Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

LIBERDADE X PRIVACIDADE


 

(Dane Avanzi, Advogado e diretor superintendente do Instituto Avanzi, ONG de defesa dos direitos do Consumidor de Telecomunicações  no Portal da Propaganda) - A recente polêmica sobre a máquina de espionagem americana trouxe à tona a dimensão e o tamanho da operação de coleta de dados que sistematicamente os Estados Unidos da América, por meio de suas agências de inteligência e diversos softwares, vêm implementando ao longo de décadas. Estima-se que quase um milhão de pessoas trabalhem em atividades de espionagem cibernética só nos EUA, segundo informações da imprensa mundial.



A atividade de espionagem não é novidade na história humana. Em verdade, é tão antiga que se perde nas brumas das mais antigas civilizações. Entretanto, o que mais causa espanto no escândalo “Snodew” é que cidadãos comuns tinham (e tem) suas comunicações de e-mails e telefônicas, interceptadas – fato que viola o direito fundamental garantido pelo estado democrático de direito, a privacidade. O direito à privacidade está intimamente ligado a outro direito, o da liberdade, que é sem dúvida o mais importante de todos.

Assim sendo, desde a antiguidade o direito à liberdade sempre foi aviltado pela vida em sociedade – seja por regras sociais, religiosas, morais e econômicas, seja pela própria limitação da condição humana. Nesse contexto, historicamente, concluímos que aqui no Brasil nunca tivemos tanta liberdade de expressão e informação, conquista esta que deve ser preservada.

Mas, o que fazer quando esse direito é usurpado por um outro Estado, que não está sujeito às regras brasileiras? O direito internacional público, que regulamenta a relação entre Estados, possui tribunal para solucionar controvérsias decorrentes a esse tipo de violação. O fato é que a matéria da espionagem cibernética não está regulamentada e as provas para instrução de um processo vão além do depoimento de agentes dissidentes foragidos e matérias jornalísticas.

Penso que um efeito perverso da tecnologia da informação tenha sido a globalização da espionagem, posto que o mundo, cada dia mais está se tornando um reality show. Considerando que qualquer sistema de informação pode ser violado ou adulterado, onde termina o real e começa o virtual?




 

Falando de liberdade, até que ponto de fato somos livres? No caso brasileiro, que vive sob a égide de um governo democrático há quase 30 anos, período recente para a história, ainda somos acometidos pela “vertigem da liberdade”. Alguns de nós se perguntam: livres de quê? Ou ainda: livres para quê? Em qual medida efetivamente nosso povo tem consciência que quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade? Eis a questão.

O caso Snodew suscita o debate que a verdadeira liberdade do cidadão, em qualquer lugar do planeta, será sempre relativa. Num certo sentido a própria liberdade é uma ilusão. Também para o aborígene que vive em “liberdade selvagem”, pois pesa sobre ele a relatividade da liberdade decorrente da condição humana e suas limitações.

Penso que a humanidade está amadurecendo para essas e outras questões, cuja aparente tranquilidade pairava outrora. Em sendo a informação um bem intangível, paira sobre ela a subjetividade, considerando-se que um mesmo email ou conversa pode ser interpretado de diversas maneiras dependendo do agente.




Assim sendo, penso que a overdose de informações dos EUA, possa, num certo sentido, causar desinformação e um certo alienamento da realidade. Afinal de contas o que é realidade, posto que, quanto mais se julga conhecê-la mais iludido se está? Ao que parece, se perderam no próprio labirinto que criaram.




Enquanto isso, a nós cidadãos comuns, compete gozarmos a única liberdade que desde sempre nos é facultada e dificilmente será revogada. A liberdade do pensamento! Nos deliciemos com ela, silenciosamente, posto que há câmeras, microfones e ouvidos por todos os lados.



Parafraseando Victor Hugo, novelista e ativista pelos direitos humanos francês: “Tenha coragem para as grandes adversidades da vida e paciência para as pequenas, e quando tiver cumprido laboriosamente sua tarefa diária vá dormir em paz. Deus está acordado.”



REDES SOCIAIS: QUANTO MAIS FÃS MELHOR?

 

Além da típica concorrência por market share, ultimamente as empresas tem entrado numa outra disputa: a do número de fãs nas páginas de redes sociais. Mas, afinal, ter um número alto de fãs e seguidores é reflexo do sucesso da sua empresa? E, se sim, isso garante um bom resultado de marketing? A resposta para estas perguntas é não. E, por um motivo muito simples: hoje é possível comprar seguidores.

 

A compra de fãs, amplamente divulgada com diversos "pacotes", além de expressar um número vazio, trata de uma questão mais grave, ilegal: o roubo de senhas. Quem nunca viu posts como "veja quem visitou seu perfil"? Pois é, ao clicar nesse tipo de link, o usuário está caindo em uma das artimanhas para capturar fãs sem sua permissão. Se não bastasse o fato de ser ilegal, os pacotes oferecidos para aumentar os "likes" trazem outra desvantagem: de uma hora para outra, quando o "contrato" termina, o número despenca, obrigando o dono da fan page a renovar o pacote ou comprar outro.

 

Para distinguir uma página bem trabalhada de outra cujo sucesso é apenas aparente, além de posts frequentes e bem construídos visualmente, é preciso analisar a interatividade, objetivo único quando o assunto é mídia social. Não é bem sucedida a página cujo número de "curtidas" ou "comentários" é inexistente ou beira o zero, típico de quem tem uma fan page com fãs comprados. Portanto, daqui surge uma nova dúvida: como estimular a interatividade e o interesse pela página da sua empresa?

 

O primeiro passo é ter a interatividade como foco. Muitos empresários, ainda impregnados com as mídias ditas tradicionais (impressa, TV e rádio), decidem apenas por fazer a marca "aparecer", sem realmente desejar criar um vínculo duradouro e confiável com seu consumidor, abrindo, assim, o canal de comunicação para ele. Ouvir o consumidor agradecendo aos elogios não é, verdadeiramente, atender o cliente. 

 

A verdadeira interatividade inclui respeitar e responder as queixas de forma transparente, esclarecendo as dúvidas especialmente nas mídias sociais, pois são o único lugar para criar relacionamento com seu público alvo e conhecê-lo verdadeiramente. Além disso, o bom trabalho durante o atendimento a uma queixa será certamente viralizado, tornando a preocupação e eficácia de sua empresa um dos motivos para que futuros consumidores criem simpatia pelo seu produto.

 

Um funcionário ou uma agência especializada, dedicado a essa tarefa e comprometido com o objetivo de sua empresa é o segundo passo na construção de sua imagem nas mídias sociais. A partir daí, acompanhar e garantir que as divulgações de banner no Facebook (anúncio ou post patrocinado), por exemplo, seja feito de maneira a estimular a "curtida" e não para "comprar" um fã, desta forma fidelizando o possível consumidor. Um fã "comprado" certamente irá “descurtir” a página assim que perceber que foi vítima de compra, ao contrário do fã que espontaneamente decidiu acompanhar as postagens de uma marca.

 

Apesar de trabalhosa, a presença criativa e positiva de sua empresa nas mídias sociais é bastante simples: bom senso e interesse genuíno acabarão por refletirem o sucesso da sua marca. Tendo isso, o resto depende apenas de um bom planejamento estratégico de comunicação nessas redes. Vale a pena o esforço. (Artigo encaminhado por Acácia Lima, jornalista e fundadora da YellowA, agência especializada em mídias sociais no Adnews)

 

MKT DIGITAL EM DEBATE NO MEDIA PERFORMANCE DAY


 


O Media Performance Day é um evento de marketing digital focado em resultados. Não é feito de palestras inspiracionais ou apresentação de cases, mas explicando técnicas e dicas sobre como fazer, apurar resultados, calcular ROI e avaliar se aquela prática vale ou não, do ponto de vista financeiro, para a empresa.

O evento acontece no dia 03/08, no Espaço Apas, no Alto da Lapa, em São Paulo. Entre os palestrantes estão: Edney Souza, Cristiano Souza, Marco Gomes e André Ferracini (Promoview).

 


PROFISÕES EM ALTA PRECISAM DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS


A Revista Exame realizou um estudo com especialistas para saber quais as profissões mais cotadas no decorrer deste ano. Na lista das que permanecem em alta estão advogados, engenheiros, farmacêuticos, gerentes, analista de SEO, especialista na área de Mobile Marketing, profissional da área de Links Patrocinados e Gestor de mídias sociais, entre outras. Ao todo, a Exame contabilizou cerca de 30 profissões.

A gestora de Recursos Humanos (RH) Vianei Altafin disse que para os que ainda não escolheram qual carreira seguir, o mais importante é estar antenado com o que o mercado almeja, estar bem qualificado e fazer um Programa de Orientação Profissional para saber se o perfil se encaixa em alguma dessas áreas.

Ao analisar as profissões em alta, Vianei disse que pode não parecer, mais o mercado carece de muitos profissionais na área de Administração, Direito, RH, Engenheiros, entre outras. O mercado também está aquecido para pessoas com perfil de liderança e também para área Comercial. “É muito difícil encontrar profissionais gabaritados nas áreas de gestão de pessoas e de processos, bem como, gerentes de projetos, gerentes comerciais, engenheiros, por exemplo”, afirma Vianei.

Mas, o que é mão de obra qualificada? Segundo a gestora de RH, mão de obra qualificada é o colaborador que tem as qualidades ínfimas estabelecidas para exercer uma determinada função, seja ela qual for. “Essa falta ocorre por um motivo primário: a deficiência da educação em todo o país. Há um desencontro entre a escola e a profissão. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, o agravante nesse contexto é que metade dos trabalhadores brasileiros não completou nem o ensino fundamental’’, disse Vianei.

Recentemente o escritório Reis Advogados precisou de dois profissionais. Um na área de marketing e um advogado. “Não é fácil encontrar pessoas qualificadas e habilitadas que se enquadrem no perfil em que precisamos. Mesmo selecionando bem, o turnover é considerável. Só neste ano, duas pessoas do marketing saíram e tivemos de abrir novas vagas. Também sempre precisamos de advogados”, disse o advogado Marcus Reis.

A gestora de RH, Altafin, afirmou que o gargalo para que a demanda não se compatibilize com a oferta vai além das competências comportamentais. O que mais desponta é a falta de habilidade técnica e de poucos profissionais com formação acadêmica preparados.

“O que conta na hora de escolher os melhores é a bagagem e a expertise. Estes precisam ser mais valorizados, mais bem remunerados, pois com a falta deles no mercado de trabalho, se não forem reconhecidos, logo receberão propostas tentadoras. A remuneração deve estar relacionada à função, mas principalmente à experiência e responsabilidade no qual o cargo implica”, esclarece.

Por isso, Vianei conclui que não dá para escolher um curso pensando apenas no retorno financeiro rápido ou porque o estudante acha que seria uma profissão interessante. “É preciso ter aptidão, ter conhecimento do que faz um profissional que atua em determinada área de interesse e se esse trabalho trará satisfação ao longo da vida. Ter aptidão não tem associação com hobbies”, finaliza Vianei.

Lista completa das profissões reveladas na pesquisa:  Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Naval, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Eólico, Engenheiro de Produção, Gerente de Projetos voltados para o setor de óleo e gás, Advogados especializados no mercado de óleo e gás, Engenheiro de produto para o mercado automotivo, Engenheiros Civis, Diretor de obras para construção civil, Gerente e diretor de negócios para o setor de infraestrutura, Profissional de Pesquisa e desenvolvimento, Farmacêuticos especialistas no desenvolvimento de medicamentos, CTO - Chief Technical Officer, Analista de SEO, Especialista na área de Mobile Marketing, Profissional da área de Links Patrocinados, Gestor de mídias sociais, Gerente e diretor de negócios para setor de equipamentos médico hospitalares, Gerente Industrial, Gerente e diretor de RH,  Gerente de auditoria para seguradoras, Gerente de marketing e eventos, Advogado societário especializado em fusões e aquisições, Advogados especializados em Direito Societário, Advogado especialista na área tributária, Gerentes de planejamento tributário, Gerentes de projetos, Gerentes e diretores comerciais para empresas de bem de consumo e Profissionais para a área de controladoria e planejamento financeiro. (Fonte:Exame.com)

DIGITAL WEEK INTERNACIONAL

Atualmente o universo digital é uma realidade que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e empresas. Segundo dados do Ibope/media, o Brasil já conta com mais de 94 milhões de pessoas navegando na web (no mundo são mais de 2,5 bilhões), o que nos coloca em terceiro lugar no ranking de internautas e em segundo no número de acessos ao YouTube.

No Brasil são mais de 43 milhões de e-consumidores e foram vendidos mais de R$ 22 bilhões em 2012 e no mundo o faturamento foi superior a US$ 1 trilhão. A perspectiva de crescimento para este ano é de 25% no Brasil.

Outro aspecto fundamental são as mídias sociais. Atualmente, mais de 95% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais e o Brasil é o país que mais interage pelo Facebook. Esses dados refletem um cenário que não pode ser ignorado pelas empresas na busca de melhores resultados para os seus negócios nos meios digitais.

Nesse sentido, a ESPM entende a importância do debate permanente e da geração de conteúdo atualizado a respeito das práticas digitais. E, para tanto, criou o II Digital Week Internacional 2013, que acontecerá entre os dias 03 e 09 de agosto, no Campus Graduação ESPM (R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo).

Serão tratados temas como marketing estratégico, comportamento do novo consumidor, diferenciais de sucesso no e-commerce, desafios para o futuro do marketing, mobilidade, convergência digital, Big Data, Social Media e seu impacto nos negócios, entre muitos outros.

O evento terá duas parcerias da maior relevância: com o Fórum Ecommerce Brasil (Saraiva, Mercado Livre, Amazon, Privalia, Terra Ponto Frio, etc), que ocorrerá no dia 03 de agosto no espaço Expo Transamérica e a outra com o Black Friday Summit (TAM, Marisa, Reclame Aqui, Netshoes, Hering, Sony, etc), que ocorrerá no dia 08 de  agosto, na própria ESPM.

Além disso, acontecerão palestras com convidados nacionais e internacionais como Yul Smirnova (da CommerceBrain - São Francisco), Pinny Gniwish (da Sabi – Canadá), Léo Xavier (PontoMobi), Andiara Pertele (e.Bricks), Rodrigo Prates (Today), Renato Opice Blum (OpiceBlum Advogados), Leonardo Naressi (dp6), Edmardo Galli (Ignition One), Augusto Rocha (Responsys), Eduardo Ceretto (Google), João Carlos Pastore (Facebook), André Faure (Game House) entre outros, distribuídos em palestras nos dias 07, 08 e 09. (Promoview)

 


O QUE FALTA PARA O CRM CUMPRIR SUA PROMESSA?


(Por Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo) - Há cerca de vinte anos, em movimento que surgiu a partir da pressão das empresas de tecnologia, o acrônimo CRM (Customer Relationship Management) - gerenciamento do relacionamento com clientes - começou a aparecer como estratégia de gestão. Esta estratégia veio associada a uma consolidação de aplicativos cujos conceitos já existiam há algum tempo: automação do marketing, automação de vendas e automação de serviços.

Tal como na maioria das organizações, onde as áreas de marketing, vendas e serviços ainda são compartimentos de especialidade, os aplicativos, embora integrados, ainda são vistos como peças separadas de um mesmo quebra-cabeça.

É possível que, por este motivo, o CRM ainda não tenha tomado o seu lugar como estratégia de gestão e modelo de crescimento, e continue operado em áreas de especialidades, departamentos ou diretorias específicas, quando deveria permear toda cadeia de valor das empresas, desde o engajamento até a rentabilização da carteira de clientes.

Você, leitora ou leitor, deverá estar pensando: “Pronto! Lá vem outra série de nomes e definições para apresentar a mesma coisa!” Em parte, você tem razão. Existe uma tendência, quase sempre proveniente das empresas fornecedoras de tecnologia, de redefinir os termos para apresentar novas soluções ou produtos. E o que foi feito da antiga tecnologia, que você acabou (ou nem conseguiu ainda!) de colocar em produção?  É hora de parar para pensar antes de continuar investindo.

Mesmo correndo o risco da ousadia ou mesmo de ser considerado pretensioso, me atreveria a dizer que o CRM, tal como ele foi concebido, está com os dias contados. Não se trata de mudanças de versão - CRM 2.0 ou 3.0 - mas de um avanço nos conceitos, um passo além do relacionamento com clientes.

 Tal como uma estrela que se contrai, transforma em uma supernova e explode, o CRM se consolidou enquanto tecnologia e agora explode em uma série de competências integradas que agregam valor e trazem resultados tangíveis às empresas através de estratégias e processos de negócio construídos a partir delas.

A grande mudança refere-se a transformar processos de relacionamento. O ciclo de vida do cliente deixa de ser gerenciado por departamentos e passado de mão em mão através de ações de marketing, vendas e serviços, se tornando parte da estratégia de engajamento, crescimento e rentabilização das empresas.

Isso tudo leva a uma espiral onde se troca o simples conhecimento e geração de demanda pela admiração à marca. São processos que levam indivíduos, a partir de simples interações, à formação de comunidades que têm afinidade com a marca e, consequentemente, pelo que ela oferece. Apple, Starbucks e Google são ótimos exemplos da aplicação destas estratégias.

Uma vez engajadas, é necessário transformar a lealdade desta comunidade em receitas tangíveis. Surge o desafio da assertividade e eficácia na conversão. Empresas não crescem se não possuem estratégias de conversão (vendas) consistentes ou ainda se não são operadas de forma adequada. 

Finalmente, é preciso aplicar estratégias de rentabilização da base de clientes através de um pós-venda superior e estratégias de fidelização que transformam a lealdade à marca e as primeiras compras em um fluxo de receitas recorrentes, onde cada cliente ou comunidade é uma fonte de receita segura e previsível.

 É um movimento sem retorno, no qual, depois de décadas confinado a bunkers de especialistas, áreas específicas ou diretorias de marketing e vendas, o relacionamento com clientes se transforma definitivamente em estratégia de crescimento e rentabilização  das empresas. Só assim o CRM encontrará o seu lugar ao sol!

Sobre a SalesWays


A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão.

A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos Sales Cycle Manager e pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management).

FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL


A quarta edição do Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, de João Doria Jr., e pela Editora Referência, contará com a participação de grandes empresas nacionais e multinacionais.

 

Até o momento, mais de 40 marcas já firmaram parceria com o evento, que será realizado de 16 a 18/08 no Sofitel Jequitimar Guarujá (SP) e terá como tema central “Soluções e alternativas para a recuperação do mercado”.

Accenture e Nestlé são os patrocinadores do encontro.

 

Com cota de participação especial estão AlmapBBDO, Cine, CVC, Grupo RBS, NBS, Otima, Rede Record, Record News, SBT e Volkswagen. Com participação estão Canal Rural, Cinépolis, Google e Y&R. Os colaboradores são Art Services, Casa Cor, ESPM, Front 360 e Lew Lara e o apoio é da Arizona.

 

Como mídia partners estão América Economia, Editora Globo, Editora Três, Marketing Empresarial, O Estado de S. Paulo, rádio Alpha FM e rádio Jovem Pan. Os fornecedores oficiais são AmBev, Aventura Entretenimento, CDI Comunicação Corporativa, Decor Books, Eccaplan, Grupo Bem, Lua Nova, Mistral, PR Newswire, Roberto Riscala, Tok Take, UPS, Vifran e Vinci.(Promoview)

 

SOCIAL MEDIA E TV: COMO ANUNCIAR PARA GERAR ENGAJAMENTO?


Observando a intensa relação entre o Twitter e os programas televisivos, a dp6, empresa focada em inteligência e performance digital, resolveu estudar como a publicidade pode aproveitar melhor esse novo público, que assiste à TV com dispositivos móveis à mão.

 

Para isso, usou a Tribatics.TV, plataforma criada pela Zauber para medir a interação entre TV e as redes, e coletou os tweets referentes aos programas CQC e Pânico, da Band, durante duas semanas, analisando como as marcas patrocinadoras foram citadas.

 

A conclusão dos especialistas é a de que a forma como a marca é exposta nos programas televisivos possui grande influência no engajamento do público. Por exemplo, o merchandising, quando usado de forma contextualizada, incentiva os usuários a fazer mais comentários durante a transmissão do programa.

 

"Nosso objetivo foi ir além dos números e entender a forma como o público se engaja com os programas e com as marcas patrocinadoras. Concluímos que o contexto em que a marca é inserida é fundamental para gerar engajamento, e que as redes sociais trazem informações qualitativas valiosas para entendermos as características dessa audiência", explica Gabriel Ishida, analista da dp6.

 

Os programas foram escolhidos para análise devido à busca pelo engajamento de ambos. Tanto o CQC quanto o Pânico na TV incentivam seus telespectadores a usar hashtags e a seguir os programas nas redes sociais.

 

Entretanto, apenas o público do CQC costuma citar com frequência os patrocinadores, geralmente relacionando a marca ao humorista envolvido. Isso ocorre porque o CQC usa as performances dos humoristas para produzir os merchandisings, diferentemente do tradicional. Já no Pânico na TV, no qual não há o envolvimento dos humoristas, não aparecem citações sobre nenhum dos anunciantes no período analisado.

 

"O estudo mostra que atualmente é imprescindível às empresas olhar as redes sociais antes de elaborar a estratégia de marketing, mesmo que essa estratégia seja exclusivamente voltada à televisão. Isso porque os consumidores estão em todas as mídias ao mesmo tempo e a reputação da marca fica de qualquer maneira exposta a comentários, sejam positivos ou negativos.

 

Então, o monitoramento da repercussão dos programas de TV nas mídias sociais, principalmente no Twitter (a segunda tela), fica cada vez mais importante: quanto mais entenderem a dinâmica, mais chance de sucesso", afirma Gabriel Baños, CEO da Zauber.

 

Outra conclusão da pesquisa é que o ineditismo e o caráter ao vivo são importantes para estimular conversas sobre os programas televisivos, uma vez que as reprises dos programas causam menos engajamento, e usar conteúdo que estimula a discussão (como as pautas políticas e sociais do CQC ou os quadros fixos do Pânico na TV) é uma boa tática para manter a audiência conectada.  (Redação Adnews)

 

 


INSCRIÇÕES ABERTAS NOS PREMIOS DO SINEPE\RS  



As maiores premiações do ensino privado no Brasil, 4º Prêmio Inovação em Educação, 8º Prêmio de Responsabilidade Social e 11º Prêmio Destaque em Comunicação, promovidos pelo SINEPE/RS, estão com inscrições abertas até o dia 16 de agosto pelo site: www.sinepe-rs.org.br/premios .

As instituições de ensino que tiverem, no mínimo, um trabalho finalista em cada uma das três distinções também concorrerão ao Prêmio Instituição Destaque 2013, que reconhecerá a instituição que mais se destacar no conjunto das premiações e selecionará o ganhador pela po ntuação obtida. Os vencedores serão conhecidos em evento marcado para o dia 3 de dezembro na PUCRS.

Podem participar projetos de escolas, faculdades e universidades privadas que promovam a comunicação; o bem-estar social e ambiental; e a melhoria na qualidade do ensino, através da produção pedagógica.  A premiação objetiva qualificar a educação particular e criar espaços para a socialização de experiências de sucesso. No ano passado, as três premiações reuniram 125 trabalhos inscritos e 44 projetos reconhecidos.

Inicialmente, os participantes são avaliados, virtualmente, por um grupo de cerca de 100 especialistas. Após, os três projetos melhores colocados em cada categoria passam por uma segunda etapa de avaliação: as audiências públicas. Por fim, os vencedores são conhecidos em cerimônia de premiação.

4º Prêmio Inovação em Educação: Reconhece iniciativas voltadas à produção pedagógica que resulte em melhoria na qualidade do ensino. Está dividida em duas categorias: Área Fim, cujo foco são ações dirigidas aos alunos, através do processo de ensino-aprendizagem; e Gestão Pedagógica, com foco na melhoria das ações e processos desenvolvidos pela gestão escolar. Objetiva qualificar a educação particular e criar espaços para a socialização de experiências de sucesso.

8º Prêmio de Responsabilidade Social: Valoriza projetos de sucesso que beneficiam o bem-estar social e ambiental como os relativos às áreas de Práticas Eco-responsáveis – Preservação e Educação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural.

11º Prêmio Destaque em Comunicação: Reconhece projetos e estratégias bem-sucedidos de comunicação que envolvem Gestão de Comunicação e Relacionamento, Retenção e Captação de Alunos e Comunicação Institucional.

Fundado em 1948, em Porto Alegre, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul conta com 500 instituições associadas. Possui delegacias nas regiões Centro; Metropolitana; Noroeste; Planalto; Serra; Sul; Vale do Taquari; Vale dos Sinos, Caí e Paranhana e Núcleo Vale do Rio Pardo.

SALAMUNDO 2013




O jornalista do New York Times Paul Tough vem ao Brasil em agosto para falar do seu best-seller How children succeed (Como as crianças obtêm sucesso, em tradução literal e ainda não lançado no Brasil). A obra, que também esteve na lista dos melhores livros de 2012 da Amazon, revela que traços de personalidade e caráter desenvolvidos na infância são mais determinantes para sucesso profissional do que as experiências cognitivas.


Tough participa do evento Salamundo 2013, Encontro Internacional de Educação, realizado pelo Instituto Positivo, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba–PR.


Na ocasião, o escritor falará sobre estudos que mostram como as experiências da infância refletem diretamente na forma de aprender dos alunos e, consequentemente, na vida adulta e no seu desempenho profiss ional. Estresse na infância pode ter alguns efeitos como dificuldade de autocontrole, atenção e foco.




Sobre o SalaMundo




Realizado bianualmente para refletir sobre a educação brasileira, transpor o debate e gerar soluções para o ambiente escolar, o encontro é voltado para professores, coordenadores, diretores de escolas, secretários de educação e prefeitos, e, nesta edição, contará com palestrantes como Aloízio Mercadante, Ministro de Estado da Educação; Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna; Paul Tough, jornalista do The New York Times especialista em educação e autor do Best seller How children succeed; James Ito Adles, antropólogo e professor do Instituto de Estudos Brasileiros de Cambridge; Cláudio de Moura Castro, economista, pesquisador em educação e colunista da revista Veja; entre outros.




O SalaMundo 2013 é uma realização do Instituto Positivo (www.salamundo.com.br). Deetalhes: contato@salamundo.com.br.

 

POSIÇÕES INCORRETAS NO TRABALHO PODEM CAUSAR LESÕES NA COLUNA

 

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população vai viver ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. O Ministério da Previdência Social traz o dado alarmante que a dor na coluna é a principal causa de afastamento do trabalho, sendo que em 2012 foi responsável por quase 160 mil licenças.


“As lesões, normalmente, são causadas por posições, posturas e inclinações incorretas no ambiente de trabalho”, afirma o fisioterapeuta do ITC Vertebral Curitiba, Dr. Henrique Lourenço.Para evitar problemas futuros, é preciso agir preventivamente.

 

“A ergonomia e suas normas preconizam que devemos adotar medidas seguras para evitar problemas de saúde e postura, como as chamadas Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dorts), os desvios posturais, as dores musculares e as degenerações de articulações”, explica o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.

 

O Ministério do Trabalho possui uma norma específica sobre ergonomia, a NR 17 (Norma Regulamentadora 17), que estabelece padrões para melhores condições de trabalho. “Todo o trabalhador deve exigir que sua empresa siga as orientações da lei, os padrões de ambiente de trabalho e assegurar que todo o mobiliário do lugar esteja de acordo com a norma”, enfatiza Martins.

 

Ele ainda orienta que o colaborador deve seguir algumas orientações e bons hábitos básicos fora do ambiente de trabalho, como praticar uma atividade física três vezes por semana, evitar carregar excesso de peso, ter uma alimentação saudável e beber de 1,5 a 2 litros de água por dia.


O fisioterapeuta indica que a ginástica laboral é a melhor forma de prevenir e reduzir os inúmeros problemas, entre eles: tendinite, bursite, epicondilite, artrose, síndrome do túnel do c arpo, má-posturas, lombalgias, cervicalgias, hérnia de disco, escoliose, entre outros.


“A aula de ginástica laboral deve ser elaborada para cada tipo de atividade desempenhada. Na maioria das vezes, os aquecimentos de toda a musculatura devem ser acompanhados dos alongamentos de punho, ombro, pescoço e membros inferiores”, orienta.


Além da prática de exercícios no trabalho, o especialista em coluna alerta que outros cuidados são necessários. “É recomendável realizar um trabalho junto a uma empresa especializada, que fará um laudo ergonômico, que é exigido pelo Ministério do Trabalho, para identificar as irregularidades (mobiliário inadequado, falta de rodízio, falta de ginástica laboral, esforço físico desnecessário, máquinas inadequadas, etc.) e orientar as correções. Além disso, a empresa pode oferecer palestras, treinamentos de postura, prevenção de lesões e operações de máquinas”, esclarece.


O Insti tuto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras.


Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.(Fonte: Fabíola Cottet e Kristiane Rothstein | Expressa Comunicação Portal da Propaganda) 

 

VOCÊ  PODE OPINAR SOBRE O PLP 205\2012


O portal Vote na Web, site de engajamento cívico e político, incluiu em sua plataforma o PLP 205/2012, que altera a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União.

No portal os projetos de lei são “traduzidos” de forma simples e objetiva, incentivando os cidadãos a participarem do cotidiano do Congresso Nacional. Além acompanhar os Projetos de Lei que estão em votação, o usuário pode interagir com o cenário político, votando simbolicamente a favor ou contra, enviando comentários e classificando as propostas de acordo com sua própria percepção.

O resultado desta interação é visualizado em gráficos simples e de fácil compreensão. Além disso, é possível que os usuários comparem os votos entre si e entre políticos.

Este canal de participação fomenta a chamada “Webcracia”, quando os cidadãos encontram ferramentas e aplicativos que fomentam e potencializam o exercício da democracia, de forma direta, sem intermediação. O meio permite a aproximação dos usuários da vida política, desde a tradução e resumo dos projetos de lei, até a fácil navegação.

No portal, os usuários podem usar seu perfil no Facebook para, por exemplo, organizar ações com instituições representativas da sociedade civil. O cidadão consegue visualizar como seus representantes estão atuando no Congresso ou se seus candidatos realmente os representam. Em contrapartida, os políticos conseguem mensurar o quanto seus Projetos de Lei têm aceitação pública e se eles repercutem com os anseios dos cidadãos.

O projeto foi incluído na plataforma a pedido do Advogado da União e ex-diretor de comunicação da Anauni, Armando Miranda. “Entrei em contato com o site de forma despretensiosa, preenchendo um formulário que eles disponibilizam no site de maneira genérica. Para a minha surpresa, três dias depois eles  entraram em contato comigo e pediram mais informações sobre o projeto”.

Para o Advogado da União, “a inclusão do PLP 205/2012 no portal é de suma importância. Em tempos de crise de legitimidade na representação política, nada melhor do que apresentar as bases do projeto ao cidadão comum e submeter o PLP à opinião da sociedade. Vamos ver como o povo reage à proposta que transforma a AGU em um sistema e permite que pessoas não concursadas ocupem cargos-chave na instituição”, disse.

Já para o presidente Rommel Macedo, a inclusão do PLP 205 na plataforma Vote na Web pode contribuir com os debates travados no Congresso. “Os deputados e senadores estão atentos a essas novas ferramentas de participação popular. É importante que visitemos os parlamentares com esse tipo de dado e demonstremos o quanto o projeto é nocivo não só à AGU, mas à sociedade brasileira como um todo”.

O portal Vote na Web, que foi lançado em novembro de 2009, conta com mais de 80 mil participantes cadastrados e possui mais de 2 milhões de votos computados desde a sua estreia.

Em 2010, foi um dos finalistas do Prêmio Generosidade (Editora Globo), que homenageia projetos transformadores do Brasil. No mesmo ano, tornou-se o primeiro site brasileiro a ser convidado para uma apresentação no “Gov 2.0 Summit”, realizado em Washington (EUA) e, em seguida, o projeto foi apresentado na sede da ONU, em Nova York (EUA).

No último mês de junho (2013), durante o evento “FP7 Crossover Conference” realizado pelas Nações Unidas em Dublin, capital da Irlanda, o portal foi finalista do prêmio “Policy Making 2.0″, que agracia projetos e iniciativas que trabalham com governança colaborativa, transparência, mapeamento de opiniões e dados abertos.

Para opinar sobre o PLP 205/2012 diretamente no Portal Vote na Web, basta acessar o link: http://www.votenaweb.com.br/projetos/plp-205-2012

 

EXPODISNEY CHEGA À SÉTIMA EDIÇÃO NO BRASIL


Realizada pela The Walt Disney Company Brasil, a ExpoDisney 2013  acontecerá  nos dias 31 de julho e 1° agosto, num espaço de 8 mil metros quadrados (30% maior do que a edição do ano passado), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

 

Com o objetivo de gerar novos negócios e promover maior integração entre as empresas e os profissionais da indústria e varejo, estarão presentes licenciados das mais diversas categorias como vestuário, brinquedos, eletrônicos, publicações, artigos alimentícios, de higiene pessoal, além de artigos de papelaria e festa.

 

Agências de turismo (com viagens para os parques da Disney) também estarão representadas. Atualmente a Disney conta com 220  empresas licenciadas da marca que comercializam mais de 40 mil produtos das diversas áreas de negócios da companhia.


Pela primeira vez, o espaço foi dividido em Mundo da Imaginação, Aventura, Ação, e, claro, do Sonho. O setor da Imaginação destacará os filmes novos do estúdio, como Malévola (Maleficent), estrelado por Angelina Jolie; e O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger), com Armie Hammer e Johnny Depp no elenco. Os visitantes poderão tirar fotos com as imagens dos filmes ao fundo. O Mundo da Aventura terá como carro-chefe a franquia Aviões, da Disney; e Carros, da Disney·Pixar.


O setor de ação foi baseado nos herois da Marvel, incluindo Homem de Ferro, Homem-Aranha, Thor, Capitão América e Incrível Hulk, enquanto o Mundo da Magia buscou inspiração nas Princesas Disney.
Star Wars
também marcará presença na feira – a The Walt Disney Company adquiriu a Lucasfilm em outubro do ano passado.

 

O episódio 7 da saga já foi anunciado para 2015. A feir a manteve o ciclo de palestras  (veja agenda completa abaixo) que já tem presença confirmada da executiva internacional da Disney Theme Park, Dara Trujillo, que é Merchandise Manager of Synergy, Integration and Special Events. Ela falará sobre a importância de expor o produto ao consumidor como uma experiência de compra, ou seja, situá-lo em um contexto que mostra muitas vezes sua história ou simplesmente como ele pode ser usado.


Uma loja de 200 metros quadrados estará localizada logo na entrada do evento e terá a exposição de centenas de produtos e sugestões de técnicas de merchandising para transformar o ponto de venda em um momento de experiência com a magia Disney. Também integra a exposição um preview, direcionado aos varejistas, às agências de publicidade, aos parceiros promocionais e à indústria.

 

Serão divididos os planos estratégicos e campanhas de marketing desses próximos grandes lançamentos para o cinema.Um auditório, com capacidade para 300 pessoas será palco de apresentações, palestras e os encontros dos executivos (Portal da Propaganda).  

 

COMO DIVIDIR OTEMPO


ENTRE ESTUDOS, LAZER E FAMÍLIA DURANTE AS FÉRIAS?


Descanso, viagens e diversão. Geralmente são essas as palavras que definem as férias de julho, um dos meses mais esperados do ano. Mas, não é por isso que os alunos devem deixar os estudos de lado. Para dividir o tempo do adolescente entre lazer, leitura, família e amigos, é preciso administrar com clareza as atividades cotidianas.

A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes compromete o aproveitamento do aluno. “Fazer dos estudos um hábito é gratificante, não apenas pelos bons resultados em notas nos boletins, mas pelo desejo de novas conquistas que cada novo saber suscita nas pessoas”, afirma a coordenadora Doroteia Bartz, coordenadora do Ensino Médio do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural, localizada em Interlagos.

Algumas dicas da coordenadora para que você possa se planejar durante o mês das férias:

Programação diária

- É preciso organização e planejamento antes das férias. “Tudo começa muito antes de julho! Se você possui uma programação diária e adequada para os seus estudos durante os meses que antecedem as férias escolares, pode neste mês concentrar sua atenção em outras atividades”, afirma Doroteia.

Cronograma de trabalho com estudos e passeios
 
- “Se o perfil do aluno é de um jovem que leva a sério os estudos e tem objetivos definidos em relação ao futuro, dificilmente conseguirá abandonar completamente o material escolar no mês de julho. Porém, se o adolescente não foi tão dedicado, estudou apenas em vésperas de provas e não obteve os resultados necessários, aconselho aproveitar o período de férias para organizar um cronograma de trabalho, a fim de colocar seus estudos em dia. Poderá se distrair, viajar e passear, mas não deve esquecer que os livros e cadernos também devem ser seus companheiros neste mês”, ressalta a coordenadora.

Investir em outros conhecimentos
“Em caso de mudança de colégio, convém dividir o período de férias para investir nos conhecimentos que necessita para acompanhar no segundo semestre, uma programação diferente daquela a que estava acostumado”, ressalta  Doroteia.

 
GM MOSTRA PROGRESSO NAS PRIORIDADES AMBIENTAIS

 A General Motors reafirma seu compromisso em reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental na produção de veículos, detalhando metas e registrando o progresso em relação as prioridades estabelecidas até 2020 em seu Relatório de Sustentabilidade 2012.

O relatório cobre temas como energia, emissões, resíduos e outras áreas fundamentais para a sustentabilidade no longo prazo.

Reduzir o consumo de energia e o volume de resíduos nas fábricas, operações e produtos é importante para os consumidores e stakeholders, afirma a GM no relatório. A estratégia de sustentabilidade da companhia gera valor para os consumidores através de novas tecnologias e custos operacionais reduzidos ao mesmo tempo em que permite a redução de custos, a mitigação de riscos e a geração de recursos.

“Sustentabilidade não é apenas um elemento fundamental na estratégia da GM em busca do sucesso, mas também um compromisso da liderança na inovação que pode transformar a indústria”, salienta o chairman e CEO da GM, Dan Akerson. “Nossa abordagem de longo prazo em relação a sustentabilidade nos capacita a aumentar a eficiência e reinventar a mobilidade pessoal para satisfazer as necessidades e estilos de vida dos consumidores.”

A GM desenvolveu os seguintes compromissos para satisfazer as necessidades do consumidor por veículos mais eficientes e reduzir significativamente o impacto ambiental de seus produtos:

– Lançar 500 mil veículos elétricos e híbridos nos Estados Unidos até 2017. Veículos GM do gênero incluem hoje o carro elétrico de autonomia estendida Chevrolet Volt, o Spark EV e o Buick LaCrosse, Regal, Chevrolet Malibu e Impala com o sistema “eAssist”.

– Dobrar o número de modelos com autonomia de 40 milhas/galão ou mais até 2017, como o Chevrolet Volt, Sonic, Cruze Eco, o novo Cadillac ELR, o Chevrolet Spark EV e o Cruze Clean Turbo Diesel.

– Reduzir emissões dos veículos em 15% nos Estados Unidos até 2016 e em 27% na linha Opel/Vauxhall na Europa até 2020.

– A GM baseia suas prioridades na área de sustentabilidade em uma avaliação das principais questões econômicas e ambientais globais e nos temas sociais vivenciados pelos consumidores e comunidades onde a companhia opera.
 
“Stakeholders” internos e externos identificaram a eficiência dos produtos e o gerenciamento de emissões nas operações de manufatura entre os temas mais importantes para a companhia.

"O compromisso da GM em reduzir o consumo de energia e produção de resíduos para minimizar o impacto nas mudanças climáticas globais e oferecer valor aos consumidores se deve ao entendimento de que em uma economia global, ser mais eficiente aumenta a competitividade e reforça o resultado final", explicita David Foster, diretor executivo da BlueGreen Alliance.

"Os ganhos conquistados pela GM em relação a estas metas são louváveis e nós estamos orgulhosos de chamá-los de pa rceiros no construção de uma economia mais limpa, que cria empregos de qualidade no País".

O gerenciamento energético da GM e a liderança em energias renováveis ajudaram a reduzir o teor de carbono em 5,3% desde 2010, progredindo em direção ao compromisso de chegar a 20% em 2020. Em 2012 a GM reduziu o equivalente a 173 mil toneladas métricas de emissões de CO2 em suas operações – o equivalente ao carbono sequestrado por mais de 4,4 milhões de árvores na primeira década de plantio.

A companhia utiliza mais de 60 MW de energia solar, gás de aterros e energia de biomassa em suas fabricas, em torno de metade de sua meta de 125 MW de energia renovável. A GM também reduziu em 7% o montante de energia requerido para fabricar um veículo e economizou 66 milhões de dólares através de iniciativas de redução de energia desde 2010.

O programa de reciclagem de 100% de resíduos da GM (conhecido como "zero aterro") continua a crescer por todo o mundo, produzindo benefícios que imp actam no resultado final. A companhia lidera esta iniciativa na indústria, com 105 fábricas que reciclam, reusam ou convertem em energia todos os resíduos gerados nas operações (entre elas, no Brasil, as fábricas de Gravataí e Joinville).
 
Através da reciclagem e do reuso de 90% dos resíduos gerados globalmente, a companhia gera em torno de 1 bilhão de dólares em faturamento anual. A GM reduziu o volume total de resíduos em 25 kg por veículo desde 2010.

Akerson assinala que companhias excelentes usam sua força para liderar, dar exemplo e solucionar problemas. No início deste ano, ele solicitou ao governo norte-americano que desenvolva uma política nacional de energia que seja coesa e direcionada ao consumidor.
 
A GM também foi o primeiro fabricante de veículos a assinar a Declaração do Clima, uma declaração do Ceres e sua coalizão "Business for Innovative Climate & Energy Policy".

A GM continua a integrar a sustentabilidade direcionada ao consumidor em seu modelo de negócios para criar valor a longo prazo e melhorar a competitividade. "Você pode ver a sustentabilidade em ação em tudo o que temos feito para crescer nosso negócio no mundo", finaliza Akerson.
(Fontes: Sharon Basel | Environment & Energy Communications | Portal da Propaganda)
 

DICAS PARA ECONOMIZAR NO ALUGUEL DE CARRO

 
Alugar um veículo durante uma viagem é uma opção prática e econômica. E, na maioria das capitais brasileiras a diária de aluguel de carros  é de R$ 70, em média, o que corresponde a um deslocamento de 20 a 25 quilômetros de táxi.
Por isso, diante das oportunidades do mercado, o segmento de aluguel de veículos tem crescido a cada ano no Brasil. Empresas como a Localiza rent a car , por exemplo, oferecem vantagens que vão além da oferta do serviço. No entanto, é importante ficar atento a algumas dicas para economizar ainda mais na hora de alugar um automóvel e não ter problemas durante a viagem.
Verificar se a locadora tem uma boa reputação é o primeiro passo. Como o mercado está em expansão, todo cuidado é pouco. Na hora de contratar o serviço, é essencial checar se o veículo não apresenta problemas mecânicos ou se a empresa oferece um pacote de manutenção preventiva.
Pesquisar os preços previamente pela internet é sempre uma boa opção. Sites como o Decolar.com, permitem que você pesquise as ofertas disponíveis no mercado de acordo com o modelo de carro que deseja ou a diária que almeja pagar por ele.
Estar atento aos serviços incluídos e outras facilidades é outro ponto importante. Alguns cartões de crédito oferecem seguro para o aluguel de carros, caso sejam utilizados como forma de pagamento.
E por último, e não menos importante, verificar a disponibilidade do veículo de acordo com a sua necessidade. As locadoras oferecem diversos modelos que atendem desde famílias grandes, até quem procure por modelos compactos e econômicos para viagens de negócios. Depois dessas dicas, é escolher o destino e colocar o pé na estrada!
SISTEMA DE CONSÓRCIO CRESCE 10% NO SEMESTRE
 
O sistema de consórcios, modalidade de aquisição de bens com mais de 50 anos, está consolidado como instrumento de investimento e os números, sólidos, comprovam a opção: crescimento de 9,7% no primeiro semestre de 2013 e mais de 1 milhão de novos clientes. Comparado à projeção do PIB para 2013, de menos de 2%, segundo o IBRE/FGV, o consórcio mostra a sua força na economia brasileira e surpreende analistas.
Considerando uma PEO População Economicamente Ocupada de cerca de 24 milhões de pessoas (IBGE/Março/2013), o sistema de consórcios é opção de investimento e formação de patrimônio de mais de 22% da PEO (5,47 milhões de clientes), um dado muito expressivo quando comparado a outros sistemas de investimento como a Bolsa, que conta cerca de 140 mil investidores ativos e 100 mil nos fundos imobiliários (BM&F/Março/2013). Apenas como dado comparativo, na Coréia, mais de 5 milhões de pessoas investem na Bolsa (10% de toda a população, de 50 milhões de pessoas).
Quando surgiu em 1962, para resolver um problema de aquisição de automóveis de um grupo de funcionários do Banco do Brasil, o sistema de consórcios logo demonstrou sua força como instrumento de investimento e financiamento para a compra de bens móveis e imóveis, logo incorporado ao tímido sistema bancário do país. Isso mesmo: o consórcio é uma criação brasileira. Há que considerar que, naquela época, o sistema financeiro brasileiro era muito pequeno e de acesso restrito, nada comparado com a exuberância da atualidade.
O sistema de consórcios está consolidado como uma modalidade segura para a aquisição planejada de bens móveis e imóveis e para a formação de patrimônio, com mais de R$ 123 bilhões de ativos administrados (Dezembro/2012). Como o fundamento do sistema é a educação financeira e a disciplina no pagamento das parcelas, os dados de crescimento do setor apontam claramente para uma mudança no comportamento do brasileiro, em afinidade com o novo momento da nossa economia que, apesar de tudo, é claramente estável mesmo diante das assimetrias internacionais.
Esse dado é considerado relevante para o histórico de altos e baixos da economia brasileira, que durante mais de quatro décadas tornou quase impossível o planejamento financeiro de empresas, famílias, indivíduos e governos. A inflação persistente, os sucessivos e fracassados planos econômicos, a instabilidade internacional provocada pelo preço do petróleo e a debacle de duas dezenas de países, tudo alimentado pela falta de uma estrutura econômica confiável tanto internamente quanto externamente, formaram o quadro das rupturas da economia brasileira até o início dos anos 90.
Hoje, as vantagens e benefícios comparativos do sistema de consórcios com outras modalidades e instrumentos financeiros é consistente: não tem juros, as parcelas são reajustadas anualmente pelo INPC, o cliente pode ter no mínimo três oportunidades de contemplação todo mês (uma por sorteio e duas por lance), o sistema tem seguros que garantem a continuidade dos grupos, tem fundo de reserva, é fiscalizado pelo Banco Central, algumas administradoras oferecem prêmios de previdência para clientes contemplados por sorteio, dentre outros.
Para participar desse movimento sólido e ascendente do setor de consórcios, a Bens Brasil  uniu-se à MAPFRE Consórcios , empresa criada pelo grupo espanhol após a fim da parceria com a CAIXA Consórcios. Com a plataforma da MAPFRE, foi possível à Bens Brasil criar o ZAP Investe , maior inovação do setor em 50 anos.
Dirigido para adolescentes, jovens adultos e a toda a família que queira construir patrimônio, o ZAP Investe é o mais avançado produto do setor e está inserido neste novo momento da economia brasileira. Para introduzir o produto no mercado e alavancar as vendas, a Bens Brasil criou o CONECTA , concurso cultural destinado a atrair adolescentes e jovens oferecendo como prêmio um iPhone 4S, para quem desenvolver a resposta mais criativa para a pergunta: O que você faria para ganhar um ZAP Investe?
Alguns dados do setor de consórcios:
Volume de Negócios: 2010 - R$ 63,2 bilhões; 2011 - R$ 76,4 bilhões 2012 - R$ 80,1 bilhões.
Ativos Administrados: 2010 - R$ 94 bilhões; 2011 - R$ 107 bilhões; 2012  - R$ 123 bilhões.
Número de Clientes: 2010  - 4,06 milhões; 2011  - 4,65 milhões; 2012  -5,18 milhões; 2013  - 5,47 milhões (1° Semestre).
Vendas de Novas Cotas: 2010  - 2,12 milhões; 2011 - 2,49 milhões; 2012  - 2,53 milhões; 2013 - 1,19 milhões (1° Semestre).
GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
 
No contexto mundial de grande competição e altos níveis de exigência e necessidades do mercado, o papel da Engenharia de Produção é fundamental. No mercado brasileiro, a Gestão de Operações é uma questão de sobrevivência, principalmente as micro, pequenas e médias empresas.
Lançado pela editora Elsevier, Gestão de Sistemas de Produção e Operações, é voltado para acadêmicos e profissionais de Engenharia de Produção, além de profissionais que atuam na gestão operacional de companhias nos diversos setores da economia. O autor Clóvis Neumann pretende ajudar a melhorar os níveis de desempenho operacional na gestão de sistemas produtivos, tornando-os mais competitivos.
 O livro apresenta, de maneira inédita, a metodologia – GESPO – de aplicação universal, composta por uma sequência específica de etapas a serem seguidas de modo sistemático e efetivo que suporta a busca por Produtividade, Lucratividade e Competitividade.
 Na primeira parte da obra, o autor analisa os principais problemas internos e externos que enfrentam as empresas brasileiras, identificando as maiores dificuldades para se atingir melhoria nos indicadores de desempenho e, consequentemente, ampliação da sua participação de mercado.
 Nos capítulos seguintes é feita uma rigorosa revisão conceitual cobrindo a base de conhecimentos da área. Os leitores também vão ver os temas que dão suporte à formulação da metodologia: Gestão, Visão Sistêmica, Sistemas de Gestão, Gestor de Produção e Operações, Sistemas de Controle de Gestão, Gestão de Sistemas de Produção e Operações e todo o encadeamento de áreas impactadas pela tomada de decisão em GESPO.
 Clóvis ainda apresenta a metodologia para implementação da GESPO, representada por um ciclo e formada por três fases: Estruturação, Análise Sistêmica Global e Implementação, além do conjunto de 11 etapas que a compõe. Ao final, há uma descrição objetiva das áreas de decisão envolvidas na metodologia com suas principais ferramentas.
 “Nesta obra, há dezenas de temas e questões que foram objeto de concursos públicos recentes, razão pela qual certamente é uma excelente opção de bibliografia para consulta dos candidatos a concursos públicos na área de Engenharia de Produção”, disse o autor.
PLANO DE NEGÓCIO POR PERFORMAANCE BASEADO EM MODELO EUROPEU

 

A Uselink, consultoria em marketing digital idealizada em 2004, surgiu numa época em que o mercado de internet ainda engatinhava no Brasil. Naquele tempo, comprar, vender e prestar consultoria para negócios na web era como negociar terreno em Marte: poucos lunáticos acreditavam.

 Nestes nove anos, o mercado superou a desconfiança, se modernizou e cresceu exponencialmente no Brasil: foram realizados 66,7 milhões de pedidos em 2012, quase R$ 22,5 bilhões em faturamento, segundo a consultoria E-Bit. E a Uselink participou desta transformação, prestando consultoria em marketing digital para empresas reconhecidas no mercado, como o Grupo Pão de Açúcar, a CVC, a Cyrela e a Fastshoes, entre outros clientes importantes. 

 São muitas as oportunidades de negócio num espaço cada vez mais disputado. Ao mesmo tempo em que o mercado cresceu, as dificuldades também aumentaram. Hoje, não basta mais apenas ter um e-commerce para vender um produto ou um site oferecendo prestação de serviço.

 Mas como fazer para entrar nas buscas preferidas destes novos consumidores, que só em 2012 compraram 20% mais na internet do quem em 2011? Qual o caminho indicado para aumentar as vendas entre dezenas de concorrentes, eliminar custos desnecessários e otimizar o tempo dos negócios? A resposta é planejamento. É preciso ter um plano estratégico de marketing digital.

 Consultor de marketing digital

 A Uselink desenvolveu um plano em 14 passos, inspirados num modelo europeu de resultados por performance. E neste processo – que dura em média 14 semanas - um profissional é essencial para atingir os objetivos: o consultor de marketing digital.

 O consultor de marketing digital otimiza as ações da empresa na internet, resultando em melhor investimento da verba de marketing. Ele também sugere a melhoria ou a montagem do site ou e-commerce, com foco nos resultados desejados: aumento nas visitas, taxa de conversão e faturamento. A empresa recebe um novo posicionamento em relação ao público-alvo e incorpora novos conhecimentos da prática de e-commerce ao seu dia a dia.

 Os 14 passos do sucesso

 Para chegar a estes objetivos, o consultor de marketing digital estabelece junto à empresa um cronograma de trabalho com uma tarefa por semana para a melhoria do potencial de vendas e visitação do site. Nas primeiras duas semanas, a Uselink faz uma avaliação das páginas principal (home) e internas da empresa, usando algumas ferramentas de trabalho entre elas o Google Analytics.  Esta é a hora de estudar a empresa e entender o mercado em que ela está inserida. Com o diagnóstico feito, vem

o terceiro e quarto passos, que consistem num plano para otimizar o site, melhorando a navegabilidade e a “encontrabilidade”. São as fases BI (Business Intelligence) e SEO (Search Engine Optimization). Para consultorias realizadas em e-commerce, há uma importante etapa e que pode ser decisiva para o aumento da conversão e das vendas: a análise do carrinho/checkout – aqui é possível avaliar porque a compra não foi concluída e quais caminhos tomar para que isso seja minimizado.

 Deste ponto, já é possível definir a estratégia para melhorar a performance do site da empresa. Nas 10 semanas seguintes, a Uselink desenvolve modelos de relatório, faz pesquisas com clientes, analisa e aumenta a base de e-mails do público-alvo, avalia e sugere novas campanhas de mídia baseadas em performance e incrementa o uso das redes sociais da empresa, como Facebook e Twitter.

 Durante todo este período, empresa e Uselink se reúnem uma vez por semana, num encontro de duas horas, onde são apresentados os próximos passos da consultoria e os resultados alcançados até então. É essencial, para que o processo seja bem-sucedido, que haja engajamento por parte do cliente na implementação das mudanças necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário