Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

O E-MAIL-MARKETING E O IP


 (Texto de Lucio Boracchini, diretor-geral e sócio da Akna) - Utilizado por grande parte das empresas no mundo, o e-mail marketing tem melhorado suas funções a cada dia. Em contrapartida, os provedores têm aprimorado seus métodos de filtragem e estão cada vez mais rígidos. Por isso, cuidar da reputação de seu IP é tão importante quanto cuidar da reputação da sua marca e empresa. Características como conteúdo, engajamento e infraestrutura devem ser considerados para que os e-mails enviados não sejam identificados como spam e parem no lixo eletrônico ou sejam, simplesmente, bloqueados.

Conforme pesquisa divulgada pela Return Path, líder mundial em monitoramento e reputação de e-mails, em 2012, o Brasil é o mercado com uma das piores reputações no envio de e-mails no mundo, com uma pontuação de remetente de 16. O Canadá teve a maior pontuação, 70, seguido pelos Estados Unidos, com 67.

Para aumentarmos essa reputação, alguns pontos devem ser analisados ao realizar ações de e-mail marketing. O primeiro é trabalhar o conteúdo. Não basta retirar palavras negativas, também é preciso realizar uma construção correta do HTML, usar links com boa reputação e avaliar, inclusive, as páginas de destino.

Além de um conteúdo interessante baseado nas boas práticas do e-mail marketing, é preciso analisar o engajamento, hoje de grande importância perante aos provedores. São verificadas as quantidades dos destinatários que abrem, leem e apagam as mensagens, com o objetivo de medir o nível de engajamento.

Manter a higienização da lista é outro item indispensável. Retire os spam traps, usuários desconhecidos e usuários inativos que não interagem com suas mensagens. Confira os resultados nos relatórios e conheça o perfil das pessoas de sua lista. Os provedores ainda consideram as quantidades de reclamações com o nome de sua empresa, ou seja, o número de destinatários que marcam este e-mail como lixo eletrônico/spam.

Um erro bastante comum entre os usuários de e-mail marketing é trocar de IP com a intenção de melhorar a reputação. Se as práticas continuam as mesmas, os resultados continuarão sendo não positivos. Portanto, o importante é seguir todas as boas práticas de e-mail marketing e saber que a melhora leva um tempo para ser percebida. 

 

A UTILIZAÇÃO POLÍTICA DA INTERNET

Em tempos de comunicação digital, a internet pode vir a se configurar como poderoso instrumento que promova a interlocução de diferentes vozes, debates e trocas de ideia para a definição dos rumos que nós, brasileiros, queremos para o país.

O Brasil é um dos países com os maiores índices de crescimento de acesso à rede. Segundo pesquisa do IBGE divulgada em maio deste ano, o acesso à internet cresceu 143,8% entre a população com 10 anos ou mais de 2005 para 2011, enquanto o crescimento populacional foi de 9,7%. Ainda que a maioria dos brasileiros dessa faixa etária ainda não utilize a rede (53,5%), não podemos desconsiderar o potencial que a internet apresenta para a política.

Mas seu uso precisa ser revisto pelos políticos. Nas últimas eleições, os candidatos e partidos usaram intensamente a internet, mas apenas como mais um instrumento de difusão de programas, sendo uma extensão das mídias tradicionais, como rádio, televisão e impressos. Ficou patente a falta de uma maior interatividade entre os sites de candidatos.

O uso da internet na política brasileira tem se dado de forma unilateral, via fornecimento de informações. Seu uso é deficiente em termos de promover a troca ou uma relação mais próxima com o eleitorado. Não existe praticamente nenhuma interatividade, ou quando existe é feita por canais fechados de grupos de discussão de difícil acesso para a maioria da população. Não há espaço para ouvir os pedidos da população, gerar Fóruns e produzir (e conduzir) cada vez mais e melhor as políticas públicas.

Segundo sociólogo espanhol Manuel Castells, os governos têm medo da internet, justamente porque não a conseguem controlar e atualmente são cobrados de suas ações pela rede. "O problema é que o sistema político não está aberto à participação, ao diálogo constante com os cidadãos e, portanto, estas tecnologias distanciam mais a política da cidadania", explica.

Isso, obviamente, desestimula uma participação política mais efetiva, ainda mais em tempos de Facebook, Twitter, MSN e mensagens via celular. Aqueles políticos que quiserem sobreviver no meio digital precisam travar uma relação mais íntima com os usuários da rede. As pessoas já são refratárias à política e, sem qualquer estímulo, fica mais difícil ainda. 

Ao ampliar os espaços de discussão política, menos a sociedade ficará receosa e descrente das ações tomadas por seus representantes. É cada vez mais apropriada a utilização da ciberpolítica e é necessário que os partidos e candidatos encontrem no meio o canal para conseguir o respaldo da sociedade que eles representam.

O ciberespaço pode se transformar na Ágora – praça pública onde ocorriam as assembleias e debates públicos da pólis, a cidade-Estado da Grécia antiga, sendo portanto símbolo da democracia. Por meio da internet, pode-se potencializar os debates políticos na atualidade.  ( Texto de Jean Gaspar, mestre em Filosofia pela PUC/SP, é apresentador do programa Filosofia no Cotidiano (TV Cantareira) e presidente da Liga do Desporto, entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de educação e formação da cidadania).

4 LIÇÕES DO SERIADO DEXTER

 

A última temporada do seriado Dexter estreou no último domingo, dia 30, e já causa sentimentos de nostalgia nos fãs que o acompanharam durante os 7 anos da série. Dexter é um analista forense, especializado em padrões de dispersão de sangue e é, também, um psicopata. A Universia Brasil (www.universia.com.br) aproveita a volta do famoso seriado e aponta 4 lições de carreira que são possíveis aprender com Dexter Morgan e os seus colegas de trabalho.

A primeira lição é amar o seu trabalho. Talvez os motivos pelos quais Dexter ama o seu trabalho não sejam ideais. Mas, a sua paixão por sangue fez com que ele se tornasse o melhor analista especializado em dispersão de sangue do departamento policial de Miami.

De acordo com a Universia Brasil, amar o que você faz é o primeiro passo para uma carreira de sucesso, já que o profissional não vai encarar o seu trabalho como menos do que uma paixão.

As outras dicas são: seja determinado e esforçado e esteja sempre preparado para mudanças.  Aqueles que estão acostumados a assistirem Dexter já sabem como as coisas mudam no final de cada episódio. No seu trabalho, você deve estar sempre preparado para o inesperado. Se as coisas não acontecerem da sua forma, comece a pensar em soluções eficientes para resolver o problema.

Para conferir por completo todas as dicas de carreira a aprender com o seriado Dexter, basta acessar a página da Universia Brasil, através do link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/07/01/1033775/4-lices-carreira-dexter.html.

A rede de colaboração universitária também traz 5 grandes lições de carreira que as animações da Disney ensinam. Para conferir acesse http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/27/1033117/5-grandes-lices-carreira-as-animaces-da-disney-ensinam.html. E, para ler todas as matérias de carreira do portal, entre no linkhttp://noticias.universia.com.br/tag/notícias-sobre-carreira/

MÁS NOTÍCIAS SOBRE OS ADOÇANTES

 Vou entristecer muita gente com restrições a praticamente todos os tipos de adoçantes conhecidos no mercado.

 Escrevo esse artigo muito decepcionada também, pois muitos deles até bem pouco tempo, eu mesma costumava prescrever aos meus pacientes.

 Felizmente a ciência da nutrição é mesmo assim, rapidamente  teorias e conceitos caem por terra, tamanha a quantidade de estudos que se fazem nesta magnífica área.

 O aspartame já é um conhecido vilão de todos. Cancerígeno e promotor de efeitos colaterais e danos ao cérebro. Dificilmente as pessoas optam por pingar gotinhas ou esvaziar saquinhos de aspartame no café ou sucos, mas no entanto, bebem refrigerantes lights, diet e zero sem medo algum.

 Ele é formado por ácido aspártico, fenilanina e metanol. Durante a digestão, esses compostos são liberados e iniciam a destruição. O ácido aspártico se converte em glutamato, substância que excita os neurônios, e em excesso pode leva-los à morte.

 Já a fenilanina é precursora de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e adrenalina, que produzidos em excesso podem causar insônia e alteração de humor. O excesso desse aminoácido pode também reduzir níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar e felicidade. Desanimo, depressão e vontade de doces são sintomas comuns em sua deficiência.

 Essa aulinha de química é apenas para justificar e enfatizar esses males causados pelo aspartame.

 Pois bem... Existe então a sacarina e o ciclamato! Gotinhas transparentes que adoçam com perfeição o cafezinho de todas as manhãs... O que ocorre é que o ciclamato pode potencializar carcinógenos e a sacarina já foi culpada por aumentar risco de câncer de bexiga em alguns estudos. Vamos desconsiderar essa opção.

 Nesse exato momento, sinto como se pudesse ler seus pensamentos, que se expressam em uma única palavra: sucralose! Depois de ler esse texto até aqui, você se sente tranquilo, pois utiliza diariamente o único adoçante liberado para gravidas e crianças, segundo os comerciais de tv.

 Más notícias! Estudos mostram que a sucralose elimina a flora bacteriana boa do nosso intestino, responsável, dentre outras coisas,  pela nossa imunidade e absorção de nutrientes adequada.

 Isso sem contar, que dentro do nosso organismo, forma ácido hipocloroso, um radical livre, que em excesso pode acelerar envelhecimento, causar doenças e inclusive prejudicar emagrecimento.

 Então pensamos em opções mais naturais, e dentre elas o até então salvador da pátria “xarope de agave” se destaca. E venho eu, mais uma vez, desacreditá-lo e baní-lo da dieta perfeita.

 Ele é constituído praticamente por frutose. Tem baixo índice glicêmico, é verdade. Mas tanta frutose, fica no nosso organismo muito suscetível a se unir às proteínas e caramelizá-las, gerando substâncias maléficas que danificam nossos órgãos e destroem o colágeno da nossa pele.

 Dar essa notícia sobre o agave a vocês não está sendo nada fácil para mim...

 E agora? No início do texto mencionei falta de opções, não é mesmo?

 Mas ainda temos a velha e conhecida stevia. Essa não nos causa mal algum, porem muita gente não se adapta ao seu amargo sabor residual característico.

 O Xilitol é uma outra opção, um adoçante natural, com 40% menos calorias que o açúcar e poder adoçante similar. Não estimula a liberação de insulina e por isso tem baixo índice glicêmico.

 Um alerta importante: muito cuidado com a quantidade! Mais de 20g pode causar diarréia.

 A Natureza nos deu o doce das frutas, mas os seres humanos se arriscaram a querer mais. Agora temos que desacostumar nosso paladar e penar por um tempo até novamente o doce natural das frutas nos satisfazer.

 Esse exercício é importante, e com garra se atinge o objetivo, pois basta criar o hábito.

 Uma sugestão minha, é a seguinte: 

 Em alguns sucos e shakes, lance mão das frutas secas para intensificar o doce naturalmente. Tâmaras e passas fazem bem esse papel.

 Sei que não trouxe boas notícias à vocês. Mas informando, agora posso evitar que escutem más notícias no futuro...

 Reaprenda a se surpreender quão doce uma manga ou uma banana pode ser.

 Isso pode ser difícil, mas acredite: Não tanto quanto imagina. A hora é agora!

 Quantas gotinhas de sucralose ou sacarina você já ingeriu?

 Quantas latinhas de refrigerante zero já bebeu?

 Não dá mais para adiar.  (Texto da Dra.Flávia Cyfer, Nutricionista Funcional, Graduada em Nutrição pela U.G.F- RJ e Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela UNIC-SUL. Diretora da Empresa Nutrindo Ideias Consultoria, no Rio de Janeiro, ministra com frequência Cursos de Dieta Detox e presta Consultoria Nutricional.

 MUSEUS: PROGRAMAÇAO DE JULHO

. Museu Casa de Portinari

 

Praça Candido Portinari, nº 298

Brodowski - SP

Telefone: (16) 3664-4284


www.casadeportinari.com.br

 

 Curso de Graffiti

Dias: 3, 10, 17, 24 e 31/7/2013

Sempre as quartas-feiras, o artista Lelin mostrará aos jovens de projetos sociais da cidade como é feita essa técnica em forma de arte interativa. A “Oficina de Graffiti” será desenvolvida até agosto e, ao final do curso, os participantes poderão exibir o que aprenderam pintando um muro da cidade para homenagear o centenário de Brodowski.

Local: Cras - Creas - Ação Jovem

Horário: quartas-feiras, das 8h30 às 11h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita.

 

 Curso Que Público é esse?

Data: 2 a 5/7/2013

Depois de passar por São Paulo e Santos, o curso “Que público é esse?”chega a Brodowski e acontecerá de 2 a 5 de julho, na Câmara Municipal. O objetivo da ação é criar junto aos participantes um espaço de reflexão e diálogo sobre a especificidade da educação não-formal e suas práticas educativas. A ação conta com o apoio do Instituto Votorantim, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura. O curso será realizado na cidade com a parceria com o Museu Casa de Portinari.

Local: Câmara Municipal (Avenida Champagnat, nº 60 – Brodowski)

Horário: das 9h às 17h 

Informações: (16) 3664-4284

Inscrições: incriçõ es@percebeeduca.com.br 

Adesão: gratuita

 

 Oficinas Andantes

Data: 13 e 27/7/2013

Em julho, o Museu Casa de Portinari leva as “Oficinas Andantes” para dois bairros de Brodowski: o conjunto habitacional João Luiz de Vicente (13/7) e o Parque do Sabiá (27/7). Durante a ação, seis oficineiros desenvolverão atividades relacionadas à música, dobradura, pintura, brincadeiras infantis, entre outras. As oficinas acontecem aos sábados e são gratuitas.

Dia13/7: Rua José A. Puga – conjunto habitacional João Luiz de Vicente 

Dia 27/7: Rua José Antonio Masson – loteamento Parque do Sabiá

Horário: das 9h às 16h 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Domingo com Arte

Data: 14/7/2013

No segundo domingo do mês de julho (14/7), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto “Domingo com Arte”. A atividade tem como objetivo incentivar os artistas regionais e aproximar o público ainda mais das artes e da cultura. A atividade permite que os visitantes tenham contato com pintura, artesanato e escultura, produzidos em tempo real.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 EXPOSIÇÃO O Trem da História 

Em homenagem aos 110 anos de Portinari e o primeiro centenário de Brodowski (22/8), o Museu Casa de Portinari e Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realizam a exposição digital “O Trem da História”. Em cartaz no espaço da antiga estação de trem, a mostra é composta por quatro apresentações de vídeos simultâneas, em ambientes diferentes.

Local: Antiga Estação Ferroviária - Departamento de Municipal de Cultura e Turismo (Praça Martim Moreira, s/nº – Brodowski)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13 h às 17

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

“Férias no Museu”

De 1 a 31/7/2013

 

Brincadeiras Infantis 

Data: 1 a 31/7/2013

Em julho, o Museu Casa de Portinari oferece sua tradicional programação de férias. As “Férias no Museu” recria o ambiente vivido por “Candinho”, apelido de infância de Candido Portinari, com brinquedos e brincadeiras educativas, entre elas pião, bilboquê, quebra-cabeças, jogos, pula corda, bugalhas, amarelinha, desenhos com lápis de cor, brinquedos.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP.

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Oficina de Recorte e Colagem - Arco-Íris

Data: 2, 9, 16, 23, 30/7/2013

Todas as terças-feiras do mês de julho, o público infantil está convidado a desenvolver seu potencial artístico utilizando a técnica de colagem com diversos materiais coloridos. Na ação, ministrada pela artista plástica Rita, os participantes farão uma releitura dos prédios históricos de Brodowski.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Oficina de Origami - Block Folding

Data: 3, 10, 17, 24 e 31/7/2013

O Museu Casa de Portinari convida o público para a oficina “Block Folding” (triangulo dobrável, em inglês), que será ministrada pelo professor Raul Carreira Rufato. A atividade, desenvolvida às quartas-feiras, é uma vertente do tradicional “origami” (arte de dobrar papéis), onde os módulos são criados em forma de triângulos e, a partir daí, formar outros objetos.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Oficina Construção de Peteca de Palha

Data: 4, 11, 18 e 25/7/13

Às quintas-feiras, o Museu Casa de Portinari realiza a oficina “Construção de Peteca de Palha” ministrada pelo artesão Natal Angelo Rufato. A atividade irá resgatar o rico universo da construção manual de brinquedos, de forma a proporcionar a interação e o resgate das brincadeiras de rua com os mesmos materiais usados na época da infância de Portinari, como palhas e penas de galinha.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Oficina Deixa O Vento Bater

Data: 5, 12, 19 e 26/7/13

Na oficina “Deixa o Vento Bater”, oferecida às sextas-feiras, o público terá a oportunidade de confeccionar móbiles sonoros (sinos de vento). O objeto será feito com materiais recicláveis, miçangas e fios de nylon. A atividade será ministrada pela artesã Fabiana Martins.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Oficina de Confecção de Boneco Espantalho

Data: 8, 13, 20 e 27/7/2013

O espantalho, personagem recorrente nas telas de Portinari, será tema das atividades realizadas aos sábados durante a programação de férias do museu. Na “Oficina de Confecção de Boneco”, ministrada pela professora Olga Ribeiro, os participantes farão o boneco que despertava o medo e permeava o imaginário do pequeno “Candinho”.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Oficina Construção de Pássaros 

Data: 7, 14, 21 e 28/7/2013

O Museu Casa de Portinari realiza a “Oficina De Construção De Pássaros”, aos domingos. A ação destina-se às pessoas que buscam conhecimento específico, diversão, qualidade de vida, bem como o entretenimento e o convívio social e familiar. Na atividade, os participantes irão construir uma silhueta tridimensional em forma de pássaro, com a orientação do professor Eliton Silva (Pitta). Durante a oficina também serão oferecidas uma apresentação de humor com marionete e momentos de recreação infantil.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP.

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 Apresentação Teatral A História de Findomundo

Data: 28/7/2013 

A peça teatral “A História de Findomundo”, oferecida pelo Museu Casa de Portinari, no dia 28 de julho, apresenta uma cidade branquinha, pequena e calma, que se votava em tudo, menos para Ministro da Guerra. Os cidadãos da cidade eram tranquilos e pacíficos, porém um estrondo, seguido por uma labareda cuspida para o céu e um rugido infernal, abalou a cidade. Houve pânico, correria, confusão, muita gente se escondeu sob a cama. Quando o medo se instalou em Findomundo, eis que surge um milagre! Vindo não se sabe de onde, o herói Dom Pendragon de Cantalupo, o caçador de dragões, aparece determinado a restabelecer a ordem.

Local: Praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP

Horário: às 16h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 .Museu Índia Vanuíre

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP
Telefone: (14) 3491-2333
ontato@museuindiavanuire.org.br
www.museuindiavanuire.org.br

Museu e Cidadania Data: 3, 10, 17, 24 e 31/7/2013

Em todas as quartas-feiras de julho, serão realizados encontros com o público da Clínica Dom Bosco para a exploração do conteúdo do acervo museológico. Deverão ser trabalhadas atividades lúdicas e reflexivas. A ação tem como objetivo a inclusão social e cultural dos participantes. Local: Museu H.P. Índia Vanuíre  Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Índio No Museu Data: 5/7/2013

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o museu estende para além do dia 19 de abril a comemoração do Dia do Índio. Neste mês (5/7), o convidado é Paulinho José, índio Terena, que discorrerá sobre como convivem os Terena, os Kaingang e os Krenak dentro da T.I. Vanuíre, além de sua cultura, tradições e costumes.

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre  Horário: das 9h30 às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficinas para Famílias Data: 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28/7/2013

Serão realizadas, aos finais de semana de julho, oficinas culturais direcionadas para as famílias. A intenção é desenvolver, com os participantes, atividades lúdicas e reflexivas relacionadas ao acervo. Local: Museu H.P. Índia Vanuíre  Horário: das 15h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Aguçando as Memórias Data: 16 e 23/7/2013

O museu promoverá encontros quinzenais com um grupo da 3ª idade de Tupã para realizar atividades reflexivas que ativem a memória, proporcionando momentos descontraídos e participativos do grupo. Local: Museu H.P. Índia Vanuíre Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

 Em Cartaz no Museu Data: 31/7/2013

 Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país, será exibido um documentário no auditório da instituição, seguida por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para este mês é o episódio “Nossas Terras”, da série “Índios no Brasil”. O material trata dos problemas na demarcação de terras indígenas e apresenta opiniões de índios e de outros brasileiros sobre o assunto. Além disso, fala da importância da terra para a preservação da memória e da história indígena.  Local: Museu H.P. Índia Vanuíre Horário: às 10h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Kanhgág Arte, Cultura Material e Imaterial Data: julho/2013

“Kanhgág Arte, Cultura Material e Imaterial" apresenta os artefatos confeccionados pelos índios Kaingang das terras indígenas de Nonoai e de Iraí, no Rio Grande do Sul. A exposição contém cerca de 100 artefatos entre eles cestarias e adornos, além de rico registro fotográfico. A mostra traz também as representações contemporâneas do Povo Kanhgág sobre suas culturas material (artefatos) e imaterial (grafismo/pintura corporal), além de identificar e revitalizar a estética da “arte Kanhgág”.

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina de Férias Data: 16 a 20/7/2013

 Oficina Origem da Nossa Cidade Data: 16/7/2013

 Com o auxílio da maquete multimídia do módulo “Creio em Tupan”, a oficina “Origem da Nossa Cidade” abordará a origem e organização da cidade. A ação será desenvolvida por meio de uma brincadeira em que os participantes deverão responder separar as afirmações sobre a história da cidade com “verdadeiro” ou “falso” em um mural. Ao final será feita uma discussão sobre a atividade.

 Local: Museu Índia Vanuíre Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina Tupan Ontem e Tupã Hoje Data: 16/7/2013

Na oficina “Tupan Ontem e Tupã Hoje” os pequenos aprenderão sobre a origem do nome da cidade e a diferença de sua grafia no passado e presente. Na sequência, serão trabalhadas fotos das ruas e prédios importantes para o desenvolvimento da cidade, como as primeiras ruas, casas, escolas, rodoviárias, postos de gasolina e igreja. No verso de cada foto haverá a imagem recente do lugar.

Local: Museu Índia Vanuíre Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina Caixa Encantada Data: 17/7/2013

Em uma caixa, os participantes deverão localizar fotos e nomes dos objetos expostos. Em seguida, de forma descontraída, será feita a leitura do objeto respondendo algumas questões: o que ele é, qual sua função, a qual etnia pertence e sua representatividade em nossa cultura?

Local: Museu Índia Vanuíre Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina Separar Vitrinas Data: 17/7/2013

O Museu Índia Vanuíre trará para a oficina do dia 17 de julho fotos com informações dos objetos expostos no módulo “Creio em Tupan”, expressão utilizada pelo fundador da cidade Luiz de Souza Leão. Os participantes terão que separar os objetos de acordo com suas vitrinas.

Local: Museu Índia Vanuíre
Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina Dado Indígena Data: 18/7/2013

Para a oficina “Dado Indígena” os participantes serão divido dois grupos, cada um ficará com um dado que traz imagens das peças expostas. Quando o jogo começar, os participantes jogarão o dado e terão que falar sobre a peça e fazer comparações dos recursos que os índios possuíam antes e quais recursos eles possuem hoje.

Local: Museu Índia Vanuíre Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina “Se Eu Fosse Um Índio Data: 18/7/2013

Na oficina “Se Eu Fosse Um Índio”, os participantes deverão desenhar seu adorno preferido e explicar por qual motivo o usariam. Os trabalhos serão expostos em um varal.

Local: Museu Índia Vanuíre
Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

 Oficina Utensílios Indígenas Data: 19/7/2013

 Nesta oficina os participantes terão que separar fotos de todos os objetos do módulo “Tecidos e Cestaria”, depositados num cesto por utilidade, como pesca, armazenagem de alimentos, transporte de cargas, conforto, enfeites, rituais e na fabricação da farinha de mandioca.

 Local: Museu Índia Vanuíre
Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina Bingo da Memória Data: 19/7/2013

A oficina “Bingo da Memória”, realizada pelo Museu Índia Vanuíre, visa estimular a memória dos participantes em relação ao registro de objetos que estão em exposição do museu, proporcionando o aprendizado lúdico e reflexivo.

Local: Museu Índia Vanuíre Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Oficina Brinquedos e Brincadeiras Indígenas Data: 20/7/2013

Os participantes da oficina “Brinquedos e Brincadeiras Indígenas” desenvolverão seu próprio brinquedo que poderá ser: peteca, bilboquê ou pião, para utilizá-lo posteriormente nas brincadeiras indígenas que serão realizadas no Solar Luiz de Souza Leão.

Local: Museu Índia Vanuíre  e Solar Luiz de Souza Leão
Horário: das 9h às 11h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

LIVROS

. O primeiro volume da Trilogia Grisha - Sucesso absoluto nos Estados Unidos, Shadow and Bone foi lançado no ano passado e logo entrou na lista de best-seller do The New York Times e do Los Angeles Times. Foi escolhido como o melhor livro de autores estreantes em 2012 pelo comitê New Voices da American Booksellers Association e indicado ao Abraham Lincoln Award de 2014.

 

Até o final do ano que vem, será lançado como filme pelo estúdio Dreamworks, tendo David Heyman como produtor, o mesmo da saga de Harry Potter. O primeiro livro da Trilogia Grisha, de Leigh Bardugo, chega ao Brasil pela Editora Gutenberg com o título Sombra e Ossos.

 

Neste romance que mescla fantasia e distopia, e marca a estreia literária de Leigh Bardugo, o leitor mergulha em um mundo gelado onde habitam os Grishas – indivíduos que podem evocar elementos e magias. Nossa heroína é Alina Starkov, uma órfã da guerra que cresceu na companhia de Maly, seu inseparável amigo e inconveniente paixão. Eles ingressaram em uma espécie de escola de treinamento militar com oito anos, e cresceram juntos servindo à corte, Marly como batedor e rastreador, e Alina como cartógrafa.

Em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores Volcras –, Alina vê Marly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente vê relado um poder que ela nunca suspeitou ter.

A partir de então, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly ao seu lado. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. Só que isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Para o escritor Rick Riordan, autor da série Os heróis do Olimpo, “Leigh Bardugo nos oferece uma mistura inebriante de fantasia, romance e aventura. Os limites são amplos, o drama é muito intenso, e os personagens são ainda mais atraentes. Com sua abrangência épica e uma brilhante reimaginação da história russa, a Trilogia Grisha é uma mistura de Anna Karenina com magia”.

. Valdeck Almeida de Jesus no Salão de Genebra - O já reconhecido e respeitado escritor e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, pela segunda vez consecutiva, participou de uma edição do Salão do Livro e da Imprensa de Genebra. Valdeck, como sempre, lançou seus títulos com grande atenção dos leitores. Seus livros “Memorial do Inferno” e “Sim, sou Gay e Daí?”, juntaram-se aos novos títulos “Fala Escritor”, “Abre a Boca Calabar” e “Prêmio Valdeck Almeida de Jesus”. 

Dentre tantas surpresas agradáveis, sorrisos, encontros e reencontros, o escritor e jornalista teve o prazer de conhecer Paulo Coelho, o maior fenômeno da literatura brasileira, que foi ao salão especialmente para visitar o estande do Varal do Brasil, onde Valdeck apresentava suas sobras. Da experiência, Valdeck comentou: “Foi uma emoção imensa ver ao vivo e a cores o grande escritor e, ainda mais, poder chegar perto, tirar foto com ele e oferecer um exemplar do meu livro. Agora guardarei para sempre as fotos, contarei para netos e bisnetos esta façanha!”

 Paulo Coelho recebeu de suas mãos o livro "Sim, sou gay. E daí?" e ficou interessado em seu conteúdo, trocando assim informações com Valdeck.

 Obras que chama a atenção dos leitores não é uma novidade para Valdeck, suas obras são sempre muito bem aceitas. O livro "Abre a Boca, Calabar" obteve premiação pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Calendário das Artes e vários exemplares desta obra foram distribuídas gratuitamente.

 JMJ RIO PODE INJETAR R$273,9 MILHÕES NO COMÉRCIO

(Zenit.org) - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou uma pesquisa sobre o impacto econômico da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 no comércio de varejo do Rio de Janeiro. A Jornada poderá injetar R$273,9 milhões no comércio carioca.

Os que devem faturar mais durante a Jornada são os hiper e supermercados, alcançando o valor de R$100,7 milhões (40,2%). Devem ter 36,1% de investimento econômico dos peregrinos, segmentos como: livrarias e papelarias; farmácias e perfumarias; venda de artigos de uso pessoal e doméstico; e lojas de móveis e eletrodomésticos. Ficando em segundo lugar de injeção de dinheiro.

Em terceiro lugar ganha o ramo de combustíveis e lubrificantes, com R$28,4 milhões. Vestuário e calçados chegará a R$26,4 milhões de faturamento.

A expectativa de faturamento do comércio varejista para o mês de julho era de um aumento de 4,5%, maior do que no ano passado. Por causa da Jornada Mundial da Juventude, é esperado um acréscimo de 2,6% no mês do evento, totalizando um aumento de 7% de injeção de dinheiro no setor, somente em julho.

Ainda não há dados de faturamento do setor de serviço porque os cálculos são feitos com base no estudo da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa do Instituto no setor de serviço será publicada no dia 21 agosto.

“O Rio é uma cidade de prestação de serviço, se juntar os dois milhões de peregrinos, esse setor vai se beneficiar também. Sem dúvida nenhuma o impacto será muito positivo”, afirma Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

De acordo com o economista, após a Jornada, a pesquisa será feita para quatro tipos de serviços utilizados durante a JMJ: alojamento, alimentação, lazer e transporte.

A população da cidade vai crescer 12%, indicando que o resultado geral será positivo. Caso não houvesse feriado, o impacto seria ainda maior. (Enviado por Carol de Castro da Assessoria de Imprensa da JMJ Rio 2013).

2º SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA  NA EDUCAÇÃO


 O 2º Simpósio de Inovação Tecnológica na Educação será realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação da Unicamp dias 26 e 27 de agosto.

Sob o tema Projetando a Educação 3.0, o evento objetiva discutir e apresentar inovações tecnológicas para aplicações na área educacional.

A apresentação do seminário estará contextualizada em quatro eixos temáticos: Infraestrutura e conectividade, Ambiente seguro, Ensino e Aprendizagem 3.0 e Pesquisa e Inovação.

É direcionado a gestores, diretores, coordenadores da rede de ensino, bem como pesquisadores e profissionais que trabalham com tecnologias digitais aplicadas na Educação.  Detalhes: http://lantec2.fae.unicamp.br/inova2013/inicio.html eamaral@unicamp.br. 

PIONEIRISMO NO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DO SÉCULO 21
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo  abriu inscrições para o curso Pioneirismo no Brasil e a Construção do Século 21.
O curso será realizado dias 30 e 31  e tem como um de seus objetivos discutir a importância do estudo da trajetória dos pioneiros e empreendedores no Brasil.  Detalhes: www.usp.br/pioneiros e pioneiros@usp.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário