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quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROTAGONISMO DAS MANIFESTAÇÕES NÃO ESTÁ NO FACEBOOK


 

(Texto de Marcos Hiller , Coordenador do MBA Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios  no Portal da Propaganda) - Ao pensarmos sobre o que está acontecendo hoje no Brasil, devemos ter um cuidado extremo para não cairmos em análises simplistas das manifestações e de todas essas movimentações sociais que assistimos diante de nossas janelas, televisores e telas de smartphones.

 

Muitas das coisas que ando lendo colocam, por exemplo, o Facebook como um fator fundamental e protagonista do que estamos presenciando. Eu não parto dessa lógica. Colocar o Facebook como ferramenta principal de tudo isso que é, para mim, um argumento míope, raso e inconsistente.

O próprio uso do termo revolução, que aparece em textos, comentários e opiniões nas mídias e sobretudo nas nossas timelines, deve ser repensado. Será que estamos diante de uma revolução? Acho que não e ainda é muito cedo para concluir isso. Compreender essas interações mediadas pelas tecnologias digitais tem sido para mim uma questão central para a reflexão da sociedade contemporânea na medida em que se evidenciam transformações de ordem social, cultural, política e econômica.

Olhando no retrovisor da história, tivemos sim uma revolução da escrita no Oriente Médio no século V, ou então a revolução da imprensa de Johannes Gutemberg no século XV e até mesmo a tão estudada Revolução Industrial no século retrasado. Revolução significa ruptura. Significa que antes era de uma forma e depois ficou de outra. Na própria Revolução Industrial, coloca-se equivocadamente a máquina como o protagonista do acontecimento.

O protagonismo está na apropriação social das pessoas sobre o surgimento da máquina, e não na máquina. É o mesmo que colocar, equivocadamente, o microblog Twitter como protagonista do que vimos acontecer na chamada Primavera Árabe. A queda de governos no Oriente Médio foi causada pelas pessoas e pela apropriação social das pessoas sobre essas redes sociais digitais. Sempre no social.

Vive-se hoje uma nova revolução? Uma revolução, ainda em curso, implementada pelas tecnologias digitais e ocasionando importantes transformações no interior dos distintos aspectos da sociedade? Há quem acredite que sim, que há uma revolução. Eu não partilho dessa opinião.

 

Podemos ver contundentes transformações em todos os campos sociais, econômicos, políticos e culturais. Diferentemente de outras manifestações similares no Brasil e no mundo, dessa vez, vemos produtos culturais sendo apropriados pelas pessoas (sempre pelas pessoas) como, por exemplo, a música da banda O Rappa (Vem pra rua), utilizada em um filme publicitário da montadora Fiat e com o mote da Copa do Mundo, mas que já virou uma espécie de hino desses levantes.

 

Ou então a máscara branca do grupo “Anonymous”, sendo utilizada como símbolo central e mascarando e ocultando rostos de muitas pessoas. Sem falar dos cartazes com frases de protesto e dizeres bem humorados.

Neste texto, eu coloco a minha reflexão sobre o que estamos vendo, e opto pela não-adoção do termo revolução para classificar essas transformações que evidenciamos. Os argumentos de algumas pessoas carregam um tom radicalmente revolucionário, fazendo crer que tudo aquilo que antes era passado, passa a ser agora de forma diferente, antagonizando e contradizendo o que passou.

 

Se não existisse Facebook, estaria acontecendo toda essa mobilização social nas ruas? Certamente sim. Não é uma página de web, na verdade uma grande mídia originada em um dormitório de Harvard, que deve ser colocada no centro dessas transformações sociais, políticas e econômicas que podem estar por vir. Tudo bem que o Facebook e outras plataformas podem é contribuir de forma interessante no sentido de articular encontros e mobilizar pessoas.

 

Mas os atores principais dessa história toda são e sempre serão as pessoas, o povo, o social. Oras, nem metade do Brasil possui acesso à internet e cerca de um terço do País acessa o Facebook, sendo que desses, cerca de 30 milhões acessam o site de Mark Zuckerberg na palma na mão. O fato é que ainda é muito cedo para prever no que resultará toda essa mobilização. O preço das passagens já voltaram ao valor anterior. Mas o que realmente está por vir, eu não me arrisco a prever.



O Dia Internacional do Homem


Em 1999 foi instituído o 15 de julho como o Dia Internacional do Homem, para reforçar a atenção masculina com relação a saúde. “Em geral, os homens são mais descuidados com a saúde do que as mulheres, que já estão acostumadas, por exemplo, a consultar o médico anualmente para exames de rotina”, comenta a médica Christiana Blattner, de Campinas.

Alguns itens, como a calvície e a depilação a laser, são mais procurados pela classe masculina nas clínicas de dermatologia. Segundo Christiana Blattner, que é dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “embora os homens sejam mais reticentes em buscar ajuda especializada, uma vez que eles chegam ao consultório, costumam ser mais regrados e mais dedicados ao tratamento do que muitas mulheres”.
 

Combate à calvície deve começar cedo

A alopecia, nome dado pela Medicina para o problema da queda de cabelos, vai muito além da preocupação estética. “A perda ou má qualidade dos fios afeta o bem estar e a autoestima dos homens”, explica a médica dermatologista Christiana Blattner, diretora técnica da Dermatolaser, de Campinas/SP.

No consultório dermatológico é possível iniciar o tratamento para combater a queda quando o problema começa a se manifestar e assim, agir antes dos fios caírem totalmente. “Os implantes são realizados quando já se perdeu totalmente o fio e o folículo capilar do couro cabeludo já atrofiou”, explica a médica. “Hoje a orientação é que se procure o especialista logo que notar o problema, para evitar ou ao menos retardar a queda dos fios”.

Diversos fatores podem estar nas causas do problema. Os principais vão desde estresse físico e emocional, distúrbios alimentares e nutricionais, até características genéticas, alterações metabólicas ou hormonais.

“Hoje contamos com tecnologia de última geração para avaliar o tipo da alopecia de cada paciente. O equipamento possui uma câmera acoplada a um software que registra imagens detalhadas das raízes dos fios, aumentadas em até 400 vezes. A partir das imagens geradas pelo equipamento, o médico avalia quais os melhores tratamentos para cada caso”, afirma a médica.

O tratamento contra a alopecia pode ser realizado de várias maneiras: medicação via oral, suplementos nutricionais ou tratamentos hormonais, xampus adequados para cada tipo de cabelo, loções com princípios ativos para inibir a queda e estimular o crescimento dos fios e o laser.

“O laser atua diretamente nas camadas mais profundas do couro cabeludo, onde ficam os folículos capilares, alterando o ambiente em que estão as células que darão origem aos fios de cabelo, estimulando e fortalecendo o seu crescimento. Ele também abre canais para que os medicamentos sejam melhor absorvidos, aumentando a eficácia dos tratamentos. Dessa forma, conseguimos recuperar a espessura dos fios que estavam enfraquecidos, além de reduzir a queda dos cabelos e aumentar o volume capilar”, explica a médica.

Depilação a laser – uma solução a longo prazo

Eliminar os pelos, praticamente em definitivo, através do laser, é outro tratamento que tem conquistado cada vez mais adeptos. “Diferente do que acontecia há alguns anos atrás, a tendência entre os homens atualmente é optar por manter menos pelos no corpo”, comenta Christiana Blattner.

Além da barba, áreas como tórax e as costas são as mais depiladas por eles. A depilação a laser não exige grandes preparações: é necessário que o paciente não esteja bronzeado e evite o sol por 15 dias após a aplicação. “Outros métodos de depilação deixam a pele irritada ou com uma enorme quantidade de pelos encravados, além de foliculites e até manchas. Com a depilação a laser, não há nenhum incômodo, além de ser um método mais definitivo para a remoção de pelos”, diz a médica.

Os equipamentos mais modernos emitem jatos que resfriam a pele durante o procedimento, fazendo com que a retirada dos pelos seja praticamente indolor. São necessárias em torno de 5 sessões por área, mas regiões como cavanhaque e bigode podem demorar mais. “Minha recomendação é que a depilação seja feita sempre num consultório médico. O maior risco no uso do laser é provocar algum tipo de queimadura que, em casos graves, pode até deixar sequelas e cicatrizes; por isso é muito importante procurar um consultório médico, que dará toda segurança para realização da depilação a laser, sem preocupação ou problemas futuros”, conclui a especialista.

FEIRA INTERNACIONAL CRISTÃ


 


Feira Internacional Cristã(FIC) acontecerá em São Paulo de 17 a 20  próximos no maior e mais versátil centro de exposições da América Latina, o Expo Center Norte. O evento já tem movimentado e agitado a comunidade gospel.

FIC será uma oportunidade única para o público e o mercado terem acesso, em primeira mão, a todas as novidades de produtos e serviços voltados ao público evangélico. O dia 17/07 será dedicado exclusivamente a lojistas, pastores, distribuidores e imprensa. Já nos dias 18, 19 e 20/07 a feira é dedicada ao público em geral. Os ingressos custam R$ 15,00, podem ser adquiridos diretamente pelo site.

Para caravanas com no mínimo de dez pessoas, condições especiais com desconto de 20% no valor dos ingressos são oferecidas. Se o grupo tiver 40 pessoas ou mais, o desconto aumenta para 30%.

Já estão confirmados para a feira mais de 60 expositores, entre empresas como Sociedade Bíblica do Brasil, Bello Editora, Som Livre, Sony Music e Rádio Logos. Além da área de exposição, os visitantes contarão com um conteúdo diferenciado tanto no Congresso de Mulheres, quanto no Congresso de Finanças e Gestão de Carreira.

Expandindo o conteúdo da FIC, haverá também um espaço especial dedicado à música gospel. Um palco chamado de “Promessas” contará com apresentações de Voz da Verdade, David Quintan, Ludmila Ferber, Renascer Praise, Livres para Adorar, PG e André Valadão. (Promoview)

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS GRANDES EVENTOS


 

Após viver um período de estagnação devido à falta de investimentos, na década de 90, o mercado de construção civil requer, cada vez mais, profissionais de engenharia qualificados. Com os grandes eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, a demanda por profissionais no Brasil aumentará. Zacarias Chamberlain, autor do livro Projeto e Cálculo de Estruturas de Aço, da editora Elsevier, explica como os profissionais da área devem se qualificar.

 

“Foram mais de 40 anos sem obras de infraestrutura, muito maiores que uma dúzia de estádios, que envolvem soluções de mobilidade (viadutos, pontes, túneis, entre outras obras). Os profissionais devem estudar em cursos de especialização e extensão para se preparar para essas obras de infraestrutura”, explicou.

 

Para o especialista, falta mão de obra no setor de engenharia, no país. “Em muitas áreas, principalmente em pontes e obras de grande porte industriais, da indústria de petróleo, de celulose”, comentou.

 

Com a demanda, muitos estudantes de engenharia se preparam para ingressar no mercado. Zacarias disse que um bom engenheiro deve estar sempre bem informado. “É importante  aprender a ser autodidata, ler as revistas, se manter informado das novidades tecnológicas, e ver como aplica-las no dia-a-dia. O mais importante é estudar por conta, e se necessário se atualizar através de cursos qualificados. Como estagiários, seja na fase de desenvolvimento de projeto, seja na execução ou na manutenção, as grandes empresas sempre oferecem programas de trainee, basta se manter informado através das redes profissionais (LinkedIn) ou as sociais (Twitter, Facebook)”, afirmou.

V DE VITÓRIA, V DE BRASIL FAZENDO HISTÓRIA


 

(Texto de Breno Rosostolato, Psicólogo e professor da Faculdade Santa Marcelina no Portal da Propaganda) - Tenho mais do que motivos para ficar alegre, feliz e ter orgulho e satisfação de fazer parte de um momento tão importante na história da democracia deste País.

 

Democracia de verdade se faz através da voz do povo, que solta a voz em atos de indignação e insatisfação com a corrupção e os absurdos que acontecem. O povo grita e clama por justiça, cansados pela exploração de um governo fascista. Tudo começou através das passeatas pelo aumento do transporte coletivo, especificamente em São Paulo. Mas há quem achasse que a manifestação era obsoleta por reivindicar por R$0,20 centavos de acréscimo na tarifa dos ônibus.

 

A ingenuidade destes impossibilita o entendimento das verdadeiras intenções das manifestações. Vamos nos opor a esta bandalheira e falcatruas que acontecem na política. A democracia é heroica e legítima. Somos um povo de lutas, cujo hino nacional enaltece que não somos alienados e não fugimos às batalhas.

 

Luta contra as péssimas condições do transporte, e só por isso já seria motivo suficiente para nos revoltarmos, mas este foi o estopim, a “gota d´água. E o que dizer dos valores exorbitantes nas construções destes “elefantes brancos” que são os estádios para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo? Tá certo que a Copa vai acontecer e estes estádios já foram e estão sendo construídos, mas a Olimpíada está aí. Podemos, quem sabe, olhar com cuidado para os valores gastos até lá.

As manifestações contagiam o resto do País – estamos vendo isso no Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília – e chamam a atenção da imprensa internacional, que divulgam as passeatas. A mobilização se estende às mídias sociais, que inclusive é o meio de comunicação entre as pessoas. A organização começa na internet e convoca as pessoas a participarem com panos e lençóis brancos na janela, movimento #vemprajanela e o movimento #vemprarua.




O Movimento Passe Livre (MPL), que encabeça os protestos contra o aumento da tarifa de transporte público em São Paulo, deu o pontapé inicial e trouxe novamente os protestos que só foram vistos nas passeatas pelas Diretas Já, as oposições contra a ditadura militar e mais recentemente, o movimento dos “caras pintadas” no célebre caso do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Mesmo que seja por R$0,20, a discussão passa a ser por bilhões que foram, por exemplo, gastos em estádios para a Copa, mas também pelo vergonhoso caso do mensalão, a falta de uma educação digna, saúde e segurança, pelo Congresso Nacional que não nos representam mais, por vereadores, deputados, senadores que não defendem a população.

 

Esses movimentos serão estudados futuramente, porque traz a tona a verdadeira transformação de utopias em uma concretização popular, mudanças de mentalidades, o estouro da angústia popular. O Brasil ecoa as manifestações que acontecem no Egito e na Turquia. O Brasil de todos nós acordou.



Desculpem minha insistência com a Copa e Olimpíadas, mas é um tema recorrente e muito atual. É muito importante nos atentarmos para esses gastos descontrolados com os estádios, mas também com os dirigentes da FIFA que chega ao país querendo mandar, impondo regras e normas. Não precisamos de entidades como FIFA e CBF, com tantas denúncias de corrupção e sujeira, para apitar algo aqui.

As obras faraônicas causam o despejamento de inúmeras famílias carentes e sem contar os desvios de dinheiro para acontecer. A propósito, o povo está nas ruas não é por causa do futebol e muito menos porque aqui é o país do Carnaval. Estamos na rua sem se importar para essa Copa das Confederações e do Mundo.

 

A indignação não nos impede de torcer, mas não nos permitimos mais sermos marionetes. Essa é a Copa das “Manifestações”, porque as pessoas estão protestando contra tudo isso. O nacionalismo que antes existia com a seleção canarinho não é unânime e não inebria como antes. Acho eu que está acabando com a política do pão e circo.



Os protestos devem chegar até as eleições, ir até as urnas. Não devemos esmorecer, ficaremos atentos, porque este é o momento de mudanças. Vamos consolidar nossos posicionamentos políticos. Estas manifestações não são de classes sociais, não segregam, mas unem as pessoas. Aqueles que não usam o ônibus e aqueles que todos os dias se irritam com as péssimas condições do transporte.

 

Revivemos a revolta das ruas nos tempos de chumbo. A propósito, a contenção truculenta da polícia aos manifestantes lembra as práticas da ditadura. Mas há essa galera que está oferecendo flores no lugar de balas de borracha. O propósito de liberdade de expressão se dissipa mais do que o gás lacrimogêneo. Basta olhar para as ruas tomadas e ver pessoas de todas as etnias, idade, credos, com cartazes com frases de repúdio à corrupção, se referindo às penúrias da saúde ou as deficiências da educação. É fácil escolher de que lado ficar.



O que se espera agora é afunilar os ideais e dar uma forma mais definida para este movimento. O que vai acontecer com tudo isso? Pelo menos a discussão está acontecendo e os primeiros frutos parecem surgir. Aos que foram eleitos pelo povo, espera-se que se pronunciem e se responsabilizem pelas mazelas do País. O silêncio, ou pior, manter o discurso de que concorda com o movimento e apoiar as passeatas não isentará os governantes da culpa. O mínimo que eles podiam mesmo é admitir a expressão legítima do que é a democracia.

 

A INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA, OS NEGÓCIOS E A SEGURANÇA

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (www.mundogeoconnect.com),  demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

A programação teve dois  eventos especiais: o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e a conferência internacional Location Intelligence Brazil (
http://www.locationintelligence.net/brazil/), que mostraram as  principais aplicações da tecnologia geoespacial no mundo dos negócios.

“Foi uma grande oportunidade para oferecer um fórum educativo, que abordou as aplicações da tecnologia de localização na computação empresarial e inteligência de negócios”, diz Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine.

“HERE.com é a nova plataforma de localização da Nokia, disponível para aplicações empresariais e integração com sistemas RP e para aplicações móveis. O HERE tem um portal para o usuário final, para pessoas se localizarem e acharam direções, e já começa inovador, pois além da tradicional busca de destinos e rotas, há também rotas para pedestres, que não é só tirar rotas de contramão, mas também fazer rotas através de praças e parques e principalmente utilizando transporte público, com ônibus, trens e metrôs”, afirmou Helder Azevedo, Diretor e Gerente Geral de Vendas na América Latina do HERE.
 
“Para o lado corportativo, que é o grande objetivo do nosso evento [LI Brazil], a plataforma possui ainda mais funcionalidades, como por exemplo rotas baseadas no trânsito atual, rotas que você pode planejar no futuro usando o histórico do trânsito do passado, rotas com atributos para caminhões, entre outras, inclusive com imagens de satélite, completou o executivo.

Segurança de fronteiras, combate ao tráfico de drogas e armas, prevenção e resposta ao crime, monitoramento de grandes multidões. Tudo isso tem em comum a Geointeligência, que tem por atribuição realizar pesquisa, desenvolvimento, aplicação e manutenção de ferramentas geoespaciais em processos e projetos de apoio à decisão em situações críticas.

Com foco nos grandes que o Brasil irá sediar, o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança (
http://mundogeoconnect.com/2013/palestrante/forum-geointeligencia-para-defesa-e-seguranca/) apresentou, no dia 20 de junho, como os dados geoespaciais vêm sendo usados de forma estratégica. “Um sistema de informação geográfica permite não só acompanhar todo o processo da segurança nacional, mas também fornecer o conhecimento preditivo e a consciência situacional, comum com as várias áreas que se ocupam da segurança de um país”, afirmou João Canais, Gerente de Negócios da Esri, palestrante no painel sobre Vigilância Territorial e Operações em Defesa e Segurança.

Em um dos paineis do Fórum, foi mostrado casos de planejamento e monitoramento de grandes eventos em grandes cidades brasileiras, pelos especialistas em segurança pública Raquel Pereira Fonseca Crispiniano e Ten Cel Marcus Ferreira, o qual demonstrou como está sendo executada a análise de risco para locais de hospedagem de peregrinos na Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.
 
De acordo com o Tenente Coronel, com a disponibilização dos endereços de hospedagem dos peregrinos, a base de dados geoprocessada possibilitou a construção de informações relativas a áreas de maior densidade, o que está sendo utilizado pelos órgãos de segurança pública para a otimização do planejamento com uma estrutura de segurança melhor focada, possibilitando que outros órgãos concentrem seus recursos nas áreas em que efetivamente vai haver maior número de peregrinos, e o planejamento dos serviços de transporte e controle de tráfego, por exemplo.

Na última rodada de palestras do Fórum, a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no apoio a projetos de segurança foi abordada. “Em minha apresentação sobre como se pode plotar os dados provenientes de VANTs dentro de uma plataforma geográfica, foi demonstrado sobre a análise de mudanças multi-temporais, uma das operações mais comuns e utilizadas na indústria de defesa, inteligência e segurança”, afirmou Carlos Cardona, Arquiteto de Soluções para América Latina da Esri.

Em 2014 o MundoGEO#Connect acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 (
http://mundogeoconnect.com/2013/grade/). Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve em www.mundogeoconnect.com.

INSTITUTO ARTE DE VIVER BEM ELABORA CARTILHA  

 

(Fonte: Gisele Assis, Jacqueline Miranda,  Vera Santiago,  ADS Comunicação Corporativa e Portal da Propaganda) - O Instituto Arte de Viver Bem, sempre promovendo a grande influência dos hábitos saudáveis para prevenir o aparecimento de tumores mamários, produziu a cartilhaCâncer de mama – A prevenção está em suas mãos, em parceria  com a Editora Abril. O encarte de 24 páginas traz conteúdo explicativo para a prevenção contra o câncer de mama, abordando a importância dos exames preventivos, do cuidado com alimentação, da prática de atividade física e controle do peso, das práticas saudáveis que podem neutralizar alguns dos fatores de risco para a doença.

Com a orientação da diretora de redação da revista 
Saúde, Lucia Helena de Oliveira, é a primeira vez na história da Editora Abril que um conteúdo é terceirizado, com a chancela da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

“Graças aos ideais do Dr. Roberto Civita, um apaixonado por educação, a Editora Abril, mais uma vez, coloca um encarte educando a população de como prevenir uma doença, que mata milhares de mulheres, muitas vezes, por desinformação”, atesta Valéria Baraccat Gyy, fundadora do instituto.

A circulação da cartilha começa este mês para os assinantes das revistas do segmento feminino do Grupo Abril: 
Boa Forma , Bons Fluidos, Claudia, Contigo, Elle, Estilo, , Gloss, Manequim, Máxima, Nova, Saúde, Vida Simples e Women’s Health. Também, para o reparte total de avulsas das revistas Ana Maria, Sou + Eu e Viva Mais.

No total, serão publicadas 2,115 milhões de cartilhas.

Para a elaboração de um conteúdo com informações confiáveis e educativas, o instituto obteve orientação de profissionais experientes: Fábio Gomes, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer (Inca); Paulo Zogaib, fisiologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Luiz Henrique Gebrim, mastologista da Unifesp; e Mônica Leite Grinbaum, mestre em ginecologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Com o aval do Dr. Roberto Civita, o Grupo Abril subsidiou toda a cartilha, pagando praticamente todos os custos, para que a verba arrecada dos patrocínios fosse diretamente revertida para o Instituto Arte de Viver Bem, para a manutenção da Casa da Mulher, um centro de prevenção e apoio para mulheres com câncer de mama, inaugurado no dia 26 de junho, com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O IAVB conseguiu as oito cotas de patrocínio das empresas e ONGs Américas Amigas, Arezzo, Dudalina, Instituto João e Belinha Ometto, Lupo, Renault, Roche e Zurich Seguros, que foram essenciais na concretização dos nossos projetos.

Os espaços da Casa da Mulher foram projetados especialmente para fornecer atendimento especializado para as mulheres com câncer de mama e seus familiares. O ambientes foram idealizados por arquitetos e paisagistas renomados, como Daniela Colnaghi, Daniela Mattos e Maria Fernnanda Piti, Vilma Massud, Roberto Migotto, Marília Veiga, João Armentano, Mauricio Karam, Bick Simonato, Márcio Kogan, Luiz Carlos Orsini, Alex Hanazaki, Ricardo Pessuto e Marcelo Faisal.

A Casa da Mulher é dividida em espaço autoestima; cozinha gourmet; espaço para atividade física, fisioterapia e drenagem linfática; auditório para palestras e capacitação; espaço multidisciplinar para atendimento psicológico, nutricional e jurídico; espaço lúdico; sala de reunião e da diretoria; recepção; e área externa. Além de ser um local para realizar minipalestras, encontros com a imprensa e lançamentos de cartilhas.

Em março, o instituto forneceu o primeiro curso de capacitação dos físicos em radiologia diagnóstica em mama, considerado dos projetos mais inovadores do Brasil.

O IAVB fez parceria com a USP e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para dar esse curso, já que só temos 104 profissionais especializados para fazer o balanceamento em 4.400 mamógrafos existentes no país.

O Instituto Arte de Viver Bem vai dar continuidade a esse projeto para que, cada vez mais, profissionais sejam treinados para atender pacientes com câncer de mama.


EXPO AERO BRASIL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


Expo Aero Brasil Air Show - Feira Internacional de Aeronáutica é oevento ideal para conhecer as últimas inovações do mercado aeronáutico. É o lugar onde as grandes tendências tecnológicas do setor aeroespacialganham forma.

Construtores de equipamentos e fornecedores de sistemas e equipamento apresentam ao mercado as suas mais recentes inovações. Além disso, o visitante tem a oportunidade de conhecer e testar, em vôos de demonstração, as aeronaves em exposição. A feira vai até o dia 14/07, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos (DCTA). O evento fica aberto ao público das 10h às 18h e o acesso será pelo portão do MAB, na Av. Brigadeiro Faria Lima.

Serão expostos produtos e serviços abrangendo desde a produção civil e militar de aeronaves até softwares embarcados para sistemas espaciais. Também haverá apresentação de acrobacias aéreas.

Com mais de 300 marcas nacionais e internacionais representadas, este evento oferece as melhores oportunidades comerciais e de marketing promocional para quem trabalha com setor aeroespacial. A entrada custa R$ 20,00, estudantes e pessoas acima de 60 anos de idade pagam meia. Mais informações no site do evento. (Promoview)

MILHARES SE ESCONDEM DE FOTOS EDE SUA PRÓPRIA BELEZA

As mulheres estão perdendo a chance de registrar alguns dos momentos mais importantes de suas vidas por estarem insatisfeitas com sua aparência. É o que revela a nova pesquisa global de Dove1 realizada com 4.075 mulheres, entre 18 e 64 anos de idade, de sete países, incluindo o Brasil.

A ansiedade relacionada à aparência as impede de registrar momentos valiosos quando fotografadas em suas férias na praia, seu próprio casamento ou até mesmo no nascimento de um filho. 77% das mulheres declararam ter vergonha da câmera e confessam que, muitas vezes, sentem-se constrangidas ou desconfortáveis ao serem fotografadas por não acharem que estão bonitas.

Dove tem um compromisso com a concepção de um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança e não de ansiedade. Por isso, criou o filme Câmera Tímida para levantar a questão sobre as mulheres fugirem de uma câmera depois de adultas, apesar de adorarem estar na frente dela quando meninas.

"Sabemos que as mulheres são muito críticas quando se trata de sua aparência e que isso pode impactar sua autoestima, confiança e felicidade", diz Denise Door, gerente de marketing de Dove. "Este estudo mostra que as mulheres, que são suas maiores críticas de beleza, sofrem de uma ansiedade que as tornam inseguras na frente de uma câmera, e isso faz com que percam o registro de momentos importantes de suas vidas. Nós desejamos que isso mude", completa.

Dove quer ajudar as mulheres a se reconectarem com aquela sensação de quando eram jovens e destemidas na frente de uma câmera, para que abracem sua própria beleza, sem desculpas, e passem esse aprendizado para alguém mais jovem. “Meninas espelham o comportamento de suas mães quando se trata de beleza, confiança e autoestima. É importante que as mães reconheçam a beleza em si mesmas, tornando-se um modelo positivo para suas filhas”, afirma a executiva.

 A marca estabeleceu a meta global de atingir 15 milhões de jovens com seu Programa de Autoestima até o final de 2015 e, até o momento, já alcançou 11 milhões. “Juntos, podemos criar um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança, e não de ansiedade para as mulheres e meninas de todas as idades”, finaliza Denise. (Fonte: Camera Shy - Dove® Global Research, 2013)

 Pesquisa Global de Dove: Principais conclusões1

 Ansiedade relacionada à beleza é o principal motivo da timidez frente às câmeras:

• Mais da metade das mulheres (57%) admitiu que a preocupação com sua aparência pode ter um impacto negativo em seu comportamento em frente de uma câmera;

• 65% das mulheres dizem que ter sua foto tirada/publicada online as deixa mais preocupadas com sua aparência do que falar em público (47%), ir ao primeiro encontro (44%), ou ir a uma entrevista de emprego (41%);

• 36% das mulheres admitem terem se tornado mais tímidas frente às câmeras entre 11-20 anos de idade;

• 55% das mulheres admitem que são mais tímidas na frente da câmera agora, do que eram 10 anos atrás.

 As mulheres estão perdendo a chance de registrar memórias:

 • 63% das mulheres já destruíram fotos delas mesmas - fotos digitais estão ainda mais propensas a serem eliminadas do que as impressas (55% contra 25%);

 • 19% das mulheres não têm fotos da viagem de férias de sua vida, 14% do dia do seu casamento e 17% do nascimento de um filho;

 • Quase uma em cada três não se deixou ser fotografada ou destruiu uma foto tirada na praia, numa festa importante com amigos/familiares e até mesmo em sua própria formatura.

 Fotos digitais estão aumentando a sensação de timidez das mulheres em frente das câmeras:

 • Ser marcada em uma foto publicada nas redes sociais faz com que mais da metade das mulheres se sintam mais preocupadas com a sua aparência;

 • Quase a metade (46%) já se desmarcou, apagou ou removeu uma foto;

 • 41% fizeram algo para realçar sua aparência antes de publicar uma foto online.

A pesquisa de Dove confirma que as mulheres são suas piores críticas de beleza e vão evitar situações em que sua aparência seja posta em evidência, como, por exemplo, serem fotografadas. Quando confrontadas com uma foto delas mesmas, mais de metade das mulheres (55%) só notou suas características negativas, considerando-se "pouco atraente", "feia" ou "muito gorda"2.

Para ajudar as mulheres a dizerem adeus a esta sensação de timidez frente às câmeras, a embaixadora do Projeto Global de Dove para Autoestima, Jess Weiner oferece estas dicas:

 • Elimine comentários negativos sobre sua aparência, do tipo: "Estou gorda" ou "Meu cabelo está horrível hoje". Comentários negativos aumentam a preocupação com a nossa aparência. Quanto mais comentários positivos fizermos com relação a nossa própria beleza, maior será nossa autoconfiança.

 • Ninguém é perfeito. Lembre-se que essas imagens "perfeitas" de celebridades foram produzidas e retocadas por uma equipe de profissionais do início ao fim. Beleza perfeita é algo que simplesmente não existe.

 • As mulheres não devem se apegar apenas à sua aparência numa foto, mas sim pensar em quando tiverem 70 anos, como será bom ter registrado aquele momento importante de sua vida.

 • Por fim, concentre-se em registrar suas memórias. Em vez de se estressar com a sua aparência nas fotos, as mulheres devem se concentrar em como vão deverão SENTIR quando, daqui há 5, 10, 50 anos, puderem recordar a alegria que sentiram na praia, com a família ou numa comemoração com os amigos. Quando as mulheres se concentrarem no registro da memória, descobrirão que seu rosto e corpo vão relaxar, e o resultado será um sorriso mais natural e genuíno, uma expressão verdadeira do prazer daquele momento.

Visite o filme de Dove Câmera Tímida no link: http://bit.ly/ReveleSuaBeleza e participe da conversa em #ReveleSuaBeleza.

ESTÁ CHEGANDO MAIS UMA EDIÇÃO DA EXPOHAIR


 


A nona edição da ExpoHair será realizada dias 14 e 15, no Centro de Eventos Pereira Alvim, em Ribeirão Preto (SP). A proposta é colocar ao alcance dos profissionais do Interior deSão Paulo e Minas Gerais, os principais avanços científicos e tecnológicos do universo da Estética e Beleza.

 

Ocupa lugar de destaque, no evento, aFeira Comercial, com exposição variada de produtos, e o Campeonato de Cortes, Penteados, Manicures e Maquiagem, onde o profissional poderá mostrar sua habilidade. Paralelo ao evento acontece os congressos internacionais de estética, podologia e manicure.

 

De acordo com Cleide Kabariti, coordenadora geral da ExpoHair, o objetivo em 2013 é atrair um número bem maior de participantes, fazer parcerias com grandes indústrias e manter o alto nível científico dos congressos.

 

A ExpoHair se consolida, a cada ano, como um dos maiores eventos de beleza e estética do Interior do Brasil, e faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade de Ribeirão Preto.

 

“Convidamos não só os profissionais, mais o público em geral. Será uma oportunidade imperdível para compras de novos produtos, muitos deles não encontrados na região, além dos preços convidativos nas ações de marketing promocional de fábricas e distribuidores” afirma Cleide. Mais informações no site do evento. (Promoview)

USANDO YOUTUBE PARA VENDER MAIS

Outro dia estava lendo uma matéria muito interessante sobre como usar vídeos no Youtube para vender mais.

Alguns números interessantes :

 

- 48% das pessoas que assistem um vídeo de propaganda online depois visitam o site da empresa;

- 11% compartilham o vídeo com amigos;

- 22% fizeram uma compra.

 

(Fonte: Vision Critical)

 

Os melhores vídeos online são muitas vezes caseiros ou amadores. Você não precisa fazer uma super produção para ser um sucesso online.

 

Se você quiser ver alguns exemplos de empresas que têm trabalhado de maneira criativa esse assunto, procure no Youtube por DC Shoes (geralmente são vídeos do dono da empresa andando num carro envenenado por algum lugar muito legal, como aeroportos abandonados, parques de diversão, o porto de San Francisco) ou Blendtec, onde o dono da empresa de liquidificadores gravava vídeos onde colocava iPods e bolinhas de gude nos seus aparelhos, mostrando como ‘batiam’ qualquer coisa. 

 

Muitas vezes esse vídeos acabam tendo efeito viral, mas a verdade é que menos de 3% dos vídeos postados tem mais de 25.000 ‘views’. Mesmo assim, é um mercado que vale a pena ser trabalhado.

 

Você pode gravar testemunhais de clientes, maneiras interessantes de usar um produto/serviço, dicas de como fazer alguma coisa (a Black & Decker criou uma videoteca online que é quase uma universidade virtual sobre como fazer qualquer coisa com seus produtos). 

 

Algumas empresas pedem aos seus clientes que criem os vídeos e depois premiam os melhores. Outras criam vídeos onde pedem que os clientes escolham o final. Outras ainda criam um primeiro comercial ‘piloto’ contando um caso e depois pedem que os clientes postem no Twitter ou no Facebook histórias parecidas que aconteceram. As melhores acabam transformadas em vídeo.

 

Enfim, as opções são inúmeras e vão muito além do simples comercial de 30 segundos adaptado da televisão. Mas uma coisa é certa: estudos feitos por especialistas como Michael Norton mostram que as pessoas se engajam mais quando sentem que influenciaram ou participaram diretamente da criação do material.

 

E você, o que tem feito (ou o que sua empresa tem feito) para vender mais utilizando vídeos no Youtube? 

 

Quais são os melhores comerciais que você já assistiu no Youtube?

 

Publique e compartilhe! (Texto de Raúl Candeloro, publicado originalmente no Administradores e repreoduzido no Adnews)

 

ATITUDES CIDADÃS EM CAMPANHA DO INSTAGRAM

 

A  Marítima Seguros <http://www.maritima.com.br/maritima/index.html> , uma das maiores companhias de seguro do Brasil, acaba de lançar uma nova ação com o objetivo de despertar o interesse e informar às pessoas sobre a relevância das atitudes positivas no dia-a-dia nas cidades.

 

Como parte das iniciativas sob o conceito Bom Te Ver Bem!, a seguradora inicia mais uma campanha sob o mote MANDOU BEM! MANDOU MAL!. Desta vez, o usuário será convidado a postar no Instagram fotos com a hashtag #MANDOUBEM (quando a atitude for positiva) ou #MANDOUMAL (quando atitude for negativa). Os autores das fotos publicadas na fanpage da Marítima até dia 31 de julho ganham um par de ingressos de cinema. É necessário que o participante seja seguidor dos perfis da Marítima no Instagram <http://instagram.com/segurosmaritima>  (segurosmaritima) e no Facebook <http://www.facebook.com/segurosmaritima>  (segurosmaritima).

 

 BUEIROS SÃO TRANSFORMADOS EM MOEDAS

 

Uma intervenção urbana deu um novo significado aos bueiros de Porto Alegre (RS), despertando a curiosidade e a reflexão em meio ao cotidiano da cidade. Acompanhados pela hashtag #transforme, para que a mensagem se estenda pelas redes sociais, os bueiros da capital gaúcha foram transformados em grandes moedas de “20 centavos” pela agência de publicidade e21.

Com criatividade, a manifestação pacífica usou a arte para buscar apoio aos movimentos de mudança que acontecem no país. O objetivo foi passar a seguinte mensagem: Não é só pelos 20 centavos, é pelo valor que a transformação tem.

A ação de guerrilha está alinhada com o posicionamento da agência gaúcha, que tem na “transformação” um dos pilares para o atendimento estratégico, integrado e criativo da carteira de clientes.

Vale lembrar que Porto Alegre foi uma das primeiras cidades brasileiras a lutar pela redução da tarifa do ônibus, movimento que deu largada a uma série de protestos por todo o Brasil. 

Confira uma reflexão feita pelo Adnews sobre a ligação da publicidade com os protestos clicando aqui. (Redação Adnews)

EM FOCO  A GESTÃO HOSPITALAR

 

São Paulo sediará, entre os dias 17 e 18, o primeiro grande encontro voltado exclusivamente para a gestão da qualidade hospitalar. Trata-se do Hospital Quality Management, que reunirá renomados gestores de qualidade e administradores de hospitais que são referências, para discutir como atingir melhores resultados e aumentar a satisfação tanto dos profissionais que integram o quadro de funcionários quanto dos pacientes, por meio da Qualidade Hospitalar.

 

Os temas que serão abordados no evento foram definidos a partir de recente pesquisa realizada pela NEXT Business Media junto a gestores seniores dos principais hospitais públicos e privados do país, a qual apontou que 85% deles buscam soluções para desafios como: a necessidade de difundir a cultura de qualidade eficaz nos hospitais brasileiros; as dificuldades no processo de acreditação para alcançar as certificações; e como aperfeiçoar processos e indicadores de qualidade, de forma a garantir a segurança do paciente em primeiro lugar. Contatos: (011) 4191-6245,  info.hqm@nextbm.com.br e http://www.qualidadehospitalar.com.br

 

OS PROGRAMAS DE TV MAIS COMENTADOS NO TWITTER

Tribatics.TV, empresa especializada em análise do impacto dos programas de TV e comerciais nas mídias sociais, divulgou o ranking de programas brasileiros mais comentados no Twitter durante o mês de junho.

Voltada para o público jovem, maior target da rede social, a novela Malhação ficou em primeiro lugar absoluto na lista. Já o reality show A Fazenda, talvez pelo tom polêmico dos participantes, ficou com o segundo lugar, a frente da novela das 9h Amor à vida. O gráfico foi postado pelo blog Blue Bus. (Redação Adnews)

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