(Texto de Marcos Hiller , Coordenador do MBA Marketing,
Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios no Portal da Propaganda) - Ao
pensarmos sobre o que está acontecendo hoje no Brasil, devemos ter um cuidado
extremo para não cairmos em análises simplistas das manifestações e de todas
essas movimentações sociais que assistimos diante de nossas janelas,
televisores e telas de smartphones.
Muitas das coisas que ando lendo colocam, por exemplo, o Facebook
como um fator fundamental e protagonista do que estamos presenciando. Eu não
parto dessa lógica. Colocar o Facebook como ferramenta principal de tudo isso
que é, para mim, um argumento míope, raso e inconsistente.
O próprio uso do termo revolução, que aparece em textos, comentários e opiniões nas mídias e sobretudo nas nossas timelines, deve ser repensado. Será que estamos diante de uma revolução? Acho que não e ainda é muito cedo para concluir isso. Compreender essas interações mediadas pelas tecnologias digitais tem sido para mim uma questão central para a reflexão da sociedade contemporânea na medida em que se evidenciam transformações de ordem social, cultural, política e econômica.
Olhando no retrovisor da história, tivemos sim uma revolução da escrita no Oriente Médio no século V, ou então a revolução da imprensa de Johannes Gutemberg no século XV e até mesmo a tão estudada Revolução Industrial no século retrasado. Revolução significa ruptura. Significa que antes era de uma forma e depois ficou de outra. Na própria Revolução Industrial, coloca-se equivocadamente a máquina como o protagonista do acontecimento.
O protagonismo está na apropriação social das pessoas sobre o surgimento da máquina, e não na máquina. É o mesmo que colocar, equivocadamente, o microblog Twitter como protagonista do que vimos acontecer na chamada Primavera Árabe. A queda de governos no Oriente Médio foi causada pelas pessoas e pela apropriação social das pessoas sobre essas redes sociais digitais. Sempre no social.
Vive-se hoje uma nova revolução? Uma revolução, ainda em curso, implementada pelas tecnologias digitais e ocasionando importantes transformações no interior dos distintos aspectos da sociedade? Há quem acredite que sim, que há uma revolução. Eu não partilho dessa opinião.
O próprio uso do termo revolução, que aparece em textos, comentários e opiniões nas mídias e sobretudo nas nossas timelines, deve ser repensado. Será que estamos diante de uma revolução? Acho que não e ainda é muito cedo para concluir isso. Compreender essas interações mediadas pelas tecnologias digitais tem sido para mim uma questão central para a reflexão da sociedade contemporânea na medida em que se evidenciam transformações de ordem social, cultural, política e econômica.
Olhando no retrovisor da história, tivemos sim uma revolução da escrita no Oriente Médio no século V, ou então a revolução da imprensa de Johannes Gutemberg no século XV e até mesmo a tão estudada Revolução Industrial no século retrasado. Revolução significa ruptura. Significa que antes era de uma forma e depois ficou de outra. Na própria Revolução Industrial, coloca-se equivocadamente a máquina como o protagonista do acontecimento.
O protagonismo está na apropriação social das pessoas sobre o surgimento da máquina, e não na máquina. É o mesmo que colocar, equivocadamente, o microblog Twitter como protagonista do que vimos acontecer na chamada Primavera Árabe. A queda de governos no Oriente Médio foi causada pelas pessoas e pela apropriação social das pessoas sobre essas redes sociais digitais. Sempre no social.
Vive-se hoje uma nova revolução? Uma revolução, ainda em curso, implementada pelas tecnologias digitais e ocasionando importantes transformações no interior dos distintos aspectos da sociedade? Há quem acredite que sim, que há uma revolução. Eu não partilho dessa opinião.
Podemos ver contundentes transformações em todos os campos
sociais, econômicos, políticos e culturais. Diferentemente de outras
manifestações similares no Brasil e no mundo, dessa vez, vemos produtos
culturais sendo apropriados pelas pessoas (sempre pelas pessoas) como, por
exemplo, a música da banda O Rappa (Vem pra rua), utilizada em um
filme publicitário da montadora Fiat e com o mote da Copa do Mundo, mas que já
virou uma espécie de hino desses levantes.
Ou então a máscara branca do grupo “Anonymous”, sendo utilizada
como símbolo central e mascarando e ocultando rostos de muitas pessoas. Sem
falar dos cartazes com frases de protesto e dizeres bem humorados.
Neste texto, eu coloco a minha reflexão sobre o que estamos vendo, e opto pela não-adoção do termo revolução para classificar essas transformações que evidenciamos. Os argumentos de algumas pessoas carregam um tom radicalmente revolucionário, fazendo crer que tudo aquilo que antes era passado, passa a ser agora de forma diferente, antagonizando e contradizendo o que passou.
Neste texto, eu coloco a minha reflexão sobre o que estamos vendo, e opto pela não-adoção do termo revolução para classificar essas transformações que evidenciamos. Os argumentos de algumas pessoas carregam um tom radicalmente revolucionário, fazendo crer que tudo aquilo que antes era passado, passa a ser agora de forma diferente, antagonizando e contradizendo o que passou.
Se não existisse Facebook, estaria acontecendo toda essa
mobilização social nas ruas? Certamente sim. Não é uma página de web, na
verdade uma grande mídia originada em um dormitório de Harvard, que deve ser
colocada no centro dessas transformações sociais, políticas e econômicas que
podem estar por vir. Tudo bem que o Facebook e outras plataformas podem é
contribuir de forma interessante no sentido de articular encontros e mobilizar
pessoas.
Mas os atores principais dessa história toda são e sempre serão as
pessoas, o povo, o social. Oras, nem metade do Brasil possui acesso à internet
e cerca de um terço do País acessa o Facebook, sendo que desses, cerca de 30
milhões acessam o site de Mark Zuckerberg na palma na mão. O fato é que ainda é
muito cedo para prever no que resultará toda essa mobilização. O preço das
passagens já voltaram ao valor anterior. Mas o que realmente está por vir, eu
não me arrisco a prever.
O Dia Internacional do Homem
Em 1999 foi instituído o 15 de julho como
o Dia Internacional do Homem, para reforçar a atenção masculina com relação a
saúde. “Em geral, os homens são mais descuidados com a saúde do que as
mulheres, que já estão acostumadas, por exemplo, a consultar o médico
anualmente para exames de rotina”, comenta a médica Christiana Blattner, de
Campinas.
Alguns itens, como a calvície e a
depilação a laser, são mais procurados pela classe masculina nas clínicas de
dermatologia. Segundo Christiana Blattner, que é dermatologista e membro
efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “embora os homens sejam mais
reticentes em buscar ajuda especializada, uma vez que eles chegam ao
consultório, costumam ser mais regrados e mais dedicados ao tratamento do que
muitas mulheres”.
Combate à calvície deve começar cedo
A alopecia, nome dado pela Medicina para o
problema da queda de cabelos, vai muito além da preocupação estética. “A perda
ou má qualidade dos fios afeta o bem estar e a autoestima dos homens”, explica
a médica dermatologista Christiana Blattner, diretora técnica da Dermatolaser,
de Campinas/SP.
No consultório dermatológico é possível
iniciar o tratamento para combater a queda quando o problema começa a se
manifestar e assim, agir antes dos fios caírem totalmente. “Os implantes são
realizados quando já se perdeu totalmente o fio e o folículo capilar do couro
cabeludo já atrofiou”, explica a médica. “Hoje a orientação é que se procure o
especialista logo que notar o problema, para evitar ou ao menos retardar a
queda dos fios”.
Diversos fatores podem estar nas causas do
problema. Os principais vão desde estresse físico e emocional, distúrbios
alimentares e nutricionais, até características genéticas, alterações
metabólicas ou hormonais.
“Hoje contamos com tecnologia de última
geração para avaliar o tipo da alopecia de cada paciente. O equipamento possui
uma câmera acoplada a um software que registra imagens detalhadas das raízes
dos fios, aumentadas em até 400 vezes. A partir das imagens geradas pelo
equipamento, o médico avalia quais os melhores tratamentos para cada caso”,
afirma a médica.
O tratamento contra a alopecia pode ser
realizado de várias maneiras: medicação via oral, suplementos nutricionais ou
tratamentos hormonais, xampus adequados para cada tipo de cabelo, loções com
princípios ativos para inibir a queda e estimular o crescimento dos fios e o
laser.
“O laser atua diretamente nas camadas mais
profundas do couro cabeludo, onde ficam os folículos capilares, alterando o
ambiente em que estão as células que darão origem aos fios de cabelo,
estimulando e fortalecendo o seu crescimento. Ele também abre canais para que
os medicamentos sejam melhor absorvidos, aumentando a eficácia dos tratamentos.
Dessa forma, conseguimos recuperar a espessura dos fios que estavam
enfraquecidos, além de reduzir a queda dos cabelos e aumentar o volume
capilar”, explica a médica.
Depilação a laser – uma solução a longo
prazo
Eliminar os pelos, praticamente em
definitivo, através do laser, é outro tratamento que tem conquistado cada vez
mais adeptos. “Diferente do que acontecia há alguns anos atrás, a tendência
entre os homens atualmente é optar por manter menos pelos no corpo”, comenta
Christiana Blattner.
Além da barba, áreas como tórax e as
costas são as mais depiladas por eles. A depilação a laser não exige grandes
preparações: é necessário que o paciente não esteja bronzeado e evite o sol por
15 dias após a aplicação. “Outros métodos de depilação deixam a pele irritada
ou com uma enorme quantidade de pelos encravados, além de foliculites e até
manchas. Com a depilação a laser, não há nenhum incômodo, além de ser um método
mais definitivo para a remoção de pelos”, diz a médica.
Os equipamentos mais modernos emitem jatos
que resfriam a pele durante o procedimento, fazendo com que a retirada dos
pelos seja praticamente indolor. São necessárias em torno de 5 sessões por
área, mas regiões como cavanhaque e bigode podem demorar mais. “Minha
recomendação é que a depilação seja feita sempre num consultório médico. O
maior risco no uso do laser é provocar algum tipo de queimadura que, em casos
graves, pode até deixar sequelas e cicatrizes; por isso é muito importante
procurar um consultório médico, que dará toda segurança para realização da
depilação a laser, sem preocupação ou problemas futuros”, conclui a
especialista.
FEIRA INTERNACIONAL CRISTÃ
A Feira
Internacional Cristã(FIC) acontecerá
em São Paulo de 17 a 20 próximos no maior e
mais versátil centro de exposições da América Latina, o Expo Center Norte. O evento já tem
movimentado e agitado a comunidade gospel.
A FIC será uma oportunidade única para o público
e o mercado terem acesso, em primeira mão, a todas as novidades de produtos e
serviços voltados ao público evangélico. O dia
17/07 será dedicado exclusivamente a lojistas, pastores, distribuidores e
imprensa. Já nos dias 18, 19 e 20/07 a feira é dedicada ao público em geral. Os
ingressos custam R$ 15,00, podem ser adquiridos diretamente pelo site.
Para caravanas com no mínimo de dez pessoas, condições
especiais com desconto de 20% no valor dos ingressos são oferecidas. Se o grupo
tiver 40 pessoas ou mais, o desconto aumenta para 30%.
Já estão confirmados
para a feira mais de 60 expositores, entre empresas
como Sociedade Bíblica do Brasil, Bello Editora, Som Livre, Sony Music e Rádio
Logos. Além da área de exposição, os visitantes contarão com um conteúdo
diferenciado tanto no Congresso de Mulheres, quanto no Congresso de Finanças e
Gestão de Carreira.
Expandindo o conteúdo da FIC, haverá também um
espaço especial dedicado à música gospel. Um palco chamado de “Promessas”
contará com apresentações de Voz da Verdade, David Quintan, Ludmila Ferber, Renascer
Praise, Livres para Adorar, PG e André Valadão. (Promoview)
PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS
GRANDES EVENTOS
Após viver um período de estagnação devido
à falta de investimentos, na década de 90, o mercado de construção civil
requer, cada vez mais, profissionais de engenharia qualificados. Com os grandes
eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, a demanda por
profissionais no Brasil aumentará. Zacarias Chamberlain, autor do livro Projeto
e Cálculo de Estruturas de Aço, da editora Elsevier, explica como os
profissionais da área devem se qualificar.
“Foram mais de 40 anos sem obras de
infraestrutura, muito maiores que uma dúzia de estádios, que envolvem soluções
de mobilidade (viadutos, pontes, túneis, entre outras obras). Os profissionais
devem estudar em cursos de especialização e extensão para se preparar para
essas obras de infraestrutura”, explicou.
Para o especialista, falta mão de obra no
setor de engenharia, no país. “Em muitas áreas, principalmente em pontes e
obras de grande porte industriais, da indústria de petróleo, de celulose”,
comentou.
Com a demanda, muitos estudantes de
engenharia se preparam para ingressar no mercado. Zacarias disse que um bom
engenheiro deve estar sempre bem informado. “É importante aprender a ser
autodidata, ler as revistas, se manter informado das novidades tecnológicas, e
ver como aplica-las no dia-a-dia. O mais importante é estudar por conta, e se
necessário se atualizar através de cursos qualificados. Como estagiários, seja na
fase de desenvolvimento de projeto, seja na execução ou na manutenção, as
grandes empresas sempre oferecem programas de trainee, basta se manter
informado através das redes profissionais (LinkedIn) ou as sociais (Twitter,
Facebook)”, afirmou.
V DE VITÓRIA, V DE
BRASIL FAZENDO HISTÓRIA
(Texto
de Breno Rosostolato, Psicólogo e professor da Faculdade Santa Marcelina no
Portal da Propaganda) - Tenho mais do que motivos para ficar
alegre, feliz e ter orgulho e satisfação de fazer parte de um momento tão
importante na história da democracia deste País.
Democracia de verdade se faz
através da voz do povo, que solta a voz em atos de indignação e insatisfação
com a corrupção e os absurdos que acontecem. O povo grita e clama por justiça,
cansados pela exploração de um governo fascista. Tudo começou através das
passeatas pelo aumento do transporte coletivo, especificamente em São Paulo.
Mas há quem achasse que a manifestação era obsoleta por reivindicar por R$0,20
centavos de acréscimo na tarifa dos ônibus.
A ingenuidade destes
impossibilita o entendimento das verdadeiras intenções das manifestações. Vamos
nos opor a esta bandalheira e falcatruas que acontecem na política. A
democracia é heroica e legítima. Somos um povo de lutas, cujo hino nacional
enaltece que não somos alienados e não fugimos às batalhas.
Luta contra as péssimas
condições do transporte, e só por isso já seria motivo suficiente para nos
revoltarmos, mas este foi o estopim, a “gota d´água. E o que dizer dos valores
exorbitantes nas construções destes “elefantes brancos” que são os estádios
para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo? Tá certo que a Copa vai
acontecer e estes estádios já foram e estão sendo construídos, mas a Olimpíada
está aí. Podemos, quem sabe, olhar com cuidado para os valores gastos até lá.
As manifestações contagiam o resto do País – estamos vendo isso no Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília – e chamam a atenção da imprensa internacional, que divulgam as passeatas. A mobilização se estende às mídias sociais, que inclusive é o meio de comunicação entre as pessoas. A organização começa na internet e convoca as pessoas a participarem com panos e lençóis brancos na janela, movimento #vemprajanela e o movimento #vemprarua.
O Movimento Passe Livre (MPL), que encabeça os protestos contra o aumento da tarifa de transporte público em São Paulo, deu o pontapé inicial e trouxe novamente os protestos que só foram vistos nas passeatas pelas Diretas Já, as oposições contra a ditadura militar e mais recentemente, o movimento dos “caras pintadas” no célebre caso do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Mesmo que seja por R$0,20, a discussão passa a ser por bilhões que foram, por exemplo, gastos em estádios para a Copa, mas também pelo vergonhoso caso do mensalão, a falta de uma educação digna, saúde e segurança, pelo Congresso Nacional que não nos representam mais, por vereadores, deputados, senadores que não defendem a população.
As manifestações contagiam o resto do País – estamos vendo isso no Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília – e chamam a atenção da imprensa internacional, que divulgam as passeatas. A mobilização se estende às mídias sociais, que inclusive é o meio de comunicação entre as pessoas. A organização começa na internet e convoca as pessoas a participarem com panos e lençóis brancos na janela, movimento #vemprajanela e o movimento #vemprarua.
O Movimento Passe Livre (MPL), que encabeça os protestos contra o aumento da tarifa de transporte público em São Paulo, deu o pontapé inicial e trouxe novamente os protestos que só foram vistos nas passeatas pelas Diretas Já, as oposições contra a ditadura militar e mais recentemente, o movimento dos “caras pintadas” no célebre caso do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Mesmo que seja por R$0,20, a discussão passa a ser por bilhões que foram, por exemplo, gastos em estádios para a Copa, mas também pelo vergonhoso caso do mensalão, a falta de uma educação digna, saúde e segurança, pelo Congresso Nacional que não nos representam mais, por vereadores, deputados, senadores que não defendem a população.
Esses movimentos serão
estudados futuramente, porque traz a tona a verdadeira transformação de utopias
em uma concretização popular, mudanças de mentalidades, o estouro da angústia
popular. O Brasil ecoa as manifestações que acontecem no Egito e na Turquia. O
Brasil de todos nós acordou.
Desculpem minha insistência com a Copa e Olimpíadas, mas é um tema recorrente e muito atual. É muito importante nos atentarmos para esses gastos descontrolados com os estádios, mas também com os dirigentes da FIFA que chega ao país querendo mandar, impondo regras e normas. Não precisamos de entidades como FIFA e CBF, com tantas denúncias de corrupção e sujeira, para apitar algo aqui.
As obras faraônicas causam o despejamento de inúmeras famílias carentes e sem contar os desvios de dinheiro para acontecer. A propósito, o povo está nas ruas não é por causa do futebol e muito menos porque aqui é o país do Carnaval. Estamos na rua sem se importar para essa Copa das Confederações e do Mundo.
Desculpem minha insistência com a Copa e Olimpíadas, mas é um tema recorrente e muito atual. É muito importante nos atentarmos para esses gastos descontrolados com os estádios, mas também com os dirigentes da FIFA que chega ao país querendo mandar, impondo regras e normas. Não precisamos de entidades como FIFA e CBF, com tantas denúncias de corrupção e sujeira, para apitar algo aqui.
As obras faraônicas causam o despejamento de inúmeras famílias carentes e sem contar os desvios de dinheiro para acontecer. A propósito, o povo está nas ruas não é por causa do futebol e muito menos porque aqui é o país do Carnaval. Estamos na rua sem se importar para essa Copa das Confederações e do Mundo.
A indignação não nos impede
de torcer, mas não nos permitimos mais sermos marionetes. Essa é a Copa das
“Manifestações”, porque as pessoas estão protestando contra tudo isso. O
nacionalismo que antes existia com a seleção canarinho não é unânime e não
inebria como antes. Acho eu que está acabando com a política do pão e circo.
Os protestos devem chegar até as eleições, ir até as urnas. Não devemos esmorecer, ficaremos atentos, porque este é o momento de mudanças. Vamos consolidar nossos posicionamentos políticos. Estas manifestações não são de classes sociais, não segregam, mas unem as pessoas. Aqueles que não usam o ônibus e aqueles que todos os dias se irritam com as péssimas condições do transporte.
Os protestos devem chegar até as eleições, ir até as urnas. Não devemos esmorecer, ficaremos atentos, porque este é o momento de mudanças. Vamos consolidar nossos posicionamentos políticos. Estas manifestações não são de classes sociais, não segregam, mas unem as pessoas. Aqueles que não usam o ônibus e aqueles que todos os dias se irritam com as péssimas condições do transporte.
Revivemos a revolta das ruas
nos tempos de chumbo. A propósito, a contenção truculenta da polícia aos
manifestantes lembra as práticas da ditadura. Mas há essa galera que está
oferecendo flores no lugar de balas de borracha. O propósito de liberdade de expressão
se dissipa mais do que o gás lacrimogêneo. Basta olhar para as ruas tomadas e
ver pessoas de todas as etnias, idade, credos, com cartazes com frases de
repúdio à corrupção, se referindo às penúrias da saúde ou as deficiências da
educação. É fácil escolher de que lado ficar.
O que se espera agora é afunilar os ideais e dar uma forma mais definida para este movimento. O que vai acontecer com tudo isso? Pelo menos a discussão está acontecendo e os primeiros frutos parecem surgir. Aos que foram eleitos pelo povo, espera-se que se pronunciem e se responsabilizem pelas mazelas do País. O silêncio, ou pior, manter o discurso de que concorda com o movimento e apoiar as passeatas não isentará os governantes da culpa. O mínimo que eles podiam mesmo é admitir a expressão legítima do que é a democracia.
O que se espera agora é afunilar os ideais e dar uma forma mais definida para este movimento. O que vai acontecer com tudo isso? Pelo menos a discussão está acontecendo e os primeiros frutos parecem surgir. Aos que foram eleitos pelo povo, espera-se que se pronunciem e se responsabilizem pelas mazelas do País. O silêncio, ou pior, manter o discurso de que concorda com o movimento e apoiar as passeatas não isentará os governantes da culpa. O mínimo que eles podiam mesmo é admitir a expressão legítima do que é a democracia.
A INTELIGÊNCIA
GEOGRÁFICA, OS NEGÓCIOS E A SEGURANÇA
A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (www.mundogeoconnect.com), demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados. A programação teve dois eventos especiais: o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e a conferência internacional Location Intelligence Brazil (http://www.locationintelligence.net/brazil/), que mostraram as principais aplicações da tecnologia geoespacial no mundo dos negócios. “Foi uma grande oportunidade para oferecer um fórum educativo, que abordou as aplicações da tecnologia de localização na computação empresarial e inteligência de negócios”, diz Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine. “HERE.com é a nova plataforma de localização da Nokia, disponível para aplicações empresariais e integração com sistemas RP e para aplicações móveis. O HERE tem um portal para o usuário final, para pessoas se localizarem e acharam direções, e já começa inovador, pois além da tradicional busca de destinos e rotas, há também rotas para pedestres, que não é só tirar rotas de contramão, mas também fazer rotas através de praças e parques e principalmente utilizando transporte público, com ônibus, trens e metrôs”, afirmou Helder Azevedo, Diretor e Gerente Geral de Vendas na América Latina do HERE.
“Para o lado corportativo, que é o
grande objetivo do nosso evento [LI Brazil], a plataforma possui ainda mais
funcionalidades, como por exemplo rotas baseadas no trânsito atual, rotas que
você pode planejar no futuro usando o histórico do trânsito do passado, rotas
com atributos para caminhões, entre outras, inclusive com imagens de
satélite, completou o executivo.
Segurança de fronteiras, combate ao tráfico de drogas e armas, prevenção e resposta ao crime, monitoramento de grandes multidões. Tudo isso tem em comum a Geointeligência, que tem por atribuição realizar pesquisa, desenvolvimento, aplicação e manutenção de ferramentas geoespaciais em processos e projetos de apoio à decisão em situações críticas. Com foco nos grandes que o Brasil irá sediar, o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança (http://mundogeoconnect.com/2013/palestrante/forum-geointeligencia-para-defesa-e-seguranca/) apresentou, no dia 20 de junho, como os dados geoespaciais vêm sendo usados de forma estratégica. “Um sistema de informação geográfica permite não só acompanhar todo o processo da segurança nacional, mas também fornecer o conhecimento preditivo e a consciência situacional, comum com as várias áreas que se ocupam da segurança de um país”, afirmou João Canais, Gerente de Negócios da Esri, palestrante no painel sobre Vigilância Territorial e Operações em Defesa e Segurança. Em um dos paineis do Fórum, foi mostrado casos de planejamento e monitoramento de grandes eventos em grandes cidades brasileiras, pelos especialistas em segurança pública Raquel Pereira Fonseca Crispiniano e Ten Cel Marcus Ferreira, o qual demonstrou como está sendo executada a análise de risco para locais de hospedagem de peregrinos na Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.
De acordo com o Tenente Coronel,
com a disponibilização dos endereços de hospedagem dos peregrinos, a base de
dados geoprocessada possibilitou a construção de informações relativas a
áreas de maior densidade, o que está sendo utilizado pelos órgãos de
segurança pública para a otimização do planejamento com uma estrutura de
segurança melhor focada, possibilitando que outros órgãos concentrem seus
recursos nas áreas em que efetivamente vai haver maior número de peregrinos,
e o planejamento dos serviços de transporte e controle de tráfego, por
exemplo.
Na última rodada de palestras do Fórum, a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no apoio a projetos de segurança foi abordada. “Em minha apresentação sobre como se pode plotar os dados provenientes de VANTs dentro de uma plataforma geográfica, foi demonstrado sobre a análise de mudanças multi-temporais, uma das operações mais comuns e utilizadas na indústria de defesa, inteligência e segurança”, afirmou Carlos Cardona, Arquiteto de Soluções para América Latina da Esri. Em 2014 o MundoGEO#Connect acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia. Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 (http://mundogeoconnect.com/2013/grade/). Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve em www.mundogeoconnect.com.
INSTITUTO ARTE DE VIVER BEM ELABORA CARTILHA
(Fonte:
Gisele Assis, Jacqueline Miranda, Vera
Santiago, ADS Comunicação Corporativa e
Portal da Propaganda) - O Instituto Arte de Viver Bem, sempre promovendo a grande influência
dos hábitos saudáveis para prevenir o aparecimento de tumores mamários,
produziu a cartilhaCâncer
de mama – A prevenção está em suas mãos, em parceria com a Editora Abril. O encarte
de 24 páginas traz conteúdo explicativo para a prevenção contra o câncer de
mama, abordando a importância dos exames preventivos, do cuidado com
alimentação, da prática de atividade física e controle do peso, das práticas
saudáveis que podem neutralizar alguns dos fatores de risco para a doença.
|
EXPO AERO BRASIL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Expo Aero Brasil Air Show - Feira Internacional de
Aeronáutica é oevento ideal para conhecer as últimas inovações
do mercado aeronáutico. É o lugar onde as grandes tendências tecnológicas do
setor aeroespacialganham forma.
Construtores de equipamentos e fornecedores de sistemas e
equipamento apresentam ao mercado as suas mais recentes inovações. Além disso,
o visitante tem a oportunidade de conhecer e testar, em vôos de demonstração,
as aeronaves em exposição. A
feira vai até o dia 14/07, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
de São José dos Campos (DCTA). O evento fica aberto ao público
das 10h às 18h e o acesso será pelo portão do MAB, na Av. Brigadeiro Faria
Lima.
Serão expostos
produtos e serviços abrangendo desde a produção civil e militar de aeronaves
até softwares embarcados para sistemas espaciais.
Também haverá apresentação de acrobacias aéreas.
Com mais de 300
marcas nacionais e internacionais representadas, este evento oferece as
melhores oportunidades comerciais e de marketing promocional para quem trabalha com setor
aeroespacial. A entrada custa R$ 20,00, estudantes e pessoas acima de 60 anos
de idade pagam meia. Mais informações no site do evento. (Promoview)
MILHARES SE ESCONDEM DE FOTOS EDE SUA PRÓPRIA BELEZA
As mulheres estão perdendo a chance de registrar alguns dos
momentos mais importantes de suas vidas por estarem insatisfeitas com sua
aparência. É o que revela a nova pesquisa global de Dove1
realizada com 4.075 mulheres, entre 18 e 64 anos de idade, de sete países,
incluindo o Brasil.
A ansiedade relacionada à aparência as impede de registrar
momentos valiosos quando fotografadas em suas férias na praia, seu próprio
casamento ou até mesmo no nascimento de um filho. 77% das mulheres declararam
ter vergonha da câmera e confessam que, muitas vezes, sentem-se constrangidas
ou desconfortáveis ao serem fotografadas por não acharem que estão bonitas.
Dove tem um compromisso com a
concepção de um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança
e não de ansiedade. Por isso, criou o filme Câmera Tímida para levantar a questão sobre as mulheres fugirem de uma
câmera depois de adultas, apesar de adorarem estar na frente dela quando
meninas.
"Sabemos que as mulheres são
muito críticas quando se trata de sua aparência e que isso pode impactar sua
autoestima, confiança e felicidade", diz Denise Door, gerente de
marketing de Dove. "Este estudo mostra que as mulheres, que são suas
maiores críticas de beleza, sofrem de uma ansiedade que as tornam inseguras na
frente de uma câmera, e isso faz com que percam o registro de momentos
importantes de suas vidas. Nós desejamos que isso mude",
completa.
Dove quer ajudar as mulheres a se
reconectarem com aquela sensação de quando eram jovens e destemidas na frente
de uma câmera, para que abracem sua própria beleza, sem desculpas, e passem
esse aprendizado para alguém mais jovem. “Meninas espelham o comportamento de suas
mães quando se trata de beleza, confiança e autoestima. É importante que as
mães reconheçam a beleza em si mesmas, tornando-se um modelo positivo para suas
filhas”, afirma a executiva.
A marca estabeleceu a meta
global de atingir 15 milhões de jovens com seu Programa de Autoestima
até o final de 2015 e, até o momento, já alcançou 11 milhões. “Juntos, podemos
criar um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança, e não de ansiedade
para as mulheres e meninas de todas as idades”, finaliza Denise. (Fonte: Camera Shy - Dove® Global
Research, 2013)
Pesquisa Global de Dove: Principais
conclusões1
Ansiedade relacionada à beleza é o principal motivo
da timidez frente às câmeras:
• Mais da metade das mulheres (57%) admitiu que a preocupação
com sua aparência pode ter um impacto negativo em seu comportamento em frente
de uma câmera;
• 65% das mulheres dizem que ter sua foto tirada/publicada
online as deixa mais preocupadas com sua aparência do que falar em público
(47%), ir ao primeiro encontro (44%), ou ir a uma entrevista de emprego (41%);
• 36% das mulheres admitem terem se tornado mais tímidas
frente às câmeras entre 11-20 anos de idade;
• 55% das mulheres admitem que são mais tímidas na frente da
câmera agora, do que eram 10 anos atrás.
As mulheres estão perdendo a chance de registrar
memórias:
• 63% das mulheres já destruíram fotos delas mesmas -
fotos digitais estão ainda mais propensas a serem eliminadas do que as
impressas (55% contra 25%);
• 19% das mulheres não têm fotos da viagem de férias de
sua vida, 14% do dia do seu casamento e 17% do nascimento de um filho;
• Quase uma em cada três não se deixou ser fotografada
ou destruiu uma foto tirada na praia, numa festa importante com
amigos/familiares e até mesmo em sua própria formatura.
Fotos digitais estão aumentando a sensação de
timidez das mulheres em frente das câmeras:
• Ser marcada em uma foto publicada nas redes sociais
faz com que mais da metade das mulheres se sintam mais preocupadas com a sua
aparência;
• Quase a metade (46%) já se desmarcou, apagou ou
removeu uma foto;
• 41% fizeram algo para realçar sua aparência antes de
publicar uma foto online.
A pesquisa de Dove confirma que as mulheres são suas piores críticas
de beleza e vão evitar situações em que sua aparência seja posta em evidência,
como, por exemplo, serem fotografadas. Quando confrontadas com uma foto delas
mesmas, mais de metade das mulheres (55%) só notou suas características
negativas, considerando-se "pouco atraente", "feia" ou
"muito gorda"2.
Para ajudar as mulheres a dizerem adeus a esta sensação de
timidez frente às câmeras, a embaixadora do Projeto Global de Dove para
Autoestima, Jess Weiner oferece estas dicas:
• Elimine comentários negativos sobre sua aparência, do
tipo: "Estou gorda" ou "Meu cabelo está horrível hoje".
Comentários negativos aumentam a preocupação com a nossa aparência. Quanto mais
comentários positivos fizermos com relação a nossa própria beleza, maior será
nossa autoconfiança.
• Ninguém é perfeito. Lembre-se que essas imagens
"perfeitas" de celebridades foram produzidas e retocadas por uma
equipe de profissionais do início ao fim. Beleza perfeita é algo que
simplesmente não existe.
• As mulheres não devem se apegar apenas à sua
aparência numa foto, mas sim pensar em quando tiverem 70 anos, como será bom
ter registrado aquele momento importante de sua vida.
• Por fim, concentre-se em registrar suas memórias. Em
vez de se estressar com a sua aparência nas fotos, as mulheres devem se
concentrar em como vão deverão SENTIR quando, daqui há 5, 10, 50 anos, puderem
recordar a alegria que sentiram na praia, com a família ou numa comemoração com
os amigos. Quando as mulheres se concentrarem no registro da memória, descobrirão
que seu rosto e corpo vão relaxar, e o resultado será um sorriso mais natural e
genuíno, uma expressão verdadeira do prazer daquele momento.
Visite o filme de Dove Câmera Tímida no link: http://bit.ly/ReveleSuaBeleza e participe da conversa em
#ReveleSuaBeleza.
ESTÁ CHEGANDO MAIS UMA EDIÇÃO DA
EXPOHAIR
A nona edição da ExpoHair será
realizada dias 14 e 15, no Centro de Eventos Pereira Alvim, em Ribeirão Preto
(SP). A proposta é colocar ao alcance dos profissionais do Interior
deSão Paulo e Minas Gerais, os principais
avanços científicos e tecnológicos do universo da Estética e Beleza.
Ocupa lugar de
destaque, no evento, aFeira Comercial, com exposição variada de produtos, e o
Campeonato de Cortes, Penteados, Manicures e Maquiagem, onde o profissional
poderá mostrar sua habilidade. Paralelo ao
evento acontece os congressos internacionais de estética, podologia
e manicure.
De acordo com Cleide Kabariti, coordenadora geral
da ExpoHair, o objetivo em 2013 é atrair um número bem maior de participantes,
fazer parcerias com grandes indústrias e manter o alto nível científico dos congressos.
A ExpoHair se
consolida, a cada ano, como um dos maiores eventos de beleza e estética do
Interior do Brasil, e faz parte do calendário de eventos oficiais da
cidade de Ribeirão Preto.
“Convidamos não só
os profissionais, mais o público em geral. Será uma oportunidade imperdível
para compras de novos produtos, muitos deles não encontrados na região, além
dos preços convidativos nas ações de marketing promocional de fábricas e distribuidores” afirma
Cleide. Mais informações no site do evento. (Promoview)
USANDO YOUTUBE PARA VENDER MAIS
Outro
dia estava lendo uma matéria muito interessante sobre como usar vídeos no
Youtube para vender mais.
Alguns números interessantes :
- 48% das pessoas que assistem um vídeo de
propaganda online depois visitam o site da empresa;
- 11% compartilham o vídeo com amigos;
- 22% fizeram uma compra.
(Fonte: Vision Critical)
Os melhores vídeos online são muitas vezes
caseiros ou amadores. Você não precisa fazer uma super produção para ser um
sucesso online.
Se você quiser ver alguns exemplos de empresas
que têm trabalhado de maneira criativa esse assunto, procure no Youtube por DC
Shoes (geralmente são vídeos do dono da empresa andando num carro envenenado
por algum lugar muito legal, como aeroportos abandonados, parques de diversão,
o porto de San Francisco) ou Blendtec, onde o dono da empresa de
liquidificadores gravava vídeos onde colocava iPods e bolinhas de gude nos seus
aparelhos, mostrando como ‘batiam’ qualquer coisa.
Muitas vezes esse vídeos acabam tendo efeito
viral, mas a verdade é que menos de 3% dos vídeos postados tem mais de 25.000
‘views’. Mesmo assim, é um mercado que vale a pena ser trabalhado.
Você pode gravar testemunhais de clientes,
maneiras interessantes de usar um produto/serviço, dicas de como fazer alguma
coisa (a Black & Decker criou uma videoteca online que é quase uma
universidade virtual sobre como fazer qualquer coisa com seus produtos).
Algumas empresas pedem aos seus clientes que
criem os vídeos e depois premiam os melhores. Outras criam vídeos onde pedem
que os clientes escolham o final. Outras ainda criam um primeiro comercial
‘piloto’ contando um caso e depois pedem que os clientes postem no Twitter ou
no Facebook histórias parecidas que aconteceram. As melhores acabam
transformadas em vídeo.
Enfim, as opções são inúmeras e vão muito além
do simples comercial de 30 segundos adaptado da televisão. Mas uma coisa é
certa: estudos feitos por especialistas como Michael Norton mostram que as
pessoas se engajam mais quando sentem que influenciaram ou participaram
diretamente da criação do material.
E você, o que tem feito (ou o que sua empresa
tem feito) para vender mais utilizando vídeos no Youtube?
Quais são os melhores comerciais que você já
assistiu no Youtube?
Publique e compartilhe! (Texto
de Raúl Candeloro, publicado
originalmente no Administradores e repreoduzido no Adnews)
ATITUDES CIDADÃS
EM CAMPANHA DO INSTAGRAM
A Marítima Seguros <http://www.maritima.com.br/maritima/index.html> , uma das
maiores companhias de seguro do Brasil, acaba de lançar uma nova ação com o
objetivo de despertar o interesse e informar às pessoas sobre a relevância das
atitudes positivas no dia-a-dia nas cidades.
Como
parte das iniciativas sob o conceito Bom Te Ver Bem!, a seguradora inicia mais
uma campanha sob o mote MANDOU BEM! MANDOU MAL!. Desta vez, o usuário será
convidado a postar no Instagram fotos com a hashtag #MANDOUBEM (quando a
atitude for positiva) ou #MANDOUMAL (quando atitude for negativa). Os autores
das fotos publicadas na fanpage da Marítima até dia 31 de julho ganham um par
de ingressos de cinema. É necessário que o participante seja seguidor dos
perfis da Marítima no Instagram <http://instagram.com/segurosmaritima> (segurosmaritima) e no Facebook <http://www.facebook.com/segurosmaritima> (segurosmaritima).
BUEIROS
SÃO TRANSFORMADOS EM MOEDAS
Uma
intervenção urbana deu um novo significado aos bueiros de Porto Alegre (RS),
despertando a curiosidade e a reflexão em meio ao cotidiano da cidade.
Acompanhados pela hashtag #transforme, para que a mensagem se estenda pelas
redes sociais, os bueiros da capital gaúcha foram transformados em grandes
moedas de “20 centavos” pela agência de publicidade e21.
Com
criatividade, a manifestação pacífica usou a arte para buscar apoio aos
movimentos de mudança que acontecem no país. O objetivo foi passar a seguinte
mensagem: Não é só pelos 20 centavos, é pelo valor que a transformação tem.
A
ação de guerrilha está alinhada com o posicionamento da agência gaúcha, que tem
na “transformação” um dos pilares para o atendimento estratégico, integrado e
criativo da carteira de clientes.
Vale
lembrar que Porto Alegre foi uma das primeiras cidades brasileiras a lutar pela
redução da tarifa do ônibus, movimento que deu largada a uma série de protestos
por todo o Brasil.
Confira
uma reflexão feita pelo Adnews sobre a ligação da publicidade com os
protestos clicando aqui. (Redação Adnews)
EM FOCO A GESTÃO HOSPITALAR
São Paulo sediará, entre os dias 17 e 18,
o primeiro grande encontro voltado exclusivamente para a gestão da qualidade
hospitalar. Trata-se do Hospital
Quality Management,
que reunirá renomados gestores de qualidade e administradores de hospitais que
são referências, para discutir como atingir melhores resultados e aumentar a
satisfação tanto dos profissionais que integram o quadro de funcionários quanto
dos pacientes, por meio da Qualidade Hospitalar.
Os temas que serão abordados no evento
foram definidos a partir de recente pesquisa realizada pela NEXT Business Media
junto a gestores seniores dos principais hospitais públicos e privados do país,
a qual apontou que 85% deles buscam soluções para desafios como: a necessidade
de difundir a cultura de qualidade eficaz nos hospitais brasileiros; as
dificuldades no processo de acreditação para alcançar as certificações; e como
aperfeiçoar processos e indicadores de qualidade, de forma a garantir a
segurança do paciente em primeiro lugar. Contatos: (011) 4191-6245, info.hqm@nextbm.com.br e http://www.qualidadehospitalar.com.br
OS PROGRAMAS DE
TV MAIS COMENTADOS NO TWITTER
A Tribatics.TV, empresa
especializada em análise do impacto dos programas de TV e comerciais nas mídias
sociais, divulgou o ranking de programas brasileiros mais comentados no Twitter
durante o mês de junho.
Voltada
para o público jovem, maior target da rede social, a novela Malhação ficou em
primeiro lugar absoluto na lista. Já o reality show A Fazenda, talvez pelo tom
polêmico dos participantes, ficou com o segundo lugar, a frente da novela das
9h Amor à vida. O gráfico foi postado pelo blog Blue Bus. (Redação Adnews)
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