalizados com multa
1. Valter José Gallina – ex-secretário de
Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.
Valor da multa: R$ 1.000,00.
Motivo: omissão no dever de supervisionar as
atribuições do Consultor Jurídico, que deixou de homologar a documentação
cadastral dos proponentes, analisando os documentos, informações e a condição
estatutária das entidades em relação a sua finalidade e os fundos do Seitec.
2. Aristides Niehues – presidente do
Conselho Estadual de Turismo em 2009.
Valor da multa: R$ 1.000,00
Motivo: aprovação de projetos sem análise
fundamentada do mérito e menção dos critérios para julgamento dos mesmos.
3. Hercílio Paraguassu Antunes de
Freitas – presidente do Conselho Estadual de Esportes em 2009.
Valor da multa: R$ 1.000,00
Motivo: aprovação de projetos sem análise
fundamentada do mérito e menção dos critérios para julgamento dos mesmos.
4. Edson Bush Machado – presidente do
Conselho Estadual de Cultura em 2010.
Valor da multa: R$ 1.000,00
Motivo aprovação de projetos sem análise
fundamentada do mérito e menção dos critérios para julgamento dos mesmos.
5. Gilmar Knaesel – ex-secretário de
Turismo, Cultura e Esporte.
Valor da multa: R$ 3.000,00
Motivo: aprovação de projetos sem a manifestação
dos conselhos estaduais de Turismo, de Cultura e Esporte, acerca do
julgamento quanto ao mérito dos projetos e demais aspectos requeridos
legalmente.
Valor da multa: R$ 4.000,00
Motivo: celebração de contratos com entidades que
não comprovaram capacidade para execução dos projetos propostos.
6. Valdir Rubens Walendowsky –
ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte.
Valor da multa: R$ 1.000,00
Motivo: aprovação de projetos sem a manifestação
dos conselhos estaduais de Turismo, de Cultura e Esporte, acerca do
julgamento quanto ao mérito dos projetos e demais aspectos requeridos
legalmente.
Valor da multa: R$ 4.000,00
Motivo: celebração de contratos com entidades que
não comprovaram capacidade para execução dos projetos propostos.
7. Guilberto Chaplin Saavedra –
ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte.
Valor da multa: R$ 2.000,00
Motivo: celebração de contratos com entidades que
não comprovaram capacidade para execução dos projetos propostos.
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