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quarta-feira, 24 de julho de 2013

130 ATRÁS DO ROBALO


A 10ª edição do Sul Brasileiro de Pesca ao Robalo movimenta neste sábado as águas de Guaratuba, no litoral paranaense. Com as vagas esgotadas há um mês e patrocínio da Evinrude, o tradicional evento terá 130 participantes em busca dos peixes, que retornam ao mar logo após a pesagem.

“A disputa é ecologicamente correta, o esporte combina com a conservação da natureza”, lembrou Giselle Furtado, da Loba do Mar Eventos, responsável pela organização do Sul Brasileiro. “A prova existe há 10 anos com este nome, mas é originária de um evento que teve 39 edições. Por conta da tradição e da estrutura, a disputa atrai mais público a cada ano e a competitividade também cresce”, explicou.

Segundo a organizadora, os participantes têm investido em equipamentos de ponta. “Por conta disso, o nível técnico é muito grande entre os competidores. Todos têm investido bastante em barcos, motores, varas e iscas. E a maioria dos motores que vemos nas edições é Evinrude”, acrescentou.

Programação – X Sul Brasileiro de Pesca ao Robalo
Sexta-feira, 26 de julho
Das 14h às 17h30 - Entrega dos kits

Sábado, 27 de julho
6h30 - Vistoria dos barcos
8h – Largada
9h - Abertura da pesagem
16h - Término da prova
21h - Cerimônia de premiação


Sobre a BRP - A Bombardier Recreational Products Inc (BRP) é uma empresa privada, líder mundial em projeto, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos recreativos motorizados. Seu portfólio de marcas e produtos inclui: snowmobiles Ski-Doo e Lynx, jets e lanchas Sea Doo, motores de popa Evinrude e Johnson , veículos ATV, Side-by-Side e roadsters Can-Am e também motores Rotax. Os produtos da BRP são distribuídos em mais de 100 países.
www.brp.com
Sea-Doo, Ski-Doo, Lynx, Evinrude, Johnson, Can-Am, Rotax e o logotipo BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos titulares.

PUBLICIDADE MÓVEL CRESCE 83%!
 Com crescimento de 83% entre 2011 e 2012, a publicidade móvel, que abrange smartphones e tablets, atingiu US$ 8,9 bilhões em sua receita, totalizando os gastos no mundo inteiro, de acordo com o recente levantamento feito em parceria pelo IAB USA, IAB Europa e IHS. Em comparação com o ano anterior, quando somou US$ 4,3 bilhões, a pesquisa avalia que as receitas globais podem chegar até US$ 11,4 bilhões em 2013.

Ao separar por regiões no mundo, o estudo aponta que a América Latina representa apenas 0,6%  deste total, enquanto a Ásia engloba 40,2%, seguida de perto pela América do Norte, que faz 39,8%. A Europa Oriental surge com 16,9% do share, quase fez vezes mais que a Europa Central, com 1,3%. Completa a lista o Oriente Médio e a África, que juntos somam 1,2%.
Para Rodrigo Prates, diretor de Owned e Shared Media da Today, primeira agência pós-digital de comunicação no País, o alto crescimento se deve especialmente pela forte disseminação tecnológica dos últimos doze meses. “Entre os acontecimentos, os inúmeros lançamentos de aparelhos mais modernos contribuiram para o crescimento.

Com maior velocidade no telefone, aumenta também o tráfego de dados, e, consequentemente, a importância da internet móvel”, analisa o diretor. “Nos próximos anos devemos ter uma maior participação na América Latina, principalmente no Brasil, com a consolidação da tecnologia 4G e os incentivos fiscais do governo para compra de telefones”, conclui.

Sobre a Today
Posicionada como primeira agência pós-digital no Brasil, a Today nasceu a partir da antiga ADBAT/TESLA, com a proposta de derrubar barreiras entre as mídias, e brigar de verdade por projetos integrados. Comandada por Adilson Batista, tem em seu portfólio Rossi Residencial, Mercedes-Benz, Johnson&Johnson, Grupo CCR, smart, STB, NET e Promon.

GESTORES , TRABSPRÊNCIA E DEVER DA PROBIDADE

Lages, Videira e Campos Novos  sediarão, esta semana, mais três etapas do XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O objetivo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) é orientar agentes públicos vinculados às prefeituras e câmaras de vereadores das 57 cidades que integram as Associações dos Municípios da Região Serrana (Amures), do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), da Região do Contestado (Amurc), do Planalto de Santa Catarina (Amplasc) e do Meio Oeste Catarinense (Ammoc).

A nova contabilidade e o controle dos bens públicos, as normas para concessão, fiscalização e prestação de contas de recursos repassados pelo Poder Público e o papel dos agentes públicos para assegurar o acesso da sociedade à informação pública depois da Lei nº 12.527/11 — Lei de Acesso à Informação —, que completou um ano de vigência em maio.

Estes são alguns temas do XV Ciclo de Estudos que elegeu o princípio da transparência e o direito do administrado ter uma boa administração pública como tema central.

Sob a ótica da transparência, os instrutores do Tribunal abrem espaço especial para orientar os agentes públicos sobre o que mudou na Administração Pública depois da Lei nº 131/09 — Lei da Transparência —, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados e Municípios, e da Lei de Acesso, que veio ampliar o conceito de transparência para assegurar, à sociedade, o direito fundamental de acesso à informação produzida ou gerida pelos órgãos públicos.

A divulgação de informações relacionadas aos rendimentos dos servidores públicos, a responsabilidade dos agentes públicos nesse contexto e como o princípio da transparência deve estar presente nas licitações e contratos públicos são assuntos em destaque.

Com base nas perguntas mais frequentes dos agentes públicos, será apresentado também um roteiro para a contração de obras públicas pelos municípios — da fase interna da licitação até a execução dos serviços —, considerando as normas que devem ser cumpridas diante de paralisações e aditamentos.

Com a programação, que já reuniu em seis etapas 1.506 agentes públicos do Sul, do Oeste catarinense e da Grande Florianópolis, o TCE/SC coloca em prática sua missão pedagógica. A meta é elevar a qualidade da gestão municipal e dos serviços públicos oferecidos à população catarinense, por meio da orientação e capacitação dos seus agentes, abrindo um espaço de interação entre quem fiscaliza e quem aplica o dinheiro público.

“O Tribunal de Contas de Santa Catarina tem características que lhe permitem contribuir para uma boa gestão dos negócios públicos”, avalia o presidente da Instituição, conselheiro Salomão Ribas Junior, que deverá participar das etapas regionais de Videira, na quinta-feira, no período da tarde, e, de Campos Novos, na sexta-feira, pela manhã.

Para o conselheiro, as várias funções do Tribunal de Contas, que vão desde a emissão do parecer prévio sobre as contas do Governo do Estado — subsídio indispensável para a Assembleia Legislativa aprovar ou rejeitar a matéria —, a resposta às consultas dos gestores públicos sobre a aplicação de leis, a análise prévia de editais e a fiscalização de obras públicas, até o julgamento das contas dos administradores, com a aplicação de sanções diante de ilegalidades, permitem que o órgão de controle externo tenha um vasto repertório para exercer, também, a função de orientar os gestores públicos.

“Essas múltiplas tarefas fazem do Tribunal um importante instrumento de desenvolvimento institucional”, defende Ribas Jr., ao considerar a orientação dos agentes uma das melhores fórmulas para evitar irregularidades e garantir à sociedade o direito à boa administração pública.

Desenvolvido com o apoio das associações de municípios e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a participação do Ministério Público estadual (MPSC), o XV Ciclo oferece três oficinas técnicas, nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações, contratos, obras e serviços, coordenadas por instrutores do TCE/SC e representantes do MPSC. A programação nas etapas regionais inicia, às 8h15, com a entrega de material aos gestores públicos, e, às 9h, começam as oficinas temáticas que se estendem até as 17h (Serviço). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela Internet, na página principal do Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br).

Bens públicos

Os procedimentos que devem ser adotados para reavaliação, redução ao valor recuperável, depreciação, amortização e exaustão dos bens públicos também merecem destaque nas oficinas temáticas.

Com base na nova contabilidade pública — Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), aprovado pela Portaria STN n.º 437, de 12 de julho de 2012 —, os instrutores do Tribunal de Contas vão mostrar porque as novas normas buscam um controle dos bens patrimoniais que reflita a realidade em termos monetários. Ou seja, os registros da contabilidade devem demonstrar a existência e localização dos bens com valores condizentes com os de mercado.

Os técnicos do TCE/SC têm destacado o papel fundamental dos contadores e responsáveis pelo controle interno e patrimônio, a necessidade de integração dos sistemas de contabilidade e patrimônio e a importância da normatização dos procedimentos de controle dos bens públicos, por meio de decretos e manuais, no âmbito municipal.

“É uma questão importantíssima neste ano, até porque o prazo fatal para implantação desses novos critérios de registros contábeis ocorrerá no final de 2013 e início do ano que vem”, reitera o presidente do Tribunal. Segundo os instrutores, diante do novo foco patrimonial da contabilidade pública, não se poderá admitir, por exemplo, a existência de um veículo adquirido há 15 anos, pelo Poder Público, que apresente como saldo contábil o seu valor de aquisição.

Contratações

No âmbito das obras públicas, os técnicos do TCE/SC têm demonstrado aos participantes do Ciclo que o projeto básico — projeto completo de engenharia — é peça fundamental para garantir que os resultados das licitações tragam a proposta mais vantajosa e a execução dos serviços atenda ao interesse público.

As normas para aditamentos, reajuste e paralisações também integram o temário da oficina sobre licitações, contratos, obras e serviços. A programação aponta quais são as exigências legais que devem ser observadas pelos gestores públicos para verificar se interessados em participar de licitações públicas dispõem das condições de habilitação necessárias.

A definição de critérios de habilitação que atendam à legislação e às características do objeto licitado, como condição para prevenir a contratação de licitantes inaptos e/ou inidôneos, garantir a competitividade e ampliar o universo de interessados no certame é a tônica da orientação.

Na oficina de atos de pessoal, o XV Ciclo de Estudos chama a atenção para as regras que devem ser observadas na criação, preenchimento e controle das atividades desempenhadas pelos ocupantes de cargos comissionados.

A concessão, fiscalização e análise da prestação de contas de recursos antecipados — adiantamentos, diárias, transferências voluntárias, subvenções, auxílios e contribuições — pela administração pública, é um dos temas do espaço voltado para contadores e controladores internos.

Em pauta, todos os procedimentos, previstos nas Instruções Normativas N. TC-13/2012 e N.TC-14/2012 — aprovadas pelo TCE/SC —, que devem ser cumpridos pelos gestores para evitar penalizações por má aplicação dos recursos ou ausência de prestação de contas.

Dever de probidade

O dever de probidade dos agentes públicos e as sanções cabíveis aos que praticam atos de improbidade administrativa — previstos na Lei n.º 8.429/92 — é o tema do Ministério Público na oficina de atos de pessoal.

Os representantes do Órgão, parceiro do Tribunal nas edições anteriores, mostram que os gestores devem pautar suas condutas pelos princípios da Constituição Federal — legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência — e da ordem jurídica vigente.

Na abordagem do MPSC, fica claro que a atenção a esses princípios no âmbito da Administração Pública é condição necessária para a existência, na prática, de um Estado Democrático de Direito que assegure o exercício dos direitos sociais e individuais e o bem-estar da sociedade.
Organizado pelo Instituto de Contas do TCE/SC, o Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal é o maior evento de orientação a gestores públicos promovido pela Corte de Contas catarinense nos últimos anos.
 As próximas etapas da programação terão como sedes as cidades de Jaraguá do Sul  e Rio do Sul, atingindo agentes públicos dos 54 municípios que integram as Associações dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e do Alto Vale do Itajaí (Amavi).
Até o dia 8 de agosto, cerca de 3 mil agentes públicos, vinculados às prefeituras e câmaras dos 295 municípios catarinenses, deverão ser capacitados em 13 encontros regionais . Todas as abordagens do XV Ciclo são apoiadas por um livro-texto, que está sendo distribuído em cada etapa regional e já está disponível na seção Publicações do TCE (http://www.tce.sc.gov.br/web/publicacoes/ciclos-estudo), do Portal do Tribunal de Contas do Estado (www.tce.sc.gov.br).

PLATAFORMA  AJUDA JORNALISTAS

Os jornalistas brasileiros contam agora com uma nova e inovadora ferramenta para o compartilhamento de notícias.
O Repórter Foca é uma rede social para os jornalistas postarem seus artigos, matérias, notícias, criando oportunidade para as empresas de mídia conhecerem seu trabalho, publicá-los ou quem sabe contratá-los. Por isso o nome Repórter Foca, que é uma alusão à maneira como são chamados os estudantes de jornalismo no mercado.
O site inova na proposta de destacar os jornalistas, não somente as notícias, criando oportunidade para quem produz conteúdo em um meio cada vez mais efêmero. Os cadastros podem ser feitos on-line, de maneira simples. Basta criar login e senha e cadastrar suas notícias.
Através de um sistema pontuação que integra facebook e twitter, os artigos vão acumulando pontos e ganhando mais espaço nas paginas, o site ainda conta com um ranking de focas.
www.reporterfoca.com.br
OS BENEFÍCIOS DAS REDES SOCIAIS PARA FRANQUIAS
O setor de franquias no Brasil cresceu 16,2% em 2012 e atingiu o faturamento total de R$ 103 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) .

A distribuição geográfica das mais de 2.426 redes em todos os Estados brasileiros, contudo, ainda é um desafios para as marcas. Uma das soluções que têm ganhado espaço neste setor para superar esse desafio é a adoção de redes sociais corporativas.

Os benefícios dessa solução e seu processo de implantação em franquias estão disponíveis no white paper “Redes Sociais Corporativas para Franquias” .

“É perceptível a dificuldade em se criar e manter uma unidade interna, mas as redes sociais corporativas funcionam bem como ferramentas de integração e comunicação”, observa o diretor executivo da SocialBase - empresa catarinense que desenvolve redes sociais corporativas -, Radamés Martini.

Segundo o empresário, já é comum que franqueadores invistam em comunicação interna e ferramentas de endomarketing para aprimorar a gestão sobre os negócios e potencializar o crescimento de seus franqueados.

Com o objetivo de orientar empresários de franquias a implantar uma rede social corporativa neste tipo de organização e apresentar seus benefícios, a SocialBase produziu o white paper Redes Sociais Corporativas para Franquias.

 “Esses sistemas podem ser usados para facilitar o diálogo entre franqueador e franqueados, entre os próprios franqueados e dentro das unidades franqueadas. As redes sociais internas geram colaboração, amenizam a distância geográfica existente entre as unidades, incentivam a comunicação interna e podem estimular a produção de ideias inovadoras”, destaca.

White Paper - O material educativo, que pode ser baixado gratuitamente, mostra os benefícios das redes sociais corporativas para franquias e também contém um guia completo para implantar uma ferramenta do gênero em uma franquia de qualquer porte

ESTRATÉGIAS MILITARES PARA MELHORAR GESTÃO CORPORATIVA

Com o diferencial de aliar a aplicação de estratégias e métodos de planejamento militares aos mais modernos conceitos e ferramentas de Gestão Corporativa, a empresa Projeto Futuro Soluções (PFS), fundada no Rio de Janeiro em 2012, conta com profissionais egressos do Exército Brasileiro que desenvolvem projetos para transformar a estratégia em ação, gerando resultados efetivos junto a profissionais e organizações.
Entre as soluções customizadas, são oferecidos cursos e consultorias voltados às áreas de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas por Competências e Educação Corporativa.
Utilizados como base dos conteúdos oferecidos pela Projeto Futuro, os fundamentos da Estratégia Militar têm se constituído uma rica fonte de consulta para a formulação de estratégias competitivas no mundo empresarial.
A cada ano, as atividades de Defesa experimentam um forte impacto dos avanços tecnológicos, do grande volume de informações e da multidisciplinaridade das operações, exigindo dos profissionais e das organizações militares novas competências que lhes permitam trabalhar em ambientes complexos e de rápidas transformações.
Nesse sentido, as práticas militares de planejamento, de tomada de decisão, de gestão de pessoas e de desenvolvimento de competências para indivíduos ou empresas estão cada vez mais atuais para serem adaptadas e empregadas no mundo corporativo e podem ser aplicadas junto a profissionais de diversos segmentos, desde colaboradores a executivos e formadores de opinião, assim como micro, pequenas e médias empresas.
Os consultores - Além da sólida experiência adquirida em uma corporação de estrutura complexa, capilarizada por todo o território nacional, nossos profissionais agregaram especializações na Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de Gestão Empresarial e de Gerenciamento de Projetos, desenvolvendo, assim, as competências essenciais para atuarem como consultores empresariais ou institucionais, capazes de criar soluções inovadoras, a partir da integração de conhecimentos das áreas civil e militar.
Os cursos da PFS apresentam a característica de integrarem, de forma sinérgica, o desenvolvimento de competências gerências e comportamentais. Para os profissionais da Projeto Futuro, o desenvolvimento organizacional somente será efetivo se houver a valorização e o investimento nas pessoas.
Conheça os serviços no 
www.projetofuturosolucoes.com.br

CICLOS ECONÔMICOS AGRÍCOLAS PARA ESTUDANTES

O Instituto Biológico apresenta o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas, que visa à integração de estudantes, dentro de um contexto pragmático, apresentando as culturas do pau-brasil, da cana-de-açúcar, da seringueira e do café, de uma forma didática, provocando os alunos a terem uma concepção diferente dos vários ciclos.
Dispostos em um circuito, os seis painéis apresentam uma linha do tempo de cada ciclo que fornecerão ao professor subsídios para que ele possa conduzir suas aulas com mais dinamismo.
Assim, os alunos poderão ver e sentir cada folha, cada tronco e conhecer as demais curiosidades que possam elevar a sua imaginação para além das fronteiras do conhecimento dessas culturas que fazem parte da história do Brasil.
As visitas das escolas deverão ser agendadas, havendo somente a necessidade do acompanhamento de professores e/ou responsáveis por essa atividade.
Para saber mais, acesse a página do Instituto Biológico  e clique no ícone Ciclos Econômicos Agrícolas”  Informações sobre agendamento: Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento Museu/Centro de Memória do Instituto Biológico Fone: (11) 5087-1703 – Silvana D’Agostini E-mail:
cicloseconomicos@biologico.sp.gov.br

LEI CAROLINA DIECKMANN ESTÁ VALENDO

Desde que dezenas de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann foram parar na internet, a Câmara elaborou dois projetos que modificam o Código Penal para transformar em crime, condutas na internet.
Um deles é o Projeto de Lei 2793/11, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que acaba de ser aprovado. O projeto batizado de Lei Carolina Dieckmann já está vigor. A lei prevê a tipificação criminal de delitos informáticos, como a violação indevida de equipamentos e sistemas conectados ou não à rede de computadores.
 “Essa lei peculiar para crimes de informática veio em boa hora, haja vista que hoje muitas pessoas fazem uso de computadores como arquivo e outras atividades. Antes a Justiça se baseava no Código Penal para punir, agora aplicará uma lei específica”, disse o advogado Marcus Reis.
O advogado esclarece que o texto estabelece prisão de seis meses a dois anos e multa para quem obtiver segredos comerciais e industriais ou conteúdos privados por meio da violação de mecanismos de segurança de equipamentos de informática.
“A punição é a prisão do criminoso e o tempo aumenta em até dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão à terceiro dos dados obtidos”.
Ele afirma ainda que a pena prevista para quem agir de má fé utilizando um notebook ou smartphone, por exemplo, com a finalidade de ter acesso, corromper ou destruir dados ou informações sem consentimento é de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa.
Na avaliação de Marcus Reis, a proposta visa punir o infrator que cria e difunde vírus de computador e códigos maliciosos aplicados ao roubo de senhas, por exemplo. A proposta não prevê punição penal para o acesso de sistemas fechados para testes de segurança, por esse motivo, Reis concorda com a reavaliação do Código Penal.
Crimes cibernéticos ou virtuais
O advogado lista os crimes considerados cibernéticos ou virtuais. Se uma pessoa sofrer ameaça, difamação, injúria e calúnia – São crimes contra a honra.
Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofendam a dignidade ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso, discriminação ou preconceito, estelionato, phishing, quando informações particulares ou sigilosas (como número do CPF, da conta bancária e senha de acesso) são capturadas para depois serem usadas em furto, fraude ou falsa identidade (que se dá quando alguém mente seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características, com o objetivo de obter alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa) e pirataria, nesse caso se aplica em copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor, e também usar softwares que são vendidos pelas empresas, mas o usuário instalou sem pagar por eles.
COMO APRIMORAR E USAR A ANÁLISE CRÍTICA NO ENEM
A Universia Brasil
www.universia.com.br ), maior rede ibero americana de colaboração universitária, tem desenvolvido ao longo dos últimos anos uma série de estudos e dicas para os estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa semana, a rede ensina como o aluno pode desenvolver, aprimorar e usar a sua análise crítica ao realizar as provas.

De acordo com a Universia Brasil, para se sair bem no exame os avaliadores esperam que o vestibulando tenha uma boa capacidade de análise crítica. Essa capacidade vai ser fundamental na resolução das questões do Enem e, principalmente, no desenvolvimento da redação.
De acordo com o material preparado pela rede, é importante se colocar de maneira madura, responsável e eficaz diante de uma questão lançada na prova. O estudante deve oferecer soluções inteligentes e que respeitem o bem da comunidade como um todo. Para desenvolver essa habilidade, é importante que o aluno saiba como se manter sempre na busca por aumentar sua bagagem cultural.
Mas o que é, afinal, a bagagem cultural? Segundo a rede, é comum imaginar que ela seja formada a partir dos assuntos estudados por um indivíduo ao longo da vida. No entanto, o conceito vai além disso. Juntamente com a leitura essencial a um estudante – desde jornais e revistas até literatura clássica – e com o conteúdo cultural – filmes, músicas etc. – ao qual se tem acesso, é necessário que exista um constante aprendizado por meio das experiências pelas quais a pessoa passa, ou a “leitura de mundo” que ela possui.
Para entender mais sobre o assunto, a Universia Brasil oferece um material especial em seu portal, que pode ser acessado através do
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/07/16/1036773/analise-critica-e-como-aprimora-e-como-utiliza-no-enem.html
Já  quem está preocupado com o tema que será cobrado na redação, a rede indica alguns assuntos que podem estar presentes. Confira no http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2013/05/13/1022879/quais-os-temas-atualidades-podem-cair-no-enem-2013.html 
ALIMENTOS FUNCIONAIS E A SAÚDE MENTAL

Saúde mental. Conceito usualmente dado quando sentimos grande bem-estar, felicidade, quando realizamos plenamente nossas atividades diárias de forma produtiva, interagindo com a comunidade.


De acordo com especialistas, a saúde mental de um indivíduo depende de uma série de fatores que podem influenciar no bem-estar da pessoa, entre eles o estresse, a prática ou não de atividades físicas, infecções, toxinas do organismo, interação social, condições de vida e também a dieta alimentar.

Muitos alimentos funcionais ricos em nutrientes, como ômega 3, vitamina E e antioxidantes podem participar do desenvolvimento cerebral e sua manutenção.

Em estudos recentes descobriu-se que a estrutura do cérebro pode ser modificada pela nutrição através destes alimentos que contribuem para o tratamento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, e estados de alteração de humor, como depressão e transtornos de bipolaridade.

Entre os alimentos que podem ser citados estão as nozes, leite, amêndoa, fígado, cenoura, vegetais folhosos verde escuros, amendoim, maçã, pera, soja, crustáceos, atum, salmão, ovo cozido e iogurte desnatado.

Vários estudos demonstram que há interação nutrição-gen modificando a genética, o que se chama de Epigenômica, isto é, a alteração da carga genética por fatores externos, que podem ser nutricionais.

A nutrição, quando feita de maneira correta, altera a genética formando um gen variável de melhor qualidade, mais resistente às degenerações celulares.

A prática de atividades físicas aliadas à nutrição também contribuem com a modificação da genética prévia, alterando os gens herdados, melhorando a capacidade laborativa e cognitiva do indivíduo. Os exercícios influenciam na plasticidade cerebral, formando novos neurônios, gerando um estado energético mental e melhoria da memória e do raciocínio.

Dicas para um cardápio que contribui com a saúde mental:

Café da manhã:
Leite desnatado, frutas, ovos cozidos, chá e café preto

Almoço:
Atum, salada verde, camarão, prato de frutas, queijo magro (Minas ou cottage)

Lanche:
Amêndoas, amendoim, nozes, leite, chá e café

Jantar:
Saladas de vegetais, peixes, tomate, frutaS.
(Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.
PARA QUEM GOSTA DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
A iStockphoto, fonte preferida na web para imagens, áudio, vídeo e artes em licenciamento royalty-free lança, em parceira com o Brainstorm9 (ou B9) – www.brainstorm9.com.br , um desafio criativo para quem gosta de computação gráfica e que será destaque nesse blog, um dos mais influentes entre os criativos do Brasil.
Junto com o lançamento da edição nº 68 do Braincast, o podcast do Brainstorm9, que discutiu todo o cotidiano da profissão e da arte da fotografia, a iStockphoto preparou uma seleção de fotos (ou lightbox, como dizem os iStockers): são opções para a criação da peça que ilustrará o próximo Braincast sobre fotografia, cujo tema será Fotografia no Cinema.

 O autor da imagem escolhida ganhará 400 créditos na iStockphoto, além de ter o seu trabalho divulgado no B9.
Para participar, o autor deve criar uma imagem com 1920 x 1080 pixels, utilizando até quatro fotos da lightbox da iStockphoto. Depois, basta enviar o trabalho para  braincast@brainstorm9.com.br e torcer.

Dúvidas? Acesse as instruções e o regulamento do desafio em:
http://www.brainstorm9.com.br/38065/braincast9/braincast-68-profissao-fotografo/

LIVROS

. Homenagem a escritores e à escrita -  Em 1960, com o apoio de Jorge Amado, a União Brasileira de Escritores (UBE) organizou o I Festival do Escritor Brasileiro. Após o evento, o governo resolveu institucionalizar a homenagem, decretando o dia 25 de julho como o Dia Nacional do Escritor. Para comemorar a data, a Editora do Brasil resgata dois títulos de seu catálogo que abordam a temática da escrita.

Em Palavra de Filho (32 páginas, R$ 30,20), de Jonas Ribeiro, com ilustrações de Flávio Fargas, pai e filho têm grande dificuldade em se comunicar, em falar dos sentimentos e emoções. O filho passa, então, a escrever cartas ao pai. Elas chegam magicamente sopradas, transformando o relacionamento dos dois, aproximando-os cada vez mais por meio da palavra, que modifica e intensifica as relações familiares. Indicado para crianças a partir 9 anos, o livro aborda ainda outros assuntos transversais, como pluralidade cultural, comunicação, fantasia e sentimentos.
Para crianças menores, que iniciam o processo de alfabetização, a sugestão de leitura é livro Pirata de Palavras (16 páginas, R$ 24,50), de Jussara Braga, ilustrado por Ellen Pestili. Sempre com papel e caneta azul nas mãos, Heitor está pronto para copiar as palavras que encontra pela frente, imaginando que, ao reuni-las, poderá criar uma grande aventura.
Porém, um dia descobre que não só de palavras se faz uma história, mas também de imaginação, sonho e fantasia. E é com essa descoberta que o pirata de palavras se torna um pirata de aventuras.

O livro integra da Coleção De Palavra em Palavra, que faz um mergulho no universo das palavras. Com textos curtos, que brincam com significado e ritmo, as histórias são divertidas e apresentam a língua portuguesa como ferramenta de interação com o mundo, contribuindo para a formação dos pequenos leitores.
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site
www.editoradobrasil.com.br

. O LEÃO FAMINTO - A Berlendis & Vertecchia Editores lança, estre mês, a obra infantil ‘O leão faminto”. Escrito por Gita Wolf e ilustrado por Indrapramit Roy, o livro é uma adaptação de um conto folclórico tradicional indiano que narra a história de um leão cheio de fome, mas tão preguiçoso, que não quer caçar na floresta.
Deitado tranquilamente sob sua árvore preferida, o leão Singam pensa em coisas gostosas para comer. Um pardal, uma cabra e um veado estão entre suas refeições ideais, mas encontrar comida na floresta não é nada fácil! De tanto pensar, lembra que é dia de feira na aldeia e que poderia comer alguma cabra por lá.
No caminho depara-se com alguns animais e, de tão faminto, resolve comê-los ali mesmo. Porém, em todas as investidas, cada animal consegue, usando de muita habilidade e inteligência, demovê-lo da ideia e sobreviver mais um dia.
Fruto da tradição indiana, o conto ensina ao leitor que a inteligência, a habilidade e o poder de convencimento são mais poderosos do que a força, até mesmo do rei da selva.
As belas ilustrações de Indrapramit Roy foram livremente adaptadas da tradição warli de pintura folclórica, originária da Índia ocidental. Pintada com pigmento branco sobre as paredes de barro das casas. As pinturas dos warli retratam cenas da vida na aldeia, mitos e lendas.
. Auditoria ambiental  - Manual de Auditoria Ambiental, lançado pela Qualitymark Editora familiarizará seus leitores com seus conceitos e técnicas
Com o objetivo de familiarizar os leitores com o conceito de Auditoria Ambiental e sua evolução, a Qualitymark Editora lança a terceira edição revista e ampliada do Manual de Auditoria Ambiental. Com a coordenação de Emilio Lèbre La Rovere - vencedor do prêmio Nobel da Paz, em 2007, junto de Al Gore - a obra fornece também, o instrumental básico para a realização de uma auditoria deste tipo para qualquer atividade econômica que resulte em impactos ao meio-ambiente.
Estas técnicas apresentam tentativas de avaliar valores e limites das perturbações que uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do ecossistema, de modo a maximizar a retomada de seus recursos, assegurando uma produtividade prolongada e de longo prazo.
A auditoria ambiental é um instrumento usado por empresas para auxiliá-las a controlar o atendimento a políticas, práticas, procedimentos e/ou requisitos estipulados com o objetivo de evitar a degradação ambiental.
Ela teve início nos Estados Unidos, na década de 70, quando as empresas começaram a se preocupar com o crescente rigor da legislação ambiental e com a ocorrência de acidentes ecológicos de grande porte. Além da preocupação com a conformidade legal de suas atividades, essas organizações estavam atentas em identificar os potenciais riscos à saúde pública, gerados pelo processo produtivo ou pela prestação de serviços.

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